PT95405B - Pirometro multi-comprimentos de onda - Google Patents

Pirometro multi-comprimentos de onda Download PDF

Info

Publication number
PT95405B
PT95405B PT95405A PT9540590A PT95405B PT 95405 B PT95405 B PT 95405B PT 95405 A PT95405 A PT 95405A PT 9540590 A PT9540590 A PT 9540590A PT 95405 B PT95405 B PT 95405B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
temperature
pyrometer
wavelength
emission
degree
Prior art date
Application number
PT95405A
Other languages
English (en)
Other versions
PT95405A (pt
Inventor
Claudio Ronchi
Jean-Pol Hiernaut
Rutger Beukers
Wilhelm Heinz
Raoul Francois Selfslag
Original Assignee
Euratom
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Euratom filed Critical Euratom
Publication of PT95405A publication Critical patent/PT95405A/pt
Publication of PT95405B publication Critical patent/PT95405B/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01JMEASUREMENT OF INTENSITY, VELOCITY, SPECTRAL CONTENT, POLARISATION, PHASE OR PULSE CHARACTERISTICS OF INFRARED, VISIBLE OR ULTRAVIOLET LIGHT; COLORIMETRY; RADIATION PYROMETRY
    • G01J5/00Radiation pyrometry, e.g. infrared or optical thermometry
    • G01J5/60Radiation pyrometry, e.g. infrared or optical thermometry using determination of colour temperature
    • G01J5/602Radiation pyrometry, e.g. infrared or optical thermometry using determination of colour temperature using selective, monochromatic or bandpass filtering
    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01JMEASUREMENT OF INTENSITY, VELOCITY, SPECTRAL CONTENT, POLARISATION, PHASE OR PULSE CHARACTERISTICS OF INFRARED, VISIBLE OR ULTRAVIOLET LIGHT; COLORIMETRY; RADIATION PYROMETRY
    • G01J5/00Radiation pyrometry, e.g. infrared or optical thermometry
    • G01J5/60Radiation pyrometry, e.g. infrared or optical thermometry using determination of colour temperature
    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01JMEASUREMENT OF INTENSITY, VELOCITY, SPECTRAL CONTENT, POLARISATION, PHASE OR PULSE CHARACTERISTICS OF INFRARED, VISIBLE OR ULTRAVIOLET LIGHT; COLORIMETRY; RADIATION PYROMETRY
    • G01J5/00Radiation pyrometry, e.g. infrared or optical thermometry
    • G01J2005/0077Imaging

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Spectroscopy & Molecular Physics (AREA)
  • Radiation Pyrometers (AREA)
  • Crystals, And After-Treatments Of Crystals (AREA)
  • Measurement And Recording Of Electrical Phenomena And Electrical Characteristics Of The Living Body (AREA)
  • Apparatus For Radiation Diagnosis (AREA)
  • Measuring And Recording Apparatus For Diagnosis (AREA)
  • Luminescent Compositions (AREA)

Description

EUROPAISCHE ATOMGEMEINSCHAFT (EURATOM)
PIRÕMETRO MULTI-COMPRIMENTOS DE ONDA
A presente invenção diz respeito a um pirómetro multi-comprimentos de onda para a medição da temperatura e do grau de emissão de uma superfície, acima de 900°K, com vários detectores de radiações sensíveis a diferentes comprimentos de onda ...
... Ar ...Jbn e um processador de dados ao qual são levados os sinais de saída dos detectores de radiações, depois de uma digitalização, e a partir do qual, com o auxílio da lei de Wien-Planck, se calcula a temperatura, admitindo que na superfície exterior se trata de um corpo negro ideal, depois do que se calcula o grau de emissão em função da temperatura e do comprimento de onda, a partir desses valores de temperatura de acordo com uma expressão aproximada e daí a temperatura procurada.
Da revista Temperature, Vol. 5, 1982, pág. 439 a 446, é conhecido um pirómetro rápido do género indicado. Para a superfície a medir é orientado um sistema óptico, que se decompõe em seis canais, por meio de um feixe de fibras de vidro, e é levado, através de um filtro de banda estreita, aos fotodíodos. Os sinais dos detectores são então digitalizados e tratados num processador.
A sua tradução baseia-se na equação de Wien-Planck do corpo negro:
L= C1.V5 jexp(C2/XT)-l] 1 (1 )
-2-/
sendo L a densidade de irradiação para o comprimento de onda)y, C1 e C2 constantes e T a temperatura do corpo negro.
Como a superfície a estudar não é em regra nenhum corpo negro ideal, tem de considerar-se o grau de emissão E, que representa a relação entre a densidade de radiação do corpo negro e a do corpo real.
Este grau de emissão é dependente da temperatura e do comprimento de onda e pode exprimir-se da seguinte forma por meio de uma série de Taylor:
1n E = aQ + a^ + a2)/2 + ... (2)
De acordo com a experiência, a dependência do comprimento de onda é, em domínios limitados de comprimentos de onda, uma função contínua, de modo que a série (2) pode desprezar-se a partir de alguns termos.
No artigo citado propõe-se, portanto, escolher uma aproximação linear da função (2) e determinar, dos seis comprimentos de onda do pirómetro, dois comprimentos de onda em conjunto e depois determinar a temperatura por meio da análise do quadrado dos desvios dos resultados individuais.
Mostrou-se que este processo conduz, em casos difíceis, a resultados para os quais não é possível indicação fiável sobre a sua precisão.
Assim sucede para medições pirométricas difíceis de superfícies altamente reflectoras, onde o grau de emissão é muito baixo e, por causa de possíveis reacções na superfície, muito
-3-*
variável (por exemplo o alumínio durante os tratamentos metalúrgicos) .
objectivo da presente invenção consiste portanto em aperfeiçoar um pirómetro multi-comprimentos de onda do género indicado na introdução de tal modo que se diminua a dificuldade do cálculo e o erro residual e também que possam obter-se resultados utilizáveis mesmo no caso de medições em condições desfavoráveis.
Segundo a presente invenção, o problema resolve-se calculando as diferenças entre os sinais do pirómetro e os sinais do pirómetro esperados com base no grau de emissão tomado e na temperatura procurada calculada a partir do mesmo para diversas expressões aproximadas e dos diversos comprimentos de onda, e escolhendo as referidas expressões aproximadas que dão para todos os comprimentos de onda, o valor mínimo da soma dos quadrados dessas diferenças e a máxima precisão da temperatura e do grau de emissão.
De preferência, o processador apresenta uma memória na qual se constitui um banco de dados para o grau de emissão de materiais determinados em função da temperatura e dos comprimentos de onda, consultando o processador também esse banco de dados para o cálculo da temperatura, quando a medição do pirómetro se basear nos mesmos materiais.
Descreve-se agora com mais pormenor a presente invenção com base num exemplo de realização preferido, com referência aos desenhos anexos, cujas figuras representam:
t
A fig. 1, um fluxograma das operaçoes efectuadas pelo processador; e
A fig. 2, esquematicamente um pirómetro segundo a presente invenção.
Um pirómetro (1) de seis comprimentos de onda, como o descrito no número da Temperature atrás referido, fornece simultaneamente seis valores de intensidade de irradiação de um corpo, ou da sua superfície exterior, observado pelo pirómetro, estando na prática os comprimentos de onda usados compreendidos entre 400 e 2 000 nm. A largura de banda de um canal de medição é inferior a 100 nm.
Os valores medidos proporcionais à intensidade sao captados, de uma maneira conhecida, em fotodíodos, depois digitalizados e fornacidos a um processador (2). Este verifica, em primeiro lugar, se os sinais são suficientemente estáveis, isto é, se o nível de ruído é suficientemente baixo. Só quando isso suceder pode calcular-se com um erro suficientemente baixo a temperatura (desvio padrão do sinal : Sq). Escolhe-se então a expressão para a determinação do grau de emissão E segundo a equação 2. Distingue-se entre um modelo de ordem zero, no qual 1n E ê uma constante a independente do comprimento de onda, um modelo de 1â ordem, no qual 1n E depende linearmente do comprimento de onda (a expressão ê definida pela determinação de aQ e a^ ) e modelos de ordem superior, nos quais têm que ser calculados outros termos da série de Taylor.
Em primeiro lugar, partimos de um modelo de 1â ordem e
determinam-se ag e a^ e portanto o grau de emissão para os seis comprimentos de onda, tendo ag e a^ que ter o mesmo valor em todas as equações de cálculo. Essencialmente, o cálculo consiste numa sub-rotina que minimiza a soma dos quadrados dos desvios entre os sinais medidos e as intensidades de radiação calculadas por meio do valor do grau de emissão definido por ag e a., e calcula o desvio padrão resultante do procedimento de ajustamento.
Os erros de temperatura e do grau de emissão esperados são calculados como os diferenciais que se obtêm pela incrementação sucessiva dos sinais em cada erro e por um novo cálculo da temperatura e do grau de emissão. Recomenda-se então verificar se não seria também possível utilizar um modelo de ordem zero, visto que este fornece no cálculo da temperatura um erro absoluto menor. Este caso existe quando a constante a1 da equação 2 estiver abaixo de um valor dado, isto é, quando o grau de emissão for praticamente independente do comprimento de onda. Neste caso obtêm-se portanto seis medidas de temperatura independentes umas das outras nos diferentes comprimentos de onda.
A escolha de modelos de ordem superior conduz a uma diminuição do desvio padrão S^, mas não necessariamente do erro de temperatura. Pelo contrário, quando SK atinge o valor de Sg, para cada novo aumento da ordem do modelo (overfitting), não resulta, na maioria das vezes, uma imprecisão da temperatura menor, mas sim maior. Quando, na avaliação do erro, se verificar que o erro sobe, encontrou-se o modelo optativo e determi-
Λ η
-6nam-se as constantes a., a_, ... a..
j
Se a análise dos erros der como resultado gue o erro é particularmente pequeno, então recomenda-se memorizar, para utilização futura, as famílias de curvas que combinam a temperatura, o comprimento de onda e o grau de emissão. Constrói-se assim, portanto, um banco de dados ordenado de acordo com o tipo de materiais das superfícies a estudar. Isso é particularmente valioso quando, numa medição ulterior, houver condições de medição muito desfavoráveis, por exemplo o desenvolvimento de fumos de cores diferenciadas no trajecto óptico do pirómetro ou instabilidades na electrõnica devido a uma temperatura ambiente mais elevada. Neste caso, comparam-se simplesmente os valores do pirómetro com famílias de curvas calculadas antes para os mesmos materiais, podendo daí calcular-se directamente a temperatura.
Um banco de dados deste género alimentado pelo menos com sinais perturbados está designado por (3) na fig. 2. Com os dados deste banco de dados podem também funcionar, em paralelo, outros pirómetros monocromáticos.
Com o pirómetro segundo a presente invenção podem efectuar-se, mesmo em condições desfavoráveis, os cálculos desejados dentro de 1 ms, de modo que podem ser representados num visor (4) praticamente em tempo real as curvas da temperatura ou do grau de emissão em função do tempo, mesmo para fenómenos muito rápidos, como por exemplo o aquecimento impulsivo com um laser. Abrem-se portanto novas possibilidades para a análise de fenómenos que se desenrolam rapidamente, a temperaturas no intervalo 'ti r?
-Ί de 700°K a 10 000°K.

Claims (2)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1,- Pirómetro multi-comprimentos de onda para a medição da temperatura e do grau de emissão de uma superfície acima de 900°K, com detectores de radiações sensíveis a vários comprimen tos de onda diferentes Xl..., Xi, . ..λη e um processador de dados, que recebe os sinais de saída dos detectores de radiações depois de uma digitalização e, a partir deles, por meio da lei de Wien-Planck, calcula a temperatura, admitindo que a superfície é um corpo negro ideal, depois do que se determina o grau de emissão em função da temperatura e do comprimento de onda a partir dos valores da temperatura de acordo com uma fórmula apro ximada e a partir daí a temperatura procurada, caracterizado por se calcularem as diferenças entre os sinais do pirómetro e os sinais do pirómetro esperados com base no grau de emissão admitido e da temperatura procurada calculada, para diferentes /
    f
    -9cálculos aproximados e diferentes comprimentos de onda, e por depois se escolher o cálculo aproximado que fornece para todos os comprimentos de onda o valor mínimo da soma dos quadrados destas diferenças.
  2. 2.- Pirómetro multi-comprimentos de onda de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o processador apresentar uma memória na qual se constitui um banco de dados para o grau de emissão de determinados materiais em função da temperatura e do comprimento de onda e por o processador utilizar também este banco de dados para o calculo da temperatura quando se mede a temperatura dos mesmos materiais com o pirómetro.
    Lisboa, 24 de Setembro de 1990
PT95405A 1989-09-25 1990-09-24 Pirometro multi-comprimentos de onda PT95405B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
LU87595A LU87595A1 (de) 1989-09-25 1989-09-25 Mehrwellenlaengen-pyrometer

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT95405A PT95405A (pt) 1992-05-29
PT95405B true PT95405B (pt) 1998-06-30

Family

ID=19731186

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT95405A PT95405B (pt) 1989-09-25 1990-09-24 Pirometro multi-comprimentos de onda

Country Status (13)

Country Link
EP (1) EP0420108B1 (pt)
JP (1) JPH06500387A (pt)
AT (1) ATE107021T1 (pt)
AU (1) AU639029B2 (pt)
CA (1) CA2067248C (pt)
DE (1) DE59006014D1 (pt)
DK (1) DK0420108T3 (pt)
ES (1) ES2056328T3 (pt)
IE (1) IE64270B1 (pt)
LU (1) LU87595A1 (pt)
PT (1) PT95405B (pt)
RU (1) RU2083961C1 (pt)
WO (1) WO1991004472A1 (pt)

Families Citing this family (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO1993018494A1 (en) * 1992-03-11 1993-09-16 The Boeing Company Thermal condition sensor system for monitoring equipment operation
LU88215A1 (de) * 1993-01-25 1994-09-09 Communaute Europ Del En Atomiq Vorrichtung zur Erzeugung von mehreren Sekundärlichtstrahlen aus einem primärlichtstrahl
GB9411153D0 (en) * 1994-06-03 1994-07-27 Land Infrared Ltd Temperature monitoring
IL117951A (en) * 1995-09-06 1999-09-22 3T True Temperature Technologi Method and apparatus for true temperature determination
DE19721475A1 (de) * 1997-05-23 1998-11-26 Eko Stahl Gmbh Verfahren zur berührungslosen Temperaturmessung
IL122258A (en) 1997-11-20 2002-08-14 Israel Aircraft Ind Ltd Method and system for determining temperature and/or emissivity function of objects by remote sensing
EA001536B1 (ru) * 1998-12-04 2001-04-23 Юрий Карлович Лингарт Способ определения действительной температуры реального тела
DE102005018124B4 (de) * 2005-04-20 2007-06-28 Barke, Woldemar, Dipl.-Phys. Ing. Verfahren und Vorrichtung zur berührungslosen gleichzeitigen Bestimmung von Temperatur und Emissionsgrad eines Meßobjekts
CN101410928B (zh) * 2006-03-29 2010-11-03 皇家飞利浦电子股份有限公司 X射线焦斑温度的双色高温测量
EP2370988B1 (en) 2008-11-25 2014-07-30 Philips Intellectual Property & Standards GmbH X-ray tube with target temperature sensor
RU2468360C1 (ru) * 2011-07-27 2012-11-27 Государственное образовательное учреждение высшего профессионального образования Томский государственный университет (ТГУ) Способ измерения интегрального коэффициента излучения поверхности теплозащитных материалов
WO2017136517A1 (en) * 2016-02-04 2017-08-10 Worcester Polytechnic Institute Multi-band heat flux gauge
RU2646426C1 (ru) * 2017-01-11 2018-03-05 Российская Федерация, от имени которой выступает Государственная корпорация по атомной энергии "Росатом" (Госкорпорация "Росатом") Способ определения температуры нагретой поверхности летательного аппарата при сверхзвуковом обтекании набегающим потоком

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2572523B1 (fr) * 1984-10-25 1987-06-12 Bertin & Cie Procede et dispositif pyrometriques pour determiner a distance, par voie optique, la temperature et/ou l'emissivite d'un corps ou milieu quelconque
DD253741A3 (de) * 1985-07-30 1988-02-03 Univ Dresden Tech Verfahren zur beruehrungslosen temperaturmessung mit einem mehrkanalpyrometer
DD254114A3 (de) * 1985-07-30 1988-02-17 Univ Dresden Tech Pyrometrisches messverfahren

Also Published As

Publication number Publication date
EP0420108A1 (de) 1991-04-03
RU2083961C1 (ru) 1997-07-10
IE903436A1 (en) 1991-04-10
ATE107021T1 (de) 1994-06-15
PT95405A (pt) 1992-05-29
DK0420108T3 (da) 1994-08-29
LU87595A1 (de) 1991-05-07
IE64270B1 (en) 1995-07-26
JPH06500387A (ja) 1994-01-13
AU6418590A (en) 1991-04-18
DE59006014D1 (de) 1994-07-14
CA2067248A1 (en) 1991-03-26
WO1991004472A1 (de) 1991-04-04
ES2056328T3 (es) 1994-10-01
CA2067248C (en) 2000-06-13
AU639029B2 (en) 1993-07-15
EP0420108B1 (de) 1994-06-08

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT95405B (pt) Pirometro multi-comprimentos de onda
US5369481A (en) Portable spectrophotometer
US5369278A (en) Calibration method for gas concentration measurements
JPH02284030A (ja) 周囲の光と表面反射率を測定する方法及び装置
EP0243139B1 (en) Method and apparatus for gas analysis
US5227986A (en) Spectrometric method free from variations of error factors
US3177757A (en) Method of performing reflective oximetry
JPS58103604A (ja) フイルムの厚さ測定方法及び測定装置
US2844033A (en) Radiant energy measurement methods and apparatus
US4627284A (en) Ultraviolet absorption hygrometer
JPS58156837A (ja) 光学式ガス分析用測定装置
KR20040010172A (ko) 방사율 분포 측정 장치 및 방법
JPH07255709A (ja) 濃度測定装置
JPH0599747A (ja) ランプの老化を補償した工業用測色計及び測色方法
Walker et al. The NBS scale of spectral irradiance
JPS63305228A (ja) 放射温度計
Jeavons Automated interference refractometer: an algorithm for locating an irregular fringe pattern
GB2113384A (en) Contactless measurement of temperature
Gross et al. Spectroscopic temperature estimates by infrared emission spectrometry
SU763699A1 (ru) Способ бесконтактного измерени температуры
RU1222022C (ru) Способ измерени температуры поверхности конструкции при теплопрочностных испытани х
RU1831674C (ru) Инфракрасный фильтровой анализатор
JPH058502Y2 (pt)
JPH02184740A (ja) 吸光度測定装置
JPS63305227A (ja) 放射温度計

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19920122

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19980328

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20030930