PT85836B - Processo de purificacao, por via biologiga, de aguas residuais sobre leito de material granular - Google Patents

Processo de purificacao, por via biologiga, de aguas residuais sobre leito de material granular Download PDF

Info

Publication number
PT85836B
PT85836B PT85836A PT8583687A PT85836B PT 85836 B PT85836 B PT 85836B PT 85836 A PT85836 A PT 85836A PT 8583687 A PT8583687 A PT 8583687A PT 85836 B PT85836 B PT 85836B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
water
process according
layer
treated
bed
Prior art date
Application number
PT85836A
Other languages
English (en)
Other versions
PT85836A (fr
Inventor
Gilbert Desbos
Original Assignee
Omnium Traitement Valorisa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Omnium Traitement Valorisa filed Critical Omnium Traitement Valorisa
Publication of PT85836A publication Critical patent/PT85836A/pt
Publication of PT85836B publication Critical patent/PT85836B/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C02TREATMENT OF WATER, WASTE WATER, SEWAGE, OR SLUDGE
    • C02FTREATMENT OF WATER, WASTE WATER, SEWAGE, OR SLUDGE
    • C02F3/00Biological treatment of water, waste water, or sewage
    • C02F3/02Aerobic processes
    • C02F3/06Aerobic processes using submerged filters
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C02TREATMENT OF WATER, WASTE WATER, SEWAGE, OR SLUDGE
    • C02FTREATMENT OF WATER, WASTE WATER, SEWAGE, OR SLUDGE
    • C02F3/00Biological treatment of water, waste water, or sewage
    • C02F3/02Aerobic processes
    • C02F3/10Packings; Fillings; Grids
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C02TREATMENT OF WATER, WASTE WATER, SEWAGE, OR SLUDGE
    • C02FTREATMENT OF WATER, WASTE WATER, SEWAGE, OR SLUDGE
    • C02F3/00Biological treatment of water, waste water, or sewage
    • C02F3/28Anaerobic digestion processes
    • C02F3/2806Anaerobic processes using solid supports for microorganisms
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y02TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
    • Y02WCLIMATE CHANGE MITIGATION TECHNOLOGIES RELATED TO WASTEWATER TREATMENT OR WASTE MANAGEMENT
    • Y02W10/00Technologies for wastewater treatment
    • Y02W10/10Biological treatment of water, waste water, or sewage

Description

' A presente invenção refere-se ao domínio da depuração por via biológica das águas residuais tais como nomeadamente as águas de esgotos urbanos, as águas de esgotos industriais e eventualmente, as águas das redes de distribuição 4e água que se pretende tornar potáveis.
Sabe-se que o tratamento biológico, por exemplo, da água, consiste em degradar as impurezas inorgânicas por acção duna biomassa de depuração livre ou fixa e que contém microrganismos diversos; baterias, leveduras, protozoários, metazoários, etc.. No processo com biomassa livre, por acção de lamas activadas, há a impossibilidade de se concentrar am grande número as diversas espécies de microrganismos, pouco decantáveis, na medida em que a concentração da biomassa se realiza por decantação; o processo é portanto limitado relativamente à carga possível de BOD (biological oxigen demand - necessidade de oxigénio biológico) e de COD (chemical oxygen demand - necessidade de oxigénio químico). Nos sistemas de biomassa fixa, a concentração da biomassa (com as bactérias) faz-se por fixação num suporte. A capacidade de decantação deixa então de ser o critério primordial e esta técnica possui um potencial de depuração muito superior ao dos processos convencionais.
A invenção situa-se no domínio da depuração biológica com a biomassa fixa, vantajosamente com um leito granular fixo num reactor biológico que desempenha assim o papel de agente filtrante que retém as lamas em excesso produzidas no próprio interior do reactor assim como as matérias em suspensão presentes no efluente a tratar. 0 reactor é lavado periodicamente para eliminar as lamas em excesso e as matérias em suspensão que se acumulam.
í Entre os processos com melhores rendimentos baseados no princípio de depuração com biomassa fixa, recorda-se o processo designado Biocarbone” (marca registada)
desenvolvido pela Requerente e que consiste essencialmente em fazer percolar a água a tratar, de cima para baixo, através dum leito submerso e fixo de material filtrante granular com insuflação de corrente gasosa oxigenada num nível intermediário do leito, em condições bem determinadas e críticas de débito de água, de débito de gás oxigenado, natureza e constituição do leito, quantidade de poluição a eliR minar, etc. (ver por exemplo, as patentes francesas N^. [ 76.21245, public. Νδ. 2 358 362 e Νδ, 78.30232 public. NS.
439 749, assim como as respectivas patentes correspondentes depositadas no estrangeiro).
Um dos objectivos da presente invenção consiste em proporcionar um processo, inspirado na técnica acima mencionada de filtração arejada através duma massa granulosa, capaz de tratar directamente, após uma simples passagem através duma rede, uma água residual bruta sem necessidade duma operação preliminar de decantação primária.
Outro objectivo visado pela invenção, e entre outros que serão evidenciados no decurso da descrição, consiste na realização de economias no gás oxigenado de arejamento e no volume de água necessário para efectuar a lavagem do filtro, mantendo a possibilidade de tratar com grande eficácia uma água que contém fortes cargas de poluição, por o exemplo, correspondendo a pelo menos 15 kg de COD/m de leito/dia.
De acordo com a característica fundamental do processo da invenção, o tratamento de purificação efectua-se num reactor único em que a água a tratar atravessa de baixo para cima a massa de material granular (ou leito filtrante) constituído por duas regiões sucessivas; uma primeira zona do tipo de condições anaeróblcas e depois uma segunda zona, por cima da primeira, do tipo de condições aeróbicas em que se injecta um gás oxigenado para o arejamento.
Na descrição que se segue, entende-se por zona anaeróbica” uma região do reactor desprovida de oxigénio livre e que é alimentada por um afluente de água a tratar, isenta de nitrato, que pode ser denominada ”acidogénica” quando as moléculas hidrocarbonadas contidas no afluente são transformadas em ácidos gordos.
Quando se examina a técnica anterior conhecida, encontram-se na realidade descrições de processos em que se evocam, muitas vezes a título de variantes, medidas tais como injecção da água num ou vários leitos fixos, introdução de ar em diversos pontos do leito, utilização duma zona anaeróbica para a filtração, mas em nenhum caso foi sugerida ou descrita uma técnica que combine os parâmetros e fases operatórias críticas tais como são sugeridas pela presente invenção.
; De acordo com uma forma de realização vantajosa do processo geral tal como se definiu acima, o leito de matéria] granular é do tipo de camadas múltiplas cujas granulometrias são decrescentes de baixo para cima. Por exemplo, a título preferencial mas não limitativo, o material filtrante pode compreender, de baixo para cima, uma primeira camada com uma granulometria de 20 a 60 mm (por exemplo, calhaus) com uma espessura de pelo menos, 15 cm; uma segunda camada com a gra·· nulometria de 6 a 10 mm com uma espessura de, pelo menos, 40 cm e depois uma camada superior com a granulometria de 1 a 4 nm com uma espessura de, pelo menos, 50 cm. Além do suporte acima mencionado de calhaus (ou outros), o produto filtrante pode ser constituído por, por exemplo, um dos seguintes produtos ou suas misturas: xistos, argilas, carvão activo, areia, materiais plásticos expandidos, podendo as densidades destes produtos (ou duma parte deles) ser superio res ou inferiores à da água.
Na prática, as espessuras médias das camadas, por
exemplo, quando se utilizam três camadas como se referiu acima, variam, na maior parte das vezes, entre 25 e 40 cm para a camada inferior, entre 65 e 85 cm para a camada intermédia e entre 60 cm e 2 m para a camada superior, isso para um reactor com cerca de 3,5 m.
Na gradação dos diâmetros de partículas escolhidos, tal como se definiu acima e, duma maneira geral para uma boa marcha do processo, os interstícios dos grãos escolhidos paraf as camadas inferiores evitam a penetração nos grãos da camada superior. No decurso da depuração em leito fixo, não se produz portanto a mistura das camadas de materiais granulares e pode-se assim manter, de acordo com uma finalidade essencial da presente invenção, duas populações biológicas sobrepostas cujos efeitos diferentes, respectivamente característicos dum meio aeróbico e dum meio anaeróbico se tornam então complementares quanto à depuração.
Graças à pré-filtração, de acordo com a presente invenção, na zona de anaeróbia baixa,.designada igualmente acidogénica, em que as matérias orgânicas complexas da água bruta são transformadas em ácidos gordos voláteis, obtém-se uma série de vantagens entre as quais se pode mencionar de maneira particular as seguintes:
- uma apreciável economia do fornecimento de oxigénio neceèsário à filtração arejada na zona superior de aerobia onde- termina a depuração·,
- uma diminuição importante da DCO de origem que pode atingir 40 a 50% (em peso) assim como uma boa retenção das matérias em suspensão;
- uma cinética de oxidação biológica, na zona de filtração arejada, sensivelmente mais rápida devido ao facto de se efectuar a transformação prévia das poluições orgânicas na zona acidogénica,
por esse motivo, existe a possibilidade, como já se citou acima, de se admitir cargas aplicadas de COD muito importantes, por exemplo, que vão até 30 kg/m3 de leito/dia, graças à sobreposição numa única operação, de acordo com a invenção, das duas filtrações biológicas sucessivas nas duas zonas bem definidas.
A este respeito, note-se que a última fase da metanação (transformação dos ácidos gordos em metano) por bactérias B^etanogénicas, clássica no caso dum tratamento simples em anaeróbia, é no presente caso substituída parcial ou completamente por uma depuração aeróbica e transformação dos ácidos gordos e moléculas orgânicas mais simples em co2.
: De acordo com a presente invenção, o gás oxigenado como, por exemplo, ar eventualmente enriquecido em oxigénio é injectado ao nível que se escolheu como limite superior da zona anaeróbica. Na prática, no caso acima mencionado dos leitos de camadas múltiplas, o ponto de injecção pode corresponder sensivelmente ao terço inferior ou a metade da espessurã. total do leito granular. Este ar, cuja velocidade é geralaente mantida entre 5 e 40 m/ho^a quando a corrente <· fluidp e contínua, pode por um lado ser? distribuída por vários pontos na zona superior aeróbica e, por outro lado, ser injectado de maneira intermitente, segundo cadências escolhidas pelos técnicos no assunto em função da poluição da água a tratar. Na prática, as quantidades de ar variam geralmente entre 10 e 40 m N/h/kg cLe DBO aplicado. Por outro lado, de acordo com uma variante utilizável no quadro do processo de acordo com a presente invenção, pode-se introduzir' intermitentemente gás oxigenado, precisamente antes da purga que evacua a biomassa em excesso pela parte inferia!' do filtro tendo em vista reduzir, caso assim se pretenda, a taxa de fósforo no efluente tratado.
A água tratada de acordo com a presente invenção e normalmente evacuada por descarga na parte superior do reactor. Todavia é também possível retirá-la, pelo menos em parte, ligeiramente abaixo do nível superior do leito filtrante.
A lavagem dos filtros efectua-se geralmente por alimentação simultânea de ar e água (com velocidades de 25 a 100 m/h) seguida por uma lavagem apenas cora água com uma velocidade de 20 a 120 m/h. Além disso, é fundamental que, no decurso do tratamento, se elimine em parte a biomassa retida nas camadas inferiores do filtro por melo de descargas programadas no sentido de cima para baixo da água contida no leito de filtração de maneira a conservar uma quantidade óptima de biomassa activa no filtro em função da poluição contida no afluente a tratar.
Em certos casos, pode ser vantajoso prever a adição duma pequena quantidade de agente coagulante à água bruta antes da sua introdução no sentido ascendente nas duas zonas de filtração. Para este efeito, pode-se utilizar qualquer dos produtos conhecidos para esse efeito, tais como sulfato de alumínio, sal férrico, polímeros orgânicos, etc..
Na descrição seguinte relativa a exemplos não limitativos de exemplos de realização e de ilustração dum dispositivo para a realização prática do processo de acordo com a presente invenção, encontram-se referidos outros pormenores íb parâmetros operatórios.
Exemplos de realização
Para numerosos ensaios efectuados, dos quais se descrevem alguns a título ilustrativo, utilizou-se um reactor piloto de forma tubular de diâmetro igual a 45 cm e com cerca de 3,60 m de altura cujo esquema simplificado está re-
presentado na Figura 1 (única) anexa.
leito granular de filtração era constituído sucessivamente, de baixo para cima, a partir da grelha (1) por uma primeira camada A de calhaus com 30 a 40 mm de diâmetro e com uma espessura igual a cerca de 30 cm; uma segunda camada B de saibro com o diâmetro compreendido entre 6 e 8 mm e com a espessura igual a cerca de 70 cm; e uma terceira camada C de xisto expandido com o diâmetro dos grãos compreendido entre 2 e 5 mm e com a espessura igual a cerca de 1 m.
gás oxigenado, no caso presente ar, era enviado por meio do distribuidor perfurado (2) situado a um nível determinado como limite superior da zona de condições anaeró bias X, ficando evidentemente a zona em condições aeróbias situada acima do distribuidor (2). Ho presente caso, a injecção de ar efectuava-se a cerca de 1 metro acima do fundo do reactor, na parte inferior da terceira camada granular C.
A agua a tratar era introduzida no reactor que percorre n0 sentido de baixo para cima, por intermédio da canalização (3); a água depurada era evacuada pela descarga superior (4) no topo do reactor ou, de acordo com uma varian te, pela canalização (5) situada precisamente abaixo do nível superior da camada C de xisto. A água de lavagem do fil3ίί·; tro era enviada pela tubuladura (6) enquanto a canalização (7) realiza a evacuação das descargas periódicas de água, de cima para baixo em relaçao ao filtro, empregando a água contida dentro deste para eliminar a biomassa.
A) De acordo com uma primeira série de ensaios, tratou-se uma água residual urbana (afluente que é alimentado através de (3)), previamente passada através duma grelha e isentada de areias, com as seguintes características àktJI .
DCO:
DBO:
MES:
tes:
m/h
As condições
- velocidade
- velocidade
550
200
250
a 650 a
250
350 gerais de funcionamento eram as seguin ascendente da água a tratar: 2 m/h do ar injectado através de (8): 6 a
- carga aplicada: 14 kg de DC0/m3 de material/dia
- descarga de água (purga) durante 4 a 5 segundos para baixo do filtro, todas as 6 horas aproximada- que corresponde a cerca de 1 % da produção de água filtro, todas as 48 horas do ar igual a cerca de de alto mente, depurada;
- lavagem ascendente do aproximadamente, com velocidades m/h e da água igual a cerca de 80 m/h seguida de enxaguamento com água a uma velocidade igual a cerca de 80 m/h, sendo a duração total das lavagens e enxaguamentos igual a aproximadamente 10 minutos.
Esse tratamento da cesso da presente invenção, da cuja BOI) tinha diminuído tinham diminuído para 25 mg/1· água bruta, de acordo com 0 propermitiu obter uma água depurapara 80 mgA enquanto os M.E.S.
.Como variante, na realização de alguns ensaios, introduziu-se um segundo distribuidor de ar no nível indicado pela seta (9) e verificou-se que, em certos casos, se obtinham resultados ligeiramente melhores.
A título ilustrativo, na Tabela 1 indicam-se os efeitos que se obtiveram com uma única zona anaeróbica X usando oe tratamentos efectuados como se indica; neste quadro, todes os números indicados correspondem a mgA· . Jl
Tabela 1
Água bruta Água à saída da zona de regime anaeróbico (ou acidogénica)
cod total 550 330
COD dissolvida 280 230
M.E.S. 260 90
M (de NHp 42 45
P total 11 10,8
Ortofosfatos 8,5 12,9
Ácidos gordos voláteis 12 55
Como se pode constatar, na zona anaeróbica e sem gastos de energia de arejamento, são retidos cerca de 40 $ da DCO, 65 % das M.E.S. (uma decantação primária apenas elimina na melhor das hipóteses 50 $); além disso, o teor de amoníaco aumenta ligeiramente devido à mineralização do azoto orgânico e sobretudo uma parte importante da poluição orgânica foi transformada em ácidos gordos voláteis.
B) Be acordo com uma outra série de experiências, procurou-se realizar o tratamento igualmente do azoto do amoníaco por nitrificação simples do NHy
Operou-se no reactor representado, com o mesmo tipo de leito granular mas com uma altura total do leito igual a 3 m (em vez de 2 como anteriormente) cuja terceira camada fina tem uma espessura de 2 m em vez de 1 m). As condições gerais eram as mesmas que no caso do Exemplo 1 mas com os valores Seguintes:
- na água bruta: DCO: 600 mg/1
N (de :ra3): 30 mgA
- carga >plicada de COD: 10 kg/m3 de leito/dia ki.. . . ..........Jl r · ·
- carga aplicada de N de 0,48 kg/m^ de leito/dia
- velocidade ascendente da água bruta: 2 m/h
- velocidade do ar de distribuição (2): 17 m/h
A água tratada tinha as seguintes características:
- DCO: 60 mg/1
- N (de NH3): 5 mg/1
- N (de I03): 14 mgA

Claims (9)

  1. REIVINDICAÇÕES
    13. - Processo de purificação, por via biológica, de águas residuais de acordo com o princípio do leito imerso e fixo de material granular, com arejamento pelo menos parcial da biomassa, caracterizado pelo facto de, num único reactor, se fazer passar a água a tratar de baixo para cima através duma massa de material granular que compreende, em primeiro lugar, uma zona de condições anaeróbias e depois uma segunda zona superior de condições aeróbias em que se injecta um gás oxigenado.
    23. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de a massa de material granular ser constituída por um filtro de várias camadas cujas granulometrias são decrescentes de baixo para cima.
  2. 3S, - Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo facto de o filtro compreender, de baixo para cima, uma primeira camada com a granulometria compreendida entre 20 e 60 mm com uma altura de pelo menos 15 cm; em seguida, uma segunda camada com a granulometria compreendida entre 6 e 10 mm com uma altura de, pelo menos, 40 cm; e uma camada superior com a granulometria compreendida entre 1 e
  3. 4 mm com uma altura de, pelo menos, 50 cm.
    41 Processo de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo facto de se injectar o gás oxigenado, de maneira contínua ou intermitente, num ou vários pontos, por cima da camada anaeróbia ou de anoxia.
  4. 5-. - Processo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de o material granular compreender, além duma camada inferior de calhaus (20 a 40 mm) que serve de suporte, pelo menos, a um dos produtos escolhidos de entre o grupo constituído por xisto, argila, carvão activo, areia, matérias plásticas expandidas, podendo as densidades dos referidos produtos ser superiores ou inferiores à da água.
  5. 6®. - Processo de acordo com qualquer das reivindicações la 5, caracterizado pelo facto de se evacuar a água tratada do reactor quer por descarga superior quer por descarga ligeiramente abaixo do nível superior do leito.
  6. 7®. _ processo de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo facto de, no decurso do tra tamento, a biomassa em excesso ser eliminada por uma descarga brutal, de alto para baixo, da água contida no leito filtrante, para se obter uma relação óptima entre a poluição gue entjçe (medida em DCO = necessidade de oxigénio químico) e a biomassa activa.
  7. 8®. - Processo de acordo com qualquer das reivindicações la 7, caracterizado pelo facto de 0 gás oxigenado ser enviado de maneira intermitente à parte inferior do filtro com 0 fim de reduzir 0 teor de fósforo do efluente trata do.
  8. 9®. - Processo de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo facto de, antes da entrada ascendente no reactor, se adicionar num agente coagulante à água a tratar.
  9. 10®. - Processo de acordo com qualquer das reivindi· caçoes 1 a 9, caracterizado pelo facto de se proceder perio dicamente a lavagens com correntes de ar e de água a velocidade de 25 a 100 m/h seguidas por um enxaguamento final com água depurada com velocidade compreendida entre 20 e 120 m/h.
PT85836A 1986-10-01 1987-09-30 Processo de purificacao, por via biologiga, de aguas residuais sobre leito de material granular PT85836B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR8613675A FR2604990B1 (fr) 1986-10-01 1986-10-01 Procede de purification, par voie biologique, d'eaux residuaires sur lit de materiau granulaire

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT85836A PT85836A (fr) 1987-10-01
PT85836B true PT85836B (pt) 1990-07-31

Family

ID=9339439

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT85836A PT85836B (pt) 1986-10-01 1987-09-30 Processo de purificacao, por via biologiga, de aguas residuais sobre leito de material granular

Country Status (8)

Country Link
US (1) US4800021A (pt)
EP (1) EP0265303B1 (pt)
JP (1) JPS63171697A (pt)
CA (1) CA1326078C (pt)
DE (1) DE3761970D1 (pt)
ES (1) ES2013770B3 (pt)
FR (1) FR2604990B1 (pt)
PT (1) PT85836B (pt)

Families Citing this family (88)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4892651A (en) * 1988-03-25 1990-01-09 Hill Theodore L Filtering system for fish ponds
FR2632947B1 (fr) * 1988-06-16 1991-10-18 Omnium Traitement Valorisa Procede et dispositif d'epuration d'eaux residuaires sur filtre biologique a particules moins denses que l'eau
FR2643065B1 (fr) * 1989-02-14 1991-06-14 Omnium Traitement Valorisa Procede et installation de traitement biologique, y compris nitrification et denitratation, d'une eau residuaire a traiter
US4997568A (en) * 1989-09-08 1991-03-05 Vandervelde Don M Process and apparatus for a biological reactor to purify water
GB9012703D0 (en) * 1990-06-07 1990-08-01 Anglian Water Services Ltd Sewage treatment
JPH0736919B2 (ja) * 1990-06-13 1995-04-26 勝利 大島 有機性廃液の浄化方法
FR2663921B1 (fr) * 1990-06-27 1992-12-11 Eel D Yeu Procede et dispositif de purification d'une eau polluee en dechets azotes.
JPH0461993A (ja) * 1990-06-28 1992-02-27 Ebara Infilco Co Ltd 有機性汚水の生物学的硝化脱窒素方法および装置
CA2022097C (en) * 1990-07-27 1995-02-14 Gerardo Buelna Method of pre-treating peat for use in biofilters for wastewater treatment and use thereof
FR2669917B1 (fr) * 1990-12-03 1993-07-16 Degremont Sa Reacteur d'oxydation et de reduction biologique, procede de biofiltration et procedes de lavage mis en óoeuvre dans ce reacteur.
FR2673618B1 (fr) * 1991-03-08 1994-01-21 Omnium Traitements Valorisation Procede d'epuration biologique des eaux par nitrification et denitrification.
FR2679897B1 (fr) * 1991-08-02 1994-02-18 Omnium Traitements Valorisation Procede pour l'elimination, par voie biologique, des nutriments carbones, azotes et phosphores dans les eaux residuaires.
US5217616A (en) * 1991-12-06 1993-06-08 Allied-Signal Inc. Process and apparatus for removal of organic pollutants from waste water
US5667688A (en) * 1991-12-23 1997-09-16 T. Kruger Systems As Process for the purification of polluted water
FR2689494B1 (fr) * 1992-04-03 1994-06-24 Cise Procede et dispositif pour la purification d'eaux residuaires par voie biologique.
US5707513A (en) * 1992-05-13 1998-01-13 Jowett; E. Craig Wastewater treatment method and apparatus
US6153094A (en) * 1992-05-13 2000-11-28 E. Craig Jowett Wastewater treatment method and apparatus
US5804432A (en) * 1992-06-18 1998-09-08 Knapp; Doug Method and apparatus for treating contaminated water
US5605629A (en) * 1992-08-03 1997-02-25 Rogalla; Frank A. Method for the removal of nutrients containing carbon, nitrogen and phosphorus
ES2097528T3 (es) * 1992-08-10 1997-04-01 Protec Partner Umwelttech Procedimiento y dispositivo para el tratamiento biologico de aguas residuales con carga organica y de residuos organicos.
JP3468784B2 (ja) * 1992-08-25 2003-11-17 栗田工業株式会社 超純水製造装置
AU674713B2 (en) * 1993-02-04 1997-01-09 Envirex Inc. Method of and apparatus for reducing iron fouling in groundwater treatment systems
US5352357A (en) * 1993-02-18 1994-10-04 Perry Cliff R Waste water treatment system
US5496472A (en) * 1993-12-20 1996-03-05 Tetra Technologies, Inc. Method and apparatus for denitrification of wastewater
CA2139554C (en) * 1994-01-06 2008-09-09 E. Craig Jowett Waste water treatment method and apparatus
CA2133265C (en) * 1994-09-29 2002-01-08 Serge R. Guiot Anaerobic and aerobic integrated system for biotreatment of toxic wastes (canoxis)
NL9401669A (nl) * 1994-10-10 1996-05-01 Boat Care Holland Bv Biologische afvalfluidumreiniger.
JP3323040B2 (ja) * 1995-09-06 2002-09-09 シャープ株式会社 超純水製造装置
US5776344A (en) * 1995-10-26 1998-07-07 Tetra Technologies Inc. Method for removing nitrogen from wastewater
NL1001576C2 (nl) * 1995-11-03 1997-05-13 Vacuplast B V Werkwijze en inrichting voor het zuiveren van verontreinigd water.
JP3233563B2 (ja) * 1995-12-28 2001-11-26 シャープ株式会社 排水処理装置および排水処理方法
DE19603690A1 (de) * 1996-02-02 1997-08-07 Staehler Gmbh Verfahren zur aeroben, weitergehenden biologischen Reinigung von Abwässern
US5705057A (en) * 1996-03-25 1998-01-06 Hoffa; Gary Fluidized bed biological filter assembly for fish tanks
US6086765A (en) * 1996-08-29 2000-07-11 Atara Environmental, Inc. Multi-stage facultative wastewater treatment system and method hydrolyzing biosolids
JP3350364B2 (ja) * 1996-09-06 2002-11-25 シャープ株式会社 排水処理方法および排水処理装置
FR2760739B1 (fr) * 1997-03-13 1999-04-30 Omnium Traitement Valorisa Dispositif pour la filtration ascendante des eaux residuaires a lit granulaire multi-couches
FR2760738B1 (fr) * 1997-03-13 1999-04-30 Omnium Traitement Valorisa Dispositif pour la filtration ascendante des eaux residuaires
CA2204422A1 (en) 1997-05-02 1998-11-02 Alexandra Kantardjieff Method of treating the liquid fraction of pig manure by an aerobic biofilter and sequestration of the solid fraction by zeolite
DE19723789C2 (de) * 1997-06-06 2000-08-03 Preussag Wassertechnik Gmbh Verfahren und Vorrichtung zur biologischen Entfernung von Stickstoff aus Abwasser
DE19758486C2 (de) * 1997-06-06 2000-08-17 Preussag Wassertechnik Gmbh Verfahren und Vorrichtung zur biologischen Entfernung von Stickstoff aus Abwasser
FR2764817B1 (fr) * 1997-06-19 1999-09-10 Omnium Traitement Valorisa Procede de regulation de l'apport en gaz oxygene dans un biofiltre a courants ascendants et installation pour la mise en oeuvre d'un tel procede
FR2764820B1 (fr) * 1997-06-19 1999-09-10 Omnium Traitement Valorisa Procede de controle et de regulation de la perte de charge dans un filtre biologique et installation pour la mise en oeuvre d'un tel procede
US5908555A (en) * 1997-08-29 1999-06-01 Hydrometrics, Inc. Anoxic biotreatment cell
US6105593A (en) * 1998-05-22 2000-08-22 Jet, Inc. Fixed film media cleaner apparatus and method
US6136185A (en) * 1998-06-19 2000-10-24 Sheaffer International Ltd. Aerobic biodegradable waste treatment system for large scale animal husbandry operations
US6183643B1 (en) * 1999-02-24 2001-02-06 Ag Tech International, Inc. Method and apparatus for denitrification of water
DE29923252U1 (de) * 1999-03-24 2000-10-05 Harbs Volker Vorrichtung zur Wasseraufbereitung und Abwasserreinigung unter Verwendung eines Schwebebettfilters
US6569322B1 (en) * 2000-05-18 2003-05-27 University Of New Orleans Research And Technology Foundation, Inc. Metal stearate denitrification system
US6447675B1 (en) * 2000-08-29 2002-09-10 Ron James Fish pond filter system
US6685826B1 (en) * 2000-08-29 2004-02-03 Ron James Fish pond filter system
US6565750B2 (en) * 2000-08-31 2003-05-20 O'brien & Gere Engineers, Inc. Trickling filter system for biological nutrient removal
US6709591B1 (en) * 2001-07-02 2004-03-23 Iowa State University Research Foundation, Inc. Static granular bed reactor
GB0124433D0 (en) * 2001-10-11 2001-12-05 Univ Manchester Metropolitan Improvemnts in or relating to fluid bed expansion and fluidisation
CN1286983C (zh) * 2002-01-16 2006-11-29 夏威夷大学 从有机物废料生产可生物降解的热塑性材料
ES2208108B1 (es) * 2002-11-14 2005-02-01 Frnco. Javier Mujal Valls Equipo de tratamiento de aguas residuales de origen organico.
WO2005026054A2 (en) * 2003-09-05 2005-03-24 Dharma Living Systems, Inc. Drain and flood wastewater treatment system and associated methods
US7081203B2 (en) * 2004-03-16 2006-07-25 Glenn Helm Compact surface mounted on-site wastewater treatment unit
JP4532172B2 (ja) * 2004-06-04 2010-08-25 フジクリーン工業株式会社 水処理装置
US7309434B2 (en) * 2004-06-28 2007-12-18 Potts David A Apparatus and method for wastewater treatment
JP4469736B2 (ja) 2005-02-07 2010-05-26 山洋電気株式会社 軸流送風機
EP1734014A1 (en) * 2005-06-14 2006-12-20 PDL Development SL Device and method for filtration of fluids
US20070051675A1 (en) * 2005-06-14 2007-03-08 Paul Lindh Filter device and method for filtering
US7431848B2 (en) 2005-08-26 2008-10-07 Ron James Modular ultraviolet sterilizer
US7329350B2 (en) 2005-09-12 2008-02-12 Aqua Ultraviolet Filtration system
US7833415B2 (en) * 2005-10-26 2010-11-16 D.C. Water & Sewer Authority Method for treating raw sludge including a simultaneous or pulsed aerobic/anoxic digestion process
US7374683B2 (en) * 2006-03-31 2008-05-20 Centre de Recherche industrielle du Quēbec Biofilter and method for filtering a waste liquid
US9079786B2 (en) * 2006-06-20 2015-07-14 Johannes van Leeuwen Purification of thin stillage from dry-grind corn milling with fungi
WO2008152700A1 (ja) * 2007-06-13 2008-12-18 Toyofumi Miyazaki 超微細粒焼砂生物濾過装置
US8481295B2 (en) * 2007-06-20 2013-07-09 Johannes van Leeuwen Fungi cultivation on alcohol fermentation stillage for useful products and energy savings
US7972502B2 (en) * 2007-07-04 2011-07-05 Kabushiki Kaisha Toshiba Aeration-less water treatment apparatus
EP2207873A1 (fr) 2007-10-08 2010-07-21 Greenwatt Digesteur anaerobie lavable avec biofilm fixe
PT2254842T (pt) * 2008-01-28 2016-12-22 Biowater Tech As Método e dispositivo para o tratamento de águas residuais
FR2941693B1 (fr) 2009-01-30 2011-11-04 De Tretaigne Nicolas Michel Systeme et procede de traitement des eaux usees.
US8029674B2 (en) * 2009-06-01 2011-10-04 The United States Of America As Represented By The Administrator Of The Environmental Protection Agency Biological filter for oxidizing ammonia in drinking water treatment
EP2601146A4 (en) * 2010-08-06 2014-09-03 Keppel Seghers Engineering Singapore Pte Ltd DEVICE AND METHOD FOR ANAEROBIC PROCESSING OF WASTE WATERS
KR101272016B1 (ko) 2010-11-17 2013-06-10 안대희 생물막 및 호기성 그래뉼 슬러지를 이용한 하·폐수처리 장치 및 방법
ES2546763T3 (es) 2011-04-04 2015-09-28 Veolia Water Solutions & Technologies Support Reactor y procedimiento mejorados de purificación biológica de aguas residuales
US20120285894A1 (en) 2011-05-13 2012-11-15 Frank Leslie Smiddy System and method for the treatment of wastewater
CN102502952B (zh) * 2011-11-08 2014-04-16 清华大学 提高氨氮去除能力的饮用水处理曝气炭砂滤池
CN102531173B (zh) * 2012-03-02 2013-11-27 浙江大学 复合介质生物滤器污水处理装置
KR101316051B1 (ko) 2012-04-30 2013-10-10 주식회사 라이크 생물학적 방법을 이용한 난분해성 슬러지의 처리장치
US9255025B2 (en) 2012-07-20 2016-02-09 ProAct Services Corporation Method for the treatment of wastewater
US9227863B2 (en) 2013-11-21 2016-01-05 Ronald F. Malone Biofiltration with enhanced sludge handling
US20160279542A1 (en) * 2015-03-26 2016-09-29 Thomas G. Stroope Pond Filter
US9827512B2 (en) * 2015-06-03 2017-11-28 Ronald F. Malone Embedded influent diffuser for floating media filter
US20160354711A1 (en) * 2015-06-03 2016-12-08 Ronald F. Malone Embedded Influent Diffuser for Floating Media Filter
US10913667B2 (en) * 2017-12-08 2021-02-09 Westech Engineering, Inc. Multi-media clarification systems and methods
DE102018101081A1 (de) 2018-01-18 2019-07-18 Cnp-Technology Water And Biosolids Gmbh Verfahren und Anordnung zur Gewinnung von Magnesiumammoniumphosphat

Family Cites Families (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3126333A (en) * 1964-03-24 Step a
US3171802A (en) * 1962-11-14 1965-03-02 Gen Services Company Sewage treatment
US3968034A (en) * 1970-12-02 1976-07-06 Jerzy Tymoszczuk Process and apparatus for treating wastes by a combined activated sludge and biological filter bed
FR2235089A1 (en) * 1973-06-26 1975-01-24 Anvar Elimination of chemically bound nitrogen from liquid effluent - by passing through beds contg. aerobic and then anaerobic bateria
GB1580733A (en) * 1977-06-10 1980-12-03 Degremont Method of biological purification of sewage
US4253947A (en) * 1979-02-12 1981-03-03 Kansas State University Research Foundation Method for wastewater treatment in fluidized bed biological reactors
NL7908138A (nl) * 1979-11-07 1981-06-01 Gist Brocades Nv Werkwijze voor het bereiden en in stand houden van biomassa op drager.
JPS5923878A (ja) * 1982-07-28 1984-02-07 Kokusai Electric Co Ltd プラズマエツチング装置
DE3228365A1 (de) * 1982-07-29 1984-02-02 Linde Ag, 6200 Wiesbaden Verfahren und vorrichtung zur biologischen reinigung von abwasser
FR2540484A1 (fr) * 1983-02-03 1984-08-10 Degremont Sa Appareil pour la filtration anaerobie d'eaux residuaires
JPS60187396A (ja) * 1984-03-06 1985-09-24 Hitachi Plant Eng & Constr Co Ltd 廃水の生物学的窒素除去装置
JPS6113859A (ja) * 1984-06-29 1986-01-22 Nec Corp 発信音送出方式
EP0193979A3 (fr) * 1985-02-25 1989-01-11 ACEC, Société Anonyme Procédé d'élimination de nitrates au moyen d'une conversion micro-biologique en présence d'hydrogène gazeux

Also Published As

Publication number Publication date
ES2013770B3 (es) 1990-06-01
JPS63171697A (ja) 1988-07-15
CA1326078C (fr) 1994-01-11
US4800021A (en) 1989-01-24
EP0265303B1 (fr) 1990-03-21
DE3761970D1 (de) 1990-04-26
EP0265303A1 (fr) 1988-04-27
FR2604990A1 (fr) 1988-04-15
JPH0450880B2 (pt) 1992-08-17
PT85836A (fr) 1987-10-01
FR2604990B1 (fr) 1991-04-05

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT85836B (pt) Processo de purificacao, por via biologiga, de aguas residuais sobre leito de material granular
JPH0137992B2 (pt)
JPH0790230B2 (ja) 生物学的廃水浄化方法
CN103030254A (zh) 一种低碳源生活污水的处理方法
JP2006289153A (ja) 汚水浄化方法及び装置
JP2584386B2 (ja) 生物ろ過方法および装置
KR101345790B1 (ko) 미생물의 영구배양 구조와 폐여재를 이용한 오, 폐수 정화 및 재이용장치
JPS6231637B2 (pt)
KR100775608B1 (ko) 슬러지인발과 회전원판을 이용한 오.폐수 처리방법 및 장치
SK282499B6 (sk) Spôsob čistenia komunálnych odpadových vôd
JP3973069B2 (ja) 有機性排水の処理方法及び装置
JPH06142668A (ja) 有機性汚水の浄化処理装置
JPH04244297A (ja) 汚水処理方法
JPH0671284A (ja) 有機性汚水の高度浄化装置
RU2170710C1 (ru) Способ биологической очистки бытовых и близких к ним по составу производственных сточных вод от органических соединений и взвешенных веществ
KR100304404B1 (ko) 고정생물막 및 연속역세척 여과공법에 의한 밀집형 고도 하폐수처리방법
JP2004148151A (ja) 有機性排水の処理方法と装置
JPWO2005005327A1 (ja) 浄水高度処理方法及び装置
JP3919455B2 (ja) 排水の高度脱窒方法
JP2004237219A (ja) 生物膜ろ過装置及び処理方法
JPH081186A (ja) 排水処理装置
JPH0375239B2 (pt)
JP5172058B2 (ja) 硝酸性窒素で汚染された地下水等の連続脱窒方法
JPH0311836B2 (pt)
JPH01236994A (ja) 低濃度排水の生物学的処理装置

Legal Events

Date Code Title Description
MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20020731

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20020731