PT8698U - Conjunto de tampa de saneamento com tampa articulada, junta de amortecimento e com fecho por basculamento - Google Patents

Conjunto de tampa de saneamento com tampa articulada, junta de amortecimento e com fecho por basculamento Download PDF

Info

Publication number
PT8698U
PT8698U PT8698U PT869893U PT8698U PT 8698 U PT8698 U PT 8698U PT 8698 U PT8698 U PT 8698U PT 869893 U PT869893 U PT 869893U PT 8698 U PT8698 U PT 8698U
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
frame
cover
collar
lid
cap
Prior art date
Application number
PT8698U
Other languages
English (en)
Other versions
PT8698T (pt
Inventor
Jean Jacques Monneret
Original Assignee
Sodif Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sodif Sa filed Critical Sodif Sa
Publication of PT8698T publication Critical patent/PT8698T/pt
Publication of PT8698U publication Critical patent/PT8698U/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E02HYDRAULIC ENGINEERING; FOUNDATIONS; SOIL SHIFTING
    • E02DFOUNDATIONS; EXCAVATIONS; EMBANKMENTS; UNDERGROUND OR UNDERWATER STRUCTURES
    • E02D29/00Independent underground or underwater structures; Retaining walls
    • E02D29/12Manhole shafts; Other inspection or access chambers; Accessories therefor
    • E02D29/14Covers for manholes or the like; Frames for covers
    • E02D29/1463Hinged connection of cover to frame
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E02HYDRAULIC ENGINEERING; FOUNDATIONS; SOIL SHIFTING
    • E02DFOUNDATIONS; EXCAVATIONS; EMBANKMENTS; UNDERGROUND OR UNDERWATER STRUCTURES
    • E02D29/00Independent underground or underwater structures; Retaining walls
    • E02D29/12Manhole shafts; Other inspection or access chambers; Accessories therefor
    • E02D29/14Covers for manholes or the like; Frames for covers
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E02HYDRAULIC ENGINEERING; FOUNDATIONS; SOIL SHIFTING
    • E02DFOUNDATIONS; EXCAVATIONS; EMBANKMENTS; UNDERGROUND OR UNDERWATER STRUCTURES
    • E02D29/00Independent underground or underwater structures; Retaining walls
    • E02D29/12Manhole shafts; Other inspection or access chambers; Accessories therefor
    • E02D29/14Covers for manholes or the like; Frames for covers
    • E02D29/149Annular gaskets

Description

72 415 JPP/JO
MEMÓRIA DESCRITIVA O modelo de utilidade refere-se a tampas de saneamento compostas por uma moldura com gola interna, circular ou não, e por uma única tampa articulada.
Para limitar os ruídos durante a passagem de veículos na tampa, é cada vez mais corrente interpor, entre a tampa e a gola interna da sua moldura, uma junta elástica que absorve ruídos e vibrações. O pedido de patente francesa 2 603 631 e a patente francesa 2 581 103 descrevem duas tampas deste tipo, nas quais a junta anular tem uma secção transversal em "C" aberto e é concebida para cobrir o bordo interno da gola, apresentando um perfil complementar.
Um primeiro inconveniente deste tipo de montagem reside no facto de a colocação da junta, que se efectua somente depois da fixação da moldura no solo, ser por vezes perturbada pelo derramamento do cimento de fixação na gola interna.
Um outro inconveniente provém do facto de, quando a tampa é aberta, a junta recebe todos os choques e pancadas devidos à passagem de homens e de material através do orifício, mas também todas as poeiras, resíduos de terra, cimento ou pedras que são levadas para dentro do orifício pelas deslocações do pessoal. 0 resultado é que, se o pessoal não proceder à limpeza da face superior da junta antes de fechar o orifício, as partículas interpostas entre ela e a tampa conseguirão, com as passagens repetidas de veículos, deteriorá-la. Isso implica proceder à sua substituição, na falta do que a tampa não é um apoio estável e dá pancadas sonoras na gola da moldura a cada passagem dum veículo.
Finalmente, quando o orifício é fechado por rebatimento da tampa e se a tampa não se posiciona perfeitamente em relação à sua moldura, as nervuras desta tampa podem vir a cortar toda ou
72 415 JPP/JO -2- parte da junta, o que infelizmente é frequente. O presente modelo de utilidade tem por objectivo proporcionar uma tampa de saneamento articulada e estanque que remedeia estes inconvenientes.
Esta tampa de saneamento é do tipo no qual a articulação é assegurada por um espigão radial que coopera com um eixo disposto numa orelha radial da moldura.
De acordo com o modelo de utilidade, a sua junta de amortecimento tem uma secção transversal em "T" invertido, cuja haste está engatada com interferência numa garganta circular que desemboca da face inferior da tampa, e cujo suporte é capaz de se ir apoiar na gola da moldura, estando esta junta associada a meios de guia da rotação de fecho da tampa, na sua fase de basculamento e a meios de guia de introdução da nervura circular da tampa na abertura formada pela gola da moldura.
Graças a esta disposição, por um lado, a fixação por cimento da moldura não requer precauções especiais, desde que a face superior da gola, que constitui a face de apoio da junta, esteja livre e, por outro lado, a junta seja protegida contra as pancadas e arranhaduras devidas à passagem do pessoal e do material. Além disso, os meios de guia de rotação da tampa e de introdução da sua nervura na moldura, obrigam a tampa a posicionar-se perfeitaroente na moldura, antes de chegar à posição de fecho definitivo e evitam, assim, que a junta entre em contacto com outra superfície que não seja a sua face de apoio, isto é, com uma superfície que possa seccioná-la ou danificá-la.
Numa forma de execução do modelo de utilidade, os meios de guia de rotação da tampa são constituídos pelo seu espigão que, sendo do tipo munido com uma abertura, cujos bordos cooperam com um eixo disposto na orelha para controlar toda ou parte da sua rotação durante o basculamento, compreende, por um lado, um ângulo inferior exterior em forma de excêntrico capaz de cooperar, durante a fase de basculamento da tampa, que é controlada
72 415 JPP/JO
-3- -3- pelos bordos da abertura, com, pelo menos, uma rampa da rampa que é inclinada de cima para baixo, e do interior para o exterior e, por outro lado, um ângulo inferior interior, igualmente em forma de excêntrico e capaz de cooperar com o bordo externo da gola da moldura, no fim do fecho, para deslocar o espigão para o exterior, libertar o bordo da sua abertura do contacto com o eixo e posicionar a nervura da tampa no eixo da moldura.
Assim, a rotação da tampa é controlada na maior parte do seu curso, mas deixa de ser controlada, logo que a sua nervura esteja em posição de continuar. Graças a esta disposição, quando a tampa está em posição de fecho, os meios de guia do seu espigão estão inoperantes e a mesma assenta com todo o seu peso, sem nenhuma dificuldade, mas com a interposição da junta, na gola interna da moldura.
Vantajosamente, a abertura da gola da moldura é alargada para cima para constituir o órgão de centragem final da nervura da tampa.
Outras características e vantagens ressaltam da descrição que se segue, com referência aos desenhos esquemáticos anexos que representam, a título de exemplo não limitativo, uma forma de execução deste conjunto de tampa de saneamento, nos quais: a Figura 1 é uma vista em plano, por cima, do conjunto de tampa, a Figura 2 é uma vista lateral em corte transversal por II--II da figura 1, mostrando em escala ampliada os elementos do conjunto de tampa na posição fechada, as Figuras 3 a 6 são vistas parciais, laterais em corte, mostrando diferentes fases do basculamento da tampa, a Figura 7 é uma vista em perspectiva pelo interior da orelha da moldura,
72 415 JPP/JO -4-
a Figura 8 é uma vista parcial em perspectiva mostrando a extremidade exterior do espigão.
Este conjunto é, pois, composto por uma moldura circular 2 e uma tampa 3. A tampa é munida com um espigão radial 4 que é articulado num eixo de duas partes 5a-5b dispostas transversalmente numa orelha 6 saliente da moldura 2.
Como mostra mais em pormenor a Figura 2, cada um dos elementos 5a-5b do espigão apresenta dois meios planos laterais 7 e uma face inferior semicilíndrica 8. O espigão 4 da tampa 3 inclui, de forma conhecida, uma abertura interna 9, cujos bordos têm a forma de rampas e são destinadas a cooperar com a face cilíndrica 8 dos elementos 5a e 5b do espigão, durante a rotação de fecho da tampa 3. A tampa 3 inclui uma nervura cilíndrica interior 10 que assegura o seu reforço.
De acordo com o modelo de utilidade, a nervura 10 antes citada é rodeada por uma garganta circular 12, que desemboca da face interior da tampa e constitui o alojamento para uma junta de amortecimento 13, tendo uma secção em "T" invertido. A haste deste nT" é engatada à força no alojamento 12, ao passo que a sua barra transversal constitui um suporte de estanqueidade indo apoiar-se na gola interna 14 da moldura 2.
Esta junta de amortecimento está associada a meios de guia do basculamento de fecho da moldura e a meios de centragem da nervura 10 da tampa 3.
Os meios de guia do basculamento da tampa 3 estão dispostos no seu espigão 4 e compreendem, por um lado, uma forma em excêntrico 15 disposta no ângulo inferior exterior desta tampa, e uma forma em excêntrico 16 disposta no ângulo inferior interior. A rampa 15 destina-se a cooperar com duas faces 17 dispostas no fundo da orelha 10 e inclinadas de cima para baixo em direcção ao exterior, como mostram as Figuras 2 a 6 e 7. Quanto à rampa
72 415 JPP/JO -5 16, destina-se a cooperar com o ângulo superior 18 do bordo interno que forma a gola 14 da moldura, ao nível do alojamento da orelha 6. A figura 3 mostra que, quando a tampa está em posição de abertura a sua junta 13 está perfeitamente protegida contra qualquer deterioração pela nervura 10 que se adianta em relação a ela.
De forma conhecida, esta tampa pode ser retirada da moldura muito facilmente se o operador tiver o cuidado de dispor as aberturas laterais 20, com que está munido o seu espigão 4, ao nível dos elementos 5a-5b do eixo e puxar para cima a tampa 3. Nestas condições, o lanço de material 22, que separa as duas aberturas 20, passa sem dificuldade no intervalo 23 entre os dois elementos 5a-5b do eixo. É evidente que a recolocação da tampa efectua-se procedendo de forma inversa.
No momento do fecho da tampa, fecho que se efectua em geral dando um pontapé na tampa para a fazer bascular no sentido da seta 24 da figura 4, a rampa 15 do espigão 4 reencontra as rampas inclinadas 17 dispostas no fundo da orelha e que guiam a rotação desta tampa, como mostram as figuras 4 e 5, ao mesmo tempo que a face cilíndrica 8 coopera com o bordo interno da abertura 9.
No fim da rotação, como se mostra na figura 6, a rampa 16, disposta no ângulo interior inferior do espigão 4, entra em contacto com o ângulo 18 da gola 14, e provoca a deslocação da tampa no sentido da seta 25, a perda de contacto da abertura 9 com o perfil cilíndrico 8 dos elementos de eixo 5a-5b e, em consequência, o fim do controlo assegurado pelo contacto destes elementos. Ao mesmo tempo, a deslocação do conjunto de tampa no sentido da seta 25 assegura a pré-centragem da nervura 10 da tampa em relação à gola 14. Donde resulta que, quando a nervura 10 penetra na abertura interna da gola, ela está praticamente centrada em relação ao eixo desta gola. Para ter em conta folgas de fabrico, a centragem definitiva é assegurada por contacto do -6-
72 415 JPP/JO ângulo exterior 26 da nervura 10 com a face inclinada interna 27, que se vai alargando para cima, da gola 14.
Graças aos diversos meios de posicionamento e de centragem da tampa 3, em relação à moldura 2, meios que asseguram uma decomposição deste posicionamento, a tampa fica perfeitamente centrada, quando chega à posição de fecho, o que garante um bom apoio da junta 13 na gola 14 e evita qualquer risco de deterioração desta junta.
Finalmente, e como o mostra a figura 1, quando o conjunto de tampa está na posição de fecho, os meios de controlo de rotação constituídos pelos elementos 5a-5b do eixo e os bordos internos da abertura 9 do espigão, ficam na posição inactiva, de modo que o contacto entre a tampa e a gola 14 efectua-se sob o simples peso da tampa e pela única junta 13.
Estas diferentes disposições garantem a longevidade da junta e a tranquilidade das pessoas que residem junto de um tal conjunto de tampa de saneamento. A junta de amortecimento pode também assegurar uma função de estanqueidade, especialmente dos odores. 0 dispositivo, de acordo com o modelo de utilidade, não se limita aos conjuntos de tampa de saneamento circular, aplicando--se, bem entendido, a todos os conjuntos de tampa de saneamento, qualquer que seja a sua secção, rectangular, quadrada ou outra.
Lisboa, 10. i-vv. 1993
Por SODIF, SOCIÉTE ANONYME o ag:
OFICIAL
PT8698U 1990-04-05 1993-02-10 Conjunto de tampa de saneamento com tampa articulada, junta de amortecimento e com fecho por basculamento PT8698U (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR9004758A FR2660678B1 (fr) 1990-04-05 1990-04-05 Regard de chaussee a tampon articule, joint d'amortissement et a fermeture par basculement.

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT8698T PT8698T (pt) 1993-06-30
PT8698U true PT8698U (pt) 1995-12-29

Family

ID=9395739

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT8698U PT8698U (pt) 1990-04-05 1993-02-10 Conjunto de tampa de saneamento com tampa articulada, junta de amortecimento e com fecho por basculamento

Country Status (7)

Country Link
EP (1) EP0451064B1 (pt)
AT (1) ATE89047T1 (pt)
DE (1) DE69100073T2 (pt)
DK (1) DK0451064T3 (pt)
ES (1) ES2041550T3 (pt)
FR (1) FR2660678B1 (pt)
PT (1) PT8698U (pt)

Families Citing this family (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2719612B1 (fr) * 1994-05-05 1996-06-21 Norinco Dispositif d'articulation d'un tampon sur un cadre pour obturer notamment une ouverture dans une chaussée.
EP0814204B1 (en) * 1996-05-23 2001-09-12 SERTUBI S.p.A. Improved gully top and manhole top for vehicular and pedestrian areas
EP0985770A1 (en) * 1998-09-08 2000-03-15 Furnes-Hamjern SCC AS Manhole assembly for covering a well
FR2788070B1 (fr) * 1998-12-31 2001-01-26 Pascal Hibon Systeme de securite pour tampons de chaussee a charniere
FR2793267B1 (fr) * 1999-05-05 2001-06-15 Pont A Mousson Dispositif de voirie et element de recouvrement pour un tel dispositif
FR2797647B1 (fr) * 1999-08-19 2001-10-19 Prefaest Sa Dispositif de liaison stable du type tripode interpose entre un receptable et un couvercle formant un ensemble et ensemble ainsi constitue
FR2815979B1 (fr) * 2000-10-27 2003-01-03 Norinco Dispositif d'obturation dote d'un panneau articule amovible a mise en place simplifiee
GB2391245B (en) * 2002-05-21 2005-10-26 Savage Peter Ltd A manhole cover or gully grating
CZ298564B6 (cs) * 2003-06-30 2007-11-07 Vlcek Group S.R.O. Poklop pro zakrytí vstupu do kolektoru inženýrských sítí
FR2897371B1 (fr) * 2006-02-14 2009-07-03 Norinco Sa Dispositif permettant d'obturer un cadre, comprenant un panneau monte articule amovible sur le cadre
FR2956418B1 (fr) 2010-02-18 2012-08-17 Norinco Regard de chaussee a cadre et tampon pourvu d'un joint d'amortissement et d'etancheite
FR2986022B1 (fr) * 2012-01-25 2015-02-20 Norinco Regard de chaussee a cadre et tampon ameliores
FR3038628B1 (fr) 2015-07-07 2017-08-25 Ej Emea Regard de chaussee a cadre et panneau monte articule sur le cadre par un tenon pouvant etre rendu captif apres installation
GB2567822A (en) * 2017-10-24 2019-05-01 Wrekin Holdings Ltd A ground surface access assembly with safety features

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1623477A (en) * 1922-11-27 1927-04-05 Paul P Horni Closure
GB451914A (en) * 1936-02-03 1936-08-13 Walter Joseph Woodrow Improvements in drains for gulleys, gutters and the like
FR1426805A (fr) * 1965-03-23 1966-01-28 Passavant Werke Dispositif de fermeture pour couvercles de puits de visite, grilles et analogues
NL7303533A (pt) * 1973-03-14 1974-09-17
DE2748974C3 (de) * 1977-11-02 1980-08-14 Beton Ag, Pieterlen (Schweiz) Höhenausgleichsvorrichtung für einen Einsteigschacht
FR2548254A1 (fr) * 1983-06-16 1985-01-04 Dumortier Robert Charniere pour tampon articule de bouche a cle

Also Published As

Publication number Publication date
EP0451064A1 (fr) 1991-10-09
DE69100073D1 (de) 1993-06-09
PT8698T (pt) 1993-06-30
ES2041550T3 (es) 1993-11-16
DK0451064T3 (da) 1993-11-08
FR2660678B1 (fr) 1993-05-21
ATE89047T1 (de) 1993-05-15
FR2660678A1 (fr) 1991-10-11
EP0451064B1 (fr) 1993-05-05
DE69100073T2 (de) 1993-10-07

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT8698U (pt) Conjunto de tampa de saneamento com tampa articulada, junta de amortecimento e com fecho por basculamento
PT91059B (pt) Conjunto de fecho com tampa ou grelha para aberturas no solo
US4391020A (en) Gravity return hinge having an axle rod in an axle sleeve
KR101143135B1 (ko) 선회 작업기의 보닛 시일 구조
US5161328A (en) Service hatch insertable in doors and walls
PT856611E (pt) Dispositivo de travamento de um tampao de montagem articulada num aro de apoio
PT8468U (pt) Conjunto de tampa de saneamento com charneira de bloqueio
DE3127487C2 (de) Reinigungsrohr
ES2255999T3 (es) Dispositivo de vial.
US20090257823A1 (en) Method and mechanism for opening and closing of manhole covers
EP0299151B1 (de) Mehrkammerleuchte mit einem Kennzeichenschildhalter
PT808729E (pt) Roda e contentor designadamente destinado a residuos equipado com pelo menos uma dessas rodas
PT796949E (pt) Dispositivo de inspeccao com charneira que compreende uma tampa do tipo grade ou tampao e uma armacao de suporte
IE65916B1 (en) A cover means for an access or drainage shaft
JPS636276Y2 (pt)
US904791A (en) Gate-hinge.
PT93983A (pt) Receptaculo para a recolha de papeis
FI97250B (fi) Syvyydeltään säädettävä avainhylsy
FR2919002A1 (fr) Dispositif de voirie a cadre de support et element de couronnement, tel qu'un tampon ou couvercle, monte articule a basculement sur le cadre
KR100892259B1 (ko) 이물질 유입방지를 위한 철개
CA2007177A1 (fr) Vantail coulissant
KR100398887B1 (ko) 트럭 적재함의 회전식 캐치 후크 어셈블리
JP2596060Y2 (ja) 地下構造物用蓋
JPS6315412Y2 (pt)
FR2660356A1 (fr) Butee centrale indemontable pour des persiennes coulissantes.

Legal Events

Date Code Title Description
BB1K Laying open of utility model application

Effective date: 19930218

FG3K Utility model granted, date of granting

Effective date: 19950919

PC3K Transfer

Free format text: 20010306 NORINCO FR

MM4K Annulment or lapse (granted utility model)

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20100319

MM4K Annulment or lapse (granted utility model)

Free format text: MAXIMUM VALIDITY LIMIT REACHED

Effective date: 20100920