PT92096B - Processo de fabrico de objectos moldados, de uma materia-prima de fibras fluidizada - Google Patents

Processo de fabrico de objectos moldados, de uma materia-prima de fibras fluidizada Download PDF

Info

Publication number
PT92096B
PT92096B PT92096A PT9209689A PT92096B PT 92096 B PT92096 B PT 92096B PT 92096 A PT92096 A PT 92096A PT 9209689 A PT9209689 A PT 9209689A PT 92096 B PT92096 B PT 92096B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
pulp
shredder
grinding
dry
process according
Prior art date
Application number
PT92096A
Other languages
English (en)
Other versions
PT92096A (pt
Inventor
Torben Rasmussen
Original Assignee
Hartmann As Brdr
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Hartmann As Brdr filed Critical Hartmann As Brdr
Publication of PT92096A publication Critical patent/PT92096A/pt
Publication of PT92096B publication Critical patent/PT92096B/pt

Links

Classifications

    • DTEXTILES; PAPER
    • D21PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
    • D21JFIBREBOARD; MANUFACTURE OF ARTICLES FROM CELLULOSIC FIBROUS SUSPENSIONS OR FROM PAPIER-MACHE
    • D21J3/00Manufacture of articles by pressing wet fibre pulp, or papier-mâché, between moulds
    • DTEXTILES; PAPER
    • D21PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
    • D21BFIBROUS RAW MATERIALS OR THEIR MECHANICAL TREATMENT
    • D21B1/00Fibrous raw materials or their mechanical treatment
    • D21B1/04Fibrous raw materials or their mechanical treatment by dividing raw materials into small particles, e.g. fibres
    • D21B1/12Fibrous raw materials or their mechanical treatment by dividing raw materials into small particles, e.g. fibres by wet methods, by the use of steam
    • D21B1/30Defibrating by other means
    • D21B1/32Defibrating by other means of waste paper
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y02TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
    • Y02WCLIMATE CHANGE MITIGATION TECHNOLOGIES RELATED TO WASTEWATER TREATMENT OR WASTE MANAGEMENT
    • Y02W30/00Technologies for solid waste management
    • Y02W30/50Reuse, recycling or recovery technologies
    • Y02W30/64Paper recycling

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Manufacturing & Machinery (AREA)
  • Paper (AREA)
  • Dry Formation Of Fiberboard And The Like (AREA)

Description

RESUMO presente invento refere-se a um processo de fabrico de objectos a partir de matéria-prima de fibras fluidizada em que é usado como matéria-prima de fibras, pelo menos, parcialmente, um material de partida de fibras longas, que é transformado em polpa por aplicação parcial, de uma agitação num desfibrador, parcialmente por uma moagem separada e controlada, a seco, anterior. 0 material de partida é então separado em quantidades doseadas e dividido em fibras, sendo, seguidamente, o objecto fabricado a partir da polpa assim obtida.
118 50201/ΗΑ
-2MEMQRIA DESCRITIVA presente invento refere-se a um processo de fabrico de objectos de matéria-prima de fibras fluidizadas.
A caracteristica do invento é que é usado como matéria-prima de fibras, pelo menos, parcialmente, um material de partida de fibras longas, que é transformado em polpa pela aplicação parcial, de uma agitação num desfibrador, parcialmente por uma moagem separada e controlada a seco, por intermédio da qual o material de partida é então separado em quantidades doseadas e dividido nas suas fibras, após o que, o objecto é fabricado a partir da polpa assim criada.
A aplicação de um desfibrador como um passo importante no processamento da matéria-prima de fibras para a criação de uma polpa, a partir da qual os objectos pretendidos serão fabricados, é entre outros empreendido nos casos em que a matéria-prima de fibras é recebida como massa seca em fardos, por exemplo, como desperdício de papel.
No desfibrador é produzida uma formação de remoinho forte, por meio da qual os elementos singulares do material se friccionaram uns de encontro aos outros e desse modo se separam, sendo por conseguinte a matéria-prima separada em fibras.
Deve-se assumir que esta separação se realiza sucessivamente, especialmente com material heterogénio tal como papel de desperdício e reciclado, de modo que as fibras libertadas em primeiro lugar são expostas a um processamento adicional mais substancial, do que as fibras libertas num estágio posterior. Por outras palavras, o processamento no dsfibrador será assim na sua realização, incontrolado e desse modo heterogénio. 0 processamento adicional significa que quer o grau de moagem (°SRSchopper-Riegler), quer a criação de espuma no desfibrador são desse modo aumentados, o que tem uma influência negativa na drenagem posterior do objecto fabricado a partir da polpa, e aumenta a retracção do objecto durante a drenagem e secagem do seu mater ial.
□ objectivo deste invento é expor como é que pode ser
118 50201/HA
conseguida uma melhoria substancial de controlo, de modo a evitar estas desvantagens da separação da matéria-prima em fibras a qual tem de ser realizada antes de ser empreendido o fabrico final dos objectos. .
Um resultado do procedimento de acordo com o invento é o de que ao desfibrador é adicionada, pelo menos parcialmente uma matéria-prima de fibras cujas fibras já são separadas num grau substancial em fibras individuais pelo que são mais susceptíveis, simultânea e imediatamente, ao efeito de auto-moagem e ao efeito de mistura criado no desfibrador.
À medida que o desfibrador processa uma matéria-prima mais uniforme o grau de moagem produzido no desfibrador por intermédio de auto-moagem, pode ser controlado para ser mais uniforme, e a ligação de água, anteriormente mencionada, na polpa à saída do desfibrador será desse modo mais fácil de controlar.
processo de acordo com o invento resultará também, contudo, em outras vantagens que são espeeialmente vantajosas na replicação de desperdício de papel.
A reciclagem de desperdício de papel é encontrada numa variedade de qualidades e graus. Se este material antes da agitação no desfibrador é sujeito a uma moagem separada e controlada a seco, é frequentemente, possível usar uma qualidade mais pobre e por conseguinte mais barata, do que se o processo de separação só se efectuar com uma agitação no desfibrador.
Está no âmbito do invento realizar o procedimento já mencionado, moagem separada a seco como um processo de andar múltiplo, proporcionando a possibi1iade, de se separar de uma maneira muito eficiente o material de partida em quantidades doseadas.
Desta maneira, por exemplo, será também possível separar em fibras e outras partículas, material de desperdício de papel contendo plástico, papel resistente à água, cartão laminado a plástico e papel ao grau desejado. As partículas separadas que são papel podem então, antes de serem adicionadas ao desfibrador, serem removidas ou é possível deixar estas partículas, fazer
118 50201/ΗΑ
parte do processo de produção seguinte, uma vez que estão divididas.
Numa concretização do invento, pode ser adicionado um material de partida de fibras longas tendo sido sujeito a moagem a seco separada e controlada a uma polpa já criada no desfibrador e ser sujeito a uma agitação comum com esta.
Deste modo pode ser produzido um objecto cujos materiais de fibras, estão parcialmente ligados por ligações de hidrogénio de fibras que foram misturadas com material de fibras suspensas ao ar para as quais a cola de ligação é normalmente usada.
Verificou-se deste modo que é possivel desistir de uma ligação de hidrogénio completa, tradicional, de toda a polpa, o que significa que a drenagem e desse modo o tempo de produção pode ser substancialmente reduzido. Além disso, o procedimento permite um controlo rigido das propriedades de resistência desejadas para o objecto, uma vez que é possivel ter um controlo rigido deste quando é adicionada cola.
Será possivel realizar, por exemplo, a moagem a seco de estágio múltiplo pela aplicação de uma máquina de rasgar também denominada desfibrador seguida por tratamento num moinho de martelos que pode assim receber o material do desfibrador em quantidades doseadas, expondo o material a um processo de moagem adicional, antes de ser adicionado, se pretendido também em quantidades doseadas especiais, ao desfibrador, para o procedimento de agitação.
A moagem a seco separada e controlada, sugerida de acordo com o presente invento, das matérias-primas de fibras antes da sua agitação no desfibrador proporciona também a possibilidade para a coaplicação do desperdício de papel reciclado nos casos em que os objectos a serem fabricados têm de ser à prova de retracção e medição. Exemplos destes são, a embalagem na forma de caixa e'tabuleiro para objectos frágeis, tais como vidros ou ovos. Para tais embalagens é usada uma grande quantidade de matéria-prima de papel de polpa de madeira, por exemplo: 80-100 p.e.. Um material de partida com elevado teor de fibras de polpa
118 50201/ΗΑ
-5de madeira resulta numa menor retracção do que se as fibras fossem fibras celulósicas. Verificou-se que pela aplicação do processo de acordo com o presente invento a um material de papel de polpa de madeira é possivel adicionar, ainda, uma quantidade substancial de desperdício de papel reciclado, barato, incluindo desperdício de cartão, que não contém necessariamente polpa de madeira, uma vez que devido ao processo de moagem separada e controlada a seco de matéria-prima é possivel fabricar uma polpa no desfibrador, que não resulta em qualquer retracção indesejável dos objectos fabricados.
É um principio bem conhecido para o fabrico de objectos de matéria-prima de fibras fluidizada, aplicar material auxiliar tal como material de enchimento e produtos químicos, e agentes de ligação. Os materiais auxiliares determinam se os objectos fabricados devem ser mais ou menos fortes, duros e transparentes, moles e absorventes. 0 presente invento também tem ou fracos, vantagens auxi1iares.
na ligação com aplicação de tais materiais
A divisão do processo de fabrico num número de passos proporciona um aumento da possibilidade de adição de materiais auxiliares em vários estágios do processo de fabrico total. A estrutura aberta alcança a polpa final como um resultado da caracteristica do processo de fabrico do invento, aumentando ainda a possibilidade de adição de materiais auxiliares de modo que, por exemplo, pode ser aplicado um agente de ligação mais ou menos integrado na superfície dos objectos fabricados para aumentar a resistência da parede. A adição de materiais auxiliares durante o procedimento de moagem separada e controlada a seco distribuirá uniformemente, de uma forma especialmente boa, os materiais auxiliares no fabrico de massa de fibras. Claro que os materiais auxiliares podem também ser adicionados ao desf ibrador.
Adicionalmente, está no âmbito do invento, que a agitação no desfibrador seja realizada como um procedimento de processamento controlado e dependente da moagem separada precedente. Por outras palavras, o grau de auto-moagem obtido no desfibrador pode
X·' // _
118 50201/ΗΑ
ser ajustado circunstâncias precedente(s).
ao grau de moagem que de acordo com as foi realizado no(s) passo(s) de moagem Como um exemplo, uma polpa de papel que foi separada até ao normal no desfibrador, através de auto-moagem atingiu um grau de moagem de 602 SR (Schopper-Riegler ), será adicionado a matéria de fibras moídas secas, após o que a mistura é processada no desfibrador por mais 5 minutos. Aos produtos fabricados a partir de polpa de mistura pode ser-lhes dado uma espessura grande, porosidade e permeabilidade especiais, e ao mesmo tempo uma baixa densidade. Isto significa que, por exemplo, os produtos podem ter boas propriedades de drenabi1 idade e por conseguinte podem ser fabricados também com grandes espessuras de parede e isso é possível se desejado, apesar da grande espessura de parede, para manter a capacidade substancial de absorção e macíeza do material.
Devido a estas propriedades, que são caracteristicas comuns para todas as concretizações para o método de acordo com o invento, o método pode ser incorporado vantajosamente numa técnica de processamento para objectos que são baseados no depósito de polpa num contorno tendo moldes de sucção ou bans de molde sem-fim. Uma polpa fabricada de acordo com o método do invento, facilita sem problemas uma distribuição uniforme da polpa na forma, ainda quando são produzidos produtos com grande espessura de parede, significando que os objectos podem ter uma espessura uniforme e assim uma força uniforme.
Exemplo
Um material de papel de desperdício que contém fibras longas é separado em quantidades doseadas em, por exemplo, dois passos de processamento, uma vez que o material primeiro por intermédio de uma máquina de rasgar, um chamado desfibrador, é desintegrado para um tal tamanho em que pode ser aplicado mum moinho de martelos em quantidades doseadas, no qual o material durante a moagem a seco é, adicionalmente, desintegrado e separado nas suas fibras. Dependendo quer da agitação subsequente num desfibrador ser realizada por partes quer continuamente, o material doseado assim alcançado pode ser transportado, de preferência ·->
Ss .-'T- ' .r.'·· 1 directo para o ser realizada moido seco no
118 50201/ΗΑ
-7pneumaticamente, para um armazém intermediario ou desf ibrador.
A agitação no desfibrador pode, por exemplo, como se segue:
Processo de tratamento a):
Todo o material de papel de desperdício é moinho de martelos, após o que o produto moido é processado no desfibrador por um periodo de processamento curto de por exemplo 10 minutos. Podem ser adicionados ao desfibrador materiais auxiliares. Adicionalmente, o desfibrador pode inclui órgãos de separação para a deslocação de partículas de material pesadas. Processo de tratamento b):
É processado num desfibrador a trabalhar descontinuamente o material de desperdício de papel que foi adicionado directamente ao desfibrador. Aproximadamente 5 a 10 minutos antes deste processamento de agitação terminar ê adicionado ao desfibrador um material de papel de desperdício moido a seco em quantidades a partir de 5¾ a 50¾ da quantidade de produção final do desfibrador, sendo fixada a quantidade desta quantidade de adição tendo em vista, por exemplo, as propriedades de drenagem da massa de polpa final, ou as propriedades estruturais do produto desejado. Materiais auxiliares, se houverem podem ser adicionados nas quantidades desejadas.
Processo de tratamento c):
É processado num desfibrador a trabalhar continuamente o material de papel de desperdício que foi adicionado directamente ao desfibrador, sendo este material adicionado continuamente ao desfibrador. É adicionado um material de papel de desperdício moido a seco, uniformente doseado, á polpa assim fabricada em quantidades a partir de 5¾ a 50¾ da quantidade de produção final do desfibrador, sendo fixada a quantidade da quantidade da quantidade de adição tendo em vista as propriedades de drenagem da massa de polpa final, ou as propriedades estruturais do produto desejado. Os materiais auxiliares, se existirem são
118 50201/HA
adicionados. A drenagem da polpa do desfibrador é realizada mais expeditamente por bombagem.
Processo de tratamento d):
É adicionado um material a uma polpa que já está processada no desfibrador e que pode conter uma quantidade substancial de celulose, que é ou contém um material de papel de desperdício moido a seco como descrito nos processos de tratamento a) a c). A adição pode ser realizada por exemplo num aparelho de mistura especial. Este processo de tratamento é especialmente vantajoso de modo a evitar a retracção e/ou para conseguir uma qualidade de maciesa especialmente elevada do produto final desejado. 0 papel de desperdício também denominado papel de retorno é concerteza um material muito misturado que contém fibras de comprimentos muito diferentes. Contudo, verificou-se que o comprimento médio das fibras é tão grande que vantagens especiais de estrutura e drenagem podem ser conseguidas pela aplicação de processo de tratamento vantajosos diferentes, mas separados.
É possivel aplicar o processo de tratamento de acordo com o invento ao fabrico de vários tipos de materiais de partida incluindo também os denominados materiais virgens. Contudo, os exemplos mostram que também resultam em vantagens maiores quando o material de partida é de qualidade pobre e consiste em papel de desperdício.
118 50201/ΗΑ

Claims (7)

  1. REIVINDICAÇÕE.....S
    1 - Processo de fabrico de objectos de matéria-prima de fibras fluidizada, caracterizado por ser usado, pelo menos, parcialmente, como matéria-prima de fibras, um material de partida contendo fibras longas, que é transformado em polpa por. aplicação, parcial, de uma agitação num desfibrador, parcialmente por uma moagem separada e controlada, a seco, anterior, pelo que o material é separado em quantidades doseadas e dividido nas suas fibras, sendo seguidamente o objecto fabricado a partir da polpa assim criada.
  2. 2 - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a moagem separada, anterior, ser realizada como um processo de fases múltiplas.
  3. 3 - Processo de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado por a agitação ser realizada como um procedimento de transformação controlado e dependente da moagem separada a seco.
  4. 4 - Processo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por ser adicionado, em quantidades doseadas, um material de partida de fibras longas, sujeito a uma moagem separada e controlada, a seco, a uma polpa já formada num desfibrador e sujeita a uma agitação comum de tempo limitado com este.
  5. 5 - Processo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por ser realizada uma adição de materiais auxiliares em ligação com a moagem separada, a seco, anter ior.
  6. 6 - Processo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por ser realizada uma adição de materiais auxiliares durante a aplicação adicional da polpa criada.
  7. 7 - Processo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por ser fabricada uma polpa como descrito na reivindicação 1, e por esta polpa ser adicionada em
    70 118
    50201/ΗΑ
    -10quantidades doseadas a outra polpa já fabricada, sendo seguidamente o objecto fabricado a partir da mistura assim obtida
PT92096A 1988-10-25 1989-10-25 Processo de fabrico de objectos moldados, de uma materia-prima de fibras fluidizada PT92096B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DK592288A DK167198B1 (da) 1988-10-25 1988-10-25 Fremgangsmaade til fremstilling af formede genstande af et fluidiseret cellulosefiberraastof

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT92096A PT92096A (pt) 1990-04-30
PT92096B true PT92096B (pt) 1996-01-31

Family

ID=8146179

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT92096A PT92096B (pt) 1988-10-25 1989-10-25 Processo de fabrico de objectos moldados, de uma materia-prima de fibras fluidizada

Country Status (20)

Country Link
EP (1) EP0440714B1 (pt)
JP (1) JPH04502183A (pt)
CN (1) CN1025059C (pt)
AT (1) AT397672B (pt)
AU (1) AU643941B2 (pt)
BR (1) BR8905453A (pt)
CA (1) CA2001295A1 (pt)
CH (1) CH678537A5 (pt)
DE (2) DE3991215C2 (pt)
DK (1) DK167198B1 (pt)
ES (1) ES2017177A6 (pt)
FI (1) FI93045C (pt)
GB (1) GB2242445B (pt)
GR (1) GR1000660B (pt)
MX (1) MX169790B (pt)
NL (1) NL8921149A (pt)
NZ (1) NZ231147A (pt)
PT (1) PT92096B (pt)
SE (1) SE467468B (pt)
WO (1) WO1990004677A1 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DK166736B1 (da) * 1988-10-25 1993-07-05 Hartmann As Brdr Fremgangsmaade til fremstilling af baerende elementer, herunder lastepaller udfra et fluidiseret cellulosefiberraastof
WO1992001833A1 (en) * 1990-07-18 1992-02-06 Peter John Mitchell Farley Process and apparatus for the production of paper products
US6572736B2 (en) * 2000-10-10 2003-06-03 Atlas Roofing Corporation Non-woven web made with untreated clarifier sludge
CN112471578B (zh) * 2020-11-27 2022-10-21 云南中烟工业有限责任公司 一种再造烟叶载体的制备方法

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
SE164450C1 (pt) *
DE958266C (de) * 1944-08-12 1957-02-14 Johannes Jung Verfahren und Anlagen zur Herstellung von plattenfoermigen Erzeugnissen aus Holzfaserstoff, Zellulose u. dgl.
CH378665A (de) * 1960-03-11 1964-06-15 Battelle Institut E V Verfahren zur Herstellung von Faserplatten
US4159224A (en) * 1976-08-12 1979-06-26 Rockwool Aktiebolaget Method for the production of a fiber composite
LU83899A1 (fr) * 1982-01-26 1983-09-02 Terre Asbl Panneau isolant
US4622099A (en) * 1983-12-02 1986-11-11 J. M. Voith Gmbh Method and apparatus for manufacturing paper and boards
DE3616885C3 (de) * 1986-05-20 1996-06-20 Peter Grohmann Verfahren zur Herstellung umweltfreundlicher und leichter Formkörper

Also Published As

Publication number Publication date
NL8921149A (nl) 1991-08-01
AU643941B2 (en) 1993-12-02
AT397672B (de) 1994-06-27
PT92096A (pt) 1990-04-30
SE9101240L (sv) 1991-04-24
BR8905453A (pt) 1990-05-29
ES2017177A6 (es) 1991-01-01
CN1025059C (zh) 1994-06-15
CN1042390A (zh) 1990-05-23
GB9108900D0 (en) 1991-06-12
EP0440714B1 (en) 1995-04-19
DK592288A (da) 1990-04-26
GB2242445B (en) 1993-02-24
DK592288D0 (da) 1988-10-25
SE467468B (sv) 1992-07-20
FI912004A0 (fi) 1991-04-25
EP0440714A1 (en) 1991-08-14
CA2001295A1 (en) 1990-04-25
DK167198B1 (da) 1993-09-13
DE3991215T (pt) 1991-11-21
SE9101240D0 (sv) 1991-04-24
FI93045B (fi) 1994-10-31
AU4498189A (en) 1990-05-14
GB2242445A (en) 1991-10-02
ATA902989A (de) 1993-10-15
DE3991215C2 (de) 2002-11-21
FI93045C (fi) 1995-02-10
JPH04502183A (ja) 1992-04-16
CH678537A5 (pt) 1991-09-30
GR890100680A (en) 1990-11-29
GR1000660B (el) 1992-09-25
MX169790B (es) 1993-07-26
WO1990004677A1 (en) 1990-05-03
NZ231147A (en) 1992-06-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US2806811A (en) Paper-covered gypsum board
CA2439444A1 (en) Improved method for using water insoluble chemical additives with pulp and products made by said method
US1995145A (en) Manufacture of artificial boards and like structures
AU601868B2 (en) Process for the production of pulped cellulose material, in particular wood fibers, for the production of fiberboard and products produced
KR950704360A (ko) 셀룰로오스 용액의 제조 방법(method of preparing cellulose solutions)
PT92096B (pt) Processo de fabrico de objectos moldados, de uma materia-prima de fibras fluidizada
US3907630A (en) Method of fiber board article production employing predrying of the ligno-cellulosic material prior to liquid suspension and article formation, and employing water recirculation
US2371313A (en) Process for making plastic products
US1881419A (en) Fiber derivative
US5354427A (en) Manufacture of moulded objects from a fluidized fiber raw material
US3224925A (en) Fibrous products from barking waste
US3157566A (en) Method of incorporating resin in molded pulp products
PT92098A (pt) Processo de fabrico de objectos de contorno estavel
US3006561A (en) Disintegration of resin foams
US2084272A (en) Plastic composition and articles and method of making the same
FI70618C (fi) Kemisk massa med foerbaettrad styrka avvattningsbarhet och malbarhet samt saett att framstaella denna
US1184518A (en) Counter-board and method of preparing the same.
US1793839A (en) Manufacture of waterproof fibrous products
PT92097A (pt) Processo de fabrico de elementos moveis de suporte de carga, incluindo estrados
US1831940A (en) Method of preparing fibers
US3704201A (en) Method of making lignin containing groundwood by hydrolysis and alkali treatment of wood chips
US1847326A (en) Paper pulp and process of making same
US1623184A (en) Process of manufacturing insulating and plaster board from cornstalks
US2174894A (en) Process of swelling cellulose fiber sheets
IE914553A1 (en) Fibrous component for paper production, paper made therewith¹and use thereof and method for producing fibrous component¹and paper

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19951009

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20000430