PT955491E - Valvula universal - Google Patents

Valvula universal Download PDF

Info

Publication number
PT955491E
PT955491E PT97811032T PT97811032T PT955491E PT 955491 E PT955491 E PT 955491E PT 97811032 T PT97811032 T PT 97811032T PT 97811032 T PT97811032 T PT 97811032T PT 955491 E PT955491 E PT 955491E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
tubular body
wall
pressure
cup
operculum
Prior art date
Application number
PT97811032T
Other languages
English (en)
Inventor
Jean Roussel
Original Assignee
Sporting S A
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sporting S A filed Critical Sporting S A
Publication of PT955491E publication Critical patent/PT955491E/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16KVALVES; TAPS; COCKS; ACTUATING-FLOATS; DEVICES FOR VENTING OR AERATING
    • F16K15/00Check valves
    • F16K15/14Check valves with flexible valve members
    • F16K15/141Check valves with flexible valve members the closure elements not being fixed to the valve body
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16KVALVES; TAPS; COCKS; ACTUATING-FLOATS; DEVICES FOR VENTING OR AERATING
    • F16K15/00Check valves
    • F16K15/14Check valves with flexible valve members
    • F16K15/144Check valves with flexible valve members the closure elements being fixed along all or a part of their periphery
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T137/00Fluid handling
    • Y10T137/3584Inflatable article [e.g., tire filling chuck and/or stem]

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Check Valves (AREA)
  • Valve-Gear Or Valve Arrangements (AREA)
  • Glass Compositions (AREA)
  • Superconductors And Manufacturing Methods Therefor (AREA)
  • Multiple-Way Valves (AREA)
  • Safety Valves (AREA)

Description

*ϊ V âi ο. Ρ. ι. 1
DESCRIÇÃO VÁLVULA UNIVERSAL A presente invenção diz respeito a uma válvula universal que permite regular o fluxo de um fluido, líquido ou gasoso, por exemplo o ar, a água, o sangue,, etc., através de um orifício de uma parede, rígida, semi-rígida, flexível, etc., que limita espaços, nos quais reinam respectivamente as pressões P1 e P2, válvula que compreende um corpo tubular destinado a ser fixado de maneira estanque à frente do orifício, de um lado da parede, e de um elemento elástico deformável, subsistido à acção das pressões P1 e P2, e controía o esvaziamento do fluido em função destas pressões. O documento DE 387190 diz respeito a uma válvula para um envelope de balão, e possui um corpo tubular cónico fixado na parede interior do envelope, no interior do qual é montado um obturador munido de uma parte com cavidade cónica no interior da qual é montada uma parte central igualmente cónica. A parte cónica com cavidade possui orifícios que são obturados pelo corpo tubular e cónico e pela parte central e cónica do obturador quando a pressão no Interior do envelope é superior à pressão exterior. O documento EP--0 253 748 diz respeito a uma válvula monobloco feita na espessura da zona a isolar, e que possui uma cavidade interior que comunica com o exterior por um primeiro orifício comunicando com o interior da zona por uma multiplicidade de buracos feitos entre a parede da mesma zona e uma parte desta formando um elemento da válvula, estes buracos fecham-se quando a pressão no interior da zona é superior pressão exterior. O documento DE-A-2 062 116 diz respeito a uma peça móvel da válvula pneumática que possui um corpo no qual surgem uma rajada de fluido sob pressão, uma saída para o utilizador e um meio de escape. Um elemento móvel da válvula é montado de maneira deslizante na válvula para permitir tanto a alimentação do utilizador a partir da fonte de pressão com o fecho da via de escape, como a aplicação do escape do utilizador, e o fecho da chegada do fluido sob pressão. A válvula segundo a invenção é definida pela característica da reivindicação 1. A sua principal qualidade e de apresentar uma pequena inércia mas ao mesmo tempo oferece uma grande fiabilidade.
Ela é universal por que pode ter aplicações e utilizações em domínios variados, como por exemplo em objectos e engenhos pneumáticos 2 4i O. P. I. »2-;
(barcos, balões, colchões, bóias, etc.), em medicina e cirurgia (corações artificiais) na aeronáutica, nos equipamentos desportivos (mergulho, etc.,). A sua miniaturização não coloca em princípio nenhum problema particular.
Outras características da invenção são descritas pelas reivindicações secundárias. O desenho junto em anexo apresenta, de maneira esquemática e a título de exemplos não limitativos, duas formas de execução do objecto da invenção, no caso da sua aplicação a uma válvula integrada a um envelope de um engenho pneumático:
As figuras 1 à 3 representam três vistas em corte da válvula e da parte do envelope no qual está montada, respectivamente quando as pressões interior é exterior são iguais, quando a pressão exterior é superior a pressão interior e quando a pressão interior e superior a pressão exterior; A figura 4 é uma vista similar à das figuras 1 à 3 e mostra um comando mecânico de esvaziamento do ar através da válvula; A figura 5 é uma vista em corte de uma variante de execução da válvula das figuras 1 à 4. A válvula representada nas figuras 1 à 4 é descrita como sendo uma parte integrante do envelope flexível de um balão de desportos (futebol, basquetebol, etc.) ou de um pneumático de veículo (Automóvel, avião, etc.) com o sem câmaras de ar, equipamentos nos quais a pressão de enchimento reveste uma grande importância.
Esta válvula é constituída por um corpo tubular 10, rígido, semi-rígido, ou flexível, colado na superfície interior de um envelope P, coaxialmente ao orifício de enchimento O, e por um opérculo 11, de borracha flexível, colocado numa cavidade 12, de forma troncular, do corpo 10, e colada a este último ao nível dos apoios circulares 13, feitos na borda da copela situada na extremidade do núcleo 14 do opérculo 11. A outra extremidade do núcleo é equipada de uma parte 15 em forma de copela.
No caso representado na figura 1, as pressões P1 e P2 são iguais à pressão atmosférica (P1=P2=Pat) e a borda circular 16 do copela 15 e aplicada contra a superfície circular que liga a parede troncular 17 à superfície superior 18 da cavidade 12. O corpo 10 e o opérculo 11 delimitam duas zonas A e B, a zona A está em comunicação directa com o orifício O e a zona B é ligada pelas aberturas 20 ao interior do envelope P. O ar não pode circular nem num sentido, nem noutro. Á! Ο. P. í.
Quando P1 > P2 (Figueira 2, enchimento do balão), o ar insuflado através do orifício O exerce sobre copela 15 uma acção que provoca uma deformação elástica do opérculo 11 e a abertura de uma passagem circular f entre a borda 16 e a parede 17. O ar pode circular do exterior em direcção ao interior do balão e encher este último.
Quanto P2 > P1, (figura 3), o opérculo 11 é submetido a uma acção dirigida de baixo para cima que o deforma elasticamente colocando a superfície 19 do copela 15 contra a superfície 18, o que fecha a passagem f. É de notar que, quando as deformações do opérculo 11, ilustradas nas figuras 1 à 3, a borda 16 da copela 15 desloca-se no sentido axial. Quando, no caso ou P2>P1, é necessário reduzir a pressão P2, pode-se, como ilustrado na figura 4, permitir que uma certa quantidade de ar presa no balão, escape para o exterior introduzindo uma águia L, no orifício O e exercendo uma acção mecânica sobre a superfície 19. O esvaziamento do balão faz-se quando esta acção fica exercida. O fim desta acção terá lugar quando a pressão P2 atinge o valor desejado.
No caso da variante da figura 5, na qual a válvula é realizada em três peças, o opérculo 11 apresenta a forma de um cone, comportando uma copela destinada a ter apoio contra o fundo 10A do corpo tubular 10B , e uma segundo copela destinada a ter apoio contra a parede de fecho do corpo tubular. Esta parede de fecho tem, de um lado, orifícios 20 que permitem a comunicação da cavidade anular delimitada pela parede troncular do corpo tubular 10B e o núcleo de comunicação do espaço com pressão P2 e, do outro lado, um orifício 21 de comunicação do espaço situado no interior da segunda copela com o espaço sob pressão P2.
Escolhendo de maneira apropriada o material e as dimensões do opérculo 11, pode-se realizar uma válvula que, para além de apresentar uma grande fiabilidade, terá uma grande sensibilidade ligada a uma fraca inércia.
Podem-se encher os objectos e engenhos pneumáticos com bombas de fraca pressão, e mesmo com a boca. A inovação não é, evidentemente, limitada pelo texto nem pelos desenhos acima referidos.
Em particular, o opérculo 11 pode ter formas muito diferentes daquelas apresentadas e, mesmo assim, ficar dentro do campo das reivindicações, o essencial sendo que ele se deforme de maneira elástica sobre a acção das pressões P1 e P2 de maneira a abrir ou a fechar uma passagem f entre os espaços 1 e 2 situados de cada parte da válvula.
Por outro lado, a válvula segundo a invenção pode ser facilmente miniaturizada. 4
Por fim, pode prever-se de dar à parede troncular 17 um perfil especial de maneira que a borda 16 do opérculo 11 descobre, quando se desloca axialmente para o interior, passagens com secção relativamente importante de maneira a aumentar rapidamente o débito do ar. Em particular, a parede 17 poderá apresentar entalhes à partir de um certo nível.
Lisboa, 30 de Novembro de 2000
ÁLVARO DUARTE
Agente Oficial da Propriedade Industrial Ruo Nova do Desterro, 7-¾.0 mo USBOA

Claims (7)

  1. 'Μ ο. ρ. /. 5 32-J
    REIVINDICAÇÕES 1. Válvula universal que permite regular a passagem de um fluido através de um orifício (0) de uma parede (P) que delimita os espaços nos quais são exercidas pressões (P1, P2), eventualmente diferentes, e possui um corpo tubular (10) destinado a ser fixado de maneira estanque sobre uma das faces da parede (P) a frente do orifício (0) que acaba no corpo tubular, este último servindo como alojamento de um elemento elástico deformável para permitir ou não a passagem de fluido, caracterizada por o elemento elástico ser constituído por um opérculo que compreende um núcleo (14) orientado no eixo do orifício (O) e de secção inferior à do esvaziamento interior do corpo tubular, este esvaziamento possui uma forma troncular cuja secção aumenta a parede (P) em direcção do exterior, o núcleo (14) possui, do lado da parede (P), uma parte (15) em forma de uma primeira copela cujo diâmetro é sensivelmente igual ao diâmetro do Fundo (18) do corpo tubular, a outra extremidade do núcleo (14) sendo munida de uma segunda copela que está em contacto com a saia do corpo tubular (10), e que permite a copela (15) de ter apoio contra o Fundo (18) do corpo quando as pressões (P1) e (P2) são iguais ou quando a pressão (P2) que existe do lado da parede que contém o corpo tubular é superior à pressão (P1), o opérculo sendo deformável e permite a passagem do fluido entre a borda (16) da primeira copela (15) e a parede (17) do corpo tubular (10), quando a pressão (P1) é superior à pressão (P2) que se faz do lado da parede (P) contendo o corpo tubular (10), a cavidade anular (12) situada entre o núcleo (14) do opérculo e a parede troncular (17) do corpo tubular sendo em comunicação permanente com o espaço no qual existe a pressão (P2).
  2. 2. Válvula segundo a reivindicação 1, caracterizada em que a primeira copela (15) apresenta, quando não há obstáculos mecânicos ou de pressão, um perfil esvaziado na sua face virada para o orifício (0) da parede (P).
  3. 3. Válvula segundo uma qualquer das reivindicações 1 e 2, caracterizada por a face de opérculo (11) disposta na extremidade do núcleo (14) oposta àquela que é equipada com a primeira copela (15) apresenta um perfil esvaziado, quando não existe obstáculos mecânicos de pressão sobre o opérculo.
  4. 4. Válvula segundo uma qualquer das reivindicações, 1 à 3, caracterizada em que a parede troncular (17) do corpo tubular (10) apresenta, a partir de uma certa distância do Fundo (18), entalhes que aumentam a secção de passagem do fluido.
  5. 5. Válvula segundo uma qualquer das reivindicações 1 à 4, caracterizada por a extremidade do núcleo (14) integrado do lado oposto à primeira copela e munido de uma saia anular comportando uma saliência circular (13) fixada sobre uma saliência circular complementar da parede troncular do corpo tubular (10), a saia anular apresenta orifícios (20) que asseguram uma comunicação permanente entre a cavidade anufar (12) delimitada peio núcleo (14) 6 e o corpo tubular (10), de um lado, e o espaço no qual reina a pressão (P2), do outro lado.
  6. 6 Válvula segundo uma qualquer das reivindicações 1 à 4, caracterizada por o opérculo (11) apresenta, visto em corte num plano longitudinal, uma forma de cone que possui uma copela destinada a ter apoio contra o fundo do corpo tubular (10B), este corpo tubular sendo munido de uma parede de fecho de fecho, paralela ao fundo que, servindo de apoio a segunda copela do opérculo, possui orifícios (20) que permitam a comunicação da cavidade anular delimitada pelo núcleo e a parede troncular com o espaço que está à pressão (P2) e um orifício (21) de comunicação do espaço situado no interior da segunda copela com o espaço que está à pressão (P2).
  7. 7. A utilização da válvula segundo uma das reivindicações 1 à 6, para o equipamento de um engenho pneumático, no qual um orifício (0) é feito no envelope do engenho, o Fundo (18) do corpo tubular (10) é fixado sobre a face interior do envelope, um orifício feito neste fundo sendo disposto a frente do orifício do envelope, o opérculo (11) associado ao corpo tubular (10) sendo situado na zona do engenho pneumático destinado a ser elevado a uma pressão (P2) superior a pressão atmosférica. Lisboa, 30 de Novembro de 2000
    -Álvaro duarte Agente Oficial da Propriedade Industriol Rua Nova <io Desterro, 7-1·° 1150 LISBOA
PT97811032T 1997-12-09 1997-12-31 Valvula universal PT955491E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
CH283997 1997-12-09

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT955491E true PT955491E (pt) 2001-03-30

Family

ID=4242759

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT97811032T PT955491E (pt) 1997-12-09 1997-12-31 Valvula universal

Country Status (12)

Country Link
US (1) US6357468B1 (pt)
EP (1) EP0955491B1 (pt)
JP (1) JP2001526370A (pt)
AT (1) ATE196675T1 (pt)
AU (1) AU1500099A (pt)
CA (1) CA2312863A1 (pt)
DE (1) DE69703218T2 (pt)
DK (1) DK0955491T3 (pt)
ES (1) ES2153174T3 (pt)
GR (1) GR3035147T3 (pt)
PT (1) PT955491E (pt)
WO (1) WO1999030066A1 (pt)

Families Citing this family (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN2531195Y (zh) * 2002-01-15 2003-01-15 谢森源 新型自动开关气阀
US6662827B1 (en) * 2002-07-15 2003-12-16 Sonoco Development, Inc. Overpressure relief valve for packaging container
US20040045606A1 (en) * 2002-09-10 2004-03-11 Hsi-Kung Yang Seal assembly for an air pump embedded in an inflated ball
DE10242110A1 (de) * 2002-09-11 2004-03-25 Thinxxs Gmbh Mikropumpe und Verfahren zu ihrer Herstellung
US7082958B2 (en) * 2004-02-10 2006-08-01 Swei Mu Wang Air valve for inflatable bladder
JP4731136B2 (ja) * 2004-07-05 2011-07-20 株式会社ニックス 液体送受用ジョイント装置
US7302971B2 (en) * 2004-12-22 2007-12-04 Vernay Laboratories, Inc. Umbrella valve and assembly
US7322351B2 (en) * 2005-07-05 2008-01-29 Hsiner Co., Ltd Respiratory mask
EP1748235A1 (en) * 2005-07-27 2007-01-31 Pres-Block S.P.A. Improved valve assembly
US8925579B2 (en) 2006-03-02 2015-01-06 Pacific Bag, Inc. Pressure relief valve
DE102006044526A1 (de) * 2006-09-21 2008-03-27 Hsiner Co., Ltd. Atemmaske
US8083332B2 (en) * 2008-02-29 2011-12-27 Eastman Kodak Company Dual seating quick connect valve
JP5384127B2 (ja) * 2009-01-23 2014-01-08 株式会社吉野工業所 液体噴出器
JP5561492B2 (ja) 2011-11-04 2014-07-30 Smc株式会社 チェック弁
CN103438253B (zh) * 2013-08-15 2016-06-01 奇瑞汽车股份有限公司 一种自锁式单向阀
KR102134989B1 (ko) * 2019-01-24 2020-07-16 강성일 일체형 체크밸브
CN112815132B (zh) * 2021-02-10 2021-11-09 重庆工业职业技术学院 环艺工程多气囊安全防护设备专用气门结构

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE490335C (de) * 1930-01-28 Siegfried Sauerbier Streckgeraet fuer Turn- und Massagezwecke
DE387190C (de) * 1922-08-27 1923-12-22 Reinhard Eichelt Selbstdichtendes Ventil fuer Ballblasen
DE490336C (de) * 1928-10-21 1930-01-29 Siegfried Saul Luftventil fuer Hohlkoerper, insbesondere fuer Fussballblasen
US2942614A (en) * 1958-11-03 1960-06-28 Halkey Roberts Corp Inflation valve
US3385301A (en) * 1965-10-11 1968-05-28 American Hospital Supply Corp Balloon catheter having a deformable one-way inflation valve
DE2062116C3 (de) * 1970-12-17 1981-10-22 Knorr-Bremse GmbH, 8000 München Ventilverschlußstück für Rückschlag- oder STeuerventile, insbesondere für ein selbsttätiges Entlüftungsventil in pneumatischen Anlagen
US4421123A (en) * 1981-11-30 1983-12-20 Becton Dickinson And Company Multiple sample needle valve
ES2046990T3 (es) * 1986-07-17 1994-02-16 Monneret Jouets Valvula monobloque para recinto cerrado, su procedimiento de fabricacion y medios para la realizacion de este procedimiento.

Also Published As

Publication number Publication date
DE69703218D1 (de) 2000-11-02
EP0955491A1 (fr) 1999-11-10
JP2001526370A (ja) 2001-12-18
CA2312863A1 (fr) 1999-06-17
EP0955491B1 (fr) 2000-09-27
WO1999030066A1 (fr) 1999-06-17
ES2153174T3 (es) 2001-02-16
GR3035147T3 (en) 2001-04-30
AU1500099A (en) 1999-06-28
ATE196675T1 (de) 2000-10-15
US6357468B1 (en) 2002-03-19
DK0955491T3 (da) 2001-01-29
DE69703218T2 (de) 2001-04-26

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT955491E (pt) Valvula universal
AU2017204860B2 (en) Apparatus for preventing over inflation of the retention balloon in medical catheters and airway devices
ES2270558T3 (es) Valvula dispensadora.
ES2565960T3 (es) Válvula de administración
ES2578257T3 (es) Válvula de muestreo aséptica
US6543277B2 (en) Non-attached monitoring assembly for pneumatic tire
RU2643416C2 (ru) Закрывающее устройство для контейнера для напитков
ZA200503885B (en) Non-attached monitoring assembly for pneumatic tire
KR910000488A (ko) 분무캔용 압력캡슐 및 그 압력 캡슐을 구비한 분무캔
CN106197899B (zh) 密封检测装置
ES2272773T3 (es) Valvula no recargable para una botella de gas.
US3860969A (en) Retromammary prosthesis
US3727629A (en) Vacuum check valve
US4721491A (en) Balloon inflation valve
ES2261607T3 (es) Asiento inflable.
EP1656055B1 (en) A device for underpressure-activated dispensing of fluids
US20060272707A1 (en) Valve device for an inflatable object
US3727252A (en) Upper arm swimming ring
WO2013163855A1 (en) A nipple with pressure-adjusting valve
ES2735808T3 (es) Clapeta con membrana biestable
US5489196A (en) Manual pump
ES2247285T3 (es) Valvula de desaireacion para canalizaciones de liquido.
GB2221443A (en) Container with internal membrane
CN215691629U (zh) 一种防漏气球
ITPD980002A1 (it) Struttura di valvola per camere d'aria di palloni per uso sportivo o simili