PT90913B - Processo para a preparacao de derivados acido monocarboxilico, de resinas epoxi a base de compostos aromaticos - Google Patents

Processo para a preparacao de derivados acido monocarboxilico, de resinas epoxi a base de compostos aromaticos Download PDF

Info

Publication number
PT90913B
PT90913B PT90913A PT9091389A PT90913B PT 90913 B PT90913 B PT 90913B PT 90913 A PT90913 A PT 90913A PT 9091389 A PT9091389 A PT 9091389A PT 90913 B PT90913 B PT 90913B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
epoxy
carbon atoms
group
independently
acid
Prior art date
Application number
PT90913A
Other languages
English (en)
Other versions
PT90913A (pt
Inventor
Michael B Cavitt
Original Assignee
Dow Chemical Co
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from US07/210,065 external-priority patent/US4855385A/en
Priority claimed from US07/210,050 external-priority patent/US4855366A/en
Application filed by Dow Chemical Co filed Critical Dow Chemical Co
Publication of PT90913A publication Critical patent/PT90913A/pt
Publication of PT90913B publication Critical patent/PT90913B/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08GMACROMOLECULAR COMPOUNDS OBTAINED OTHERWISE THAN BY REACTIONS ONLY INVOLVING UNSATURATED CARBON-TO-CARBON BONDS
    • C08G59/00Polycondensates containing more than one epoxy group per molecule; Macromolecules obtained by polymerising compounds containing more than one epoxy group per molecule using curing agents or catalysts which react with the epoxy groups
    • C08G59/02Polycondensates containing more than one epoxy group per molecule
    • C08G59/04Polycondensates containing more than one epoxy group per molecule of polyhydroxy compounds with epihalohydrins or precursors thereof
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08GMACROMOLECULAR COMPOUNDS OBTAINED OTHERWISE THAN BY REACTIONS ONLY INVOLVING UNSATURATED CARBON-TO-CARBON BONDS
    • C08G59/00Polycondensates containing more than one epoxy group per molecule; Macromolecules obtained by polymerising compounds containing more than one epoxy group per molecule using curing agents or catalysts which react with the epoxy groups
    • C08G59/14Polycondensates modified by chemical after-treatment
    • C08G59/1433Polycondensates modified by chemical after-treatment with organic low-molecular-weight compounds
    • C08G59/1438Polycondensates modified by chemical after-treatment with organic low-molecular-weight compounds containing oxygen
    • C08G59/1455Monocarboxylic acids, anhydrides, halides, or low-molecular-weight esters thereof

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Medicinal Chemistry (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Emergency Medicine (AREA)
  • General Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Epoxy Resins (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)
  • Treatments For Attaching Organic Compounds To Fibrous Goods (AREA)
  • Phenolic Resins Or Amino Resins (AREA)

Description

PROCESSO PARA A PREPARAÇÃO DE DERIVADOS ÁCIDO MONOCARBOXlLICO, DE RESINAS EPOXI Á BASE DE COMPOSTOS AROMÁTICOS.
os componentes (A) e (8) se encontrem presentes em quantidades que proporcionam uma proporção de grupos acido carbo xilico, por grupo epóxido de 0,01:1 até 0,2:1.
produto é útil para a preparação de revestimentos, de encapsulações, de moldagens, de laminados e de outros idênticos.
-30 invento em consideração diz respeito a resinas epoxi modificadas. Ele diz respeito, particularmente a resinas de polièter-poliepoxi à base de grupos aromáticos modificados por ácidos monocarboxilicos, de modo a reduzirse a viscosidade da resina.
As resinas epoxi tem sido empregadas para se prepararem os revestimentos, as encapsulações, as moldagens, os laminados e outros idênticos. Contudo, em muitas aplicações, elas são administrados a partir de solventes orgânicos. £ desejável, sob o ponto de vista relativo ao ambiente, reduzir a viscosidade da resina epoxi, de modo a reduzir-se a quantidade do solvente orgânico necessário, para se alcançar a viscosidade da administração desejada. Um proces-so, para se reduzir a viscosidade das composições dos revestimentos de resina, epoxi, e empregar-se um aditivo de viscosidade reduzida. Em muitas circunstancias, estes aditivos sao dispendiosos, e, em algumas circunstâncias, eles podem ser agentes de sensibilização da pele.
Seria, por isso, desejável haver meios de alternativa, para se reduzir a viscosidade das resinas de ep oxi.
invento em consideração proporciona, por isso, um processo de alternativa, para a redução da visco sidade das resinas epoxi.
Um objectivo do invento em consideração diz respeito a um aduto de (a), pelo menos, um éter poliglicidílico de um composto contendo uma média de mais do que um grupo de hidroxilo fenólico, por molécula, e (B), pelo menos, um ácido monocarboxílico alifático, contenda de 6 a 18 átomos de rarbona, por molécula; em que os componentes (a) e (B) se encontram presentes em quantidades que proporcionem uma proporção de grupos ácidos carboxílico, por grupo epóxido, de 0,01:1 até cerca de 0,2:1.
-4Um outro objectivo do invento em consideração diz respeito a um aduto de (A), pelo menos, um éter poligíicidilico de (1) um composto contendo uma média de mais do que um grupo de hidroxilo, por molécula, e, também, pelo menos, um cicloalcadieno ou um oligémero de um cicloal cadieno, por molécula, ou (2) um composto, representado pela fórmula HO-(A-Y-) -A-OH, em que cada A é, independentemente, um grupo hidrocarbilo bivalente, tendo de 2 a 6 atomos de carbono; cada Y, independentemente, é -S- ou -S-S-; e n tem um valor de 1 a 11; e de (B), pelo menos, um ácido monocarboxilico alifático, contendo de 6 a 18 átomos de car bono, por molécula; em que os componentes (a) e (B) se encontram presentes em quantidades que proporcionem uma proporção de grupos do acido carboxílico, por grupo de epoxido de 0,01:1 até 0,2:1.
Um outro objectivo do invento em consideração diz respeito a uma composição termostavel, compreen dendo o aduto mencionado no precedente e uma quantidade de cura de um agente de cura adequado, pra esse efeito.
Um outro objectivo do invento em consideração diz respeito ao produto curado, resultante de se submeter a composição termostavel, mencionada no precedente, a condi çõ es suficientes para se efectuar a sua cura.
Um outro objectivo do invento em consideração diz respeito a um processo para a preparaçao de uma resina epoxi, com uma viscosidade reduzida, o qual compreen de a reacçi de um eter poligíicidilico de um composto conten do uma média de mais do que um grupo hidroxilo, por molécula com um ácido monocarboxilico alifático, tendo de 6 a 18 átomos de carbono.
-5Os adutos do invento em consideração podem ser preparados fazendo reagir a resina epoxi, componente (A), com o ácido monocarboxílico, componente (B), a uma temperatura adequada de 110°C a 190°C, mais adequadamente de 140°C a 185°C, mais adequadamente de 155°C a 1BO°C e o mais adequadamente de 150°C a 175°C, durante um tempo suficiente para se completar a reacção desejada, o qual é, adequadamente, de 0,5 a 3 horas, mais adequadamente de 1 a 2 horas, e o mais adequadamente de 1 a 1,5 horas. Ά temperaturas mais baixas, exigem-se tempos de reacção mais prolonga dos, enquanto que, às temperaturas mais elevadas, se exigem tempos de reacçao mais curtos, para se completar a reacção.
A temperaturas acima de 190°C e a tempos de reacção mais pro longados, podem surgir reacçdes indesejáveis, tais como as divulgadas por Karel Dusek (Editor), em Epoxi Resins and Composites III , Advances in Polymer Science, Vol.78, pp 1-59 (1985), e Libor Natejka, Svatopluk Pokomy e Karel Dusek em Netuork Formation Involving Epoxy and Carboxyl Groups (Course of the fflodel Reaction Monoepoxide-Monocarbonic Acid) Polymer Bulletin , Vol.7, pp 123-128, (1982). A temperatu ras inferiores a 118°C, o tempo da reacçao torna-se mais lon go, o que pode tornar-se inconveniente. A reacção pode ser conduzida a qualquer pressão adequada, de subatmosfária a superatmosférica ; nao obstante, a pressão atmosférica é a preferida.
A resina epoxi e o ácido monocarboxílico são empregados em quantidades que proporcionem uma proporção p € de equivalente do acido carboxilico para o equivalente do epoxido, adequadamente de 0,81:1 até 0,2:1, mais adequadamente de 0,02:1 até 0,15:1 e o mais adequadamente de 0,03:1 até 0,1:1.
Se for desejado, a reacçao pode ser conduzida na presença de um catalisador adequado, para conduzir a reacção entre um grupo de epoxi e um grupo de ácido carboxílico. Estes catalisadores adequados incluem, por exemplo, os compostos fosfònio, aminas terciárias, e outros idênticos.
Os catalisadores de aminas terciárias adequados incluem, por exemplo, a trietilamina, a tributilami na, a benzildimetilamina , o tris(dimetilaminometil )fenol, a dimetiletanolamina, a n-metilmorfolina, e as suas combinações.
Os compostos fosfònio adequados incluem, por exemplo, os divulgados por Dante et al, na Patente NS 3.477.990, dos Estados Unidos da America, por Perry na Paten te Canadiana Na 893.191, e na Patente Ns 3.948.855, dos Esta dos Unidos da America, e por Tyler Ounior et al, na Patente Ns 4.355.295, dos Estados Unidos da America. Os catalisadores de fosfònio, particularmente adequados, incluem, por exemplo, o complexo de acetato de etil-trifenil-fosfònio.áci* P do acético, o cloreto de etil-trifenil-fosfonio, o iodeto de etil-trifenil-fosfonio, o fosfato de etil-trifenil-fosfonio, etilo, o complexo de acetato de tetrabutil-fosfônio.ácido acêtico, o cloreto de tetrabutil-fosfónio, o iodeto de tetrabutil-fosfónio, o fosfato de tetrabutil-fosfónio, e as suas combinações
A quantidade do catalisador a ser empregado é a quantidade que, efectivamente, catalisará a reacção entre a resina epoxi e o acido monocarboxilico. A quantidade específica do catalisador dependerá dos reagentes específicos e do catalisador a ser empregado. De um modo geral, o catalisador è empregado em quantidades adequadas de 0,0002 a 0,004, mais adequadamente de 0,0004 a 0,002, e o mais adequadamente de 0,0005 a 0,001, de mole do catalisador, por equivalente do epóxido.
Os ácidos monocarboxilicos alifáticos adequados, que podem ser empregados nesta Memória Descritiva, incluem os representados pela Fórmula I, que se segue:
II
Fórmula I
Ra-C-OH em que R e um grupo hidrocarboneto alifatico monovalente, que tem, adequadamente, de 5 a 17, mais adequadamente de 5 a 15, mais adequadamente de 7 a 14, e o mais adequadamente de Θ a 13, átomos de carbono. Os ácidos monocarboxilicos, especialmente adequados, incluem por exemplo, o ácido hexanoico, o acido heptanoico, o acido octanoico, o acido pelar gónico (ácido nonanóico), o ácido decanáico, o ácido láurico (ácido dodecanáico), o ácido miriático (ácido tetradecanôico), o ácido pentadecanóico, e as suas combinações.
As resinas epoxi aromáticas adequadas, que podem ser empregadas, nesta Memória Descritiva, incluem os éteres poliglicidilicos de compostos aromáticos contendo ** f hidroxilo, por exemplo, os eteres diglicidilicos de compostos di-hidroxi-aromáticos, os éteres poliglicidilicos de re sinas fenol-aldeido-novolac ou de resinas fenol-aldeido-novolac substituídas, os éteres diglicidílicos de fenolciclopentadieno ou de fenolciclopentadieno substituído, ou oligó meros de resinas de ciclopentadieno e os éteres glicidiliλ
-8cos polióis diòis contendo enxofre. As resinas epoxi, particularmente adequadas incluem as representadas pelas Formulas II, III, IV e V, VI e VII, que se seguem:
fORMULAIi
I!
\
-10FUIIHULA IV
em que cada A è, independentemente, um grupo hidrocarbilo bivalentes, tendo, adequadamente, de 1 a 12, mais adequadamente de 1 a 6, e o mais adequadamente de 1 a 4, átomos de carbono, -S-, -S-S-, -SO-, -SO2-, -CO- ou -0-; cada R è, independentemente, hidrogénio ou um grupo alquilo tendo de 1 a 4 átomos de carbono; R’ ê hidrogénio ou um grupo hidrocarbilo tendo adequadamente de 1 a 12, mais adequadamente de Γ a 6, e o mais adequadamente de 1 a 4, átomos de carbono; cada X é, independentemente, hidrogénio, um grupo hidrocarbi lo ou hidrocarbiloxi tendo adequadanente de 1 a 12, mais ade quadamente de 1 a 6, e o mais adequadamente de 1 a 4, átomos de carbono, ou um átomo de halogenio, de preferência cloro ou bromo; m tem um valor médio adequado de 0,001 a 3, mais a dequado de 0,1 a 2, e 0 mais adequado de 1 a 2; m’ tem um va lor àédio adequado de 0,001 a 3, mais adequado de 0,1 a 2 e o mais adequado de 1 a 2; n tem um valor de zero ou de 1; n’ tem um valor medio adequado de zero a 0,5, mais adequado de 0,01 a 0,2 e o mais adequado de 0,01 a 0,1;
-13FORMULA VI
Ο / \
H2c - C-CH2O — (A'-Y)n-A'
R
O / \
- OCH2 - c —ch2 I
R
FORMULA VII
em que cada A’ e, independentemente, um grupo hidrocarbilo biualente, tendo, adequadamente, de 2 a 6, mais adequadamente de 2 a 5, e o mais adequadamente de 2 a 4, átomos de carbono; cada R é, independentemente, hidrogénio ou um grupo alquilo tendo de 1 a 4 átomos de carbono, de preferência hidrogénio ou metilo, e com a maior preferência hidrogénio; ca da X’ é, independentemente, hidrogénio, um grupo hidrocarboneto alifático contendo de 1 a 6 átomos de carbono, ou um ha logénio, de preferência cloro ou bromo; cada Y é, independen temente, -S- ou -S-S-; n, adequadamente, tem um valor de 1 a 11, mais adequadamente de 1 a 7, e o mais adequadamente de 1 a 5; n’’, adequadamente, tem um valor de zero a 4, mais adequadamente de 1 a 3, e o mais adequadamente de 1 a 2; e n’
-14tem um valor adequado de 1 a 4, mais adequado de 1 a 3, e o mais adequado de 1 a 2.
termo nhidrocarbilo, tal como o empregado nesta Memória Descritiva, designa quaisquer grupos * ♦· e alifaticos, cicloalifaticos, aromáticos, alifaticos substituidos com arilo ou cicloalifaticos substituídos com arilo, ou aromáticos substituídos com alifaticos ou cicloalifaticos. Os grupos alifaticos podem ser saturados ou não saturados.
De igual modo, o termo hidrocarbiloxi” designa um grupo hidrocarbilo, tendo uma ligação oxigénio entre ele e o composto ao qual ele está ligado.
As resinas epoxi, particularmente adequadas, incluem, por exemplo, os éteres diglicidílicos de fenáis di-hídricos, tais como, por exemplo, os éteres diglicidílicos de bisfenol A, de bisfenol F, de bisfenol K, de di-hidroxi-bifenil (bifenol), e os éteres diglicidilicos, representados pela fórmula UI.
As resinas epoxi sao preparadas, adequadamente, por processos conhecidos para a preparação das resinas epoxi, a partir de um composto contendo grupos de hidroxilo, reagindo um tal composto com uma epi-halidrina, na presença de um catalisador adequado, e reagindo o étes (digo éter) de halirina intermediário resultante, com uma substancia actuando como uma base, tal como um hidróxido de metal alcalino.
Quando o grupo hidroxilo é um grupo de hidroxilo alifático, o catalisador é, adequadamente, um ácido de Leuis, tal como, por exemplo, o cloreto estãnico, o tri-15fluoreto de boro, as suas combinações e outros idênticos. Quando o grupo de hidroxilo ê um grupo de hidroxilo aromatico, o catalisador e, adequadamente, uma amina terciaria, um composto de amonio, um composto de fosfonio, uma fosfina, ou outro idêntico. Tais catalisadores, particularmente adequados, incluem, por exemplo, o cloreto de benzil-trimetil-amónio, o hidróxido de sódio, o hidróxido de potássio, e as suas combinações.
As resinas epoxi, representadas pelo hidróxido de sódio, hidróxido de potássio, Formula VII, podem ser preparadas pelos processos divulgados pela Patente N8 4.200.680, dos Estados Unidos da America.
Os adutos das resinas epoxi, do invento em consideração, podem ser curados com qualquer agente de cu ra adequado, para as resinas epoxi, incluindo, por exemplo, as poliaminas primárias e secundárias, os ácidos carboxilicos e os seus anidridos, os ácidos de Leuis, os compostos contendo hidroxilo fenolicos, as guanidinas, as biguanidas, as poliamidas, e as suas combinações. Os agentes de cura, particularmente adequados, incluem, por exemplo, a etilenodiamina, dietilenotriamina, a trietilenotetramina, o ácido adípico, o acido fosfórico, a dicianodiamida, o diaminociclo -hexano, e as suas combinações. Os agentes de cura são empre gados em quantidades que, efectivamente, curem a composição, que contem o aduto de resina epoxi. Estas quantidades dependem do aduto das resinas epoxi específicas e do agente de cu ra empregado; não obstante, quantidades adequadas incluem, por exemplo, de 0,6 a 1, mais adequadamente de 0,8 a 1, e o mais adequadamente 1 equivalente do agente de cura, por equi valente de epoxi, para os agentes de cura que curam pela reacçao com o grupo de epoxi da resina de epoxi. 0 Manual das
Resina de Epoxi, por Lee e Neville, McGrauHill, 1967, contém diversos debates, respeitantes à cura das resinas de epoxi, bem como uma compilação dos agentes de cura adequados.
Se for desejado, as composições termostàveis do invento em consideração podem ser combinadas com outras substâncias, tais como os solventes ou os diluentes, os agentes de enchimento, os pigmentos, os corantes, os modificadores do fluxo, os agentes espessantes, os agentes de reforço, os agentes de retardamento ou de supressão do fogo, e as suas combinações.
Estes aditivos sao adicionados em quantidades equivalentes funcionalmente, por exemplo, os pigmentos e/ou os corantes são adicionados em quantidades que proporcionem a composição com a cor desejada; nao obstante, eles sao empregados, adequadamente, em quantidades de 5 a 50, mais adequadamente de 5 a 40, e o mais adequadamente de 10 a 40 % em peso, baseado no peso combinado da resina de epoxi e do a gente de cura.
Os solventes, ou os diluentes, que podem ser empregados, nesta Memória Descritiva, incluem, por exemplo, os hidrocarbonetos, as cetonas, os éteres de glicol, os acetatos de éter de glicol, e as suas combinações. Os solventes, ou os diluentes, particularmente adequados, incluem, por exemplo, o tolueno, o benzeno, o xileno, a metil-etil-cetona, a metil-isobutil-cetona, o éter metilico de dietileno-glicol, o éter metilico de dipropileno-glicol, o eter metilico de pro pileno-glicol, o acetato de éter e metilico de dietileno-glicol, o acetato de éter metilico de dipropileno-glicol, o acetato de eter metilico de propileno-glicol, e as suas combina-17çoes.
Os modificadores, tais como os agentes de espessamento, os modificadores do fluxo e outros idênticos, podem ser empregados, adequadamente, em quantidades de 0,05 a 3, mais adequadamente de 0,1 a 3, e o mais adequadamente de 0,1 a 2, por cento, em peso, baseado no peso combinado da resina epoxi e do agente de cura.
As substancias de reforço, que podem ser empregadas, nesta Memória Descritiva, incluem as fibras natu rais e sintéticas, na forma de tecido, de entrançado, de monofilamento, de multifilamento, de fibras recortadas e outras idênticas. As substâncias de reforço adequadas incluem o vidro, as cerâmicas, o nylon, a seda artificial, o algodão a aramida, a grafite, e as suas combinações.
Os agentes de enchimento adequados, que podem sa? empregados nesta Memória Descritiva, incluem, por exemplo, óxidos inorgânicos, carbonatos inorgânicos, microesferas de plástico, microesferas de vidro, argila, areia, saibro e es suas combinações.
Os agentes de enchimento podem ser empre gados em quantidades adequadas de 5 a 50, mais adequadamente de 5 a 40, e o mais adequadamente de 10 a 40, por cento, em peso, baseado no peso combinado da resina de epoxi e do agen te de cura.
Os adutos das resinas epoxi do invento
-18em consideração podem ser formulados para emprego em tais aplicações como, por exemplo, a pavimentação, a fusão, a moldagem, os adesivos, o enchimento de recipientes, a bobinagem de filamentos, a encapsulação, os laminados estruturais e eléctricos, os compósitos, os revestimentos e outros identi cos.
Os exemplos que se seguem, sao elucidativos do invento em consideração.
Os componentes que se seguem, foram empre gados nos Exemplos.
RESINA EPOXI A é um éter diglicidilico de bisfenol A, tendo um EEU de 182,6 e uma viscosidade de 7.959 cks (0,007959 m2/s), a 25°C.
RESINA EPOXI B è um éter diglicidilico de bisfenol A, tendo um EEU de 181 e uma viscosidade de 7.755 cks (0,007755 m2/s) a 25°C.
RESINA EPOXI 0 é um éter diglicidilico de bisfenol A, tendo um EEU de 180 e uma viscosidade de 7.963 cks (0,007963 m2/s) a 25°C.
RESINA EPOXI D ê um éter diglicidilico de resina de fenol-formaldeido (bisfenol F) com uma média de grupos funcionais epoxi de 2, ten do um EEU de 160 e uma viscosidade de 947 cks (0,000947 m2/s), a 25°C.
RESINA EPOXI E é um éter glicidilico de resina de nouolaco de fenol-formaldeído, com uma média
de grupos funcionais epoxi de 3,6, tendo um EEU de 178,5 e uma viscosidade de 2735 cps (2,735 Pa.s), a 70°C.
RESINA EPOXI F é um éter diglicidílico de uma resina de fenol-diciclopentadieno, tendo uma media de grupos funcioanis epéxido de 2,2, um peso equivalente de epéxido (EEU) de 233,7 e uma viscosidade de 1528 cps (1,528 Pa.s), a 85°C.
RESINA EPOXI G e um eter diglicidilico de dipropileno- -glicol tendo um EEU de 191,2 e uma vis2 cosidade de 40,5 cks (0,0000405 cm /s), a 25°C.
RESINA EPOXI H é um éter diglicidílico de polipropileno -glicol, tendo um EEU de 316,2 e uma vis 2 cosidade de 70,1 cks (0,0000701 cm /s), 25°C.
RESINA EPOXI I é um éter diglicidílico de tiodiglícol, tendo um EEU de 117 e uma viscosidade de 26 cks (0,000026 cm2/s), a 25°C.
CATALISADOR A é uma solução de 70 por
cento, em peso, de um complexo de acetato de etil trifenol-fosfónio.acido acético, em metanol.
20EXPERIENOIA COMPARATIVA A.
A um recipiente de reacção, equipado com um purificador de azoto, um agitador, um controlo de temperatura e um condensador, foram adicionados 195,7 gramas (1,0717 equivalentes de epoxi) de RESINA DE EPOXI A e 4,3 gramas (0,0716 equivalentes de carboxilo) de ácido acético cristalizado. 0 conteúdo foi, em seguida, aquecido a 95°C, após o que se adicionou 0,4 grama (0,0007 mole) do CATALISADOR A. Aumentou-se a temperatura até 110°C, a qual se manteve durante 1,6 horas. 0 composto resultante apresentou uma percentagem de epóxido de 21,1 e uma viscosidade de 13. 249 cks (0,013249m /s) a 25°C.
EXPERIÊNCIA COMPARATIVA B.
A um recipiente de reacção, equipado com um purificador de azoto, um agitador, um controlo de temperatura e um condensador, adicionaram-se 484,45 gramas (2,6765 equivalentes de epoxi) de RESINA DE EPOXI B e 15,55 gramas (0,1771 equivalentes de carboxilo) de acido butirico. 0 conteudo foi, em seguida, aquecido a 90 , apos o que se adicionou 0,88 grama (0,0015 mole) do CATALISADOR A. Aumentou-se a temperatura a 140°C, a qual se manteve durante 1,25 horas. 0 composto resultante apresentou uma percentagem de epõxido de
21,79 e uma viscosidade de 8524 cks (0,008524 m^/s), a 25°C.
EXPERIÊNCIA COMPARATIVA C.
A um recipiente de reacçao, equipado com um purificador de azoto, um agitador, um controlo de tempera-21-
tura e um condensador, foram adicionados 481,45 gramas (2,6599 equivalentes de epoxi) de RESINA DE EPQXI B e 18,6 gramas (□,1567 equivalentes decarboxilo) do ãcido hexanôico. 0 conteú do foi, em seguida, aquecido a 90°, apôs o que se adicionou 0,87 grama (0,0015 mole) do CATALISADOR A. Aumentou-se a tempe ratura até cerca de 1BO°C, a qual se manteve durante 1 hora.
composto resultante apresentou uma percentagem de epòxido de 21,65 e uma viscosidade de 7.B99 cks (0,007899 m2/s), a 25°C.
EXPERIÊNCIA COMPARATIVA D.
A um recipiente de reacção, equipado com um purificador de azoto, um agitador, um controlo de temperatura e um condensador, foram adicionados 472,15 gramas (2,6086 equivalentes de epoxi) de RESINA DE EPOXI B e 27,8 gramas (0,1084 equivalente de carboxilo) de ácido palmitico (ácido hexadecanòico). 0 conteúdo foi, em seguida, aquecido a 90°0, apôs o que se adicionou 0,86 grama (0,0015 mole) do CATALISADOR A. Aumentou-se a temperatura a 180°C, a qual se manteve durante 1 hora. 0 composto resultante apresentou uma percentagem de epóxido de 21,4 e uma viscosidade de 11.840 cks (0,011840 m2/s), a 25°C.
EXPERIÊNCIA COMPARATIVA E.
A um recipiente de reacçao, equipado com um purificador de azoto, um agitador, um controlo de temperatura e um condensador, foram adicionados 462 gramas (2,5525 equivalentes de epoxi) de RESINA DE EPOXI B e 38 gramas (0,1336 equivalente de carboxilo) de ácido esteárico (acido octadecanòico). 0 conteúdo foi, em seguida, aquecido a 100°C, após o que se adicionou 0,4 grama (0,0007 mole) do CATALISADOR A. Au-22mentou-se a temperatura a 180°C, a qual se manteve durante 1 hora. 0 composto resultante apresentou uma percentagem de epõxido de 21,5 e era um sólido a 25°C.
EXPERIÊNCIA COflPARATIUA F.
A um recipiente de reacção, equipado com um purificador de azoto, um agitador, um controlo de temperatura e um condensador, foram adicionados 100 gramas (0,625 equivalente de epoxi) de RESINA DE EPOXI D e 1,78 gramas (0,0297 equivalente de carboxilo) de ácido acético cristaliza do. 0 conteúdo foi, em seguida, aquecido a 90°C, após o que se adicionou 0,15 grama (0,0003 mole) do CATALISADOR A. Aumen tou-se a temperatura a 110°C, a qual se manteve durante 2 horas. 0 composto resultante apresentou uma percentagem de epo2 xido de 25,1 e uma viscosidade de 1.256 cks (0,001256 m /s), a 25°C.
EXPERIÊNCIA COMPARATIVA C.
A um recipiente de reacção, equipado com um purificador de azoto, um agitador, um controlo de temperatura e um condensador, foram adicionados 100 gramas (0,625 equivalente de epoxi) de RESINA DE EPOXI D e 3,4 gramas (0,0292 equivalente de carboxilo) de ácido hexanoico. 0 conteúdo foi, em seguida, aquecido a 90°C, após o que se adicionou 0,15 grama (0,0003 mole) do CATALISADOR A. Aumentou-se a temperatura a 170°C, a qual se manteve durante 1 hora. 0 composto resultante apresentou uma percentagem de epóxido de 24,8 e uma viscosidade de 962 cks (0,000962 m2/s), a 25°C.
EXEMPLO 1.
A um recipiente de reacçao, equipado com com um purificador de azoto, um agitador, um controlo de temperatura e um condensador, foram adicionados 215,6 gramas (1,1978 equivalentes de epoxi) de RESINA DE EPOXI C e 12,9 gramas (0,0723 equivalente de carboxilo) de ácido heptanoico. 0 conteúdo foi, em seguida, aquecido a 90 C, apos o que se adicionou 0,3 grama (0,0005 mole) do CATALISADOR A. Aumentou-se a temperatura para 160°C, a qual se manteve durante 1 hora. 0 composto resultante apresentou uma percentagem de epoxi *
do de 21,5 e uma viscosidade de 7.836 cks (0,007836 m /s), a 25°C.
EXEMPLO 2.
A um recipiente de reacçao, equipado com um purificador de azoto, um agitador, um controlo de temperatura e um condensador, foram adicionados 478,95 gramas (2,6461 equivalentes de epoxi) de RESINA DE EPOXI B e 21 gramas(0,1456 equivalente de carboxilo) de acido octanoico. 0 conteúdo foi,
O * em seguida, aquecido a 90 C, apos o que se adicionou 0,86 grama (0,0015 mole) do CATALISADOR A. Aumentou-se a temperatura para 180°C, a qual se manteve durante 0,9 hora. 0 composto resultante apresentou uma percentagem de epóxido de 21,49 e uma viscosidade de 7.287 cks (0,007287 m^/s), a 25°C.
EXEMPLO 3.
A um recipiente de reacçao, equipado com um purificador de azoto, um agitador, um controlo de tempera-24tura e um condensador, foram adicionados 960 gramas (5,2574 equivalentes de epoxi) de RESINA DE EPOXI A e 40 gramas (0,253 equivalente de carboxilo) de ácido pelargónico. 0 conteúdo foi □ * em seguida, aguecido a 90 C, apos o que se adicionou 0,8 grama (0,0014 mole) do CATALISADOR A. Aumentou-se a temperatura para 180°C, a qual se manteve durante 2 horas. 0 composto resultante apresentou uma percentagem de epóxido de 21,2 e uma viscosi dade de 7.051 cks (0,007051 m^/s), a 25°C.
EXEMPLO 4.
A um recipiente de reacção, equipado com um purificador de azoto, um agitador, um controlo de temperatura e um condensador, foram adicionados 476,85 gramas (2,6345 equivalentes de epoxi) de RESINA DE EPOXI B e 23,2 gramas (0,1346 equivalente de carboxilo) de ácido decanóico. 0 conteúdo foi, em seguida, aquecido a 90°C, após o que se adicionou 0,86 grama (0,0015 mole) do CATALISADOR A. Aumentou-se a temperatura para 180°C, a qual se manteve durante 1 hora. 0 composto resultante apresentou uma percentagem de epóxido de
21,63 e uma viscosidade de 7.082 cks (0,007082 m^/s), a 25°C.
EXEMPLO 5.
A um recipiente de reacçao, equipado com um purificador de azoto, um agitador, um controlo de temperatura e um condensador, foram adicionados 3.253,6 gramas (17,9757 equivalentes de epoxi) de RESINA DE EPOXI B e 171 gramas (0,8537 equivalente de carboxilo) de ácido láurico. 0 conteúdo foi, em seguida, aquecido a 90°C, após o que se adicionaram 3 gramas (0,0051 mole) do CATALISADOR A. Aumentou-se
-25a temperatura para 160°C, a qual se manteve durante 0,9 hora.
composto resultante apresentou uma percentagem de epõxido de 21,5 e uma viscosidade de 6.Θ0Θ cks (0,006808 m^/s), a 25°C
EXEMPLO 6«
A um recipiente de reacção, equipado com um purificador de azoto, um agitador, um controlo de temperatura e um condensador, foram adicionados 473,5 gramas (2,6105 equivalentes de epoxi) de RESINA DE EPOXI B e 26,5 gramas (0,116 equivalente de carboxilo) de ácido miristico. 0 conteu do foi, em seguida, aquecida a 90°C, apôs o que se adicionou 0,86 grama (0,0015 mole) do CATALISADOR A. Aumentou-se a temperatura para 180°C, a qual se manteve durante 1 hora. 0 composto resultante apresentou uma percentagem de epôxido de 21,44 e uma viscosidade de 6.143 cks (0,006143 m^/s), a 25°C.
EXEMPLO 7.
A um recipiente de reacçao, equipado com um purificador de azoto, um agitador, um controlo de temperatura e um condensador, foram adicionados 212,1 gramas (1,1783 equivalentes de epoxi) de RESINA DE EPOXI C e 12,9 gramas (0,0533 equivalente de carboxilo) de ácido pentadecanóico. 0 conteúdo foi, em seguida, aquecido a 90°C, apôs o que se adicionou 0,3 grama (0,00D5 mole) do CATALISADOR A. Aumentou-se a temperatura para 160°C, a qual se manteve durante 1 hora. 0 composto resultante apresentou uma percentagem de epôxido de
Λ
21,4 e uma viscosidade de 6.270 cks (0,006270 m /s), a 25°C.
-26EXEMPLO 8.
A um recipiente de reacçao, equipado com um purificador de azoto, um agitador, um controlo de temperatura e um condensador, foram adicionados 100 gramas (0,625 equivalente de epoxi) de RESINA DE EPOXI D e 5,9 gramas (0,0285 equivalente de carboxilo) de ácido láurico. 0 conteúdo foi, em seguida, aquecido a 9D°C, após o que se adicionou 0,15 grama (0,0003 mole) do CATALISADOR A. Aumentou-se a temperatura para 170°C, a qual se manteve durante 1 hora. 0 composto resultante apresentou uma percentagem de epóxido de 24,1 e uma viscosidade de 903 cks (0,000903 m2/s), a 25°C.
EXEMPLO 9.
A um recipiente de reacção, equipado com um purificador de azoto, um agitador, um controlo de temperatura e um condensador, foram adicionados 100 gramas (0,625 equivalente de epoxi) de RESINA DE EPOXI 0 e 6,7 gramas (0,0294 equivalente de carboxilo) de ácido miristico. 0 conteúdo foi, em seguida, aquecido a 90°C, após o que se adicionou 0,15 grama (0,0003 mole) do CATALISADOR A. Aumentou-se a temperatura para 170°C, a qual se manteve durante 1 hora. 0 composto resul tante apresentou uma percentagem de epóxido de 24 e uma viscosidade de 901 cks (0,000901 m2/s), a 25°C.
EXEMPLO 10.
A um recipiente de reacção, equipado com um purificador de azoto, um agitador, um controlo de temperatu ra e um condensador, foram adicionados 212,2 gramas (1,1888
-27equivalentes de epoxi) de RESINA DE EPOXI E e 12,8 gramas (0,064 equivalente de carboxilo) de ácido láurico. 0 conteúdo foi, em seguida, aquecido a 90°C, após α que se adicionou 0,3 grama (0,0005 mole do CATALISADOR A. Aumentou-se a temperatura para 160°C, a qual se manteve durante 1 hora. 0 composto resul tante apresentou uma percentagem de epóxido de 21,5 e uma viscosidade de 1.908 cp (1,908 Pa’s), a 70°C.
TABELA I
RESUMO DA VISCOSIDADE
Ex empl0 o u EXPERIENCTA COMPARATIVA No. de Átomos de Carbono, no Acido VISCOSIDADE INICIAL VISCOSIDADE, APOS A REACÇÃO COM O ÁCIDO PERCEN- I TAGEM DA» ALTERAÇ/C
EXP . . COMP. A* 2 7959a .OO7959c 13249a .013249c 4-66.5
EXP. COMP. B* 4 7759^ .007759c 8524a .008524c + 9.9
EXP . COMP. C* 6 7759a .007759c 7899a .007899c + 1.2
EXP . COMP. D* 16 7759a .007759c 11840a .01 1840c + 52.9
EXP . COMP. E* 18 7759a .007759c Solid Solid N/De
EXP . COMP. F* 2 947a .000947c 1256a .001256c + 32.6
EXP . COMP. G* 6 947a .000947c 962a .000962c + 1.6
-28* a
b c
d e
Não θ um exemplo do inve Viscosidade determinada Viscosidade dete rmιn a d a Wetros2/segundo (m /s). Pascal-segundo (Pa s). N/D = Não determinado.
nto em consideração, a 25°C, em centistokes a 85°C, em centipoises (cks). (cps).
jEx empl0 o u
XPERIENCTAl (lOMPARATIVA
No. de Átomos de Carbono no
TABELA I (Continua jãol
RFSUflO DA VISCOSIDADE
VISCOSIDADE
INICIAL
VISCOSIDADE, APOS A REACÇÃO COM 0 ÁCIDO
PERCENTAGEM DA.I alteraçã:
Ácido
1 EX. 1 7 7963a .007963° 7836a .007836° -1.6
EX. 2 8 7755a .007755° 7287a .007287° -6.0
EX. 3 9 7959a .007959° 7051a . 00705 1° -11.4
EX. A 10 7755a .007755° 7082a .007082c -8.7
EX. 5 12 7755a .007755° 6808a .006808c -12.2
EX. 6 14 7755a .007755° 6 143a .006143° -20.8
EX. 7 15 7963a .007963° 6270a .006270c -14.5
EX. 8 12 947a .000947° 903a .000903° -4.6
EX. 9 14 947a .000947° 901a .000901c -4.9
EX. 10 12 2735b 2.735b 1908b 1.9084 -30.2
* Não è um exemplo do invento em consideração.
a Viscosidade determinada a 25°C, em centistokes (cks).
b Viscosidade determinada a 70°C, em centipoises (cps).
2 c Metros /segundo (m /s). d Pascal-segundo (Pa’s). e N/D - Nao determinado.
EXEMPLO 11
Painéis, revestidos com compostos do inuento em consideração, foram preparados pela maneira, que se segue. Os painéis foram reuestidos empregando-se uma barra de traçado número 50. Após o revestimento, o painel nao polido e não tratado, de aço laminado a frio, de dimensão 24 (0,63mm) x 12 polegadas x 4 polegadas (304,8mm x 101,6mm) , foi colocado num forno, a uma temperatura de 125°0, para a cura. Depois da cura, o revestimento foi testado, pela maneira seguinte. 0 revestimento foi cortado de um modo tal que se produziram 100 pedaços pequenos. Isto foi levado a efeito cortando-se segundo linhas horizontais e segundo linhas verticais, com as dimensões de 1,5 x l,5cm, na sua grandeza total. Registou-se a quantidade dos pedaços revestidos, que permaneceram. Quanto maior for a quantidade do revestimento que permanece, tanto melhor e o revestimento. Os resultados estão apresentados na Tabela II.
TABELA II
TESTE NS RESINA EMPREG. QUANT. RESINA (9) QUANT. AGENTE DE CURA (9) TEMPO DE CURA (min ) TESTE DA PARTE INFERIOR PERCENTAGEM D0 REVESTIMENTO QUE PERMANECEU.
1 * RESINA EPOXI C 8 1,08a 15b 55
2 EXEMPLO 7 8 8,97a 15b 83
± Nao e um exemplo do invento em consideração.
a Trietilenotetramina, com um peso equivalente de hidrogénio de amina de 24,3.
b Curado, durante 15 minutos, a 125°C.
EXPERIÊNCIA COMPARATIVA H.
A um recipiente de reacção, equipado com um purificador de azoto, um agitador, um controlo de temperatura e um condensador, foram adicionados 214 gramas (1,1192 equivalentes de epoxi) de RESINA DE EPOXI G e 11 gramas (0,0482 equivalente de carboxilo) de ácido mirístico. 0 conteúdo foi, em seguida, aquecido a 90°C, após o que se adicionou 0,3 grama (0,0005 mole) do CATALISADOR A. Aumentou-se a temperatura para 150°C, a qual se manteve durante 1 hora. 0 composto resultante apresentou uma percentagem de epóxido de 20,2 e uma viscosidade de 48,1 cks (0,0000481 cm^/s), a 25°C.
-31EXPERIÊNCIA COMPARATIVA I.
A um recipiente de reacçao, equipado com um purificador de azoto, um agitador, um controlo de temperatura e um condensador, foram adicionados 215,7 gramas (D,6822 equivalente de epoxi) de RESINA DE EPOXI H e 9,3 gramas (0,0408 equivalente de carboxilo) de ácido miristico. 0 conteúdo foi, em seguida, aquecido a 90°C, após o que se adicionou 0,3 grama (0,0005 mole) do CATALISADOR A. Aumentou-se a tempera tura para 160°C, a qual se manteve durante 1 hora. 0 composto resultante apresentou uma percentagem de epóxido de 12,2 e uma viscosidade de 77,6 cks (0,0000776 cm^/s), a 25°C.
EXEMPLO 12.
A um recipiente de reacção, equipado com um purificador de azoto, um agitador, um controlo de temperatura e um condensador, foram adicionadas 970 gramas (4,1507 equivalentes de epoxi) de RESINA DE EPOXI E e 30 gramas (0,1498 equivalente de carboxilo) de ácido láurico. 0 conteúdo foi, em seguida, aquecido a 90°C, após o que se adicionou 1 grama (0,0017 mole) do CATALISADOR A. Aumentou-se a temperatura para 160°C, a qual se manteve durante 1,17 horas. 0 composto resultante apresentou uma percentagem de epóxido de 17,1 e uma viscosidade de 1.318 cps (1,318 Pa*s), a 85°C.
EXEMPLO 13.
A um recipiente de reacção, equipado com um purificador de azoto, um agitador, um controlo de temperatura e um condensador, foram adicionados 953 gramas (4,0779 equivalentes de epoxi) de RESINA DE EPOXI A e 47 gramas (0,2346
equivalente de carboxilo) de ácido láurico. 0 conteúdo foi, em seguida, aquecido a 90°0, após o que se adicionou 1 grama (0,0017 mole) do CATALISADOR A. Aumentou-se a temperatura para 160°C, a qual se manteve durante 1,17 horas. D composto re sultante apresentou uma percentagem de epóxido de 16,7 e uma viscosidade de 1.163 cps (1,163 Pa.s), a 85°C.
EXEMPLO 14.
A um recipiente de reacção, equipado com um purificador de azoto, um agitador, um controlo de temperatura e um condensador, foram adicionados 930 gramas (3,9795 equivalentes de epoxi) de RESINA DE EPOXI F e 69 gramas (0,3445 equivalente de carboxilo) de ácido láurico. 0 conteóO f do foi, em seguida, aquecido a 90 C, apos o que se adicionou 1 grama (0,0017 mole) do CATALISADOR A. Aumentou-se a tempera tura para 160°C, a qual se manteve durante 1,17 horas. 0 composto resultante apresentou uma percentagem de epóxido de 15,6 e uma viscosidade de 1.045 cps (1,045 Pa.s), a 85°C.
EXEMPLO 15.
A um recipiente de reacção, equipado com um purificador de azoto, um agitador, um controlo de temperatu ra e um condensador, foram adicionados 899 gramas (3,8468 equivalentes de epoxi) de RESINA DE EPOXI E e 102 gramas (0,5092 equivalente de carboxilo) de ácido láurico. 0 conteúdo foi, em seguida, a quecido a 9D°C, apôs o que se adicionou 1 grama (0,0017 mole) do CATALISADOR A. Aumentou-se a temperatura para 160°C, a qual se manteve durante 1,17 horas. 0 composto resultante apresentou uma percentagem de epóxido de 14,3 e uma viscosidade de 805 cps (0,805 Pa.s), a 85°C.
-33EXEMPLO 16.
A um recipiente de reacção, equipado com um purificador de azoto, um agitador, um controla de temperatura e um condensador, foram adicionados 218,5 gramas (0,9349 equivalente de epoxi) de RESINA DE EPOXI F e 6,5 gramas (0,056 equivalente de carboxilo) de acido hexanòico. 0 conteúdo foi, em seguida, aquecido a 90°C, apòs o que se adicionou 0,3 grama (0,0005 mole) do CATALISADOR A. Aumentou-se a temperatura para 160°C, a qual se manteve durante 1 hora. 0 composto resultante apresentou uma percentagem de epòxido de 16,9 e uma viscosidade de 1.420 cps (1,420 Pa.s), a 85°C.
EXEMPLO 17.
A um recipiente de reacção, equipado com um purificador de azoto, um agitador, um controlo de temperatura e um condensador, foram adicionados 218 gramas (0,9328 equivalente de epoxi) de RESINA DE EPOXI F e 7 gramas (0,0538 equivalente de carboxilo) de ácido heptanóico. 0 conteúdo foi em seguida, aquecido a 90°C, após o que se adicionou 0,3 grama (0,0005 mole) do CATALISADOR A. Aumentou-se a temperatura para 160°C, a qual se manteve durante 1 hora. 0 composto resultante apresentou uma percentagem de epóxido de 17,1 e uma viscosidade de 1.345 cps (1,345 Pa.s), a 85°C.
EXEMPLO 18.
A'um recipiente de reacção, equipado com um purificador de azoto, um agitador, um controlo de temperatura e um condensador, foram adicionados 217,5 gramas (0,9307 equivalente de epoxi) de RESINA DE EPOXI F e 7,5 gramas(0,052
-34equivalente de carboxilo) de acido octanóico. 0 conteúdo foi, em seguida, aquecido a 90°C, apòs o que se adicionou 0,3 grama (0,0005 mole) do CATALISADOR A. Aumentou-se a temperatura para 160°C, a qual se manteve durante 1,25 horas. 0 composto resultante apresentou uma percentagem de epôxido de 17 e uma viscosidade de 1.365 cps (1,365 Pa.s), a 85°C.
EXEMPLO 19.
A um recipiente de reacção, equipado com um purificador de azoto, um agitador, um controlo de temperatura e um condensador, foram adicionados 216,7 gramas (0,9273 equivalente de epoxi) de RESINA DE EPOXI E e 8,3 gramas (0,0483 equivalente de carboxilo) de ácido decanòico. 0 conteúdo foi, em seguida, aquecido a 90°C, apôs o que se adicionou 0,3 grama (0,0005 mole) do CATALISADOR A. Aumentou-se a temperatura para 16o°C, a qual se manteve durante 1,2 horas.
composto resultante apresentou uma percentagem de epúxido de 16,9 e uma viscosidade de 1.275 cps (1,275 Pa.s), a 85°C.
EXEMPLO 20.
A um recipiente de reacçao, equipado com um purificador de azoto, um agitador, um controlo de temperatura e um condensador, foram adicionados 215,3 gramas (0,9213 equivalente de epoxi) de RESINA DE EPOXI F e 9,8 gramas (0,0429 equivalente de carboxilo) de ácido mirístico. 0 conteúdo foi, em seguida, aquecido a 90°C, após o que se adicionou 0,3 grama (0,0005 mole) do CATALISADOR A. Aumentou-se a temperatura para 160°C, a qual se manteve durante 1 hora. 0 composto resultante apresentou uma percentagem de epúxido de 16,8 e uma viscosidade de 1.143 cps (1,143 Pa.s), a 85°C.
-35EXEMPLO 21
A um recipiente de reacção, equipado com um purificador de azoto, um agitador, um controlo de temperatura e um condensador, foram adicionados 214,3 gramas (0,9159 equivalente de epoxi) de RESINA DE EPOXI E e 10,7 gramas (0,0377 equivalente de carboxilo) de ácido esteárico. 0 conteúdo foi, em seguida, aquecido a 90°0, após o que se adicionou 0,3 grama (0,0005 mole) do CATALISADOR A. Aumentou-se a temperatura para 150°C, a qual se manteve durante 1 hora. 0 composto resultante apresentou uma percentagem de epôxido de 16,6 e uma viscosidade de 1.093 cps (1,093 Pa.s), a 85°C.
EXEMPLO 22
A um recipiente de reacção, equipado com um purificador de azoto, um agitador, um controlo de temperatura e um condensador, foram adicionados 116,1 gramas (0,9923 equivalente de epoxi) de RESINA DE EPOXI I e 22,5 gramas (0,1125 equivalente de carboxilo) de acido lâurico. 0 conteúdo foi, em seguida, aquecido a 90°C, apòs o que se adicionou 0,3 grama (0,0005 mole) do CATALISADOR A. Aumentou-se a temperatura para 170°0, a qual se manteve durante 1 hora. 0 composto resultante apresentou uma percentagem de epôxido de 19,8 e uma viscosidade de 17 cks (0,000017 cm2/s), a 25°C.
A tabela III fornece um resumo da viscosidade das resinas de epoxi, antes e depois da reacção, com o ácido monocarboxílico.
-36TABELA III
RESUMO DA VISCOSIDADE
Exemplo ou Exp. Comp. Número de Átomos de Carbono VISCOSIDADE INICIAL VISCOSIDADE APOS A REACÇÃO COM 0 ACIDO Percentagem da al- tera- ção
Exp. Comp. H* 14 40.5a . 0000405c 48 . Ia . 000048 1c + 19-5
Exp. Comp. I* 14 70. la .0000701c 77.6a .0000776c + 10.7
EX. 12 12 15284 1.5284 1318b 1.3184 -13.7
EX. 13 12 1528b 1.5284 1 1 6 3b 1.1634 -23.9
EX. 14 12 1528b 1.5284 1045b 1.0454 -31.6
EX. 15 12 1528b 1.5284 805b .8054 -47.3
EX. 16 6 1528b 1.528d 1420b 1.4204 -7. 1
EX. 17 7 1528b 1.5284 1345b 1.3454 -11.9
EX. 18 8 1528b 1.5284 1365b 1.3654 -10.7
EX. 19 10 1528b 1.528d 1275b 1.2754 -16.7
EX. 20 14 1528b 1.5284 1 143b 1.1434 -25.2
EX. 21 18 1528b 1.528d 1093b 1.0934 -28.5
EX. 22 12 26a .000026c 17a .000017c -34.6
-37* Nao é um exemplo do invento em consideração.
a Viscosidade determinada a 25°C, em centistokes (cks).
b Viscosidade determinada a 85°C, em centipoises (cps). 2 2 c Metros /segundo (m /s).
d Pascal-segundo (Pa.s).
EXEMPLO 23
Painéis, revestidos com compostos do invento em consideração, foram preparados dissolvendo-se a resina em acetato de eter metílico de propileno-glicol para sólidos a 80%, e, em seguida, adicionando-se o agente de cura. Os painéis foram revestidos empregando-se uma barra de traçado número 50. Apôs o revestimento, o painel não polido e não tratado, de aço laminado a frio, de dimensão 24 (0,63 mm) x 12 polegadas x 4 polegadas (304,8 mm x 101,6 mm), foi colocado num forno, a uma temperatura de 125°C, para a cura. Depois da cura, o revestimento foi testado, pela maneira seguinte. 0 revestimento foi cortado de um modo tal que se produziram 100 pedaços pequenos. Isto foi levado a efeito cortando-se segundo linhas horizontais e segundo linhas verticais, com as dimensões de 1,5 x 1,5 cm, na sua grandeza total. Registou-se a quantidade dos pedaços revestidos, que permaneceram. Quanto maior for a quantidade do revestimento que premanece, tanto melhor ê o revestimento. Os resultados estão apresentados na Tabela IV.
TESTE NO. RESINA EMPílEGADA Quantidade resina ( g ) Quantidade solvai- Quantidade do agente de cura, , (g ) Tempo de cultura min . Teste da parte inferior, percentagem do revestimento nue per msrippp']
t e (g >
1* EPOXY ItESIN F 8 2 0.83’’ 15c 59
2 EXAMPLE 17 0 2 O.771 15c 80
3 EXAMPLE 20 0 2 O.761 ,5c 89
J| EXAMPLE 21 0 2 O.751 ,5c 86
5' EPOXY I1ESIN A 0 2 0.98<j 30c 76
6 EXAMPLE 17 0 2 0.9 1d 30c 0
7 EXAMPLE 20 8 2 O.891· 30c 100
8 EXAMPLE 21 8 2 O.88J 30e 89
-39* Náo è um exemplo do invento em consideração.
a 0 solvente é o acetato de eter metilico de propileno-glicol.
b Trietilenotetramina, com um peso equivalente de hidro génio de amina, de 24,3.
c Curado em 15 minutos, a 125°C.
d Diaminociclo hexano, com um peso equivalente de hidro gênio de amina, de 28,5.
e Curado em 30 minutos, a 125°C, e, em seguida, testado depois de 20 horas, â temperatura ambiente.

Claims (7)

  1. REIVINOICAÇOES lã - Processo para a preparação de um aduto de (A) pelo menos um éter poliglicidilico, de um com posto contendo uma media de mais do que um grupo de hidroxilo fenòlico por molécula, e de (B) pelo menos um ácido monocarbo xllico alifático contendo de 6 a 1Θ átomos de carbono por molécula; em que os componentes (A) e (B) se encontram presentes em quantidades que proporcionam uma proporção de grupos á eido carboxilico por grupo epôxido de 0,01:1 ate 0,2:1, sendo o referido aduto uma resina epoxi, com uma viscosidade reduzi da, caracterizado por compreender a reacção de um éter poligli cidílico, de um composto contendo uma media de mais do que um grupo de hidroxilo fenòlico, por molécula, com pelo menos, um ácido monocarboxílico alifático, contendo de 6 a 18 átomos de carbono, por molécula; ; em que os referidos éter poliglicidílico e o acido monocarboxílico alifático se encontrem presentes em quantidades que proporcionam uma proporção dos grupos acido carboxílico, por grupo epoxido, de 0,01:1 a 0,2:1.
  2. 2§ - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por (a) o componente (a) ser uma resina de epoxi, representada pelas fórmulas II, III, IV ou
    V:
    -41FORMULALI
    FORMULA 1Π / \ ll2C-C-CH2-0
    -(ΑΧ,-ίοΡθ / \
    C1I2-C —Cll2 n
    FOUMULA IV m' η (Χ>4
    Ο / \
    CII2-C-CH-z
    Wi
    0. » . 0 ♦ Cll2 1 ch2 1 /- c-η /C-n \ , 0 Cll2 ch2
    U
    FORMULA V
    -44em que cada A e, independentemente, um grupo hidrocarbilo bivalente tendo de 1 a 12 átomos de carbono, -S-, -S-S-, -S0-, -SO^-, -CO- ou -0-; cada R e, independentemente, hidrogénio ou um grupo alquilo tendo de 1 a 4 átomos de carbono; R’ ê hidrogénio ou um grupo hidrocarbilo tendo de 1 a 12 átomos de carbo no; cada X e, independentemente, hidrogénio, um grupo hidrocar bilo ou um grupo hidrocarbiloxi, tendo de 1 a 12 átomos de car bono, ou um átomo de halogénio ; m tem um valor médio de 0,001 a 3; m’ tem um valor médio de 0,001 a 3; n tem um valor de zero ou 1; n’ tem um valor médio de zero a 0,5.
  3. 3§ - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o éter poliglicidílico (A) ser (D um composto contendo uma media de mais do que um grupo hidroxilo por molécula e, também, pelo menos, um cicloalcadieno ou um oligémero de um cicloalcadieno por molécula, ou (2) um composto representado pela fórmula HO-(-A-Y-) -A-OH em que cada A é, independentemente, um grupo hidrocarbilo bivalente tendo de 2 a 6 átomos de carbono; cada Y, independentemente, é -S- ou -5-S-; e n tem um valor de 1 a 11.
  4. 4§ - Processo de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por (a) o componente (A) ser uma resina epoxi, representada pelas fórmulas II ου III, que se seguem:
    -45FORMULA II
    Ο / \
    H2C Ç — CH2O — (A ' -Y) n-A '—O CH2
    R
    O / \ c —ch2
    I
    R
    FORMULA III em que cada A* é, independentemente, um grupo hidrocarbilo bi valente, tendo de 2 a 6 átomos de carbono; cada Rn é, indepen dentemente, hidrogénio ou um grupo alquilo tendo de 1 a 4 áto mos de carbono; cada X* é, independentemBnte, hidrogénio, um grupo hidrocarboneto alifático contendo de 1 a 6 átomos de
    -46carbono, ou um halogènio; cada Y, independentemente, é -S- ou -S-S-; n tem um valor de 1 a 11; n tem um valor de zero a 4; n’ tem um valor de 1 a 4.
  5. 5^ - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o componente (B) ser um composto representado pela fórmula I, que se segue
    FORMULA I
    Ra-C-OH θ * * em que R e um grupo hidrocarboneto alifatico monovalente, tendo de 6 a 15 átomos de carbono; e (c) os componentes (A) e (B) serem empregados em quantidades que proporcionam uma proporção de equivalente do ácido carboxilico para equivalente de epbxido de 0,02:1 a 0,15:1.
  6. 6ã - Processo de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por:
    (a) o componente (A) ser um éter diglicidilico de bisfenol A, ou um éter diglicidilico de bisfenol F, um éter diglicidilico de um hidrocarboneto fenoldiciclopentadieno ou um éter diglicidilico de tiodiglicol, ou uma combinação deles; e (b) o componente (B) ser ácido làurico.
    -477§ - Processo para a preparação de uma composição termocurável, caracterizado por se incluir na referida composição (A) pelo menos um aduto da reivindicação 1 e (B) uma quantidade de cura de, pelo menos, um agente de cura adequado para o componente (A).
  7. 8^ - Processo para a preparaçao de um pro duto curado, caracterizado por se proceder à cura de uma composição contendo a composição termocurável da reivindicação 7
PT90913A 1988-06-22 1989-06-20 Processo para a preparacao de derivados acido monocarboxilico, de resinas epoxi a base de compostos aromaticos PT90913B (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US07/210,065 US4855385A (en) 1988-06-22 1988-06-22 Monocarboxylic acid derivatives of aliphatic based epoxy resins
US07/210,050 US4855366A (en) 1988-06-22 1988-06-22 Monocarboxylic acid derivatives of aromatic based epoxy resins

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT90913A PT90913A (pt) 1989-12-29
PT90913B true PT90913B (pt) 1995-03-01

Family

ID=26904757

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT90913A PT90913B (pt) 1988-06-22 1989-06-20 Processo para a preparacao de derivados acido monocarboxilico, de resinas epoxi a base de compostos aromaticos

Country Status (11)

Country Link
EP (1) EP0347793B1 (pt)
JP (1) JPH0251519A (pt)
KR (1) KR900000402A (pt)
AT (1) ATE134666T1 (pt)
AU (1) AU617190B2 (pt)
CA (1) CA1338614C (pt)
DE (1) DE68925758T2 (pt)
DK (1) DK310689A (pt)
ES (1) ES2083367T3 (pt)
NO (1) NO174932C (pt)
PT (1) PT90913B (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE68920108T2 (de) * 1988-10-14 1995-05-11 Dow Chemical Co Verfahren zur Herstellung von Epoxyharzen, die aliphatisches, nicht hydrolysierbares Chlorid enthalten.
JPH0625246B2 (ja) * 1989-01-18 1994-04-06 旭チバ株式会社 未硬化エポキシ樹脂の結晶化抑制方法
GB8907487D0 (en) * 1989-04-03 1989-05-17 Shell Int Research Polyglycidyl polyether resins and process for preparing the same
JP2870224B2 (ja) * 1991-06-19 1999-03-17 松下電器産業株式会社 音声認識方法
JP2746803B2 (ja) * 1992-12-11 1998-05-06 松下電器産業株式会社 音声認識方法
ZA9510782B (en) * 1994-12-21 1996-06-20 Shell Int Research Novel epoxy-functional hydroxy esters
US5741835A (en) * 1995-10-31 1998-04-21 Shell Oil Company Aqueous dispersions of epoxy resins
JP5668904B2 (ja) * 2008-09-18 2015-02-12 Jsr株式会社 液晶配向剤および液晶表示素子

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2759901A (en) * 1952-09-19 1956-08-21 Devoe & Raynolds Co Partial esters of epoxide resins
US3594341A (en) * 1968-06-24 1971-07-20 Hynek Bata Treating of agglomerates of cellulose particles and fibres
BE792705A (nl) * 1972-01-10 1973-06-14 Shell Int Research Werkwijze ter bereiding van epoxyharsesters
JPS5542093B2 (pt) * 1973-05-11 1980-10-28
JPS50101500A (pt) * 1974-01-10 1975-08-12
CA1230699A (en) * 1983-04-13 1987-12-22 Desoto, Inc. Epoxy esters and high solids thermosetting coatings
AU594934B2 (en) * 1984-12-04 1990-03-22 Dow Chemical Company, The Thermally stable thermoplastic resin
US4962163A (en) * 1989-01-17 1990-10-09 The Dow Chemical Company Vinyl ester resins containing mesogenic/rigid rodlike moieties
GB8907487D0 (en) * 1989-04-03 1989-05-17 Shell Int Research Polyglycidyl polyether resins and process for preparing the same

Also Published As

Publication number Publication date
DK310689A (da) 1989-12-23
DE68925758D1 (de) 1996-04-04
EP0347793A2 (en) 1989-12-27
DK310689D0 (da) 1989-06-22
NO892560L (no) 1989-12-27
PT90913A (pt) 1989-12-29
DE68925758T2 (de) 1996-10-02
KR900000402A (ko) 1990-01-30
CA1338614C (en) 1996-09-24
AU3675989A (en) 1990-01-04
ATE134666T1 (de) 1996-03-15
EP0347793B1 (en) 1996-02-28
EP0347793A3 (en) 1991-07-24
JPH0251519A (ja) 1990-02-21
NO174932B (no) 1994-04-25
ES2083367T3 (es) 1996-04-16
NO892560D0 (no) 1989-06-21
AU617190B2 (en) 1991-11-21
NO174932C (no) 1994-08-03

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US3523143A (en) Curing of epoxy resins with an acid terminated polyester and a polycarboxylic acid anhydride
JP2749876B2 (ja) エポキシ樹脂の安定な水性分散物、その製造方法およびその用途
BRPI1102649B1 (pt) Composição, e, compósito
PT90913B (pt) Processo para a preparacao de derivados acido monocarboxilico, de resinas epoxi a base de compostos aromaticos
DE2757323A1 (de) Thermoplastische copolyester
EP0025573B1 (en) Modified polyalkylene terephthalate compositions and their use for the production of shaped articles
US3689444A (en) Latent catalysts for one-component epoxy resin/anhydride compositions
US4722990A (en) Method for increasing the functionality of an epoxy resin
KR900016319A (ko) 폴리아미드 에폭시 에스테르 수지, 이의 제조방법 및 피복 조성물
Hajibeygi et al. Effects of phosphorus-containing aromatic polyamide and organo-modified hydroxyapatite nanoparticles on the thermal, combustion and mechanical properties of polyvinyl chloride
US4855366A (en) Monocarboxylic acid derivatives of aromatic based epoxy resins
AU712117B2 (en) Modified epoxy resins
US4855385A (en) Monocarboxylic acid derivatives of aliphatic based epoxy resins
US3006892A (en) Epoxide resin compositions
CN108485193B (zh) 一种可用于电子封装材料的阻燃型环氧树脂组合物及其制备方法
CN108485191B (zh) 一种具有优良阻燃性和阻燃耐久性的环氧树脂组合物及其制备方法
US4535103A (en) Coating composition
JPH0694496B2 (ja) 硬化性組成物
JPH03503062A (ja) モノイソシアネートでキャップされたエポキシ樹脂
US4481347A (en) Epoxy resins containing phosphorus
JPS587457A (ja) 被覆用樹脂組成物
JP3371476B2 (ja) ポリオールおよび被覆用樹脂組成物
US4657953A (en) Coating composition of polyol resin, isocyanate hardener and diluent
CA1333716C (en) Compositions prepared from dialkanolamines and triglycidyl ethers of trisphenols
US3334068A (en) Epoxide resin process

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19940816

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19970228