PT778052E - Aparelho extintor e berco para a fixacao deste aparelho no seu suporte - Google Patents

Aparelho extintor e berco para a fixacao deste aparelho no seu suporte Download PDF

Info

Publication number
PT778052E
PT778052E PT96420348T PT96420348T PT778052E PT 778052 E PT778052 E PT 778052E PT 96420348 T PT96420348 T PT 96420348T PT 96420348 T PT96420348 T PT 96420348T PT 778052 E PT778052 E PT 778052E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
tube
head
activation
reservoir
spray head
Prior art date
Application number
PT96420348T
Other languages
English (en)
Inventor
Daniel Vivier
Original Assignee
Snc S2E Services
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Snc S2E Services filed Critical Snc S2E Services
Publication of PT778052E publication Critical patent/PT778052E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A62LIFE-SAVING; FIRE-FIGHTING
    • A62CFIRE-FIGHTING
    • A62C13/00Portable extinguishers which are permanently pressurised or pressurised immediately before use
    • A62C13/76Details or accessories

Landscapes

  • Public Health (AREA)
  • Business, Economics & Management (AREA)
  • Emergency Management (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Containers And Packaging Bodies Having A Special Means To Remove Contents (AREA)
  • Fire-Extinguishing By Fire Departments, And Fire-Extinguishing Equipment And Control Thereof (AREA)
  • Replacing, Conveying, And Pick-Finding For Filamentary Materials (AREA)
  • Baking, Grill, Roasting (AREA)
  • Clamps And Clips (AREA)
  • Fittings On The Vehicle Exterior For Carrying Loads, And Devices For Holding Or Mounting Articles (AREA)
  • Nozzles (AREA)
  • Fire Alarms (AREA)
  • Telephone Set Structure (AREA)
  • Fire-Detection Mechanisms (AREA)
  • Sheet Holders (AREA)
  • Perforating, Stamping-Out Or Severing By Means Other Than Cutting (AREA)

Description

1• Tf? OSZ A. Ο. P. I. κ 3 2-i
DESCRIÇÃO
Aparelho extintor e berço para a fixação deste aparelho no seu suporte A presente invenção diz respeito a um aparelho extintor, e um berço para a fixação deste aparelho, quando ele é portátil, a um suporte tal como uma parede.
Tal aparelho compreende geralmente uma cabeça de pulverização ligada por um tubo flexível a um reservatório que contem o produto extintor. O tubo flexível e a cabeça de pulverização não são mantido em permanência sob pressão. Portanto é necessário em caso de incêndio activar o funcionamento do aparelho, isto é, por sob pressão esta cabeça e este tubo antes de iniciar a pulverização. O aparelho pode ser do tipo dito "à pressão permanente", no qual o reservatório é mantido em permanência sob pressão. A activação consiste então em provocar a abertura da válvula que liberte o agente extintor sob pressão em direcção do tubo flexível. O aparelho pode igualmente ser do tipo dito "à pressão auxiliar". Isto é não é mantido em permanência sob pressão mas que compreende um cartucho de gás propulsor, que é percutido no momento da activação. O mecanismo de activação compreende geralmente uma haste deslizante, coaxial ao reservatório, que é ora ligada ao órgão móvel da válvula de fecho do reservatório, no caso de um aparelho "à pressão permanente", ora munida de uma extremidade inferior aguçada capaz de perfurar o opérculo que feche o cartucho de gás propulsor, no caso de um aparelho "à pressão auxiliar".
Para manobrar esta haste, é costume prever uma alavanca ou um botão na parte superior do reservatório, accionado manualmente.
Num caso como no outro, a colocação em serviço do aparelho exige de retirar a cavilha de segurança que feche o mecanismo de activação, accionar a 2 2 A. O. P. h 3 2-1
alavanca ou o botão referido para conseguir a activação, separar a cabeça de pulverização do reservatório, e abrir a cabeça de pulverização agindo sobre um puxador colado nesta última.
Assim, é necessário realizar sucessivamente quatro operações para conseguir utilizar o aparelho, e estas operações exigem gestos que não são instintivos para o utilizador. Isto pode ter como consequência, em caso de pânico, um atraso na utilização do aparelho, ou mesmo uma impossibilidade de por em serviço o aparelho, isto pode ter uma importância capital quando a extinção do inicio do incêndio, sabendo que se mais rápida fosse a intervenção, mais chances há de ver o incêndio dominado com um aparelho extintor.
Além do mais, nos aparelhos existentes, nada impede um utilizador irresponsável de repor a pega ou o botão de activação e a cavilha de segurança nas suas posições originais depois de uma utilização que ocasionou um esvaziamento parcial ou total do reservatório. A ausência de selo formando um avisador de inviolabilidade do aparelho não é visível, de tal maneira que os aparelhos portáteis podem ser reposicionados no berço do suporte sem que a sua utilização prévia seja imediatamente revelada.
Por outro lado, o desprendimento dos aparelhos portáteis existentes pode ser relativamente difícil de realizar por pessoas de pequena altura ou com uma força reduzida, considerando o peso do aparelho.
Enfim, os aparelhos existentes e os seus berços de suporte têm um aspecto visual pouco atractivo.
Os documentos n° WO 92/06743 e EP n" 0 298 022 descrevem os mecanismos de activação de um aparelho extintor e os elementos de accionamento destes mecanismos pelo utilizador. O accionamento do aparelho pelo utilizador é realizado pelo deslocamento do tubo do aparelho, segundo o primeiro documento, e pela rotação do puxador de porte deste aparelho, segundo o documento n° 2. A presente invenção pretende remediar o conjunto destes inconvenientes fornecendo um aparelho extintor e um berço para a fixação deste aparelho, quando este último é portátil, à um suporte, que permitem uma colocação em serviço do aparelho simples, rápida e acima de tudo instintiva, que permitem que toda a utilização prévia seja imediatamente visível, permitindo um desprendimento simples e fácil, e com um aspecto visual atractivo.
Este aparelho compreende, de maneira conhecida em si, uma cabeça de pulverização ligada por um tubo flexível ao reservatório do produto extintor, um mecanismo de activação do aparelho, quer isto dizer de por sob
A; O. P. I. k3 2-J pressão esta cabeça e este tubo quando o aparelho está a ser utilizado, e um meio de accionamento deste mecanismo pelo utilizador.
De acordo com a invenção, a cabeça de pulverização compreende uma parte desenhada para se encaixar numa peça do mecanismo de activação quando esta cabeça é situada perto do reservatório, o mecanismo sendo então numa posição de não activação do aparelho, esta parte da cabeça separa-se desta peça do mecanismo quando a cabeça é separada do reservatório, o conjunto sendo feito de maneira que a separação provoque o accionamento do mecanismo no sentido de procurar a activação do aparelho.
Assim, depois da retirada da cavilha de segurança, a separação da cabeça de pulverização e do reservatório é suficiente para realizar a activação do aparelho. A consequência disto é que a utilização deste último necessita unicamente de três operações, a retirada da cavilha, a separação da cabeça de pulverização e do reservatório, e a abertura da cabeça de pulverização.
Estas operações são simples, rápidas e instintivas, sendo que o primeiro gesto em que pensa um utilizador consiste em pegar a cabeça de pulverização para a desligar do reservatório do aparelho. A cabeça de pulverização é montada sobre a parte superior do reservatório e não sobre o lado deste. Ela é, assim, imediatamente visível pelo utilizador no momento da retirada do aparelho e esta acção é igualmente feita de maneira instintiva. A cavilha de segurança permite, antes da sua retirada, a imobilização da cabeça de pulverização sobre a parte superior do reservatório. Assim, no caso de o utilizador tentar separar a cabeça de pulverização e o reservatório e não conseguir, perceberá imediatamente que a causa disto é que a cavilha de segurança não foi retirada. A invenção permite igualmente eliminar todo o risco de erro no comprimento das diferentes etapas da utilização do aparelho.
Vantajosamente, a cabeça de pulverização apresenta a forma geral de uma pistola munida de um gatilho, este gatilho constituindo a dita parte que se encaixe com a mencionada peça do mecanismo de activação do aparelho.
Esta cabeça tem uma forma ergonómica, e a sua preensão assim como a sua abertura por meio de uma pressão sobre este gatilho supõem igualmente gestos simples, fáceis de fazer e instintivos para o utilizador.
Vantajosamente, o eixo de deslizamento da cavilha de segurança é inclinado em relação à horizontal e a extremidade de preensão da cavilha é virada 4
4 A. Ο. P. 1. 32-J
para cima. A inclinação do eixo de deslizamento em relação à horizontal é vantajosamente de 45°.
De preferencia, o aparelho compreende meios que impedem, depois da activação do aparelho, qualquer nova colocação da dita parte da cabeça de pulverização com a dita peça correspondente do mecanismo de activação, e assim, impedem qualquer nova colocação desta cabeça sobre a parte superior do reservatório. Esta impossibilidade de colocar de novo a cabeça de pulverização, torna a activação do aparelho imediatamente visível, a cabeça ficando pendurada ao longo do reservatório.
Segundo uma forma preferencial de realização deste aparelho, o mecanismo de activação compreende um tubo que pode deslizar entre uma posição de não activação e uma posição de activação do aparelho, e uma alavanca montada e que rodeia em torno de um eixo perpendicular a este tubo, esta alavanca é composta de uma parte de forma excêntrica apta a vir em apoio sobre o tubo e uma parte encaixada no meio de uma zona situada no gatilho que contem a cabeça de pulverização, esta segunda parte da alavanca e esta zona sendo desenhadas de tal maneira que a retirada da cabeça de pulverização provoca o deslizamento da alavanca e assim o deslocamento do tubo em posição de activação do aparelho.
Segundo uma outra forma de realização deste aparelho, o mecanismo de activação do aparelho compreende um tubo que pode deslizar entre uma posição de não activação e uma posição de activação do aparelho, um cursor que pode agir sobre este tubo para o deslocar na posição de activação do aparelho, elementos elásticos agindo sobre este cursor para o deslocar no sentido de provocar o accionamento do tubo, o conjunto sendo desenhado de tal maneira que o gatilho mantenha o cursor numa posição de não activação do tubo, contra os elementos elásticos. A retirada do gatilho liberta assim o cursor, que, sobre a acção dos elementos elásticos que lhe são associados, poderá deslocar-se para realizar o accionamento do tubo no sentido de provocar a activação do parelho.
Vantajosamente, o berço do suporte de um aparelho portátil segundo a invenção é concebido de tal maneira que uma nova reposição do aparelho sobre ele seja impossível quando a cabeça não está na posição de montagem sobre a parte superior do reservatório, com encaixe da parte referida e da peça correspondente do mecanismo de accionamento. O risco de um utilizador irresponsável repor no seu berço de suporte um aparelho parcialmente ou totalmente vazio é assim descartado. 5 5 A. Ο. P. ι.
3 2-J
Segundo uma forma de realização preferida da invenção, neste caso, o berço é solidário de uma tampa cuja borda livre é concebida de maneira que se adapte sensivelmente ao contorno do aparelho e tem uma parte superior desenhada para receber a cabeça de pulverização unicamente quando esta cabeça é colocada na posição de montagem sobre o aparelho. Para além de impedir a fixação do aparelho sobre o berço quando a cabeça está separada do reservatório, a tampa tem com vantagem cobrir a parte do reservatório ao longo da qual está o tubo flexível, e de dar assim um aspecto visual atractivo ao conjunto aparelho-berço.
De preferencia, o berço é concebido de maneira que o aparelho seja inclinado em direcção do utilizador. Esta inclinação favorece o desprendimento do aparelho.- O aparelho compreende um puxador superior de preensão, vantajosamente colocado de maneira perpendicular à cabeça de pulverização.
Este puxador facilita igualmente o desprendimento do aparelho e permite uma boa ergonomia.
Vantajosamente, o berço está munido de uma banda flexível localmente fragilizada, rodeando o aparelho, esta banda sendo destinada a ser rompida quando o aparelho é retirado do berço. A ruptura desta banda constitui um meio de visualização imediato do desprendimento deste aparelho fora do berço.
Para uma boa compreensão, a invenção está descrita a seguir por referência ao desenho esquemático anexado representando, a título de exemplos não limitativos, duas formas de realização do aparelho extintor portátil objecto da invenção. A figura 1 é uma vista em corte longitudinal da parte superior de um aparelho extintor segundo uma primeira forma de realização, da cabeça de pulverização que compreende este aparelho e da parte superior do berço que permite a fixação do aparelho no suporte tal com um muro ;
As figuras 2 e 3 representam vistas similares às da figura 1, mostrando respectivamente o aparelho no momento da activação e no fim da activação; A figura 4 é uma vista de cima da parte superior do aparelho, em corte segundo as linhas 1V-1V da figura 1 ; 6 6 A. Ο. P. Ί.
32-J A figura 5 é uma vista geral do aparelho, do lado e a escala reduzida, enquanto o aparelho está colocado no seu berço de suporte ; A figura 6 é uma vista em perspectiva deste berço, depois de retirado o aparelho ; A figura 7 é uma vista similar à figura 3 de um outro tipo de aparelho extintor, segundo a mesma forma de realização ; A figura 8 é uma vista em corte longitudinal da parte superior de um aparelho segundo uma segunda forma de realização ; A figura 9 representa uma vista parcial, em corte segundo as linhas IX-IX da figura 8, e A figura 10 é uma vista parcial, em corte segundo as linhas X-X da figura 8.
As figuras 1 à 4 representam a parte superior do um aparelho extintor 1, que compreende um reservatório 2 de produto extintor, uma cabeça 3 de pulverização deste produto e um tubo flexível 4 que ligue o reservatório2 à cabeça 3. O aparelho 1 mostrado nestas figuras é do tipo dito "à pressão auxiliar", no qual o reservatório 2 é colocado sob pressão, no momento da utilização, por percussão de um cartucho 5 de gás propulsor.
Este cartucho 5 é carregado por braços radias 6, solidários da peça 7 de fecho do reservatório 2, que delimitem entre eles orifícios de comunicação entre a extremidade superior do cartucho 5 e interior do reservatório 2. A percussão do cartucho 5 é efectuada por meio de um mecanismo de activação que compreende um tubo 10 e uma alavanca 11. O tubo 10 apresenta uma extremidade inferior 10a aguçada e que pode deslizar verticalmente entre uma posição de não activação (figura 1) e uma posição de activação (figura 3) do aparelho 1. Nesta segunda posição, a extremidade 10a vem furar o opérculo 12 de fecho do cartucho 5. A alavanca 11 é alojada numa peça metálica feita na parte superior 7a da peça 7, e é montada rodando em torno de um eixo perpendicular ao tubo 10. A alavanca compreende uma parte 11a em forma de excêntrico, vindo em apoio sobre a extremidade superior do tubo 10, e uma parte 11b acabando num alojamento 16, aberto na sua parte superior. A; Ο. P. 1.
A alavanca 11 compreende, por outro lado, um apoio redondo 11c e uma entalhe 17, consecutiva a este apoio 11c. A entalhe 17 é concebida para delimitar um beco na extremidade da parte 11c. A parte superior 7a da peça 7 compreende uma raspagem superior 20 e duas brocagens coaxiais, que acabem, por um lado, nesta raspagem 20 e, por outro, nas faces laterais da parte 7a.
Estas brocagens recebem, por fricção, um tubo elástico 21, em metal. A distancia separando o tubo 21 e o eixo de rotação da alavanca 11 é inferior à distancia separando o apoio 11c e este mesmo eixo. O conjunto é desenhado de tal maneira que o apoio 11c vem deformar o tubo 21 quando a alavanca 11 está rodando no sentido da descida do tubo 10 (figura 2), e de maneira que o tubo 21 penetre na entalhe 17 e se encrave com resultado do baloiço elástico, no final do giro da alavanca 11 (figura 3), atrás do beco que a entalhe 17 delimita na extremidade do apoio 11c. A cabeça de pulverização 3 apresenta a forma geral de uma pistola e é munida de um gatilho 25.
Este gatilho 25 é ligado a um mecanismo (não representado, porque conhecido em si) permitindo de abrir ou de fechar o tubo de pulverização 26 da cabeça 3, para iniciar ou acabar a pulverização.
Como é mostrado nas figuras, o gatilho 25 é destinado a ser recebido no alojamento 16, e compreende uma peça 30, desenhada para receber a parte 11b da alavanca 11 e para fazer girar esta alavanca 11 no sentido da activação do aparelho 1 quando o gatilho 25 é retirado do alojamento 16, portanto quando a cabeça 3 é separada do reservatório 2.
Além do mais, o aparelho 1 compreende uma cavilha de segurança 31 permitindo de assegurar o bloqueio do gatilho 25 no alojamento 16. Esta cavilha 31 apresenta um anel de tracção 31a e uma parte rectilínea 31b, encaixada nas entalhes 32, 33 que têm respectivamente o gatilho 25 e a parede 34 da peça 7 que delimite o alojamento 16. O aparelho 1 compreende, além do mais, um cordão 35 solidário da peça 7, munido de dois dentes 36 de fixação do aparelho 1 no seu berço suporte, e uma tampa superior 37 que tem uma pega de porte 38, disposta perpendicularmente à cabeça de pulverização 3. 8
8 âi O. P. I. 32-J
Como é mostrado na figura 6, o berço 40 compreende um estribo de fixação 41, nos lados laterais do qual são feitas entalhes alargadas 42 destinadas a receber os dentes 36. O estribo 41 é desenhado de maneira que o aparelho 1 seja, quando é colocado no berço 40, inclinado na direcção do utilizador.
Este estribo 41 é, além do mais, solidário de uma tampa 45, que tem uma borda livre 45a, desenhada para se adaptar sensivelmente ao contorno do aparelho 1. A tampa 45 tem igualmente uma entalhe superior 46, que se adapta ao contorno da cabeça 3 quando esta cabeça é posicionada sobre a peça 7, de maneira a não permitir a fixação do aparelho 1 sobre o estribo 41 quando a cabeça 3 está na sua posição de montagem sobre a parte 7. A tampa 45 é munida de uma banda flexível 50 localmente fragilizada, rodeando o aparelho 1, esta banda é destinada a ser rompida quando o aparelho 1 é retirado do berço 40.
Na prática, o aparelho 1 pode ser facilmente retirado do berço 40, graças à sua inclinação na direcção do utilizador, à forma alargada das entalhes 42 e ao desenho do puxador 38. Esta retirada provoca a ruptura da banda 50.
Uma vez a cavilha 31 retirada, a separação da cabeça 3 e da peça 7 é suficiente par provocar a rotação da alavanca 11, a descida do tubo 10 e a perfuração do opérculo 12, portanto permite realizar a activação do aparelho 1. A colocação em serviço deste último implica portanto só três operações (retirada da cavilha 31, separação da cabeça de pulverização 3 e do reservatório2, abertura da cabeça 3 por pressão sobre o gatilho 25). Estas operações são simples, rápidas e instintivas, sabendo que o primeiro gesto do utilizador é de pegar na cabeça 3 para a separar do reservatório 2.
No caso de o utilizador não conseguir fazer esta operação, perceberá de imediato que isto vem do facto de a cavilha 31 não ter sido retirada, o que elimina todo risco de error na colocação em serviço do aparelho 1. O tubo 21, o apoio 11c e a entalhe 17 constituem elementos de fixação da alavanca 11 na sua posição correspondente à activação do aparelho 1, representado na figura 3. Nesta posição, a alavanca 11 impede, conjuntamente com a parede 34, um novo encaixe do gatilho 25 no alojamento 16, portanto impede a reposição a cabeça 3 na peça 7. A activação do aparelho 1 é assim imediatamente visível, e qualquer nova fixação no estribo 41 é impossível de fazer, a cabeça 3 não pode ser 9 !>
A. Ο. P. I. 3 2-J encaixada na entalhe 46 e constitui um obstáculo ao encravamento dos dentes 36 nas entalhes 42. A figura 7 representa um aparelho extintor do tipo dito "à pressão permanente", no qual o reservatório é mantido em permanência sob pressão. A activação consiste então em provocar a abertura da válvula 55 que provoque a separação do reservatório e do tubo flexível.
Para simplificar, os elementos referidos nas figuras 1 à 6 que se encontram neste aparelho são referenciados pelas mesmas referencias numéricas.
Neste caso, o órgão móvel 56 da válvula 55 é fixado na extremidade inferior do tubo 10, de maneira que a descida deste tubo 1.0 provoca a abertura da válvula 55.
Este aparelho 1 pode, por outro lado, ter um indicador de pressão 57 permitindo controlar a pressão interna do reservatório 2.
As figuras 8 à 10 mostram um outro aparelho "à pressão permanente", e os elementos já descritos são igualmente referenciados pelas mesmas referências numéricas.
Neste caso, a peça 7 tem uma brocagem superior 60, na qual acaba o tubo 10. A alavanca 11 é substituída por um cursor 61 encaixado nesta brocagem 60.
Este cursor 61 é constituído por : • um buraco 62, no qual é colocada a mola 63, em apoio contra o fundo do buraco 62 e contra uma rolha de fecho 64 da brocagem 60, • uma extremidade aguçada 61a, formando uma rampa capaz de exercer pressão sobre o tubo 10, e • uma pata radial 65, encaixada numa fenda 66 e concebida de maneira a vir em apoio contra o gatilho 25, quando este último está encaixado no alojamento 16.
Este apoio permite que o cursor 61 fica numa posição de não activação do tubo 10, no encontro da mola 63, quando é comprimido. Quando o gatilho 25 é retirado de seu alojamento 16, a mola 63 age sobre o cursor 61 para o fazer deslocar e accionar o tubo 10. A força desta mola 63 esta desenhada de tal maneira que qualquer tentativa feita pelo utilizador de repor o gatilho 25 no alojamento 16 seja impossível. 10 É certo que a invenção não se limita à forma de realização descrita em cima à titulo de exemplo, mas engloba, todas as variantes de realização cobertas pelas reivindicações.. Assim, o aparelho extintor, objecto da invenção, poderá .ser portátil, como se verifica no desenho, estar montado num carrinho ou fixo.
Lisboa, 22 de Fevereiro de 2000
ÁLVARO DUARTE
Agente Oficial da Propriedade Industriei Rua Nova do Desterro, 7-1.’ 1150 LISBOA

Claims (10)

11 11 A. Ο. P. .3 2-J
REIVINDICAÇÕES 1 - Aparelho extintor, constituído por uma cabeça de pulverização (3) ligada por um tubo flexível (4) ao reservatório (2) do produto extintor, um mecanismo de activação (10, 11, 61) do aparelho (1), isto é, de colocação sob pressão desta cabeça (3) e deste tubo (4) no momento da utilização do aparelho, e um sistema (3, 25) de accionamento deste mecanismo pelo utilizador, aparelho caracterizado por a cabeça de pulverização (3) compreender uma parte (25) desenhada para se encaixar numa peça (11, 61) do mecanismo de activação (10, 11, 61) quando esta cabeça (3) é situada próximo do reservatório (2), o mecanismo (10, 11, 61) está então numa posição de não activação do aparelho (1), esta parte (25) da cabeça (3) separa-se desta peça (11, 61) do mecanismo (10, 11, 61) quando a cabeça (3) é separada do reservatório (2), o conjunto está previsto de maneira que esta separação provoque o accionamento do mecanismo (10, 11, 61) no sentido de provocar a activação do aparelho (1).
2 - Aparelho extintor segundo a reivindicação 1, caracterizado por a cabeça de pulverização (3) se apresentar sob a forma geral de uma pistola munida de um gatilho (25), este gatilho (25) constituindo a dita parte que vem encaixa-se com a referida peça (11, 61) do mecanismo de activação (10,11,61) do aparelho (1).
3 - Aparelho extintor segundo a reivindicação 1 ou a reivindicação 2, que compreende uma cavilha de segurança (31), caracterizado por o eixo de deslizamento da cavilha de segurança (31) ser inclinado em relação à horizontal e a extremidade de preensão da cavilha ser virada para cima.
4 - Aparelho extintor segundo uma das reivindicações 1 à 3, caracterizado por ter elementos (11c, 17, 20, 21, 34, 63) que impedem, depois de activado, qualquer encaixe daquela parte (25) da cabeça de pulverização (3) com a peça correspondente (11, 61) do mecanismo de activação (10, 11, 61), portanto qualquer colocação desta cabeça (3) sobre a parte superior do reservatório (2).
5 - Aparelho extintor segundo uma das reivindicações 2 à 4, caracterizado por o mecanismo de activação (10, 11) ter um tubo (10) capaz de deslizar entre uma posição de não activação e uma posição de activação, e uma alavanca (11) montada girando em torno de um eixo perpendicular à este tubo (10), esta alavanca (11) é formada por uma parte (11a) em forma de excêntrico capaz de vir em apoio sobre o tubo (10) e uma parte (11b) encaixada pelo meio de uma zona (30) preparada no gatilho (25) que compreende a cabeça de pulverização (3), esta segunda parte (11b) da alavanca (11) e esta zona (30) do gatilho (25) sendo desenhados de maneira que a retirada da cabeça de pulverização (3) provoque o 12 giro da alavanca (11) e portanto o deslocamento do tubo (10) em direcção da posição de activação do aparelho (1).
6 - Aparelho extintor segundo-um. das reivindicações 2 à 4, caracterizado por o mecanismo (10, 61) de activação ser composto de um tubo (10) capaz de deslizar entre uma posição de não activação e. uma posição de activação, um cursor (61) capaz de agir sobre este tubo (10) de maneira de o deslocar em posição de activação, elementos elásticos (63) agindo sobre este cursor (61) par o deslocar e assim provocar o accionamento do tubo (10), o conjunto sendo concebido de maneira que o gatilho- (25.) segura o cursor (61). numa posição de não activação do tubo (10), em frente de elementos elásticos (63).
7 - Berço de fixação de um aparelho portátil segundo uma das reivindicações 1 à 6, à um suporte, tal como uma parede, caracterizado por ser concebido de tal maneira que uma. nova .colocação do aparelho (1). sobre ele. seja impossível quando a cabeça de pulverização (3) não está na sua posição de montagem sobre a parte superiordo reservatório (2)» e com o encaixe na parte (25) em cima referida e a peça (11, 61) correspondente do mecanismo de accionamento (10,11,61).
8 - Berço segundo a reivindicação 7, caracterizado por estar solidário de uma tampa (45) cuja borda livre (45a) é concebida para se adaptar sensivelmente ao contorno do aparelho (1) e apresentar uma parte superior (46) desenhada para não receber a cabeça de pulverização (3) que quando esta cabeça está colocada na sua posição de montagem sobre o aparelho (1).
9 - Berço segundo uma das reivindicações 7 e 8, caracterizado pòr ser concebido^ de maneira que o aparelho (1) seja, quando colocado^ sobre- ele, inclinado em direcção do utilizador.
10 - Berço segundo uma das reivindicações 7 à 9,-caracterizado por ser munido de uma banda flexível localmente fragilizada (50), rodeando o aparelho (1), esta banda (50) é destinada a ser rompida quando o aparelho (l) é retirado do berço (40). Lisboa, 22 de Fevereiro de 2000
Álvaro duarte Agente Oficial da Propriedade Industrial Rua Nova do Desterro, 7-1.* 1150 LISBOA
PT96420348T 1995-12-05 1996-12-04 Aparelho extintor e berco para a fixacao deste aparelho no seu suporte PT778052E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR9514518A FR2741811B1 (fr) 1995-12-05 1995-12-05 Appareil extincteur et berceau pour la fixation de cet appareil, lorsqu'il est portable, a un support

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT778052E true PT778052E (pt) 2000-05-31

Family

ID=9485266

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT96420348T PT778052E (pt) 1995-12-05 1996-12-04 Aparelho extintor e berco para a fixacao deste aparelho no seu suporte

Country Status (10)

Country Link
US (1) US5816331A (pt)
EP (1) EP0778052B1 (pt)
AT (1) ATE188623T1 (pt)
CA (1) CA2192042C (pt)
DE (1) DE69606153T2 (pt)
DK (1) DK0778052T3 (pt)
ES (1) ES2141455T3 (pt)
FR (1) FR2741811B1 (pt)
GR (1) GR3033097T3 (pt)
PT (1) PT778052E (pt)

Families Citing this family (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2785817B1 (fr) 1998-11-12 2001-01-26 Usines Desautel Sa Robinet et extincteur portable a pression permanente equipe d'un tel robinet
CA2293134A1 (en) 1999-12-24 2001-06-24 Mobile Climate Control Inc. Cold starting aid system for an internal combustion engine and method of start-up sequencing for same
US6378618B1 (en) * 2001-09-18 2002-04-30 Chen-Hsin Yang Control switch for a fire extinguisher
FR2850875B1 (fr) * 2003-02-07 2005-04-15 Eurofeu Sa Extincteur d'incendie comportant un reservoir en matiere plastique
US7131679B1 (en) * 2005-04-29 2006-11-07 Teran Jerry V Combination sling and fire extinguisher
CA2521889A1 (en) * 2005-09-29 2007-03-29 Tony Ouellette Equipment holder for use on scaffolding
WO2007143100A2 (en) * 2006-06-01 2007-12-13 Whitney Projects, Llc Fire suppression systems and methods
MX2016017027A (es) * 2014-06-24 2017-08-10 Rusoh Inc Extintor de incendios con mezclado interno y cartucho de gas.
US10112211B2 (en) * 2014-12-03 2018-10-30 Nirlat Ltd Painting apparatus comprising an air bag
US10105562B2 (en) 2015-03-30 2018-10-23 Utc Fire & Security Corporation Hermetically sealed portable fire extinguisher with pressure indicator
KR101694533B1 (ko) * 2016-01-31 2017-01-11 (주)탑이엔씨건축사사무소 소화기의 안전 손잡이 및 이 안전 손잡이를 구비한 소화기
US10252094B1 (en) 2016-10-14 2019-04-09 The United States Of America As Represented By The Secretary Of The Army Fire extinguisher manifold with safety interlock cross-bolt
CN113995990B (zh) * 2021-09-24 2022-09-23 江志军 一种灭火器用安全喷洒装置

Family Cites Families (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CH672257A5 (pt) * 1987-07-03 1989-11-15 Sicli Materiel Incendie Sa
WO1992006743A1 (de) * 1990-10-13 1992-04-30 Gabor Lengyel Feuerlöscher

Also Published As

Publication number Publication date
EP0778052A1 (fr) 1997-06-11
CA2192042C (fr) 2000-02-08
EP0778052B1 (fr) 2000-01-12
FR2741811B1 (fr) 1998-01-16
US5816331A (en) 1998-10-06
ES2141455T3 (es) 2000-03-16
GR3033097T3 (en) 2000-08-31
ATE188623T1 (de) 2000-01-15
CA2192042A1 (fr) 1997-06-06
DE69606153D1 (de) 2000-02-17
FR2741811A1 (fr) 1997-06-06
DK0778052T3 (da) 2000-07-03
DE69606153T2 (de) 2000-09-28

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT778052E (pt) Aparelho extintor e berco para a fixacao deste aparelho no seu suporte
JP4568117B2 (ja) 注射装置の保護用針キャップを一時的に保持する装置
EP1353729B1 (en) Quick release supporting apparatus for a canister
US10987526B2 (en) Descender
JP2007330713A (ja) 消火栓装置
US3702637A (en) Control valve and discharge hose for pressurized fire extinguishers
KR101513426B1 (ko) 손잡이를 움켜잡아도 안전핀이 제거되는 패닉 방지용 소화기
US4088194A (en) Combination gauge shield and lock pin for a fire extinguisher
EP3421365B1 (en) Breakaway cover for emergency access
CN112587837B (zh) 一种便携式灭火箱
CN213912053U (zh) 一种翻转嵌入式灭火器存放箱
US5987717A (en) Remote release latching method and device
JP7144622B2 (ja) 管理及び使用が便利な消火器
US3633852A (en) Aircraft seat ejection safety system
JPH0632131Y2 (ja) 消化器の安全機構
US3016097A (en) Safety device for a fire extinguisher
US6739491B2 (en) Lock member attachment device
EP3911155B1 (en) An angling device
JPS6243569Y2 (pt)
JP6568792B2 (ja) 消火栓装置
JP2018068343A (ja) 消火栓装置
JPS5831569Y2 (ja) 消火器の安全装置
JP2002224234A (ja) 消火器の携帯用取っ手並びに安全栓自動解除及び収納ケース
KR20190038021A (ko) 차량의 유리창을 통한 탈출 구조체 및 작동방법
JPS6039632Y2 (ja) 石油スト−ブにおける感震装置の振子固定用ホルダ−