PT92411A - Dobradica de aclopamento rapido para mobiliario - Google Patents

Dobradica de aclopamento rapido para mobiliario Download PDF

Info

Publication number
PT92411A
PT92411A PT9241189A PT9241189A PT92411A PT 92411 A PT92411 A PT 92411A PT 9241189 A PT9241189 A PT 9241189A PT 9241189 A PT9241189 A PT 9241189A PT 92411 A PT92411 A PT 92411A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
hinge
support body
flap
hinge according
coupling
Prior art date
Application number
PT9241189A
Other languages
English (en)
Original Assignee
Ferrari Franco
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Ferrari Franco filed Critical Ferrari Franco
Publication of PT92411A publication Critical patent/PT92411A/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E05LOCKS; KEYS; WINDOW OR DOOR FITTINGS; SAFES
    • E05DHINGES OR SUSPENSION DEVICES FOR DOORS, WINDOWS OR WINGS
    • E05D7/00Hinges or pivots of special construction
    • E05D7/12Hinges or pivots of special construction to allow easy detachment of the hinge from the wing or the frame
    • E05D7/123Hinges or pivots of special construction to allow easy detachment of the hinge from the wing or the frame specially adapted for cabinets or furniture
    • E05D7/125Hinges or pivots of special construction to allow easy detachment of the hinge from the wing or the frame specially adapted for cabinets or furniture the hinge having two or more pins
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E05LOCKS; KEYS; WINDOW OR DOOR FITTINGS; SAFES
    • E05DHINGES OR SUSPENSION DEVICES FOR DOORS, WINDOWS OR WINGS
    • E05D5/00Construction of single parts, e.g. the parts for attachment
    • E05D5/02Parts for attachment, e.g. flaps
    • E05D5/0276Parts for attachment, e.g. flaps for attachment to cabinets or furniture, the hinge having two or more pins
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E05LOCKS; KEYS; WINDOW OR DOOR FITTINGS; SAFES
    • E05YINDEXING SCHEME ASSOCIATED WITH SUBCLASSES E05D AND E05F, RELATING TO CONSTRUCTION ELEMENTS, ELECTRIC CONTROL, POWER SUPPLY, POWER SIGNAL OR TRANSMISSION, USER INTERFACES, MOUNTING OR COUPLING, DETAILS, ACCESSORIES, AUXILIARY OPERATIONS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR, APPLICATION THEREOF
    • E05Y2900/00Application of doors, windows, wings or fittings thereof
    • E05Y2900/20Application of doors, windows, wings or fittings thereof for furniture, e.g. cabinets

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Hinges (AREA)

Description

-2- 70 265 File 41229
MEMÕRIA DESCRITIVA O presente invento refere-se a uma dobradiça para mobiliário aperfeiçoada.
No domínio das dobradiças (por exemplo, para portas de mobiliário) conbecem-se dobradiças do tipo composto por duas partes que são presas separadamente: a primeira, ã porta, levando a junção articulada de dobradiça e terminando numa aba livre que é subsequente mente ligãvel, através de meios de ligação apropriados, â segunda, composta por uma base fixa no móvel.
Os ditos meios de ligação são feitos com a forma de acoplamentos de parafusos, o que, por consequência, exige ferramentas para os fixar, ou são feitos com acoplamentos de molas para os ligar mais rapidamente.
Se bem que o acoplamento de molas seja uma solução para se conseguir rapidez no acoplamento e desacoplamento das partes, nas cons truções conhecidas que aplicam tal solução, a fim de conseguir o acoplamento é necessário adoptar processos de montagem que envolvem um movimento paralelo à extensão da dobradiça ou, por outras palavras, paralelo ao topo.da porta em posição de aberta.
Isto torna necessário, no caso de várias dobradiças na mesma porta, acoplar todas as suas partes ao mesmo tempo, visto que se uma ou duas das dobradiças tivessem de ser fixas no seu lugar seria obviamente. impossível realizar os movimentos subsequentes necessários para acoplar as restantes.
Isto torna, consequentemente, a montagem muito difícil e exige tempo, especialmente em portas grandes e/ou portas com um grande número de dobradiças. O objectivo do presente invento é obviar os problemas atrás mencionados proporcionando uma dobradiça do tipo com duas partes que podem ser acopladas uma à outra depois de terem sido seguras ao móvel e à porta, tendo meios de acoplamento concebidos de forma a serem ligados rapidamente, sem necessidade de ferramentas e com um movimento relativo que permite um acoplamento fácil mesmo no ca so de portas cora várias dobradiças. 0 objectivo atrás referido é alcançado proporcionando-se uma dobra diça para portas de móveis do tipo que compreende uma aba consistindo numa primeira porção que leva uma junção articulada concebi -3- 70 265 File 41229 da para ser fixa à porta e uma* segunda porção de base fixa ao móvel, compreendendo as ditas primeira e segunda porções meios de ligações removíveis uns dos outros, caracterizada pelo facto de tais meios de ligação compreenderem:, um corpo que engata na dita segunda porção de base, tendo uma saliência com um degrau inferi or numa parede vertical do lado oposto ã extremidade que leva a junta articulada e saliências laterais em paredes verticais opos tas perpendiculares ã primeira, junto da junção articulada; meios de acoplamento por debaixo das ditas saliências de degrau e lateral levadas por um corpo de suporte disposto numa aba na primeira dita porção e compreendendo uma peça de contraste comprimida por ima mola por baixo da dita saliência de degrau, e garras afiladas projectando-se para a extremidade da dobradiça que suporta a junção articulada e montadas.por debaixo das ditas saliências laterais, impedindo os ditos meios de acoplamento qualquer desengate recíproco entre o dito corpo de suporte e o dito. corpo de acoplamento; meios para evitarem o escorregamento paralelo em relação â superfície de fixação da base entre o dito corpo de suporte e o dito corpo de acoplamento.
Os princípios inovadores do presente invento e as suas vantagens relativamente â técnica conhecida tornam-se mais nitidamente evidentes na seguinte descrição de duas possíveis construções exem-plificativas, aplicando tais princípios, com referência aos desenhos juntos, em que: - a figura 1 mostra uma vista parcial, esquemática e explodida das duas partes de uma primeira construção de uma dobradiça, aplicando os princípios inovadores reivindicados aqui, o corte da parte inferior ao longo da linha I-I da figura 2 e o corte da parte superior ao longo da linha II-II da figura 3; - a figura 2 mostra uma vista esquemática em planta da parte inferior das duas partes ilustradas na figura 1; - a figura.3 mostra uma vista parcial.esquemática por debaixo, da parte superior das duas partes ilustradas na figura 1; - as figuras 4, 5 e 6 mostram vistas esquemáticas das duas partes da. figura 1, durante várias fases do movimento de acoplamento recíproco, sendo a parte superior das duas partes cortada ao longo da linha VI-VI da figura 3; -4- 70 265 File 41229 - a figura 7 mostra uma vista parcial esquemática e explodida de uma segunda construção de uma dobradiça que aplica os princípios inovadores aqui reivindicados, sendo a parte superior cortada ao longo da linha VII-VII da figura 8? - a figura 8 mostra uma vista parcial esquemática, de baixo, da par te superior das duas partes ilustradas na figura 7? - a figura 9 mostra uma vista parcialmente em corte, esquemática, das duas partes da figura 7 numa posição intermédia durante o acop lamento recíproco.
Com referência ãs figuras, uma primeira construção de uma dobradiça de acordo com o invento, genericamente indicada pela referência 10 na figura 1, compreende uma primeira parte ou base . 11 e uma segunda parte 12, a qual por sua vez ê composta de um corpo de suporte de acoplamento 13 e de uma aba de junta articulada 14 ambos genericamente conformados em forma de um "U" tombado. A extremidade livre da aba 14 é articulada (por meio de uma junção articulada conhecida pelos técnicos na matéria e não é, por conseguinte, nem ilustrada, nem descrita) numa placa (não ilustrada, vis to que é feita de acordo com técnica conhecida), a qual é fixada ã porta do móvel. A aba 14 e o corpo de acoplamento 13 são interligados por meio de um primeiro parafuso de ajustamento e aperto 15, o qual é aparafusado na abertura apropriada no corpo 13 e um segundo parafuso de ajustamento 16 que é aparafusado numa abertura apropriada do corpo 14. O corpo do parafuso 15 passa através de uma primeira ranhura 17, provida no corpo 14 e prolonga-se na direcção do eixo principal deste último, constituindo com a respectiva cabeça um obstáculo que impede a separação do corpo 13 da aba 14. 0 segundo parafuso 16 é devidamente conformado, por debaixo, com uma ranhura para permitir que encaixe deslizavelmente na segunda ranhura 19.
Os parfusos 15 e 16 cooperam assim para permitir que o corpo 13 e a aba 14 deslizem reciprocamente em paralelo aos respectivos eixos principais. O corpo 13 é internamente provido, como se pode ver claramente na figura 3, de um gancho 20, o qual é móvel em torno de um eixo 21 -5- 70 265 File 41229 disposto entre as duas paredes -laterais do corpo 13. O gancho 20 tem uma extensão operativa 22 que se projecta da extremidade junção do corpo 13 e é provido, além disso, de uma ranhu ra conformada 23 a fim de evitar que interfira no parafuso 15. A mola 24 estã disposta axialmente ao eixo' 21 e as suas extremidades comprimem-se de encontro à parte interior da parede superior do corpo 13 e de encontro â extensão 22 do gancho de forma a permi tir que o gancho reaja à rotação,para fora, do corpo 13. O gancho é, além disso, provido de saliências de retenção 25 e 26, as quais, tocando na superfície interna superior do corpo 13, limitam a possibilidade do gancho girar quando comprimido pela mola. Na extremidade oposta do corpo 13, em relação ao gancho 20, as paredes laterais do mesmo prolongam-se para formar as garras de acop lamento afiladas (cónicas) 27, 28 e os suportes para os pinos se-micilíndricos 29, 30.
Como se pode ver nas figuras 1 e 2, a base 11 compreende uma chapa para fixação â peça de mobiliário 31, tendo furos de fixação 32, 33 e a um bloco de acoplamento 34 provido na sua extremidade posterior com um dente 35, tendo uma superfície inclinada superior e na sua extremidade superior oposta com dois recessos semicilín-dricos 36 e 37, complementares dos meios pinos 29, 30, respecti- vamente.
Situadas por baixo dos dois recessos 36, 37, nas paredes laterais do bloco 34, estão conformadas duas saliências 38, 39 e a terminando chapa de fixação 31 junto delas com duas superfícies inclinadas 40, 41, respectivamente. A chapa 31 é provida, em correspondência com o dente 35 de uma ranhura 42, enquanto que a superfície superior do bloco 34 é provido de um recesso conformado 43 a fim de dar espaço para movimento, como se ilustrará claramente mais adiante, sem interferir com a extremidade inferior do parafuso 16.
Uma dobradiça como descrita funciona da seguinte maneira. A base 11 e a parte articulada (não ilustrada na figura) ligadas à aba 14 são fixas â peça de mobiliário e ã porta, respectivamente, de acordo com as técncicas conhecidas que são facilmente imagináveis por quem é perito na matéria.
Para ligar a base ao corpo de acoplamento correspondente, o pro- 6- 70 265 File 41229 cesso preferido consiste em aproxima-los,num ângulo,como ilustrado na figura 4, de forma a encaixar os meios pinos 29, 30 nos res-pectivos recessos 36, 37 e depois rodar a dobradiça em torno dos ditos meios pinos para o gancho 20 deslizar sobre a superfície in clinada do dente 35 e, consequentemente, rodar em volta do seu pró prio pino contra a acção da mola 24, como ilustrado na figura 5.
As garras 27, 28 escorregam simultaneamente para os espaços entre as superfícies 40, 41 e as saliências conformadas 38, 39. A dobradiça continua a sua acção giratória até encontrar a posição ilustrada na figura 6, em que o gancho 20 comprimido pela mola 24 escorrega por debaixo do dente 35 para a ranhura 42, enquanto as garras 27, 28 encaixam firmemente por baixo das saliências 38, 39, respectivamente.
As duas partes 11, 12 são assim acopladas e é impedido qualquer movimento relativo entre elas (verticalmente pelo gancho 20 e pelas garras 27, 28 e horizontalmente pelos meios pinos 36, 37). O único movimento possível, graças aos parafusos 15, 16 é o movimento deslizante entre o corpo 13 e a aba 14, o que permite o ajus tamento preciso da posição da porta em relação ao rebaixo no móvel. A fim de fazer este ajustamento basta deslizar a aba 14 ao longo do corpo 13 e depois apertar o parafuso 15 para os travar na posição desejada. Por último, é possível girar o parafuso 16 para ajus tar a "ascensão" da aba em relação ao corpo 13.
Como se pode ver pela linha a tracejado na figura 6, na posição de firmemente acoplada, a extremidade inferior do parafuso 16 está alojada no recesso 43.
Sempre que é necessário desacoplar as duas partes, por exemplo, para tirar a porta da peça de mobiliário, basta pegar na extensão 22 do gancho. 20 e deslocá-lo para desengatar o gancho debaixo do dente 35 e depois rodar a parte 12 ligeiramente à volta dos pinos 28, 29 nos alojamentos 36, 37 para também desengatar as garras 27, 28 da parte debaixo das saliências 38, 39.
As garras 27, 28 são afiladas (cónicas) de tal forma que, não obs tante oferecem a. necessária resistência à tracção vertical, a dis tância que a parte superior deve rodar para engatar completamente na base é extremamente limitada e, em especial, suficientemente curta para impedir que a parte inferior da aba 14 toque na su- -7- 70 265 File 41229 perfície do móvel onde está seg-ura. a base, depois da inserção dos meios pinos antes de começar a dita rotação. A construção acima descrita é, como é óbvio, dada apenas a título de exemplo para ilustrar os princípios inovadores aqui reivindica dos e não deve de. forma alguma ser tomada como uma limitação ao âmbito desses princípios.
Por exemplo, uma variação possível da construção acima descrita é ilustrada nas figuras 7, 8 e 9.
Visto que a segunda construção, aplicando os mesmos princípios ino vadores que a construção anterior, tem numerosos componentes substancialmente idênticos, em forma e finalidade, aosjã descritos para a primeira construção, serão os ditos componentes abaixo indicados com os mesmos números de referência usados anteriormente, precedidos pelo dígito 1 e a sua descrição será omitida dado que a descrição acima é considerada suficiente.
Consequentemente, só serão descritas quaisquer variações significa tivas relativas â primeira construção.
Na dita segunda construção, a guia de acoplamento e o controlo de escorregamento horizontal consiste em duas saliências conformadas 44, 45 dispostas internamente, em posições opostas, nas paredes la terais de um corpo de acoplamento 113 (como se pode ver claramente nas figuras 7 e 8) em vez dos meios pinos 29, 30, enquanto que o resto é idêntico ao corpo 13 da construção anterior. A base 48 com uma chapa de fixação perfurada 131 e um bloco de aco plamento 47 tendo uma saliência com uma superfície inclinada superior 135, é substancialmente idêntica à base 11 previamente descri ta, residindo a única diferença, no facto de os recessos semicilín dricos terem sido retirados e substituídos por dois recessos conformados, cada um deles disposto numa parede lateral do corpo 47 e conformados para receberem as saliências 44, 45, como se vê na figura 8, de forma a constituir uma guia de acoplamento para as garras 127, 128 e um obstáculo subsequente contra o atravessamento horizontal do suporte 113 no corpo 48.
Para simplificar, apenas um, 46, dos dois recessos é ilustrado nas figuras 7 e 9, pois o outro é exactamente idêntico e oposto ao pri meiro na parede oposta do corpo 47, simétrico com o plano dos desenhos . -8- 70 265 File 41229
IH· ICO A base 48 e o corpo de acoplamento 113 são unidos, aproximando as du as partes de forma que as saliências conformadas 44 e 45 encaixem nos recessos correspondentes no bloco 47 e girando a parte superior da dobradiça, para que as referidas saliências deslizem ao longo do perfil dos recessos, como se vi na figura 9, até que o gancho 120, deflectido pela superfície inclinada da saliência 135, engate por baixo do degrau desta, como acontecia na construção anterior. Os procedimentos para o ajustamento da dobradiça por meio dos para fusos 115 e 116 e, se necessário, para desengatar o corpo de acoplamento da base, permanecem substancialmente idênticos aos já de critos e, por conseguinte, consideram-se desnecessárias mais expl cações, considerando-se, do mesmo modo, serem suficientes as figuras 7, 8 e 9, visto que todos, os outros pormenores são, à luz da descrição da construção anterior, facilmente imagináveis por qualquer perito na matéria.
As bases 11 e 48 podem ser, com vantagem, feitas de metal fundido, enquanto que os corpos de acoplamento 13, 113 e as respectivas gar ras e guias 29, 30 e 44, 45, respectivamente, podem ser, com vantagem, feitos de chapa estampada adequadamente conformada.
Como se mencionou previamente, as construções descritas são exem-plificativas e o técnico pode imaginar várias modificações ãs mes mas sem, contudo, se desviar da esfera do invento aqui reivindica do.
Por exemplo, a prevenção do movimento horizontal entre a base e o corpo de suporte de acoplamento pode ser conseguida assentando a superfície posterior do dente de encontro â superfície inclinada da base, reduzindo, assim, durante o acoplamento, o espaço entre as partes em relação ao ilustrado, por exemplo, na figura 6, vis to que o movimento horizontal no sentido oposto é já evitado.pela forma do dente contra as saliências laterais da base.
Além disso a forma das bases 34, 48 pode variar, especialmente no que diz respeito â posição dos furos ou ao processo de fixação pa ra os segurar ao móvel.
Do mesmo modo, o sistema de ligação do corpo 13 ou 113 à correspondente aba 14, 114 pode ser qualquer sistema de regulação de técnica conhecida, como ê facilmente imaginável por qualquer perito na matéria; se necessário, pode até ser omitido e substituí- 70 265 File 41229 -9- do por uma ligação fixa (por soldadura ou outro meio) se se quiser prescindir da comodidade de ajustamento preciso da porta em posição de fechada.
Deve salientar-se que o movimento necessário para acoplar as duas partes da dobradiça em ambas as construções descritas pode consistir, com vantagem, substancialmente, no movimento de translação vertical da base para inserir os eixos 29, 30 ou as saliências 44, 45 nos seus respectivos alojamentos e, depois*substancialmente, na simples rotação sem movimentos de translação horizontais.É assim possível, ao contrário .do que acontece com dobradiças de técnica conhecida, fixar as dobradiças de uma porta uma de cada vez, por qualquer ordem, visto que os movimentos descritos são sempre possíveis graças às juntas articuladas nas dobradiças, mesmo quando a porta já tenha sido montada no móvel pelo acoplamento da primeira dobradiça.

Claims (13)

  1. 70 265 File 41229 -1.0- R E IVINDICAgÕES 1. Dobradiça para portas de mobiliário do tipo que compreende uma aba, consistindo numa primeira porção levando uma junção articula da concebida para ser fixa na porta e uma segunda, porção de base fixa na peça de mobiliário,compreendendo as ditas primeira e segunda porções, meios de ligação removíveis uns dos outros, carac-terizada pelo facto.dos ditos meios de ligação compreenderem: um corpo que engata na dita segunda porção de base, tendo uma salien cia com um degrau inferior na parede vertical, do lado oposto ã extremidade que leva a junção articulada e saliências laterais nas paredes verticais opostas, perpendiculares â primeira, junto da junção articulada; meios de acoplamento por debaixo das ditas sali ências laterais e de degrau, suportados por um corpo de suporte dis posto na dita primeira porção da aba e compreendendo uma peça de contraste, comprimida por uma mola, por baixo da dita saliência de degrau, e garras afiladas projectando-se para a extremidade da dobradiça que suporta a junção articulada e montadas por debaixo das ditas saliências laterais, impedindo os ditos meios de acoplamento qualquer desengate recíproco entre o dito corpo de suporte e o dito corpo de acoplamento; meios para evitarem o escorregamento pa ralelo em relação ã superfície de fixação da base, entre o dito corpo de suporte e o dito corpo de acoplamento.
  2. 2. Dobradiça de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo facto da dita saliência de degrau inferior ter uma superfície supe rior inclinada, que se inclina para fora, de forma a flectir a dita peça de contraste contra a acção da mola durante o movimento de aproximação recíproco para ligar a primeira parte e a segunda parte da dobradiça, até ultrapassar a borda da dita saliência de degrau e escorregar para o lugar próprio por debaixo dela.
  3. 3. Dobradiça de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fac to da peça de contraste consistir num. gancho que engata por baixo da dita saliência de degrau e estar articulada para rodar à volta de um eixo paralelo ã borda do degrau.
  4. 4. Dobradiça de acordo com a reivindicação 3, caracterizada pelo facto do dito gancho ser munido com uma aba actuante que se projec -11- 70 265 File 41229 ta para fora da dita primeira parte da dobradiça,
  5. 5. Dobradiça de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo facto de os meios de ajustamento estarem dispostos entre o dito cor po de suporte e a aba da dita primeira parte para ajustamento das posições recíprocas do dito corpo e da dita aba.
  6. 6. Dobradiça de acordo com a reivindicação 5, caracterizada pelo facto dos ditos meios de ajustamento compreenderem um primeiro parafuso de ajustamento e aperto> o qual é aparafusado num alojamento no corpo de suporte e um segundo parafuso de ajustamento que é aparafusado num alojamento da aba; passando o corpo do primeiro parafuso através de uma primeira ranhura existente na aba e prolon gando-se na direcção da dobradiça,constituindo a respectiva cabeça numa peça de contraste para impedir o desengate do corpo de suporte da aba; sendo o segundo parafuso conformado por debaixo por uma ranhura que encaixa, por deslizamento, na segunda ranhura existente no corpo de suporte e prolongando-se paralelamente â primeira ranhura .
  7. 7. Dobradiça de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo facto dos ditos meios para impedirem o escorregamento também constituírem uma guia para. inserção das garras sob as respectivas saliências laterais.
  8. 8. Dobradiça de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo facto dos ditos meios para impedirem o escorregamento compreenderem saliências de travamento no corpo de suporte, encaixando nos correspondentes alojamentos da base com um movimento substancialmente vertical em relação à superfície de apoio da própria base.
  9. 9. Dobradiça de acordo com a reivindicação 8, caracterizada pelo facto das ditas saliências de travamento serem duas saliências com forma de pino, com superfícies de acoplamento cilíndricas, dispostas no mesmo eixo no corpo de suporte em posições laterais opostas , acima das ditas garras e voltadas para o interior das mesmas, estando os correspondentes alojamentos nas ditas paredes verticais opostas e sendo conformados para se ajustarem às saliências de tra vamento e abertos para receberem estas últimas também no sentido aproximação das ditas duas partes, constituindo, também, as ditas saliências de travamento, encaixadas nos ditos alojamentos, iam cen 70 265 File 41229 —1.2— tro de rotação da parte superior da dobradiça durante o engate das ditas garras.
  10. 10. Dobradiça de acordo com a reivindicação 8, caracterizada pelo facto de as saliências de travamento serem duas, em posições opos tas, nas paredes laterais internas do corpo de suporte e deslizarem, durante o acoplamento das duas ditas partes, dentro de alojamentos formados nas ditas paredes verticais opostas da base.
  11. 11. Dobradiça de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo facto do dito suporte ter a forma de um "U" virado para cima e por o qorpo de acoplamento se encaixar, pelos menos parcialmente, no mesmo.
  12. 12. Dobradiça de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo facto do corpo de suporte ser obtido por estampagem e quinagem.
  13. 13. Dobradiça de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo facto de o corpo de base ser obtido por fundição. Lisboa, Por FRANCO FERRARI -0 AGENTE OFICIAL-
PT9241189A 1988-11-25 1989-11-24 Dobradica de aclopamento rapido para mobiliario PT92411A (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IT2220488U IT215342Z2 (it) 1988-11-25 1988-11-25 Cerniera per mobili ad innesto rapido perfezionata.

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT92411A true PT92411A (pt) 1990-05-31

Family

ID=11193006

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT9241189A PT92411A (pt) 1988-11-25 1989-11-24 Dobradica de aclopamento rapido para mobiliario

Country Status (5)

Country Link
JP (1) JPH02236378A (pt)
DE (1) DE3939080A1 (pt)
ES (1) ES2017379A6 (pt)
IT (1) IT215342Z2 (pt)
PT (1) PT92411A (pt)

Families Citing this family (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5224242A (en) * 1991-07-16 1993-07-06 Mednarodno Podjetje Lama, D.D. Quick-assembling furniture hinge
DE9112453U1 (de) * 1991-10-07 1992-03-05 Mepla-Werke Lautenschläger GmbH & Co. KG, 6107 Reinheim Montageplatte für Möbelscharniere
AT403185B (de) * 1995-09-15 1997-11-25 Blum Gmbh Julius Scharnier für glastüren
DE19707741C2 (de) * 1997-02-27 2003-07-03 Grass Gmbh Hoechst Möbelscharnier
DE59912724D1 (de) * 1999-02-11 2005-12-01 Salice Arturo Spa Vorrichtung zur Befestigung eines Beschlagteils an einer Möbeltür
DE19920137C2 (de) * 1999-05-03 2002-11-28 Grass Gmbh Hoechst Montageplatte für Möbelscharniere
ES2190857B1 (es) * 2000-11-28 2005-03-01 Industria Tecnica De La Bisagra, S.A. Dispositivo de bisagra para muebles.
JP4040355B2 (ja) * 2002-04-26 2008-01-30 スガツネ工業株式会社 ヒンジ
CN109496248A (zh) * 2016-08-19 2019-03-19 沙美卡尺和矿业灯具有限公司 家具铰链
IT201700087026A1 (it) * 2017-07-28 2019-01-28 C M I Cerniere Mecc Industriali Srl Dispositivo a cerniera ad innesto

Also Published As

Publication number Publication date
IT215342Z2 (it) 1990-09-11
JPH02236378A (ja) 1990-09-19
DE3939080A1 (de) 1990-05-31
ES2017379A6 (es) 1991-01-16
IT8822204V0 (it) 1988-11-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT92411A (pt) Dobradica de aclopamento rapido para mobiliario
US4997155A (en) Suspension apparatus for control devices
US4953821A (en) Suspension apparatus for control devices, control panels, or the like
CN101268243B (zh) 用于安装具有旋滑运动的门或其它类似关闭装置的机构
LT3577B (en) Staple for connecting of forming boards of form
PT93433A (pt) Movel com portas embutidas
BR112014009535B1 (pt) uma articulação para peças de mobiliário com uma estrutura
US4998702A (en) Suspension apparatus for control device
BRPI0614789A2 (pt) fecho para o travamento multiponto, de portas ou partes de paredes em caixas ou armários
ES2240881T3 (es) Bisagra para puertas, ventanas y similares.
ES2263956T3 (es) Bisagra para mueble.
EP0273885B1 (en) Blind structure with wing or sliding or book opening, provided with either fixed or orientable strips
ES2317357T3 (es) Dispoisitvo de soporte y de anclaje en contramarcos empotrados de puertas correderas.
US1168523A (en) Gate-hinge.
ES2274405T3 (es) Dispositivo de fijacion de una bisagra en un batiente.
ES2226040T3 (es) Procedimiento y herraje de bisagra para el montaje asistido por automata de montaje en una hoja de una ventana, una puerta o similar.
JP2667292B2 (ja) 乾式髭剃装置のヒンジフレーム
EP0391190B1 (de) Artikulator für Kiefermodelle
DE19726978C2 (de) Kondylargelenk für einen Dental-Artikulator
EP0277374B1 (en) Window stay
PT101798B (pt) Porta batente
DE10202058C1 (de) Schrankkorpus mit angelenkter und Verschließbarer Schranktüre
JP2536373Y2 (ja) 開閉扉
DE2721951A1 (de) Moebelscharnier
US941095A (en) Door-hanger.

Legal Events

Date Code Title Description
FC3A Refusal

Effective date: 19960219