PT96717A - Processo para evitar a sedimentacao de pigmentos em misturas liquidas endureciveis mediante utilizacao de um agente anti-sedimentacao que possui grupos ureia - Google Patents

Processo para evitar a sedimentacao de pigmentos em misturas liquidas endureciveis mediante utilizacao de um agente anti-sedimentacao que possui grupos ureia Download PDF

Info

Publication number
PT96717A
PT96717A PT96717A PT9671791A PT96717A PT 96717 A PT96717 A PT 96717A PT 96717 A PT96717 A PT 96717A PT 9671791 A PT9671791 A PT 9671791A PT 96717 A PT96717 A PT 96717A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
groups
compounds
parts
mixtures
compound
Prior art date
Application number
PT96717A
Other languages
English (en)
Other versions
PT96717B (pt
Inventor
Gerhard Brindopke
Christoph Just
Uwe Kubillus
Helmut Plum
Original Assignee
Hoechst Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=6399846&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT96717(A) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Hoechst Ag filed Critical Hoechst Ag
Publication of PT96717A publication Critical patent/PT96717A/pt
Publication of PT96717B publication Critical patent/PT96717B/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C09DYES; PAINTS; POLISHES; NATURAL RESINS; ADHESIVES; COMPOSITIONS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; APPLICATIONS OF MATERIALS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • C09DCOATING COMPOSITIONS, e.g. PAINTS, VARNISHES OR LACQUERS; FILLING PASTES; CHEMICAL PAINT OR INK REMOVERS; INKS; CORRECTING FLUIDS; WOODSTAINS; PASTES OR SOLIDS FOR COLOURING OR PRINTING; USE OF MATERIALS THEREFOR
    • C09D7/00Features of coating compositions, not provided for in group C09D5/00; Processes for incorporating ingredients in coating compositions
    • C09D7/40Additives
    • C09D7/45Anti-settling agents

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Materials Engineering (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Polyurethanes Or Polyureas (AREA)
  • Paints Or Removers (AREA)
  • Lubricants (AREA)
  • Separation Of Suspended Particles By Flocculating Agents (AREA)

Description

"Processo para evitar a sedimentação de pigmentos em misturas liquidas endureclveis mediante utilização de um agente anti-sedimentação que possui grupos ureia"
DESCRIÇÃO A utilização de poli-ureias como agentes anti-separaçao (os assim chamados "agentes de controlo do assentamento") em sistemas de tintas de pequena viscosidade é conhecida (veja-se a memória descritiva publicada para inspecção publica da patente de invenção alemã DE 2 360 019 e as memórias descritivas publicadas das patentes de invenção europeias EP 192 304, EP 260 430 e EP 300 388). O objectivo da adição destas substâncias consiste em evitar o escorregamento da tinta de pequena viscosidade em superfícies verticais.
Além destas substâncias, tornou-se recentemente conhecida uma série de sistemas de tintas de dois componentes isentos de cianato, que são reticulados por meio de uma reacção de adição de compostos contendo átomos de hidrogénio ácidos com agentes ligan-tes que contêm ligações duplas (compare-se com as memórias descritivas publicadas para inspecção publica dos pedidos de patente de invenção alemã DE 3 541 410, DE 3 710 341 e DE 3 733 182, assim como as memórias descritivas publicadas das patentes de invenção europeias EP 160 824, EP 161 697 e EP 203 296). Em vários casos, estes sistemas necessitam de uma catálise, realizada por 2
compostos mais ou menos fortemente básicos. Porque eles se re-ticulam sem utilização de isocianatos livres, eles caracterizam--se por uma elevada aceitabilidade em relação ao utilizador e por uma boa falta de acção poluente para o meio ambiente.
Se estes sistemas isentos de isocianatos contiverem pigmentos, depois da adição do endurecedor e/ou do catalisador, -verifica-se frequentemente a aglomeração do pigmento com formação de grande quantidade de sedimento. Este efeito é indesejável e origina uma muito fraca qualidade da película de tinta.
De acordo com o estado actual da técnica, evita-se a formação a formação desses sedimentos por utilização dos chamados "agentes anti-sedimentação". No caso dos agentes anti-sedimentação correntes, trata-se de substâncias o mais diversas quimicamente possível. Assim, por exemplo, utilizam-se sílicas pirogénicas, silicatos de alumínio modificados, óleo de rícino hidrogenado ou compostos poliméricos com estruturas de amida (veja-se, por exemplo, Glasurit-Handbuch; Lacke und Farben; C.R. Vincentz-Verlag, 11-Edição, 1984, página 114). Estes compostos, no entanto, não são suficientemente activos nos mencionados sistemas de componentes isentos de isocianato para muitas combinações de pigmentos.
Portanto, constitui um objectivo da presente invenção proporcionar substânicias que evitem consideravelmente esta sedimentação dos pigmentos em tinta ainda reactiva mas ainda não aplicada e não influenciem as boas propriedades técnicas de utilização.
Este objectivo é surpreendentemente alcançado empregando compostos com grupos ureia como agentes de anti-sedimentação.
Por consequência, a invenção refere-se à utilização de um composto (A) que possui grupos ureia como agente de anti-sedi- 3
mentação, para evitar a sedimentação dos pigmentos em misturas líquidas endurecíveis e que contêm pigmentos. A invenção refere-se, além disso, a determinadas misturas líquidas endurecíveis que contêm estes agentes de anti-sedimenta-ção.
Os compostos utilizados como agentes de anti-sedimentação (A) de acordo com a presente invenção são em si conhecidos e, por exemplo, são descritos nas memórias descritivas publicadas para inspecção publica dos pedidos de patente de invenção alemãs DE 2 360 019 e DE 2 751 761, bem como nas memórias descritivas publicadas das patentes de invenção europeias EP 192 304, EP 260 430 e EP 300 388. Eles preparam-se por reacção de um composto (a) que contém pelo menos um grupo amina primária ou secundária com um composto (b) que contém pelo menos um grupo isocianato, bem como, eventualmente, outros compostos monofuncionais (c). Possuem pelo menos um, de preferência um a cinco grupos ureia, na molécula e, em geral, têm um peso equivalente de ureia médio compreendido entre 50 e 1 000, de preferência entre 100 e 500 (= quantidade expressa em gramas que contém um grupo de ureia, determinada por cálculo). De preferência, o composto (A) é dificilmente solúvel nos dissolventes utilizados ou no sistema dissolvente/composto B.
Numa forma de realização vantajosa da preparação do agente de anti-sedimentação (A), faz-se reagir uma mono-amina (a) com um poli-isocianato (b) ou com· um mono-isocianato (b) .
Numa outra forma de realização, pode também fazer-se reagir a mono-amina (a) com uma mistura de um mono-isocianato (b) e de um poli-isocianato (b).
De acordo ainda com uma outra forma de realização, faz-se reagir uma mistura que consiste numa mono-amina (a) e num composto de poli-amina (a) com um mono-isocianato e/ou um poli--isocianato (b).
Finalmente, pode também fazer-se reagir a poliamina e/ou a mono-amina (a) numa mistura com o composto monofuncional (c) com o poli-isocianato (b).
Como componentes de amina (a) para a preparação de (A), interessam, por exemplo, mono-aminas. Como mono-aminas, são especialmente apropriadas mono-aminas alifáticas primárias ou secundári as de cadeia linear ou ramificada, com grupos saturados ou não saturados, por exemplo, alcenilaminas ou alquilaminas. Além disso, são ainda apropriadas aminas e hidroxi-aminas ciclo-alifãticas ou aralifáticas. Por exemplo, como mono-aminas apropriadas, podem mencionar-se etilamina, n-propilamina, isopropilamina, n-butil-amina, sec.-butilamina, tércio-butilamina, n-pentilamina, n-hexil-amina, alfa-metil-butilamina, N-etil-propilamina, beta-etil-butila-mina, N-metil-butilamina, benzilamina e ciclo-hexilamina. São hidroxi-aminas apropriadas as mono-hidroxi-aminas, como 2-amino--etanol, 2-aminopropanol, 3-aminopropanol, l-amino-2-propanol, 2-amino-3-pentanol e poli-hidroxi-mono-aminas, como 2-amino-2--metil,13-propanodiol e 2-amino-2-etil-l,3-propanodiol. De preferência, utilizam-se monoaminas alifáticas e aralifáticas com um até vinte, de preferência com um até dez átomos de carbono alifá-ticos, como benzilamina, fenil-etilamina, hexilamina, furfurilamina propilamina e tércio-butilamina. Podem utilizar-se misturas de uma ou mais mono-aminas e de uma ou mais mono-hidroxi-aminas e/ou poli--hidroxi-mono-aminas.
As poliaminas que também são possíveis como componentes 5
* (a), em especial as diaminas, contêm pelo menos dois grupos de amina primária e/ou secundária. Além disso, podem também conter ainda outros substituintes, desde que estes não dificultem a reac-ção com os componentes de isocianato (b). São exemplos de poli--aminas (b) deste tipo: etilenodiamina, 1,2-diaminobutano, 1,3--diaminopropano, 1,3-diaminobutano, 1,4-diaminobutano, l-amino-3--metilaminopropano, 2-metil-pentametilenodiamina, pentametil-enodiamina, hexametil-enodiamina, trimetil-hexametilenodiamina, neopentildiaminaj octametilenodiamina, diaminas ciclo-alifáticas como 1,2-ciclo-hexanodiamina, 1,3-ciclo-hexano-diamina ou 1,4--ciclo-hexano-diamina; 4,4'-metileno-bis-ciclo-hexilamina, isoforona -diamina, 4,4'-diamino-3,3'-dimetildiciclo-hexilmetano, xilileno-diamina, dietilenotriamina. São especialmente preferidas isoforona, .diamina, hexametilenodiamina, m-xililenodiamina e trimetil--hexametilenodiamina. Podem também utilizar-se misturas deste tipo. Também se podem utilizar polioxi-alquilenaminas com pelo menos um grupo oxi-alquileno ,bèmicaraD· com pelo menos dois grupos amino, de preferência primários, para esta finalidade, como polioxipropileno--di-aminas ou polioxipropileno-triaminas alifáticas, assim como éter-diaminas, por exemplo 1,7-diamino-4-oxa-heptano, 1,7-diamino--3,5-dioxa-heptano ou 1,10-diamino-4,7-dioxa-decano.
Os mono-isocianatos que podem ser utilizados como componente (b) para a preparação do agente anti-sedimentação (A) são mono-isocianatos alifáticos, aromáticos e/ou ciclo-alifáticos. Os mono-isocianatos alifáticos podem ter, por exemplo, até vinte e cinco átomos de carbono. Não sõ neste caso mas também no caso dos mono-isocianatos aromáticos ou ciclo-alifáticos, são especialmente preferidos os compostos que podem obter-se tecnicamente de maneira - 6 -
simples e de baixo preço. Sáo exemplos destes compostos os isocianatos de alquilo, como isocianato de etilo, isocianato de propilo, isocianato de n-butilo, isocianato de têrcio-butilo, isocianato de estearilo, e/ou os isocianatos aromáticos, como isocianato de fenilo, isocianato de 1-naftilo, isocianato de toluilo, ou também os isocianatos ciclo-alifáticos, como isocianato de ciclo-hexilo.
Como componente (b) para a preparação de (A) interessam também poli-isocianatos, em especial di-isocianatos, tais como poli-isocianatos alifáticos, ciclo-alifáticos, aralifáticos, aromáticos e heterocíclicos. São exemplos destes poli-isocianatos que podem ser utilizados de acordo com a presente invenção di--isocianato de tetrametileno, di-isocianato de hexametileno, di--isocianato de 2,2,4-trimetil-hexametileno, di-isocianato de 1,12-dodecano, 1,3-di-isocianato de ciclo-hexano e 1,4-di-iso-cianato de ciclo-hexano, l-isocianato-3,3,5-trimetil-5-isocianato--metil-ciclo-hexano (= di-isocianato de isoforona, IPDI), per--hidro-2,4'- e/ou per-hidro-4,4'-difenil-metano-di-isocianato, di-isocianato de 1,3-fenileno e di-isocianato de 1,4-fenileno, di-isocianato de 2,4-toluileno e di-isocianato de 2,6-toluileno, difenil-metano-2,41 - e/ou -4,4'-di-isocianato, 3,2'- e/ou 3,4--di-isocianato-4-metil-difenil-metano, naftileno-1,5-di-isocianato, trifenil-metano-4,4'-tri-isocianato ou misturas destes compostos.
Além destes isocianatos simples, são também apropriados os que contêm hetero-átomos no radical que liga os grupos isocianato. São exemplos destes grupos os poli-isocianatos que possuem grupos carbodiimida, grupos alofanato, grupos isocianurato, grupos uretano, 7
grupos de ureia acilados e grupos biureto. Além disso, pode também empregar-se os poli-isocianatos conhecidos que são principalmente utilizados na preparação de tintas, por exemplo tris-(6--isocianato-hexil)-biureto ou -isocianurato, bem como poli-isocianatos de baixa massa molecular que possuem grupos uretano como se podem obter por reacçâo de IPDI empregada em excesso com álcoois polifuncionais simples com a massa molecular compreendida entre 62 e 300, especialmente com trimetilol-propano. Evidentemente, também se podem empregar quaisquer misturas dos poli-isocianatos mencionados antes na preparação dos produtos de acordo com a presente invenção.
Como componente (c), podem mencionar-se por exemplo mono-álcoois, como etanol, propanol, butanol, butil-glicol, álcool benzílico.
Se tanto os componentes (a) como também os componentes (b) forem multifuncionais (bifuncionais), aconselha-se a utilização simultânea de um composto monofuncional (a) e/ou (c) para evitar a gelificação.
Para a preparação de (A), é especialmente preferida a reacção de uma mono-amina (a) com um di-isocianato (b). O componente (a) (mono-amina e/ou poli-amina) faz-se reagir com o componente (b) (mono-isocianato e/ou poli-isocianato) , bem como eventualmente (c), em proporções de quantidades tais que, por cada grupo isocianato, esteja presente pelo menos um grupo que reaja com ele, em especial o grupo amino. Preferem-se os produtos da reacção em que 5 a 100, em especial 80 a 100% em equivalentes do grupo amino da mono-amina ou da poli-amina se fazem reagir com os grupos isocianato do mono-isocianato ou do poli-isocianato. 8
Um agente anti-sedimentação (A) de acordo com a presente invenção pode preparar-se separadamente e, em seguida, preferivelmente adicionar-se o composto (B) que contém a ligação dupla ou, eventualmente, também a mistura endurecível líquida acabada.
Uma variante vantajosa consiste em preparar in situ o composto (A) na presença de (B). Neste caso, surpreendentemente, não se detectam reacções secundárias visíveis entre o componente de amina (a) e as ligações duplas activadas de (B) . Os componentes (a) e (b) para a preparação in situ de (A) são feitos reagir numa proporção entre um para outro tal que o produto obtido seja praticamente isento de grupos isocianato e amino. Uma variante vantajosa consiste em fazer reagir a amina com diõxido de carbono antes da reacção com o isocianato para suprimir completamente a reacção secundária dos grupos amino com as ligações activadas e conseguir uma melhor distribuição de ureia no agente ligante. Na fase seguinte, faz-se reagir a amina assim bloqueada com o isocianato.
De acordo com a presente invenção, os agente de anti--sedimentação (A) são utilizados numa quantidade vantajosamente compreendida entre 1 e 30% em peso, de preferência entre 1 e 15% em peso em relação ao composto (B).
Como compostos (B) que contêm pelo menos duas ligações duplas activadas livres, são apropriados os compostos conhecidos para o efeito, como se descreve por exemplo nas memórias descritivas publicadas para inspecção pública da patente de invenção alemã DE 3 710 431 bem como nas memórias descritivas publicadas das patentes de invenção europeias EP 160 824 (85/F 036 J), 224 158 (85/F 257) e 310 011 (87/F 295), que se incorporam na presente 9
memória descritiva como referência. Neste contexto, como ligação dupla activada, deve entender-se uma ligação dupla cuja reacti-vidade i especialmente aumentada por pelo menos um grupo electro-negativo que se encontra na posição alfa em relação ao ãtómo de carbono, especialmente em relação às reacções de adição.
Preferivelmente, os compostos (B) contêm pelo menos dois grupos de fórmula geral (I) R1R2C = CR2-B~ na qual 2-, -C0NHR3- , CCME^R- ou o símbolo representa um átomo de hidrogénio ou um radical hidrocarbonado, de preferência um radical alquilo com um a doze, de preferência com um a quatro átomos de carbono, como o grupo metilo, etilo, n-propilo, isopropilo, n-butilo ou têrcio-butilo; os símbolos Rj, que são iguais ou diferentes, representam, cada um, um átomo de hidrogénio ou um radical hidrocarbonado, de preferência um radical alquilo com um a dez, de preferência com um a quatro átomos de carbono; um grupo éster de fórmula geral C02R3; um 9ruP° ^e 111113 óas fórmulas -CN-, -NO -COR3, em que o símbolo R^ representa um átomo de hidrogénio, de preferência um radical alquilo com um a doze, de preferência com um a seis átomos de carbono, que pode também ser interrompido por um átomo de oxigénio ou por um radical N-alquilo; e 000 « I » i o símbolo B representa um grupo com uma das formulas B = C, C-0, C-N, em que os dois grupos mencionados em último lugar podem ser ligados ao grupo CR2 por meio do átomo de carbono.
Preferivelmente, no grupo RiR2C mencionado antes, os sím- 10
bolos e R2 representam respectivamente átomos de hidrogénio. São especialmente preferidos como compostos (B) os produtos da reacção de ácido acrílico e/ou de ácido metacrílico com resinas de acrilato ou de epõxido que contêm grupos epõxido, assim como de ésteres destes ácidos com poliésteres que contêm grupos OH, poli-õxidos, poliõis, poli-uretanos ou poli-amidas. O peso equivalente de C=C do componente (B) fica compreen- ** dido, em geral, entre 85 e 2 000, de preferência entre 180 e 1 500 e a massa molecular está compreendida, em geral, entre 170 e 60 000, de preferência entre 500 e 40 000.
As misturas endurecíveis de acordo com a presente invenção contêm também, de preferência, um agente de reticulação (C), que possui pelo menos dois átomos de hidrogénio activos, em especial grupos CH activos. No entanto, em princípio, os compostos (B) podem também ser endurecidos de outra maneira, como, por exemplo, por endurecimento com irradiação e por processos semelhantes.
Os agentes endurecedores apropriados (C) são, por exemplo, aqueles que contêm pelo menos dois grupos amino primários e/ou secundários (veja-se a memória descritiva publicada da patente de invenção europeia EP 160 824 (HOE 85/F 036 J), em que os grupos amino primários eventualmente presentes podem também ser bloqueados e, por exemplo, podem existir sob a forma de grupos cetimino (veja-se a memória descritiva publicada da patente de invenção europeia EP 203 296). Ainda é possível utilizar para esta finalidade os compostos que possuem pelo menos dois grupos aceto-acetato (veja-se a memória descritiva publicada da patente de invenção europeia EP 160 824, a memória descritiva publicada da patente de invenção alemã DE 3 710 431 e a memória descritiva da patente de 11
invenção norte-americana US 4 408 018) ou, pelo menos, dois grupos malonato (vejam-se as memórias descritivas publicadas das patentes de invenção europeias EP 160 824 e EP 161 697). Além disso, para esta finalidade, podem também mencionar-se os agentes endurecedores com pelo menos dois grupos CH, em que os grupos CH são respectivamente activados por três grupos electronegativos £vejam-se as memórias descritivas publicadas das patentes de invenção europeias EP 224 158 (HOE 85/F 257) e 310 011 (HOE 87/F 295).7.
Neste caso, trata-se, por exemplo, de grupos metano-tricarboxamida de fórmula (I)
-OOC
-OOC \ CH/ c
NH (I) 0 ou de grupos ou de unidades estruturais de fórmula geral (II) \/
CH - A (II) ou de fórmula geral (II') ou de fórmula geral (II") £ X' - CH- A' (II·) £ X' - CH - A' £ (II") era que
O O 11 i o símbolo A representa um grupos de uma das fórmulas A = C ou C-O, 12
em que o grupo indicado em ultimo lugar está ligado ao grupo CH por meio do átomo de carbono; os símbolos X e Y são iguais ou diferentes e representam, cada um, um grupo com uma das fórmulas 0
R4~c, C02R4/ CN, N02z CONH2, CONR4H, CONR4, em que os símbolos R4 podem ser iguais ou diferentes e representam, cada um, um radical hidrocarbonatado, de preferência um radical alquilo com um a doze átomos de carbono, que pode ainda ser interrompido pou um átomo de oxigénio ou por um radical N-alquilo, com a condição de que apenas um dos dois símbolos X e Y possa representar o grupo N02; 0 O o símbolo A' representa um grupo de uma das fórmulas A'= C ou C-0, em que o grupo mencionado em último lugar está ligado ao grupo CH por meio do átomo de carbono; e os símbolos X' e Y' são iguais ou diferentes e representam grupos de uma das fórmulas 0 0 C-0 ou C-N.
As publicações mencionadas antes, incluindo as formas de realização preferidas nelas descritas, são incorporadas na presente memória descritiva como referência.
As quantidades de (B) e de (C) foram pelo menos escolhidas de tal maneira que a proporção de equivalentes do grupo H activo (átomo de hidrogénio activo) para ligação dupla activada seja, na maior parte dos casos, compreendida entre 2:1 e 1:2, de preferência entre cerca de (0,5 - 1,5) : 1 e cerca 1 : (0,5 - 1,5).
Pelos pigmentos (D) existentes na mistura endurecível, entendem-se os compostos correntes utilizados no campo das tintas em que o termo "pigmentos" também deve abranger as cargas usualmente empregadas no campo das tintas. Os pigmentos deste tipo são descritos, por exemplo, em Glasurit-Handbuch, Lacke und Farban, C.R. Vincentz-Verlag, Hannover (1984), 11- Edição, páginas 97-111. Podem mencionar-se os seguintes exemplos: diõxido de titânio, talco, mica, caulino, greda, pó de quartzo, pó de amianto, pó de ardósia,-diversas sílicas, silicatos, branco fixo, etc. A quantidade de pigmento existente na mistura endureclvel está compreendida, em geral, entre 30 e 90% em peso, de preferência entre 50 e 90% em peso, calculados em relação a (B), em que os teores mais elevados interessam, sobretudo, para sistemas de cargas. Neste caso, os problemas de sedimentação também são correntemente os mais importantes.
Como agente diluente, as misturas endurecíveis de acordo com a presente invenção contêm os dissolventes correntemente utilizados no sector das tintas. Como exemplos, podem mencionar-se hidro-carbonetos halogenados, éteres, como éter dietllico, dimetoxi--diglicol, 1,2-dimetoxi-etano, tetra-hidrofurano ou dioxano; cetonas, como, por exemplo, metil-etil-cetona, acetona, ciclo--hexanona e semelhantes; álcoois, como metanol, etanol, propanol, butanol e álcool benzllico; hidrocarbonetos (ciclo)-alifãticos e/ou aromáticos, como hexano, heptano, ciclo-hexano, benzeno, tolueno, os vários xilenos, bem como dissolventes aromáticos com um intervalo de temperatura de ebulição de 150 a 180°C (fracções de petróleo de elevado ponto de ebulição, como Solvesso ) . Os dissolventes podem ser utilizados individualmente ou em mistura.
Os aditivos (E) que eventualmente se encontram ainda presentes na mistura endurecível são igualmente os aditivos correntes
utilizados no campo das tintas, como por exemplo catalisadores, agentes anti-oxidantes, agentes estabilizadores â radiação ultravioleta, agentes que melhoram o escoamento ou agentes espessantes, agentes anti-espumificantes e/ou agentes molhantes, diluentes reactivos, agentes endurecedores adicionais e compostos endurecí-veis adicionais e semelhantes. Estes aditivos podem ser adicionados à mistura eventualmente só imediatamenfee antes do processamento.
Como catalisadores, interessam os compostos conhecidos para a adição de Michael, em especial bases de Lewis ou bases de Bronstedt. Catalisadores apropriados são mencionados, por exemplo, nas memórias descritivas publicadas nas patentes de invenção europeias EP 224 158 e 310 011, as quais se incorporam na presente memória descritiva como referência. A preparação da mistura endurecível e a sua utilização para a produção de artigos moldados e, especialmente, de revestimentos ou de revestimentos intermédios, i conhecida no estado da técnica anterior como se reconhece, por exemplo, por meio das memórias descritivas publicadas das patentes de invenção europeias mencionadas antes.
As misturas endurecíveis de acordo com a presente invenção são especialmente apropriadas como tintas com cargas. Além disso, podem também ser utilizadas como tintas de cobertura pigmentadas.
Os Exemplos seguintes esclarecem a presente invenção.
Na presente memória descritiva, o símbolo % significa res-pectivamente percentagem em peso e o símbolo T representa respecti-vamente partes em peso. 15
EXEMPLOS 1. Preparação do Componente (B)
Contendo Ligações Duplas
Numa balão de quatro litros de capacidade, de três tubuladuras, equipado com agitador, funil de carga e condensador de refluxo, aqueceram-se a refluxo 300 partes de xileno e 0,75 parte de perbenzoato de tércio-butilo.
Durante seis horas, adicionou-se gota a gota, sob agitação, uma mistura de monômeros que consiste em 450 partes de metacrilato de glicidilo, 300 partes de estireno, 15 partes de perbenzoato de butilo e 15 partes de alfa-metil-estireno dimérico. Em seguida, deixou-se continuar a polimerizar durante mais duas horas e diluíu-se depois com 150 partes de xileno. Depois de se arrefecer até 100°C, adicionaram-se 5 partes de 1,6-di-tércio-butil -4-metil-fenol e 0,3 parte de 2-etil-hexanoato de crómio (III) . Em seguida, adicionaram-se doseadamente durante uma hora 220 partes de ácido acrílico, enquanto se fazia passar uma corrente de ar atra vês da mistura. Em seguida, continuou-se a agitar a 110°C até se obter um índice de ácido 0,8 e diluíu-se em seguida com acetato de butilo até se obter um teor de sólidos igual a 50%. Este procedimento originou uma solução de resina transparente com um peso equivalente de C=C igual a 680 g/mole. 2. Misturas de (A) e (B) a) Numa balão de dois litros, com três tubuladuras, equipado 16
com agitador e termómetro para medir a temperatura interna, arrefeceram-se 500 partes de solução de resina proveniente do Exemplo 1 até à temperatura ambiente e, sob agitação, adicionaram-se 13,9 partes de benzilamina. Em seguida, adicionaram-se gota a gota, durante quinze minutos, 10,9 partes de hexametileno-di--isocianato sob posterior agitação e sob arrefecimento. Depois agitou-se durante ainda mais dez minutos e diluíu-se com 25 partes de acetato de butilo.
Obteve-se assim uma solução de resina turva branca com um peso equivalente de C=C igual a 760 gramas/mole e um teor de ureia (massa molecular = 60) igual a 1,4%. b) Repetiu-se o ensaio 2 a), com a diferença de no entanto se terem empregado 5,5 partes de hexametileno-di-isocianato e 7,0 partes de benzilamina. Após diluição com 13 partes de acetato de butilo, obteve-se uma solução de resina turva branca, com um peso equivalente de C=C igual a 730 gramas/mole e com um teor de ureia igual a 0,75%. c) Repetiu-se o ensaio 2 a), muito embora no entanto se tenham (τΓ\ utilizado 13 partes de hexilamina, 11,2 partes de '^Desmodui T 80 (mistura a 80:20 de 2,4-toluileno-di-isocianato e 2,6-toluileno-di-isocianato) e 25 partes de acetato de butilo. Peso equivalente de C=C igual a 760 gramas/mole; teor de ureia : 1,4%. d) Dissolveram-se 25,3 partes de hexilamina em 250 partes de tolueno e, ã temperatura ambiente, adicionaram-se gota a gota son intensa agitação, 21 partes de di-isocianato de hexametileno. Separou-se por filtração com aspiração o precipitado formado e secou-se a 50°C sob vazio.
Rendimento = 43,6 partes; ponto de fusão = 182 - 184°C. 17 V:
Em seguida, misturaram-se 500 partes da solução de resina do Ensaio 1 com 26 partes do precipitado cristalino e 26 partes de acetato de butilo e triturou-se intimamente durante uma hora num moinho de pérolas.
Obteve-se assim uma solução de resina turva com um peso equivalente de C=C igual a 770 gramas/mole e com um teor de ureia igual a 1,5%. e) Dissolveram-se 10,9 partes de hexilamina em 20 partes de acetato de butilo e, sob intensa agitação, saturou-se com dióxido de carbono à temperatura ambiente. Depois de a reacção terminar, adicionaram-se 500 partes da solução de resina proveniente do ensaio 1 e, em seguida, adicionaram-se gota a gota 90 partes de di-isocianato de hexametileno. Obteve-se uma solução de resina pura com um peso equivalente de C=C igual a 750 g/mol e um teor de ureia igual a 1,2%. f) Repetiu-se o Ensaio 2 e), mas, no entanto, utilizaram-se 10,7 partes de hexilamina, 20 partes de acetato de butilo e 9,3 partes de 2,2-toluileno-di-isocianato.
Peso equivalente de C=C : 750 gramas/mole; teor de ureia : 1,2%. g) Repetiu-se o Ensaio 2 e), mas no entanto empregaram-se 8,1 partes de m-xilileno-diamina, 20 partes de acetato de butilo e 11,9 partes de isocianato de butilo.
Peso equivalente de C=C : 760 gramas/mole; teor de ureia : 1,3%. h) Repetiu-se o Ensaio 2 e), mas no entanto empregaram-se 14 partes de benzilamina, 25 partes de acetato de butilo e 11,4 partes de 2,4-toluileno-di-isocianato.
Peso equivalente de C=C:760 gramas/mole; teor de ureia : 1,4%.
% 3. Preparação do Componente Endurecedor (C)
Num. balão de quatro litros de três tubuladuras, aqueceram-se a 110°C ,1D,6 partes de- dietanolamina e 122 partes de éter dimetil-diglicõlico e durante uma hora adicionaram-se 987 partes de bisfenol A-éter diglicidílico com um peso equivalente de epôxido de cerca de 875 a 1 000 (^Beckopox EP 304). Em seguida, agitou-se a 110°C até que o teor de epôxido fosse 0,2%. Depois de se adicionarem 820 partes de aceto-acetato de etilo e 4 partes de dilaurato de dibutil-estanho, aqueceu-se a refluxo durante três horas e eliminaram-se os componentes voláteis por destilação à pressão atmosférica até se ter uma temperatura na parte inferior do balão igual a 140°C.
Depois de se aplicar vácuo produzido por trompa de água, dsetilou-se o excesso de aceto-acetato de etilo. Depois de se diluir com acetato de etilo até um teor de sólidos igual a 60%, obteve-se uma solução de resina amarela transparente com um peso equivalente de C-H igual a 800 gramas/mole. 4. Preparação da Tinta
Misturou-se o agente ligante com uma mistura de pigmentos que consistia em 100 partes de caulino, 100 partes de branco fixo, 50 partes de diõxido de titânio e 50 partes de talco, assim como com dissolvente e, eventualmente, com agente de anti-sedimentação (A) (veja-se o Quadro seguinte na presente memória descritiva). Depois de um dia, homogeneizou-se a tinta por moagem em moinho de pérolas. ui
oo γ ιοm *rm (N o ln o lo om om om o in om o o ΓΟ o o Γ0
o m I om i o o o m i m τ ο o o m i η τ ο o o m m τ ο o ΓΟ o LO i o o o in η τ o in ο o o in i n r-
CN
Exemplo: Comparação 1 Comparação o 10 om ffl
Φ -Pc(d •H m io Ο (Μ ΓΟ Γ0 τη τ— o o o m | co τ (d -Pc -H E-i d) P c Q) CT><
(d Λ υ T3 0) M-ι Cn.Cooooooooo •Η ·Η -Η Ή ·Η *H ·Η Ή ·Η n3(d(d(d(d(d(did(d uicnujuicncnuiujui CCCCCGCCC BBWWUaHHH η0 PC o d) rHε -η tn 4-)— •H 2(NαΛd) d) n Ό Όd)(d o c P -P 0 3 (d -P -P 4J G UI d) d) •H O,s

Claims (10)

  1. REI VINDICAÇÕES 1.- Processo para evitar a sedimentação de pigmentos (D) em misturas que contêm pigmentos e que são líquidas e endure cíveis, caracterizado pelo facto de se incorporar um composto que possui grupos ureia (A) como agente anti-sedimentação, empre gando-se os compostos (A) em quantidades compreendidas entre 1 e 30% em peso em relação à quantidade total de matéria sólida da mistura endurecível.
  2. 2-- Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de o composto (A) ser uma mono-ureia ou uma po li-ureia. Γ Γ
  3. 3.- Procssso de acordo com as reivindicações 1 e/ou 2, carãcterizado pelo facto de se preparar o composto (A) mediante reacçâo entre uma monoamina (A) e um diisocianato (B).
  4. 4,- Processo de acordo com pelo menos uma qualquer das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo facto de os compostos (A) conterem 1 até 5 grupos ureia por molécula.
  5. 5.- Processo de acordo com pelo menos uma qualquer das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo facto de as misturas en dureclveis conterem compostos (B) que possuem pelo menos duas li gações duplas livres activadas.
  6. 6.- Processo de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo facto de os compostos (B) derivarem de polímeros do grupo das resinas acrílicas, resinas de poliéster, resinas de epóxido e resinas de poliuretanos.
  7. 7.- Processo de acordo com pelo menos uma qualquer das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo facto de as msituras en durecíveis conterem também um agente de reticulação (C) com pelo menos dois grupos que contêm átomos de hidrogénio activos, de preferência dois grupos CH activos e, além disso, eventualmente aditivos correntes (E). 3 / 3.- Processe ce acordo com a reivindicação 7, caracte-ri2ado peio facto de os grupos com átomos de hidrogénio activos serem grucos acetoacetato, malonato ou CK que são actavacos por três grupes eiectronegativos.
  8. 9.- Processo de acordo com pelo menos uma qualquer das reivindicações 1 a 8, caracterizaco pelo facto ce se adicionar os compostos (A) e (B) as misturas endurecíveis sob a forma de mistura.
  9. 10.- Processo para a preparação de misturas endurecíveis líquidas, caracterizado pelo facto de se misturar os compo^ tos (A) que possuem os grupos ureia, os compostos (B) que possuem pelo menos duas ligações duplas activadas livres, pigmentos (D), eventualmente agentes reticulantes (C) com pelo menos dois átomos de hidrogénio activos e eventualmente aditivos (E) correntes, estando o peso equivalente C=C de (B) compreendido entre 85 e 1800.
  10. 11-- Processo de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo facto de os grupos com átomos de hidrogénio activos no agente reticulante (C) serem grupos CH que estão ligados com três grupos eiectronegativos. O Agente Oíicial da Prcpriedade Industrial
PT96717A 1990-02-10 1991-02-08 Processo para evitar a sedimentacao de pigmentos em misturas liquidas endureciveis mediante utilizacao de um agente anti-sedimentacao que possui grupos ureia PT96717B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE4004060A DE4004060A1 (de) 1990-02-10 1990-02-10 Antiabsetzmittel fuer fluessige, haertbare mischungen

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT96717A true PT96717A (pt) 1991-10-31
PT96717B PT96717B (pt) 2001-06-29

Family

ID=6399846

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT96717A PT96717B (pt) 1990-02-10 1991-02-08 Processo para evitar a sedimentacao de pigmentos em misturas liquidas endureciveis mediante utilizacao de um agente anti-sedimentacao que possui grupos ureia

Country Status (4)

Country Link
EP (1) EP0442336B1 (pt)
DE (2) DE4004060A1 (pt)
ES (1) ES2077695T3 (pt)
PT (1) PT96717B (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE19810220C2 (de) * 1998-03-10 2001-04-19 Herberts & Co Gmbh Überzugsmittel und deren Verwendung zur Herstellung von Mehrschichtlackierungen
DE19810219C2 (de) * 1998-03-10 2001-04-12 Herberts & Co Gmbh Überzugsmittel und deren Verwendung zur Herstellung von Mehrschichtlackierungen

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP0104283B1 (en) * 1982-09-27 1987-04-29 E.I. Du Pont De Nemours And Company Dispersants for coating compositions
AU582614B2 (en) * 1984-12-25 1989-04-06 Nippon Paint Co., Ltd. Composition containing dispersed pigment and preparation method thereof
DE3810781A1 (de) * 1988-03-30 1989-10-12 Bayer Ag Neue polyisocyanat-polyadditionsverbindungen, verfahren zu deren herstellung und deren verwendung zur dispergierung von feststoffen

Also Published As

Publication number Publication date
ES2077695T3 (es) 1995-12-01
EP0442336B1 (de) 1995-08-30
EP0442336A3 (de) 1991-09-04
EP0442336A2 (de) 1991-08-21
DE59106336D1 (de) 1995-10-05
PT96717B (pt) 2001-06-29
DE4004060A1 (de) 1991-08-14

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US5214086A (en) Coating compositions which may be ambient cured
KR101756880B1 (ko) 레올로지 조절제로서의 폴리우레아
JP6215317B2 (ja) 硬化性ポリウレア形成組成物、製造方法、及び複合物品
FI89930B (fi) Pao omaettade olefinfoereningar och vaeteaktiva foereningar baserad haerdningsblandning och pao denna baserad haerdningsprodukt
CA2541881C (en) Biuret compounds, their preparation and use, and intermediates in their preparation
WO2007036571A1 (de) Aldimine mit aktivem wasserstoff aufweisenden reaktivgruppen sowie deren verwendung
CA2506365A1 (en) Addition compounds suitable as dispersants and dispersion stabilizers
WO2007036572A1 (de) Aldimin-haltige verbindungen
TW457282B (en) Sprayable coating compositions comprising an oxazolidine functional compound, an isocyanate functional compound, and a compound selected from a mercapto and a sulfonic acid functional compound
JPH0651851B2 (ja) チキソトロピー性塗料
KR102227766B1 (ko) 레올로지 제어제로서의 및 그 중의 우레아-기- 및/또는 우레탄-기-함유 아미드, 그의 제조 방법 및 그의 용도
JP2013245341A (ja) 水系2成分型硬化樹脂用硬化剤、その組成物及びその使用方法
JPH01135823A (ja) 合成樹脂用硬化性成分、これを含有する硬化性混合物並びにその用途
US4839406A (en) Fluidity controlling agent for paints
KR100831205B1 (ko) 평활성, 방청성, 유연성이 우수한 고기능성 양이온전착수지 조성물
CN115286954A (zh) 流挂控制剂及含彼的涂料组合物
GB2065126A (en) Process for producing cathodically depositable binders
JPH01121341A (ja) 硬化性成分、その製造方法およびその用途
PT96717A (pt) Processo para evitar a sedimentacao de pigmentos em misturas liquidas endureciveis mediante utilizacao de um agente anti-sedimentacao que possui grupos ureia
ES2331135T3 (es) Procedimiento de preparacion de aspartatos.
US5973097A (en) Aldimine based coating compositions and pigment dispersions
JP5091457B2 (ja) 揺変性付与剤及びその製造方法
JPH11100431A (ja) 変性エポキシ樹脂
JPH0211669A (ja) カチオン電着塗料組成物
JP2020512446A (ja) 低排出エポキシ樹脂組成物用の硬化剤

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19910702

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 20010313

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20020930