PT89038B - Proteccao de tubo dianteiro num projectil com detonador de contacto - Google Patents

Proteccao de tubo dianteiro num projectil com detonador de contacto Download PDF

Info

Publication number
PT89038B
PT89038B PT89038A PT8903888A PT89038B PT 89038 B PT89038 B PT 89038B PT 89038 A PT89038 A PT 89038A PT 8903888 A PT8903888 A PT 8903888A PT 89038 B PT89038 B PT 89038B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
spring
spiral
springs
cage
projectile
Prior art date
Application number
PT89038A
Other languages
English (en)
Other versions
PT89038A (pt
Inventor
Uwe Brede
Ernst Jensen
Helmuth Werner
Original Assignee
Dynamit Nobel Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Dynamit Nobel Ag filed Critical Dynamit Nobel Ag
Publication of PT89038A publication Critical patent/PT89038A/pt
Publication of PT89038B publication Critical patent/PT89038B/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F42AMMUNITION; BLASTING
    • F42BEXPLOSIVE CHARGES, e.g. FOR BLASTING, FIREWORKS, AMMUNITION
    • F42B3/00Blasting cartridges, i.e. case and explosive
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F42AMMUNITION; BLASTING
    • F42CAMMUNITION FUZES; ARMING OR SAFETY MEANS THEREFOR
    • F42C15/00Arming-means in fuzes; Safety means for preventing premature detonation of fuzes or charges
    • F42C15/20Arming-means in fuzes; Safety means for preventing premature detonation of fuzes or charges wherein a securing-pin or latch is removed to arm the fuze, e.g. removed from the firing-pin
    • F42C15/23Arming-means in fuzes; Safety means for preventing premature detonation of fuzes or charges wherein a securing-pin or latch is removed to arm the fuze, e.g. removed from the firing-pin by unwinding a flexible ribbon or tape

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Air Bags (AREA)
  • Switches Operated By Changes In Physical Conditions (AREA)
  • Fuses (AREA)
  • Toys (AREA)
  • Portable Nailing Machines And Staplers (AREA)

Description

A presente invenção refere-se a uma protecção de tubo dianteiro num projéctil com detonador de contacto, com uma mola em espiral mantida sob tensão por uma gaiola envolvente, por meio de cuja mola é preenchido um espaço entre a cavilha percutora e a agulha percutora de tal modo que fica excluído um contacto en tre a cavilha percutora e a agulha percutora, tendo a mola em es_ pirai a possibilidade de se distender apenas depois de disparado o tiro, devido a um escorregamento da gaiola, libertando-se então o referido espaço e tornando-se possível um movimento da cavilha percutora.
Na parente de invenção alemã DE-OS 35 01 4-50 descreve-se uma protecção de tubo dianteiro para munição para exercícios, no qual o dispositivo de ignição é mantido por meio de uma cavilha de segurança numa posição tal que a agulha percutora não pode en. costar-se ao dispositivo de ignição e que, portanto, impede uma iniciação da carga activa nesta situação. A cavilha de seguran. ça é ejectada pela pressão dos gases depois do tiro, sendo para isso necessário um gerador de gases pirotécnico que, através de um sistema de ignição que funciona com um certo atraso, com vias de transmissão, inicia a munição quando do tiro. Este dispositi vo é relativamente caro no seu fabrico.
- 2 Num outro sistema de segurança com um tubo dianteiro num detonador de contacto para um projéctil estriado (DE-OS 2'7 55 575), um furo central através de um disco de bloqueio está primeiramente fechado, de modo que impede que uma agulha percutora se encoste a uma cavilha percutora ou que uma via de combustão pirotécnica faça a ignição através da mesma. A abertura deste furo central é obtida pelo facto de, sob a influência da força centrífuga, uma bobina de fita se abrir e de então uma rotação do disco tensor contra o sentido da rotação do projéctil conduzir a mn desvio do disco de bloqueio da zona do furo central. A bobina de fita é coaxial com uma gaiola anular na qual está enfiada, cujo furo interior forma o furo central e cujo espaço anular está dimensionado de tal modo que, com a bobina de fita aberta e com a li. bertação total ou parcial do furo central, recebe o disco de blo, queio.
Um tal dispositivo nem sempre conduz a que o furo central se liberte suficientemente; além disso, a libertação do bloqueio faz-se de maneira demasiadamente rápida e imprecisa.
objecto da presente invenção consiste em proporcionar um dispositivo de segurança no detonador de contacto de projécteis; preciso, simples e que actua de maneira segura num interva lo de tempo ajustável, mesmo longo.
problema resolve-se com uma protecção de tubo diantei. ro na qual se introduz na gaiola um pacote de molas em espiral, com várias molas em espiral enroladas sucessivamente e em sentidos opostos.
pacote de molas enroladas tem a função de, pela sua pre sença no espaço intermédio, impedir uma aproximação da agulha per cutora da cavilha percutora. Não são necessários distanciadores
ou discos de bloqueio adicionais. Quando a gaiola, aquando do tiro, devido à sua inércia, escorregar sobre o pacote de moías em espiral, começa imediatamente a mola em espiral na posição exterior a distender-se. A distenção das molas em espiral dã-se consecutivamente de fora para dentro, não se distribuindo nunca simultaneamente por todo o comprimento das molas. Segundo a presente invenção, devem enrolar-se várias molas em espiral, umas sobre as outras, devendo inverter-se o sentido do enrolamento para cada mola. Desse modo, na passagem de uma mola para a outra, verifica-se de cada vez uma estabilização e uma inversão do sentido da rotação do pacote de molas; portanto, o desenrolamento da mola seguinte começa sempre do zero. Isso tem como consequência tempos de atraso consideráveis que podem ser gerados de maneira segura e reprodutível. As molas em espiral são dimensionadas de tal modo que, depois da distensão, o diâmetro interior se torne tão grande que a cavilha percutora pode deslocar-se livremente no sentido da agulha percutora. Por meio dos parâmetros: comprimento da mola, força da mola, grau de tensão determinada pelo diâmetro da gaiola e o tratamento prévio das molas, bem como o atrito das camadas de fita umas contra as outras, pode ajustar-se de maneira muito precisa, com meios simples, o tempo durante o qual não deve verificar-se a ignição. Uma vantagem especial deste dispositivo de segurança é a independência da libertação do bloqueio relativamente a um movimento de rotação do projéctil. O bloqueio ou o desbloqueio fazem-se de uma maneira independente de o projéctil rodar ou não em torno do seu eixo longitudinal. Porém, é preferido o dispositivo para projécteis sem estrias.
Na protecção de tubo dianteiro segundo a presente invenção pode também, de uma maneira simples, realizar-se uma protec
ção de transporte já conhecida ,fixando a gaiola na direcção axial por meio de uma cavilha lateral de segurança.
Se se colocar por cima e/ou por baixo do pacote de molas em espiral um íman permanente em forma de disco, com uma magneti zação substancialmente no plano do disco, trava-se a rotação do pacote de lâminas quando da distensão. Pode deste modo aumentar-se o tempo de segurança.
A presente invenção está representada nos desenhos anexos e vai descrever-se com mais pormenor, a título de exemplo, a se guir.
As figuras representam:
fig
1, um corte do projéctil;
fig
2, uma vista de cima de um pacote de lâminas;
fig fig a cabeça do projéctil com travão magnético; e o pacote de molas com a extremidade ondulada da mola exterior
A fig. 1, mostra uma cabeça de projéctil (1) com uma pro.
tecção de tubo dianteiro segundo a presente invenção. A metade da esquerda mostra a posição de segurança; na metade da direita, o dispositivo de protecção está disparado e a cavilha percutora (2) móvel axialmente, devido à sua inércia, aquando do choque, choca na agulha percutora (3) tio disco (4) da agulha percutora.
Na situação de segurança, o pacote de molas em espiral (6), envolvido ροτ uma gaiola (5) com a forma de um anel circular, abrange 0 espaço entre a agulha percutora (3) e a face dianteira da cavilha percutora (2) até um ponto tal, no interior, que, mes. mo para a aceleração máxima, devido à rigidez do pacote de molas (6), está excluído um encosto de agulha percutora (3) à cavilha percutora (2). Na parte da esquerda da figura pode ainda ver-se
uma cavilha de segurança (7) que serve como dispositivo de rança durante o transporte. Enquanto esta cavilha (7) nao segufor pu.
xada para fora, a gaiola (5) naopode mover-se mesmo para as mai ores acelerações e, portanto, é impossível a ignição. Antes da carga retira-se a cavilha (7)
Quando se executa o tiro, a gaiola (5), devido à aceleraçao para trás, desliza sobre a cavilha percutora (2). Logo que o pacote de molas deix?- de ser apanhado pela gaiola (5) inicia-se a di s pacote de molas (c) enroladas, constituído por três mo las individuais (8), (9) e (10), pode ver-se melhor na fig. 2
-p,· linha a traço e ponto interior (11) indica o diâmetro interior da d a c ?— vilha percutora (2) linh traço e ponto exterior (12) o diâmetro exterior degaiola (5) rede ite ri ar à a.
c aoeça do projcccil e ca pode exç ndir-se o pacote e molas (6). C espaço é tão grande -ue, (1~) ::a fi
2, está re-r e st ado em cue a se ir.i i ic a lox da nared
C início (14) da ;ola (
- + .-:
3) cote do com ma o ma icr. 0 naocte õe molas (c) e ce rotí çao cr·· ente mas semore ainda com um núcleo interior
ta da lâmina (8).
As molas (9) e (1C), neste instante ainda fortemente enroladas, rodam com uma velocidade tao elevaca que primeiramente não é possível qualquer desenrolamento da mola média (°) e da in terior (10), visto que a fita da mola média (9) para se desenrolar tem primeiro de inverter o ser.tido da rotação. Só depois de pa rar a rotação do pacote de molas (6) pode a camada superior da b£ bina média (9) desprender-se do resto do pacote de molas ainda só lido. Depois disso, faz-se o desenrolamer.to da mola média (9), en costando-se a mola, tal como no caso da espiral exterior (3), para fora à mola distendida (8) e começando a rodar no sentido contrá rio. A mola interior (10) continua fortemente sob tensão até que o pacote de molas atinja de novo o repouso e o início da mola (10) se vá encostar à mola (9) distendida para, por sua vez, se a rodar
Po final da ôister.oao, a extremidade da mola (10) encosta nacote de mo e a abertura mé. i a (13) é tão grano e cue ãe poder impedir o movimento axial da cai lha percutora (2).
tempo que decorre até ~ue η rde de diversas grandezas forja de tensão e o atrito mútuo das camado pacote õc molas, pode ser trrv:da de rança.
Um dispositivo de segurança com um travão magnético está representado na fig. 3. I'a metade da esquerda está representada, como na fig. 1, o estado de segurança; a metade da direita mostra o estado aquando do impacto: a agulha percutora- (3), aquando da travagem, penetra na cavilha percutora (2) deslocada para a frente. As peças têm as mesmas referências que na fig. 1.
disco (4) da agulha percutora está aqui um pouco mais deslocado para cima. Toma, a forma de um disco anular (15) de um íman permanente. Está magnetizado de tal modo que essencialmente a direcção de magnetização se situa no pleno do anel e os dois po los formam-se em posições opostas no disco sendo as linhas de for ça preponderantemente perpendiculares às molas em espiral do pacote de molas (6).
ITa fig. , está representada uma forma um pouco modificada do pacote 2e molas (c). 0 início (16) da mola em espiral e?:terior (8) é aqui ondulado. Impede-se desse modo cus a espire exterior da mola em espir'1 posse- desloc?r-se, ouar.do àa atracção da gaiola valo pacote d: molas em espiral, entre a gaiola e a cavilha percutora .

Claims (3)

1. Protecção de tubo dianteiro num projéctil com detonador de contacto, com ume mole em espirei sob tensão, envolvida por uma gaiola, e por meio da qual o espaço entre a cavilha percutora e a agulha percutora está preenchido de tal modo que fica excluído um encosto da cavilha percutora peia agulha percutora, tenso a mola em espiral a possibilidade de se distender aper.as depois do disparo do tiro, me-iante o deslocamento da gaiola,e podendo portanto liber tar-se o referido espaço e tomando-se possível um movimento da ca vilha. percutora, caracterizada por, na gaiola (5), estar introduzido um pacote de molas em espiral (6), com várias raolc-s em espiral (3,9,10), enroladas sucessivamer.te e de cada vez em sentido oposto.
2. Protecção de tubo dianteiro de acordo cora a. reivindicação 1, caracteriz-axla por o pacote de molas em espiral (c) ser constituído por três molas (8,9,10) em espiral.
3· Protecção de tulo dianteiro de acordo com as reivir.ii caçoes 1 ou 2, caracterizada por existir uma placa magnetizada (13) so'· ro o pacote, de molas (c).
PT89038A 1987-11-20 1988-11-18 Proteccao de tubo dianteiro num projectil com detonador de contacto PT89038B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE19873739368 DE3739368A1 (de) 1987-11-20 1987-11-20 Vorrohrsicherung an einem geschoss mit aufschlagzuender

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT89038A PT89038A (pt) 1989-09-14
PT89038B true PT89038B (pt) 1993-11-30

Family

ID=6340897

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT89038A PT89038B (pt) 1987-11-20 1988-11-18 Proteccao de tubo dianteiro num projectil com detonador de contacto

Country Status (15)

Country Link
US (1) US4938139A (pt)
EP (1) EP0316894B1 (pt)
JP (1) JPH01167600A (pt)
KR (1) KR890008545A (pt)
AU (1) AU611725B2 (pt)
CA (1) CA1320073C (pt)
DE (2) DE3739368A1 (pt)
ES (1) ES2017006B3 (pt)
GR (1) GR3000973T3 (pt)
IL (1) IL88417A (pt)
IN (1) IN171682B (pt)
MY (1) MY103479A (pt)
PT (1) PT89038B (pt)
SG (1) SG97091G (pt)
TR (1) TR23888A (pt)

Families Citing this family (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4788062A (en) * 1987-02-26 1988-11-29 Alza Corporation Transdermal administration of progesterone, estradiol esters, and mixtures thereof
US5067405A (en) * 1990-04-12 1991-11-26 Dragolyoub Popovitch Safing and arming device
FR2714169B1 (fr) * 1993-12-17 1996-02-09 Manurhin Defense Dispositif de sécurité pour verrouiller un percuteur et procédé de fabrication de ce dispositif.
US7565795B1 (en) 2006-01-17 2009-07-28 Pratt & Whitney Rocketdyne, Inc. Piezo-resonance igniter and ignition method for propellant liquid rocket engine
US20080299504A1 (en) * 2007-06-01 2008-12-04 Mark David Horn Resonance driven glow plug torch igniter and ignition method
US8814562B2 (en) * 2008-06-02 2014-08-26 Aerojet Rocketdyne Of De, Inc. Igniter/thruster with catalytic decomposition chamber
US8161725B2 (en) 2008-09-22 2012-04-24 Pratt & Whitney Rocketdyne, Inc. Compact cyclone combustion torch igniter
KR101670253B1 (ko) 2010-02-16 2016-10-31 삼성전자 주식회사 이동 무선통신 시스템에서 단말의 네트워크 억세스 제어 방법 및 장치.
GB2493574A (en) 2011-11-10 2013-02-13 Renesas Mobile Corp Transmission of closed subscriber group identifiers (CSG IDs) based on load condition of a cell
CN111650402B (zh) * 2020-05-14 2022-04-12 南京理工大学 一种基于三轴加速度计的弹道顶点识别方法

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
BE564754A (pt) * 1957-02-20
FR1198830A (fr) * 1960-05-11 1959-12-09 Soc Tech De Rech Ind Perfectionnement aux fusées pour projectiles
DE1225518B (de) * 1963-11-12 1966-09-22 Junghans Ges Mit Beschraenkter Drallgeschosszerlegerzuender
DE2457947A1 (de) * 1974-12-07 1976-06-10 Rheinmetall Gmbh Detonatorsicherung fuer drallgeschosse
DE2735575A1 (de) * 1977-08-06 1979-02-15 Rheinmetall Gmbh Aufschlagzuender fuer drallgeschosse
DE3049082C2 (de) * 1980-12-24 1984-08-23 Diehl GmbH & Co, 8500 Nürnberg Sicherungseinrichtung für einen Zünder
DE3151470A1 (de) * 1981-12-24 1983-07-14 Gebrüder Junghans GmbH, 7230 Schramberg Band zur drallabhaengigen zuendersicherung von geschosszuendern
FR2533686B1 (fr) * 1982-09-24 1987-01-02 Manurhin Dispositif de securite a cage tournante pour projectile giratoire
US4662279A (en) * 1985-09-23 1987-05-05 Interdyne Service Corp. Safing and arming device

Also Published As

Publication number Publication date
IL88417A (en) 1993-01-14
DE3739368C2 (pt) 1991-06-06
JPH01167600A (ja) 1989-07-03
DE3739368A1 (de) 1989-06-01
PT89038A (pt) 1989-09-14
IL88417A0 (en) 1989-06-30
MY103479A (en) 1993-06-30
AU2419288A (en) 1989-05-25
CA1320073C (en) 1993-07-13
ES2017006B3 (es) 1990-12-16
DE3860491D1 (de) 1990-09-27
TR23888A (tr) 1990-10-17
AU611725B2 (en) 1991-06-20
EP0316894A1 (de) 1989-05-24
GR3000973T3 (en) 1991-12-10
KR890008545A (ko) 1989-07-12
US4938139A (en) 1990-07-03
EP0316894B1 (de) 1990-08-22
SG97091G (en) 1992-02-14
IN171682B (pt) 1992-12-05

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT89038B (pt) Proteccao de tubo dianteiro num projectil com detonador de contacto
US2620190A (en) Tip for darts and arrows
US5834684A (en) Penetrator having multiple impact segments
US5243912A (en) Arming delay, dual environment safe, fuze
US6237495B1 (en) Self-destructing impact fuse
ES2344261T3 (es) Sistema de pesca con lanzamiento autopropulsado.
TW201107705A (en) Mechanical command to arm fuze
US4220130A (en) Spring type ball throwing machine
ES2539130T3 (es) Espoleta de impacto autodestructiva
US3732825A (en) Impact fuze for a spin stabilized projectile
US8245645B1 (en) Mine-defeating projectile
US4223608A (en) Safety device for percussion-fuse of rifled missiles
US4167905A (en) Hand grenade fuze with self-induced spin for arming
ES2222698T3 (es) Sistema de seguridad para espoleta de proyectil.
US3302572A (en) Delayed fuze mechanism
NO135155B (pt)
US3353489A (en) Impact fuze for a spinning projectile
SE505705C2 (sv) Låsanordning, särskilt patronlägeslås till vapen
JPH01318900A (ja) 弾丸の信管に対する安全装置
CA1061640A (en) Arming fuze for artillery shell
US5625161A (en) Safety device for a spin stabilized projectile fuse, process for making such a safety device and spin-stabilized fuse having such a safety device
US4773330A (en) Dynamic armed grenade
US1178054A (en) Exploding mechanism.
CN217593797U (zh) 一种陀螺发射玩具
US3701319A (en) Underwater sound signal for explosive echo ranging

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19930520

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19951130