PT91220B - Processo para a producao de quadros feitos com fios texteis - Google Patents

Processo para a producao de quadros feitos com fios texteis Download PDF

Info

Publication number
PT91220B
PT91220B PT9122089A PT9122089A PT91220B PT 91220 B PT91220 B PT 91220B PT 9122089 A PT9122089 A PT 9122089A PT 9122089 A PT9122089 A PT 9122089A PT 91220 B PT91220 B PT 91220B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
threads
layers
wires
image
cut
Prior art date
Application number
PT9122089A
Other languages
English (en)
Other versions
PT91220A (pt
Inventor
Dieter Froberg
Original Assignee
Midasa Fa
Dieter Froberg
Helmut Knipping
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Midasa Fa, Dieter Froberg, Helmut Knipping filed Critical Midasa Fa
Priority to PT9122089A priority Critical patent/PT91220B/pt
Publication of PT91220A publication Critical patent/PT91220A/pt
Publication of PT91220B publication Critical patent/PT91220B/pt

Links

Landscapes

  • Reinforced Plastic Materials (AREA)
  • Nonwoven Fabrics (AREA)

Description

PROCESSO PARA A PRODUÇÃO DE QUADROS
FEITOS COM FIOS TEXTEIS
A presente Invenção diz respeito a um processo para a produção de quadros feitos com fios têxteis, no qual se colocam e fixan segmentos de fios de cores diferentes e/ou de tipos diferentes perpendicularmente ao plano do quadro, com a forma do desenho do quadro, colocando-se os fios que são necessários para uma linha da imagem, retirados de depósitos de aprovisionamento, num plano, paralelamente uns aos outros, num comprimento de um campo ou divisão correspondente a um múltiplo do comprimento do troço de fio, colocando as camadas de fios formadas nara as várias linhas da imagem acamadas sucessivamente umas nas outras, acamando todas as camadas de fios de uma imagem num bloco de fios e fixando-as umas nas outras e cortando o bloco de fios em fatias, por divisões ou campos da imagem, perpendicularmente ã direcção dos fios.
E conhecido um processo deste tipo da patente de invenção DE-AS 20 22 263. Neste processo, os fios de uma camada de fios são entretecidos individual e sucessivamente, como fios de trama numa disposição de fios de tia, o que exige um dispêndio de tempo de máquina elevado. Os troços de tela tecida resultan tes são simplesmente retidos nos bordos, enquanto são empilhados uns sobre os outros para o seu corte em divisões da imagem. Esta fixação no tecido e nos bordos proporciona uma precisão dos
-2pontos dos fios no plano da imagem apenas limitada. E ainda C£ nhecido o processo de puxar sucessivamente troços de fio através de um tecido de suporte e comE>iná-los no tecido de suporte ou fixá-los neste por entrelaçamento e cortar depois os fios com um comprimento pré-determinado. Este processo de fabricação é muito demorado e é necessária uma atenção constante para a esco lha dos fios de diferentes cores e diferentes tiDOS.
objecto da presente invenção consiste em proporcionar um processo substancialmente simplificado em comparação com os processos conhecidos para a produção de muitos quadros iguais feitos com fios têxteis, com uma imagem de elevada qualidade.
A solução do problema consiste em os fios correspondentes ãs várias linhas de imagem, dispostos paralelamente, serem fixados de maneira amomfvel respectivamente no seu infcio de d_i_ visão e no seu fim de divisão na sua camada, uns sobre os outros, num suporte, e depois serem separados os fins das divisões, fixando-se umas nas outras as camadas de fios acamadas umas sobre as outras, por meio de uma cola e retirando-se dos seus s£ portes, e colocando-se as divisões da imagem cortadas numa placa de protecção, pela sua face de corte.
Nas reivindicações secundárias estão representadas formas de realização aperfeiçoadas do processo.
processo para a produção de um grande número de quadros iguais feitos com fios é vantajosamente realizado de modo que se fixam com cola o início de divisão que se segue a uma c£
’3-| mada de fios de uma outra camada de fios do mesmo tipo, com o fim da divisão de fios anterior, depois do que se separa o fim da divisão do início da divisão, sendo depois a camada de fios levada para uma pilha de aprovisionamento e continuando a puxar o início da divisão seguinte de um comprimento igual ao compr_i_ mento da divisão, sendo os fios puxados paralelamente dos supor^ tes de aprovisionamento. Convenientemente, os fios são puxados através de uma grelha de guia, situada depois da extremidade da divisão do fio e que mantêm os fios paralelos e ã distância pns tendida. No caso de um comprimento da divisão dos fios de, por exemplo, 80 cm podem, sem outra nova distribuição dos fios, no caso do comprimento de aprovisionamento de fio de 240 nj,, prepa^ rar-se cerca de 300 camadas de fio de um tipo, portanto uma linha de imagem. No caso de um comprimento do troço de fio na imagem de 2 cm resulta um número de imagens de 12 0Q0, para o qual deve realizar-se uma única disposição do modelo dos fios . Os vários tipos individuais de linhas da imagem podem preparar-se em postos de trabalho separados, Quando da colocação das camadas de fios numa pilha de aprovisionamento, eles são de maneira conveniente fixados respectivamen-e numa placa de suporte.
Afixação das extremidades dos fios pode fazer-se em cada caso entre talas de aperto nas extremidades das placas de suporte ou, de preferência, com fitas adesivas, que podem desprender-se facilmente das placas de suporte e que podem continuar a usar-se na formação das pilhas.
Na acamação das camadas de fios umas sobre as outras, pa^ ra segurança da estrutura contra o deslocamento vertical dos fios, pode introduzir-se depois de cada camada, ou depois de v£ •4rias camadas, uma camada transversal de fios transversais, ou fitas de papel transversais, a distâncias relativamente grandes e colá-las aí, situando-se de preferência estas camadas transversais nos planos de corte seguintes voltados para a placa de protecção ou próximo dos mesmos.
A formação das pilhas faz-se de preferência por meio de um dispositivo constituído por uma mesa com um calibre de enrolamento e suportes de aprovisionamento para os fios ou fitas transversais, bem como grelhas de guia para os mesmos.
produto fabricado por este processo ê de tipo completamente novo e proporciona quadros de melhor qualidade. Quando da guarnição, os quadros podem também ser tratados s imet r i cameji te.
Descrevem-se a seguir os pormenores de execução do processo, do dispositivo e do produto final, com referência aos de_ senhos anexos, cujas figuras representam:
A fig. 1, um quadro feito de fios têxteis, numa vista em perspectiva em corte vertical}
A fig. 2, um dispositivo parcial para a preparação das camadas de fios;
A fig. 3, o dispositivo parcial pa ra a preparação dos
b1 ocos de fios , numa vista em planta; e
A fig. 4, o d i spos i t i vo parcial para a preparação dos
blocos de f i os numa vista em alçado.
-5A fig. 1 representa um quadro feito de fios têxteis em corte vertical. As secções de fios (1) estão dispostas umas s£ bre as outras em camadas de secções de fios (10,11) e ligadas entre sí por meio de cola. Entre as camadas de secções de fios (10,11) são Introduzidos fios transversais (30,31), que são igua/ mente colados.
No exemplo representado inseriu-se um fio transversal apenas em camadas alternadas. As extremidades traseiras das se£ ções de fios são fixadas na placa de suporte (2) com uma camada de cola (21). La tera1mente, a imagem feita de fios está enquadrada com uma moldura (20), que pode ter uma estrutura qualquer do género da moldura de um quadro, mas de preferência apresenta^ do na zona de encosto (22) ãs secções de fios pelo menos uma pr£ fundidade igual a metade do comprimento das secções de fio, de modo que se forme um remate definido. Os diversos símbolos indicados na figura na face dianteira simbolizam as diferentes co res dos fios de que se forma o quadro.
A fig. 2 mostra um dispositivo parcial com o qual se pr£ param as camadas de fios (5Q,5I), como produtos intermediários.
dispositivo é constituído por uma mesa (4), na qual, na parte superior, estão montados suportes de aprovisionamento (4I), de preferência voltados para haixo, para os novelos de fio dos dif£ rentes tipos de fio. Nos lados da mesa (4) estão colocadas réguas marginais (42,43), entre as quais são colocadas respectiv^ mente as placas de suporte (45,46) que podem deslocar-se na dtrecção longitudinal da mesa. Entre as duas posições das placas de suporte que se encostam uma ã outra na direcçao longitudinal *6 * da mesa ê introduzida uma ranhura de corte (49), estando ao lado da mesma fixada uma régua de corte (47], transversalmente so bre a mesa (4). Os fios individuais (5) saem dos novelos de aprovisionamento nos suportes de aprovisionamento (41], introd£ zem-se individua1 mente entre duas barras (40) de uma grelha mo£ tada no lado superior da mesa (4) e são levados paralelamente uns aos outros sobre as placas de suporte (45,46) ao longo do comprimento da mesa. Ao lado da grelha da placa de suporte (45) adjacente a esta está colocado um rolo de fita adesiva (44), cujo centro está alinhado com a extremidade da placa de su porte (45)·
Para a preparação das camadas de fios (50,51), fixam-se de maneira amovível os fios (.5) Duxados paralelamente, entre si e com a placa de suporte (45), com fitas adesivas (54,55) e co£ tam-se estas do rolo (44) com a faca de corte (43). Separam-se então as secções (.52,53) da fita adesiva na zona intermédia entre as placas de suporte (45,46) às quais os fios (5) estão fixados nas placas de suporte (45,46), ao longo da régua de corte (.47) juntamente com os fios (51 í de modo que pode retirar-se a camada de fios (50) que está fixada com a secção de fita ades_i_ va (_52l na placa de suporte do lado da extremidade (46). Depois disso, a placa de suporte (451 que fica do lado da grelha é avan çada de um comprimento igual ao das placas de suporte, de modo que os fios (5) que nela estão fixados com as suas secções de fita adesiva (53,54), avançam. Introduz-se então uma placa de suporte livre na posição do lado da grelha. Nesta nova placa de suporte fixa-se então a zona da fita adesiva (55) que até então estava colada aos fios; ela encontra-se então na posição
que antes tinha a zona (53) da fita adesiva, que foi avançada de um comprimento correspondente ao comprimento da placa de suporte. Repete-se depois o processo descrito. As camadas de fio prontas (50) são levadas com as placas de suporte (45*46) a um depósito intermédio e daí são levadas para o dispositivo parcial para a formação dos blocos.
A fig. 3 representa o dispositivo parcial para a preparação dos blocos de fio a partir das camadas de fios (50), numa vista em planta. Sobre a mesa (6) está fixada numa extremidade uma parede de encosto (64), que serve para o encosto de um lado terminal das camadas de fio (50). Perpendicu 1 armente ã parede de encosto (64) estão fixadas duas fiadas de barras limitadoras (61) e (62), sobre a mesa (6), dos dois lados, às quais se encostam lateralmente as camadas de fios (50)· Ao lado de uma das fiadas de barras limitadoras (61) está montada uma fiada de recipientes de aprovisionamento (63). para os fios transversais (30). De preferência, ao lado de cada recipiente de aprovisio namento (63) está montado um par de barras limitadoras (62) com um intervalo de passagem para um fio transversal (30). Do outro lado da mesa (6), as barras limitadoras (6 1) estão posicionadas no alinhamento do espaço de passagem, de modo que cada um dos fios transversais (.30) pode ser orientado perpendicularmente à direcção dos fios (5). Depois da colocação dos fios transversais (30) e da colocação de uma camada de fios, é aplicada uma camada de cola, utilizando-se para isso uma aplicação por puive^ rização. Retiram-se depois as fitas adesivas (53) e (54).
A fig. 4 representa o dispositivo parcial para a prepa*8 * ração dos blocos de fios em corte vertical, depois da aplicaçao da primeira camada de fios (50) entre a parede de encosto (64) e as barras limitadoras (61,62), bem como a colocação dos fios transversais (30) puxados transversa1mente,

Claims (8)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1,- Processo para a produção de quadros ou imagens de fios têxteis no qual:
    - troços de fio de cores diferentes e/ou de tipos diferentes são colocados e fixados perpendicularmente ao plano do quadro, na forma do desenho do quadro,
    - de cada vez, os fios necessários para uma linha da imagem são retirados de depósitos de aprovisionamento e colocados num pia' no, paralelamente uns aos outros, num comprimento de uma divisão que corresponde a um múltiplo de um comprimento de troço de fio,
    - as camadas de fios formadas para as várias linhas da imagem são acamadas sucessivamente unas sobre as outras,
    - todas as camadas de fios de uma imagem são acamadas para formar um bloco de fios e fixadas umas nas outras, e
    - o bloco de fios ê cortado em fatias em divisões de imagem perpendicularmente ã direcção dos fios, caracterizado por:
    - os fios (5) correspondentes às várias linhas de imagem, dispostos paralelamente, serem fixados de maneira amovível, resrespectivamente no seu início de divisão e no seu fim de divisão na sua camada, uns aos outros num suporte (45,46) e depois serem cortados os fios das divisões,
    - as camadas de fios (50,51) acamadas umas sobre as outras serem fixadas entre si por uma cola e retiradas dos seus suportes (45,46) e
    - as divisões da imagem cortadas serem colocadas numa placa de protecção (2) pela sua face de corte.
  2. 2. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por os fios (5) provenientes dos depósitos de aprovisionamento (41) serem conduzidos por cavilhas de guia (40) paralelamente sobre uma placa de suporte (45) e serem cada um deles fixado nesta ultima do lado de topo da camada de fios (50,51) com fitas adesivas (54,55:52,53) e depois cortado.
  3. 3. - Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por cada uma das fitas adesivas (54,55;52,53) ser cortada junta-11- mente com os fios (5), a meio, depois do que as camadas de fios prontas (50) são elevadas a uma pilha de aprovisionamento e a secção de fita adesiva que fica (53), juntamente com a placa de suporte (45), continua a ser puxada de um comprimento de fio, depois do que se coloca uma outra placa de suporte (45) sob a camada de fio (51) puxada de novo.
  4. 4. - Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por as camadas de fios (50) serem introduzidas sucessivamente, pela ordem das linhas, num dispositivo de formação de blocos, sendo as arestas das camadas de fios (50) orientadas por batentes (64,61,62) e sendo depois retiradas as placas de suporte (45) e as fitas adesivas (52-54) e colocada depois uma outra camada de cola.
  5. 5. - Processo de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por, depois de uma ou várias camadas de fios (50), se colocar uma camada transversal de fios adesivos ou de fitas adesivas, tendo os fios adesivos ou as fitas adesivas (30) uma distância mutua de preferência iqual pelo menos ao comprimento de um troço de fio.
  6. 6. - Processo de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por os fios ou fitas adesivos (30) passarem por barras laterais de encosto formando uma espécie de grade (62) e serem retidos em barras de encosto opostas (61).
  7. 7Processo de acordo cora uma qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por as divisões do quadro fixadas na placa de protecçao (2) serem circundadas por uma moldura (20) cuj profundidade é pelo menos igual a metade do comprimento do troço de fio.
  8. 8.- Processo de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por a moldura (20) estar provida de cola na sua face interior e ser ligada com a secção do quadro,
    Lisboa, 19 de Julho de 1989 O Agente Oficial da Propriedade Industrial
    -13RESUMO cssssszssss
    PROCESSO PARA A PRODUÇÃO DE QUADROS FEITOS COM FIOS TÊXTEIS
    A invenção refere-se a um processo para a produção de quadros feitos a partir de fios têxteis, de uma maneira racional de produção em série.
    De cada vez forma-se com os fios de uma linha da imagem do quadro (10,11) camadas de um comprimento múltiplo de um troço de fio. As diferentes camadas de fios (50) são acamadas umas sobre as outras, coladas umas âs outras e depois cortadas em fatias perpendicularmente ã direcção dos fios para formar divisões do quadro, que são coladas numa placa de protecção (2) e orladas por uma moldura.
    Descrevem-se dispositivos para a fabricação.
PT9122089A 1989-07-19 1989-07-19 Processo para a producao de quadros feitos com fios texteis PT91220B (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT9122089A PT91220B (pt) 1989-07-19 1989-07-19 Processo para a producao de quadros feitos com fios texteis

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT9122089A PT91220B (pt) 1989-07-19 1989-07-19 Processo para a producao de quadros feitos com fios texteis

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT91220A PT91220A (pt) 1991-09-13
PT91220B true PT91220B (pt) 1995-07-03

Family

ID=20084533

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT9122089A PT91220B (pt) 1989-07-19 1989-07-19 Processo para a producao de quadros feitos com fios texteis

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT91220B (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
PT91220A (pt) 1991-09-13

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2372411T3 (es) Un material tejido que comprende trama y urdimbre similar a cinta, y un aparato y procedimiento para tejer el mismo.
PT98092B (pt) Processo para a producao de uma ponta de fecho mecanico livremente formada e ponta de fecho mecanico assim produzida
US2292356A (en) Hand weaving frame
JPH114850A (ja) 包帯の圧縮力示標
PT87317B (pt) Material de fixacao com lacos para dispositivo de fixacao e processo para o fabrico do mesmo
ES2866904T3 (es) Método para fabricar material de resina reforzado con fibra y aparato para fabricar material de resina reforzado con fibra
BR112018007298B1 (pt) Pré-formas tecidas tridimensionais, métodos para formar as pré-formas tecidas tridimensionais, compósito e método para formar um compósito
PT91220B (pt) Processo para a producao de quadros feitos com fios texteis
BR112019018895A2 (pt) manta compósita ativada para dispositivos absortivos
US7448498B2 (en) Spreading device and adjustable grading system incorporating same
US2537007A (en) Separating, positioning, and uniting thread
BR112021003187A2 (pt) tecido de reforço multiaxial com um fio de costura para infusão de tecido melhorada
ES2762931T3 (es) Lámina de tela no tejida reforzada, conjunto que comprende una lámina de tela de ese tipo, y método de tratamiento de una lámina de tela no tejida
DE3914705A1 (de) Verfahren und vorrichtung zum herstellen von webkettbaeumen
US2527333A (en) Toy handweaving frame
US1618903A (en) Ernst ammann-haberstich
BR112018016259B1 (pt) Aparelho e método para tecer um produto de múltiplas camadas
AT390453B (de) Gewebte textilware, insbesondere teppichware
CN209538455U (zh) 一种主题形象墙
US2452011A (en) Hand weaving device
JPS6045647A (ja) 不均一筬目を有する金筬の作成方法およびその作成用治具
CA1082568A (en) Circular heddle (automatic leaser)
EP1338543B1 (de) Materialstreifenpackung mit einer Vielzahl von Streifenstapeln
DE869932C (de) Garnpackung und Verfahren zu ihrer Herstellung
US2706846A (en) Apparatus for warp leasing

Legal Events

Date Code Title Description
MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19960731