PT85763B - Instalacao de extincao para um veiculo combinado de extincao de incendios - Google Patents

Instalacao de extincao para um veiculo combinado de extincao de incendios Download PDF

Info

Publication number
PT85763B
PT85763B PT85763A PT8576387A PT85763B PT 85763 B PT85763 B PT 85763B PT 85763 A PT85763 A PT 85763A PT 8576387 A PT8576387 A PT 8576387A PT 85763 B PT85763 B PT 85763B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
extinguishing
gas
pressure
installation
powder
Prior art date
Application number
PT85763A
Other languages
English (en)
Other versions
PT85763A (pt
Inventor
Reinhard Lansche
Erich Schweinfurth
Original Assignee
Total Feuerschutz Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Total Feuerschutz Gmbh filed Critical Total Feuerschutz Gmbh
Publication of PT85763A publication Critical patent/PT85763A/pt
Publication of PT85763B publication Critical patent/PT85763B/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A62LIFE-SAVING; FIRE-FIGHTING
    • A62CFIRE-FIGHTING
    • A62C35/00Permanently-installed equipment
    • A62C35/58Pipe-line systems
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A62LIFE-SAVING; FIRE-FIGHTING
    • A62CFIRE-FIGHTING
    • A62C27/00Fire-fighting land vehicles

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Business, Economics & Management (AREA)
  • Emergency Management (AREA)
  • Fire-Extinguishing By Fire Departments, And Fire-Extinguishing Equipment And Control Thereof (AREA)
  • Filling Or Discharging Of Gas Storage Vessels (AREA)
  • Fire-Extinguishing Compositions (AREA)
  • Maintenance And Inspection Apparatuses For Elevators (AREA)
  • Gas Burners (AREA)
  • Joining Of Glass To Other Materials (AREA)
  • Special Wing (AREA)
  • Artificial Filaments (AREA)
  • Fireproofing Substances (AREA)
  • Respiratory Apparatuses And Protective Means (AREA)

Description

Iara. tornar possível um fluxo do pó de extinção, j é necessário misturar o pó de extinção nos recipientes onde se encontra cor. um gás sob pressão. Utilizam-se para isso, por· exemplo, garrafas de azoto ou baterias de azoto, con uma pressão de enchimento de 20C bar.
á conhecida (DE-OS 2’5 55 680) a utilização de instalações de extinção por pó deste tipo como processo de acção rápida de extinção para a luta contra os incêndios, no exterior de veículos de extinção» Neste caso, o recipiente ao pó e posto sob pressão através de uma conduta de alimentação provida de uma válvula redutora ligada ao gás sob pressão»
São também conhecidas instalações de extinção utilizadas para a luta contra focos de incêndios em salas, por exemplo de laboratórios, de computadores, õe instalações de processamento de dados, etc., com um gás de extinção. Como meio de j extinção que forma o gas têm sido usados em especial aióxido de · carbono (002) liquefeito, sob pressão ou hidrocarbonetos nalogenados liquefeitos sob pressão, como Halon 1211 ou 1501» 0 gás de extinção e guardado em garrafas de gás associadas em baterias de gás de extinção.
E também conhecida a previsão de instalações com gás de extinção em veículos de extinção.
Se se associarem as instalações de extinção por pó e as instalações de extinção por gás num veículo de extinção, então devido a instalação combinada resulta um peso elevado, pois as instalações a pó, quando forem utilizadas têm também que ser alimentadas com gás propulsor a partir da bateria ue garraras de azoto levadas no veículo. Os pesos daí resultantes são particularmente notáveis nos veículos de extinção ce incêndios. Estes veículos tem ura peso total máximo admissível. Ee os componentes das instalações forem muito pesados, então só pode transportar-se uma pecuena quantidade de produtos de extinção.
L presente invenção tem por objecto proporcionar uma instalação de extinção em especial para veículos de extinção
de incêndios, cue seja mais leve, ocupe menos espaço e seja mais barata e torne portanto posssível uma utilização óptima ia capacidade de carga do veículo.
problema resolve-se se se utilizar a instalação de extinção como instalação combinada de extinção por pó e/ou por gás, através de consumidores separados, senão o gás a pressão elevada um gás ãe extinção que é utilizado para e carga da instalação de extinção por pó e/ou para a extinção de incêndios e -e o gás a alta pressão for levado, em cada caso de utilização à conduta de carga do recipiente de pó, por meio de um dispositivo redutor de pressão.
Com esta medida, o gás propulsor necessário para o fornecimento do pó é substituído pelo gás de extinção, de modo que é eliminada a bateria de garrafas de azoto e reduz-se desse modo o peso do veículo.
Ao mesmo tempo, devido à menor pressão do gás propulsor pode diminuir-se o peso do recipiente do pó, o cue conduz a uma nova redução do peso do veículo.
Como gás propulsor e/ou gás de extinção pode utili zar-se C02 ou Halon 1301. Uma variante aperfeiçoada preíerida da presente invenção consiste em prever na conduta de carga, entre o dispositivo redutor de pressão e as garrafas de gás sob pressão, um órgão de bloqueio e por de entre o órgão de bloqueio e as garrafas de gás sob pressão elevada partir uma conduta de derivação provida de uma válvula de bloqueio que, através de uma mangueira termina num tubo de neve ou noutro consumidor.
órgão de bloqueio pode então ser uma válvula de esfera, a partir da qual continua a conduta de carga provida do redutor de pressão.
fo desenho anexo está representado um exemplo de realização da presente invenção que se descreve a seguir em pormenor. As figuras representam:
A fig. 1, o esquema de tuna instalação combinada
de extinção por pó e/ ou por gás; e
k fig. 2, uma 0 V. t I* H *V C. Τ’ i ante da presente invenção
/ insta lação âe extinç&o (16) é e s s enc i εImente
constituída pela instalação de extinção por pó (16a.) e a instalação de extinção por gás (16b). As duas instalações são alimentadas conjuntemente por uma garrafa de gás a alra pressão (2) ou por uma bateria de garrafas de gás com gás a alxa pressão, k ins talação de extinção por pó (16a) está ecuipada, no exemplo de realização, com três consumidores (18), (19) e (20), ou sejam um tubo ae lançamento (18) e duas mangueiras (19) e (20)„ 0 reci piente (1) esrá cheio com o po de extinção (28). Da garrafa de gás a alta pressão (a) sai uma conduta de carga (17) para o reci piente (1). Na conduta de carga (17) encontre-se um dispositivo redutor de pressão (25), constituído por um regulador ca pressão baixa (5)» um regulador da pressão alta (5) e, entre os reguladores um redutor de pressão (4)» estando este redutor de pressão ligedo por condutas (24) e (25), por um lado, com a c-onduts de carga (17) e, por outro lado, com o regulador da pressão baixa (5)· Alem disso, previu-se na conduta (17) uma válvula de retenção (6). No exemplo de realização previram-se dois tubos de descarga (21) e (22), estando montado no tubo de descarga (22), através de uma válvula de bloqueio (9)> um tubo de lançamento (18). No tubo de descarga (22) previram-se mangueiras (19) e (20) , ligadas através de válvulas (10) e (11)» Para a alimentação adicional de gás para o tubo de lançamento (18) previu-se uma conduta (li), ligada à conduta de carga (17) entre a válvula de retenção (6) e 0 regulâdor da tensão baixa (5) e introduzida na extremidade inferior do tubo de descarga dobrado em ângulo (21) . Para a lavagem dos consumidores (19) e (20) está montada uma conduta de lavagem (26) que é introduzida no recipiente (1) na zona superior, tendo aí um filtro de pó (27). Atra.vés de condutas de derivação (26a) e (26b) previram-se outras condutas onde se encontra.m válvulas de lavagem (12), (15) e (14). Para 0 controlo da instalação previram-se um manómetro da pressão de
serviço (δ) e uma válvula de segurança (7) no recipiente li).
Para a instalação de extinção por gás (lób), sai em (56) da conduta de carga (17) uma conduta de derivação (29), tendo sido previstas depois de derivação (56), na conduta de carga (17) um órgão ae cloqueio (30) e, na conduta de derivcção (29) uma válvula de bloqueio (31). A conduta (29) é levada a um molirete de mangueira (32), no qual está enrolada une. mangueira (35)» que é levada, através de uma válvula (34) a um tubo de neve (35).
A fig. 2 representa uma outra variante aperfeiçoada da presente invenção. Nesta figura está representada uma bateria de garrafas de gás (2a) e (2b). É evidente que podem também prever-se mais de duas garrafas de gás numa bateria. Por conseguinte, neste exemplo de realização o órgão de bloqueio é constituído por uma válvula de esfera (30a), da qual sai uma conduta de derivação (17ε) para o recipiente (1). Na conduta (17&) encontra-se 0 redutor de pressão (23a) c- uma válvula de transbordo (57). Alem disso, previu-se uma conduta de desvio (39) com uma válvula de retenção (58). Por outro lado previu-se entre a válvula (?0a) e o recipiente (1) uma conduta (40), na qual se previram uma válvula de retenção (41) e um aparelho de comando da pressão (42). Se, por exemplo, se armazenar nas garra fas de alta pressão (2a) e (2b) um gás liquefeito e se esse gás liquefeito chegar ao recipiente (1) através do redutor de pressão (23ε), isso tem como consequência uma evaporação do liquido, que por outro lado se traduz por um aumento da pressão dentro do recipiente (1). 0 aparelho de comando da pressão (42) tem a seu cargo neste caso manter uma pressão constante dentro do recipiente (1), sendo a válvula de esfera (50a) comandada ade— auadamente.

Claims (1)

  1. EEIVIKDICAÇ 0 E S para um veículo combinado de extinção de .incêndios constituída por um recipiente cheio de pó de extinção cue pode ser colocado sob pressão por meio de um gás propulsor a alta pressão que enche recipientes especiais, estando ligados ao recipiente um ou mais consumidores, caracterizada por a instalação de extinção ser utilizada como instalação combinada de extinção por pó e/ou por gás através de consumidores separados, sendo o gás a alta pressão um gás de extinção, que é utilizado para a carga. da instalação a pó e/cu para a extinção de incêndios, e por o gás a alta pressão ser levado, no caso de utilização, à conduta de carga por meio de um dispositivo redutor da pressão»
    Instalação de acordo com a reivindicação 1, caracrerizada por se usar como gás propulsor e/ou gás de extinção 002
    Instalação de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por se usar como gás propulsor e/ou gás de extinção Halon 1501»
    - 4ê Instalação de acordo com as reivindicações 1 a 3, caracterizada por se prever na conduta de carga (17) entre o dispositivo redutor de pressão (2p) e a garrafa de alxa pressão (2) um órgão de blocueio (50) e por de entre o órgão de bloqueio (30) e a garrafa de alta pressão (2) sair uma conduta de derivação (29) provida de uma válvula de blocueio (31) e que, através de uma mangueira (55) termina num tubo de neve (35), numa pistola de extinção ou num outro consumidor.
    - 5& Instalação de extinção de acordo com a reivindica- 6 ção 4, caracterizada por o órgão de bloqueio ser constituído por uma válvula de esfera (50a), a partir da cual concinua a conduta de carga (17a) provida de um redutor de pressão (2J).
    - 6& Instalação de extinção de acordo coni a reivindicação 5, caracterizada por se prever na conduta de caiga (17a) depois do redutor de pressão (23) uma válvula de transbordo (37)
    - 7s -
    Instalação ne extinção de acordo com a reivindicação 5, caracterizada por da válvula de esfera (50a) partir uma conduta de derivação (40) conduzida para o recipiente (1) na qual se insere um aparelho de comando (42) e uma válvula de retenção (41).
    - -
    Instalação de extinção de acordo com as reivindica çoes 1 a 7, caracterizada por o gás propulsor e/ou de extinção de ou das garrafas (2) ser descarregado na. forma líquida.
    - 9& -
    Instalação de extinção de acordo com as reivindica çães 1 a 8, caracterizada por, quando se atingir uma determinada pressão no recipiente de pó (1) o órgão de bloqueio (jOa) da carga de pó se fechar automaticamente e impedir o fornecimento ulterior de gás antes da desligação do redutor de pressão (23,).
    - 10® -
    Instalação de extinção de acordo com as reivindica ções 1 a 9, caracterizada por, no caso da utilização de Halon 1301 este estar coberto com azoto.
PT85763A 1986-10-09 1987-09-21 Instalacao de extincao para um veiculo combinado de extincao de incendios PT85763B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE19863634453 DE3634453A1 (de) 1986-10-09 1986-10-09 Loeschanlage fuer ein kombiniertes feuerloeschfahrzeug

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT85763A PT85763A (pt) 1988-11-30
PT85763B true PT85763B (pt) 1993-07-30

Family

ID=6311413

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT85763A PT85763B (pt) 1986-10-09 1987-09-21 Instalacao de extincao para um veiculo combinado de extincao de incendios

Country Status (9)

Country Link
EP (1) EP0265605B1 (pt)
AT (1) ATE54833T1 (pt)
DE (1) DE3634453A1 (pt)
DK (1) DK486787A (pt)
ES (1) ES2017082B3 (pt)
GR (1) GR3000763T3 (pt)
NO (1) NO168088C (pt)
PT (1) PT85763B (pt)
TR (1) TR23053A (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP1142611B1 (de) * 2000-04-08 2004-12-22 Siemens Building Technologies AG Verfahren zur Optimierung eines Wasserspray-Löschsystems und Wasserspray-Löschsystem zur Durchführung des Verfahrens
CN105031860A (zh) * 2015-08-28 2015-11-11 南车戚墅堰机车有限公司 一种新型火灾灭火系统
CN111569318A (zh) * 2020-04-29 2020-08-25 山东环绿康新材料科技有限公司 一种针对硅火灾的抑爆灭火装置
CN111450455A (zh) * 2020-05-09 2020-07-28 陕西安捷迅消防科技发展有限公司 一种干粉新能源电动消防车

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB556978A (en) * 1942-05-21 1943-10-29 Cardox Corp Improvements in and relating to mobile fire fighting apparatus
DE1084135B (de) * 1953-12-23 1960-06-23 Carl Metz G M B H Feuerloeschfahrzeug mit einem auf dem Fahrgestellrahmen angeordneten Loeschmittelbehaelter
DE2335680A1 (de) * 1973-07-13 1975-01-30 Preussag Ag Minimax Feuerloeschanlage mit mehreren behaeltern fuer ein durch druckgas auszutreibendes, vorzugsweise pulverfoermiges loeschmittel
FI850993L (fi) * 1984-03-16 1985-09-17 Rosenbauer Kg Konrad Utryckningsfordon, speciellt tankslaeckningsfordon foer flygfaelt.

Also Published As

Publication number Publication date
ES2017082B3 (es) 1991-01-01
TR23053A (tr) 1989-02-14
NO168088C (no) 1992-01-15
NO168088B (no) 1991-10-07
DK486787D0 (da) 1987-09-16
GR3000763T3 (en) 1991-10-10
NO873061L (no) 1988-04-11
ATE54833T1 (de) 1990-08-15
DE3634453A1 (de) 1988-04-14
PT85763A (pt) 1988-11-30
EP0265605B1 (de) 1990-07-25
NO873061D0 (no) 1987-07-22
EP0265605A1 (de) 1988-05-04
DK486787A (da) 1988-04-10
DE3634453C2 (pt) 1991-01-17

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PE20010095A1 (es) Metodo para cargar gas natural licuado presurizado en contenedores
NO143485B (no) Tankskip.
PT85763B (pt) Instalacao de extincao para um veiculo combinado de extincao de incendios
BR112023025207A2 (pt) Operações de sistema de transporte seguro
HUP0201260A2 (hu) Automatikus működésű, habbaloltó tűzoltó berendezés, főként folyékony szénhidrogén-tároló tartályok tűzoltó berendezéseként való használatra
CN109257936A (zh) 用于向动力产生单元供应燃料的装置和方法
JPH09502114A (ja) 消火方法
US3109294A (en) Storage tank and liquid flow control means
BR0212514A (pt) Sistema flutuante para liquefazer gás natural
CN110494353A (zh) 船舶
CN209137815U (zh) 一种车载自动灭火装置
KR102547752B1 (ko) 억제제 용기를 채우는 방법 및 시스템
RU2339835C2 (ru) Система наддува топливных баков
PT85764B (pt) Instalacao de extincao por po para veiculos de extincao por po
US2642944A (en) Apparatus for clearing conduits in dry chemical fire-extinguishing systems
US11202927B2 (en) Installed fire extinguishing equipment with improved characteristics
US2956413A (en) Method and apparatus for dispensing liquid fuel
RU2317478C2 (ru) Способ удаления газа из сосуда при выводе его из эксплуатации
CN216201545U (zh) 一种输油管道自适应泄压装置
RU2218957C2 (ru) Установка для защиты от огня размещенного в контейнере груза
KR101924378B1 (ko) 해양구조물
BR102017022385B1 (pt) Viatura hibrida de combate a incêndios
US1886175A (en) Method of charging containers with carbon dioxide
RU2300695C9 (ru) Способ наполнения газом сосуда при вводе его в эксплуатацию
DE51765C (de) Vorrichtung zum gefahrlosen Weiterbefördern von brennbaren Flüssigkeiten und anderen Kohlenwasserstoffen von geringerem spezifischem Gewicht als Wasser

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19930122

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19940731