PT96803A - Processo para a preparacao de anidrido sulfuroso - Google Patents

Processo para a preparacao de anidrido sulfuroso Download PDF

Info

Publication number
PT96803A
PT96803A PT96803A PT9680391A PT96803A PT 96803 A PT96803 A PT 96803A PT 96803 A PT96803 A PT 96803A PT 9680391 A PT9680391 A PT 9680391A PT 96803 A PT96803 A PT 96803A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
catalyst
oxide
catalytically active
process according
monolithic
Prior art date
Application number
PT96803A
Other languages
English (en)
Inventor
Thierry Chopin
Jean-Luc Hebrard
Eric Quemere
Original Assignee
Rhone Poulenc Chim Base
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Rhone Poulenc Chim Base filed Critical Rhone Poulenc Chim Base
Publication of PT96803A publication Critical patent/PT96803A/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B01PHYSICAL OR CHEMICAL PROCESSES OR APPARATUS IN GENERAL
    • B01DSEPARATION
    • B01D53/00Separation of gases or vapours; Recovering vapours of volatile solvents from gases; Chemical or biological purification of waste gases, e.g. engine exhaust gases, smoke, fumes, flue gases, aerosols
    • B01D53/34Chemical or biological purification of waste gases
    • B01D53/74General processes for purification of waste gases; Apparatus or devices specially adapted therefor
    • B01D53/86Catalytic processes
    • B01D53/8603Removing sulfur compounds
    • B01D53/8612Hydrogen sulfide
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C01INORGANIC CHEMISTRY
    • C01BNON-METALLIC ELEMENTS; COMPOUNDS THEREOF; METALLOIDS OR COMPOUNDS THEREOF NOT COVERED BY SUBCLASS C01C
    • C01B17/00Sulfur; Compounds thereof
    • C01B17/48Sulfur dioxide; Sulfurous acid
    • C01B17/50Preparation of sulfur dioxide
    • C01B17/508Preparation of sulfur dioxide by oxidation of sulfur compounds

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Environmental & Geological Engineering (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • General Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Analytical Chemistry (AREA)
  • Biomedical Technology (AREA)
  • Oil, Petroleum & Natural Gas (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Inorganic Chemistry (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Catalysts (AREA)
  • Exhaust Gas Treatment By Means Of Catalyst (AREA)
  • Treating Waste Gases (AREA)

Description

RHÔNE-POULENC CHIMIE "PROCESSO PARA A PREPARAÇÃO DE ANIDRIDO SULFUROSO" A presente invenção refere-se a catalisadores para o tratamento de gases, nomeadamente efluentes gasosos industriais, contendo compostos de enxofre com vista â transformação catalítica desses compostos de enxofre com obtenção de anidrido sulfuroso . A invenção refere-se mais particularmente a catalisadores para a oxidação de sulfureto de hidrogénio com obtenção de anidrido sulfuroso.
Certos efluentes industriais e, de maneira particular, os efluentes provenientes das unidades de Claus, chamados igualmente "gases da cauda", contem compostos poluentes oxidáveis derivados de enxofre e, por vezes, enxofre, que devem ser tratados para se transformarem por oxidação em compostos que possam ser facilmente eliminados.
Os compostos de enxofre nomeadamente presentes nestes efluentes são principalmente sulfureto de hidrogénio e compostos orgânicos de enxofre, tais como sulfureto de carbono, oxi-sulfu- -2-
reto de carbono e/ou mercaptanos.
Estes efluentes podem ser tratados para transformar os compostos de enxofre em anidrido sulfuroso (SC^) e em dióxido de carbono. São já conhecidos vários processos de oxidação destes compostos. 0 mais simples consiste em queimar os efluentes a altas temperaturas.
Para tratar estes gases, foram igualmente propostos processos catalíticos de oxidação dos compostos de enxofre com obtenção de anidrido sulfuroso.
Entre os catalisadores propostos, os catalisadores à base de óxido de titânio parecem ser os que proporcionam melhor rendimento. A título de exemplo, pode citar-se a patente de invenção europeia EP 0039266, que descreve um catalisador que compreende, por um lado, óxido de titânio ou sílica ou óxido de zircónio ou as suas misturas ou sílica-magnésia ou zeólitos e, por outro lado, elementos cataliticamente activos das colunas Ib, Ilb, Illb, Vb, VIb, Vllb, VIII e Va da classificação periódica dos elementos, nomeadamente cobre, prata, zinco, cádmio, ítrio, lantanídeos, crómio, molibdénio, tungsténio, manganês, ferro, cobalto, ródio, irídio, níquel, paládio, platina, estanho e bismuto. -3- É igualmente conhecido que se podem utilizar outros catalisadores de oxidação. Assim, a patente de invenção norte--americana US 4 092 404 descreve um catalisador de oxidação à base de vanádio depositado sobre um suporte tal como alumina, sílica-alumina, sílica-magnésia, óxido de zircónio, sílica-óxido de zircónio, óxido de titânio, sílica-óxido de titânio, sílica--óxido de zircónio-óxido de titânio ou as suas misturas. A patente de invenção europeia EP 0 115 449 descreve um catalisador de oxidação do sulfureto de hidrogénio que compreende um suporte de alumina, uma fase cataliticamente activa escolhida entre os óxidos de pelo menos um dos seguintes metais : Fe, Cu, Ag, W, Co, Ni, Cr e Cd e pelo menos um composto escolhido entre os óxidos de terras raras, os óxidos de metais alcalino--terrosos, o óxido de zircónio, a sílica.
Os diferentes catalisadores citados antes são utilizados geralmente sob a forma de um leito constituído por um conjunto de partículas colocados numa coluna, sendo este leito atravessado pelo fluxo do gás a tratar.
Os leitos de catalisadores são constituídos, até ao presente, por partículas de catalisador sob a forma de grânulos cilíndricos ou esféricos, formados por moldação ou por extrusão. No entanto, estes catalisadores não possuem uma actividade inicial elevada ao fim de pouco tempo de contacto, sendo neces- sário trabalhar com tempos de contacto superiores ou iguais a três segundos aproximadamente. Verifica-se também a formação de anidrido sulfúrico (SO^) à saída do leito catalítico. A presente invenção tem como objectivo nomeadamente remediar este inconveniente propondo a realização de um catalisador de forma monolítica para a reacção de oxidação do sulfureto de hidrogénio com obtenção de Sí^. A requerente descobriu de maneira inesperada que o catalisador com a forma monolítica permitia uma melhor selectivi-dade do catalisador em relação â reacção de oxidação do sulfureto de hidrogénio com obtenção de SC^ em comparação com a reacção de oxidação com obtenção de SO^.
Para este efeito, a invenção propõe um catalisador para o tratamento de gases contendo compostos de enxofre, em particular, de sulfureto de hidrogénio, tendo em vista a oxidação destes compostos de enxofre com obtenção de anidrido sulfuroso, que compreende como componente essencial um elemento catalisador da reacção de oxidação desses compostos de enxofre, caracterizado pelo facto de o citado catalisador ter uma forma monolítica.
Por "forma monolítica", entende-se um catalisador que possui uma estrutura de tipo alveolar ou em favo de mel, que compreende um certo número de hexágonos, de quadrados, de triân- -5- gulos ou de outros polígonos ou de círculos ou a forma de onda sinusoidal, em teia de aranha ou em espiral. Um tal catalisador de tipo alveolar compreende vazios ou poros com uma porosidade compreendida entre cerca de 50 % e cerca de 70 %.
Geralmente, a forma do catalisador é a forma cilíndrica ou paralelepipédica, perfurada ao longo de todo o comprimento por orifícios paralelos à sua geratriz, permitindo assim a passagem dos gases através dos canais ou condutas interiores.
Uma primeira forma de realização da presente invenção consiste num catalisador designado mássico, isto i, em que a fase cataliticamente activa i submetida a extrusão sob forma monolítica.
Uma outra variante de realização da presente invenção consiste num catalisador suportado, isto é, a fase cataliticamente activa é depositada sobre um suporte monolítico que é, portanto, um substrato rígido que possui uma estrutura de tipo alveolar. 0 catalisador de acordo com a presente invenção compreende como componente essencial um elemento cataliticamente activo escolhido do grupo que compreende óxido de alumínio, óxido de titânio, óxido de cério, óxido de zircónio, óxido de ferro, óxido de zinco, óxido de crómio, óxido de molibdénio, óxido de cobalto, óxido de níquel, óxido de vanádio ou uma mistura destes óxidos.
Uma variante preferida do catalisador de acordo com a presente invenção consiste em empregar pelo menos um metal precioso do grupo VIII de tabela periódica. A título de exemplo, pode citar-se paládio, platina, ródio e irídio.
Os óxidos de elementos cataliticamente activos descritos antes como convenientes para o catalisador de acordo com a presente invenção são todos os óxidos destes elementos, qualquer que seja o seu modo de preparação ou a sua origem. A proporção ponderai do ou dos elementos cataliticamente activos expressa em óxidos em relação ao peso total do catalisador acabado pode variar entre 0,5 l e 100 % e,de preferência, entre 60 % e 99 1 aproximadamente. A proporção ponderai de um de diversos metais preciosos pode representar entre 0,05 % e 1 % aproximadamente do peso de catalisador acabado. 0 catalisador de acordo com a presente invenção pode igualmente compreender aditivos para facilitar a formulação e aditivos para melhorar as propriedades mecânicas finais. -7-
Na preparaçao do catalisador de acordo com a presente invenção, podem utilizar-se os aditivos classicamente usados nas técnicas da sua formação. Estes aditivos conferem à pasta obtida por malaxagem as propriedades reolôgicas adaptadas à sua formação. A título de exemplos de aditivos de formação, podem citar-se nomeadamente: celulose, carboximetil-celulose, carboxietil-celu-lose, óleo de pinheiro ("tall-oil"), gomas de xantano, agentes tensioactivos, agentes floculantes como as poliacrilamidas, o negro de fumo, ou amidos, o ácido esteárico, o álcool poliacrí-lico, o álcool polivinílico, biopolímeros, a glucose, os polie-tileno-glicóis, etc.
Enfim, a quantidade desses aditivos pode variar entre 0,1 l e 15 l em peso em relação ao catalisador acabado.
Além disso, é possível utilizar constituintes complementares susceptíveis de melhorar as propriedades mecânicas das formulações. Estes constituintes podem ser escolhidos do grupo que compreende argilas, silicatos, sulfatos de metais alcalino--terrosos, fibras cerâmicas, amianto ou sílica.
Vantajosamente, o catalisador compreende um sulfato de metal alcalino-terroso, de preferência, de cálcio, ou um sulfato de amónio. -8-
%
Estes constituintes podem ser utilizados em quantidades em peso em relação ao catalisador acabado que podem ir até 99,5 7o, particularmente até 60 % e, mais precisamente, até 30 %. 0 catalisador designado mãssico de acordo com a presente invenção pode preparar-se de acordo com qualquer processo conhecido apropriado para a obtenção de um monólito mãssico.
Este último pode ser obtido por realização de uma mistura que contém os constituintes do catalisador.
Efectua-se a malaxagem de uma mistura à base de água, de pó contendo pelo menos um elemento cataliticamente activo e os eventuais aditivos do tipo mencionado antes. A mistura assim obtida é seguidamente transformada numa forma monolítica de acordo com os processos clássicos de fabricação por extrusão, laminagem, solidificação de elementos sob a forma de folhas, etc.
Pode submeter-se o monólito assim obtido a uma operação de secagem a uma temperatura compreendida, por exemplo, entre 100° C e 150° C, durante um intervalo de tempo muito variável de dez a vinte horas. -9-
Δ operação de secagem pode ser eventualmente seguida de uma operação de calcinação a uma temperatura que varia entre cerca de 350° C e cerca de 500° C, durante um intervalo de tempo na maior parte das vezes compreendido entre uma hora e oito horas.
Os catalisadores designados como mássicos de forma monolítica possuem geralmente uma superfície especifica que varia 9 2 entre 5 e 300 m /g, de preferencia entre 50 e 120 m /g. A superfície específica é uma superfície específica determinada pelo método de B. E. T., isto i, determinada por adsorçao de azoto de acordo com a norma ASTM D 3663-78, estabelecida a partir do método de Brunauer-Emmett-Teller - The Journal of American Society, 60_, 309 (1938).
De acordo com uma outra forma de realização da presente invenção, o elemento cataliticamente activo ê depositado sobre um suporte monolítico. O suporte monolítico pode ser um suporte com propriedades não básicas, tal como alumina, sílica, óxido de cério, óxido de zircónio, óxido de titânio, etc..
Pode preparar-se e formar-se como se descreveu antes a partir do pó do óxido ou do óxido hidratado e, eventualmente, dos aditivos de formação e dos constituintes suplementares que -10-
melhoram as qualidades mecânicas tal como se descreveu antes. São igualmente convenientes como suportes monolíticos os suportes monolíticos de tipo conhecido, tais como os suportes monolíticos refractários, por exemplo, os monólitos metálicos ou os monólitos de material cerâmico.
Os monólitos metálicos utilizados são, nomeadamente, os que se obtêm a partir de ligas de crómio, alumínio e cobalto, tais como as conhecidas sob a marca de KANTHAL ou as obtidas a partir de ligas de ferro, alumínio, crómio e ítrio e conhecidas sob a marca FECRALLOY. 0 metal pode também ser aço de carbono ou gusa simples.
Os monólitos de material cerâmico utilizados são, nomeadamente, os que possuem como material principal: cordierite, alumina, mulite, zircónio, zircónia-mulite, titanato de bário, porcelana, óxido de tório, óxido de magnésio, estearite, carbonetos de boro ou de silício.
Os suportes monolíticos tais como os citados antes são revestidos com uma película ou com uma camada de material poroso, vantajosamente refractário. Este material poroso é, de prefe-rincia, um material macroporoso.
Como material poroso conveniente, podem citar-se, a título de exemplo, óxidos refractários escolhidos no grupo que compreende os óxidos de alumínio, magnésio, cálcio, estrôncio, bário, escândio, ítrio, lantanídeos, gálio, silício, titânio, zircónio, háfnio, tório, nióbio, tântalo, crómio, molibdénio e tungsténio. 0 revestimento poroso e o seu processo de deposição, realizado de maneira conhecida, não são críticos de acordo com a presente invenção.
Os diferentes suportes monolíticos como se citaram antes podem ser seguidamente impregnados de maneira a efectuar o depósito do elemento cataliticamente activo. A impregnação faz-se de uma maneira já conhecida, por contacto do suporte com uma solução, um sol ou um gel que compreendem pelo menos um elemento cataliticamente activo sob a forma de óxido ou de precursores de óxido. A operação efectua-se geralmente por imersão do suporte de estrutura monolítica num volume determinado de solução de pelo menos um precursor do elemento cataliticamente activo.
Por "solução de precursor do elemento cataliticamente activo", entende-se uma solução de um sal ou de um composto do elemento e de pelo menos um dos elementos que constituem a fase catalítica, sendo estes sais e compostos termicamente decompo-níveis. A concentração em sal da solução é escolhida em função da quantidade de fase activa a depositar sobre o suporte monolítico. A superfície de impregnação da fase activa é determinada pelo volume da solução adsorvido. Assim, de acordo com uma característica da presente invenção, o volume da fase catalítica adar\ãcb é igual ao volume de poros total do suporte monolítico a impregnar. Para a determinação do volume dos poros, pode proceder-se de acordo com o método conhecido do porosímetro de mercúrio ou então medir numa amostra a quantidade de água que ele absorve. É igualmente possível impregnar o suporte por imersão deste na solução de precursor ou precursores do elemento ou elementos cataliticamente activos e eliminar o excesso de solução por esgotamento. 0 suporte monolítico pode ser então submetido a uma operação de secagem e, eventualmente, de calcinação, nas condições mencionadas antes. É igualmente possível repetir estas operações com o mesmo suporte depois de este ser seco e calcinado e depositar sucessivamente vários elementos sobre o suporte e sobre superfícies determinadas, que podem variar. 0 suporte monolítico é portanto recoberto com uma camada de uma fase cataliticamente activa, cuja espessura pode variar entre 2 e 500 micrómetros e que representa entre 0,5 l e 95 7o do peso do suporte monolítico e proporciona uma superfície
O específica geralmente compreendida entre 50 e 120 m /grama.
De acordo com a presente invenção, o processo de oxidação do sulfureto de hidrogénio e dos compostos de enxofre consiste em fazer contactar o referido efluente gasoso com um gás que contém oxigénio, na presença do catalisador de forma monolítica.
De acordo com o processo da presente invenção, pode empregar-se um efluente gasoso que pode ter diversas origens. Em particular, pode ser constituído por gás natural, gás proveniente da gaseificação de carvão ou de óleos pesados ou ainda gás obtido por hidrogenação de compostos de enxofre de efluentes de fábricas de enxofre. 0 efluente gasoso que contém os compostos de enxofre possui uma composição que pode variar tanto no que diz respeito à natureza dos seus constituintes como às suas proporções. É assim que ele contém sulfureto de hidrogénio, mas também, eventualmente, outros compostos orgânicos de enxofre, tais como sulfureto de carbono (CS2) e/ou óxi-sulfureto de carbono (COS) e/ou mercapta-nos. 0 efluente gasoso a tratar possui uma composição variável entre limites afastados. Geralmente, o efluente contém menos de 0,5 l em volume de sulfureto de hidrogénio e, de preferência, entre 0,02 l e 0,5 % em volume e, ainda mais preferencialL mente, entre 0,05 % e 0,2 % em volume. Pode compreender igualmente CS2 e/ou COS, cuja concentração global é, no máximo, igual a 0,2 7o em volume, de preferência 0,1 %, no máximo.
Pelo que diz respeito ao gás utilizado para a oxidação do sulfureto de hidrogénio, ele é geralmente ar, eventualmente ar enriquecido com oxigénio, oxigénio puro ou misturas em proporções variadas de oxigénio e de um gás inerte, por exemplo, azoto. A quantidade de gás é tal que a quantidade de oxigénio seja pelo menos igual e, de preferência, superior à quantidade estequimetricamente necessária para a oxidação da totalidade dos compostos de enxofre com obtenção de anidrido sulfuroso. Vantajosamente, a quantidade de oxigénio presente no gás representa um excesso de cerca de 15 % a 100 % em relação à estequiometria. 0 processo de acordo com a presente invenção é realizado a temperaturas superiores a 250° Ce, de preferência, a temperaturas compreendidas entre 300° C e 550° C. O tempo de contacto da corrente gasosa com o catalisador de acordo com a presente invenção é determinado de maneira tal que se obtenha a taxa de conversão pretendida.
De acordo com o processo da presente invenção, o tempo de contacto é pequeno, de preferência entre 0,5 e 2,5 segundos, o que corresponde a uma velocidade espacial elevada. A WH, que representa o volume de gás tratado por volume de catalisador e -1 por hora é superior, de preferência, a 1500 h" e, ainda mais preferivelmente, está compreendida entre 2 000 e 10 000 h-^. 0 efluente gasoso contendo os compostos de enxofre e o gás que contém oxigénio livre podem ser alimentados separadamente antes de contactarem com o catalisador. No entanto, tendo em vista a obtenção de um meio reaccional gasoso muito homogéneo, é preferível misturar primeiramente o referido efluente com o gás que contém oxigénio livre e fazer então contactar a mistura assim realizada com o catalisador de acordo com a presente invenção. A mistura assim obtida, denominada seguidamente "corrente gasosa", apresenta uma composição muito variável e precisa-se, a título de exemplo, as proporções dos diferentes constituintes de acordo com uma forma de realização preferencial da invenção : 0,05 % a 0,2 % sulfureto de hidrogénio - oxigénio = 0,03 % a 0,2 % - água 3 % a 30% - azoto = quantidade suficiente para perfazer 100 %.
Uma forma de realização preferencial do processo de acordo com a presente invenção consiste em fazer contactar um efluente gasoso que tem um teor de H2S potencial inferior a 1 % (ILjS livre + H2S proveniente de CS2 e de COS) e um gás contendo oxigénio, estando a relação molar 02/H2S compreendida entre 2,0 e 10,0 e, de preferência, entre 2,3 e 4,0, com um catalisador de forma monolítica. A título preferencial, escolhe-se um catalisador sob a forma monolítica de óxido de titânio. 0 processo de acordo com a presente invenção permite obter uma corrente gasosa que contém uma muito pequena quantidade de SOg, de preferência menos de 50 ppm. 0 catalisador sob a forma monolítica permite assim uma melhor selectividade em relação à reacção de oxidação do sulfureto de hidrogénio com obtenção de S02 em relação â reacção de oxidação que origina a formação de SO^·
Em seguida, descreve-se um Exemplo de realização da presente invenção (Exemplo 2) e um Exemplo apresentado a título comparativo (Exemplo 1).
EXEMPLOS EXEMPLO COMPARATIVO 1 A uma suspensão de óxido de titânio obtida após hidrólise e filtração num processo clássico de ataque da ilmenite com ácido sulfúrico adiciona-se uma suspensão de cal para neutralizar a totalidade dos sulfatos. Seca-se a suspensão a 150° C durante uma hora. Mistura-se o pó assim obtido por malaxagem na presença de água e de ácido nítrico nas seguintes proporções : - pó de T1O2 : 58 % - hno3 : 2 % - h2o : 40 l. A pasta assim obtida é submetida a extrusão através de uma fieira cilíndrica com 4 milímetros de diâmetro para se obterem produtos de extrusão com a forma cilíndrica.
Os produtos da extrusão são secos durante quinze horas a 120° C e depois calcinados durante duas horas a 450° C.
Os produtos da extrusão são impregnados com uma solução que contém 28,94 gramas de nitrato de ferro e 0,66 grama de ácido hexacloro-platínico, na proporção de 35 centímetros cúbicos de solução por 100 gramas de material obtido por extrusão.
Depois da impregnação, os produtos de extrusão são submetidos a uma operação de secagem durante quinze horas a 120° C e â operação de calcinação durante duas horas a 450° C.
Obtêm-se produtos de extrusão que contêm 4 % em peso de ferro e 0,25 % em peso de platina.
Os produtos de extrusão assim obtidos têm as seguintes características. diâmetro dos produtos de extrusão : 3,5 milímetros
O superfície específica : 120 m /g 3 volume total de poros : 0,35 cm /g. EXEMPLO 2
Submete-se a extrusão a pasta obtida no Exemplo 1 através de uma fieira com a secção recta quadrada com 20 milímetros de lado e que contém cento e sessenta e nove pequenos quadrados de 1,4 milímetros de lado.
Os monôlitos são em seguida secos a 120° C durante quinze horas e depois calcinados a 450° C durante duas horas.
Os monôlitos são em seguida impregnados como se descreveu no Exemplo 1 com uma solução que contém 28,94 gramas de nitrato de ferro e 0,66 grama de ácido hexacloro-platínico, na proporção de 35 centímetros cúbicos de solução por 100 gramas de monôlitos.
Depois da secagem e da calcinação, realizadas como se descreveu no Exemplo 1, obtém-se um catalisador com as seguintes características : monôlitos com secção recta quadrada com 20 mm de lado superfície específica : 110 m^/g 3 volume total de poros : 0,30 cm /g.
ENSAIOS CATALÍTICOS 0 ensaio catalítico tem com finalidade comparar as activi dades dos catalisadores dos Exemplos 1 e 2 na oxidação de sulfu-reto de hidrogénio com obtenção de SO2 e de SOg.
Num reactor, introduz-se um gás que tem a seguinte composição em volume : -20- \ \ so2 , 400 ppm H2S , : 800 ppm °2 : 2 1 h20 , : 30 l N2 : restante
Em funcionamento isotérmico, à temperatura de 350° C, e para um volume idêntico do reactor cheio com catalisador, a velocidade volúmica dos gases é igual a 1800 h-^, calculada nas condições normais de temperatura e de pressão. 0 tempo de contacto dos gases é de dois segundos.
Os gases de saída são analisados relativamenté ao seu teor de I^S e de SC^ por cromatografia em fase gasosa.
Efectua-se a análise do SOg por captação em lã de vidro e dosagem química da solução sulfúrica obtida por lavagem de lã.
Compara-se a actividade dos catalisadores medindo a taxa de transformação do sulfureto de hidrogénio e determina-se a percentagem de SO^ formado. -21-
Os resultados obtidos estão reunidos no Quadro 1 seguinte.
QUADRO I
Tipo de Catalisador Concentração Final H2S SO2 SOg Exemplo 1 Comparativo T1O2 submetido a extrusao 0 750 PPM 450 PPM Exemplo 2 monólitos de T1O2 0 1170 PPM <30 PPM 0 exame dos resultados indicados no Quadro I evidencia a superioridade do catalisador de acordo com a presente invenção sobre o catalisador da técnica anterior relativamente à sua selectividade em SO2.

Claims (16)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. - Processo para a preparação de anidrido sulfuroso a partir de sulfureto de hidrogénio e compostos sulfurados, caracterizado pelo facto de se fazer reagir um efluente gasoso que contém os referidos compostos sulfurados com um gás que contém oxigénio, na presença de um catalisador que compreende como componente essencial um elemento catalisador da reacção de oxidação destes compostos sulfurados, o qual tem uma forma monolítica.
  2. 2. - Processo de acordo com a reivindicação 1, carac terizado pelo facto de o referido catalisador possuir uma pr,- trutura de tipo alveolar ou em favo de mel que permite a passa gem dos gases nos canais ou condutas.
  3. 3. - Processo de acordo com uma qualquer das reivindi cações 1 e 2, caracterizado pelo facto de o referido catalisador compreender vazios ou poros com uma porosidade igual a cer ca de 50 a 70%.
  4. 4. - Processo de acordo com uma qualquer das reivindi cações 1 a 3, caracterizado pelo facto de o referido catalisador se encontrar sob a forma de massa, sendo a fase catalitica mente activa obtida sob a forma monolítica mediante extrusão.
  5. 5. - Processo de acordo com uma qualquer das reivindi cações 1 a 3, caracterizado pelo facto de o referido catalisador se encontrar sob a forma suportada, sendo a fase cataliti-camente activa depositada sobre um suporte de forma monolítica.
  6. 6.- Processo de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo facto de o suporte de forma monolítica ser escolhido do grupo que compreende a alumina, a sílica, o óxido de cério, o óxido de zircónio e o óxido de titãnio. /. - Processo de acordo com a reivindicação 5, carac- %-
    terizado pelo facto de o suporte de forma monolítica ser um mo-nólito metálico ou um monólito de cerâmica revestido por uma pe lícula ou uma camada de matéria porosa.
  7. 8.- Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo facto de o elemento catalitica mente activo ser um óxido dos elementos escolhidos do grupo que compreende o titânio, o cério, o zircónio, o alumínio, o ferro, o zinco, o crómio, o molibdénio, o cobalto, o níquel e o va nádio.
  8. 9. - Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo facto de o referido catalisador conter entre 0,5 e 100% em peso de elemento (s) catalitica-mente activo(s), de preferência entre 60 e 99%.
  9. 10. - Processo de acordo com uma qualquer das reivindi cações 1 a 9, caracterizado pelo facto de o referido catalisador compreender um sulfato de metal alcalino-terroso ou sulfato de amónio.
  10. 11. - Processo de acordo com uma qualquer das reivindi cações 1 a 10, caracterizado pelo facto de o referido catalisa dor compreender pelo menos um metal precioso do grupo VIII da Tabela Periódica dos Elementos. %
  11. 12. - Processo de acordo com a reivindicação 1, carac terizado pelo facto de o referido catalisador ser constituído por um monõlito à base de óxido de titânio.
  12. 13. - Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 12, caracterizado pelo facto de o efluente gasoso compreender menos de 0,5% em volume de sulfureto de hidrogénio, de preferência entre 0,02 e 0,51 e, mais preferivelmente, entre 0,05 e 0,2%.
  13. 14. - Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 13, caracterizado pelo facto de a temperatura reaccional estar compreendida entre 300°C e 550°C.
  14. 15. - Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 14, caracterizado pelo facto de o tempo de contac to estar compreendido entre 0,5 e 2,5 segundos.
  15. 16. - Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 15, caracterizado pelo facto de a velocidade espa ciai ser superior a 1500 h
  16. 17. - Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 16, caracterizado pelo facto de a velocidade espa ciai estar compreendida entre 2000 e 10 000 h-^. Lisboa, 18 de Fevereiro de 1991 0Agent»Oficial da Propriedade Industrial
PT96803A 1990-02-19 1991-02-18 Processo para a preparacao de anidrido sulfuroso PT96803A (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR9001960A FR2658433B1 (fr) 1990-02-19 1990-02-19 Catalyseurs pour le traitement des effluents gazeux contenant des composes du soufre et procede de traitement de ces effluents.

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT96803A true PT96803A (pt) 1991-10-31

Family

ID=9393860

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT96803A PT96803A (pt) 1990-02-19 1991-02-18 Processo para a preparacao de anidrido sulfuroso

Country Status (7)

Country Link
US (1) US5278123A (pt)
EP (1) EP0443905A1 (pt)
JP (1) JPH0736895B2 (pt)
CA (1) CA2036505A1 (pt)
FI (1) FI910766A (pt)
FR (1) FR2658433B1 (pt)
PT (1) PT96803A (pt)

Families Citing this family (28)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5905180A (en) 1996-01-22 1999-05-18 Regents Of The University Of Minnesota Catalytic oxidative dehydrogenation process and catalyst
US6254807B1 (en) 1998-01-12 2001-07-03 Regents Of The University Of Minnesota Control of H2 and CO produced in partial oxidation process
JP4029233B2 (ja) * 1998-05-11 2008-01-09 第一稀元素化学工業株式会社 セリウム−ジルコニウム系複合酸化物及びその製造方法ならびに排ガス浄化用触媒材料
US6037307A (en) * 1998-07-10 2000-03-14 Goal Line Environmental Technologies Llc Catalyst/sorber for treating sulfur compound containing effluent
GB9826486D0 (en) * 1998-12-03 1999-01-27 Johnson Matthey Plc Improvements in coatings
US6716339B2 (en) 2001-03-30 2004-04-06 Corning Incorporated Hydrotreating process with monolithic catalyst
US6632414B2 (en) 2001-03-30 2003-10-14 Corning Incorporated Mini-structured catalyst beds for three-phase chemical processing
CN1972864B (zh) * 2004-04-22 2010-12-29 弗劳尔科技公司 排气处理的构型和方法
CN100413566C (zh) * 2005-05-25 2008-08-27 中国石油天然气股份有限公司 一种直接氧化脱硫催化剂及其制备方法
US20070265161A1 (en) * 2006-05-11 2007-11-15 Gadkaree Kishor P Activated carbon honeycomb catalyst beds and methods for the manufacture of same
TW200800387A (en) * 2006-06-01 2008-01-01 Ritek Corp Catalyst for catalyzing carbon nanotubes growth
US20080207443A1 (en) * 2007-02-28 2008-08-28 Kishor Purushottam Gadkaree Sorbent comprising activated carbon, process for making same and use thereof
US7998898B2 (en) * 2007-10-26 2011-08-16 Corning Incorporated Sorbent comprising activated carbon, process for making same and use thereof
US8741243B2 (en) 2007-05-14 2014-06-03 Corning Incorporated Sorbent bodies comprising activated carbon, processes for making them, and their use
CN101855001A (zh) * 2007-08-29 2010-10-06 康宁股份有限公司 从流体流除去有毒金属的方法
FR2928364B1 (fr) * 2008-03-05 2011-10-14 Rhodia Operations Composition a base d'un oxyde de zirconium,d'un oxyde de titane ou d'un oxyde mixte de zirconium et de titane sur un support en alumine,procedes de preparation et utilisation comme catalyseur
US20090297885A1 (en) * 2008-05-30 2009-12-03 Kishor Purushottam Gadkaree Composite Comprising An Inorganic Substrate With A Coating Comprising Activated Carbon And Metal Sulfide
US8124213B2 (en) * 2008-05-30 2012-02-28 Corning Incorporated Flow-through sorbent comprising a metal sulfide
WO2009157434A1 (ja) * 2008-06-23 2009-12-30 日揮株式会社 二酸化炭素オフガスの浄化方法および浄化用燃焼触媒、並びに天然ガスの製造方法
US8691722B2 (en) * 2008-07-03 2014-04-08 Corning Incorporated Sorbent comprising activated carbon particles, sulfur and metal catalyst
CA2733271C (en) * 2008-08-11 2013-07-16 Zbigniew E. Ring Gas-phase hydrotreating of middle-distillates hydrocarbon feedstocks
WO2016041822A1 (en) * 2014-09-16 2016-03-24 Haldor Topsøe A/S A process for the oxidation of hydrogen sulfide to sulfur trioxide with subsequent sulfur trioxide removal and a plant for carrying out the process
CN104475104B (zh) * 2014-11-05 2018-03-23 杨楠 选择性催化氧化硫化氢催化剂、尾气焚烧催化剂及深度催化氧化硫化氢为硫磺的工艺
CN104971591A (zh) * 2015-06-24 2015-10-14 方耀 一种燃煤烟气固体脱硫剂
EP3573740A1 (en) * 2017-01-25 2019-12-04 Haldor Topsøe A/S A process for treating the off gas from a carbon black plant to recover sulphur
US11618677B2 (en) 2019-05-03 2023-04-04 Haldor Topsøe A/S Revamping of a claus plant with a sulfuric acid plan
CN113117517B (zh) * 2019-12-31 2022-10-11 中国石油化工股份有限公司 一种高浓度含硫有机废气的处理方法
CN111661823A (zh) * 2020-07-09 2020-09-15 哈尔滨博奥环境技术有限公司 一种处理克劳斯法硫磺回收装置尾气的装置和处理方法

Family Cites Families (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CA979180A (en) * 1972-04-12 1975-12-09 Janice L. Stiles Process for depositing noble metal catalysts
US4012485A (en) * 1973-02-27 1977-03-15 Standard Oil Company Process for treating exhaust gas from internal combustion engine over catalyst comprising nickel, rhodium, and monolithic ceramic support
US4092404A (en) * 1975-08-18 1978-05-30 Union Oil Company Of California Catalytic incineration of hydrogen sulfide from gas streams
JPS5261192A (en) * 1975-11-17 1977-05-20 Ngk Insulators Ltd Ceramic honeycomb catalysts
FR2481252B1 (fr) * 1980-04-23 1985-09-20 Rhone Poulenc Spec Chim Catalyseur et procede d'oxydation de composes organiques du soufre
EP0039266B1 (fr) * 1980-04-23 1984-10-24 Rhone-Poulenc Specialites Chimiques Procédé d'oxydation de l'hydrogène sulfuré et de composés organiques du soufre
US4382912A (en) * 1981-09-10 1983-05-10 Gulf Research & Development Company Selective combusting of hydrogen sulfide in carbon dioxide injection gas
US4463065A (en) * 1982-02-02 1984-07-31 W. R. Grace & Co. Fuel cell and method for conducting gas-phase oxidation
FR2530489B1 (fr) * 1982-07-26 1987-02-27 Pro Catalyse Procede de fabrication de catalyseurs pour le traitement des gaz d'echappement des moteurs a combustion interne
US4532228A (en) * 1984-01-19 1985-07-30 Corning Glass Works Treatment of monolithic catalyst supports
FR2598094B1 (fr) * 1986-04-30 1990-11-23 Rhone Poulenc Chimie Catalyseur a base d'oxyde de zirconium et procede pour le traitement des gaz residuaires industriels contenant des composes du soufre
FR2608458B1 (fr) * 1986-12-23 1989-03-10 Rhone Poulenc Chimie Catalyseur a base d'oxyde de cerium et procede pour le traitement de gaz industriels contenant des composes du soufre
GB8719104D0 (en) * 1987-08-12 1987-09-16 Secretary Trade Ind Brit Dual-bed catalyst
US4895824A (en) * 1987-09-08 1990-01-23 W. R. Grace & Co.-Conn. Add-on hydrogen sulfide trap

Also Published As

Publication number Publication date
FR2658433A1 (fr) 1991-08-23
FI910766A (fi) 1991-08-20
JPH0736895B2 (ja) 1995-04-26
FI910766A0 (fi) 1991-02-18
JPH05131142A (ja) 1993-05-28
EP0443905A1 (fr) 1991-08-28
US5278123A (en) 1994-01-11
FR2658433B1 (fr) 1994-05-13
CA2036505A1 (fr) 1991-08-20

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT96803A (pt) Processo para a preparacao de anidrido sulfuroso
DK171038B1 (da) Absorbent, katalysator eller forstadiematerialer dertil, fremgangsmåde til fremstilling af samme, samt fremgangsmåde til dampreformering
US5175136A (en) Monolithic catalysts for conversion of sulfur dioxide to sulfur trioxide
CA1300117C (en) Catalyst for the selective oxidation of sulfur containing compounds
US5212140A (en) Catalyst for decomposing ozone
US5106607A (en) Multilobar catalysts for the conversion of sulfur containing gaseous effluents
JPS6123019B2 (pt)
US5010052A (en) Zirconium dioxide gas desulfurization catalyst
US5034369A (en) Novel catalysts for the treatment of gaseous effluents containing oxidizable sulfur pollutants
PT95535A (pt) Processo para a preparacao de catalisadores para o tratamento de efluentes gasosos e processo de tratamento destes efluentes
US5264200A (en) Monolithic catalysts for conversion of sulfur dioxide to sulfur trioxide
US6024933A (en) Direct oxidation method for converting sulphur compounds into sulphur with a copper catalyst
JPH09122500A (ja) 窒素酸化物を変換するための触媒および方法
US5369076A (en) Vanadium catalysts and desulfurization of sulfur compound-containing gases therewith
US4350670A (en) Process for treating flue gas
JPS6211892B2 (pt)
JPH0889807A (ja) 触媒及びガス中のhcnの分解法
JPS594175B2 (ja) 被覆触媒を使用する窒素酸化物除去
US6790422B1 (en) Catalytic treatment of gaseous effluents containing varying amounts of sulfur compounds
RU2629193C1 (ru) Катализатор для селективного окисления сероводорода (варианты)
US6251359B1 (en) Method for oxidizing hydrogen sulfide to elemental sulfur
RU2280505C1 (ru) Катализатор для удаления соединений серы из промышленных газов и способ его получения
US5171551A (en) Zirconium dioxide gas desulfurization catalyst
EP3448807A1 (en) Catalyst composition for conversion of sulfur trioxide and hydrogen production process
CA2460138C (en) Catalyst and process for decomposing carbonyl sulfide and hydrogen cyanide

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19910708

FC3A Refusal

Effective date: 19970714