PT78943B - Porta de janela aperfeicoada destinada a desempenhar a funcao de persiana com laminas orientaveis - Google Patents

Porta de janela aperfeicoada destinada a desempenhar a funcao de persiana com laminas orientaveis Download PDF

Info

Publication number
PT78943B
PT78943B PT7894384A PT7894384A PT78943B PT 78943 B PT78943 B PT 78943B PT 7894384 A PT7894384 A PT 7894384A PT 7894384 A PT7894384 A PT 7894384A PT 78943 B PT78943 B PT 78943B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
blade
edge
window door
blades
door according
Prior art date
Application number
PT7894384A
Other languages
English (en)
Other versions
PT78943A (fr
Original Assignee
Alcan France
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Alcan France filed Critical Alcan France
Publication of PT78943A publication Critical patent/PT78943A/pt
Publication of PT78943B publication Critical patent/PT78943B/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E06DOORS, WINDOWS, SHUTTERS, OR ROLLER BLINDS IN GENERAL; LADDERS
    • E06BFIXED OR MOVABLE CLOSURES FOR OPENINGS IN BUILDINGS, VEHICLES, FENCES OR LIKE ENCLOSURES IN GENERAL, e.g. DOORS, WINDOWS, BLINDS, GATES
    • E06B7/00Special arrangements or measures in connection with doors or windows
    • E06B7/02Special arrangements or measures in connection with doors or windows for providing ventilation, e.g. through double windows; Arrangement of ventilation roses
    • E06B7/08Louvre doors, windows or grilles
    • E06B7/084Louvre doors, windows or grilles with rotatable lamellae
    • E06B7/086Louvre doors, windows or grilles with rotatable lamellae interconnected for concurrent movement

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Specific Sealing Or Ventilating Devices For Doors And Windows (AREA)
  • Operating, Guiding And Securing Of Roll- Type Closing Members (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
A presente invenção refere-se a uma porta de Janela aperfeiçoada que se apresenta sob a forma de um painel i adaptado para ser montado num caixilho e para desempenhar a fim ção de persiana de lâminas orientáveis.
As portas de Janela ou portas tradicionais i
sao constituídas por painéis cheios ou com lâminas fixas e têm [como funções essenciais, na posição fechada, impedir a passagem da luz, constituir um obstáculo para a passagem dos insectos e de outros animais de pequenas dimenções e formar uma barreira contra o arrombamento.
Certas portas de Janelas estão equipadas com i
lâminas orientáveis que podem ser colocadas em posições intermédias de semiabertura, à maneira de persianas, Porém, esta fie xibilidade de utilização foi obtida, nas portas de Janela cojnhecidas deste tipo, em detrimento das suas qualidades de opaicidade e da sua eficácia contra o arrombamento.
!
i Além disso, tais portas possuem uma estan queidade de qualidade muito medíocre» e este defeito constitui na prática um inconveniente grave; com efeito:
- por um lado» nSo pode encarar-se a hipótese de montar este tipo de portas sem as janelas (como se pretende nos países tropicais)» devido à sua defeituosa estanquei dade contra a água;
- por outro lado» quando são montadas em com binação com janelas» tais portas não contribuem de maneira notável para melhorar o isolamento térmico ou acústico devido à sua má estanqueidade ao ar (que não permite a constituição de uma almofada de ar inerte entre a porta da janela e esta).
Além disso, na posição de abertura completa das suas lâminas, estas portas cortam geralmente uma proporção não desprezável da luz e limitam o caudal de ar que pode atravessá-las. Este último defeito é particularmente prejudicial para os locais climatizados por ventilação de ar ( em especial nos paises tropicais).
Além do mais, as portas cônhecldas de lâminas orientáveis apresentam estruturas relativamente complexas que sobrecarregam os custos e conferem-lhes uma profundidade importante, obrigando à montagem de chassis de caixilho especial.
A presente invenção tem por objecto uma porta de janela aperfeiçoada apta para desempenhar as funções de persiana de lâminas orientáveis; propõe-se dar remédio aos inconvenientes das portas conhecidas deste tipo.
Um objectivo da presente invenção consiste em particular em criar uma porta de lâminas orientáveis que as segura, na sua posição de fecho das referidas lâminas,uma opacidade completa, uma estanqueidade excelente ao ar e à água e uma barreira contra o arrombamento.
Um outro objectivo consiste em criar uma por ta que apresenta posições de abertura nas quais apenas se opõe levemente à passagem do ar e pouco reduz a vista.
Um outro objectivo, ligado aos anteriores , consiste em criar uma porta que pode ser montada sem a janela, em especial nos países quentes.
Um outro objectivo consiste em assegurar, no caso em que a porta da janela é montada juntamente com uma janela, a criação de uma almofada de ar inerte entre a porta da janela e a própria janela, com vista a melhorar consideravelmente as qualidades de isolamento térmico e acústico do conjun to .
Um outro objectivo consiste em criar uma por ta de janela de estrutura simples, com uma boa aparência estética e muito sóbria e ocupando pouco espaço em profundidade, o que permite montar a mesma na maior parte dos tipos de caixilha
Um outro objectivo consiste em criar uma nor ta de janela que simultaneamente beneficia de uma grande facilidade de manobra das suas lâminas e de uma boa estabilidade das mesmas uma vez regulada a sua inclinação.
Para este efeito, a porta de janela de acordo com a presente invenção combina os meios, características e dispositivos seguintesi
a) duas calhas laterais que se estendem a toda a altura do pai nel de um e do outro lado deste, . estando cada uma das calhas provida de uma corrediça numa das suas faces, . tendo sido abertos furos em cada uma das calhas, distribuídos pela sua altura e desembocando na sua corrediça,
b) peças auxiliares, alojadas na corrediça de cada calhaeque
Γ « BAD ORIGJNAk estendem a toda a altura desta, . apresentando estas peças auxiliares furos situados em correspondência com os das calhas, . incluindo estas peças auxiliares, por baixo de cada furo, um bordo interior de apoio situado saliente na face aparen te das referidas peças, . incluindo as referidas peças auxiliares, por cima de cada furo, um bordo exterior de apoio situado saliente na fa ce aparente das referidas peças, lâminas rígidas que se estendem entre as calhas atrás mencionadas , . incluindo cada lâmina, do lado interior na sua zona média, um rebordo oco que delimita uma porção superior de lâ mina e uma porção inferior, . estando cada uma das lâminas montada rotativamente em tor no de dois eixos, encaixados de um e do outro lado no seu rebordo oco e atravessando um furo de uma peça auxiliar e o furo correspondente de uma calha, de maneira a permitir uma rotação da referida lâmina entre uma posição de fecho e uma posição extrema de abertura, . estando as lâminas e os bordos interiores e exteriores de apoio das peças auxiliares adaptados de maneira que, na posição de fecho, a porção inferior de cada lâmina vai apolar-se pela sua face interior contra um bordo interior ao longo do comprimento do referido bordo, e que a porção superior da referida lâmina vai apoiar-se pela sua face ex terior contra o bordo exterior vizinho ao longo do comprimento do referido bordo, . possuindo a porção inferior de cada lâmina uma parte inferior de recobrimento adaptada para, na posição de fecho, ir recobrir o bordo superior da lâmina vizinha, . estando a referida parte de recobrimento dotada, na sua face interior, de uma ranhura porta-junta equipada com uma junta de estanqueidade,
• incluindo a porção superior de cada lâmina uma aba interior que se estende a toda a largura e está provida de um rebordo oco,
d) pelo menos uma haste de ligação que se estende por um lado das lâminas em frente do orifício do rebordo da sua aba in terior, . estando cada haste de ligação articulada no rebordo mencionado de cada lâmina por meio de um eixo de rotação que atravessa um furo da referida haste e encaixa-se no referido rebordo.
Deve notar-se que, para simplificar a descri ção e facilitar a sua compreensão, admitiu-se que a porta está no seu lugar na posição normal de utilização na abertura de um local, tendo as lâminas direcções horizontais} assim, por convenção, os termos interior e exterior referem-se ao volume interior ou exterior do local, mas os termos de posicionamento superior, inferior, lateral referem-se à posição normal da porta da janela, com as lâminas horizontais»compreen de-se perfeitamente que a porta pode eventualmente ser montada numa outra posição diferente da posição aqui considerada normal. Alem disso, a porta pode também ser colocada no interior de um local para funcionar como divisória susceptível de possuir aberturas.
Como melhor se compreenderá mais adiante, na sua posição de fecho as lâminas formam um anteparo rígido,hermético e estanque, quer entre si, quer lateralmente entre as calhas e as lâminas, anteparo que impede completamente a difusão da luz e constitui um obstáculo intransponível para a água, para o ar e para os insectos. As referidas lâminas podem ser rodadas de pelo menos 9θ para se disporem na posição de abertura em planos paralelos que são aproximadamente perpendiculares ao plano geral da porta; nesta posição, a porta introduz uma perda desprezável no fluxo de ar que a atravessa e não obs trui de maneira sensível a vista e a passagem da luz.
Outras características, finalidades e vantagens da presente invenção serão evidentes na descrição que vai seguir-se, com referência aos desenhos anexos, dados a título de exemplo não limitativo, de um modo de realização preferido; as figuras dos desenhos que fazem parte integrante desta memória representam:
As figs. la, lb, lc e ld, esquematicamente, em perspectiva, as diversas peças que constituem a porta de ja nela,
As figs. 2a, 2b, 2c e 2d, vistas da porta em corte axial por um plano vertical, respectivamente na posição de fecho e em várias posições de abertura (posição semiaberta travada, posição de ventilação máxima, posição de abertura extrema) .
As figs. 3a, 3b e 3c, cortes parciais da por ta na posição de fecho, respectivamente por planos (ΑΑ'),(ΒΒ’) e (CC’).
A fig. uma vista em perspectiva que repre senta a disposição de um trinco de Imobilização na porta.
A fig. 5» a porta vista em perspectiva do la do interior na posição semiaberta.
As figs. 6 e 7» em corte, um exemplo de fixação da porta num caixilho.
— \
As figs. o e 9» esquematicamente, em perspec tiva, uma variante de lâmina.
A porta de janela representada a título de exemplo nas figuras é constituída por um painel de forma rectangular, com dimensões adaptadas às do caixilho no qual a por ta deve ser montada. Esta porta é constituída por peças componentes representadas nas figs. la, lb, lc e ld, que estão des- 6 -
critas em pormenor a seguir, ou sejam: duas calhas (1)(fig. la) um certo número de peças auxiliares (2) (fig. lb), lâminas rígidas tais como (3), montadas rotativamente por meio de eixos (4) (fig. lc), e uma ou duas hastes de ligação tais como (5), articuladas por meio de eixos de rotação (6) nas lâminas.
Cada uma das calhas (1) é formada por um pequeno perfilado de alumínio, cortado de modo a apresentar a al tura necessária, igual â altura livre entre as travessas superior e inferior do chassis do caixilho. A título indicativo, a espessura e da calha (1) pode ser da ordem do centímetro e a sua largura (p^) (disposta no sentido da profundidade da porta de janela) da ordem de 3 cm.
A calha (1) compreende numa face (la) una cor rediça (7) delimitada por pequenas abas, tais como (8), providas de dobras, tais como (9). Esta corrediça (7) estende-se por cerca de 2/3 da profundidade (p^) da calha, possuindo esta um prolongamento (10) destinado a posicionar-se do lado de dentro; este prolongamento (10) e a aba correspondente (8) da corrediça delimitam uma cavidade (11) de faces perpendiculares na qual pode alojar-se uma haste de ligação (5) na posição de fecho da porta. (Deve notar-se que, nesta posição de fecho, nenhuma par te da porta trasborda para o interior em relação a estes prolongamentos (10) das duas calhas).
Além disso, a calha (1) tem abertos furos tais como (12), que se distribuem pela sua altura, a uma distância uns dos outros correspondente à altura útil de uma lâmina (3) (parte de recobrimento não tida em conta).
No exemplo, além disso, em oposição à face (la) na qual desemboca a corrediça (7)» a calha (1) está provida de uma parte mais espessa (lb), destinada a inserir-se no chassis do caixilho.
Por outro lado, cada peça auxiliar (2) é mol dada de material sintético de maneira a adaptar-se perfeita- 7 -
mente à forma da corrediça (?) da calha, com uma face aparente (13) situada ligeiramente saliente em relação a esta corrediça.
Cada uma das peças auxiliares (2) apresenta uma altura igual à altura útil de uma lâmina (3)i estas peças são enfiadas nas corrediças (7) das duas calhas para ficar lateralmente em correspondência com as lâminas. Elas estão dotadas de estruturas de encaixe topo-a-topo, constituídas,no exem pio dado, por uma pequena espiga (14) com uma secção adaptada para penetrar na extremidade (15) da peça vizinha, tendo cada peça uma secção oca em forma de U.
Na sua zona média (com um ligeiro desvio para cima em relação ao meio da sua altura), cada uma das peças (2) possui um furo (16), destinado a ficar em correspondência com um furo (12) da calha.
Por cima deste furo (16), a peça auxiliar es tá provida de um bordo de apoio (17) destinado a ficar do lado exterior da porta. Este bordo de apoio exterior estende-se ao longo da parto superior da peça (2), segundo uma direcção sensivelmente vertical (isto e, paralela à direcção geral Z1 da pe ça (2) e da calha (1) que a contém). 0 bordo (17) é pois sensivelmente paralelo à aresta exterior da face (13) e está desviado no sentido desta aresta em relação ao eixo médio desta face .
Este bordo exterior de apoio (17) possui uma extremidade inferior (17a), disposta por forma a servir de batente para a lâmina (3) correspondente no fim da abertura, de maneira a definir uma posição extrema de abertura corresponder te a uma oscilação das lâminas de pelo menos 9θ°, por exemplo da ordem de 120 a 130° (fig. 2d).
Além disso, por baixo do seu furo (16), cada peça auxiliar (2) está provida de um outro bordo de apoio (18) • que se destina a ficar do lado Interior da portal este bordo . de apoio interior estende-se ao longo da parte inferior da pe_ 8 - BAO orjginal
1.
ça (2), segundo uma direcção Δ^ inclinada para fora (no sentido descendente) de um pequeno ângulo cx em relação à direcção & a parte inferior do bordo interior (18) fica assim na vizinhan ça da aresta exterior da face (13), ao passo que a sua parte superior fica situada na vertical do furo (16). A inclinação (X do bordo (18) é de alguns graus, por exemplo da ordem de 5 a
Por outro lado, cada lâmina (3) é constituída por um troço rígido e indeformável de perfilado, em particular perfilado de liga de alumínio.
Esta lâmina (3) possui duas porções,superior (19) e inferior (20), que estão separadas por um rebordo oco (21) disposto do lado de dentro na zona média da lâmina ( com um ligeiro desvio para cima em relação ao meio da altura desta^
As duas porçães (19) e (20) formam um diedro muito aberto, com um ângulo no vértice P) igual a 180°-0(, compreendido, no exemplo considerado, entre 17°° e 175°· Cada lâmina está assim adaptada para, na posição de fecho, ir apoiar-se lateralmente contra os bordos exterior (17) e interior (18) respectivamente pela face exterior (19a) da sua porção superior e pela face interior (20b) da sua porção inferior.
A porção superior (19) de cada lâmina compreende uma aba interior (22) que se estende ao longo do bordo superior desta porção superior. Esta aba interior (22)está pro vida ao longo do seu bordo interior de um rebordo oco (23) e apresenta uma profundidade (p^) i&l que, na posição de fecho, o rebordo (23) fica saliente em relação às corrediças (7) das calhas, em frente dos prolongamentos (10) destas calhas (fig.2a).
Além disso, a porção superior (19) de cada lâmina compreende, ao longo da sua borda superior, do lado de fora (no prolongamento da aba (22) ), uma curta dobra (24).
A porção inferior (20) de cada lâmina possui
- 9 uma parte inferior de recobrimento, dotada na sua face interior de uma ranhura de suporte de uma junta (25); esta parte inferior de recobrimento destina-se a, na posição de fecho, ir recobrir a borda superior da lâmina vizinha. Nesta posição, a curta dobra (24) desta lâmina cavalga sobre a ranhura porta-junta (25) da lâmina considerada; a referida ranhura porta-junta (25) está equipada com uma junta de estanqueidade (26) que vai então apoiar-se contra a face exterior da lâmina vizinha (fig. 2a).
Por outro lado, cada lâmina (3) está montada de maneira oscilante em torno de dois eixos, tais como (4),enfiados no seu rebordo (21). Cada um dos eixos (4) está provido de uma cabeça plana e achatada (4a) que vai encostar-se à parte traseira da calha, de um troço liso da haste (4b) que atravessa os furos (12) e (16) da calha e da peça auxiliar correspondente, e de um troço de haste (4c), que compreende estruturas de anti-retorno e alojada nos rebordos (21). Estas estruturas (4c), formadas em particular por uma série de superfícies troncocónicas, suprimem os riscos de desencaixe da porta da janela antes de ser montada no chassis do caixilho.
As diversas lâminas estão ligadas entre si por uma ou duas hastes de ligação (5)l a presença de duas hastes é preferível para portas de largura relativamente grande.
Cada haste (5) apresenta uma secção rectangular, adaptada para se dispor, quando as lâminas se encontram na posição de fecho, na cavidade (11) que forma cada calha do lado interior. Cada haste (5) está articulada nos rebordos(23) de todas as lâminas por meio de eixos de rotação tais como (6); estes eixos de rotação atravessam furos (27) abertos nas hastes (5) e são introduzidos à força nos rebordos (23). Cada um dos eixos de rotação compreende uma cabeça achatada (6a)que im pede o desprendimento da haste (5).
Por outro lado, uma das lâminas, situada à altura de um homem, está equipada com um trinco de imobilização
(28) de tipo conhecido em si, como se representa na fig. ^.Este trinco é fixado na orla da lâmina, contra a face interior da sua porção superior (19), por baixo da sua aba interior (22); este trinco de espessura menor que a profundidade da aba (22) é fixado nesta aba por meio de rebites (29).
Em frente da lingueta (28a) do trinco ( para a posição de fecho das lâminas), a calha (1) e a peça auxiliar (2) correspondente compreendem uma furação (30) na qual pode penetrar a referida lingueta, para Imobilizar a porta nesta no sição de fecho.
Além disso, faz-se uma perfuração suplementar (31) na calha, ao nível do seu prolongamento (10), de maneira a permitir uma imobilização na posição semi-aberta das lâminas (fig. 2b).
A porta de janela atrás descrita forma um pai nel rígido de pequena profundidade (3 cm), muito fácil de montar na maior parte dos chassis de caixilhos existentes.
A fig. 6 apresenta um modo de fixação que representa um modo de fixação do painel em montantes (32)de um chassis constituído por perfilados. Cada calha (1) vai encostar-se ao perfilado e é fixada no mesmo por parafusos.
Como se ilustra na fig. 7, as travessas supe rior (33) e inferior (3^) do chassis estão providas de anteparos fixos (35) e (36) que cooperam na posição de fecho com as lâminas superiores e inferiores da porta de janela e permitem uma compensação em altura.
Na posição de fecho, a porta de janela segun do a presente invenção assegura uma estanqueidade excelente, quer entre lâminas (vindo estas recobrir-se com interposição de uma junta), quer lateralmente graças à presença das peças auxiliares e dos seus bordos de apoio exteriores e interiores.
- 11 1
anteparo assim formado pela porta de janela é perfeitamente opaco à luz e hermético relativamente à água e ao ar.
Além disso, as lâminas ligadas entre si por uma ou duas hastes podem ser manobradas, simultaneamente,do in terior: depois de, se for caso disso, libertar o trinco (28), o operador pega numa das abas interiores (22) (que servem de pu nho de preensão) para orientar o conjunto das lâminas para a posição pretendida. Em particular, pode colocar as lâminas a 90° em relação ao plano da porta, de maneira a beneficiar de uma capacidade de ventilação máxima e de uma vista completa pa ra o exterior (fig. 2c). Os eixos de rotação (6) por meio dos quais cada uma das hastes de ligação está articulada nas lâminas estão desviados muito para trás destas o que dá uma boa ri gidez à ligação entre lâminas e uma excelente eficácia ao comando das mesmas.
Na posição de fecho imobilizada, a porta da janela forma um conjunto rígido que constitui um obstáculo con tra o arrombamento pràticamente tão eficaz como as portas chei as clássicas.
A qualidade da protecção fornecida e as capacidades de ventilação fornecidas tornam a porta da janela perfeitamente apropriada para ser montada isoladamente, sem ja nela, em especial nos países quentes.
Além disso, associada a uma janela tradicional, a sua característica estanque contribui para aumentar con sideràvelmente o isolamento térmico e acústico pela criação de uma almofada de ar estanque entre a janela e a porta respectiva. Deve notar-se que a forma exterior das lâminas permite uma limpeza fácil da porta da janela, a qual aliás se processa de maneira natural pela água da chuva. Além disso, neste último caso, não existe na porta da janela qualquer parte susceptível de formar uma reserva de água na sua posição aberta, o que evi ta que o operador se molhe durante as manobras.
A simplicidade da sua estrutura e a facilidade da sua colocação conferem-lhe um custo de montagem reduzido. 0 fabrico da porta da janela a partir de partes componen tee (calhas, peças auxiliares, lâminas, eixos de rotação, hastes de ligação e eixos) reduz-se a operações de execução simples e rápida que consistem em fazer deslizar as peças auxilia res para o Interior das calhas, colocar cada lâmina e cravar os eixos, e finalmente colocar no seu lugar a ou as hastes por meio dos eixos de rotação.
A porta de janela segundo a presente invenção pode ser colocada de maneira tradicional com as lâminas ho rizontais; presta-se também a uma montagem na qual as lâminas teriam outras posições, em particular verticais; pode também montar-se, sem inconveniente, em planos inclinados ou horizontais.
Por outro lado, para aplicações particulares, certas lâminas de porta de janela podem ser previstas fixas e, se for caso disso, de um material transparente (vidro ou outro)t
É Igualmente possível, como ilustram as figs. 8 e 9, prever uma ou várias lâminas que apresentam na sua superfície uma abertura (37) tapada por uma placa (38) de material transparente (ou translúcido).
Este tipo de lâmina é formado por um troço de perfilado idêntico ao das lâminas anteriores, que é cortado ao nível da sua porção superior (19) para realizar a abertura (37) preservando em torno desta última uma orla para aplicação da placa (38) (de dimensões ligeiramente superiores âs da referida abertura).
A placa (38) e aplicada do lado interior da lâmina por meio de pelo menos duas peças de apoio tais como (39)· Cada peça de apoio compreendes . na sua extremidade superior, um talão (39a) de forma con
jugada da do rebordo (23) da lâmina com vista a aplicar-se con tra o mesmo, • na sua parte média, um bordo flexível (39b) de apoio con tra a placa transparente ou translúcida, • na sua extremidade inferior, uma biqueira (39c) de fixação no rebordo (21) da lâmina, associada a um parafuso de pres são (4θ) disposto de modo a permitir a criação de um apoio do bordo flexível (39b) contra a placa transparente ou translúcida (38).
Para esse fim, o parafuso (4θ) é inclinado , como se esquematiza na fig. 8, e está disposto de modo a que a sua extremidade vai apoiar-se no rebordo (21)j quando estiver apertado, este parafuso tende a levantar a peça (39) cujo talão (39a) desíiz-a então sobre o rebordo (23) e aproxima-se da lâmina) o seu bordo flexível (39b) é assim comprimido contra a placa (38) e esta fica apertada entre o referido bordo e a periferia da abertura (37).

Claims (2)

  1. REIVINDICAÇÕES
    - 1®
    Porta de janela que se apresenta sob a forma de um painel adaptado para ser montado num caixilho e desempenhar a função de persiana de lâminas orientáveis, caracterizado por compreender, em combinação:
    a) duas calhas laterais (1) que se estendem pela altura do pal nel de um lado e do outro deste, .estando cada uma das calhas (1) provida de uma corrediça (7) numa das suas faces, . estando abertos em cada uma das calhas furos (12), distribuídos ao longo da sua altura e desembocando na corrediça (7),
    b) peças auxiliares (2), alojadas na corrediça (7) de cada calha (1) e estendendo-se a toda a altura desta, . apresentando estas peças auxiliares (2) furos (16) situa dos em correspondência com os furos das calhas* • compreendendo estas peças auxiliares (2), por baixo de cada furo (16), um bordo interior de apoio (18) situado salien te sobre a face aparente (13) das referidas peças, . compreendendo as referidas peças auxiliares (2) por cima do furo (16), um bordo exterior de apoio (17) situado saliente sobre a face aparente (13) das referidas peças,
    c) estendendo-se lâminas rígidas (3) entre as citadas calhas (1)» • incluindo cada lâmina (3), do lado interior na sua zona média, um rebordo oco (21) que delimita uma porção superior de lâmina (19) e uma porção inferior (20), . estando cada lâmina (3) montada de maneira oscilante em torno de dois eixos (4) , enfiados de um lado e do outro no rebordo oco (21) e atravessando um furo (16) de uma peça auxiliar (2) e o furo (12) correspondente de uma calha (1), de maneira a permitir uma oscilação da referida lâmina entre uma posição de fecho e uma posição extrema de abertura.
    . estando as lâminas (3) e os bordos interiores (18) e exteriores (17) de apoio das peças auxiliares (2) adaptados de 1 maneira que, na posição de fecho, a porção inferior (20)de cada lâmina vá apoiar-se pela sua face interior contra um bordo interior (18) ao longo do comprimento do referido bordo, e que a porção superior (19) da referida lâmina vá apoiar-se pela sua face exterior contra o bordo interior vizinho (17) ao longo do comprimento do referido bordo,
    - 15 . possuindo a porção inferior (10) de cada lâmina uma parte baixa de recobrimento adaptada para, na posição de fecho,ir recobrir o bordo superior da lâmina vizinha, . estando a referida parte de recobrimento dotada na sua fa ce interior de uma ranhura porta-junta (25) equipada com uma junta de estanqueidade (26), . incluindo a porção superior (1?) de cada lâmina uma aba interior (22) que se estende pela sua largura e provida de um rebordo oco (23),
    d) pelo menos uma haste de ligação (5) que se estende ao lon go de um lado das lâminas (3) em frente do orifício do rebordo (23) da sua aba interior (22), . estando cada barra de ligação (5) articulada no rebordo (23) mencionado de cada lâmina por meio de um eixo de rotação (6), que atravessa um furo (27) da referida haste e que se encaixa no referido rebordo.
  2. Porta de janela de acordo com a reivindicação 1, caracterizada port . cada bordo exterior de apoio (17) se estender ao longo de uma peça auxiliar (2) segundo uma direcção ( sensivelmente paralela â da calha (1), . cada bordo interior de apoio (18) se estender ao longo de ra (no sentido descendente) de um pequeno ângulo ( 0< ) em relação à direcção citada (Zl), • a porção superior (19) e a porção inferior (20) de cada lâmina formarem um diedro com um ângulo no vértice ( ^ ) sensivelmente igual a 180
    Porta de janela de acordo com qualquer das reivindicações 1 ou 2, caracterizada por cada bordo exterior de apoioíl7) possuir uma extremidade inferior (17a) disposta de forma a servir de batente para a porção inferior da lâmina cor respondente no final da abertura, de maneira a definir uma posição extrema de abertura correspondente Ja uma oscilação das lâminas pelo menos igual a 9p_°.·
    Porta de janela de acordo com qualquer das reivindicaçães 1, 2 ou 3, caracterizada por a porção superior (19) de uma l&mina estar equipada na sua face interior,por bal xo da sua aba interior (22), com um trinco de imobilização (25) disposto de forma a cooperar, na posição de fecho, com uma per furação (30) feita numa peça auxiliar (2) e a calha (1)correspondente .
    - 5S ção 4, caracterizada por feita na calha (1), numa trinco (28) numa posição com a relvlndicaeuplementar
    Porta de janela de acordo ter uma perfuração posição adaptada para cooperar semiaberta das lâminas.
    (31) | com o
    Porta de janela de acordo com uma das dlcaçÕes 1, 2, 3, A ou 5» caracterizada pori reivin
    6&
    . cada calha (1) incluir do lado interior um prolongamento (10) adaptado para delimitar uma cavidade para a haste de ligação (5) na posição de fecho das lâminas» . o rebordo oco (23) da aba interior (22) de cada lâmina estar situado ao longo do bordo interior desta aba» • esta aba interior (22) apresentar uma profundidade tal que* na posição de fecho, o seu rebordo (23) fica saliente do lado interior em relação às corrediças (7) das calhas,em frente dos prolongamentos (10) das referidas calhas.
    - 7· ' Porta de janela de acordo com qualquer das reivindicações 1, 2, 3, 4, 5 ou 6, caracterizada por cada ca-, lha (1) conter na sua corrediça (7) uma peça auxiliar (2) por lâmina, possuindo as referidas peças auxiliares estruturas de encaixe, topo-a-topo (14, 15).
    -S^Porta de janela de acordo com qualquer das reivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6 ou 71 caracterizada por a aba interior (22) de cada lâmina se estender ao longo do bordo superior da sua porção superior (19).
    - 9S Porta de janela de acordo com qualquer das reivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 ou 8, caracterizada por a porção superior (19) de cada lâmina compreender ao longo do seu bordo superior uma curta dobra exterior (24), adaptada para ca valgar, na posição de fecho, mina vizinha.
    a ranhura porta-junta (25) da lâ- 10* Porta de janela de acordo com qualquer das reivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 ou 9» caracterizada por cada um dos eixos (4) possuir um troço de haste (Uc), destinado a alojar-se no rebordo correspondente e que compreende es-‘ truturaa anti-retorno.
    - 11» Porta de janela de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizada por compreender uma ou várias lâminas que apresentam na sua superfície uma abertura (37) obturada por uma placa (38) de um material transparente ou translúcida.
    12» Porta de janela de aoordo com a reivindicação 11, caracterizada por a placa transparente ou translúcida (38) mencionada ser aplicada do lado interior da lâmina considerada contra os bordos da sua abertura (37) por meio de pelo menos duas peças de apoio (39), cada uma delas ligada à lâmina pelas suas extremidades superior e inferior apoiada contra a placa transparente ou translúcida ao nível da sua parte média.
    19 13»
    Porta de janela de acordo com a reivindicação 12, caracterizada por a placa transparente ou translúcida (38) mencionada estar disposta ao nível da porção superior (19) da lâmina considerada e por cada peça de apoio oompreender:
    . na sua extremidade superior, um talão (39a) de forma con jugada da do rebordo (23) da lâmina com vista a aplicar-se con tra este, • na sua parte média, um bordo flexível (39b) de apoio con tra a placa transparente ou translúcida, • na sua extremidade inferior, uma biqueira (39c) de fixação no rebordo (21) da lâmina, associado a um parafuso de pres são do bordo flexível (39b) contra a placa transparente ou translúcida (38)«
    A requerente declara que o primeiro pedido desta patente foi depositado na França em 6 de Janeiro de 1984, sob o n8 8400610.
PT7894384A 1984-01-06 1984-07-19 Porta de janela aperfeicoada destinada a desempenhar a funcao de persiana com laminas orientaveis PT78943B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR8400610A FR2557915B1 (fr) 1984-01-06 1984-01-06 Volet perfectionne destine a faire office de persienne a lames orientables

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT78943A PT78943A (fr) 1984-08-01
PT78943B true PT78943B (pt) 1995-05-31

Family

ID=9300156

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT7894384A PT78943B (pt) 1984-01-06 1984-07-19 Porta de janela aperfeicoada destinada a desempenhar a funcao de persiana com laminas orientaveis

Country Status (3)

Country Link
ES (1) ES291576Y (pt)
FR (1) FR2557915B1 (pt)
PT (1) PT78943B (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB2194325A (en) * 1986-04-29 1988-03-02 Colt Int Ltd Ventilators
FR2707330B1 (fr) * 1993-07-07 1997-05-09 Alain Villafines Dispositif de fermeture de fenêtre du type "Jalousie".
DE20100754U1 (de) 2001-01-15 2001-03-08 Schüco International KG, 33609 Bielefeld Lamelle für eine Beschattungs- und/oder eine Lichtlenkungseinrichtung
ITMI20040286A1 (it) * 2004-02-20 2004-05-20 Sipar S R L Serramento a lame orientabili ad elevata sicurezza
WO2007118488A1 (de) * 2006-04-13 2007-10-25 Lamellanet Ag Lamellenstore
CN111946229A (zh) * 2019-05-16 2020-11-17 杨东佐 一种单摆式联动百叶窗、联动百叶天窗屋顶及百叶片

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1582111A (en) * 1924-02-27 1926-04-27 Wogan Michael Combined screen and adjustable transparent ventilator
FR1243596A (fr) * 1958-12-09 1960-10-14 Perfectionnements aux aérateurs notamment pour fenêtres
FR1329037A (fr) * 1962-04-26 1963-06-07 Aluminium Francais Organe d'obturation pour ouvertures pratiquées dans les murs des constructions immobilières
CH392838A (de) * 1962-05-16 1965-05-31 Koller Ernst Fenster- oder Türladen, insbesondere Schiebeladen
GB1192574A (en) * 1967-07-11 1970-05-20 Chu Kee Metal Manufacturer Frame for Adjustable Louvres
CH598467A5 (en) * 1976-05-05 1978-04-28 Joseph Fatyga Outside window shutter
IT1093100B (it) * 1980-11-19 1985-07-19 Mazzocco Antonio Persiana con alette orientabili,a chiusura ermetica

Also Published As

Publication number Publication date
ES291576U (es) 1986-10-16
ES291576Y (es) 1987-06-16
FR2557915A1 (fr) 1985-07-12
PT78943A (fr) 1984-08-01
FR2557915B1 (fr) 1986-06-13

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US5553420A (en) Casement window
US4057941A (en) Modular green house construction
US1904110A (en) Window construction
JPH03506011A (ja) 日除けを有する透明な車両屋根
EP1799947A2 (de) Rahmen für eine tür, ein fenster oder dergleichen
US4355676A (en) Movable glazing and insulation for windows
US5694996A (en) Screening arrangement for a window
US2611936A (en) Combination shutter and awning
PT78943B (pt) Porta de janela aperfeicoada destinada a desempenhar a funcao de persiana com laminas orientaveis
PT1492934E (pt) Conjunto de portas
US3845585A (en) Casement window
US3414039A (en) Convertible storm and screen door
KR101758618B1 (ko) 제로바시스템을 이용한 온실지붕
US4497134A (en) Exterior louver and louver apparatus
US4254583A (en) Window unit
US2926397A (en) Window assembly
US2560397A (en) Combination transparent awning and shade
US2322705A (en) Shutter structure
US4945679A (en) Driving device for the outward pivoting frame of doors or windows
DE10014013A1 (de) Fenster oder Tür mit Blendrahmen,Flügelrahmen und Verglasung
US1940147A (en) Tent
ES2971726T3 (es) Ventana
CZ286692B6 (en) Window or door with louver box
US2344357A (en) Auxiliary window construction
ES2244986T3 (es) Conjunto de estructura de placa de puerta en parte hueca y provista de cristal.

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19941118

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19960531