PT93422B - Gerador dr forma de onda - Google Patents

Gerador dr forma de onda Download PDF

Info

Publication number
PT93422B
PT93422B PT93422A PT9342290A PT93422B PT 93422 B PT93422 B PT 93422B PT 93422 A PT93422 A PT 93422A PT 9342290 A PT9342290 A PT 9342290A PT 93422 B PT93422 B PT 93422B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
sct
unit
stored
data symbols
value
Prior art date
Application number
PT93422A
Other languages
English (en)
Other versions
PT93422A (pt
Inventor
Bjorn Olof Classon
Peter Ekelund
Original Assignee
Ericsson Telefon Ab L M
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Ericsson Telefon Ab L M filed Critical Ericsson Telefon Ab L M
Publication of PT93422A publication Critical patent/PT93422A/pt
Publication of PT93422B publication Critical patent/PT93422B/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L27/00Modulated-carrier systems
    • H04L27/18Phase-modulated carrier systems, i.e. using phase-shift keying
    • H04L27/20Modulator circuits; Transmitter circuits
    • H04L27/2003Modulator circuits; Transmitter circuits for continuous phase modulation
    • H04L27/2007Modulator circuits; Transmitter circuits for continuous phase modulation in which the phase change within each symbol period is constrained
    • H04L27/2017Modulator circuits; Transmitter circuits for continuous phase modulation in which the phase change within each symbol period is constrained in which the phase changes are non-linear, e.g. generalized and Gaussian minimum shift keying, tamed frequency modulation

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Nonlinear Science (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Digital Transmission Methods That Use Modulated Carrier Waves (AREA)
  • Permanent Magnet Type Synchronous Machine (AREA)
  • Transition And Organic Metals Composition Catalysts For Addition Polymerization (AREA)
  • Engine Equipment That Uses Special Cycles (AREA)
  • Electrotherapy Devices (AREA)
  • Peptides Or Proteins (AREA)
  • Holo Graphy (AREA)
  • Saccharide Compounds (AREA)
  • Medicines Containing Material From Animals Or Micro-Organisms (AREA)
  • Compounds Of Unknown Constitution (AREA)
  • Stereo-Broadcasting Methods (AREA)
  • Details Of Television Scanning (AREA)
  • Steering Control In Accordance With Driving Conditions (AREA)
  • Amplitude Modulation (AREA)

Description

CAMPO TÉCNICO
O presente invento refere-se a um gerador de forma de onda do tipo referido no preâmbulo da Reivindicação 1 e destinado a gerar as formas de onda requeridas por um rádio transmissor do tipo quadratura em modulação continua de fase binária ( CPM ).
ARTE ANTERIOR
Em modulação contínua de fase binária, é permitido fazer corresponder a um '‘um binário uma dada variação de fase positiva e a um correspondente zero uma dada variação de fase negativa do sinal rádio transmitido. As variações de fase têm sempre origem na posição de fase do bit precedente, de modo que a curva formada do sinal rádio transmitido será continua, sem transições abruptas, em oposição ao QPSK, por exemplo, onde as variações entre as várias posições de fase ocorrem de uma maneira abrupta.
A modulação de fase contínua é essencialmente uma operação de chave de deslocamento de frequência de banda estreita.
Em principio, um modulador-CPM compreende os diagramas bloco ilustrados na Figura 1. 0 fluxo de dados binários é convertido no conversor 1 em um sinal NRZ analógico e é filtrado por um filtro passa baixo por meio de um filtro 2 de pré-modulação. 0 sinal alimenta então um modulador-FM 3 possuindo um dado indice de modulação fixo.
Esta continuidade de fase constante contribui para a obtenção de um sinal rádio transmitido de espectro estreito e a memória que o sinal obtém, como resultado desta continuidade de fase, pode ser utilizada para fins de detecção de sinal.
filtro 2 de pré-modulação contribui para um aumento adicional da economia do espectro, pela introdução intencional de interferência de intersímbolos (ISI). O filtro 2 tem um caracter passa baixo. Vários compromissos podem ser obtidos entre a largura de banda transmitida e a imunidade de interferências, pela variação da resposta de um impulso deste filtro. Um filtro passa baixo Gaussiano com uma largura a 3 dB, correspondendo a metade da
645
LM 4808/01226
-3frequência de bit é um exemplo de um filtro de pré-modulação convencional .
Seria muito caro construir um modelador CPM do tipo ilustrado na Figura 1 com o grau de modulação preciso pretendido, por exemplo, com recepção coerente. Quando se trasmitem sete uns seguidos por sete zeros, o vector de sinal deve ser encontrado no sitio original do espaço de sinais, o qual requere um indice de modulação exacto. Consequentemente, não é conveniente usar o principio ilustrado na Figura 1 para realizar construções, e em vez disso são usados receptores muito primitivos. Nenhum deles é o principio útil para a implementação LSI, devido ao seu caracter analógico.
Pode ser obtido um indice de modulação preciso pela utilização de formas de onda em quadratura pré-calculadas armazenadas na forma tabelar.
Quando são introduzidas certas limitações no indice de modulação (h=2 K/P onde K e P são números inteiros sem factores mutuamente comuns), pode ser mostrado que o valor da fase do sinal rádio, durante a duração de um bit de dados, pode ser dividida em duas componentes independentes, para originar uma constante, a qual depende somente da história anterior e de uma va riável temporal a qual depende somente dos últimos bits transmitidos.
A componente que depende dos bits transmitidos mais cedo deriva do facto de cada sinal de dados transmitido deixar uma contribuição de fase permanente de hn. Esta contribuição é constante ao longo de todo o intervalo de símbolos e é chamada a fase acumulada do sinal ou a sua memória de fase. A fase acumulada é, claro, limitada ao intervalo (0,2j), o qual significa que só poderá adoptar valores P.
A outra componente, que é dependente somente do bit transmitido e do seu vizinho mais próximo em tempo, deriva do facto da fase (com interferência intencional de intersímbolos )num ponto particular no tempo não depender somente do bit de dados transmitido naquele instante, mas também dos símbolos precedentes
645
LM 4808/01226
-4e posteriores. Assim, o número de bits que contribuem para a fase instantânea do sinal rádio depende da duração da resposta do impulso do filtro de pré-modulação.
É possível calcular previamente todas as formas de onda capazes de serem geradas pelo gerador, pela utilização das fórmulas acima mencionadas. A tabela torna-se tridimensional. Em primeiro lugar, a tabela é endereçada de acordo com a história anterior dos símbolos (os últimos M símbolos) e em segundo lugar, de acordo com a fase acumulada que foi coligida naquele momento de tempo, e em terceiro lugar, de acordo com a amostragem das formas de onda S desejadas no intervalo dos símbolos.
A Figura 2 ilustra um gerador de forma de onda conhecido para indice de modulação h=l/2, publicado no IEEE COM-26, No 5, 1978 Tamed Frequency Modulation por Jager et al. 0 registador de deslocamento BHR armazena os últimos M bits de dados, o contador cima-baixo QM é controlado pelo último bit no BHR e assim representa a fase acumulada com o seu sinal de saida. As formas de onda para sen Θ e cos Θ são armazenadas em tabelas ROM, as quais são endereçadas um número S de vezes para cada intervalo de bit.
contador da amostragem SR conta repetidamente de 0 a S-l. A conversão D/A e filtragem de reconstrução produz os sinais analógicos correctos, os quais são alimentados a seguir ao modulador de quadratura .
DESCRIÇÃO DO INVENTO
No caso do gerador de forma de onda conhecido referido, é endereçada uma tabela de senos e cossenos que regista as várias formas de onda, por meio de um endereço, o qual compreende os últimos M bits de dados e um endereço, o qual compreende um valor dependente da fase acumulada. Pode ser estabelecido por análise das formas da curva que ocorrem no olho de detecção do sinal rádio, que este olho de detecção contém somente P’2 Λ tipos diferentes de formas de onda fundamentais ( M=ao número de símbolos armazenados no registador BHR ). As restantes 3P’2^~2 foriias de onda têm quer o mesmo quer o sinal inverso da mesma forma de curva entre as formas de onda fundamentais. De acordo com o presente
845
LM 4808/01226
-5Μ 9 invento apenas estas Ρ·2Π Λ formas de onda básicas são calculadas e depois armazenadas numa única tabela de memória ou unidade de tabela, a qual é assim capaz de dar formas de onda tanto para o sen Θ como cos Θ, isto é para tanto o canal-I como o canal-Q. A forma de onda correcta pode assim ser endereçada por meio de uma unidade de endereçamento separada entre um registador de entrada e uma memória quadrante.
objectivo do presente invento é proporcionar um gerador de forma de onda destinado para a modulação continua de fase e contendo somente uma única unidade de tabela para as formas de onda armazenadas.
gerador de formas de onda do invento tem os detalhes caracteristicos descritos na parte de caracterização da reivindicação 1.
BREVE DESCRIÇXO DOS DESENHOS
O invento será agora descrito com mais detalhe, com referência aos desenhos anexos, nos quais;
a Figura 1 é um diagrama de blocos ilustrando um modelo teórico de um transmissor para modulação continua de fase binária;
a Figura 2 é um diagrama de blocos ilustrando um gerador de forma
de onda da arte anterior;
a Figura 3 é um diagrama mostrando a variação de fase de um sinal
de rádio para os simbolos de dados de entrada dados;
a Figura 4 é um diagrama de blocos ilustrando um gerador de forma
de onda do invento;
a Figura 5 é um diagrama de blocos mais detalhado do gerador de
forma de onda ilustrado na Figura 4;
a Figura 6 é uma tabela dos valores binários; e a Figura 7 é um diagrama temporal.
MELHOR(ES) MODO(S) PARA REALIZAR O INVENTO
Será proporcionada uma breve descrição do gerador de forma de onda conhecido da dita passagem da literatura atrás mencionada com referência à Figura 2, antes de descrever gerador de forma de onda do invento.
645
LM 4808/01226
-60 gerador de forma de onda conhecido inclui unidades de tabela ST e CT para armazenagem do sen Θ e cos 0, respectivamente. As unidades de tabela são do tipo ROM e são endereçadas por uma memória quadrante QM e um registador histórico de bits BHR. A razão de saida das unidades de tabela ST e CT é determinada por um contador de amostragem SR. Subsequente à conversão digital-analógica nas unidades DAI, DA2 e filtragem passa baixo dos filtros LP1, LP2, a forma de onda resultante sen 0 e cos 0 é aplicada respectivamente aos respectivos multiplicadores Ml e M2 e a um circuito de adição ADD, de modo a formar o sinal modulado de saida S(t)=A cos (wct + 0), isto é, a onda de rádio.
registador histórico de bits consiste num registador de deslocamento o qual armazena um número de símbolos de dados de entrada, dos quais um é o símbolo de dados que diz respeito e os restantes são precedentes e símbolos seguintes. Todos os símbolos dos dados e os sinais de saida da memória quadrante formam um endereço o qual indica uma dada forma de onda nas unidades tabelares ST e CT.
A memória quadrante QM é um contador cima e baixo que é incrementado para cima e para baixo pelo último bit do registador de deslocamento BHR. 0 valor do contador, que é dado à tabela de seno e cosseno, representa assim um valor de fase acumulada. □ contador QM constitui deste modo uma memória quadrante para o ângulo de fase 0, isto é, armazena um valor binário, o qual indica o quadrante em que 0 é localizado.
número de bits armazenado no registador BHR depende da extensão de ISI intencional, e o número de passos P efectuados pelo contador QM depende do indice de modulação h. 0 número de amostragens por intervalo de bit S depende da qualidade desejada dos sinais analógicos. 0 requisito total de armazenagem do conheeido gerador de forma de onda é 2'S'P‘2 onde S = ao número de amostragens por intervalo de bit e M = ao número de bits de dados armazenados por último no BHR. 0 requisito de armazenagem pode, portanto, ser grande quando o requisito de qualidade é alto, isto é, quando S e M não são números pequenos, por exemplo, S>_8 e M>3. Por exemplo, M = 3 e S = 8.
645
LM 4808/01226
-ΊΑ Figura 3 é um diagrama que mostra a variação do ângulo de fase para quatro bits entrando no registador BHR quando h = 1/2,
Μ = 1 e quando não existe interferência de intersímbolos. É assumido que Θ está localizado no primeiro quadrante e começa a partir do valor 0, isto é, o conteúdo do registador BHR é zero e a memória de quadrante QM é posta em zero. Quando são introduzidos dados no registador BHR durante o intervalo de símbolos 0-T, é formado um endereço que indica sen 0 e cos 0 na tabela de seno ST e na tabela de cosseno CT, tal que no fim do intervalo θ = x/2 e o registador QM será ajustado para 01. Durante o intervalo imediato seguinte T-2T, é assumido que o registrador BHR é carregado de modo que o valor final em 2T seja θ = x. 0 valor no registador QM será então 10. É assumido que os simbolos de dados introduzidos no registador BHR durante o intervalo de simbolos 2T-3T eram tais de modo a reduzir Θ a x/2 em 3T. 0 valor armazenado no registador QM é então outra vez 01. Durante o intervalo 3T-4T, Θ aumenta para n e o registador QM armazena o valor 10. As tabelas ST e CT são endereçadas durante todos os intervalos 0, T, 2T, 3T, 4T, de modo a indicar o seno e cosseno para θ=0, x/2, K e 3x/2.
Assim, estão armazenados no registador BHR os bits de dados que durante um intervalo de simbolos indicam qual o valor instantâneo de seno 0 e cosseno 0 que é para ser endereçado, enquanto que o valor no registrador QM (memória quadrante) indica o valor a partir do qual o endereço 0 deverá começar, isto é, o valor de partida. As linhas a tracejado da Figura 3 indicam o curso ou o procedimento seguido para diferentes pontos de partida, isto é os diferentes valores armazenados no registador QM, enquanto que a variação é a mesma durante o intervalo de simbolos 0, T, 2T, 3T, 4T para simbolos de dados semelhantes alimentado para o registador BHR.
A Figura 4 ilustra o gerador de forma de onda do invento. Em comum com o gerador de forma de onda conhecido ilustrado na Figura 2, o gerador do invento inclui um registador de deslocamento BHR, um contador cima baixo QM no lado de entrada, e unidades de conversão DAI, DA2, filtros LP1, LP2 e multiplicadores Ml e M2, e também um circuito de adição ADD no
645
LM 4808/01226
-8lado de saída. 0 novo gerador de forna de onda destingue-se do gerador de fornia de onda conhecido, de tal modo que as duas unidades de tabela ST e CT foran substituídas por una única tabela SCT para armazenagem das ditas formas de onda básicas (P’2^_2) para um dado número de bits no registador BHR.
Esta unidade pode consistir numa ROM programável da maneira descrita no Apêndice anexo.
As entradas de uma unidade de conversão ADR são ligadas às saldas do registador de deslocamento BHR. Adicionalmente, a saida do BHR que representa o bit mais antigo, está ligada à entrada do contador cima baixo QM, que constitui a memória quadrante. 0 contador QM tem para h = 1/2 duas saldas (bit mais e menos significativo) as quais estão ligadas à unidade de conversão de endereços ADR.
A unidade de conversão de endereços ADR tem M saldas ligadas aos endereços de entrada da unidade de tabela SCT para evidenciar as formas de onda associadas na dependência dos simbolos de dados presentes no registador BHR, durante cada intervalo de simbolos T, e na dependência do valor da memória quadrante QM. A unidade de conversão de endereços ADR é também ligada a uma entrada de controlo de uma unidade lógica NP que recebe através das suas entradas os valores de saida da unidade tabelar SCT. A unidade ou inverte os valores ou permite que os valores passem inalterados, dependendo do sinal de controlo I fornecido pela unidade de conversão de endereços ADR. A unidade de tabela SCT é operativa para armazenar os valores de cos Θ e para os Θ que tenham sido endereçados para a dita unidade. 0 valor para sen Θ pode ser obtido por modificação do endereço e opcionalmente invertendo o valor do cos Θ obtido da unidade SCT, sendo esta inversão na unidade NP na dependência do sinal de controlo I que chega da unidade de conversão de endereços ADR. Esta inversão ou passagem do valor da forma de onda da unidade de tabela SCT é controlada alternativamente durante um periodo de amostragem S, determinado por uma unidade de amostragem SR. Esta unidade faz a amostragem do conteúdo do endereço (a forma de onda endereçada) na unidade de tabela um número de vezes S durante um intervalo de simbolo T,
645
LM 4808/01226
-9por exemplo oito vezes. Durante uma metade do período de amostragem, o valor é fornecido a partir da unidade de tabela para se obter cos Θ e durante a outra metade para se obter sen Θ.
Tanto o sen Θ como o cos θ são aqui representados digitalmente.
Um circuito de trinco é operativo para trancar o valor de sen θ durante o periodo (— metade do intervalo de amostragem) requerido para formar o cos θ correspondente. Subsequentemente ao lapso de um intervalo de amostragem, estes dois valores ocorrem na entrada dos respectivos conversores DAI, DA2, isto é, sen Θ aparece na entrada do conversor DAI e o cos Θ aparece na entrada do conversor DA2. Quando da conclusão do intervalo de amostragem, ambos os conversores DAI, DA2 são activados para efectuar a conversão para valores analógicos correspondentes, sendo estes valores fornecidos simultâneamente aos multiplicadores Ml, M2 a juzante. As respectivas ondas de transporte - A sen wct e A cos wct são moduladas nos multiplicadores Ml, M2 nesta maneira e subsequentemente para adição no circuito de adição ADD, é obtido o sinal que forma o sinal rádio transmitido.
Em relação ao gerador de forma de onda inventivo, todos os estados de dados, isto é, conjuntos de símbolos de dados armazenados no registador BHR durante um intervalo de símbolos, que resultam na mesma forma de onda deverão resultar no mesmo endereço na tabela reduzida para cos Θ armazenado na unidade tabelar SCT. Assim, é armazenado na unidade tabelar SCT uma pluralidade de formas de onda fundamentais que podem ser endereçadas e subsequentemente invertidas de modo a se obter sin Θ e cos Θ para todas as combinações binárias dos símbolos de dados de entrada.O número de curvas armazenadas é P'2 onde M = ao número de posições binárias no registador BHR e P é o número de posições em QM.
sinal de saída do contador QM (dois bits) determina o quadrante em que o valor de partida de Θ, isto é, onde cada Θ = θθ, é localizado quando endereçando a unidade de tabela SCT. 0 sinal de saida do registador BHR determina qual das formas de onda fundamentais deverá ser evidenciada na unidade de tabela SCT. A unidade de tabela armazena as formas de onda para o sin Θ ou cos Θ
645
LM 4808/01226 -10e quando, por exemplo, cos 0 é armazenado, sin 0 é obtido por conversão de endereço no ADR e inversão condicional na unidade NP. Os valores de amostragem armazenados da forma de onda são trazidos S número de vezes para a frente em cada intervalo de simbolos T.
A Figura 5 ilustra uma concretização do gerador de forma de onda do invento onde M = 3, h = 1/2 e S = 8. 0 registador histórico de bits é um registador de deslocamento BHR, tendo três posições e onde a corrente de dados de entrada na forma de valores binários 0 e 1 são alimentados para a entrada de dados do registador BHR. 0 sinal de saida do registrador forma um conjunto de simbolos binários b2» b-^, bg, onde b2 é o bit mais significativo. Este bit é fornecido ao contador de entrada do contador de cima baixo QM, o qual forma a memória de quadrante. As suas duas saidas ®1» Produzem um número binário que tem duas posições, onde
Qj é o bit mais significativo. Tanto o contador QM como o registrador BHR são activados com o mesmo sinal de relógio CKB (veja a Figura 7).
Uma porta lógica OU-EXCLUSIVO EX1, EX2 é ligada a cada uma das saidas bj e bg do registador BHR para inverter b^ e bg quando b2 é igual a 1. As saídas das portas lógicas EX1, EX2 estão ligadas cada uma a uma entrada de endereço respectiva ag e a^ da unidade tabelar SCT. As portas lógicas EX1, EX2 formam a parte ADR1 da unidade de conversão de endereços ADR ilustrada na FIGURA 4.
A outra parte da unidade de conversão de endereços ADR compreende uma unidade ADR2 a qual tem quatro entradas e duas saidas. A unidade ADR2 destina-se a formar o sinal aplicado à terceira entrada de endereços a2 da unidade SCT, e um sinal de controlo I inversor ou não inversor aplicado à unidade de negação NP descrita acima. A tabela na Figura 6 ilustra a relação entre todas as posições possíveis de registo do registador BHR, as posições do contador na memória QM, os sinais de endereço a2, a^, ag e o sinal de controlo I. A unidade endereçadora ADR2 pode ser construída com base nesta tabela, com o auxilio, por exemplo, de um somador completo e lógica associada. Um sinal de temporização binário designado 1/Q é também aplicado à unidade endereçadora, este sinal de temporização controlando a saída dos sinais I a2» de modo que
645
LM 4808/01226
-11o valor requerido para formar sin Θ é alimentado durante uma metade do intervalo de amostragem e o valor requerido para formar cos Θ é alimentado a partir da unidade de negação NP durante a outra metade do intervalo de amostragem e enviados a um circuito de trinco (sen Θ) subsequente e conversor DA2 (cos Θ).
As relações lógicas entre as grandezas de entrada bQ, bj, b2; Qp ®o e as firanzas d® saida aQ, ap a2l I, são determinadas pelas seguintes relações:
ao = bbo’ al = b2 Θ bl
I/Q = 0: a2 = Qo, I = Οχ © <b2 Λ
I/Q = 1: a2 = Qo. I = Qx© Qo + (b2 Λ Qo) as quais podem ser escritas como se segue:
a2 = β0©Ι/β 1 = %©<% 1/%) © <b2 Λ %)
A tabela na Figura 6 mostra todos os sinais de endereçamento a2» ap aQ e o sinal de controlo de inversão I para todas as combinações de entrada de símbolos de dados b2, bp bQ com três bits e em vários quadrantes para Θ.
Como atrás mencionado, todas as formas de onda para sen Θ e cos Θ podem ser obtidas a partir de uma pluralidade de P'2^~2 formas de onda fundamentais armazenadas na unidade de tabela SCT. No caso ilustrado, M = 3 e P = 4, e consequentemente somente são necessárias oito formas de onda fundamentais, a partir de agora designadas por segmentos de curva. Estes segmentos são referenciados por A, B, C, D, E, F, G, H na tabela. 0 valor de cada um destes segmentos de curva é armazenado na unidade de tabela SCT. Para cada dado valor de Qp Qq (denota o quadrante de Θ) e conjunto de bits de símbolos de dados b2, bp bQ, são obtidos dois conjuntos de endereços β2> ap aQ para I/Q = 0 e I/Q = 1, através das unidades de endereço ADR1, ADR2. A unidade de tabela SCT é então endereçada duas vezes para o mesmo conjunto de dados.
Por exemplo, o bloco de dados b2> bp bQ = 101 no primeiro quadrante (Q^ Qo - 00) obtém os endereços a2» ap aQ = 011 para I/Q = 0 e 110 para I/Q = 1. Isto dá os segmentos de curva -C e -G
645
LM 4808/01226
-12respectivamente, os valores dos quais são amostrados alternadamente pela unidade de amostragem SR.
diagrama temporal dado na Figura 7 descreve o modus operandi. com mais detalhe, do gerador de forma de onda mostrado na Figura 5, em conjunção com o exemplo anterior.
Quando o impulso de relógio CKB é alto, o registador BHR é deslocado e um dado bloco de símbolos de dados b^, bQ, = 101 é alimentado para as portas lógicas EXI, EX2, para o contador QM e para a unidade de endereçamento ADR2. Ao mesmo tempo, o contador QM é activado pelo impulso de relógio CKB, provocando que o contador produza um dado valor Q^ Qo (= 00). É obtido um dado bloco de endereços a2» a^, aQ e um dado sinal de controlo I. Ao mesmo tempo, I/Q iguala 1 (sen Θ). Durante o intervalo tQ t2» é trazido um valor para a frente a partir do segmento de curva G indicado pelo impulso de amostragem CKS1 e este valor é alimentado à unidade NP. Uma vez I = 1, o valor é invertido antes de ser enviado mais para a frente para o circuito de trinco LS. Este circuito tranca o valor no instante t^. Os conversores estão ainda inactivados, visto o sinal de controlo LDA não se ter tornado ainda alto.
Quando I/Q se torna 0 no instante t2» um bloco de endereço a2» a-p ao diferente que aquele para I/Q = 1 é obtido, nomeadamente o bloco de endereço que origina o segmento de curva C e que é trazido para a frente pela unidade de amostragem SR durante o período de tempo t£ - t^, e o qual é depois injectado à unidade NP. Visto I = 1, é obtido um valor invertido do segmento de curva no conversor DA2. No instante ponto tg, ambos os conversores DAI, Da2 são activados e os valores que derivam dos segmentos de curva -G e -C são convertidos e aplicados ás seguintes unidades Ml, M2 e ADD da maneira descrita a seguir. Os valores restantes dos segmentos de curva -G e -C são trazidos para a frente de modo semelhante de acordo com o exemplo, durante todo o intervalo de bit de temporização, até que todo o segmento de curva para o bloco de símbolos de dados de entrada bj, b2, bQ (= 101) tenha sido processado. Este procedimento é repetido para todos os oito impulsos de amostragem durante um intervalo de
645
LM 4808/01226
-13relógio completo (= T), após o que um novo simbolo de dados é temporizado para o registador BHR (o contador QM sendo incrementado para cima ou para baixo) e um novo segmento de curva para sen θ e cos Θ é injectado nos conversores DAI, DA2.
gerador de forma de onda proposto resulta num decréscimo dos requesitos de armazenagem de formas de onda, nomeadamente P2n comparado com 2’P‘2n no caso dos geradores conhecidos. Devido ao requesito da área-superficie ser grandemente reduzido, a LSI pode ser prontamente realizada. 0 requesito da área-superfície do gerador proposto é de cerca de um oitavo do requesito do gerador de forma de onda conhecido. A melhoria é parcialmente devida ao uso de simetrias no esquema de modulação e parcialmente porque ambos os sinais de quadratura são obtidos de uma e mesma tabela de referência.
70.645
LM 4808/01226
13a
APENDICE
O *· 19 — u>
λ «o
ALGORITMO PARA CALCULAR O CONTEÚDO OA TABELA
T (M
«* 3
*3
Ο
Λ 0 ε
υ I
β «9
Ό •C V
<0 α.
ε >4-»
9
σ» Ό
9 Λ
U Ο
U
Ο W
Ο Τ3
Ε 9
9 U-
Μ
β Ο
Ό σ» Ό
ο
Ο «U Ο
9
9 Ο κ
> C V •3
U υ Ο.
9 V Έ
W
C ο
Λ Λ 9
4 04 •ο
Ο Ό 9 Ό S - 9
1
Ο Ο 9
U L. Ο
9 9 Ο.
Ε Ε 9
13 <□ 9
C C -c“ • ·» U
Β Β Μ
V* X
Λ
** Ο
σ β
I
X </>
645
LM 4808/01226

Claims (2)

  1. R Ε I V I M-£> I C Δ C g E S
    1 - Gerador de forma de onda para gerar uma primeira forma de onda sen Θ e uma segunda forma de onda cos Θ, onde Θ é o ângulo de fase de um sinal rádio quando modulando com o auxilio de uma modulação contínua de fase digital com o índice de modulação h = 2_n, onde n é um inteiro, de um transmissor rádio do tipo de quadratura na dependência dos simbolos de dados a serem transmitidos, em que o gerador de forma de onda inclui:
    um registador histórico de bits (BHR) para armazenar numa dada sequência um dado número (M) de simbolos de dados binários de entrada (bQ, bp b2 bj^_^), os quais denotam o ângulo de face instantâneo (9m);
    meios de memória (QM) para armazenarem um valor binário codificado (QO,Q| ) o qual dá a fase acumulada (θο):
    meios de armazenagem (SCT) na forma tabelar possuindo um número de entradas de endereço binárias (aQ, ap a2 aM-l^ para um número de valores os quais denotam a forma de onda na dependência do dito número (M) de simbolos de dados de entrada e o valor armazenado nos ditos meios de memória (QM);
    uma unidade de amostragem (SR) para detectar os valores armazenados no dispositivo de armazenagem (SCT) e pertencendo a uma dada forma de onda; e unidades de saída incluindo conversores digitais-analógicos (DAI, DA2) e meios multiplicadores (Ml, M2) e somadores (ADD) para compilarem o sinal rádio;
    caracterizado por o dispositivo de armazenagem (SCT) na forma tabelar armazenar P.2 segmentos de curva das ditas formas de onda como os valores digitais para somente uma das ditas formas de onda (cos Θ), onde M = ao número de entradas de endereço do dispositivo de armazenagem (SCT), sendo este número igual ao número de simbolos de dados armazenados no dito registador histórico de bits (BHR), e P é o número de estados no dito dispositivo de memória (QM); por uma unidade de conversão de endereço (ADR) ser proporcionada para compilar um endereço para
    70 645
    LM 4808/01226
    -15as ditas entradas de endereço na dependência do dito número (M) de símbolos de dados e o valor (Qo, Q^ , . . . ) armazenado no dispositivo de memória (QM) onde um sinal de temporização (I/Q) tendo dois estados é efectivo para obrigar a unidade de conversão de endereço a alternar de modo que o dito endereço (&2> aao) irá alternadamente indicar um segmento (G) de curva seno ou cosseno pertencendo aos ditos símbolos de dados para um estado do sinal de temporização e depois do que um segmento (C) de curva cosseno ou seno pertencendo aos mesmos símbolos de dados para o outro estado do sinal de temporização;
    por ser proporcionada uma unidade inversora (NP) para controlar um sinal (I) da dita unidade de conversão de endereço (ADR) tal como para inverter ou não inverter os segmentos da curva seno ou cosseno obtidos da unidade de armazenagem (SCT) na dependência do valor do sinal de temporização e do valor armazenado no dispositivo de memória (QM); e por serem proporcionados meios de trinco (LS) para trancarem o valor do segmento de curva seno ou cosseno enquanto que o segmento de curva cosseno ou seno é indicado no dispositivo de armazenagem (SCT) e é alimentado de modo que os valores obtidos dos dois segmentos de curva sejam convertidos simultaneamente nos respectivos conversores digitais-analógicos.
  2. 2 - Gerador de forma de onda de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por as P.2 formas de onda armazenadas no dispositivo de armazenagem (SCT) serem armazenadas na forma de valores digitais, os quais são selecoionados de modo que no primeiro quadrante (0 <θ<π/2) do ângulo de fase, os valores digitais fornecem P.2 segmentos de curva determinados para sen Θ e P.2n ° segmentos de curva determinados para cos Θ e para o mesmo conjunto dos símbolos de dados de entrada (bQ, b^ b£ bfl-l); Por no segundo, terceiro e quarto quadrantes (π/2 <. Θ < x, x <. Θ < 3*/2, 3x/2 <. Θ < 2x) do ângulo de fase, os valores digitais armazenados denotam os P. 2n J segmentos de curva para sen θ o qual, no quadrante precedente mais próximo, se aplica ao cos Θ no mesmo conjunto de símbolos de dados de entrada (bQ, b-^, ^2 e correspondentemente para cos Θ, onde os valores dos
    70 645
    LM 4808/01226
    -16respectivos quadrados são determinados pelo valor (Qq, Q^ ) armazenado na dita memória quadrante (QM).
PT93422A 1989-03-13 1990-03-13 Gerador dr forma de onda PT93422B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
SE8900883A SE463390B (sv) 1989-03-13 1989-03-13 Vaagformsgenerator

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT93422A PT93422A (pt) 1990-11-07
PT93422B true PT93422B (pt) 1996-01-31

Family

ID=20375326

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT93422A PT93422B (pt) 1989-03-13 1990-03-13 Gerador dr forma de onda

Country Status (17)

Country Link
EP (1) EP0388381B1 (pt)
JP (1) JPH03504675A (pt)
CN (1) CN1045902A (pt)
AT (1) ATE95360T1 (pt)
AU (1) AU619398B2 (pt)
DE (1) DE69003564T2 (pt)
DK (1) DK0388381T3 (pt)
ES (1) ES2044536T3 (pt)
FI (1) FI905562A0 (pt)
HK (1) HK66894A (pt)
IE (1) IE62929B1 (pt)
MY (1) MY105264A (pt)
NO (1) NO301920B1 (pt)
NZ (1) NZ232485A (pt)
PT (1) PT93422B (pt)
SE (1) SE463390B (pt)
WO (1) WO1990010986A1 (pt)

Families Citing this family (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5237324A (en) * 1991-09-04 1993-08-17 Advanced Micro Devices, Inc. System and method for producing baseband analog modulation signals
US5784402A (en) 1995-01-09 1998-07-21 Kamilo Feher FMOD transceivers including continuous and burst operated TDMA, FDMA, spread spectrum CDMA, WCDMA and CSMA
WO1996031942A1 (en) * 1995-04-03 1996-10-10 Motorola Inc. Multiple access up converter/modulator and method
FR2746562B1 (fr) * 1996-03-22 1998-06-05 Thomson Csf Emetteur de signaux de radiophonie digitale
KR100239169B1 (ko) * 1996-04-04 2000-01-15 윤종용 파이/n 쉬프티트 n차분위상쉬프트키잉 변조신호 발생장치
US6865170B1 (en) 1997-06-19 2005-03-08 Idt Corporation Metropolitan wide area network
CN1269957A (zh) 1997-07-09 2000-10-11 温斯达通信公司 计算机控制的宽带无线系统
US6757268B1 (en) 1997-07-21 2004-06-29 Winstar Corporation Metropolitan wide area network
FR2777145B1 (fr) * 1998-04-02 2000-04-28 Alsthom Cge Alcatel Modulateur multiporteuses large bande et procede de programmation correspondant
US7065157B2 (en) * 2003-03-11 2006-06-20 Qualcomm Inc. GMSK modulation techniques
CN101710136B (zh) * 2009-11-26 2011-08-17 电子科技大学 一种序列波形发生器
CN116520049B (zh) * 2023-04-13 2024-05-17 广州致远仪器有限公司 波形输出设置方法、装置、设备以及存储介质

Family Cites Families (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
NL7709917A (nl) * 1977-09-09 1979-03-13 Philips Nv Systeem voor datatransmissie met behulp van een hoekgemoduleerde draaggolf van constante amplitude.
CH670178A5 (pt) * 1986-06-24 1989-05-12 Bbc Brown Boveri & Cie

Also Published As

Publication number Publication date
DK0388381T3 (da) 1994-02-07
EP0388381A1 (en) 1990-09-19
ES2044536T3 (es) 1994-01-01
SE8900883L (sv) 1990-09-14
NO904756D0 (no) 1990-11-01
DE69003564T2 (de) 1994-02-10
JPH03504675A (ja) 1991-10-09
SE8900883D0 (sv) 1989-03-13
HK66894A (en) 1994-07-22
DE69003564D1 (de) 1993-11-04
PT93422A (pt) 1990-11-07
ATE95360T1 (de) 1993-10-15
IE62929B1 (en) 1995-03-08
FI905562A0 (fi) 1990-11-09
NO301920B1 (no) 1997-12-22
CN1045902A (zh) 1990-10-03
WO1990010986A1 (en) 1990-09-20
MY105264A (en) 1994-09-30
NO904756L (no) 1990-11-01
IE900641L (en) 1990-09-13
AU5337190A (en) 1990-10-09
SE463390B (sv) 1990-11-12
EP0388381B1 (en) 1993-09-29
AU619398B2 (en) 1992-01-23
NZ232485A (en) 1992-04-28

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT93422B (pt) Gerador dr forma de onda
Mengali Synchronization techniques for digital receivers
US4745628A (en) Symbol generator for phase modulated system
Bissell et al. Digital signal transmission
D'Andrea et al. Symbol timing estimation with CPM modulation
PT1981204E (pt) Processo de sinalização num sistema de acesso múltiplo ofdm
CN107102256A (zh) 用于对pam 发射机中的抖动进行限制的失真测量
US3128342A (en) Phase-modulation transmitter
US5237324A (en) System and method for producing baseband analog modulation signals
WO2012123969A2 (en) Methods for generating multi-level pseudo-random sequences
Mazur et al. Demodulation and carrier synchronization of multi-h phase codes
CN104506471B (zh) 多制式数字基带发生调制装置
BRPI0003751B1 (pt) Modulador digital complexo para geração de uma portadora modulada por um sinal digital e método de geração de uma portadora complexa modulada com um sinal complexo
JP3347848B2 (ja) 多値信号復号回路
PT92434B (pt) Modulador digital de manipulacao por chave de desvio minimo segundo gauss com processamento de intervalos com numeros nao inteiros de bits
Geoghegan Description and performance results for the advanced range telemetry (ARTM) tier II waveform
CN204272168U (zh) 多制式数字基带发生调制装置
Rosato et al. Perfect reconstruction filters for 4-channels time-interleaved ADC affected by mismatches
CN110798420A (zh) 一种内插倍数可变的gmsk调制实现方法
RU2302700C2 (ru) Способ передачи двоичного сигнала и устройство для его осуществления
JPH0219663B2 (pt)
Yang et al. Digital Modulations
Davey Digital data signal space diagrams
Skwirzynski Simulation techniques for the study of modulated communication channels
Vilnrotter et al. Mitigation of Discrete Spectral Components in Filtered BPSK and OQPSK Signals

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19951026

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20020430