PT93544A - Porta de proteccao contra incendios - Google Patents
Porta de proteccao contra incendios Download PDFInfo
- Publication number
- PT93544A PT93544A PT93544A PT9354490A PT93544A PT 93544 A PT93544 A PT 93544A PT 93544 A PT93544 A PT 93544A PT 9354490 A PT9354490 A PT 9354490A PT 93544 A PT93544 A PT 93544A
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- frame
- fire protection
- protection door
- groove
- door according
- Prior art date
Links
Classifications
-
- E—FIXED CONSTRUCTIONS
- E06—DOORS, WINDOWS, SHUTTERS, OR ROLLER BLINDS IN GENERAL; LADDERS
- E06B—FIXED OR MOVABLE CLOSURES FOR OPENINGS IN BUILDINGS, VEHICLES, FENCES OR LIKE ENCLOSURES IN GENERAL, e.g. DOORS, WINDOWS, BLINDS, GATES
- E06B5/00—Doors, windows, or like closures for special purposes; Border constructions therefor
- E06B5/10—Doors, windows, or like closures for special purposes; Border constructions therefor for protection against air-raid or other war-like action; for other protective purposes
- E06B5/16—Fireproof doors or similar closures; Adaptations of fixed constructions therefor
- E06B5/164—Sealing arrangements between the door or window and its frame, e.g. intumescent seals specially adapted therefor
Landscapes
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Civil Engineering (AREA)
- Structural Engineering (AREA)
- Special Wing (AREA)
- Securing Of Glass Panes Or The Like (AREA)
- Refrigerator Housings (AREA)
Description
-1·
tf f f
ΤΉΕΟ SCHI&DERS "PORTA DE PRCTECÇSÒ CONTRA INCÊNDIOS" A presente invenção diz respeito a tona porta de protecção contra incêndios constituída por uma folha de porta em forma de caixa incluindo · placas .„êe fibras minerais. As faces dianteiras da folha da porta são formadas por duas chapas de cobertura. Os lados de topo da folha da porta são formados por tiras periféricas dobradas em ângulo das chapas de cobertura bem caro por uma armação. A armação ou moldura vence um intervalo entre as arestas periféricas das chapas de cobertura e ê formada por um perfil. No plano da folha da porta tiras periféricas longitudinais do perfil provido de uma ranhura aberta para fora estão dobradas em ângulo. Na ranhura está montada uma régua que forma uma espuma por acção do calor. É conhecida uma porta de protecção contra os incêndios deste gênero a-travis da patente de invenção DE-PS 3 423 550. Neste caso, o espaço entre as chapas de cobertura que formam as faces dianteiras da folha da porta e a moldura circundante que forma os lados de topo da folha da porta enche-se ccm fibras minerais. Cctto estas devem conter aglcmerantes orgânicos, é de temer que, a temperatura elevadas, se verifique a decomposição do aglcmerante orgânico, desenvolvendo-se e acumulando-se por conseguinte gases de fumos combustíveis e explosivos.
Por outro lado, as portas pesadas deste tipo de construção devem apresentar o inconveniente de não se vedar convenientemente a zona do intervalo entre a folha da porta e o caixilho, não se impedindo a saída de gases de fumos explosivos nesta zona. Com a porta conhecida ê pois necessário resol- ver o problema de obter uma porta de fabrico simples e leve e que de resto seja construída ao mesmo tempo, e sem outras medidas, na zona do caixilho suficientemente fiável para o isolamento do fogo.
Para a solução deste problema foi proposto para a porta de protecção contra os incêndios conhecida formar as superfícies de topo da folha da porta por meio de uma moldura dotada de aberturas, devendo a moldura ser constituída por um perfil que apresenta uma ranhura aberta para fora, em forma de rabo de andorinha. As aberturas na moldura devem estar dispostas com a forma de furos alongados no fundo da ranhura. Além disso, uma régua de cobertura com duas pernas deve encaixar-se por trás na ranhura em forma de rabo de andorinha, devendo a régua de cobertura ser preenchida ccm um material não combustível que forme uma espuma ccm o calor. A econcmia de peso da porta atrás descrita é desprezavelmente pequena em comparação com as portas convencionais, visto que ela resulta em qualquer caso do material cortado do perfil para a formação dos furos alongados. Os furos alongados propriamente podem na verdade por si impedir uma acumulação de fumos no interior da folha da porta. Mas se sairem da folha da porta fumos favorece-se o perigo de transferir o fogo para as salas vizinhas. Pelo contãrio, dá bem resultado vedar, por meio da régua de cobertura cheia de material que espuma por acção do calor, o espaço entre a folha da porta e o caixilho, não tendo os furas alongados no perfil que forma a moldura da folha da porta do lado de topo qualquer acção, visto que os fumos não podem escapar-se. Na prática, é-se portanto forçado a utilizar ccmo material de enchimento para a caixa da porta placas de fibras minerais que não contenham quaisquer aditivos orgânicos consideráveis, os quais,em caso de incêndio, libertam fumos explosivos. Mas tais placas de fibras minerais dispõem apenas -3- de pequena estabilidade e não poderá sem mais fixar-se no interior da caixa da folha da porta, o que i no entanto necessário se o espaço interior da caixa não estiver ccmpletamente preenchido. 0 objecto da presente invenção consiste em proporcionar uma porta de protecção contra os incêndios do tipo descrito inicialmente, ccm a utilização de placas de fibras minerais a colocar na caixa da folha da porta,dificultando-se a propagação de um fogo através da porta de uma face da folha da porta para a outra, o que nas portas de protecção contra incêndios conhecidas é extraordinariamente favorecido pelo facto de nesse caso o perfil da moldura estar, numa larga zona periférica das chapas de cobertura, ligado ccm estas.
Para a solução deste problema, parte-se de uma porta de protecção contra os incêndios do tipo descrito no preâmbulo da reivindicação 1, ccm as caracrterísticas descritas na parte de caracterização da mesma reivindicação .
Com a configuração segundo a presente invenção, ê possível, ccm o auxílio da moldura, colocar duas placas de fibras minerais a uma certa distância e paralelas uma â outra, correspondente à largura da peça perfilada a partir da qual se forma a ranhura aberta para fora. As tiras periféricas longitudinais dobradas em ângulo do perfil encaixam-se sem folga e ccm adaptação de formas na ranhura do lado de topo das placas de fibras minerais e fixam estas na posição pré-determinada, sem que a moldura cubra para isso as placas de fibras minerais em toda a largura do lado de topo e sem que seja necessário aplicar uma tira periférica longitudinal na superfície lateral colocada exteriormente das placas de fibras minerais, o que aumentaria a superfície de contacto transmissora de calor entre a moldura e as chapas de cobertura da folha da porta e,alêm disso, seria necessário colocar as placas de fibras minerais a um distância das chapas de cobertura correspondente â -4- Ρ rj espessura das tiras periféricas longitudinais dobradas em ângulo. Em vez disso, com base na disposição segundo a presente invenção, podem prê-fábri-car-se a moldura e as placas de fibras minerais numa unidade construtiva canpacta, estável e preenchendo sem folgas o espaço interior da caixa da folha da porta, depois do que apenas há que aplicar dos dois lados da unidade construtiva as chapas de cobertura, bem encostadas, e ligar as suas tiras periféricas dobradas em ângulo ocm a moldura, por exemplo por meio de colagem ou soldadura por pontos. A fim de criar para as pontes de transmissão de calor inevitavelmente formadas através da moldura um trajecto de transmissão do calor ccm o maior ccnprimento possível, pode ser vantajoso formar a ranhura no perfil da moldura relativamente profundo, o que tem a vantagem adicional da que a coluna de enchimento de material não combustível colocada na ranhura alem da régua que forma espuma por acção do calor pode ter uma secção transversal relativamente grande. Por meio dessa coluna de enchimento pode escorar-se a moldura de maneira particularmente eficiente e obter-se desse modo mesmo um grande momento resistente à flexão, quando o material do perfil de que ê feita a moldura tem uma parede relativamente fina.
De preferência, a secção transversal da ranhura do perfil e a soma das secções transversais da régua e da coluna de enchimento formada com gesso adaptam-se uma â outra de modo que a régua e a coluna de enchimento preenche ccmpletamente a ranhura da moldura.
Felativamente à disposição da régua e da coluna de enchimento uma em relação â outra, pode ser vantajoso que a régua cubra a coluna de enchimento ou também a coluna de enchimento cubra a régua, para fora. Na disposição -5· mencionada em último lugar, a régua que forma espuma por acção do calor desloca em parte a coluna de enchimento para fora da ranhura contra o caixilho da porta, de modo que em qualquer caso chega-se a uma vedação activa na zona do intervalo entre a face de topo da folha da porta e a superfície do caixilho da porta oposta à mesma.
Segundo uma outra forma de realização da presente invenção, a régua e a coluna de enchimento são envolvidas ccm uma folha de PVC. Pode também ser vantajoso envolver a régua e a coluna de enchimento ccm uma folha de PVC comum. É possível uma disposição separada da régua e da coluna de enchimento, segundo uma outra forma de realização da presente invenção, de maneira vantajosa, formando a partir da folha de PVC dois canais, colocando-se num canal a régua e no outro canal a coluna de enchimento.
Orna outra forma de realização da presente invenção prevê que se prevejam nos chanfros da ranhura da moldura saliências ou cavidades que correspondam âs cavidades ou saliências, respectivamente, da folha de PVC.
Por meio destas formas de realização aperfeiçoadas podem manter-se, de maneira simples, a régua e a coluna de ehchimento no interior da ranhura da moldura, bastando para isso que a régua e a coluna de enchimento envolvidas por PVC sejam introduzidas por pressão na ranhura ccm uma ligeira deformação elástica do invólucro de PVC e/ou dos chanfros da ranhura da moldura, depois do que as saliências se encaixam nas cavidades correspondentes efectuando assim uma fixação.
Para impedir de maneira altamente eficiente a transmissão do calor de um lado da folha da porta para o outro, podem oolocar-se, entre as tiras periféricas das chapas de cobertura que formam as partes das faces de topo da -6
y ϊ folha da porta, e as tiras opostas do perfil que forma a moldura, tirantes i-solantes e/ou pode o perfil ser constituído por duas partes de perfil com secção transversal em forma de Z, entre cujas pernas, que formam o fundo da ranhura e que se sobrepõe, se coloca uma tira isolante.
Nos desenhos anexos está representada a zona periférica de uma porta de protecção contra os incêndios segundo a presente invenção, em quatro exemplos de realização. As figuras representam: A Fig. 1 uma forma de realização com uma ranhura da moldura feita ccm grande profundidade, na qual estã colocada uma coluna de enchimento, a que se sobrepõe uma régua; A Fig. 2 uma forma de realização segundo a fig. 1, mas ccm uma ranhura menos profunda formada na moldura; A Fig. 3 uma forma de realização ccm uma ranhura profunda formada na moldura, na qual estã colocada uma régua a que se sobrepõe uma coluna de enchimento; e A Fig. una forma de realização segundo a fig. 3,mas ccm uma ranhura menos profunda formada na moldura.
Em todos os exemplos de realização, a porta de protecção contra os incêndios é essencialmente constituída por uma folha de porta (1) em forma de caixa. Esta folha de porta é constituída por duas folhas de cobertura (2) e (3) e uma moldura (4) e inclui duas placas de fibras minerais. A moldura (4) que cobre as arestas periféricas (6) de tiras periféricas dobradas em ângulo (7) das chapas de cobertura (2) e (3) ê formada a partir de um perfil que apresenta uma ranhura (8) aberta para fora. Nela estio introduzidas uma régua (10) que produz uma espuma por acção do calor, envolvida por uma folha (9), e uma coluna de enchimento (11) de gesso, as .quais são
-7 - L mantidas per «aT-i^jag (12) em forma de protuberâncias na folha (9) e cavidades correspondentes (13) nos chanfros da ranhura (8).
Tiras periféricas (14), dobradas em ângulo para o interior da caixa da folha da porta, da noldura (4) encaixam-se nas ranhuras (15) previstas nas faces de topo das placas de fibras minerais (5) e fixam estas a uma certa distância mútua e paralelas, de modo que as placas de fibras minerais (5) se encostam estreitamente contra as faces interiores das chapas de revestimento (2) e (3).
Claims (10)
- -3-REIVIHDICACSSS 1.- Porta de protecção contra incêndios formada por uma folha de porta na forma de caixa que inclui placas de fibras minerais, cujas faces ã vista são formadas por duas chapas de cobertura e cujas faces de topo são formadas por tiras periféricas dobradas em ângulo das chapas de cobertura, bem como por uma mol dura que vence o intervalo entre os bordos longitudinais das chapas de cobertura, sendo a moldura formada por um perfil com tiras periféricas longitudinais dobradas em ângulo no plano da folha da porta e voltadas para o interior da folha da porta e com uma ranhura voltada para fora na qual i colocada uma régua formada por espumação por acção do calor, caracterizada por cada uma das tiras periféricas longitudinais (14) do perfil que forma a mol dura (4) se encaixar numa ranhura (15) de uma placa de fibras mine rais (5), que se estende através da face interior de cada chapa de cobertura (2,3), e por na ranhura (8) do perfil que forma a mol -9- / dura (4) aberta para fora estar ainda montada, além da régua (10) formada por espumação por acção do calor, uma coluna de enchimento (11) de material não combustível.
- 2. - Porta de protecção contra incêndios de acordo com a rei vindicação 1, caracterizada por a régua (10) e a coluna de enchimento (11) feita de gesso preencherem completamente a ranhura (8) da moldura (4).
- 3. - Porta de protecção contra incêndios de acordo com as reivindicações 1 ou 2, caracterizada por a régua (10) tapar a colu na de enchimento (11) para .fora.
- 4. - Porta de protecção contra incêndios de acordo com as reivindicações 1 ou 2, caracterizada por a coluna de enchimento (11) tapar a régua (10) para fora.
- 5. - Porta de protecção contra incêndios de acordo com pelo menos uma das reivindicações 1 a 4, caracterizada por a régua (10) e a coluna de enchimento (11) serem envolvidas por um manto res-pectivo (9) de folha de PVC.
- 6. - Porta de protecção contra incêndios de acordo com pelo menos uma das reivindicações 1 a 4, caracterizada por uma folha de PVC (9) envolver a régua (10) e a coluna de enchimento (11) . -10-
- 7, - Porta de protecção contra incêndios de acordo cora pelo menos uma das reivindicações 1 a 6, caracterizada por se formarem dois canais de folha de PVC (9) colocando-se num dos canais a régua (10) e no outro canal a coluna de enchimento (11).
- 8, - Porta de protecção contra incêndios de acordo com pelo menos uma das reivindicações 1 a 7, caracterizada por se preverem nas chanfraduras da ranhura (8) da moldura (4) saliências ou cavidades (13) que correspondem respectivamente a cavidades ou saliências (12) das folhas de PVC (9).
- 9, - Porta de protecção contra incêndios de acordo com pelo menos uma das reivindicações 1 a 8, caracterizada por se colocarem tiras isolantes entre as partes das tiras periféricas das chapas de cobertura que formam as faces de topo da moldura e as tiras opostas àquelas tiras periféricas do perfil que forma a moldura.
- 10, - Porta de protecção contra incêndios de acordo com pelo menos uma das reivindicações 1 a 9, caracterizada por o perfil que forma a moldura ser constituído por duas peças perfiladas com secção transversal em forma de um Z, entre cujas pernas que se sobrepõem e formam o fundo da ranhura se coloca uma tira isolante, Lisboa, 22 de Marco de 1990
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
DE3909638 | 1989-03-23 |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT93544A true PT93544A (pt) | 1991-10-31 |
Family
ID=6377087
Family Applications (2)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT93543A PT93543B (pt) | 1989-03-23 | 1990-03-22 | Porta de proteccao contra incendios |
PT93544A PT93544A (pt) | 1989-03-23 | 1990-03-22 | Porta de proteccao contra incendios |
Family Applications Before (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT93543A PT93543B (pt) | 1989-03-23 | 1990-03-22 | Porta de proteccao contra incendios |
Country Status (5)
Country | Link |
---|---|
EP (2) | EP0388773B1 (pt) |
AT (2) | ATE94945T1 (pt) |
DE (2) | DE59002787D1 (pt) |
ES (1) | ES2035669T3 (pt) |
PT (2) | PT93543B (pt) |
Families Citing this family (5)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
DE4008686A1 (de) * | 1990-03-17 | 1991-09-19 | Schako Metallwarenfabrik | Brandschutzklappe |
GB2270495A (en) * | 1992-09-08 | 1994-03-16 | Timber Technology Limited | Doors |
DE29503471U1 (de) * | 1995-03-02 | 1996-07-04 | Niemann, Hans Dieter, 50169 Kerpen | Fassadenbauelement, insbesondere Tür oder Fenster |
GB2365051A (en) * | 2000-05-19 | 2002-02-13 | C & C Marshall Ltd | Composite door |
NL1016562C2 (nl) * | 2000-11-08 | 2002-05-14 | Alprokon Promotie Ontwikk Bv | Brandwerend deurnaaldsamenstel. |
Family Cites Families (11)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
FR2159704A5 (pt) * | 1971-11-09 | 1973-06-22 | Gubri Michel | |
FR2433094A1 (fr) * | 1978-08-08 | 1980-03-07 | Fichet Bauche | Porte coupe-feu a deux vantaux |
CA1186498A (en) * | 1980-10-20 | 1985-05-07 | Bernard Dixon | Intumescent seals |
DE3305639C2 (de) * | 1982-03-27 | 1984-12-20 | Theo 5140 Erkelenz Schröders | Feuerschutzabschluß für Bauwerksöffnungen |
DE3423550C1 (de) * | 1984-06-26 | 1985-04-18 | Hörmann KG Freisen, 6699 Freisen | Feuerschutztür |
BE900741A (fr) * | 1984-10-03 | 1985-02-01 | Vanderplanck Metalworks S A | Portes et parois coupe-feu a hautes performances. |
BE903877A (fr) * | 1985-12-17 | 1986-06-17 | Inoxytra S A | Porte coupe-feu anti-effraction. |
DE8624046U1 (de) * | 1986-09-08 | 1986-11-06 | Trube & Kings KG, 5441 Uersfeld | Abdichtungsleiste für Feuerschutztüren |
GB2198775B (en) * | 1986-12-19 | 1991-01-16 | Ici Plc | Fire resistant door leaf |
FR2615559B1 (fr) * | 1987-05-22 | 1989-08-18 | Electricite De France | Portes coupe-feu ameliorees |
DE8801361U1 (de) * | 1988-02-04 | 1988-03-24 | Schröders, Theo, 5140 Erkelenz | Feuerschutztürblatt |
-
1990
- 1990-03-14 EP EP90104788A patent/EP0388773B1/de not_active Expired - Lifetime
- 1990-03-14 AT AT90104789T patent/ATE94945T1/de not_active IP Right Cessation
- 1990-03-14 DE DE90104789T patent/DE59002787D1/de not_active Expired - Fee Related
- 1990-03-14 DE DE9090104788T patent/DE59000421D1/de not_active Expired - Lifetime
- 1990-03-14 ES ES199090104788T patent/ES2035669T3/es not_active Expired - Lifetime
- 1990-03-14 AT AT90104788T patent/ATE82036T1/de not_active IP Right Cessation
- 1990-03-14 EP EP90104789A patent/EP0388774B1/de not_active Expired - Lifetime
- 1990-03-22 PT PT93543A patent/PT93543B/pt not_active IP Right Cessation
- 1990-03-22 PT PT93544A patent/PT93544A/pt not_active Application Discontinuation
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
EP0388773A3 (en) | 1990-12-19 |
ATE82036T1 (de) | 1992-11-15 |
EP0388774A2 (de) | 1990-09-26 |
DE59000421D1 (de) | 1992-12-10 |
DE59002787D1 (de) | 1993-10-28 |
EP0388774B1 (de) | 1993-09-22 |
EP0388773B1 (de) | 1992-11-04 |
EP0388773A2 (de) | 1990-09-26 |
ATE94945T1 (de) | 1993-10-15 |
PT93543A (pt) | 1991-10-31 |
EP0388774A3 (en) | 1990-12-19 |
ES2035669T3 (es) | 1993-04-16 |
PT93543B (pt) | 1996-05-31 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
US6327826B1 (en) | Structural frame member | |
ES2643024T3 (es) | Bastidor de resina ignífugo | |
PT93544A (pt) | Porta de proteccao contra incendios | |
ES2173822T3 (es) | Elemento ignifugo plano con por lo menos dos vidrios contraincendios transparentes. | |
GB2070114A (en) | Intumescent sealing strip | |
US4045930A (en) | Fire resistant seals | |
US20190242179A1 (en) | Closure fire rated frame extrusion component and a method of making the same | |
CZ119997A3 (cs) | Skleněné dveře pro protipožární účely | |
US12054976B2 (en) | Fire-resistant concealed door hinge | |
EP0050517A1 (en) | Intumescent seals | |
JP2018119382A (ja) | 開閉装置およびその施工方法 | |
ES2295284T3 (es) | Estructura de marco/panel ignifuga. | |
GB2171136A (en) | Fire resistant glazing strip | |
ES2342346T5 (es) | Dispositivo de carpintería corredera | |
GB1580160A (en) | Fire-resistant seals | |
PT87249B (pt) | Porta ignifuga | |
JP2016056664A (ja) | 建具 | |
JP2020002681A (ja) | 防火パネル | |
JP6377802B2 (ja) | 建具 | |
PT2367996T (pt) | Dispositivo de fecho para portas ou janelas corta-fogo | |
JP3583917B2 (ja) | 防火措置構造 | |
JP6498108B2 (ja) | 建具 | |
ES2972739T3 (es) | Hoja de puerta para una puerta cortafuegos y método para fabricarla | |
ES2273533B1 (es) | Puerta corredera cortafuegos. | |
JP7358578B2 (ja) | カーテンウォールユニット |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
BB1A | Laying open of patent application |
Effective date: 19900327 |
|
FC3A | Refusal |
Effective date: 19960111 |