PT89304B - Processo de preparacao de derivados oximino do tiazole uteis em terapeutica - Google Patents

Processo de preparacao de derivados oximino do tiazole uteis em terapeutica Download PDF

Info

Publication number
PT89304B
PT89304B PT89304A PT8930488A PT89304B PT 89304 B PT89304 B PT 89304B PT 89304 A PT89304 A PT 89304A PT 8930488 A PT8930488 A PT 8930488A PT 89304 B PT89304 B PT 89304B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
group
formula
isomers
mixtures
alkyl group
Prior art date
Application number
PT89304A
Other languages
English (en)
Other versions
PT89304A (pt
Inventor
Patrick Houziaux
Jean-Pierre Riffaud
Jean-Yves Lacolle
Bernard Danner
Original Assignee
Inst Rech Chimiques Biol Appli
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Inst Rech Chimiques Biol Appli filed Critical Inst Rech Chimiques Biol Appli
Publication of PT89304A publication Critical patent/PT89304A/pt
Publication of PT89304B publication Critical patent/PT89304B/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07DHETEROCYCLIC COMPOUNDS
    • C07D277/00Heterocyclic compounds containing 1,3-thiazole or hydrogenated 1,3-thiazole rings
    • C07D277/02Heterocyclic compounds containing 1,3-thiazole or hydrogenated 1,3-thiazole rings not condensed with other rings
    • C07D277/20Heterocyclic compounds containing 1,3-thiazole or hydrogenated 1,3-thiazole rings not condensed with other rings having two or three double bonds between ring members or between ring members and non-ring members
    • C07D277/587Heterocyclic compounds containing 1,3-thiazole or hydrogenated 1,3-thiazole rings not condensed with other rings having two or three double bonds between ring members or between ring members and non-ring members with aliphatic hydrocarbon radicals substituted by carbon atoms having three bonds to hetero atoms with at the most one bond to halogen, e.g. ester or nitrile radicals, directly attached to ring carbon atoms, said aliphatic radicals being substituted in the alpha-position to the ring by a hetero atom, e.g. with m >= 0, Z being a singly or a doubly bound hetero atom
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61PSPECIFIC THERAPEUTIC ACTIVITY OF CHEMICAL COMPOUNDS OR MEDICINAL PREPARATIONS
    • A61P25/00Drugs for disorders of the nervous system
    • A61P25/08Antiepileptics; Anticonvulsants

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Medicinal Chemistry (AREA)
  • Pain & Pain Management (AREA)
  • Neurology (AREA)
  • Neurosurgery (AREA)
  • Bioinformatics & Cheminformatics (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • General Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Nuclear Medicine, Radiotherapy & Molecular Imaging (AREA)
  • Biomedical Technology (AREA)
  • Pharmacology & Pharmacy (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)
  • Thiazole And Isothizaole Compounds (AREA)
  • Nitrogen And Oxygen Or Sulfur-Condensed Heterocyclic Ring Systems (AREA)
  • Plural Heterocyclic Compounds (AREA)

Description

DOMINIO DA INVENÇÃO
A presente invenção diz respeito, como produtos industriais novos, a derivados oximino de tiazole, a saber os 5-(1-alcoxiimino- e 1-hidroxiimino-eti1 )-4-metiltiazoles com a formula I adiante e os seus sais de adição. Diz também respeito ao processp de preparação e â utilização terapêutica destes produtos, designadamente como agentes anticonvu1sivos.
TÉCNICA ANTERIOR
Sabe-se que já foram descritos, anteriormente, muitos derivados de tiazole, e que um pequeno número destes derivados têm propriedades anticonvu1sivas.
Também se sabe, em particular pe los documentos FR-A-945 198 GB-A-641 e USA-2 654 760, que o 5-(2-hidroxieti1 )-4-meti1-tiazole é um produto intermédio de síntese util na preparação de vitamina B1; e sabe-se ainda, em particular pelo resumo dos Chemical Abstracts 74, 141 617 w, que o seu isomero 1 -(4-meti1-5-tiazDli1 )-1 -etanol tem as propriedades anticonvu1sivas .
Sabe-se designadamente pelo documento FR-A-2 555 583, que O 2-(4-meti1-5-tiazo 1i1)-2-propanol tem propriedades anticonvulsivas e anti-hipóxicas, enquanto que um dos seus homólogos inferiores, o 5-hidroxi-
-5meti1-4-metildiazole, não tem efeitos anticonvu1sivos e que o outro homólogo inferior, o 1 -(4-meti1-5-tiazoli1)-1-etanol mencionado acima, que é anticonvulsiνο, não tem efeitos anti-hipóxidos benéficos.
E também conhecido, pelo artigo de M.SUZUKI et al., J. Pharm. Soc. Japan, 73, 394-396 (1953), o 5-(1-hidroxiiminoeti1)-4-meti1tiazole. No entanto este artigo não descreve nem sugere as eventuais propriedades farmacológicas deste produto, e, por conseguinte, não tem em conta a sua utilização em etrapêutica na qualidade de meio anticonvu1sivo.
Por outro lado, é conhecido o pedido de patente de invenção francesa da Requerente depositado em 29 de Julho de 1987 com o No.87 10 738 dos derivados de 2-piperazinoacetamido-4-metiItiazole úteis como agentes anticonvu1sivos.
FIM E OBJECTO DA INVENÇÃO fim principal da invenção é proporcionar novos derivados de tiazole que são (i) estruturalmente diferentes dos compostos da técnica anterior mencionada acima, e (ii) úteis em terapêutica devido às suas propriedadesanticonvulsivas.
De acordo com a invenção, propoe-se também um processo de preparação destes novos derivados, assim como a sua utilização em etrapêutica relativamente às convulsões, designadamente as convulsões de origem epi1épt ica .
Os novos derivados oximino de tiazole, de acordo com a invenção são caracterizados por serem escolhidos no conjunto que compreende:
(i) os 5-(1-alcoxiimino- e tiazoles que têm a fórmula
1-hidroxiimino-etil )-4-meti 1-
C H .
na qual R^ representa H,
F, Cl, Br ou CHg; e
R2 representa um grupo alquilo em C1C10 ’ um grupo benzilo com a formula CF^C^l·^ ( Rg ) g , em que cada grupo Rg, igual ou diferente, representa H, F, Cl, Br, CFg, um grupo alquilo em ou um grupo alcoxi em C -C4 . , um grupo CH2C00R4, em que cada R^ repersenta' H, um grupo alquilo em C^-C4 ou 0 o grupo amónio NH4 + , um grupo CE^COOl/m Μ , em que M é um metal alcalino ou alcalino-terroso e m é a sua valência, ou um grupo 2-aminoetilo com a fórmula Ch^CE^NRgRg e em que Rg e Rg, que podem ser iguais ou diferentes, represeji tam cada H ou um grupo alquilo em C1-C4, podendo Rg e Rg, considerados conjuntamente com o átomo de azoto ao qual estão ligados, formar um grupo N-heterocic1ico com 5 a 7 vértices susceptíveis de compreender um segundo heteroátomo escolhido entre N, 0 e S e susceptível de ser substituído; podendo R2 também representar o átomo de hidrogénio quando R^ for diferente de H; e (ii) os seus isómeros geométricos de constituição; e (iii) os sais de adição correspondentes.
No seu aspecto mais lato, a invenção diz respeito ainda à utilização como medicamentos anticonvulsivos dos produtos mencionados acima, por um lado, e do composto 5-(1-hidroxi-iminoeti1)-4-metiltiazole com a formula I, em que R^ = R<> = H, que foi descrito como curio sidade de laboratório sem se mencionarem de M.SUZUKI citado anteriormente, e as dos seus isomeros E, Z e dos quais os sais de adição correspondentes, por outro lado.
-8DESCRIÇAO PORMENORIZADA DA INVENÇÃO
A invenção, diz respeito, portar^ to, aos isomeros geométricos E e Z com a formula I e suas misturas, por um lado, e aos sais de adição dos referidos isomeros geométricos e suas misturas, por outro lado.
A existência de diastereoisómeros E ou Z explica as relações estéricas em relação â ligação não ciclica C = N; para as configurações E (do alemão entgegen, isoto é, oposto) e Z (do alemão zusammen isto é, juntamente), compara-se o grupo prioritário ligado a um dos átomos da dupla ligação ao grupo prioritário ligado ao outro átomo da referida duopla ligação, a saber, no caso em questão o grupo tiazolilo sobre o átomo de carbono, e respectivamente, o grupo 0R2 sobre o átomo de azoto.
A expressão sais de adição significa, nesta descrição, os sais de adição de acido obtidos por meio de reacção de uma base livre com a formula I, com um ácido mineral ou orgânico. Entre os ácidos utilizáveis para sailificar as bases livres coma formula I, podem mencionar-se, em particular, os ácidos cloridrico, bromídrico, acético, formico, propionico, succinico, cinâmico, citri co, metanossulfonico, p-toluenossulfonico. De maneira geral os cloridratos são na presente sais preferidos para a utilização terapêutica como meios anticonvulsivos.
-9Μ·*·*·*
Os grupos alquilo que Intervêm na definição de R2» são restos hidrocarbonatos em C^C^, de preferencia um grupo alquilo inferior em C1-C4, de cadeia linear ou ramificada. Como exemplo, quando R2 representa um grupo alquilo, pode ser designadamente um grupo metilo, etilo, n-propilo, i-propilo, n-butilo, s-butilo, t-butilo ou 2-propilpentilo. Os grupos alquilo preferidos para R2 são CHg, C2H5, i-C3H? e n-C4Hg.
Analogamente os grupos alquilo que intervêm nas definições de Rg , R4 , Rg e Rg são restos hidrocarbonados em C^-C4 de cadeia linear ou ramificada.
Os grupos alquilo preferidos para Rg e R4 são os grupos etilo e sobretudo metilo, e para Rg e Rg, os grupos t-butj_ lo, i-propilo, etilo e sobretudo metilo.
Os grupos alcoxi que entram na definição de Rg compreendem restos hidrocarbonados em C1-C4 de cadeia linear ou ramificada que saõ monovalentes e estão ligados a um átomos de oxigénio. Convêm em particular os grupos metoxi, etoxi, n-propiloxi, i-propiloxi, s-butiloxi, e n-butiloxi. Os grupos alcoxi preferidos para Rg são os grupos metoxi e sobretudo etoxi.
Os grupos N-heterocíclicos que intervêm na definição de NRgRg são escolhidos de preferencia no conjunto constituído pelos grupos pirrolidino, piperidino, morfolino, tiomorfolino , 4-metilpiperazino, 4-fenilpiperazino , 4-(4-clorofeni1) piperazino, 4-(2-hidroxieti1)piperazino e hexametilenoimino. São grupos N-hetero cíclicos saturados, isto é, sem dupla ligação C=C ou C=N e com 5 a 7 vertices. Os grupos heterocíclicos mais interessantes no plano farmacologico são os grupos piperidino, morfolino e, melhor pirrolidino.
-10Entre os metais M convenientes, podem mencionar-se em particular Na, K e Ca, sendo o sodio aqui o metal preferido.
Os compostos novos, que são preferidos de acordo com a invenção, são tendo em conta o que precede, os compostos com a formula I na qual R1 é H,
Cl, Br ou CH3, e R2 é CH3, C2H5, i-C3Hy, n-C4Hg, 0Η20θΗ2 (^3)3 (em que cada grupo R3, igual ou diferente, é H,
F, Cl, Br, CF3, CH3, CH3O ou C^O), CH3C00Na, CH3C00K, ch3cooch3, ch3cooc2h5, ch2ch2n(ch3)2, ch2ch2n(c2h5)2, 2-pirrolidinoetilo, 2-morfolinoetilo ou 2-piperidinoetilo , podendo R2 representar H quando R^ for diferente de H.
Entre estes, os mais interessan tes do ponto de vista farmacologico são (i) os compostos com a formula I na qual R1 é H e R2 é CH3, C2H5’ i_C3H7’ n-C^Hg, CH2CgH4R3 (em que R3 é H, Cl, F, Br, CF3, CH3,
CH3O ou C2H50)., CH3C00Na ou CH3COOCH3 , CH3C00C2H5 ,
CH2CH2N(CH3 )2, CH2CH2N(C2Hg)2 , 2-pirrolidinoetilo , (ii) os compostos com a formula I na qual R^ é Cl, Br ou CH3 e R2é H ou CH3>
Tem também interesse do ponto de vista farmacologico; (iii) 0 composto com a formula I na qual R1=R2=H, descrito como curiosidade de íaboratorio por M.SUZUKI et al., no artigo citado anteriormente.
Os compostos que têm a formula
I podem ser perpaardos por um processo já conhecido por meio de aplicação de mecanisnos de reacção clásiscos. 0 processo que se preconiza de acordo com a invenção, consiste em fazer reagir um composto 5-aceti1-4-meti1-tiazole com a formula
ο com um derivado de hidroxilamina com a formula:
h2nor2 (III) na qual R1 e R2 têm a definiç'ao indicada acima.
Esta reacção efectua-se de meneira vantajosa com um excesso de III em relação âs condições estequiométricas . Utilizam-se vantajosamente 1,2 a 1 ,8 moles(e melhor 1,5 moles) de III para 1 mole de II, em preseji ça de acetato de sodio, a uma temperatura da ordem de 10 a 25°C designadamente à temperatura ambiente (15-20°C) durante 3 horas, pelo menos, para efectuar a reacção II + III.
-120 acetato de sodio, que entra nesta reacção será utilizado com vantagem em excesso em relação ao composto II. Na prática, utilizar-se-ão 1,2 a 1,8 moles, e melhor 1,5 moles, de CHgCC^Na anidro para 1 mole de II. Noutros termos, uti1izar-se-â uma quantidade molar de CH^CC^Na aproximadamente igual à do derivado de hidroxilamina com a formula III.
Se for necessário, o produto com a fórmula I na qual R2 = H, obtido de acordo com a referida reacção II + III quando o composto III é hidroxilamina, poderá ser submetido a uma reacção de O-alquilação por meio de um álcool em reacção denominada de MITSUNOBU e descrita por S. BITINER et al., em J. Chem. Soc. Perkin,
I, 1708, (1976) a fim de se obter um composto com a formula I em que R2 é diferente do átomo de hidrogénio.
mecanismo da reacção é então o seguinte:
(la)
-13no qual e R2 têm as definições indicadas acima, com a diferença de R2 ser diferente de H.
A reacção 1' + IV efectua-se vantajosamente com a utilização de uma quantidade de álcool IV em excesso em relação às condições estequiométricas: o álcool R20H actua como reagente, por um lado, e como dissolvente ou co-dissolvente, por outro lado.
Na prática, esta reacção realiza-se na presença de uma fosfina (designadamente a trifenH fosfina) e de um azodicarboxilato (designadamente o azodicarboxi1 ato de dietilo, a uma temperatura compreendida entre 10 e 25°C designadamente â temperatura ambiente (15-20°C) durante 5 horas pelo menos.
De maneira ainda mais vantajosa, utilizar-se-ão aproximadamente 1,5 moles de trifenilfosfina e aproximadamente 2 moles de azodicarboxi1 ato de dietilo para 1 mole de composto hidroxiimino I1, e o álcool será um álcool primário ou secundário.
Em resumo, a eracção II + III =1 é a preconizada de acordo com a invenção no sentido de que se aplica à sintese de todos os compostos com a formula I,
Os compostos alcoxiimino com a fórmula I (na qual R2 é diferente de H) podem ser preparados por meio de reacção geral II + III = I mencionada acima, por um lado, ou por meio de reacção particular 1' + IV = I , por outro lado.
d
-14Tendo em conta o processo de síntese utilizado, o composto com a formula I de acordo com a invenção é em geral uma mistura dos diastereoisómeros E e Z. Os diastereoisómeros E e Z podem ser isolados da refe rida mistura por um processo já conhecido, designadamente por meio de destilação ou cristalização fraccionadas , ou mais vantajosamente por meio de cromatografia sobre coIij na.
No quadro I adiante, indicaram-se, de maneira não limitativa alguns compostos típicos de acordo com a invenção. Os pontos de fusão mencionados neste quadro são pontos de fusão instantânea determinados no banco de Kofler.
A configuração dos produtos dos exemplos 1-9, 11-14 e 18-29 foi determinada ver para este efeito a proporção ponderai (e molar) da mistura E/Z no referido quadro I. Visto que a configuração dos produtos dos Exemplos 9 e 15-17 não foi estudada, sup6e-se que são mais misturas de isomeros E z E do que isomeros E ou Z puros; muito provavelmente para os referidos produtos dos Exemplos 9 e 15-17, supóe-se que a proporção E/Z é maior ou igual a 80/20, como para os outros produtos do Quadro I.
A análise do produto do exemplo 2 mostra que este é uma mistura E/Z numa proporção ponderai (e molar) de 90/10. 0 produto do Exemplo 3 é o isomero E puro que foi obtido a partir do produto do Exemplo 2, por meio de cromatografia sobre coluna.
ΟΗΛΠΡΟ ί
Η
II / κ / \
S C - c»5 ( I Ϊ
Prcóu to Código No . R1 r2 Έ/Z (I) F(°C) ou nD
Ex 1 (a) B-L222 II CII-j 91/9 n^50 » 1,5528 (e)
Ex 2 (b) B-1044 II ch3 90/10 F - 100-105 (f)
Ex 3 (o,d) B-1234 II cn3 100/0 F = 90-95 (f)
Ex 4 (a) B-1229 H cii2cid 81/19 nj5lC - 1.5395 (g)
Ex 5 (b) B-1235 11 CIGCH-j 85/15 F ’ 95-100 (f)
Ex 6 (a) B-1264 II cii(cir3)2 86/14 n^1<>c - 1,5285
-16OUABRO I (COIIT)
-17QUADRO 1 (COIIT)
Produto Código No R1 r2 E/Z (X) F(°C) ou ηθ
Ex 18 (a) B-1290 ÍI ch2cooch3 91/9 n2L°C - 1,5385 (m)
Ex 19 (a,n) D-1329 H CII2C00Na 99,5/0,5 F = 205-207 (o)
Ex 20 (c,n) B-1296 H C!I2CH2N(C1[3)2 98/2 F - 160-165 (p)
Ex 21 (a) B-1304 II αι2αι2-^ | 98/2 ng2°C = 1,5502 (q)
Ex 22 (a) B-1097 Cl H 97/3 F - 141-142 (r)
Ex 23 (a) B-1077 Br II 85/15 F = 149-150 (a)
Ex 24 (a) B-1193 Cl ch3 90/10 r^l°C - 1,5617 (c)
Ex 25 (a) B-1267 Br cii3 80/20 (u)
Ex 26 (a) B-1061 cii3 αι3 98/2 n25,6°C „ i(54O8
Ex 27 (b) B-1042 Clt-j cii3 98/2 F - 130-135 (0)
Ex 28 (a,v) B-876 H II 99/1 F - 142-143 (v)
Ex 29 (b) B-1026 II II 99/1 F » 185-180 (x)
GUADROI (CONT)
Notas:
(a) (b) (c) (d) (e) (f) (g) (h) base livre monoclcridrato dicloridrato isómero E puro Eb0.33-lS = 72-7“°C dissolvente de recristalização Eb0 ,30muiHg = 5Q-62°C dissolvente de recristalização Ebg ^mmHg = 130-132°C
AcOEt mistura hexano/AcOEt (1/1)v/v (j) (k) (D (m) (n) dissolvente Eb0,15mmHg” Eb0,lOmmHg- Eb0,15mmHgmonohidrato de recristalizaçãD:AcBEt
110-115°C
125—130°C
98°C aproximadamente dissolvente de recristalização AcOEt/isopropanol (1/1) v/v
QUADRO I (CONT) (p) dissolvente de recrsitalização AcOEt/EtOH (1/1 )v/v Eb0,20 nrtg= ’8-00 (r) dissolvente de recristalização: n-butanol (s) dissolvente de recristalização : tolueno (t) Eb0,15 minHg = 70-72°C <uEb0,13 «Hg = 82-83°C (v) descrito como produto por M. SUZUKI et Al., (w) dissolvente de recristalização: MeOH (x) dissolvente de recristalização : isopropanol
W Eb0,1inniHg = ,28-’34°C Eb0,15 ™,Hg= °-',5°C <aa>: Eb0,1 mmHg= ,34-'38°C
ODSERVAÇOES
Os valores de pressão 0,10 mmHg, 0,12mmHg, 0,15mmHg, 0,20mmHg e 0,22mmHg correspondem respectivamente a aproximadamente 13,3 Pa,
15,9 Pa, 26,6 Pa e 29,3 Pa.
-20A melhor forma de realização da invenção consiste em utilizar- 5-(-1-metoxiiminoeti1)-4-(met iltiazole, 5-(1-benziloxiiminoetil)-4-met i11 i azole e os seus sais de adição não tóxicos como produtos industriais novos úteis em terapêutica; sendo os produtos com mais interesse a) a mistura E/Z =91/9 do derivado de metoxiimino mencionado acima (base livre do exemplo 1; No. de codj_ go: B- 1 222 ), b) a mistura E/Z = 90/10 do cloridrato corre_s pondente (monocloridrato do exemplo 2; No. de codigo:
B-1 044); c) a mistura de E/Z = 89/11 do derivado benzilox^ imino mencionado acima (base livre do Exemplo 11; No. de codigo: B-1 255) e d) a mistura de E/Z = 98/2 do cloridrato correspondente (monocloridrato do exemplo 12; No. de codigo B-1 262). 0 isomero E puro (proporção E/Z =100/0) do referido derivado metoxiimino (base livre do exmeplo 3 No. de codigo :B-1 234) é também interessante, mas é menos activo como agente anticonvu1sivo do que a mistura E/Z =91/9 correspondente.
Os compostos de acordo com a invenção, isto é, os isomeros E e Z e as suas misturas com a formula I bis, abaixo, por um lado, e os seus sais de adição, por outro lado, são uteis em terapêutica. Actuam como ingredientes activos anticonvu1sivos e estão recomendados, portanto, para o tratamento das convulsões e designadamente as convulsões de origem epiléptica do homem.
-21De acordo com a invenção, preconiza-se, portanto, uma composição terapêutica caracterizada por conter, em associação com excipiente fisiologicamente aceitável, pelo menos um composto escolhido entre (a) os diastereoisómeros e E e Z e as suas misturas com a fórmu 1 a
na qual R^ representa H, F, Cl, Br ou CHg, e R2 representa H, um grupo alquilo em C^C^ des i gnadamente um grupo alquilo inferior em C.j-C4 , um grupo benzilo com a formula CH2CgH2(Rg)2 , em que cada Rg, igual ou diferente, represeq ta H, F, Cl, Br, CFg, um grupo alquilo em ou um grupo alcoxi em C^C^, um grupo CH2C00R4, em que R4 representa H, um grupo alquilo em C.j-C4 ou o grupo amónio NH4 +., um grupo CH2COO1/m M, em que M é um metal alcalino ou alcalino-terroso e m é a sua valência, ou um grupo 2-aminoetilo com a formula CH2CH2NRgRg em que Rg e Rg, que podem ser iguais ou diferentes, representam cada um H, ou um grupo alquilo em C^-C4, podendo Rg e Rg, considerados conjuntamente com o átomo de azoro ao qual estão ligados, formar um grupo N-heterocíclico com 5 a 7 vertices susceptível de compreender um segundo heteroátomo escolhido entre N, 0, e S e susceptível de ser substituído; e
-22(b) os seus sais de adição não tóxicos.
Evidentemente, nesta composição o principio activo entra em quantidade terapeuticamente eficaz .
De acordo com a invenção, preconiza-se tamebm uma utilização terapêutica de acordo com a qual se prepara, a partir de uma substancia escolhida entre os isomeros E e Z 5 1-alcoxiimino- e 1-hidroxiimino-etil)-4-meti1-tiazoles com a formula I bis e as suas misturas, por um lado, e os seus sais de adição não toxicos, por outro lado, um medicamento anticonvu1sivo , destinado a uma utilização terapêutica relacionada com convulsões, em particular convulsões de origem epiléptica.
Outras vantagens e caracteristj_ cas da invenção serão compreendidas de melhor maneira com a leitura da descrição que se segue, de exemplos de preparação e de resultados de experiencias toxicologicas e farmacológicas. 0 conjunto destes elementos é apresentado como descrito e não é de modo nenhum limitativo.
-23Preparação I
Obtenção de 5-(1-metoxiiminoeti1)-4-meti11iazole (Exemplo 1; No. de Código : B-1222).
Num balão de tres tubuladuras com a capacidade de quatro litros, equipado com refrigerador, termómetro, ampola de introdução e agitação pneumática, introduzem-se 141,18 g (1 mole) de 5-aceti1-4-meti1 -tiazole e 1 410 ml de metanol. A solução assim obtida adicionam-se gota a gota 125,28 g (1,5 moles) de cloridrato de metoxilamina dissolvida em 250 ml de água. A agitação mantem-se durante 0,5 horas, e em seguida adicionam-se em porções â mistura resultante 123,06 g (1,5 moles) de acetato de sodio anidro.
meio de reacção assim obtido é mantido em agitação à temperatura ambiente (15-20°C) durante 12 horas, em seguida é filtrado sobre vidro calcinado para eliminar o cloreto de sodio formado. 0 filtrado recolhi_ do é concentrado a seco sob vacuo; o residuo de evacuação assim obtido é retomado pro cloreto de metileno. Separa-se o insolúvel por filtração sobre vidro calcionado (eliminação dos sais restantes). Concentra-se o filtrado a seco sob vacuo para se obterem 170 g de um produto bruto que purj_ fica por meio de destilação fraccionada sob vacuo. Obtêm-se assim 157,4 g (rencfrnento :92,5%) do produto indicado que tem a forma de óleo amarelo.
25°C nD ,5528 Eb0,22mmHg =72-74°C (Observação: 0,2mmHg correspondem aproximadamente a 29,3Pa)
As análises (i) por cromatografia sobre camada delgada (c.c.d) por meio de gel de silica e de uma fase móvel constituída por uma mistura cidohexano-acetato de etilo 80/20 v/v, e (ii) por cromatografia em fase vapor (C.F.V.) permitiram mostrar que o produto do Exemplo 1 (No. de Codigo : B-1222) é constituído por uma mistura de isomeros geométricos E/Z na proporção ponderai e molar de 91/9).
Preparação II
Obtenção de cloridrato de 5-(1-metoxiiminoeti1 )-4-meti11ia zole
CH.
(Exemplo 2; No. de codigo ; B-1044)
Dissolveram-se 17,02 g (0,1 moles) de B-1222 obtido pelo processo da preparação I acima, em 200 ml de éter dietílico anidro. A solução resultante arrefecida é saturada por uma corrente gasosa de HCl seco. Os cristais formados são filtrados sobre vidro calcinado, lavados com éter dietílico anidro, em seguida secos sob vacuo a 60°C. Por meio de recrsita1ização em acetato de etilo, obtêm-se 18g (rendiemnto : 87%) do produto esperado que tem a forma de cristais brancos.
Fi nst
100
105°C
Espectro I.V . ; de acordo com a estrutura proposta
Espectro R.M.N: de acordo com a estrutura proposta
C .0.M. : 2 spots (isomeros E e Z)
C.Ρ.V.: 2 pi cos (isomeros E e Z)
-26As análises (i) por cromatografia sobre camada delgada (C.C.D.) por meio de gel de silica e de uma fase móvel constituída por uma mistura ciclohexano-acetato de etilo 80/20 v/v, e (ii) por cromatografia em fase vapor (C.F.V) permitiram mostrar que o produto do Exemplo 2 (No. de codigo: B-1 044) é constituído por uma mistura dos isomeros geométricos E/Z na proporção molar 90/10.
Preparação III
Obtenção de 5-(1-n-butoxiiminoeti1)-4-meti1-tiazole
N \
O \
( CH (Exemplo 8; No. de codigo : B-1266)
Num balão com tres tubuladuras de 500 ml, equipado com refrigerador, ampola de introdução, termómetro e agitação magnética, introduzem-se 15,61 g (0,1 moles) de 5-(1-hidroxiiminoeti1)-4-metiltiazole e 115 ml de 1-butanol. A mistura resultante adicionam-se 39,38g (0,15 moles) de trifenilfosfina em solução em 45 ml de tetrahidrofurano e 34,86 g (0,2 moles) de azodicarboxilato de dietilo em solução em 65 ml de 1-butanol. 0 meio de reacção resultante é mantido em agitação à temperatura ambiente (15-20°C) durante 36 horas.
Depois de se separar o insolúvel por filtração sobre vidro calcinado, evapora-se o filtrado sob vacuo e a seco. 0 resiudo de evaporação é retomado varias vezes com hexano. As fases organicas são reunidas e concentradas sob vacuo e a seco. Obtem-se 20,2 g (rendimento:
95,1%) do produto esperado que tem a forma de óleo amarelo.
espectro I.V. está de acordo com a estrutura proposta.
E uma mistura de isómeros E e Z na proporção ponderai e molar E/Z = 89/11 .
,21°C ,5275
-28Preparação IV
Obtenção de cloridrato de 5-(1-n-butoxiiminoeti1)-4-meti1 t i azole.
(Exemplo 9; No. de código: B-1233).
A base livre obtida de acordo com a preparação III é transformada em sal de adição, no caso em questão em cloridrato, pelo processo descriti na preparação II. Por meio de recristalização na mistura hexano/ acetato de etilo (1/1) v/v, obtem-se o B-1233 esperado com um rendimento de aproximadamente 85%.
Fi nst
68-73°C
E uma mistura de isomeros E e Z na proporção ponderai e molar E/Z = 98/2.
Experiencias Farmacológicas
Resumiram-se a seguir algumas experiencias que foram realizadas com os compostos de acordo com a invenção, por comparação com dois produtos anticonvulsivos de referencia, isto é, valproato de sodio (abreviatura VALP) e trimetadiona (abreviatura TRIM).
I - Toxicidade
Investigou-se a toxicidade dos produtos a estrudar por meio de administração oral, efe£ tuada com uma sonda esofagiana, de cada um dos referidos produtos a ratinhos machos com peso corporal de 18 a 22 g e repartidos em lotes de 10 a 20 animais cada um. Registou-se a mortalidade durante um periodo de 14 dias.
Os resultados obtidos, expressos na forma de DL-50 em mg/kg, estão mencionados no quadro II adiante.
-30II - Propriedades AnticonvuIsivas
Investigaram-se as propriedades anticonvu1sivas em ratinhos machos trinta minutos depois da administração oral das substancias em estudo, por meio de indução em crises convulsivas.
Estas crises são, provocadas quer por meio de injecção intraperitonea1 de pentatrazol (125 mg/ /kg) quer por meio de estímulo electrico da córnea (electrochoque supra-máxima; abreviatura E.C.M.).
Os resultados expressos na forma de dose eficaz 50 (DE-50) por via oral (dose que protege 50% dos animais) estão mencionados no quadro III adiante. Os quadros mostram que os produtos de acordo com a invenção exercem um efeito protector contra as convulsões pelo menos tão importante como o dos dois produtos de referencia (VALP e TRIM) quando se consideram os valores das DE-50.
-31QUADRO II
TOXICIDADE POR VIA ORAL NO RATINHO*
Produto No. de Código DL-50 mg/kg
Ex 1 B-1222 740
Ex 2 B-1044 1000
Ex 3 B-1234 570
Ex A B-1229 1000
Ex 5 B-1235 1000
Ex 6 B-1264 >1000
Ex 7 B-1265 >1000
Ex 8 B-1266 750
Ex 9 B-1233 >1000
Ex 11 B-1255 >1000
Ex 12 B-1262 >1000
Ex 13 B-1375 >1000
Ex 14 B-1376 >1000
Ex 15 B-1379 >1000
Ex 16 B-1377 >1000
Ex 17 B-1378 >1000
Ex 18 B-1290 >1000
Ex 19 B-1329 >1000
Ex 20 B-1296 >1000
Ex 21 B-1304 360
Ex 22 B-1097 >1000
Ex 23 B-1077 >1000
Ex 24 B-1193 >1000
Ex 25 B-1267 >1000
Ex 26 B-1061 >1000
Ex 27 B-1042 1000
Ex 28 B-876 1000
Ex 29 B-1026 1000
VALP - 977
TRIM 2182
Nota
* toxicidade determinada em lotes de
10 a 20 ratinhos machos cada um.
-32QUADRO III
PROPRIEDADES ΑΝΤΙCONVULSIVAS NO RATINHO*
Produto No. de Código DE-50 relativa às convulsões induzidas por
PTZ mg/kg C.C.M. mg/kg
Ex 1 B-1222 62 84
Ex 2 B-1044 72 100
Ex 3 B-1234 91 97
Ex 4 B-1229 120 150
Ex 5 B-1235 100 120
Ex 6 B-1264 112 >200
Ex 7 B-1265 140 >200
Ex 8 B-1266 >200 >200
Ex 9 B-1233 138 150
Ex 11 B-1255 46 78
Ex 12 B-1262 100 157
Ex 13 B-1375 105 184
Ex 14 B-1376 140 >200
Ex 15 B-1379 60 -
Ex 16 B-1377 96 >200
Ex 17 B-1378 >200 >200
Ex 18 B-1290 >200 >200
Ex 19 B-1329 >200 >200
Ex 20 B-1296 >200 >200
Ex 21 B-1304 >200 >200
Ex 22 B-109 7 >200 >200
Ex 23 B-1077 >200 >200
Ex 24 B-1193 >200 >200
Ex 25 B-1267 >200 >200
Ex 26 B-1061 >200 >200
Ex 27 B-1042 >200 >200
Ex 28 B-876 126 >200
Ex 29 B-1026 200 >200
VALP - 244 242
TRZM 251 500
Notas:
PTZ : pentetrazol;
E.C.M. :electrochoque supra-máximo;
*
DE-50 em mg/kg determinadas por via oral em lotes de 10 ratinhos machos cada um.
-33III - Propriedades Neurotóxicas
As prophedades neurotóxicas foram investigadas no ratinho macho segundo a experiencia denominada a haste giratória (Rota-rod) efectuada trinta minutos depois da administração das substancias em estudo por via oral.
Observa-se a queda dos animais (repartidos em lotes de dez ratinhos machos cada um por dose e por produto) durante os dois minutos que se seguem à sua instalação sobre a haste.
Os resultados obtidos estão expressos em forma de dose neurotóxica 50 (DT-50) por via oral dose que provoca a queda de 50% dos animais. Estes resultados estão mencionados no quadro IV adiante, no qual, para comparar os compostos de acordo com a invenção com os produtos de referencia indicados anteriormente (VALP e TRIM) se atribuíram também os valores das proproçóes DT-50/DE-50 indice de protecção) e DL-50/DE-50 (indice terapêutico) nos quais os DE-50 são as doses eficazes 50 relativamente âs convulsóes induzidas pelo pentetrazol (PTZ) e o electrochoque supra-máximo (E.C.M.) determinadas conforme indicado acima (cf. em particular o Quadro III).
Os resultados do quadro IV mostram de maneira clara que os compostos de acordo com a invenção Ex.1 (B-1222), Ex.5 (B-1235), Ex.11 (B-1255) ,
Ex.12 (B-1262), Ex.13 (B-1375) e Ex.16 (B-1377) têm designa damente índices de protecção e índices terapêuticos melhores que os dos produtos de referência, valproato de sodio e trimetadiona. Os produtos mais eficazes de acordo com a in-34venção são o produto do Exemplo 11 (B-1255) e o cloridrato correspondente, o produto do Exemplo 12 (B-1262).
-35QUADRO IV
ΛΟΓΗΙΡΛΟΕ tlEIIROrOX ICA
Produto No .de Cód igo. DT-50* mg/kg Índice de pro tecç ão DL-50 mg/kg índice terapêutico
PTZ E . C . M PTZ E. C . M .
Ex 1 B-1222 3/.7 5,6 4,1 740 11,9 8,8
Ex 2 B-1044 270 3,8 2,7 1000 13,9 10,0
Ex 3 B-1234 290 3,2 3,0 570 6,3 5,9
Ex 5 B-1235 750 7,5 6,3 1000 10,0 8,3
Ex 9 B-1233 600 4,4 4,0 >1000 >7,3 >6,7
Ex 11 B-1255 1000 21,7 12,8 >1000 >21,7 >12,8
Ex 12 B-1262 1353 13,5 8,6 >1000 >10,0 ‘ >6,4
Ex 13 B-1375 750 7,1 4,0 >1000 >9,5 >5,4
Ex 14 »-1376 750 5,4 - >1000 >7,1 -
Ex 16 D-1377 1500 15,6 - >1000 >10,4 - .
VALP - 670 2,7 2,8 977 4,0 4,0
TRÍÍf 1000 4,0 _______ 2,0 2182 0,7 4,4
Notas
Índice de protecção : DT-50 por via oral/DE-50 por via oral índice terapêutico : DL-50 por via oral/DE-50 por via oral *dose determinada por via oral em lotes de dez ratinhos machos cada um .

Claims (10)

  1. REIVINDICAÇOES
    1-.· Processo de preparação de um compsoto oximino de tiazole, escolhido entre o conjunto que compreende (i) os 5-(1-a 1coximino- e 1-hidroximino-eti1)-4-metiltiazole com a formula
    N a
    / \ / \ sZ c - cu (i>
    II na qual R^ representa H, F, Cl, Br ou CHg; e
    R2 representa um grupo alquilo em C^C^, um grupo benzilo com a formula ^20^2^3)3 onde cada Rg, igual ou diferente, representa H,
    F, Cl, Br, CFg um grupo alquilo em C1~C4 ou um grupo alcoxi em C1-C4, um grupo CH2C00R4, em que R4 representa H, um grupo alquilo em C1-C4 ou 0 grupo amonio NH4 +, um grupo CH2C001/m M em que M é um metal alcalino ou alcalino-terroso em a sua va1ênc i a .
    ou um grupo 2-aminoetllo com a formula CH2CH2NR5Rg em que Rg e Rg que podem ser iguais ou diferentes, representam H cada um ou um grupo alquilo em C^-C^, podendo Rg e Rg , considerados conjuntamente com o 'átomo de azoto ao qual estão ligados, formar um grupo N-heterocíc1ico com 5 a 7 vértices capaz de comperender um segundo heteroátomo escolhido entre N, 0 e S, e susceptível de ser substituído, podemdo R2 representar também o átomo de hidrogénio quando R^ é diferente de H;
    (ii) os seus diastereoisómeros E e Z;
    (iii) os sais de adição correspondentes;
    (iv) os diastereoisómeros E e Z e suas misturas com a formula s C - CH.
    (I bis) na qual
    R^ representa H, F, Cl, Br ou CHg, e R2 representa H, um grupo alquilo em C1 ~C10 ’
    -38um grupo benzilo com a formula CH2CgH2(Rg)g em que cada Rg , igual ou diferente, representa H, F, Cl, Br, CFg, um grupo alquilo em C1-C4 ou um grupo alcoxi em C1~C4, um grupo CHgCOOR^, em que R^ representa H, um grupo alquilo em C^-C4 ou um grupo amonio NH4 + , um grupo CHgCOOl/m M em que M é um metal alcalino ou alcalino-terroso e m é a sua valência, ou um grupo 2-aminoetilo com a formula CHgCHgNRgRg em que Rg e Rg, que podem ser iguais ou diferentes,, repersentam H cada um ou um grupo alquilo em C1-C4, podendo Rg e Rg considerados conjuntamente com o átomo de azoto com o qual estão ligados, formar um grupo N-heterocíclico com 5 a 7 vertices capaz de compreender um seguii do heteroátomo escolhido entre N, 0 e S e susceptivel de ser substituído; e (v) os seus sais de adição não tóxicos, caracterizado por (a) se fazer reagir, designadamente em presença de acetato de sódio, um composto 5-aceti1-4-metiltiazole de formula
    II z\/\ S c
    II com um derivado de hidroxilamina com a formula:
    h2nor2 (III) em que R^ e R2 têm as definições indicadas atrás; ou
    b) para a preparação de um composto oximino do tiazole com a formula I, naqual R2 é diferente do átomo de hidrogénio se fazer reagir, designadamente em presença de trifenilfosfina e azodicarboxi1 ato de dietilo, um composto hidroximino do tiazole com a formula z \ /‘x « S C - C H 1 II
    N
    X
    OH < I >
    em que R^ tem a definição indicada atrás, com um álcool
    R20H (IV) em que R2 tem a definição indicada para a formula (I) mas diferente de H.
  2. 2-.- Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por R^ ser H, Cl, Br ou CHg.
    -4033.- Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por R2 ser um grupo C^Ci^NRgRg no qual o grupo NR^Rg representa um grupo N-heterocíclico escolhido no conjunto constituído pelos grupos pirrolidino, piperidino, morfolino, tiomorfo 1ino , 4metiIpiperazino, 4-feni1piperazino , 4-(4-clorofeni1) piperazino, 4-(2-hidroxieti1)piperazino e hexametilenoimino.
  3. 4?.- Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por R2 ser CHg, C2Hg, i-C^Hy, n-C^Hg, CH2CgH2 (Rj)^ (em que cada R^, igual ou diferente, é H, F, Cl, Br, CF^, CHg, CH^O ou C2HgO), CH2C00Na, CH2C00K, CH2COOH3, CH2C00C2H5, CH2CH2N(CHg) 2, CH2CH2N(C2Hg) , 2-pirrolidinoetilo , 2-morfo 1inoeti1 o ou 2-pj_ peridinoetilo, podendo R2 representar H quando R^ é diferente de H.
  4. 5?.- Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por R2 ser CH3, C2Hg, i-CgHy, n-C^Hg, CI^CgH^Rg (em que R^ é H, F, Cl, Br,
    CF3, CH3, CH30 ou C2H5O), CH2COONa, CH2C00CH3, CH2C00C2H5, CH2CH2N(CH3 )2 , CH2CH2N(C2Hg)2, 2-pirrolidinoetilo.
  5. 6â.- Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o composto oximino do tia zole ser escolhido entre o conjunto que compreende:
    (a) o isómero E e o isomero Z de 5-(1-metoxiiminoeti1)-4meti1-tiazole e as misturas dos referidos isomeros E e Z; e (b) os sais de adição dos referidos isômeros E e Z e das suas referidas misturas.
  6. 7ã.- Processo de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por o composto oximino do tiazole ser constituído pela mistura dos isômeros E e Z de
    5-(1-metoxiiminoeti1)-4-metiltiazole numa proporção ponderai E/Z =91/9.
  7. 8-.- Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o composti ser escolhido no conjunto que compreende:
    (a) o isomero E e o Isomero Z de 5-(1-benzi1oxiiminoeti1)-4-metiltiazole e as suas misturas dos referidos isômeros
    E e Z; e (b) os sais de adição dos referidos isomeros E e Z e das suas referidas misturas.
  8. 9-.- Processo de acordo com a reivindicação 8, caracterizado por o composto oximino do tiazole ser constituído pela mistura dos isômeros E e Z de 5-(1-benziloxiiminoeti1)-4-metiltiazole numa proporção ponderai E/Z = 89/11 .
    -42105.- Processo para a preparação de uma composição terapêutica caracterizado por se incluir na referida composição juntamente com um excipiente fisiolo gicamente aceitável, pelo menos um composto escolhido no conjunto constituído por (a) diastereoisómeros E e Z e suas misturas com a formula c», (I bis) na qual R^ representa H, F, Cl, Br, ou CHg, e R2 representa H, um grupo alquilo em C^C^, um grupo benzilo com a formula CH2CgH2(Rg)3, em que cada Rg, igual ou diferente, repre senta H, F, Cl, Br, CFg, um grupo alquilo em C^C^ ou um grupo alcoxi em C^C^, um grupo CH2C00R4, em que R^ representa H, um grupo alquilo em C^C^ ou um grupo amónio NH4 +, um grupo CH2C001/m M em que M é um metal alcalino ou alcalino-terroso e m é a sua valência, ou um grupo 2-aminoetilo tom a formula CH2CH2NRgR6
    -43em que Rg e Rg, que podem ser iguais ou diferentes, representam H cada um ou um grupoalquilo em podendo Rg e Rg, considerados conjuntamente com o átomo de azoto com o qual estão ligados, formar um grupo N-heterociclico com 5 a 7 vertices capaz de compreender um segundo heteroátomo escolhido entre N, 0, e S capaz de ser substituído; e (b) seus sais de adição não tóxicos.
  9. 11-.- Processo de acordo com a reivindicação 10, caracterizado por se incluir na referida composição pelo menos um oximino do tiazole de formula (I bis escolhido no conjunto constituído pelos:
    (i) isómeros E e Z e suas misturas com a formula (I bis) em que R1 é H e R2 é CH3 , C2Hg, i-C3Hy, n-C4Hg , CH2CgH4R3 (em que R3 é H, F, Cl, Br, CF3, CH3, CH3O ou C2HgO),
    CH2C00Na , CH2C00CH3, CH2C00C2Hg , CH2CH2N(CH3)2 ,
    CH2CH2N(C2Hg) ou 2-pirrolidinoetilo , e seus sais de adição não tóxicos;
    (ii) isómeros E e Z e suas misturas de formula (I bis) na qual R^ é Cl, Br ou CH3 e R2 é Η, ou CH3, e seus sais de adição não toxicos; e (iii) isómeros E e Z e suas misturas de formula (I bis) em que R1 = R2 = H.
  10. 123.- Processo para a preparação de um medicamento anticonvu1sivo destinado a uma utilização terapêutica relativa a convulsões e epilepsia, caracterizado por se incluir no referido medicamento uma substância escolhida entre os isõmeros E e Z de 5-(1-alcoxiimino- e 1-hidroxiimino-eti1)-4-metiltiazoles de formula (I bis) e suas misturas, por um lado, e os seus sais de adição não tóxicos, por outro lado.
PT89304A 1987-12-23 1988-12-22 Processo de preparacao de derivados oximino do tiazole uteis em terapeutica PT89304B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR8718056A FR2625199B1 (fr) 1987-12-23 1987-12-23 Derives oxyimino du thiazole, procede de preparation et utilisation en therapeutique

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT89304A PT89304A (pt) 1989-12-29
PT89304B true PT89304B (pt) 1995-03-01

Family

ID=9358242

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT89304A PT89304B (pt) 1987-12-23 1988-12-22 Processo de preparacao de derivados oximino do tiazole uteis em terapeutica

Country Status (10)

Country Link
US (1) US4960900A (pt)
EP (1) EP0322296B1 (pt)
JP (1) JPH01211575A (pt)
AT (1) ATE86988T1 (pt)
CA (1) CA1324132C (pt)
DE (1) DE3879434T2 (pt)
DK (1) DK717788A (pt)
ES (1) ES2053792T3 (pt)
FR (1) FR2625199B1 (pt)
PT (1) PT89304B (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
SE9302333D0 (sv) * 1993-07-06 1993-07-06 Ab Astra New compounds
WO2001012615A2 (en) * 1999-08-12 2001-02-22 Gesellschaft Fur Biotechnologische Forschung Mbh Fungicidal heteroaryl hepta-2,6-dienoic acid derivatives

Family Cites Families (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4363813A (en) * 1979-07-09 1982-12-14 Kureha Kagaku Kogyo Kabushiki Kaisha 2-(3,4,5-Trimethoxyphenyl)-4,5-disubstituted thiazoles

Also Published As

Publication number Publication date
US4960900A (en) 1990-10-02
CA1324132C (en) 1993-11-09
PT89304A (pt) 1989-12-29
DE3879434T2 (de) 1993-07-29
DK717788A (da) 1989-06-24
EP0322296A1 (fr) 1989-06-28
ES2053792T3 (es) 1994-08-01
EP0322296B1 (fr) 1993-03-17
FR2625199A1 (fr) 1989-06-30
FR2625199B1 (fr) 1991-03-22
DK717788D0 (da) 1988-12-22
JPH01211575A (ja) 1989-08-24
DE3879434D1 (de) 1993-04-22
ATE86988T1 (de) 1993-04-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP5507552B2 (ja) 癌を処置するための化合物
US20080070866A1 (en) Chemical compounds
EA037521B1 (ru) Противогрибковые соединения и способы их получения
JP2021527666A (ja) Wd40反復ドメインタンパク質5(wdr5)分解/破壊化合物および使用の方法
JP5167241B2 (ja) 癌の処置用のヒストンデアセチラーゼ阻害剤としての、n−ヒドロキシ−3−(4−{3−フェニル−s−オキソ−プロペニル}−フェニル)−アクリルアミド誘導体及びその関連化合物
JPH021141B2 (pt)
EA026514B1 (ru) Соединения обратного амида в качестве ингибиторов протеиндеацетилазы и способы их применения
DK2959903T3 (en) Medicine for the treatment of eye disease
AU2013302269A1 (en) Fluorinated epoxyketone-based compounds and uses thereof as proteasome inhibitors
AU2013296187A1 (en) Enzyme-activating compounds and compositions
CA3214066A1 (en) 1,3-substituted cyclobutyl derivatives and uses thereof
FI62074B (fi) Foerfarande foer framstaellning av nya farmakologiskt aktiva 5-fenyl-oxazolidinon-2-foereningar
PT1558580E (pt) N-sulfonil-4-metilenoamino-3-hidróxi-2-piridonas
Rajak et al. Synthesis and Local Anesthetic Activity of Some Novel N‐[5‐(4‐Substituted) phenyl‐1, 3, 4‐oxadiazol‐2‐yl]‐2‐(Substituted)‐Acetamides
PT89304B (pt) Processo de preparacao de derivados oximino do tiazole uteis em terapeutica
DK168861B1 (da) 4-methyl-5-(2-(4-phenyl-1-piperazinyl)ethyl)thiazolderivater og fremgangsmåde til fremstilling deraf, farmaceutiske midler indeholdende thiazolderivaterne og fremgangsmåde til fremstilling deraf og anvendelse af derivaterne til fremstilling af lægemidler
US3131195A (en) Beta-dimethylaminoethyl ester of parachlorophenoxy acetic acid and its pharmaceutically acceptable acid addition salts
US3796800A (en) Anti-inflammatory triazole compositions and methods for using same
WO2017059135A1 (en) Lp-pla2 inhibitors
US3896223A (en) Anti-inflammatory thiazole compositions and methods for using same
IE871872L (en) Thiazolidine-4-carboxylic acid derivatives
JP2023538768A (ja) 緑膿菌病原性因子LasBの阻害剤
EP3087062A1 (en) Prodrug compounds
JPS6223751B2 (pt)
JPS5840551B2 (ja) プロパノ−ル誘導体及びその製法

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19940824

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19960229