PT91615B - Conjunto para aleitamento - Google Patents

Conjunto para aleitamento Download PDF

Info

Publication number
PT91615B
PT91615B PT91615A PT9161589A PT91615B PT 91615 B PT91615 B PT 91615B PT 91615 A PT91615 A PT 91615A PT 9161589 A PT9161589 A PT 9161589A PT 91615 B PT91615 B PT 91615B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
container
teat
assembly according
fixing
fixing ring
Prior art date
Application number
PT91615A
Other languages
English (en)
Other versions
PT91615A (pt
Inventor
Corine Angeloz
Peter Huerlimann
Eugene Van Meier
Original Assignee
Nestle Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Nestle Sa filed Critical Nestle Sa
Publication of PT91615A publication Critical patent/PT91615A/pt
Publication of PT91615B publication Critical patent/PT91615B/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61JCONTAINERS SPECIALLY ADAPTED FOR MEDICAL OR PHARMACEUTICAL PURPOSES; DEVICES OR METHODS SPECIALLY ADAPTED FOR BRINGING PHARMACEUTICAL PRODUCTS INTO PARTICULAR PHYSICAL OR ADMINISTERING FORMS; DEVICES FOR ADMINISTERING FOOD OR MEDICINES ORALLY; BABY COMFORTERS; DEVICES FOR RECEIVING SPITTLE
    • A61J11/00Teats
    • A61J11/04Teats with means for fastening to bottles
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61JCONTAINERS SPECIALLY ADAPTED FOR MEDICAL OR PHARMACEUTICAL PURPOSES; DEVICES OR METHODS SPECIALLY ADAPTED FOR BRINGING PHARMACEUTICAL PRODUCTS INTO PARTICULAR PHYSICAL OR ADMINISTERING FORMS; DEVICES FOR ADMINISTERING FOOD OR MEDICINES ORALLY; BABY COMFORTERS; DEVICES FOR RECEIVING SPITTLE
    • A61J9/00Feeding-bottles in general

Description

A invenção refere-se a um conjunto para aleitamento que compreende um recipiente, uma tetina e meios de fixação da tetina ao recipiente, no qual o recipiente é termomoldado ou injectado, compreendendo uma parede lateral reforçada com uma folha de cobertura, tendo o respectivo rebordo superior pelo menos três saliências que encaixam nos meios de fixação da tetina, sendo os referidos meios de fixação constituídos por um anel de fixação compreendendo um rebordo superior e uma aba lateral circular que apresenta no interior pelo menos trgs linguetas de fixação.
A folha de cobertura pode ser de um material escolhido entre o alumínio, o papel, um composto papel/aluminio e uma matéria plástica, como o polietireno. O reforço da parede lateral obtem-se por soldadura térmica da folha no momento da termo-formação ou da injecção do recipiente.
termo-formação do recipiente faz-se por meio do dispositivo descrito na patente francesa FR 2034915. A presença da folha de cobertura sobre a parede lateral do recipiente permite o endurecimento do conjunto.
Esta folha é útil para garantir uma boa preensão do recipiente e evitar qualquer quebra no momento da utilização.
Para assegurar uma impermfeabilidade máxima do conjunto para aleitamento, dispõe-se de um recipiente compreendendo entre três a seis saliências que encaixam nas três a seis linguetas de fixação correspondentes do anel de fixação.
O conjunto para eleitamento de acordo com a invenção pode ter utilizações múltiplas. De preferência e descartável, comportando o recipiente um opérculo de separação e contendo o líquido a administrar.
O enchimento do recipiente pode fazer-se de duas maneira diferentes: ou esterilizando o recipiente
I
termo-formado, fazendo-o passar por uma linha de enchimento asséptico e vedando-o, ou enchendo o recipiente, vedando-o e esterilizando o conjunto. No momento da utilizaçSo, basta retirar o opérculo e tapar o recipiente com o anel de fixação e a tetina.
É igualmente possível deixar o conjunto para aleitamento de acordo com a invenção esterilizado e yazio e enchê-lo manualmente imediatamente antes da utilização.
O anel de fixação é fabricado separadamente e pode ser reutilizado várias vezes. O conjunto de acordo com a invenção é principalmente destinado para a utilização em hospitais e o líquido utilizado é leite hipoalérgico. No entanto, qualquer outro tipo de líquido para lactantes, recém-nascidos ou prematuros pode ser considerado.
Para facilitar a separação do opérculo no momento da utilização, prevê-se que uma das saliências do rebordo superior do recipiente sobressais em relação ao anel de fixação. Facilita-se assim o manuseamento do referido opérculo.
O material utilizado para o corpo do re cipiente é escolhido entre o polipropileno, o polietileno, o poliester, o poliamido, o policarboneto e o policloreto de vinilo, para o caso de o recipiente com o seu conteúdo ser submetido a tratamento térmico, por exemplo por pós-esterifização. O recipiente pode ser de uma camada única ou de camadas múltiplas podendo, em qualquer dos casos, considerar-se a combinação polipropileno/EVOH/polipropileno, Em vez da camada de EVDH (copolímero de etileno e de álcool vinílico) pode considerar-se qualquer outra camada que proporcione uma barreira de oxigénio, por exemplo, o policloreto de vinilideno. Se o recipiente for enchido assépticamente.
pode alargar-se a gama de plásticos aos polistirenos ou os seus copolímeros.
Sendo o material do corpo do recipiente normalmente transparente, a folha de cobertura que e habitualmente opaca pode vantajosamente ter na parte lateral uma feida, por exemplo vertical, que serve de indicador do nivel de líquido contido dentro do recipiente.
O opérculo de separação á normalmente uma folha de alumínio selada sobre o rebordo superior do recipiente por soldadura. Os opérculos nas estruturas de camadas múltiplas sao igualmente possíveis, por exemplo, em folhas de matérias plásticas combinadas com folhas de alumínio, como aluminio/poliester/polietileno.
Por razões de segurança no momento da abertura, por exemplo para evitar salpicos quando da remoção do opérculo propriamente dito, prevê-se sob o referido opérculo uma folha de matéria plástica que fica selada sobre o rebordo superior do recipiente e que tem uma abertura central, de modo a conseguir-se assim uma orla circular no interior do recipiente com cerca de 5 mm de largura. 0 produto líquido contido no recipiente não pode assim entornar-se, no caso de uma abertura demasiado violenta. A referida folha de matéria plástica e de preferência em poliester
Na forma de re al ização preferida do conjunto para aleitamento, a folha deve evidentementd permanecer sobre o recipiente no momento da separação do opérculo. No entanto, a separação do opérculo deve poder ser iniciada por uma ponta apesar do facto de, no momento da sua colocação, o referido opérculo ser termo-soldado ao recipiente. Para isso, submete-se a lingueta de manuseamento do opérculo após a termo-soldadura do opérculo e antes da abertura do recipiente a uma operação de separação parcial, ao nível da ponta para inicio do manuseamento do opérculo, por exemplo criando a esse nível um alongamento relativo da membrana e da folha assegurando a soldadura do conjunto de alumínio à referida membrana. Esta operaçãopode ser efectuada por qualquer método que provoque o referido alongamento. Pode ser por um punção, por exemplo com uma superfície estriada actuando sobre a face superior da lingueta de manuseamento e provocando uma gravação de estrias. ferentemente, a lingueta pode ser apertada entre duas rodas pequenas de eixos sensivelmente lqorizontais, sendo a roda superior estriada. Numa outra varian te, pode provocar-se a separação parcial fazendo uma impressão de contorno qualquer, por exemplo trapezoidal. Por fim, pode ainda fazer-se uma marca no centro da parte superior da lingueta de manuseamento e insuflar ar comprimido ao nível da abertura.
No caso da formação de uma impressão, o punção, por exemplo, pode ter de preferência uma dobra e assegurar assim uma impressão mais pronunciada para o exterior do que o interior da lingueta. De um modo análogo, a roda superior pode ter um eixo ligeiramente inclinado em relação ao eixo da roda inferior e fazer assim um estrangulamento mais pronunciado para oexterior da lingueta.
Segue-se a descrição com referência aos desenhos, nos quais:
A Figura 1 - representa uma vista em planta do recipiente do conjunto para aleitamentos
A Figura 2 - representa uma vista em planta do anel de fixação;
A Figura 3 - representa um corte segundo a linha 3-3 da Figura 2;
A Figura 4 - representa uma vista do interior do anel de fixação, segundo a seta A,
A Figura 5 - representa um corte segundo a linha 5-5 das Figuras 1 e 2, com o anel de fixação e a tetina colocados sobre o recipiente,
A Figura 6 - representa uma vista em perspectiva do recipiente com uma folha em matéria plástica.
A Figura 7 - representa uma vista em perspectiva do recipiente mostrando a ponta para início da separação do opérculo.
O recipiente (1) tem sobre o rebordo superior (4) quatro saliências (2) e uma quinta saliência (3) de tamanho maior, destinada além do mais para a separação do opérculo (não representado).
A Figura 2 representa o anel de fixação (6) com um rebordo superior (7) e uma aba lateral (8), No interior da aba estão dispostos cinco linguetas de fixação (9). A tetina encaixa ao longo da aresta (10) do encaixe (11) . O corte (12) proporciona o bloqueio da saliência (2) do rebordo superior do recipiente.
A Figura 4 coloca bem em evidência a conformação da lingueta de fixação (9).
A Figura 5 mostra o conj unto para aleitamento pronto a ser utilizado, quer dizer, depois de retirado o opérculo. A tetina (13) está fixada no anel de fixação (6). Aplica-se esta combinação anel+tetina sobre o rebordo snperior (4) do recipiente (1) colocando uma folha de reforço (14) em alumínio e virando o anel de modo que as linguetas de fixação (<9) bloqueiem as saliências (2) e (3) no corte (12) . Obtem-se assim um sistema de manutenção da tetina com impermeabilidade perfeita sem qualquer rosca no recipiente.
A folha de reforço (14) delimita uma fenda (15) que serve de indicador do líquido contido dentro do recipiente.
No encaixe (11) do anel de fixaç3o (6) em relação. à tetina (13), prevê-se vantajosamente uma saliência anular encaixando numa reentrância anular correspondente na tetina. Esta configuração permite uma melhor fixação da tetina e uma boa impermeabilidade do sistema. As Figuras 6 e 7 mostram o recipiente (16) do conjunto para aleitamento sob uma segunda forma de realização. 0 rebordo superior (17) tem sob o opérculo de separação (18 ) uma folha em matéria plástica (19) com uma abertura central (20). No momento da utilização, levanta-se o opérculo (18) pela lingueta para início da separação (21) gravada na sua parte exterior (22) β coloca-se sobre o rebordo superior (17) o anel de fixação munido da tetina. A presença da folha (19) evita assim qualquer risco de salpicos se o manuseamento for demasiado brusoo
A termo-formação do recipiente permite chegar a um sistema de custo reduzido, o recipiente contendo o líquido é descartável, enquanto que o anel de fixação e a tetina podem ser reutilizados.

Claims (1)

  1. REIVINDICAÇÕES
    Conjunto para aleitamento compreendendo um recipiente, uma tetina e meios de fixação da tetina ao recipiente, caracterizado por o recipiente ser termomoldado ou injectado, compreender uma parede lateral reforçada com uma folha de cobertura, por o rebordo superior do referido recipiente apresentar pelo menos três saliências que encaixam nos meios de fixação da tetina, sendo os referidos meios de fixação constituídos por um anel de fixação com um rebordo superior e uma aba lateral circular apresentando no interior pelo menos três linguetas de fixação.
    - 2â Conjunto de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a folha de cobertura ser de um material escolhido de entre alumínio, papel, um compósito de papel/alumínio e polistireno.
    - 3a Conj unto de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 2, caracterizado por o recipiente compreen der entre três a seis saliências que encaixam em três a seis linguetas de fixação do anel de fixação.
    Conj unto de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 3, caracterizado por o recipiente ser num material escolhido entre polipropileno, polietileno, poliester, poliamida, o policarboneto, o polistireno, o policloreto de vinilideno, EVOH e policloreto de vinil.
    - 5a Conjunto de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por o recipiente compreender uma camada única ou camadas múltiplas.
    - 6a Conjunto de acordo com qualquer das rei vindicações 1 a 5, caracterizado por o recipiente ter um operculo de separação, e conter o líquido a administrar.
    - 7« Conjunto de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por o líquido ser i ntroduzido no recipiente por enchimento asséptico e por o recipiente ser vedado.
    - Sa Conjunto de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por o liquido ser introduzido no recipiente, que é vedado, e por o conjunto ser esterilizado.
    - 9e Conj unto de acordo com qualquer das reivindicações 1 e 6 a 8, caracterizado por uma das saliências do rebordo superior do recipiente sobressair em relação ao anel de fixação, permitindo a separação do opérculo, iniciando-se a separação por meio de uma lingueta de separação cuja parte exterior da face superior está parciaimente separada.
    - 10« Conjunto de acordo com qualquer das reivindicações 6 a 9, caracterizado por o opérculo de separação ter, sob o opérculo propriamente dito, uma folha em matéria plástica com uma abertura central.
    A requerente reivindica a prioridade do pedido de patente europeia apresentado em 7 de Setembro de 1988, sob o ns 88114545. 2.
PT91615A 1988-09-07 1989-09-01 Conjunto para aleitamento PT91615B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP88114545 1988-09-07

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT91615A PT91615A (pt) 1990-03-30
PT91615B true PT91615B (pt) 1995-07-18

Family

ID=8199277

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT91615A PT91615B (pt) 1988-09-07 1989-09-01 Conjunto para aleitamento

Country Status (12)

Country Link
US (2) US4930690A (pt)
EP (1) EP0358001B1 (pt)
JP (1) JPH02107262A (pt)
AU (1) AU610477B2 (pt)
BR (1) BR8904482A (pt)
CA (1) CA1315748C (pt)
DE (1) DE68904016T2 (pt)
ES (1) ES2036312T3 (pt)
GR (1) GR3007056T3 (pt)
MX (1) MX170839B (pt)
PH (1) PH26224A (pt)
PT (1) PT91615B (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6551639B1 (en) * 2000-02-01 2003-04-22 Rebecca R. Nye Container for storage and serving of breastmilk
US6814229B2 (en) * 2002-05-03 2004-11-09 Belle Bottles Llc Bottle adapter and associated methods
US7073674B2 (en) * 2003-09-10 2006-07-11 Playtex Products, Inc. Resealable nurser liner
FR2887764B1 (fr) * 2005-06-29 2008-05-02 Hutchinson Sa Bouteille, telle qu'un biberon, et bague de serrage integree a cette bouteille
US20070084819A1 (en) * 2005-10-19 2007-04-19 Fialkowski Edward B Disposable infant beverage container
US20080223807A1 (en) * 2007-03-15 2008-09-18 Blaine Company, Inc. D/B/A Blaine Pharmaceutical Collar for liquid and medicine dispensing bottle
CZ304947B6 (cs) * 2011-11-13 2015-02-04 Výzkumný Ústav Potravinářský Praha,V.V.I. Koncovka pro netoxické ekologické ošetření zrnin před hmyzími škůdci
US20140291360A1 (en) * 2013-04-01 2014-10-02 Binyamin Bracha Universal bottle dispensing cap
USD739238S1 (en) * 2014-08-25 2015-09-22 K&Lab Co., Ltd. Lid of the cup

Family Cites Families (19)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB210375A (en) * 1923-10-15 1924-01-31 George Langdon Dunkelberger Improvements in and relating to nursing bottles
US1714241A (en) * 1925-12-22 1929-05-21 Ernest B Norman Nipple for nursing bottles
US1672734A (en) * 1926-03-17 1928-06-05 Ernest B Norman Nipple for nursing bottles
US1701566A (en) * 1928-05-11 1929-02-12 John L Havins Nursing bottle and nipple construction
US1994466A (en) * 1933-02-20 1935-03-19 American Can Co Oil dispensing device
NL36691C (pt) * 1934-07-31
US2365947A (en) * 1941-08-26 1944-12-26 Hygeia Nursing Bottle Company Nursing bottle
US2843281A (en) * 1955-09-16 1958-07-15 Amy E Gallois Nursing bottle
US3058276A (en) * 1960-12-29 1962-10-16 James R Palma Bottle washing, filling, capping and sterilizing device
US3151800A (en) * 1962-07-27 1964-10-06 Ekco Containers Inc Hermetically sealed container
US3235113A (en) * 1964-05-25 1966-02-15 American Home Prod Two piece container closure
US3415402A (en) * 1966-08-15 1968-12-10 Webber Robert Louis Container
FR1509197A (fr) * 1966-12-02 1968-01-12 Biberon prêt à l'emploi et son procédé de fabrication
CH504949A (fr) * 1969-03-13 1971-03-31 Intercan S A C O Fiduciaire Wa Installation de fabrication de récipients à parois complexes pour l'emballage de produits alimentaires et/ou pharmaceutiques
FR2071325A5 (en) * 1969-12-24 1971-09-17 Gervais Danone Sa Disposable composite plastic feeding bottle - with resistant inner li
US3746198A (en) * 1971-09-03 1973-07-17 B Howland Disposable baby bottle
US4116352A (en) * 1976-11-01 1978-09-26 Leonard Russo Sealing device
GB2038208B (en) * 1978-11-20 1983-05-11 Yoshino Kogyosho Co Ltd Saturated polyester bottle-shaped container with hard coating and method of fabricating the same
US4678092A (en) * 1984-12-03 1987-07-07 Rane Melody A Disposable baby bottle

Also Published As

Publication number Publication date
AU610477B2 (en) 1991-05-16
AU4011189A (en) 1990-03-15
BR8904482A (pt) 1990-04-24
CA1315748C (en) 1993-04-06
DE68904016T2 (de) 1993-06-09
PT91615A (pt) 1990-03-30
US4930690A (en) 1990-06-05
EP0358001B1 (fr) 1992-12-23
PH26224A (en) 1992-04-01
US4982880A (en) 1991-01-08
EP0358001A1 (fr) 1990-03-14
JPH02107262A (ja) 1990-04-19
DE68904016D1 (de) 1993-02-04
GR3007056T3 (pt) 1993-07-30
MX170839B (es) 1993-09-20
ES2036312T3 (es) 1993-05-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US6012596A (en) Adaptor cap
RU2103987C1 (ru) Многокамерная емкость
US5664705A (en) Sealed container for liquids particularly beverages
CA1332723C (en) Pre-filled nurser pouch
US3545604A (en) Package
US3871542A (en) Disposable nursing container
US3255923A (en) Disposable liquid storage and dispensing device
US3834570A (en) Nursing unit with improved plastic liner
US3905368A (en) Pierceable access port assembly
PT91615B (pt) Conjunto para aleitamento
US20040153047A1 (en) Connector device
ES2158465T5 (es) Bolsa de acondicionamiento de sustancias liquidas biologicas de apertura pelable para introduccion de canulas, tubos y sondas.
JP2001519298A (ja) 2区画式包装
JP4153084B2 (ja) 袋状容器
JP2000245810A (ja) 柔軟医療容器の賦形装置
JPH03176369A (ja) プラスチック製容器用キャップ
ES2381267T3 (es) Tubo de descarga para dispositivos de apertura de envases sellados de productos alimenticios vertibles
US3523026A (en) Nurser package
JP2006500092A (ja) 乳児用及び幼児用の哺乳瓶及び飲料瓶
WO1985004574A1 (en) Disposable container, such as a disposable formula package/nurser
ES2240283T5 (es) Metodo para producir un envase sellado para un producto alimenticio vertible, y envase asi formado.
AU2003200872B2 (en) Improved Adaptor Cap
CA2016916A1 (en) Disposable pre-sterilized feeding package
JPH048298B2 (pt)
KR940007412Y1 (ko) 일회용 급유기용 젖꼭지

Legal Events

Date Code Title Description
MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19980930