PT94477A - Processo para a preparacao de polimeros de baixo peso molecular, soluveis na agua e contendo fosfinato e fosfonato - Google Patents

Processo para a preparacao de polimeros de baixo peso molecular, soluveis na agua e contendo fosfinato e fosfonato Download PDF

Info

Publication number
PT94477A
PT94477A PT94477A PT9447790A PT94477A PT 94477 A PT94477 A PT 94477A PT 94477 A PT94477 A PT 94477A PT 9447790 A PT9447790 A PT 9447790A PT 94477 A PT94477 A PT 94477A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
monomer
acid
polymer
grams
molecular weight
Prior art date
Application number
PT94477A
Other languages
English (en)
Inventor
Kathleen Anne Hughes
Original Assignee
Rohm & Haas
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=23464107&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT94477(A) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Rohm & Haas filed Critical Rohm & Haas
Publication of PT94477A publication Critical patent/PT94477A/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C11ANIMAL OR VEGETABLE OILS, FATS, FATTY SUBSTANCES OR WAXES; FATTY ACIDS THEREFROM; DETERGENTS; CANDLES
    • C11DDETERGENT COMPOSITIONS; USE OF SINGLE SUBSTANCES AS DETERGENTS; SOAP OR SOAP-MAKING; RESIN SOAPS; RECOVERY OF GLYCEROL
    • C11D3/00Other compounding ingredients of detergent compositions covered in group C11D1/00
    • C11D3/16Organic compounds
    • C11D3/37Polymers
    • C11D3/3746Macromolecular compounds obtained by reactions only involving carbon-to-carbon unsaturated bonds
    • C11D3/3784(Co)polymerised monomers containing phosphorus
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08FMACROMOLECULAR COMPOUNDS OBTAINED BY REACTIONS ONLY INVOLVING CARBON-TO-CARBON UNSATURATED BONDS
    • C08F2/00Processes of polymerisation
    • C08F2/38Polymerisation using regulators, e.g. chain terminating agents, e.g. telomerisation
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08FMACROMOLECULAR COMPOUNDS OBTAINED BY REACTIONS ONLY INVOLVING CARBON-TO-CARBON UNSATURATED BONDS
    • C08F20/00Homopolymers and copolymers of compounds having one or more unsaturated aliphatic radicals, each having only one carbon-to-carbon double bond, and only one being terminated by only one carboxyl radical or a salt, anhydride, ester, amide, imide or nitrile thereof
    • C08F20/02Monocarboxylic acids having less than ten carbon atoms, Derivatives thereof
    • C08F20/04Acids, Metal salts or ammonium salts thereof

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Medicinal Chemistry (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Oil, Petroleum & Natural Gas (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Addition Polymer Or Copolymer, Post-Treatments, Or Chemical Modifications (AREA)
  • Polymerisation Methods In General (AREA)
  • Compositions Of Macromolecular Compounds (AREA)
  • Polymers With Sulfur, Phosphorus Or Metals In The Main Chain (AREA)

Description

ROHM AND HAAS COMPANY "PROCESSO PARA A PREPARAÇÃO DE POLÍMEROS DE BAIXO PESO MOLECULAR, SOLÚVEIS NA ÁGUA E CONTENDO FOSFINATO E FOSFONATO" A presente invenção diz respeito a polímeros de ácidos carboxílicos de baixo peso molecular e à sua preparação.
Os polímeros de ácidos carboxílicos de baixo peso molecular e os seus sais são úteis como dispersantes, inibidores de incrustações, aditivos para detergentes, sequestrantes, etc.. Normalmente é necessário um peso molecular inferior a 50 000 para uma actuação eficaz e, muitas vezes, baixos pesos moleculares inferiores a 10 000 são mais eficazes. É vulgar utilizar agentes de transferência de cadeia nas reacções de polimerização para produzir polímeros de baixo e em especial de muito baixo peso molecular. 0 ácido hipofosforoso e os seus sais (normalmente o hipofosfíto de sódio) são particularmente adequados como agentes de transferência de cadeia, escolhidos em primeiro lugar porque introduzem a funcionalidade fosfinato e fosfonato nos polímeros solúveis em água, o que confere propriedades superiores nalgumas aplicações.
0 termo "ácido hipofosforoso", aqui utilizado, inclui os respectivos sais, a menos que se indique claramente o contrário. A utilização do ácido hipofosforoso e as suas vantagens já foram indicadas nos pedidos de patente de invenção norte-americana NQs. 2957931, 4046707, 4105551, 4127483, 4159946 e 4621127. A ineficiência é um problema que ê comum a todas as utilizações anteriores do ácido hipofosforoso como agente de transferência de cadeia. Muito do agente não toma parte especificamente no processo de transferência. Uma parte significativa não é incorporada no polímero e permanece sem reagir ou converte-se noutras espécies inorgânicas tais como ácido fosforoso ou os seus sais. Em consequência, são necessários elevados níveis de ácido hipofosforoso para se obter um baixo peso molecular. Dado que o ácido hipofosforoso é um material relativamente caro, torna-se uma via dispendiosa para polímeros de baixo peso molecular. No caso da preparação de polímeros de baixo peso molecular, os níveis de ácido hipofosforoso necessários podem ser proibitivamente dispendiosos.
Uma segunda desvantagem resultante da ineficiência são as quantidades significativas de hipofosfito que não reagiu ou outros resíduos inorgânicos no produto da reacção. Estes sais não contribuem para a eficácia e por isso diluem a actividade do produto de reacção. Nalguns casos, tal como a preparação de lamas 3- __.. ti*·' de argila concentradas, estes sais podem interferir com o processo de dispersão.
Outra desvantagem de utilizações anteriores do ácido hipo-fosforoso reside na mistura de espécies de polímeros formada.
Os produtos de reacção incluem polímeros de fosfinato de dial-quilo e fosfinato de monoalquilo e polímeros de fosfonato. Nos processos da técnica anterior, somente cerca de 50% em peso, ou ainda menos, de ácido hipofosforoso era incorporado nas espécies de dialquilo. Como se pensa que as espécies de dialquilo têm uma maior biodegradabilidade do que os monoalquilos de igual peso molecular, os processos anteriores originam produtos com uma biodegradabilidade relativamente baixa. A presente invenção permite a preparação de polímeros à base de ácidos carboxílicos, solúveis em água, de baixo peso molecular, contendo núcleos de fosfinato ou de fosfonato incorporados na cadeia polimérica.
De acordo com a presente invenção, proporciona-se um processo para a formação de polímeros solúveis em água, de baixo peso molecular, que consiste em polimerizar, num reactor, uma mistura reaccional aquosa agitada e aquecida constituída por água, um iniciador de polimerização, um ácido hipofosforoso ou um seu sal, como agente de transferência de cadeia, um neutrali-zador alcalino, um ou mais ácidos carboxílicos monoetilenicamente insaturados e, eventualmente, um ou mais comonomeros escolhidos entre ácidos dicarboxílicos monoetilenicamente insaturados, anidridos de ácidos dicarboxílicos monoetilenicamente insaturados e monómeros isentos do grupo carboxilo e em que a quantidade de neutralizador alcalino presente durante toda ou a maior parte da polimerização é suficiente para neutralizar pelo menos 20% dos grupos ácidos do(s) monômero(s) de ácido carboxílico. 0 processo da presente invenção faz um uso eficiente do ácido hipofosforoso como agente de transferência de cadeia.
Também são necessários níveis significativamente reduzidos deste agente de transferência de cadeia dispendioso para alcançar pesos moleculares baixos. A eficiência acrescida obtém-se por meio de um processo de neutralização do(s) monómero(s) contendo ácido carboxílico durante a reacção de polimerização.
Num dos aspectos da presente invenção, carregam-se também no reactor 20 a 100% de equivalentes do agente de neutralização alcalino conjuntamente como ácido hipofosforoso e, eventualmente, também com o ácido monocarboxílico monoetilenicamente insaturado, com o iniciador solúvel em água, água e, quando presente, ácido dicarboxílico monoetilenicamente insaturado e/ou monómero livre de grupos carboxilo.
De acordo com a presente invenção, proporciona-se também uma mistura polimérica melhorada, solúvel na água, de baixo peso -5-
molecular contendo : 0 li (A) Polímero — P — Polímero ONa 0
II
(B) Polímero — P — H ONa 0
IJ (C) Polímero — P — OH (Na) ONa em conjunto com sais inorgânicos, em que pelo menos 80%, por exemplo pelo menos 90% do fósforo esta contido nos materiais poliméricos com o restante nos sais inorgânicos. A composição de polímero carboxilado, solúvel na água, de baixo peso molecular, que tem maior actividade e melhor biodegra-dabilidade, pode ter elevados níveis de polímeros de fosfinato de dialquilo e baixos níveis de compostos inorgânicos de hipofosfito ou de fosfito que não reagiram ou que não se incorporaram em que mais do que 50% em peso do fósforo presente se encontra sob a forma da espécie dialquilo e menos do que 20% em peso se encontra nos ácidos ou sais contendo fósforo inorgânico.
0 termo "monoalquilo", tal como se utiliza aqui em ligação com os polímeros de fosfonato e de fosfinato, refere-se à presença de uma cadeia polimérica com um grupo alquilo estando por isso ligada ao fósforo do grupo fosfonato ou fosfinato. Do mesmo modo, o termo "dialquilo", tal como aqui se refere, em ligação com os polímeros de fosfinato, refere-se à presença de duas cadeias poliméricas com um grupo alquilo de cada polímero ligado ao átomo de fósforo do grupo fosfinato.
Verificou-se, surpreendentemente, que, quando se utiliza ácido hipofosforoso como agente de transferência de cadeia, a neutralização de monómero(s) de ácido carboxílico durante a polimerização tem um efeito superior na eficiência da transferência de cadeia. Além disso, se se carregar conjuntamente 20 a 100¾ de equivalentes do neutralizador alcalino com o(s) monõme-ro(s) de ácido, ácido hipofosforoso, iniciador solúvel na ãgja, e %ia no reactor, a percentagem de hipofosfito que entra no processo de transferência de cadeia e se incorpora no polímero, especialmente em moléculas poliméricas de fosfinato de dialquilo, será aumentada significativamente. 0 peso molecular baixo refere-se a um peso molecular médio baixo (M ) inferior a 50 000, de preferência inferior a 20 000 e
VV ainda com maior vantagem inferior a 10 000.
* 0 processo da presente invenção é um processo em fase aquosa e pode realizar-se em modo semi-contínuo, contínuo ou descontínuo.
Num outro aspecto da presente invenção, os monómeros são principalmente monocarboxílicos e dicarboxílicos monoetilenica-mente insaturados.
Exemplos de ácidos monocarboxílicos úteis na presente invenção são os ácidos acrílico, metacrílico, vinil-acético (3-butenóico) e acriloxipropiónico. Exemplos de monómeros de ácidos dicarboxílicos apropriados incluem ácido maleico, itacó-nico, mesacónico, fumãrico e citracónico. Os anidridos de ácidos carboxílicos, como o anidrido maleico, são também úteis.
Os monómeros livres de grupos carboxilo podem estar presentes em níveis em que são solúveis na mistura reaccional e o polímero produzido é solúvel na água. Em qualquer caso, o monómero livre de grupos carboxilo é inferior a 80%, e de preferência inferior a 50%, em peso da percentagem total em peso do monómero carregado. Exemplos de monómeros monoetilenicamente insaturados apropriados, que não são ácidos carboxílicos, são : ésteres alquílicos do ácido acrílico ou metacrílico, como acri-lato de metilo, de etilo ou de butilo ou metacrilato de metilo, de butilo ou de isobutilo; ésteres hidroxialquílicos dos ácidos acrílico ou metacrílico, como acrilato ou metacrilato de hidroxi- f- 8- f- 8-
etilo ou hidroxipropilo; acrilamida; metacrilamida; metacrilato de fosfoetilo; álcoois, ésteres e iteres alílicos. ou metalílicos; acrilonitrilo; acetato de vinilo; estireno; ácido vinil-sulfónico ou os seus sais; e ácido 2-acrilamido-2-metil-propano-sulfónico ou os seus sais. 0 agente de transferência de cadeia, ou o regulador de cadeia, utilizado na presente invenção é o ácido hipofosforoso ou um seu sal, tal como o mono-hidrato de hipofosfito de sódio. 0 nível utilizado variará com o peso molecular desejado. 0 peso molecular produzido é inversamente proporcional ao nível do agente de transferência de cadeia. Podem utilizar-se níveis da ordem de 11 (percentagem em peso baseada no monómero) até 75% ou mais.
Os iniciadores solúveis em água apropriados incluem, mas não se limitam a : peróxido de hidrogénio; hidroperóxido de t-butilo; perssulfato de amónio, potássio ou sódio; perfosfato de amónio, potássio ou sódio; e ácido 2,2-azobis-(cianovavalé-rico). Utilizam-se normalmente em quantidades de 0,05 a 5% em peso [com base no peso do(s) monómero(s)]. Um intervalo preferido é de 0,1 a 2% em peso [com base no peso do(s) monómero(s)].
Também se podem adicionar activadores ou promotores de sais metálicos como parte do sistema iniciador. Os exemplos incluem sais solúveis na água de cobalto, ferro, cobre, níquel, zinco, tungsténio, cério, molibdinio, titânio ou zircónio. As quantidades preferidas de sais metálicos estão compreendidas entre 0 e 100 ppm, com base no peso do(s) monómero(s). O neutralizador alcalino pode ser qualquer base inorgânica ou orgânica. Entre as bases preferidas que se podem utilizar contam-se hidróxido de sódio, hidróxido de potássio, hidróxido de amónio, trietanolamina, amino-etanol dimetílico, hidróxido de trimetil-hidroxietil-amónio e etanolamina. A quantidade de neutralizador varia normalmente entre 20 e 100% de equivalentes, com base no teor de monómero de anidrido ou de ácido da mistura reaccional. Prefere-se um nível de neutralizador compreendido entre 50 e 95% equivalentes.
Os polímeros produzidos são, de preferência, poli(met)-acrilatos. 0 termo ,,poli(met)acrilatos" significa polímeros em que um ou mais dos monómeros polimerizados é um ácido acrílico ou metacrílico mas também podem estar incluídos monómeros não acrilatos e mesmo estar presentes em quantidades maiores.
As polimerizaçóes realizam-se normalmente com mais de 20% em peso de sólidos (sólidos não voláteis no produto aquoso poli-merizado) e, de preferência, numa gama de 30 a 80% em peso de sólidos. As temperaturas de polimerização variam entre 60 e 150°C, com um intervalo preferido entre 75 e 100°C. De preferência carrega-se inicialmente uma porção de água no reactor.
«fe
Cada um dos reagentes pode ser carregado conjuntamente; o(s) monómero(s), o agente de transferência de cadeia, o iniciador e o neutralizador alcalino são carregados separadamente e com uma velocidade linear, a uma carga de água agitada, durante um período de 0,5 a 10 horas. A velocidade de alimentação linear refere-se à manutenção da mesma quantidade de carga de reagente durante todo o período de adição. Num processo descontínuo, a polimerização realiza-se até que todos os ingredientes tenham sido adicionados e tenha ocorrido a polimerização completa, indicada pelo teor de sólidos da solução. Se o teor de monómero residual é maior do que o desejado, deve-se utilizar um período de permanência maior, com uma adição eventual de mais iniciador ou outros produtos de lavagem de monómeros apropriados.
Num processo contínuo ou semi-contínuo, inicia-se a eliminação contínua de uma porção da mistura reaccional após a adição de uma porção de reagentes, por exemplo, aproximadamente após 30 minutos. A adição, por exemplo a carga conjunta dos ingredientes iniciais, prossegue então com uma velocidade igual à velocidade de descarga. 0 iniciador, o agente de transferência de cadeia e o neutralizador alcalino são normalmente adicionados sob a forma de soluções aquosas para simplicidade e precisão das medições e para uma reacção mais uniforme. Podem carregar-se os reagentes separadamente, embora se possam fazer misturas prévias. A mistura
de monémeros ou a pré-neutralização do monómero ácido são exemplos de modos alternativos para a presente invenção. 0 facto de se utilizar ácido hipofosforoso na polimerização tem dois objectivos. Um é proporcionar a funcionalidade do fosfo-nato e fosfinato na composição polimérica resultante. É bem conhecido que estes grupos podem produzir uma actuação desejada para o polímero, por exemplo, em aplicações de dispersão ou de tratamento de água. 0 segundo contributo resulta da sua activi-dade de transferência de cadeia e constitui um meio para controlar o peso molecular e, mais especificamente, para proporcionar polímeros com peso molecular baixo e muito baixo. 0 produto da reacção formado é uma mistura de espécies. A análise de ressonância magnética nuclear indica a composição genérica que consiste em : A-Polimérico 0
II (1) Fosfinato de dialquilo Polímero — P — Polímero ONa 0
II
(2) Fosf inato de monoalquilo Polímero — P — H ONa (3) Fosfonato de monoalquilo Polímero
P OH(Na) ONa B - Inorgânico 0 (4) Hipofosfito de sódio (5) Ácido fósforo
II
Η — P — H
I ONa 0
II Η — P — OH(Na) OH(Na) A taxa de espécies presentes na mistura de produtos reac-cionais é função do processo utilizado. Tal como se ilustra nos exemplos, o processo de neutralização produz uma mistura que tem menos compostos inoiçgânicos não incorporados e mais espécies de polímeros dialquílicos do que nos processos da técnica anterior que não utilizavam processos de neutralização. A descrição da composição baseia-se na percentagem de fósforo total presente em cada uma das espécies. As taxas típicas para a composição do produto da reacção, obtidas pelo processo da presente invenção, versus o processo da técnica anterior são : % em peso de fósforo sem processo de neutralização (técnica anterior)
Composto com processo de neutralização (nesta invenção)
Fosfinatos de dialquilo 45 72
Fosfinatos de monoalquilo 25 18 e fosfonatos
Inorgânico 30 10
Tal como se mostra nos exemplos que se seguem, a maior parte do fósforo encontra-se numa forma util, isto é, reagiu com os polímeros monoalquílicos e dialquílicos da presente invenção. As misturas poliméricas são por isso melhores do que as que se produziram anteriormente pela técnica conhecida. Nas condições preferidas da presente invenção, consoante a quantidade de grupos ácido neutralizados no processo, os fosfinatos de dialquilo conterão normalmente 50 a 907o em peso do fósforo total. Os fosfinatos e fosfonatos de monoalquilo conterão normalmente entre 10 e 407o em peso do fósforo, com o restante, se for caso disso, nos sais inorgânicos. -14-
Na Figura 1 dos desenhos anexos, mostra-se a relação entre o nível do agente de transferência de cadeia com o peso molecular do polímero produzido para os dois processos, nomeadamente para o processo da presente invenção e os processos da técnica anterior sem neutralização, utilizando os dois processos persulfato de sódio como iniciador a 90°C. Nos processos da técnica anterior sem neutralização (linha "A" da Figura 1, pH ambiente, isto é, pH próximo de 2), o peso molecular diminuirá com o aumento do nível do hipofosfato de sódio (NaHP). Exige, por exemplo, cerca de 30% em peso de hipofosfito de sódio (com base no monómero) para produzir um polímero com um peso molecular médio (M^) de aproximadamente 2000. Na presente invenção (linha "B" na figura 1), utilizando a neutralização no processo (95% de equivalentes para um pH de cerca de 6), é necessário cerca de 13% em peso de hipofosfito de sódio, ou menos de metade, para produzir um polímero com um M de cerca de 2000. w 0 M é determinado por cromatografia de permeação em gel w aquoso (CPG).
Na Figura 2 dos desenhos anexos representa-se o efeito do grau de neutralização no processo (percentagem de equivalência de neutralizador alcalino baseado no monómero de ácido acrílico). 0 gráfico da Figura 2 é para pAA com 7,4% de hipofosfito de sódio, com o eixo do "X" representando a percentagem de neutralização no processo e o eixo "Y" representando o M (CPG) x 100. Para um determinado nível de hipofosfito de sódio, a diminuição de está directamente relacionada com a eficiência de utilização de hipofosfito de sódio. Numa gama de 20 a 100% de equivalentes de neutralizador alcalino, M é significativamente inferior ao da w técnica anterior.
As composições com um elevado teor de polímero de dialquilo e um baixo teor de compostos inorgânicos são mais úteis num certo número de aplicações finais incluindo dispersantes para formulações de tintas, aditivos para lavandaria e detergentes para máquinas de lavar loiça, dispersantes para lamas de argilas caulínicas e inibidores de incrustações, dispersantes de corrosão para o tratamento de águas e para a produção de petróleo. A presente invenção será melhor ilustrada por meio dos exemplos seguintes que têm fins meramente ilustrativos e não são apresentados para impor qualquer limitação ao escopo da invenção. Nos exemplos todas as percentagens são expressas em peso.
Exemplo 1
Adicionaram-se 566 gramas de água desionizada (AD) a um frasco de dois litros equipado com 4 tubuladuras e com um agitador mecânico, um condensador, um termómetro e entradas para a adição gradual de monómero, neutralizador alcalino, iniciador e soluções de hipofosfito de sódio. Aqueceu-se a água até 90°C. Preparou-se uma carga de monómero de 500 gramas de ácido acrílico glacial. Preparou-se uma carga neutralizadora para alimentação conjunta de 528 gramas de hidróxido de sódio a 50% (95% de equivalentes com bases no monómero de ácido). Preparou-se uma solução de iniciador para carregar conjuntamente, dissolvendo 36,8 gramas de mono-hidrato de hipofosfito de sódio em 40 gramas de água desionizada. Preparou-se uma solução de iniciador dissolvendo 5 gramas de persulfato de sódio em 58 gramas de água desionizada.
Adicionaram-se separada e linearmente as cargas de ácido acrílico, hidróxido de sódio, persulfato de sódio e hipofosfito de sódio, durante três horas, à carga agitada de água. Manteve-se a temperatura a 90°+/-2°C. A solução polimerica resultante tinha um teor de sólidos de 41% um pH de 6,7, uma viscosidade de 0,21 Pa s (210 centi-poises) e um teor de monómero residual inferior a 0,01%. 0 peso molecular médio determinado por CPG era de 2700. A análise de RMN mostrou que a composição era uma mistura de polímero de fosfinato de dialquilo, polímero de fosfinato de monoalquilo, polímero de fosfonato de monoalquilo, hipofosfito de sódio e fosfito de sódio em água em que 72% do fósforo estava incorporado nas espécies dialquílicas, 18% nas espécies monoal-quílicas e 10% nos sais inorgânicos.
Exemplo 2
Repetiu-se o processo do exemplo 1, com excepção de a quantidade de água desionizada adicionada ao reactor ser de 393 gramas e de se ter carregado conjuntamente o neutralizador alcalino (400 gramas) de hidróxido de amónio (amoníaco a 28%). A solução polimórica resultante tinha um teor de sólidos de 43%, um pH de 6,5, uma viscosidade de 0,09 Pa s (90 centi-poises), e um monómero residual inferior a 0,01% e um peso molecular médio de 2800.
Exemplo 3 (Comparativo)
Repetiu-se o processo do exemplo 1, com a excepção de não se ter adicionado conjuntamente o neutralizador durante a polime-rização. Contudo, quando a polimerização estava completa adicionaram-se 528 gramas de uma solução de hidróxido de sódio a 50% para neutralizar a solução polimérica. A solução polimérica resultante tinha um teor de sólidos de 42%, um pH de 6,5, um monómero residual inferior a 0,01% e um peso molecular médio de 4320. A análise de RMN.mostrou que a composição era uma mistura das mesmas espécies do exemplo 1, mas em proporções diferentes. 18-
Do fósforo total presente, 45% estava incorporado no polímero de fosfinato de dialquilo, 25¾ no fosfinato de monoalquilo e no polímero de fosfonato e 30¾ não estava incorporado no polímero.
Exemplo 4
Repetiu-se o processo do exemplo 1, com a excepçao de a carga de mono-hidrato de hipofosfito de sódio ter aumentado para 73,6 gramas dissolvidos em 80 gramas de AD. A solução polimérica resultante tinha um teor de sólidos de 42¾, um pH de 6,5, um monómero residual inferior a 0,01% e um peso molecular médio, verificado por CPG de 1800. A análise de RMN mostrou que 75% do fósforo estava incorporado no polímero de fosfinato de dialquilo, 22% no fosfinato de monoalquilo e no polímero de fosfonato e menos de 3% nos sais inorgânicos.
Exemplo 5
Repetiu-se o processo do exemplo 3 sem adição conjunta do neutralizador, com a excepção de se ter aumentado a carga de mono-hidrato de hipofosfito de sódio para 73,6 gramas dissolvidos em 80 gramas de água desionizada. ff í -19- A solução polimérica resultante tinha um teor de sólidos de 42%, um pH de 6,5, um monómero residual inferior a 0,01% e um peso molecular médio de 2300. A análise de RMN mostrou que cerca de 40% do fósforo estava incorporado no polímero de fosfinato de dialquilo, cerca de 25% no fosfinato de monoalquilo e no polímero de fosfonato e cerca de 35% não estava incorporado no polímero.
Exemplo 6
Adicionaram-se 206 gramas de água desionizada (AD) e 20 gramas de uma solução a 0,15% de hepta-hidrato de sulfato de ferro dissolvido em água desionizada a um frasco de dois litros equipado com 4 tubuladuras e com um agitador mecânico, um condensador, um termómetro e entradas para a adição gradual de monómeros, neutralizador alcalino, iniciador e soluções de hipofosfito de sodio. Aqueceu-se esta solução a 90 C. Preparou-se uma solução de monómero de 325 gramas de ácido acrílico glacial, 175 gramas de anidrido maleico e 200 gramas de água desionizada. Preparou-se uma carga para alimentação conjunta de neutralizador de 451,6 gramas de uma solução de sódio a 50% (75% de equivalentes com base nos monómeros) e 100 gramas de água desionizada. Preparou-se uma solução de iniciador, dissolvendo 27,6 gramas de mono--hidrato de hipofosfito de sódio em 66 gramas de água desionizada. Preparou-se uma solução de iniciador dissolvendo 5 gramas de persulfato de sódio em 80 gramas de água desionizada.
Adicionaram-se separada e linearmente as cargas de monómeros, hidróxido de sódio, persulfato de sódio e hipofosfito de sódio, durante tres horas, à carga agitada de água. Manteve-se a temperatura a 90°+/-2°C. A solução polimérica resultante tinha um teor de sólidos de 42%, um pH de 5,5, uma viscosidade de 0,141 Pa s (141 centi-poises) e um teor de ácido acrílico residual de 0,12¾ e de ácido maleico residual de 1,03%. O peso molecular médio era de 2800.
Exemplo 7
Repetiu-se o processo do exemplo 6 com a excepção de se terem adicionado 330 gramas de água desionizada, de monómero que se carregou ser 596 gramas de ácido metacrílico glacial, de o neutralizador alcalino que se carregou conjuntamente ser 278 gramas de hidróxido de sódio a 50% (50 equivalentes em percentagem com base no monómero) em 298 gramas de água desionizada e de o regulador de cadeia co-carregado ser 36,8 gramas de mono-hidrato de hipofosfito de sódio em 80 gramas de água desionizada. A solução polimérica resultante tinha um teor de sólidos de 42%, um pH de 5,3, uma viscosidade de 440 Pa s (490 000 centi-poises), monómero residual 0,11% e um peso molecular médio de 25200.
Exemplo 8
Repetiu-se o processo do exemplo 1 com a excepçao de se ter adicionado inicialmente ao reactor 200 gramas de água desionizada. 0 monómero da carga era constituído por 288 gramas de ácido acrílico glacial. A solução iniciadora era constituída por 4 gramas de persulfato de sódio e 50 gramas de água desionizada. A solução do regulador de cadeia era constituída por 212 gramas de mono-hidrato de hipofosfito de sódio e 212 gramas de água desionizada. 0 neutralizador alcalino carregado conjuntamente era constituído por 304 gramas de uma solução de hidróxido de sódio a 50% (95 eqivalentes em percentagem de monómero). A solução polimérica resultante tinha um teor de sólidos de 46%, um pH de 6,3, uma viscosidade de 0,035 Pa s (35 centi-poises), um monómero residual inferior a 0,01% e um peso molecular médio de 729.
Exemplo 9
Repetiu-se o processo do exemplo 1, mas utilizando 18,5 gramas de mono-hidrato de hipofosfito de sódio. A composição polimérica resultante tinha um peso molecular médio de 5670. f " -22-
Exemplo 10
Repetiu-se o processo do exemplo 1, com excepção de a carga monomérica ser de 300 gramas de ácido acrílico glacial e 200 gramas de acrilato de 2-hidroxietilo e de a carga de neutrali-zador que se carregou conjuntamente ser de 317 gramas de hidróxido de sódio a 50% (95 equivalentes percentuais). A solução polimérica resultante tinha um teor de sólidos de 42%, um pH de 6,8 e um peso molecular médio de 2800.
Exemplo 11
Repetiu-se o processo do exemplo 1, com excepção de a carga monomérica ser constituída por 100 gramas de ácido acrílico glacial, 200 gramas de acrilato de hidroxietilo e 200 gramas de acrilamida e de a carga de neutralizador que se carregou conjuntamente ser constituída por 106 gramas de hidróxido de sódio a 50% (95 equivalentes percentuais). A solução polimérica resultante tinha um peso molecular médio de 2800. -23- y
Exemplo 12
Neste exemplo ilustra-se um processo semi-continuo com três fases de residência.
Adicionaram-se 474 gramas de água desionizada (AD) a um frasco de dois litros equipado com 4 tubuladuras e com uma saída no fundo e entradas no topo para a adição gradual do monómero, neutralizador alcalino, iniciador e um agente de transferência de cadeia. Aqueceu-se esta carga de água a 91°+/-1°C.
Preparou-se uma carga monomérica de 1939 gramas de ácido acrílico glacial. Preparou-se uma mistura de iniciador-activador para carga conjunta constituída por 19,4 gramas de persulfato de sódio e 0,03 gramas de sulfato ferroso em 226 gramas de água desionizada. Preparou-se uma solução para carga conjunta de regulador de cadeia com 143 gramas de mono-hidrato de hipofosfito de sódio em 194 gramas de água desionizada. Preparou-se uma solução para alimentação conjunta de neutralizador de alcalino de 2055 gramas de hidróxido de sódio a 50%.
Tratou-se a carga de hipofosfito durante cinco minutos, depois adicionou-se um terço das cargas separadamente e de uma forma linear, durante 90 minutos, enquanto se manteve a temperatura da reacção compreendida entre 90°C e +/- 1°C. Após os 90 minutos, voltou a adicionar-se uma carga de água desionizada -24-
(948 gramas) que se tratou e se adicionou linearmente durante 3 horas. Simultaneamente com o início da carga de água, iniciou-se a remoção de produto com uma velocidade tal que se manteve o peso total do reactor em cerca de 2008 gramas. Mantiveram-se as taxas de adição originais de monomero, iniciador, regulador de cadeia e neutralizador alcalino e adicionaram-se os dois terços restantes destas cargas durante o mesmo período de 180 minutos. Depois de um tempo total de 270 minutos (não incluindo os cinco minutos iniciais de carregamento do regulador de cadeia), interromperam-se todas as cargas e deixou-se o produto sair do reactor. Levou-se o produto a 85°C para reduzir mais o monomero residual. A solução polimirica resultante tinha 45% de sólidos, pH de 7,3, 0,0037% de monomero residual e um peso molecular médio de 2800.

Claims (11)

  1. REIVINDICA g Õ E S / 1.- Processo para a preparação de polímeros de baixo peso molecular, solúveis na água, caracterizado pelo facto de polimeri-zar, num reactor, uma mistura reaccional aquecida e agitada, contende água, iniciador de polimerização, um ácido hipofosforoso ou um seu sal, como agente de transferência de cadeia, um neutraliza-dor alcalino, um ou mais ácidos monocarboxílicos monoetilenicamen- te insaturados e, eventuslmente, um ou mais co-monómeros escolhidos entre ácidos dicarboxílicos monoetilenicamente insaturados, ani- drides de ácidos dicarboxílicos monoetilenicamente insaturados e monómeros isentos do grupo carboxilo e em que a quantidade de neutrs1izador alcalino presente durante toda ou a maior parte da polimerização é suficiente para neutralizar pelo menos 20¾ dos grupos ácidos do monómero(s) de ácido carboxílico.
  2. 2.- Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de o ácido hipofosfórico ou o seu sal, o neutralizador alcalino e, eventualmente, o iniciador de polimerização e o(s) monómero(s) serem introduzidos, por exemplo a uma velocidade linear, no reactor.
  3. 3. - Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo facto de a mistura reaccional incluir uma mistura de monómeros que são carregados no reactor como uma mistura ou são introduzidos como duas ou mais correntes de monómeros separadas.
  4. 4. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de a mistura reaccional incluir uma mistura de monómeros em que um ou mais dos referidos monómeros é inicialmente carregado no reactor com o (s) monómero(s) restante(s) a serem subsequentemente introduzido(s ) no reactor. 3.- Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de o(s) monómero(s) consis-tir(em) em 21 a 100°í, por exemplo 31 a 100?ó, em peso, de uma mistura de ácidos mono- e dicarboxílicos monoetilenicamen.te insatura- dos e 79 a 0::, por exemplo 49 a 0?í, em peso, de monómero isento do grupo carboxilo.
  5. 6.- Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de o polímero, solúvel na água, de baixo peso molecular ter um peso molecular médio inferior a 10 000, por exemplo inferior a 5 000.
  6. 7.- Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de o monómero de ácido car-boxílico monoetilenicamente insaturado ser ácido acrílico.
  7. 8. - Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de o monómero conter ácido acrílico e anidrido maleico.
  8. 9. - Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de o neutra1izante alcalino estar presente numa quantidade suficiente para neutralizar 40 a 100% de grupos ácidos d o(s) monómero(s) carboxílico(s).
  9. 10. - Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de se escolher o agente neutr_a lizante alcalino entre hidróxido de sódio, hidróxido de potássio, hidróxido de amónio ou as respectivas misturas. ; v C -28- -28-
    (
  10. 11.- Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de a mistura conter 0 Polímero il D Polímero (A) ONa 0 Polímero H (B) ONa 0 Polímero -- P - OH(Na) (C) ONa em conjunto com sais inorgânicos, em que pelo menos 80?ó, por exemplo pelo menos 90% de fósforo está contido nos materiais poli-méricos com cs restantes sais inorgânicos.
  11. 12.- Processo de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo factc de pelo menos 70% do fósforo se encontrar presente sob a forma ce (A) , Lisboa, 25 de Junho de 1990 O Agenie .Ohcial da Propriedade índusíriaí
PT94477A 1989-06-26 1990-06-25 Processo para a preparacao de polimeros de baixo peso molecular, soluveis na agua e contendo fosfinato e fosfonato PT94477A (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US07/371,467 US5077361A (en) 1989-06-26 1989-06-26 Low molecular weight water soluble phosphinate and phosphonate containing polymers

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT94477A true PT94477A (pt) 1991-02-08

Family

ID=23464107

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT94477A PT94477A (pt) 1989-06-26 1990-06-25 Processo para a preparacao de polimeros de baixo peso molecular, soluveis na agua e contendo fosfinato e fosfonato

Country Status (13)

Country Link
US (1) US5077361A (pt)
EP (1) EP0405818B1 (pt)
JP (1) JP2723345B2 (pt)
AT (1) ATE136910T1 (pt)
BR (1) BR9003066A (pt)
CA (1) CA2018772C (pt)
DE (1) DE69026539T2 (pt)
DK (1) DK0405818T3 (pt)
ES (1) ES2086372T3 (pt)
IE (1) IE902291A1 (pt)
MX (1) MX171617B (pt)
PT (1) PT94477A (pt)
ZA (1) ZA904777B (pt)

Families Citing this family (81)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CA2004864A1 (en) * 1988-12-08 1990-06-08 Kinya Nagasuna Method for production of absorbent resin excelling in durability
US5256746A (en) * 1991-04-25 1993-10-26 Rohm And Haas Company Low molecular weight monoalkyl substituted phosphinate and phosphonate copolymers
GB9111704D0 (en) * 1991-05-31 1991-07-24 Ciba Geigy Telomers
US5681479A (en) * 1991-05-31 1997-10-28 Fmc Corporation (Uk ) Limited Phosphonic cotelomers and method of use
AU4706693A (en) * 1992-08-18 1994-03-15 Unilever Plc Polymeric anticalculus agents
JPH0699879B2 (ja) * 1992-08-27 1994-12-07 伯東株式会社 パルプ蒸解釜のスケール付着防止剤およびスケール付着防止方法
US5294686A (en) * 1993-03-29 1994-03-15 Rohm And Haas Company Process for efficient utilization of chain transfer agent
US5427587A (en) * 1993-10-22 1995-06-27 Rohm And Haas Company Method for strengthening cellulosic substrates
US5410004A (en) * 1994-01-24 1995-04-25 Arizona Chemical Company Thermal polymerization of dicyclopentadiene
US5549852A (en) * 1995-02-03 1996-08-27 Rhone-Poulenc Inc. Polymer composition as detergent builder
FR2751335B1 (fr) * 1996-07-19 1998-08-21 Coatex Sa Procede d'obtention de polymere hydrosolubles, polymeres obtenus et leurs utilisations
US5866664A (en) * 1997-02-03 1999-02-02 Rohm And Haas Company Process for preparing phosphonate-terminated polymers
GB9703951D0 (en) * 1997-02-26 1997-04-16 Albright & Wilson Uk Ltd Novel phosphino derivatives
DE69819593T2 (de) * 1997-05-09 2004-09-16 Rohm And Haas Co. Detergensformulierungen
US6479161B1 (en) 1997-06-06 2002-11-12 Daikin Industries, Ltd. Fluorine-containing adhesive and adhesive film and laminated article made by using the same
US6297336B1 (en) 1998-07-02 2001-10-02 Nippon Shokubai Co., Ltd. Detergent builder, production process therefor, and poly(meth)acrylic acid (or salt) polymer and use thereof
IT1301974B1 (it) * 1998-07-31 2000-07-20 Atochem Elf Italia Copolimeri acrilici idrosolubili
US6585933B1 (en) 1999-05-03 2003-07-01 Betzdearborn, Inc. Method and composition for inhibiting corrosion in aqueous systems
ATE397382T1 (de) 1999-03-19 2008-06-15 Saint Gobain Cultilene B V Substrat für erdlose kultur
EP1074293B1 (en) 1999-08-02 2005-10-12 Rohm And Haas Company Aqueous dispersions
FR2798661B1 (fr) * 1999-09-16 2001-11-02 Coatex Sa Procede d'obtention de polymeres hydrosolubles, polymeres obtenus et leurs utilisations
US6582476B1 (en) 1999-12-15 2003-06-24 Unilever Home & Personal Care Usa, Division Of Conopco, Inc. Durable wrinkle reduction laundry product compositions with improved softness and wrinkle reduction
US6641754B2 (en) * 2001-03-15 2003-11-04 Betzdearborn Inc. Method for controlling scale formation and deposition in aqueous systems
US6933349B2 (en) 2001-03-21 2005-08-23 Owens Corning Fiberglas Technology, Inc. Low odor insulation binder from phosphite terminated polyacrylic acid
US7157524B2 (en) * 2001-05-31 2007-01-02 Owens Corning Fiberglas Technology, Inc. Surfactant-containing insulation binder
US7169742B2 (en) * 2001-10-18 2007-01-30 The Procter & Gamble Company Process for the manufacture of polycarboxylic acids using phosphorous containing reducing agents
US7185516B2 (en) * 2002-05-31 2007-03-06 Owens Corning Fiberglas Technology, Inc. Washwater neutralization system for glass forming line
US7063983B2 (en) * 2002-05-31 2006-06-20 Owens Corning Fiberglas Technology, Inc. Method for determining cure in a polycarboxylic acid bindered material
US7384881B2 (en) 2002-08-16 2008-06-10 H.B. Fuller Licensing & Financing, Inc. Aqueous formaldehyde-free composition and fiberglass insulation including the same
GB0229684D0 (en) * 2002-12-20 2003-01-29 Chemical Corp Biodegradable polymers
DE10342632A1 (de) * 2003-09-15 2005-04-07 Henkel Kgaa Maschinelle Geschirrspülmittel mit speziellen Polymeren
DE10342631B4 (de) 2003-09-15 2006-04-13 Henkel Kgaa Maschinelle Geschirrspülmittel mit spezieller Polymermischung
AU2006202621A1 (en) 2005-06-30 2007-01-18 Rohm And Haas Company A curable composition
US7951886B2 (en) 2005-08-31 2011-05-31 Nippon Shokubai Co., Ltd. Continuous production method of water-soluble polymer and water-soluble polymer
CN101085873A (zh) * 2006-06-06 2007-12-12 罗门哈斯公司 可固化组合物
EP1942119A1 (en) * 2006-12-22 2008-07-09 Rohm and Haas France SAS Curable aqueous composition
EP1935906B1 (en) 2006-12-22 2011-02-23 Rohm and Haas Company Curable aqueous composition
EP1942142B1 (en) 2006-12-22 2010-02-17 Rohm and Haas Company Curable composition
JP5065190B2 (ja) 2007-09-04 2012-10-31 ローム アンド ハース カンパニー 低腐食性硬化性組成物
JP4975714B2 (ja) * 2007-11-28 2012-07-11 ローム アンド ハース カンパニー ポリマーの製造法
JP5054709B2 (ja) * 2008-02-12 2012-10-24 ローム アンド ハース カンパニー 処理されたセルロース系繊維およびそれから製造された吸収性物品
US8080488B2 (en) 2008-03-10 2011-12-20 H. B. Fuller Company Wound glass filament webs that include formaldehyde-free binder compositions, and methods of making and appliances including the same
JP5113784B2 (ja) 2008-03-31 2013-01-09 ローム アンド ハース カンパニー (メタ)アクリル酸のホモポリマーおよび/またはコポリマーを含む分散剤を使用して水性分散物中で鉱物を粉砕する方法
US9124608B2 (en) * 2008-06-19 2015-09-01 Qualcomm Incorporated Conveying session continuity information in a multi-component communication session
JP2010077340A (ja) * 2008-09-29 2010-04-08 Nippon Shokubai Co Ltd (メタ)アクリル酸系重合体、その用途、および(メタ)アクリル酸系重合体の製造方法
US20110003522A1 (en) * 2009-05-15 2011-01-06 Liang Chen Bio-based aqueous binder for fiberglass insulation materials and non-woven mats
US9718729B2 (en) * 2009-05-15 2017-08-01 Owens Corning Intellectual Capital, Llc Biocides for bio-based binders, fibrous insulation products and wash water systems
US20110223364A1 (en) 2009-10-09 2011-09-15 Hawkins Christopher M Insulative products having bio-based binders
CA2954722C (en) * 2009-10-09 2020-03-10 Owens Corning Intellectual Capital, Llc Bio-based binders for insulation and non-woven mats
EP2399956B1 (en) 2010-06-08 2013-05-08 Rohm and Haas Company Curable carbohydrate binder compositions for light color or white thermosets
WO2011158945A1 (ja) * 2010-06-18 2011-12-22 株式会社日本触媒 ポリ(メタ)アクリル酸系重合体水溶液
JP5465615B2 (ja) * 2010-06-18 2014-04-09 株式会社クラレ 懸濁重合用分散安定剤
EP2588500B1 (en) * 2010-07-01 2016-08-10 Basf Se Copolymers of monocarboxylic acids and dicarboxylic acids, their preparation and use
US8497318B2 (en) 2010-07-01 2013-07-30 Basf Se Copolymers of monocarboxylic acids and dicarboxylic acids, their preparation and use
JP5465635B2 (ja) * 2010-08-10 2014-04-09 株式会社クラレ ビニル系化合物の懸濁重合用分散安定剤
EP2657261B1 (en) * 2010-12-21 2022-06-15 Nippon Shokubai Co., Ltd. Aqueous poly(meth)acrylic acid (salt) solution and process for preparing same
EP2670523B1 (de) 2011-02-04 2017-05-03 Basf Se Niedermolekulare phosphorhaltige polyacrylsäuren und deren verwendung als belagsinhibitoren in wasserführenden systemen
US8889033B2 (en) * 2011-02-04 2014-11-18 Basf Se Low molecular weight phosphorus-containing polyacrylic acids and use thereof as scale inhibitors in water-carrying systems
US8735516B2 (en) 2011-02-04 2014-05-27 Basf Se Low molecular weight phosphorus-containing polyacrylic acids and use thereof as dispersants
JP2014516363A (ja) * 2011-02-04 2014-07-10 ビーエーエスエフ ソシエタス・ヨーロピア 低分子量のリン含有ポリアクリル酸及び分散剤としてのそれらの使用
MX2013008933A (es) * 2011-02-04 2013-12-06 Basf Se Acidos poliacrilicos que contienen fosforo, de masa molecular baja, y sus usos como dispersantes.
US20120202937A1 (en) * 2011-02-04 2012-08-09 Basf Se Low molecular weight phosphorus-containing polyacrylic acids and use thereof as dispersants
WO2012138723A1 (en) 2011-04-07 2012-10-11 Cargill, Incorporated Bio-based binders including carbohydrates and a pre-reacted product of an alcohol or polyol and a monomeric or polymeric polycarboxylic acid
US9957409B2 (en) 2011-07-21 2018-05-01 Owens Corning Intellectual Capital, Llc Binder compositions with polyvalent phosphorus crosslinking agents
EP2752452A4 (en) * 2011-08-31 2015-01-14 Nippon Catalytic Chem Ind POLY (METH) ACRYLIC ACID POLYMER COMPOSITION
US9499642B2 (en) * 2011-11-11 2016-11-22 Rohm And Haas Company Small particle size hypophosphite telomers of unsaturated carboxylic acids
US9309153B2 (en) 2012-04-27 2016-04-12 Halliburton Energy Services, Inc. Wide temperature range cement retarder
US8791198B2 (en) 2012-04-30 2014-07-29 H.B. Fuller Company Curable aqueous composition
US9416294B2 (en) 2012-04-30 2016-08-16 H.B. Fuller Company Curable epoxide containing formaldehyde-free compositions, articles including the same, and methods of using the same
EP2669325B1 (en) * 2012-05-29 2016-01-13 Rohm and Haas Company Bio-based flame resistant thermosetting binders with improved wet resistance
EP2882786B1 (en) 2012-09-28 2018-02-21 Rohm and Haas Company Aqueous polymer grafted latex
US9962731B2 (en) 2013-09-30 2018-05-08 Rohm And Haas Company Methacrylic acid polymer extended urea-formaldehyde resin composition for making fiberglass products
CN103694400B (zh) * 2013-11-22 2016-07-06 武汉理工大学 羧酸乙烯基高分子共聚物缓凝剂及其制备方法
CN106661843A (zh) 2014-07-03 2017-05-10 巴斯夫欧洲公司 用于纸和纸板的水性表面涂层剂
WO2016051922A1 (ja) * 2014-09-30 2016-04-07 東亞合成株式会社 アクリル酸系重合体水溶液及びその製造方法
BR112018015825B1 (pt) * 2016-02-04 2022-11-16 Basf Se Processo para produzir soluções aquosas de polímeros de ácido acrílico
FR3050733B1 (fr) * 2016-04-27 2021-02-12 Coatex Sas Copolymere hydrosoluble d'un acide et d'un ester et son utilisation comme dispersant pour suspension de particules
WO2018081964A1 (en) 2016-11-02 2018-05-11 Basf Se Acrylic acid polymers neutralized with sodium and calcium ions and having a narrow molecular weight distribution
US11352454B2 (en) 2019-02-11 2022-06-07 Dow Global Technologies Llc Reverse iodine transfer polymerization method and compositions therefrom
US11390703B2 (en) 2019-02-11 2022-07-19 Dow Global Technologies Llc Iodine transfer polymerization method and compositions therefrom
EP3960455A1 (en) 2020-08-31 2022-03-02 Agfa Offset Bv A lithographic printing plate precursor

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB1458235A (en) * 1974-06-11 1976-12-08 Ciba Geigy Uk Ltd Inhibiting scale formation in aqueous systems
GB8400848D0 (en) * 1984-01-13 1984-02-15 Ciba Geigy Ag Cotelomer compounds
DE3434139A1 (de) * 1984-09-18 1986-03-20 Basf Ag, 6700 Ludwigshafen Verfahren zur herstellung von carboxylgruppen enthaltenden polymerisaten
DE3603392A1 (de) * 1986-02-05 1987-08-06 Basf Ag Verfahren zur herstellung von polymerisaten der acrylsaeure oder methacrylsaeure
GB8822150D0 (en) * 1988-09-21 1988-10-26 Ciba Geigy Ag Compounds

Also Published As

Publication number Publication date
JP2723345B2 (ja) 1998-03-09
CA2018772A1 (en) 1990-12-26
EP0405818B1 (en) 1996-04-17
IE902291A1 (en) 1991-01-16
EP0405818A3 (en) 1992-02-26
ATE136910T1 (de) 1996-05-15
IE902291L (en) 1990-12-26
BR9003066A (pt) 1991-08-27
DE69026539D1 (de) 1996-05-23
ZA904777B (en) 1991-03-27
ES2086372T3 (es) 1996-07-01
DK0405818T3 (da) 1996-05-13
CA2018772C (en) 2001-06-12
DE69026539T2 (de) 1996-10-02
JPH03121101A (ja) 1991-05-23
MX171617B (es) 1993-11-09
US5077361A (en) 1991-12-31
EP0405818A2 (en) 1991-01-02

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT94477A (pt) Processo para a preparacao de polimeros de baixo peso molecular, soluveis na agua e contendo fosfinato e fosfonato
US5294686A (en) Process for efficient utilization of chain transfer agent
KR0181012B1 (ko) 저분자량 모노알킬포스피네이트 및 포스포네이트 공중합체
US5216099A (en) Low molecular weight water soluble phosphinate and phosphonate containing polymers
JP3054873B2 (ja) 水溶性低分子量共重合体
RU2217439C2 (ru) Способ получения гомополимеров и/или сополимеров в водном растворе, полученные названным способом полимеры и водная суспензия минеральных веществ с использованием указанных полимеров
KR950032291A (ko) 저분자량 중합체의 수성 제조 방법
RU97112503A (ru) Способ получения полимеров, и/или сополимеров в водном растворе, полученные этим способом полимеры и водная эмульсия минеральных веществ на основе указанных полимеров
EP0792890B1 (en) Process for preparing phosphonate-terminated polymers
AU2012332652B2 (en) Polymers having chelating functionality
US5866664A (en) Process for preparing phosphonate-terminated polymers
JPH04506981A (ja) ホスホノメチル化されたポリビニルアミン、その製法及びその使用
KR950032292A (ko) 모노에틸렌성 불포화 디카르복실산의 수-가용성 중합체를 제조하기 위한 수성방법
MXPA97001522A (en) Procedure for preparing finished polymers in fosfon
JPH0692464B2 (ja) マレイン酸塩重合プロセス
JPS61212398A (ja) スケ−ル防止剤
JPH06298874A (ja) ポリマレイン酸の製造方法
TH19694A3 (th) กรรมวิธีสำหรับเตรียมพอลิเมอร์ของกรดไดคาร์บอกซิลิคมอนอเอธิลีนไม่อิ่มตัวที่ละลายในน้ำได้ในน้ำ

Legal Events

Date Code Title Description
FC3A Refusal

Effective date: 19960430