PT918715E - Desviador de cinta composto de alta velocidade e processo para a sua operacao - Google Patents
Desviador de cinta composto de alta velocidade e processo para a sua operacao Download PDFInfo
- Publication number
- PT918715E PT918715E PT97922588T PT97922588T PT918715E PT 918715 E PT918715 E PT 918715E PT 97922588 T PT97922588 T PT 97922588T PT 97922588 T PT97922588 T PT 97922588T PT 918715 E PT918715 E PT 918715E
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- diverter
- conveyor
- belt
- speed
- product
- Prior art date
Links
Classifications
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B65—CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
- B65G—TRANSPORT OR STORAGE DEVICES, e.g. CONVEYORS FOR LOADING OR TIPPING, SHOP CONVEYOR SYSTEMS OR PNEUMATIC TUBE CONVEYORS
- B65G47/00—Article or material-handling devices associated with conveyors; Methods employing such devices
- B65G47/74—Feeding, transfer, or discharging devices of particular kinds or types
- B65G47/76—Fixed or adjustable ploughs or transverse scrapers
- B65G47/766—Adjustable ploughs or transverse scrapers
Landscapes
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Mechanical Engineering (AREA)
- Branching, Merging, And Special Transfer Between Conveyors (AREA)
- Discharge Of Articles From Conveyors (AREA)
- Superconductors And Manufacturing Methods Therefor (AREA)
- Manufacture Of Switches (AREA)
- Push-Button Switches (AREA)
- Manufacturing Of Electric Cables (AREA)
- Organic Insulating Materials (AREA)
- Auxiliary Devices For And Details Of Packaging Control (AREA)
Description
Descrição “Desviador de cinta composto de alta velocidade e processo para a sua operação”
Campo técnico Λ presente invenção refere-se a sistemas de manuseamento de materiais, que utilizam transportadores e, mais particularmente, refere-se a um sistema para desviar pacotes ou encomendas de um transportador para um local de saída, por exemplo para um outro transportador, uma rampa de descarga ou similar. Técnica de base
As companhias de distribuição de pacotes recolhem milhões de pacotes diariamente, de centenas de locais numa ampla área geográfica e, transportam-nos, principalmente por camiões e por aviões, para um único correspondentemente grande de destinos dispersos. Para cumprir um plano rigoroso e proporcionar entregas precisa, uma companhia de distribuição de pacotes tem de utilizar sistemas de transferência automatizados, para associar os pacotes recebidos ao transporte de saída dirigidos para os destinos dos pacotes. Dado que as distribuições são muito sensíveis ao tempo, o equipamento, de apartação tem de ser muito rápido, proporcionando-se no entanto um manuseamento cuidadoso dos pacotes. Têm sido usados sistemas transportadores de cinta ou de rolos nos sistemas de apartação dos pacotes, para deslocar os pacotes das docas de carga, na chegada, para o transporte na saída. Uma apartação inicial dos pacotes que se deslocam ao longo de um transportador pode obter-se desviando pacotes do transportador, com base nos seus destinos, ou com base nas suas dimensões ou noutra característica.
Para automatizar o manuseamento de produtos nos sistemas transportadores, 2 // têm-se desenvolvido conjuntos desviadores para transportes de vários tipos. Apresentam-se desviadores com leito de rolos nas patentes US 4 798 275 de Leemkuil et al e US 4 174 774 de Bourgeois. Uma outra solução tem si a oscilação de um braço desvíador, diagonalmente, no trajecto dos pacotes que chegam, que seguem o ângulo do braço para um destino de saída lateral. Em alguns sistemas da técnica anterior, monta-se uma cinta contínua, com as característícas unidas, em tambores de eixos verticais para se deslocar o braço desvíador. O movimento da cinta desloca os pacotes no sentido do ponto de saída. Apresentam-se exemplos de tais sistemas nas patentes US 1 729 671 de Bell-Irving et al e US 4 711 357 de Langenbectk et al e US 4 364 465 de Kraft et al..
Estes sistemas desviadores de cinta não satisfazem as necessidades de um sistema transportador moderno, que funciona a velocidade elevada, por exemplo a cerca de 152,4 m/min (500 fpm). A essas velocidades, um pacote que embate num braço desvíador, seja ou não de cinta, pode ser danificado. As tentativas para oscilar o braço para fora, para desviar o pacote para fora do transportador podem adicionar-se a este impacto. Também, se se ajustar a velocidade de oscilação para um valor muito elevado, o braço pode fazer com que pacotes leves voem para fora do transportador e sobre o destino de saída. Assim, há necessidade, nesta técnica, de um sistema desvíador que possa desviar pacotes que se deslocam a grandes velocidades, de maneira segura e fiável.
Sumário da invenção A invenção visa proporcionar um desvíador de transportador que seja capaz de actuar em objectos, tais como pacotes, com dimensões e pesos variáveis, que se deslocam a alta velocidade ao longo do transportador, sem qualquer impacto que possa provocar danos, e que possa desviar de maneira fiável esses objectos para fora do transportador, para um local de saída, sem qualquer diminuição da velocidade do transportador.
De acordo com um primeiro aspecto da invenção, proporciona-se um sistema transportador, que compreende: um transportador, que define um trajecto ao longo do qual os produtos são transportados no referido transportador; e um desviador, montado junto do referido transportador, em oposição a um local de descarga no qual são descarregados produtos seleccionados, a partir do transportador, sendo o referido desviador montado de modo a executar um movimento de uma posição de libertação, ao lado do referido trajecto, para uma posição de descarga através do referido trajecto; compreendendo o referido distribuidor: uma armação; dois tambores posicionados na referida armação; uma cinta aplicada aos referidos tambores; e meios para accionar a referida cinta em tomo dos referidos tambores; definindo a referida armação uma cavidade por detrás de uma pema da referida cinta voltada para os produtos que se aproximam, no referido transportador, deformando-se a referida pema da referida cinta para o interior da referida cavidade, sob a acção da força de um produto que entra em contacto com o referido desviador, numa quantidade correspondente à força do referido produto aplicada à referida cinta.
Descrita de uma maneira geral, a presente invenção proporciona também um desviador para descarregar produtos de um transportador em movimento, que compreende meios para fazer oscilar um braço desviador, para se aplicar a produtos que passam no transportador, meios associados com o braço desviador para absorver o contacto dos produtos com o braço desviador; e meios para produzir movimento dos produtos ao longo do braço desviador.
Numa forma de realização preferida, o desviador pode compreender uma armação, montada rotativamente em torno de um eixo adjacente ao transportador; dois tambores posicionados na armação, estando um dos tambores montado de maneira móvel e sendo solicitado elasticamente para se afastar do outro; uma cinta montada nos tambores; e meios para accionar a cinta em tomo dos tambores; sendo a armação conformada para permitir que uma pema da cinta, voltada para os produtos e que se aproxima no transportador se deforme depois de entrar em contacto com os artigos. Como o tambor móvel está montado elasticamente, ele cederá, numa quantidade relacionada com a massa do objecto que contacta com a cinta. Isso permite que a cinta se deforme para dentro, com uma configuração curva, absorvente a força do contacto.
Além disso, o desviador preferido pode incluir meios para detectar os produtos que se aproximam, no transportador, e meios de controlo para rodar o desviador de uma posição de libertação para uma posição de descarga, começando depois de o artigo passar por uma posição ao longo do transportador no qual o desviador está montado rotativamente. O movimento inicial de oscilação do desviador pode ser relativamente lento, de modo que se desloca devagar para o trajecto do produto. Depois, o produto e o desviador aplicam-se mutuamente, pode aumentar-se a velocidade de oscilação do desviador e, optativamente, a velocidade 5 da cinta do desviador, para aumentar a velocidade de saída do produto. A presente invenção proporciona também um sistema de apartação, num transportador, que incorpora um desviador como o descrito anteriormente. A presente invenção proporciona também um processo para desviar produtos de um transportador, que compreende os passos de rodar um braço desviador para fora, no transportador, para se aplicar a um produto no transportador; o aumento da velocidade de rotação do braço desviador, depois de o braço contactar com o produto; produção do movimento do produto ao longo do braço desviador; e a absorção do contacto do produto por deformação do braço desviador em resposta ao contacto. Também, o passo de imprimir movimento ao produto, ao longo do desviador, pode compreender o estabelecimento do contacto do produto com uma cinta móvel e, de preferência, o aumento da velocidade da cinta móvel depois de contactar a cinta com o produto.
Outros objectos, características e vantagens da invenção serão evidenciados na descrição de pormenor que se segue, de formas de realização preferidas da invenção, quando feita com referência aos desenhos anexos e às reivindicações anexas.
Breve descrição dos desenhos As figuras dos desenhos representam: A fíg. 1, uma vista em planta de uma porção de um sistema transportador, que inclui um desviador de acordo com a presente invenção; A fig. 2, uma vista de lado de uma porção do sistema transportador da fíg. 1; A fíg. 3, uma vista de cima de um desviador de acordo com a invenção, antes do contacto com um pacote; 3 A fig. 4, uma vista de cima de um desviador de acordo com a invenção, durante o contacto com um pacote;
As fig. 5A-5E, representações esquemáticas que mostram o braço desviador, em várias posições, no seu ciclo de operação; A fig. 6, um fluxograma que descreve a sequência da operação do desviador; e A fig. 7, uma vista em corte de uma secção de uma outra cinta para o desviador.
Descrição pormenorizada
Fazendo agora referência, com mais pormenor, aos desenhos, nos quais os mesmos números se referem a peças iguais, nas várias vistas, a fig. 1 representa um sistema transportador (10) que realiza a presente invenção. O sistema transportador inclui um transportador (12), que pode ser um transportador de cinta, de ripas, de rolos ou de outro tipo. Embalagens ou pacotes (16), de várias dimensões e vários pesos, são transportados ao longo do transportador (12). Ao longo do transportador (12) está posicionado um certo número de rampas de descarga (14), que podem ser distribuídas dos dois lados do transportador. Em oposição a cada uma das rampas de descarga (14), está montado um conjunto desviador (20), ao longo do lado do transportador (12). Como será descrito com mais pormenor, mais adiante, a finalidade do conjunto desviador é fazer com que pacotes seleccionados (16) se desloquem lateralmente para fora do transportador, para uma rampa de descarga (14), por oscilação para fora, para se aplicar aos pacotes nos instantes apropriados. O processo de desvio é controlado por um controlador digital (17), cujo funcionamento se descreve mais adiante, com referência à fig. 6. O controlador pode ser um computador pessoal para uso gera, programado, ou então um controlador lógico programável (PLC). O controlador recebe a entrada a partir de detectores associados com os conjuntos desviadores, como se descreve mais adiante. Também, utiliza-se um leitor de etiquetas (18) ou um dispositivo de entrada manual, para recolher e memorizar dados do destino acerca de cada um dos pacotes, quando o pacote é colocado no transportador. Apresenta-se um sistema apropriado para leitura de imagens de etiquetas, nas patentes US 5 291 564, US 5 308 960, US 5 327 171 de US 5 430 282, aqui incorporadas por referência. Descrevem-se sistemas para localização e descodificação de códigos de barras e da simbologia de códigos densos MaciCode, nas patentes US 4 874 936, US 4 896 029, US 5 438 188, US 5 412 196, US 5 412 197, US 5 343 028, US 5 352 878, US 5 404 003, US 5 384 451 e a publicação PCT N.° WO 95/34 043, respectivamente, todas elas aqui incorporadas por referência. Um dispositivo codificador convencional (19) permite ao controlador seguir a que distância o transportador se deslocou, a partir do momento em que um pacote particular entrou no transportador.
De uma maneira conhecida, o controlador determina quando um pacote deve ser descarregado. Nesses instantes, o controlador fornece sinais de comando que instruem os desviadores para quando devem operar para transferir pacotes para fora do transportador. No entanto, a maneira como o controlador instrui os desviadores para operar é única para a presente invenção.
Os especialistas compreenderão que os programas, os processos, os métodos, etc. aqui descritos não se relacionam com qualquer computador ou aparelho particular, nem a ele se limitam. Pelo contrário, podem usar-se vários tipos de máquina para fins gerais, com programas construídos de acordo com os ensinamentos aqui descritos. Analogamente, pode ser vantajoso construir aparelhos especializados para efectuar os passos do processo aqui descritos, por meio de sistemas computadores dedicados, com lógica cablada ou programas armazenados numa memória não volátil, por exemplo memórias só para leitura. Pode ser apropriado um controlador de lógica programável (PLC). O conjunto desviador (20) é constituído por uma armação (22), representado com mais pormenor nas fig. 2 e 4. A armação alongada (22) suporta dois tambores, para rotação em tomo de eixos verticais, um tambor de accionamento interior (24) e um tambor (26), solto e móvel exterior. O tambor exterior (26) é suportado por uma forquilha de suporte (28), colocada numa peça de montagem (não representada) deslizante na armação (22). A partir da armação (22), estende-se, para cima, um bloco (29), num ponto afastado do tambor (26), A forquilha de suporte (28) está ligada ao bloco (29) por uma mola (30), parcialmente comprimida entre a forquilha e o bloco. Assim, a forquilha (28) e o tambor (26) podem deslizar para dentro, quando se exercer uma força suficiente contra a acção da mola. A peça de montagem deslizante para a forquilha pode ser do tipo usado tipicamente para os dispositivos de ajustamento da tensão da cinta, tais como o representado nas patentes US 4 711 357 de Langenbeck et al e US 4 364 465 de Kraft et al, ambas aqui incorporadas por referência. Pode utilizar-se o mesmo tipo de dispositivo de ajustamento da tensão para ajustar a tensão da mola (30).
Coloca-se uma cinta sem-fim (35), em tensão, em tomo dos dois tambores (24) e (26). De preferência, a cinta é dentada nas duas superfícies e os tambores são igualmente dentados, para accionar a cinta de maneira positiva. A superfície exterior é dentada para proporcionar um atrito elevado entre a cinta e os pacotes que com ela contactam. Como se mostra nas fig. 3 e 4, a armação tem uma porção central fina, que define um recorte (38) voltado para os pacotes que chegam, para permitir a flexão da cinta (35) para dentro. A pressão exercida por um pacote na cinta aplica uma força, contra a acção da mola (30), fazendo com que o tambor (26) se desloque para mais perto do tambor (24). Isso permite que a cinta flicta para dentro, absorvendo a força do contacto com o pacote. O tambor (24) e, portanto, a cinta (35) são accionados por um servomotor (37) de velocidade variável, montado sobre o tambor (24), numa estrutura de montagem (39), que se estende para baixo para a armação (22). O motor (37) é acoplado ao tambor (24) por um veio de accionamento (36). O servocomando do motor (37) é ligado ao controlador (17), para receber comandos de operação. O motor (37) pode, de preferência, variar a velocidade linear da cinta (35) desde cerca de 30 a 305 m/m (100 a cerca de 1 000 pfm). Quando a rampa de descarga é para a esquerda em relação ao sentido do movimento do pacote e o conjunto desviador (20) está à direita, o motor acciona a cinta (35) no sentido do movimento dos ponteiros do relógio, quando se olha de cima. Se a rampa de descarga for para a direita do transportador, a cinta move-se no sentido contrário ao do movimento dos ponteiros do relógio. A armação (22) do conjunto desviador (20) está montada rotativamente, ao longo do lado do desviador (12), num eixo de accionamento vertical (40). O eixo (40) está acoplado com um servomotor (41) de indexação de velocidade variável, reversível através de uma engrenagem redutora (42). O motor (41) está montado numa estrutura de suporte (não representada). O motor (41) pode ser operado em resposta a comandos provenientes do controlador (17), para oscilar a armação (22) do desviador sobre o transportador (12), de uma maneira que se descreverá em pormenor mais adiante. A porção do conjunto desviador (20) que oscila para fora sobre o transportador é aqui, por vezes, designado por braço desviador.
Um detector de células fotoeléctricas (que inclui um emissor (45) e um receptor (46)) está montado ao longo do transportador (12), junto de cada conjunto desviador (20). O detector está posicionado a uma distância, conhecida com precisão, antes do desviador, para detectar o bordo dianteiro de pacotes que se deslocam no sentido do desviador. Os pacotes interrompem um feixe dirigido entre o emissor e o receptor, de uma maneira bem conhecida. Quando o feixe for interrompido, é transmitido um sinal para o controlador (17).
Descreve-se agora o funcionamento do sistema transportador (10), com referência ao fluxograma da fíg. 6. Antes dos passos a descrever, colocam-se pacotes, ou dispõem-se automaticamente, numa fila única, ao longo do bordo do lado direito do transportador (12), na fig. 1. Na patente US 5 372 238, apresenta-se um exemplo de um dispositivo para “singularizar” caixas num sistema transportador, que aqui se incorpora por referência. Também, como se mostra, por exemplo na patente US 5 484 049, pode pesar-se e medir-se cada um dos pacotes, o que também aqui se incorpora por referência. Ou pode medir-se um pacote e estimar-se o seu peso com base nas suas dimensões. Pode armazenar-se um registo destas medidas, com identificação dos pacotes, numa memória do computador associado com o controlador.
Pode ser vantajoso utilizar um transportador com progressão com velocidade variável (não representado), em avanço com o transportador (12) para ajustar o espaçamento entre os pacotes, com base nas suas dimensões e/ou no seu peso. O espaçamento entre pacotes pode ser coordenado com a operação do conjunto desviador (20), de uma maneira que se descreve mais adiante.
Quando os pacotes (16) se movem ao longo do transportador (12), passam sob a câmara de tomada de imagens do leitor de etiquetas (18). No passo (100) do fluxograma da fig. 6, o leitor (18) obtém uma imagem de informação numa etiqueta no pacote (16), detectam-se e descodificam-se quaisquer códigos de baixas ou outros símbolos. Pode encaixar-se a informação do destino num código denso, ou este pode ser armazenado num local de base de dados, cujo endereço está contido num código de barras. Além disso, pode analisar-se a informação do endereço textual com utilização de técnicas OCR. Se se tiver codificado previamente o peso e as dimensões do pacote numa etiqueta com código denso no pacote, esta informação pode ser obtida a partir da imagem da etiqueta, como alternativa à pesagem e à medição, na altura em que o pacote entra no sistema transportador (10). Quando o pacote fornecer uma imagem no leitor (18), obtém-se a contagem corrente do codificador.
Um registo armazenado para cada pacote pode agora conter a identificação do pacote, o endereço de destino e as características do pacote. Além disso, podem memorizar-se, além das dimensões e do peso, outras características, tais como uma descrição do conteúdo do pacote ou um código que indica que o conteúdo é frágil ou perigoso, ou que tem qualquer outro estatuto especial.
Uma vez conhecida a informação de destino do pacote, o controlador (17) examina numa parte apropriada da sua memória, a rampa de saída apropriada correspondente ao destino do pacote, a contagem do número do codificador entre o leitor de etiquetas (18) e um local de activação a uma curta distância antes da rampa de saída para o destino. O local de activação situa-se entre a rampa de saída anterior e o detector de célula fotoeléctrica (45/46) associado à rampa de saída para o destino. Este número de contagem é adicionado à contagem corrente do codificador, para obter a contagem de descarga para o pacote, que no passo (102) é armazenado, com a identificação da rampa de destino. De preferência, esta informação é armazenada em campos do registo já criados para o pacote. O controlador lê a contagem no codificador, no passo (104), enquanto o transportador (12) se desloca. No passo (106), o controlador compara a contagem no codificador com a lista de contagens de descarga armazenada na memória. Quando o controlador receber uma contagem de descarga, no passo (108) lê a identificação da rampa de saída de destino associada, envia um sinal para colocar o conjunto desviador correspondente (20) num estado de prontidão e ajusta os perfis de velocidade de oscilação do desviador e da cinta, em função da informação de dimensões e peso armazenadas para o pacote que se aproxima do desviador.
Depois, quando a fotocélula (45/46) precisamente anterior à rampa de destino for disparada pelo bordo dianteiro da embalagem, como se mostra na fig. 5A, é enviado um sinal para o controlador, no passo (110). Isso inicia a contagem de um tempo (ou contagem no codificador) de atraso, no passo (112), durante o qual o desviador se mantém na posição de libertação representada nas fig. 5A e 5B. O atraso temporal (ou de contagem) é ajustado com base no tempo (ou distância) necessário(a) para que o bordo dianteiro do pacote atinja um ponto (48) ao longo do conjunto desviador (20), afastado para além do eixo de rotação (40), como se mostra na fig. 5B. Em resposta ao atraso de temporização, no passo (114), o motor do desviador (41) começa a oscilar o desviador para fora, sobre o transportador (12), de acordo com o perfil de velocidades ajustado. A fig. 5C mostra o pacote e o desviador um pouco depois de o desviador começar a oscilar para fora. Quando a aresta dianteiro do pacote se aplica à cinta (35), a força do pacote aplicada à cinta faz com que o tambor (28) se desloque no sentido do eixo de rotação (40), contra a força da mola (30). Isso permite que a conta se deforme para dentro, para servir de almofada ao pacote. Em combinação, a velocidade de oscilação do desviador (20) e a velocidade da cinta (35) aumenta, para imprimir uma certa velocidade ao pacote, diagonalmente em relação à cinta (12), para a rampa de saída de destino (14).
De acordo com a presente invenção, os perfis de velocidade para o movimento de oscilação do desviador (20) e para o movimento da cinta (35) são armazenados na memória do controlador. Estes perfis podem ser estabelecidos e modificados como for necessário para descarregar, de maneira segura e rápida, os vários tipos de pacotes que estão a ser tratados pelo sistema transportador (10). Podem armazenar perfis múltiplos, correspondentes a pacotes com pesos e dimensões diferentes. Neste caso, no passo (108), como atrás se descreveu, ajustam--se os perfis de velocidade apropriados, que se adaptam às características de um pacote particular, no desviador (20) na rampa de destino, quando esse pacote se aproxima.
Os perfis de velocidade para o movimento de oscilação do desviador (20) iniciam-se relativamente lentamente, para minimizar qualquer impacto do desviador (20) no pacote. O desviador (20) e a sua cinta (35) podem descrever-se melhor como agarrando o pacote, em vez de bater contra o mesmo. O desviador (20), de preferência, não oscila para fora em avanço relativamente à chegada do pacote, porque dai podia resultar um impacto rude, quando um pacote se desloca a velocidade elevada. Este pacote, que se desloca ao longo do bordo do transportador mesmo adjacente ao distribuidor, é actuado pelo movimento inicial do desviador quando o canto dianteiro do pacote se tiver deslocado para além do tambor interior (24). Como a força do pacote é absorvida, como atrás se descreveu, a velocidade de oscilação aumenta, imprimindo uma componente transversal à velocidade do pacote. De preferência a velocidade da oscilação é variável de cerca de 30 m/min (100 pfin) a cerca de 30,5 m/min (1 000 pfin), quando o pacote deixa de estar em contacto com o desviador.
Ao mesmo tempo, a velocidade de deslocamento da cinta (35), em tomo dos tambores é de preferência aumentada. Os dentes da cinta agarram a cinta quando a velocidade da cinta se adiciona à velocidade do pacote ao longo do desviador. A fig. 5D mostra o braço desviador (20) a aproximar-se da sua posição de descarga, com o pacote quase a atingir a velocidade transversal máxima. No instante em que o pacote deixa de contactar com o desviador, tem uma velocidade transversal suficiente para ser descarregado do transportador para a rampa de descarga, como se mostra na fig. 5E. A velocidade da cinta, quando aplicada ao pacote, pode de preferência atingir a partir de cerca de 152 m/min (500 fpm), aumentando gradualmente a velocidade até cerca de 305 m/min (1 000 fpm), quando o pacote abandona o contacto com a cinta. Depois a velocidade diminui até ao valor inicial, quando o braço desviador recolhe.
Durante este processo, a velocidade elevada do transportador não se reduziu. Se um pacote tiver características que conduzam à selecção de uma velocidade de operação menor do desviador, pode fazer-se a compensação aumentando o espaçamento ao longo da cinta até ao pacote seguinte. Inversamente, quando as características de um pacote exijam uma operação mais rápida do desviador, pode aumentar-se esse espaçamento. Como as características são conhecidas quando o pacote é medido, esse espaçamento pode estabelecer-se automaticamente por meio de um transportador de avanço com velocidade variável, como atrás se descreveu.
No passo (116), o desviador recuar rapidamente, de preferência com toda a velocidade de oscilação, para ficar pronto para um outro pacote. O fluxograma volta ao passo (104), para ler contagem do codificador, até ocorrer outra contagem de descarga.
As fig. 1 e 5 mostram rampas de descarga posicionadas no lado esquerdo do transportador (12). Pode proporcionar-se uma imagem simétrica da configuração representada, para desviar pacotes para o lado direito do transportador.
As rampas (14) são de preferência inclinadas para baixo, afastando-se do transportador (12), de modo que os pacotes que entram nas rampas deslizarão afastando-se do transportador e para um destino desejado, sob a acção da força da gravidade. Os especialistas compreenderão que as rampas de descarga formam locais de saída, que podem ser proporcionadas também por transportadores de saída, receptáculos de recolha ou outras estrutura apropriadas.
Na fig. 7 está representada uma estrutura alternativa para uma cinta (55), para substituir a cinta (35). Essa cinta é um tubo com secção transversal semicircular, que define uma câmara (56), inflada com ar. A cinta inflada (55) ajuda a amortecer o encosto do desviador aos pacotes que se aproximam do transportador. A porção plana da secção transversal pode ser formada com dentes (57) para engrenagem com um tambor de accionamento dentado. A câmara (56) é de preferência cheia através de uma abertura convencional (não representada), que pode depois ser selada, para 16 impedir fugas, Em vez de ser cheia, a cinta pode também ser constituída com uma espuma, uma borracha espessa com densidade relativamente baixa ou qualquer outro material amortecedor. A cinta (55) tem de preferência uma espessura de cerca de 5 cm (2”). Vê-se assim que o funcionamento da presente invenção difere do dos desviadores anteriores, que “deitavam fora” items de um transportador com um impacto de oscilação, ou que podiam ter uma barreira com cinta, para deter o item e depois deslocá-lo transversalmente apenas por acção da cinta. O desviador da presente invenção aplica-se ao pacote sem potencialmente o danificar e utiliza uma combinação de um desviador de braço oscilante e uma cinta móvel para aplicar um vector de velocidade apropriado ao pacote, para o deslocar para a posição de descarga.
Os especialistas compreenderão que o aparelho e o processo da presente invenção podem ser adaptados para a apartação ou desvio de vários tipos de items diferentes de pacotes.
Embora a presente invenção tenha sido descrita em pormenor com referência particular a uma sua forma de realização preferida, compreender-se-á que podem introduzir-se modificações e variações sem nos afastarmos do escopo da invenção, como é definido nas reivindicações anexas.
Lisboa, 26 de Outubro de 2001
Claims (13)
- Reivindicações 1. Sistema transportador, que compreende: um transportador (12), que define um trajecto ao longo do qual são transportados produtos (16) no referido transportador; e um desviador (20) montado junto do referido transportador, em frente de um local de descarga (14) no qual se descarregam produtos seleccionados, do referido transportador, estando o referido desviador montado rotativamente para efectuar um movimento de uma posição de libertação, ao lado do referido trajecto, para uma posição de descarga através do referido trajecto; compreendendo o referido desviador (20): uma armação (22); dois tambores (22), posicionados na referida armação; uma cinta (35) aplicada aos referidos tambores; e meios (37) para accionar a referida cinta em tomo dos referidos tambores; definindo a referida armação uma cavidade (38), atrás de uma pema da referida cinta, voltada para os produtos que se aproximam no referido transportador, deformando-se a referida pema da referida cinta para o interior da referida cavidade sob a acção da força de um produto que entra em contacto com o referido desviador, numa quantidade correspondente à força do referido produto na referida cinta.
- 2. Sistema transportador de acordo com a reivindicação 1, que compreende além disso meios de controlo (17) para rodar o referido desviador da referida posição de libertação para a referida posição de descarga, com uma velocidade de rotação que aumenta ao longo de uma extensão escolhida de movimento do referido desviador.
- 3. Sistema transportador de acordo com a reivindicação 1, que compreende além disso meios de controlo (17), para rodar o referido distanciador da referida posição de libertação para a referida posição de descarga, e meios (45, 46) para detectar o referido produto; e no qual os referidos meios de controlo começam a rodar o referido desviador um certo tempo antes de o referido produto passar numa posição (40) ao longo do referido transportador no qual o referido desviador está montado rotativamente.
- 4. Sistema transportador de acordo com as reivindicações 2 ou 3, que compreende, além disso, uma memória que contém caxacterísticas de produtos (16) que se deslocam ao longo do referido transportador; e um controlador (17) para seleccionar uma velocidade de rotação do referido desviador (20), em função das referidas características armazenadas, de cada um dos produtos que se aproximam do referido desviador.
- 5. Sistema transportador de acordo com a reivindicação 4, no qual o referido controlador (17) selecciona uma velocidade da referida cinta (35), em tomo dos referidos tambores, em função das referidas características armazenadas de cada um dos produtos (16) que se aproximam do referido desviador (20).
- 6. Sistema transportador de acordo com a reivindicação 5, no qual o referido controlador (17) aumenta a velocidade de rotação da referida armação (22) e a velocidade da referida cinta (35) em tomo dos referidos tambores (24, 26), através de um movimento seleccionado da referida armação do desviador para fora do referido transportador (12), em função das referidas características armazenadas, de cada um dos produtos que se aproximam do referido descviador.
- 7. Desviador para descarregar produtos (16) de um transportador (12) 3 em movimento, que compreende: uma armação (22), montada rotativamente em tomo de um eixo (40) adjacente ao referido transportador; dois tambores (24, 26), posicionados na referida armação, estando um dos referidos tambores montado móvel e sendo solicitado elasticamente afastando-se do outro tambor; uma cinta (35) aplicada aos referidos tambores; e meios (37) para accionar a referida cinta em tomo dos referidos tambores; e tendo a referida armação uma forma para permitir que uma perna da referida cinta, voltada para os produtos que se aproximam no referido transportador, se deforme quando do contacto com os referidos produtos.
- 8. Desviador de acordo com a reivindicação 7, no qual a referida cinta é constituída por um tubo inflado (55).
- 9. Desviador de acordo com a reivindicação 7, no qual a referida cinta (35) é constituída por um material compressível, com uma espessura de pelo menos 5 cm.
- 10. Desviador de acordo com qualquer das reivindicações 7 a 9, no qual pelo menos um dos referidos tambores (24, 26) é dentado e no qual a referida cinta (35) é dentada nas suas duas superfícies.
- 11. Desviador de acordo com qualquer das reivindicações 7 a 10, no qual os referidos meios para accionar a referida cinta compreendem um motor (37) acoplado para accionar um dos referidos tambores para mover a referida cmta com uma velocidade linear variável, num intervalo de cerca de 30 a 305 m/min (100 a 1 000 ípm). 4
- 12. Processo para o desvio de produtos de um transportador, que compreende os passos de: rodar o braço desviador (20) para fora do referido transportador (12), para contactar com um produto (16) no referido transportador; aumentar a velocidade de rotação do referido braço desviador (20) depois de o referido braço contactar com o referido produto, ao longo de um trajecto de movimento do referido braço; imprimir movimento ao longo do referido braço desviador para o referido produto; e absorver o contacto do referido produto por deformação do referido braço desviador (20) em resposta ao referido contacto.
- 13. Processo de acordo com a reivindicação 12, no qual o referido passo de imprimir movimento ao referido produto ao longo do referido desviador compreender o contacto do referido produto com a cinta em movimento (22) e compreendendo ainda o passo de aumentar a velocidade da referida cinta em movimento depois de a referida cinta contactar com o referido produto.
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
US08/646,870 US5655643A (en) | 1996-05-08 | 1996-05-08 | High speed, compound, belted diverter and method of operating same |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT918715E true PT918715E (pt) | 2002-01-30 |
Family
ID=24594799
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT97922588T PT918715E (pt) | 1996-05-08 | 1997-05-02 | Desviador de cinta composto de alta velocidade e processo para a sua operacao |
Country Status (10)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US5655643A (pt) |
EP (1) | EP0918715B1 (pt) |
JP (1) | JP3138482B2 (pt) |
AT (1) | ATE203735T1 (pt) |
CA (1) | CA2253474C (pt) |
DE (1) | DE69705952T2 (pt) |
DK (1) | DK0918715T3 (pt) |
ES (1) | ES2161463T3 (pt) |
PT (1) | PT918715E (pt) |
WO (1) | WO1997042111A1 (pt) |
Families Citing this family (50)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
DE19632224A1 (de) * | 1996-08-09 | 1998-02-12 | Giesecke & Devrient Gmbh | Vorrichtung zum Ändern der Bewegungsrichtung von flachem, rechteckigen Blattgut |
US5988356A (en) * | 1997-09-08 | 1999-11-23 | United Parcel Service Of America, Inc. | Automated diverter capable of sorting bulky articles |
CA2237051A1 (en) | 1997-12-19 | 1999-06-19 | Eva A. Turley | Enhanced affinity hyaluronan binding peptides |
DE19843623C2 (de) * | 1998-09-23 | 2000-07-13 | Siemens Ag | Verteilvorrichtung für Stückgut |
IT1302847B1 (it) * | 1998-10-27 | 2000-10-10 | Cit Alcatel | Dispositivo di arresto ammortizzato per oggetti in movimento velocesu vassoi metallici o simili. |
US6189702B1 (en) | 1998-11-25 | 2001-02-20 | United Parcel Service Of America, Inc. | Overhead mounted sorter for conveyors |
DE10018770C1 (de) * | 2000-04-15 | 2001-10-31 | Koenig & Bauer Ag | Vorrichtung zum Ausschleusen von Signaturen aus einem Falzapparat |
US7017730B2 (en) * | 2000-05-12 | 2006-03-28 | Lockheed Martin Corporation | Bi-directional mail tray pusher |
US6607065B2 (en) * | 2000-08-11 | 2003-08-19 | Rapistan Systems Advertising Corp. | High speed baggage diverter |
EP1209106A1 (en) * | 2000-11-23 | 2002-05-29 | Mars B.V. | Conveyor and method for conveying products |
US6564922B1 (en) * | 2001-03-21 | 2003-05-20 | Lockheed Martin Corporation | Flex diverter |
US20190333000A1 (en) * | 2002-01-17 | 2019-10-31 | Shopify, Inc. | Processing of Packages Deliveries |
US7658941B2 (en) * | 2002-05-01 | 2010-02-09 | Johnson & Johnson Consumer Companies, Inc. | Warming and nonirritating lubricant compositions and method of comparing irritation |
DE10305628A1 (de) | 2003-02-11 | 2004-08-26 | Siemens Ag | Verteileinrichtung für Stückgut |
JP2006519743A (ja) * | 2003-03-12 | 2006-08-31 | インテリグレイテッド・インコーポレイテッド | 仕分けコンベヤ |
US7124876B2 (en) * | 2003-03-21 | 2006-10-24 | Dematic Corp. | Diverter |
DE602004006990T2 (de) * | 2003-04-24 | 2008-02-21 | Linco Food Systems A/S | Gerät für ein sortiersystem und sortierverfahren |
NO320690B1 (no) * | 2003-07-01 | 2006-01-16 | Tomra Systems Asa | Sorteringsanordning |
WO2005097637A1 (en) * | 2004-04-07 | 2005-10-20 | Scanvaegt International A/S | Sorting or batching arrangement |
US6974020B1 (en) * | 2004-05-17 | 2005-12-13 | Peppel George W | High speed baggage diverter |
US7147097B2 (en) * | 2004-09-30 | 2006-12-12 | Laitram, L.L.C. | Transverse-roller-belt sorter with automated guide |
US20060151302A1 (en) * | 2005-01-07 | 2006-07-13 | Baker Timothy R | Metering discharge bed for belt-driven roller conveyor |
KR200390957Y1 (ko) * | 2005-05-10 | 2005-07-28 | 명화기계(주) | 방향전환용 롤러가 장착된 체인형 콘베이어 |
GB0525664D0 (en) * | 2005-12-16 | 2006-01-25 | Filtrona Plc | Detector |
JP4687980B2 (ja) * | 2006-03-16 | 2011-05-25 | 株式会社ダイフク | 物品搬送設備 |
WO2007127697A2 (en) * | 2006-04-24 | 2007-11-08 | Stephen Szarkowski | Conveyor diverter |
NL2000404C2 (nl) * | 2006-12-22 | 2008-06-25 | Ambaflex Internat B V | Transportinrichting. |
WO2010016805A1 (en) * | 2008-08-06 | 2010-02-11 | Pteris Global Ltd. | High speed diverter |
US8312980B2 (en) * | 2010-08-02 | 2012-11-20 | Diversified Conveyors, Inc. | High speed diverter for baggage conveyor |
DE102011083257A1 (de) * | 2011-09-23 | 2013-03-28 | Krones Aktiengesellschaft | System und Verfahren zum Be- und/oder Entladen von Tablaren |
US8616361B1 (en) | 2012-07-26 | 2013-12-31 | Pteris Global Limited | Diverter assembly |
DE202012007853U1 (de) * | 2012-08-16 | 2013-11-19 | Krones Ag | Vorrichtung zum Ausleiten von Gegenständen |
JP6080512B2 (ja) * | 2012-11-14 | 2017-02-15 | 日本電産サンキョー株式会社 | ドライバ一体型モータ |
US20140207513A1 (en) * | 2013-01-21 | 2014-07-24 | International Business Machines Corporation | Methods and apparatus for procurement |
CN103920649A (zh) * | 2014-04-15 | 2014-07-16 | 湖州吴兴灵动机电设备制造厂 | 一种全自动分拣机 |
US9592983B2 (en) * | 2014-10-13 | 2017-03-14 | Laitram, L.L.C. | Missort prevention system in a conveying system |
US9212006B1 (en) | 2015-01-28 | 2015-12-15 | Laitram, L.L.C. | Conveyor with belt-actuated guide |
CN113975560A (zh) | 2015-03-31 | 2022-01-28 | 费雪派克医疗保健有限公司 | 用于将气体供应至气道的用户接口和系统 |
US9988219B2 (en) * | 2016-04-05 | 2018-06-05 | Heraeus Noblelight America Llc | Metal container conveyor systems including diverter mechanisms, and metal container processing systems including the same |
KR20220165802A (ko) | 2016-08-11 | 2022-12-15 | 피셔 앤 페이켈 핼스케어 리미티드 | 압궤 가능 도관, 환자 인터페이스 및 헤드기어 연결부 |
US9902567B1 (en) | 2016-08-24 | 2018-02-27 | Intelligrated Headquarters, Llc | Brush diverter |
JP2018057080A (ja) * | 2016-09-26 | 2018-04-05 | 日本電産サンキョー株式会社 | ブレーキ付きモータ |
CN110342236A (zh) * | 2018-04-02 | 2019-10-18 | 菜鸟智能物流控股有限公司 | 一种物流对象分拨系统和方法 |
US10988327B1 (en) * | 2018-07-06 | 2021-04-27 | Span Tech Llc | Sortation system and related methods |
US10781054B2 (en) * | 2018-10-16 | 2020-09-22 | Siemens Logistics Llc | System and method for belted arm divert actual speed sensing |
AU2019368359A1 (en) * | 2018-10-25 | 2021-06-03 | And Y Knot Innovation And Sales Inc. | Stacking and packaging device |
CN110775569B (zh) * | 2019-09-27 | 2020-12-22 | 上海欣巴自动化科技股份有限公司 | 分拣机的摆臂速度控制方法 |
CN111661621A (zh) * | 2020-06-24 | 2020-09-15 | 贺州市骏鑫矿产品有限责任公司 | 一种可多点位下料的传送装置 |
KR102408204B1 (ko) * | 2020-08-14 | 2022-06-10 | 조선대학교산학협력단 | 인공지능 기반 재활용 의복 분류 시스템 |
EP4371912A1 (en) * | 2021-09-02 | 2024-05-22 | Kriukov, Pavel Nikolaevich | Assembly for distributing items and automated item recognition system |
Family Cites Families (20)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US1729671A (en) * | 1927-07-21 | 1929-10-01 | Bell-Irving Robert | Load-deflecting device for conveyers |
US1909481A (en) * | 1930-02-07 | 1933-05-16 | Lamson Co | Deflector mechanism |
US2649187A (en) * | 1949-06-20 | 1953-08-18 | Standard Conveyor Co | Power-driven diverter attachment for conveyers |
US2835370A (en) * | 1957-07-23 | 1958-05-20 | United Air Lines Inc | Article handling apparatus |
US3026988A (en) * | 1959-04-06 | 1962-03-27 | Mathews Conveyer Co | Article transfer device |
US3093236A (en) * | 1959-12-21 | 1963-06-11 | Wilkie Company | Deflector mechanism |
US3104755A (en) * | 1960-06-27 | 1963-09-24 | T W & C B Sheridan Co | Deflector device for conveyors and the like |
US3348678A (en) * | 1966-01-10 | 1967-10-24 | Stanley L Flowers | Automatic weight grading apparatus |
US3743090A (en) * | 1971-04-28 | 1973-07-03 | M Brown | Method and apparatus for selectively removing pre-identified articles from a conveyor system |
US3835979A (en) * | 1973-04-30 | 1974-09-17 | Mead Corp | Article handling machine |
IT1122898B (it) * | 1979-08-30 | 1986-04-30 | Francesco Canziani | Apparecchiatura di selezione e smistamento per oggetti |
US4295559A (en) * | 1980-01-31 | 1981-10-20 | Acco Industries Inc. | Conveyor system with diverter |
US4364465A (en) * | 1980-09-19 | 1982-12-21 | Nabisco, Inc. | Collating conveyor system |
DE3110883C2 (de) * | 1981-03-20 | 1983-12-22 | Conto control Braschos KG, 5900 Siegen | Vorrichtung zum Aussortieren von fehlerhaften Verpackungseinheiten |
US4711357A (en) * | 1984-08-27 | 1987-12-08 | Keith A. Langenbeck | Automated system and method for transporting and sorting articles |
SU1316954A1 (ru) * | 1985-12-29 | 1987-06-15 | Хабаровский политехнический институт | Продольный конвейер |
US4850471A (en) * | 1987-04-15 | 1989-07-25 | Anteg, Inc. | Conveyor system with a mechanical brain |
SU1514708A1 (ru) * | 1987-12-08 | 1989-10-15 | Khabarovsk Polt Inst | Пpoдoльhый kohbeйep |
US5421446A (en) * | 1993-03-12 | 1995-06-06 | United Parcel Service Of America, Inc. | Article diverter apparatus for use in conveyor systems |
EP0619229B1 (de) * | 1993-04-05 | 1997-10-15 | SIG Schweizerische Industrie-Gesellschaft | Vorrichtung zum Aufteilen scheibenförmiger Produkte auf mehrere Ausgangskolonnen |
-
1996
- 1996-05-08 US US08/646,870 patent/US5655643A/en not_active Expired - Lifetime
-
1997
- 1997-05-02 JP JP09540019A patent/JP3138482B2/ja not_active Expired - Fee Related
- 1997-05-02 CA CA002253474A patent/CA2253474C/en not_active Expired - Fee Related
- 1997-05-02 AT AT97922588T patent/ATE203735T1/de not_active IP Right Cessation
- 1997-05-02 DK DK97922588T patent/DK0918715T3/da active
- 1997-05-02 EP EP97922588A patent/EP0918715B1/en not_active Expired - Lifetime
- 1997-05-02 ES ES97922588T patent/ES2161463T3/es not_active Expired - Lifetime
- 1997-05-02 PT PT97922588T patent/PT918715E/pt unknown
- 1997-05-02 DE DE69705952T patent/DE69705952T2/de not_active Expired - Lifetime
- 1997-05-02 WO PCT/US1997/007337 patent/WO1997042111A1/en active IP Right Grant
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
US5655643A (en) | 1997-08-12 |
DE69705952D1 (de) | 2001-09-06 |
EP0918715A1 (en) | 1999-06-02 |
JP2000501367A (ja) | 2000-02-08 |
DK0918715T3 (da) | 2001-11-05 |
EP0918715B1 (en) | 2001-08-01 |
ATE203735T1 (de) | 2001-08-15 |
DE69705952T2 (de) | 2002-04-04 |
CA2253474C (en) | 2003-12-16 |
JP3138482B2 (ja) | 2001-02-26 |
ES2161463T3 (es) | 2001-12-01 |
WO1997042111A1 (en) | 1997-11-13 |
CA2253474A1 (en) | 1997-11-13 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
PT918715E (pt) | Desviador de cinta composto de alta velocidade e processo para a sua operacao | |
CN108657800A (zh) | 一种便于快递分类的分拣装置 | |
US5839566A (en) | Belt-carried tilt tray sorter | |
US6015039A (en) | High speed tilted belt sorter | |
WO1993018969A1 (en) | Potato chip package vertical packaging machine | |
CN113727925A (zh) | 紧凑型分拣机 | |
US5339607A (en) | Apparatus and method for dispensing objects to a count and/or weight | |
US3959629A (en) | Adjustable coding reflector | |
US4044891A (en) | Can testing conveyor | |
JP4810538B2 (ja) | 物品移動装置 | |
JP3835568B2 (ja) | 商品の振り分け装置 | |
JPH02503183A (ja) | 物品詰め込み装置 | |
CN117339890A (zh) | 自动集包系统及其控制方法 | |
JPH07196129A (ja) | ボトル姿勢修正装置 | |
US3579951A (en) | Arrangement for bagging articles | |
WO2011021056A1 (en) | Modified conveyor | |
US5369932A (en) | Device for stacking flat articles to form one or more stacks into a box-shaped container | |
US5531310A (en) | Mechanism for righting a tipped package along a conveyor line | |
CA1110195A (en) | Bottle orientation unit | |
US5533315A (en) | Closure checking apparatus for bagged goods | |
CA1235649A (en) | Package handling in a film wrapping machine | |
EP0687628B1 (en) | Device for sorting and stacking substantially flat articles into box-like containers | |
US5676237A (en) | Tracking device | |
CN221273755U (zh) | 一种隔板供料装置及开装封箱装置 | |
US5469974A (en) | Method and apparatus for selectively directing work objects |