PT921990E - Transporte de retencao superior para garrafas - Google Patents

Transporte de retencao superior para garrafas Download PDF

Info

Publication number
PT921990E
PT921990E PT97938222T PT97938222T PT921990E PT 921990 E PT921990 E PT 921990E PT 97938222 T PT97938222 T PT 97938222T PT 97938222 T PT97938222 T PT 97938222T PT 921990 E PT921990 E PT 921990E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
article
panel
articles
panels
side wall
Prior art date
Application number
PT97938222T
Other languages
English (en)
Inventor
Philippe Blin
Jean-Michel Auclair
Alain Saulas
Philippe Le Bras
Jean-Michel Garnier
Original Assignee
Mead Corp
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Mead Corp filed Critical Mead Corp
Publication of PT921990E publication Critical patent/PT921990E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65DCONTAINERS FOR STORAGE OR TRANSPORT OF ARTICLES OR MATERIALS, e.g. BAGS, BARRELS, BOTTLES, BOXES, CANS, CARTONS, CRATES, DRUMS, JARS, TANKS, HOPPERS, FORWARDING CONTAINERS; ACCESSORIES, CLOSURES, OR FITTINGS THEREFOR; PACKAGING ELEMENTS; PACKAGES
    • B65D71/00Bundles of articles held together by packaging elements for convenience of storage or transport, e.g. portable segregating carrier for plural receptacles such as beer cans or pop bottles; Bales of material
    • B65D71/40Bundles of articles held together by packaging elements for convenience of storage or transport, e.g. portable segregating carrier for plural receptacles such as beer cans or pop bottles; Bales of material comprising a plurality of articles held together only partially by packaging elements formed by folding a blank or several blanks
    • B65D71/46Bundles of articles held together by packaging elements for convenience of storage or transport, e.g. portable segregating carrier for plural receptacles such as beer cans or pop bottles; Bales of material comprising a plurality of articles held together only partially by packaging elements formed by folding a blank or several blanks formed by folding a single blank into a tubular element
    • B65D71/48Bundles of articles held together by packaging elements for convenience of storage or transport, e.g. portable segregating carrier for plural receptacles such as beer cans or pop bottles; Bales of material comprising a plurality of articles held together only partially by packaging elements formed by folding a blank or several blanks formed by folding a single blank into a tubular element characterised by the handle

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Packages (AREA)
  • Cartons (AREA)
  • Manipulator (AREA)
  • Control And Other Processes For Unpacking Of Materials (AREA)
  • Filling Of Jars Or Cans And Processes For Cleaning And Sealing Jars (AREA)

Description

V. 1 DESCRIÇÃO
"TRANSPORTE DE RETENÇÃO SUPERIOR PARA GARRAFAS" A invenção refere-se a um transporte de artigos, que é usado para segurar, em grupo, uma quantidade de artigos, como sejam garrafas. Mais particularmente, a invenção refere-se a um transporte para artigos, do tipo que os retém pela parte de cima, o qual se fixa aos topos dos artigos, para assim segurar os artigos numa determinada disposição. São conhecidos os transportes de retenção superior. Um exemplo deles é apresentado na GB 2 038 764 (correspondendo aos preâmbulos das reivindicações 1 e 16), o qual ilustra um transporte de artigos, que inclui painéis de parede lateral que se alongam superiormente a partir de arestas opostas de uma parede de fundo que inclui aberturas destinadas a receber um ou mais artigos. Aquele compreende ainda arestas opostas nos painéis de parede lateral, destinadas a receber e reter flanges de gargalo de garrafa. Pode ser proporcionada uma pega de dobra dupla, que se projecta verticalmente para cima, a partir da junção dos painéis de parede lateral. Outro exemplo pode ser encontrado na DE 86012614, a qual mostra um transporte de retenção superior semelhante, onde as arestas que recebem o artigo são definidas por aberturas que incluem abas. A presente invenção procura ultrapassar ou pelo menos reduzir os problemas da técnica anterior.
Um aspecto da presente invenção proporciona um transporte para artigos, destinado a fixar uma quantidade de artigos, por exemplo garrafas, transporte esse que compreende um par de painéis de pega, estando os painéis de pega numa relação face a face em relação um ao outro e ligados ao longo das suas arestas inferiores, a um par de painéis de parede lateral divergentes para o exterior, que formam uma estrutura em V invertido e incluem meios de retenção do topo dos artigos. Os meios de retenção dos topos dos artigos incluem um par de aberturas complementares de retenção dos artigos, perfuradas a partir dos respectivos painéis de parede lateral referidos e adaptadas para se encaixar funcionalmente e retèr, parte de um artigo recebido no par de aberturas de retenção dos artigos. O transporte compreende ainda um painel de separação central, que liga entre si os painéis de parede lateral, para limitar o movimento de separação das aberturas e para proporcionar um elemento de separação entre artigos adjacentes. Os painéis de parede lateral são ligados entre si à volta das porções exteriores de dois dos artigos, por um prolongamento dos painéis de parede lateral localizado abaixo das aberturas de retenção dos artigos.
De acordo com a reivindicação dependente 2, o prolongamento inclui uma tira de agrupamento, que circunda as porções exteriores. De acordo com a reivindicação 3, a tira de agrupamento é integral e inclui regiões de dobragem, para se adaptar substancialmente à forma das porções exteriores. De acordo com a reivindicação 4, as regiões de dobragem compreendem, cada uma delas, uma série de linhas de dobragem.
De acordo com a reivindicação dependente 5, o painel de separação central está ligado, de forma dobrável, a um dos painéis de parede lateral e é fixado ao outro painel de parede lateral. De acordo com a reivindicação 6, o painel de separação central inclui uma ou mais aberturas destinadas a receber pelo menos um artigo.
De acordo com a reivindicação dependente 7, o painel de separação central é formado a partir de um painel de base ligado, de forma dobrável, ao par de painéis inclinados de parede lateral. Altemativamente, o painel de separação central pode estar fixado ao prolongamento e incluir uma pluralidade de linhas de dobragem, para se adaptar à forma de um ou mais artigos.
De acordo com a reivindicação dependente 9, contém ainda meios de trancamento para manter os painéis de pega numa relação face a face, compreendendo os meios de trancamento uma patilha de trancamento, que se projecta de uma das aberturas de recepção dos artigos e uma porção complementar, destinada a receber e reter a patilha de trancamento, projectada da abertura de recepção do artigo oposta. De acordo com a reivindicação 10, a patilha de trancamento está munida de uma porção estreitada, uma 3 porção de ressalto e uma aresta de trancamento é proporcionada pela porção de ressalto, para se interligar com uma porção do painel de parede lateral oposto, localizada num ponto adjacente à abertura de recepção do artigo.
De acordo com a reivindicação dependente 11, a patilha de trancamento está adaptada para fazer pressão contra o topo do artigo presente na abertura de recepção do artigo, a fim de manter a patilha numa posição encaixada. De acordo com a reivindicação 12, os painéis de pega são feitos dobrar à volta das suas arestas inferiores, por meio do encosto exercido sobre a patilha de trancamento pelo topo do artigo.
De acordo com a reivindicação dependente 13, as aberturas complementares de retenção do artigo estão adaptadas a receber e reter uma parte superior de um artigo e uma patilha, que se projecta de uma aresta de uma das aberturas de retenção dos artigos, estando a patilha adaptada para se encaixar nas porções superiores da flange do gargalo de um artigo. De acordo com a reivindicação 14, a patilha está adaptada para actuar como uma patilha a ser puxada pelo utilizador para libertar o artigo da retenção, ao movimentar as aberturas complementares de modo a afastarem-se uma da outra.
De acordo com a reivindicação dependente 15, os meios de retenção do artigo, proporcionados por uma aresta de retenção, destinada a segurar uma porção de gargalo do artigo, de uma das aberturas complementares de cada par e pela outra abertura complementar que possui uma ou mais abas de retenção, destinadas a reter, por fricção, uma parte diametralmente oposta da porção de gargalo e que pode girar, afastando-se da primeira abertura complementar, para libertar uma porção de gargalo do artigo.
Um segundo aspecto da invenção proporciona um molde para formar um transporte de artigos destinado a segurar uma quantidade de artigos, por exemplo garrafas, molde esse que compreende, em série, um par de painéis de pega ligados ao longo das suas arestas inferiores a um par de respectivos painéis de parede lateral e que incluem meios de retenção do topo de artigos. Os meios de retenção do topo dos artigos incluem um par de aberturas complementares de retenção de artigos, perfuradas de respectivos painéis de parede lateral e capazes de encaixar e reter uma parte de um artigo recebido no par 4
de aberturas de retenção dos artigos, quando o transporte está a ser'’ utilizado, compreendendo ainda o molde um painel de separação central e sendo proporcionado um prolongamento dos painéis laterais, localizado por baixo das aberturas de retenção dos artigos, a fim de ser interligado em volta das porções exteriores de dois dos artigos, quando o transporte está em utilização.
De acordo com a reivindicação dependente 17, o prolongamento inclui uma tira de agrupamento. De acordo com a reivindicação 18, a tira de agrupamento é integral e inclui uma ou mais regiões de dobragem capazes de se adaptarem substancialmente à forma das referidas porções externas. De acordo com a reivindicação 19, a ou cada uma das regiões de dobragem compreende uma série de linhas de dobragem.
De acordo com a reivindicação dependente 20, o painel de separação central está ligado de forma dobrável a um dos referidos painéis de parede lateral e inclui meios de retenção a serem fixados ao outro painel de parede lateral referido.
De acordo com a reivindicação dependente 21, o painel de separação central inclui uma ou mais aberturas para a recepção de pelo menos um artigo.
Altemativamente, o painel de separação central está fixado ao prolongamento e inclui uma pluralidade de linhas de dobragem para se adaptar à forma de um dos artigos.
De acordo com a reivindicação dependente 23, pode ainda compreender uma patilha de trancamento que se projecta de um dos painéis de pega e uma porção complementar capaz de receber e reter a patilha de trancamento da abertura de recepção de artigo oposta, para manter os painéis de pega numa relação face a face, quando a caixa se encontra num estado de montada.
De acordo com a reivindicação dependente 24, a patilha de trancamento inclui uma porção estreitada, e uma porção de ressalto, e uma aresta de trancamento da patilha de trancamento é proporcionada pela porção de ressalto.
Formas de realização da invenção serão agora descritas, apenas a título; de exemplo, com referência aos desenhos juntos, em que: A Figura 1 é uma vista em plano de um molde de cartão de acordo com um aspecto da invenção; A Figura 2 é uma vista em perspectiva de uma caixa formada a partir de um molde conforme mostrado na Figura 1, com a montagem parcialmente efectuada; A Figura 3 é uma vista em perspectiva de uma caixa de cartão montada, formada a partir de um molde conforme mostrado na Figura 1; A Figura 4 é uma vista em plano de um molde de uma caixa de acordo com outro aspecto da invenção; A Figura 5 é uma vista em perspectiva de uma caixa formada a partir de um molde conforme ilustrado na Figura 4; A Figura 6 é uma vista em perspectiva de uma caixa de cartão montada, formada a partir de um molde conforme mostrado na Figura 4; A Figura 7 é uma vista em plano de um molde de uma caixa de acordo com outro aspecto da invenção; A Figura 8 é uma vista em perspectiva de uma caixa montada, formada a partir de um molde conforme ilustrado na Figura 7; A Figura 9 é uma vista em plano do molde de uma caixa de acordo com outro aspecto da invenção; A Figura 10 é uma vista em perspectiva de uma caixa de cartão montada, formada a partir do molde conforme mostrado na Figura 9; 6 6
A Figura 11 é uma vista em perspectiva do outro lado da caixa montada ilustrada na Figura 10; A Figura 12 é uma vista lateral de uma caixa montada, formada a partir do molde conforme mostrado na Figura 9; e A Figura 13 é uma vista explodida de uma porção da caixa formada a partir do molde conforme ilustrado na Figura 9.
Referindo a Figura 1, nela está representado um molde de caixa 10 para formar uma caixa de retenção superior, feita de cartão ou material em folha dobrável semelhante. O molde compreende uma série de painéis articulados uns nos outros. Assim, o painel lateral 12, o painel de retenção superior, o painel de pega 16, o painel de pega 18, o painel de retenção superior 20, o painel de base 22, o painel de retenção superior 24, o painel de pega 26, o painel de pega 28, o painel de retenção superior 30 e o painel lateral 32, encontram-se ligados articuladamente uns aos outros e em sucessão, respectivamente ao longo de linhas de dobragem 60, 62, 64, 66, 68, 70, 72, 74, 76, 78. Numa extremidade do painel lateral 12, existem painéis de saia 34, 36, que se projectam lateralmente de arestas laterais opostas do lado do painel lateral 12. Cada um dos painéis de saia 34, 36 inclui uma série de linhas de dobragem para ajudar a enrolar o painel em volta de uma porção exterior dos artigos. Da mesma forma, existe um par de painéis de saia 38, 40, que se projecta de arestas laterais opostas do painel lateral 32 e também compreendem uma série de linhas de dobragem, para ajudar à dobragem de cada painel de saia em volta de uma porção exterior dos artigos. O painel de retenção superior 14 inclui uma abertura 90, posicionada numa porção central de um painel de retenção superior 14 e que se alonga até ao painel de pega 16. Um par de aberturas 92, 94 é perfurado a partir da linha de dobragem 62, estando cada uma das aberturas posicionada de cada um dos lados da abertura 90. Além disso, as patilhas 96, 98 são projectadas a partir da linha de dobragem 62 e alongam-se substancialmente para o interior, respectivamente, das aberturas 92, 94. 7
Voltando ao painel de pega 16, existe nele uma patilha 100, projectada da linha de dobragem 80 e posicionada numa porção central do painel de pega 16. A abertura 90 alonga-se até à linha de dobragem 80. O painel de pega 18 e o painel de retenção superior 20 são simétricos com o painel de pega 16 e o painel de retenção superior 14, em volta da linha de dobragem 64, pelo que esses painéis são de construção semelhante e, por isso, não descritos mais especificadamente. O painel de base 22 compreende três aberturas 102, 104, 106, posicionadas para receber uma porção superior dos artigos. O painel de retenção superior 24 compreende três aberturas 108,110,112, posicionadas em posições complementares, respectivamente, às das aberturas 92, 90, 94, com a abertura central 110 a ser perfurada de uma porção central do painel de retenção superior 24 e alongando-se para o painel de pega 26. As aberturas 108, 112 são perfuradas a partir da linha de dobragem 72 e alongam-se para o interior do painel 24. O painel de pega 28 e o painel de retenção superior 30 são simétricos com o painel de pega 26 e o painel de retenção superior 24, em volta da sua linha de dobragem lateral 74, pelo que cada um dos respectivos painéis é de construção semelhante e portanto não especificadamente descrito, a não ser por o painel de pega 28 compreender ainda a patilha 114, projectada da linha de dobragem centralmente colocada 82 e tendo uma forma destinada a corresponder parcialmente à da abertura 110. A caixa é construída com referência às Figuras 1, 2 e 3. Em primeiro lugar, os painéis de pega 16, 18 são dobrados em volta da linha de dobragem 64 e trazidos a uma relação face a face, de tal modo que a patilha 100 possa ser dobrada em volta da linha de dobragem 80 e introduzida através da porção correspondente da abertura no painel de pega 18. 8
Da mesma forma, os painéis de pega 26, 28 são trazidos a uma relação face a face, por meio de dobragem ao longo da linha de dobragem 74 e da introdução da patilha 114 através da abertura 110.
Um artigo é introduzido através de cada uma das aberturas 102, 104, 106, até que uma porção de cada artigo fique em contacto com a aresta da sua respectiva abertura. Os painéis laterais 12, 32 são trazidos a uma relação justaposta com uma porção de cada artigo, por meio da dobragem do painel lateral 12 à volta da linha de dobragem 60 e do painel lateral 32 à volta da linha de dobragem 78. Os painéis de saia 34, 40 são dobrados em volta de uma porção exterior de um dos referidos artigos e ligados um ao outro por meios conhecidos da técnica. Da mesma forma, os painéis de saia 36, 38 são dobrados à volta da porção exterior de um outro artigo e ligados um ao outro por meios conhecidos da técnica. Assim, a caixa fica numa condição de montagem parcial, conforme ilustrado na Figura 2. Os painéis de pega 16, 18 são então dobrados à volta da sua linha de dobragem comum 62, 66 para exporem as patilhas 96, 98. Igualmente os painéis de pega 26, 28 são dobrados à volta da sua linha de dobragem comum 72, 76.
Conforme mostrado na Figura 2, os painéis superiores de retenção 20, 24 são unidos um ao outro pelas patilhas 96, 98, passando por cima do topo dos respectivos artigos e é exercida pressão nos painéis 20, 24 para empurrar as patilhas 96, 98 através das aberturas 108, 112, respectivamente. Ao mesmo tempo, a flange do gargalo 130, 132, 134, de cada artigo respectivo, é posta em contacto com a aresta de retenção 136, 138, 140 e 142, 144,146, respectivamente.
Conforme ilustrado na Figura 3, os meios de pega são mantidos juntos pelas patilhas 96, 98, as quais actuam como ligações, unindo assim em conjunto os meios de pega H.
Referindo a Figura 4, está representada uma outra forma de realização da invenção e em particular um molde de uma caixa 210 para formar uma caixa de retenção superior, feita de cartão ou material em folha dobrável semelhante. O molde compreende uma série de painéis articulados sucessivamente uns a seguir aos outros. Assim o painel de retenção superior 212, o painel de pega 214, o painel de pega 216, e o painel de retenção superior 3
9 218 estão ligados uns aos outros articuladamente, ao longo, respectivamente, das linhas de dobragem 250, 252, 254. Numa extremidade do painel de retenção superior 212, estão compreendidos painéis de saia 221, 223, que se alongam lateralmente a partir de arestas opostas do painel lateral 212. Cada um dos painéis de saia 221, 223 inclui uma série de linhas de dobragem para ajudar o enrolamento à volta de uma porção circular exterior de um artigo. Da mesma forma, há um par de painéis de saia 225, 227 que se projectam de arestas laterais opostas do painel de retenção superior 218 e também compreendem uma série de linhas de dobragem para ajudar a enrolar cada um dos painéis de saia 225,227 em volta de uma porção exterior dos artigos. O painel de pega 214 inclui uma abertura 260 posicionada numa porção central do painel de pega 214 e estendendo-se até ao painel de retenção superior 212. Existe uma patilha, projectada da linha de dobragem 256, posicionada ao longo de um lado da abertura 260. Um par de aberturas 262, 264, estão perfuradas a partir de porções de painel de pega 214 e painel de retenção superior 212, bissectando cada uma das aberturas a linha de dobragem 250. O painel de retenção superior 212 e o painel de pega 214 são simétricos com os painel de retenção superior 218 e o painel de pega 216, à volta da sua linha de dobragem lateral 252, pelo que cada painel respectivo é de construção semelhante e não é, portanto, especificamente descrito.
Os painéis de suporte 220, 224, 226, 228 encontram-se respectivamente ligados articuladamente, cada um deles ao seguinte, ao longo de linhas de dobragem 250, 252 e 254, e, respectivamente, ligados de forma articulada aos painéis 212, 214, 216 e 218 ao longo da linha de dobragem 258.
Da mesma forma, existem painéis de suporte 230, 232, 234, 236, que estão articuladamente ligados ao longo da aresta lateral oposta de uma parte do painel de retenção superior 212, do painel de pega 214, do painel de pega 216 e do painel de retenção superior 218 através da linha de dobragem 259, estando os painéis de suporte 10
V 'Λ anteriormente mencionados 230, 232, 234, 236 articulados, cada um deles no seguinte, respectivamente ao longo das linhas de dobragem 250,252,254. O painel de separação 238 está articuladamente ligado ao painel de suporte 230, ao longo da linha de dobragem 286 e compreende ainda a patilha de ligação 240. O painel de separação 238 compreende também uma abertura circular 280, posicionada numa porção central e um par de cavidades 282, 284, posicionadas ao longo das arestas livres opostas do painel de separação 238.
Conforme ilustrado nas Figuras 5 e 6, a caixa é construída de uma maneira semelhante à da forma de realização descrita anteriormente. No entanto, nesta forma de realização particular, a caixa é formada, formando-se primeiramente a estrutura da pega H. Com essa finalidade, os painéis de suporte 220, 224, 226, 228 mostrados na Figura 4, são dobrados em tomo da linha de dobragem 258, para serem trazidos a uma relação face a face com o painel de retenção superior 212, os painéis de pega 214, 216eo painel de retenção superior 218, respectivamente. Do mesmo modo, os painéis de suporte 230, 232, 234, 236 são dobrados em tomo da linha de dobragem 259, para serem trazidos a uma relação face a face com o painel de retenção superior 212, os painéis de pega 214, 216 e o painel de retenção superior 218, respectivamente. Os painéis de suporte acima referidos proporcionam uma resistência aumentada aos painéis de pega e às porções de retenção superior.
Os painéis de pega 214, 216 são então dobrados, para uma relação face a face, em tomo da linha de dobragem 252. O painel de separação central é então erguido e a patilha de ligação 240 ligada ao painel de retenção superior 212 por meio de cola ou outros meios conhecidos da técnica, conforme ilustrado na Figura 5.
Os painéis superiores de retenção 212, 218 são dobrados desalinhados com os painéis respectivos dos painéis de pega 214, 216, por meio da dobragem, respectivamente, em tomo das linhas de dobragem 250, 254, permitindo assim que as porções superiores dos artigos sejam introduzidas na caixa. 11
Conforme ilustrado na Figura 6, as flanges de gargalo 290, 292, 294 de cada artigo, passam através de aberturas 260, 262, 264, 266, 268, 270, ilustradas na Figura 1, e entram em contacto com e são retidas pelas arestas inferiores das aberturas anteriormente referidas.
Os artigos são mantidos em posição através de meios descritos anteriormente e as porções inferiores dos painéis superiores de retenção 212, 218, são trazidas a uma relação de justaposição com uma porção do artigo. Porções de saia 221, 225, são dobradas à volta da porção superior do artigo exterior e ligadas umas às outras por meio de cola ou outros meios conhecidos da técnica. Do mesmo modo, os painéis de saia 223, 227 são dobrados à volta de uma porção do artigo exterior e ligadas umas às outras por meio de cola ou outros meios conhecidos da técnica. Conforme ilustrado na Figura 6, o painel de retenção superior 218 compreende ainda a patilha 330, que se encontra ligada de forma quebrável ao painel 218. Essa patilha permite que o painel de retenção superior seja separado dos painéis de saia 224, 226, a fim de facilitar a remoção do artigo.
Uma das finalidades do painel de separação 238 é impedir ou pelo menos reduzir os efeitos da torção dos artigos quando em trânsito. O painel de separação 238 actua também de uma forma semelhante à do painel da base (anteriormente descrito) para restringir a distância entre painéis superiores de retenção opostos 212, 218, procurando assegurar dessa forma que as flanges dos gargalos se mantêm inseridas nas arestas das suas respectivas aberturas.
Voltando agora à forma de realização ilustrada nas Figuras 7 e 8, está representado um transporte de artigos substancialmente conforme aqui anteriormente, descrito. No entanto, a diferença principal refere-se às patilhas 300. 302, 304, 306, 308, 310 ilustradas na Figura 7. As patilhas 300, 302, 304 são projectadas do painel de retenção superior 312, respectivamente ao longo das linhas de dobragem 316, 318, 320. Da mesma forma, as patilhas 306, 308, 310 são projectadas do painel de retenção superior 314, respectivamente ao longo das linhas de dobragem 322, 324, 326. Os painéis de suporte usados para reforçar os painéis de pega, estão também munidos com 12
/ correspondentes patilhas, que são trazidas a alinhamento com as patilhas 300, 302, 304, 306, 308,310.
Conforme se mostra na Figura 8, a caixa é formada de acordo com as formas de realização descritas anteriormente, com as flanges de gargalo 330, 332, 334 de cada um dos artigos a serem retidas nas arestas das aberturas respectivas. As patilhas 300, 302, 304, e 306, 308, 310 são posicionadas sobre as flanges 330, 332, 334 respectivamente. Se se desejar remover o artigo, por exemplo, o artigo A, ilustrado na Figura 8, as patilhas 302 e 308 são então afastadas uma da outra, proporcionando assim um alargamento localizado das aberturas de suporte e libertando desse modo o artigo A. Esta operação é reversível, para permitir a introdução de um artigo, por exemplo para devolver um artigo vazio.
Voltando agora à forma de realização ilustrada nas Figuras 9 a 13, estas mostram um transporte de artigos substancialmente conforme aqui anteriormente descrito. Nesta forma de realização, as flanges de gargalo 410, 412, 414 de cada abertura, ilustradas na Figura 10, são retidas, num dos lados, por arestas 400, 402, 404, posicionadas ao longo do painel de retenção superior 406. O painel de retenção superior oposto 408. Compreende três pares de patilhas de retenção, 410, 412, 414, ilustradas na Figura 9, as quais são movimentadas, desalinhando-se, quando a flange do gargalo do artigo é introduzida na estrutura superior de retenção e fica retida por fricção. As Figuras 1 e 12 ilustram que as patilhas de retenção podem ser usadas para restringir a torção dos artigos e permitir uma maior flexibilidade de cada artigo, sem destruir a parede da caixa. Proporciona-se também um painel de base 420, o qual ajuda a manter os painéis superiores de retenção 406 e 408 afastados um do outro e aumenta a rigidez da estrutura de retenção superior.
Conforme ilustrado na Figura 13, uma configuração alternativa do painel de separação é revelada nesta forma de realização, em que o painel 422 e o painel 424, se alongam a partir dos painéis de saia, em tomo das linhas de dobragem 426, 428, respectivamente. Os painéis de separação 422, 424 são dobrados em tomo de linhas de dobragem 426, 428 e para uma relação face a face com os painéis de saia anteriormente referidos. I 13 3 Μ
/
estando cada uma das extremidades ligada à outra, para formar um painel central de separação. A presente invenção e as suas formas de realização preferidas referem-se a um transporte para garrafas, que tem um formato destinado a proporcionar uma resistência satisfatória para sustentar as garrafas com segurança, mas com um grau e flexibilidade, de modo a que a carga transferida para a pega seja absorvida pelo transporte. A forma do molde minimiza a quantidade de cartão necessária. O transporte pode ser aplicado a um conjunto de garrafas, à mão ou por meio de maquinaria automática. Adianta-se que a invenção pode ser aplicada a um transporte que se situa no âmbito das reivindicações anexas.
Lisboa’ 1 1» DEZ. 2091
Maria Silvina Ferreira ADVOGADA
Agente Oficial de Propriedade Industrial R. Castilho, 50-5?- 1250 - 071 LISBOA Tel. 21 381 50 50 - Fax. 21 383 11 50

Claims (16)

1 \ REIVINDICA ÇÕES Transporte para artigos (10) destinado a reter uma pluralidade de artigos, por exemplo garrafas, transporte esse que compreende um par de painéis de pega (16/18, 26/28), estando os referidos painéis de pega numa relação face a face uns com os outros e ligados ao longo das suas arestas inferiores a um par de painéis de parede lateral extemamente divergentes (14/20, 24/30), formando uma estrutura em V invertido e que inclui meios para reter superiormente o artigo, em que os referidos meios de retenção superior do artigo incluem um par de aberturas de retenção do artigo (92 e 108, 90 e 110, 94 e 112) perfuradas no painel respectivo dos referidos painéis de parede lateral e adaptadas para se encaixar funcionalmente e reter parte de um artigo recebido no interior das referidas aberturas de retenção do artigo, compreendendo ainda o referido transporte um painel central de separação (22, 238) que interliga os referidos painéis de parede lateral para limitar o movimento de separação das referidas aberturas e para proporcionar um elemento de separação entre artigos adjacentes, caracterizado por os painéis de parede lateral estarem ligados entre si, à volta de porções exteriores de dois dos artigos, por um prolongamento (12, 32) dos referidos painéis de parede lateral, localizado abaixo das aberturas de retenção do artigo. Transporte para artigos de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o prolongamento incluir uma tira de agrupamento (34, 40; 36, 38) que envolve as referidas porções exteriores. Transporte para artigos de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por a tira de agrupamento ser integral e incluir regiões de dobragem para se conformar substancialmente com a forma das referidas porções exteriores. Transporte para artigos de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por as regiões de dobragem compreenderem, cada uma delas, uma série de linhas de dobragem. 2
5. Transporte para artigos de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado por o painel de separação central (238) se encontrar ligado de forma dobrável a um dos referidos painéis de parede lateral e estar fixado ao outro referido painel de parede lateral.
6. Transporte para artigos de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por o painel de separação central (238) incluir uma ou mais aberturas (280) para receber pelo menos um artigo.
7. Transporte para artigos de acordo com a reivindicação 5 ou reivindicação 6, caracterizado por o painel de separação central (22) ser formado a partir de um painel de base, ligado de forma dobrável ao par de painéis de parede lateral inclinados (20,24).
8. Transporte para artigos de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado por o painel de separação central (422, 424) estar fixado ao prolongamento e incluir uma quantidade de linhas de dobragem para se adaptar à forma de um ou mais dos artigos.
9. Transporte para artigos (10) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado por compreender ainda meios de trancamento (96) para manter os referidos painéis de pega numa relação face a face, sendo os meios de trancamento constituídos por uma patilha de trancamento (96) que se projecta de uma das referidas aberturas de recepção do artigo (92) e por uma porção complementar destinada a receber e reter a referida patilha de trancamento, perfurada a partir da abertura de recepção do artigo oposta (108).
10. Transporte para artigos de acordo com a reivindicação 9, caracterizada por a patilha de trancamento (96) estar munida de uma porção adelgaçada, uma porção de ressalto, e uma aresta de trancamento da patilha de trancamento ser fornecida pela porção de ressalto, para se encaixar numa porção do painel de parede lateral ϋ. 3 oposto (24) localizada num ponto adjacente à abertura de recepção do artigo (108).
11. Transporte para artigos de acordo com a reivindicação 9 ou a reivindicação 10, caracterizado por a patilha de trancamento (96) estar adaptada para pressionar contra o topo do artigo presente dentro da abertura de recepção do artigo (108), para manter a patilha numa posição encaixada.
12. Transporte para artigos de acordo com a reivindicação 11, caracterizado por os painéis de pega (H) serem feitos dobrar-se en tomo das suas arestas inferiores por meio da pressão exercida sobre a patilha de trancamento (96) pelo topo de um artigo.
13. Transporte para artigos de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 12, caracterizado por as referidas aberturas complementares de retenção de artigos (92 e 108; 90 e 112) estarem adaptadas a receber e reter uma parte superior de um artigo e uma patilha (300), que se projecta de uma aresta de uma das aberturas de retenção do artigo, estar adaptada para se encaixar nas porções superiores da flange do gargalo de um artigo.
14. Transporte para artigos de acordo com a reivindicação 13, caracterizado por a referida patilha (300) estar adaptada para actuar como patilha de puxar por um utilizador, para libertar o artigo da retenção, por meio da movimentação das aberturas complementares em afastamento uma da outra.
15. Transporte para artigos de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 12, caracterizado por os referidos meios de retenção do artigo serem proporcionados por uma aresta de retenção (400, 402, 404), para prender uma porção de gargalo do referido artigo, de uma das aberturas complementares de cada par e a outra abertura complementar possuir uma ou mais abas de retenção (410, 412, 414) para reter, por fricção, uma parte diametralmente oposta da referida porção de 4 gargalo, e poder girar, afastando-se, da referida abertura complementar, para libertar uma porção de gargalo do artigo. Molde para formar um transporte para artigos (10), destinado a reter uma quantidade de artigos, por exemplo garrafas, molde esse que compreende, em série, um par de painéis de pega (16/18, 26/28) ligados ao longo das suas arestas inferiores a respectivos painéis de um par de painéis de parede lateral (14/20, 24/30) e que inclui meios superiores de retenção do artigo, em que os referidos meios superiores de retenção do artigo incluem um par de aberturas complementares de retenção do artigo (92 e 108, 90 e 110, 94 e 112), perfuradas em respectivos painéis de parede lateral e capazes de encaixar e reter parte de um artigo recebido no referido par de aberturas de retenção do artigo quando o transporte está a ser utilizado, compreendendo ainda o referido molde um painel de separação central (22), caracterizado por um prolongamento do referido painel de parede lateral localizado abaixo das aberturas de retenção do artigo, estar proporcionado para se ligar à volta das porções exteriores de dois artigos quando o transporte está a ser utilizado. Molde de acordo com a reivindicação 16, caracterizado por o prolongamento incluir uma tira de agrupamento (34, 40; 36, 38). Molde de acordo com a reivindicação 17, caracterizado por a tira de agrupamento ser integral e incluir uma ou mais regiões de dobragem, capazes de se adaptar substancialmente à forma das referidas porções exteriores. Molde de acordo com a reivindicação 18, caracterizado por cada uma das regiões de dobragem compreender uma série de linhas de dobragem. Molde de acordo com qualquer uma das reivindicações 16 a 19, caracterizado por um painel de separação central (238) se encontrar ligado de forma dobrável a um dos referidos painéis de parede lateral e incluir meios de fixação, a ser ligados ao outro referido painel de parede lateral. /
21. Molde de acordo com qualquer uma das reivindicações 16 a 20, caractèrizado por o painel de separação central (238) incluir uma ou mais aberturas (280) para receber pelo menos um artigo.
22. Molde de acordo com qualquer uma das reivindicações 16a 21, caractèrizado por o painel de separação central (422, 424) estar fixado ao prolongamento e incluir uma quantidade de linhas de dobragem, para de adaptar à forma de um dos artigos.
23. Molde de acordo com qualquer uma das reivindicações 16 a 22, caractèrizado por compreender ainda uma patilha de trancamento (96) que se projecta de um dos referidos painéis de pega (18) e uma porção complementar capaz de receber e reter a referida patilha de trancamento, perfurada da abertura de recepção do artigo oposta (108) para manter os painéis de pega (H) numa relação face a face, quando a caixa se encontra no estado de montada.
24. Molde de acordo com a reivindicação 23, caractèrizado por a patilha de trancamento (96) incluir uma porção estreitada, uma porção de ressalto e uma aresta de trancamento da patilha de trancamento ser proporcionada pela porção de ressalto. Lisboa, | ^ 2001
Maria Silvina Ferreira ADVOGADA Agente Oficial de Propriedade Industrial R. Castilho, 50 - 5? - 1250 - 071 LISBOA Tel. 2138150 50 - Fax. 21383 1150
PT97938222T 1996-08-12 1997-08-11 Transporte de retencao superior para garrafas PT921990E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GBGB9616889.3A GB9616889D0 (en) 1996-08-12 1996-08-12 Top gripping carrier for bottles

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT921990E true PT921990E (pt) 2002-03-28

Family

ID=10798355

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT97938222T PT921990E (pt) 1996-08-12 1997-08-11 Transporte de retencao superior para garrafas

Country Status (12)

Country Link
EP (2) EP0921990B1 (pt)
AR (1) AR009053A1 (pt)
AT (2) ATE382021T1 (pt)
AU (1) AU4060197A (pt)
DE (2) DE69709755T2 (pt)
DK (1) DK0921990T3 (pt)
ES (2) ES2168662T3 (pt)
GB (1) GB9616889D0 (pt)
NO (1) NO323818B1 (pt)
PT (1) PT921990E (pt)
WO (1) WO1998006639A2 (pt)
ZA (1) ZA976969B (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB9922861D0 (en) 1999-09-27 1999-12-01 Mead Corp Article carrier and blank therefor
GB9927532D0 (en) * 1999-11-23 2000-01-19 Mailway Packaging Solutions Lt Improvements to packaging means

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2300874A (en) * 1939-09-27 1942-11-03 Ferrari Edmond De Carrying case, box, and the like
US4244617A (en) * 1979-01-08 1981-01-13 Federal Paper Board Company, Inc. Bottle carrier
DE8601261U1 (de) * 1986-01-20 1986-04-03 Europa Carton Ag, 2000 Hamburg Leistenartiger Behälterträger, insbesondere für Flaschen
GB9010431D0 (en) * 1990-05-09 1990-06-27 Mead Corp Wraparound multipack with carrying handle
GB9320532D0 (en) * 1993-10-06 1993-11-24 Mead Corp Basket carrier for bottles & blank therefor
GB9404682D0 (en) * 1994-03-11 1994-04-27 Riverwood Int Ltd Bottle engagement device
DE4433489A1 (de) * 1994-09-20 1996-03-21 Assidomaen Packmaster Gmbh Verfahren, Vorrichtung zur Verbindung von Behältnissen mit einem Tragebehelf sowie Tragebehelf
GB2301079B (en) * 1995-05-01 1997-04-09 Waddingtons Cartons Ltd Improvements relating to gripper sleeves
GB9526086D0 (en) * 1995-12-20 1996-02-21 Riverwood Int Corp Device for carrying containers

Also Published As

Publication number Publication date
AR009053A1 (es) 2000-03-08
ATE382021T1 (de) 2008-01-15
DE69709755D1 (de) 2002-02-21
DK0921990T3 (da) 2002-05-21
WO1998006639A2 (en) 1998-02-19
NO323818B1 (no) 2007-07-09
ATE209146T1 (de) 2001-12-15
DE69738422D1 (de) 2008-02-07
DE69709755T2 (de) 2002-05-29
EP1097879A3 (en) 2001-09-05
ES2168662T3 (es) 2002-06-16
EP1097879B1 (en) 2007-12-26
EP0921990A2 (en) 1999-06-16
ZA976969B (en) 1998-02-19
GB9616889D0 (en) 1996-09-25
AU4060197A (en) 1998-03-06
EP0921990B1 (en) 2001-11-21
EP1097879A2 (en) 2001-05-09
WO1998006639A3 (en) 1998-04-16
NO990670L (no) 1999-04-12
DE69738422T2 (de) 2009-01-02
NO990670D0 (no) 1999-02-12
ES2299418T3 (es) 2008-06-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2254781T3 (es) Soporte de articulo con medios de retencion de extremo automaticos.
RU2182879C2 (ru) Держатель изделий верхнего захватного типа
US4215781A (en) Article carrier with gusset retainers
US5624024A (en) Concession cup carrier
ES2365325T3 (es) Embalaje de cartón para embalar artículos con reborde.
ES2199245T3 (es) Portaobjetos tipo cesta con aletas de retencion.
US6488322B2 (en) Collapsible article carrier and blank
US4489880A (en) Tapered cup package
SK278654B6 (en) Cardboard package for tins
ES2261538T3 (es) Porta-articulos y troquel para obtenerlo.
BR0116130B1 (pt) caixa de acondicionamento com distribuidor.
WO1996004182A9 (en) Concession cup carrier
AU2002247436C1 (en) Carton and blank
US6155412A (en) Wraparound multipack with carrying handle
JPH03176374A (ja) パッケ−ジ
US3372800A (en) Article carrier
ES2287491T3 (es) Caja de carton con paneles de base superpuestos y troquel asociado.
PL192444B1 (pl) Opakowanie transportowe
PT935568E (pt) Transportador de artigos semelhante a um cesto
US4007830A (en) Article carrier partition insert
PT921990E (pt) Transporte de retencao superior para garrafas
ES2209501T3 (es) Caja para bebidas con asa de transporte en forma de banda.
ES2217214T3 (es) Caja para transportar una pluralidad de articulos.
US4418818A (en) Basket carrier for bottles having transverse dividers inserted through the bottom wall
FI92037B (fi) Neljän pullon ympärille asetettava kantopakkaus