PT85534B - Processo para a preparacao de um elemento insecticida para fumigacao electrica e de composicao insecticida para esse elemento - Google Patents

Processo para a preparacao de um elemento insecticida para fumigacao electrica e de composicao insecticida para esse elemento Download PDF

Info

Publication number
PT85534B
PT85534B PT85534A PT8553487A PT85534B PT 85534 B PT85534 B PT 85534B PT 85534 A PT85534 A PT 85534A PT 8553487 A PT8553487 A PT 8553487A PT 85534 B PT85534 B PT 85534B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
plate
insecticidal
preparation
synergistic
fumigation
Prior art date
Application number
PT85534A
Other languages
English (en)
Other versions
PT85534A (en
Inventor
Shinobu Yamamoto
Kunihiro Okada
Satoshi Ohi
Shiro Oyama
Yasuharu Takei
Original Assignee
Sumitomo Chemical Co
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sumitomo Chemical Co filed Critical Sumitomo Chemical Co
Publication of PT85534A publication Critical patent/PT85534A/pt
Publication of PT85534B publication Critical patent/PT85534B/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01NPRESERVATION OF BODIES OF HUMANS OR ANIMALS OR PLANTS OR PARTS THEREOF; BIOCIDES, e.g. AS DISINFECTANTS, AS PESTICIDES OR AS HERBICIDES; PEST REPELLANTS OR ATTRACTANTS; PLANT GROWTH REGULATORS
    • A01N25/00Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators, characterised by their forms, or by their non-active ingredients or by their methods of application, e.g. seed treatment or sequential application; Substances for reducing the noxious effect of the active ingredients to organisms other than pests
    • A01N25/18Vapour or smoke emitting compositions with delayed or sustained release

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Toxicology (AREA)
  • Pest Control & Pesticides (AREA)
  • Plant Pathology (AREA)
  • Agronomy & Crop Science (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Dentistry (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Agricultural Chemicals And Associated Chemicals (AREA)
  • Catching Or Destruction (AREA)

Description

MEMÓRIA DESCRITIVA
A presente invenção refere-se a um processo para a preparação de uma composição insecticida para fu migação eléctrica, usada para o extermínio de insectos, por exem pio, mosquitos, moscas, etc. Em particular, refere-se a uma composição insecticida para uma placa insecticida para aquecimento eléctrico usada como fumigador eléctrico contendo uma pequena quantidade de ingrediente activo insecticida, cuja composição exibe uma suficiente actividade insecticida durante um longo período de tempo quando ê aquecida por meio de um aquecedor elêctrico ou similar para fumigar o referido ingrediente activo no ar.
Até agora, são usados em residênci-
as, vários aparelhos para controlar os insectos nocivos. Tais aparelhos incluem os chamados rolos de mosquito (incenso repelente de mosquitos), óleos insecticidas, aerosóis, fumigadores eléc tricôs e mais recentemente um destruidor portátil de mosquitos para acampamentos e trabalho fora de portas utilizando a oxidação do metanol com catalisador. Dentro estes, o fumigador elêctrico ê o mais usado. Um método para o controle de insectos por fumigação por aquecimento é o seguinte:
Uma placa feita de polpa, amianto, substâncias inorgânicas porosas, resinas orgânicas sintéticas po rosas ou similares é impregnada e/ou revestida com uma preparação insecticida piretrÕide. Esta placa ê então aquecida por um aquecedor eléctrico ou similar entre 120-200 C para fumigar efec tivamente uma certa quantidade de ingrediente activo insecticida durante um longo período de tempo.
O objecto do presente processo ê proporcionar uma actividade insecticida durante um longo período de tempo fumigando constantemente por calor o ingrediente activo, A preparação insecticida compreende um insecticida susceptível de fumigar por calor tal como o Pynamin Forte (R) /cll-3-alil-2-metilciclopent-2-eno-4-ona-l-ilo-d-cis.transcrisantemato (marca registada de Sumitomo Chemical Co., Ltd.)./, uma quantidade adequada de regulador de fumigação, um antioxidante, perfume, coran te ou similar. Estas placas insecticidas para fumigação por aque cimento são impregnadas com mais de 40 mg desta preparação por placa para proporcionarem uma suficiente actividade insecticida.
Visto o Pynamin Forte, geralmente usado como insecticida na placa insecticida para fumigação por aquecimento, ter uma baixa estabilidade térmica, isto é, as suas propriedades decomporem-se facilmente, ê adicionado um antioxidante para suprimir a decomposição térmica. Também tem uma vaporização tão elevada que acaba a fumigação num curto espaço de tempo, de modo que são adicionados para controlar a fumigação um anti-oxidante, sinêrgico e/ou um composto orgânico tendo um alto ponto de ebulição.
O Pynamim Forte possui um efeito ex • terminador relativamente alto, produzindo contudo efeitos de bai.
xa mortalidade quando comparado com outros insecticidas piretró.i des.
Até agora, tem-se efectuado varias pesquisas visando um acréscimo do efeito de mortalidade de prepa rações tipo temperatura-contacto tais como preparações oleosas ou pulverulentas, emulsões ou aerosóis. Quanto aos resultados, foi claramente demonstrado que a adição dos assim chamados compostos sinêrgicos aos insecticidas piretrõides melhora a actividade insecticida. Contudo, é muito influenciada pelo tipo de ingrediente activo insecticida ou sinérgico, a própria combinação, a forma do insecticida e as espécies dos insectos nocivos. Em al guns casos, não ocorre nenhum melhoramento na actividade insecti cida mesmo quando é adicionado o composto sinérgico. Quanto à preparação para fumigação por aquecimento, ê geralmente encontra do efeito similar. Contudo, são surpreendentemente poucos os relatórios detalhados acerca da referida preparação. Dentro eles, existe um estudo sobre rolo de mosquito, descrevendo que a tendência da variação da actividade insecticida no rolo de mosquito difere daqueles nas outras fórmulas (On the Insecticidal Activi ty of Synthetic Pyrethroids, BOTYUKAGAKU (Insect Control Science), vol. 37, 11). Os requerentes também examinaram as preparações para fumigar por aquecimento uma placa insecticida para fumigação por aquecimento obtendo resultados em que a tendência da variação da actividade insecticida por eles estã longe daqueles obtidos por preparações tipo temperatura-contacto. A adição do composto sinérgico ãs vezes não resulta em nenhuma melhoria, dependendo no tipo ou na quantidade, ou mesmo até na deterioração da actividade por regulação da fumigação.
Acima de tudo, a saúde dos consumidores torna-se cada vez mais importante nos nossos dias. Assim, é desejável uma fumigação por aquecimento de uma placa insectici da tendo um baixo teor de ingrediente activo insecticida do ponto de vista de segurança, isto é, baixa toxicidade e baixa polui ção ambiental. Ê também vantajoso em termos económicos visto que o baixar do teor do ingrediente activo insecticida usado pode re duzir os custos de produção.
Contudo, como acima descrito, o efd.
to do composto sinêrgico no ingrediente activo insecticida não foi suficientemente esclarecido na preparação usada na placa insecticida para fumigação por aquecimento. A adição do composto sinêrgico nem sempre melhora a actividade insecticida, ou em alguns casos, pelo contrário reduz a actividade insecticida dependendo no tipo e quantidade do composto sinêrgico. Não será neces sário dizer, que ainda não foi obtida uma placa insecticida para fumigação por aquecimento tendo simultaneamente baixo teor de in grediente activo insecticida usado e capacidade de exibir activjt dade insecticida por um longo período de tempo.
Assim, um objecto da presente inven ção ê proporcionar uma composição insecticida para fumigadores elêctricos usado para o extermínio de insectos, por exemplo, mos quitos, moscas domésticas etc., composição essa tendo um baixo teor de ingrediente activo insecticida numa placa insecticida, proporcionando a constante fumigação no ar do ingrediente activo insecticida e composto sinêrgico para exibir uma suficiente acti vidade insecticida durante um longo período de tempo.
Verifica-se que este objecto ê atin gido pela composição de acordo com a presente invenção consistin do essencialmente na preparação compreendendo um ingrediente activo insecticida específico, uma porção específica de um dado composto sinêrgico e pelo menos um estabilizador e uma placa porosa, placa essa que ê impregnada e/ou revestida com a referida preparação.
Uma composição insecticida para fumigação elêctrica de acordo com a presente invenção consiste essencialmente:
(A) numa quantidade eficaz de insecticida de uma preparação contendo crisantemato de 2-metil-4-oxo-3-(2-propinil)-ciclopent-2-enilo (de agora em diante referido como PA) e um composto sinêrgico, onde a proporção em peso do referido composto sinêrgico em relação ao PA varia entre 1/2 a 8, e (B) numa placa porosa que ê impregnada da referida preparação.
De acordo com a presente invenção, foi providenciado um notável alto efeito sinêrgico em que a proporção de fumigação do composto sinêrgico em relação ao ingrediente activo insecticida ê mantida num alto nível durante um longo período de tempo, continuando a observar-se uma suficiente ac tividade insecticida durante um longo período de tempo ainda que usada uma pequena quantidade de PA.
A placa insecticida da presente invenção contêm entre 5 a 20 mg de PA acima referido, enquanto as convencionais contêm usualmente cerca de duas quantidades duplas de ingrediente activo insecticida. Assim, a placa da presente in venção, tem varias vantagens tais como uma menor poluição ambien tal, alta segurança e baixos custos de produção usando menores quantidades de ingrediente activo insecticida.
Em relação ao composto sinêrgico, ê usado a-/2-(2-butoxietoxi)etoxi/M,5-metilenodioxi-2-propiltolueno (daqui em diante referido como butõxido de piperonilo), êter octaclorodipropil (daqui em diante referido como S-421) e N-(2-etilexilo)-biciclo-/^,2,1)-hepta-5-eno-2,3-dicarboxiimida (daqui em diante referida como MGK-264), de preferência butóxido de piperonilo.
O efeito do composto sinêrgico ê re velado escassamente na placa insecticida convencional usando Pynamim Forte. A razão para isso ê explicada com o seguinte:
Primeiro, a pressão de vapor do Pynamin Forte difere daqueles compostos sinêrgicos usados convencionalmente. Assim, os compostos sinêrgicos fumigam tão rapidamente ou tão vagarosamente comparados com o Pynamin Forte que fa lham ao exibir o efeito sinêrgico. Segundo, devido a rápida fumi gação do Pynamin Forte, é relativamente difícil controlar a sua taxa de fumigação. Por outras palavras, ê difícil fumigar uma su ficiente quantidade do composto sinêrgico para fazer com que o efeito sinêrgico se exiba durante um longo período de tempo. E alem do mais, ê muito difícil seleccionar o tipo ou porção adequada do composto sinêrgico. Assim, nesta situação, ê quase impossível obter uma placa insecticida tendo uma suficiente activi dade insecticida com um baixo teor de ingrediente activo insecti cida.
O PA usado na preparação da presente invenção, quando comparado com o Pynamin Forte, tem excelentes propriedades tais como baixa taxa de fumigação e alta activi dade insecticida de modo a poder ser usado prâticamente numa lar ga gama de dosagem, especialmente em baixa dosagem.
Contudo, embora o PA tenha as quali dades excelentes acima referidas, não consegue exibir uma suficiente actividade insecticida quando a dosagem torna-se demasiado baixa. Neste caso, pode ser adicionado um composto sinérgico para exibir o efeito sinérgico assim como para atingir uma alta actividade insecticida.
Geralmente, ê necessário acentuar a taxa de fumigação do composto sinérgico em relação ao ingrediente activo insecticida para melhorar a actividade insecticida uti lizando um efeito sinérgico suficiente. Os presente inventores descobriram que uma composição capaz de mostrar excelentes actividades insecticidas durante um longo período de tempo é produzi da pela alta proporção de fumigação do composto sinérgico em relação ao ingrediente activo insecticida usando o acima referido PA e composto sinérgico específico numa específica razão de dosa gem.
PA tem isomeros geométricos derivados da parte acido e isomeros õpticos derivados dos átomos de carbono assimétricos da parte acido e da parte álcool. Na presen te invenção, estes isomeros podem ser usados sozinhos ou em mistura intima.
conteúdo do PA usado na presente invenção varia entre 5 a 20 mg por placa. Uma razao para isto é chegar ao objecto da presente invenção baixando o teor de PA usa do. A outra razão é porque é difícil a obtenção de uma alta taxa de fumigação do composto sinérgico em relação ao ingrediente activo insecticida quando ê usado o PA em alta percentagem. Porque, em tal caso, existe dificuldade em controlar as taxas de fumigação de PA e composto sinérgico, as quais são muitas vezes reprimidas. O teor de PA definido acima é baseado numa placa tendo 22 mm de altura, 35 mm em comprimento e 2 mm de espessura, de modo que quando uma placa de diferentes dimensões é usada, o teor de PA pode ser determinado de acordo com o acima descrito. A placa pode ser usada com uma espessura variando entre 1 a 3 mm, de pre
ferência de 1,5 a 2,5 mm.
A proporção em peso do composto sinêrgico em relação ao PA varia entre 1/2 a 8. Quando a proporção ê menor que 1/2, a taxa de fumigação do composto sinêrgico em re lação ao PA torna-se tão baixa que não ê produzido um efeito sinêrgico suficiente. Pelo contrário quando a proporção passa de 8, a mortalidade de insectos só mostra um ligeiro efeito sinêrgi co. Assim, a máxima mortalidade pode ser esperada para um valor que varia aproximadamente entre 1 a 4 da proporção em peso.
Em adição ao PA e composto sinêrgico, são conhecidos aditivos que podem ser adicionados à preparação da presente invenção tais como antioxidantes, repelentes, re guiadores de fumigação, perfumes ou corantes. Como geralmente os crisantematos laqueiam a estabilidade de aquecimento, iluminação e aquecimento, podem ser adicionados para melhorar essa estabili dade uma quantidade própria de antioxidante tal como 2,6-di-terc butil-4-metilfenol (BHT), 3-terc-butil-4-hidroxianisol (BHA), 2,2'-metileno-bis(4-etil-6-terc-butilfenol), 2,2'-metileno-bis (4-metil-6-terc-butilfenol), 4,4'-butilideno-bis(5-metil-6-terc-butilfenol), 4,4'-metileno-bis(2-metil-6-terc-butilfenol), 4,4'· -tio-bis(3-metil-6-terc-butilfenol), 4,4'-metileno-bis(2,6-di-terc-butilfenol), estearil-B-(3,5-di-terc-butil-4-hidroxifenol) propionato, 1,3,5-trimetil-2,4,6-tri (3,5-di-terc-butil-4-hidroxj. benzilbenzeno), 1,1,3-tris(2-metil-4-hidroxi-5-terc-butil)butano, tetrakis/metileno(3,5-di-terc-butil-4-hidroxicinamato)ymetano, dilaurilo tiodipropionato e diestearil tiodipropionato, ou absorvente U.V. derivado do benzofenona, triazol, compostos sali. cilatos ou similares.
Em relação ao PA, ê necessário adicionar um ou mais estabilizadores tais como antioxidantes ou absorventes U.V. como acima descrito.
A placa insecticida da presente invenção pode ser obtida impregnando e/ou revestindo uma substância porosa tal como polpa, amianto, resina orgânica porosa sintê tica, substância pulverulenta inorgânica porosa, fibra de vidro, tecido, mineral pulverulento, material de porcelana porosa ou si milares com a preparação acima referida. Um exemplo de placa po-
rosa usada na presente invenção é uma placa consistindo em 50% de fibra de algodão e 50% de fibra de polpa. Ê preferível usar fibras naturais para a placa do ponto de vista de absorvência do ingrediente activo insecticida. Esta produção pode ser conduzida tanto por método de solvente volátil ou método não utilizando solvente volátil. O método de solvente volátil ê executado da se guinte maneira:
A preparação insecticida é dissolvi da num solvente orgânico volátil. Ê fornecida ã placa uma quanti dade necessária mergulhando a placa nesta solução ou fazendo cair esta solução em gotas na placa. Então a placa e seca retirando o solvente volátil e acondicionada. Contudo, o método não utilizan do solvente volátil ê preferível visto o método de solvente volã til ter desvantagens tais como poluição do ambiente e perigo de fogo por uso de grande quantidade de solvente orgânico volátil e posterior secagem. No método não utilizando solvente volátil, a preparação sem solvente orgânico ê feita fazendo cair gotas na placa, seguida de posterior empacotamento. Em 2 ou 3 dias, à tem peratura ordinária (20-25 C), a preparação difunde-se uniformemente pela placa. 0 PA usado na presente invenção ê um líquido â temperatura ambiente, de modo que o método não utilizando solven te volátil pode ser usado vantajosamente.
Os seguintes exemplos são descritos para ilustrar a prática da presente invenção e não são para ser considerados limitativos do âmbito da presente invenção.
EXEMPLO 1
Foram impregnados placas porosas (fibra de algodão: 50%, fibra de polpa: 50%) de 35 mm de comprimento, 22 mm de largura e 2 mm de espessura com diferentes prepa rações consistindo em 5, 10, 20, 30, 40 mg de (S)-2-metil-4-oxo-3-(2-propinil)ciclopent-2-enil(1R)-cis crisantemato (daqui em diante referido como Prallethrin), 40 mg de butóxido de piperoni lo, 15 mg de BHT e 0,5 mg de corante para preparar as placas in• secticidas de teste. Em comparação com elas, a placa A comercial . mente disponível contendo 40 mg de Pynamin Forte e 40 mg de butõ xido de piperonilo foi também testada (22 mm de largura, 35 mm de comprimento, e 2,8 mm de espessura). Estas placas foram subme tidas durante 24 horas sucessivas a fumigação num aquecedor eléc trico a 1659 C. As taxas de fumigação de sinergético e ingredien te activo insecticida foram determinadas a intervalos de 2 horas de análise quantitativas de Prallethrin, Pynamin Forte e butóxido de piperonilo. Os resultados estão ilustrados na Tabela 1.
As quantidades fumigadas de ingredi ente activo insecticida e composto sinérgico foram determinadas da seguinte maneira:
Foram recolhidas sucessivamente amostras vaporizadas a intervalos de 2 horas por colunas empacota das de sílica gel e extraídas com clorofórmio; as amostras foram então analizadas quantitativamente por cromatografia de gás.
As taxas de fumigação foram calcula das de acordo com a fórmula abaixo:
Taxa de fumigação = (quantidade fumigada do composto sinérgico)/ (quantidade fumigada de ingrediente activo insecticida)
TABELA 1
Intervalo de tempo (horas) Taxa de fumigação
Teor de Prallethrin (mg/placa) Placa A disponível comercialmente
5 10 20 30 40
o-2 1.68 1.24 1.03 0.66 0.23 0.12
2-4 2.03 1.29 1.29 0.74 0.34 0.17
4-6 2.81 1.45 1.33 0.88 0.41 0.22
6-8 4.27 1.58 1.40 0.90 0.55 0.29
8-10 5.35 1.70 1.54 1.06 0.61 0.37
10 - 12 6.80 2.37 1.67 1.24 0.73 0.48
Como se deduz dos resultados acima, as taxas altas de fumigação são obtidas com placas que contém
5-20 mg de Prallethrin por placa. Foram observados valores 10 ve zes maiores comparados com o valor no caso onde foi usada a placa comercial A. Por conseguinte, na presente invenção são espera dos altos efeitos sinérgicos. Isto também ê mostrado nos seguintes exemplos.
EXEMPLO 2
As placas de teste foram preparadas impregnando placas porosas (fibra de algodão: 50%, fibra de polpa: 50%) com preparações consistindo em 5, 10, 20, 30, e 40 ml de Prallethrin, 20 mg de butõxido de piperonilo, 10 mg de 2,2'-metileno/bis(4-etil-6-terc-butilfenol) como antioxidante e 0,5 mg de corante. Uma placa de teste foi também preparada impregnan do a placa com uma preparação em branco consistindo nos mesmos componentes usados acima excepto butõxido de piperonilo.
Num cilindro de 20 cm de diâmetro e 45 cm de altura, foram soltas 20 mosquitos fêmeas adultas (Cules pipiens). Neste cilindro, foi colocado um fumigador eléctrico du rante 30 segundos com uma placa, placa essa que tinha fumigado pelo aquecedor a 1659 C. Então foram retirados os mosquitos exterminados, e o número de mosquitos mortos foi contado após 24 horas. O procedimento foi repetido 5 vezes. A mortalidade ê defi nida como o valor obtido dividindo o número total de mosquitos mortos pelo número total de mosquitos soltos, e a taxa de mortalidade é calculada da seguinte maneira:
Taxa de mortalidade = (mortalidade no caso onde a placa usada contêm o composto sinêrgico)/(mortali dade no caso onde a placa em branco ê usada) . Os resultados es> tão representados na Tabela 2.
TABELA 2
Intervalo de tempo (horas) Taxa de mortalidade
Teor de Prallethrin (mg/placa)
5 10 20 30 40
0-2 1.54 1.62 1.50 1.25 1.16
2-4 2.34 2.11 1.59 1.36 1.06
4-6 2.45 2.34 1.78 1.38 1.03
6-8 3.16 2.11 1.92 1.40 1.13
8-10 3.73 3.14 1.64 1.35 1.16
10 - 12 4.12 3.08 2.03 1.48 1.14
Dos resultados acima, observa-se que na gama onde o Prallethrin era relativamente baixo, foram ob tidas altas taxas de mortalidade, isto é altos efeitos sinérgicos. Também é esperado que as taxas de mortalidade tornem-se menores que 1 e que não seja exibido efeito sinérgico quando o teor do composto sinérgico for menor que 1/2 do teor de Prallethrin
EXEMPLO 3
Foram preparadas placas de teste im pregnando as placas (fibra de algodão: 50%, fibra de polpa: 50%) tendo as mesmas dimensões que acima, com 10 mg de Prallethrin, 0, 10, 20, 40, 60 ou 80 mg de butõxido de piperonilo, 10 mg de BHT e 1 mg de corante.
O teste de mortalidade foi executado da mesma maneira que no exemplo 2 para clarificar o efeito do • composto sinérgico. Os resultados estão representados na Tabela . 3.
Intervalo de tempo (horas) Taxa de mortalidade
Teor de sinergético (mg/placa)
0 branco 10 20 40 60 80
0-2 1.00 1.93 1.78 1.73 1.54 1.38
2-4 1.00 2.03 2.18 1.70 1.73 1.46
4-6 1.00 2.30 2.32 2.22 1.96 1.52
6-8 1.00 2.21 2.58 2.38 2.00 1.66
8-10 1.00 2.10 2.22 2.10 1.83 1.74
10 - 12 1.00 2.14 2.25 2.05 1.67 1.56
Dos resultados acima é evidente que são obtidos altos efeitos sinérgicos quando o teor do composto sinêrgico era menor que 8 vezes o teor de Prallethrin.
EXEMPLO 4
Uma placa de teste foi preparada fa zendo cair gotas da preparação consistindo em 10 mg de Prallethrin, 30 mg de butõxido de piperonilo, 20 mg de BHT e 1 mg de corante na placa (fibra de algodão: 50, fibra de polpa: 50%) tendo as mesmas dimensões como acima. A outra placa de teste (em bran co) foi preparada da mesma maneira acima excepto que o butõxido de piperonilo não estava contido na preparação.
Na câmara tendo 28 cm , as fumigações foram executadas usando cada placa de teste 12 horas continuamente a uma temperatura de aquecimento de 1659 C. Então, foram libertadas na câmara 100 mosquitos fêmeas adultas a interva-
los no5trad.es λα 4. hcr*? íh/Ots-,- faro- /<--t5n-Avr cs roirçtdtoe exten&lnados » o pyrero &· war.mltc-s rwtes *<>t do ap&s .''4 horas. Ά ^ort^Jidáde õ «Wir.io*; >G. ih: w* ranvíx.; pv** acira. Os resultados erttac rerresevtarVfi η.* -1.
Coí.paratlvnry.nt.?/ ^<Λ titâfr da a placa F disponível corercial^-.entr.· cnr.tervo 40 ·.?? dr r^rtrín Forte e 30 r«g d# tutõ«ido 4« ptperrjr^lo a «<· ϊ e.«ra conteve cr taesnos eonponentee executo butõxftfo & t jp-<rrr.flr.. (ar»tov V?r/o a «ees»· dirensão de ’!,‘ rn de largura, 35 r-r >> cotkrlrentc n «a de «epessuraj. ?. &>rtalids&* c *«*« de. rcrtalid«t> da placa ccawrclateentfr- dls»xmfve3 er r^l^pãc- η ρ!?κ*-ν *or tranco* feran d&tenslnadas da tícmsa pane ire. eve aeira. rarultador estec r»-.* preaentadoa na *3atel» 4.
‘ Katarwilo | raxs. d© cortai1<’ηΦ^ rhovaai P praswwat© «sôs^oei- í llac* a disponível f iaor««j |ção (u-arde praiie- { cccorcí.elr«nte {wan’ | tnrin) í do PynajBln Forte) ******.* M.iH-m.— .Mto'W.W»* «****·
I 1 f
3-5
1.-.5 . »>”S
1.ÍS l»u4 •<-WW <* m-4 »* w . *=-**:- ··
- 1» I ;
». ». w.» w». '*>
o.»
Do» resultadCMi «oiaa, * «3*rõ *?u* não hcarre uenhim «feito sinérgico cos o butoxido 4« piperonilo «pMUMSo o pymmin Forte foi Ηβ·οο» F»lo contrário, fora» produii* do» alto* «feito» quando o ingrediente activo insecticida óa nre •ente invenção foi asado.

Claims (1)

  1. Processe» pera a propar.tçáo Φ-: iu elemento ineectlclda para fd^ação elortrlca/ e^rar ter f.ralo ;x>r se corblr.arí (A) Wííô quantidade eflcaí í^j c» ponto ->* V.U’-t:n ir^octí.M*?, ô?
    uma preparação coínpreendando '•-netn-í-ow-d-f >prop·tnlll-clolopent-l-anil-crlsant^stít e Ti coftposto F>ín*F;rtan ** *.&porção uri peto lo ocrniosto slnãr^tco p*r» o n-Λ
    1/2 ate ’ e (B) w placa porosa adecu*»·** para utiltraçlo cofo placa inaec tiaida, sendo a referida placa p-oroea t^recrnada cae? a prostração ineeeticids.
    -**F Al
    JM t* **
    Prcewso para a -reparação lo cn ) carnaeição Intecticide caracWiradc por t-s incorporar c '**·.£* ttl-l-<»ro«3-(>propÍnil)-ciclí>pent-'-*<nÍl-erlsantnisetc» « we cotpoete einírgico, na proporção e« neso do sõKpôSto tln%çicn :p5ra o crleantenato entra 1/2 «· ,;„
    - 3*rroceeno d« acorde o-rt as rglvlrdicações f CMtXδΧΧ&ίΒ'Χ*í 2«Ο ,^ΉίΧΙΓ O Sw»J* **>*X tóxldo de piperoailo.
    η Λ. **· ι 4K Mk
    Processo de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado por o conteúdo do composto sinérgico estar na gama de 1 a 4 partes em peso por parte do 2-metil-4-oxo-3-(2-propinil)-ciclopent-2-enil-crisantemato.
    Processo de acordo com a reivindica ção 1, caracterizado por a quantidade de 2-metil-4-oxo-3-(2-propinil) -ciclopent-2-enil-crisantemato estar na gama de 5 a 20 mg por placa.
    Processo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores caracterizado por a composição insecti cida ser (S)-2-metil-4-oxo-3-(2-propinil)-ciclopent-2-enil-(IR)cis-trans-crisantemato.
PT85534A 1986-08-15 1987-08-13 Processo para a preparacao de um elemento insecticida para fumigacao electrica e de composicao insecticida para esse elemento PT85534B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP19152786 1986-08-15

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT85534A PT85534A (en) 1987-09-01
PT85534B true PT85534B (pt) 1990-05-31

Family

ID=16276147

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT85534A PT85534B (pt) 1986-08-15 1987-08-13 Processo para a preparacao de um elemento insecticida para fumigacao electrica e de composicao insecticida para esse elemento

Country Status (16)

Country Link
US (1) US4874787A (pt)
EP (1) EP0256855B1 (pt)
JP (1) JP2533332B2 (pt)
KR (1) KR950002846B1 (pt)
CN (1) CN1016576B (pt)
BR (1) BR8704228A (pt)
EG (1) EG18369A (pt)
ES (1) ES2041687T3 (pt)
GR (1) GR3005434T3 (pt)
MX (1) MX7753A (pt)
MY (1) MY100958A (pt)
PH (1) PH26016A (pt)
PT (1) PT85534B (pt)
SG (1) SG107692G (pt)
TR (1) TR25449A (pt)
ZA (1) ZA875963B (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPH05155724A (ja) * 1991-10-07 1993-06-22 Dainippon Jochugiku Co Ltd 蚊取線香
AU658903B2 (en) * 1991-10-17 1995-05-04 Sumitomo Chemical Company, Limited Snake-controlling agent
JPH06192020A (ja) * 1992-11-05 1994-07-12 Sumitomo Chem Co Ltd 殺虫組成物
GB9415886D0 (en) * 1994-08-05 1994-09-28 Roussel Uclaf Environmental He Insecticide emanator mats
US6074656A (en) * 1996-11-12 2000-06-13 Dainihon Jochugiku Co., Ltd. Long-acting insecticidal mat and heat-transpiration insecticidal method using the same
US7007861B2 (en) * 2000-06-08 2006-03-07 S.C. Johnson & Son, Inc. Methods and personal protection devices for repelling insects
US8664270B2 (en) 2012-06-01 2014-03-04 S.C. Johnson & Son, Inc. Clog resistant insect control formulations having terminal diyne acetylenic hydrocarbon and pyrethrin

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPS5516402B2 (pt) * 1972-09-29 1980-05-01
JPS5851921B2 (ja) * 1973-10-15 1983-11-19 住友化学工業株式会社 ソツコウセイサツチユウ サツダニソセイブツ
JPS5245768A (en) * 1975-10-07 1977-04-11 Chisso Corp Element for coarse-graining oil
JPS53121927A (en) * 1977-03-29 1978-10-24 Sumitomo Chem Co Ltd Insecticidal composition for electiric mosquito-repellent device
JPS5428818A (en) * 1977-08-05 1979-03-03 Fumakilla Ltd Method of enhancing effect of pesticide smoked in short time
AU1718883A (en) * 1982-07-26 1984-02-02 National Research Development Corp. Pesticides
JPS5948408A (ja) * 1982-09-14 1984-03-19 Fumakiraa Kk 電気蚊取器用殺虫剤組成物およびこれを用いた電気蚊取器用マツトの製造方法
JPS59104303A (ja) * 1982-12-03 1984-06-16 Sumitomo Chem Co Ltd 高薬量電気マツト
JPS60139605A (ja) * 1983-12-27 1985-07-24 Sumitomo Chem Co Ltd 燻蒸組成物
FR2587589B1 (fr) * 1985-09-23 1990-05-11 Roussel Uclaf Nouvelles compositions pesticides renfermant du (1r cis,e) 2,2-dimethyl 3/2-fluoro 3-oxo 3-methoxy 1-propenyl/cyclopropane carboxylate de pentafluoro phenyl methyl
JPH05245768A (ja) * 1993-01-29 1993-09-24 Yoshinori Uematsu 研磨布紙ディスク

Also Published As

Publication number Publication date
US4874787A (en) 1989-10-17
PT85534A (en) 1987-09-01
MY100958A (en) 1991-06-15
SG107692G (en) 1992-12-24
TR25449A (tr) 1993-02-10
GR3005434T3 (pt) 1993-05-24
KR880002438A (ko) 1988-05-09
ZA875963B (en) 1989-04-26
EG18369A (en) 1992-10-30
EP0256855B1 (en) 1992-07-08
BR8704228A (pt) 1988-04-12
CN87105578A (zh) 1988-04-13
ES2041687T3 (es) 1993-12-01
KR950002846B1 (ko) 1995-03-27
MX7753A (es) 1993-10-01
JP2533332B2 (ja) 1996-09-11
EP0256855A1 (en) 1988-02-24
CN1016576B (zh) 1992-05-13
JPS63152304A (ja) 1988-06-24
PH26016A (en) 1992-01-29

Similar Documents

Publication Publication Date Title
DE69532035T2 (de) Verfahren zur bekämpfung von schadinsekten
EP2849564B1 (en) Control and repellency of mosquitoes
Fournet et al. Chemical constituents of essential oils of Muña, Bolivian plants traditionally used as pesticides, and their insecticidal properties against Chagas' disease vectors
CN112566498B (zh) 害虫忌避成分的选择性蒸散方法
US20220354126A1 (en) A natural mosquito repellent composition and process of preparing the same
PT85534B (pt) Processo para a preparacao de um elemento insecticida para fumigacao electrica e de composicao insecticida para esse elemento
JP2023113861A (ja) 殺虫効力増強剤、害虫防除方法、及び加熱蒸散用水性殺虫剤組成物
US20190014769A1 (en) Insect pest control product and insect pest control method
AU731536B2 (en) Long-acting insecticidal mat and heat-transpiration insecticidal method using the same
JPS59104303A (ja) 高薬量電気マツト
JP4148552B2 (ja) 衣類害虫の増殖行為阻害剤
JPH037207A (ja) 液体式加熱蒸散用水性殺虫剤
JP6095427B2 (ja) マダニ忌避効力増強剤、及びこれを配合したマダニ忌避組成物を用いるマダニ忌避方法
PT1552854E (pt) Método de desinfectar, refrescar e perfumar o ar utilizando óleos essenciais e/ou os princípios activos dos mesmos
US20180064101A1 (en) Water-based insecticidal composition to be vaporized and diffused by being heated, and method for vaporizing and diffusing said composition by heating
ITRM940564A1 (it) &#34;insetticida che vaporizza a caldo, producente esalazioni, per uccide mosche e metodo per uccidere mosche con esso&#34;
JP7184545B2 (ja) 殺虫剤組成物
JP3286833B2 (ja) 長時間用殺虫マット及びこれを用いた加熱蒸散殺虫方法
WO2007071990A1 (en) An emanating device
JPH0469308A (ja) ムカデ用忌避剤
DK150501B (da) Insekticidt middel indeholdende synergistiske blandinger af chrysantheminsyreestere
JPS58192803A (ja) 衣料害虫用防虫剤
JPS5942302A (ja) 繊維害虫に対する忌避剤
JPH10316506A (ja) 加熱蒸散式害虫駆除剤およびそれを利用した害虫駆除方法
JP2002037704A (ja) 長時間用殺虫マット

Legal Events

Date Code Title Description
MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20010531