PT87038B - Conjunto de camadas de nitretos com pelo menos dois metais e processo para a sua formacao - Google Patents

Conjunto de camadas de nitretos com pelo menos dois metais e processo para a sua formacao Download PDF

Info

Publication number
PT87038B
PT87038B PT87038A PT8703888A PT87038B PT 87038 B PT87038 B PT 87038B PT 87038 A PT87038 A PT 87038A PT 8703888 A PT8703888 A PT 8703888A PT 87038 B PT87038 B PT 87038B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
concentration
layer
aluminum
substrate
metals
Prior art date
Application number
PT87038A
Other languages
English (en)
Other versions
PT87038A (pt
Inventor
Helmut Freller
Peter Schack
Original Assignee
Siemens Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Siemens Ag filed Critical Siemens Ag
Publication of PT87038A publication Critical patent/PT87038A/pt
Publication of PT87038B publication Critical patent/PT87038B/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C23COATING METALLIC MATERIAL; COATING MATERIAL WITH METALLIC MATERIAL; CHEMICAL SURFACE TREATMENT; DIFFUSION TREATMENT OF METALLIC MATERIAL; COATING BY VACUUM EVAPORATION, BY SPUTTERING, BY ION IMPLANTATION OR BY CHEMICAL VAPOUR DEPOSITION, IN GENERAL; INHIBITING CORROSION OF METALLIC MATERIAL OR INCRUSTATION IN GENERAL
    • C23CCOATING METALLIC MATERIAL; COATING MATERIAL WITH METALLIC MATERIAL; SURFACE TREATMENT OF METALLIC MATERIAL BY DIFFUSION INTO THE SURFACE, BY CHEMICAL CONVERSION OR SUBSTITUTION; COATING BY VACUUM EVAPORATION, BY SPUTTERING, BY ION IMPLANTATION OR BY CHEMICAL VAPOUR DEPOSITION, IN GENERAL
    • C23C30/00Coating with metallic material characterised only by the composition of the metallic material, i.e. not characterised by the coating process
    • C23C30/005Coating with metallic material characterised only by the composition of the metallic material, i.e. not characterised by the coating process on hard metal substrates
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C23COATING METALLIC MATERIAL; COATING MATERIAL WITH METALLIC MATERIAL; CHEMICAL SURFACE TREATMENT; DIFFUSION TREATMENT OF METALLIC MATERIAL; COATING BY VACUUM EVAPORATION, BY SPUTTERING, BY ION IMPLANTATION OR BY CHEMICAL VAPOUR DEPOSITION, IN GENERAL; INHIBITING CORROSION OF METALLIC MATERIAL OR INCRUSTATION IN GENERAL
    • C23CCOATING METALLIC MATERIAL; COATING MATERIAL WITH METALLIC MATERIAL; SURFACE TREATMENT OF METALLIC MATERIAL BY DIFFUSION INTO THE SURFACE, BY CHEMICAL CONVERSION OR SUBSTITUTION; COATING BY VACUUM EVAPORATION, BY SPUTTERING, BY ION IMPLANTATION OR BY CHEMICAL VAPOUR DEPOSITION, IN GENERAL
    • C23C14/00Coating by vacuum evaporation, by sputtering or by ion implantation of the coating forming material
    • C23C14/06Coating by vacuum evaporation, by sputtering or by ion implantation of the coating forming material characterised by the coating material
    • C23C14/0641Nitrides

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Materials Engineering (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Metallurgy (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Physical Vapour Deposition (AREA)
  • Laminated Bodies (AREA)
  • Ceramic Products (AREA)
  • Powder Metallurgy (AREA)
  • Catalysts (AREA)
  • Inorganic Compounds Of Heavy Metals (AREA)
  • Solid-Sorbent Or Filter-Aiding Compositions (AREA)
  • Chemically Coating (AREA)

Description

MEMÓRIA DESCRITIVA
A presente invenção refere-se a camadas de nitretos múltiplos com pelo menos dois metais, em especial para o revestimento de ferramentas e componentes de produtos extremamente carregados, tendo os metais pontos de fusão nitidamente diferentes.
Além disso, a presente invenção refere-se ao respectivo processo para a formação de tais camadas de nitretos múltiplos por vaporização de alvos” de ligas metálicas no arco voltaico com fornecimento simultâneo de azoto como gás de reacção.
A utilização dos conhecidos processos de Ρ V D (physical) vapour deposition- deposição física de vapor) para a protecçSo de ferramentas contra o desgaste tem tido até agora um êxito notável.
O sistema de camada que hoje mais amplamente dominado tecnicamente para estas utilizações, nomeadamente o NiN, não é aliás ainda apropriado para dar solução para todos os problemas de desgaste.
O número de materiais duros com valores da dureza compa ráveis é extraordinariamente elevado. Como estes materiais duros têm uma ligação de natureza em parte metálica, covalente ou irónica, eles são em geral muito diferentes no que respeita às suas propriedades químicas, eléctricas, térmicas e/ou mecânicas. Em muitos casos, os materiais duros conhecidos são também susceptíveis de se combinar ou mesmo de se misturar.
Em especial as camadas mistas ou revestimentos multicamadas permitiriam no interior de uma camada individual de poucos um uma divisão do trabalho entre as superfícies exteriores das camadas, que têm de ser o mais dures possível e quimicamente resistentes ao material trabalhado ou ao meio ambiente à temperatura de trabalho, e a camada adjacente ao material de suporte, que deve apresentar uma elevada' afinidade química para este material e coeficiente de dilatação térmica, bem com módulo de elasticidade E comparã veis para possibilitar uma óptima capacidade de aderência, mesmo quando era carga.
Com o auxílio dos processos CVD (chemical vapour deposition - deposição química de vapor), o fabrico de camadas escanoladas e já usado na viragem, de metal duro.
Neste processo, a concentração da camada é influenciada através de uma variação da concentração dos gases usados, trabalhando-se aliás com temperaturas de reacção comparativamente elevadas.
Kas 1OOO°C são temperaturas de trabalho demaseado elevados para muitas peças as alterações da forma resultantes excluem uma utilização geral mais alargada. Os processos PVD usados a temperaturas mais baixas, isto é, entre 300 e 500°c, em especial os processos de evaporação catódica, pelo contrário, necessitam de uma fonte com componentes de liga escalonados para cada concentração, ou de uma alteraçãc
da peça a revestir, na sua posição geométrica, para várias fontes de material diferentes. Isto é inadequado para uma realização prática.
objectivo da presente invenção é contribuir pôra resol ver este problema. Pretende—se proporcionar camadas de nitre tos múltiplos que possam adaptar-se a necessidades diferentes.
Segundo a presente invenção o problema resolve-se se, numa camada de nitretos múltiplos com pelo menos dois raetair a concentração dos metais for susceptível de variar em função da espessura da camada, de uma maneira contínua. Em especial a concentração pode então a concentração ser susceptivel de ser alterada continuamente. Tais camadas de nitretos múltiplos podem, por exemplo, preparar-se com a constituição Ti Al N ou Ti Al V N .
x 1-x x l-(x+y) y
Para o fabrico das camadas de nitretos múltiplos deste tipo, quando evaporação da liga metálica, aplica-se uma ten sío variável ao substrato, que se faz variar em função da espessura de camada no substrato.
A presente invenção parte da evaporação, conhecida em si; de um cátodo de uma liga iniciei numa fonte de arco vo_l talco e da condensação no substrato, nas sendo agora o subs trato colocado a quaisquer potenciais, em relação ao cátodo de liga, até cerca de 400 V. De ume maneira conhecida, a evaporação pode então reelizer-se no modo reectivo, fornecendo-se azoto como gás de reacção.
Com a presente invenção realizam-se cercadas de nitretos múltiplos com dois ou mais metais. Se se evaporarem tais sistemas de liga com dois ou três componentes, a uma pressão do por exemplo 1 Pa, numa etmosfera de azoto, verifica-se em primeiro lugar o efeito surpreendente de os metais na ca mada se encontrarem em concentrações diferentes relativamen te à liga inicial. Em especial, verifica-se que a relação dos metais depende da tensão do substrato, mais concretamen te, que o -metal com ponto de fusão mais baixo diminui a sua concentração quando aumenta a tensão negativa do substrato.
C último efeito segundo a presente invenção não era à partida de esperar, visto que a evaporação brusca (tipo flash”) a partir da mancha catódica do arco voltaico que se desloca rapidamente garante intrinsecamente uma evapora ção uniforme, o que foi também de facto confirmado com o substrato ao potencial de 0 V.
iio quatro da presente invenção reconheceu-se que a razão da inflâencia da tensão prévia do substrato da ionização d_i ferente dos metais reside no arco voltaico no vácuo.
Enquanto que os iões metálicos preponderantemente positi vos são atraídos pelo substrato com tensão negativa, como tensão de aspiração, as partículas de vapor, neutras, distribuem-r-se no espaçp em torno do vaporizador, segundo um distribuição de coseno, e não são influenciadas pela tensão do substrato. Como a fracção de iões é maior no caso dos metais com ponto de fusão elevado do que no caso dos metais com ponto de fusão baixo, a tensão do substrato, como tensão de aspiração, tem influência directa nas relações das concentrações, desde que os metais tenham pontos de função diferentes.
utros pormenores e vantagens da presente invenção estão indicados na descrição seguinte de exemplos de realização.
Para isso faz-se referência às tabelas anexas, bem como a duas representações gráficas. As figuras dos desenhos anexos representam:
A fig.l, a curva da concentração de alumínio, para três camadas diferentes de nitretos de titânio e alumínio, em função da tensão do substrato;
A fig.2, a curva da concentração de alumínio, vanádio e titânio numa camada de nitretos de alumínio, titânio e vanádio em função da tensão do substrato;
A fig.3, a curva das intencidades de Al, Ti, N e Fe em função da profundidade em micrómetros;e
A fig.4, a concentração de Al em percentagem,em peso, em função da profundidade;
Para o fabrico das camadas de nitretos múltiplos utiliza-se um sistema de vácuo conhecido, no qual são evaporados cátodos de ligas metálicas no arco voltaico, simultaneamente fornece-se azoto como çAs de reacção, de modo que os átomos ionizados dos metais podem reagir com os átomos do gás. Ao substrato pode aplicar-se uma tensão de aspiraçSo 6usceptível de variar entre O e -400 V.
Em geral# geram-se camadas de cerca de 2 a cerca de 15um.
As amostras de substrato revestidas são em seguida ensal adas relativamente á dureza da superfície, à resistência ao atrito e, em especial, as variações da concentração dos metais em função da espessura da camada. Para esta última foram utilizados processos conhecidos, por exemplo análises com microssondas, a análise de Auger ou os processos CDOS (Glow Discharge Optical Spectography - Espectografia óptica por descargas de eflúvios)
Exemplo 1: Fabrico de camadas de Ti Al. N
Na fig.l estão representados os resultados experimenteis de três séries de experiências: as curvas representem resnectivamente o teor de:, alumínio, em percentagem em peso, das camadas de nitreto de titênio e alumínio.
As curvas foram então traçadas a partir; a curva (1) de uma liga TiAl (32/, em peso de Al), a curva (2) de uma liga TiAl (13/., em peso, ce alumínio) e a curva (3) de uma liga TiAl (6/, em peso, de aluminio).
Como abcissas marcaram—se em todos os casos os valores da tensão no substrato, entre zero e 25OV. Em todos os casos resultou que o teor de alumínio diminui nitidamente quando aumenta tensão do substrato, produzindo-se a diminuição mais ou menos um formentente. Em relação à concentração inicial resultam então alterações relativas do teor de aluminio entre 5 e 60%.
Concretamente, no caso da curva 1, pode baixarrse de uma concentração inicial de alumínio de 30% do teor de alumínio para cerca de 25%, no caso da curva 2 de uma concentração do teor de alumínio inicial de 12% para cerca de 9% e, na curve 3 de uma concentração inicial do teor de alumínio de 5% para cerca de 2%, correspondentemente o teor de titânio.
pelo contrário, eunienta.
F-xemplo 2: Fabrico de camadas Τίχ Al^ _(x+y) v y 2
Numa representação semelhante à da fig.l, na fig.2, estão representadas as concentrações de aluminio, de titânio e de vanádio para o sistema com três metais.
Nesta figura, a curva (4) corresponde substâncialmente à curva 3 da fig,l. A curva (5) representa a fracção de va nádio que varia com a tensão e a curva (6) a respectiva fraç ção de titânio. k partir da figura 2 pode ver-se que - ao contrário da fracção decrescente de alumínio - as fracções de vanádio e titânio aumentam, o que é de esperar.
f:as o que é surpreendente é que a fracção relativa de vanádio aumente, quando a tensão aumenta, nitidamente mais que a fracção de titânio. Vê-se que especialmente a fracção mais pequena pode aumentar mais fortemente, era percentagem, que fracção básica maior.
Por variação da tensão do substrato, durante o fabrico, podem obter-se variações de concentração pré-determinadas dos vários metais, em função da espessura das camadas.
Isto está exposto no Exemplo 3.
Exemplo 3: Fabrico de uma camada TiAlN numa ferramenta de aço.
Pretende-se aplicar num substrato de ferro uma camada de nitreto de titânio e alumínio com uma pequena concentração de alumínio na zona de transição camada/substrato e uma concentração crescente no sentido da superfície da camada, devendo os resultados ser avaliados a partir da fig. 1.
tempo da evaporação no arco voltaico foi escolhido de modo tal que resulta, no total uma espessura de cerca de 8 yUm. A camada de nitreto múltiplo foi formada utilizando duas fontes de material com concentração de alumínio diferen tes. Durante o revestimento, operou-se primeiro com uma fonte com uma concentração de aluminio relativamente pequena com uma variação escalonada da tensão do substrato (primeiramente 250 V, depois 50 V).
Em seguida, aplicou-se com a fonte com uma concentração
de alumínio mais elevada o resto da camada, também com uma tensão do substrato variavel escalonadamente (primeiramente 250 V, depois 50 V).
Ma fig. 3 está representada uma análise do perfil em profundidr.de dos elementos individuais Al, Ti e N de uma ta] camada de Ti Al N, juntamente com Fe do substrato.
A análise foi feita com G D 0 s (Glow Jischarge Optical Spectoscopy — Espectrografia óptica por descargo de eflúvios). As curvas (7) a (IO) representara neste caso as intensjL dades relativas dos elementos Al, Ti, Ni,Fe.
especial a curva do alurainio, curva (7), mostra a fun çSo da tensão calculada no exemplo 1. Os escalões de tensão podem ver-se claramente na análise do perfil era profundidade da camada, como variações da concentração em função da espessura da camada. -'•a fig. 4 está representada a concentração de Al, em percentagem, em peso, em função da profundidade.
Uma variação contínua da tensão do substrato conduz correspondentemente a variações graduais da concentração. Poden também separar—se camadas de nitreto múltiplo com concentra çÕes de aluminio alternadas, à maneira de uma sanduíche, por saltos entre duas tensões do substrato.
Na prática pode definir-se o gradiente das concentrações de metal em função do problema posto e da utilização especial da ferramenta ou do componente do produto correspondente. Assim pode por exemplo ser lógico, numa dada espeçura da camada, obter no primeiro terço da zona da camada,a partir da superficie do substrato uma subida muito acentuada de um componente metálico e depois, na zona restante, manter essa concentração mais ou menos constante, a fim de garantir uma resistência suficiente à oxidação ou à erosão.
Também são possíveis, sem mais outros gradientes dentro de certos limites, podendo as variáveis do processo ser determinadas era pormenor empiricamente.
Para a determinação dos valores empíricos é necessário, entre outros coisas, considerar as características termodinâmicas dos metais ou, respectivaraente, da mistura dos com—
ponentes múltiplos.
Como já foi mencionado atfás, a distribuição das concentrações na camada depende 6ubstancialmente da ionização dos vários metais. Pode então partir-se da hipótese de que, em re(jra, na evaporação a partir de uma fonte de arco voltaico a parte de iões de metais com pontos de fusão elevados é maior que a dos metais com ponto de fusão baixo.
Na tabela, reuniram-se para isso diversos metais escolhi dos, com os seus pontos de fusão, as velocidades de erosão e os respectivos graus de ionização.
Metal Ponto de Fusão (°c 1 Velocidade de erosão (x 10~4 q/°C Grau de ioni ção
Cd 321 6.55 15%
6.2 12 - 15%
Zn 420 2.15 25%
3.2 15 - 20%
Mg 650 0.36 80 - 1OO%
Al 661 1.2 50 - 60%
Ag 961 1.5 60%
1.4 50 - 60%
Cu 1081 1.15 55%
1.3 60 - 70%
Ni 1453 1 60 - 70%
Fe 1536 0.73 65%
Ti 1668 0.52 80%
Cr 1875 0.4 1OO%
Mo 2610 0.47 1OO%
W 3410 0.62 loo%
TABELA: Propriedades de metais escolhidos.
Também devem portanto poder realizar-se, escolhendo outras combinações de metais, as camadas descritas. Noutros exemplos podem depositar-se como nitretos múltiplos, camadas de Cr Al N, camadas de Nb Al N ou mesmo camadas de Ti 3 N, com concentrações varíaveis.
í pois criada a possibilidade de, na têmpera da superfície de ferramentas utilizar, de maneira pre-determinada, as vantagens de diferentes metais ou materiais duros.

Claims (1)

  1. REIVINDICAÇÕES * -1« Conjunto de camadas de nitretos múltiplos com pelo menos dois metais, era especial para o revestimento de ferramentas e componentes de produtos extremamente carregados, tendo os metais pontos de fusão nitidamente diferentes, caracterizado por a concentração dos metais ser varíavel em função da espessura da camada.
    _ 2« Conjunto de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a concentração dos metais variar continuamente.
    Conjunto de acordo com a reivindicação no qual a camada tem a constituição Ti Al. N, X «L*X com o titànlo como metal com o ponto de fusão elevado e o alumínio como metal com o ponto de fusão baixo, caracterizado por a concentração de alumínio variar em função da eepc-ssura da camada entre 5% e 60%, em relação ao valor máximo.
    - 4« Conjunto de acordo com a rei9 vindicação 3, caracterizado por a concentração de alumínio diminuir era função da espessura da camada de 30‘- para 25%, era peso.
    Conjunto de acordo cora a reivindicação 3, caracterizado por a concentração do alumínio diminuir em função da espessura da camada de 15> para 10%, em peso.
    - ô- Conjunto de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por a concentração de alumínio diminuir em função da espessura da camada de 5% para 2%, em peso.
    vindicação 1,
    V N com y fusão elevado no qual titânio
    Conjunto a camada tem a e vanádio como de acordo com a reiconstituição Ti^ metais com ponto de e alumínio como metal com ponto de xo, caracterizado por a concentração de alumínio função da espessura da camada entre 5% e 60%, em valor máximo.
    fusão baivariar era relação ao
    Conjunto de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por a fracção relativa de vanádio aumentar em função da espessura da camada mais fortemen te que a fracção relativa de titânio.
    - 9“ Conjunto de acordo cora a reivindicação 7, caracterizado por a concentração de vanádio em função da espessura da camada variar entre 12% e 50%, em
    IO - relação ao valor mínimo.
    - 10« Conjunto de acordo com as reivindicações 7 e 9, caracterizado por a concentração de alúminio diminuir em função da espessura da camada de cerca de 5% para cerca de 1,5%, em peso, e a concentração do vanádic aumentar de cerca de 4% para 6%, em peso·
    - 11« Processo para o fabrico de um conjunto de camadas de nitretos múltiplos de acordo com a reivindicação 1 ou qualquer das reivindicações 2 a 10, por evaporação de cátodos de ligas iniciais pré-determinadas no arco voltaico, com fornecimento simultâneo de azoto como gás de reacção, caracterizado por se aplicar durante a evaporação da liga metálica uma tenseo varíavel ao substrato e variar essa tensão em função da espessura da camada no substrato·
    - 12« Processo de acordo com a reivindicação 11, caracterizado por a tensão aplicada ao substraA: to variar entre zero e —400 V.
    - 13« -
    Processo de acordo com a reivindicação 12, caracterizado por a tensão variar continuamente,
    - 14« -
    Processo de acordo com a reivindicação 11, no qual o cátodo é constituído por uma liga Ti Al de concentração definida, caracterizado por se prever a concentração de alwnínio da liga inicial mais elevada que a concentração máxima desejada no substrato.
    15«
    Processo de acordo com a reivindicação 12, no qual o cátodo é constituído por uma liga Ti Al de concentração definida, caracterizado por se prever a concentração de alumínio da liga inicial mais elevada que a concentração máxima desejada no substrato.
    - 16« Processo de acordo com a reivindicação 15, caracterizado por a concentração de alumínio da camada ser fixada quatitativamente previamente pela tensão no substrato.
    - 17- -
    Processo de acordo com a reivindicação 14, caracterizado por serem utilizados duas fontes de material com teores diferentes de alumínio.
    - 18« -
    Processo de acordo com a reivindicação 11, caracterizada por poderem produzir-se no substrato camades de nitretos múltiplos, com uma constituição em sanduíche, mediante variações bruscas da tensão no substrato.
    - 19^ Processo de acordo com a reivindicação 11, caracterizado por o enriquecimento no substrato dos metais com ponto de fusão elevado ser provocado pela tensão como tensão de aspiração dos iões metálicos gerados no arco voltaico.
PT87038A 1987-03-23 1988-03-22 Conjunto de camadas de nitretos com pelo menos dois metais e processo para a sua formacao PT87038B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE3709468 1987-03-23

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT87038A PT87038A (pt) 1989-03-30
PT87038B true PT87038B (pt) 1995-03-01

Family

ID=6323772

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT87038A PT87038B (pt) 1987-03-23 1988-03-22 Conjunto de camadas de nitretos com pelo menos dois metais e processo para a sua formacao

Country Status (8)

Country Link
US (1) US4842710A (pt)
EP (1) EP0284854B1 (pt)
JP (1) JPS63255358A (pt)
AT (1) ATE63144T1 (pt)
DE (1) DE3862600D1 (pt)
ES (1) ES2022498B3 (pt)
GR (1) GR3001890T3 (pt)
PT (1) PT87038B (pt)

Families Citing this family (43)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE3890319C2 (de) * 1987-04-23 1994-08-25 Nisshin Steel Co Ltd Dekorative Platte als Baumaterial
DE3825399C5 (de) * 1988-07-23 2005-05-12 Cemecon Ag PVD- oder Plasma- CVD-Beschichtung
US4992153A (en) * 1989-04-26 1991-02-12 Balzers Aktiengesellschaft Sputter-CVD process for at least partially coating a workpiece
US5254359A (en) * 1989-06-02 1993-10-19 Air Products And Chemicals, Inc. Method of forming titanium nitride coatings on carbon/graphite substrates by electric arc thermal spray process using titanium feed wire and nitrogen as the atomizing gas
CA2042385C (en) * 1989-09-29 1997-11-25 Naoya Omori Surface-coated hard material for cutting tools or wear resistance tools
US5045344A (en) * 1989-11-16 1991-09-03 Vapor Technologies, Inc. Method of making reflective articles
CH680369A5 (pt) * 1989-11-22 1992-08-14 Balzers Hochvakuum
JP2767972B2 (ja) * 1990-05-14 1998-06-25 トヨタ自動車株式会社 TiAl系金属間化合物層の製造方法
DE59106090D1 (de) * 1991-01-21 1995-08-31 Balzers Hochvakuum Beschichtetes hochverschleissfestes Werkzeug und physikalisches Beschichtungsverfahren zur Beschichtung von hochverschleissfesten Werkzeugen.
US5330853A (en) * 1991-03-16 1994-07-19 Leybold Ag Multilayer Ti-Al-N coating for tools
DE4115616C2 (de) * 1991-03-16 1994-11-24 Leybold Ag Hartstoff-Mehrlagenschichtsystem für Werkzeuge
JPH05106022A (ja) * 1991-10-15 1993-04-27 Sumitomo Metal Mining Co Ltd 耐摩耗性硬質被膜の製造方法
DE69310493T2 (de) * 1992-08-14 1997-12-18 Hughes Aircraft Co Oberflächepräparation und beschichtungs-methode für titannitrid auf gusseisen
JPH09501612A (ja) * 1994-04-08 1997-02-18 マーク エー. レイ, 選択的プラズマ成長
US5518780A (en) * 1994-06-16 1996-05-21 Ford Motor Company Method of making hard, transparent amorphous hydrogenated boron nitride films
CH688863A5 (de) * 1994-06-24 1998-04-30 Balzers Hochvakuum Verfahren zum Beschichten mindestens eines Werkstueckes und Anlage hierfuer.
DE19526387C2 (de) * 1994-07-19 1998-12-10 Sumitomo Metal Mining Co Doppelt beschichteter Stahlverbundgegenstand und Verfahren zu dessen Herstellung
WO1996031899A1 (en) * 1995-04-07 1996-10-10 Advanced Energy Industries, Inc. Adjustable energy quantum thin film plasma processing system
FR2745299B1 (fr) * 1996-02-27 1998-06-19 Centre Nat Rech Scient Procede de formation de revetements de ti1-xalxn
US5760474A (en) * 1996-07-09 1998-06-02 Micron Technology, Inc. Capacitor, integrated circuitry, diffusion barriers, and method for forming an electrically conductive diffusion barrier
DE69730576T2 (de) * 1996-12-04 2005-02-03 Sumitomo Electric Industries, Ltd. Beschichtetes Werkzeug und Verfahren zu seiner Herstellung
US6027619A (en) * 1996-12-19 2000-02-22 Micron Technology, Inc. Fabrication of field emission array with filtered vacuum cathodic arc deposition
DE19756588A1 (de) 1997-12-18 1999-07-01 Hartec Ges Fuer Hartstoffe Und Schichtsystem, Verfahren zu seiner Herstellung sowie seine Verwendung
CA2285460A1 (en) * 1998-02-04 1999-08-12 Osg Corporation Hard multilayer coated tool having increased toughness
GB9910842D0 (en) * 1999-05-10 1999-07-07 Univ Nanyang Composite coatings
US6200649B1 (en) * 1999-07-21 2001-03-13 Southwest Research Institute Method of making titanium boronitride coatings using ion beam assisted deposition
DE10011649C1 (de) * 2000-02-28 2001-09-27 Fraunhofer Ges Forschung Verfahren zur Herstellung eines Dünnschichtsystems
DE10262174B4 (de) * 2001-07-23 2007-03-15 Kabushiki Kaisha Kobe Seiko Sho (Kobe Steel, Ltd.), Kobe Harte verschleissfeste Schicht, Verfahren zum Bilden derselben und Verwendung
US6984675B2 (en) * 2001-11-28 2006-01-10 Resolution Specialty Materials Llc Formaldehyde-free binder compositions for simultaneous warp sizing and coloration of filament yarns
US6660133B2 (en) 2002-03-14 2003-12-09 Kennametal Inc. Nanolayered coated cutting tool and method for making the same
DE10360482B4 (de) * 2002-12-27 2014-07-31 Kabushiki Kaisha Kobe Seiko Sho (Kobe Steel Co., Ltd.) Harter Überzug mit hervorragender Haftung
US7226670B2 (en) 2003-04-28 2007-06-05 Oc Oerlikon Balzers Ag Work piece with a hard film of AlCr-containing material, and process for its production
JP2005271190A (ja) * 2003-12-05 2005-10-06 Sumitomo Electric Hardmetal Corp 表面被覆切削工具
GB2425780B (en) * 2005-04-27 2007-09-05 Univ Sheffield Hallam PVD coated substrate
JP5192642B2 (ja) * 2005-11-11 2013-05-08 三菱重工業株式会社 表面被覆部材及びその製造方法ならびに工具及び工作装置
US20100143232A1 (en) * 2006-06-21 2010-06-10 Benedict James Costello Metal binary and ternary compounds produced by cathodic arc deposition
US8080312B2 (en) * 2006-06-22 2011-12-20 Kennametal Inc. CVD coating scheme including alumina and/or titanium-containing materials and method of making the same
DE102012107129A1 (de) * 2012-08-03 2014-02-06 Walter Ag TiAIN-beschichtetes Werkzeug
US9476114B2 (en) 2012-08-03 2016-10-25 Walter Ag TiAlN-coated tool
DE102015222820A1 (de) * 2015-11-19 2016-10-20 Carl Zeiss Smt Gmbh Verfahren und Vorrichtung zur Oberflächenbearbeitung eines Elements für eine mikrolithographische Projektionsbelichtungsanlage
CN107299330A (zh) * 2017-04-07 2017-10-27 苏州星蓝纳米技术有限公司 一种低内应力涂层及其制备方法
EP3870733A1 (en) * 2018-10-26 2021-09-01 Oerlikon Surface Solutions AG, Pfäffikon Vanadium aluminium nitride (vain) micro alloyed with ti and/or si
EP3903975B1 (en) * 2018-12-27 2024-02-21 Ntk Cutting Tools Co., Ltd. Surface-coated cutting tool

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
BE790940A (fr) * 1971-11-04 1973-03-01 Rca Corp Procede de reglage de la composition d'un film
US4060471A (en) * 1975-05-19 1977-11-29 Rca Corporation Composite sputtering method
CH640886A5 (de) * 1979-08-02 1984-01-31 Balzers Hochvakuum Verfahren zum aufbringen harter verschleissfester ueberzuege auf unterlagen.
CH643421B (fr) * 1980-04-10 Asu Composants Sa Procede de depot d'un revetement dur d'un compose d'or, cible de depot pour un tel procede et piece de joaillerie comportant un tel revetement.
US4419202A (en) * 1980-12-22 1983-12-06 The Secretary Of State For Defence In Her Britannic Majesty's Government Of The United Kingdom Of Great Britain And Northern Ireland Metal coatings
JPS57147781A (en) * 1981-03-06 1982-09-11 Nec Corp Pattern matching device
JPS58153776A (ja) * 1982-03-05 1983-09-12 Citizen Watch Co Ltd 装飾部品の製造方法およびそれに用いるイオンプレ−テイング装置
US4716083A (en) * 1983-09-23 1987-12-29 Ovonic Synthetic Materials Company Disordered coating
FR2557562A1 (fr) * 1983-12-29 1985-07-05 Menn Roger Procede de fabrication de couches non conductrices a variation de composition atomique
US4620913A (en) * 1985-11-15 1986-11-04 Multi-Arc Vacuum Systems, Inc. Electric arc vapor deposition method and apparatus

Also Published As

Publication number Publication date
EP0284854A1 (de) 1988-10-05
GR3001890T3 (en) 1992-11-23
US4842710A (en) 1989-06-27
EP0284854B1 (de) 1991-05-02
ATE63144T1 (de) 1991-05-15
DE3862600D1 (de) 1991-06-06
PT87038A (pt) 1989-03-30
ES2022498B3 (es) 1991-12-01
JPS63255358A (ja) 1988-10-21

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT87038B (pt) Conjunto de camadas de nitretos com pelo menos dois metais e processo para a sua formacao
Ait-Djafer et al. Deposition and characterization of titanium aluminum nitride coatings prepared by RF magnetron sputtering
KR920021734A (ko) 하드코팅, 하드코팅에 의해 피복되는 공작물 및 하드코팅에 의해 공작물을 피복하는 코팅방법
Rother et al. Effects of low boron concentrations on the thermal stability of hard coatings
AU598952B2 (en) High hardness fine grained tungsten-carbon alloys and process for making same
CN108883481A (zh) 包覆切削工具
Batista et al. Characterisation of duplex and non-duplex (Ti, Al) N and Cr–N PVD coatings
BR112014020058B1 (pt) Ferramenta de corte revestida e método de fabricação da mesma
BR112015025003B1 (pt) Sistema de camadas de materiais duros, componente ou ferramenta de corte, utilização de uma ferramenta de corte e método para a manufatura de uma camada de material duro
Knotek et al. Deposition, properties and performance behaviour of carbide and carbonitride PVD coatings
BRPI0920405A2 (pt) Alcro cúbico de fase não-gama.
Chen et al. Investigation of the properties of TixCr1-xN coatings prepared by cathodic arc deposition
Bunshah et al. Structure and properties of refractory compounds deposited by electron beam evaporation
JP4171099B2 (ja) 耐摩耗性に優れる硬質皮膜
Freller et al. Evaluation of existing ion plating processes for the deposition of multicomponent hard coatings
JP2893498B2 (ja) 非化学量論的窒化チタンコーティング
Kiryukhantsev-Korneev et al. Healing effect in coatings deposited by hybrid technology of vacuum electro-spark alloying, pulsed cathodic arc evaporation, and magnetron sputtering using Cr3C2-NiAl electrodes
US6200649B1 (en) Method of making titanium boronitride coatings using ion beam assisted deposition
Kelly et al. Novel engineering coatings produced by closed-field unbalanced magnetron sputtering
KR910004837A (ko) 고용체 층으로 피복된 작업편, 그 제조방법, 작업편의 용도, 및 상기 방법을 실시하기 위한 장치
Knotek et al. The multisource arc process for depositing ternary Cr-and Ti-based coatings
JPS63166957A (ja) 表面被覆鋼製品
Wolf Ion beam assisted deposition of insulating layers
JPH068508B2 (ja) ボロンカ−バイドのコ−ティングの製造方法及び得られたコ−ティング
Baila et al. Thin films deposition on 304L stainless steel using e-gun technology for medical applications

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19940823

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19960229