PT96802B - Processo para a preparacao de composicoes deslizantes, anti-bloqueantes e com propriedades opticas a base de copolimeros de etileno de baixa cristalinidade - Google Patents

Processo para a preparacao de composicoes deslizantes, anti-bloqueantes e com propriedades opticas a base de copolimeros de etileno de baixa cristalinidade Download PDF

Info

Publication number
PT96802B
PT96802B PT96802A PT9680291A PT96802B PT 96802 B PT96802 B PT 96802B PT 96802 A PT96802 A PT 96802A PT 9680291 A PT9680291 A PT 9680291A PT 96802 B PT96802 B PT 96802B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
ethylene
copolymer
process according
copolymers
crystallinity
Prior art date
Application number
PT96802A
Other languages
English (en)
Other versions
PT96802A (pt
Inventor
Patrice Breant
Original Assignee
Atochem
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=9393875&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT96802(B) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Atochem filed Critical Atochem
Publication of PT96802A publication Critical patent/PT96802A/pt
Publication of PT96802B publication Critical patent/PT96802B/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08KUse of inorganic or non-macromolecular organic substances as compounding ingredients
    • C08K5/00Use of organic ingredients
    • C08K5/16Nitrogen-containing compounds
    • C08K5/20Carboxylic acid amides

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Medicinal Chemistry (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Compositions Of Macromolecular Compounds (AREA)
  • Manufacture Of Macromolecular Shaped Articles (AREA)
  • Addition Polymer Or Copolymer, Post-Treatments, Or Chemical Modifications (AREA)
  • Adhesives Or Adhesive Processes (AREA)
  • Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)
  • Medicines Containing Antibodies Or Antigens For Use As Internal Diagnostic Agents (AREA)
  • Artificial Filaments (AREA)
  • Transition And Organic Metals Composition Catalysts For Addition Polymerization (AREA)
  • Laminated Bodies (AREA)

Description

PROCESSO PARA A PREPARAÇÃO DE COMPOSIÇÕES DESLIZANTES, ANTI-BLOQUEANTES E COM PROPRIEDADES ÕPTICAS À BASE DE COPOLlMEROS DE ETILENO DE BAIXA CRISTALINIDADE
A presente invenção diz respeito a composições à base de copolímeros de etíleno de baixa cristalinidade, que apresentam boas propriedades ópticas, anti-bloqueantes e deslizantes, bem como aos artigos industriais, em particular fibras e placas, obtidos a partir destas composições.
Na indústria de transformação de matérias plásticas em películas, o termo bloqueante designa o fenómeno de aderência de uma película a si mesma que pode ter numerosas causas, em especial uma temperatura de extrusão muito elevada, mas também a própria natureza do material plástico a extrudir. Para evitar este fenómeno de bloqueamento durante a extrusão, e depois nas bobinas de película, e para facilitar a abertura da bainha de polímero obtida por extrusão por sopragem, adicionam-se normalmente ao polímero diversos aditivos cuja função é modificar o estado da superfície da película, em especial por migração para a superfície. É, em especial, o caso dos homopolímeros e dos copolímeros de etileno. Os aditivos usuais são as cargas minerais, tais como /pl~ a sílica, ou orgânicas, tais como certas amidas de ácidos gordos insaturados com pelo menos 8 átomos de carbono, em particular as amidas esteárica, oleica, palmítica, erúcica, mirística, beénica e láurica.
Por exemplo, a patente de invenção europeia Νθ 060 178 descreve uma composição anti-bloqueante à base de polímero de etileno contendo 200 a 2500 ppm de talco.
Os aditivos usuais referidos antes são perfeitamente satisfatórios no que se refere à acção anti-bloqueante, para os polímeros e copolímeros de etileno de cristalinidade média e elevada, quer dizer, aqueles cuja cristalinidade determinada pela difracção de raios X ê pelo menos igual a cerca de 30%: trata-se, em particular, de polietileno de alta densidade (cerca de 0,96 a 0,97), polietileno de baixa densidade radicalar (0,92 a 0,93, aproximadamente) e de polietileno de baixa densidade de cadeia linear, isto é, copolímeros de etileno e de pelo menos uma alfa-olefina com 3 a 8 átomos de carbono e com uma densidade compreendida entre cerca de 0,91 e cerca de 0,95. Com efeito, para todos estes polímeros a adição de até cerca de 2% de cargas anti-bloqueantes referidas antes não afecta desfavoravelmente e sensivelmente as outras propriedades, em especial ópticas e mecânicas, requeridas para as películas.
-3A situação é completamente diferente para os copolímeros de etileno de fraca cristalinidade, isto é, aqueles cuja cristalinidade determinada por difracção de raios X é inferior ou igual a cerca de 30%. Com efeito, neste caso observa-se uma degradação sensível das propriedades ópticas das películas devido ao facto de serem necessárias proporções muito maiores (podendo atingir até 10%) de aditivos usuais para reduzir o carácter bloqueante até um nível aceitável. Em certos casos extremos, tais como, por exemplo, o de um copolímero contendo 70% em peso de etileno e 30% em peso de acrilato de metilo, não somente as propriedades ópticas são fortemente degradadas mas ainda o carácter bloqueante ê 25 vezes superior ao nível geralmente aceitável, apesar da adição de 10% de uma carga anti-bloqueante usual, tal como o talco.
Um primeiro problema que a presente invenção tem portanto por objectivo resolver é o de seleccionar uma carga que, incorporada num copolímero de etileno de baixa cristalinidade tal como se definiu antes, permita evitar o fenómeno de bloqueamento sem, por outro lado, degradar sensivelmente as propriedades ópticas e/ou mecânicas das películas extrudidas a partir deste copolímero.
Por outro lado, o carácter deslizante de um material termoplástico é igualmente um parâmetro importante para a indústria de transformação, em que é necessário evitar a aderência do material aos sistemas de encaminhamento das máquinas automáticas. Este carácter deslizante é geralmente avaliado por um coeficiente de atrito estático ou dinâmico sobre a face externa que mede a relação entre a força de tracção a aplicar para iniciar ou manter o deslizamento das duas faces e a força que as empurra uma contra a outra. Para uma utilização regular, sem problemas de fabrico, a maior parte das máquinas de transformação requer um coeficiente de atrito sobre a face externa que não ultrapasse cerca de 0,2. Este resultado foi conseguido até agora mediante incorporação no polímero de etileno de uma mistura de sal metálico e de ácido gordo e de uma amida gorda saturada, por exemplo uma mistura de estearato de zinco e de erucilamida. Esta solução, embora eficaz, apresenta o inconveniente prático de necessitar, durante a transformação, da dosagem e do controlo dos dois ingredientes em proporções muito baixas em relação ao material plástico componente principal.
segundo problema que a presente invenção visa resolver consiste portanto em seleccionar um aditivo que, incorporado a um copolímero de etileno de baixa cristalinidade tal como definida antes, permita por si sé obter um coeficiente de atrito sobre a face externa, estático ou dinâmico, que não ultrapasse cerca de 0,2.
A presente invenção baseia-se na descoberta surpreendente de que os dois problemas expostos antes podem ser simultaneamente resolvidos mediante incorporação de uma quantidade eficaz de etileno-bis-oleiamida num copolímero de etileno de baixa cristalinidade.
Um primeiro objecto da presente invenção diz respeito, portanto, a uma composição deslizante, anti-bloqueante e de qualidade óptica que contém pelo menos um copolímero de etileno cuja cristalinidade não excede cerca de 30%, caracterizada pelo facto de compreender também uma quantidade eficaz de etileno-bis-oleiamida de fórmula :
O 0
CH3-(CH2)7-CH = CH-(CH2)?-C - NH-(CH2)2-NH - C-(CH2)7-CH = CH-(CH2)7-CH3
Por quantidade eficaz, entende-se uma quantidade suficiente para reduzir o carácter bloqueante e/ou o coeficiente de atrito dinâmico ou estático sobre a face externa da composição até um nível aceitável para a transformação da referida composição, em função das características da máquina de transformação e em função da aplicação final pretendida. Na maior parte dos casos, as propriedades pretendidas são :
um coeficiente de atrito estático ou dinâmico sobre a face externa que nao exceda cerca de 0,2, um carácter bloqueante, determinado de acordo com o método descrito antes, que não exceda um valor de cerca de 20 gramas, uma turvação óptica, determinada de acordo com norma ASTD D-1003, no máximo igual a cerca de 13%.
Entre os copolímeros de etileno de baixa cristalinidade que se podem utilizar na constituição da composição de acordo com a presente invenção, podem citar-se, em especial, os copolímeros polares de etileno tendo um teor de comonômeros pelo menos igual a cerca de 0,09 mole por 100 gramas de copolímero, tais como :
copolímeros de etileno e de pelo menos um acrilato ou metacrilato de alquilo cujo grupo alquilo contém 1 a 10 átomos de carbono (entre estes, particularmente os copolímeros de etileno/acrilato de metilo contendo pelo menos 8% em peso de acrilato);
copolímeros de etileno e de pelo menos um éster vinílico de ácido carboxílico saturado com 2 a 6 átomos de carbono, tal como o acetato de vinilo ou o propionato de vinilo;
termopolímeros de etileno/(met)acrilato de alquilo/anidrido de ácido dicarboxílico insaturado [contendo até 15% molar de (met)acrilato e até 3% molar de anidrido, tal como o anidrido maleico], tais como os descritos na patente de invenção francesa FR-A-2 498 609;
copolímeros de etíleno/monómero glicidílico insaturado e termopolímeros de etileno/monomero etilénico insaturado/ /nonómero glicidílico insaturado contendo até 50% em peso
de um monómero glicidílico tal como metacrilato e acrilato de glicidilo, itaconato de mono- e diglicidilo, butenotricarboxilato de mono-, di- e triglicidilo e, se for caso disso, até 45% em peso de um monómero etilénico tal como éster vinílico de ácido carboxílico saturado tendo 2 a 6 átomos de carbono, um acrilato ou metacrilato de álcool saturado com 1 a 8 átomos de carbono ou um éster de ácido maleico com um álcool saturado tendo 1 a 18 átomos de carbono, tais como os descritos na patente de invenção francesa FR-A-2 130 279;
copolímeros de etileno/anidrido de ácido dicarboxílico insaturado/poli(met)acrilato de poliol [contendo até 3% molar de anidrido, até 0,4% molar de poli(met)acrilato de poliol e, se for caso disso, até 13,6% de (met)acrilato de alquilo] tais como os descritos na patente de invenção europeia EP-A-312 459;
copolímeros de etileno/(met)acrilato de alquilo/N-carboxialquilimida de ácido dicarboxílico insaturado [contendo até 14% molar de (met)acrilato de alquilo, até 3% molar de N-carboxialquilimida e, se for caso disso, até 3% molar de anidrido de ácido dicarboxílico insaturado], que se obtêm fazendo reagir, a uma temperatura compreendida entre 150°C e 300°C, um ácido aminoalquilcarboxílico com um termopolímero de etileno/(met)acrilato de alquilo/anidrido de ácido dicarboxílico insaturado.
Entre os copolímeros de etileno de baixa cristalinidade abrangidos no âmbito da presente invenção podem referir-se igualmente os copolímeros de etileno e de pelo menos uma alfa-olefina com 3 a 8 átomos de carbono, cuja densidade não exceda 0,910, tais como :
copolímeros de densidade compreendida entre 0,905 e 0,910, de acordo com a patente de invenção europeia N2 070 220, copolímeros de densidade compreendida entre cerca de 0,890 e cerca de 0,905, contendo geralmente 6% a 10% molar de alfa-olefina, copolímeros de densidade compreendida entre cerca de 0,860 e cerca de 0,890, tais como, em especial :
. borrachas poliolefínicas comercializadas pela socie dade MITSUI sob a marca TAFMER^, constituídas por copolímeros com 78% a 92% molar de etileno e 8% a 22% molar de uma alfa-olefina escolhida entre o propileno e o buteno-1, com uma densidade de 0,860 a 0,890, tendo uma taxa de cristalinidade residual de 1% a 14%, uma temperatura de fusão cristalina J de 75°C, um peso molecular geométrico médio compreendido entre 60 e 120 kg/mole e um índice de polidi persabilidade compreendido entre 2,2 e 2,7;
borrachas poliolefínicas constituídas por copolímeros de etileno/propileno e/ou buteno-1, com um índice de fluidez compreendido entre 0,3 e 15 dg/minuto, aproximadamente e uma densidade compreendida entre cerca de 0,865 e cerca de 0,885, contendo 77X a 9U molar de motivos derivados do etileno e 9% a 23% molar de motivos derivados do propileno e/ou do buteno-1, caracterizadas por uma temperatura de fusão cristalina J compreendida entre cerca de 100°C e cerca de 125°C. Subsidiariamente, estas borrachas poliolefínicas de acordo com a presente invenção podem ser caracterizadas por pelo menos um dos elementos seguintes :
um índice de polidispersabilidade compreendido entre cerca de 3,5 e cerca de 15, de preferência entre cerca de 4 e cerca de 8, um peso molecular geométrico médio (definido tal como se indica a seguir) compreendido entre cerca de 35 e 70 kg/mole, uma relação entre a densidade d e o teor x (expresso em l molar) de motivos derivados do propileno e do buteno-1 que se obtém a partir da equação dupla :
0,9084 d + 0,002 χ 0,918 uma taxa de cristalinidade residual (determinada de acordo com o método descrito a seguir) compre endida entre cerca de 3% e cerca de 15%.
Por temperatura de fusão cristalina J, entende-se a temperatura determinada no máximo da curva de fusão após a cristalização obtida submetendo a amostra de copolímero ao seguinte processo em três passos :
fusão à velocidade de 8°C por minuto e depois 10°C até 150°C, seguido de cristalização â velocidade de 8°C por minuto e depois 150°C até 10°C, seguido novamente de fusão à velocidade de 8°C por minuto e depois 10°C até 150°C.
A taxa de cristalinidade residual é determinada por difracção de raios X numa amostra de copolímero que foi submetida a um arrefecimento â velocidade de 5°C por hora e depois 190°C até â temperatura ambiente.
peso molecular geométrico médio é definido pela relação matemática :
i=N l°g10 Mg = Σι log10 Mi i=l na qual representa a fracção em peso de material de massa
Mi e N representa o número de fracções eluidas por cromatografia sobre gel permeável.
Estas borrachas poliolefínicas podem ser obtidas por um processo que consiste em copolimerizar, a uma temperatura compreendida entre cerca de 160°C e cerca de 270°C, e sob uma pressão compreendida entre cerca de 400 e 850 bar, uma corrente gasosa contendo cerca de 18% a cerca de 42% em volume de etileno e cerca de 58% a cerca de 82% em volume de propileno e/ou de buteno-1, na presença de um sistema catalítico de tipo Ziegler que compreende, por um lado, pelo menos um composto de metal de transição dos grupos IVB, VB, VIB e VIII da Tabela Periódica e, por outro lado, pelo menos um composto de organo-alumínio e, se for caso disso, na presença de pelo menos um agente de transferência de cadeia.
sistema catalítico pode também compreender pelo menos um halogeneto de alumínio ou de magnésio. Para se obterem os copolímeros com as características descritas antes, e nos quais a relação molar motivos derivados do propileno/motivos derivados do buteno-1 excede 0,5, a composição da corrente gasosa submetida à copolimerização serã de preferência tal que a relação em volume
propileno/buteno-1 seja maior do que cerca de 0,3, de acordo com a natureza do sistema catalítico utilizado. A escolha do sistema catalítico tem, com efeito, uma influência, conhecida dos especialistas na matéria, sobre a reactividade relativa do etileno, do propileno e do buteno-1 na copolimerização e, portanto, na tendência para incorporar preferencialmente motivos derivados do propileno ou ainda motivos derivados do buteno-1 na cadeia macromolecular .
Evidentemente, a composição de acordo com a presente invenção pode compreender uma mistura de 2 ou mais copolímeros, tais como os descritos antes. Além de um ou mais desses copolímeros, a composição pode também conter outro polímero termoplástico para o qual os problemas de bloqueamento, de deslizamento e de propriedades ópticas são normalmente resolvidos por meio de outros aditivos tais como, em especial :
um polímero ou copolímero de etileno de cristalinidade superior a 30% como, por exemplo, o polietileno de alta densidade (cerca de 0,96 a cerca de 0,97), o polietileno de baixa densidade radicalar (cerca de 0,92 a cerca de 0,93) e os copolímeros de etileno e de pelo menos uma alfa-olefina com 3 a 8 átomos de carbono e com uma densidade compreendida entre cerca de 0,91 e cerca de 0,95;
um polímero ou copollmero de propileno contendo pelo menos 85% molar de motivos derivados do propileno e pelo menos 15% molar de motivos derivados do etileno ou de uma alfa-olefina com 4 a 8 átomos de carbono.
Geralmente, o copollmero de etileno de baixa cristalinidade que faz parte de composição de acordo com a presente invenção tem um índice de fluidez - determinado â temperatura de 190°C, sob 2,16 kg de acordo com a Norma ASTM D-1238 - compreendido entre cerca de 0,1 e 10 dg/minuto. E igualmente para o polímero ou copollmero de etileno de cristalinidade superior a 30%, eventualmente presente em mistura com o copollmero de etileno de baixa cristalinidade.
A proporção de etileno-bis-oleiamida a incorporar na composição de acordo com a presente invenção depende de numerosos parâmetros, em especial :
a natureza e a proporção dos comonómeros presentes com o etileno no copollmero de baixa cristalinidade, o índice de fluidez do copollmero de baixa cristalinidade, a espessura da amostra de medida,
o nível das propriedades pretendidas (carácter bloqueante, deslizante, turvação óptica), bem como o compromisso de propriedades aceite em função do modo de transformação da composição e de aplicação pretendida para o artigo transformado.
A escolha da proporção de etileno-bis-oleiamida é da competência do especialista na matéria, tendo em conta as indicações gerais seguintes: é normalmente recomendado utilizar uma proporção de etileno-bis-oleiamida tanto mais elevada quanto :
menor for a cristalinidade do copolímero de etileno, isto é, maior for o teor de comonómero(s) e - quando o comonómero for uma alfa-olefina - menor for a densidade, maior for o índice de fluidez do copolímero de etileno de baixa cristalinidade, menor for o carácter bloqueante pretendido, determinado de acordo com o método descrito a seguir.
Na maior parte dos copolímeros de etileno de baixa eristalinidade, as propriedades pretendidas poderão ser obtidas mediante a utilização de no máximo cerca de 0,8% em peso, de preferência cerca de 0,1 a cerca de 0,6% em peso, de etileno-bis-oleiamida em relação ao copolímero de etileno de baixa cristalinidade.
Embora a utilização suplementar de aditivos usuais apresente os inconvenientes referidos no preâmbulo da presente descrição, pode-se em certos casos, se se pretender, adicionar â composição de acordo com a presente invenção :
Pelo menos um aditivo anti-bloqueante usual, tal como sílica, talco ou amida gorda saturada, de preferência numa proporção que não exceda cerca de 1% em peso da composição, e/ou pelo menos um aditivo para melhorar o carácter deslizante, tal como um sal metálico de ácido gordo (por exemplo o estearato de zinco), uma amida gorda saturada (por exemplo a erucilamida) ou a etileno-bis-estearamida, de preferência numa proporção que não exceda cerca de 1% em peso da composição.
A composição de acordo com a presente invenção poderá também conter de uma maneira já conhecida, pelo menos um aditivo usual dos copolímeros de etileno, tal como :
um antioxidante, como, por exemplo, um fenol com impedimento estêrico, um mercaptano ou uma fosforite;
absorvedores de radiação ultravioleta, tais como as benzofenonas substituídas, os fenilbenzotriazóis substituídos e as aminas com impedimento estêrico;
·% extintores, tais como complexos de níquel;
pigmento mineral ou orgânico, tal como o óxido de zinco ou o óxido de titânio.
Quando a composição de acordo com a presente invenção se destina a aplicações particulares tais como, por exemplo, a fabricação de películas para utilização agrícola que devam ter uma resistência suficiente a certas condições climáticas (exposição â radiação ultravioleta ou infravermelha), a composição poderá também conter em quantidade eficaz um ou mais aditivos capazes de proporcionar estas propriedades particulares, por exemplo :
cerca de 1% a cerca de 15% em peso de caulinite desidratada, de acordo, por exemplo, com a patente de invenção norte-americana US-A-4 075 784, para constituir uma barreira à radiação infravermelha, cerca de 0,5% a 4% em peso de óxido de ferro de forma cristalogrãfica gama, de acordo, por exemplo, com a patente de invenção francesa FR-A-2 347 405, para se obter uma película opaca térmica, uma mistura de cerca de 10 a cerca de 200 ppm de um sal iónico de ferro e cerca de 10 a cerca de 1000 ppm de
enxofre, de acordo, por exemplo, com a patente de invenção francesa FR-A-2 199 757, para se obter uma película fotodegradável, óxido de zinco, de acordo com, por exemplo, a patente de invenção europeia EP-A-006049, para se obter uma película transparente para a embalagem de produtos susceptíveis de serem deteriorados pela radiação ultravioleta, uma mistura de partículas biodegradáveis, tais como o amido natural e uma substância que possa sofrer uma auto-oxidação para formar um peróxido e/ou um hidroperóxido, de acordo, por exemplo, com a patente de invenção francesa FR-A2 252 385.
As composições de acordo com a presente invenção podem ser preparadas por qualquer processo que permita dispersar a etileno-bis-oleiamida e, se for caso disso, os outros aditivos no copolímero de etileno de baixa cristalinidade. Assim, pode utilizar-se um malaxador interno, uma extrusora ou uma calandra, sendo a temperatura de mistura vantajosamente inferior a 200°C e, de preferência, pelo menos igual a 120°C.
As composições de acordo com a presente invenção aplicam-se vantajosamente na preparação de placas de espessura compreendida
entre cerca de 1 e cerca de 10 mm e principalmente na preparação de películas de espessura compreendida entre cerca de 10 e cerca de 500 yjrn. As placas que compreendem uma composição de acordo com a presente invenção podem ser obtidas por técnicas de compressão e de injecção. As películas constituídas por uma composição de acordo com a presente invenção podem ser obtidas por extrusão através de uma fieira plana ou ainda por extrusão por sopragem a uma temperatura de preferência compreendida entre cerca de 100°C e cerca de 180°C e com uma taxa de intumescência compreendida de preferência entre cerca de 1,5 e cerca de 3,5.
Os exemplos seguintes são dados a título ilustrativo e não limitativo da presente invenção.
EXEMPLOS 1 e 2
Utiliza-se um copolímero de índice de fluidez (determinado a 190°C sob 2,16 kg de acordo com a Norma ASTM D-1238) igual a
2,5 dg/minuto, contendo 84,5% em peso de etileno e 15,5% em peso de acrilato de metilo. Este copolímero apresenta uma taxa de cristalinidade, determinada por difracção de raios X, igual a 19%. A 100 partes em peso deste copolímero adicionam-se X partes em peso de etileno-bis-oleiamida por mistura num misturador de parafuso duplo Brabender, trabalhando a uma temperatura de 110°C e 150°C e a uma velocidade de 40 rotações/minuto.
Em seguida, efectua-se a extrusão da mistura obtida para formar uma película de 50jum de expessura numa extrusora B 30 Troester nas seguintes condições :
intervalo de temperatura: 120°C a 170°C, diâmetro da fieira: 40 mm, intervalo do ar: 1 mm, taxa de intumescência: 2,5, velocidade do parafuso: 90 rotações por minuto, velocidade de tiragem : 4 metros por minuto.
Na película obtida efectuam-se as seguintes medições :
turvação óptica T, expressa em percentagem e determinada de acordo com o método da Norma NFT 54 111, o carácter bloqueante B, expresso em gramas e determinado de acordo com o método seguinte, descrito com referência à figura em anexo. Goloca-se uma amostra de película (1) entre duas placas rectangulares (2) e (3) com as dimensões de 100 mm x 76 mm. As extremidades (4) / -20-
e (5) da película que ultrapassam as placas são abertas e fixas à parte exterior das placas por meio de um adesivo. As duas placas são colocadas horizontalmente entre as maxilas (6) e (7) de uma máquina de ensaio de ruptura. A placa superior (2) é ligada â maxila superior (6) da máquina por meio de uma corrente (8) que permite uma mobilidade da placa em todas as direcções (figura la). A placa (2) é então deslocada verticalmente à velocidade de 36 mm por minuto. Num primeiro passo (figura lb) o método consiste em determinar a força F1 necessária para separar as duas camadas de película. 0 segundo passo (figura lc) consiste em determinada a força F£ que é necessário aplicar para deslocar a placa (2) depois de separadas as camadas de película. O carácter bloqueante B é definido pela relação B=F^-F2·
No quadro seguinte indicam-se as propriedades obtidas em função da quantidade X de etileno-bis-oleiamida.
EXEMPLOS 3 a 6 (comparativos)
Repete-se o procedimento do Exemplo 1, com o mesmo copolímero mas substituindo a etileno-bis-oleiamida por :
um talco comercializado pela Firma TALCS DE LUZENAC sob a marca 100 MOOS (Exemplos 3 e 4), a etileno-bis-estearamida (Exemplos 5 e 6).
As propriedades obtidas em função da quantidade X de aditivo indicam-se no quadro seguinte.
QUADRO
Exemplos 1 2 3 4 5 6
X 0,25 0,75 1,0 5,0 0,25 0,75
B 20 15 180 20 60 20
T 10,3 8,8 15,6 49,4 9,3 14,9
EXEMPLO 7
Utiliza-se um copolímero com o índice de fluidez (determinado a 190°C sob 2,16 kg de acordo com a Norma ASTM D-1238) igual a 0,3 dg/minuto, contendo 84,5% em peso de etileno e 15,5% em peso de acrilato de metilo. Este copolímero apresenta uma taxa de cristalinidade de 19%. A 100 partes em peso deste copolímero adiciona-se 0,5% em peso de etileno-bis-oleiamida mediante mistura nas condições do Exemplo 1. A mistura obtida é, em seguida, extrudida para se obter uma película com 180 ^im de espessura nas condições do Exemplo 1.
Na película obtida fazem-se as seguintes determinações :
o coeficiente de atrito dinâmico, determinado de acordo com a Norma NFT 54 112, igual a 0,06, o carácter bloqueante, determinado de acordo com o método descrito no Exemplo 1, igual a 6 gramas.
EXEMPLOS 8 a 10
Repete-se o procedimento do Exemplo 7 com o mesmo copolímero, mas substituindo a etileno-bis-oleiamida por :
1% de estearato de zinco (Exemplo 8): neste caso o coeficiente de atrito dinâmico é igual a 0,87 e o carácter bloqueante é igual a 8 gramas,
0,5% de etileno-bis-estearamida (Exemplo 9): neste caso o coeficiente de atrito dinâmico é igual a 1,20 e o carácter bloqueante igual a 30 gramas, uma mistura de 1% de talco, 0,25% de etileno-bis-estearamida e 1% de estearato de zinco (Exemplo 10): neste caso o coeficiente de atrito dinâmico é igual a 0,87 e o carácter bloqueante igual a 5 gramas.

Claims (9)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1-- Processo para a preparação de composições deslizantes, antibloqueantes e. com propriedades ópticas, caracteriza do pelo facto de se misturar, a uma temperatura de preferência inferior a 200°C e pelo menos igual a 120°C, pelo menos um copo limero de etileno, cuja cristalinidade não excede 30%, com uma quantidade eficaz, de preferência compreendida entre cerca de 0,1 e cerca de 0,6% em peso, em relação ao(s) copolímero(s), de etileno-bis-oleiamida.
  2. 2.- Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de se utilizar como copolímero de etileno um copolímero polar de ecileno com um teor de comonômeros pelo menos igual a 0,09 mole por 100 g de copolímero.
  3. 3. - Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo facto de se escolher o copolímero polar de etileno en tre os copolímeros de etileno e de pelo menos um. acrilato ou meta crilato de alquilo, cujo grupo alquilo tem 1 a 10 étomos de carbo no, os copolímeros de etileno e de pelo menos um éster vinílico, os terpolímeros de etileno/(met)acrilato de alquilo/anidrido de ácido dicarboxílico insaturado,. os copolímeros de etileno/monómero glicidílico insaturado e· terpolímeros de etileno/monómero etilénico insaturado/monõmero glicidílico insaturado, os copolímeros de etileno/anidrido de ácido dicarboxílico· insaturado/ /poli(met)acrilato de poliol e os copolímeros de etileno/ /(met)acrilato de alquilo/N-carboxialquilimida de ácido dicarboxí lico insaturado.
  4. 4. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de o-copolímero de etileno ser um copolímero de etileno e de pelo menos uma alfa-olefina com 3 a 8 átomos de carbono, cuja densidade não excede 0,910.
  5. 5. - Processo de acordo com uma qualquer das reivindica ções 1 a 4, caracterizado pelo facto de se incluir também na composição um polímero ou copolímero de etileno de cristalinidade su perior a 30% ou ainda um polímero ou copolímero de propileno.
  6. 6.- Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo facto de se utilizar um copolímero de etileno com um índice de fluidez compreendido entre 0,1 e 10 dg/minuto.
  7. 7, - Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo facto de se utilizar no máximo 0,8%' em peso de etileno-bis-oleiamida, em relação ao copolímero de etileno cuja cristalinidade não excede 30%.
  8. 8, - Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo facto de se incluir também na composição pelo menos um aditivo escolhido entre os anti-bloqueantes, os aditivos que melhoram as características de desliza mento, os anti-oxidantes, os absorventes de radiação ultravioleta, os extintores e os pigmentos minerais e orgânicos.
  9. 9, - Processo para a preparação de películas de espessura compreendida entre 10 e 500 yim, caracterizado pelo facto de se submeter a uma extrusão através de uma fieira plana ou a uma extrusão por sopragem, a uma temperatura de preferência compreen dida entre 100° e 180°C, e com uma taxa de intumescência compreendida de preferência entre cerca de 1,5 e cerca de 3,5, uma composição obtida pelo processo de acordo com urna-qualquer das reivindicações 1 a 8.
    Lisboa, 18 de Fevereiro de 1991
    V ÀeentR fVir-í-pf -F-J I„JJ|rTl?
    26RESUMO
    PROCESSO PARA A PREPARAÇÃO DE COMPOSIÇÕES DESLIZANTES, ANTI-BLO QUEANTES Ξ COM PROPRIEDADES ÓPTICAS Ã 3ASE DE COPOLÍMEROS DE ΞΤΙ
    LENO DE BAIXA CRISTALINIDADE
    Descreve-se um processo para a preparação de composições deslizantes, anti-bloqueantes e com propriedades ópticas, caracterizado pelo facto de se misturar pelo menos um copolímero de etileno, cuja· cristalinidade não excede 30%, com uma quan tidade eficaz de etileno-bis-oleiamida.
    Aplicação em películas de espessura compreendida entre 10 e 500 um.
    Lisboa, 18 de Fevereiro de 1991 Àfjente Oficial da-ProorieSaefe fnluetrW
    FIG.k
    1/1
PT96802A 1990-02-19 1991-02-18 Processo para a preparacao de composicoes deslizantes, anti-bloqueantes e com propriedades opticas a base de copolimeros de etileno de baixa cristalinidade PT96802B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR9001977A FR2658523A1 (fr) 1990-02-19 1990-02-19 Compositions glissantes, anti-bloquantes et de qualite optique a base de copolymeres d'ethylene de faible cristallinite.

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT96802A PT96802A (pt) 1991-10-31
PT96802B true PT96802B (pt) 1998-07-31

Family

ID=9393875

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT96802A PT96802B (pt) 1990-02-19 1991-02-18 Processo para a preparacao de composicoes deslizantes, anti-bloqueantes e com propriedades opticas a base de copolimeros de etileno de baixa cristalinidade

Country Status (16)

Country Link
EP (1) EP0448420B1 (pt)
JP (1) JP2619347B2 (pt)
AT (1) ATE136567T1 (pt)
AU (1) AU650866B2 (pt)
CA (1) CA2036506C (pt)
DE (1) DE69118574T2 (pt)
ES (1) ES2086504T3 (pt)
FI (1) FI104558B (pt)
FR (1) FR2658523A1 (pt)
IE (1) IE910571A1 (pt)
IL (1) IL97280A0 (pt)
NO (1) NO910634L (pt)
NZ (1) NZ237163A (pt)
PT (1) PT96802B (pt)
WO (1) WO1991012291A2 (pt)
ZA (1) ZA911216B (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE69320200T2 (de) * 1992-10-19 1999-04-08 E.I. Du Pont De Nemours And Co., Wilmington, Del. Biegsame nicht-pvc gegenstände
FR2719051B1 (fr) * 1994-04-20 1996-05-31 Atochem Elf Sa Film thermoplastique soudable par haute fréquence.
ES2570753T3 (es) * 1999-08-17 2016-05-20 Dow Global Technologies Llc Composición polimérica fluida
DE60135786D1 (de) * 2001-04-19 2008-10-23 Mitsui Chemicals Inc Flexibles harzpellet und verfahren zu seiner herstellung
FR2902104A1 (fr) * 2006-06-09 2007-12-14 Atmosphere Controle Procede d'obtention d'un polymere reactif apte a controler et/ou modifier l'atmosphere gazeuse regnant dans une enceinte hermetique ou a permeabilite controle

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPS57200434A (en) * 1981-05-26 1982-12-08 Du Pont Non-tacky polymer pellet
US4510281A (en) * 1981-05-26 1985-04-09 E. I. Du Pont De Nemours And Company Tack-free polymer pellets
CA1202135A (en) * 1981-05-26 1986-03-18 Malcolm S. Smith Tack- and block-free pellets of ethylene co- and terpolmymers
JPS61218649A (ja) * 1985-03-25 1986-09-29 Mitsui Petrochem Ind Ltd ポリエチレン系組成物及び該組成物から成る低滑性、低粘着性のフイルム

Also Published As

Publication number Publication date
FI910768A (fi) 1991-08-20
CA2036506C (fr) 1999-02-16
NO910634L (no) 1991-08-20
NO910634D0 (no) 1991-02-18
FI910768A0 (fi) 1991-02-18
ZA911216B (en) 1992-03-25
EP0448420A1 (fr) 1991-09-25
IE910571A1 (en) 1991-08-28
ES2086504T3 (es) 1996-07-01
ATE136567T1 (de) 1996-04-15
IL97280A0 (en) 1992-05-25
DE69118574T2 (de) 1996-09-05
FR2658523A1 (fr) 1991-08-23
DE69118574D1 (de) 1996-05-15
CA2036506A1 (fr) 1991-08-20
EP0448420B1 (fr) 1996-04-10
JP2619347B2 (ja) 1997-06-11
PT96802A (pt) 1991-10-31
NZ237163A (en) 1993-04-28
WO1991012291A2 (fr) 1991-08-22
WO1991012291A3 (fr) 1991-10-17
FI104558B (fi) 2000-02-29
JPH04279644A (ja) 1992-10-05
AU7343991A (en) 1991-09-03
AU650866B2 (en) 1994-07-07

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4480065A (en) Polypropylene-base resin composition
US3998914A (en) Film from a blend of high density polyethylene and a low density ethylene polymer
CA1265887A (en) Ethylene polymer compositions having improved transparency
FI87326B (fi) Vaermefoersegelbara flerskiktspolyolefinfolier.
KR900001379B1 (ko) 폴리에틸렌 수지조성물
PT96802B (pt) Processo para a preparacao de composicoes deslizantes, anti-bloqueantes e com propriedades opticas a base de copolimeros de etileno de baixa cristalinidade
US3694524A (en) Blends of low density polyethylene and butene/ethylene copolymers and high tear strength blown film made therefrom
EP0945490B1 (en) Propylene resin composition and stretched film produced therefrom
US4795768A (en) Impact promoters for mineral-filled thermoplastics
JP2008208210A (ja) ポリプロピレンフィルム
KR101738723B1 (ko) 저온 열봉합 특성이 우수한 어텍틱 폴리프로필렌 수지 조성물
JPS647095B2 (pt)
RU2451699C2 (ru) Полиолефиновые композиции
JP2000509361A (ja) ポリオレフィンフィルム、そのために用いられる組成物と樹脂、及び関連製造方法
JP4379969B2 (ja) ポリエチレン組成物およびそのフィルム
US3498962A (en) Non-fogging polyolefin film
JPS646654B2 (pt)
US3846391A (en) Oxy-bis-(n-alkylamides) and their use as slip additives
JP2008162163A (ja) ポリプロピレン系樹脂積層フィルム
US3374199A (en) Non-blocking polyolefin compositions
US3644592A (en) Propylene polymer composition containing small amounts of urea phthalic anhydride and pvc
JPS61281142A (ja) 押出成形用樹脂組成物
KR19990034698A (ko) 투명성이 우수한 폴리프로필렌의 제조방법
KR960009932B1 (ko) 투명성과 슬립성이 우수한 폴리아미드 수지 조성물
JPH11181185A (ja) ポリプロピレン樹脂組成物

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19910708

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19980413

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19991031