BR112018007298B1 - Pré-formas tecidas tridimensionais, métodos para formar as pré-formas tecidas tridimensionais, compósito e método para formar um compósito - Google Patents
Pré-formas tecidas tridimensionais, métodos para formar as pré-formas tecidas tridimensionais, compósito e método para formar um compósito Download PDFInfo
- Publication number
- BR112018007298B1 BR112018007298B1 BR112018007298-2A BR112018007298A BR112018007298B1 BR 112018007298 B1 BR112018007298 B1 BR 112018007298B1 BR 112018007298 A BR112018007298 A BR 112018007298A BR 112018007298 B1 BR112018007298 B1 BR 112018007298B1
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- weft
- yarns
- warp
- yarn
- edge
- Prior art date
Links
Images
Classifications
-
- D—TEXTILES; PAPER
- D03—WEAVING
- D03D—WOVEN FABRICS; METHODS OF WEAVING; LOOMS
- D03D25/00—Woven fabrics not otherwise provided for
- D03D25/005—Three-dimensional woven fabrics
-
- D—TEXTILES; PAPER
- D03—WEAVING
- D03D—WOVEN FABRICS; METHODS OF WEAVING; LOOMS
- D03D11/00—Double or multi-ply fabrics not otherwise provided for
-
- D—TEXTILES; PAPER
- D03—WEAVING
- D03D—WOVEN FABRICS; METHODS OF WEAVING; LOOMS
- D03D11/00—Double or multi-ply fabrics not otherwise provided for
- D03D11/02—Fabrics formed with pockets, tubes, loops, folds, tucks or flaps
-
- D—TEXTILES; PAPER
- D03—WEAVING
- D03D—WOVEN FABRICS; METHODS OF WEAVING; LOOMS
- D03D13/00—Woven fabrics characterised by the special disposition of the warp or weft threads, e.g. with curved weft threads, with discontinuous warp threads, with diagonal warp or weft
- D03D13/004—Woven fabrics characterised by the special disposition of the warp or weft threads, e.g. with curved weft threads, with discontinuous warp threads, with diagonal warp or weft with weave pattern being non-standard or providing special effects
-
- D—TEXTILES; PAPER
- D03—WEAVING
- D03D—WOVEN FABRICS; METHODS OF WEAVING; LOOMS
- D03D19/00—Gauze or leno-woven fabrics
-
- D—TEXTILES; PAPER
- D03—WEAVING
- D03D—WOVEN FABRICS; METHODS OF WEAVING; LOOMS
- D03D9/00—Open-work fabrics
-
- D—TEXTILES; PAPER
- D10—INDEXING SCHEME ASSOCIATED WITH SUBLASSES OF SECTION D, RELATING TO TEXTILES
- D10B—INDEXING SCHEME ASSOCIATED WITH SUBLASSES OF SECTION D, RELATING TO TEXTILES
- D10B2505/00—Industrial
- D10B2505/02—Reinforcing materials; Prepregs
Landscapes
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Textile Engineering (AREA)
- Woven Fabrics (AREA)
- Processing And Handling Of Plastics And Other Materials For Molding In General (AREA)
- Reinforced Plastic Materials (AREA)
Abstract
PRÉ-FORMAS TECIDAS 3D COM CANAIS. Trata-se de uma pré-forma tecida tridimensional (3D) com canais na direção através da espessura desenvolvida para aplicações tais como formar pré-formas de baixo peso com uma espessura maior.
Description
[001] Este pedido de patente se refere a uma pré-forma tridimensional (3D) com canais através da espessura da pré- forma, que pode ser usada em aplicações, tais como a formação de pré-formas de baixo peso com uma espessura maior.
[002] Um entrelaçamento do tipo giro inglês é um entrelaçamento no qual dois fios de urdume são trançados em torno dos fios de trama para fornecer um tecido translúcido/aberto, mas ainda assim forte. O tradicional giro inglês, uma estrutura de entrelaçamento de camada única, é feito envolvendo os fios de urdume em torno uns dos outros entre os fios de trama. Uma variedade de meios mecânicos é usada, tais como transpor horizontalmente um fio de urdume para o outro lado em relação ao seu vizinho com um atuador mecânico; usar um dispositivo propulsor que gira em uma direção durante um longo tempo, e depois gira em outra direção, etc. Um entrelaçamento do tipo giro inglês tradicional é feito para manter os dois fios fixados de forma muito próxima um do outro, seja para produzir um tecido aberto (do tipo gaze), ou para fixar as extremidades de fios próximas no local.
[003] O entrelaçamento do tipo giro inglês (também chamado entrelaçamento do tipo gaze ou entrelaçamento em cruz) é um entrelaçamento no qual dois fios de urdume são trançados em torno dos fios de trama para fornecer um tecido translúcido/aberto, mas ainda assim forte. O fio de urdume padrão é emparelhado com um fio esqueleto ou base; estes fios de urdume trançados se agarram fortemente ao fio de trama, o que melhora a durabilidade do tecido. O entrelaçamento do tipo giro inglês produz um tecido aberto praticamente sem nenhum deslizamento ou deslocamento dos fios.
[004] Um tecido de entrelaçamento do tipo giro inglês permite que a luz e o ar passem livremente através dele e, sendo assim, tecidos do tipo giro inglês podem ser usados em qualquer área onde seja necessário um tecido de entrelaçamento aberto e translúcido, que não ficará “danificado” ou enrugado (quando os fios se afastam de sua uniformidade de tecimento perturbando a uniformidade do entrelaçamento). Se um entrelaçamento simples plano para- dentro-e-para-fora fosse tecido de forma muito frouxa para se obter o mesmo efeito, os fios teriam uma tendência a este dano/enrugamento/deslocamento.
[005] Os tecidos imitando gaze (“mock lenos”), também conhecidos como tecidos de imitação de giro inglês, são uma variedade de tecidos de entrelaçamento de construção comum, que produzem efeitos que têm um aspecto similar aos estilos de gaze ou de giro inglês obtidos sem o auxílio de uma montagem de base. Estes tecidos de entrelaçamentos são, geralmente, produzidos em combinação com tecidos de entrelaçamentos lisos, sarja, cetim ou outros tecidos de entrelaçamentos de camada única simples, ou mesmo com tecidos com configuração de brocado, para produzir tecidos listrados, que mostram uma semelhança muito grande com verdadeiros tecidos com entrelaçamento do tipo giro inglês. Este tecido de entrelaçamento é também referido como tecido de entrelaçamento de imitação de gaze.
[006] O tecimento é um entrelaçamento de camada única dispondo os fios em grupos de tamanhos iguais ou desiguais. Os fios se movimentando em um entrelaçamento simples se alternam com os fios flutuantes sobre a parte frontal ou a parte traseira do tecido. As extremidades dos fios de cada grupo individual de fios podem ser arrastadas para dentro do mesmo entalhe; isto agrupa as extremidades de fios flutuantes e forma uma fenda ou uma abertura discreta entre os grupos de fios no tecido dando um aspecto similar ao do tecido de entrelaçamento do tipo gaze ou tipo giro inglês, e, por isso, dá-se o nome de tecido imitando gaze.
[007] Os tecidos de trama tecida do tipo imitação de gaze podem ser, em geral, definidos como tecidos em que grupos de três ou mais fios de urdume ou de trama são entrelaçados de tal forma que os fios de cada grupo possam ficar facilmente juntos em um grupo, embora eles fiquem separados dos grupos adjacentes devido ao último fio de um grupo e ao primeiro fio do próximo grupo estarem entrelaçados em uma ordem diretamente oposta. Tal interseção evita que dois fios adjacentes fiquem juntos e formem uma abertura neste ponto. Estes tecidos de trama tecida de camada única podem ser fabricados a partir de fibras ou fios de quaisquer materiais entrelaçáveis bem conhecidos, tais como fibras de vidro ou algodão, e são artigos comerciais bem conhecidos.
[008] A Figura 1A ilustra um exemplo de uma estrutura de tecido do tipo imitação de gaze de camada única da técnica relacionada 1000, em que ambos os fios de urdume e de trama são reunidos em grupos de três fios cada um. Conforme mostrado na Figura 1A, o tecido compreende dois tipos de padrões do tipo imitação de gaze, isto é, padrão imitação de gaze I 3x3 e padrão imitação de gaze II 3x3. O padrão imitação de gaze I 3x3 é formado por um grupo de três fios de trama a1 a a3 e um grupo de três fios de urdume b1 a b3, e o padrão do tipo imitação de gaze II 3x3 é formado por um grupo de três fios de trama a1 a a3 e um grupo de três fios de urdume b4 a b6. O grupo de fios de trama a1 a a3 inclui um primeiro fio de borda a1, um fio central a2, e um segundo fio de borda a3. O grupo de fios de urdume b1 a b3 inclui um primeiro fio de borda b1, um fio central b2 e um segundo fio de borda b3. Da mesma forma, o grupo de fios de urdume b4 a b6 inclui um primeiro fio de borda b4, um fio central b5, e um segundo fio de borda b6.
[009] Conforme mostrado na Figura 1A, durante a tecelagem do padrão do tipo imitação de gaze I 3x3, tanto o primeiro fio de urdume de borda b1 quanto o segundo fio de urdume de borda b3 são entrelaçados ou trançados sob o primeiro fio de trama de borda a1, e depois sobre o fio central de trama a2, e, finalmente, sob o segundo fio de trama de borda a3. O fio central de urdume b2 é entrelaçado ou trançado sobre todos os três fios de trama a1 a a3. Durante a tecelagem do padrão do tipo imitação de gaze II 3x3, tanto o primeiro fio de urdume de borda b4 quanto o segundo fio de urdume de borda b6 são entrelaçados ou trançados sobre o primeiro fio de trama de borda a1, e depois sob o fio central de trama a2, e, finalmente, sobre o segundo fio de trama de borda a3. O fio central de urdume b5 é entrelaçado ou trançado sob todos os três fios de trama a1 a a3.
[010] A Figura 1B ilustra o entrelaçamento dos fios de um outro exemplo de uma estrutura de tecido trançado do tipo imitação de gaze de camada única, em que tanto os fios de urdume quanto os fios de trama são também reunidos em grupos de três fios cada um. Conforme mostrado na Figura 1B, há seções onde todos os fios de trama cruzam entre dois fios de urdume, conforme indicado pelo círculo. Dentro dos agrupamentos dos três fios de urdume, os fios de trama cruzam entre um par de fios de urdume, mas nem todos os fios de trama cruzam ao mesmo tempo.
[011] A Figura 1C ilustra um outro exemplo de uma estrutura de tecido trançado do tipo imitação de gaze de camada única. Este tecido do tipo imitação de gaze é uma outra versão de um entrelaçamento liso, no qual fios de urdume ocasionalmente, em intervalos regulares, mas, em geral, com uma distância de vários fios, se desviam do entrelaçamento sob-sobre alternado e, ao invés disso, entrelaçam cada dois ou mais fios. Isto ocorre com frequência similar na direção de trama, e o efeito global é um tecido com espessura maior e uma superfície mais áspera.
[012] A Figura 2 ilustra um outro exemplo de uma estrutura de tecido trançado do tipo imitação de gaze de camada única 2000, em que tanto os fios de urdume quanto os fios de trama são reunidos em grupos de quatro fios cada um. Conforme mostrado na Figura 2, o tecido compreende dois tipos de padrões do tipo imitação de gaze, isto é, o padrão do tipo imitação de gaze I 4x4, e o padrão do tipo imitação de gaze II 4x4. O padrão do tipo imitação de gaze I 4x4 é formado por um grupo de quatro fios de trama c1 a c4 e um grupo de quatro fios de urdume d1 a d4, e o padrão do tipo imitação de gaze II 4x4 é interrompido por um grupo de quatro fios de trama c1 a c4 e um grupo de quatro fios de urdume d5 a d8. De forma similar, um grupo de quatro fios de trama c5 a c6 e um grupo de quatro fios de urdume d1 a d4 formam o padrão do tipo imitação de gaze II 4x4, e um grupo de quatro fios de trama c5 a c8 e um grupo de quatro fios de urdume d5 a d8 formam o padrão do tipo imitação de gaze I 4x4.
[013] O grupo de fios de trama c1 a c4 inclui um primeiro fio de borda c1, dois fios centrais c2 e c3, e um segundo fio de borda c4. Da mesma forma, o grupo de fios de trama c5 a c8 inclui um primeiro fio de borda c5, dois fios centrais c6 e c7, e um segundo fio de borda c8. O grupo de fios de urdume d1 a d4 inclui um primeiro fio de borda d1, dois fios centrais d2 e d3, e um segundo fio de borda d4. Da mesma forma, o grupo de fios de urdume d5 a d8 inclui um primeiro fio de borda d5, dois fios centrais d6 e d7, e um segundo fio de borda d8.
[014] As Figuras 3A a 3H ilustram seções ao longo dos fios de urdume d1 a d8, respectivamente, na estrutura de tecido trançado do tipo imitação de gaze de camada única 2000, mostrada na Figura 2. Conforme mostrado nas Figuras 3A a 3D, durante a tecelagem do padrão do tipo imitação de gaze I 4x4, tanto o primeiro fio de urdume de borda d1 quanto o segundo fio de urdume de borda d4 são entrelaçados ou trançados sob o primeiro fio de trama de borda c1, e depois sobre todos os fios de trama centrais c2 e c3, e, finalmente, sob o segundo fio de trama de borda c4. Os dois fios de urdume centrais d2 e d3 são entrelaçados sobre todos os quatro fios de trama c1 a c4. Durante a tecelagem do padrão do tipo imitação de gaze II 4x4 no lado direito do padrão do tipo imitação de gaze I 4x4, tanto o primeiro fio de urdume de borda d1 quanto o segundo fio de urdume de borda d4 são entrelaçados sobre o primeiro fio de trama de borda c5, e depois sob os fios de trama centrais c6 e c7, e, finalmente, sobre o segundo fio de trama de borda c8. Os dois fios de urdume centrais d2 e d3 são entrelaçados sob todos os quatro fios de trama c5 a c8.
[015] Conforme mostrado nas Figuras 3E a 4H, durante a tecelagem do padrão do tipo imitação de gaze II 4x4, tanto o primeiro fio de urdume de borda d5 quanto o segundo fio de urdume de borda d8 são entrelaçados sobre o primeiro fio de trama de borda c1, e depois sob todos os fios de trama centrais c2 e c3, e, finalmente, sobre o segundo fio de trama de borda c4. Os dois fios de urdume centrais d6 e d7 são entrelaçados sob todos os quatro fios de trama c1 a c4. Durante a tecelagem do padrão do tipo imitação de gaze I 4x4 no lado direito do padrão do tipo imitação de gaze II 4x4, tanto o primeiro fio de urdume de borda d5 quanto o segundo fio de urdume de borda d8 são entrelaçados sob o primeiro fio de trama de borda c5, e depois sobre os fios de trama centrais c6 e c7, e, finalmente, sob o segundo fio de trama de borda c8. Os dois fios de urdume centrais d6 e d7 são entrelaçados sobre todos os quatro fios de trama c5 a c8.
[016] Uma pré-forma tecida tridimensional (3D) com canais grandes nas direções de urdume e trama pode ser usada por si só ou como parte de uma estrutura de compósito requerendo um peso leve a uma maior espessura versus outras estruturas de pré-forma 3D ou laminadas. Para pré-formas tecidas 3D que serão densificadas por Infiltração de Vapor Químico (CVI), canais maiores dentro de uma pré-forma podem também fornecer caminhos múltiplos e grandes para que o vapor químico passe através da pré-forma. Além disso, o entrelaçamento 3D que cria os canais pode também criar uma pré-forma com alta espessura e um volume de fibras pequeno, que poderia ou não ser densificada. Tal arquitetura poderia ser adequada no estado de pré-forma como um isolante elétrico ou térmico de baixo peso entre duas superfícies. A presente invenção descreve uma pré-forma tecida 3D com canais. Na versão de tecido 3D, fios de urdume e fios de trama se aglomeram em grupos. Isto cria canais na direção através da espessura. Estes canais são criados prendendo-se os fios de urdume e os fios de trama no local através de uma série única de padrões de entrelaçamento 3D usando um conceito similar ao entrelaçamento do tipo imitação de gaze de camada única. Isto difere do padrão do tipo giro inglês de camada única tradicional, que é alcançado através do uso de um dispositivo mecânico, que trança um fio de urdume em torno de um outro fio de urdume conforme eles cruzam um fio de trama para fixar todos os fios na posição. Os dispositivos mecânicos do tipo giro inglês de estilo tradicional são, tipicamente, usados nos entrelaçamentos de pré-forma de camada única para compósitos para ourelas das pré-formas tecidas de camada única, onde um entrelaçamento apertado é necessário para evitar que os fios deslizem e saiam do lugar.
[017] Em um aspecto da descrição, uma pré-forma tecida tridimensional (3D) pode incluir uma pluralidade de grupos de fios de urdume e uma pluralidade de grupos de fios de trama, os fios de urdume entrelaçados com os fios de trama para formar uma estrutura do tipo imitação de gaze tendo uma pluralidade de camadas da pré-forma tecida 3D. Um primeiro grupo de fios de urdume em uma camada particular pode incluir um primeiro conjunto de pelo menos um fio central de urdume, que prende os fios de trama na camada particular aos fios de trama em uma camada subsequente e pelo menos dois primeiros fios de borda de urdume, um em cada lado do primeiro conjunto do pelo menos um fio central de urdume. Um segundo grupo de fios de urdume na camada particular pode incluir um segundo conjunto de pelo menos um fio central de urdume que prende os fios de trama na camada particular aos fios de trama em uma camada precedente e pelo menos dois dos segundos fios de borda de urdume, um em cada lado do segundo conjunto do pelo menos um fio central de urdume, de tal forma que, canais através da espessura sejam formados na pré-forma de camadas múltiplas.
[018] Esta pré-forma tecida 3D pode incluir em um primeiro grupo de fios de trama na camada particular e pode incluir um primeiro conjunto de pelo menos um fio central de trama que prende os fios de urdume na camada particular aos fios de urdume na camada subsequente e pelo menos dois primeiros fios de borda de trama, um em cada lado do primeiro conjunto do pelo menos um fio central de trama. Pode ser também incluído um segundo grupo de fios de trama na camada particular que pode incluir um segundo conjunto de pelo menos um fio central de trama que prende os fios de urdume na camada particular aos fios de urdume na camada precedente e pelo menos dois dos segundos fios de borda de trama, um em cada lado do segundo conjunto do pelo menos um fio central de trama. O primeiro e o segundo fios de borda de urdume podem ser entrelaçados sobre o primeiro conjunto de pelo menos um fio central de trama e sob o segundo conjunto de pelo menos um fio central de trama na camada particular. O primeiro e o segundo fios de borda de trama podem ser entrelaçados sobre o primeiro conjunto de pelo menos um fio central de urdume e sob o segundo conjunto de pelo menos um fio central de urdume na camada particular.
[019] Em um outro aspecto da descrição, tem-se uma pré- forma tecida tridimensional 3D incluindo uma pluralidade de grupos de fios de urdume e uma pluralidade de grupos de fios de trama, os fios de urdume entrelaçados com os fios de trama para formar uma estrutura do tipo imitação de gaze tendo uma pluralidade de camadas da pré-forma tecida 3D. Um primeiro grupo de fios de trama em uma camada particular pode incluir um primeiro conjunto de pelo menos um fio central de trama que prende os fios de urdume na camada particular aos fios de urdume em uma camada subsequente e pelo menos dois primeiros fios de borda de trama, um em cada lado do primeiro conjunto do pelo menos um fio central de trama. Um segundo grupo de fios de trama na camada particular pode incluir um segundo conjunto de pelo menos um fio central de trama que prende os fios de urdume na camada particular aos fios de urdume em uma camada precedente e pelo menos dois dos segundos fios de borda de trama, um em cada lado do segundo conjunto do pelo menos um fio central de trama, de tal forma que, canais através da espessura sejam formados na pré-forma de camadas múltiplas.
[020] Neste segundo aspecto da pré-forma tecida 3D, um primeiro grupo de fios de urdume na camada particular pode incluir um primeiro conjunto de pelo menos um fio central de urdume que prende os fios de trama na camada particular aos fios de trama na camada subsequente e pelo menos dois primeiros fios de borda de urdume, um em cada lado do primeiro conjunto do pelo menos um fio central de urdume. Um segundo grupo de fios de urdume na camada particular pode incluir um segundo conjunto de pelo menos um fio central de urdume que prende os fios de trama na camada particular aos fios de trama na camada precedente e pelo menos dois dos segundos fios de borda de urdume, um em cada lado do segundo conjunto do pelo menos um fio central de urdume. O primeiro e o segundo fios de borda de trama podem estar entrelaçados sobre o primeiro conjunto de pelo menos um fio central de urdume e sob o segundo conjunto de pelo menos um fio central de urdume na camada particular. O primeiro e o segundo fios de borda de urdume podem ser entrelaçados sobre o primeiro conjunto de pelo menos um fio central de trama e sob o segundo conjunto de pelo menos um fio central de trama na camada particular.
[021] Deve-se observar que nesta descrição e particularmente nas reivindicações e/ou nos parágrafos, termos tais como “compreende”, compreendido”, compreendendo”, e termos similares podem ter o significado atribuído na lei de patente norte-americana; por exemplo, eles podem significar “inclui”, “incluído”, “incluindo”, e similares.
[022] Os termos “linhas”, “fibras”, “estopas” e “fios” são usados, de forma permutável, na seguinte descrição. “Linhas”, “fibras”, “estopas” e “fios”, conforme aqui usados, podem se referir a monofilamentos, fios de multifilamentos, fios retorcidos, estopas de multifilamentos, fios texturizados, estopas trançadas, fios revestidos, fios de dois componentes, bem como fios feitos de fibras partidas estiradas de quaisquer materiais conhecidos pelos especialistas nesta técnica.
[023] Os objetivos, as características e as vantagens acima mencionados, bem como outros, das várias modalidades conforme estabelecidas na presente descrição ficarão mais evidentes a partir da descrição detalhada a seguir das modalidades consideradas em conjunto com os desenhos em apenso.
[024] A Figura 1A ilustra um exemplo de uma estrutura de tecido de entrelaçamento do tipo imitação de gaze de camada única da técnica relacionada, em que tanto os fios de urdume quanto os fios de trama são agrupados três a três.
[025] A Figura 1B ilustra um outro exemplo de uma estrutura de tecido de entrelaçamento do tipo imitação de gaze de camada única da técnica relacionada, em que tanto os fios de urdume quanto os fios de trama são agrupados três a três.
[026] A Figura 1C ilustra um outro exemplo de uma estrutura de tecido de entrelaçamento do tipo imitação de gaze de camada única da técnica relacionada.
[027] A Figura 2 ilustra um outro exemplo de uma estrutura de tecido de entrelaçamento do tipo imitação de gaze de camada única da técnica relacionada, em que tanto os fios de urdume quanto os fios de trama são agrupados quatro a quatro.
[028] As Figuras 3A a 3H ilustram seções ao longo dos fios de urdume na estrutura de tecido de entrelaçamento do tipo imitação de gaze de camada única mostrada na Figura 2.
[029] A Figura 4A ilustra uma vista de topo de um exemplo de uma pré-forma tecida 3D com canais da presente descrição.
[030] A Figura 4B ilustra uma vista em perspectiva da pré-forma tecida 3D com canais.
[031] As Figuras 5A a 5H ilustram seções ao longo dos fios de urdume na pré-forma tecida 3D da presente descrição.
[032] A Figura 6 ilustra os planos usados para gerar o topo de uma pré-forma tecida 3D com canais da presente descrição.
[033] A Figura 7 ilustra outros exemplos das pré-formas tecidas 3D da presente descrição.
[034] A Figura 4A ilustra uma vista superior de um exemplo de pré-forma tecida 3D com canais da presente descrição. A Figura 4B ilustra uma vista em perspectiva da pré-forma tecida 3D com canais. Conforme mostrado nas Figuras 4A a 4B, a pré-forma tecida 3D com canais da presente descrição inclui uma estrutura de tecido de entrelaçamento do tipo imitação de gaze de camadas múltiplas, em que tanto os fios de urdume quanto os fios de trama são agrupados quatro a quatro.
[035] A pré-forma tecida 3D pode compreender dois tipos de padrões de entrelaçamento do tipo imitação de gaze 3D, isto é, o padrão de entrelaçamento I do tipo imitação de gaze 3D, e o padrão de entrelaçamento II do tipo imitação de gaze 3D. As Figuras 5A a 5D mostram um exemplo de padrão de entrelaçamento I do tipo imitação de gaze 3D, e as Figuras 5E a 5H mostram um exemplo de padrão de entrelaçamento II do tipo imitação de gaze 3D. Ambos os padrões de entrelaçamento I e II do tipo imitação de gaze 3D são formados por um grupo de quatro fios de urdume e um grupo de quatro fios de trama em uma pluralidade de camadas. Cada grupo de quatro fios de urdume inclui um primeiro fio de urdume de borda, dois fios de urdume centrais, e um segundo fio de urdume de borda, estando os fios de borda em lados opostos aos fios centrais. De forma similar, cada grupo de quatro fios de trama inclui um primeiro fio de trama de borda, dois fios de trama centrais, e um segundo fio de trama de borda, os fios de borda opostamente em lados opostos aos fios centrais.
[036] Um padrão de entrelaçamento do tipo imitação de gaze 4x4 (quatro fios de urdume em cada grupo e quatro fios de trama em cada grupo) está aqui ilustrado e descrito. No entanto, deve-se observar que não se deve ter necessariamente um número igual de fios nos grupos de fios de urdume e de fios de trama. Além disso, não é necessário ter quatro fios em um grupo desde que se tenha pelo menos um fio central e pelo menos um fio de borda em cada lado do fio central em cada grupo de urdume e de trama.
[037] Nos padrões de entrelaçamento I do tipo imitação de gaze 3D 4x4, mostrados nas Figuras 5A a 5D, há dois fios de urdume centrais no grupo de fios de urdume em uma camada particular, por exemplo, a camada n, que se alternam entre estarem sendo entrelaçados sobre todos os quatro fios no grupo de fios de trama na mesma camada n, e depois sendo entrelaçados sob todos os quatro fios no grupo de fios de trama na camada seguinte n+1, que está sob esta camada particular n na direção através da espessura.
[038] Nos padrões de entrelaçamento II do tipo imitação de gaze 3D, mostrados nas Figuras 5E a 5H, há dois fios de urdume centrais no grupo de fios de urdume em uma camada particular, por exemplo, a camada n, que se alternam entre estarem sendo entrelaçados sob todos os quatro fios no grupo de fios de urdume na mesma camada n, e depois sendo entrelaçados sobre todos os quatro fios no grupo de fios de urdume na camada superior n-1, que está sobre esta camada particular n nas camadas ao longo da espessura do tecido.
[039] Em maiores detalhes, as Figuras 5A a 5H ilustram seções ao longo de dois grupos de fios de urdume na pré- forma tecida 3D, cuja estrutura tem, por exemplo, 12 camadas. Conforme mostrado nas Figuras 5A a 5H, os dois grupos de fios de urdume incluem fios de urdume 11 a 14 de um primeiro grupo de urdume e fios de urdume 15 a 18 de um segundo grupo de urdume na primeira camada da pré-forma 3D. Estão também ilustrados os fios de urdume 21 a 24 e 25 a 28 do primeiro e do segundo grupos de urdume da segunda camada. Este padrão continua até os fios de urdume 111 a 114; 115 a 118 do primeiro e do segundo grupos de urdume da décima primeira camada, e os fios de urdume 121 a 124 e 125 a 128 do primeiro e do segundo grupos de urdume da décima segunda camada.
[040] As Figuras 5A a 5H também mostram dois grupos de quatro fios de trama, cada um, que incluem fios de trama 54, 69, 78, e 93 em um primeiro grupo de fios de trama e os fios de trama 49, 63, 73, e 87 em um segundo grupo de fios de trama na primeira camada da pré-forma tecida 3D, e dois grupos de quatro fios de trama, que incluem fios de trama 56, 67, 80, e 91 em um primeiro grupo de fios de trama e fios de trama 52, 71, 76, e 95 em um segundo grupo de fios de trama na segunda camada. Os grupamentos de trama continuam de uma maneira similar para os dois grupos de fios de trama 58, 65, 82, e 89 em um primeiro grupo de fios de trama 59, 64, 83, e 88 em um segundo grupo de fios de trama na décima camada, os fios de trama 60, 62, 84, e 86 em um primeiro grupo de fios de trama e os fios de trama 51, 61, 75, e 85 em um segundo grupo de fios de trama na décima primeira camada.
[041] Na seguinte discussão, o termo “camada subsequente” é usado apenas por ser conveniente para a discussão. No entanto, o termo “camada subsequente”, conforme aqui usado, significa “uma outra camada” não necessariamente uma camada inferior ou mais abaixo na pré- forma 3D em relação a uma camada particular. Na verdade, uma “camada subsequente” poderia estar acima ou mais acima na pré-forma 3D em relação à camada particular. O termo “camada precedente” é apenas usado para descrever uma camada em uma direção oposta àquela da “camada subsequente”.
[042] Conforme mostrado nas Figuras 5A e 5D, há 4 fios em um primeiro grupo de fios de urdume: fios de urdume 11, 14, um em cada lado dos fios centrais 12, 13. Durante a tecelagem do padrão de entrelaçamento I do tipo imitação de gaze 3D, o primeiro fio de urdume de borda 11 e o segundo fio de urdume de borda 14 são entrelaçados sob o primeiro fio de trama de borda 54 do primeiro grupo de fios de trama da primeira camada, e depois sobre todos os fios de trama centrais 69 e 78, e, finalmente, sob o segundo fio de trama de borda 93 no grupo de fios de trama. Os fios de borda de urdume 11, 14 são, então, entrelaçados sobre o primeiro fio de trama de borda 49 da primeira camada, e depois sob todos os fios de trama centrais 63 e 73, e, finalmente, sobre o segundo fio de trama de borda 87. Os fios de borda de urdume 11, 14 alternam o entrelaçamento sobre/sob desta maneira para colunas subsequentes dos fios de trama.
[043] Conforme mostrado nas Figuras 5B e 5C, os dois fios de urdume centrais 12 e 13 do grupo de fios de urdume 11 a 14 na primeira camada são entrelaçados sobre todos os quatro fios de trama 54, 69, 78 e 93 da primeira camada e sob os quatro fios de trama 52, 71, 76 e 95 da segunda camada. Consequentemente, a primeira camada e a segunda camada ficam presas uma à outra.
[044] De uma maneira similar, o primeiro fio de urdume de borda 21 e o segundo fio de urdume de borda 24 do grupo de fios de urdume 21 a 24 na segunda camada são entrelaçados sob o primeiro fio de trama de borda 56 do primeiro grupo de fios de trama da segunda camada, e depois sobre os fios de trama centrais 67 e 80, e sob o segundo fio de trama de borda 91. E o primeiro fio de urdume de borda 21 e o segundo fio de urdume de borda 24 são entrelaçados sobre o primeiro fio de trama de borda 52 do segundo grupo de fios de trama da segunda camada, e depois sob os fios de trama centrais 71 e 76, e, finalmente, sobre o segundo fio de trama de borda 95.
[045] Os dois fios de urdume centrais 22 e 23 do grupo de fios de urdume 21 a 24 na segunda camada são entrelaçados sobre todos os quatro fios de trama 56, 67, 80, e 91 da segunda camada e sob todos os quatro fios de trama 53, 70, 77, e 94 na terceira camada. Consequentemente, a segunda camada e a terceira camada ficam presas uma à outra.
[046] Conforme mostrado nas Figuras 5E e 5H, há quatro fios em um segundo grupo de fios de urdume: os fios de borda de urdume 15, 18, um em cada lado dos fios centrais 16, 17. Durante a tecelagem do padrão de entrelaçamento II do tipo imitação de gaze 3D, o primeiro fio de urdume de borda 15 e o segundo fio de urdume de borda 18 são entrelaçados sobre o primeiro fio de trama de borda 54 do primeiro grupo de fios de trama da primeira camada, e depois sob todos os fios de trama centrais 69 e 78, e, finalmente, sobre o segundo fio de trama de borda 93 no grupo de fios de trama. E os fios de borda de urdume 15, 18 são depois entrelaçados sob o primeiro fio de trama de borda 49 da primeira camada, e depois sobre todos os fios de trama centrais 63 e 73, e, finalmente, sob o segundo fio de trama de borda 87. Os fios de borda de urdume 15, 18 alternam o entrelaçamento sobre/sob desta maneira para colunas subsequentes de fios de trama.
[047] Conforme mostrado nas Figuras 5F e 5G, os dois fios de urdume centrais 16 e 17 do grupo de fios de urdume 15 a 18 na primeira camada são entrelaçados sob todos os quatro fios de trama 54, 69, 78 e 93 da primeira camada e sobre os quatro fios de trama 50, 72, 74, e 76 da camada acima da primeira camada. Consequentemente, a primeira camada e a camada acima da primeira camada ficam presas uma à outra.
[048] De uma maneira similar, o primeiro fio de urdume de borda 25 e o segundo fio de urdume de borda 28 do grupo de fios de urdume 25 a 28 na segunda camada são entrelaçados sobre o primeiro fio de trama de borda 56 do primeiro grupo de fios de trama da segunda camada, e depois sob os fios de trama centrais 67 e 80, e sobre o segundo fio de trama de borda 91. E o primeiro fio de urdume de borda 25 e o segundo fio de urdume de borda 28 são entrelaçados sob o primeiro fio de trama de borda 52 do segundo grupo de fios de trama da segunda camada, e depois sobre os fios de trama centrais 71 e 76, e, finalmente, sob o segundo fio de trama de borda 95.
[049] Os dois fios de urdume centrais 26 e 27 do grupo de fios de urdume 25 a 28 na segunda camada são entrelaçados sob todos os quatro fios de trama 56, 67, 80, e 91 da segunda camada e sobre todos os quatro fios de trama 49, 63, 73, e 87 na primeira camada. Consequentemente, a segunda camada e a primeira camada ficam presas uma à outra.
[050] Consequentemente, conforme mostrado nas Figuras 5A a 5H, o fio de urdume 11 e o fio de urdume 12 podem entrar em contato um com o outro, mas o fio de trama 93 e o fio de trama 49 estão impedidos de entrarem em contato um com o outro. De fato, todos os fios de trama nas colunas contendo os fios 45 e 54 estão impedidos de entrarem em contato uns com ou outros. Como um resultado disto, canais são formados através da espessura das camadas de tecido.
[051] De uma forma similar, dos quatro fios de trama nos grupos de uma camada particular, n, os dois fios de trama centrais são entrelaçados com os fios de urdume na camada particular alternando entre serem entrelaçados sob todos os quatro fios no grupo de fios de urdume na mesma camada, n, e depois serem entrelaçados sobre todos os quatro fios no grupo de fios de urdume na camada superior n-1, que está sobre esta camada particular n na direção através da espessura.
[052] Por exemplo, conforme mostrado nas Figuras 5A a 5H, em um primeiro grupo de quatro fios de trama 54, 69, 78, e 93, os fios de borda de trama 54, 93 são entrelaçados sobre o primeiro fio de urdume de borda 11, sob todos os fios de urdume centrais 12, 13, e depois sobre o segundo fio de urdume de borda 14 no primeiro grupo de urdume da primeira camada, e depois os fios de borda de trama 54, 93 são entrelaçados sob o primeiro fio de urdume de borda 15, sobre todos os fios de urdume centrais 16, 17, e depois sob o segundo fio de urdume de borda 18 no segundo grupo de urdume da primeira camada.
[053] Conforme mostrado nas Figuras 5A a 5H, no primeiro grupo de quatro fios de trama 54, 69, 78, e 93, os fios de trama centrais 69 e 78 são entrelaçados sob todos os fios de urdume 11 a 14 no primeiro grupo de fios de urdume, e depois sobre todos os fios de urdume 15 a 18 no segundo grupo de fios de urdume.
[054] No segundo grupo de fios de trama 49, 63, 73, e 87, os fios de borda de trama 49, 87 são entrelaçados sob o fio de urdume de borda 11, sobre todos os fios de urdume centrais 12, 13, e depois sob o segundo fio de urdume de borda 14, e depois os fios de borda de trama 49, 87 são entrelaçados sobre o primeiro fio de urdume de borda 15, sob os fios de urdume centrais 26, 27 do segundo grupo de fios de urdume na segunda camada, e depois sob o segundo fio de urdume de borda 18 do segundo grupo de urdume da primeira camada. Subsequentemente, os fios de borda de trama em cada grupo se alternam de uma maneira similar.
[055] Os fios de trama centrais 63, 73 do segundo grupo de fios de trama 49, 63, 73 e 87 são entrelaçados sob o primeiro fio de urdume de borda 15 do segundo grupo de fios de urdume na primeira camada, e depois sob o fio de urdume 26, 27 do segundo grupo de urdume na segunda camada, e depois sob o segundo fio de urdume de borda 18 do segundo grupo de fios de urdume na primeira camada. Consequentemente, a primeira camada e a segunda camada ficam presas uma à outra.
[056] De forma similar, conforme mostrado nas Figuras 5A a 5H, em um primeiro grupo de quatro fios de trama 56, 67, 80, e 91 da segunda camada, os fios de borda de trama 56, 91 são entrelaçados sobre o primeiro fio de urdume de borda 21, sob todos os fios de urdume centrais 22, 23, e depois sobre o segundo fio de urdume de borda 24 no primeiro grupo de urdume da segunda camada, e depois os fios de borda de trama 56, 91 são entrelaçados sob o primeiro fio de urdume de borda 25, sobre todos os fios de urdume centrais 26, 27, e depois sob o segundo fio de urdume de borda 28 no segundo grupo de urdume da segunda camada.
[057] Conforme mostrado nas Figuras 5A a 5H, no primeiro grupo de quatro fios de trama 56, 67, 80, e 91, os fios de trama centrais 67, 80 são entrelaçados sob todos os fios de urdume 21 a 24 no primeiro grupo de fios de urdume, e depois sobre todos os fios de urdume 25 a 28 no segundo grupo de fios de urdume.
[058] No segundo grupo de fios de trama 52, 71, 76, e 95, os fios de borda de trama 52, 95 são entrelaçados sob o fio de urdume de borda 21, sobre todos os fios de urdume centrais 22, 23, e depois sob o segundo fio de urdume de borda 24, e depois os fios de borda de trama 52, 95 são entrelaçados sobre o primeiro fio de urdume de borda 25, sob os fios de urdume centrais 36, 37 do segundo grupo de fios de urdume na terceira camada e depois sob o segundo fio de urdume de borda 28 do segundo grupo de urdume da segunda camada. Subsequentemente, os fios de borda de trama em cada grupo se alternam de uma maneira similar.
[059] Os fios de trama centrais 71, 76 do segundo grupo de fios de trama 52, 71, 76, e 95 são entrelaçados sob o primeiro fio de urdume de borda 25 do segundo grupo de fios de urdume na segunda camada, e depois sob o fio de urdume 36, 37 do segundo grupo de urdume na terceira camada, e depois sob o segundo fio de urdume de borda 28 do segundo grupo de fios de urdume na segunda camada. Consequentemente, a segunda camada e a terceira camada ficam presas uma à outra.
[060] A Figura 6 ilustra os planos usados para gerar o topo de uma pré-forma tecida 3D com canais. O padrão, conforme mostrado na Figura 6, funciona uma vez que permite que algumas colunas de fios (de urdume e de trama) se afastem umas das outras (4 e 5; 8 e 1), e ao mesmo tempo permite que outras colunas se encaixem de forma compacta (1 e 4; 5 e 8). Os planos 2, 3, 6, e 7 são usados para prender uma camada à camada seguinte.
[061] A rigidez dos fios de fibra, combinada com um caminho de entrelaçamento sobre e sob específico, conduz a um afastamento natural de alguns fios e a atração de outros fios. Isto conduz ao agrupamento de fios em cada direção que é benéfico para algumas aplicações. Fios mais rígidos resultam em espaçamentos maiores entre os fios, resultando, assim, em canais maiores.
[062] Certas seleções de agrupamentos de fios de urdume no pente de tecelagem podem diminuir ou acentuar os caminhos ou os canais formados. De forma similar, alguns padrões de espaçamento (ou afastamento) de compensação (ou ajuste) podem também diminuir ou acentuar os caminhos ou canais formados. Os resultados mais acentuados se originam de disposições de fios tais como nos Planos 1 a 4 em um entalhe, Planos 5 a 8 em um entalhe, e compensações menores entre as colunas de fios de trama 1 a 4 e também 5 a 8.
[063] Consequentemente, na pré-forma tecida 3D da presente invenção, um entrelaçamento aberto é obtido usando apenas o padrão de movimento de fios para cima e para baixo disponível no sistema de tecelagem e sem usar atuadores mecânicos adicionais.
[064] A Figura 7 ilustra outros exemplos de pré-formas tecidas 3D. Uma variedade de espessuras (camadas) e espaçamentos (ou afastamentos) pode ser usada para uma coluna urdume/trama.
[065] O padrão de entrelaçamento do tipo imitação de gaze 3D tem as seguintes características e particularidades: fabricar pré-formas tecidas 3D com espessura maior a um peso de fibra menor na mesma espessura de um padrão 3D convencional ou uma estrutura laminada. Por exemplo, uma pré-forma 3D com um volume de fibra tradicional (FV) tem uma certa espessura e um certo peso, e uma pré-forma com canais abertos descritos na presente invenção, a qual tem a mesma espessura, tem um peso menor que aquele da pré-forma 3D com o volume de fibra tradicional; criar, através da espessura, canais para escoamento de fluido, seja durante o processamento da pré-forma em um compósito; ou como um “canal de resfriamento” quando a pré- forma ou o compósito é usado como parte de um outro conjunto que requer dissipação de calor; variar o espaçamento de canal variando o número de fios de urdume agrupados em conjunto; variar as dimensões dos canais na direção Z (através da espessura); ter menos “dano” (machucado), enrugamento ou deslocamento do fio; ter pelo menos três fios de urdume e de trama em um grupo; fios de urdume e/ou de trama mais rígidos aumentarão a força de repulsão entre os grupos de fios, criando, assim, canais maiores nos planos x ou y (z sendo o plano através da espessura); variar a compensação ou o ajuste entre os agrupamentos de fios para variar o tamanho de canais na direção de urdume; agrupamentos ocorrem em ambas as direções do plano x-y, o que resulta em canais de formato “retangulares”, ou de outros formatos poligonais; os fios de urdume e ou de trama se unem a partir de uma camada à próxima camada abaixo, ou unem camadas múltiplas com um fio.
[066] Após a estrutura de pré-forma tecida 3D desejada ter sido formada, a estrutura pode ser impregnada em um material de matriz para formar um compósito. A estrutura ficará envolta no material de matriz e o material de matriz preenche parte ou todas as áreas intersticiais entre os elementos constituintes da estrutura. O material de matriz pode ser qualquer material dentre uma ampla variedade de materiais, tais como, epóxi, poliéster, éster vinílico, materiais cerâmicos, carbono e/ou outros materiais, que apresentem também propriedades físicas, térmicas e químicas adequadas e/ou outras propriedades adequadas. Os materiais escolhidos para uso como a matriz podem ou não ser os mesmos que da estrutura e podem ou não ter propriedades físicas, químicas, térmicas ou outras comparáveis. Tipicamente, no entanto, eles não serão dos mesmos materiais ou não terão propriedades físicas, químicas, térmicas ou outras comparáveis, porque um objetivo comum pretendido ao se usar os compósitos é alcançar uma combinação de características no produto acabado, a qual não seria alcançável através do uso de apenas um material constituinte. Assim combinados, a estrutura e o material de matriz podem então ser curados e estabilizados na mesma operação por métodos de cura térmica ou outros métodos conhecidos, e depois submetidos a outras operações visando a produção do componente desejado. Após terem sido curados, e depois solidificados, as massas do material de matriz são aderidas à estrutura. Como um resultado, a tensão no componente acabado, particularmente através de seu material de matriz atuando como um adesivo entre as fibras, pode ser efetivamente transferido para e suportado pelo material constituinte da estrutura. Além disso, se a Infiltração de Vapor Químico (CVI) for utilizada para adicionar o material de matriz a fim de formar o compósito, parte dos canais ou todos os canais formados no substrato podem permanecer abertos e isentos do material de resina.
[067] Deve-se observar que os fios nas direções de urdume e de trama podem ser dos mesmos materiais ou de materiais diferentes e podem ter os mesmos tamanhos ou tamanhos diferentes. Por exemplo, os fios de urdume e os fios de trama podem ser feitos de carbono, náilon, raiom, fibra de vidro, algodão, materiais cerâmicos, aramida, poliéster, metal, polietileno, e/ou outros materiais que apresentam propriedades físicas, térmicas, químicas adequadas ou outras propriedades adequadas.
[068] Deve-se observar que outros entrelaçamentos do tipo imitação de gaze 3D podem ser usados para criar os canais de formatos poligonais, e que o número de camadas de fios de urdume é pelo menos dois ou mais. Deve-se observar também que, em algumas modalidades, todos os canais se estendem através da espessura da pré-forma inteira. Em outras modalidades, uma pluralidade de canais se estende através de toda a espessura. Ou seja, em um padrão desejado, nem todos os canais se estendem necessariamente através de toda a espessura da pré-forma.
[069] Deve-se também observar que sobre uma ou ambas as superfícies externas da pré-forma tecida 3D, ou sobre uma ou ambas as superfícies externas do compósito, outras estruturas podem ser fixadas, como uma “pele” separada, por métodos tais como fixação por costura, pinagem, modelagem-T (ver US 6.103.337), fixação mecânica, uso de adesivos apropriados, ou outros métodos conhecidos pelos especialistas nesta área.
Claims (14)
1. Pré-forma tecida tridimensional (3D) CARAC TERIZADA pelo fato de que compreende: uma pluralidade de grupos de fios de urdume; uma pluralidade de grupos de fios de trama, os fios de urdume estando entrelaçados com os fios de trama para formar uma estrutura do tipo imitação de gaze (“mock leno”), tendo uma pluralidade de camadas da pré-forma tecida 3D; sendo que um primeiro grupo de fios de urdume em uma camada particular inclui pelo menos dois primeiros fios de borda de urdume e um primeiro conjunto de pelo menos um fio central de urdume, o primeiro conjunto de pelo menos um fio central de urdume prende os fios de trama na camada particular aos fios de trama em uma camada subsequente e os pelo menos dois dos primeiros fios de borda de urdume incluem um disposto em cada lado do primeiro conjunto do pelo menos um fio central de urdume; e sendo que um segundo grupo de fios de urdume na camada particular inclui pelo menos dois segundos fios de borda de urdume e um segundo conjunto de pelo menos um fio central de urdume, o segundo conjunto de pelo menos um fio central de urdume prende os fios de trama na camada particular aos fios de trama em uma camada precedente e os pelo menos dois dos segundos fios de borda de urdume incluem um disposto em cada lado do segundo conjunto do pelo menos um fio central de urdume, de modo que canais através da espessura sejam formados na pré-forma tecida 3D.
2. Pré-forma tecida 3D, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que: um primeiro grupo de fios de trama na camada particular inclui pelo menos dois primeiros fios de borda de trama e um primeiro conjunto de pelo menos um fio central de trama, o primeiro conjunto de pelo menos um fio central de trama prende os fios de urdume na camada particular aos fios de urdume na camada subsequente e os pelo menos dois dos primeiros fios de borda de trama incluem um disposto em cada lado do primeiro conjunto do pelo menos um fio central de trama; e um segundo grupo de fios de trama na camada particular inclui pelo menos dois segundos fios de borda de trama e um segundo conjunto de pelo menos um fio central de trama, o segundo conjunto de pelo menos um fio central de trama prende os fios de urdume na camada particular aos fios de urdume na camada precedente e os pelo menos dois dos segundos fios de borda de trama incluem um disposto em cada lado do segundo conjunto do pelo menos um fio central de trama.
3. Pré-forma tecida 3D, de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADA pelo fato de que: o primeiro e o segundo fios de borda de urdume são entrelaçados sobre o primeiro conjunto de pelo menos um fio central de trama e sob o segundo conjunto de pelo menos um fio central de trama na camada particular; e o primeiro e o segundo fios de borda de trama são entrelaçados sobre o primeiro conjunto de pelo menos um fio central de urdume e sob o segundo conjunto de pelo menos um fio central de urdume na camada particular.
4. Pré-forma tecida tridimensional (3D) CARAC TERIZADA pelo fato de que compreende: uma pluralidade de grupos de fios de urdume; uma pluralidade de grupos de fios de trama, os fios de urdume estando entrelaçados com os fios de trama para formar uma estrutura do tipo imitação de gaze (“mock leno”), tendo uma pluralidade de camadas da pré-forma tecida 3D; sendo que um primeiro grupo de fios de trama em uma camada particular inclui pelo menos dois primeiros fios de borda de trama e um primeiro conjunto de pelo menos um fio central de trama, o primeiro conjunto de pelo menos um fio central de trama prende os fios de urdume na camada particular aos fios de urdume em uma camada subsequente e os pelo menos dois dos primeiros fios de borda de trama incluem um disposto em cada lado do primeiro conjunto do pelo menos um fio central de trama, e sendo que um segundo grupo de fios de trama na camada particular inclui pelo menos dois segundos fios de borda de trama e um segundo conjunto de pelo menos um fio central de trama, o segundo conjunto de pelo menos um fio central de trama prende os fios de urdume na camada particular aos fios de urdume em uma camada precedente e os pelo menos dois dos segundos fios de borda de trama incluem um disposto em cada lado do segundo conjunto do pelo menos um fio central de trama, de tal modo que, canais através da espessura sejam formados na pré-forma tecida 3D.
5. Pré-forma tecida 3D, de acordo com a reivindicação 4, CARACTERIZADA pelo fato de que: um primeiro grupo de fios de urdume na camada particular inclui um primeiro conjunto de pelo menos um fio central de urdume que prende os fios de trama na camada particular aos fios de trama na camada subsequente e pelo menos dois dos primeiros fios de borda de urdume, um em cada lado do primeiro conjunto do pelo menos um fio central de urdume; e sendo que um segundo grupo de fios de urdume na camada particular inclui um segundo conjunto de pelo menos um fio central de urdume que prende os fios de trama na camada particular aos fios de trama na camada precedente e pelo menos dois dos segundos fios de borda de urdume, um em cada lado do segundo conjunto do pelo menos um fio central de urdume.
6. Pré-forma tecida 3D, de acordo com a reivindicação 5, CARACTERIZADA pelo fato de que: o primeiro e o segundo fios de borda de trama são entrelaçados sobre o primeiro conjunto de pelo menos um fio central de urdume e sob o segundo conjunto de pelo menos um fio central de urdume na camada particular; e o primeiro e o segundo fios de borda de urdume são entrelaçados sobre o primeiro conjunto de pelo menos um fio central de trama e sob o segundo conjunto de pelo menos um fio central de trama na camada particular.
7. Compósito CARACTERIZADO pelo fato de que compreende: uma pré-forma tecida tridimensional (3D) conforme definido na reivindicação 1, em que a pré-forma é impregnada com material de matriz; ou uma pré-forma tecida tridimensional (3D) conforme definido na reivindicação 3, em que a pré-forma é impregnada com material de matriz; ou uma pré-forma tecida tridimensional (3D) conforme definido na reivindicação 4, em que a pré-forma é impregnada com material de matriz; ou uma pré-forma tecida tridimensional (3D) conforme definido na reivindicação 6, em que a pré-forma é impregnada com material de matriz.
8. Método para formar uma pré-forma tecida tridimensional (3D) CARACTERI ZADO pelo fato de que compreende: formar grupos de fios de urdume em uma pluralidade de camadas da pré-forma tecida 3D; formar grupos de fios de trama na pluralidade de camadas da pré-forma tecida 3D; formar uma estrutura do tipo imitação de gaze (“mock leno”) pelo entrelaçamento dos fios de urdume nos grupos de urdume com fios de trama nos grupos de trama, sendo que um primeiro grupo de fios de urdume em uma camada particular inclui pelo menos dois primeiros fios de borda de urdume e um primeiro conjunto de pelo menos um fio central de urdume, sendo que o primeiro conjunto de pelo menos um fio central de urdume prende os fios de trama na camada particular aos fios de trama em uma camada subsequente e os pelo menos dois dos primeiros fios de borda de urdume incluem um disposto em cada lado do primeiro conjunto do pelo menos um fio central de urdume; e sendo que um segundo grupo de fios de urdume na camada particular inclui pelo menos dois segundos fios de borda de urdume e um segundo conjunto de pelo menos um fio central de urdume, sendo que o segundo conjunto de pelo menos um fio central de urdume prende os fios de trama na camada particular aos fios de trama em uma camada precedente e os pelo menos dois dos segundos fios de borda de urdume incluem um disposto em cada lado do segundo conjunto do pelo menos um fio central de urdume, de modo que canais através da espessura sejam formados na pré-forma tecida 3D.
9. Método para formar uma pré-forma tecida 3D, de acordo com a reivindicação 8, CARACTERIZADO pelo fato de que: um primeiro grupo de fios de trama na camada particular inclui pelo menos dois primeiros fios de borda de trama e um primeiro conjunto de pelo menos um fio central de trama, sendo que o primeiro conjunto de pelo menos um fio central de trama prende os fios de urdume na camada particular aos fios de urdume na camada subsequente e os pelo menos dois dos primeiros fios de borda de trama incluem um disposto em cada lado do primeiro conjunto do pelo menos um fio central de trama; e um segundo grupo de fios de trama na camada particular inclui pelo menos dois segundos fios de borda de trama e um segundo conjunto de pelo menos um fio central de trama, em que o segundo conjunto de pelo menos um fio central de trama prende os fios de urdume na camada particular aos fios de urdume na camada precedente e os pelo menos dois dos segundos fios de borda de trama incluem um disposto em cada lado do segundo conjunto do pelo menos um fio central de trama.
10. Método para formar uma pré-forma tecida 3D, de acordo com a reivindicação 9, CARACTERIZADO pelo fato de que: o primeiro e o segundo fios de borda de urdume são entrelaçados sobre o primeiro conjunto de pelo menos um fio central de trama e sob o segundo conjunto de pelo menos um fio central de trama na camada particular; e o primeiro e o segundo fios de borda de trama são entrelaçados sobre o primeiro conjunto de pelo menos um fio central de urdume e sob o segundo conjunto de pelo menos um fio central de urdume na camada particular.
11. Método para formar uma pré-forma tecida tridimensional (3D) CARACTERI ZADO pelo fato de que compreende: formar grupos de fios de urdume em uma pluralidade de camadas da pré-forma tecida 3D; formar grupos de fios de trama na pluralidade de camadas da pré-forma tecida 3D; formar uma estrutura do tipo imitação de gaze (“mock leno”) pelo entrelaçamento dos fios de urdume nos grupos de urdume com fios de trama nos grupos de trama; em que um primeiro grupo de fios de trama em uma camada particular inclui pelo menos dois primeiros fios de borda de trama e um primeiro conjunto de pelo menos um fio central de trama, sendo que o primeiro conjunto de pelo menos um fio central de trama prende os fios de urdume na camada particular aos fios de urdume em uma camada subsequente e os pelo menos dois dos primeiros fios de borda de trama incluem um disposto em cada lado do primeiro conjunto do pelo menos um fio central de trama; e sendo que um segundo grupo de fios de trama na camada particular inclui pelo menos dois segundos fios de borda de trama e um segundo conjunto de pelo menos um fio central de trama, sendo que o segundo conjunto de pelo menos um fio central de trama prende os fios de urdume na camada particular aos fios de urdume em uma camada precedente e os pelo menos dois dos segundos fios de borda de trama incluem um disposto em cada lado do segundo conjunto do pelo menos um fio central de trama, de modo que canais através da espessura sejam formados na pré-forma tecida 3D.
12. Método para formar uma pré-forma tecida 3D, de acordo com a reivindicação 11, CARACTERIZADA pelo fato de que: um primeiro grupo de fios de urdume na camada particular inclui pelo menos dois primeiros fios de borda de urdume e um primeiro conjunto de pelo menos um fio central de urdume, sendo que o primeiro conjunto de pelo menos um fio central de urdume prende os fios de trama na camada particular aos fios de trama na camada subsequente e os pelo menos dois dos primeiros fios de borda de urdume incluem um disposto em cada lado do primeiro conjunto do pelo menos um fio central de urdume; e um segundo grupo de fios de urdume na camada particular inclui pelo menos dois segundos fios de borda de urdume e um segundo conjunto de pelo menos um fio central de urdume, sendo que o segundo conjunto de pelo menos um fio central de urdume prende os fios de trama na camada particular aos fios de trama na camada precedente e os pelo menos dois dos segundos fios de borda de urdume incluem um disposto em cada lado do segundo conjunto do pelo menos um fio central de urdume.
13. Método para formar uma pré-forma tecida 3D, de acordo com a reivindicação 12, CARACTERIZADA pelo fato de que: o primeiro e o segundo fios de borda de trama são entrelaçados sobre o primeiro conjunto de pelo menos um fio central de urdume e sob o segundo conjunto de pelo menos um fio central de urdume na camada particular; e o primeiro e o segundo fios de borda de urdume são entrelaçados sobre o primeiro conjunto de pelo menos um fio central de trama e sob o segundo conjunto de pelo menos um fio central de trama na camada particular.
14. Método para formar um compósito CARACTERIZADO pelo fato de que compreende: formar uma pré-forma tecida tridimensional (3D), conforme definido na reivindicação 8, e impregnar a pré- forma tecida 3D com material de matriz; ou formar uma pré-forma tecida tridimensional (3D), conforme definido na reivindicação 10, e impregnar a pré- forma tecida 3D com material de matriz; ou formar uma pré-forma tecida tridimensional (3D), conforme definido na reivindicação 11, e impregnar a pré- forma tecida 3D com material de matriz; ou formar uma pré-forma tecida tridimensional (3D), conforme definido na reivindicação 13, e impregnar a pré- forma tecida 3D com material de matriz.
Applications Claiming Priority (3)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
US201562240994P | 2015-10-13 | 2015-10-13 | |
US62/240,994 | 2015-10-13 | ||
PCT/US2016/056554 WO2017066259A1 (en) | 2015-10-13 | 2016-10-12 | 3d woven preforms with channels |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR112018007298A2 BR112018007298A2 (pt) | 2018-10-16 |
BR112018007298B1 true BR112018007298B1 (pt) | 2022-07-19 |
Family
ID=57178546
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BR112018007298-2A BR112018007298B1 (pt) | 2015-10-13 | 2016-10-12 | Pré-formas tecidas tridimensionais, métodos para formar as pré-formas tecidas tridimensionais, compósito e método para formar um compósito |
Country Status (13)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US10023981B2 (pt) |
EP (1) | EP3362594B1 (pt) |
JP (1) | JP6725654B2 (pt) |
KR (1) | KR102142486B1 (pt) |
CN (1) | CN108138395B (pt) |
BR (1) | BR112018007298B1 (pt) |
CA (1) | CA3001339C (pt) |
DK (1) | DK3362594T3 (pt) |
ES (1) | ES2815536T3 (pt) |
MX (1) | MX2018004438A (pt) |
RU (1) | RU2698613C1 (pt) |
TW (1) | TWI671446B (pt) |
WO (1) | WO2017066259A1 (pt) |
Families Citing this family (6)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
EP3458633B1 (en) | 2016-05-16 | 2022-12-28 | Georgia Tech Research Corporation | Systems and methods for continuous fabrication of woven composite materials |
FR3082854B1 (fr) * | 2018-06-25 | 2020-09-11 | Safran Ceram | Structure fibreuse et piece en materiau composite incorporant une telle structure |
WO2019097147A1 (fr) * | 2017-11-14 | 2019-05-23 | Safran Ceramics | Structure fibreuse et piece en materiau composite incorporant une telle structure |
CA3122507A1 (en) | 2018-12-10 | 2020-06-18 | Boston Materials, Inc. | Systems and methods for carbon fiber alignment and fiber-reinforced composites |
CA3146284A1 (en) | 2019-07-10 | 2021-01-14 | Boston Materials, Inc. | Systems and methods for forming short-fiber films, composites comprising thermosets, and other composites |
FR3120910A1 (fr) * | 2021-03-17 | 2022-09-23 | Safran Aircraft Engines | Pièce de turbomachine composite formée d’une âme entourée par deux préformes fibreuses tissées 3D |
Family Cites Families (19)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US4015038A (en) | 1973-11-30 | 1977-03-29 | Albany International Corporation | Novel high temperature resistant fabrics |
US4134397A (en) | 1977-06-02 | 1979-01-16 | Johnson & Johnson | Orthopedic bandage |
US5217048A (en) * | 1990-02-28 | 1993-06-08 | Tominaga Machine Mfg., Co., Ltd. | Multi-layer woven fabric with leno cross-linking warp yarns |
SE469432B (sv) | 1991-11-22 | 1993-07-05 | Nordiskafilt Ab | Vaevd beklaednad foer pappersmaskiner och liknande |
US5425985A (en) * | 1994-10-28 | 1995-06-20 | The Goodyear Tire & Rubber Company | Belt construction having a mock leno fabric as an impact breaker or splice insert |
DE19737219C2 (de) * | 1997-08-27 | 2001-04-05 | Kapser Detlev | Gewebeband als rißüberbrückender Träger auf Wärmedämm-Fassaden |
US6174825B1 (en) | 1997-12-09 | 2001-01-16 | Albany International Corp. | Resin-impregnated belt for application on papermaking machines and in similar industrial application |
US6103337A (en) | 1998-07-09 | 2000-08-15 | Albany International Techniweave, Inc. | Fiber-reinforced composite materials structures and methods of making same |
US6261675B1 (en) | 1999-03-23 | 2001-07-17 | Hexcel Corporation | Core-crush resistant fabric and prepreg for fiber reinforced composite sandwich structures |
US6378566B1 (en) | 2001-02-16 | 2002-04-30 | Albany International Corp. | Enhancements for seams in on-machine-seamable papermaker's fabrics |
JP2004538380A (ja) * | 2001-08-02 | 2004-12-24 | ミューレン ゾーン ゲゼルシャフト ミット ベシュレンクテル ハフツング ウント コンパニー | 段ボール接着機械用織りベルト |
EP1603723B2 (en) * | 2003-03-06 | 2018-06-27 | Vestas Wind Systems A/S | Pre-form and method of preparing a pre-form |
WO2005047581A1 (en) | 2003-11-06 | 2005-05-26 | Hexcel Corporation | Interlock double weave fabric and methods of making and using the same |
JP2006225806A (ja) * | 2005-02-18 | 2006-08-31 | Toray Ind Inc | 模紗組織織物 |
MX2010003679A (es) * | 2007-10-05 | 2010-09-30 | Nippon Filcon Kk | Tela industrial de dos capas. |
US8499450B2 (en) * | 2010-01-26 | 2013-08-06 | United Technologies Corporation | Three-dimensionally woven composite blade with spanwise weft yarns |
CN203174270U (zh) * | 2012-08-28 | 2013-09-04 | 吴伯明 | 具有绞经结构的机织三维间隔网格织物 |
FR2999173B1 (fr) * | 2012-12-10 | 2015-12-18 | Snecma | Procede de realisation d'une aube de turbomachine en materiau composite oxyde/oxyde munie de canaux internes |
KR102176663B1 (ko) | 2012-12-21 | 2020-11-09 | 사이텍 인더스트리스 인코포레이티드 | 표면 개구를 가지는 경화성 프리프레그 |
-
2016
- 2016-10-12 JP JP2018519032A patent/JP6725654B2/ja active Active
- 2016-10-12 US US15/291,418 patent/US10023981B2/en active Active
- 2016-10-12 DK DK16784716.9T patent/DK3362594T3/da active
- 2016-10-12 EP EP16784716.9A patent/EP3362594B1/en active Active
- 2016-10-12 BR BR112018007298-2A patent/BR112018007298B1/pt active IP Right Grant
- 2016-10-12 ES ES16784716T patent/ES2815536T3/es active Active
- 2016-10-12 CA CA3001339A patent/CA3001339C/en active Active
- 2016-10-12 MX MX2018004438A patent/MX2018004438A/es active IP Right Grant
- 2016-10-12 KR KR1020187013540A patent/KR102142486B1/ko active IP Right Grant
- 2016-10-12 CN CN201680059803.1A patent/CN108138395B/zh active Active
- 2016-10-12 WO PCT/US2016/056554 patent/WO2017066259A1/en active Application Filing
- 2016-10-12 RU RU2018111516A patent/RU2698613C1/ru active
- 2016-10-13 TW TW105133119A patent/TWI671446B/zh active
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
TWI671446B (zh) | 2019-09-11 |
JP2018532900A (ja) | 2018-11-08 |
RU2698613C1 (ru) | 2019-08-28 |
ES2815536T3 (es) | 2021-03-30 |
EP3362594A1 (en) | 2018-08-22 |
DK3362594T3 (da) | 2020-09-14 |
WO2017066259A1 (en) | 2017-04-20 |
US20170101730A1 (en) | 2017-04-13 |
JP6725654B2 (ja) | 2020-07-22 |
CN108138395B (zh) | 2020-04-07 |
KR20180067642A (ko) | 2018-06-20 |
MX2018004438A (es) | 2018-07-06 |
CA3001339A1 (en) | 2017-04-20 |
TW201723251A (zh) | 2017-07-01 |
KR102142486B1 (ko) | 2020-08-07 |
BR112018007298A2 (pt) | 2018-10-16 |
CN108138395A (zh) | 2018-06-08 |
EP3362594B1 (en) | 2020-07-22 |
US10023981B2 (en) | 2018-07-17 |
CA3001339C (en) | 2022-01-04 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
BR112018007298B1 (pt) | Pré-formas tecidas tridimensionais, métodos para formar as pré-formas tecidas tridimensionais, compósito e método para formar um compósito | |
CN103287025B (zh) | 一种三维负泊松比间隔针织物及其制作方法 | |
CN1092728C (zh) | 机织织物套 | |
BRPI0715593A2 (pt) | textura de reforÇo de fibra para produzir uma peÇa em material composto | |
BRPI0715595B1 (pt) | Textura de fibra de reforço com tecelagem de múltiplo-cetim para uma peça em material composto | |
Mohamed | Three-dimensional textiles | |
JP2009504941A5 (pt) | ||
JP6367911B2 (ja) | 自己巻き付き可能なePTFE繊維スリーブおよびその構成方法 | |
JP2005529250A5 (pt) | ||
PT1400616E (pt) | Pano para lençóis tecido com fios fiados e fios de filamento sintéticos | |
BR112012009798B1 (pt) | Preforma de fibra, compósito de fibra reforçada e respectivos métodos de formação | |
RU2014139673A (ru) | Ткань для применения в композитных материалах и способ изготовления ткани и элемента из композитного материала | |
BRPI0923608B1 (pt) | pré-forma tridimensional quase isotrópica e respectivos métodos de formação e compósito reforçado de fibra | |
BR112020010101A2 (pt) | tecido unidirecional não frisado e uso do mesmo | |
Potluri et al. | Developments in braided fabrics | |
JP2019533773A (ja) | マルチキャビティ、収縮可能なスリーブおよびその構築方法 | |
ES2942640T3 (es) | Tela tejida libre de huecos compuesta de urdimbres y tramas tipo cinta | |
ES2619202T3 (es) | Tejido de tejedura doble entrelazado y métodos de fabricación y de uso del mismo | |
CA2394710C (en) | Mesh fabric | |
BR112020007073B1 (pt) | Método para formar um enrijecedor tecido 3d | |
KR900000523A (ko) | 다수의 날실층과 씨실층을 갖는 직물 및 이의 제조방법 | |
TWI764883B (zh) | 編織多層產品的裝置及方法 | |
JP2004308075A (ja) | 絡み織物 | |
JP2017008435A (ja) | 立体構造を有する織物の製造方法 | |
JP2016113729A (ja) | かさ高織物とその製造方法 |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B06U | Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette] | ||
B09A | Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette] | ||
B16A | Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette] |
Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 12/10/2016, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS |