PT90961B - Processo para a obtencao de liquidos para o condicionamento de substancias dentarias ou osseas contendo acidos fosfonocarboxilicos - Google Patents

Processo para a obtencao de liquidos para o condicionamento de substancias dentarias ou osseas contendo acidos fosfonocarboxilicos Download PDF

Info

Publication number
PT90961B
PT90961B PT90961A PT9096189A PT90961B PT 90961 B PT90961 B PT 90961B PT 90961 A PT90961 A PT 90961A PT 9096189 A PT9096189 A PT 9096189A PT 90961 B PT90961 B PT 90961B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
liquids
process according
dental
conditioning
acid
Prior art date
Application number
PT90961A
Other languages
English (en)
Other versions
PT90961A (pt
Inventor
Jens Winkel
Michael Muller
Wolfgang Podszum
Hans-Dieter Block
Original Assignee
Bayer Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Bayer Ag filed Critical Bayer Ag
Publication of PT90961A publication Critical patent/PT90961A/pt
Publication of PT90961B publication Critical patent/PT90961B/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K6/00Preparations for dentistry
    • A61K6/40Primers

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Oral & Maxillofacial Surgery (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Dental Preparations (AREA)
  • Medicines Containing Material From Animals Or Micro-Organisms (AREA)
  • Materials For Medical Uses (AREA)
  • Medicinal Preparation (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)

Description

O presente invento refere-se a um líquido destinado à preparação prévia de substância dentária ou óssea lesada, sobre a qual se pretende aplicar um material sintético plástico.
Utilizam-se materiais plásticos sintetizados, solidificantes, nomeadamente no domínio da odontologia, como materiais de enchimento para o tratamento de cavidades na subtância óssea ou dentária. Geralmente, preferem-se como materiais sintéticos sólidificantes, materiais obturantes a base de acrilatos. No entanto, estes materiais obturantes à base de acrilatos (polímeros) apresentam a desvantagem de aderirem mal à dentina ou à substância óssea. Para resolver estes problemas efectuaram-se, até agora, por ex., recortes mais profundos, para isso, foi necessário remover quantidades consideráveis de dentina intacta, penetrando, assim, para além da área afectada.
A fim de se evitar essas desvantagens, procedeu-se a vários tratamentos prévios, da dentina ou do osso, com o fim de aumentar a aderência do material sintético. Assim, conhece-se a cauterização da dentina ou da superfície de esmalte com fortes ácidos, por ex., ácido fosfórico e, em seguida, se realiza a obturação propriamente dita (Scan. J. Dental Res. 88 , 348-351 (1981)). Além da acção irritante exercida pelo ácido forte na região bucal, mostra-se inadequada a aderência do material obturante.
Sabe-se ainda que existe um método de tratamento prévio da dentina com o ácido etilenodiamina-tetraacético (EDTA); aplica-se, seguidamente, um agente de revestimento constituído por um aldeído alifátizc ou uma cetona e um monómero etilenicamente insaturado, por ex., um éster do ácido acrílico ou ácido metacrílico (EP-A 0.141.324 e EP-A 0.109.057).
BAD ORIGINAL
Descobriram-se líquidos destinados ao tratamento prévio de subtância dentária ou óssea, que contêm ácidos fosfonocarboxílicos de fórmula
R
II I
HO - P-C -COOH (I ϊ ,
I I
OH CH2-C00H em que
R representa hidrogénio ou um radical C^-C^-alquilo , alcenilo, C^-Cg-cicloalquilo, Cg-C12-arilo ou Cg-C^-aralquilo, que estão eventualmente substituídos por hidróxi, carboxi, e/ou os grupos ll/OH
-P ^OH e/ou -COOR', em que R'r representa hidrogénio ou C^-C^2-alquilo, e/ou os seus sais, em solução aquosa, cujo valor pH varia entre 1 e
8.
Os novos líquidos do presente invento prepararò a substância dentária ou óssea antes do seu revestimento com um agente isolante (primer ou liner) (apare-5-
lho). Qualquer material plástico aplicado sobre a substância dentária ou óssea, tratada préviamente desta maneira, ficará firmemente ligado ao tecido dentário.
No âmbito do presente invento, os radicais têm geralmente, o seguinte significado:
Geralmente, alquilo representa um radical hidrocarboneto de cadeia linear ou ramificada, contendo 1 a 12 átomos de carbono. Prefere-se alquilo inferior com 1 a cerca de 6 átomos de carbono. Podemos mencionar, a título de exemplos, os seguintes radicais: metilo, etilo, propilo, isopropilo, butilo, isobutilo, pentilo, isopentilo, hexilo e isohexilo. Preferem-se em especial metilo e etilo.
Geralmente, alcenilo representa um radical hidrocarboneto de cadeia linear ou ramificada, contendo 2 a 12 átomos de carbono, com uma ou duas, de preferência, uma ligação dupla. Prefere-se alcenilo inferior com 2 a cerca de 6 átomos de carbono. Podemos referir como exemplos os seguintes radicais:
vinilo, propenilo, isopropenilo, butenilo, isobutenilo, pentenilo, isopentenilo, hexenilo e isohexenilo.
Cicloalquilo significa, geralmente, um radical hidrocarboneto cíclico contendo 5 a 8 átomos de carbono. Exemplos desses radicais cíclicos são: ciclopentilo; ciclohexilo, cicloheptilo e ciclooctilo. Preferem-se sobretudo ciclopentilo e ciclohexilo.
Arilo representa, geralmente, um radical aromático contendo entre 6 e cerca de 12 átomos de carbono. Radicais arilo preferidos são fenilo, naftilo e bifenilo.
Aralquilo representa, geralmente um radical arilo contendo 7 a 12 átomos de carbono, e que es-6tá ligado através de uma cadeia alquílica. Radicais aralquilo preferidos contêm 1 a 5 átomos de carbono na parte alifática e 6 a 12 átomos de carbono na parte aromática.
Exemplos desses radicais são: benzilo, naftilmetilo, fenetilo e fenilpropilo.
No âmbito do presente invento preferem-se os ácidos fosfonocarboxílicos de fórmula (I), em que R representa hidrogénio ou C^-Cg-alquilo, eventualmente substituído por -COOH ou
O
ΙΙχΟΗ
-P
OH
Podem mencionar-se, a título de exemplos, os seguintes ácidos fosfonocarboxílicos:
lt (HOK-P-CH-COOH
I
CH2-C00H ácido fosfonossuccínico (PSA) o ch2-ch2-co2h (HO)2-P-C-CO2H ch2-co2h ácido 2-fosfonobutano-1,2,4-tricarboxílico (PBTA), e
O θ ch2-ch2-p-(0H)2 (HO)2-P-c-co_h
I CH2C02H ácido 2,4-difosfonobutano-1,2-dicarboxílico (DPBD).
Sais dos ácidos fosfonocarboxí1icos do invento, que se podem referir em especial, são os sais ce metais alcalinos, de preferência, os sais de sódio e de potássio.
A proporção dos ácidos fosfonocar boxílicos ou dos seus sais, nos líquidos de acordo com o presente invento, é determinada pelo valor pH.
De acordo com os preceitos do presente invento, o valor do pH varia entfe 1 e 8, de preferência, entre 2 e 7 e, de forma especialmente preferida, se situa na gama de 2,5 a 5.
É possível ajustar o pH pela adição de soluções de hidróxidos de metais alcalinos, por ex., hidróxido de sódio ou hidróxido de potássio. 0 valor pH poderá ser medido através de dispositivos conhecidos per se, por ex., utilizando indicadores apropriados ou lançando mão de métodos de medição por potenciómetros (Ullmann, volume 5, 926 a 936 (1980) ).
Os líquidos aquosos de acordo com o invento, destinados ao tratamento prévio de substância dentária ou óssea, podem conter como componente adicional, ácidos carboxílicos orgânicos cujo valor pKa se situa abaixo de 5, de preferência, na gama de 1 a 4. Podem mencionar-se os seguintes ácidos carboxílicos a título de exemplos: ácido pirúvico, ácido cítrico e ácido cxálico.
Além disso, os líquidos de acordo com o invento podem conter compostos aminados anfoteros com um valor de pKa de 9,0 a 10,6 e um valor pKo de 11,5 a 12,5.
Podem referir-se como compostos preferidos, os compostos aminados anfoteros de fórmula (II)
H , 1 , R2-c-r1 ,1
RdNH (II) ,
em que
R representa um grupo carboxi, R representa hidrogénio ou um radical alquilo inferior, eventualmente substituído por hidroxi,mercapto, metiltio, carboxi, carbonamido, amino, fenilo, hidroxifenilo ou os grupos
e
R representa hidrogénio ou fenilo,
3
R e R estão ligados por um radical propileno, ou em que
2 R representa hidrogénio, R significa o grupo
-a-nh3x em que
A representa um radical alcileno contendo 1 a 6 átomos de car3 bono e X representa halogénio, e R representa hidrogénio.
A título de exemplos, podem mencionar-se os seguintes compostos aminados anfóteros: glicina, serina, treonina, cisteína, tirosina, asparagina, glutamina, alanina, valina, leucina, isoleucina, prolina, metionina, fenilalanina, triptofano, lisina, arginina, histidina, N-fenil-10glicina, hidrocloreto de etilenodiamina, hidrobrometo de etilenodiamina , hidrocloreto de propilenodiamina, hidrobrometo de propilenodiamina, hidrocloreto de butilenodiamina e hidro-: brometo de butilenodiamina.
Compostos aminados anfóteros, especialmente preferidos, são glicina, fenilalanina, lisina e hidrocloreto de etilenodiamina. Podem também juntar-se agentes de complexação, tais como o ácido etilenodiaminotetraacético (EDTA) e os sais dele derivados.
Os líquidos aquosos de acordo com o presente invento, para o tratamento prévio de substância dentária ou óssea, poderão conter, por ex.,
1 a 50 partes, em peso, de ácidos fosfonocarboxílicos ou os
sais i deles derivados,
0 a 15 partes, em peso, de ácido carboxílicos orgânicos,
0 a 10 partes , em peso, de compostos aminados anfóteros,
0 a 10 partes , em peso, de ácido etilenodiaminotetraacético
ou sais dele derivados.
Descobriu-se também um processo para a preparação de líquidos destinados ao tratamento prévio de substância dentária ou óssea, caracterizado por se preparar uma solução aquosa de um ácido fosfonocarboxílico de fórmula
O R
II I
HO-P-Ç-COOH (I),
OH CH2-C00H
-liem que
R representa hidrogénio ou um alcenilo, C^-Cg-cicloalquilo, lo, eventualmente substituídos grupos radical C^-C^2-alQuil°, C2_C12~ Cg-C^2_aril° ou por hidroxi, carboxi e/ou os
ΙΙχΟΗ e/ou — C00R'z P ^DH em que R' representa hidrogénio ou C^-C^2-alquilo, e/ou os seus sais, e cujo valor pH se mantém na gama de 1 a 8.
Geralmente, c pH é ajustado pela adição de soluções de hidróxidos de metais alcalinos, por ex. hidróxido de sódio ou hidróxido de potássio.
Para a preparação dos líquidos de acordo com o invento, cs componentes são geralmente misturados, sob agitação enérgica. Normalmente, combinam-se os componentes à temperatura ambiente, por ex., numa gama de temperaturas entre 0 e 30SC.
Os líquidos para o tratamento pré vio de acordo com c presente invento podem ainda conter espes santes ou substâncias tensioactivas, a fim de adaptar a sua viscosidade ou o seu comportamento tensioactivo a exigências específicas. Há especial vantagem em juntar polivinilpirrolidona ou polietileno glicóis.
Na sua utilização, os líquidos de acordo com o invento são aplicados à substância dentária ou óssea lesada, por ex., são introduzidas nvira cavidade. A este
-12respeito, podem mencionar-se, de preferência, as cavidades existentes no esmalte dentário ou na dentina.
Após a aplicação dos líquidos do invento, procede-se, geralmente, à sua secagem, por ex., com uma corrente de ar quente.
Antes do tratamento final com material plástico, sintético, da substância dentária ou óssea lesada , (cariada), e após o tratamento prévio com os líquidos do invento, procede-se, de preferência, a um revestimento com um egente isolante (primer).
'Primers' (agentes isolantes ou 'aparelhos') que se podem mencionar sobretudo, neste caso, são aqueles referidos na patente EP-A 0.141.324 e EP-A 0.199.057
Primers' especialmente preferidos são aqueles materiais isolantes, que contêm um aldeído ou uma cetona e um monómero insaturado, com hidrogénio activo.
Aldeídos que se podem indicar, para este fim, são formaldeído, compostos capazes de libertarem formaldeído, bem como acetaldeído, propionaldeído, butiraldeído e glutaraldeído. Prefere-se sobretudo çlutaraldeído.
Cetonas que se podem referir nesta ordem de ideias são ciclopentanona, benzofenona, ciclohexanona, 2,4-pentadiona e canforoquinona. Prefere-se especialmente a canforoquinona.
Monómeros etilénicamente insaturados, com hidrogénio activo (ácido de Bronsted) que se podem mencionar, são ésteres acrílicos, ésteres metacrílicos e uretanos de ácido acrílico e ácido metacrílico, contendo grupos OH, NH2, NH, SH ou PH. Preferem-se sobretudo metacrilato de hidroxietilo.
'Primers' (materiais isolantes) ou 'aparelhos' especialmente preferidos são aqueles que contêm 1 a 50%, em peso, de um aldeído alifático contendo 1 a 20 átomos de carbono, e 5 a 80%, em peso, de um monómero, etilénicamente insaturado, com pelo menos um átomo de hidrogénio activado sob a forma de grupos OH, NH2 ou SH e, caso seja apropriado, água e/ou solventes orgânicos, fisiológicamente aceitáveis.
A escolha dos materiais sintéticos solidificantes é condicionada, essencialmente, pelo domínio de aplicação. Assim, por ex., no domínio da odontologia só se podem utilizar para a polimerização aqueles monómeros que sejam fisiológicamente aceitáveis e que sejam susceptíveis de polimerizarem na região bucal. Monómeros deste género para obturações de dentes conhecem-se per se (por ex., Ullmann‘s Enzyklcpaedie der Technischen Chemie).
Exemplos de materiais sintéticos que se podem mencionar, são composições de monómeros de acrilato e/ou metacrilato, catalisadores adequados, iniciadores, agentes de aceleração, e materiais de enchimento.
O tratamento prévio de uma substância dentária ou óssea lesada (cariada) com os líquidos do presente invento proporciona, de forma surpreendentemente, uma base para o tratamento fineil com materiais sintéticos, que assegura uma elevada durabilidade e resistência da intervenção de conservação dentária.
EXEMPLO 1
Líquidos de tratamento prévio
Preparam-se soluções, com as concentrações e valores pH abaixo indicados, a partir de ácido fosfonossuccínico (PSA), glicina e água. Nos exemplo B-D, o vslor do pH foi ajustado mediante NaOH 4N.
Exemplo n9 PSA Zmole/lJ Glicina /mole/l_7 pH
1 A 2,40 0,057 <1
1 B 0,44 0,057 3,5
1 C 0,44 0,057 6,0
1 D 0,44 0,057 8,0
1 E 2,40 0,316 3,5
EXEMPLO 2
Líquidos de tratamento prévio
Foram preparadas soluções, nas concentrações e com os valores pH abaixo indicados, a partir
-15de ácido 2-fosfonobutano-1,2,4-tricarboxílico (PBTA), glicina e. água. Nos exemplos B-D, o pH foi ajustado mediante NaOH 4N.
Exemplo n2 PBTA 25nol/lj Glicina /ínol/lj7 pH
2 A 2,3 0,057 4 1
2 B 0,46 0,057 3,5
2 C 0,46 0,057 6,0
2 D 0,46 0,057 8,0
2 E 2,1 0,323 3,5
EXEMPLO 3 (Ensaio da aderência)
No presente exemplo mede-se a força da união (resistência à tracção) entre a dentina ou esmalte e uma composição de enchimento sintético, comercializada .
Utilizam-se para este ensaio dentes humanas, gue foram extraídas e conservadas em estado húmido. Por meio de moldagem, por fundição, os dentes são embutidos numa resina epoxídica; Por meio de esmerilaçáo e húmido
obtém-se uma superfície lisa. 0 polimento final realiza-se com papel de carborundo 1000.
Em seguida, a superfície é tratada com um líquido de um qualquer dos exemplos 1 ou 2, durante 60 segundo, em cada caso. Em seguida, a área tratada é enxaguada com água destilada e é seca ao ar.
Em seguida, a superfície préviamente tratada com os líquidos dos exemplos 1 ou 2, é submetida , durante 60 segundos, ao tratamento com o agente de revestimento constituído por 5%, em peso, de glutaraldeído, 36%, em peso, de metacrilato de hidroxietilo e 59%, em peso, de água. Em seguida, seca-se a área ao ar.
Para a obtenção de uma amostra apropriada para a medição da força da união, fixa-se um molde de Teflon cilíndrico, fendido, à superfície tratada, atrás referida (Scand. J. Dent. Res. 88 , 348 a 351 (1981)).
Aplicam-se sobre o molde uma película delgada constituída por uma solução de 65%, em peso, de bis-fenól-A-diglicidil-metacrilato, 34,3%, em peso, de trietileno glicol-dimetàcrilato, 0,2%, em peso, de canforoquinona e 0,5%, em peso, de sulfonamida, após o que se introduz um material de enchimento sintético, activado à luz (Lumifor, Bayer AG). Procede-se ao endurecimento mediante uma lâmpada para foto-polimerizações, durante 60 minutos. Decorridos mais 15 minutos, remove-se o molde de Teflon e determina-se a resistência à tracção por meio de uma aparelhagem para a determinação da resistência à tracção (Scand. J. Dent. Res.
88, 348 a 351 (1981)), aplicando-se uma velocidade de tracção de 5 mm/min.
Determinaram-se os seguintes valores da resistência à tracção, na dentina:
Líquido de tratamento prévio
Resistência à tracção /N/mm^7
A
B
C
D
E
A
B
C
D
E
6,1 + 0,4
17,3 + 2,9
20,4 + 2,3
13,9 + 3,1
17,5 + 1,2
6,0 + 1,7
17,6 + 1,7
16,7 + 0,6
17,8 + 3,1
18,1 + 4,0
EXEMPLO 4
Uma solução com a seguinte composição foi preparada a partir de ácido 2,4-difosfonobutano-1,2-dicarboxílico (DPBD), glicina, NaOH 4N, e água:
DPBD /mol/l 7
Glicina pH /mol/17
0,057
3,5
A resistência da união ao esmalte e à dentina foi determinada através do método descrito no exemplo 3. Obtiveram-se os seguintes valores:
Esmalte:
14,3
N/mm'
Dentina:
13,5
N/mm
EXEMPLO 5
Prepararam-se líquidos de tratamento prévio, aquosos, a partir de ácido 2-fosfonobutano-1,2, -tricarboxílico (PBTA), ácido cítrico (CA), sal de magnésio de EDTA (Mg-EDTA) e polietileno glicol 4000 (PEG), determinan do-se a resistência à tracção tal como se refere no exemplo
3.
Exemplo n?
-A
PBTA [jí em pesq7
MgEDTA /% em pesoj
CA /.% em peso_7
PEG em peso_7
Resistência da união á dentina /N/mm _7
Resistência da união 2 ao esmalte /N/mm J
17,7 ± 1,4
15,1 ± 4,7
19,8 - 2,7
16,0 ± 3,7

Claims (7)

  1. lâ. - Processo para a obtenção para o condicionamento de substâncias caracterizado por se preparar uma solufosfonocarboxílicos de fórmula
    0 R
    II I
    HO-P-C-COOH (I),
    I I
    OH CH2-COOH em que R representa hidrogénio ou um C?-Ci2-alcenilo, C^-Cg-cicloalquilo, -aralquilo, que estão eventualmente carboxi, e/ou representa os grupos radical C^-C^-alquilo, C6-C12-arÍ1° OU C7-C12 substituídos por hidroxi
    II/Oh
    -P e/ou-COOR'
    OH em que R1 representa hidrogénio ou C^-C^-alquilo, e/ou dos seus sais, de modo a obter uma solução em que o valor pH é mantido entre 1 e 8.
  2. 2§. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por se obterem líquidos que apresentam um valor pH entre 2 e 7.
  3. 3§. - Processo de acordo com as reivindicações 1 ou 2, caracterizado por se obterem líquidos que contêm um ácido carboxílico orgânico, cujo valor de pKa é inferior é inferior a 5.
  4. 4ã. - Processo de acordo com as reivindicações 1 a 3, caracterizado por se obterem líquidos que contêm um composto de amino-ácido anfotérico, cujo valor de pKa varia entre 9,0 e 10,6 e cujo valor de pK varia entre tí
    11,5 e 12,5.
  5. 5â. - Processo de acordo com as reivindicações 1 a 4, caracterizado por se obterem líquidos que contêm também ácido etilenodiaminotetra-acético e/ou um dos seus sais.
  6. 6ã. - Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 5, caracterizado por se uti-21lizarem os referidos líquidos como material de base para o preenchimento de cavidades em substância dentária ou óssea mediante material sintético.
  7. 7ã. - Processo de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por se utilizar, após aplicação do liquido de condicionamento, um agente de revestimento e, em seguida, se proceder ao preenchimento da respectiva cavidade com material sintético.
PT90961A 1988-06-25 1989-06-23 Processo para a obtencao de liquidos para o condicionamento de substancias dentarias ou osseas contendo acidos fosfonocarboxilicos PT90961B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE3821578A DE3821578A1 (de) 1988-06-25 1988-06-25 Fluessigkeit zur konditionierung von zahn- oder knochensubstanz

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT90961A PT90961A (pt) 1989-12-29
PT90961B true PT90961B (pt) 1995-01-31

Family

ID=6357311

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT90961A PT90961B (pt) 1988-06-25 1989-06-23 Processo para a obtencao de liquidos para o condicionamento de substancias dentarias ou osseas contendo acidos fosfonocarboxilicos

Country Status (9)

Country Link
EP (1) EP0348718B1 (pt)
JP (1) JPH02256603A (pt)
AT (1) ATE86848T1 (pt)
DE (2) DE3821578A1 (pt)
DK (1) DK312889A (pt)
ES (1) ES2053873T3 (pt)
GR (1) GR3007405T3 (pt)
IE (1) IE63269B1 (pt)
PT (1) PT90961B (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5256447A (en) * 1991-12-31 1993-10-26 Minnesota Mining And Manufacturing Company Adhesive composition and method
DE4303728C2 (de) * 1993-02-04 1995-05-24 Richter & Hoffmann Harvard Den Zahnzement
DE69525255T2 (de) * 1994-06-30 2002-09-19 Minnesota Mining And Mfg. Co., Saint Paul Verfahren zur bindung von amalgam an zahnoberflaechen
US5554030A (en) * 1994-06-30 1996-09-10 Minnesota Mining And Manufacturing Company Method for bonding non-amalgam restorative materials to dental surfaces
US6004390A (en) 1997-04-14 1999-12-21 Dentsply Detrey Gmbh Tooth surface treatment composition and methods
DE10245212B4 (de) * 2002-09-27 2008-01-03 Ivoclar Vivadent Ag Verwendung säurehaltiger Mittel zur Desensibilisierung von Zähnen
JP6282557B2 (ja) 2014-08-01 2018-02-21 株式会社松風 歯科用コンディショニング組成物

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE2360797C2 (de) * 1973-12-06 1985-05-23 Henkel KGaA, 4000 Düsseldorf Pharmazeutische Präparate
SE431285B (sv) * 1976-08-16 1984-01-30 Colgate Palmolive Co Munvardskomposition innehallande en fosfonforening, for minskning av missfergning bildad av ett ingaende kvevehaltigt antibakteriellt plaquehemmande medel
DE3414164A1 (de) * 1984-04-14 1985-10-17 Kulzer & Co GmbH, 6393 Wehrheim Photopolymerisierbarer dentaler haftvermittler-lack

Also Published As

Publication number Publication date
DK312889A (da) 1989-12-26
ATE86848T1 (de) 1993-04-15
PT90961A (pt) 1989-12-29
EP0348718B1 (de) 1993-03-17
GR3007405T3 (pt) 1993-07-30
IE892054L (en) 1989-12-25
EP0348718A2 (de) 1990-01-03
DK312889D0 (da) 1989-06-23
IE63269B1 (en) 1995-04-05
ES2053873T3 (es) 1994-08-01
EP0348718A3 (en) 1990-09-12
DE58903784D1 (de) 1993-04-22
DE3821578A1 (de) 1989-12-28
JPH02256603A (ja) 1990-10-17

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4810195A (en) Conditioning liquids for tooth or bone matter
Hannig et al. Self-etching primer vs phosphoric acid: an alternative concept for composite-to-enamel bonding
Uno et al. Marginal adaptation of a restorative resin polymerized at reduced rate
JP2693971B2 (ja) 硬質組織用のプライマー組成物
FI77368C (fi) Adhesion befraemjande medel, foerfarande foer dess framstaellning och anvaendning daerav som adhesionsbefraemjande medel foer foerbaettring av tandfyllningars adhesion till tandben.
JPS62223289A (ja) 硬質組織のプライマ−
Toledano et al. Effect of dentin deproteinization on microleakage of Class V composite restorations
Perdigao et al. Effect of a re-welling agent on the performance of acetone-based dentin adhesives
Khoroushi et al. Effect of thermocycling and water storage on bond longevity of two self-etch adhesives
PT90961B (pt) Processo para a obtencao de liquidos para o condicionamento de substancias dentarias ou osseas contendo acidos fosfonocarboxilicos
Wang et al. Shear bond stability of current adhesive systems to enamel
JPH0243721B2 (pt)
US5258067A (en) Liquid for conditioning tooth or bone substance
Hirabayashi et al. SEM analysis of microstructure of adhesive interface between resin cementand dentin treated with self-etching primer
Piemjai et al. Dentin protection by a primer-less adhesive technique.
Donmez et al. Microleakage of composite resin restorations in class V cavities etched by Er: YAG laser with different pulse modes
JP4019118B2 (ja) ラジカル重合性成形材料の表面硬化処理剤
Itota et al. Effect of adhesives on the inhibition of secondary caries around compomer restorations
Rathke et al. Reconsidering the double etching of enamel: do self-etching primers contaminate phosphoric acid-etched enamel?
dos Santos et al. Effect of cyclic compressive loading on the bond strength of an adhesive system to dentin after collagen removal.
Ernst et al. Marginal adaptation of self-etching adhesives in Class II cavities.
JP7140765B2 (ja) 歯科用清掃材
JPH0141601B2 (pt)
Ishii et al. Bond strength to bovine dentin of a composite core build-up material combined with four different bonding agents
Nour Eldeen et al. Nanoleakage Evaluation of Nano-Filled Resin Composite using Different Adhesive Systems at Different Dentin Depth

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19940708

PC3A Transfer or assignment

Free format text: 960325 HERAEUS KULZER GMBH & CO. KG DE

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20030131