PT86112B - Processo para a preparacao de n-(diclorofosforil)-triclorofosfazeno a partir de pentacloreto de fosforo e de cloreto de amonio - Google Patents

Processo para a preparacao de n-(diclorofosforil)-triclorofosfazeno a partir de pentacloreto de fosforo e de cloreto de amonio Download PDF

Info

Publication number
PT86112B
PT86112B PT86112A PT8611287A PT86112B PT 86112 B PT86112 B PT 86112B PT 86112 A PT86112 A PT 86112A PT 8611287 A PT8611287 A PT 8611287A PT 86112 B PT86112 B PT 86112B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
process according
reaction
temperature
dichlorophosphoryl
ammonium chloride
Prior art date
Application number
PT86112A
Other languages
English (en)
Other versions
PT86112A (fr
Inventor
Philippe Potin
Nadine Passimourt
Original Assignee
Atochem
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Atochem filed Critical Atochem
Publication of PT86112A publication Critical patent/PT86112A/pt
Publication of PT86112B publication Critical patent/PT86112B/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08GMACROMOLECULAR COMPOUNDS OBTAINED OTHERWISE THAN BY REACTIONS ONLY INVOLVING UNSATURATED CARBON-TO-CARBON BONDS
    • C08G79/00Macromolecular compounds obtained by reactions forming a linkage containing atoms other than silicon, sulfur, nitrogen, oxygen, and carbon with or without the latter elements in the main chain of the macromolecule
    • C08G79/02Macromolecular compounds obtained by reactions forming a linkage containing atoms other than silicon, sulfur, nitrogen, oxygen, and carbon with or without the latter elements in the main chain of the macromolecule a linkage containing phosphorus
    • C08G79/025Polyphosphazenes
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C01INORGANIC CHEMISTRY
    • C01BNON-METALLIC ELEMENTS; COMPOUNDS THEREOF; METALLOIDS OR COMPOUNDS THEREOF NOT COVERED BY SUBCLASS C01C
    • C01B21/00Nitrogen; Compounds thereof
    • C01B21/082Compounds containing nitrogen and non-metals and optionally metals
    • C01B21/097Compounds containing nitrogen and non-metals and optionally metals containing phosphorus atoms

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Inorganic Chemistry (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Medicinal Chemistry (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Luminescent Compositions (AREA)
  • Lubricants (AREA)
  • Polymers With Sulfur, Phosphorus Or Metals In The Main Chain (AREA)
  • Agricultural Chemicals And Associated Chemicals (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)

Description

PROCESSO PARA A PREPARAÇÃO DE N-(DICLOROFOSFORIL)-TRICLOROFOSFAZENO A PARTIR DE PENTACLORETO DE
FOSFORO E DE CLORETO DE AMONIO
A presente invenção diz respeito a um processo para a prje paração de N-(diclorofosfori1)-triclorofosfazeno a partir de pentacloreto de fosforo e de cloreto de amónio.
Descreveu-se (pedido de patente de invenção europeia publicada sob o numero 0 026 685) a preparação de policlorofosfazenos lineares de formula geral
CI^OJpfNPd^Cl a partir de N-(diclorofosfori1)-triclorofosfazeno de formula
Cl
II í
C1-P-N=P-C1 (I)
I I Cl Cl
Este fosfazeno de formula I pode obter-se mediante decom posição de P^NCl·^ (fÕrmu^a desenvolvida 1 P=NPC1 gPCl) sob a acção de P^Ogj 12 Ρθ^θ* 11*^0 obter-se a partir de pentacloreto de fosforo e de cloreto de amónio (USA 3 231 327).
Este método requer a utilização de P20g, Pr°duto de mani_
pulação delicada devido em particular ao estado solido deste com posto e ã sua hidrofili a, e a decomposição de P^NCl^ θ acompanha_ da pela produção de uma importante quantidade de POCl^ (7 moles por 3 moles de composto de formula I).
94, 1591-4 (1961)y decompor P3NC112
Foi proposto /k BECKE-GOERING e W. LEHR. Chem. Ber.
com S02. De acordo com estes autores o P^NCl^ θ separado do meio reaccional e dissolvido em S02 líquido. Esta técnica requer a utilização de um quantida_ de importante de S02 e impõe a separação previa de PgNCl·^, operação que se deve necessariamente realizar ao abrigo da humidade atmosférica, d. EMSLEY e P. B. VDY, J. Chem. Soc. (A) 3025-9 (1970) propuseram efectuar a síntese de PgNClem tetracloroet£ no simétrico e injectar S02 no meio reaccional. Esta técnica con duziu, quando da etapa de preparação de Pg^Cl^, ã formação simuj tanea de homólogos superiores (P N2Clg e P^I^Cl·^) 3 assim co:mo de oligÕmeros cíclicos (N=PCl2)n com o símbolo n compreendido entre e 7.
tratamento de um tal meio reaccional com S02 proyoca uma reacção fortemente exotérmica elevando a temperatura do meio reaccional até a temperatura de ebulição do dissolvente. A mistura reaccional cora então de amarelo intenso e, apõs eliminação do dissolvente, o composto bruto é amarelo alaranjado. A experi_ encia mostra que a destilação não permite obter um composto final incolor.
A presente invenção propõe-se proporcionar um processo que permite preparar i nterroedi ari amente o PgNCl^, contendo some_n te uma pequena proporção de homólogos superiores ou de oligome-3ros cíclicos.
Fornece igualmente um processo que conduz ao fosfazeno de formula I quase incolor ao nível do composto bruto e totalmente incolor após destilação.
A presente invenção fornece ainda um processo para a pre. paração de um fosfazeno de fórmula I conduzindo a policondensados de massa molecular superior a 5.10 .
Outras vantagens da presente invenção aparecerão no decor rer da leitura que se segue.
processo de acordo com a presente inyençao consiste em misturar o pentacloreto de fósforo e o cloreto de amónio na presença de POCI3, em tratar depois com S02 0 meio reaccional contein do P^NCli2 e em manter a uma temperatura quanto muito igual a cer ca de 30°C e em separar 0 fosfazeno de fórmula I.
A relação molar
PC15 correspondente a estequiometria da reacção destes compostos e de 3/1. Pode-se utilizar com van tagem um excesso de cloreto de amónio que pode atingir 20%. Não se sairã do quadro da presente invenção formando in Situ 0 pejn tacloreto de fósforo a partir de PCl^ θ Cl2·
Utiliza-se 0 oxicloreto de fósforo (POClg) como dissolveji te de uma parte pelo menos dos reagentes. De uma maneira geral, a quantidade ponderai de POClg utilizada esta compreendida entre 0,5 e 5 vezes a quantidade ponderai de PCI5 + NH^Cl e, com vanta gem , entre 0,8 e 2 vezes.
E necessário considerar que 0 P0C13 e muito particularmeji te recomendado para a obtenção de um fosfazeno de fórmula I com-4/ f portando apenas uma pequena proporção de homólogos superiores ou de oligÕmeros cíclicos. E evidente que não se saira do quadro da presente invenção associando ao POCl^ outros dissolventes conhecidos para este tipo de reacção tais como tetracloroetano simétrico ou o clorobenzeno.
Utiliza-se o diÓxido de enxofre para a decomposição de Ρβ^^Ι 12 cora obter>Çã° de P^NOCl^. Devido a este facto, a quantiso dade de S02 utilizada deve ser tal que a relaçao molar ____2___
PC15 usado seja pelo menos de 2/3. Pode-se utilizar uma relação superior mas não parece vantajoso ultrapassar uma relação molar de 1,5/1.
A reacção de PC15 e NH^Cl efectua-se geralmente em atrno^ fera inerte e a uma temperatura superior a 70°C. Realiza-se com vantagem sob pressão atmosférica e a temperatura de refluxo de POClg, sendo o meio reaccional fortemente agitado. A duração da reacção é da ordem de algumas horas, por exemplo de 1 a 8 horas. Uma vez terminada a reacção (marcada particularmente pela interrupção da emissão de HC1), convém levar a temperatura do meio reaccional a um valor quando muito igual a cerca de 30°C.
Convém considerar o valor 30°C como um valor mãximo recomendado para obter produtos incolores, mas tendo em conta as rooda. lidades práticas de apreciação da coloração (exame õptico), este valor pode ser ligeiramente ultrapassado sem se sair do quadro da i nvenção.
No meio reaccional assim mantido a cerca de 30°C ou a uma temperatura inferior, introduz-se o S02- Efectua-se esta introdução com uma velocidade tal que a temperatura do meio não ultra
-5/ passe os 30°C. De uma maneira mais geral, o tratamento com S02 pode realizar-se a qualquer temperatura compreendida entre a tem peratura de fusão do meio reaccional e no máximo 30°C.
SO^ introduz-se com vantagem progressivamente, durante um período compreendido entre 0,5 e 10 horas de preferencia de uma a 6 horas, não podendo estes valores ser considerados como ordens de grandeza.
As reacções de formação e de decomposição de P^NCl·^ e os excessos eventuais de reagentes utilizados conduzem ã presença de HC1 e S02 que se podem eliminar mediante simples borbulhamento de azoto, ou sob pressão reduzida assim como se pode eliminar POCÍg e SOC12 mediante evaporação sob pressão reduzida.
processo de acordo com a presente invenção conduz ã for mação do N-(diclorofosfori1)-triclorofosfazeno de formula I com um rendimento superior a 80%. 0 tratamento com S02 a uma temperatura inferior a 30°C origina um P2NOClg bruto quase incolor e um P2NOC15 destilado rigorosamente incolor, aparecendo uma coloração amarela cada vez mais intensa ã medida que a temperatura do tratamento com S02 atinge e ultrapassa 30°C.
fosfazeno de formula I preparado de acordo com o processo da presente invenção pode conduzir, mediante policondensação efectuada por exemplo nas condições descritas no pedido de patente de invenção europeia n9 0 026 685 a policlorofosfazeno e aos seus produtos de substituição, particularmente poliorganofosfazenos tais como polialcoxifosfazenos, poliari1oxifosfazenos ou poli ami nofosfazenos.
Os exemplos que se seguem sao dados a título ilustrativo
-6e nao limitativo do processo de acordo com a presente invenção.
EXEMPLO 1:
Introduz-se, sucessivamente, em um reactor . 2400 g (11,5 moles) de PC15 . 230 g ( 4,3 moles) de NH^Cl . 1500 ml de POC13
Aquece-se o conjunto ate a temperatura de refluxo do di£ solvente e mantem-se sob agitação a esta temperatura durante 2 horas. A mistura reaccional apresenta-se sob a forma de uma su£ pensão de P^NCl^·
Arrefece-se a mistura reaccional a uma temperatura compreendida entre 10 e 20°C e injecta-se no meio reaccional 600g (9,36 moles) de SO^ no decurso de 250 minutos mantendo a temperji tura abaixo de 20°C.
ApÕs reacção, elimina-se os gases residuais (HC1 e S02) sob corrente de azoto , sendo o POCl^ e o SOC^ eliminados sob pressão reduzida a 1 torr (temperatura 20°C).
A mistura reaccional, perfeitamente incolor, contem 1017g de P2NOCI5 bruto (rendimento 97% sobre PCI5).
Destila-se 0 P^NOCl5 bruto de acordo com as seguintes condi ções:
- temperatura do fluido de aquecimento :130°C
- temperatura do destilador :115θ0
- temperatura da cabeça :87°C
- pressão(absoluta) : 0,5 torr
Trabalha-se com uma taxa de refluxo de 5 durante os 5 pri_ meiros % de destilação e uma taxa de refluxo de 1 até terminar a libertação dos vapores de P2NOCI1-. 0 total do destilado recolhido representa 85% da massa introduzida no destilador (rendimento 82,6% em relação ao PCl^ inicial).
Verifica-se que a primeira fracção de 5% apresenta uma cor amarela muito ligeira, sendo os 80% seguintes rigorosamente incolores e permanecendo incolores apos 2 semanas de armazenameji to sem azoto.
EXEMPLO 2:
Renova-se 0 ensaio descrito no Exemplo 1 introduzindo lOOg de SO2 no decurso de 300 minutos em uma mistura reaccional mantida a uma temperatura compreendida entre 10 e 20°C. Mantendo-se todas as outras condições, recolhe-se 997g de P2NOCI5 bruto inco lor e, apos destilação, 810g de P2N0Clg rigorosamente incolor e 0 restante apos 2 semanas de armazenamento sem azoto.
EXEMPLO 3:
Renova-se 0 ensaio descrito no Exemplo 1 introduzindo 0 S02 no decurso de 300 minutos em um meio reaccional mantido a 30°C (em vez de 10-20°C).
Obtém-se deste modo 992 g de P2NOC15 bruto muito ligeira_ mente colorido de amarelo.
Apos destilação de acordo com as condições descritas no exemplo 1, obtém-se 0 P2NOCI5 totalmente incolor apos um corte de
.f*
20%.
EXEMPLO COMPARATIVO 1:
Renova-se o ensaio descrito no Exemplo 1 introduzindo o S02 no decurso de 165 minutos no meio reaccional ã temperatura de refluxo do POCl^.
meio reaccional está fortemente tingido de amarelo e obtem-se 1020g de P^NOClg bruto fortemente corado de amarelo-ala_ ranjado.
Destila-se o P2NOC15 bruto de acordo com as condições des_ critas no exemplo 1. Obtém-se uma coloração amarela viya nos 6 primeiros % do destilado. Esta coloração sÕ desaparece apos destilação de 35% da carga. Continua-se a destilação até ao desapji recimento dos vapores de P/OClg. 0 destilado compreendido entre 35 e 85% apresenta uma ligeira coloração cinzenta que se torna ija tensa apõs 48 horas de armazenamento sob atmosfera de azoto.
EXEMPLO COMPARATIVO 2:
Renova-se o ensaio comparativo 1 introduzindo o S02 no decurso de 300 minutos. Obtêm-se deste modo 987g de P/OClg br£ to fortemente corado de amareio-alaranjado. 0 destilado compreendido entre 20 e 85% apresenta a cor cinzenta do exemplo comparati vo 1.
EXEMPLO 4:
P2NOC15 proveniente da fracção do destilado do exemplo
-91 compreendida entre 5 e 85% e policondensado nas seguintes condi ções:
- Introduz-se em um reactor, sob atmosfera de azoto, 165g de P^NOCl^ e 137g de triclorodifeni1 o e aquece-se sob agitação a 280°C. Elimina-se o POClg durante um período de 150 minutos apr£ ximadamente . Mantém-se o policondensado sob agitação e isola-se uma amostra ao fim de 26 horas (A) e uma outra ao fim de 30 h horas (B).
- Dilui-se a solução de policlorofosfazenos em triclorodifenilo obtida antes em benzeno de modo a obter-se uma solução contendo 10% em peso de policlorofosfazeno.
Prepara-se separadamente uma solução de fenol (35,65g ) em dieti1enoglico1-dimetiléter (150g). Desidrata-se esta solução até uma taxa de humidade inferior a 10 ppm. Introduz-se nesta solução 8,33 g de sódio e aquece-se o conjunto sob agitação durajn te 2 horas a 120°C. Logo que o sódio tenha desaparecido introduz-se, no decurso de cerca de 2 horas, 200 g da solução benzenica de policlorofosfazeno. Deixa-se o conjunto reagir durante 48 horas a 120°C. Neutraliza-se a mistura reaccional mediante adição de HC1. Eyapora-se os dissolventes sob vazio. Retoma-se o resíduo em solução na quantidade mínima de tetrahidrofurano, filtra-se e precipita-se em metanol. Escorre-se o precipitado, lava-se com metanol e seca-se a 80°C sob pressão reduzida a 1 torr.
As viscosidades intrínsecas dos polidifenoxifosfazenos obtidos são as seguintes:
a partir da amostra A:
a partir da amostra B:
= 75 ml/g, ou seja uma massa molecular em peso de 803.000.
= 79,4 ml/g, ou seja uma massa mole cular em peso de 870.000 (medida efectuada a 30°C em tetrahidrofurano).

Claims (8)

  1. Reivindicações
    1. - Processo para a preparação de N-(diclorofosforil)-triclorofosfazeno (P2NOC1^) a partir de pentacloreto de fósforo e de cloreto de amónio, caracterizado pelo facto de se fazer contactar os referidos reagentes na presença de POCl^, de se tratar depois com S02 o meio reaccional contendo P^NCl^ resultante da reacção dos referidos compostos, mantendo-se o dito meio reaccional a uma temperatura no máximo igual a cerca de 30°C, e de se separar o fosfazeno P2NOC1^.
  2. 2. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracte rizado pelo facto de a relação molar PCl^/NH^Cl ser de 3/1.
  3. 3. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de se utilizar NH^Cl em excesso que pode atingir 20 % em relação à estequiometria da reacção com PClg.
  4. 4. - Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo facto de se utilizar uma quantidade ponderai de POCl^ que representa entre 0,5 e 5 vezes a quantidade ponderai de PClj- + NH^Cl.
  5. 5. - Processo de acordo com uma qualquer das reivindica ções 1 a 3, caracterizado pelo facto de se utilizar POCl^ em quantidade ponderai representando entre 0,8 e 2 vezes a quantidade ponderai de PC1$ + NH^Cl.
  6. 6. - Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo facto de se utilizar uma quantidade tal de S02 que a relação molar SO2/PC1^ posta em jogo seja de pelo menos 2/3.
  7. 7. - Processo de acordo com a reivindicação 5, caracteri zado pelo facto de a relação molar SC^/PCl^ posta em jogo não exceder 1,5/1.
  8. 8, - Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo facto de a temperatura do meio no qual se introduz SC^ ser mantida entre a temperatura de fusão do meio reaccional e cerca de 30°C.
PT86112A 1986-11-12 1987-11-11 Processo para a preparacao de n-(diclorofosforil)-triclorofosfazeno a partir de pentacloreto de fosforo e de cloreto de amonio PT86112B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR8615684A FR2606396B1 (fr) 1986-11-12 1986-11-12 Procede d'obtention de n(dichlorophosphoryl) trichlorophosphazene a partir de pentachlorure de phosphore et de chlorure d'ammonium

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT86112A PT86112A (fr) 1987-12-01
PT86112B true PT86112B (pt) 1990-08-31

Family

ID=9340717

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT86112A PT86112B (pt) 1986-11-12 1987-11-11 Processo para a preparacao de n-(diclorofosforil)-triclorofosfazeno a partir de pentacloreto de fosforo e de cloreto de amonio

Country Status (15)

Country Link
US (1) US4780292A (pt)
EP (1) EP0269506B1 (pt)
JP (1) JPS63166706A (pt)
KR (1) KR940009270B1 (pt)
CN (1) CN1013660B (pt)
AT (1) ATE56684T1 (pt)
CA (1) CA1330616C (pt)
DE (1) DE3765093D1 (pt)
DK (1) DK169251B1 (pt)
ES (1) ES2017745B3 (pt)
FI (1) FI84166C (pt)
FR (1) FR2606396B1 (pt)
GR (1) GR3000951T3 (pt)
IE (1) IE60122B1 (pt)
PT (1) PT86112B (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5403909A (en) * 1993-07-15 1995-04-04 General Electric Company Catalysts for polycondensation and redistribution of organosiloxane polymers

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CA572951A (en) * 1959-03-24 Barth-Wehrenalp Gerhard Phosphorus compounds and process for making
CA724556A (en) * 1965-12-28 Lehr Wendel Preparation of p3ncl12
CA730618A (en) * 1966-03-22 Olin Mathieson Chemical Corporation Preparation of p4n2ci14
CA580958A (en) * 1959-08-04 J. Kahler Ernest Compounds of the class p2x5no and process for producing same
US2925320A (en) * 1956-02-16 1960-02-16 Pennsalt Chemicals Corp Compounds of the class p2x5no and process for producing same
US3231327A (en) * 1961-11-13 1966-01-25 Fmc Corp Preparation of n-dichlorophosphinylimidophosphoric trichloride
GB1321102A (en) * 1970-04-09 1973-06-20 Castrol Ltd Method for preparing trihalophosphazine phosphoryl dihalides
FR2466435A1 (fr) * 1979-09-27 1981-04-10 Inst Mondial Phosphate Nouveaux polychlorophosphazenes et leur procede de preparation
US4522798A (en) * 1983-09-08 1985-06-11 Ethyl Corporation Halophosphazene polymers

Also Published As

Publication number Publication date
FR2606396A1 (fr) 1988-05-13
FI84166B (fi) 1991-07-15
CA1330616C (fr) 1994-07-12
DK169251B1 (da) 1994-09-26
EP0269506A1 (fr) 1988-06-01
FI874983A0 (fi) 1987-11-11
IE873042L (en) 1988-05-12
ES2017745B3 (es) 1991-03-01
CN87107375A (zh) 1988-06-22
KR940009270B1 (ko) 1994-10-06
KR880006253A (ko) 1988-07-22
JPH0481522B2 (pt) 1992-12-24
US4780292A (en) 1988-10-25
DK591187D0 (da) 1987-11-11
EP0269506B1 (fr) 1990-09-19
FI874983A (fi) 1988-05-13
IE60122B1 (en) 1994-06-01
FI84166C (fi) 1991-10-25
JPS63166706A (ja) 1988-07-09
GR3000951T3 (en) 1991-12-10
DE3765093D1 (de) 1990-10-25
DK591187A (da) 1988-05-13
ATE56684T1 (de) 1990-10-15
PT86112A (fr) 1987-12-01
CN1013660B (zh) 1991-08-28
FR2606396B1 (fr) 1989-02-10

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT86112B (pt) Processo para a preparacao de n-(diclorofosforil)-triclorofosfazeno a partir de pentacloreto de fosforo e de cloreto de amonio
US2911335A (en) Thiophosphate ester fungicides
Roesky et al. Thiophosphate chemistry. Anion set X2PS2-,(XPS2) 2S2-, and (XPS2) 2S22
KR930023334A (ko) 유기 폴리이소시아네이트의 표준화 및 안정화 방법, 및 이 방법에 의해 얻어진 안정한 생성물
PT88475B (pt) Processo para a preparacao de polimeros a base de boro e azoto utilizaveis na fabricacao de produtos e artigos ceramicos a base de nitreto de boro
DE3664778D1 (en) Process for the preparation of thermoplastically processable aromatic polyamides containing chemically integrated ether and sulfonyl groups
DE3676546D1 (de) Verfahren zur herstellung von beschichtungsmitteln auf der basis von polyamiden nach dem faellungsverfahren.
Skowrońska et al. Reaction of Tricoordinate Phosphorus Compounds with Pseudohalogens. Scope and Mechanism
JPS5891020A (ja) 環状クロルホスフアゼンの精製法
FI84589C (fi) Foerfarande foer framstaellning av n-(diklorfosforyl)-triklorfosfazen.
US3354166A (en) Nu-substituted ammonium salts of monoesterified phosphonic acids
PT86931B (pt) Processo para a preparacao de policlorofosfazeno
US2636048A (en) Method of producing trialkyl phosphate esters
PT86929B (pt) Processo para a preparacao de policlorofosfazeno na presenca de bis-(diclorofosforil)-imida
KR890008209A (ko) 이미도그룹-함유 가용성 실리콘 올리고머, 이의 경화된 물질, 및 이를 제조하는 방법
KR20030094237A (ko) 실라놀 종결 올리고머 물질의 제조 방법
SU1077895A1 (ru) Способ получени циклических ариленфосфитов
SU992524A1 (ru) Олигохинонсульфиды в качестве отвердител ароматических полимеров и способ их получени
AT302968B (de) Zyklisches verfahren zur herstellung wasserfreier fluorwasserstoffsaeure
DE59203224D1 (de) Verfahren zur Abtrennung organischer Phosphorverbindungen und weiterer Verunreinigungen aus verdünnter Schwefelsäure.
DE4221854A1 (de) Phosphornitridchloride enthaltende Zusammensetzungen und Verfahren zu deren Herstellung
Hofmann XXV.—Contributions to the history of the phosphorus-bases
TH9005A (th) วิธีการสำหรับเตรียมอาริลฟอสไฟท์ที่มีการเรียงตัวของหมู่ต่าง ๆ ขัดขวางกัน
Bekasova et al. Transformations of the m‐carborane cage in m‐carborane‐containing polyamides having different structural units in the chain
GB1502577A (en) Polyhydroxy phenols and method for preparing the same

Legal Events

Date Code Title Description
MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20020831