PT88580B - Processo para a preparacao de derivados de 1,3-ditio(oxatio ou dioxo)lano uteis como antagonistas de leucotrieno ltd4 e ltb4 - Google Patents

Processo para a preparacao de derivados de 1,3-ditio(oxatio ou dioxo)lano uteis como antagonistas de leucotrieno ltd4 e ltb4 Download PDF

Info

Publication number
PT88580B
PT88580B PT88580A PT8858088A PT88580B PT 88580 B PT88580 B PT 88580B PT 88580 A PT88580 A PT 88580A PT 8858088 A PT8858088 A PT 8858088A PT 88580 B PT88580 B PT 88580B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
hydroxy
isomers
propylphenoxy
process according
prepared
Prior art date
Application number
PT88580A
Other languages
English (en)
Other versions
PT88580A (pt
Inventor
Richard Mathias Weier
Michael Allan Stealey
James Ronald Deason
Original Assignee
Searle & Co
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from US07/100,685 external-priority patent/US4808729A/en
Application filed by Searle & Co filed Critical Searle & Co
Publication of PT88580A publication Critical patent/PT88580A/pt
Publication of PT88580B publication Critical patent/PT88580B/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07DHETEROCYCLIC COMPOUNDS
    • C07D327/00Heterocyclic compounds containing rings having oxygen and sulfur atoms as the only ring hetero atoms
    • C07D327/02Heterocyclic compounds containing rings having oxygen and sulfur atoms as the only ring hetero atoms one oxygen atom and one sulfur atom
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07DHETEROCYCLIC COMPOUNDS
    • C07D327/00Heterocyclic compounds containing rings having oxygen and sulfur atoms as the only ring hetero atoms
    • C07D327/02Heterocyclic compounds containing rings having oxygen and sulfur atoms as the only ring hetero atoms one oxygen atom and one sulfur atom
    • C07D327/04Five-membered rings
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61PSPECIFIC THERAPEUTIC ACTIVITY OF CHEMICAL COMPOUNDS OR MEDICINAL PREPARATIONS
    • A61P29/00Non-central analgesic, antipyretic or antiinflammatory agents, e.g. antirheumatic agents; Non-steroidal antiinflammatory drugs [NSAID]
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61PSPECIFIC THERAPEUTIC ACTIVITY OF CHEMICAL COMPOUNDS OR MEDICINAL PREPARATIONS
    • A61P37/00Drugs for immunological or allergic disorders
    • A61P37/08Antiallergic agents
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07DHETEROCYCLIC COMPOUNDS
    • C07D339/00Heterocyclic compounds containing rings having two sulfur atoms as the only ring hetero atoms
    • C07D339/02Five-membered rings
    • C07D339/06Five-membered rings having the hetero atoms in positions 1 and 3, e.g. cyclic dithiocarbonates

Description

PROCESSO PARA A PREPARAÇÃO DE DERIVADOS DE 1,3-DITI0(0XATI0 OU DIOXO)LANO UTEIS COMO ANTAGONISTAS DE LEUCOTRIENO LTD4 E LTB4
e seus sais farmaceuticamente aceitáveis, e os seus isómeros geométricos e ópticOs, na qual X, Y e Z são cada um indepen dentemente 0 ou S com S opcionalmente oxidado atê S = 0; Alk ê alquileno ou hidroxialquileno de cadeia linear ou ramificada que contêm 1 a 6 átomos de carbono; ê hidrogénio ou alquilo inferior; n é 0 a 5; R2 é hidrogénio, alquilo inferior cicloalquilo, - (CH^,) -COg R , fenilo, fenilo substituido por h£ lo, alquilo inferior ou alcoxi inferior; e Ar ê 5,6,7,8-tetra -hidro-1-naftalenilo, fenilo Ou fenilo substituido por alquilo inferior, hidroxi, alcOxi inferior Ou alcanOilO inferior.
Os compostos preparados pelo processo de acordo com a presente invenção pertencem ao domínio de agentes farmacêuticos que actuam como antagonistas de leucotrieno (LTD^) e incluem formas de realização que actuam como antagonistas de leucotrieno (LTB^).
« processo de preparação dos referidos compostos consiste em se fazer reagir um composto de fórmula
com um composto de fórmula ArOAlkBr.
-3ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
Domínio da Invenção
A presente invenção diz respeito a agentes farmacêuticos que actuam como antagonistas de leucotrieno D^ (LTD^) e inclui formas de realização que actuam como antagonistas de leucotrieno B^ (LTD^).
Técnica Anterior
A técnica anterior, em geral, de_s creve os antagonistas de LTD^ como compostos antialêrgicos e Os antagonistas de LTB^ como agentes anti-inflamatórios.
leucotrieno D^ e (LTD^/LTC^) e o leucotrieno (LTB^) são produtos da linha metabólica do ácido araquiddnico. O LTD^ e O LTC^ estão associados com a contracção do músculo liso e contraem o íleo de cobaia, os brônquios humanos e de cobaia e a artéria e veia pulmonar humana. 0 LTB^ estã associado com estimulação neutrófila e ê caracterizado por quimiotáxis, agregação e desgranulação. Crê -se que O LTB^ ê um mediador importante de inflamação. Detectam-se níveis elevados de LTB^ em artrite reumatôide, gota, psoríase e doença intestinal inflamatória. Desta maneira, os antagonistas de LTB^ sãó:úteis na terapêutica dessas doenças.
Os ácidos diOxolanO-2-carboxí1ico com a fórmula
na qual R^ e Rg, iguais Ou diferentes, representam H·, halogê neio, alquilo Ou alcoxi,
Rg é H, alquilo, arilo ou alquilo opcionalmen te substituido por halogéneo, alquilo in ferior, ou alcoxi inferior;
X ê _o^H2 ern que 0 estã unido ao fe ni 10;
n é 0-3, são descritos como agentes sedativos ou colerêticos na Paten te Francesa 1.448.340.
-5SUMARIO DA INVENÇÃO
A presente invenção diz respeito a um processo para a preparação de novos compostos com a Fórmula I descrita adiante, preparações farmacêuticas que contêm esses compostos, e a utilização destas preparações como agentes antialêrgicos e agentes anti-inflamatórios. A invenção abrange compostos com a Fórmula II que são antagonistas de LTD^, composições farmacêuticas destes compostos e utilização dessas preparações como agentes antialêrgicos. A invenção abrange também compostos com a Fórmula III que são antagonistas de LTB^, suas preparações farmacêuticas e utilização dessas preparações no tratamento do doenças anti-inflamatórias.
DESCRIÇÃO PORMENORIZADA
A presente invenção abrange compostos com a Fórmula I
ArO-Aiq -z
(CH2)nCO2Ri
Y r2
I
e Os seus sais farmaceuticamente aceitáveis e isómeros geométricos e ópticos, na qual:
X, Y e Z são cada um independentemente 0 Ou S com S OpciOnalmente Oxidado para S = 0;
Alq ê alquileno de cadeia linear ou ramificada ou hidróxialquileno que contêm 1-6 átomos de carbono;
R1 ê hidrogénio Ou alquilo inferior; n é 0 a 5;
R2 ê hidrogénio, alquilo inferior, cicloalquilo,
-(CHg) -COgRp fenilo, fenilo substituído por halo, alquilo inferior ou alcoxi inferior; e
Ar ê 5,6,7,8-tetraidro-1-naftalenilo, fenilo Ou fenilo substituído por alquilo inferior, hidroxi, alcoxi inferior ou alcanoilo inferior,
Uma forma de realização preferida ê um composto com a fórmula II
II
-7na qual Alq, Z, X, Y, R2, n e R^ têm a significação anterior. Estes compostos são caracterizados por terem actividade antagonista de LTD^. Uma forma de realização muitíssimo preferida ê constituida por compostos com a fórmula II na qual R2 é alquilo inferior e R^ ê hidrogénio conforme representado pelos Exemplos 61, 84 e 128(c). Estes compostos são partieularmente preferidos, devido à sua potência e disponibilidade Oral.
A presente invenção abrange tam bém compostos com a Fórmula III
III na qual Rg ê alquilo inferior e Alq, Z, X, Y, n, Rp e R2 têm a significação anterior. Es tes compostos são antagonistas de LTB^ e são úteis como agentes anti-inflamatôrios.
Os compostos dioxolano podem ser preparados conforme indicado no Esquema A. 0 compostos de par tida
HO °K /ίΟΗ2)ηΟΟ2ΡΙι
O r2
-8pode ser preparado pelo processo descrito em C.R. ACAD. SC. PARIS, t.271 (20 de Julho de 1970) p.218-220 ou R. Bohm, PHARMAZIE, 36:329 (1981).
ESQUEMA A
O. y(CH2)nCO2R,
HO'
RZ
Processo do Exemplo 62
Processo do Exemplo 63
HS
O. /(CH^COí-R,
O. /(CHánCOjR,
R2
Processo do Exemplo 64 —o r2
ArO Alq Br Processo do
Exemplo 65
ArO-Alk-S
O /(CHánCO^,
R2 i
-9ArO, Alq, , R2 e n têm a significação ‘indicada na FOrmula I
O termo alquilo inferior significa alquilo de cadeia linear ou ramificada com 1 a 6 átomos de carbono, por exemplo metilo, etilo, propilo, butilo, pen tilo, hexilo e os seus isómeros de cadeia ramificada.
termo alcoxi inferior signi fica alcoxi de cadeia linear ou ramificada com 1 a 6 átomos de carbono, por exemplo metoxi, etoxi, butoxi, pentoxi, hexoxi e Os seus isómeros de cadeia ramificada.
termo alcanoilo inferior si gnifica alcanoilo de cadeia linear Ou ramificada cóm 2 a 6 átomos de carbono, por exemplo acetilo, propanoilo, butanoi lo, pentanoilo, hexanoilo e os seus isómeros de cadeia rami ficada.
termo halo significa fluoro, cloro, bromo Ou iodo.
termo sais farmaceuticamente aceitáveis significa sais não tóxicos dos ácidos dos compostos da presente invenção em que o catião ê sódio, potássio, lítio, cálcio, magnésio, ainco, ferroso, alumínio, amónio, tetraalquilamónio, etc.
Os compostos da presente invenção são preparadosrem geral de acordo com o esquema seguinte:
ί
R2 γΖ (CH2)nCO2R, Ο
ArO Alk Br
Formula I nO qual Ar, X, Y, Z, teriOr. Os isómeros por meio de técnicas n, Alq, R.] e R2 têm a significação an ópticos são resolvidos em enantiómeros convencionais.
Os exemplos apresentados adiante descrevem mais pormenorizadamente processos para a prepara ção de compostos de acordo com a presente invenção.
Os compostos com utilidade antagonista LTD^ são descritos por actividade numa ou mais das seguintes experiências.
Antagonismo LTD^ em Íleo de Cobaia
Fez-se uma suspensão de segmen tos frescos de íleo de cobaia em banhos de tecido de 2 ml que continham solução Tyrodes modificada Oxigenada. Depois de um período de equilibração, gerou-se uma curva de resposta-dose agonista por meio da exposição de cada tecido a 4 doses diferentes de LTD^ e da medição das alturas contrácteis subse quentes. Lavaram-se os segmentos de íleo e deixaram-se em re-
11pouso entre exposições a agonista. A seguir, incubaram-se os tecidos com uma sô concentração de composto de experiência e repetiu-se o processo de resposta-dose agonista. A proporção de dose é uma medida da capacidade do antagonista para deslocar a curva resposta-dose agonista para a direita. E determinada pela concentração de agonista necessária para atingir um nível de resposta dado na presença (A1) contra a ausência A de antagonista. Por exemplo, se a concentração de experiência de composto não teve efeito na resposta induzida-agonista (A1 = A), a proporção deve ser aproximadamente 1. As propor ções de dose aumentam se O composto inibir a resposta induzida-agonista. Um valor de proporção de dose ê determinado para cada tira de íleo usada para experimentar antagonista. Se as proporções de dose aumentarem em função de concentração antagonista crescente, estes dados podem ser avaliados por análise de Schild para determinar se a inibição ê Ou não competi tiva, e, se for, qual ê O valor pA2 para aquele composto. A análise de Schild examina a linearidade da função descrita pe las prOpõrções de dose escritas como log I(A'/A)-1I contra con centração antagonista. Se a linearidade for limitada e a in clinação for aproximadamente 1, a inibição ê considerada competitiva. 0 pA2 ê o log negativo da concentração antagonista necessária para produzir uma proporção de dose de 2. Este valor ê considerado uma medida da afinidade do antagonista competitivo.
Experiência In Vivo
Os compostos são experimentados in vivo como segue. Cobaias Hartly adultas machos com O peso 300-350 g, são tratadas previamente com pirilamina e indometacina para bloquear Os efeitos broncoconstrição de histamina endõgena e a síntese de tromboxano A2 respectivamente. Administram-se compostos da invenção por vias IV ou IG, aproxj.
-12madamente antes da administração IV de 2000 unidades de LTD^. Observa-se a pressão intratraqueana antes e depois de LTD^ em animais anestesiados com pentobarbital e ligados a um respirados para roedores, os compostos que antagonizam a acção do componente directo de LTD^ sobre 0 músculo liso respiratório, inibem aumentos de pressão de insuflação Intratraqueana (P>Ou = 0,05) causados por LTD^. Utiliza-se FPL 55712 como controlo.
Experiência de Ligação de Receptor de Leucotrieno (12c01)
A experiência de ligação de receptor de LTD^ in vitro efectua-se como segue.
A ligação específica de LTD^ titu^ lado a um número fixo de receptores de pulmão de cobaia, isolados de membrana de pulmão de cobaia, ê medida na presença e na ausência do composto de experiência. A dose de selecção inicial (1 χ 10 M) ê considerada aetiva se a ligação espe cífica do LTD4 for reduzida em 45% ou mais. Experimentam-se compostos activos de modo resposta-dose para determinar valoA actividade LTB^ de compostos da presente invenção é indicada pelas experiências seguintes.
Preparação de Neutrófilos Humanos
Purificaram-se neutrófilos pro venientes de sangue venoso de dadores humanos normais, utili-13-X* zando técnicas padrão de sedimentação de dextranO, centrifugação sobre solução esterilizada HistOpaque (Sigma) e lise hipotónica de eritrôcitos (Boyum, A., Isolation of Leukocytes From Human Blood: Further Observations. Scand. J. Lab. Clin. Invest. 21 (Suppl. 97): 31, 1968). A pureza de neutrófilos isolados foi 7/ 95%.
Experiência de Ligação de Receptor de LTB^
Incubaram-se neutrófilos (4 6χ10θ) em 1 ml de solução de sal equilibrada de Hanks que cOii tinha 10 mM tampão HEPES (HBSS), pH 7,4 e 30 mM de ácido norp diidroguaiarêtico com 0,6 nano Μ ( H) LTB^ na presença ou na ausência de compostos de experiência. A incubação foi efec tuada a 09C durante 45 minutos e terminada pela adição de 5 ml de HBSS gelado, seguida por filtração rápida de mistura de incubação sob vácuo através de filtros de fibra de vidro GF/C.
Os filtros foram depois lavados com 10 ml de HBSS e determi nou-se a radiactividade. Definiu-se a ligação especifica como a diferença entre ligação total e ligação não específica que não foi deslocada por 107 M de LTB^ não marcado. Todos os dados dizem respeito a ligação específica.
Experiência de Desgranulação de Neutrófilo Humano
Determinou-se a desgranulação de neutrófilo por meio da medição da libertação de actividade mieloperoxidase no meio de incubação. Incubaram-se previamen/7 te neutrófilos (3 χ 10 ) em 10 ml de solução HBSS com citocalasina B(5ug) a 372C durante 5 minutos, seguindo-se incubação prévia com compostos de experiência durante 7 minutos. Incu -6,
-14baram-se depois neutrôfilos durante 2 a 20 minutos com LTEL 8 (5 χ 10“ M) ou com o peptídeo quimiotáctico f-met-leu-phe (5 χ 10“ M) para induzir desgranulação. Depois de incubação centrifugaram-se amostras e extraiu-se pieloperoxidase das pílulas de células por meio de sonicação em tampão fosfato que continha 0,4% Triton X-100. Também se adicionou Triton X-100 aos sobrenadantes até uma concentração de 0,4%. Os sobrenadantes e Os extractos - pílulas foram depois experimentados espectrofotometricamente quanto à actividade pieloperoxidase, fazendo a determinação da velocidade de decomposição de H202 com o-dianisidina como dador de hidrogénio, conforme descrito por Renlund et al. (Renlund, D.G., MacFarlane, J.L. Christensen, R.D., Lynch, R.E., e Rothstein, G., A Quantitatitative and Sensitive Method for Measurement Qf Myeloperoxidase, Clinicai Research 28:75A, 1980). A actividade mieloperox/ dase liberta no sobrenadante foi expressa na percentagem da actividade total média (pílula mais sobrenadante).
Quimiotáxis Dérmica LTB^-Induzida em Cobaia
Administrou-se composto de experiência por via intravenosa ou intragástrica diversas vezes antes da injecção de leueotrieno (LTB4). Dilui-se LTB^ em solução saturada de cloreto de sódio com tampão fosfato (PBS) e injectaram-se 35 ng em 0,2 ml intradermicamente nos dorsos rapados de cobaias anestesiadas. Injectou-se PBS como controlo. Decorridas horas, sacrificaram-se Os animais, tiraram-se-lhes as peles e estas foram armazenadas em congeladores (-709C). Retiraram-se os lugares de injecção com um punção de pele e homogeneizaram-se mecanicamente (Politron, Brinkmann Instruments). Extraiu-se mieloperoxidase (MPO), uma enzima marcadora para neutrôfilos, por meio de 0,5% de brometo de hexadeciltrimetilamónio em 50 mM de tampão fosfato de potássio (pH 6,0), utilizando processos de sonicação e congelação-15-descOngelaçãO. Depois de centrifugação (40.000 χ g, 30 minutos), as actividades da enzima nos sobrenadantes foram experj_ mentadas espectrofotometricamente (Α^θθ) medindo a decomposição de perôxido de hidrogénio com orto-dianisidina depois de decorridos 15 minutos. VerificOu-se que a actividade MPO era proporcional ao número de neutrôfilos. Em cobaias, o nível de actividade MPO aumentou com a quantidade de LTB^ injectada.
Quimiotáxis de Câmara BQyden Modificada
Isolaram-se neutrôfilos humanos de sangue periférico citrado sedimentado em 5% de dextrano, se guindo-se centrifugação sobre solução esterilizada Histopaque (Sigma) e lise hipotônica de eritrôcitos. AdiciOnOu-se uma suspensão de células final de 3-4 χ 10 neutrôfilos/ml de solução de sal equilibrada de Haks com tampão HEPES (HBSS, pH 7,3) ao poço superior (0,8 ml) de uma câmara Boyden modificada (poço cego). 0 poço inferior (0,2 ml), separado por uma membrana de policarbonato (Nuleopore Corp.) continha HBSS ou 3 χ 10 LTB4 na presença ou na ausência de composto de ex periência. Depois de incubação durante 90 minutos a 379C em 5% C02-95% ar, as células provenientes do poço inferior fo ram lisadas e Os núcleos contados num contador COulter Modelo S-Plus-IV. A percentagem de inibição foi calculada a partir de contagens de células corrigidas de migração aleatória por subtracção da média do controlo HBSS.
Quadro I indica a actividade de LTD^ e LTB^ de compostos representativos da presente invenção.
-16QUADRO I
ANTAGONISMO ί.ΤΡη
Exemplo Experiência Ligação Receptor (ΙΟ^θ) Experiência IleO Cobaia (PA2) Experiência BrOncOcOnstriçãO In VivO (% Inibição a 5mpk. IV)
35 0,591 uM 8,05 93
38 9,37 pM 7,84 87,2
61 5,02 pM 8,02 95,6
50 9,47 pM 7,84 91,2
84 7,10 pM 7,77 85,1
3 3,56 pM 7,67 96,9
70 6,24 pM 7,57 59,2
ANTAGONISMO LTB^
Experiência
Ligação
Exemplo Receptor (ICg0)
0,06 uM
I
Os compostos podem ser administra^ dos em formas de dosagem Oral como comprimidos, cápsulas, geles macios, pílulas, pôs, grânulos, elixires ou xaropes. Os compostos também podem ser administrados intravascularmente, intraperitonealmente, subcutaneamente ou intramuscularmente, utilizando formas conhecidas na técnica farmacêutica. Em geral a forma de administração preferida ê a oral. Para as com-
-17posições farmacêuticas administradas pOr via oral e para os processos de acordo com a presente invenção, os ingredien tes activos mencionados anteriormente serão administrados em geral em mistura com diluentes, excipientes farmacêuticos apropriados, ou portadores (colectivamente designados na pre_ sente por materiais portadores) escolhidos apropriadamen te em relação à forma de administração pretendida, isto ê, comprimidos Orais, cápsulas, geles macios, elixires, xaropes rebuçados, etc., e de cordo com práticas farmacêuticas con vencionais.
Por exemplo, para administração oral na forma de comprimidos ou cápsulas, os componentes do medicamento activo podem ser combinados com qualquer portador inerte farmaceuticamente aceitável não tóxico oral, por exemplo lactose, amido, sacarose, celulose, estearato de ro gnésio, fosfato dicálcio, mannitol sulfato de cálcio, etc.,
Ou várias combinações dOs mesmOs. Para administração oral em formas líquidas, por exemplo geles macios, elixires, xaropes, rebuçados, etc., os componentes do medicamento activo podem ser combinados com qualquer portador inerte farmaceutj_ camente aceitável não tóxico oral, por exemplo água, solução saturada de cloreto de cálcio, etanol, polietileno glicol, propileno glicol, óleo de milho, óleo de semente de algodão, óleo de amendoim, gergelim, álcool benzílico, diversos tampões, etc., Ou várias combinações dos mesmos. Alêm disso, quando se desejar Ou for necessário, também se podem incorporar na mistura ligantes, lubrificantes, agentes desinte grantes e agentes corantes apropriados. Os ligantes apro priados incluem amido, gelatina, açúcares naturais, edulcorantes de milho, gomas naturais ou sintéticas como acácia, alginato de sódio, carboximetilcelulose, polietileno glicol e ceras, ou combinações dos mesmos. Os lubrificantes para utilização nestas formas de dosagem incluem ãcido bórico, benzOatO de sódio, acetato de sódio, cloreto de sódio, etc., Ou combinações dos mesmos. Os desintegrantes incluem, sem limitação, amido, meti1-celulOse, ágar, bentonite, goma guar,
-18etc., Ou combinações dos mesmos. Também se podem incluir, sem pre que apropriado, agentes edulcorantes e aromatizantes e preservantes.
Para administração intravascular, intraperitoneal, subcutânea ou intramuscular, os componentes do medicamento activo podem ser combinados com um portador apropriado, por exemplo ãgua, solução saturada de cloreto de sódio, dextrOse aquosa, etc. Independentemente da via de administração escolhida, Os compostos da presente invenção são preparados em formas de dosagem farmaceuticamente aceitjí veis por processos convencionais conhecidos pelos técnicos da especialidade. Os compostos também podem ser prepardos com utilização de sais de adição de base farmaceuticamente aceitáveis. Além disso, os compostos Ou Os seus sais podem ser utilizados numa forma hidratada apropriada.
As preparações típicas de unguen tos e pomadas são úteis em condições de tratamento como psoríase.
Independentemente da via de admi_ nistração escolhida, emprega-se em qualquer tratamento uma quantidade não tóxica mas terapeuticamente eficaz de um Ou mais compostos da presente invenção. 0 regime de dosagem para a prevenção ou tratamento de estados inflamatórios com os compostos da presente invenção ê escolhido tendo em consideração diversos factores, incluindo o tipo, idade, peso, sexo e estado médico do paciente, a gravidade do estado inflamató rio, a via de administração e O composto utilizado em particular no tratamento. Um médico ou veterinário com qualificações normais pode determinar e receitar com facilidade a quantidade eficaz do medicamento necessário para prevenir ou deter o progresso do estado. Ao fazer isto, o médico ou veterinário pode empregar doses relativamente pequenas a principio, e, subsequentemente, aumentar a dose atê obter uma resposta máxima. As doses diárias dos compostos da presente
invenção que estão geralmente na gama de cerca de 1 até cerca de 50 mg/kg são geralmente apropriadas.
Os exemplos que se seguem descre vem os processos seguidos para preparar os compostos de acor do com a presente invenção. Estes exemplos são apresentados apenas como descrição e não devem de modo alguém ser cOnside rados limitação da invenção no espírito Ou no âmbito da mesma, visto que com esta descrição se vão tomar evidentes, para os técnicos da especialidade, muitas modificações em ma teriais e processos.
-20DESCRIÇAO DAS FORMAS DE REALIZAÇÃO PREFERIDAS
EXEMPLO 1
4-(Mercaptometi1)-1,3-oxatiQlano-2,2-dipropanQato de dietilQ
HS
CO2C2Hs
CO2C2Hj
Dissolveram-se 4-oxo pimelato de dietilo (37 g, 0,16 moles) e 2,3-dimercaptO-1-propanol (20 g, 0,16 moles) em cloreto de metileno (600 ml). Adicionou-se trifluoreto eterato de boro destilado (5 ml) e manteve-se a mistura de reacção em agitação durante três dias à temperatura ambiente sob uma atmosfera de azoto.
Efectuou-se têmpera da reacção, juntando solução de bicarbonato de potássio aquosa a 5% (200 ml). Separaram-se as camadas e lavou-se a fase orgânica com água e secou-se sobre sulfato de magnésio. FiltrOu-se o age£ te de secagem e concentrou-se 0 filtrado no evaporador rotativo. CrOmatografGu-se o Oleo residual sobre gel de sílica, empregando 3% acetato de etilo/tolueno como eluente para se obterem 27,5 g (51%) do composto em título acima na forma de óleo.
Análise calculada para C
14H24°5S2:
-21Calc.: C, 49,99; H, 7,19; S, 19,03.
Encontrado: C, 49,92; H, 7,23; S, 19,11.
EXEMPLO 2
4-/773 - (4-aceti 1 - 3-hidrOxi- 2-propi Ifenoxi)-propi l_7tiojmet i 1_7
1,3-oxatiolano-2,2-diprQpanQatO de dietilo
COjCjHg
COjCgHj
DissOlveu-se 3-(2-n-prOpil-3-hidrQxi-4-acetilfenoxi)-1-bromopropano (2,0 g, 0,006 moles), preparado pelo processo descrito na Patente E.U. 4.565.882, Exemplo 14, incorporada na presente por referência, em metil etil cetona (20 ml). A esta solução adicionou-se o tiol do Exemplo 1 (2,0 g, 0,006 moles) e carbonato de potãssio ani dro (2,5 g) e a mistura da reacção foi mantida em refluxo com agitação sob atmosfera de azoto durante 24 horas. Arrefeceu-se a reacção atê à temperatura ambiente, filtrou-se e con centrou-se o filtrado no evaporador rotativo. Cromatografou-se O resíduo sobre gel de sílica, utilizando 25% acetato de etilo/hexano cõmO eluente para se Obterem 3,3 g (95%) do com posto em título na forma de óleo.
Análise calculada para ε28^42θ8^2:
-22C, 58,75; H, 7,41 ; S, 11,21.
Encontrado: C, 58,55; H, 7,40; S, 11,51.
EXEMPLO 3
Acido 4-/773-(4-aceti1-3-hidroxi-2-propi1fenoxi)propiI7tiometi 1,7-1,3-oxatiQlano-2,2-di propanO ico
Dissolveu-se o produto do Exem plO 2 (3 g, 0,0052 moles) em etanol (50 ml). Adicionou-se so lução aquosa de hidróxido de lítio ( 2 M, 9,2 ml) e manteve-se a solução de reacção em agitação à temperatura ambiente durante 3 horas. Separou-se etanol, utilizando o evaporador rotativo e acidificou-se 0 resíduo aquoso para pH2, utilizan do solução aquosa de bissulfato de sdio 0,5 N. Extraiu-se o óleo que se separou por meio de acetato de etilo e secou-se a camada orgânica sobre sulfato de magnésio anidro. 0 agente de secagem foi filtrado, e o filtrado foi concentrado no eva porador rotativo para se Obterem 2,53 g de um óleo incolor que foi seco a 709 (0,1 mm Hg) durante 5 horas para se obter o composto em título.
Anãlise calculada para C24H240gS2:
Cale.: C, 56,02; H, 6,67; S, 12,43.
Encontrado: C, 56,07; H, 6,85; S, 12,79.
4-/'/’/5-Acet i 1-3-hidroxi-2-prOpi lf enoxi) pen ti L/t iojmeti 17-1,3-oxatiolano-2,2-dipropanQatQ de dietilo
-23EXEMPLO 4
A reacção do mercaptano do Exemplo 1 (2,0 g, 0,006 moles) e 5-(2-n-propi1-3-hidroxi-4-acetilfenoxi)-1-bromopentano (descrito na Patente E.U. 4.565.882, Exemplo 1) (2,1 g, 0,06 moles) em metil etil cetona (20 ml) foi efectuada e reforçada da maneira já descrita no Exemplo
2. Depois de cromatografia sobre gel de sílica, empregando 25% acetato de etilo/hexano como eluente, obtiveram-se 3,3 g (93%) do composto em título na forma de Oleo
Análise calculada para C3oH46°8S2:
Calculado: C, 60,18; H, 7,75; S, 10,69.
Encontrado: C, 60,01; H, 7,80; S, 10,79.
EXEMPLO 5
-24Acido 4-/775-(4-aceti1-3-hidroxi-2-propilfenoxi)pentiΓ/tiojmetilj-1,3-oxatiQlano-2,2-dipropanóicQ
Prepararou-se O composto em títu lo pelo processo do Exemplo 3, utilizando 0 éster produzido no Exemplo 4 (1,0 g, 0,0016 moles) e solução aquosa de hidró xido de litio (2 M, 3,0 ml). A seguir ao processo do Exemplo 3, obtiveram-se 0,99 g (96%) do produto na forma de óleo incolor.
Análise calculada para C26H38°8S2:
Cale.: C, 57,55; H, 7,09; S, 11,79.
Encontrado: C, 57,33; H, 7,35; S, 11,68.
EXEMPLO 6 / V
Υ · ' = :
-254-/Y(3-Fenoxipropi 1) tiojmet i lj-1,3-oxat iolano-2,2-dipropanOa^ to de dietilo
COgCj Hj
CO2C2H5
Dissolveram-se 0 produto do Exemplo 1 (2,0 g, 0,006 moles) e 3-fenOxi-1-bromopropano (1,3 g, 0,006 moles) em metil etil cetona (20 ml). Acicionou-se carbonato de potássio anidro (2,5 g) e a reacção foi realizada e reforçada conforme descrito no processo do Exemplo 2. Cromatografia do óleo resultante sobre gel de sílica, utilizando 15% acetato de etilo/hexano como eluente, deu 2,70 g (96%) do composto em título na forma de óleo.
Análise calculada para
Cale.: C,
Encontrado: C,
C23H34 °6S2:
58,70; H, 7,28; s, 13,60
58,20; H, 7,33; s, 13,24
¥ 'i
-26EXEMPLO 7
5-(4-Bromobutoxi)-1,2,3,4-tetraidronaftaleno
MisturOu-se uma solução de .
5,6,7,8-tetraidrOnaftalenO-1-Ol (4,2 g, 0,028 moles) em cloreto de metileno (50 ml) com uma solução de hidróxido de sódio (2,3 g, 0,0575 moles) em água (50 ml). Depois de adicionar bissulfato de tetra-n-buti1amónio (9,6 g, 0,028 moles) e
1,4-dibromobutano (31 g, 0,14 moles), a mistura de reacção foi posta em refluxo com agitação forte durante 2 horas. Arre_ feceu-se a reacção até á temperatura ambiente, separam-se as camadas e lavou-se a fase Orgânica com solução saturada de cloreto de sódio. Depois de secagem sobre sulfato de sódio, concentrou-se a fase orgânica no evaporador rotativo e aqueceu-se O óleo residual sob vácuo (0,1 mm Hg) para separar
1,4-dibromobutano remanescente. Cromatografóu-se o resíduo sobre gel de sílica, utilizando 100% hexano como eluente para se obterem 8,1 g (71%) do composto em título na forma de óleo
Análise calculada para C14Hig0Br:
Cale.: Encontrado:
C, 59,35; H, 6,70; Br, 28,23. C, 59,11; H, 6,60; Br, 28,71.
EXEMPLO 8
-274-7775-(2-propilfenoxi)penti ljtiojmeti lJ-1,3-oxatiolano-2,2-dipropanoato de dietilo .
Misturou-se carbonato de potássio (2,5 g) com uma solução de 5-(2-n-prOpilfenOxi)-1-bromopentano (1,7 g, 0,006 moles) e com O produto do Exemplo 1 (2,0 g, 0,006 moles) em metil etil cetona (20 ml). A mistura de reacção foi mantida em agitação e em refluxo numa atmosfe ra de azoto durante 4 horas, e, em seguida, reforçada de acordo com o processo descrito no Exemplo 2. Cromatografou-se O resíduo sobre gel de sílica, utilizando 4% acetona/ben zeno como eluente para se Obterem 1,8 g (80%) do composto em título na forma de óleo.
Análise calculada para ^28^44θ6$2:
C, 62,20; H, 8,20; S, 11,84
Encontrado: C, 62,10; H, 8,35; S, 11,56.
EXEMPLO 9
-28Acido 4-^//5-(2-propi1fenoxi)pentiIJtio^meti1-1,3-oxatiOlanO-2,2-diprOpanôicO
Preparou-se o composto em título pelo processo do Exemplo 3, utilizando o éster produzido no Exemplo 8 (0,80 g, 0,0015 moles) e solução aquosa de hidróxi do de lítio (2 M, 3,0 ml). Obtiveram-se 0,78 g (89%) do produto na forma de óleo.
Análise calculada para C24H36°6S2:
Cale.: C, 59,28; H, 7,48; S, 13,20.
Encontrado: C, 59,00; H, 7,60; S, 12,90.
S‘. *
-29EXEMPLO 10
4-/'/Z4-f(5,6,7,8-tetraidro-1 - η afta leni 1 joxijbut i Ijtiojmeti 17 1,3-oxatiQlanO-2,2-diprQpanQatO
COgCjHj
COjCj Hg
Preparou-se o composto em título pelo processo do Exemplo 2, utilizando o mercaptano produzido no Exemplo 1 (2,0 g, 0,006 moles) e o brometo produzido no Exemplo 7 (1,7 g, 0,006 moles). Cromatografou-se 0 produto impuro sobre gel de sílica, utilizando 20% acetato de eti lo/hexano como eluente para se obterem 2,5 g (77%) do produto na forma de óleo.
Análise calculada para C28H42^6^2:
Cale.: C, 61,43; H, 7,86; S, 11,88.
Encontrado: C, 61,31; H, 7,81; S, 11,73.
EXEMPLO 11
--V
-30Acido 4-Z'/'Z4-(5,6,7,8-tetraidro-1-naftalenil )0xi7buti meti lJ-1, 3-QxatiQlanO-2,2-dipropan0icQ
Preparou-se 0 composto em título pelo processo do Exemplo 3, utilizando o éster produzido no Exemplo 10 (2,0 g, 0,0037 moles) e solução aquosa de hidroxido de litio (2 M, 6,5 ml). Obtiveram-se 1,78 g (91%) do produto na forma de OleO.
Analise calculada para (^Hg^O^^:
Cale.: C, 59,73; H, 7,10; S, 13,26.
Encontrado: C, 59,89; H, 7,35; S, 13,49.
-31EXEMPLO 12
1-(3-BrQmQpropOxi)-2-propilbenzeno
PreparOu-se 0 composto em título pelo processo do Exemplo 7, utilizando 2-n-propilfenol (30 g, 0,22 moles) em cloreto de metileno (400 ml), hidróxido de sódio (18,8 g, 0,44 moles) em água (400 ml), 1,3-dibro mopropano (100 g, 1 mole) e bissulfato de tetra-n-butilamúnio (80 g, 0,22 moles). A destilação do produto impuro proporcionou 55 g (75%) de material puro, p.e. 85-879 (0,1 mm Hg).
Análise calculada para Ci2 Η17BrO
Cale.: C, 56,02; H, 6,66; Br, 31,10.
Encontrado: C, 56,00; H, 6,79; Br, 31,42.
-32EXEMPLO 13
4-/Ζ/3-(2-propi1fenoxi)propi f/tiojmeti lJ-1,3-Oxatiolano-2,2dipropanoato de dietilo
CO2C2H5
CO2C2 Hg
Preparou-se 0 composto em título pelo processo do Exemplo 2, utilizando O mereaptanO produ zido no Exemplo 1 (2,0 g, 0,006 moles), O brometo produzido no Exemplo 12 (1,54 g, 0,006 moles) e carbonato de potássio anidro (2,5 g). CrOmatOgrafOu-se 0 produto impuro sobre gel de sílica, utilizando 15% acetato de etilo/hexano como eluente para se obterem 2,96 g (96%) do produto na forma de óleo.
Análise calculada para C26H40°6S2:
Cale.: C, 60,91; H, 7,86; S, 12,48.
Encontrado: C, 60,88; H, 7,86; S, 12,86.
EXEMPLO 14
Acido 4-/7T3 - (2-propi lfenoxi )propi ljtiojmeti 1J-1,3-oxatiola nO-2,2-diprQpanóicO
Preparou-se o composto em títu lo pelo processo do Exemplo 3, utilizando 0 éster produzido no Exemplo 13 (2,58 g, 0,005 moles) e solução aquosa de hidrogénio de lítio (2 M, 10 ml). Obtiveram-se 2,3 g (92%) do produto na forma de óleo.
Análise calculada para C22H32°6S2:
Cale.: C, 57,88; H, 7,07; S, 14,02.
Encontrado: C, 57,47; H, 7,20; S, 13,91.
-34EXEMPLO 15
Acido 4-Z’Z(3-fenOxipropi 1 JtioJmeti 1_7-1, 3-oxatiolano-2,2-dipropanOico
Preparou-se o composto em título pelo processo do Exemplo 3, utilizando o éster produzido no Exemplo 6 (2,44 g, 0,0052 moles) e solução aquosa de hidróxi do de litio (2 M, 9 ml). Obtiveram-se 1,86 (82%) do produto na forma de Oleo.
Análise calculada para C-!9H26°6S2:
Cale.: C, 55,06; H, 6,32; S, 15,44.
Encontrado: C, 54,78; H, 6,43; S, 15,30.
EXEMPLO 16
-351-/4-(4-BrOmObutOxi) - 2-hidrOxi-3-prOpi lfen i Ijet anOna
PreparOu-se O composto em título pelo processo do Exemplo 7, utilizando 2,4-diidroxi-3-n-propilacetofenona (10 g, 0,051 moles) em cloreto de metileno (100 ml), hidróxido de sódio (4,1 g, 0,102 moles) em âgua (100 ml), 1,4-dibromobutanO (38 g, 0,18 moles) e bissulfato de tetra-n-butilamónio (17,6g, 0,051 moles). Cromatografia do produto impuro sobre gel de sílica, utilizando 15% acetato de etilo/hexano como eluente, proporcionou 13,5 g (79%) do composto em título na forma de óleo.
Análise calculada para θ·]5Η21ΒΓθ3:
Cale.: C, 54,70; H, 6,43; Br, 24,29.
Encontrado: C, 54,50; H, 6,29; Br, 24,60.
EXEMPLO 17
-364-/Ζ/4- (4-Aceti 1 -3-hidroxi-2-prop i If enoxi )but i ljtiojmeti 17-1,3-QxatiolanQ-2,2-diprQpanQatQ de dietilo
CO2C2 Hc
CO2C2H5
PreparOu-se O composto em título pelo processo do Exemplo 2, utilizando 0 mercaptano produ zido no Exemplo 1 (2,0 g, 0,006 moles), 0 brometo produzido no Exemplo 16 (2,35 g, 0,006 moles) e carbonato de potássio anidro (2,5 g). Cromatografou-se O produto impuro sobre gel de sílica, utilizando 20% acetato de etilo/hexano como eluen te, para se obterem 3,51 g (98%) do produto na forma de óleo
Análise calculada para θ29Η44°8 S2: s, 10,94.
Cale.: C, 59,57; H, 7, 58;
Encontrado: C, 59,37; H, 7, 56; s, 10,57.
EXEMPLO 18
Acido 4-/'7r/4-aceti 1-3-hidroxi-2-prOpilfenoxi) but i l^t io7metil7-1, 3-Oxatiolano-2,2-dipropanóico
PreparOu-se 0 composto em título pelo processo do Exemplo 3, utilizando o éster produzido no Exemplo 17 (3,23 g, 0,0055 moles) e solução aquosa de hidrOxido de lítio (2 M, 10 ml). Recristalizou-se o produto impuro a partir de cicloexano para se Obterem 2,5 g (91%) do composto em título, p.f. 108-1099C.
Análise calculada para C25H36 °8S2:
Cale.: c, 56,80; H, 6,87; s, 12,10.
Encontrado: c, 56,78; H, 7,09; s, 11,80.
EXEMPLO 19
-385-/l5-Bromopent i 1) Ox i_7-1,2,3,4-tetraidrQnaftaleno
Preparou-se o composto em título pelo processo do Exemplo 7, utilizando 5,6,7,8-tetraidronaftaleno-1-ol (8 g, 0,054 moles) em cloreto de metileno (100 ml), hidróxido de sódio (4,32 g, 0,108 moles) em água (100 ml), 1,5-dibromopentano (37 g, 0,19 moles) e bissulfato de tetra-n-butilamónio (18,3 g, 0,054 moles). Cromatografou-se O produto impuro sobre gel de sílica, utilizando 20% acetato de etilo/hexano como eluente, para se obterem 12 g (69%) do composto em título na forma de Óleo.
Análise calculada para C15H21BrO:
Cale.: CL 60,59; H, 7,12; Br, 26,90.
Encontrado: C, 60,12; K, 7,06; Br, 26,42.
-39EXEMPLO 20
4-///5-/(5,6,7,8-tetraidro-1 -naftaleni 1 )oxiJ7penti l_7tio.7meti 1.7-1,3-oxatiQlanQ-2,2-dipropanoatQ de dietilo
CO2C2 Hg
CO2C2H3
Preparou-se O composto em título pelo processo do Exemplo 2, utilizando o mercaptano produzido no Exemplo 1 (2,0 g, 0,006 moles), 0 brometo produzido nO Exemplo 19 (1,78 g, 0,006 moles) e carbonato de potássio anidro (2,5 g). Cromatografou-se o produto impuro sobre gel de sílica, utilizando 15% acetato de etilo/hexano como eluente para se Obterem 3,1 g (88%) do produto na forma de óleo.
Análise calculada para C2gH^40g02:
Cale.: C, 63,02; H, 8,02; S, 11,58.
Encontrado: C, 62,80; H, 8,08; S, 11,61.
EXEMPLO 21
-40Acido 4-/’/75-£(5,6,7,8-tetraidro-1 -nafta 1 enil )OxiJpenti 17tiojmeti17-1,3-oxatiQlanQ-2>2-dipropan6ico
Preparou-se o composto em título pelo processo do Exemplo 3, utilizando o éster produzido no Exemplo 20 (2,8 g, 0,005 moles) e solução aquosa de hidróxido de litio (2 M, 9 ml). 0 produto impuro cristalizou-se lentamen te e foi recristalizado a partir de acetato de etilo/hexano para se Obterem 2,01 g (92%) do composto em título, p.f. 87-892 .
Análise calculada para C25H36°6S2:
Cale.: C, 60,46; H, 7,30; S, 12,89.
Encontrado: C, 60,08; H, 7,21; S, 12,70.
-41EXEMPLO 22
-(4-Bromobutoxi) - 2- pro pi 1 benzeno
Preparou-se 0 composto em título pelo processo do Exemplo 7, utilizando 2-n-prOpilfenol (10 g, 0,073 moles) em cloreto de metileno (100 ml), hidróxido de sódio (6,0 g, 0,146 moles) em água (100 ml), 1,4-dibromobutano (55 g, 0,255 moles) e bissulfato de tetra-n-butilamónio (26 g, 0,073 moles). Destilou-se o produto impuro (p.e. 1101122/0,25 mm Hg) para se Obterem 20 g (80%) do composto em título.
Análise calculada para C^H^BrO:
Cale.: C, 57,55; H, 7,06; Br, 29,49.
Encontrado: C, 57,58; H, 7,06; Br, 29,47.
X
X
-42EXEMPLO 23
4-ΖΖΖ4-(2-Propilfenoxi )buti lj7tio_7met i 1-1, 3-oxatiOlanO-2,2-dipropanoato de dietilo
CO2C2K5
CO^GjHs
PreparOu-se O composto em título pelo processo do Exemplo 2, utilizando O mercaptano produzido no Exemplo 1 (2,0 g, 0,006 moles), 0 brometo produzido no Exemplo 22 (1,63 g, 0,006 moles) e carbonato de potássio ani dro (2,5 g). Cromatografou-se O produto sobre gel de sílica, utilizando 15% acetato de etilo/hexano como eluente para se Obterem 2,78 g (87%) do produto na forma de óleo.
Análise calculada para ε27Η42θ6^2:
Cale.: C, 61,57; H, 8,03; S, 12,15.
Encontrado: C, 61,39; H, 8,00; S, 11,93.
-43EXEMPLO 24
Acido 4-/7/4-(2-propilfenoxi)buti l/tio/meti 1.7-1, 3-OxatiolanO -2,2-diprQpanóicQ
Preparou-se o composto em título pelo processo do Exemplo 3, utilizando 0 éster produzido no Exemplo 23 (2,0 g, 0,0038 moles) e solução aquOsa de hidróxi do de lítio (2 M, 6,7 ml). Obtiveram-se 1,8 g (90%) do produto na forma de óleo.
Anãlise calculada para C23H34°eS2:
Cale.: . C, 58,70; H, 7,28; S, 13,60.
Encontrado: C, 58,43; H, 7,36; S, 13,58.
EXEMPLO 25
1-7~4-( 2-Bromoetoxi)-2-hidroxi-3-propiIfeni t?etanona
Preparou-se O composto em título pelo processo do Exemplo 7, utilizando 2,4-diidroxi-3-n-propi1-acetofenona (5 g, 0,025 moles) em cloreto de metileno (50 ml), hidróxido de sódio (2 g, 0,05 moles) em âgua (50 ml), 1,2-dibromOetanO (17 g, 0,088 moles) e bissulfato de tetra-n-butilamónio (8,7 g, 0,025 moles). Cromatografou-se o produto impuro sobre gel de sílica, utilizando 15% acetato de etilo/hexano como eluente para se Obterem 13,5 g (79%) do composto em título na forma de óleo.
Análise calculada para C^gHpBrOg:
Cale.: C, 51,82; H, 5,69; Br, 26,55.
Encontrado: C, 51,86; H, 5,81; Br, 26,44.
-45EXEMPLO 26
4-/77*2-(4-aceti 1 - 3-hidroxi - 2-propi lf enoxi )et i ljt iojmet i 1J7-1,3-oxatiolanQ-2,2-dipropanOato de dietilo
CO2ct
CO2Et
Preparou-se o composto em título pelo processo do Exemplo 2, utilizando 0 mercaptano produzido nO Exemplo 1 (2,0 g, 0,006 moles), o brometo produzido no Exemplo 25 (1,80 g, 0,006 moles) e carbonato de potássio ani dro (2,5 g). Cromatografou-se o produto impuro sobre gel de sílica, utilizando 20% acetato de etilo/hexano como eluente para se obterem 3,25 g (91%) do produto na forma de óleo.
Análise calculada para C27H4o°8S2:
Cale.: c, 58,26; N, 7,24; S, 11,49.
Encontrado: c, 57,91; H, 7,28; S, 11,49.
-46EXEMPLO 27
Acido 4-///2-(4-aceti1-3-hidroxi-2-propilfenoxi) etoxi/tio/me ti1/-1, 3-oxatiQlano-2,2-diprQpanõicQ
co2h co2h
Preparou-se o composto em título pelo processo do Exemplo 3, utilizando O éster produzido no Exemplo 26 (2,75 g, 0,005 moles) e solução aquosa de hidróxi do de lítio (2M, 8,5 ml). Recristalizou-se o produto impuro a partir de acetato de etilo/hexano para se obterem 2,3 g (92%) do composto em título, p.f. 109-1119C.
Análise calculada para CggHggOgSg:
Encontrado
C, 55,13; H, 6,44; S, 12,77. C, 54,99; H, 6,73; S, 12,31.
-47EXEMPLO 28
5-(3-Bromopropoxi)-1,2,3,4-tetraidrónaftaleno
Preparou-se O composto em título pelo processo do Exemplo 7, utilizando 5,6,7,8-tetraidronafta_ leno-1-ol (10 g, 0,067 moles) em cloreto de metileno (100 ml), hidróxido de sódio (5,5 g, 0,134 moles) em ãgua (100 ml), 1,3-dibromopropano (47 g, 0,23 moles) e bissulfató de tetra-n-butilamónio (23 g, 0,067 moles). Cromatografóu-se O produto impuro sobre gel de sílica, utilizando 1% acetato de etilo/ hexano como eluente para se obterem 12 g (60%) do composto em título na forma de óleo.
Análise calculada para C^H^BrO:
Cale.: C, 57,98; H, 6,36; Br, 29,70.
Encontrado: C, 58,22; H, 6,47; Br, 29,83.
-48EXEMPLO 29
4-///3-/(5,6,7,8-tetraidrO-1 -naftalemi 1 )OxiJpropi 1/t iq/met i 1J -1,3-oxatiolano-2,2-dipropanQato de dietilo
Preparou-se O composto em título pelo processo do Exemplo 2, utilizando O mercaptano produzido no Exemplo 1 (2,1 g, 0,006 moles), O brometo produzido no Exemplo 28 (1,89 g, 0,0065 moles) e carbonato de potássio anidro (2,5 g). Cromatografou-se o produto impuro sobre gel de sílica, utilizando 20% acetato de etilo/hexano como eluente para se obterem 3,1 g (91%) do produto na forma de óleo.
Análise calculada para θ27Η40θ682:
Cale.: C, 61,81; H, 7,69; S, 12,20.
Encontrado: C, 61,52; H, 7,77; S, 11,88.
-- V ν
-49EXEMPLO 30
Acido 4-//73-/(5,6,7,8-1 etr ai dro-1 -nafta leni1 )OxiJprOpi l^t i ©7 metilJ-1,3-0xati0lanQ-2,2-dipr0panóic0
Preparou-se o composto em título pelo processo do Exemplo 3, utilizando o éster produzido no Exemplo 29 (2,6 g, 0,005 moles) e solução aquosa de hidróxido de litio (2 M, 8,5 ml). Obtiveram-se 2,45 g (94%) do produto na forma de Óleo.
Análise calculada para
Cale.: C, 57,96; H, 6,88; Encontrado: C, 57,99; H, 7,15; S, 13,62. S, 13,62.
ζ-
-50EXEMPLO 31
4-(MercaptOmetiI)-1,3-ditiQlanQ-2,2-dipropanoato de dietilo
COoEt
C02Et
Tratou-se uma solução mantida em agitação de 1,2,3-trimercaptopropano (10,0 g, 0,071 moles) e 4-oxQpimelatO de dietilo (16,43 g, 0,071 moles) em cloreto de metileno (300 ml) sob atmosfera de azoto, com eterato tri fluoreto de boro (2 ml). Depois de ter sido mantida em agita ção durante 3 dias â temperatura ambiente, a reacção foi sujeita a têmpera por meio da adição de 200 ml de solução de bicarbonato de sódio a 5%. A fase Orgânica foi separada e seca sobre sulfato de sódio anidro. Filtrou-se O agente secante e concentrou-se o filtrado no evaporador rotativo. Cro matografou-se o resíduo sobre gel de sílica, utilizando 5% acetato de etilo/hexano como eluente para se obterem 10 g (40%) do composto em título na forma de óleo.
Análise calculada para 4S3
Cale.: C, 47,72; H, 6,87; s, 27,25.
Encontrado: C, 47,89; H, 6,92; s, 27,69.
-51EXEMPLO 32
4-/Z/5-(4-aceti 1 -3-hidroxi-2-propi lfenoxi )penti l/tioj/meti lj-1,3-ditiOlanQ-2,2-diprQpanOatQ de dietilo
CO2Et
CO2Et
Preparou-se o composto em título pelo processo do Exemplo 2, utilizando 0 mercaptano produzido no Exemplo 31 (0,5 g, 0,0014 moles), 5-(2-n-prOpil-3-hidroxi-4-acetilfenoxi)-1-bromopentano (descrito na Patente E.U. 4.565.882, Exemplo 1) (0,484 g, 0,0014 moles) e carbonato de potássio anidro (0,70 g) em metil etil cetona (5 ml). CrOmatOgrafOu-se O produto impuro sobre gel de sílica, utilizando 30% acetato de etilo/hexano como eluente para se obterem 0,52 g (75%) do produto na forma de Oleo.
Análise calculada para C3qH46°7S3:
Cale.: C, 58,61;.H, 7,54; S, 15,62 .
Encontrado: C, 58,22; H, 7,66; S, 15,90.
-52EXEMPLO 33
Acido 4-2275-(4-acetil-3-hidroxi-2-propilfenoxi)pentil7tio7metil7-1, 3-ditiQlanQ-2,2-dipropanóicQ
Preparou-se o composto em título pelo processo do Exemplo 3, utilizando O éster produzido no Exemplo 32 (0,48 g, 0,00078 moles) e solução aquosa de hidróxido de lítio (2 M, 1,5 ml). 0 produto impuro foi crOmatografado sobre gel de sílica, utilizando 3% acetato de etilo/tolueno (que continha ácido acético a 0,5%). Obtiveram-se 0,40 g do produto, na forma de óleo viscoso que continha dois equ^ valentes molares de ácido acético.
Análise calculada para C26H38°7S3e2H0Ac:
Cale.: C, 53,08; H, 6,83; S, 14,14.
Encontrado: C, 52,87; H, 6,98; S, 14,33.
EXEMPLO 34
4-/y/3-(4-aceti l-3-hidroxi-2-propi lfenoxijpropi ljtiojmeti 17-1,3-ditiolanO-2,2-dipropanQatQ de dietilo
Preparou-se o composto em título pelo processo do Exemplo 2, utilizando o mercaptano produzido no Exemplo 31 (2,0 g, 0,0055 moles), 3-(2-n-prOpil-3-hidrOxi-4-acetiIfenOxi)-1-bromopropano (preparado conforme descrito na Patente E.U. 4.565.882, Exemplo 14) (2,0 g, 0,006 moles) e carbonato de potássio anidro (3,5 g) em metil etil cetona (25 ml) em refluxo até ao dia seguinte. Cromatografou-se o produto impuro sobre gel de sílica, utilizando 20% acetato de etilo/hexano como eluente para se obterem 2,1 g (70%) do produto na forma de Óleo.
Análise Calculada para C^H^O^Sg:
Cale.: C, 57,32; H, 7·,21; S, 16,43.
Encontrado: C, 57,18; H, 7,30; S, 16,68.
EXEMPLO 35
-54Acido 4-//73-(4-aceti1-3-hidroxi-2-propilfenoxi)propiljtiojmetil7-1, 3-ditiQlano-2,2-dipropanÓico
CO2H co2h
PreparOu-se o composto em título pelo processo do Exemplo 3, utilizando o éster produzido no Exemplo 34 (1,5 g, 0,0025 moles) e solução aquosa de hidróxi do de lítio (2 M, 5 ml). Cromatografou-se 0 produto impuro sobre gel de sílica, utilizando 40% acetato de etilo/hexano/ 0,5% ácido acético cOmO eluente, para se Obterem 1,1 g de produto na fôrma de óleó. 0 produto oleoso foi azeotropado duas vezes com tolueno para se obter o composto em título, que continha 0,5 moles de tolueno. Separou-se 0 tolueno por aquecimento a 100sC sob vãcuo (0,1 mm Hg) durante 4 horas.
Análise calculada para C24H34°7S3:
C, 54,33; H, 6,46; S, 18,09. 'C, 54,64; H, 6,51; S, 18,01.
Cale.:
Encontrado:
EXEMPLO 36
4-(Mercaptometi1)-2-meti 1-1, 3-oxatiolano-2-propanoatG de etilo
HS
-55Tratou-se uma solução mantida em agitação de 2,3-dimercaptO-1-propanol (20,0 g, 0,161 moles) e levulinato de etilo (22 g, 0,161 moles) em cloreto de metileno (600 ml) sob uma atmosfera de azoto, com eterato trifluoreto de boro (5 ml). Depois de se manter em agitação durante 3 dias, à temperatura ambiente, a reacção foi submetida a têmpera por meio da adição de 250 ml de solução de bicarbonato de potássio a 5%. Separou-se a fase orgânica e secou-se sobre sulfato de sódio anidro. Filtrou-se o agente secante e concentrou-se o filtrado no evaporador rotativo. Cromatografou-se o resíduo sobre gel de sílica, utilizando 6% acetato de etilo/ hexano como eluente para se obterem 17 g (43%) do composto em título na forma de óleo.
Análise calculada para 0ιηΗ590ο:
101823*
Cale.:
Encontrado:
C, 47,99; H, 7,25; S, 25,57.
X
C, 48,01; H, 7,40; S, 25,89.
EXEMPLO 37
-564-///3-(4-Acetil-3-hidroxi-2-propi lfenoxi )propil_7tio7nieti 17-2-metil-1,3-oxatiolano-2-propanQato de etilo
Preparou-se O composto em título pelo processo do Exemplo 2, utilizando o mercaptano produzido no Exemplo 36 (1,5 g, 0,006 moles), 3-(2-n-prOpil-3-hidroxi-4-acetilfenoxi)-1-bromopropano (1,9 g, 0,006 moles) e carbonato de potássio anidro (2,5 g). Cromatografou-se o produto impuro sobre gel de sílica, utilizando 20% acetato de etilo/ hexano como eluente para se obterem 2,7 g (93%) do produto na forma de óleo.
Análise calculada para C24H36° 6S2
Cale.: C, 59,26; H, 7,49; s, 13,20.
Encontrado: C, 59,26; H, 7,61; s, 13,03.
*
EXEMPLO 38
-57Acido 4-//Z3-(4-aceti1-3-hidroxi-2-prOpilfenoxi)propi1fenoxi)propi ljtiojmeti lj-2-meti 1-1,3-oxatiolano-2-propanóico
Preparou-se o composto em título pelo processo do Exemplo 3, utilizando 0 éster produzido no Exemplo 37 (2,2 g, 0,0043 moles) e solução aquosa de hidróxido de lítio (2 M, 6 ml). Obtiveram-se 2,05 g (90%) do produto naforma de óleo.
Análise calculada para C22H320gS2:
Cale.: C, 57,88; H, 7,07; S, 14,02.
Encontrado: C, 57,62; H, 7,20; S, 13,92.
EXEMPLO 39
-584-/7/3-(4-Aceti1-3-hidroxi-2-propilfenoxi)-2-hidroxi-propi 17tiojmeti L7-1,3-Qxatiolano-2,2-dipropanoatQ de dietilo
CO2Et
Preparou-se 0 composto em título pelo processo do Exemplo 2, utilizando 0 mercaptano produzido no Exemplo 1 (2,0 g, 0,0066 moles), 3-(2-n-prOpi1-3-hidrQxi-4-acetilfenoxi)-1,2-epOxiprOpanO (descrito na Patente E.U. 4.565.882) (1,5 g, 0,006) e carbonato de potássio anidro (3,0
g). Cromatografou-se 0 produto impuro sobre gel de sílica, utilizando 40% acetato de etilo/hexano como eluente para se obterem 3,22 g (92%) do produto na forma de óleo.
Análise calculada para C9nH,,90QS9:
2842υ9°2·
C, 57,32; H, 7,21; S, 10,90.
Encontrado: C, 57,25; H, 7,28; S, 10,53.
EXEMPLO 40
-59Acido 4-7773-(4-aceti1-3-hidroxi-2-propilfenoxi)-2-hidrOxi-propi ljt io/met i 1J7-1,3-QxatiolanQ-2,2-dipropanóicQ
Preparou-se o composto em título pelo processo do Exemplo 3, utilizando o éster produzido no Exemplo 39 (2,67 g, 0,0045 moles) e solução aquosa de hidróxido de lítio (2 M, 8,5 ml). Obtiveram-se 2,2 g (91%) do produto na forma de óleo.
Análise calculada para C24H34°9 S2:
Cale.: C, 54,33; H, 6,46; s, 12,06.
Encontrado: C, 54,61; H, 6,86; s, 11,62.
EXEMPLO 41
-604-///4-(4-Aceti1-3-hidrOxi-2-prOpilfenoxi)buti ljtiojmeti 1,7 -2-meti 1-1,3-oxatiolano-2-propanoato de etilo
CO„Ei
PreparOu-se 0 composto em título pelo processo do Exemplo 2, utilizando o mercaptano produzidc no Exemplo 36 (1,5 g, 0,006 moles), 0 brometo produzido no no Exemplo 16 (2,0 g, 0,006 moles) e carbonato de potássio anidro (2,5 g). Cromatografou-se o produto impuro sobre gel de sílica, utilizando 20% acetato de etilo/hexano como eluente para se obterem 2,73 g (91%) do produto na forma de Oleo.
Análise calculada para C25H38° 6S2:
Cale.: C, 60,22; H, 7,68; s, 12,84.
Encontrado: C, 60,19; H, 7,83; s, 13,04.
EXEMPLO 42
Acido 4-/7Y4-(4-aceti 1 -3-hidróxi-2-propi lfenoxi )buti meti 1/-2-meti1-1,3-oxatiQlanO-2-propanúicQ
PreparOu-se 0 composto em título pelo processo do Exemplo 3, utilizando o éster produzido no Exemplo 41 (2,7 g, 0,0052 moles) e solução aquosa de hidróxido de lítio (2 M, 8,5 ml). Obtiveram-se 2,23 g (91%) do produto na forma de óleo.
Anãlise calculada para C23H34°6S2: s, 13,60.
Gale.: C, 58,70; H, 7,28;
Encontrado: c, 58,44; H, 7,30; s, 13,40.
62EXEMPLO 43
X
5-(Hidroximetil)-1,3-oxatiQlanQ-2,2-dipropanQatQ de dietilo
HO
CO2Et
CO2Et
Preparou-se 0 composto em título pelo processo do Exemplo 1, utilizando 3-mercapto-1,2-prOpanodiol (10,8 g, 0,1 moles), 4-oxopimelatO de dietilo (23 g, 0,1 moles) e eterato trifluoreto de boro (2,5 ml) em cloreto de metileno (300 ml). Cromatografou-se O produto impuro sobre gel de sílica, utilizando 40% acetato de etilo/hexano como eluente para se obterem 14,5 g (45%) de produto.
Análise calculada para C^F^O^S:
Cale.: C, 52,49; H, 7,55; S, 9,99.
Encontrado: C, 52,61; H, 7,71; S, 10,10.
EXEMPLO 44
4-/ZZ4-(4-Aceti I-3-hidrOxi-2-prOpi lf enoxi )buti l/7tiq7meti Γ7-1 , 3-ditiolanQ-2,2-dipropanQatQ
CO2Et
CO2B
PreparOu-se O composto em título pelo processo do Exemplo 2, utilizando o mercaptano produzido nO Exemplo 31 (2,0 g, 0,0056 moles), O brometo produzido no Exemplo 16 (2,0 g, 0,0056 moles) e carbonato de potássio anidro (2,5 g). Cromatografou-se o produto impuro sobre gel de sílica, utilizando 20% acetato de etilo/hexano como eluente para se obterem 1,56 g (60%) do produto na forma de óleo.
Análise calculada para C29H44 °7 S3:
Cale.: C, 57,98; H, 7,38; s, 15,98.
Encontrado: C, 57,95; H, 7,48; s, 15,59.
-64EXEMPLO 45
Acido 4-Z'/'/4-(4-acetil-3-hidrOxi-2-propi lf enoxi )butiljtio7metilJ-1,3-ditiolano-2,2-diprQpanóicQ, sal acetato de etilo
co2h co2h
Preparou-se o composto em título pelo processo do Exemplo 3, utilizando o éster produzido no Exemplo 44 (1,0 g, 0,00167 moles) e solução aquosa de hidróxido de litio (2 M, 3,5 ml). Obtiveram-se 0,90 g (85%) de produto na forma de óleo viscOsO que continha um equivalente molar de acetato de etilo.
Análise calculada para C25H36°7S3*C4H8°2:
Encontrado:
C, 53,53; H, 6,84; S, 16,32. C, 53,67; H, 6,72; S, 16,14.
ν'
-65EXEMPLO 46
Acido 4-///3-(4-acetil-3-hidrOxi-2-propi1fenoxi)propiIjsulfonilJ7metilJ7-1,3-ditiQlanQ-2,2-diprOpanóico
A uma solução fria (O^C), mantida em agitação, do sulfureto proveniente do Exemplo 35 (0,25 g, 0,00047 moles) em cloreto de metileno (5 ml), adicionou-se ácido m-cloro-prebenzóico a 85% (0,081 g, 0,00047 moles). Depois de manter em agitação durante 2 horas a 0sC, evaporou-se o dissolvente utilizando uma corrente de azoto e cromatografou-se o resíduo sobre gel de sílica empregando acetato de etilo que contêm ácido acético como eluente. Obteve-se o composto em título (0,20 g, 75%) na forma de Oleo.
Análise calculada para C24H34 °8S3:
Cale.: C, 51,57; H, 6,27; S, 17,16.
Encontrado: C, 51,24; Η, 6,35; S, 16,83.
EXEMPLO 47
4-(Mercaptometi1)-2-metil-2-meti1-1,3-ditifllano-2-propanoato de etilo
CO2Et s CH,
Preparou-se o composto em título pelo processo do Exemplo 1, utilizando 1,2,3-trimereaptopropanO (5,6 g, 0,04 moles), levulinato de etilo (5,8 g, 0,04 moles) e eterato trifluoreto de boro (1,25 ml) em cloreto de metileno (150 ml). CrOmatOgrafOu-se 0 produto impuro sobre gel de sílica, utilizando 5% acetato de etilo/hexano como eluente para se obterem 3,35 g (31%) de produto.
Análise calculada para C^qH^qO 2S3
Cale.: C, 45,11; H, 6,81; s, 36,06.
Encontrado: C, 45,56; H, 6,82; s, 36,42.
EXEMPLO 48
-674-/7/'3-(4-Aceti l-3-hidroxi-2-propi lfenOxi )propi I7tio7meti 17-2-metil-1,3-ditiQlanQ-2-prQpanoatQ de etilo
Preparou-se 0 composto em título pelo processo do Exemplo 2, utilizando 0 mercaptano produzido no Exemplo 47 (1,5 g, 0,0056 moles), 3-(2-n-propi1 -3-hidroxi-4-aeetilfenOxi)-1-bromopropano (descrito na Patente E.U. 4.565.882, Exemplo 14) (1,8 g, 0,006 moles) e carbonato de potássio anidro (2,5 g). Cromatografou-se 0 produto impuro sobre gel de sílica, utilizando 15% acetato de etilo/hexano como eluente para se Obterem 1,85 g (60%) do produto na forma de Oleo.
Análise calculada para ε24Η36θ5^3:
Cale.: C, 56,54; H, 7,42; S, 19,65.
Encontrado: C, 56,94; H, 7,41; S, 19,39.
EXEMPLO 49
-684-///3-(4-aceti1-3-hidroxi-2-propilfenoxi)-2-hidrOxipropi 17tiojmeti 17-2-meti1-1,3-ditiolanQ-2-propanoatQ
Preparou-se o composto em título pelo processo do Exemplo 2, utilizando o mercaptano produzido no Exemplo 47 (1,5 g, 0,006 moles), 3-(2-n-prOpi1-3-hidróxi-4-acetilfenoxi)-1,2-epoxipropano (descrito na Patente E.d. 4.565.882) (1,4 g, 0,006 moles) e carbonato de potássio anidro (2,5 g). Cromatografou-se o produto impuro sobre gel de sílica, utilizando 35% acetato de etilo/hexano como eluente para se obterem 1,7 g (65%) do produto na forma de óleo.
Análise calculada para C24H36°6S3*
C, 54,75; H, 7,19; S, 19,01. C, 55,07; H, 7,29; S, 18,98.
Encontrado
EXEMPLO 50
-69?
Acido 4-/7/3-(4-aceti1-3-hidroxi-2-propilfenoxi )propil7tio,7metil.7-2-metil-1 , 3-ditiolano-2-propanÓicQ
Preparou-se 0 composto em título pelo processo do Exemplo 3, utilizando o éster produzido no Exemplo 48 (1,5 g, 0,003 moles) e solução aquosa de hidróxido de lítio (2 M, 3,5 ml). Obtiveram-se 1,4 g (90%) do produ to na forma de óleo viscoso que continha 0,33 equivalentes molares de acetato de etilo.
Análise calculada para C22H32°5S3®°·33 C4HgO2:
Cale.: C, 55,83; H, 6,96; S, 19,12.
Encontrado: C, 55,55; H, 6,88; S, 18,99.
EXEMPLO 51
-70íassM®·525*·*^
Acido 4-///3-(4-aceti1-3-hidrOxi-2-propilfenoxi)-2-hidrGxiprOpi íytiojmeti 17-2-meti1-1,3-ditiolano-2-propanóicO
Preparou-se o composto em título pelo processo do Exemplo 3, utilizando o éster produzido no Exemplo 49 (1,3 g, 0,0025 moles) e solução aquosa de hidróxido de litio (2 M, 10 ml). Obtiveram-se 1,27 g (97%) do produto na forma de óleo viscoso.
Análise calculada para C22H32°6S3:
Cale.: C, 54,00; H, 6,60; S, 19,65.
Encontrado: C, 53,68; H, 6,90; S, 19,89.
Acido 4-/773-(4-aceti1-3-hidroxi-2-propilfenoxi)propiljsulfoni ljmeti1/-2-meti1-1, 3-oxatiolano-2-propanóicQ
Preparou-se o composto em título pelo processo do Exemplo 46, utilizando O sulfureto obtido no Exemplo 38 (0,30 g, 0,00066 moles) e ácido m-cloroperbenzóico (0,113, 0,00066 moles). Cromatografou-se o produto impuro sobre gel de sílica, utilizando acetato de etilo que continha ácido acético a 0,5% para se obterem 0,157 g (50%) do produto desejado na forma de óleo.
Análise calculada para
Cale.:
Encontrado:
C22H32°7S2:
C, 55,88; H, 6,82; S, 13,53 C, 55,52; H, 6,87; S, 13,07
EXEMPLO 53
-72•χ .
Separação de Racematos do Exemplo 37
Separaram-se os racematos do Exem pio 37 por meio de CLGP (cromatografia líquida de grande potência), utilizando uma coluna de 500 x 9 mm de Cyclobond B e metanol/água 55/45 como eluente. Injecções repetitivas pro poreionaram 68 mg de racemato A e 84 mg de racemato B.
EXEMPLO 54
Saponificação de racemato A para ácido racêmico.
Preparou-se ácido racêmico pelo processo do Exemplo 3, utilizando o racemato A produzido no Exemplo 53 (0,068, 0,00014 moles) e solução aquosa de hidróxido de lítio (2 M, 0,2 ml). 0 produto (0,054 g, 85%), um dos dois racematos obtidos no Exemplo 38, foi obtido na forma de óleo.
Análise calculada para C22H32°6S2:
Cale.:
Encontrado:
C, 57,88; H, 7,07; S, 14,02. C, 57,71; H, 7,05; S, 13,99.
EXEMPLO 55
-73Saponificação de racemato B para ácido racêmico.
Preparou-se ácido racêmico pelo processo do Exemplo 3, utilizando racemato B produzido no Exemplo 53 (0,084, 0,0002 moles) e solução aquosa de hidrOxido de lítio (2 M, 0,3 ml). 0 produto (0,072 g, 90%), um dos dois racematos obtidos no Exemplo 38, foi obtido na for ma de Oleo.
Análise calculada para
Cale.:
Encontrado:
CooHnO0cSo:
32 6 2
C, 57,88; H, 7,07; S, 14,02. C, 57,81; H, 7,03; S, 13,89.
EXEMPLO 56
4-ZZZ3-(4-acet i 1-3-h idroxi-2-propi lfenoxi)-2-hidroxi propi 1J7 tiojmeti 1J-1,3-ditiOlanO-2,2-diprOpanOatO de dietilo
Preparou-se o composto em título pelo processo do Exemplo 2, utilizando o mercaptano‘produzido no Exemplo 31 (1,5 g, 0,004 moles), 3-(2-n-propi1-3-hidro xi-4-acetilfenGxi)-1,2-epoxipropanO (descrito na Patente E.U 4.565.882) (1,1 g, 0,004 moles) e carbonato de potássio anidro (1,75 g) em metil etil cetona (15 ml). Cromatografou-se o produto impuro sobre gel de sílica, utilizando 30% acetato de etilo/hexano como eluente para se obterem 1,9 g (60%) do produto na forma de óleo.
Anãlise calculada para C2qH 42°8S3:
Cale.: C, 55,80; H, 7,02; s, 15, 93.
Encontrado: C, 55,42; H, 6,87; s, 15, 63.
Acido 4-/773-(4-aceti1-3-hidroxi-2-propi1fenoxi)-2-hidroxipropi 17tio7meti 17-1,3-dítiolano-2,2-dipropanOico
Preparou-se o composto em título pelo processo do Exemplo 3, utilizando o éster produzido no Exemplo 56 (1,9 g, 0,0031 moles) e solução aquosa de hidróxido de litio (2 M, 7,8 ml). 0 produto, 1,4 g (85%), foi obtido na forma de óleo que continha 0,33 equivalentes molares de acetato de etilo.
Análise calculada para C^Hg^OgSgOO.SS 04Ηθ02:
Cale.: C, 52,74; H, 6,41; S, 16,67.
Encontrado: C, 52,53; H, 6,60; S, 16,39.
'AEXEMPLO 58
-76«pSSS3??
4-Acetilbutirato de metilo
Adicionou-se iodeto de metilo (47 g) a uma pasta de bicarbonato de sódio (25 g) mantida «
em agitação rápida numa solução de ácido 4-acetilbutírLco (13 g, 0,1 moles) em dimetilformamida (150 ml). Depois de manter em agitação atê ao dia seguinte â temperatura ambiente, numa atmosfera de azoto, dilui-se a mistura de reacção com âgua (300 ml) e extraiu-se com éter etílico (250 ml). Lavou-se a fase orgânica com água e secou-se sobre sulfato de sódio. Filtrou-se o agente de secagem e concentrou-se o filtrado no evaporador rotativo, para se obterem 12 g do com posto em título na forma de óleo amarelo claro. 0 produto pode ser purificado por destilação, p.e. 59-60s (0,1 mm Hg).
EXEMPLO 59
4-(Mercaptometi1)-2-metil-1,3-ditiolanQ-2-butanoatQ de metilo ,,HS
co2ch3 s ch3
Preparou-se o composto em título pelo processo do Exemplo 1, utilizando 1,2,3-trimercaptopropano (5 g,0,0355 moles), 4-acetilbutirato de metilo (5,1 g, 0,0355 moles) e eterato trifluoreto de boro (1 ml) em cloreto de metileno (125 ml). Cromatografou-se O produto impuro sobre gel de sílica, utilizando 5% acetato de etilo/hexano como eluente para se Obterem 6,5 g (69%) do produto.
Análise calculada para c<]qhi8°2S3*
Cale.:
C, 45,11; H, 6,81; S, 36,05. C, 45,01; H, 7,03; S, 36,38.
Encontrado:
EXEMPLO 60
-784-/Γ/3-(4-Aceti1-3-hidroxi-2-prOpilfenoxi)propi ljtioJZmeti Γ7-2-metil-1,3-ditiOlanO-2-butanOatO de metilo
Preparou-se o composto em título pelo processo do Exemplo 2, utilizando o mercaptano produzido no Exemplo 59 (1,2 g, 0,0045 moles), 3-(2-n-propi1-3-hidroxi -4-acetilfenoxi)-1-bromopropano (descrito na Patente E.U: 4.565.882, Exemplo 14) (1,4 g, 0,006 moles) e carbonato de potássio anidro (2,5 g). Cromatografou-se 0 produto impuro sobre gel de sílica, utilizando 15% acetato de etilo/hexa no cOmO eluente para se Obterem 2,15 g (96%) do produto na forma de Oleo.
Análise calculada para C24H36°5S3:
Cale.:
Encontrado:
C, 57,58; H; 7,25; S, 19,18. C, 57,56; H; 7,38; S, 19,54.
EXEMPLO 61 /:
</
-79Acido 4-///3-(4-aceti1-3-hidroxi-2-prOpilfenoxi)propi ljt ioj meti 17-2-meti 1-1,3-ditiolano-2-butanOico
Preparou-se o composto em título pelo processo do Exemplo 3, utilizando 0 éster produzido no Exemplo 60 (2,0 g, 0,004 moles) e solução aquosa de hidróxi do de lítio (2 M, 5 ml). Obtiveram-se 1,87 g (96%) de produ to na forma de óleo que continha 0,33 equivalentes molares de acetato de etilo. Separou-se o acetato de etilo por meio de secagem a 100QC durante 4 horas, sob vácuo (0,1 mm Hg).
Anãlise calculada para C23H34°5S3:
C, 56,77; H, 7,04; S, 19,73. C, 56,64; H, 7,14; S, 19,88.
Encontrado
EXEMPLO 62
-805-/7( 4-Metilfeni1)sulfoni IJoxiJ-l,3-oxatiolano-2,2-dipropanoato de dietilo
TsO
CO2Et
CO2Et
A uma solução fria (09C), mantida em agitação, do álcool produzido no Exemplo 43 (3,0 g, 0,0093 moles) em piridina (30 ml), adicionou-se cloreto de p-toluenosulfonilo (2,5 g) em porções durante 15 minutos. Quando se completou a adição, manteve-se a reacção em agitação à temperatura ambiente durante 2 horas. Diluiu-se a mistura de reacção com êter e lavou-se com água, solução aquosa de bissulfato de sódio 0,5 N, solução aquosa de bicarbonato de sódio a 5% e água. Secou-se a camada orgânica sobre sulfato de sódio, filtrou-se e concentrou-se O filtrado no evaporador rotativo para se obterem 4,4 g (97%) do composto em títu lo na forma de óleo amarelo claro.
Análise calculada para C21H30°8S2' H, 6,37; S, 13,49.
Cale.: C, 53,16;
Encontrado: C, 53,41; H, 6,11; S, 13,49.
-81EXEMPLO 63
5-/(AcetiltiO)metilJ-1,3-oxatiolanO-2,2-dipropanoatO de dietilo
CPtjCOS^Y'-0 S
COjEi
CO,Et
Uma pasta mantida em agitação de tioacetato de potássio (0,50 g) numa solução de tosilato produzido no Exemplo 62 (2,0 g, 0,0042 moles) em acetona (20 ml) foi mantida em refluxo numa atmosfera de azoto durante 5 horas. FiltrOu-se a mistura de reacção e concentrou-se o filtrado no evaporador rotativo. Dissolveu-se o resíduo em acetato de etilo, lavou-se com água e secou-se sobre sulfato de sódio. Filtrou-se 0 agente de secagem, separOu-se o dissolvente por meio do evaporador rotativo e cromatografou-se o resíduo sobre gel de sílica, utilizando 10% acetato de etilo/hexano como eluente para se Obterem 1,1 g (72%) do composto em título na forma de óleo amarelo claro.
Análise calculada para Cj5H26°6S2
C, 50,78; K, 6,92; S, 16,91.
Encontrado:
-82C, 50,71; Η, 7,05; S, 17,10.
EXEMPLO 64
5-(Mercaptometi1)-1,3-oxatiolano-2,3-dipropanoato de dietilo
CO2Et
CO2Et
Uma solução de etóxido de sódio em etanol (20 ml) /preparada a partir 0,16 g (0,006 g - átomo) de metal sódioj e do tioacetato produzido no Exemplo 63 (2,1 g, 0,0055 moles) foi mantida em agitação durante uma hora à temperatura ambiente numa atmosfera de azoto. Separou -se etanol· em vácuo no evaporador rotativo e dissolveu-se O resíduo em acetato de etilo. Lavou-se esta fase orgânica com solução de bissulfato de sódio 0,5 N e secou-se sobre sulfato de sódio. Filtrou-se o agente de secagem e concentrou-se o filtrado no evaporador rotativo para se obterem 1,97 g (95%) do composto em título na forma de óleo.
-83Análise calculada para C14H24°5S2:
Cale.: C, 48,99; H, 7,19; S, 19,03.
Encontrado: C, 48,99; H, 7,12; S, 19,52.
EXEMPLO 65
5-77/3-(4-Aceti1-3-hidroxi-2-propilfenoxi) propi ljt iojmeti 17 -1,3-QxatiQlano-2,2-dipropanQatQ de dietilo/
Preparou-se o composto em título pelo processo dõ Exemplo 2, utilizando o mercaptano produzi do no Exemplo 64 (1,0 g, 0,003 moles), (2-(2-n-propil-3-hidroxi-4-acetilfenoxi)-1-bromopropano (descrito na Patente E.U. 4.565.882, Exemplo 14) (1,1 g, 0,0033 moles) e carbona to de potássio anidro (1^6 g) em metil etil cetona (15 ml). Cromatografou-se o produto impuro sobre gel de sílica, utilizando 20% acetato de etilo/hexano como eluente para se ob
-84terem 1,54 g (90%) do produto na forma de óleo.
Análise calculada para C28H42QgS2:
Cale.: C, 58,93; H, 7,42; S, 10,21.
Encontrado: C, 58,68; H, 7,49; S, 9,94.
EXEMPLO 66 /
Acido 5-///3-(4-aceti1-3-hidroxi-2-propilfenoxi )propi Ijtiojmeti 17-1,3-oxatiQlanQ-2,2-dipropanóicQ
Preparou-se o composto em título pelo processo do Exemplo 3, utilizando 0 éster produzido no Exemplo 65 (1,3 g, 0,0023 moles) e solução aquosa de hidróxido de litio (2 M, 4 ml). Obtiveram-se 0,923 g (78%) de pro ' Μ-
-85duto na fornia de Oleo que continha 0,33 equivalentes molares de acetato de etilo.
Análise calculada para C24H34 °8S2 9 1/3 EtOAc:
Cale.: C, 55,93; H, 6,80; s, 11,76.
Encontrado: C, 55,59; H, 6,87; s, 11,88.
EXEMPLO 67
3-Benzoil Propanoato de Metilo
Preparou-se o composto em título pelo processo do Exemplo 58, utilizando ácido 3-benzoilpropiOnicO (20,0 g, 0,112 moles), iodeto de metilo (47,0 g) e bicarbonato de súdio (33 g) em dimetilformamida (150 ml). Obtiveram-se 19,6 g (91%) do produto na forma de Oleo.
V
Análise calculada para ciiHi2°3:
Cale.: C, 68,73; H, 6,30.
Encontrado: C, 68,57; H, 6,49.
EXEMPLO 68
4-(Mercaptometil)-2-fenil-1,3-oxatiolanO-2-propanOato de me tilo /
Preparou-se o composto em título pelo processo do Exemplo 1, utilizando 2,3-dimercapto-1-propanol (2,3 g, 0,019 moles), 3-benzoilpropionato de metilo pro veniente do Exemplo 67 (3,7 g, 0,019 moles) e eterato trifluo reto de boro (0,5 ml) em cloreto de metileno (50 ml). Cromatografou-se o produto impuro sobre gel de sílica, utilizando 1% acetona/tolueno como eluente para se obterem 1,0 g (31%) de produto.
Análise calculada para C14H18 °3S2:
Cale.: c, 56,37; H, 6,08; s, 21,45.
Encontrado: c, 56,71; H, 6,21; s, 21,85·.
EXEMPLO 69
4-ZZ/3- (4-Acet i 1 -3-hidroxi -2-prOpi 1 fenoxi) pro pi Γ/t io?met i 1J-2-fenil-1,3-oxatiolano-2-propanoato de metilo;
Preparou-se o composto em título pelo processo do Exemplo 2, utilizando o mercaptano produzido no Exemplo 68 (0,586 g, 0,002 moles), 3-(2-n-prQpil-3-hidroxi-4-acetilfenoxi)-1-bromopropano (descrito na Patente E.U. 4.565.882, Exemplo 14) (0, 70 g, 0,0025 moles) e carbona to de potássio anidro (0,95 g) em metil etil cetona (10 ml). CrOmatOgrafOu-se 0 produto „impuro sobre gel se sílica, utilizando 20% acetato de etilo/hexano como eluente para se obte-
-88rem 0,896 g (84%) do produto na forma de óleo.
Análise calculada para C28H36 θ6^2'
Cale.: c, 63,14; H, 6,18; s, 12,01.
Encontrado: C, 63,01; H, 6,75; s, 11,89.
EXEMPLO 70
Acido 4-/JZ3-(4-Aceti 1 -3-hidroxi-2-prOpi 1 fenoxi 1)propi ijtio7meti lj-2-feni 1-1,3-QxatiOlanO-2-prOpanóicQ
Preparou-se o composto em título pelo processo do Exemplo 3, utilizando o éster produzido no Exemplo 69 (0,75 g, 0,0014 moles) e solução aquosa de hidróxido de litio (2 M, 1,75 ml). Obtiveram-se 0,686 g (90%) do produto na forma de óleo que continha 0,5 equivalentes molares de acetato de etilo.
-89Análise calculada para β 0,5 EtOAc:
Cale.: C, 61,91; H, 6,80; S, 11,38.
Encontrado: C, 61,96; H, 6,88; S, 11,18.
EXEMPLO 71
Acido 4-///3-(4-aceti1-3-hidroxi-2-propi1fenoxi)propi1fenoxi)propi l/sulf in i l,7met i 1,7-2-met i 1 -1,3-d itiOlanO-2-butan6icO
Preparou-se o composto em título pelo processo do Exemplo 48, utilizando 0 sulfureto obtido no Exemplo 61 (0,15 g, 0,0003 moles) e ãcido m-cloroperbenzOico (0,063 g, 0,0003 moles) em cloreto de metileno (3 ml). Cromatografou-se o produto impuro sobre gel de sílica, utilizando acetato de que continha ãcido acético a 1% para se obterem 0,063 g (45%) do produto desejado na forma de óleo que contêm um equivalente molar de ãcido acético.
Análise calculada para θ23Η34θ6$3 * CHgCOgH:
Cale.: C, 53,37| H, 6,80; S, 16,33.
Encontrado: C, 53,31; H, 6,81; S, 16,16.
-/?, -. 'L
-90EXEMPLO 72
Acido 4-/723-(4-aceti1-3-hidroxi-2-propilfenoxi)propiljsulfiniljmeti17-1,3-oxatiolano-2,2-dipropanóico
PreparOu-se 0 composto em título pelo processo do Exemplo 46, utilizando o sulfureto obtido no Exemplo 3 (0,15 g, 0,0003 moles) e ãcido m-cloroperbenzóico (0,062 g, 0,0003 moles) em cloreto de metileno (3 ml). Cro matografou-se o produto impuro sobre gel de sílica, utilizando acetato de etilo que continha ãcido acético a 0,5% para se obterem 0,070 g (45%) do produto desejado na forma de óleo
Análise calculada para C24H34°9 S2:
Cale.: C, 54,33; H, 6,46; S 12,06.
Encontrado: C, 54,58; H, 6,41; S 11,70.
>
-91EXEMPLO 73
4-OxQbutanOatQ de metilo
ΟΗΟ^00^ * 1
Preparou-se o composto em.título pelo processo de hidrogenação de cloreto de 3-carbOmétoxipropionilo (25,0 g, 0,166 moles) em tetraidrofurano (250 ml) que continha 2,6-dimetilpiridina (1 eq), utilizando 10% Pd/C (2,5
g) como catalisador à pressão de 0,35 Kg/cm2 (5 psi). Filtro-se a mistura de reacção e separou-se o dissolvente utilizando O evaporador rotativo. Destilou-se o Oleo resultante para se Obterem 14,5 g (79%), p.e. 63-659 (10 mm Hg).
Análise calculada para ε^ΗθΟ^:
Cale.: C, 51,72; H, 6,89.
Encontrado:C, 51,89; H, 7,15.
-92EXEMPLO 74
4-(mercaptometil)-1,3-ditiolano-2-propanQatQ de metilo
,co2ch3
Preparou-se o composto em título pelo processo do Exemplo 1, utilizando 1,2,3-trime.rcaptopropano (4,21 g, 0,03 moles), 4-oxobutanoato de metilo provenien te do Exemplo 73 (3,5 g, 0,03 moles) e eterato trifluOretO de boro (1 ml) em cloreto de metileno (75 ml). CrOmatOgrafOu-se O produto impuro sobre gel de sílica, utilizando 5% acetato de etilo/hexano como eluente para se Obterem 2,5 g (35%) de produto.
Análise calculada para 0θΗ12θ253:
Cale.: C, 40,34; H, 5,92; S, 40,30.
Encontrado: C, 40,01; H, 6,10; S, 40,61.
-93EXEMPLO 75
4-///3-(4-Aceti 1 -3-hidrt?xi -2-propi lf enoxi Jpropi ljtio/meti 1_71,3-ditiQlanQ-2-propanQatfl de metilo
Preparou-se o composto em título pelo processo do Exemplo 2, utilizando o mercaptano produzido no Exemplo 74 (1,0 g, 0,004 moles), 3-(2-n-propi1-3-hidro xi-4-acetilfenoxi)-1-bromopropano (descrito na Patente E.U. 4.565.882, Exemplo 14) (1,4 g, 0,004 moles) e carbonato de potássio anidro (2,0 g). Cromatografou-se o produto impuro sobre gel de sílica, utilizando 15% acetato de etilo/hexano cOmO eluente para se obterem 1,60 g (81%) do produto na forma de Oleo.
Análise calculada para C22H32°5$3:
Cale.: C, 55,92; H, 6,82; S, 20,31.
Encontrado: C, 55,87; H, 6,78; S, 20,02.
y-y
-94EXEMPLO 76
Acido 4-///3-(4-aceti1-3-hidroxi-2-propi 1 fenoxi)propi V7timeti 17-1,3-ditiQlano-2-propanóico
Preparou-se 0 composto em título pelo processo do Exemplo 3, utilizando o éster produzido no Exemplo 75 (1,30 g, 0,00275 moles) e solução aquosa de hidróxido de litio (2 M, 3,5 ml). Obtiveram-se 1,06 g (85%) do pro duto na forma de óleo que continha 0,33 equivalentes molares de acetato de etilo.
Análise calculada para C21H30°5S3 * 0,33 EtOAC:
Cale.: C, 54,98; H, 6,75; S, 19,67.
Encontrado: C, 55,30; H, 6,58; S, 19,26.
-95EXEMPLO 77
4-///3-(4-Aceti1-3-hidroxi-2-propilfenoxi)-2-hidroxipropi \Jtio/meti 1/-2-meti 1-1,3-ditiQlano-2-butanQato
PreparOu-se O composto em título pelo processo do Exemplo 2, utilizando o mercaptano produzido no Exemplo 59 (1,12 g, 0,00425 moles), 3-(2-n-propil-3-hidroxi-4-acetilfenoxi)-1,2-epoxipropano (descrito na Patente E.U. 4.565.882, Exemplo 18) (1,05 g, 0,00425 moles) e carbonato de potássio anidro (1,5 g). Cromatografou-se o produto impuro sobre gel de sílica, utilizando 25% acetato de etilo/hexano como eluente para se Obterem 2,10 g (96%) do produto na forma de óleo.
Análise calculada para C24H36°6S3:
C, 55,80; H, 7,02; S, 18,73. C, 55,73; H, 7,15; S, 18,64.
Cale.:
Encontrado
EXEMPLO 78
Acido 4-//73-(4-aceti1-3-hidroxi-2-propilfenoxi)-2-hidroxipropi 1,7tiQ.7meti 17-2-meti l-1,3-ditiOlanO-2-butanóicQ
Preparou-se 0 composto em título pelo processo do Exemplo 3, utilizando o éster produzido no Exemplo 77 (1,75 g, 0,0034 moles) e solução aquosa de hidróxido de lítio (2 M, 6 ml). Obtiveram-se 1,55 g (91%) do produto na forma de óleo que continha 0,33 equivalentes molares de êter etílico.
Análise calculada para C23H3406S3t0,33 C4H1Q0:
C, 55,43; H, 7,13; S, 18,21. C, 55,55; H, 7,05; S, 17,86.
Cale.:
Encontrado
EXEMPLO 79
3-(2-n-PrQpi1-3-metQxi-4-acetilfenoxi)-1-bromopropano
Dissolveram-se 3,15 g (0,01 moles) de 3-(2-n-propil-3-hidrOxi-4-acetilfenoxi)-1-bromopropano em 50 ml de acetona seca. A esta solução adicionaram-se 2,75 g (0,02 moles) de carbonato de potássio anidro e 3 g (0,02 moles) de iodeto de metilo. Depois de mantida em refluxo durante 4 dias numa atmosfera de árgon, a mistura de reacção foi filtrada e o filtrado foi concentrado no evaporador rotativo. Cromatografou-se o resíduo sobre gel de sílica, eluindo com 2% acetato de etilo/tolueno para se obterem 3,1 g (94%) do composto em título na forma de óleo.
Análise calculada para C^H^-jOgBr:
Cale.: C, 54,70; H, 6,43; Br, 24,29.
Encontrado: C, 54,65; H, 6,57, Br, 24,03.
-98EXEMPLO 80
4-/273- (4-acet i 1-3-metoxi -2-propi lfenoxi) pro pi ljt iojmeti 1_7-2-meti1-1,3-ditiOlano-2-butanoatO de metilo
DissOlveram-se 1,24 (0,0037 moles) de brometo descrito no Exemplo 79 em 15 ml de metil etil cetona que continha 1 g (0,0037 moles) de material descrito no Exemplo 59. A esta solução adicionou-se 1 g (7,24 mmoles) de carbonato de potássio anidro e a mistura foi mantida em refl]£ xQ durante 14 horas em atmosfera de árgon. Arrefeceu-se e filtrou-se a reacção e evaporou-se O filtrado. Cromatografou-se O resíduo sobre gel de sílica, utilizando 4% acetato de etilo/ tolueno como eluente para se obterem 1,8 g (95%) de produto na forma de óleo.
Análise calculada para C25H38°5S3*
Cale.: C, 58,35; H, 7,44; S, 18,65.
Encontrado: C, 58,28; H, 7,56; S, 18,51.
-99EXEMPLO 81
Acido 4-///3-(4-90611 l-3-metoxi-2-propi lfenoxi)propi lj/tioJ7metil/-2-meti1-1,3-ditiolanQ-2-butanóico
Dissolveram-se 1,8 g (0,035 moles) do composto descrito no Exemplo 80 em 30 ml de metanol. A esta mistura adicionaram-se 5 ml de solução aquosa de hidróxido de lítio 2 M. Manteve-se a mistura em agitação à temperatura ambiente durante 4 horas, e aqueceu-se a 409C durante 1 hora. Concentrou-se a mistura de reacção no evaporador rotativo e dissolveu-se o resíduo em água. Acidificou-se para pH 3,5 com utilização de KHSO^ 0,5 N e extraiu-se com acetato de etilo. Lavou-se a camada orgânica com solução aquosa de cloreto de sódio e seeóu-se sobre sulfato de sódio. Filtrou-se o agente de secagem e concentrou-se o filtrado no evaporador rotativo para se obter um ôleo viscoso. 0 óleo foi depois seco a 100sC (0,05 mm Hg) durante 3 horas, para se obterem 1,56 g (89%) do composto em título na forma de óelo.
Análise calculada para C24H36°5S3:
Cale.: C, 57,58; H, 7,25; S, 19,17.
Encontrado: C, 57,20; H, 7,38; S, 19,14.
100EXEMPLO 82
4-(Mercaptometi1)-2-meti1-1,3-QxatiQlanQ-2-butanQatQ de metilo SVX\^'CO2CH3 Ό CH3
PreparOu-se O composto em título pelo processo do Exemplo 1, utilizando 2,3-dimercaptopropanol (2,8 g, 0,022 moles), 4-acetiIbutirato de metilo (3,2 g,
0,022 moles) e eterato trifluoreto de boro (0,62 ml) em cloreto de metileno (70 ml). Cromatografou-se O produto impuro sobre gel de sílica, utillizando 10% acetato de etilo/hexano como eluente, para se obterem 0,91 g (16,5%) de produto.
Análise calculada para C.jQH803S2:
Cale.: C, 47,99; H, 7,25; S, 25,57.
Encontrado: C, 48,07; H, 7,31; S, 25,74.
-101
EXEMPLO 83
4-//73-(4-Aceti1-3-hidroxi-2-propi1fenoxi)propil/tiojmeti17-2-metil-1,3-oxatiolano-2-butanoato de metilo
Preparou-se o composto em título pelo processo do Exemplo 2, utilizando o mercaptano produzido no Exemplo 82 (0,90 g, 0,0036 moles), 3-(2-n-propil-3-hidroxi-4-acetilfenoxi)-1-bromopropano (descrito na Patente E.U. 4.565.882, Exemplo 14) (1,2 g, 0,0036 moles) e carbonato de potássio anidro (1,5 g) em metil etil cetona (15 ml). Cromatografou-se o produto impuro sobre gel de sílica, utilizando 5% acetato de etilo/hexano como eluente para se obterem 1,3 g (75%) do produto na forma de Oleo.
Análise calculada para C24H36°6S2:
Cale.: C, 59,49; H, 7,49; S, 13,20.
Encontrado: C, 58,98; H, 7,30; S, 12,90.
102-
EXEMPLO.84
Acido 4-///3-(4-acetil-3-hidrOxi-2-propilfenoxi )propi lJtiflL?meti 17-2-meti 1 -1,3-0x a tiolan 0-2-bu t anóicO
Preparou-se o composto em título pelo processo do Exemplo 3, utilizando 0 éster produzido no Exemplo 83 (1,05 g, 0,002 moles) e solução aquosa de hidróxi do de litio (2 M, 2,5 ml). Obtiveram-se 0,90 g (96%) do produto na forma de óleo.
Análise calculada para C23H34°6S2:
C, 58,70; H, 7,28; S, 13,60. C, 58,38; H, 7,37; S, 13,71.
Encontrado:
-103são preparados segundo
EXEMPLO 85 À 94
Os compostos 1 (a-d) e 2 (a-d) O esquema de reacção seguinte.
Exemplo
NS. Composto n R1 r2
85 j_a 3 Et Me
86 1b 3 cicloexi1 Me
87 1c 1 Me Et
88 íd 2 Et Me
CC^Me
HS'
CO2Me ^xemplo89 if ci£)
Exemplo 90 ícim
Exemplo
Ns Composto n R1 R2
91 2a 3 Et Me
92 2b 3 cícloexi1 Me
93 2c 1 Me Et
94 2d 2 Et Me
Os compostos oxa e ditiolano dos Exemplos 85 a 94 foram preparados de acordo com o processo seguinte.
Processo Geral para a Síntese de Sistemas de Anel Oxa e Ditiolano 1 e 2
Dissolveram-se uma proporção equimolar do ceto éster apropriado e 2,3-dimercaptO-1-propanol em benzeno (0,68-1,3 mmoles/ml) e adicionou-se uma quantidade mínima de ãcido clorídrico concentrado (85-300 mg). Manteve-se a reacção em agitação â temperatura ambiente durante 3-4 dias. No caso de 1c, a reacção foi mantida em refluxo durante mais 2 dias. DespejOu-se a reacção em solução de K2C03 a 5%, separaram-se as camadas e lavOu-se a camada orgânica uma vez com solução aquosa saturada de cloreto de sódio. Depois de se secar a camada orgânica sobre sulfato de sódio, filtrou-se o agente de secagem e separou-se 0 filtrado no evaporador rotativo. Purificou-se o óleo residual por cromatografia sobre gel desílica, utilizando misturas de acetato de etilo e hexano.
Os oxa e ditiolanos foram isolados puros.
1a: 37% de rendimento
2a: 25% de rendimento
-105
Cromatografia cuidadosa de 6,4 g de 1d em CLGP (cromatografia líquida de grande potência), utilizando 2 colunas de gel de sílica em série e 5% acetato de etilo/hexano como eluente, proporcionou 1,5 g do racemato um pouco menos polar (1e) e 3,8 g do racemato um pouco mais polar (1f) na forma de óleos. 0 racemato 1e tem a estrutura representada para O Exemplo 89 ou a estrutura representada para o Exemplo 90. 0 racemato 1f tem a outra destas duas estruturas.
EXEMPLOS 95 A 126
Os compostos 3a-f e 4a-f são preparados de acordo com o seguinte esquema de reacção.
HO-106-
Exemplo
N9 Composto n R, R2
95 3a 3 Et Me
96 3b 3 Cicloexi1 Me
97 3c 1 Me Et
98 3d 2 Et Me
99 2 Et Me
100 3f 2 Et Me
101 4a 3 Et --'ácido 4-///3-(4-acetil-3-hidrOxi- • -2-propilfenoxi)prOp i171itf/met i17-2-eti1-1,3-oxa- tiOlanO-2-butanôicO
102 4b 3 Cicloexi1 -- ácido 4-///3-(4- acetil-3-hidrOxi- -2-propilfenoxi)propi ljt iojmeti 17-2-ciclOexil-1,3- -oxatiolano-2-bu- tanóico
103 4c 1 Me -- ácido 4-///3-(4-
aceti1-3-hidrOxi-2-propilfenoxi)propi Ijtio7metil7-2-metil-1,3-oxatiolano-2-acêtico
104
4d 2 Et
105
4e 2 Et
106
4f 2 Et
-107ácido 4-7773-(4-acetil-3-hidrOxi-2-propilfenoxijpropiljtiojmetilj-2-eti1-1,3-oxatiolano-2-propanóico ácido (í)trans(ou cis)-4-/773-(4-aceti 1-3-hidroxi-2-propiIfenoxi )propi ljtio/meti1/-2-etil-1,3-oxatiolano-2-propanóico ácido (-)cis(Ou trans)-4-/773-(4-aceti1-3-hidroxi-2-propilfenoxi) prOpi ljtiojmeti 17-2-etil-1,3-oxatiolano-2-propanôico
3e e 3f são estereoisómeros
4e e 4f são estereoisómeros
Os compostos 7 (a-d) > 6 (a-d), 7_ (a-d), 8 (a-d) e 2 (a-d) foram preparados de acordo com o esquema de reacção seguinte.
-108-4 V\
Exemplo
NS. Composto n R1 R2
107 5a 3 Et ME
108 5b 1 Me Et
109 5c 2 Et Me
110 5d 2 Et Me
111 6a 3 Et Me
112 6b 1 Me Et
113 6c 2 Et Me
114 6d 2 Et Me
5c e 5d são estereoisómeros
6c e 6d são estereoisómeros
/
-109-
115 7a 3 Et Me
116 7b 1 Me Et
117 7c 2 Et Me
118 7d 2 Et Me
119 8a 3 Et Me
120 8b 1 Me Et
121 8c 2 Et Me
122 8d 2 Et Me
123 9a 3 Et
124 9b 1 Me
125 9c 2 Et
126 9d 2 Et
ácido 4-///3-(4-acetil-3-hidroxi-2-prOpilfenoxi)propi Ijtiojmeti 1_7 - 2-et i 1 -1,3-ditiolano-2-butanóico ácido 4-/7Z3-{4-acetil-3-hidroxi-2-propilfenoxi)propi l7tio7meti 17-2-meti 1-1,3-ditiolanO-2-acêtico ácido (-)trans(ou cis)-4-///3-(4-aceti1-3-hidrOxi-2-propilfenoxi)propi ljtioj meti 17-2-eti1-2,3-ditiolano -2-propanóicO ácido (í)cis(ou trans)-4-7/7*3- (4-acet i 1 -3-hidroxi-2-propi lfenoxi)propi I7tio7 meti 17-2-etil-1,3-di tio lano -2-propanóico
7c e 7d são estereoisômeros
8c a 8d são estereoisômeros
-110.X .
s?
Os compostos dos Exemplo 95 a 100 (34-3fj e 119 a 122 (8a-8d) foram preparados de acordo com o processo seguinte.
Processo Geral para Ligação de Cadeia Secundária a 1 e 1_ para Dar Compostos 3a-f e 8a-d
A uma solução equimolar do mercaptano (1a-f e 7a-d) e do mesmo brometo utilizado nQ Exemplo 2 em metil etil cetona (0,16-0,40 mmoles/ml) adicionou-se carbo nato de potássio (2,5 equivalentes molares) e manteve-se a mistura de reacção em refluxo, com agitação, durante 6-15 horas numa atmosfera de azoto. Filtrou-se a reacção e separou-se 0 filtrado no evaporador rotativo. Purificou-se 0 óleo residual por meio de cromatografia sobre gel de sílica, utili zando misturas de acetato de etilo e hexano como eluentes.
3a: H, 89% 7,68; rendimento; Anâl. Calcd. para C25^388682: θ’ 60,02; 12,39.
S, 12,83. Encontrado: C, 59,84; H, 7,75; S,
3b: 92% rendimento; Anâl. Calcd. para C2gH 44θ6$2: θ’ 63,02;
H, 8,02; S, 11,58. Encontrado: C, 62,61; H, 8,06; S, 11,12.
3c: 92% rendimento
3d: 60% rendimento; Anal. Calcd. para C24H 36°6S2: θ’ 59,49;
H, 7,48; S, 13,20. Encontrado: C, 59,21; H, 7,63; S, 13,21.
3e: 80% rendimento
3f: 65% rendimento
8a: 95% rendimento; Anâl. Calcd. para C25H 38°5S3: θ’ 58,35;
H, 7,44; S, 18,65. Encontrado: C, 57,80; H, 7,64; S, 18,21.
8b: 60% rendimento; Anâl. Calcd.. para C23H 34°5S3: θ’ 56,78;
H, 7,04; S, 19,73. Encontrado: C, 56,60; H, 7,21; S, 19,67.
8c: 92% rendimento
8d: 95% rendimento
-6 .
7.\
-111Os compostos dos exemplos 101 a 106 (4a-4f) e 123 a 126 (9a-9d) foram preparados de acôrdo com o processo seguinte.
Processo Geral para Saponificação para Ácidos Alvo 4a-f e 9a-d
A uma solução de éster puro 2 0LI 8 no álcool do radical éster (etanol ou metanol) (0,07-0,19 mmoles/ml) adicionou-se solução aquosa de hidróxido de lítio 2 M (2,5 eq). Depois de manter em agitação â temperatura ambiente sob N2 durante 15-24 horas, concentrou-se a mistura de reacção no evaporador rotativo, diluiu-se com água e acidificou-se para pH 2,5 com KHSO^ 0,5N. Extraiu-se a mistura aquosa com acetato de etilo e secou-se a camada orgânica sobre MgSO^. Filtrou-se o agente de secagem e concentrou-se o filtrado no evaporador rotativo para se Obter um óleo. Secou-se O Óleo na bomba de óleo a 65-752 durante 4-6 horas para se Obter 0 ácido alvo.
Os compostos 4e e 4f foram purificados por cromatografia sobre gel de sílica, utilizando 30% acetato de etilo/hexano que continha 0,5% HOAc como eluente. Evaporou-se O material cromatografado com metanol e secou-se durante 4 horas a 709 sob vácuo (0,1 mm Hg).
4a: 88% rendimento; RMN (ppm em solução CDClg): 1·,0, multípleto, 6H (2 C-CHg); 2,56, s, 3H (acetilo); 3,56-3,68, multípleto, IH (hidrogénio de anel); 7,60, 1H, d, J = 10 Hz (H aromático); 6,44, 1H, d, J = 10 Hz (H aromático). Anal Calcd. para ^24^36θ6^2’ C’ 59,50; H, 7,49; S, 13,12. Encontrado C, 59,28; H, 7,58; S, 12,76.
/7- \
4b: 89% rendimento; RMN (ppm em solução CDClg): 0,94, t, J =
Hz 3H (CH3); 2,56, s, 3H (acetilo); 3,50 - 3,60, mult., 1H (hidrogénio de anel); 3,92 - 4,0, mult., 1H, d, J = 10Hz (H aromático) 7,60, IH, d, ΰ = 10Hz (H aromático); 12,74, IH, s (H fenol).
Anâl. Calcd. para C28H42°6S2: C, 62,43; H, 7,86; S, 11,88. Encontrado; C, 62,81; H, 7,93; S, 12,06.
4c: 89% rendimento; RMN (ppm em solução CDClg): 0,94, t, J 3 7 Hz, 3H (CH3); 1,62, 3H, s (metilo de anel de um racemato diastereomêrico);=2,56, 3H, s (metilo de anel de Outro diastereomêrico), 2,56, 3H, s (acetilo); 3,62-3,72, 1H, mult. (H on C-2); 6,44, 1H, d, J=10Hz (H aromatico); 7,60, IH, d, 0= 10Hz (H aromatico); 12,74, 1H, s (H fenolicd).
Anâl. Calcd. para C21H3Q0gS2: C, 57,00; H, 6,83; S, 14,46. Encontrado: C, 56,90; H, 6,88; S, 14,76.
4d: 91% rendimento; RMN (ppm em solução CDC13): 0,90-1,00,
6H, mult. (dois C-CH3's); 2,56, 3H, s (acetilo); 3,56 - 3,70, 1H, mult. (hidrogénio de anel); 4,03, IH, d de d, J = 4 e 5 Hz (H de anel); 6,44, 1H, d, J = 10Hz (H aromático); 7,60 (1H, d, J = 10Hz (H aromático); 12,74, IH, s (H fenol).
Anâl calcd. para C23H34°6S2: C58717>28; S, 13,60.
Encontrado: C, 58,72; H, 7,40; S, 13,79.
Λ
-1134e: 93% rendimento; RMN (ppm em solução CDClg): 0,90-1,00,
6H, mult., (sinais sobrepostos para dois C-CH3's),; 4,06-4,18, 4H, mult. (dois H de anel e -OCH^-); restantes sinais são idênticos a 4d.
Anal. Calcd. para 823H34°6S2: C5871728; S} 13>60·
Encontrado: C, 58,46; H, 7,27; S, 13,51.
4f: 94% rendimento; RMN (ppm em solução CDCl^): 0,95, 3H, t, J=7Hz (C-CHg); 0,99, 3H, t, J=7Hz (C-CHg); restantes sinais sao idênticos a 4d.
Anal, calcd. para C23H34°6S2: C5871; 7,28; s> 13,60. Encontrado: C, 58,48; H, 7,36; S, 13,71.
9a: 97% rendimento; RMN (ppm em solução CDClg): 0,94, 3H, t, J=7Hz (C-CH^); 1,04, 3H, t, J=7Hz (CH3 no grupo etilo); 2,56, 3H, t, 7Hz (acetilo); 3,20-3,28, 2H, mult. (H de anel); 3,82-3,91, 1H, mult. (H de anel); 6,44, IH, d, J=10Hz (H aromatico); 7,60/ 1H, d, J=10Hz (H aromatico); 12,74, IH singleto (fenol).
Anal. Calcd. para C24H36°5S3: C57>; 7,25; S, 19,17.
Encontrado: C, 57,24; H, 7,25; S, 19,17.
9b: 89% rendimento; RNM (ppm em solução CDClg): 0,94, 3H, t, J=7Hz (C-CH3); 1,90, 3H, s (CH3 de anel de um diastereômero); 1,95, 3H, s (CH3 de anel de GutrQ diastereômero); 2,56, 3H, s (acetilo); 3,88-4,20, IH, mult. (H de anel); 6,44, IH, d, J=10Hz (H aromatico); 7,60, 1H, d, ΰ=10Ηζ (H aromatico); 12,74, IH, s (H fenol).
Anal. Calcd. para C21H30°5S3’ C5501’ 6,60; S, 20,94.
Encontrado C, 54,96; H, 6,65; S, 20,96.
. ’Χ.'
Cv \'
9c: 91% rendimento; RMN (ppm em solução CDCÍg): 0,94, 3H, t, J=7Hz (C-CH3); 1,06, 3H, t, J=7Hz (CHg do grupo etilo); 2,54, 3H, s (acetilo); 3,84-3,92, 1H, mult. (H de anel); 6,44, 1H, d, J=10Hz (H aromatico); 7,58, 1H, d, J=10Hz (aromatico H) 12,74, 1H, s (H fenol).
Anal. Calcd. para C23H34°5S3: C56777>°4; S, 19,73.
Encontrado C, 56,58; H, 7,14; S, 19,48.
9d: 82% rendimento; RMN (ppm em solução CDClg): 0,94, 3H, t, J=7Hz (C-GH3); 1,06, 3H, t, J=7Hz (CHg do grupo etilo); 2,54, 3H, s (acetilo); 3,84-3,92, 1H, mult. (H de anel); 6,44, 1H, d, J=10Hz (H aromatico); 7,58, IH, d, J=10Hz (H aromatico); 12,74, 1H, s (H fenol).
Anal. Calcd. para C23H34°5S3: c> 56,77; H, 7,04; S, 19,73. Encontrado: C, 56,67; H, 7,04; S, 19,85.
Processo Geral para a transformação de Álcoois 2a-d em cloretos 5a-d
A uma solução do álcool em benze no (0,6-0,7 mmOles/ml) adicionou-se um equivalente molar de cloreto de tionilo. Manteve-se a mistura de reacção em reflu xo, cOm agitação, durante 1 hora. A reacção foi completament quer por Reforço A quer por Reforço B.
1158553355331
Reforço Α: Despejou-se a mistura de reacçãosObre solução de NaHCOg diluída, e separaram-se as camadas. Lavou-se a camada orgânica com solução saturada de NaCl e secou-se sobre Na2S04
FiltrOu-se O agente de secagem e concentrou-se o filtrado no evaporador rotativo. Cromatografou-se O óleo residual sobre gel de sílica, utilizando misturas de acetato de etilo e hexano como eluentes. Obteve-se o produto puro na forma de óleo.
Reforço B: Separou-se a mistura de reacção no evaporador rotativo e cromatografou-se o resíduo sobre gel de sílica, utilizando misturas de acetato dé etilo e hexano como eluentes. Obteve-se 0 produto puro na forma de óleo.
5a: Reforço B; 97% rendimento
5b: Reforço A; 76% rendimento produto da reacção de ditiolano (8,9 g, 35,5 mmoles) com cloreto de tionilo (4,7 g) obtido de acordo com o Reforço A, foi cromatografado cuidadosamente sobre gel de sílica, utilizando 5% acetato de etilo/hexano para se obterem 1,7 g (17,9%) de um racemato um puoco menos polar (5c) e 1,4 g (14,7%) de um racemato um pouco mais polar (5d). Obtiveram-se também 4,5 g de uma fracção sobreposta (rendimento total 80%).
Os compostos dos Exemplos 111 a 114 (6a-6d) foram preparados de acordo com o processo seguinte.
Processo Geral para a Síntese de Tioacetatos 6a-d a Partir de Cloretos 5a-d
A uma solução mantida em agitação de cloreto 5 em dimetilfOrmamida (0,3-0,5 mmoles/ml) adiciona ííssasi
-116<
ram-se 3-3,5 equivalentes molares de tioacetato de potássio. Manteve-se a mistura de reacção em agitação durante 2-3 dias, à temperatura ambiente, numa atmosfera de azoto. Despejou-se a mistura de reacção em água e extraiu-se com acetato de etilo Lavou-se a camada orgânica com solução saturada de cloreto de sódio e secou-se sobre sulfato de sódio. Filtrou-se o agente de secagem e separou-se o filtrado no evaporador rotativo para se obter o produto impuro oleoso, Cromatografou-se o produto impuro sobre gel de sílica, utilizando misturas de acetato de etilo e hexano como eluentes para se obter o produto puro na forma de óleo.
6a: 75% rendimento
6b: 63% rendimento
6C: 87% rendimento
6D: 75% rendimento
Os compostos dos exemplos 115 a 118 (7_a-7_d^) foram preparados de acordo com o processo seguinte.
Processo Geral para a Síntese de Mercaptanos 7a-d a Partir de Tioacetatos 6a-d
Preparou-se a solução de alcôxido de sódio a partir de 1,2 equivalentes molares de metal sódio (com base na quantidade de tioacetato) e do álcool correspondente ao radical de 6 (etanol Ou metanol). Adicionou-se tioacetato 6 (concentração final de 6 foi 0,20-0,37 mmoles/ml) e a reacção foi mantida em agitação, à temperatura ambiente, sob N2 durante 1-2 horas. Despejou-se a reacção em KHSO^ 0,5N, extraiu-se com acetato de etilo e secou-se sobre Na2S04. Filtrou-se o agente de secagem, concentrou-se o filtrado sob vácuo e cromatografou-se o resíduo sobre gel de sílica, utilizando misturas de acetato de etilo e hexano como eluentes para
-117se obter o mercaptano
na forma de óleo
7a: 82% rendimento
7b: 63% rendimento
7c: 89% rendimento
7d: 84% rendimento
EXEMPLO 127
Ãcido 4-///3-(4-acet i 1-3-hidroxi -2-propi 1 fenoxi )prop-i 1_7 tiojmeti lJ-2-meti1-1,3-ditiolanQ-2-butanóico, sal de sódio '
A uma solução mantida em agitação do produto dõ Exemplo 61 (458 mg, 0,94 mmoles) em metanol (10 ml) adicionou-se 1,00 ml de solução de NaOH 0,996N. Depois de manter a reacção em agitação à temperatura ambiente durante 1 hora, separou-se o dfssolvente utilizando o evaporador rotativo, e evaporou-se o resíduo três vezes com metonol e
-118uma vez com benzeno. 0 produto
Anãk Calcd. para C23H3305S3Na Encontrado: C, 53,87; H, 6,46;
resultante fòi um vidro.
C, 54,32; H, 6,6,54; S, 18,88 S, 19,32.
EXEMPLO 128 (a) 4-(Mercaptometi1)-2-eti1-1,3-oxatiolano-2-propanoatode metilo /
A uma solução de 4-oxohexanoato de metilo (10 g, 0,069 moles) e 2,3-dimercapto-1-propanol (9 g, 0,072 moles) em benzeno (120 ml) adicionou-se ácido clorídrico concentrado (1 ml6. Manteve-se a mistura de reacção em agi tação, à temperatura ambiente, numa atmosfera de N2 durante 3 dias. Diluiu-se a mistura de reacção com acetato de etilo (200 ml) e lavou-se com K2C03 aquoso a 5% (duas vezes com porções de 100 ml). Depois de lavagem com NaCl aquoso saturado, secou-se a camada orgânica sobre Na2S04.
Filtro-se o agente de secagem e concentrou-se o filtrado sob vácuo. 0 óleo residual foi cromatografado sobre gel de silica (Waters PrepPak-500/Si1ica),
utilizando 15% acetato de etilo/hexano para se obterem 6,4 g (37%) do composto em título e 4,0 g (23%) de 4-(hidrOximetil)-2-etil-1,3-diti0lan0-2-pr0pan0at0 de metilo.
Oxatiolano RMN £ (ppm): 0,9-1,05, t, J = 6 Hz (CH2CH3); 1,60, t, J = 9,8 Hz e 1,62, t, J = 9,8 Hz, 1H (SH); 1,80-1790, 2H, mult. (CH2CH3); 3,68, 3H, S (OCHg).
(b) 4-///3-(4-Aceti1-3-hidroxi-2-propilfenoxi)propiljtio7meti 17-2-eti1-1,3-oxatiolanO-2-propanoato de metilo (Composto 3d)
Uma mistura de «2C03 (10 g) e uma solução do mercaptano preparado na parte (a) (6,4 g, 0,0255 moles) e 0 mesmo brometo utilizado no Exemplo 2 (8,0 g, 0,0255 moles) em metil etil cetona (100 ml) foi mantida em refluxo com agitação sob N2 durante 12 horas.
Arrefeceu-se e filtrou-se a reacção. Concentrou-se o filtrado em vãcuo e cromatografou-se o residuo oleoso sobre gel de sílica (Waters PrepPak 500), utilizando 20% acetato de etilo/hexano para se obterem 12 g (97% de rendimento) do composto em título. RMN β (ppm): 1,52, 2H,
-120sexteto, J = 6 Hz (CHpCHçCHg); 1,80-1,92,:2H, mult. (metileno de grupo etilo); 3,68, 3H-, único (OCHg); 6,46, 1H, d e 7,60, 1H, d (H aromático); 12,75, 1H, único (fenol).
Anãl. Calcd. Para C24H36°6S2: C, 59,49; H, 7,48; S, 13,20. Encontrado: C, 59,41; H, 7,63; S, 13,21.
c) Acido 4-/'Z‘/'3-(4-acetil-3-hidroxi-2-propilfenoxi)propil.7tiq7 meti lJ-2-eti 1-1,3-oxat iol ano-2-propanóico (Composto 4d)
éster preparado na parte (b) (7,0 g, 0,0144 moles) foi mantido em agitação durante toda a noite à temperatura ambiente sob N2 com solução aquosa de LiOH (2 M, 20 ml) em metanol (100 ml). Concentrou-se a reacção no evaporador rotativo e diluiu-se o resíduo com ãgua. Lavou-se a solução resultante uma vez c.om êter etílico, e, em seguida, acidificou-se para pH 2,5 com solução de KHSO^ 0,5N. Extraiu-se a mistura aquosa com acetato de etilo e secou-se a camada Orgânica sobre MgS04.
-121-
Filtrou-se O agente de secagem e concentrou-se o filtrado no evaporador rotativo para se obter um resíduo oleoso que foi purificado por meio de cromatografia sobre gel de sílica (Waters PrepPak 500), utilizando 30% acetato de etilo/hexano que continha ácido acético a 0,5%.
produto isolado foi azeotropado três vezes com metanol e uma vez com benzeno para separar ácido acético. Depois de se car sob vácuo na bomba de óleo a 60s durante 3 horas, obtiveram-se 6,27 g (92% rendimento) do produto em título na forma de óleo. RMN β (ppm): 1,51, 2H, duplo, J = 7 Hz (metileno médio de grupo propil); 2,58, 3H, único (acetil metil); 2,63, 2H, (triplo), J = Hz (ArCH2CH2-); 6,44, 1H, d e 7,60, 1H, d (H aromatico); 12,72, IH, Único (fenol).
EXEMPLO 129
4-/773-(4-aceti 1-3-hidroxi-2-propi lfenoxi)propi l_7tio_7meti 17-2-eti1-1,3-oxatiolano-2-propanoatQ de metilo
HO
O
-122-
(a) Síntese de 3e
A uma solução do composto mercaptano racémico menos polar 1e (0,80 g, 0,0032 M) e do/mesmo brometo utilizado no Exemplo 2 (1,0 g, 0,0032 M) em metil etil cetona (20 ml) adicionou-se carbonato de potássio (1,1 g) e a mistura de reacção foi mantida em refluxo com agitação atê ao dia seguinte. Filtrou-se a mistura de reacção e separou-se o filtrado no evaporador rotativo. Purificou-se o Oleo residual por meio de cromatografia sobre gel de sílica, utilizando 20% acetato de etilo/hexano como eluentes para se obterem 1,2 g (80%) de composto 3e.
(b) Síntese de 3f
A uma solução do composto mercaptano racémico mais polar 1f (1,0 g, 0,004 M) e do mesmo brometo utilizado no Exemplo 2 (1,25 g, 0,004 M) em metil etil cetona (20 ml) adicionou-se carbonato de potássio (1,4 g) e a mistura de reacção foi mantida em refluxo cOm agitação atê aO dia seguinte. Filtrou-se a mistura de reacção e separou-se o filtrado no evaporador rotativo. Purificou-se o ôleo residual por meio de cromatografia 'sobre gel de sílica, utilizando 20% acetato de etilo/hexano como eluentes para se obterem 1,2 g (65%) de composto 3f.
123EXEMPLO 130
Acido (-) trans/ciS-4-/2/3-(4-aceti1-3-hidroxi-2-propilfenoxi} propi L7tio7meti 17-2-eti1-1,3-QxatiolanQ-2-propanóicQ
(a) Síntese de 4e
A uma solução de composto 3e (Exem pio 129a) (0,71 g, 0,00146 M) em metanol (10 ml) adicionou-se solução aquosa de hidróxido de lítio 2M (2 ml). Depois de maii ter em agitação atê ao dia seguinte, à temperatura ambiente, sob N2, a mistura de reacção foi concentrada no evaporador rotativo, diluída com água, e acidificada para pH 2,5 com KHSO^
0,5N. Extraiu-se a mistura aquosa com acetato de etilo e secou-se a camada orgânica sobre MgSO^. Filtrou-se o agente de secagem e concentrou-se o filtrado no evaporador rotativo para se obter um Oleo.
Purificou-se o óleo por meio de cromatografia sobre gel de sílica, utilizando 30% acetato de etilo/hexano que continha HOAc a 0,5% como eluente para se obterem 0,64 g (93%) de composto 4e. Separou-se o ácido acético por evaporação duas vezes com metanol e secagem durante 4 horas a 70s sob vãcuo (0,1 mm Hg).
RMN (ppm em solução CDC13): 0,90-1,00, 6H, mult., (sinais sobrepostos para dois C-CH-^s); 4,06-4,18, 4H, mult.(dois H de anel e -0CH2-); (restantes sinais iguais a 4d.
Anal. Calcd. para G23H34°6S2’ C5θ’717>2θί s» 13,60.
Encontrado: C, 58,46; H, 7,27; S, 13,51.
(b) Síntese de 4f
A uma solução de composto 3f (Exem pio 129b) (0,68 g, 0,0014 M) em metanol (10 ml) adicionou-se solução aquosa de hidróxido de lítio 2M (2 ml). Depois de ter sido mantida em agitação atê ao dia seguinte à temperatura ambiente, sob N2, a mistura de reacção foi concentrada no evaporador rotativo, diluída com água e acidificada para pH 2,5 com KHSO^ Q,5N. Extraiu-se a mistura aquosa com acetato de etilo e secou-se a camada orgânica sobre MgSO^. Filtrou-se o agente de secagem e concentrou-se o filtrado no evaporador rotativo para se obter um óleo.
Purificou-se o Óleo por meio de cromatografia sobre gel de sílica, utilizando 30% acetato de etilo/hexano que continha a 0,5% como eluente. Separou-se áci-
do acético do produto oleoso por meio de evaporação duas ve zes com metanol e secagem durante 4 horas a 709 sob vácuo (0,1 mm Hg) para se obterem 0,62 g (93%) de composto 4f.
RMN (ppm em solução CDClg): 0,95, 3H, t, J = 7 Hz (C-CHg); 0,99, 3H, t, J = 7 Hz (C-CH3; sinais restantes iguais a com posto 4d.
Anál. Calcd. para C23H34°6S2: C5871» H7»28; s> 13,60. Encontrado: C, 58,48; H, 7,36; S, 13,71.
EXEMPLO 131 (a) Síntese de sal de Sódio de 4d
Acido 4-///3-(4-aceti1-3-hidroxi-2-propilfenoxi)propiIjtiqj meti 17-2-eti1-1,3-oxatiQlanQ-2-propan0ico, sal de sódio
O
OH
-126A uma solução mantida em agitação de composto 4d (511 mg, 1,1 mmoles) em metanol (10 ml), adicionaram-se 1,12 ml de solução de NaOH 0,996N. Depois de manter a reacção em agitação durante 1 hora à temperatura ambien te, separou-se o dissolvente sob vácuo e evaporou-se 0 resíduo com metanol (três vezes) e tolueno (duas vezes). 0 vidro resultante foi seco a 90s durante 4 horas sob vácuo (0,1 mm Hg).
Anál. Calcd. para C23H330gS2Na: C, 56,08; H, 6,75; S, 12,99. Encontrado: C, 56,00; H, 6,65; S, 12,93.
{ (b) Síntese do Sal dissódio de 4d
Acido 4-///3-(4-aceti 1 - 3-hidroxi-2-propi 1 fenoxi )propi ljtio/metil7-2-etil-1,3-0xati0lan0-2-pr0panóic0, sal dissódio cr3
A uma solução mantida em agitação do composto 4d (470 mg, 1/0 mmoles) em etanol absoluto (5 ml) adicionaram-se 2 ml de solução de NaOH 0,996N. Depois de man-127-
ter a reacção em agitação durante 1 hora à-temperatura ambien te, separou-se o dissolvente sob vácuo e secou-se Q resíduo azeotropando três vezes com benzeno. 0 resíduo, que solidificou depois de trituração com êter, foi filtrado e teve p.f. 125-1282.
Anál. Calcd. para C23H32°6S2Na2: C, 53,69; H, 6,27; Na, 8,93; S, 12,43.
Encontrado: C, 53,22; H, 6,34; Na, 8,71; S, 12,79.
EXEMPLO 132 (a) 4-(Hidroximetil)-2-etil-1,3-dioxolano-2-propanoato de metilo
Combinaram-se 4-oxoexanoato de metilo (14,42 g, 0,1 moles), glicerol (9,21 g, 0,1 moles) e ácido p-toluenosulfónico (100 mg) em benzeno (150 ml) e foram mantidos em refluxo com apitação durante 10 horas, utilizando um separador de água para retirar água formada durante a ce-128-
Ζ'' talização. Arrefeceu-se a mistura de reacção, lavou-se sucessivamente com solução de NaOH a 5% e água, e, seguidamente, secou-se sobre sulfato de sódio. Filtrou-se o agente de secagem e separou-se o filtrado no evaporador rotativo para se obter o produto impuro. Purifica-se o produto por meio de cro matografia sobre gel de sílica, utilizando misturas de acetato de etilo e hexano como eluentes.
b) 4-(Clorometi1)-2-eti1-1,3-di0x0lan0-2-pr0pan0at0 de meti' lo
Cl
CO2CH3
Uma solução do álcool preparado na parte (a) (2,18 g, 10 mmoles) e cloreto de tioniío (1,19 g, 10 mmoles) em benzeno (17 ml) é mantida em refluxo com agi tação durante 1 hora. A mistura de reacção ê separada no evaporador rotativo e o resíduo ê cromatografado sobre gel de sílica, utilizando misturas de acetato de etilo e hexano como eluentes para se obter o produto cloreto.
-129(c) 4-ΠAceti ltio)meti lJ-2-et i 1-1,3-diOxO!ano-2-propanOato de metilo
A uma solução mantida em.agitação do cloreto preparado na parte (b) (2,37 g, 10 mmoles) em dimetilformamida (DMF) (20 ml) adiciona-se tioacetato de potássio (3,42 g, 30 mmoles). A mistura de reacção é mantida em agitaçao durante 2-3 dias, à temperatura ambiente, numa atmos fera de azoto. Despeja-se a mistura de reacção em água e extrai-se com acetato de etilo. Lava-se a camada orgânica com solução saturada de cloreto de sódio e seca-se sobre sulfato de sódio. Filtra-se o agente de secagem e separa-se o filtrado no evaporador rotativo para se obter o produto impuro oleo sô. Cromatografou-se o produto impuro sobre gel de sílica, utilizando misturas de acetato de etilo e hexano como eluentes para se obter o produto tioacetato.
-130(d) 4-(Mercaptometi1)-2-eti1-1,3-dioxolanò-2-propanoato de metilo
Prepara-se metóxido de sódio em metanol (27 ml), utilizando sódio metal (230 mg). Advciona-se o tioacetato preparado na parte (c) (2,52 g, 10 mmoles) e mantêm-se a reacção em agitação, à temperatura ambie-nte, numa atmosfera de azoto, durante 2 horas. Despeja-se a mistura de reacção em KHSO4 0,5N, extrai-se com acetato de etilo e seca-se sobre Na2S0^. Filtra-se o agente de secagem, concentra-se O filtrado sob vácuo e cromatografa-se o resíduo sobre gel de sílica, utilizando misturas de acetato de etilo e hexano como eluentes para se obter o produto mercaptano.
(e) 4-///3-(4-Aceti l-3-hidrOxi-2-prOpi lfenoxi)propi ljtiojmetil7-2-etil-1,3-dioxolano-2-propanOato de metilo
-131Uma mistura de K2C0g (3,45 g) numa solução do mercaptano preparado na parte (d) (2,34 g, 10 mmoles) e brometo do Exemplo 79 (3,15 g, 10 mmoles) em metil etil cetona (50 ml) ê mantida em refluxo com agitação em atmosfera de N2 durante 12 horas. Arrefece-se e filtra-se a reacção. Concentra-se o filtrado sob vãcuo e cromatografou-se o resíduo oleoso sobre gel de sílica, utilizando misturas de acetato de etilo e hexano como eluentes para se obter o produto.
(f) Acido 4-ZYZ*3-(4-acetil-3-hidrOxi-2-propilfenoxi)propil7tiojmeti lJ-2-eti 1-1,3-dioxolano-2-propanOico
éster preparado na parte (e) (4,69 g, 10 mmoles) ê mantido em agitação atê ao dia seguinte, à temperatura ambiente, em atmosfera de N2, com solução aquosa de LiOH (2 M, 13 ml) em metanol (60 ml). Concentra-se a reacção no evaporador rotativo e dilui-se o resíduo com ãgua. Lava-se a solução resultante uma vez com éter etílico e em seguida acidifica-se para pH 2,5 com solução KHSO^ 0,5N. Extrai-se a mistura aquosa com acetato de etilo e seca-se a camada orgânica sobre Mgso^.
-132-
Filtra-se o agente de secagem e concentra-se O filtrado no evaporador rotativo para se obter um resíduo oleoso que ê purificado por meio de cromatografia sobre gel de sílica, utilizando misturas de acetato de etilo e hexano que contêm ácido acético a 0,5% como eluentes. Evapora-se o produto purificado com metanol e benzeno para sepa rar ácido acético. 0 produto resultante é seco na bomba de óleo (0,1 mm Hg) 60a para se obter o produto ácido.

Claims (8)

  1. -135-
    panôico e os seus isômeros. 6a. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por ser preparado 4-7774-7(5, 6,7,8-tetra-hidro-1-naftalenil)oxi7butil7tio7meti17-1,3-oxa-tiolano-2,2-diprGpanoato de dietilo e os seus isômeros. 7a. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por ser preparado ãcido 4-7/74 -7(5,6,7,8-tetra-hidro-1 -naftalenil )oxi7butil7tio7meti 17-1,3--oxatiolano-2,2-dipropanÔico e Os seus isômeros. 8a. - Processo de acordo cOm a reivindicação 1, caracterizado por ser preparado 4-7//3-(2--propiIfenoxi)propi l7tio7metil7-1,3-oxatiolano-2,2-dipropanoa to de dietilo e os seus isômeros. 9a. _ Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por ser preparado ácido 4-//73 - (2-propi Ifenoxi )propil7tio7meti 17-1 «3-0xati0lan0-2,2-dipr0-panôico e os seus isômeros. 10a. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por ser preparado ãcido 4-77(3 -fenoxipropil)-tio7metil7-1,3-oxatiolano-2,2-dipropanôico e os seus isômeros. 11a.·- Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por ser preparado 4-77/^-75,6, 7,8,-tetra-hidro-1-naftalenil )oxi7penti 17tio7metí 17-1,3-oxa- -136-
    V tiolano-2,2-dipropanoato de dietilo e os seiis isômeros. 12a. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por ser preparado ácido 4--1/T/5-/'5,6,7,8-tètra-hidro-1 -nafta leni 1 )Oxi7pent i ljtiojmeti 17--1,3-oxatiolano-2,2-dipropanôico e os seus isômeros. 13a. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por ser preparado 4-/7/4-(2--propilfenOxi)buti Ijtiojmeti 17-1,3-OxatiOlanO-2,2-diprOpanOa-to de dietilo e os seus isômeros. 14a. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por ser preparado ácido 4-///4--(2-propilfenoxi)-butil7tio7metilJ-1,3-oxatiolano-2,2-dipro-panôico e os seus isômeros. 15a. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por ser preparado 4-///3-/(5, 6,7,8-tetra-hidro-1 -naftaleni 1 )oxi7propiljtiojmetilj-l ,3-oxa-tiolano-2,2-dipropanoato de dietilo e os seus isômeros. 16a. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por ser preparado ácido 4-///3--1(5,6,7,8-tetra-hidro-1 -naftaleni 1 )oxiJpropi ljtiojmeti 1J-1,3--oxatiolano-2,2-dipropanôico e os seus isômeros. 17a. - Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por R1 ser hidrogénio e R2 ser alquilo inferior. -137-
    18a. _ Processo de acordo com a reivindicação 2, caraeterizado por ser preparado 4-///3-(4--acetil-3-hidroxi-2-propilfenoxi)propi ljtio7meti 1/-1,3-oxatiQ-lano-2s2-diprOpanoato de dietilo e os seus isômeros. 19â. - Processo de acordo com a reivindicação 2, caraeterizado por ser preparado 4-///5-(4- -aceti 1-3-hidroxi-2-propi lfenoxi )penti l7tio7metilJ-1,3-oxatιοί ano-2,2-dipropanoato de dietilo e os seus isômeros. 20a. - Processo de acordo com a reivindicação 2, caraeterizado por ser preparado ácido 4-///5-(4-acetil-2-hidroxi-2-propilfenoxi)penti ljtiojmeti17-1,3--Qxatiolano-2,2-dipropanôico e os seus isômeros. 21a. - Processo de acordo com a reivindicação 2, caraeterizado por ser preparado 4-///4-(4--aceti1-3-hidroxi-2,2-propilfenoxi)butil7tioJmeti17-1,3-oxa-tioiano-2,2-dipropanOato de dietilo e os seus isômeros. 22a. - Processo de acordo com a reivindicação 2, caraeterizado por ser preparado ácido 4-///4--(4-aceti 1-3-lTidrQxi-2-propi lfenoxi )buti ljtio/meti 17-1,3-oxa-tiolano-2,2-dipropanôico e os seus isômeros. 23a. - Processo de acordo com a reivindicação 2, caraeterizado por ser preparado 4-///2-(4-- acet i 1-3-hi d roxi-2-propi lfenoxi) et i ljtiojmeti 17-1,3-oxatio-lano-2,2-dipropanoato de dietilo e os seus isômeros. -138-
    24*. - Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por ser preparado ácido 4-7ΖΓ/2--(4-aceti l-3-hidroxi-2-propilfenoxi )rtil7tio7meti \J- \ ,3-oxa-tiolano-2,2-diprOpanôico e os seus isómeros. 25*. - Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por ser preparado ácido 4-7/75-- (4-aceti 1 - 3-hidrOxi-2-propi lfenoxi )penti l_7tio7meti 1J-1,3-di-tiOlano-2,2-dipropanâico e Os seus isómeros. 26*. - Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por ser preparado 4-///3-(4--acet i l-3-hidrOxi-2-prOpi lfenOxi )propi Ijt iojmet i lJ-1,3-ditio-lano-2,2-dipropanoato de dietilo e os seus isómeros. 27*. - Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por ser preparado ácido 4-///3--(4-aceti1-3-hidrOxi-2-propilfenoxi)propi ljt io/met i 17-1,3-di-tiOlanQ-2,2-diprQpanóico e os seus isómeros. 28*. - Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por ser preparado 4-///3-(4--aceti 1-3-hidrOxi -2-propi lfenoxi )propi 171io/meti 1.7-2-meti 1 --1,3-oxatiQlano-2-propanoato de etilo e os seus isómeros. 29*. - Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por ser preparado 4-///3-(4--aceti 1-3-hidroxi-2-propi lfenoxi )-2-hidrOxiprOpi Utiojmeti 1J7--1,3-oxatiolano-2,2-dipropanoato de dietilo e os seus isómeros . 30a. - Processo de acordo com a reivindicação 2, caraeterizado por ser preparado ácido 4-£££3--(4-acetil-3-hidroxi-2-propilfenoxi)-2-hidroxipropi ljtifl^me-tilj7-1,3-oxatiolano-2,2-dipropanóico e os seus isOmeros. 31a. - Procasso de acordo com a reivindicação 2, caraeterizado por ser preparado 4-2T/4-(4--acetil-3-hidroxi-2-propilfenoxi )buti ljtiojmeti l7-2-metil-1,3-“Oxatiolano-2-propanoato de etilo e os seus isOmeros. 32a. - Processo de acordo com a reivindicação 2, caraeterizado por ser preparado ácido 4-£TZ~4--(4-acetil-3-hidrOxi-2-propilfenoxi )buti l7tio7meti l_7-2-meti 1--1,3-oxatiolano-2-propanôico e os seus isOmeros. 33a. - Processo de acordo com a reivindicação 2, caraeterizado por ser preparado 4-/&quot;£/&quot;4-(4--aceti l-3-hidrOxi-2-prOpi lfenoxijbuti i7tiq7meti 17-1,3-ditio-lano-2,2-dipropanoatO de dietilo e os seus isOmeros. 34a. - Processo de acordo com a reivindicação 2, caraeterizado por ser preparado ácido 4-/Z/4--(4-acetil-3-hidroxi-2-propilfenoxi)buti r7tiq7metilj-l,3-di-tiolano-2,2-dipropanóico e os seus isOmeros. 35a. - Processo de acordo com a reivindicação 2, caraeterizado por ser preparado ácido 4-ΓΖ73-- (4-aceti l-3-hidroxi-2-propi lfenoxi )propi l7tiq7meti 1.7-1,3-oxa-tiolano-2,2-dipropanôico e os seus isOmeros. -140-
    36a. - ProcessQ'de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por ser preparado 4-///3-(4--aceti l-3rhidroxi-2-propilfenoxi )propil7tio7metíl7-2-metil--1s3-ditiolano-2-prõpanoato de etilo e os seus isômeros. 37a. - Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por ser preparado 4-///3-(4- -acetil-3-hidroxi-2-propilfenoxi)-2-hidroxipropil7tio7metil7- -2-meti1-1,3-diti01ano-2-propanoato de etilo e os seus isôme-ros. 38a. - Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por ser preparado ácido 4-///3--(4-acetil-3-hidroxi-2-propilfenoxi)propil7tio7meti17-2-metil--1,3-oxatiolano-2-propanôico e os seus isômeros. 39â. - Processo de acordo com a reivindicação 2S caracterizado por ser preparado ácido 4-/7/3--(4-aceti1-3-hidrOxi-2-prOpilfenOxi)propi l7tio7meti 17-2-meti1--1,3-diti01ano-2-propanóico e os seus isômeros. 40â. - Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por ser preparado ácido 4-/ΓΖ3--(4-aceti1-3-hidroxi-2-propilfenoxi)propil7sulfiniljmeti17--1,3-ditiolano-2,2-dipropanôico e os seus isômeros. 41a. - Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por ser preparado ãcido 4-//73--(4-aceti1-3-hidroxi-2-propilfenoxi)-2-hidroxipropi ljtiojme-til7-2-metil-l,3-ditiolano-2-propanôico e os seus isômeros. -141-
  2. 422. - Processo de acordo com a reivindicação 2, caraeterizado por ser preparado ácido 4-/7/3--(4-aceti 1-3-hidroxi-2-propi lfenoxi)propi 1.7sulfini ljmeti Γ7-2--metil-1,3-oxatiolano-2-propanôicG e os seus isômeros. 43â. - Processo de acordo com a reivindicação 2, caraeterizado por ser preparado 4-7773-(4--acetil-3-hidroxi-2-propi lfenoxi )-2-hidroxipropi ljtiq7meti \J--1,3-ditiolano-2,2-dipropanoato de dietilo e os seus isômeros. 44a. _ Processo de acordo com a reivindicação 2, caraeterizado por ser preparado ácido (-)--ci s-4-77/3- (4-aceti 1-3-h idroxi -2-propi lfenoxi )propi l7tio7me-ti17-2-metϊI-1,3-oxatiolano-2-propanÔico e os seus isômeros. 45â. - Processo de acordo com a reivindicação 2, caraeterizado por ser preparado 4-/773-(4-aceti1-3-hidroxi-2-propilfenoxi)-2-hidroxipropil7tio7meti17--1,3-ditiolano-2}2-dipropanôico e os seus isômeros.
  3. 462. - Processo de acordo com a reivindicação 2, caraeterizado por ser preparado ácido {-)--trans-4-/7£3- (4-acet i 1 - 3-h idroxi -2-propi lfenoxi) propi 1/7 ti o7 -meti17-2-meti1-1,3-oxatiolano-2-propanôico e os seus isômeros. 47â. - Processo de acordo com a reivindicação 2, caraeterizado por ser preparado 5-/773-(4--acetil-3-hidroxi-2-propilfenoxi)propil7tioJmetil7-2-metil--1,3-ditiolanõ-2-butanOatO de metilo e os seus isômeros. -142-
    483. _ Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por ser preparado ácido 4-/7Γ/3--(4-acetil-3-hidroxi-2-propilfenoxi )prOpi ljtiojmeti 17-2-meti 1--1,3-diti0lan0-2-butanôic0 e os seus isômeros.
  4. 493. - Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por ser preparado 5-///3-(4- -aceti1-3-hidroxi-2-propilfenoxi)propil/tio/meti 1J-1,3-oxatio- lano-2,2-dipropanoato de dietilo e os seus isômeros. 50a. - Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por ser preparado ácido 5-///3--(4-acetil-3-hidroxi-2-propilfenoxi )propil7tio7metil7-1,3--oxatiolano-2,2-dipropanôico e os seus isômeros. 51i. _ Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por ser preparado 4-///3-(4--aceti1-3-hidrOxi-2-propilfenoxi )propil7tiq7meti lj7-2-feni 1--1,3-oxatiolano-2-propanoato de metilo e os seus isômeros. 52a. - Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por ser preparado ácido 4-///3--(4-acetil-3-hidrOxi-2-propilfenoxi )propilJtio7meti 17-2-feni 1--1,3-oxatiolano-2-propanóico e os seus isômeros. 53a. - Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por ser preparado ácido 4-///3--(4-aceti 1-3-hidroxi-2-propi lfenoxi )propi L7sulf ini l7meti 17-2--metil-1,3-ditiolano-2-butanôico e os seus isômeros. -143-
    54a. - Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por ser preparado ácido 4-/773-- (4-acet i 1 - 3-hidroxi -2-propi lf enoxi )propi Jjsulf ini ljmet i 1_7--1,3-QxatiQlanõ-2,2-diprOpanôicQ e os seus isómeros. 55a. - Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por ser preparado 4-7773-(4--acet il-3-hidrOXi-2-propi lf enoxi )propil7tio/meti 1J7-1,3-ditio-lano-2-propanoato de metilo e os seus isómeros. 56a. - Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por ser preparado ácido 4-7773-(4-acet i 1 -3-hidroxi-2-propi lf enoxi )propi ljtiojmeti 1/7-1,3-di-tiolanO-2-propanoicO e os isómeros. 57a. - Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por ser preparado 4-7773-(4--acet i 1 -3-hidrOxi -2-prOpi lfenõxi) - 2-hidroxipropi l_7t io7met i Γ7--2-metil-1,3-ditiolano-2-butanoato de metilo e os seus isómeros. 58a. - Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por ser preparado 4-77/3-(4--aceti 1-3-hidroxi-2-propi lf enoxi )prQpi L7tio_7meti 17-2-meti 1--1,3-oxatiOlano-2-butanOato de metilo e os seus isómeros. 59a. - Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por ser preparado ácido 4-7773--(4-acetil-3-hidroxi-2-propilfenoxi1)pcopil7tioJmetilJ-2-metil--1,3-oxatiolano-2-butanôico e os seus isómeros.
    60a. - Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por ser preparado ácido b-[LR--(acetil-3-hidroxi-2-propilfenoxi)-2-hidroxipropil7tio7meti 17--2-meti1-1,3-ditiolanO-2-butanóico e os seus isômeros. 61a. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por ser separado um composto com a fórmula
    e Os seus sais farmacêuticamente aceitáveis e isômeros geométricos e ópticos, na qual: X, Y e Z são cada um independentemente 0 ou S com S opcionalmente oxidado até S=0; AIk ê alquileno ou hidroxialquileno de cadeia linear ou ramificada que contém 1 a 6 átomos de carbono; é hidrogénio Ou alquilo inferior; n ê 0 a 5; Rg é hidrogénio, alquilo inferior, -(Ο^^-Οί^.], fenilo, fe-nilo substituído por halo, alquilo inferior ou alcoxi inferior; e Rj ê alquilo inferior. -145-
    •Ν 62â. - Processo de acordo com a reivindicação 61, caracterizado por ser preparado ácido 4-/773-(4-acetil-3-metoxi-2-propilfenoxi)propi 17tio7metil7-2-meti1--1,3-ditioiano-2-butanoico e os seus isômeros. 63®. - Processo de acordo com a reivindicação 61, caracterizado por ser preparado 4-///3-(4--aceti1-3-metoxi-2-propilfenoxi)propi l7tio7meti 17-2-meti1-di-tiolano-2-butanoato de metilo e os seus isômeros.
  5. 645. - Processo de acordo com a reivindicação 61, caracterizado por ser preparado 4-///3-(4--aceti 1-3-metOxi-2-prOpi lfenoxi )prOpi l7tio7meti 17-2-meti 1-1,3--oxatiolano-2-butanoato de metilo e os seus isômeros. 653. _ processo de acordo com a reivindicação 61s caracterizado por ser preparado ácido 4-///3--(4-acetil-3-metoxi-2-propilfenoxi)prQpil7tio7meti17-2-meti1-1,3-oxatio-lano-2-butanôico e os seus isômeros. 66â. - Processo de acordo côm a reivindicação 2, caracterizado por ser preparado ácido 4-///3--(4-aceti1-3-hidroxi-2-propilfenoxi)propi l7tio7metil7-2-etil--1,3-oxatiolano-2-butanoico e os seus isômeros. 67â. - Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por ser preparado ácido 4-///3--(4-aceti1-3-hidroxi-2-propilfenoxi)prOpil7tio7metil7-2-ciclo-hexi1-1,3-oxatiolano-2-butanoico e os seus isômeros. -146-
    68a. - Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por ser preparado ácido 4-Z2X3--(4-acetil-3-hidroxi-2-propilfenOxi)propi í7tiQ7meti 17-2-metil--1,3-oxatiOlano-2-acético e Os seus isOmerfls. 69a. - Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por ser preparado ãcido 4-ZZZ3--(4-acetil-3-hidroxi-2-propilfenoxi)propil7tio7metil7-2-etil--1,3-Qxatiolano-2-propanôico e os seus isômeros. 70a. - Processo de acordo com a reivindicação 2S caracterizado por ser preparado ãcido (í)tran_s -4-/773-(4-aceti 1-3-hidrOxi-2-prflpi lfenflxi )propi l7tio7meti 17--2-eti1-153-oxatiolana-2-propanÔico e os seus isOmeros. 71a. - Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por ser preparado ãcido (-)cis--4-Z773-(4-acetil-3-hidrOxi-2-prOpilfenoxi)prOpi ljtiojmeti \J --2-eti1-1,3-0xati0lan0-2-pr0panôic0 e Os seus isômeros. 72a. - Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por ser preparado ácido 4-/ZZ3--(4-acetil-3-hidrOxi-2-prOpilfenoxi)prOpi 17tio7meti lj-2-eti1 --1,3-ditioiano-2-butanoico e os seus isômeros. 73a. - Processo de acordo com a reivindicação 2,.caracterizado por ser preparado- ãcido 4--/7/3-(4-acetil-3-hidroxi-2-prQpilfenoxi)propi 17tio7meti 17-2--meti1-1,3-ditiolano-2-acético e os seus isômeros. -147-
  6. 745. - Processo de acordo com a reivindicação 2, caraeterizado por ser preparado ãcido (-)tran^ -4-ZT^'3“(4&quot;ace'til-3-hidroxi-2-propilfenoxi)propilJtiii7nietil7--2-eti1-1,3-ditiOlano-2-propanôico e os seus isômeros. 75a. - Processo de acordo com a reivindicação 2, caraeterizado por ser preparado ácido (-)cis--4-/7/3-(4-aceti1-3-hidroxi-2-propilfenoxi)propil7tiq7metil7--2-eti1-1,3-ditlolano-2-propanóico e os seus isômeros. 76a. - Processo de acordo com a reivindicação 2, caraeterizado por ser preparado ácido 4-77/3--(4-aceti1-3-hidroxi-2-propilfenoxi)prOpi 17tio7meti 17-2-me-til-1,3-ditiolano-2-butanÔico, sal de sódio e seus isômeros. 77a. - Processo de acordo com a reivindicação 2, caraeterizado por ser preparado ãcido 4-///3--(4-aceti 1-3-hidroxi-2-propi lfenoxi )propi !7tio7meti 17-2-eti 1--1,3-oxatiolano-2-propanóico, sal de sódio e seus isômeros. 78a. - Processo de acordo com a reivindicação 2, caraeterizado por ser preparado ácido 4-///3--(4-aceti 1-3-hidroxi-2-propi lfenoxi )propi ljtiojmeti 17-2-eti 1--1,3-oxatiolano-2-propanôico, sal dissôdico e seus isômeros, 79a. - Processo para a preparação de uma composição farmacêutica, caraeterizado por se incluir na referida composição uma quantidade terapeuticamente eficaz de um composto referido na reivindicação 1, e um veículo far-maceuticamente aceitável. ·'*&gt; . -148-
    80a. - Processo para a preparação de uma composição farmacêutica de acordo com a reivindicação 79, caracterizado por o referido composto ser o descrito na reivindicação 2.
  7. 812. - Processo para a preparação de uma composição farmacêutica de acordo com a reivindicação 79, caracterizado, por o referido composto ser descrito na reivindicação 61. 82a. - Processo para a preparação de uma composição farmacêutica de acordo com a reivindicação 80, caracterizado por o referido composto ser ácido 4-77/3” -(4-acet i l-3-hidrflxi-2-propi lfenOxi )propi l_7tio7meti 17-2-eti 1--1,3-oxatiolanO-2-propanôico. 83a. - Processo para a preparação de uma composição farmacêutica de acordo com reivindicação 80, caracterizado por o referido composto ser ácido 4-7773-(4--aceti l-3-hidrOxi-2-propi lfenoxi )propi l7t iojmeti 17-2-eti 1-1,3--oxatiQlano-2-propanóico, sal de sódio. 84a. - Processo para a preparação de uma composição farmacêutica de acordo com a reivindicação 80, caracterizado por o referido composto ser ácido 4-7773--(4-acetil-3-hidrOxi-2-propilfenoxi)propil7tio7meti17-2-eti1-1,3-oxatiolano-2-propanóico, sal dissódico. 85a. - Processo para a preparação de uma composição farmacêutica de acordo com a reivindicação 90, caracterizado por o referido composto ser ácido (+)trans--4-/773-(4-aceti 1 -3-hidrOxi-2-prOpi lfenoxi)propi r7tio7meti 1J7- -149-
    86â. - Processo para a preparação de uma composição farfacêutica de acordo com a reivindicação 80, caracterizado por o referido composto ser ácido (í)cis--4-77/3 -(4-aceti l-3-hidroxi-2-propi lfenflxr)propi ljtio/meti 17--2-eti1-1,3-oxatiolano-2-prOpanÔicO. 87s. - Método de tratamento de alergia, caracterizado por compreender a administração de uma quantidade terapêuticamente eficaz de um composto referido na reivindicação 2, a um animal que necessite desse tratamento, sendo a gama de dosagem diária de 1 a 50 mg, de composto activo por quilograma de peso corporal. 883. _ Método de acordo com a reivindicação, 87, caracterizado por o composto utilizado ser ácido 4-/773-(4-acetil-3-hidroxi-2-propilfenoxi)propil7-tip7- met i lJ7-2-eti 1-1,3-oxatiolanO-2-propanôico. 89â. - Método de acordo com a reivindicação 87, caracterizado por o composto utilizado ser ácido 4~/773-{4-acetil-3-hidrOxi-2-prOpilfenoxi)prOpiI7tiq7metil7--2-etí1-1,3-oxatiolano-2-propanôico, sal de sódio. 90â. - Método de acordo com a reivindicação 87, caracterizado por o composto utilizado ser ácido 4-/773-(4-acet i l-3-hidroxí-2-propi Ifenoxi )propi ljtiojmet i 17 -2-eti1-1,3-oxatiolano-2-prOpan6ico, sal dissôdicQ.
  8. 913. - Método de acordo com a rei vindicação 87, caracterizado por o composto utilizado ser ácido (-)trans-4-/773-(4-acet il-3-hidrGxi-2-prõpi Ifenoxi )propi Ι^-ΐ iojmeti 1_7-2-eti 1-1 ,3-oxatioiano-2-propanOico. -150-
    'V ‘ 92â. - Método de acordo com a reivindicação 87, caracterizado por o composto utilizado ser ácido (-)cis-4-Z/jf3-(4-acetil-3-hidroxi-2-propilfenoxi)propil7-tio7-metil_7-2-etil-1,3-oxatiolano-2-propanÔico. 93â. - Método de tratamento,de doenças inflamatórias, caracterizado por compreender a administração de uma quantidade terapêuticamente eficaz de um composto de acordo com a reivindicação 61 a um animal que necessite desse tratamento sendo a gama de dosagem diária de 1 a 50 mg de composto activo por quilograma de peso corporal. Lisboa, 23 de Setembro de 1988
    \ J. PEREIRÂ DA CRUZ Agenís Oíásld tk Propriedade fôdssfflaf bua vidcn ccaoON, 10-a, ».· 1200 LISBOA
PT88580A 1987-09-24 1988-09-23 Processo para a preparacao de derivados de 1,3-ditio(oxatio ou dioxo)lano uteis como antagonistas de leucotrieno ltd4 e ltb4 PT88580B (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US07/100,685 US4808729A (en) 1987-09-24 1987-09-24 Leukotriene LTD4 and LTB4 antagonists
US07/241,265 US4923891A (en) 1987-09-24 1988-09-09 Leukotriene LTD4 and LTB4 antagonists

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT88580A PT88580A (pt) 1988-10-01
PT88580B true PT88580B (pt) 1992-11-30

Family

ID=26797440

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT88580A PT88580B (pt) 1987-09-24 1988-09-23 Processo para a preparacao de derivados de 1,3-ditio(oxatio ou dioxo)lano uteis como antagonistas de leucotrieno ltd4 e ltb4

Country Status (14)

Country Link
US (1) US4923891A (pt)
EP (1) EP0308956B1 (pt)
JP (1) JPH01132577A (pt)
KR (1) KR890005082A (pt)
AU (1) AU610246B2 (pt)
DE (1) DE3878806T2 (pt)
DK (1) DK530888A (pt)
ES (1) ES2045052T3 (pt)
FI (1) FI884377A (pt)
GR (1) GR3007858T3 (pt)
IL (1) IL87800A (pt)
NO (1) NO171412C (pt)
NZ (1) NZ226318A (pt)
PT (1) PT88580B (pt)

Families Citing this family (18)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5579409A (en) * 1991-09-27 1996-11-26 E. I. Du Pont De Nemours And Company Methods for determining the exterior points of an object in a background
CA2224563A1 (en) 1995-06-12 1996-12-27 G.D. Searle & Co. Combination of a cyclooxygenase-2 inhibitor and a leukotriene b4 receptor antagonist for the treatment of inflammations
ATE296114T1 (de) 1996-02-13 2005-06-15 Searle & Co Zubereitungen, enthaltend einen cyclooxygenase-2- inhibitor und einen leukotrien-b4-rezeptor- antagonisten
DE69911020T2 (de) * 1999-10-06 2004-07-08 Dainippon Ink And Chemicals, Inc. 4-Methylen-1,3-dioxolane mit funktionellen Gruppen
US6664287B2 (en) * 2000-03-15 2003-12-16 Bethesda Pharmaceuticals, Inc. Antioxidants
CA2630744C (en) 2005-11-22 2011-05-03 Aromagen Corporation Glycerol levulinate ketals and their use
WO2009048874A1 (en) * 2007-10-09 2009-04-16 Segetis, Inc. Method of making ketals and acetals
EP2367811A1 (en) 2008-09-25 2011-09-28 Segetis, Inc. Ketal ester derivatives
JP5882204B2 (ja) 2009-06-22 2016-03-09 サジティス・インコーポレイテッド ケタール化合物およびそれらの使用
EP2568955A4 (en) 2010-05-10 2015-01-14 Segetis Inc BODY CARE FORMULATIONS WITH ALKYL KETALESTERS AND METHOD OF MANUFACTURING THEREOF
MX336783B (es) 2010-08-03 2016-02-02 Segetis Inc Metodos para la fabricacion de acetales y cetales, y los acetales y cetales producidos mediante dicho metodo.
WO2012021826A2 (en) 2010-08-12 2012-02-16 Segetis, Inc. Latex coating compositions including carboxy ester ketal coalescents, methods of manufacture, and uses thereof
WO2012021824A2 (en) 2010-08-12 2012-02-16 Segetis, Inc. Carboxy ester ketal removal compositions, methods of manufacture, and uses thereof
EP2613760A2 (en) 2010-09-07 2013-07-17 Segetis, Inc. Compositions for dyeing keratin fibers
CN103097604A (zh) 2010-09-13 2013-05-08 赛格提斯有限公司 织物软化剂组合物及其制造方法
CN103154158B (zh) 2010-10-18 2017-04-05 Gf生化有限公司 包含羧基酯缩酮的水可稀释型涂料组合物、其生产方法和用途
WO2014047428A1 (en) 2012-09-21 2014-03-27 Segetis, Inc. Cleaning, surfactant, and personal care compositions
EP2925738B1 (en) 2012-11-29 2018-01-10 GFBiochemicals Limited Carboxy ester ketals, methods of manufacture, and uses thereof

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2839445A (en) * 1954-01-11 1958-06-17 Du Pont Fungicidal and anti-oxidant compositions comprising 1, 3-dithiolanes
FR1445013A (fr) * 1964-07-09 1966-07-08 Thomae Gmbh Dr K Procédé pour fabriquer des nouveaux acides dioxolano-2-carboxyliques
FR4493M (pt) * 1964-07-09 1966-10-10
FR1448340A (fr) * 1964-07-09 1966-08-05 Boehringer Sohn Ingelheim Procédé pour fabriquer des nouveaux 1, 3-dioxolanes
GB1427918A (en) * 1972-05-26 1976-03-10 Shell Int Research Herbicidal glycerol acetals
FR2577552B1 (fr) * 1985-02-20 1987-09-04 Sori Soc Rech Ind Esters heterocycliques dissymetriques d'acides 1,4-dihydropyridine-3,5-dicarboxyliques, procede de preparation et utilisation en therapeutique

Also Published As

Publication number Publication date
GR3007858T3 (pt) 1993-08-31
NO171412B (no) 1992-11-30
DK530888A (da) 1989-03-25
ES2045052T3 (es) 1994-01-16
FI884377A (fi) 1989-03-25
JPH01132577A (ja) 1989-05-25
US4923891A (en) 1990-05-08
EP0308956A3 (en) 1990-06-13
NO884223D0 (no) 1988-09-23
FI884377A0 (fi) 1988-09-23
EP0308956A2 (en) 1989-03-29
NZ226318A (en) 1991-08-27
NO884223L (no) 1989-03-28
IL87800A0 (en) 1989-03-31
AU610246B2 (en) 1991-05-16
DK530888D0 (da) 1988-09-23
KR890005082A (ko) 1989-05-11
DE3878806D1 (de) 1993-04-08
NO171412C (no) 1993-03-10
EP0308956B1 (en) 1993-03-03
PT88580A (pt) 1988-10-01
AU2274188A (en) 1989-04-06
IL87800A (en) 1992-12-01
DE3878806T2 (de) 1993-07-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT88580B (pt) Processo para a preparacao de derivados de 1,3-ditio(oxatio ou dioxo)lano uteis como antagonistas de leucotrieno ltd4 e ltb4
AU660248B2 (en) Lipid-selective antioxidants and their preparation and use
US3576883A (en) Alkylidenedithiobisphenols
KR0148217B1 (ko) 스틸벤 유도체, 이의 제조방법 및 이를 함유하는 약제학적 제제
DD202697A5 (de) Verfahren zur herstellung von alkansaeuren und deren derivate
US3993683A (en) Biphenylyl derivatives
PT89269B (pt) Processo para a preparacao de 2,5-diaril-tetra-hidrofuranos uteis como antagonistas do factor activador de plaquetas
DE2627675A1 (de) 1,9-lactone von prostaglandinderivaten und verfahren zu ihrer herstellung
FI56688C (fi) Foerfarande foer framstaellning av metyl-n-acetyl-2,3,4-tri-o-acetyl-7-deoxi-7-snrxr3-alfa-tiolinkosaminider som aer anvaendbara foer framstaellning av 7-deoxi-7-rsn-linkomyciner
CA1251788A (en) Sulfur-containing 6-ketoprostaglandins
FUSON et al. LEVINSTEIN MUSTARD GAS. IV. THE bis (2-CHLOROETHYL) POLYSULFIDES1
CA1327050C (en) Phenolic thioethers, sulfoxides, and disulfides as inhibitors of 5-lipoxygenase
AU630231B2 (en) Further novel alkanophenones
FR2580651A1 (fr) Analogues de thio-prostaglandines 7-oxabicycloheptane-substitues, a action therapeutique
EP0378765B1 (en) Antagonists of leukotriene D4
US3723513A (en) Organic disulfide sulfinic acid compounds
US4049829A (en) Sulphur containing hydroxy aliphatic compounds
US4808729A (en) Leukotriene LTD4 and LTB4 antagonists
NZ237264A (en) Use of leukotriene antagonists
US3985798A (en) 11α-HOMO-PROSTANOIC ACIDS AND ESTERS
Piantadosi et al. Hypocholesterolemic activity of 1, 3-bis (substituted phenoxy)-2-propanones
Stealey et al. Antagonists of leukotriene D 4
AU628304B2 (en) New compounds of the anthraquinone series
IE41407B1 (en) Analogues of prostanoic acids and process for preparing them
DE2822752A1 (de) 1 alpha -hydroxy-24-dehydrovitamin d tief 3

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19920521

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19941130