PT94686A - Processo para a preparacao de poliimidas mistas - Google Patents

Processo para a preparacao de poliimidas mistas Download PDF

Info

Publication number
PT94686A
PT94686A PT94686A PT9468690A PT94686A PT 94686 A PT94686 A PT 94686A PT 94686 A PT94686 A PT 94686A PT 9468690 A PT9468690 A PT 9468690A PT 94686 A PT94686 A PT 94686A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
structural units
mol
group
toluylene
formula
Prior art date
Application number
PT94686A
Other languages
English (en)
Inventor
Sigrid Seidl
Klaus Weinrotter
Reinhold Simharl
Original Assignee
Chemiefaser Lenzing Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Chemiefaser Lenzing Ag filed Critical Chemiefaser Lenzing Ag
Publication of PT94686A publication Critical patent/PT94686A/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08GMACROMOLECULAR COMPOUNDS OBTAINED OTHERWISE THAN BY REACTIONS ONLY INVOLVING UNSATURATED CARBON-TO-CARBON BONDS
    • C08G73/00Macromolecular compounds obtained by reactions forming a linkage containing nitrogen with or without oxygen or carbon in the main chain of the macromolecule, not provided for in groups C08G12/00 - C08G71/00
    • C08G73/06Polycondensates having nitrogen-containing heterocyclic rings in the main chain of the macromolecule
    • C08G73/10Polyimides; Polyester-imides; Polyamide-imides; Polyamide acids or similar polyimide precursors
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08GMACROMOLECULAR COMPOUNDS OBTAINED OTHERWISE THAN BY REACTIONS ONLY INVOLVING UNSATURATED CARBON-TO-CARBON BONDS
    • C08G73/00Macromolecular compounds obtained by reactions forming a linkage containing nitrogen with or without oxygen or carbon in the main chain of the macromolecule, not provided for in groups C08G12/00 - C08G71/00
    • C08G73/06Polycondensates having nitrogen-containing heterocyclic rings in the main chain of the macromolecule
    • C08G73/10Polyimides; Polyester-imides; Polyamide-imides; Polyamide acids or similar polyimide precursors
    • C08G73/1042Copolyimides derived from at least two different tetracarboxylic compounds or two different diamino compounds

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Medicinal Chemistry (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Macromolecular Compounds Obtained By Forming Nitrogen-Containing Linkages In General (AREA)
  • Polymers With Sulfur, Phosphorus Or Metals In The Main Chain (AREA)
  • Polyurethanes Or Polyureas (AREA)

Description

LENZING AKTIENGESELLSCHAFT "PROCESSO PARA A PREPARAÇÃO DE POLIIMIDAS MISTAS"
A presente invenção diz respeito a poliimidas mistas com unidades estruturais de fórmulas gerais
-2-
em que o símbolo n representa um número inteiro maior do que 1; e o símbolo R representa um radical aromático bivalente; assim como a um processo para a sua preparação.
As poliimidas aromáticas são materiais muito empregados por causa da sua resistência ao calor extraordinariamente grande, da sua resistência a produtos químicos e da sua difícil inflamabilidade.
Contudo, o processamento dos polímeros brutos ê, na maior parte dos casos, confrontado com a dificuldade de não serem fusíveis e não poderem ser dissolvidas nos dissolventes orgânicos em consequência das intensas forças de acção recíproca entre as cadeias da molécula.
Procurou-se resolver este problema condensando em primeiro lugar a poliimida por meio de uma síntese em duas fases a partir de anidridos de ácidos policarboxílicos e de aminas aromáticas, obtendo-se ácidos poliamido-carboxílicos. Estes ácidos poliamido--carboxílicos são facilmente solúveis em dissolventes orgânicos e podem, por consequência, ser processados de maneira simples para se obterem folhas, fibras e outros objectos moldados.
Realiza-se, por consequência, posteriormente, a desidratação dos ácidos poliamido-carboxílicos com obtenção de poli-imidas, por exemplo, por aquecimento.
Esta via tem, no entanto, o grave inconveniente de se libertar água no endurecimento com a formação de poliimida, pelo que a qualidade do produto final á prejudicada.
Um processo semelhante ê referido na patente de invenção europeia EP-A-2-0242815, de acordo com o qual as políimidas com as unidades estruturais mencionadas antes se pr^araram a partir de diamdcido do ácido benzofena-3,3',4,4'-tetracarboxílico (BTDA), do diani-drido do ácido piromelítico (PMDA) e de 9,9'-bis-(4-aminofenil)--fluoreno, em que a mistura reaccional se agita primeiramente durante duas horas a 40°C, para se obter rama solução homogénea que em seguida se aquece a 150°C e, posteriormente, se agita durante duas horas. Em seguida, à temperatura de 190°C, destila-se a água que se forma durante a imidização para a sua eliminação, o que necessita de mais duas horas.
As políimidas assim obtidas possuem, na realidade, uma determinada solubilidade em dissolventes orgânicos, como dimetil-acetamida, N-metilpirrolidona e dicloreto de metileno, mas, não obstante, como meio reaccional, utiliza-se o m-cresol dispendioso e difícil de manipular. Um outro inconveniente deste processo reside no facto de a realização da reacção necessitar de muito tempo. '4- 0 processo de acordo com a patente de invenção alemã DE-A-19 62 588 possui os mesmos inconvenientes porque, entre outros, as poliimidas mistas formam-se a partir de BTDA, PMDA, 2,4-amino-tolueno e 4,4'-diamino-difenil-propano.
Na patente de invenção canadiana CA-A-1 240 438, descre-vem-se poliimidas aromáticas que se podem preparar a partir de BTDA ou de PMDA e de aminas aromáticas no seio de N-metilpirroli-dona. No entanto, também neste caso, se tem de prever uma operação de desidratação com formação de poliimida.
Anteriormente, já se investigou largamente a preparação de poliimidas mais solúveis num processo numa fase a partir de dianidridos de ácidos policarboxílicos e de di-isocianatos. Por exemplo, a patente de invenção norte-americana US-A-3 985 934 refere-se a um processo para a preparação de uma poliimida mista solúvel em DMF a partir de BTDA e de uma mistura de di-isocianatos que consiste em 70 a 90% em moles de di-isocianato de toluileno (TDI) e 10 a 30% em moles de metileno-bis-(fenil--isocianato) (MDI).
As vantagens de uma poliimida facilmente solúvel em dissolventes orgânicos são evidentes : no respectivo processamento posterior, não é necessário eliminar o dissolvente. Não é necessário o posterior aquecimento a temperaturas elevadas para a imidização e eliminação da correspondente água reaccional. -5-
A solução de poliimida obtida pode, por exemplo, ser fiada directamente com a obtenção de fios dificilmente inflamáveis resistentes a altas temperaturas por meio de um processo de fiação por via seca (patente de invenção europeia EP-A-0 119 185). Além disso, pode ser utilizada para a preparação de folhas e de massas de revestimento resistentes a altas temperaturas (patente de invenção austríaca AT-B-387 783). Depois da obtenção da poliimida, o pô de poliimida pode ser processado por sinterização ou com pressão a quente, de modo a obterem-se corpos moldados resistentes a altas temperaturas (patente de invenção norte--americana US-A-3 708 458). Os pontos de transformação vítrea destas poliimidas ficam compreendidos entre 295 e 315°C e os pontos de decomposição entre 520 e 560°C.
Verificou-se que, como o aumento de solubilidade das poliimidas, a sua termo-estabilidade diminui. Este fenómeno observa-se nitidamente nos produtos de poliimida que se preparam a partir de PMDA e de p-diamino-benzeno. A cadeia da molécula desta poliimida consiste exclusivamente em radicais aromáticos e anéis de imida, é insolúvel em dissolventes orgânicos e possui a máxima estabilidade entre as poliimidas. Mediante a inserção dos denominados "átomos de charneira" (por exemplo, -CI^-; -C0-; -SO2-; -0-) na cadeia molecular, melhora-se a solubilidade e a termo-estabilidade não é afectada. -6- -6-
A invenção tem como objectivo proporcionar poliimidas mistas com unidades estruturais do tipo mencionado antes, que são facilmente solúveis em dissolventes polares e, apesar disso, possuem elevada termo-estabilidade.
As poliimidas mistas de acordo com a presente invenção possuem unidades estruturais de fórmulas gerais
-7- ί *Z3m***j'' em que o símbolo n representa um numero inteiro maior do que 1; o símbolo R representa um radical aromático bivalente; e caracterizam-se pelo facto de o símbolo R representar um grupo ou vários grupos escolhidos de entre e
(IV) e o seu ponto de transformação vítrea ser maior do que 325°C, com a condição de o símbolo R representar um grupo ou grupos (Illa) e/ou (IV), se significar também o grupo (Illb). A melhor estabilidade a altas temperaturas das poliimidas de acordo com a presente invenção manifesta-se especialmente pelo facto de possuírem um ponto de transformação vítrea compreendido dentro do intervalo de 330 e 370°C e também serem difícil mente inflamáveis. Por exemplo, para folhas, mediram-se valores deLOI ("Limited Oxygen Index" - "índice de oxigénio limitado" -determinado de acordo com a Norma ASTD D 2863) compreendidos 41 e 46¾ de C^·
Verificou-se que, nas poliimidas de acordo com a presente invenção, existe uma ligação livre entre a composição das unidades estruturais (I) e (II) e as propriedades térmicas.
Esta ligação é especialmente intensa se a proporção molar das unidades estruturais de fórmula geral (I) para as unidades estruturais de fórmula geral (II) estiver compreendida dentro do intervalo desde 1 : 1 até 99 : 1.
Neste intervalo, existe, por exemplo, uma dependência quase linear entre o ponto de transformação vítrea da poliimida mista e a sua proporção na unidade estrutural de imida (II).
Quanto maior for esta proporção, mais elevado será também o ponto de transformação vítrea, em que uma elevação de 10% em moles
[calculada em relação ao teor total de unidades estruturais (I) e (II)] aumenta o ponto de transformação vítrea de quase exactamente 10°C (veja-se o Quadro),
Esta correlação pode também observar-se nas poliimidas mistas em que o radical representado pelo símbolo R estã exclusivamente para os grupos (IHa) ou (Illa) e (Illb), como também para aquelas em que R representa ainda adicionalmente o grupo (IV), em que a proporção molar do grupo ou grupos para o grupo
CH2 - (IV) é pelo menos igual, de preferência, a 7 : 3.
Uma forma de realização preferida das poliimidas mistas de acordo com a presente invenção contem, na cadeia de poliimida, tanto o radical (Illa) como também o radical (Illb), em que o radical (Illb) constitui entre 70 e 90% dos radicais de toluílo totais (Illa) e (Illb).
Como se vi claramente no Quadro, as poliimidas mistas em cujas cadeias da molécula estão inseridos tanto os grupos (III) como (IV) possuem um ponto de transformação vítrea maior do que os que possuem apenas o grupo ou grupos (III). Com as poliimidas de acordo com a presente invenção, abre-se assim a possibilidade, mediante escolha das proporções das unidades estruturais (II) e do grupo (IV), controlar a estabilidade ao aquecimento de acordo com o que se pretende. A invenção refere-se também a um processo para a preparação das poliimidas mistas de acordo com a presente invenção, que se caracteriza pelo facto de compreender uma combinação das operações que consistem em - se aquecer uma solução de uma mistura intramolecular de dianidrido de ácido tetracarboxílico que consiste em 50 a 99% em moles de dianidrido do ácido benzo-fenona-3,3',4,4'-tetracarboxílico e 50 a 1% em moles li de dianidrido do ácido piromelltico no seio de um dissolvente aprótico polar e se adicionar no total com quantidade equivalente de 2,4-toluileno-di-isocianato e/ou 2,6-toluileno-di--isocianato e/ou metileno-bis-(fenil-isocianato) em que o aquecimento se realiza, de preferencia, no seio de um dissolvente dipolar a temperaturas compreendidas entre 60 e 150°C, de preferência entre 70 e 100°C.
Como dissolventes, interessam, sobretudo, dimetilformamida, dimetilacetamida, N-metilpirrolidona e sulfóxido de dimetilo, sendo a quantidade de dissolvente pelo menos tão grande que todos os participantes iniciais na reacção estejam no estado de solução. 0 limite superior da quantidade de dissolvente a utilizar escolhe-se, de preferencia, de modo que a solução de polímero pronta contenha um teor de 15 a 40% em peso de poliimida. A preparção das poliimidas mistas de acordo com a presente invenção pode ser catalisada pela adição de um hidróxido, alcoolado ou carbonato de metal alcalino ou um derivado de fosfoleno, de fosfolano ou de fosfo-etano em uma quantidade compreendida entre 0,0001 e 0,1.mole por mole de di-isocianato. Estas substâncias são já conhecidas parcialmente como aceleradoras de polimerização em outras reacções de condensação. «12-
Na realização da reacção, para a dissolução dos dianidridos e do catalisador, utiliza-se uma temperatura reaccional de 60 a 150°C, de preferência 70 a 100°C, adicionando-se, gota a gota, o mais rapidamente possível, a quantidade correspondente de di-isocianato. 0 prossguimento da reacção pode seguir-se, por exemplo, por análise de espectros de infravermelho (ausência de absorção dos correspondentes grupos NCO livres). Durante a reacção, liberta-se CC^. Depois da adição de quantidades equimo-lares de di-isocianato, a cessação da libertação de CC>2 indica o fim da reacção. Na solução da copoliimida pronta, não se devem detectar grupos livres de NCO ou de anidrido na análise espectral de raios infravermelhos.
Uma vez terminada a reacção, obtim-se soluções viscosas de copoliimida com uma viscosidade inerente (c = 0,5 g/dl a 25°C em DMF/1% de LiBr) de 30 a 80 ml/g. Para se poderem caracterizar as copoliimidas obtidas, a partir da solução precipita-se a correspondente copoliimida por adição de um agente de precipitação como acetona ou isopropanol.
As poliimidas mistas de acordo com a presente invenção podem também preparar-se se, em vez de toluileno-di-isocianato e, eventualmente, de metileno-bis-(fenil-isocianato), se empregarem 2,4-toluileno-diamina e/ou 2,6-toluileno-diamina ou metileno-bis--(fenilamina).
Neste caso, adiciona-se, gota a gota, a diamina a uma solução do dianidrido no seio de um dissolvente aprótico polar, a temperaturas compreendidas entre a temperatura ambiente e 175°C. Em seguida, o acido poliamídico assim obtido é imidizado por aquecimento da mistura reaccional a temperaturas compreendidas entre 170 e 220°C e eliminação da âgua formada. No entanto, a imidização também pode realizar-se quimicamente por adição de, por exemplo, anidrido acético na presença de uma amina terciária.
Os Exemplos seguintes esclarecem melhor a invenção.
EXEMPLOS
Exemplo 1
Em um balão de 1.000 ml com agitador, refrigerante de refluxo, termómetro e introdução de uma corrente de azoto, dissolveram-se 145 gramas (0,45 mole) de dianidrido do ácido benzofenona-3,31, 4,4'-tetracarboxílico, 10,91 gramas (0,05 mole) de dianidrido de ácido piromelítico e 0,2 grama (0,0037 mole) de metilato de sódio no seio de 597 gramas de DMF isenta de água.
Aqueceu-se a mistura reaccional a 80°Ce, sob agitação constante e atmosfera de azoto, adicionaram-se, gota a gota, durante um intervalo de tempo de quatro horas, 87,08 gramas (0,5 mole) de toluileno-di-isocianato, que consiste em 80% de isómero 2,4 e 20% de isómero 2,6. Agitou-se a solução de policondensação
pronta até terminar a libertação de CC>2 e depois durante ™a hora a 80°C. A solução de policondensação pronta tinha uma viscosidade inerente (c = 0,5 g/dl a 25°C em DMF/1% de LiBr) de 32 ml/g.
Por adição de acetona, precipitou-se a poliimida, separou-se o precipitado por filtração, lavou-se e secou-se. A temperatura de transformação vitrea do pó é igual a 340°C.
Exemplos 2 a 8
Prepararam-se outras sete copoliimidas procedendo como se descreveu no Exemplo 1. A composição das misturas reaccionais e a caracterização das correspondentes copoliimidas encontram-se indicadas no Quadro. O TDI empregado nos Exemplos 3 a 8 consistia em 80% de isómero 2,4 e 20% de isómero 2,6. 0 TDI utilizado no Exemplo 2 possuía uma composição que correspondia a 70% de isómero 2,4 e 30% de isómero 2,6.
QUADRO y—s α 0 CS ^ (30 Η 350 360 368 330 339 350 358 Η <U τ3 cd d) Td Ρ /—% •Η tí 5Í « -s· 03 c0 o 30 o r- Ο kH co CO <r <r CO m Ο CU a « d •Ι-Ι Η > Ρ r-1 30 tA o <r O cs 3 Μ oo 30 oo cs o m í-' Ρ LO m cn 30 30 u0 cn /“s /-s /-\ /-3 y-S y—s y—3 r·^ Γ". r-. r-· r-- r·'· CO CO co co co co co <υ <υ o o o o o o o §r-4 o o o o o o o w W cd g o o o o o o o S'-' 'w' '•w' V/ 'w' (30 CS cs cs cs cs cs CS o o o o o o o /—\ /-N /-V /—% y>-N /-V /> /—% Ο O LO m tn <r h <f H <t r—1 t—1 103 Οι Cd y—s O o o o o O O o o o o β CU S/ S-/ -w/ W ΓΓ) Cd i—1 Q •Η O r—1 t-H r-l 30 30 30 30 Π. O g A #3 * «3 ·» •3 w O v-' r* r-~ 03 m 03 m 03 m 03 U0 Γ\ CQ oo 00 oo 30 cs 30 cs 30 cs 30 cs Ο •rH 50 H H H Η H Η H H H Η H P P P P P P P P P P P P EH EH EH Eh 3 EHS EhS HS /-> /-% /-s /-N /—% /—N y-s y—\ m m y—S. y«-\ m m Λ m lo y—\ y-\ <r H cn p~i co cs <r o <r h 00 rH CO cs o o o o o o o o o o o o o o o Td /— N-/ 'w' W ^ S/ H <U U H 03 00 00 Γ*» r^· 30 03 03 00 00 P*» r-. 30 Td O H g OO r-H cs cs 30 co m o CO .—1 cs cs 30 CO d 'χ' CS CS H CO <t> <r -3* t-H cs cs H CO 03 <r d r—1 r-í rA t—t rH •rH (30 P < <J <j<j <J <J <ti < <! < < <J <j <J P P « p P P o P P P P P P P Eh S Eh g Eh S H S HS EhS Eh S P P P P PQ P P P P P P P P P οι 3 0 ϊ—Ι cs co <* m 30 r·^ co & a 0) X W <3· <Γ οο •Η *γΊ Xο Ρ U cdο cd Μ 4-1οι Ρ ι 00 co ··> 1 0 cd o ti *rl 0 P d vH (U H Ή <U O S .. n 0 „ d u ® n M H 3 mH P u O 0 to Ό T) d H •rH S o O “»td 'ttí cd o 0 Ti <3J « o O a tí T3 •pj ·η mH 3 M CU Ή M Ti CO Ή mH d d CO Cd cd cd .H •rH «uTU co TU 1 B u< <3 d p Q α Eh 2 P P P Η Η Ρ Ρ Η §
3 / í .¾ o ià d CU S mH M U cd > (U Td cd •γΊ u +J cu S • •H cs u S o I—1 CU cd Td o o cu •H - Td <U Λ CO u o P mH O •tH (U d P s o 5S u +j H o d P d P mH .#3 s o a P Td vO cd o *3 cu d o CN tu •H o e CS 2 u u O o cU II cn •u 0) cs <u o Td 4J <r cd d *3 ·> CU cs H cd g Td <u •H 0 u υ u ·*» 50 4-1 CU cu y“N d a 0 LO > σ* 30 4-1 - cd CQ cd O 0 d icti CU w cd II O Ό mH cd o O o a cu 4-> O u Td cd CO o cd d •H CU <4H Td cd 1 4J CO •H mH 1—1 *- d d O O •rH o • •3 01 cd O 0 d •rl cd M M rH co CU Ti (U 4-1 CU •rH 4H vO •rA d > 1 v-^ <0 a mH cU mH co cd Td *3 Ti •rH CU 6 <U i—1 1 P Ti U Ti 0 cd 0 1 0 cd 4-1 •H d 0 0 *4H Td d 0 cu d 4-1 r-^ •rH o d H cu cd •t-1 CO P CU mH H H 4-1 0 u d •rH •r4 CU O II cu H 4-1 4-1 a co <4H 0 (U CU •H •tH 50 •H 4-1 a a Td > Eh Td <uSο cd 3
1¾ S
CS

Claims (6)

  1. / -16- ,ΑΡ tf···** REIVINDICAÇÕES L.- Processo para a preparação de poliimidas mistas com unidades estruturais de fórmulas gerais
    nas quais -17 / o símbolo η representa um número inteiro maior do que 1 e o símbolo R representa um grupo aromático bivalente, com a característica particular de o símbolo R representar um ou mais grupos escolhidos de e
    ch2 -
    (IV) e sendo o ponto de transformação vítrea superior a 325°C, com a condição de que o símbolo R representa o grupo ou grupos de fór mulas (Illa) e/ou (IV) , se ele representar também o grupo de formula (Illb), caracterizado pelo facto; de se aquecer uma solução de uma mistura de dianidri-dos de ácidos tetracarboxílicos intramoleculares que consiste em 50 a 99% em moles de dianidrido de ácido benzofenona-3,3', 4,4'-tetracarboxílico e 50 a 1% em moles de dianidrido de ácido piromelítico no seio de um dissolvente aprõtico polar e -18- de se misturar com uma quantidade total equimolar de 2,4-toluileno-diisocianato e/ou 2,6-toluileno-diisosianato e/ou metileno-bis-(fenil-isocianato).
  2. 2.- Processo de acordo com a reivindicação 1, carac-terizado pelo facto de a proporção molar das unidades estrutu rais de fórmula geral (I) para as unidades estruturais de fór mula geral (II) ficar compreendida dentro do intervalo de 1 : 1 e 99 : 1.
  3. 3.- Processo de acordo com as reivindicações 1 ou 2, caracterisado pelo facto de a proporção molar do grupo ou dos grupos
    19-
    ser pelo menos igual a 7 : 3.
  4. 4. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracte rizado pelo facto de o aquecimento se realizar no seio de um di£ solvente dipolar a temperaturas compreendidas entre 60°C e 150°C, de preferência entre 70°C e 100°C.
  5. 5. - Processo de acordo com as reivindicações 1 ou 4, caracterizado pelo facto de a solução conter ainda adicionalmen te um hidróxido, um alcoolato ou um carbonato de metal alcalino ou um derivado de fosfoleno de fosfolano ou de fosfetano como acelerador da polimerizaçio em uma quantidade compreendida entre 0,0001 e 0,1 mole por mole de diisocianato.
  6. 6. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de, em vez do toluileno-diisocianato e eventualmente do metileno-bis-(fenil-isocianato) se empregar 2,4--toluileno-diamina e/ou 2,6-toluileno-diamina ou metileno--bis-(fenilamina). Lisboa, 12 de Julho de 1990 * v ' ' --!nd'.'SÍTÍC!Í
PT94686A 1989-07-13 1990-07-12 Processo para a preparacao de poliimidas mistas PT94686A (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
AT1700/89A AT392974B (de) 1989-07-13 1989-07-13 Mischpolyimide sowie verfahren zu ihrer herstellung

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT94686A true PT94686A (pt) 1991-03-20

Family

ID=3519100

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT94686A PT94686A (pt) 1989-07-13 1990-07-12 Processo para a preparacao de poliimidas mistas

Country Status (11)

Country Link
US (1) US5066760A (pt)
EP (1) EP0408540B1 (pt)
JP (1) JPH0352916A (pt)
KR (1) KR910002953A (pt)
AT (2) AT392974B (pt)
BR (1) BR9003475A (pt)
CA (1) CA2021047C (pt)
DE (1) DE59010542D1 (pt)
IE (1) IE62768B1 (pt)
IL (1) IL94932A0 (pt)
PT (1) PT94686A (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5725769A (en) * 1995-07-18 1998-03-10 Bend Research, Inc. Solvent-resistant microporous polymide membranes
US6790930B1 (en) * 1999-10-06 2004-09-14 Kaneka Corporation Process for producing polyimide resin
TWI492967B (zh) * 2011-12-30 2015-07-21 Ind Tech Res Inst 聚亞醯胺
CN102617857B (zh) * 2012-04-16 2014-05-14 上海交通大学 一种聚酰亚胺及其制备方法
WO2017083463A1 (en) 2015-11-13 2017-05-18 Icl-Ip America Inc. Reactive flame retardants for polyurethane and polyisocyanurate foams

Family Cites Families (22)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3666709A (en) * 1968-12-14 1972-05-30 Shawa Densen Denran Kk A K A S Solvent soluble aromatic polymides and production thereof
CA959191A (en) * 1968-12-14 1974-12-10 Munehiko Suzuki Aromatic polymides and production thereof
US3701756A (en) * 1969-01-17 1972-10-31 Upjohn Co Catalytic preparation of polyimides from polyisocyanates
US3708458A (en) * 1971-03-16 1973-01-02 Upjohn Co Copolyimides of benzophenone tetracarboxylic acid dianhydride and mixture of diisocyanates
US3985934A (en) * 1974-07-26 1976-10-12 The Upjohn Company Polyimide fiber having a serrated surface and a process of producing same
US4001186A (en) * 1974-11-07 1977-01-04 The Upjohn Company Preparation of polyimide from organic diisocyanate with alkali metal salt of alcohol as catalyst
US3989284A (en) * 1975-04-23 1976-11-02 Hydril Company Tubular connection
JPS59624B2 (ja) * 1975-08-13 1984-01-07 三菱レイヨン株式会社 耐熱性不織布及び紙状物の製造方法
DE2641767B2 (de) * 1976-09-14 1979-05-31 Mannesmann Ag, 4000 Duesseldorf Gewindeverbindung für ölfeldrohre
US4177333A (en) * 1978-02-24 1979-12-04 The United States Of America As Represented By The Administrator Of The National Aeronautics And Space Administration Catalysts for polyimide foams from aromatic isocyanates and aromatic dianhydrides
JPS5867723A (ja) * 1981-10-19 1983-04-22 Mitsui Toatsu Chem Inc ポリアミドの製造法
JPS58190765A (ja) * 1982-04-20 1983-11-07 Regie Natl Usines Renault 自動車用スピ−ドメ−タ表示装置
AT377016B (de) * 1983-03-09 1985-01-25 Chemiefaser Lenzing Ag Verfahren zur herstellung von schwer entflammbaren, hochtemperaturbestaendigen polyimidfasern
US4657832A (en) * 1983-05-18 1987-04-14 Ciba-Geigy Corporation Photosensitive polymers as coating materials
US4629777A (en) * 1983-05-18 1986-12-16 Ciba-Geigy Corporation Polyimides, a process for their preparation and their use
US4549754A (en) * 1983-06-20 1985-10-29 Reed Tubular Products Company Tool joint
JPS6040114A (ja) * 1983-08-12 1985-03-02 Hitachi Chem Co Ltd 粒子状重合体の製造法
ES282513Y (es) * 1984-11-12 1986-10-01 Amper, S.A. Dispositivo exclusor para telefonos instalados en paralelo
US4795795A (en) * 1985-02-20 1989-01-03 Mitsui Toatsu Chemicals, Incorporated Catalytic preparation of polyamide or polyamide-polymide with N,N'-dimethyl alkylene urea solvent
US4845185A (en) * 1986-04-22 1989-07-04 Nippon Steel Corporation Soluble copolyimide from 9,9-bis (4-amino phenyl) fluorene
AT387783B (de) * 1987-06-09 1989-03-10 Chemiefaser Lenzing Ag Verfahren zur herstellung von hochtemperaturbestaendigen folien
JPH0264118A (ja) * 1988-08-30 1990-03-05 Mitsui Toatsu Chem Inc 耐熱性重合体の製造方法

Also Published As

Publication number Publication date
ATA170089A (de) 1990-12-15
ATE144267T1 (de) 1996-11-15
CA2021047A1 (en) 1991-01-14
EP0408540A1 (de) 1991-01-16
US5066760A (en) 1991-11-19
CA2021047C (en) 1999-05-11
DE59010542D1 (de) 1996-11-21
IE62768B1 (en) 1995-02-22
IL94932A0 (en) 1991-04-15
EP0408540B1 (de) 1996-10-16
JPH0352916A (ja) 1991-03-07
BR9003475A (pt) 1991-08-27
KR910002953A (ko) 1991-02-26
IE902443A1 (en) 1991-02-13
AT392974B (de) 1991-07-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US6013760A (en) Soluble polyimide resin for liquid crystal alignment layer and process of preparation of the same
Yang et al. Syntheses and properties of aromatic polyamides and polyimides based on 3, 3-bis [4-(4-aminophenoxy) phenyl]-phthalimidine
Hsiao et al. Preparation of poly (amide‐imide) s by direct polycondensation with triphenyl phosphite. IV. Aliphatic‐aromatic poly (amide‐imide) s based on N, N′‐bis (ω‐carboxyalkyl) pyromellitimides
US20120283407A1 (en) New polyamide, polyimide or polyamide-imide comprising dibenzodiazocine units
Barikani et al. Preparation and properties of polyimides and polyamide‐imides from diisocyanates
Yang et al. Synthesis and properties of new polyimides derived from 1, 5‐bis (4‐aminophenoxy) naphthalene and aromatic tetracarboxylic dianhydrides
US5610265A (en) Armomatic polyimides derived from 2-(N-benzoylimino)-4,4-diaminobiphenyl
US6031067A (en) Soluble polyimide resin and process of preparation of the same
PT94686A (pt) Processo para a preparacao de poliimidas mistas
US6046303A (en) Soluble polyimide resin having alkoxy substituents and the preparation method thereof
US6054554A (en) Soluble polyimide resin comprising polyalicyclic structure
Yang et al. Synthesis and properties of soluble alternating copoly (amide–imide) s based on 1, 2-bis (4-trimellitimidophenoxy)-4-t-butylbenzene and various aromatic diamines
US5003031A (en) Polyimides and co-polyimides based on dioxydiphthalic anhydride
KR100190330B1 (ko) 신규한 폴리이미드 및 그의 제조방법
US5844065A (en) 2,2'-dimethyl-4,4'-bis (4-aminophenoxy) biphenyl, and polymers prepared therefrom by polycondensation
JP2854395B2 (ja) ポリイミドの製造方法
Yang et al. Synthesis and properties of polyimides derived from 4, 4′‐(2, 7‐naphthylenedioxy) dianiline and aromatic tetracarboxylic dianhydrides
Chen et al. Novel organosoluable aromatic polyimides derived from unsymmetrical 1, 3-bis (4-aminophenoxy) naphthalene and aromatic dianhydrides
US5675020A (en) Ortho-bis(etherdianhydrides)
JP3487128B2 (ja) ポリイミド樹脂
JPH0411631A (ja) ポリイミド樹脂
Guo et al. Synthesis and properties of ortho-linked aromatic poly (ester-amide) s and poly (ester-imide) s bearing 2, 3-bis (benzoyloxy) naphthalene units
Yang et al. Syntheses and properties of organosoluble polyimides based on 5, 5′‐bis [4‐(4‐aminophenoxy) phenyl]‐4, 7‐methanohexahydroindan
US6087470A (en) Preparation of soluble polyamide, polyimide and poly(amide-imide)
Hsiao et al. Preparation and properties of polymides, polyamides and poly (amide‐imide) s based on a spirobichroman dietheramine

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19901016

FC3A Refusal

Effective date: 19960830