PT86565B - Processo para a preparacao de peptidos de retrovirus de imunodeficiencia humana (hiv-virus) e de composicoes farmaceuticas que os contem - Google Patents

Processo para a preparacao de peptidos de retrovirus de imunodeficiencia humana (hiv-virus) e de composicoes farmaceuticas que os contem Download PDF

Info

Publication number
PT86565B
PT86565B PT8656588A PT8656588A PT86565B PT 86565 B PT86565 B PT 86565B PT 8656588 A PT8656588 A PT 8656588A PT 8656588 A PT8656588 A PT 8656588A PT 86565 B PT86565 B PT 86565B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
peptides
hiv
virus
preparation
group
Prior art date
Application number
PT8656588A
Other languages
English (en)
Other versions
PT86565A (fr
Inventor
Luc Montagnier
Marc Alizon
Francois Clavel
Pierre Sonigo
Mireille Guyader
Denise Guetard
Original Assignee
Pasteur Institut
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from US07/003,764 external-priority patent/US5051496A/en
Application filed by Pasteur Institut filed Critical Pasteur Institut
Publication of PT86565A publication Critical patent/PT86565A/pt
Priority to PT8675288A priority Critical patent/PT86752B/pt
Publication of PT86565B publication Critical patent/PT86565B/pt

Links

Landscapes

  • Peptides Or Proteins (AREA)
  • Medicines Containing Antibodies Or Antigens For Use As Internal Diagnostic Agents (AREA)

Description

PROCESSO PARA A PREPARAÇÃO DE PÉPTIDOS DE
RETROVÍRUS DE IMUNODEFICIÊKCIA HUMANA (HIV-VÍRUS)
E DE COMPOSIÇÕES FARMACÊUTICAS QUE ÓS CORTEM
A presente invenção refere-se a péptidos antigénicos codi ficados pelas sequências env ou gag de HIV-2. Podem utilizar-se alguns destes péptidos no diagnóstico da presença de anticorpos contra pelo menos um dos antigénios de HIV-2 no soro 'biológico. A presênte invenção também diz respeito a péptidos que se consideram especialmente como agentes de protecção. As sequências nucle£ tídicas que codificam estes péptidos incluem-se na sequência nucleotídica de HIV-2 já descrita no pedido de patente de invenção portuguesa Rs 84 182 depositado em 22 de Janeiro de 1987.
Os péptidos da presente invenção caracterizam-se pelas seguintes sequências:
I
env 1 ( 1735- 1809 )
• · ValThrAlalleGluLysTyr GTCACTGCTATAGAGAAGTAC • ·
LeuGlnAspGlnAlaArgLeuAsnSerTrpGlyCysAlaPheArg ctacaggaccaggcgcggctaaattcatggggatgtgcgtttaga . 1800 GlnValCy$
CAAGTCTGC env2 (1912-1983)
SerLysSerLeuGÍuGlnAlaGln
AGTAAAAGTTTAGAACAGGCACAA 1900 IleGlnGlnGluLysAsnMetTyrGluLeuGlnLysLeuAsnSer ATTCAGCAAGAGAAAAATATGTATGAACTACAAAAATTAAATAGC Tr3
TG(j env3 ( 1482- 1 530)
Pro CCT
ThrLysGluLysArgTyrSerSerAlaBisGlyArgBieThrArg
ACAAAAGAAAAAAGATACTCCTCTGCTCACGGGAGACATACAAGA 1500 · · env4 (55-129)
CysThrGlnTyrValThrValPheTyrGlyValPro
TGCACCCAATATGTAACTGTTTTCTATGGCGTACCC
ThrTrpLysAsnAlaThrlleProLeuPheCysAlaThr
ACGTGGAAAAATGCAACCATTCCCCTCTTTTGTGCAACC
100
env5 ( 175-23I)
AspAsp GATGAT • · · · ·
TyrGlnGluIleThríeuAsnValThrGluAlaPheA6pAlaTrp TATCAGGAAATAACTTTGAATGTAACAGAGGCTTTTGATGCATGG . 200
AsnAsn
AATAAT env6 (274-330)
GluThrSerlleLysProCysValLysLeuThrProLeuCys GAGACATCAATAAAACCATGTGTCAAACTAACACCTTTATGT . · 300
ValAlaMetLysCyí GTAGCAATGAAATGC evn7 (607-660)
AsnHísCysAsnThrSerValIle
AACCATTGCAACACATCAGTCATC . 600 .
ThrGluSerCyeAspLysllisTyrTrpAsp
ACAGAATCATGTGACAAGCACTATTGGGAT env8 (661-720)
AlalleArgPheArg
GCTATAAGGTTTAGA • · · ·
TyrCysAlaProProGlyTyrAlaLeuLeuArgCysAsnAspThr
TACTGTGCACCACCGGGTTATGCCCTATTAAGATGTAATGATACC • * 7 00 .
env9 (997-1044)
LysArgProArgGlnAlaTrpCysTrpPheLysGlyLya AAAAGACCCAGACAAGCATGGTGCTGGTTCAAAGGCAAA
1000 *
TrpLyeAsp
TGCAAAGAC· envlO ( 1 132-12 15)
LysGlySerAspProGluValAlaTyrHetTrpThrAsn AAAGGCTCAGACCCAGAAGTAGCATACATGTGGACTAAC • · · · ·
CysArgGlyGluPheLeuTyrCysAsnMetThrTrpPheLeuAsn TGCAGAGGAGAGTTTCTCTACTGCAACATGACTTGGTTCCTCAAT * . 1200
env 1 1 ( 1237-1305)
• ·. • ArgAsnTyrAlaProCysHísIle CGCAATTATGCACCGTGCCATATA
• ·ζ · · *
LysGlnllelleAsnThrlrpBisLysValGlyArgAsnValTyr AAGCAAATAATTAACACATGGCATAAGGTAGGGAGAAATGTATAT
1300 gagl (991-1053)
As pCys Ly s Leu VaILeuLy sGlyLeuGlyMetAsnProThrLeu GACTGTAAATTAGTGCTAAAAGGACTAGGGATGAACCCTACCTTA 1000
GluGluMetLeuThrAlal
GAAGAGATGCTGACCGCC
- 5 Para o objectivo da presente invenção deve considerar-se aqui incorporada, como referência, a literatura técnica disponível referente ao HIV-2, atendendo a que para a obtenção dos pépti dos anteriormente descritos se aplicaram as técnicas descritas na referida literatura em condições similares.
A presente invenção refere-se a um processe para sintetizar os péptidos anteriormente referidos.
Os referidos polipeptidos que suportam o epitope em especial aqueles cujos aminoácidos N-terminal e O-terminal se encontram livres, também se obtêm por síntese química, de acordo com técnicas bem conhecidas na química das proteínas.
A síntese dos péptidos em solução homogénea e em fase sóli da é bem conhecida.
A este respeito,pode recorrer-se ao método de síntese em solução homogénea descrito por Houbenweyl no trabalho intitulado Methoden der Organischen Chemie (Methods of Organic Chemistry) editado por P. WWSCH., vol 15. I e II, THIEME, Stuttgart, 1974.
Este método de síntese consiste na condensação sucessiva ou dos aminoácidos sucessivos dois a dois, segundo a ordem adequa da, ou de fragmentos de péptidos sucessivos previamente disponíveis ou formados e que contém já diversos resíduos amino-acilo, respectivamente, pela ordem adequada. Com excepção dos grupos car boxilo e amino que deverão tomar parte na formação das ligações peptídicas, deve ter-se 0 cuidado de proteger antecipadamente todos os outros grupos reactivos suportados por estes grupos ou fragmentos amino-acilo. Contudo, antes da formação das ligações peptídicas, activam-se com. vantagem os grupos carboxilo, de acordo
- 6 — com métodos bem conhecidos na síntese dos péptidos. Em alternativa, pode recorrer-se a reacções de acoplamento que fazem actuar os rea. gentes convencionais, por exemplo, do tipo carbodiimida, tal como l-etil-J-(3-dimetil-aminopropil)-carbodiimida. Quando o grupo aminoácido utilizado transporta um grupo amino adicional (por exemplo, lisina) ou uma outra função ácida (por exemplo, ácido glutâmico), podem proteger-se estes grupos com grupos carbobenzoxi ou t-butiloxi-carbonilo, no que se refere aos grupos amina, ou com grupos t-butil-éster no que respeita aos grupos carboxílicos. Existem procedimentos semelhantes.'para a protecção de outros grupos reactivos. Dor exemplo, pode proteger-se o grupo SH (por exemplo, na cisteína) com um grupo acetamido-metilo ou para-metoxi-benzilo.
No caso da síntese progressiva, aminoácido a aminoácido, inicia-se a síntese, de preferência pela condensação do aminoácido C —terminal que corresponde ao grupo amino-acilo vizinho na sequên cia desejada, e assim sucessivamente passo a passo, até ao aminoácido N— terminal. Outra técnica preferida e segura é a descrita por R. D. Merrifield em Solid phase peptide synthesis (1. Am. Chem. Soe., 45, 2149 - 2159).
De acordo com o processo de Merrifield, fixa-se o primeiro aminoácido C-terminal da cadeia a uma resina polimérica porosa ade. quada por meio do seu grupo carboxilico e protege-se então o grupo amino do referido aminoácido, por exemplo com um grupo t-butiloxi-carbonilo.
Quando o primeiro aminoácido C-terminal se fixa deste modo à resina, remove-se o grupo protector do grupo amina mediante lavagem da resina com um ácido, por exemplo, ácido trifluoroacético, quando o grupo protector do grupo amina é um grupo t-buti- 7 ;7<
loxi-carbonilo.
Depois, liga-se o grupo carboxílico do segundo aminoácido que fornece o segundo grupo amino-acilo da sequência peptídica dese. jada ao grupo amina desprotegido do aminoácido C-terminal fixado na resina. Activa-se, de preferência, o grupo carboxilo deste segundo aminoácido por exemplo, com diciclo-hexil—carbodiimida, enquanto se protege o seu grupo amina, por exemplo em um grupo t-bu tiloxi-carbonilo. Obtém-se assim, a primeira parte da cadeia peptí dica desejada, que compreende os dois primeiros aminoácidos. Conforme anteriormente referido, desprotege-se então o grupo amina e pode prosseguir-se posteriormente com a fixação do grupo amino-acilo seguinte, e assim por diante, até se obter na totalidade o péptido pretendido.
Podem então remover-se os grupos protectores dos diferentes grupos laterais, se existirem, da cadeia peptídica assim forma da. Pode então separar-se o péptido pretendido da resina, por exem pio com ácido fluorídrico, e recuperá-lo finalmente, na forma pura a partir da solução ácida através de procedimentos convencionais.
Sempre que necessário pode aumentar-se o caracter imunogé nico in vivo dos péptidos da presente invenção mediante o seu a coplamento ou conjugação covalente a uma molécula de transporte fisiologicamente aceitável e não tóxica.
Como exemplo de moléculas de transporte ou de suportes macromoleculares que podem utilizar-se para a obtenção dos conjuga dos de acordo com a presente invenção, mencionar-se-ão as proteínas naturais, tais como o toxóide tetânico, a ovalbumina, as albuminas séricas, as hemociaminas, etc. Também podem utilizar-se veículos
- 8 macromoleculares de síntese, por exemplo poli-lisinas ou poli(D-L-alanina)-poli(L-lisina)s.
Conhecem-se a partir de literatura, outros tipos de veícu los macromoleculares que se podem utilizar e que possuem, geralmen te, pesos moleculares superiores a 20 000.
Podem sintetizar-se os conjugados de acordo com técnicas conhecidas, tal como a descrita por Frantz e Robertson em Infect. and Immunity, 33, 193-198 (1981) ou por P. E. Kauffman em Applied and Environmental MLcrobiology, Outubro de 1981, Vol. ' é n^ 4, 611-614.
Podem utilizar-se por exemplo, os agentes de acoplamento seguintes: aldeído glutárico, cloroformato de etilo, carbodiimidas solúveis em água /N-etil-TT'-(3-dimetil-amino-propil)-carbodiimida, HC17 diisocianatos, bis-diazo-benzidina, di-, e tricloro-s-triazinas, brometos cianogénicos, benzaquinona,assim como os agentes de acoplamento referidos em Scand. J. Immunol., 1978, vol. 8, p.
7-23 (Avrameas Ternynck, Guesdon).
Podem utilizar-se quaisquer processos de acoplamento para ligar, por um lado, um ou vários grupos reactivos do péptido e, por outró lado, um ou vários grupos reactivos do veículo de suporte. Além disso, consegue-se um acoplamento em condições vantajosas entre os grupos carboxilo e amina transportados pelo péptido e o veí. culo e, vice-versa, na presença de um agente de acoplamento do tipo que se utiliza na síntese das proteínas, isto é, l-etil-3-(3-dimetil-amino-propil)-carbodiinida, N-hidroxi-benzotriazol, etc. Também se pode efectuar o acoplamento entre os grupos amina supor, tados pelo péptido e pelo veículo respectivamente, com glutaraldeí.
- 9 do, por exemplo, de acordo com o método descrito por Hoquet, p. e outros (1982) Molec. Immunol., 19, 1441 - 1549, quando o: veículo é a hemocianina.
Pode reforçar-se a imunogenicidade dos péptidos que supor tam a epitope por oligomerização, por exemplo, na presença de glu taraldeído ou de qualquer outro agente de ligação adequado.
A presente invenção refere-se em particular, aos oligómeros-imunogénicos solúveis em água assim obtidos e que compreendem, em especial, 2 a 10 unidades monoméricas.
Os péptidos (que no seguimento serão designados de um modo geral como antigénios”) da presente invenção, se obtidos num ésta do puro a partir de preparações do vírus HIV-2 ou no que se refere mais particularmente aos péptidos por síntese química, sâo úteis nos processos para a detecção da presença de anticorpos anti-HIV-2 em meios 'biológicos, especialmente fluídos biológicos tais como soros do homem ou de animais, tendo em vista, particularmente, a possibilidade de diagnosticar IAS ou AIDS.
A presente invenção refere-se a composições imunogénicas que compreendem pelo menos um péptido, um oligómero desse péptido ou um desses péptidos conjugado com uma molécula de transporte, em associação com um veículo farmaceuticamente adequado ou fisiologicamente aceitável. Esta composição é especialmente apreciada para a produção de uma vacina caracterizada pelo facto de ser capaz de induzir a produção de anticorpos contra os péptidos anteriormente referidos, tendo em vista a protecção contra uma infecção provoca, da pelo vírus HIV-2.
A presente invenção refere-se ainda a um processo de dia-
gnóstico in vitro que utiliza os péptidos anteriormente descritos para a detecção de anticorpos anti-HIV-2 nos soros dos pacientes que os possuam.
processo para o diagnóstivo in vitro de uma infecção causada pelo vírus HIV-2 numa amostra biológica é caracterizado por:
- se fazer contactar essa amostra biológica com um dos péptidos em condições que permitam a formação do com plexo antigénio-anticorpo,
- se detectar o complexo antigénio-anticorpo formado.
De entre os péptidos descritos, aqueles que possuem um par ticular interesse para fins de diagnóstico são os seguintes: env 1, env 2, env 5 θ gag 1·
Um aspecto preferido do processo da invenção compreende:
- a deposição de uma quantidade previamente determinada de um ou vários dos referidos péptidos antigénicos nos recipientes de uma microplaca de titulação;
- a introdução de diluições crescentes de fluido biológico, isto é, soro a ser diagnosticado dentro destes recipientes;
- a incubação da microplaca;
- a lavagem cuidadosa da microplaca com um tampão adequado;
- a adição aos recipientes de anticorpos especificamente marcados dirigidos contra as imunoglobulinas do sangue;e
- a detecção, por meios físicos ou químicos adequados, do complexo antigénio-anticorpo formado, que é então o indicador da presença de anticorpos HIV-2 no fluido bioló gico.
Efectua-se, com vantagem, a marcação dos anticorpos anti-imunoglobulina com um enzima escolhido entre os que são capazes
-lide hidrólisar um substrato, substrato este que sofre uma modifica ção da sua absorçêb de radiação, pelo menos numa banda de comprimen tos de onda pré-determinada. A detecção do substrato, de preferência por comparação no que se refere a um controlo, fornece assim um cálculo dos riscos potenciais da presença efectiva da doença.
Assim, os métodos preferidos são detecções imuno-enzimáticas ou imuno.flurescentes, especialmente de accido com a técnica ELISA. As titulações podem ser determinações por imuncfLurescência ou determinações imuno-enzimáticas directas ou indirectas. Podem efectuar-se as titulações quantitativas dos anticorpos nos soros estudados.
A presente invenção diz também respeito a conjuntos de dia gnóstico para a detecção in vitro de anticorpos contra o vírus HIV-2, conjuntos esses que incluem qualquer dos péptidos aqui identificados e todos os reagentes biológicos e químicos, assim como o equipamento necessário para se proceder a ensaios de diagnóstico. Os conjuntos preferidos englobam todos os reagentes necessários pa ra se efectuarem ensaios ELISA. Deste modo os conjuntos preferidos incluirão, além de qualquer dos referidos polipéptidos, tampões adequados e imunoglobulinas anti-humanas, sendo essas imunoglobulinas anti-humanas marcadas quer por uma molécula.imunoflurescente quer por um enzima. Por último, os conjuntos preferidos incluem também um substrato hidrolisável pelo enzima e que proporciona um sinal, particularmente absorção modificada de uma radiação, pelo menos num determinado comprimento de onda, sinal esse que indica assim, a presença do anticorpo no fluido.biológico que será ensaia do com o referido conjunto.
A presente invenção também se refere a composições de vaci1 nas cujo principio activo é serem constituídas por qualquer dos imu nogénios, isto é, os petidos ou oligopéptidos descritos anteriormen te, eventualmente conjugados com uma molécula de transporte em um veículo farmacêutico adequado ou aceitável sob o ponto de vista fisiológico.
Os péptidos preferidos que se utilizam na produção de prin cipios de vacinação são os péptidos env 4, env 5, env 6, env 7, env 8, env 9, env 10, env 11, conforme definido anteriormente. A título de exemplo, e sem caracter limitativo, pode referir-se que as doses adequadas de composições para vacinas são aquelas que pro vocam com eficácia o aparecimento de anticorpos in vivo, no hos. pedeiro, especialmente num hospedeiro humano. As doses adequadas estão compreendidas entre 10 e 5θθ microgramas de polipéptido, pro. teína ou glicoproteína por Kg, por exemplo, 50 a 100 microgramas por Kg.
Podem utilizar-se os diferentes péptidos de acordo com a presente invenção, para a produção de anticorpos,de preferência anticorpos monoclonais específicos dos diferentes péptidos, respeç. tivamente. Para a produção de hibridomas que segnegam _ os referidos anticorpos monoclonais utilizaram-se métodos de produção e rastre/ o convencionais. Estes anticorpos monoclonais que fazem parte da presente invenção, fornecem assim, dados muito úteis' para a identi ficação e até determinação das proporções relativas dos diferentes polipéptidos ou proteínas em amostras biológicas, especialmente a. mostras humanas, que contêm HIV-2 ou vírus aparentados.

Claims (1)

  1. Reivindicações
    1Processo para a preparação de um péptido antigénico seleccionado entre os péptidos com a seguinte fórmula:
    env1 (1735-1809)
    ValThrAl»lleGluLy»Tyr CTçactgctatagagaagtac
    LeuGlnAspGloAlaArRLeuAsr. SerTrpGlyCysAlaPhíArt
    CTACAGCACCAGCCGCCGCTAAATICATGGGCATGTGCGTTTAGA
    1 800
    CinValCy. CAAGTCTGC env2 (1912-1983)
    SerLysSerLeuGluGlnAlaGln
    AGTAAAACTTTACAACAGGCACAA 1900
    11«GInGInGluLy(A auMetTyrGluLeuG lnLysLeuAsnser
    ATTCACCAACAGAAAAATATGTATGAACTACAAAAATIAAATAGC
    Trp TGG env3 (1482-1530)
    Pro CCT
    ThrLy,CluLy»ArjTyrSerSerAliBisClyArgBj,ThrArg ACAAAAGAAAAAAGATACTCCTCTGCTCACGGGACACATACAAGA 1500 · ♦ env4 (55-129)
    CysThrGInTyrValThrV*IPheTyrG1yVaIPto
    TGCACCCAATATGTAACTGTTTTCTATGGCGTACCC
    ThrTrplysAsnAlaThrlleProLeuPheCysAlaThr
    ACCTGGAAAAATGCAACCATTCCCCTCTTTTCTCCAACC
    100 env5 (175-231)
    AspAsp GATGAT • · · * ♦
    TyrClnGluIleThrLeuAânValThrGluAlaPheAspAleTrp TATCAÇGAAATAACTTTGAA1GIAACACAGGCTTTTGATGCATGG . 200
    AsnArn
    AATAAT env6 (274-330)
    GluThrSerIleLysProCy»ValLy»LeuThrProLeuCy* GAGACAICAATAAAACCATGIGTCAAACTAACACCTTTATGT . . 300
    ValAlaHetLysCy»
    GTAGCAATGAAATGC env7 (607-660)
    ÂsnHisCysAsnThrSerValIle
    AACCATTGCAACACATCAGTCATC . 600 . · ThrGluSerCyBAsplysHisTyrTrpAsp ACAGAATCATGTGACAAGCACTATTGGGAI env8 (661-720)
    A]alleArgPheArg GCTATAACGTTTAGA • ♦
    TyrCysAlaProProGlyTyrAlaLeuLeuArÊCysAsnAspThr tactgtccaccaccgggttatgccctattaagatgtaatgatacc • · 7 00 .·.
    /··, .· .· &
    •Xv.
PT8656588A 1987-01-16 1988-01-18 Processo para a preparacao de peptidos de retrovirus de imunodeficiencia humana (hiv-virus) e de composicoes farmaceuticas que os contem PT86565B (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT8675288A PT86752B (pt) 1987-02-11 1988-02-11 Processo para a preparacao de peptidos susceptiveis de serem reconhecidos por anticorpos induzidos contra retrovirus da imunodeficiencia humana (virus hiv) suas aplicacoes no diagnotico de infeccoes provocadas por alguns destes virus e em tal circunstancia a vacinacao contra a sida

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US07/003,764 US5051496A (en) 1986-01-22 1987-01-16 Peptides related to human immunodeficiency virus II (HIV-2)

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT86565A PT86565A (fr) 1988-02-01
PT86565B true PT86565B (pt) 1991-12-31

Family

ID=21707471

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT8656588A PT86565B (pt) 1987-01-16 1988-01-18 Processo para a preparacao de peptidos de retrovirus de imunodeficiencia humana (hiv-virus) e de composicoes farmaceuticas que os contem

Country Status (4)

Country Link
IE (1) IE61711B1 (pt)
NZ (1) NZ223217A (pt)
PT (1) PT86565B (pt)
ZA (1) ZA88310B (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
ZA88310B (en) 1988-07-22
IE61711B1 (en) 1994-11-30
NZ223217A (en) 1990-08-28
PT86565A (fr) 1988-02-01
IE880115L (en) 1988-07-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4551270A (en) DNA Fragments coding for polypeptides containing at least one antigenic determinant of the papillomavirus, particularly of the HPV 1a type and corresponding polypeptides
US5595915A (en) Method of determining antigenically active amino acid sequences
US4499080A (en) Synthetic ST toxin, process for its preparation and its use as a vaccinating agent
JPH01503464A (ja) インフルエンザウイルスの感染の診断及び予防のための合成ペプチド並びにそれらの使用
WO1997038011A1 (en) Non-dendritic backbone peptide carrier
JP2729070B2 (ja) 肝細胞内で亜三日熱マラリヤ原虫により生成されたタンパク質の特微的なエピトープを単数又は複数有する少なくとも1つのペプチド配列を含む分子、及びこれらの分子を含む化合物
PT85148B (pt) Processo para a obtencao de variantes, do virus lav e de compostos proteicos, assim como as suas aplicacoes
JPH01500432A (ja) Aidsおよびarcのウィルス原因物質に対して免疫化するための組成物および方法
US7332595B2 (en) DNA sequences encoding peptide sequences specific for the hepatic stages of P. falciparum bearing epitopes capable of stimulating the T lymphocytes
US4174385A (en) Method of identification of surface proteins of cancer cells, clinical test and method of immunization
US10597426B2 (en) Polypeptide compound and preparation method and use thereof
CN106596964B (zh) 用于诊断蠕虫感染的新型测定
JPH11242028A (ja) D−アミノ酸からなるペプチドによる診断方法の干渉の 排除
CA2086922C (en) Synthetic peptides and mixtures thereof for detecting hiv antibodies
JP3851761B2 (ja) Hiv抗体を検出するための合成ペプチド及びその混合物
ES2390408T3 (es) Detección de anticuerpos anti-proteína P ribosómica mediante péptidos sintéticos
RU2141969C1 (ru) Антигенные пептиды, способ обнаружения выделяемых опухолями частиц
PT86565B (pt) Processo para a preparacao de peptidos de retrovirus de imunodeficiencia humana (hiv-virus) e de composicoes farmaceuticas que os contem
JPH04507409A (ja) 風疹e1ペプチド
Brown et al. Antigenic determinants of influenza virus hemagglutinin. V. Antigenicity of the HA2 chain.
JPH07116055B2 (ja) 合成ワクチン
JP2006329976A (ja) 蛍光標識体
EP0284492A1 (fr) Nouvelles fractions peptidiques inductrices d&#39;anticorps protecteurs contre le virus de la leucémie bovine, procédé pour l&#39;obtention de telles fractions, leurs séquences codantes et vaccins réalisés à partir de ces fractions
CN110456053A (zh) 一种二价靶向多肽探针及其制备方法
JPH02111791A (ja) Hiv抗体と免疫化学的に反応する合成ポリペプチド