PT91624B - Dispositivo para medicao de fluxo - Google Patents

Dispositivo para medicao de fluxo Download PDF

Info

Publication number
PT91624B
PT91624B PT91624A PT9162489A PT91624B PT 91624 B PT91624 B PT 91624B PT 91624 A PT91624 A PT 91624A PT 9162489 A PT9162489 A PT 9162489A PT 91624 B PT91624 B PT 91624B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
fluid
equipment
flow
measuring device
passage path
Prior art date
Application number
PT91624A
Other languages
English (en)
Other versions
PT91624A (pt
Inventor
David Charles Gill
Original Assignee
Nomix Mfg Co Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from GB8820841A external-priority patent/GB2223592A/en
Application filed by Nomix Mfg Co Ltd filed Critical Nomix Mfg Co Ltd
Publication of PT91624A publication Critical patent/PT91624A/pt
Publication of PT91624B publication Critical patent/PT91624B/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01FMEASURING VOLUME, VOLUME FLOW, MASS FLOW OR LIQUID LEVEL; METERING BY VOLUME
    • G01F25/00Testing or calibration of apparatus for measuring volume, volume flow or liquid level or for metering by volume
    • G01F25/0092Testing or calibration of apparatus for measuring volume, volume flow or liquid level or for metering by volume for metering by volume
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01MCATCHING, TRAPPING OR SCARING OF ANIMALS; APPARATUS FOR THE DESTRUCTION OF NOXIOUS ANIMALS OR NOXIOUS PLANTS
    • A01M7/00Special adaptations or arrangements of liquid-spraying apparatus for purposes covered by this subclass
    • A01M7/0089Regulating or controlling systems
    • A01M7/0092Adding active material
    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01FMEASURING VOLUME, VOLUME FLOW, MASS FLOW OR LIQUID LEVEL; METERING BY VOLUME
    • G01F25/00Testing or calibration of apparatus for measuring volume, volume flow or liquid level or for metering by volume
    • G01F25/10Testing or calibration of apparatus for measuring volume, volume flow or liquid level or for metering by volume of flowmeters
    • G01F25/17Testing or calibration of apparatus for measuring volume, volume flow or liquid level or for metering by volume of flowmeters using calibrated reservoirs

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Fluid Mechanics (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Pest Control & Pesticides (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Insects & Arthropods (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Catching Or Destruction (AREA)
  • Measuring Volume Flow (AREA)
  • Indicating Or Recording The Presence, Absence, Or Direction Of Movement (AREA)

Description

Memòna descritiva
Este invento refere-se a um dispositivo para medição de •fluxo duma linha de fluido e refere-se partícularmente, embora náo exclusivamente, a um dispositivo para utilização na calibraçào do equipamento de distribuição de herbicidas.
As diferentes formulações de herbicidas têm propriedades diferentes, e em particular as suas viscosidades podem ser diferentes. Assim, quando o herbicida é alimentado através de um estrangulador para um elemento de distribuição para distribuição no solo, os caudais através do estrangulador não serão os mesmos para duas formulações diferentes. Além disso, o caudal de herbicida variará de uma peça do equipamento para outra, mesmo quando elas são reguladas para darem o mesmo caudal nominal. Adicionalmente. o caudal do herbicida deve ser adaptado à natureza do herbicida, ao nível da infestação das ervas daninhas a serem controladas á largura da aspersão, e à velocidade á qual o equipamento se move sobre o solo.
Os modernos herbicidas altamente efectivos, e são frequentemente usados volumes muito pequenos de herbicida náo diluido , em vez de formulações altamente diluídas que foram utilizadas no passado. Consequentemente, para a máxima efectividade e eficiência. deve existir controlo muito preciso do caudal de distribuição do herbicida do equipamento de distribuição. Não ê, na maioria dos casos apenas confiar, numa regulação grosseira e rápida do equipamento. Até agora, o equipamento tem sido calibrado para estabelecer caudais precisos operando o equipamento de modo ao fluido ser distribuído para um vaso de medição, 0 equipamento funciona durante um tempo predeterminado, por exemplo um minuto, sendo o volume de fluido distribuído, para dentro do vaso de medição, depois medido e sendo executado um cálculo para determinar o caudal efectivo do herbicida. 0 equipamento é depois ajustado, e a operação repetida, até ser alcançado o caudal desejado.
problema com este procedimento é que, quantidades substanciais do herbicida que são distribuídas para dentro do va»o de medição, precisam de ser eliminadas. Os modernos
826
RB/JRAMC/HL 36600/015
-3herbicidas sào caros, e consequentemente é um desperdício pura e simplesmente deitá-los fora. Além disso o herbicida deve ser eliminado com cuidado se não se pretende danificar plantas, e os perigos para humanos e animais são para serem evitados. A eliminação segura pode constituir um problema particular para um operador que esteja a trabalhar a alguma distância de um local de eliminação apropriado.
Estes problemas são particularmente agudos quando o herbicida para distribuição se encontra contido numa embalagem que tem uma abertura de salda pequena para ligação ao equipamento, mas que não está prevista para poder ser novamente cheia.
nosso pedido de patente britânica n2 8 715 222 descreve um vaso de calibração que pode ser ajustado de modo 1ibertável ao equipamento de distribuição de fluido para medição do caudal distribuído. No fim de um teste o fluido recolhido no vaso pode retornar ao recipiente original através do equipamento de distribuição. Com este dispositivo conhecido, no entanto, o vaso de calibração é separado do equipamento de distribuição e consequentemente existe o perigo de o mesmo se perder. Também existe o inconveniente de se ter de 1 impar o vaso bem como o equipamento de distribuição.
De acordo com o presente invento é proporcionado um dispositivo para a medição de fluxo numa linha de fluido de um dispositivo, tendo uma entrada e uma salda para ligação à linha de fluido, e definindo um percurso de passagem entre a entrada e a saida que tem duas curvas inversas comunicando a curva inversa mais próxima da saida, ao longo do percurso de passagem com a entrada através de uma purga a qual deriva a curva inversa mais próxima da saída ao 1onqo do percurso de passagem.
Quando o dispositivo é utilizado para a medição do caudal do herbicida através do equipamento de distribuição portátil, o dispositivo é montado na linha de fluido para a cabeça de aspersão, com a entrada disposta a um nivel mais alto do que a salda.
ê9 '
RB/JRAMC/HL 36600/015
-40 equipamento é então operado para obrigar o -fluido (tal como herbicida) a -fluir para baixo na linha de -fluido em direcçâo à cabeça de aspersão. 0 herbicida é obrigado a fluir para a entrada do dispositivo de medição e o funcionamento continua durante um tempo predeterminado,tal como 30 segundos. Este periodo é seleccionado de modo que, para caudais normais o herbicida não atinja a curva inversa mais próxima da saida e consequentemente, durante o teste, não fluirá herbicida para a cabeça de aspersão.
No final do período predeterminado, o fluxo na linha de fluido termina, e o volume de herbicida que alcançou o dispositivo de medição é comparado com um volume de referência correspondente ao caudal desejado. Se o volume efectivo difere do volume de referência, podem ser feitos os ajustamentos apropriados no equipamento, e o teste repetido.
Alternativamente, o equipamento pode ser operado, ate um volume de fluido predeterminado entrar no dispositivo de medição. Neste caso, o tempo levado pelo fluxo é uma medida do caudal do fluido.
Para facilidade de utilização, e preferível ao dispositivo de medição incluir uma parede transparente, ou ser inteiramente feito de material transparente de modo que o nível de herbicida no dispositivo de medição pode ser confirmado facilmente. A parede transparente pode, de modo conveniente, ser proporcionada no membro do dispositivo de medição que se prolonga entre a entrada e a curva inversa adjacente.
□ dispositivo pode compreender um alojamento que define uma câmara, a maioria da qual constitui o membro do dispositivo de medição que se prolonga entre a entrada e a curva inversa adjacente. 0 membro intermédio entre as curvas inversas, e o membro que se prolonga a partir da curva inversa a jusante para a saída, pode ser constituído, pelos dois membros de um tubo em U, caso em que a purga pode compreender um orifício da curva do tubo em U.
De preferência, o dispositivo está incorporado no equipamento de distribuição de fluido portátil .
826
RB/JRAMC/HL 36600/015 tubular ligado parcial mente um compreendendo o
-50e acordo com um segundo aspecto do presente invento, ê proporcíonado equipamento de distribuição de fluido portátil compreendendo um manipulo, uma cabeça de aspersáo e um membro entre eles e, pelo menos, definindo percurso de passagem para o fluido, equipamento adicionalmente meios para a determinação do caudal do fluido, localizados no percurso de passagem.
Numa concretização preferida deste aspecto do invento, os meios para a determinação do caudal podem ser proporcionados directamente no membro tubular. 0 membro tubular pode ser proporcionado com graduações, visíveis a um operador do equipamento, que permitem que o operador determine um volume de fluido que fluiu para dentro do membro tubular num certo período de tempo e assim permite que o caudal seja calculado.
Em concretizações preferidas. o equipamento de distribuição de fluido de acordo com o segundo aspecto do invento, ou incorporando um dispositivo de acordo com o primeiro aspecto do invento pode incluir pelo menos, um dispositivo de calibração electrónico. Um tal dispositivo pode gerar sinais regulares, tais como tons de besouro, para auxiliarem na medição de um período de tempo.
Adicionalmente, ou alternativamente, o dispositivo de medição, ou os meios para determinarem o caudal, podem ser proporcionados com um dispositivo de calibração electrónico. Por exemplo, quando o tempo requerido para um dado volume de liquido a escoar é para ser medido, o equipamento pode ser proporcionado com um flutuador. que dispara um circuito eléctrico ou electrónico provocando a geração de um tom, no começo do teste e quando o volume dado de liquido entrou no dispositivo.
Numa modificação do invento o equipamento pode ser como descrito, no pedido de patente Britânico n£ 88 21 719.5, e o caudal de fluido pode ser determinado pelas propriedades de uma bomba de alimentação que funciona na dependência da velocidade de percurso do equipamento com rodas, para
B26
RB/JRAMC/HL 36600/015
-6assequrar alimentações de fluido iguais para áreas iguais que sáo para serem espargidas. Durante a calibraçáo de tal equipamento o sensor de velocidade pode ser adaptado para emitir tons audíveis cada vez que o equipamento se desloca numa distância predeterminada (por exemplo equivalente a uma rotação das rodas ). Estes tons podem ser usados para determinarem se o volume de fluido requerido é obtido a partir da bomba de aIimententaçào enquanto se desloca numa dada distância. 0 dispositivo de medição pode ser qraduado para permitir a comparação entre o volume de herbicida efectivo que entra no dispositivo de mediçáo durante o teste e o volume de referência. Contudo, uma vez que os diferentes herbicidas e os diferentes níveis de infestação, requerem diferentes caudais de herbicida é preferível que o dispositivo de mediçáo seja utilizado em conjunção com uma escala separada para cada tipo de herbicida. Assim, de acordo com outro aspecto do presente invento, e proporcionada uma embalagem contendo um líquido ou outro material fluente, incluindo a embalaqem uma escala graduada que é utilizável com um dispositivo de medição para o estabelecimento de um volume predeterminado do líquido ou do material fluente.
A escala pode por exemplo compreender um elemento de suporte tal como um cartão no qual é imprimida a informação apropriada; a Iternativamente a escala pode ser imprimida num rótulo adesivo. Pode ser fixado no restante da embalaqem por exemplo num recipiente no qual o líquido ou outro material fluente é contido, por quaisquer meios apropriados, por exemplo por meio de uma linha de perfurações.
Alternativamente, ela pode estar contida num envelope preso á embai agem.
Quando a escala graduada é aplicada a um cartão. o cartão pode compreender várias escalas qraduadas para diferentes fins. Por exemplo as escalas graduadas podem estar relacionadas com os diferentes níveis de infestação por ervas daninhas a serem controlados com as diferentes 1arguras de aspersão, e com as diferentes velocidades as quais o equipamento de distribuição pode ser transportado através do
826
RB/JRAMC/HL 36600/015
-7chão.
ΰ dispositivo de medição para utilização com tais escalas graduadas pode, evidentemente ser proporcionado com meios apropriados a retenção da escala graduada no dispositivo de medição.
Para uma melhor compreensão do presente invento e para mostrar como o mesmo,pode ser realizado e+ectivamente será agora feita referência por meio de exemplo aos desenhos anexos os quais:
a figura 1 mostra equipamento portátil para distribuição de um herbicida;
a figura 2 mostra um dispositivo de medição para utilização no equipamento da figura 1;
a figura 3 mostra um dispositivo de medição num estágio de um teste;
a figura 4 mostra o dispositivo de medição num outro estágio do teste;
a figura 5 mostra escalas graduadas para utilização com o dispositivo de medição;
a figura 6 mostra o dispositivo de medição durante a utilização normal do equipamento;
a figura 7 mostra uma concretização alternativa de um dispositivo de acordo com o invento, localizado dentro do equipamento de distribuição de fluido;
a figura 8 mostra meios de medição de caudal de um fluido, para utilização no equipamento de acordo com o segundo aspecto do invento; e as figuras 9 e 10 mostram meios adicionais de medição dum caudal de um fluido, para utilização no equipamento de acordo com o segundo aspecto do invento.
equipamento mostrado na fiqura 1 compreende uma cabeça de aspersão 2 tendo um elemento de distribuição motorizado 4 com a forma de um disco. A cabeça de aspersão 2 está 1iqada a um manipulo 6 por um tubo de suporte 8. ϋ manipulo 6 está 1igado a um recipiente do herbicida a ser distribuído por um tubo flexível 10. 0 manipulo 6 tem, vários dispositivos de controlo tais como os botões 12 ,13 para controlo do caudal
826
RB/JRAMC/HL 36600/015
-θείο herbicida para a cabeça de aspersão 2 e da velocidade do disco 4. 0 botão 13 está ligado a meios de controlo eléctricos para ajustamento da velocidade do disco 4. São requeridos os botões 12. quando o -fluido é -fornecido à cabeça 2 por uma bomba (não mostrada) para controlar a velocidade da bomba. Gluando o -fluido e -fornecido à cabeça 2 por acção da qravidade não são necessários os botões 12, e é proporcíonado um estrangulador variável no percurso de passagem.
Em -funcionamento normal , a operação de um gatilho 14 abre uma válvula no manipulo 6 para permitir ao herbicida fluir através do tubo 10, ao longo de um tubo acomodado adicionalmente dentro do tubo de suporte 8 para a cabeça de aspersão 2, a partir do qual o mesmo é descarregado como uma série de gotículas pelo disco 4. Através do ajustamento apropriado dos dispositivos de controlo 13 é possivel variar a velocidade do disco 4. e consequentemente a 1argura da aspersão. □ caudal do herbicida para a cabeça de aspersão 2 pode por exemplo ser ajustado por meio de um estrangulador variável localizado no percurso de passagem.
Como exemplo a velocidade do disco 4 pode ser ajustada para dar uma Iargura de aspersão de 0,om.Para uma velocidade seleccionada de aplicação, o caudal para a cabeça 2 pode ser ajustado para dar um -fluxo adequado para produzir a dose correcta do herbicida por área a ser coberta, apropriada à infestação média das ervas daninhas a ser controlada.
Antes do início da aspersão, ê desejável verificar que o caudal que é, de facto fornecido a cabeça 2 corresponde ao caudal requerido se, se pretende conseguir a dose por área necessária. Para este fim, é proporcionado, na linha de fluido entre o manipulo e a cabeça de aspersão 2, um dispositivo de medição que é mostrado em maior detalhe na figura 2. Como exemplo este dispositivo de medição pode ser acomodado dentro de um êmbolo tubular 16 que se projecta do manipulo 6 mas o mesmo pode alternativamente ser proporcionado noutro sitio dentro do tubo de suporte 8, ou pode ser montado externamente em relação ao tubo de suporte 8. 0 dispositivo de medição pode ser localizado a jusante do
RB/JRAMC/HL 36600/015
-9estrangulador variável e eles podem ser separados do tubo de suporte e em quaisquer posições ao longo do tubo de suporte. Numa concretização preferida, o dispositivo de medição é localizado na extremidade inferior do tubo 8 adjacente à cabeça de aspersão 2, para reduzir a possibilidade do ar poder entrar no sistema a caudais baixos.
A figura 7 é uma vista explodida de uma parte de uma concretização alternativa do equipamento. 0 alojamento 41 encontra-se localizado dentro de uma tampa 42, e o alojamento 41 e a tampa 42 definem entre si os membros intermédios e de saída. 0 fluido flui para dentro do alojamento 41 a partir da sua extremidade superior, e flui então através do intervalo 41a para dentro da passagem definida por uma ranhura 41b na superfície exterior do alojamento, e na superfície interior da tampa 42. 0 fluido flui então através da saída 42a, que está ligada ao fluxo de fluido para a cabeça de aspersão (não mostrada)* Um orifício de purga 41c serve para o mesmo fim que o orifício de purga 32 mostrado na figura 2. D alojamento e a tampa são ligados a um estrangulador variável 44 e a jusante do mesmo o qual está munido com um parafuso de aperto manual que pode ser utilizado para alterar a velocidade à qual o fluido pode fluir par a cabeca de aspersão. D alojamento e tampa 41, 42 e o estrangulador variável 44 estão localizados dentro de um recinto moldado por injecção 46a , 46b que está munido com uma janela de visionamento 48 que permite a monitorização do nível de liquido dentro do alojamento. □ recipiente está adaptado para ser 1igado à extremidade inferior do membro tubular 8 e directamente à cabeça de aspersão e ao seu motor (não mostrado).
Referindo uma vez mais a figura 2, o dispositivo de medição compreende o alojamento 18 tendo uma ponta de entrada 20 e uma ponta de saída 22 em extremidades opostas. Estas pontas 20, 22 recebem tubos flexíveis para conduzir o herbicida para dentro e para fora do dispositivo de medição.
A ponta de saída 22 está 1igada a um tubo em U 24 disposto dentro do alojamento 18. 0 tubo em U 24 tem dois
826'
RBZJRAMC/HL 36600/015
-10membros 26, 28 interligados por uma curva inversa 30. Na curva inversa 30 existe um orifício de purga 32 no tubo 24. Numa concretização preferida do invento, o tubo de purga 32 pode ser vedado por uma válvula operável por utilizador do dispositivo. A parede do alojamento 18 inclui uma região transparente 34 a qual torna possível ver o nível de fluido dentro do alojamento 18 como serã explicado mais tarde.
A figura 3 mostra um dispositivo de medição de uma maneira diagramática, em utilização num teste de fluxo. Notar-se-á que o percurso de passaqem entre a ponta de entrada 20 e a ponta de saída 22 inclui duas curvas inversas, nomeadamente uma curva inversa 36 na extremidade inferior do membro 28, e a curva inversa 30. Assim, o liquido que flui através do dispositivo de medição é forçado a passar para o fundo do alojamento 18 (como se vê na figura 3), isto ê para baixo do primeiro membro 38, em torno da curva inversa 3t>, para cima do membro intermédio 28, em torno da curva inversa 30 e para baixo do membro 26 para a ponta de saída 22.
Para calibrar o fluxo a partir do manipulo 6 para a cabeça 2, o equipamento é em primeiro lugar posto a funcionar, operando o mesmo com o gatilho 6 premido até o 1iquido ser visível através da reqião transparente 34 no alojamento 18. 0 equipamento ê então invertido (isto ê a cabeça 2 é elevada acima do manipulo 6, com o tubo de suporte 8 substancial mente vertical), de modo que o dispositivo de medição assume a posição mostrada na figura 4. 0 gatilho 14 é então operado o que permite que o 1iquido retorne através do tubo 10 para o recipiente. Isto continua até o nível de liquido no dispositivo de medição atingir a posição x na figura 4, que pode ser olhada como uma posição zero. 0 equipamento é então retornado para a orientação normal (figura 3) e é operado durante um tempo predeterminado, como por exemplo cinco ou dez segundos. Este tempo predeterminado é escolhido de modo que o alojamento 18 não seja enchido de mais. Durante este tempo assumindo um caudal de liquido normal, o liquido entra nos membros 38 e 28, mas não passa para além da curva inversa 30 para o membro 26. Como o nivel
826
RB/JRAMC/HL 36600/015
-11no membro 38 aumenta, o ar é descarregado para a ponta de saída 22 através do orifício de purga 32. 0 orifício de purga é projectado para ser suficientemente pequeno de modo que o mesmo permite que o ar flua mas não quantidades significativas do liquido.
Quando termina o tempo predeterminado de cinco ou dez segundos, a medição de fluxo está realizada. 0 equipamento é invertido para a posição mostrada na figura 4 com o gatilho 14 aliviado, de modo que a válvula fica fechada e o fluido não pode fluir através do tubo 10. 0 líquido nos membros 38 e 28 pode então fluir para dentro do membro 26 através do orifício de purga 32 e através da curva inversa 30. 0 nível do liquido no dispositivo de medição é então lido numa escala que pode ser gravada sobre o copo de fluxo ou impressa num cartão 40. 0 cartão 40 é fixado ao equipamento, ou ao alojamento 18 por quaisquer meios apropriados, tais como por meio de um grampo de mola guias adequadas ou adesivo. 0 mesmo é posicionado adjacente à porção de parede transparente 34. 0 cartão 40 é mostrado em maior detalhe na figura 5. 0 mesmo é impresso em ambos os lados com escalas que correspondem a diferentes níveis de infestação por ervas daninhas que são para ser controlados. As escalas são graduadas de acordo com a largura de aspersão a ser usada e referem-se a uma velocidade especifica. Como mostrado os cartões são indicados como sendo adequados para util ização em 1igaçâo com ZENNAPRON (marca registada) . □ operador fixa o cartão 40 ao alojamento 18 com o bordo apropriado da escala adjacente à região transparente 34. Como mencionado acima assumindo uma largura de aspersão de 0,6m, e uma velocidade especifica de 3,8 Km/h, o operador é capaz de estabelecer um volume dentro do dispositivo de medição que corresponde ao caudal desejado para a cabeça 2 para distribuir a dose apropriada do herbicida por unidade de área.
Se o nivel do fluido no dispositivo difere do indicado pelo cartão 40, o herbicida no dispositivo de medição retorna ao recipiente através do tubo 10 por depressão do gatilho 14, até o nível retornar ao nivel x. Ajustamentos apropriados sao
826
RB/JRAMC/HL 36600/015 controlo 12 (ou do
feitos por meio dos -12-
dispositivos de
estrangulador variável 44 quando se utiliza o disposit ivo
mostrado na figura 7 : ) , e o teste é então repetido tantas
vezes quantas as necessárias para se obter uma correi ação satisfatória entre o nível efectivo no dispositivo de medição e o nível de referência indicado pelo cartão 40.
Quando um caudal aceitável tiver sido atingido, a aspersão normal pode começar, e a figura 6 mostra o dispositivo de medição durante a tal operação normal. 0 herbicida enche os membros 38 e 28 e transborda para dentro do membro 26, para passar para a saída 22 e para a cabeça 2. Uma pequena quantidade do herbicida pode também fluir directamente do membro 38 para a curva inversa 30 através do orifício de purga 32. Se, como explicado anteriormente, é proporcionada uma válvula no orifício de purga 32, a válvula devia ser operada para vedar o orifício de purga durante esta fase da operação. Depois, mesmo quando o fornecimento de herbicida acabou o 1iquido continuará a ser aspirado por efeito de sifão do membro 38 para a saída 22 e para a cabeça 2 até o dispositivo estar substancialmente vazio.
Quando se limpa o equipamento a existência do membro intermédio 28 força o fluido de limpeza para purgar inteiramente o dispositivo de medição do herbicida, evitando assim a possibilidade do fluido de limpeza pode passar directamente da ponta de entrada 20 para o membro 26, deixando uma quantidade de herbicida na região inferior do alojamento 18.
A figura 8 mostra um dispositivo de medição alternativo que pode ser utilizado em equipamento de acordo com o segundo aspecto do invento. Este dispositivo alternativo de medição tem uma ponta de entrada 120, uma ponta de saída 122 e um alojamento 118 que define uma câmara. Este dispositivo é utilizado para a calibração do fluxo do mesmo modo que o mostrado nas figuras 2,3 e 4 mas é de construção mais simples apesar do mesmo não assegurar a limpeza através do alojamento da mesma maneira do que o primeiro dispositivo.
As figuras 9 e 10 mostram um dispositivo alternativo de
RB/JRAMC/HL 36600/015
-13medição adicional , para utilizaçáo em equipamento de acordo com o segundo aspecto do invento. Este dispositivo de medição tem uma ponta de entrada 220, uma ponta de saída 222 e o alojamento definindo uma câmara 224. Um tubo de purga 226 corre da região superior da câmara 224 para um ponto no exterior da câmara que, em utilização normal, estará localizado adjacente â região mais baixa da câmara. Também localizado neste ponto na parede da câmara encontra-se uma saída 228. Uma válvula de três vias 230 está localizada adjacente à saída 228 na junção do tubo de purga 226 e da ponta de saída 222.
□ dispositivo é utilizado durante a calibração, com a válvula 230 na posição mostrada na -figura 9. U -fluido é obrigado a -fluir através da ponta de entrada 220 para a câmara 224 estando a saída 228 vedada. 0 ar originaI mente presente evacua-se através do tubo de purga 226 (e qualquer excesso de fluido) para a válvula 230 e através da ponta de saída 222. Quando a medida do volume do fluido fluindo para a câmara 224 for utilizada para produzir um resultado de calibração, a válvula 230 pode ser ajustada para a posição mostrada na figura 10 para a operação de aspersão normal se realizar. Nesta posição a válvula 230 permite ligação de fluidos entre a saída 228 e a ponta de saída 222. Assim o fluido fluindo para a câmara 224 pode passar através da ponta de saída 222 para a cabeça de aspersão.
cartão 40 é fornecido com cada recipiente de herbicida e proporciona um meio conveniente para se conseguir um caudal desejado sem requerer que o operador execute cálculos complexos, ou se refira a tabelas separadas. Assim o operador apenas necessita de conhecer se se trata de infestação de ervas daninhas 1igeira média ou grande, e a Iargura de aspersão que é usada. 0 caudal desejado dependerá também da velocidade a que o operador pretende cobrir a zona a ser espargida, e então a carta tem precisão para uma velocidade de deslocação de operador especifica. Fixando o cartão 40 directamente ao dispositivo de medição o operador é capaz de estabelecer directamente o volume que deve aparecer no
826
RB/JRAMC/HL 36600/015
-14dispositivo de medição após um ciclo de teste. tíe o operador utiliza subsequentemente o mesmo equipamento de distribuição para distribuir um herbicida diferente (ou uma composição para fins diferentes da destruição de ervas daninhas), é necessário apenas ao operador remover o cartão ZENNAPRON e substituí-lo pelo cartão correspondente à nova embalagem. Evidentemente,pode ser necessária a 1impeza do equipamento antes de mudar de um material para o outro.
Apesar da utilização do cartão 40 ter sido descrita com referência especifica ao dispositivo de medição mostrado nas figuras 2a 4 e 6, o mesmo podia ser utilizado com outros dispositivos de medição. Em particular, cartões similares podiam ser utilizados em conjugação com os vasos de calibração descritos no pedido de patente Britânico nfi.......
15 222. Além disso, o uso de cartões 40 fornecidos com embalagens de herbicidas ou outros materiais não está limitada ao estabelecimento de um caudal desejado. Por exemplo, embalagens de fluidos podiam ser fornecidas com escalas removíveis para utilização com vasos de medição para se conseguir um volume requerido para fins de diluição. Assim uma embalagem de herbicida concentrado podia incluir um cartão removível de suporte de um escala graduada representando diferentes volumes de água, sendo os cartões para utilização com o dispositivo de medição para distribuir o volume requerido do produto concentrado para conseguir a correcta diluição no volume indicado de água. Numa concretização particular de uma tal embalagem, o dispositivo de medição compreende um copo montado num recipiente colapsável para o produto sendo o copo ligado ao recipiente por meio de um tubo que se prolonga do fundo do recipiente. Um cartão correspondente ao cartão 40, é proporcionado com a embalagem. □ mesmo pode ser removível do restante da embalagem e destina-se a ser fixado adjacente ao copo de medição, ou o mesmo pode ser localizado na embalagem adjacente ao copo de medição. Apertando o recipiente , o produto é descarregado para o copo de medição até o volume requerido se encontrar no copo de medição, após o que o
826
RB/JRAMC/HL 36600/015
-15produto pode ser vasado do copo de medição para o tal como uma lata de água, na qual o mesmo é para na quantidade de água apropriada.
recipiente ser diluído
826

Claims (11)

  1. lâ - Dispositivo para medição de fluxo numa linha de fluido, caracterizado por o dispositivo ter uma salda e uma entrada, para ligação ã linha de fluido, e definir um percurso de passagem entre a entrada e a saida que tem duas curvas inversas, comunicando a curva inversa mais próxima da saida, ao longo do percurso de passagem com a entrada através de uma purga que deriva a curva inversa mais próxima da entrada ao longo do percurso de passagem.
  2. 2â - Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por incluir uma parede transparente para permitir ao nivel de fluido no dispositivo ser confirmado visual mente.
  3. 3â - Dispositivo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por a parede transparente ser proporcionada entre a entrada e a curva inversa mais próxima da entrada.
  4. 4â - Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por compreender um alojamento definindo uma câmara dentro da qual a entrada se abre.
  5. 5ã - Dispositivo de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por a salda ser ligada a um tubo em U prolongando-se para a câmara.
  6. 6â - Dispositivo de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por a purga ter um orifício na curva no tubo em U.
  7. 7ã - Dispositivo de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por o alojamento ter uma saída, localizada fora da entrada e ser provida uma ranhura na sua superfície exterior, e por o dispositivo compreender adicionalmente uma tampa, dimensionada para ser localizada a ranhura para definir em parte □ percurso de passagem entre o alojamento e a tampa.
  8. 8â - Combinação de um dispositivo de acordo com a reivindicação 2, e de uma pluralidade de escalas graduadas, caracterizado por as escalas serem seiectivamente fixáveis de modo 1ibertâvel ao dispositivo para correi acionar o fluxo recebido no dispositivo com um parâmetro predeterminado dçfclimentação de fluido.
  9. 9â - Combinação de acordo com a reivindicação 9, caracRB/JRAMC/HL 36600/015
    -17terizada por as escalas graduadas serem proporcionadas em cartões respectivos e por o dispositivo estar adaptado para receber de modo 1ibertável um dos cartões seleccionados numa posição adjacente à porção de parede transparente.
    lOã - Equipamento de distribuição de fluido, caracterizado por compreender meios de distribuição e uma 1inha de alimentação de fluido para conduzir o fluido aos meios de distribuição, incluindo a Tinha de alimentação de fluido um dispositivo de acordo com a reivindicação 1.
    llâ - Equipamento de distribuição de fluido portátil, caracterizado por compreender um manipulo, uma cabeça de aspersão e um membro tubular ligado entre eles e pelo menos definindo em parte um percurso de passagem para o fluido, e por o equipamento incluir adicionalmente meios para a determinação do caudal de fluido, localizados no percurso de passagem.
  10. 12â - Equipamento de distribuição de fluido portátil de acordo com a reivindicação 10, caracterizado por os meios para a determinação do caudal de fluido compreenderem uma câmara localizada no percurso de passagem, de modo que o volume do fluido que flui para dentro da câmara durante um período de tempo predeterminado é uma medida do caudal.
  11. 13â - Embalagem contendo um liquido ou outro material fluente sendo a embalagem caracterizada por incluir uma escala graduada que é aplicável a um dispositivo de medição para o estabelecimento de um volume predeterminado de liquido ou outro material fluente.
PT91624A 1988-09-05 1989-09-04 Dispositivo para medicao de fluxo PT91624B (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GB8820841A GB2223592A (en) 1988-09-05 1988-09-05 A device for measuring flow
GB8825697A GB2224479A (en) 1988-09-05 1988-11-03 A device for measuring flow and package therefor

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT91624A PT91624A (pt) 1990-03-30
PT91624B true PT91624B (pt) 1995-07-18

Family

ID=26294348

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT91624A PT91624B (pt) 1988-09-05 1989-09-04 Dispositivo para medicao de fluxo

Country Status (14)

Country Link
US (1) US5131591A (pt)
EP (1) EP0358391B1 (pt)
JP (1) JPH0797041B2 (pt)
AU (1) AU613522B2 (pt)
BR (1) BR8904456A (pt)
CA (1) CA1323510C (pt)
DE (1) DE68905271T2 (pt)
DK (1) DK436389A (pt)
ES (1) ES2041005T3 (pt)
GB (1) GB2224715A (pt)
IL (1) IL91387A0 (pt)
NO (1) NO893547L (pt)
NZ (1) NZ230412A (pt)
PT (1) PT91624B (pt)

Families Citing this family (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5483829A (en) * 1994-06-20 1996-01-16 Ford Motor Company Environmental flow stand inlet flow conditioner
US6250130B1 (en) * 1995-07-10 2001-06-26 Bayer Corporation Method and apparatus for monitoring an aspirating and dispensing system
US5887801A (en) * 1997-06-03 1999-03-30 Stevens; Barry A. High pressure hose recoil reduction device
US6176274B1 (en) * 1999-06-18 2001-01-23 Advanced Micro Devices, Inc. Method and system for measuring fluid volume in a photolithography track
KR100342614B1 (ko) * 1999-11-11 2002-07-04 류정열 제어 밸브를 장착한 브리더 관을 가진 연료 탱크
CA2412251A1 (en) * 2002-11-20 2004-05-20 Eugene E. Zywicki Liquid dispensing device
US7327045B2 (en) * 2004-05-12 2008-02-05 Owen Watkins Fuel delivery system and method providing regulated electrical output
US7347191B2 (en) * 2004-06-22 2008-03-25 Ti Group Automotive Systems, L.L.C. Vehicle fuel system
WO2006049668A1 (en) * 2004-11-02 2006-05-11 Union Street Brand Packaging, Llc Apparatus and method of dispensing fluid
JP6977295B2 (ja) * 2017-03-31 2021-12-08 大日本印刷株式会社 流体移送量測定装置、流体移送量測定方法、流体移送システム、流体移送方法、及び流体個別封入体の製造方法
CN109169605A (zh) * 2018-10-23 2019-01-11 刘昱佃 一种移动式果蔬打药装置
CN111096314B (zh) * 2019-09-03 2021-11-02 苏州极目机器人科技有限公司 流量校准方法、装置和系统
CN111024191A (zh) * 2019-11-27 2020-04-17 潍坊市水文局(潍坊市水土保持监测站) 一种接触式水位检定控制系统

Family Cites Families (35)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1806192A (en) * 1925-08-21 1931-05-19 American Cyanamid Co Apparatus for spraying
US2013431A (en) * 1932-11-28 1935-09-03 Tokheim Oil Tank & Pump Co Pressure stabilizer for entrapped liquid
US2546188A (en) * 1946-05-13 1951-03-27 William C Keller Periodic siphon metering device for bottles
GB705396A (en) * 1951-04-03 1954-03-10 Prototype Developments Ltd Apparatus for measuring the average density of deposition upon a surface, of flowable material discharged from a series of similar spraying orifices or jets moving relati vely to such surface
US2767581A (en) * 1952-09-17 1956-10-23 Forrest G Moorehead Flow meter
GB850716A (en) * 1957-08-12 1960-10-05 Becton Dickinson Co Venoclysis assembly
US3075384A (en) * 1959-09-16 1963-01-29 Engstrom Carl-Gunnar Daniel Apparatus for measuring quantities of gases
GB941258A (en) * 1960-07-14 1963-11-06 Power Gas Ltd Improvements in or relating to devices for measuring the flow of liquids
DE1196428B (de) * 1963-08-21 1965-07-08 Bosch Gmbh Robert Messeinrichtung fuer Kraftstoffeinspritzpumpen
JPS4211964Y1 (pt) * 1965-05-28 1967-07-05
GB1160472A (en) * 1967-06-14 1969-08-06 Pressed Steel Fisher Ltd A Visual Fluid Flow Indicator.
GB1287023A (en) * 1970-04-17 1972-08-31 Kodak Ltd Volumetric fluid flow monitoring device
RO68312A (ro) * 1972-11-14 1980-08-15 Horst,Rebhan,De Biberon pentru sugari
JPS5229973Y2 (pt) * 1973-02-19 1977-07-08
GB1484125A (en) * 1973-09-04 1977-08-24 Clarke E Apparatus for the administration of liquids
FR2289165A1 (en) * 1974-10-29 1976-05-28 Astra Sjuco Ab Urine vol. measurement equipment - has support for urine bag connected to measuring device
JPS537094U (pt) * 1976-06-30 1978-01-21
US4073304A (en) * 1976-07-12 1978-02-14 Suntech, Inc. System for calibrating a pump
US4331262A (en) * 1978-04-07 1982-05-25 New Brunswick Scientific Co., Inc. Calibratable automatic fluid dispenser
US4228921A (en) * 1978-09-25 1980-10-21 Am International, Inc. Apparatus for measuring liquid developer flow rate
US4184367A (en) * 1978-10-16 1980-01-22 Abbott Laboratories Nipple flow rate tester
JPS55163156A (en) * 1979-05-30 1980-12-18 Noriyoshi Saeki Device for discharging fixed quantity of liquid
GB2059074A (en) * 1979-09-05 1981-04-15 Borden Uk Ltd Fluid flow measurement
US4324127A (en) * 1979-11-19 1982-04-13 Biotrine Corporation Spirometer calibration device and associated displacement detection system
GB2083438B (en) * 1980-09-09 1984-03-07 Wheeldon Peter Godfrey Calibrating bag
SE8106237L (sv) * 1981-10-22 1983-04-23 Mediplast Ab Luftningsanordning
US4526404A (en) * 1983-04-29 1985-07-02 Vazquez Richard M Container for clinical product
GB2147107B (en) * 1983-09-23 1987-05-20 Furness Controls Ltd Gas flow measurement
DE3402804A1 (de) * 1983-12-22 1985-07-11 Robert Bosch Gmbh, 7000 Stuttgart Einspritzpumpenpruefstand
GB2172524A (en) * 1985-03-18 1986-09-24 Gill D C Spraying equipment
US4663960A (en) * 1984-12-17 1987-05-12 Makkink A E Method of calibrating and calibrating device for agricultural chemical
NZ215397A (en) * 1985-03-18 1988-02-12 Nomix Mfg Co Ltd Centrifugal sprayer with flow regulator: relative rotation of two components varies length of passage communicating with an inlet aperture and outlet aperture
US4723437A (en) * 1986-03-06 1988-02-09 The Sprayer Calibrator Corporation Sprayer and nozzle calibrator
GB2206416B (en) * 1987-06-29 1990-10-10 Nomix Mfg Co Ltd Calibration of fluid delivery equipment
US4928514A (en) * 1987-09-15 1990-05-29 Great Plains Industries, Inc. Calibration container

Also Published As

Publication number Publication date
US5131591A (en) 1992-07-21
NO893547L (no) 1990-03-06
EP0358391B1 (en) 1993-03-10
PT91624A (pt) 1990-03-30
NO893547D0 (no) 1989-09-04
DE68905271D1 (de) 1993-04-15
CA1323510C (en) 1993-10-26
BR8904456A (pt) 1990-04-17
AU613522B2 (en) 1991-08-01
DK436389A (da) 1990-03-06
DK436389D0 (da) 1989-09-04
EP0358391A1 (en) 1990-03-14
NZ230412A (en) 1991-04-26
GB2224715A (en) 1990-05-16
IL91387A0 (en) 1990-04-29
JPH02136716A (ja) 1990-05-25
ES2041005T3 (es) 1993-11-01
AU4094089A (en) 1990-03-08
GB8915221D0 (en) 1989-08-23
DE68905271T2 (de) 1993-06-17
JPH0797041B2 (ja) 1995-10-18

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT91624B (pt) Dispositivo para medicao de fluxo
ES2428758T3 (es) Método de funcionamiento de un aparato de distribución
ES2313877T3 (es) Contador de gotas para caudales de flujo lentos.
DK175626B1 (da) Doseringsindretning til væsker og med kontinuert variabel doseringsmængde
US20110127297A1 (en) Measuring and dispensing container
EP0421915A1 (de) Einrichtung zur Messung der Harnströmung (Uroflow) eines Patienten
PT89348B (pt) Aparelho para fornecimento de um liquido e respectivo processo de calibracao
US20080067195A1 (en) Measuring and dispensing container
FI69807C (fi) Foerpackning foer pulverformiga material
JP3457673B2 (ja) 重力充填連続可変用量選択を有する流体分与装置
US3401840A (en) Blow mold dispensing container
US4006843A (en) Apparatus and method of watering objects
US2479786A (en) Liquid flow gauge
US4872411A (en) Applicator device
EP0015560A1 (en) Liquid dispensing container
GB2224479A (en) A device for measuring flow and package therefor
US4896539A (en) Spray calibration device and method
EP0358387A1 (en) A device for measuring flow
US4570491A (en) Rate meter and method of determining distribution rates
US5343732A (en) Apparatus for determining the deviation in the level of liquid in a vessel
JP2822352B2 (ja) 筆記用具、製図用具または絵画用具のための補充装置
GB2113182A (en) Metering device
US193761A (en) Improvement in liquid-measures
GB1590374A (en) Fluid flow metering devices
GB2196822A (en) Manually operated seed sowing device

Legal Events

Date Code Title Description
MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19960930