PT87262B - Dispositivo de fixacao de macos de chapas de vidro num veiculo de transporte - Google Patents
Dispositivo de fixacao de macos de chapas de vidro num veiculo de transporte Download PDFInfo
- Publication number
- PT87262B PT87262B PT87262A PT8726288A PT87262B PT 87262 B PT87262 B PT 87262B PT 87262 A PT87262 A PT 87262A PT 8726288 A PT8726288 A PT 8726288A PT 87262 B PT87262 B PT 87262B
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- hollow body
- vehicle
- pack
- pressure
- chassis
- Prior art date
Links
Classifications
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B60—VEHICLES IN GENERAL
- B60P—VEHICLES ADAPTED FOR LOAD TRANSPORTATION OR TO TRANSPORT, TO CARRY, OR TO COMPRISE SPECIAL LOADS OR OBJECTS
- B60P3/00—Vehicles adapted to transport, to carry or to comprise special loads or objects
- B60P3/002—Vehicles adapted to transport, to carry or to comprise special loads or objects for carrying glass plates
Landscapes
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Health & Medical Sciences (AREA)
- Public Health (AREA)
- Transportation (AREA)
- Mechanical Engineering (AREA)
- Joining Of Glass To Other Materials (AREA)
- Laminated Bodies (AREA)
- Vehicle Waterproofing, Decoration, And Sanitation Devices (AREA)
- Vehicle Step Arrangements And Article Storage (AREA)
- Automobile Manufacture Line, Endless Track Vehicle, Trailer (AREA)
- Warehouses Or Storage Devices (AREA)
- Table Equipment (AREA)
- Buffer Packaging (AREA)
- Window Of Vehicle (AREA)
- Re-Forming, After-Treatment, Cutting And Transporting Of Glass Products (AREA)
- Pallets (AREA)
- Fittings On The Vehicle Exterior For Carrying Loads, And Devices For Holding Or Mounting Articles (AREA)
- Seal Device For Vehicle (AREA)
- Silicon Polymers (AREA)
Description
O invento tem por objecto um dispositivo de fixação para a montagem num veículo de transporte de maços de placas ide vidro de grandes dimensões, compreendendo um montante a fijxar no chassis do veículo e, nesse montante, um elemento de |pressão, móvel na direcção do maço de chapas de vidro que está : voltado para o referido montante, cuja superfície que está em contacto com o maço de chapas de vidro pode deslocar-se duma posição de repouso afastada do maço de chapas de vidro para uma posição de trabalho em contacto com o referido maço, na qual esta superfície exerce sobre o maço uma pressão que é man tida durante o transporte.
A publicação da patente DE-A-3516914 visa um veículo equipado de dispositivos de fixação deste tipo. Neste dispositivo de fixação descrito como exemplo de execução, o elemento de pressão móvel colocado sobre os montantes é constituído por iuma armação metálica, munida de travessas longitudinais e transversais.
i
Esta armação metálica rígida fixa-se aos montantes por alavancas em paralelograma e pode ser trazida duma posição de repouso na proximidade do montante para uma posição de trabalho em contacto com a pilha de chapas de vidro por basculamento ã volta do ponto de articulação das alavancas em parale lograma e, nessa ocasião, é pressionada contra os maços de chapas de vidro e travada nesta posição de trabalho. 0 bascula mento da armação metálica efectua-se por intermédio de meios mecânicos, pneumáticos ou hidráulicos.
i invento tem por objectivo aperfeiçoar um dispositi vo de fixação do tipo acima descrito para um veículo de transporte de maços de chapas de vidro, de maneira a prever superfí cies de contacto em tensão que, ao mesmo tempo que simplificam a construção, exercem sobre as chapas de vidro, esforços de pressão uniformes.
Segundo o invento, este resultado é atingido graças ao facto de o elemento de pressão dum dos dispositivos de fi:xação ser constituído pelo menos dum corpo oco de material fie ixível que está fixado na face de apoio do montante e pode ser I insuflado com ar comprimido.
dispositivo de fixação de acordo com o invento não apresenta portanto uma armação rígida para se aplicar sobre o maço de chapas de vidro e deixa de necessitar de elementos de construção mecânicos ou de superfícies de apoio mecânicas. Os elementos pressores são constituídos aqui exclusivamente de al mofadas em fole, de grande superfície, em borracha ou em material plástico, que são insuflados simplesmente sob a acção duma sobre-pressão no interior do espaço fechado, interno, de tal maneira que a sua superfície de contacto chega ao contacte da pilha de chapas de vidro duma maneira uniforme.
Assim, é exercida sobre o conjunto da superfície de contacto, uma pressão perfeitamente uniforme sobre as chapas dè. vidro, o que é particularmente vantajoso para manter as chapas i
|de vidro sem as danificar. Para mais, o dispositivo segundo o i
invento tem o efeito particularmente vantajoso de que, ao contrário do que acontece com os dispositivos de fixação mecânicos, conhecidos, os movimentos que são provocados pela torsão do chassis do veículo durante o transporte, não são transmiti . dos aos fardos de chapas de vidro. Estes movimentos, pelo contrário, são completamente absorvidos pelos corpos ocos muito elásticos, cheios de ar. Pressões relativamente baixas, da or . dem de 0,1 a 0,2 bars no interior dos elementos pressores, são suficientes para ser obtida uma fixação fiável dos maços de chapas de vidro, exercendo-se a pressão, de acordo com o iri vento, sobre grandes superfícies e de maneira uniforme.
A retirada das superfícies de contacto para a sua po sição de repouso produz-se sob o efeito das tensões internas presentes nas paredes dos corpos ocos em consequência da cons tituíção puramente elástica destas paredes. No entanto, também é possível, para ajudar ao retorno do corpo oco para a sua ! posição inicial, dispor de elementos em borracha ou recorrendc I a molas no interior ou no exterior do corpo oco, as quais se í estendem sob o efeito dos corpos ocos serem postos sob pressão je fazem recuar a superfície de contacto afrouxando-se logo qus i - e abaixada a pressão interna.
i | Estão representados nos desenhos exemplos de execuI ção do dispositivo de fixação segundo o invento e da sua implementação num veículo de transporte de maços de chapas de vi dro, os quais serão a seguir descritos com referência àqueles desenhos:
Estes desenhos mostram:
- a figura 1, um dispositivo de fixação isolado em perspectiva,
- a figura 2, um corte vertical segundo a linha II-II da figura 1 do dispositivo de fixação representado,
- a figura 3, uma secção vertical dum veículo equipado dos novos dispositivos de fixação,
- a figura 4, uma forma de execução duma fixação do montante deslizando na direcção longitudinal do veículo, e
- a figura 5, um corte longitudinal dum veículo equipa
II do do novo dispositivo de fixação.
I
O dispositivo de fixação representado pelas figuras :é constituído dum montante metálico rígido 1 e dum elemento pressor formado dum corpo oco 2, cujas paredes 3 são constituí das dum material flexível impermeável aos gases. São adequados por exemplo, para este uso, borrachas em goma elástica com ou sem reforços. As paredes 3 do corpo oco 2, como tais, podem ser extensíveis, mas em vez disso, podem ser constituídas por um material flexível mas não extensível e neste caso, as paredes laterais 4 serão pregueadas na forma dum acordeão, em posi 'ção de repouso.
! 0 elemento pressor, como no caso presente, pode ser
Jconstituído por um corpo único, oco 2, em forma de almofada de i
'grandes dimensões. Também pode ser formado duma justaposição de vários corpos ocos em forma de almofadas mais pequenas. A ;fixação destes corpos ocos ao montante 1 efectua-se conforme I se pretender, por exemplo, por intermédio de parafusos 5 que i vantajosamente são incorporados na parede traseira 6 do corpo oco por vulcanização. Os parafusos 5 são fixados aos montantes !1 por meio de porcas 7. Em lugar de se usar parafusos, os corpos ocos podem ser fixados em forma de almofada por colagem ã face de apoio 9 do montante 1 ou empregar pinças ou outros dis positivos de fixação ligados à parede posterior 6 do corpo oco e que são ancorados aos elementos de retenção ou aos rebaixos na superfície de apoio 9.
O montante 1 apresenta uma superfície de apoio 9 que suporta o corpo oco 2 e abas ã volta em ângulo recto 10. As abas à volta 10 estão munidas de pés 11 que são fixados ao chassis do veículo. A fixação ao chassis do veículo efectua-se por exemplo por intermédio de parafusos que passam através dos orifícios 12 perfurados para esse efeito nos pés 11.
Todos os corpos ocos, fechados em forma de almofada 2, estão munidos em local apropriado duma união 14, fixada na
sua parede e ligada a um tubo 15. 0 tubo 15 permite a admissão de ar comprimido no interior do corpo oco 2 e também a sua saí da para o ar livre.
No interior do corpo oco 2 em forma de almofada estão colocados elementos em borracha elástica ou de molas que têm a função de fazer voltar para trás a parede anterior 3 do corpo oco 2 que serve de superfície de contacto para o apoio sobre o maço de chapas de vidro, logo que a almofada 2 deixa de estar sob pressão. No exemplo de execução representado, estão fixadas orelhas 17 na parede anterior 3 e na parede posterior 6 no interior do corpo oco 2 e um ou vários tensores em borracha 18 estão passados alternativamente através dessas ore (lhas nas duas paredes 3 e 6. Os tensores 18 estendem-se duran1 te o insuflamento do corpo oco sob o efeito da elevação da ipressão interna e retraiem-se quando essa pressão diminui.
i i
A disposição dos dispositivos de fixação sobre um veículo de transporte deduz-se das figuras 3a 5. As chapas de vidro, que têm aproximadamente 8 m de comprimento e mais de 3 im de largura, são empilhadas verticalmente no interior da fáibrica sobre cavaletes 20 em forma de A e constituem sobre esses cavaletes 20 dois maços de chapas de vidro 21 e 22. Os maços 21 e 22 assentam um e outro em calços de suporte 23 coloca dos pelo seu lado sobre o embasamento 24 dos cavaletes.
As faces inclinadas que servem de apoio aos maços de vidro 21 e 22 são constituídas de longarinas 25 montadas sobre estais 26 em forma de A. O embasamento 24 do cavalete de supor te, no caso representado, está munido ao longo das suas faces laterais, de superfícies de apoio 27 que assentam sobre longa'rinas 28 dispostas no interior do veículo. O cavalete de trans iporte se for necessário pode estar munido de pés. Além disso, !possui orelhas de elevação, não representadas no desenho, por f intermédio das quais uma grua pode fazer o seu transporte para o carregamento e o descarregamento do veículo.
veículo comporta por exemplo um semi-reboque de caixa sobre-baixada. A caixa sobre-baixada é constituída por uma armação portadora 30 e paredes laterais 31, em cuja parte inferior estão fixadas as longarinas 28.
Na armação 30, os montantes 1 dos dispositivos de fi xação estão fixados de forma apropriada. A fixação é obtida, por exemplo, aparafusando os pés 11 dos montantes 1 ã armação com parafusos 32. Desta maneira, os dispositivos de fixação, em caso de necessidade, podem ser em seguida postos no seu lugar de forma simples, em veículos já existentes ou, se for necessário, desmontados de novo.
i Pode ser vantajoso montar os montantes 1 na armação j 30 do veículo de maneira que estes possam deslizar no sentido longitudinal e ser fixados no local desejado. Uma forma de exe :cução possível dessa montagem está representada na figura 4.
Neste caso, duas corrediças perfiladas 34 com secção em C estão soldadas à armação 30 do veículo, lado a lado, de tal maneira que as ranhuras longitudinais 35 fiquem viradas para cima. Essas ranhuras 35 formam cada uma, uma fenda longitudinal i
icorrendo a todo o comprimento do veículo, na qual podem ser in iseridas as cabeças dos parafusos, por cujo intermédio os pés são fixados às corrediças 34.
Os montantes 1 podem ser assim fixados no local escc lhido ao longo das corrediças da longarina 30 e, em caso de ne cessidade, após desaparafusamento dos parafusos de fixação, ser deslocados para outro local.
ί A figura 5 mostra em corte longitudinal um reboque sobre-baixado representado em corte transversal na figura 3. Observa-se que ao longo do comprimento do maço de chapas de vi dro 21 estão distribuídos, no chassis 30, de cada lado do veículo, quatro montantes que têm cada um, um corpo oco em forma de almofada plana 2, que se apoia no maço de chapas de vidro 21 sob o efeito da pressão. É evidente que em casos partícula res, pode distribuir-se ao comprimento dos fardos de vidro mais, ou eventualmente menos, de quatro dispositivos de fixação. Cada corpo oco 2 está ligado por um tubo 15 a uma canalização de enchimento 37 que o liga a um regulador 38 ligado ele própio pela conduta 39 a um ou a vários reservatórios sob pres são 40. Caso se queira, o dispositivo regulador 38 também pode estar ligado a uma distribuição fixa de ar comprimido, disposta por exemplo, no local de carga. O regulador 38 possui um contactador ou uma alavanca de comando 41 por intermédio da qual é executado o processo de enchimento e de esvasiamento do corpo oco 2.
dispositivo de regulação 38 encerra um detentor, graças ao qual é limitada a pressão na canalização de enchimen to 37 e por consequência no corpo oco 2, a um valor desejado, por exemplo, de 0,1 bar. Por outro lado, o regulador 38 possui um regulador de pressão automática que faz com que a pressão seja mantida constante nas condutas e por consequência nas almofadas do corpo oco 2, por exemplo, quando se dão variações de temperatura, pequenos defeitos de estanquicidade eventuais no sistema ou variações de pressão provocadas durante a viagem pelas forças centrífugas.
Os corpos ocos 2 podem estar por outro lado, munidos duma valvula de fecho e assim ser isolados da canalização de enchimento se algum deles não for necessário, ou por exemplo apresentar uma fuga.
RESUMO (Um veículo de transporte para maços de chapas de vidro de gran des dimenções (21, 22) está equipado com orgãos de fixação para os referidos maços. Os orgãos de fixação são constituídos pelo menos dum montante (1) fixado ao chassis (30) do veículo e dum corpo oco (2) de material flexível fixado ã face de apoio do montante (1). Os corpos ocos (2) podem ser insuflados com ar comprimido.
Claims (9)
- REIVINDICAÇÕES1â - Dispositivo de fixação para a montagem num veículo de transporte de maços (21, 22) de placas de vidro de grandes dimensões, compreendendo pelo menos um mon tante (1) a fixar sobre o chassis (30) do veículo e sobre esse I montante um elemento de pressão, móvel, em direcção do maço de chapas de vidro que assentam nesse montante, cuja superfície (3) que está em contacto com o maço de chapas de vidro pode deslocar-se duma posição de repouso, afastada do maço de chapas de vidro, para uma posição de trabalho em contacto com o ;maço, na qual exerce sobre o maço uma pressão que é mantida du I 'rante o transporte, caracterizado pelo facto de o elemento de * pressão ser constituído pelo menos dum corpo oco (
- 2) de mate|rial flexível que está fixado na parede de apoio (9) do montan te (1) e insuflável com ar comprimido.; 2a - Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, ca i ~I racterizado pelo facto de o corpo oco (2) que jforma o elemento de pressão estar munido de elementos auxiliai res (18) em borracha elastica ou de molas que se estendem na |altura em que é exercida a pressão interna e que se retraiem ! logo que esta se reduz e ajudam, desta forma, ao retorno paraI a posição de repouso da superfície (3) que está em contacto com o maço (21, 22) de chapas de vidro.
- 3a - Dispositivo de acordo com a reivindicação 2, ca racterizado pelo facto de os elementos elásticos (18) de borracha ou de molas estarem dispostos no interior do corpo oco (2).ί
- 4a - Dispositivo de acordo com a reivindicação 3, ca i racterizado pelo facto de os elementos elásticos em borracha ou de molas serem formados dum elástico em bor racha (18) que está estendido entre a parede anterior (3) que forma a superfície de contacto e a parede posterior (6) do cor po oco (2) .IIII
- 5ã - Dispositivo de acordo com uma das reivindicaj ções precedentes, caracterizado pelo facto de jtodos os corpos ocos (2) estarem munidos duma união (14) ligada por intermédio dum tubo (15) e duma conduta de enchimento (37) a um regulador (38) que estabelece a ligação do tubo (15) a um reservatório sob pressão (40) ou a um posto de ar comprimido externo assim como pelo enchimento com ar do corpo oco (2) .
- 6a - Dispositivo de acordo com a reivindicação 5, ca racterizado pelo facto de o regulador (38) compreender um regulador de pressão, automático, que mantém a ;pressão constante na conduta de enchimento (37) e por conse;quência no corpo oco (2).I
- 7a - Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo ;facto de o pé (11) do montante equipado do elemento de pressão |(2) poder ser aparafusado ao chassis (30) do veículo.!|
- 8a - Dispositivo de acordo com a reivindicação 7, caI i racterizado pelo facto de o pé (11), a fixar ao chassis (30) de veículo, e da fixação no chassis (30) que coopera com este, serem constituídos de tal maneira que os montantes (1) podem deslizar na direcção longitudinal do veículo para serem fixados na posição pretendida.
- 9â - Dispositivo de acordo com a reivindicação 8, ca racterizado pelo facto de os parafusos de fixaIção do pé (11) do montante deslizarem nas ranhuras (35) de |duas corrediças em C (34) fixadas elas própias no chassisI (30) .
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
DE19873739353 DE3739353A1 (de) | 1987-11-20 | 1987-11-20 | Sicherungsvorrichtung fuer glasscheibenpakete fuer den einbau in ein transportfahrzeug |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT87262A PT87262A (pt) | 1989-09-14 |
PT87262B true PT87262B (pt) | 1994-01-31 |
Family
ID=6340888
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT87262A PT87262B (pt) | 1987-11-20 | 1988-04-15 | Dispositivo de fixacao de macos de chapas de vidro num veiculo de transporte |
Country Status (9)
Country | Link |
---|---|
EP (1) | EP0317375B1 (pt) |
AT (1) | ATE79086T1 (pt) |
DD (1) | DD298621A5 (pt) |
DE (2) | DE3739353A1 (pt) |
DK (1) | DK166486B1 (pt) |
ES (1) | ES2034287T3 (pt) |
FI (1) | FI88481C (pt) |
GR (1) | GR3006176T3 (pt) |
PT (1) | PT87262B (pt) |
Families Citing this family (6)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
DE4027864A1 (de) * | 1990-03-13 | 1991-09-19 | Voecking Theodor | Spezialtransporter |
TR26509A (tr) * | 1990-09-03 | 1995-03-15 | Theodor Voecking | GENIS YüZEYLI VEYA HAVALELI CISIMLERIN TASINMASI ICIN ÖZEL TASIYICI |
US6017175A (en) * | 1996-11-12 | 2000-01-25 | Kasgro Rail Corp. | Vehicle load divider |
US6059497A (en) * | 1999-08-25 | 2000-05-09 | Iannone; Pasquale A. | Air suspension apparatus for protecting a vehicle suspension and chassis during transport or storage |
PL2108543T3 (pl) | 2008-04-09 | 2011-10-31 | Langendorf Gmbh | Urządzenie sterujące do pojazdów transportowych |
DE102012108557A1 (de) * | 2012-09-13 | 2014-03-13 | Ozv Gmbh & Co. Kg | Ladungssicherungs-Anordnung in einem Innenlader-Transportfahrzeug und entsprechendes Verfahren zur Ladungssicherung |
Family Cites Families (1)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
DE3516914A1 (de) * | 1985-05-10 | 1986-11-13 | VEGLA Vereinigte Glaswerke GmbH, 5100 Aachen | Transporteinrichtung fuer glasscheibenpakete grosser abmessungen |
-
1987
- 1987-11-20 DE DE19873739353 patent/DE3739353A1/de not_active Withdrawn
-
1988
- 1988-03-03 ES ES198888400500T patent/ES2034287T3/es not_active Expired - Lifetime
- 1988-03-03 DE DE8888400500T patent/DE3873488T2/de not_active Expired - Fee Related
- 1988-03-03 AT AT88400500T patent/ATE79086T1/de not_active IP Right Cessation
- 1988-03-03 EP EP88400500A patent/EP0317375B1/fr not_active Expired - Lifetime
- 1988-03-16 DK DK142688A patent/DK166486B1/da not_active IP Right Cessation
- 1988-04-15 PT PT87262A patent/PT87262B/pt not_active IP Right Cessation
- 1988-11-18 FI FI885379A patent/FI88481C/fi not_active IP Right Cessation
- 1988-11-21 DD DD88322023A patent/DD298621A5/de not_active IP Right Cessation
-
1992
- 1992-11-05 GR GR920402497T patent/GR3006176T3/el unknown
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
FI88481B (fi) | 1993-02-15 |
ES2034287T3 (es) | 1993-04-01 |
ATE79086T1 (de) | 1992-08-15 |
PT87262A (pt) | 1989-09-14 |
FI88481C (fi) | 1993-05-25 |
FI885379A0 (fi) | 1988-11-18 |
DE3873488T2 (de) | 1993-02-25 |
DE3739353A1 (de) | 1989-06-01 |
DE3873488D1 (de) | 1992-09-10 |
DK166486B1 (da) | 1993-06-01 |
GR3006176T3 (pt) | 1993-06-21 |
DD298621A5 (de) | 1992-03-05 |
EP0317375A1 (fr) | 1989-05-24 |
DK142688A (da) | 1989-05-21 |
DK142688D0 (da) | 1988-03-16 |
EP0317375B1 (fr) | 1992-08-05 |
FI885379A (fi) | 1989-05-21 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
CA1129456A (en) | Cabin construction | |
EP2234910B1 (en) | Seal for a dock leveler lip hinge | |
US6126220A (en) | Automated cargo box extension assembly | |
US4780024A (en) | Crest gate | |
PT87262B (pt) | Dispositivo de fixacao de macos de chapas de vidro num veiculo de transporte | |
US4262458A (en) | Device for mounting an inflatable dock seal | |
BRPI0618172A2 (pt) | proteção contra intempéries para área subjacente a um nivelador de plataforma | |
KR20110009069A (ko) | 화물차용 유리적재장치 | |
US3059805A (en) | Sealing means for floating roof tanks | |
FI76416B (fi) | Roertaetningsanordning och lyftanordning foer densamma. | |
CN114406043A (zh) | 一种用于固定式矿车矿斗的校正修复装置 | |
ES2707889T3 (es) | Vagón de carga para material a granel | |
CA2676931A1 (en) | Inflatable lift system | |
CN118167871B (zh) | 一种石油机械中的石油输送管道外部保护装置 | |
AU2015200647B2 (en) | A curtain tensioning control system for a curtain sided vehicle | |
US4258817A (en) | Method of installing, and retaining, skirt segments on an air cushion vehicle, and means therefore | |
US2436942A (en) | Seal for floating roof tanks | |
RU223786U1 (ru) | Съёмное устройство для транспортировки листового стекла в полувагоне | |
CN110540009A (zh) | 一种双层密封导料槽 | |
CN217200898U (zh) | 一种乳化炸药桶装乳化剂气动卸料装置 | |
CN213504997U (zh) | 一种干雾抑尘扰流板装置 | |
JP3670087B2 (ja) | 田植機の施肥装置 | |
US3182758A (en) | Brake for chassis dynamometers | |
JP4400916B2 (ja) | 空圧式起伏ゲート | |
CA1114677A (en) | Adjustable bulkhead |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
FG3A | Patent granted, date of granting |
Effective date: 19930701 |
|
MM4A | Annulment/lapse due to non-payment of fees, searched and examined patent |
Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES Effective date: 20070102 |