PT90275B - Comutador de escalas, em especial para um rele electronico temporizado - Google Patents

Comutador de escalas, em especial para um rele electronico temporizado Download PDF

Info

Publication number
PT90275B
PT90275B PT90275A PT9027589A PT90275B PT 90275 B PT90275 B PT 90275B PT 90275 A PT90275 A PT 90275A PT 9027589 A PT9027589 A PT 9027589A PT 90275 B PT90275 B PT 90275B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
fixing
scale switch
fixing pin
switch according
pin
Prior art date
Application number
PT90275A
Other languages
English (en)
Other versions
PT90275A (pt
Inventor
Karl-Dieter Friedrich
Gerd-L Metzner
Waldemar Maik
Original Assignee
Schleicher Relais
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Schleicher Relais filed Critical Schleicher Relais
Publication of PT90275A publication Critical patent/PT90275A/pt
Publication of PT90275B publication Critical patent/PT90275B/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01HELECTRIC SWITCHES; RELAYS; SELECTORS; EMERGENCY PROTECTIVE DEVICES
    • H01H19/00Switches operated by an operating part which is rotatable about a longitudinal axis thereof and which is acted upon directly by a solid body external to the switch, e.g. by a hand
    • H01H19/02Details
    • H01H19/10Movable parts; Contacts mounted thereon
    • H01H19/11Movable parts; Contacts mounted thereon with indexing means
    • H01H19/115Movable parts; Contacts mounted thereon with indexing means using molded elastic parts only
    • GPHYSICS
    • G04HOROLOGY
    • G04GELECTRONIC TIME-PIECES
    • G04G15/00Time-pieces comprising means to be operated at preselected times or after preselected time intervals
    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01CRESISTORS
    • H01C10/00Adjustable resistors
    • H01C10/14Adjustable resistors adjustable by auxiliary driving means

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Microelectronics & Electronic Packaging (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Switch Cases, Indication, And Locking (AREA)
  • Electronic Switches (AREA)
  • Relay Circuits (AREA)
  • Mechanisms For Operating Contacts (AREA)
  • Rotary Switch, Piano Key Switch, And Lever Switch (AREA)
  • Keying Circuit Devices (AREA)

Description

Descrição
A presente invenção refere-se a um comuta dor de escalas, em especial para um relé electránico temporiza do de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1.
Nos relês temporizados electrénicos prevêm-se , na tampa da caixa do relê temporizado, comutadores de escalas nela aplicados, com os quais podem, por exemplo, ajustar-se escalas de tempos diferentes e escalas de modos de funcionamento diferentes. Estes comutadores de escalas apresentam um elemento de ajustamento susceptível de ser actuado do exterior. O comutador proporciona um número predeterminado de posições de ligação que permite dispor de escalas de tempos e de modo de funcionamento diferentes.
Um comutador deste género é relativamente caro para o estado actual da técnica, que exige uma certa mini aturização, de modo que os custos de fabricação de um relé temporizado são também elevados.
A patente GB-A-2 130 796 descreve um comu tador de escalas que apresenta um casquilho formado numa parte
- 1 da própria caixa. 0 casquilho está dotado com três ranhuras longitudinais, de modo que resultam três segmentos de casquilho que levam na sua superfície interior sulcos. Dois dos segmentos encostam-se, cada um, a uma superfície respectiva da caixa. No interior do casquilho ranhurado ê montado rotativamente um rotor, que apresenta dentes de fixação que podem encaixar-se nos referidos sulcos. Quando o rotor se encontra entre as posições de fixação, o segmento do casquilho que não se encosta às superfícies da caixa está desviado para fora axial e radialmente, de modo que o rotor pode ser deslocado de uma posição de repouso para a outra. Evidentemente, a rotação do rotor só pode fazer-se numa extensão angular reduzida cerca de 90°, visto que as saliências de fixação ou esbarros chocam então contra os dois outros segmentos e as superfícies da caixa impedem um desvio.
objecto da presente invenção consiste em proporcionar um comutador de escalas, em especial para relês temporizados electrónicos, de acordo com o preâmbulo da reivindicação principal, que apresenta uma construção simples, é de montagem rápida e mais económico do que os comutadores de escalas usados na técnica actual.
Segundo a presente invenção, o problema resolve-se com comutadores com as características indicadas na parte de caracterização da reivindicação principal, em ligação com as características do preâmbulo.
Devido ao facto de o elemento de actuação ter a forma de uma cavilha de fixação contínua, que se encaixa directamente, com um ajuste por simples adaptação de formas, num elemento de comutação, e de se colocar na tampa um casquilho com cavidades de fixação, previstas na sua superfície peri férica interior, e que, em colaboração com a cavilha de fixação , proporciona posições de fixação bem determinadas do elemento de comutação, o comutador que tem de ser usado no estado
- 2 actual da técnica pode ser dispensado, de modo que se obtém uma construção de menores dimensões e se simplifica a montagem, podendo assim diminuir-se os custos de fabricação.
Por meio das disposições previstas nas reivindicações secundárias, são possíveis variantes vantajosas e aperfeiçoamentos.
Devido ao facto de o elemento de comutação ser um potenciómetro, utiliza-se um elemento de comutação muito económico, que pode ser fabricado em grandes quantidades sendo possível adicíonalmente dispor, em função das posições de fixação, de valores digitais de tensões para outros fins. .
Uma boa deformabilidade do invólucro é garantida pelo facto de a cavilha de fixação apresentar, numa parte do seu comprimento, antes da zona de fixação um diâmetro menor que o diâmetro interior do invólucro.
Mediante a previsão de uma cavidade que se estende a todo o comprimento do invólucro, enquanto as restantes cavidades que definem posições de fixação começam mais profundamente a partir da superfície superior da tampa, é proporcionado um meio auxiliar para a montagem do elemento de comutação, visto que a cavilha só se aplica ao elemento de comutação numa posição especial e portanto pode fazer-se um ajusta mento da posição do elemento de comutação. Devido aos degraus ou recortes cavados na superficie periférica interior do furo de passagem na extremidade das cavidades, a cavilha de fixação é montada no invólucro de maneira imperdível.
Uos desenhos anexos está representado um exemplo de realização da presente invenção, com referência aos quais vai a seguir fazer-se uma descrição pormenorizada da pre sente invenção. As figuras dos desenhos representam:
A fig. 1, uma vista do interior de uma tampa da caixa para um relé temporizado electrónico;
A fig. 2, duas vistas laterais da ca vilha de fixação;
A fig. 3» uma vista do invólucro com uma cavilha de fixação representada, em corte, na posi- 5 -
çâo de fixação; e
A fig. 4, um corte transversal da cavilha de fixação na zona de fixação da cavilha.
A tampa (1) representada na fig. 1 de uma caixa para um relé temporizado electrónico é conhecida em si e nâo necessita de ser descrita em pormenor. Em contraste com o estado actual da técnica, formaram-se no in terior da tampa (1) mangas ou invólucros (2,3), que servem para a recepção de cavilhas de fixação (4) representadas em pormenor na fig. 2. Como se vê na fig. 3, previram-se na superfície periférica interior dos invólucros (2,3) entalhes ou cavidades (5), que em secção transversal têm mais ou menos a forma semicircular. Previram-se oito destas cavidades (5) na periferia, as quais definem oito posições de fixação. Adicionalmente dispõe-se uma outra cavidade (6) que, como se descreve mais adiante, serve de meio auxiliar de montagem da cavilha (4), ou para o ajustamento da posição de um elemento de comutação que está engrenado com a cavilha de fixação de maneira justa por simples adaptação de formas. Esta cavidade (ó) estende-se a todo o comprimento dos invólucros (2,3), enquanto as cavidades de fixação (5) se encontram apenas na zona terminal dos invólucros (2,3) volta da para o interior do relé. As cavidades de fixação (5) terminam portanto num batente ou recorte cavado (7).
A cavilha de fixação (4) segundo a fig. 2 é formada por uma só peça e tem varias funções, servindo como elemento de ajustamento susceptivel de ser actuado de fora, como elemento de fixação e como elemento de transmissão do movimento de ajustamento efectuado de fo_ ra para o elemento de comutação. 0 elemento de comutação é, no presente exemplo de realização, um potenciómetro que se encontra numa placa de circuitos impressos e está montado de modo tal que o seu dispositivo de ajustamento é, nes_ te exemplo de realização, uma cava ou cavidade oposta ao
invólucro (2) ou (3). A cavilha de fixação (4) apresenta uma zona de fixação (9) e uma zona de encaixe (10). A zona ae ajustamento (8) é constituida por um flange (ll), no qual está disposta uma rannura (12) para receber o gume de uma chave de parafusos. Ao flange (ll) segue-se uma zona (13) em forma de cavilha que apresenta um diâmetro mais ou menos igual ao diâmetro interior dos invólucros (2,3)· Entre a zona (13) em forma de cavilha e a zona de fixação (9), a cavilha (4) está provida com uma peça (21) de menor diâmetro, para melhorar a defonmabilidade do invólucro, e á qual se segue a zona de fixaçao (9), estando esta zona de fixação (9) representada com mais pormenor na fig. 4. Na zona de fixação (9) está formada uma outra zona de prolongamento ^14) ern forma de cavilha, a que se segue a zona de encaixe (10) formada como um cutelo (15).
Este cutelo (15) encaixa-se no potenciómetro, nao representado, e pode portanto, através da cavilha (4), variar a resistência do potenciómetro, obtendo-se, devido ás posiçoes de fixaçao da cavilha de fixação (4) valores digitais fixos da resistência, através dos quais podem obter-se valores fixos diferentes de tensão.
Na fig. 4 esta representada a zona de fixação (9) da cavilha de fixação, que apresenta uma saliência de fixação (16). Evidentemente, é também possível que se prevejam várias saliências de fixação. A cavilha de fixação (4) tem na zona de fixação (9) uma secção transver sal rombica, de modo que o vértice que forma a saliência de fixação (16), bem como o vértice oposto á saliência de fixação (16), que forma a zona de apoio (17), são arredondados. 0 raio da saliência de fixação (16) é então menor que o da zona de apoio (17) e estã adapatado ao raio das cavidades semicirculares (5) dos invólucros (2,3). A medida da zona de fixação (8) é escolhida de modo tal que o comprimento entre o ponto médio da cavilha de fixação e a periferia exterior da saliência de fixação (16) é maior
- 5 bAD ORIGINAL
que o comprimento (18) entre o ponto médio da cavilha de fi xaçâo (4) e a superfície periférica exterior da zona de apoie (17). Este comprimento (18) é igual ao raio interior do furo de passagem dos invólucros (2,3). 0 diâmetro da peça (21), que se situa antes da zona de fixação é igual, por exemplo, ao comprimento entre os dois cantos em ângulo agudo da secção transversal rômhica. De preferência, o ângulo (19) na saliência de fixação (16) é de 36° e o ângulo (20) de 30°. Estas indicações sâo as escolhidas para o exnaplo de realização descrito, sendo evidentemente possíveis outras formas da zona de fixação (9) da cavilha de fixação (4).
modo de funcionaaento do comutador de escalas descrito é o seguinte:
Quando da montagem do comutador de escalas, introduz-se a cavilha (4), com a sua saliência de fixação (16), na cavidade de passagem (5). Nesta posição, o cutelo (15) da cavilha de fixação encaixa-se numa cavidade apropriada do potenciómetro, formando esta posição a posição de zero do potenciómetro. Depois da introdução da cavilha de fixação, esta pode ser rodada através da ranhura (12), deformando-se então elasticamente os invólucros (2,3), devido á elasticidade do seu material - os invólucros (2,3) sâo feitos de material plástico - e da peça (21), diminuindo-se o diâmetro dos invólucros, quando a saliência de fixação (16) se encontrar entre as posiçoes de fixa çâo definidas pelas cavidades (5). Nesta situação, nomeadamente o comprimento da cavilha de fixação (4) entre a saliência de fixação (16) e a zona de apoio (17) é maior que o diâmetro dos invólucros (2,3). Devido a estas dimensões, a cavilha de fixação é empurrada para as posições de fixação e mantém-se nas mesmas, nâo sendo os invólucros deformados na posição de fixação. Na fig. 3, está represen tada uma tal posição de fixação, reconhecendo-se que a zona de apòio (17) se apoia á direita e á esquerda de uma caviadade na periferia interior dos invólucros (2,3).
- 6 BAD ORIGINAL
Na face superior da tampa (l) sâo co locadas em torno dos invólucros (2,3) marcas que correspondem por exemplo ás posiçoes de fixação das várias escalas de tempo ou das diferentes funções. Previu-se uma marca apro priada na superfície superior do flange (ll) da cavilha de fixação (4), podendo esta marca ser feita por uma cava no flange (ll).
A fim de evitar uma rotação excessiva da cavilha de fixação (4) nos invólucros (2,3) pode prever-se um batente, que pode por ser formado por exemplo na zona (13), em forma de cavilha, por meio de um estrangulamento com a formação de umnariz. Este nariz vai então encaixar-se numa saliência colocada na periferia interior dos invólucros.
No exemplo de realização atrás descrito, o elemento de comutação é um potenciómetro.
Para obter simplesmente uma informação de ligação sim,nâo, sem diferenciar valores de resistência ou de tensão, poderiam prever-se por exemplo superfícies de contacto impressas numa placa de circuitos impressos, sobre as quais podia correr um cursor. Nesse caso, o cursor poderia estar, por exemplo através de um eixo com ele ligado, susceptível de ser montado na placa de circuitos impressos, numa relação fixa com as superfícies de contacto, estando a outra extremidade do eixo em ligação forçada com adaptação de formas com a cavilha de fixação.
Na fig. 2, a cavilha de fixação (4) está provida de um cutelo (15) como elemento de encaixe (10). Evidentemente, pode também apresentar na sua extremidade uma cavidade na qual pode encaixar-se um elemento de encaixe correspondente no elemento de comutação, isto é, no potenciómetro ou no cursor.

Claims (1)

  1. REIVINDICAÇÕES
    - la Comutador de escalas, em especial para um relé temporizado electrõnico com um elemento de ajustamento formado por uma cavilha de fixação recebida num furo de passa gem existente na tampa de uma caixa e que se encpJ.xa por simples adaptação de formas num elemento de comando para o ajustamento das diferentes escalas para a actuação do mesmo, caracterizado por na tampa (1) estar montado pelo menos um casquilho (2,3), fechado na sua periferia, com cavidades (5) na sua superfície periférica interior estendendo-se por uma parte do seu comprimento para definir várias posições de repouso predeterminadas que determinam as escalas e por a secção trans versai da cavilha de fixação ser formada, na zona de fixação (9) situada ao nível das cavidades, de modo tal que o casquilho (2,3) se deforma elasticamente quando a cavilha de fixação (4) está entre as posições de repouso definidas, e não se verifica qualquer deformação nas posições de repouso definidas, _ 2ô Comutador de escalas de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o elemento de comando ser um potenciõmetro que ajusta previamente valores de tensão diferentes , para as diferentes escalas, de acordo com as diferentes posições de repouso definidas.
    - 3a Comutador de escalas de acordo com a rei vindicação 1, caracterizado por o elemento de comando ser um cursor que estabelece contacto com pontos de contacto discretos dispostos de acordo com as posições de repouso definidas.
    - 8 - 4& Comutador de acordo com as reivindicações 1 ou 2, caracterizado por a cavilha de fixação apresentar um cutelo para o encaixe por simples adaptação de fornas.
    - 5* Comutador de escalas de acordo com as reivindicações 1 ou 3, caracterizado por a cavilha de fixação apresentar uma cavidade para o encaixe por simples adaptação de formas.
    - 6B Comutador de escalas de acordo com qualduer das reivindicações 1 a 5, caracterizado por a cavilha de fixação (4) apresentar na sua superfície pelo menos uma saliên cia de fixação (16) e por o comprimento entre o eixo médio da cavilha de fixação (4) e a superfície periférica da saliência de fixação (16) ser maior que o raio do furo de passagem do casquilho (2,5).
    - 7& Comutador de escalas de -acordo com qualquer das reivindicações 1 a 6, caracterizado por o diâmetro da cavilha de fixação, na sua parte situada antes da zona de fixação, vista do lado da tampa, apresentar, para uma melhor deformabilidade do casquilho (2,5)» um valor menor do que o do diâmetro do casquilho.
    - 8β Comutador de escalas de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 7, caracterizado por as cavidades
    - 9 (5) terem a secção transversal em arco de círculo e a saliência de fixação (16) apresentar um raio que se adapta aproxima damente ao referido arco de circulo.
    - Comutador de escala3 de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 8, caracterizado por a secção transversal da cavilha de fixação (4) ter a forma rõmbica na zona de fixação (9), sendo pelo menos na zona da saliência de fixação e na zona (17) oposta a essa os cantos arredondados, e sendo a curvatura da zona oposta (17) à saliência de fixação (16) escolhida de modo tal que não se encaixe na cavidade (5) e se encoste lateralmente em relação à cavidade (5) à superfície periférica do furo de passagem.
    - 106 Comutador de escalas de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 9, caracterizado por uma cavidade (6) se estender por todo o comprimento do casquilho (2,5), à qual serve para o ajustamento da posição do elemento de ajustamento e por as restantes cavidades (5) para as posições de fixação definidas começarem mais fundas a partir da superfície superior da tampa.
    - 116 Comutador de escalas de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 10, caracterizado por a cavilha de fixação (4) terminar, no estado de introdução, à face com a superfície superior da tampa (1).
    - 126 Comutador de escalas de acordo com a reivindicação 11, caracterizado por na extremidade da cavilha de fixação (4) introduzida na tampa se prever uma primeira cava para encaixar uma ferramenta.
    - lja Comutador de escalas de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 12, caracterizado por na extremidade da cavilha de fixação (4) introduzida na tampa (1) se prever uma segunda cava como ponteiro indicador.
    A requerente reivindica a prioridade do pedido alemão apresentado em 15 de Abril de 1988, sob o ns. P 38 13 II5.5.
    Lisboa, 14 de Abril de 1989
PT90275A 1988-04-15 1989-04-14 Comutador de escalas, em especial para um rele electronico temporizado PT90275B (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE3813115A DE3813115A1 (de) 1988-04-15 1988-04-15 Bereichsumschalter, insbesondere fuer ein elektronisches zeitrelais
DE8805203U DE8805203U1 (de) 1988-04-15 1988-04-15 Bereichsumschalter, insbesondere für ein elektronisches Zeitrelais

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT90275A PT90275A (pt) 1989-11-10
PT90275B true PT90275B (pt) 1995-03-01

Family

ID=25867175

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT90275A PT90275B (pt) 1988-04-15 1989-04-14 Comutador de escalas, em especial para um rele electronico temporizado

Country Status (5)

Country Link
EP (1) EP0337927B1 (pt)
AT (1) ATE119710T1 (pt)
DE (3) DE8805203U1 (pt)
ES (1) ES2070189T3 (pt)
PT (1) PT90275B (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE8805203U1 (de) * 1988-04-15 1988-07-14 Schleicher GmbH & Co Relais-Werke KG, 13597 Berlin Bereichsumschalter, insbesondere für ein elektronisches Zeitrelais
US5613275A (en) * 1996-02-27 1997-03-25 Eaton Corporation Adjusting knob assembly with discrete positioning
DE29617151U1 (de) * 1996-10-02 1998-02-05 AEG Hausgeräte GmbH, 90429 Nürnberg Rastvorrichtung und Stufendrehschalter für ein Haushaltsgerät mit einer solchen Rastvorrichtung
DE19919950A1 (de) * 1999-04-30 2000-11-02 Bsh Bosch Siemens Hausgeraete Vorrichtung mit einer Drehachse, die in Drehrichtung zumindest zwei stabile Stellungen und zumindest einen instabilen Bereich aufweist

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3264422A (en) * 1961-12-26 1966-08-02 Ford Motor Co Turn signal connecting mechanism accumulator having pin and slide connection
US4082925A (en) * 1976-03-31 1978-04-04 Cts Corporation Rotary switch
US4110722A (en) * 1977-07-18 1978-08-29 Cts Corporation Variable resistance control
US4206334A (en) * 1978-09-21 1980-06-03 Illinois Tool Works Inc. Rotatable electrical contact component with detent
DE3332397A1 (de) * 1982-11-18 1984-01-12 Alps Electric Co., Ltd., Tokyo Drehschalter fuer frequenzbereiche eines fernsehempfaengers
DE3425752C2 (de) * 1984-07-12 1986-05-15 Endress U. Hauser Gmbh U. Co, 7867 Maulburg Abgedichtete Potentiometer-Baugruppe
DE8805203U1 (de) * 1988-04-15 1988-07-14 Schleicher GmbH & Co Relais-Werke KG, 13597 Berlin Bereichsumschalter, insbesondere für ein elektronisches Zeitrelais

Also Published As

Publication number Publication date
DE3813115C2 (pt) 1993-02-04
ES2070189T3 (es) 1995-06-01
ATE119710T1 (de) 1995-03-15
DE58909076D1 (de) 1995-04-13
DE3813115A1 (de) 1989-10-26
EP0337927A2 (de) 1989-10-18
DE8805203U1 (de) 1988-07-14
PT90275A (pt) 1989-11-10
EP0337927B1 (de) 1995-03-08
EP0337927A3 (en) 1990-12-19

Similar Documents

Publication Publication Date Title
EP1577611B1 (en) Supporting device
KR100253604B1 (ko) 슬라이드 스위치
PT90275B (pt) Comutador de escalas, em especial para um rele electronico temporizado
US6150919A (en) Multi-way input device
GB2108320A (en) Miniature multistage rotary electric switch
US4946268A (en) Length-adjustable spectacle temple
EP0769661A2 (en) Indoor unit of an air conditioner
CN110821943B (zh) 螺钉固定结构、罩体、配电板以及施工方法
US4081643A (en) Bearing means for a rotatable member
KR100228589B1 (ko) 회전형 가변저항기
KR100235449B1 (ko) 회전형 가변저항기
JP4662465B2 (ja) 回転式電子部品
KR890007213Y1 (ko) 편심 방지용 이중노브
US4157853A (en) Closure mechanism
JPS5912654Y2 (ja) シヤフトとノブの組付構造
KR100241563B1 (ko) 회전형 가변저항기
JPH0650919Y2 (ja) スイッチの回動範囲可変機構
KR890002362Y1 (ko) 회전형 전기부품의 접동자(摺動子)
JPH0740792Y2 (ja) タスクアームのベース部
US4185179A (en) Key-switch device
JPH037859Y2 (pt)
JPH09147687A (ja) レバーコンビネーションスイッチ
KR0183120B1 (ko) 차량용 레지스터
JPH07317378A (ja) 扉用ハンドル
JP3132360B2 (ja) 操作ツマミの取付構造

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19940804

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19970228