PT868491E - Composicao para polir o mobiliario sem cera e com componentes de silicone - Google Patents

Composicao para polir o mobiliario sem cera e com componentes de silicone Download PDF

Info

Publication number
PT868491E
PT868491E PT96944339T PT96944339T PT868491E PT 868491 E PT868491 E PT 868491E PT 96944339 T PT96944339 T PT 96944339T PT 96944339 T PT96944339 T PT 96944339T PT 868491 E PT868491 E PT 868491E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
silicone
furniture
water
polishing
composition
Prior art date
Application number
PT96944339T
Other languages
English (en)
Inventor
Robert H Lohr
Phillip J Uebe
Original Assignee
Johnson & Son Inc S C
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Johnson & Son Inc S C filed Critical Johnson & Son Inc S C
Publication of PT868491E publication Critical patent/PT868491E/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C09DYES; PAINTS; POLISHES; NATURAL RESINS; ADHESIVES; COMPOSITIONS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; APPLICATIONS OF MATERIALS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • C09GPOLISHING COMPOSITIONS; SKI WAXES
    • C09G1/00Polishing compositions
    • C09G1/04Aqueous dispersions
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C09DYES; PAINTS; POLISHES; NATURAL RESINS; ADHESIVES; COMPOSITIONS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; APPLICATIONS OF MATERIALS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • C09GPOLISHING COMPOSITIONS; SKI WAXES
    • C09G1/00Polishing compositions
    • C09G1/06Other polishing compositions
    • C09G1/14Other polishing compositions based on non-waxy substances
    • C09G1/16Other polishing compositions based on non-waxy substances on natural or synthetic resins

Description

2fe§4=n
DESCRIÇÃO
COMPOSIÇÃO PARA POLIR O MOBILIÁRIO SEM CERA E COM COMPONENTES DE
SILICONE
ÂMBITO DA INVENÇÃO A presente invenção é dirigida para composições melhoradas sem cera para polir o mobiliário, sob a forma de líquidos, aerossóis, cremes e loções; em particular, ela está relacionada com composições para polir o mobiliário sem cera e com uma base de silicone, compreendendo um fluido de silicone de baixa viscosidade, um polidiorganosiloxano e/ou uma goma de silicone de viscosidade superior e água. Também podem ser incluídos ingredientes convencionais das composições para polir o mobiliário como solventes do tipo hidrocarboneto, agentes tensioactivos/emulsionantes, fragrâncias, corantes e conservantes.
TÉCNICA ANTERIOR A maioria do mobiliário possui um revestimento ou película de verniz em certas porções das suas superfícies externas. Um dos principais problemas ligados às composições para polir o mobiliário é “o aparecimento de manchas” na superfície da mobília polida, que ocorre quando se aplica uma força transversal a uma área ou região ao longo da superfície da camada de revestimento. As “manchas” podem ser causadas por factores como a difusão dos raios de luz reflectidos, a exposição da superfície do substrato subjacente, etc. A capacidade que uma superfície de mobília polida, isto é, a camada de revestimento da mobília, apresenta para voltar ao seu aspecto original após ter sido manchada, e o período de tempo necessário para a camada de revestimento da mobília voltar ao seu aspecto original são dois factores muito importantes na avaliação do desempenho de qualquer composição ou formulação para polir o mobiliário.
Assim, há muito que são desejadas composições ou formulações para polir o mobiliário possuindo propriedades melhoradas quanto à recuperação de manchas. Contudo, as composições para polir o mobiliário que estão disponíveis comercialmente e que contêm silicone e, em particular, as películas de superfície que produzem, normalmente não possuem esta qualidade particular. Na verdade, muitos dimetilsilicones convencionais 1 tendem a depositar películas que exibem “bronzeamento”, ou seja, uma tendência para riscar. Além disso, muitos dimetilsilicones, que são normalmente encontrados nas composições para polir o mobiliário, são líquidos e naturalmente tendem a manchar.
Para reduzir o "bronzeamento”, os formuladores de um certo número de composições para polir o mobiliário, que estão actualmente disponíveis em termos comerciais, incorporam determinados aditivos - como ceras, óleos e/ou agentes tensioactivos - em muitas das suas formulações para polir o mobiliário contendo dimetilsilicone. Contudo, a adição destes aditivos a uma formulação para polir o mobiliário produz muitas vezes efeitos indesejáveis. Por éxemplo, a adição de cera a uma formulação destas geralmente reduz a capacidade da película resultante para exibir uma recuperação total das manchas, enquanto a adição de óleos e/ou agentes tensioactivos tende a tornar uma mancha mais visível, o que é geralmente indesejável.
Assim, as composições comerciais para polir o mobiliário que usam fluidos contendo silicones convencionais ou à base de silicones convencionais, bem como certas ceras, agentes tensioactivos e/ou determinados óleos convencionais tendem a proporcionar certas características desejáveis no aspecto da superfície mas, de facto, no final, sofrem de uma variedade de outras desvantagens inerentes. Têm sido feito esforços para ultrapassar estas desvantagens conhecidas das composições para polir o mobiliário contendo silicone, da técnica anterior. Um exemplo de uma dessas composições é encontrado em WO-A-92/OO 288 e US-A-5 112 394, que refere um concentrado para polir o mobiliário contendo dimetilsilicone e um copolímero de poli(dimetil)-copoli(metil, contendo oxigénio)siloxano.
Contudo, estas composições para polir o mobiliário sofrem de um fenómeno conhecido por “mosqueamento”. Os óleos de silicone tendem a migrar para áreas inferiores na superfície da madeira como sejam as imperfeições (riscos, falhas, etc.). Esta migração cria manchas baças na superfície polida ou mosqueamento. Para evitar esta migração, adiciona-se cera para fixar as moléculas de silicone à superfície. Têm sido utilizadas razões de cera emulsionada:óleo de silicone tão elevadas como 1:1 para fixar o silicone. Contudo, a cera emulsionada contém partículas discretas sólidas que diminuem a clareza da película resultante, ou acabamento, e a dureza das partículas de cera aumenta o período de tempo e o esforço para puxar o brilho à película. 2
Adicionalmente, as formulações contendo cera são mais caras de produzir porque a cera tem que ser aquecida para assegurar que é adequadamente incorporada na composição para polir o mobiliário.
Além disso, também se espera que as composições para polir o mobiliário sejam fáceis de aplicar ou espalhar e que confiram um brilho ou lustro elevado à superfície tratada. Contudo, as composições contendo cera são difíceis de aplicar e exigem muito tempo para uma aplicação uniforme, e as composições convencionais contendo silicone muitas vezes criam uma sensação de superfície oleosa ou gordurosa indesejável.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Desta forma, o objectivo subjacente à presente invenção é proporcionar uma composição para polir o mobiliário sem cera e com uma base de silicone, que ultrapasse as desvantagens da técnica anterior; em particular, que proporcione um lustro elevado e duradouro, seja resistente a manchas e recupere rapidamente destas, seja resistente ao mosqueamento e Seja fácil de aplicar, proporcionando uma sensação de superfície mais limpa.
Este objectivo, de acordo com a presente invenção, pode ser atingido proporcionando composições para polir o mobiliário, como abaixo definidas, com uma resistência a manchas e uma recuperação destas melhorada, um lustro elevado, uma aplicação fácil, uma sensação de superfície limpa e uma resistência ao mosqueamento. As particularidades características das composições para polir o mobiliário reivindicadas são a sua constituição por um fluido de silicone específico de baixa viscosidade e por uma goma de silicone específica ou um polidiorganosiloxano específico, ou ambos, possuindo uma viscosidade mais elevada, opcionalmente misturados com agentes tensioactivos e solventes apropriados. O tema da presente invenção é uma composição para polir o mobiliário sem cera e com uma base de silicone, compreendendo: a) um fluido de silicone de baixa viscosidade consistindo numa mistura de poiidimetilsiloxano e octametilciclotetrasiloxano e possuindo uma viscosidade entre 10 e 20 cSt (mm2/s); 3 b) um polidiorganosiloxano com terminação em grupos hidroxilo, metilo, alcoxi ou vinilo e possuindo uma viscosidade entre 2 000 e 6 000 cSt (mm2/s) e/ou uma goma de silicone, e c) sendo o equilíbrio perfeito com água. O polidiorganosiloxano preferido, usado de acordo com a presente invenção, é o polidimetilsiloxanodiol. A composição para polir o mobiliário da presente invenção compreende, preferencialmente, como componente (b), uma goma de silicone consistindo numa mistura de siloxanos e silicones com terminações dimetilo, metilvinilo e vinilo, opcionalmente misturada com o referido polidiorganosiloxano.
De acordo com uma forma de realização preferida, a composição para polir o mobiliário da presente invenção é uma composição óleo-em-água para polir o mobiliário compreendendo: 0,05% a 5,00% de um agente tensioactivo óleo-em-água, 0,01% a 1,00% da referida goma de silicone, 0,3% a 50,0% do referido fluido de silicone de baixa viscosidade, 0,2% a 5,0% do referido polidiorganosiloxano, 0 a 25% de um solvente do tipo hidrocarboneto sendo o equilíbrio perfeito com água que, preferencialmente, inclui ainda um propulsor para a distribuição da composição como um aerossol.
De acordo com outra forma de realização preferida da presente invenção, a composição para polir o mobiliário reivindicada é uma loção para polir o mobiliário compreendendo: 0,05% a 5,0% de um agente tensioactivo água-em-óleo, 0,5% a 50,0% do referido fluido de silicone de baixa viscosidade, 0,01% a 1,00% da referida goma de silicone, 0 a 25,0% de um solvente do tipo hidrocarboneto, 0,02% a 0,1% de um agente tensioactivo óleo-em-água e sendo o equilíbrio perfeito com água. 4
Os fluidos de silicone de baixa viscosidade específicos, úteis para a presente invenção, realçam o desempenho da composição para polir o mobiliário, tornando-a mais fácil de aplicar e proporcionando uma película mas seca.
Estando no estado líquido, as gomas de silicone úteis para a presente invenção possuem numerosas vantagens sobre materiais de silicone ou ceras no estado sólido como utilizados na técnica anterior. Em primeiro lugar, uma cera ou silicone sólido ou particulado interferiria com as numerosas formas preferidas de distribuição da composição para polir o mobiliário. Por exemplo, uma partícula de silicone sólido com um tamanho de 30 pm entupiria a válvula ou bocal do gatilho de um aerossol convencional. Mesmo uma partícula tão pequena como 0,3 pm pode causar problemas por aglomeração, entupindo, assim, o bocal ou válvula. A deposição de partículas de silicone ou cera durante o armazenamento diminui o período de validade. Além disso, é necessária menos energia para dispersar a goma de silicone líquida ou em gel usada na presente invenção em comparação com um material sólido, reduzindo, assim, os custos de produção.
Embora não se deseje estar preso a qualquer teoria, acredita-se que a goma de silicone serve para fixar o silicone específico de baixa viscosidade ou o polidiorganosiloxano específico e, assim, evitar ou reduzir o fenómeno de mosqueamento.
Além disso, o terceiro componente de silicone da composição para polir o mobiliário da presente invenção é um polidiorganosiloxano específico, que é compatível com os outros componentes e resulta numa clareza melhorada da película e numa melhor facilidade de uso, uma vez que não há partículas discretas de cera fora de solução.
Ao contrário das composições para polir o mobiliário da técnica anterior, as composições para polir o mobiliário de acordo com a presente invenção não necessitam de cera para fixar o silicone. Assim, os custos de produção são reduzidos porque, ao contrário das composições convencionais para polir o mobiliário contendo cera, é necessário um calor mínimo para misturar os componentes.
As composições para polir o mobiliário da presente invenção podem ser emulsões óleo-em-água ou emulsões água-em-óleo. Os peritos podem seleccionar facilmente um agente tensioactivo (ou emulsionante) apropriado ou uma combinação de agentes tensioactivos (ou emulsionantes) apropriada para produzir o tipo desejado de emulsão. Além disso, a 5 composição sob a forma de emulsão para polir o mobiliário da presente invenção também pode ser disponibilizada sob a forma de aerossol. A invenção pode ainda ser descrita em referência às três seguintes formas de realização exemplificativas, nas quais a goma de silicone, o fluido de silicone de baixa viscosidade e o polidiorganosiloxano são como descritos acima. A primeira forma de realização é uma formulação óleo-em-água que pode ser uma composição líquida ou uma composição sob a forma de aerossol. Esta formulação compreende um agente tensioactivo óleo-em-água, uma goma de silicone, um fluido de silicone de baixa viscosidade, um polidiorganosiloxano, um solvente do tipo hidrocarboneto, um propulsor do tipo hidrocarboneto (se desejado) e água. A segunda forna de realização é uma formulação água-em-óleo que também pode ser uma composição líquida ou uma composição sob a forma de aerossol. Esta composição compreende um agente tensioactivo água-em-óleo e um fluido de silicone de baixa viscosidade. Um dos compostos: a) uma goma de silicone e b) um polidiorganosiloxano, ou ambos os compostos, pode ser adicionado a esta composição. Um solvente do tipo hidrocarboneto, um propulsor do tipo hidrocarboneto (se desejado) e água também são incluídos. A terceira forma de realização é uma formulação sob a forma de loção. Esta composição pode ser transformada num aerossol. Nesta terceira forma de realização estão incluídos agentes tensioactivos água-em-óleo, um fluido de silicone de baixa viscosidade, um polidiorganosiloxano, uma goma de silicone, um solvente do tipo hidrocarboneto, um propulsor (se desejado) e água. Também se podem adicionar agentes tensioactivos óleo-em-água na quantidade necessária.
Em cada forma de realização acima descrita, podem adicionar-se, nas quantidades desejadas, fragrâncias, corantes, conservantes, resinas ou outros ingredientes convencionais conhecidos na técnica das composições para polir o mobiliário.
FORMAS DE EXECUCÃO DA INVENÇÃO
Embora se tenham descrito três formas de realização da invenção, ela não está limitada a estes exemplos, uma vez que um perito pode facilmente desenvolver outras formulações 6
adequadas. A presente descrição deve, assim, ser considerada como exemplificando a invenção e não como estando limitada às formas de realização especificamente descritas. A invenção é uma composição para polir o mobiliário compreendendo um fluido de silicone de baixa viscosidade e uma goma de silicone ou um polidiorganosiloxano, ou ambos os compostos.
Fluidos de Silicone de Baixa Viscosidade
Os fluidos de silicone de baixa viscosidade úteis para a presente invenção são misturas de polidimetilsiloxano e octametilciclotetrasiloxano e possuem viscosidades entre 10 e 20 cSt (mm2/s). Os silicones apropriados podem ser utilizados “limpos” (“fraccionados”) ou “não fraccionados”. Os silicones não fraccionados contêm fracções voláteis de menor massa molecular e menor viscosidade além dos siloxanos principais. Um silicone fraccionado não contém praticamente qualquer fracção volátil de menor viscosidade. Pode usar-se quer uma composição fraccionada, quer uma composição não fraccionada na presente invenção.
Os silicones não fraccionados têm a vantagem adicional de serem mais baratos que os silicones fraccionados. Também realçam o desempenho da composição para polir o mobiliário, tornando-a mais fácil de aplicar e proporcionando uma película mais seca. Não obstante, podem utilizar-se silicones fraccionados com a viscosidade apropriada para proporcionar uma composição para polir o mobiliário com um bom desempenho.
Os fluidos de silicone não fraccionado adequados incluem polidimetilsiloxanos além de octametilciclotetrasiloxano e podem ser adquiridos, por exemplo, através de Wacker Silicones Corporation. O Silicone Fluid EF 139409 [10 cSt (mm2/s), não fraccionado] e o SILICONE FLUID F-1079 [20 cSt (mm2/s), não fraccionado] são particularmente adequados.
Gomas de Silicone A goma de silicone refere-se normalmente a um polisiloxano ou silicone linear de peso molecular elevado, que pode ser convertido do seu estado altamente plástico no estado predominantemente elástico por reticulação. 7
As gomas de silicone apropriadas para serem utilizadas na presente invenção são polisiloxano e/ou silicones terminados, por exemplo, em grupos hidroxilo, dimetilo, metilvinilo ou vinilo. As gomas apropriadas existem sob a forma de líquidos de elevada viscosidade que não fluem facilmente. São típicas viscosidades entre cerca de 11 e 16 milhões cSt (mm2/s). Uma goma de silicone particularmente adequada é comercializada por Wacker Silicones Corporation, sob a marca comercial EL POLYMER V-1200A US.
Usar uma goma de silicone que está no estado líquido em vez de um material de silicone ou uma cera no estado sólido tem numerosas vantagens. Em primeiro lugar, uma cera ou silicone sólido ou particulado interferiria com as numerosas formas preferidas de distribuição da composição para polir o mobiliário. Por exemplo, uma partícula de silicone sólido com um tamanho de 30 pm entupiria a válvula ou bocal do gatilho de um aerossol conventional. Mesmo uma partícula tão pequena como 0,3 pm pode causar problemas por aglomeração, entupindo, assim, o bocal ou válvula. A deposição de partículas de silicone ou cera durante o armazenamento diminui o período de validade. Além disso, é necessária menos energia para dispersar a goma de silicone líquida ou em gel usada na presente invenção em comparação com um material sólido, reduzindo, assim, os custos de produção.
Embora não se deseje estar preso a qualquer teoria, acredita-se que a goma de silicone serve para fixar o silicone de baixa viscosidade ou o polidiorganosiloxano, como definidos acima, e, assim, evitar ou reduzir o fenómeno de mosqueamento.
Polidiorganosiloxano O terceiro componente de silicone da composição para polir o mobiliário da invenção é um polidiorganosiloxano que pode terminar em grupos como os grupos hidroxilo, metilo, alcoxi e vinilo. O grupo organo- no polidiorganosiloxano pode ser qualquer grupo organo- conhecido na técnica do silicone, desde que o polidiorganosiloxano não seja tóxico. Mais uma vez, as considerações económicas têm um papel na selecção dos compostos apropriados. São adequadas viscosidades entre cerca de 2 000 e 6 000 cSt (mm2/s). 8
Um polidimetilsiloxano com terminação hidroxilo é o preferido e também pode ser adquirido através de Wacker Silicones Corporation, sob a designação ELASTOMER 6N.
Ao contrário das composições para polir o mobiliário da técnica anterior, as composições para polir o mobiliário de acordo com a presente invenção não exigem uma cera para fixar o silicone porque todos os materiais que formam a película são compatíveis uns com os outros e solúveis uns nos outros. Acredita-se que esta compatibilidade resulta numa clareza melhorada da película e numa melhor facilidade de utilização, pois não existem partículas discretas de cera fora da solução.
Os custos de produção são reduzidos porque, ao contrário das composições convencionais para polir o mobiliário contendo cera, é necessário um calor mínimo para misturar os componentes.
Como referido anteriormente, as composições para polir o mobiliário, de acordo com esta invenção, podem também incluir qualquer um dos seguintes componentes ou todos eles: agentes tensioactivos óleo-em-água e água-em-óleo, solventes do tipo hidrocarboneto, água e outros ingredientes opcionais como conservantes, corantes, resinas e fragrâncias.
Solventes
Os peritos sabem que os solventes são normalmente usados nas composições convencionais para polir o mobiliário com o fim de remover os resíduos solúveis em solventes das superfícies do substrato. Desta forma, para se obterem resultados óptimos, quaisquer solventes que sejam utilizados na preparação das composições sob a forma de emulsões desta invenção devem ser suficientemente voláteis de forma a permitirem uma secagem rápida após a aplicação da composição a uma superfície do substrato e, contudo, não tão voláteis que sequem prematuramente antes de ter ocorrido o espalhamento desejado da composição na superfície do substrato (com o fim de proporcionar a película desejada).
Concordantemente, determinados solventes considerados particularmente úteis, de acordo com os princípios da presente invenção, têm os denominados valores “kauri-butanol” entre cerca de 20 e 50 e possuem intervalos de ponto de ebulição entre cerca de 60°C e 210°C, preferencialmente, entre cerca de 95°C e 150°C. 9
Uma grande variedade de solventes do tipo hidrocarbonetos isoparafínicos comercialmente disponíveis, como aqueles disponíveis através de Exxon Corporation, sob a marca “Isopar”, bem como os solventes do tipo hidrocarbonetos isoparafínicos disponíveis através de Phillips Petroleum Corporation, sob a marca “Soltrol”, são presentemente preferidos porque não possuem praticamente odor.
Outros solventes do tipo hidrocarboneto apropriados, de acordo com os princípios da presente invenção, incluem o pentano, o hexano, o heptano e os denominados solventes “Stoddard”.
Os vários solventes do tipo hidrocarboneto acima descritos podem, além disso, ser utilizados individualmente ou em combinação.
Agentes Tensioactivos
As composições para polir o mobiliário da presente invenção podem ser quer emulsões óleo-em-água (isto é, denominadas “água fora”), quer emulsões água-em-óleo (isto é, denominadas “óleo fora”). Os peritos podem facilmente seleccionar um agente tensioactivo (ou emulsionante) apropriado ou uma combinação de agentes tensioactivos (ou emulsionantes) apropriada para produzir o tipo desejado de emulsão.
Como os peritos podem apreciar, o termo “emulsão” é geralmente reconhecido como denotando uma mistura estável de dois ou mais líquidos mutuamente imiscíveis, mantidos em suspensão por pequenas percentagens de substâncias denominadas emulsionantes (ou agentes tensioactivos). Além disso, todas as emulsões são caracterizadas por compreenderem uma fase contínua e uma fase discontínua que está dispersa ao longo da fase contínua.
Ainda mais particularmente, na formulação das várias composições sob a forma de emulsões para polir o mobiliário da presente invenção, os vários solventes e agentes tensioactivos opcionais abaixo descritos são aqueles normalmente usados nas composições para polir o mobiliário.
Concordantemente, os agentes tensioactivos (ou emulsionantes) úteis para os fins da presente invenção incluem os agentes tensioactivos (ou emulsionantes) não iónicos, catiónicos e aniónicos convencionais, normalmente utilizados nas composições 10 comerciais para aplicação em superfícies de mobiliário. Estes agentes tensioactivos convencionais podem ser utilizados isoladamente ou em combinação.
Assim, em determinadas formas de realização preferidas da presente invenção, são opcionalmente utilizados certos agentes tensioactivos não iónicos convencionais, bem como certas combinações de agentes tensioactivos não iónicos convencionais porque proporcionam determinadas propriedades desejáveis de estabilidade das emulsões. Os agentes tensioactivos não iónicos convencionais e opcionais utilizados como emulsionantes, que são apropriados para os fins da presente invenção, incluem, mas não estão limitados, aos denominados ésteres de “sorbitano” dos ácidos oleico e láurico, aqueles ésteres de sorbitano polietoxilados possuindo até 20 unidades etoxi: os monoglicéridos e diglicéridos dos ácidos gordos que constituem as gorduras e combinações destes compostos.
Exemplos adicionais de agentes tensioactivos (ou emulsionantes) não iónicos opcionalmente preferidos e comercialmente disponíveis incluem determinados emulsionantes da marca “Span” e da marca “Tween", ambos presentemente disponíveis através de ICI Américas, Inc.; e os emulsionantes da marca “Monamid”, presentemente disponíveis através de Mona Industries, Inc. Os exemplos particulares destes emulsionantes incluem o monoleato de sorbitano, vendido por ICI Américas, Inc. sob a marca “SPAN 80”; o monolaurato de sorbitano, vendido por ICI Américas, Inc. sob a marca “SPAN 20"; e o monopalmitato de sorbitano, vendido por ICI Américas, Inc. sob a marca “SPAN 40”. Também se podem utilizar misturas dos vários agentes tensioactivos (ou emulsionantes) opcionais acima mencionados, se desejado, de acordo com os princípios da presente invenção.
Presentemente, também se acredita que os seguintes agentes tensioactivos ou emulsionantes catiónicos convencionais seriam apropriados para os fins da presente invenção. Estes incluem determinados compostos de amónio quaternário como os haletos de amónio quaternário, os sulfatos de amónio quaternário, as denominadas aminas “gordas” que são etoxiladas e possuem entre cerca de 2 e 10 moles de óxido de etileno e os sais de cloreto ou de acetato destas aminas, bem como aquelas aminas que são etoxiladas e possuem 2 ou mais moles de óxido de etileno. Também podem ser utilizadas pelos peritos várias misturas ou combinações dos agentes tensioactivos (ou 11 emulsionantes) opcionais acima referidos, de acordo com os princípios da invenção, se desejado.
Os agentes tensioactivos ou emulsionantes aniónicos convencionais e opcionais, adequados para os fins da presente invenção, incluem certos sulfatos (como o sulfato laurílico de sódio e os alquilétersulfatos de sódio), aqueles sulfosuccinatos contendo grupos polietilenoglicol ligados a si, bem como os alquilarilsulfonatos. Também podem ser utilizadas misturas dos agentes tensioactivos (ou emulsionantes) opcionais acima referidos, de acordo com os princípios da presente invenção, se desejado.
Ingredientes Opcionais
Como ficou implícito acima, as composições especialmente preferidas para polir o mobiliário desta invenção não contêm qualquer cera.
Aditivos bem conhecidos, incluindo mas não estando limitados a perfumes e conservantes como o formaldeído, podem ser opcionalmente adicionados às composições sob a forma de emulsões para polir o mobiliário da presente invenção.
Os perfumes são normalmente adicionados, por exemplo, para conferir uma fragrância desejada. Os perfumes convencionais, adequados para os fins da presente invenção, são bem conhecidos dos peritos e, de acordo com isso, não necessitam de ser aqui descritos em detalhe. A quantidade de perfume que é incluída está normalmente presente numa quantidade que é eficaz para conferir a intensidade de fragrância desejada. Essa quantidade de perfume pode ser, por exemplo, entre cerca de 0,05 e 1% em peso da emulsão para polir o mobiliário (excluindo qualquer propulsor, se presente).
Os conservantes, normalmente o formaldeído, são geralmente utilizados para retardar e, de outra forma, impedir a actividade bacteriana dentro das embalagens contendo determinadas formulações das emulsões para polir o mobiliário da presente invenção. Como os peritos podem apreciar, a presença destes conservantes é para prolongar o período de validade da emulsão para polir o mobiliário. Uma grande variedade de compostos quaternários convencionais e bem conhecidos pode também ser utilizada para este fim.
Além disso, as emulsões para polir o mobiliário da presente invenção podem ser aplicadas directamente na superfície do substrato, utilizando, por exemplo, uma ampla 12 variedade de sistemas pressurizados convencionais e bem conhecidos, que contêm uma quantidade apropriada de um propulsor líquido ou gasoso. Em particular, as emulsões para polir o mobiliário podem ser aplicadas directamente numa superfície do substrato utilizando meios dispersores bem conhecidos como dispersores de bomba convencionais. Adicionalmente, as emulsões para polir o mobiliário podem ser aplicadas nas superfícies da mobília utilizando um pano ou outros meios adequados. As emulsões para polir o mobiliário podem ainda ser incorporadas em artigos de produção - como panos absorventes - se desejado (ver, por exemplo, US-A-3,965,518).
Além disso, como ficou brevemente implícito acima, a emulsão para polir mobiliário da presente invenção pode ser disponibilizada sob a forma de aerossol. Para produzir este aerossol, a emulsão para polir o mobiliário é normalmente introduzida num recipiente convencional para aerossóis, que é depois tapado com uma válvula para aerossóis. Em seguida, introduz-se, de uma forma conhecida, uma quantidade eficaz de um propulsor convencional e adequado no recipiente para aerossóis, de forma a atingir-se a pressão desejada no recipiente. Essa pressão do propulsor deve, então, ser suficiente para permitir uma expulsão substancialmente completa, sob a forma de pulverização, do conteúdo do recipiente para aerossóis, através da válvula do aerossol. Pode ser usado qualquer um de uma grande variedade de propulsores convencionais e apropriados. Estes incluem gases propulsores do tipo hidrocarbonetos liquefeitos bem conhecidos como o isobutano, o n-butano, o propano e várias misturas destes compostos. Propulsores ilustrativos adicionais incluem, por exemplo, o dióxido de carbono e/ou o azoto.
Além disso, o método preciso de produção das composições para polir o mobiliário desta invenção não é crítico. A ordem e/ou forma de adição dos vários ingredientes das emulsões para polir o mobiliário acima mencionados pode, assim, variar e normalmente não afectará a qualidade de uma emulsão particular para polir o mobiliário que está a ser formulada ou produzida. As técnicas convencionais para formar emulsões água-em-óleo e óleo-em-água para polir o mobiliário são tipicamente utilizadas para produzir as várias formas de realização das emulsões para polir o mobiliário da presente invenção. A presente invenção será agora descrita em maior detalhe com referência a exemplos específicos de cada forma de realização.
Os exemplos desta aplicação usam os seguintes ingredientes: 13
Isopar E® e Isopar D®, que são ambos solventes do tipo hidrocarbonetos isoparafínicos, disponíveis através de Exxon Corp..
Span 20®, monotaurato de sorbitano, e Span 80®, monoleato de sorbitano, Tween 20®, monolaurato de sorbitano-polioxietileno, todos disponíveis através de ICI Américas, Inc.. BTC 2125M, cloreto de alquildimetilbenzilamónio, cloreto de dimetiletilbenzilamónio, disponível através de Stepan Chemical Corp. ou Onyx Chemical Corp..
Resina Hercules Piccotex LC, uma resina de hidrocarbonetos monoméricos, disponível através de Hercules, Inc.. A goma de silicone EL-Polymer V-1200A US é uma mistura de siloxano e silicones com terminações dimetilo, metilvinilo e vinilo, vendida por Wacker Silicones Corp.. O EF 139409 é um fluido de silicone não fraccionado com 10 cSt (mm2/s) e o Silicone Fluid F-1079 é um fluido de silicone não fraccionado com 20 cSt (mm2/s), ambos contendo polidimetilsiloxano e octametilciclotetrasiloxano, disponíveis através de Wacker Silicones Corp.. O Elastomer 2N e o Elastomer 6N são polidimetilsiloxanodióis com viscosidades de 2 000 e 6 000 cSt (mm2/s), respectivamente, disponíveis através de Wacker Silicones Corp..
Obviamente, estes ingredientes são meros exemplos dos tipos de ingredientes que são apropriados para utilização na presente invenção e não se pretende que limitem o âmbito da invenção.
Composição Óleo-em-Áqua para Polir o Mobiliário
Referindo-nos agora de novo à primeira forma de realização, pode preparar-se uma composição óleo-em-água para polir o mobiliário usando um agente tensioactivo óleo-em-água, uma goma de silicone, um fluido de silicone de baixa viscosidade, um polidiorganosiloxano, um solvente do tipo hidrocarboneto e água. Esta composição encontra-se sob a forma de um líquido. 14
Mais particularmente, a composição óleo-em-água para polir o mobiliário contém cerca de 0,05% a 5,00%, preferencialmente, cerca de 0,40-1,00% de um agente tensioactivo óleo-em-água; cerca de 0,01-1,00%, preferencialmente, 0,10-0,30% de uma goma de silicone; cerca de 0,3-50,0%, preferencialmente, cerca de 6,3-12,0% de um fluido de silicone não fraccionado de baixa viscosidade; cerca de 0,2-5,0%, preferencialmente, cerca de 0,7-1,30% de um polidiorganosiloxano; cerca de 0-25%, preferencialmente, cerca de 3,0-7,0% de um solvente do tipo hidrocarboneto, sendo o equilíbrio perfeito com água. A composição líquida para polir o mobiliário acima referida também pode ser produzida sob a forma de aerossol, por adição de cerca de 5,0-25,0%, preferencialmente, cerca de 8,0-10,0% de um propulsor do tipo hidrocarboneto à composição líquida acima descrita. No caso de se utilizar um propulsor do tipo hidrocarboneto, a quantidade de solvente do tipo hidrocarboneto na composição líquida pode ser ajustada por diminuição, como reconhecido pelos peritos. Outros propulsores adequados incluem propulsores do tipo hidrocarboneto, gases comprimidos, éter dimetílico e fluorohidrocarbonetos que não afectem a camada de ozono.
Pode encontrar-se uma composição óleo-em-água para polir o mobiliário, de acordo com a presente invenção, nos dois exemplos seguintes:
Exemplo 1
Inarediente % Solvente do tipo hidrocarboneto1 7,000 Agente tensioactivo óleo-em-água2 0,300 Silicone não fraccionado com 20 cSt (mm2/s)J 7,800 Goma de silicone4 0,200 Fragrância de limão 0,350 Agua 83,650 Agente tensioactivo óleo-em-águas 0,300 Folmaldeído a 37% 0,250 Conservante antimicrobiano6 0,150 1 Isopar E® 4 EL Polymer V-120 2 Span 20 5 Tween 20; e 3 Unstripped Silicone Fluid 1079 6 BTC 2125M DAUS® 15
Os ingrediente acima referidos foram formulados numa composição líquida para polir o mobiliário da forma que se segue: a água, o segundo agente tensioactivo, o formaldeído e o BTC 2125M foram carregados num vaso de capacidade integral e misturados até à uniformidade, à temperatura ambiente, para formar uma solução aquosa.
Os restantes ingredientes, isto é, o solvente do tipo hidrocarboneto, o primeiro agente tensioactivo, o silicone de baixa viscosidade, a goma de silicone e a fragrância foram carregados num vaso separado. A mistura foi depois carregada no vaso contendo a solução aquosa, à temperatura ambiente, com agitação.
Os ingredientes foram homogeneizados num homogeneizador Gaulin de pistão, da Gaulin Corp., a 8 000 psig (55160 kPa). A composição resultante para polir o mobiliário proporcionou um nível de brilho muito elevado, níveis baixos de manchas e era muito fácil de usar.
Exemplo 2
Inarediente % Solvente do tipo hidrocarboneto1 7,00 Agente tensioactivo óleo-em-água4 0,30 Silicone não fraccionado com 20 cSt (mm^/s)J 4,35 Resina4 0,25 Polidiorganosiloxano0 0,60 Fragrância 0,35 Agua 86,25 Folmaldeído a 37% 0,25 Conservante antimicrobiano0 0,15 Agente tensioactivo óleo-em-água' 0,30 Goma de silicone0 0,20 1 Isopar D® 0 Elastomer 2N 2 Span 20 6 BTC 2125M 3 Unstripped Silicone Fluid 1079 7 Tween 20; e 4 Hercules Piccotex LC Resin 8 EL Polymer V-1200A US® 16
Formulou-se uma composição para polir o mobiliário contendo os ingredientes acima referidos, combinando o solvente do tipo hidrocarboneto, o primeiro agente tensioactivo, o fluido de silicone de baixa viscosidade, a resina, o polidiorganosiloxano, a fragrância e a goma de silicone num vaso. Todos os ingredientes foram misturados até à uniformidade neste vaso, à temperatura ambiente. A resina foi primeiro adicionada ao solvente do tipo hidrocarboneto, utilizando calor para promover a solubilização. Da mesma forma, a goma de silicone foi primeiro misturada com o fluido de silicone de baixa viscosidade para solubilizar, antes da adição à mistura. A água, o sègundo agente tensioactivo e o formaldeído foram combinados e misturados até à uniformidade, num vaso separado. Os ingredientes do primeiro vaso foram depois adicionados, com agitação, à temperatura ambiente. A mistura combinada foi, em segida, homogeneizada a 8 000 psig (55160 kPa), num homogeneizador Gaulin de pistão. A composição resultante para polir o mobiliário proporcionou um bom brilho e uma taxa de aparecimento de manchas muito baixa.
Composição Áaua-em-Óleo para Polir o Mobiliário
Também se pode preparar uma composição líquida água-em-óleo para polir o mobiliário, de acordo com a segunda forma de realização da presente invenção.
Essa composição contém cerca de 0,05% a 5,0%, preferencialmente, cerca de 0,3-12% de um agente tensioactivo água-em-óleo; cerca de 0,5-50,0%, preferencialmente, cerca de 6,3-12,0% de um silicone de baixa viscosidade; cerca de 0-25%, preferencialmente, cerca de 8,0-16,0% de um solvente do tipo hidrocarboneto; cerca de 5,0-25,0%, preferencialmente, cerca de 8,0-12,0% de um propulsor do tipo hidrocarboneto (se desejado), sendo o equilíbrio perfeito com água.
Esta composição água-em-óleo para polir o mobiliário também contém uma goma de silicone ou um polidiorganosiloxano, ou ambos estes compostos. A goma de silicone, quando usada, está presente em quantidades de cerca de 0,01-1,00%, preferencialmente, cerca de 0,1-0,3%. O polidiorganosiloxano, qando utilizado, está presente em quantidades de cerca de 0,2-5,0%. preferencialmente, cerca de 0,7-1,3%. Assim, todas as composições água-em-óleo para polir o mobiliário contendo 1) um fluido de silicone de baixa viscosidade e uma goma de silicone; 2) um fluido de silicone de baixa viscosidade e 17 um polidiorganosiloxano; e 3) um fluido de silicone de baixa viscosidade, uma goma de silicone e um polidiorganosiloxano estão no âmbito desta forma de realização.
Também se podem usar fragrâncias, corantes, conservantes ou aditivos.
Os exemplos 3, 4 e 5, de acordo com esta forma de realização, estão descritos abaixo.
Exemplo 3 A seguinte formulação foi utilizada num teste com consumidores. Não contém goma de silicone.
Inarediente % Agente tensioactivo1 0,70 Formaldeído 0,25 Fluido de silicone não fraccionado com 20 cSt (mm^/s)'* 7,00 Polidiorganosiloxano·* 1,00 Solvente do tipo hidrocarboneto4 10,00 Fragrância 0,40 Agua 80,65 1 Span 80; J Elastomer 6N; e 2 Silicone F-1079; 4 Isopar D.
Todos os materiais, excepto o formaldeído e a água, foram misturados, a frio, até à uniformidade. A água foi, em seguida, aquecida a 100°F (37,8°C), seguindo-se a adição do formaldeído. Com forte agitação, adicionou-se lentamente a solução aquosa aos restantes ingredientes com agitação continuada (5 minutos). Pode adicionar-se 90% da composição acima referida a 10% de um propulsor para preparar uma formulação sob a forma de aerossol.
Esta formulação para polir o mobiliário foi submetida, paralelamente com uma composição líder para polir o mobiliário contendo cera e polidimetilsiloxano, a qual não continha qualquer silicone de baixa viscosidade, qualquer polidiorganosiloxano do tipo aqui utilizado ou qualquer goma de silicone, a testes com consumidores. Pediu-se aos 18 consumidores que aplicassem cada uma das composições numa mesa de madeira e avaliassem vários aspectos do seu desempenho.
Este teste demonstrou que os consumidores preferiram, com um grau de confiança de 95% ou superior, a composição de acordo com a presente invenção, em detrimento do produto nacionalmente conhecido e comercialmente disponível, em todas as áreas avaliadas, incluindo facilidade de aplicação, resistência e recuperação de manchas e qualidade do brilho. A fórmula seguinte também foi submetida, paralelamente com a composição comercialmente disponível para polir o mobiliário, a um teste com consumidores. Determinou-se, com um nível de confiança de 95% ou superior, que é mais resistente às manchas, recupera mais rapidamente das manchas e proporciona um brilho melhorado.
Exemplo 4
Inarediente % Agente tensioactivo água-em- óleo1 0,70 Formaldeído 0,25 Fluido de silicone não fraccionado com 20 cSt (mm^/s)' 12,00 Goma de silicone3 0,20 Solvente do tipo hidrocarboneto4 4,00 Solvente do tipo hidrocarboneto9 7,50 Fragrância 0,40 Agua 74,95 1 Span 80; 3 EL POLYMER V-1200A US; 2 Silicone F-1079; 4 Isopar E; e 5 Isopar D
Para preparar esta composição para polir o mobiliário, adicionou-se a goma de silicone ao Isopar E®, à temperatura ambiente, com agitação de alto cisalhamento. Agitou-se estes dois ingredientes até se obter uma solução. Os restantes materiais, com excepção do formaldeído e da água, foram, em seguida, adicionados e misturados, a frio, até à uniformidade. 19 A água foi aquecida a 110°F (43°C), seguindo-se a adição do formaldeído. Esta solução aquosa foi, em seguida, lentamente adicionada à outra mistura, com agitação continuada durante 5 minutos.
Pode combinar-se 90% desta composição com 10% de um propulsor e usá-la como uma composição sob a forma de aerossol.
Exemplo 5
Este exemplo é uma formulação contendo todos os três componentes de silicone: 1) fluido de silicone de baixa viscosidade; 2) goma de silicone e 3) polidiorganosiloxano.
Inarediente % Agente tensioactivo água-em- óleo1 0,70 Formaldeído a 37% 0,25 Fluido de silicone não fraccionadocom com 20 cSt (mm^/s)2 7,00 Goma de silicone3 0,02 Polidiorganosiloxano4 1,00 Resina3 0,28 Solvente do tipo hidrocarboneto0 10,00 Fragrância 0,40 Agua 80,35 1 Span 80; 4 Elastomer 2N; 2 Silicone F-1079; 5 Hercules Piccotex LC Resin; e 3 EL POLYMER V-1200A US; 6 Isopar D®.
Esta composição para polir o mobiliário pode ser preparada usando os passos processuais descritos nos exemplos anteriores.
Loção para Polir o Mobiliário
Uma terceira forma de realização da presente invenção é uma formulação sob a forma de loção, que pode ser preparada sob a forma de um aerossol. Uma formulação destas contém, normalmente cerca de 0,05-5,0%, preferencialmente, cerca de 0,2-1,5% de agentes tensioactivos água-em-óleo; cerca de 0,5-50,0%, preferencialmente, cerca de 20-35% de ,um fluido de silicone de baixa viscosidade; cerca de 0,01-1,00%, preferencialmente, cerca de 0,1-0,3% de uma goma de silicone; cerca de 0-25,0%, 20 preferencial mente, cerca de 2,0-10,0% de um solvente do tipo hidrocarboneto; 0-25,0%, preferencialmente, cerca de 3,0-8,0% de um propulsor (se desejado) e água para perfazer o equilíbrio. Como é bem conhecido na técnica, podem adicionar-se opcionalmente pequenas quantidades de agentes tensioactivos óleo-em-água, por exemplo, cerca de 0,01-1,0%, preferencialmente, cerca de 0,02-0,1%, para ajudar à estabilidade da emulsão. Podem adicionar-se fragrâncias, corantes e conservantes nas quantidades desejadas.
Os propulsores adequados incluem os propulsores do tipo hidrocarboneto, gases comprimidos, éter dimetílico e fluorohidrocarbonetos que não afectem a camada de ozono. A embalagem para aerossóis preferida para este produto seria um recipiente para aerossóis bi-compartimentalizado, no qual o propulsor está separado do intermediário, mas não está limitada a este tipo de sistema de distribuição de aerossóis. Os exemplos de embalagens adequadas incluem a Sepro, C.M.B. bi-can ou unidades do tipo pistão. A fórmula sob a forma de loção pode também ser embalada como um produto não-aerossol sem o propulsor e distribuída a partir de uma garrafa, tubo ou bisnaga.
Exemplo 6
Uma loção para polir o mobiliário, de acordo com a invenção reivindicada, possui a seguinte fórmula:
Inarediente % Agente tensioactivo água-em- óleo1 0,70 Formaldeído a 37% 0,20 Solvente do tipo hidrocarboneto^ 5,00 Agua 73,50 Fragrância 0,40 Fluido de silicone não fraccionado com 10 cSt (mm^/s)J 20,00 Goma de silicone4 0,20 1 Span 80; 0 EF-139409; e 2 Isopar D; 4 EL POLYMER V-1200A US 21 A goma de silicone e o solvente do tipo hidrocarboneto foram carregados num vaso e agitados até a goma de silicone estar dissolvida no solvente, a uma temperatura superior a 40°F (4,44°C). O agente tensioactivo, o silicone de baixa viscosidade e a fragrância foram combinados com os ingredientes e agitados até à uniformidade. O formaldeído e a água foram carregados num vaso separado, à temperatura ambiente. A solução aquosa foi depois lentamente adicionada à outra mistura, com agitação rápida. Pode ser necessário um sistema adicional de chicanas para assegurar uma mistura adequada, de forma a resultar uma solução homogénea. Recomenda-se que a formulação seja efectuada a uma temperatura superior a 40°F (4,44°C) para se obter uma loção estável.
APLICABILIDADE INDUSTRIAL
As composições acima referidas foram descritas só com o fim de ilustração e qualquer outro tipo de formulação conhecida na técnica pode ser feita usando esta tecnologia, incluindo cremes, loções, líquidos e aerossóis. Os sistemas de distribuição são também aqueles conhecidos na técnica e incluem garrafas, bisnasgas, latas, dispersores de bomba ou gatilho, latas de aerossol e substratos porosos impregnados.
Lisboa, 12 JUN. 2000 Por S.C. Johnson & Son, Inc.
Agente Oficial da Propriedade Industrial Arco da Conceição, 3,1! -1100 LISBOA 22

Claims (6)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Composição para polir o mobiliário sem cera e com uma base de silicone, compreendendo: a) um fluido de silicone de baixa viscosidade consistindo numa mistura de polidimetilsiloxano e octametilciclotetrasiloxano e possuindo uma viscosidade entre 10 e 20 cSt (mm2/s); b) um polidiorganosiloxano com terminação em grupos hidroxilo, metilo, alcoxi ou vinilo e possuindo uma viscosidade entre 2 000 e 6 000 cSt (mm2/s) e/ou uma goma de silicone, e c) sendo o equilíbrio perfeito com água.
  2. 2. Composição para polir o mobiliário de acordo com a reivindicação 1, na qual o polidiorganosiloxano é polidimetilsiloxanodiol.
  3. 3. Composição para polir o mobiliário de acordo com a reivindicação 1 ou 2, compreendendo, como componente (b), uma goma de silicone consistindo numa mistura de siloxanos e silicones com terminações dimetilo, metilvinilo e vinilo, opcionalmente misturada com o referido polidiorganosiloxano.
  4. 4. Composição óleo-em-água para polir o mobiliário, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, compreendendo: 0,05% a 5,00% de um agente tensioactivo óleo-em-água, 0,01 % a 1,00% da referida goma de silicone, 0,3% a 50,0% do referido fluido de silicone de baixa viscosidade, 0,2% a 5,0% do referido polidiorganosiloxano, 0 a 25% de um solvente do tipo hidrocarboneto e sendo o equilíbrio perfeito com água
  5. 5. Composição para polir o mobiliário de acordo com a reivindicação 4, incluindo adicionalmente um propulsor para distribuição da composição sob a forma de aerossol.
  6. 6. Loção para polir mobiliário de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, compreendendo: 1 0,05% a 5,0% de um agente tensioactivo água-em-óleo, 0,5% a 50,0% do referido fluido de silicone de baixa viscosidade, 0,01% a 1,00% da referida goma de silicone, 0 a 25,0% de um solvente do tipo hidrocarboneto, 0,02% a 0,1% de um agente tensioactivo óleo-em-água, e sendo o equilíbrio perfeito com água. Lisboa, 11JUN. 2000 Por S.C. Johnson & Son, Inc.
    Ager_____________ Arco da Conceição, 3,1!- 1100 LISBOA 2 RESUMO COMPOSIÇÃO PARA POLIR O MOBILIÁRIO SEM CERA E COM COMPONENTES DE SILICONE Prepara-se uma composição para polir o mobiliário sem cera e contendo silicone usando 1) um fluido de silicone de baixa viscosidade e uma goma de silicone; ou 2) um fluido de silicone de baixa viscosidade e um polidiorganosiloxano; ou 3) um fluido de silicone de baixa viscosidade, uma goma de silicone e um polidiorganosiloxano, juntamente com água e um ou mais agentes tensioactivos apropriados.
PT96944339T 1995-12-20 1996-12-13 Composicao para polir o mobiliario sem cera e com componentes de silicone PT868491E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US08/575,941 US5681377A (en) 1995-12-20 1995-12-20 Wax-free furniture polish with silicone components

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT868491E true PT868491E (pt) 2000-09-29

Family

ID=24302318

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT96944339T PT868491E (pt) 1995-12-20 1996-12-13 Composicao para polir o mobiliario sem cera e com componentes de silicone

Country Status (19)

Country Link
US (1) US5681377A (pt)
EP (1) EP0868491B1 (pt)
JP (1) JP2000502145A (pt)
KR (1) KR100386765B1 (pt)
CN (1) CN1089354C (pt)
AR (1) AR004397A1 (pt)
AT (1) ATE190642T1 (pt)
AU (1) AU722761B2 (pt)
BR (1) BR9612096A (pt)
CA (1) CA2241079C (pt)
DE (1) DE69607210T2 (pt)
DK (1) DK0868491T3 (pt)
ES (1) ES2143801T3 (pt)
GR (1) GR3033473T3 (pt)
HK (1) HK1017703A1 (pt)
NZ (1) NZ325621A (pt)
PT (1) PT868491E (pt)
WO (1) WO1997022673A1 (pt)
ZA (1) ZA9610796B (pt)

Families Citing this family (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE69719144T2 (de) * 1996-10-21 2003-10-16 Taiho Ind Co Treibmittelfreies Glanz- und Schutzmittel für Elastomere, Vinylpolymere und dergleichen
US5844007A (en) * 1996-10-21 1998-12-01 No Touch North America Lustering and protecting agent for rubber, vinyl, and the like
US5866532A (en) * 1997-08-29 1999-02-02 Amway Corporation Automotive cleaning and protectant composition
NL1015223C2 (nl) * 2000-05-17 2001-06-07 Sara Lee De Nv Inrichting voor het bewerken van een oppervlak, in het bijzonder van een leren oppervlak, zoals dat van leren schoenen.
FR2827190A1 (fr) * 2001-06-22 2003-01-17 Rhodia Chimie Sa Utilisation d'une huile comprenant un groupement polaire comme aide au depot d'une huile polaire non ionisable
US6652632B2 (en) 2001-10-22 2003-11-25 S. C. Johnson & Son, Inc. Furniture polish composition
US6930080B2 (en) * 2002-11-08 2005-08-16 S. C. Johnson & Son, Inc. Wipes impregnated with biliquid foam treating liquids
US6881757B2 (en) * 2002-11-08 2005-04-19 S.C. Johnson & Son, Inc. Aerosol biliquid foam
US6749673B2 (en) * 2002-11-08 2004-06-15 S. C. Johnson & Son, Inc. Biliquid foam furniture polish
US7399738B1 (en) * 2007-08-03 2008-07-15 The Clorox Company Sprayable dry wash and wax composition comprising a silicone blend and acrylic-based polymer
US20090088519A1 (en) * 2007-10-01 2009-04-02 O'brien Stickney Janese Christine Furniture polish compositions substantially free of organic solvents
US9663683B2 (en) * 2011-10-31 2017-05-30 S. C. Johnson & Son, Inc. Polish composition
CN103666284A (zh) * 2013-11-22 2014-03-26 南通信一服饰有限公司 一种防水耐磨皮衣光亮剂
CN104974669A (zh) * 2014-12-02 2015-10-14 裴萌 一种无蜡去污上光剂
CN106085249B (zh) * 2016-06-17 2018-03-16 广州保赐利化工有限公司 一种表板蜡
US11773293B2 (en) 2017-11-15 2023-10-03 S. C. Johnson & Son, Inc. Freeze-thaw stable water-in-oil emulsion cleaner and/or polish compositions
CN110628331A (zh) * 2019-10-18 2019-12-31 廖华平 一种家具高上光剂及其制备方法

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2804440A (en) * 1955-01-31 1957-08-27 Gen Electric Organopolysiloxane polishes
US3965518A (en) * 1974-07-08 1976-06-29 S. C. Johnson & Son, Inc. Impregnated wiper
US4963432A (en) * 1989-04-10 1990-10-16 Sterling Drug Inc. One step polishing wiper
US5112394A (en) * 1990-06-25 1992-05-12 S.C. Johnson & Son, Inc. Furniture polish concentrate and formulations
EP0536280A4 (en) * 1990-06-25 1993-05-26 S.C. Johnson & Son, Inc. Furniture polish concentrate and formulations
US5264027A (en) * 1992-08-11 1993-11-23 Wacker Silicones Corporation Detergent resistant compositions
US5443760A (en) * 1993-06-03 1995-08-22 Dow Corning Corporation Silicone containing oil-in-water emulsions
US5531814A (en) * 1995-04-25 1996-07-02 Dow Corning Corporation Self-leveling silicone polish

Also Published As

Publication number Publication date
ES2143801T3 (es) 2000-05-16
ATE190642T1 (de) 2000-04-15
CA2241079C (en) 2002-05-07
HK1017703A1 (en) 1999-11-26
AR004397A1 (es) 1998-11-04
CN1209155A (zh) 1999-02-24
DE69607210D1 (de) 2000-04-20
AU1417197A (en) 1997-07-14
MX9804993A (es) 1998-09-30
DE69607210T2 (de) 2000-11-30
DK0868491T3 (da) 2000-08-21
US5681377A (en) 1997-10-28
AU722761B2 (en) 2000-08-10
KR100386765B1 (ko) 2003-08-21
GR3033473T3 (en) 2000-09-29
ZA9610796B (en) 1997-07-11
EP0868491B1 (en) 2000-03-15
EP0868491A1 (en) 1998-10-07
BR9612096A (pt) 1999-02-23
CA2241079A1 (en) 1997-06-26
WO1997022673A1 (en) 1997-06-26
CN1089354C (zh) 2002-08-21
JP2000502145A (ja) 2000-02-22
KR20000064496A (ko) 2000-11-06
NZ325621A (en) 1999-10-28

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT868491E (pt) Composicao para polir o mobiliario sem cera e com componentes de silicone
US4013475A (en) Polish
US4810407A (en) Non-homogenized multi-surface polish compositions
US3929492A (en) Surface treating compositions
AU2002348377B2 (en) Viscosity modification of petroleum distillates
AU2012332876B2 (en) Furniture polish composition
AU2002348377A1 (en) Viscosity modification of petroleum distillates
CA2269448A1 (en) Improved siloxane automotive protectant compositions
JP4181498B2 (ja) 家具用つや出し組成物
AU2002348000A1 (en) Furniture polish composition
EP0239084A2 (en) Non-homogenized multi-surface polish compositions
MXPA05004933A (es) Barniz para mobiliario de espuma biliquida.
EP1328596B1 (en) Polish compositions
MXPA98004993A (en) Polish without wax for furniture with silic components
WO2024062351A1 (en) Water-based composition for treating hydrophobic surfaces
JPH10183066A (ja) チューブ入り艶出しコーティング剤