PT77511B - Process for preparing a stabilized bleaching and laundering composition containing a peroxygenated compound - Google Patents
Process for preparing a stabilized bleaching and laundering composition containing a peroxygenated compound Download PDFInfo
- Publication number
- PT77511B PT77511B PT77511A PT7751183A PT77511B PT 77511 B PT77511 B PT 77511B PT 77511 A PT77511 A PT 77511A PT 7751183 A PT7751183 A PT 7751183A PT 77511 B PT77511 B PT 77511B
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- process according
- weight
- composition
- taed
- sodium
- Prior art date
Links
Classifications
-
- C—CHEMISTRY; METALLURGY
- C11—ANIMAL OR VEGETABLE OILS, FATS, FATTY SUBSTANCES OR WAXES; FATTY ACIDS THEREFROM; DETERGENTS; CANDLES
- C11D—DETERGENT COMPOSITIONS; USE OF SINGLE SUBSTANCES AS DETERGENTS; SOAP OR SOAP-MAKING; RESIN SOAPS; RECOVERY OF GLYCEROL
- C11D3/00—Other compounding ingredients of detergent compositions covered in group C11D1/00
- C11D3/39—Organic or inorganic per-compounds
- C11D3/3902—Organic or inorganic per-compounds combined with specific additives
- C11D3/3937—Stabilising agents
- C11D3/394—Organic compounds
-
- C—CHEMISTRY; METALLURGY
- C11—ANIMAL OR VEGETABLE OILS, FATS, FATTY SUBSTANCES OR WAXES; FATTY ACIDS THEREFROM; DETERGENTS; CANDLES
- C11D—DETERGENT COMPOSITIONS; USE OF SINGLE SUBSTANCES AS DETERGENTS; SOAP OR SOAP-MAKING; RESIN SOAPS; RECOVERY OF GLYCEROL
- C11D3/00—Other compounding ingredients of detergent compositions covered in group C11D1/00
- C11D3/16—Organic compounds
- C11D3/37—Polymers
- C11D3/3746—Macromolecular compounds obtained by reactions only involving carbon-to-carbon unsaturated bonds
- C11D3/3757—(Co)polymerised carboxylic acids, -anhydrides, -esters in solid and liquid compositions
- C11D3/3761—(Co)polymerised carboxylic acids, -anhydrides, -esters in solid and liquid compositions in solid compositions
Landscapes
- Chemical & Material Sciences (AREA)
- Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
- Oil, Petroleum & Natural Gas (AREA)
- Wood Science & Technology (AREA)
- Organic Chemistry (AREA)
- Inorganic Chemistry (AREA)
- Detergent Compositions (AREA)
Description
Descrição detalhada deste invento
Os polímeros usados neste invento consistem em unidades momoméricas com a fórmula atrás descrita. R·^ e Rg que podem ser idêncios ou diferentes, são de preferência ambos hidrogénio, e M é de preferência um metal alcalino ou um grupo amónio, com maior preferênia, sódio. Consequentemente, numa apresentação preferida deste invento o polímero utilizado é poli-alfa-hidroxiacrilato de sódio.
0 grau de polimerização dos polímeros é geralmente determinado pela compatibilidade limite com a solubilidade do composto na água.
Os polímeros são utilizados nas composições deste invento em quantidades suficientes para proporcionarem o grau desejado de estabilização das espécies de branqueamento peroxiácido na solução de lavagem. Geralmente a concentração do polímero na composição em partículas vai de cerca de 0,1 a cerca de 5%» por peso da composição, de preferência de cerca de 0,5 a cerca de 3%, θ com maior preferência de cerca de 0,5 a cerca de 2% por peso.
Os polímeros hidroxicarboxílicos que são utilizados de acordo com este invento podem ser preparados por meio de qualquer um dos numerosos processos descritos na
;5 0SO'Ô\
técnica. Assim, por exemplo, os sais de ácidos poli-alfa-hidroxiacrílicos do tipo dos aqui utilizados e o método da sua manufactura são descritos extensivamente nas Patentès dos E.U.A. Nos. 3.92O.57O; 3.994.969; 4.182.805; 4.OO5.I36 e 4.107.411.
Os compostos peroxigenados úteis nestas composições incluem compostos que libertam peróxido de hidrogénio num meio aquoso, tais como, perboratos de metal alcalino, por exemplo, perborato de sódio e perborato de potássio, perfosfato de metal alcalino e percarbonato de metal alcalino.
Os perboratos de metal alcalino são usualmente preferidos devido a serem comeroialmente disponíveis e ao seu preço relativamente baixo.
Os activadores convencionais tais como os indicados, por exemplo, na coluna 4 da Patente dos E.U.A. 4.259.2OO são apropriados para serem usados em conjunto com os compostos peroxigenados atrás mencionados, sendo essa apresentação aqui incorporada como referência. As aminas poliacilados são geralmente de especial interesse, sendo em particular a tetraacetil etileno diamina (TAED) um activador altamente preferido. Tendo como finalidade' uma estabilidade de armazenagem, 0 TAED está de preferência presente nas composições deste invento sob a forma de aglomerados ou de grânulos revestidos que contêm 0 TAED e um veículo apropriado tal como uma mistura de trifosfato de sódio e de potássio. Esses grânulos de TAED revestidos são preparados convenientemente misturando partículas finamente divididas de trifosfato de sódio e TAED em. seguida pulverizando sobre essa mistura uma solução aquosa de trifosfato de potássio usando equipamento de granulação apropri ado como por exemplo granulador rotativo.
Um método típico de preparação para este tipo de TAED revestida é descrito na Patente dos E.U.A.4.283·902 de Poret, et al. Os grânulos de TAED tem uma distribuição de
*α.
r.O»
tamanho dLe partículas preferida como se segue: 0-20% maiores do que 150 micrometros; I5_100% maiores do que 100 pm mas menores do que 150 pm; 0-50% menores do que 75 pmj θ 0-20% menores do que 50 pm.
Outra distribuição de tamanho de partículas particularmente preferida é quando 0 tamanho médio da partícula de TAED é 160 microns, isto é, 50% das partículas têm um tamanho maior do que 160 microns. As distribuições de tamanho atrás mencionadas referem-se ao TAEL presente nos grânulos revestidos, e não aos próprios grânulos revestidos. A relação molar entre o composto peroxigenado e 0 activador pode variar amplamente dependendo da escolha particular do composto peroxigenado e do activador.
Contudo, as relações molares de desde cerca de 0.5:1 até cerca de 25^1 são geralmente apropriadas para proporcionarem uma eficácia de branqueamente satisfatória.
0 agente de branqueamento pode também conter facultativamente um composto peroxiácido em combinação <xm 0 composto peroxigenado e activador. Os compostos peroxiácido úteis incluem peroxiácidos solúveis na água e os seus sais solúveis na água. Os peroxiácidos podem ser caracterizados pela seguinte fórmula geral:
0
Ξ00-C-R-Z
em que R é um grupo alquilo ou alquileno contendo de 1 a cerca de 20 átomos de carbono, ou um grupo fenileno, e Z é um ou mais grupos seleccionados a partir de hidrogénio, halogénio, alquilo, arilo e grupos aniónicos.
Os peroxiácidos orgânicos e os seus sais podem conter desde cerca de 1 a cerca de 4, de preferência 1 ou 2, grupos peroxi e podem ser alifáticos ou aromáticos. Os peroxiácidos alifáticos preferidos incluem ácido diperoxiazelaico, ácido diperoxidodecanodióico e ácido monoperoxisuccínico. Entre os compostos peroxiácidos aromáticos úteis neste caso, são especialmente preferidos o ácido monoperoxiftálico (ΜΡΈΆ) , particularmente o seu sal de magnésio., e o ácido diperoxitereftálico. Uma descrição detalhada da produção de HETA do seu sal de magnésio é indicada nas páginas 7-10, inclusive, da Publicação da Patente Europeia 0.027-693 publicada em 29 de Abril de 1981, sendo as páginas 7-10 atrás mencionadas aqui incorpora das como referência.
Numa apresentação preferida deste invento, as composições para branqueamento aqui descritas contêm adicionalmente um agente sequestrante não-polimérico para aumentar a estabilidade do composto peroxiácido, de branqueamento, em solução , ao inibir a sua reacção com peróxido de hidrogénio na presença de iões metálicos. A expressão "agente sequestrante"
tal como é aqui usada refere-se a compostos orgânicos que são 2+
capazes de formar um complexo com ioes cu , de modo a que a constante de estabilidade (pK) da complexação seja igual ou maior do que 6, a 25°C em água, com uma força iónica de 0,1 mole/litro, sendo o pK convencionalmente definido pela fórmula pK = -log K em que K representa a constante de equilíbrio.
Assim, por exemplo, os valores de pK para formação do complexo do ião cobre com TNA e EDTA nas condições referidas são 12,7 e 18,8, respectivamente. Os agentes sequestrantes aqui utilizados excluem assim os compostos inorgânicos habitualmente usados na formulação de detergentes como sais estruturadores. Consequentemente, os agentes sequestrantes apropriados incluem os sais de sódio õLe ácido nitriloáceticoÇNTA); ácido etilenodiaminotetraacéticc (EDTA) ácido dietilenotriaminopentaacético (DETPA) e ácido etilenodiaminotetrametilenofosfónico (eDITEMFA).
0 EDTA é especialmente preferido para ser usado nestas composições.
As composições deste invento contêm um ou mais agentes tensio-activos seleccionados a partir do grupo de detergentes aniónicos, não-iónicos, catiónicos, anfolíticos e zwitteriónicos.
Entre os agentes tensio-activos aniónicos úteis neste invento encontram-se os compostos tensio-activos que contêm um grupo hidrofóbico orgânico contendo de cerca de 8 a 26 átomos de carbono e de preferência de cerca de 10 a 18 átomos de carbono na sua estrutura molecular e pelo menos um grupo solúvel na água seleccionado a partir do grupo sulfonato , sulfato, carboxilato, fosfonato e fosfato de modo a formar um detergente solúvel na água.
Exemplos de detergentes aniónicos apropriados incluem sabões, tais como, os sais solúveis na água (por exemplo, os sais de sódio, potássio, amónio e alcanolamónio) de ácidos gordos superiores ou de sais resina contendo de cerca de 8 a 20 átomos de carbono e de preferência 10 a 18 átomos de carbono. Os ácidos gordos apropriados podem ser obtidos a partir de óleos e ceras de origem animal ou vegetal por exemplo, sebo, gordura, óleo de coco e suas misturas. Particularmente úteis são os sais de sódio e de potássio das misturas de ácidos gordos derivados de óleo de cêco e de sebo, por exemplo, sabão sódico de coco e sabão potássico de sebo.
0 grupo detergentes aniónicos também inclui os detergentes sulfatados e sulfonados solúveis na água tendo um radical alquilo contendo de cerca de 8 a 26, e de preferência de cerca de 12 a 22 átomos de carbono. (A expressão "alquilo” inclui a porção alquilo dos radicais acilo superior). Exemplos dos detergentes aniónicos sulfonados são os alquil-sulfonatos aromáticos mononucleares a tais como os alquil
superior-benzeno-sulfonatos elevados contendo de cerca de 10 a 16 átomos de carbono no grupo alquilo superior numa cadeia linear ou ramificada, tal como, por exemplo, oâ sais de sódio, de potássio e de amónio de alquil superior-benzeno-sulfonatos, alquil superior-tolueno-sulfonatos e alquil superior-fenol-sulfonatatos.
Outros detergentes aniónicos apropriados são os olefino-sulfonatos incluindo alqueno-sulfonatos de cadeia longa, hidroxialcano-sulfonatos de cadeia longa ou misturas de alqueno-sulfonatos e de hidroxialcano-sulfonatos. Os detergentes olefino-sulfonato podem ser preparados de um modo convencional pela reacção de SO^ Gom olefinas de cadeia longa contendo de cerca de 8 a 25, e de preferencia de cerca de 12 a 21 átomos de carbono, tendo essas olefinas a fórmula RCH= =CHR^ em que R é um grupo alquilo superior de cerca de 6 a 23 átomos de carbono e é ma grupo alquilo contendo de cerca de 1 a 17 átomos de carbono, ou hidrogénio de modo a formar uma mistura de sulfonas e de ácidos alqueno-sulfónicos a qual é então tratada para converter as sulfonas em sulfonátos. Outros exemplos de detergentessulfato ou sulfonato são parafino- sulfonátos contendo de cerca de 10 a 20 átomos de carbono, e de preferência de cerca de 15 a 20 átomos de carbono.
Os parafino-sulfonatos primários são obtidos fazendo reagir as alfa-olefinas de cadeia longa com bissulfitos. Os parafino-sulfonatos tendo 0 grupo sulfonato distribuído ao longo da cadeia parafínica são indicados nas Patentes dos E.U.A. Nos. 2.503.2805 2.5O7.O88; 3.260.741; 3.372.188 e na Patente Alemã No. 735·θ96· Outros detergentes sulfato e sulfonato úteis incluem sulfatos de potássio e de sódio de álcoois superiores contendo de cerca de 8 a 18 átomos de carbono, tais como, por exemplo,lauril-sulfato de sódio e sulfato de álcool de sebo e de sódio, sais de sódio e de potássio de ésteres de alfa-sulfo ácidos gordos contendo cerca de 10 a 20 átomos de carbono no grupo acilo, por exemplo, alfa-sulfomiristato de metilo e alfa-sulfo· sebocato de metilo
-12sulfatos cie amónio de mono- ou di-glicerídeos de ácidos gordos (CqQ-Clg) superiores, por exemplo, monosulfato esteárico de monoglicerídeos; sais de sódio e de alquilo amónio alquilo-polietenoxi éter-sulfatos produzidos por condensação de 1 a 5 moles de óxidos de etileno com 1 mole de álcool (^g"^g) superior alquil superior (Ο^-Ο^θ) éter glicerídico-sulfonatos de sódio; e alquil fenol-polietenoxi éter-sulfatos de sódio ou de potássio com cerca de 1 a 6 grupos oxietileno por molécula e nos quais os radicais alquilo contêm cerca de 8 a 12 átomos.
Os compostos detergentes aniónicos solúveis na água altamente preferidos são os sais de amónio e de amónio substituído (tais como mono, di e tri-etanolamina), metal alcalino (tal como sódio e potássio) e metal alcalino terroso (tal como, cálcio e magnésio) de alquil superior-benzeno-sulfonatos, olefino-sulfonatos e alquil superior-sulfatos alquilo. Entre os aniónicos atrás indicados, os mais preferidos são os alquil linear-benzeno-sulfonatos de sódio (ALBS).
Os detergentes orgânicos sintéticos não-iónicos são caracterizados pela presença de um grupo hidrofóbico orgânico e de um grupo hidrofílico orgânico e são tipicamente produzidos pela condensação de um composto hidrofóbico orgânico alifático ou alquil-aromático, com óxido de etileno (de natureza hidrofílica). Praticamente qualquer composto hidrofóbico tendo um grupo carboxi, hidroxi, amido ou amino com um hidrogénio livre ligado ao azoto pode ser condensado com óxido de etileno ou com o seu produto de poli-hidratação, polietileno glicol, para formar um detergente não-iónico. 0 comprimento da cadeia hidrofílica ou polioxietilénica pode ser rapidamente ajustado para se alcançar o desejado equilíbrio entre os grupos hidrofóbico e hidrofílico.
Os detergentes não-iónicos incluem o condensado com óxido de polietileno de 1 mole de alquilfenol contendo de cerca de 6 a 12 átomos de carbono numa configuração de cadeia linear ou ramificada com cerca de 5 a 30 moles
» WWlJW)?
-13de óxido de etileno. Exemplos dos condensados atrás mencionados incluem nonilfenol condensado com 9 moles de óxido de etileno; dodecilfenol condensado com 15 moles de óxido de etileno; e dinonilfenol condensado com 15 moles de óxido de etileno,
Os produtos de condensação dos alquiltiofenóes correspondentes com 5 a 3θ moles de óxido dé etileno são também apropriados.
Dos tipos de surfactantes não-iónicos atrás descritos, são preferidos os do tipo álcool etoxilado. Os surfactantes não-iónicos particularmente preferidos incluem o produto de condensação do álcool gordo de oôco com cerca de 6 moles de óxido de etileno por mole de álcool gordo de coco, o' produto de condensação do álcool gordo de sebo com cerca de 11 moles de óxido de etileno por mole de álcool gordo de sebo, o produto de condensação de um álcool gordo secundário contendo cerca de 11-15 átomos de carbono com cerca de 9 moles de óxido de etileno por mole de álcool gordo e produtos de condensação de álcoois primários mais ou menos ramificados, cuja ramificação e predominantemente 2-metilo, com de cerca de 4 a 12 moles de óxido de·etileno.
Os detergentes zwitteriónicos tais como as betaínas e sulfofetaínas tendo a fórmula que se segue são também úteis:
em que R é um grupo alquilo contendo de cerca de 8 a 18 átomos de carbono, Rg e R^ são cada um deles um grupo alquileno ou hidroxialquileno contendo cerca de 1 a 4 átomos de carbono R^ é um grupo alquileno ou hidroxialquilnno contendo 1 a 4 átomos de carbono, e X é C ou S:0. 0 grupo alquilo pode conter uma ou mais ligações tais como ligações amido,éter ou poliéter ou substituintes não-funcionais tais como hidroxilo ou halogénio que não afectam substanciaimente o carácter hidrofóbico do grupo. Quando X é C, o detergente é chamado uma betaina; e quando X é S:0, o detergente é chamado uma sulfobetaína ou sultaína.
Podem também ser utilizados agentes tensio -activos catiónicos. Eles incluem compostos detergentes tensio-activos que contêm um grupo hidrofóbico orgânico que forma parte de um catião quando o composto é dissolvido na água, e um grupo aniónico. Os agentes tensio-activos catiónicos são compostos de amónio quaternário.
Exemplos de detergentes catiónicos sintéticos-apropriados incluem: aminas primárias normais com a fórmula EWHg em que R é um grupo alquilo contendo de cerca de 12 a 15 átomos; diaminas tendo a fórmula REHCgH^NHg em que' R é um grupo alquilo contendo de cerca de 12 a 22 átomos de carbono, tais como Ν-2-aminoetil-estearil amina e W-2-aminoetil-miristil amina; amina com ligação amida tal como as que têm a fórmula R^COHHCgH^HHg em que R^ é um grupo alquilo contendo cerca de 8 a 20 átomos de carbono, tais como Ν-2-amino-etilestearil amida e N-amino-etilmiristil amida; compostos de amónio quaternário em que tipicamente um dos grupos ligados ao átomo de azoto é um grupo alquilo contendo cerca de 8 a 22 átomos de carbono e três dos grupos ligados ao átomo de azoto são grupos alquilo que contêm 1 a 3 átomos de carbono, incluin· do grupos alquilo possuindo substituintes inertes, tais como grupos fenilo, e está presente um anião tal como halogénio, acetato, metossulfato, etc. 0 grupo alquilo pode conter ligações intermediárias tais como amida que não afectam substan-
-15cialmente o caracter hidrofóbico do grupo, por exemplo, cloreto de estearil-amido-propil-amónio quaternário.
Os detergentes de amónio quaternário tipicos são cloreto de etil-dimetil-estearil-amónio, cloreto de benzil-dimetil-estearil-amónio, cloreto de trimetil-estearil-amónio, brometo de trimetil-cetil-amónio, cloreto de dimetil-etil lauril-amónio, cloreto de dimetil-propil-miristil-amónio~e os metossulfatos e acetatos correspondentes.
Os detergentes anfolíticos são também apropriados para este invento. Os detergentes anfolíticos são bem conhecidos nesta técnica e muitos detergentes operáveis
I
deste grupo são indicados por A.M.Schwartz, J.W.Perry and J. Birch em "Surface Active Agents and Detergents", Interscience Publishers, New York 1958, vol. 2. Exemplos de detergentes anfotéricos apropriados incluem: betaiminodipropionatos de alquilo ENCCgH^COOlOg; beta-amino propionatos de alquilo, EN(H)CoHi(_G00M; e derivados de imidazole de cadeia longa teido a fórmula geral:
CH,
/\2
CH« I 2
. R-C-N-CHoCHo0CHoC00M
/\ 2 2 2
OH CHgCOOM
em que em cada uma das fórmulas atrás referidas E é um grupo hidrofóbico acíclico contendo de cerca de 8 a 18 átomos de carbono e M é um catião para neutralizar a carga do anião.
Os detergentes anfotéricos operáveis específicos incluem o
sal dissódico do ácido undecilcicloimidinioetoxietión.ico 2-etiónico, dodecil beta alanina , e o sal interno de ácido 2-trimetilamino laúrico.
As composições detergentes para branqueamento deste invento contêm facultativamente um estruturador de detergentes do tipo habitualmente usado nas formulações de detergentes. Os estruturadores úteis incluem qualquer um dos sais estruturadores solúveis na água, inorgânico, convencionais, tais como, por exemplo, sais solúveis na água de fosfatos, pirofosfatos, ortofosfatos, polifosfatos , silicatos, carbonatos, etc. Os estruturadores orgânicos incluem fosfonatos solúveis na água, polifosfonatos, poli-hidroxisulfonatos, poliacetatos, carboxilatos, policarboxilatos, succinatos, etc.
Exemplos especificos de estruturadores fosfato inorgânico incluem tripolifosfatos, pirofosfatos e hexametafosfatos de sódio e de potássio. Os polifosfonatos orgânicos incluem, por exemplo, os sais de sódio e de potássio do ácido 1-hidroxi-etano-l,1-difosfónico e os sais de sódio e de potássio do ácido etano-1,1,2-trifosfónico.
Exemplos destes e de outros compostos es- , truturadores fosforosos são indicados nas Patentes dos S.u.A. Nos. 3.213.O3O; 3-422.021; 3-422.137 e 3-400.176. 0 tripolifosfato pentassódico e 0 pirofosfato tetrassódico são estruturadores inorgânicos solúveis-na-água especialmente preferidos.
Exemplos especificos de estruturadores inor gânicos não fosforosos incluem sais carbonato bicarbonato e silicato inorgânicos solúveis na água. Os carbonatos, bi-carbonatos e silicatos de metal alcalino, por exemplo, de sódio e de potássio são particularmente úteis aqui.
Os estruturadores orgânicos solúveis na água são também úteis. Por”exemplo os poliacetatos, carboxilatos, policarboxilatos e poli-hidroxissulfonatos de metal
1-7’
alcalino, de amónio e de amónio substituído são estruturadores úteis para as composições e processos deste invento. Exemplos específicos de estruturadores poliacetato e policarboxilatoin-
nitrilotriacético, de ácidos benzeno policarboxílicos (isto é, penta- e tetra-), de ácido carboximetoxisnccinico e de ácido cítrico.
Podem também ser usados estruturadores insolúveis ua água particularmente os silicatos complexos e mais partioularmente, os silicatos de aluminio e sódio complexos tais como, zeólitos, por exemplo, zeólito 4A, um tipo de molécula zeólito em que o catião monovalente é sódio e o tamanho do poro é de 4 Angstroms. A preparação desse tipo de zeólito é descrito na Patente dos E.U.A. 3.114-.603* Os zeólitos podem ser amorfos ou cristalinos e possuem água de hidratação tal como é conhecido nesta técnica.
A utilização de sais de enchimento inertes
solúveis na água, é desejável nas composições deste invento.
Um sal de enchimento preferido é um sulfato de metal alcalino, tal como, sulfato de potássio e de sódio, sendo este último especialmente preferido.
Podem ser incluídos vários adjuvantes nas composições de detergentes para branqueamento deste invento. Por exemplo, corantes, por exemplo, pigmentos e tintas; agentes anti-redeposição, tais como , carboximetilcelulose; branqueador ópticos, tais como, branqueadores aniónicos, catiónicos e não-iónicos; estabilizadores da formação de espuma, tais como, alcanolamidas; enzimas proteolíticos; perfumes etc. são bem conhecidos na técnica de lavagem de tecidos para utilização em composições detergentes.
Uma composição preferida de acordo com este invento consiste tipicamente em (a) de cerca de 2 a 50% em
.7
peso, de um agente de branqueamento incluindo um composto peroxigenado em combinação com um seu activador; (b) de cerca de 0,1 a cerca de 5%ι em peso, de um polimero contendo unidades momoméricas com a fórmula
em que R^ e Rg representam hidrogénio ou um grupo alquilo contendo de 1 a 3 átomos de carbono, e M representa hidrogénio, ou um metal alcalino, um metal alcalino terroso ou um catião amónio; (c) de cerca de 3 a cerca de 50%, em peso, de um agente tensio-activo detergente; (d) de cerca de 1 a cerca de 6o% em peso, de um agente sequestrante não polimérico. 0 resto da composição consistirá predominantemente em água, sais de enchimento, tais como sulfato de sódio, e aditivos menos importantes seleccionados a partir de vários adjuvantes seleccionados a partir de vários adjuvantes descritos atrás.
As composições detergentes de branqueamento deste invento são composições em partículas que podem ser produzidas por métodos de manufactura de secagem por pulverização assim como por métodos de mistura ou aglomeração a seco dos componentes individuais. As composições são de preferência preparadas por secagem por pulverização de uma pasta aquosa dos componentes não sensíveis ao calor para formar as partículas secas por pulverização, seguindo-se a mistura dessas partículas com componentes sensíveis ao calor, tais como o agente de branqueamento (isto é, o composto peroxigenado e o activa dor orgânico) e adjuvantes tais como perfume e enzimas. A mistura é efectuada convenientemente em aparelho tal como em tam-
bor rotativo. 0 poli-alfa-hidroxiacrilato particular a ser usado nas composições detergentes de branqueamento é formado convenientemente introduzindo um seu pascursor sob a forma de uma polilactona no misturador da pasta onde é hidrolisado e depois neutralizado (geralmente com NaOH) para formar o poli-alfa-hidroxiacrilato de sódio como um componente das partícu las detergentes secas por pulverização.
As composições detergentes de branqueamento deste invento são adicionadas à solução de lavagem numa quantidade suficiente para proporcionar de cerca de 3 a cerca de 100 partes por milhão de oxigénio activo relativamente à solução sendo geralmente preferida uma concentração de cerca de 5 a cerca de 40 ppm.
----------20
Exemplo 1
Uma composição detergente para branqueamento preferida é constituído pelo que se segue:
Componente | Percentagem em peso |
Alquil Linear benzeno-sulf onat o | 5 |
Álcool primário C-^^-C^getoxilado (ll moles de OE por mole de álcool) | 5 |
Sabão (sal de sódio de ácido carboxilico | 5 |
Tripolifosfato pentassódico (TPP) | 40 |
EDTA | 0,5 |
TAED | 2,3 |
Silicato de sódio | 3 |
PLAC de sódio^) | 1 |
Tetra-hidrato de perborato de sódio | 13,2 |
Branqueadores ópticos e pigmento | 0,2 |
Perfume | 0,3 |
Enzimas proteolíticos | 0,3 |
Sulfato de sódio e água | o restante |
(1) Uma designação aqui usada para poli-alfa-hidroxiacrilato
-210 produto precedente é produzido por secagem por pulverização de uma pasta aquosa contendo 60%, em peso, de uma mistura contendo todos os componentes atrás mencionados, exceptuando o enzima, perfume, TAED e perborato de sódio; o PLAC de sódio não é introduzido como tal na pasta aquosa, mas sim, um seu precursor, a polilactona correspondente ao produto de desidratação do ácido ácido poli-hidroxiacrílico que é introduzido no misturador onde é hidrolisado e é neutralizado para formar o PLAC de sódio no pó seco-por-pulverização. 0 produto seco por pulverização em partículas resultantes tem um tamanho de partículas variando entre crivo 14 e crivo 270, (Séries de Crivo U.S.). 0 produto seco por pulverização é então misturado num tambor rotativo com as quantidades apropriadas de perborato de sódio de um tamanho de crivo semelhante, TAED, enzima e perfume para proporcionar um produto em partículas com a composição precedente tendo uma humidade de aproximadamente 13%, em peso.
0 produto atrás descrito é usado para lavar materiais sujos por lavagem à mão assim como por lavagem na máquina, e obtem-se uma boa acção dè lavagem e de bran queamento com ambos os métodos de lavagem.
Outros produtos satisfatórios podem
ser obtidos variando as concentrações dos componentes principais da composição atrás descrita, como se segue:
Composição
Percentagem em peso
Alquil benzeno sulfonato
4-12
Álcool etoxilado
1-6
Sabão
1-10
TPP
15-50
Enzimas
0,1-1
-22pSd$'Q0Íi]
tas™
Composição
EDTA
TAED
Perborato de sódio
PLAC de sódio
Percentagem em peso
0,1-2
1-10
5-20
0,1-5
Para pós detergentes altamente concentrados, de acção reforçada, os componentes alquil benzeno-sulfo· nato sabão na composição atrás descrita podem ser eliminados e o conteúdo em álcool etoxilado pode ser aumentado até um limite superior de 20%.
Exemplo 2
Os testes de branqueamento são efectuados tal como são descritos a seguir comparando a acção de branqueamento das composições detergentes de branqueamento que são semelhantes exceptuando no que se refere à quantidade de ' poli-alfa-hidroxi-acrilato de sódio (aqui indicados como "PLAC de sódio") na composição. As composições são formuladas adicionando posteriormente a uma composição detergente seca por pulverização, grânulos de tetra-hidrato de perborato de sódio e de tetra acetil etileno diamina (TAED) para formar as composições detergentes de branqueamento indicadas no Quadro I a seguir. Os números indicados no Quadro 1 representam a percentagem de cada componente, com peso, na composição.
4.
-23Q.uadro 1
Composição
Componente | A | B | ç | D | E | E |
Alquil linear O^Q-C^-benzeno-sulfonato | • e% | 6% | 6% | 6% | 6% | 6°/i |
Álcool primário O-q-O^q etoxilãdo (11 moles de OE por mole de álcool) | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 |
Sabão (sal de sódio de ácido carboxílico 0p2_<^22^ | 4 | 4 | 4 | 4 | 4 | 4 |
Silicato de sódio (l Na2O;SiO2) | 4 | 4 | 4 | 4 | 4 | 4 |
PLAC de sódio | 0,0 | 0,6 | 1,2 | 1,8 | 2,4 | 3,0 |
Tripolifosfato pentassódico (TPE) | 32 | 32 | 32 | 32 | 32 | 32 |
Branqueador óptico | 0,2 | 0,2 | 0,2 | 0,2 | 0,2 | 0,2. |
Tetra-hidrato de perborato de sódio | 4,5 | 4,5 | 4,5 | 4,5 | 4,5 | 4,5 |
TAED
3,8
3,8 3,8 3,8
3,8 3,8
Sulfato de sódio e água
o restante
Processo do Teste
Os testes de branqueamento são efectuados num aparelho de Ahiba a temperaturas máximas de 60°C e 80°G , respectivamente, tal como será aqui a seguir descrito. 600 ml de água corrente tendo uma dureza de água de cerca de 320 ppm, sob a forma de carbonato de cálcio, são introduzidos em cada um dos seis recipientes do Ahiba. Seis paninhos de algodão de (8 cm x 12 cm) sujos com preto imedial são introduzidos em cada recipiente, sendo a reflotância de cada paninho medida com um reflectómetro XL 20 Gardner.
Seis gramas de cada uma das composições A a F descritas no Quadro 1 são introduzidos separadamente nos seis recipientes do Ahiba, sendo introduzida uma composição diferente em cada recipiente. As composições detergentes de branqueamente são completamente misturadas em cada recipiente com um aparelho do tipo misturadora e em seguida inicia-se o ciclo de lavagem. A temperatura do banho, inicialmente a 30°C, é deixada elevar-se cerca de 1° C, por minuto até se alcançar uma temperatura de teste máxima (60° ou 80°C) sendo então essa temperatura máxima mantida cerca de 15 minutos.
Os recipientes são então mudados e cada paninho é lavado duas ' vezes com água fria e seco.
A reflectância final dos paninhos é medida e é determinada a diferença (/\Rd) entre os valores de reflectância final e inicial. É então calculado um valor médio de ^Rd para os seis paninhos em cada recipiente. Os resultados dos testes de branqueamento são indicados no Quadro 2, sendo os valores deÔRd proporcionados como um valor médio para a composição e teste particulares indicados.
cu
o
Ph
ctí
•P
T)
'•CD
ti
M
<3
H
Ctí
*rí
τί
ω
•ri
O
40
Φ
Ph
Ph
ω
tí
ctí
τί
•H
•ro
CQ
• /.· .
laiiiUM
o | Ή | ||||
O | Ό | /'—•M | OJ | co^ | |
P | A | Ό | Ph | r» | |
tO, | PM | ro | \y | t> | CU |
rM | |||||
(D | (D | ||||
Ό | Ti | ||||
o | |||||
O | •P | ||||
aj | t) | ||||
A | Ό | z~\ | ro, | d- | |
PM | ro | pq | — | ||
cu | O | OJ | |||
ro | ω | H | |||
ti | Ό | ||||
o | |||||
O | •P | ||||
co | <4 | Ã | O-\ | CO | |
«* | A | <•0 | ·* | *» | |
H | PM | w | A | Φ | rH |
H | |||||
ro | d) | ||||
ri | ti | ||||
sF | O | o •P | |||
CU | T) | ||||
r* | A | «.o | x~x | t>- | CU |
iH | PM | M | o | — | ** |
ω | r~i | ||||
<D | <D | H | |||
Ό | Ό | ||||
O | |||||
O | P | ||||
<2 | Á | ||||
O | A | Ό | K\ | ||
- | PM | W | A | ||
o | K-Z | Ό | O | ||
ro | Φ | H | |||
mi | Ό | ||||
O | |||||
o | -P | ||||
A | |||||
A | Ό | OJ | Lí\ | ||
A | M | <aj | — | ||
<& | ω | O | |||
o | ro | CD | rj | ||
Ό | Ti | ||||
ω | |||||
-P | |||||
ro | |||||
ω | |||||
•P | |||||
o | |||||
ri | |||||
o | O | ||||
Ctí | o | O | |||
p | o | O | |||
p | 10 | CO | |||
-P | |||||
ctí | |||||
P | |||||
CD | |||||
& | |||||
a | |||||
φ | |||||
& |
Tal como foi indicado no Quadro 2, quanto maior for a quantidade de PLAC de sódio na composição detergente, tanto melhor será a acção de branqueamento
* ’ /,..*·>5"^·'
-26Exemplo 5
A concentração de peroxiácido (ácido peracético) em solução e a concentração de oxigénio activo total são determinadas como uma função do tempo para as soluções de lavagem contendo cada uma das composições G a J descritas no Quadro 3· θ processo do teste é o seguinte:
Um litro de água corrente é introduzido num recipiente de dois litros e é depois aquecido até nma temperatura constante de 60°C num banho de água. Dez gramas da composição particular a ser testada são adicionados ao recipiente (tempo = 0) com mistura completa para formar uma solução de lavagem uniforme. Depois periodos de tempo definidos (3,
7, 13, 20 e 30 minutos), duas partes aliquotas de 50 ml são retiradas da solução de lavagem e a concentração de oxigénio activo total e a concentração de ácido peracético são determinadas pelos processos indicados a seguir.
Determinação da Concentração total de 02Activo
Uma das partes aliquotas de 50 ml atrás mencionadas é mergulhada num balão Erlenmeyer de 300 ml equipado com uma rolha de vidro esmerilado e contendo 15 ml de uma mistura de ácido sulfúrico/molibdato, tendo esta última mistura sido preparada em grandes quantidades dissolvendo 0,18 gramas de molibdato de amónio em 750 ml de água desionizada e depcds adicionando-lhe 320 ml de H^SO^ (cerca de 36N) com agitação. A solução no balão Erlenmeyer é completamente misturada e adicionam-se-lhe então 5 ml de uma solução a 10% de Kl em água desionizada. 0 balãoErlenmeyer é selado com uma rolha de vidro,agitado e depois deixado repousar num sitio escuro durante sete minutos. A solução no balão é então titulada com uma solução de tiossulfato de sódio 0,1N em água desionizada. 0 volume requerido de tiossulfato, em ml, é igual à concentração de oxigé-
»,»ty wm v*iny
^27nio activo total, em. milimole/litro, na solução de lavagem.
Os resultados dos testes para as três composições testadas são indicadas no quadro 4 a seguir.
Determinação da concentração de Ácido peracético
Uma parte aliquota de 5θ nil é deitada num recipiente de 400 ml contendo cerca de 100 gramas de gelo esmagado, com agitação, seguindo-se a adição de 10 ml de ácido acético (grau analítico) e de 5 ml d·9· solução aquosa atrás mencionada de EI a 10%,sendo a mistura completa mente agitada depois de cada uma dessas adições. A solução resultante é então imediatamente titulada com a solução atrás mencionada de tiossulfato 0 ,1U até a cor amarelo-acastanhado desaparecer. 0 volume requerido de tiossulfato, em ml, é igual à concentração de peroxiácido, em milimole/litro, na solução de lavagem. Os resultados do teste são indicados no
Quadro 4.
Quadro 3
Componente
G
Alquil linear C^q-C^^benzeno-sulfonato de sódio 6,0%
Composição
H J
6,0% 6,0%
Álcool primário C^-O^g eto
xilado (ll moles de OE por mole
de álcool) 3,0 3,0
Sabão (sal de sódio de ácido
carboxilico 0]_2“θ22^
Tripolifosfato pentassódico
(IPE) 32,0 32,0
•v
3,0
4,0
32,0
continuação
Quadro 5
Componente Composição
G | H | J | |
Dissilicato de sódio | 4,0 | 4,0 | 4,0 |
PLAC de sódio | 0,0 | 0,0 | 0,0 |
EDTA | 0,0 | 0 ,0 | 0 ,0 |
TAED | 5,0 | 5,0 | 5,0 |
Tetra-hidrato de perborato de sódio | 6,0 | 6,0 | 6,0 |
Branqueadores ópticos | 0,2 | 0,2 | 0,2 |
Sulfato de sódio e água | o restante | ||
Os números atrás indicados | no quadro | representam | a percenta- |
gem de cada componente, em | peso, na | composição. |
Quadro 4
Oxigénio Activo Total na solução de Lavagem, (mmol/lítro)
Sem | Com 1% de | Com 3% de | |
Tempo (min.) | PLAG de sódio | PLAC de sódio | PLAG de sódio |
(0) | (H) | (J) | |
3 | 2,75 | 3,2 | 3,4 |
7 | 2,0 | 2,8 | 5,3 |
13 | 1,45 | 2,2 | 3,15 |
20 | 1,0 | 1,8 | 2,9 |
30 | 0,5 | 1,3 | 2,3 |
Concentração de Ácido Peracético na solução de Lavagem (mmol/litro)
(min.) | (G) | (H) | (J) |
3 | 2,4 | 2,8 | 2,9 |
7 | 1,9 | 2,5 | 2,7 |
13 | 1,30 | 2,0 | 2,3 |
20 | 0,9 | 1,5 | 1,8 |
30 | 0,40 Tal como é | 1,0 evidente a partir do | 1,1 Quadro 4, |
as composições contendo PLAC de sódio são substanciaimente mais estáveis e sao caracterizadas por uma perda bastante mais lenta das espécies de branqueamento peroxiácido a partir da solução, assim como possuem uma disponibilidade maior de oxigénio activo total em relação à composição G correspondente sem PLAC.
Exemplo 4
Este exemplo compara as propriedades estabilizadoras do EDTA e do PLAC de sódio no que se refere ao oxigé nio activo medido na solução de lavagem. 0 processo do teste seguido é o mesmo que o descrito no Exemplo 2. As composiçõe testadas incluem a composição H contendo PLAC de sódio e EDTA e composições K contendo EDTA mas sem PLAC de sódio, sendo ambas as composições indicadas a seguir no Quadro 5· Uma comparação entre as composições H e K com a composição G (descrita no Quadro 3) que não contem PLAC de sódio ou outro sequestrante é indicada no Quadro S.
fan$;G>:QÁ
-*5©
Quadro 5
Componente Composição
K H
Alquil linear 0ΊΓ,-0ΊΤ 10 15 z 6,0% 6,0%
-benzeno-sulfonato de sódio
Álcool primário C11“G18
etoxilado (ll moles de 0E
por mole de álcool) | 3,0 | 3,0 |
Sabão (sal de sódio de ácido carboxilico 0q2-G22^ | 4,0 | 4,0 |
Tripolifosfato pentassódico (TPF) | 32,0 | 32,0 |
Dissilicato de sódio | 4,0 | 4,0 |
PLAC de sódio | 0 ,0 | 1,0 |
EDTA | 1,0 | 0,5 |
TAED | 5,0 | 5,0 |
Tetra-hidrato de perborato de sódio | 6,0 | 6,0 |
Branqueadores ópticos | 0,2 | 0,2 |
Sulfato de sódio e água
o re stante
Quadro 6
Oxigénio activo total na solução de lavagem (mmol/litro)
Com 1% de
Tempo (min. ) Sem sequestrante Oom 1% de EDTA mλ θ ’
(G) | (K) | (H) | |
3 | 2,8 | 2,9 | 3,2 |
7 | 2,0 | 2,3 | 2,8 |
13 | 1,5 | 1,7 | 2,2 |
20 | 1,0 | 1,3 | 1,8 |
Tal como é indicado no Quadro 6, a presença de PLAC de sódio na composição H contribui para uma melhoria significativa na estabilidade das espécies de branqueamento (isto é, oxigénio activo), particularmente depois de periodos de tempo mais longos, em relação a compostos G e K.
-32-
Claims (26)
- REIVINDICAÇÕESlã. - Processo para a preparação de uma composição detergente em partículas para branqueamento, caracterizado por se incluir na referida composição:(a) um agente de branqueamento que consiste num composto peroxigénio inorgânico em combinação com um seu activador ;b) de cerca de 0,1 a cerca de 5%, em peso com base no peso da referida composição detergente, de um polímero contendo unidades monoméricas com a fórmulasOHIcICOOMem que E^ e E2 representam independentemente hidrogénio ou um grupo alquilo contendo de 1 a 3 átomos de carbono , e M representa hidrogénio, ou um metal alcalino, um metal alcalino-terroso ou um catião amónio; ec) pelo menos um agente tensio-activo seleccionado a partir do grupo que consiste em detergentes aniónicos, catiónicos, não-iónicos, anfolíticos e zwiteriónicos.
- 2ã. - Processo de acordo com a reivindicação1, caracterizado por o referido agente de branqueamento consistir num perborato de metal alcalino em combinação com tetraacetil etilenodiamina (TAED).
- 3a. - Processo de acordo com a reivindicação2, caracterizado por a referida TAED estar contida em grânulos em combinação com uma mistura de trifosfato de sódio e de potás sio.
- 4-ã. - Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por a referida TAED ter a seguinte distribuição de tamanho de particulas: 0-20% maiores do que 150 micrometros (pm) ; 10-100% maiores do que 100 pm mas menores do que 150 pm : 0-50% menores do que 75 pm; e 0-20% menores do que50 pm.
- 5â. - Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por cerca de 5θ% das particulas de TAED terem um tamanho maior do que 160 pm.
- 6—. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o referido agente de branqueamento também.-'' conter um composto peroxiácido.
- 7â- - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o referido polímero ser um poli-alfa-hidroxi-acrilato de metal alcalino.
- 8ã. - Processo de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por a concentração de polímero variar entre cerca de 0,5 e cerca de 3% em peso.
- 9â- - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por se incluir também na referida composição um sal de formação para detergentes.
- 10-. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o referido agente tensio-activo consistir num detergente aniónico.llã. - Processo de acordo com a reivindicação 10, caracterizado por o referido detergente aniónico ser um alquil linear-benzino-sulfonato.
- 12ã. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por se incluir também na referida composição um agente sequestrante não-polimérico.
- 13a. - Processo de acordo com a reivindicação 12, caracterizado por o referido agente sequestrante con-, sistir em ácido etilenodiaminotetraacético (EDTA).
- 14-ã. - Processo para a preparação de uma composição detergente em particulas para branqueamento caracterizado por se incluir na referida composição:a) de cerca de 2 a cerca de $0%, em peso, de um agente de branqueamento que consiste num composto peroxigénio inor. gânico em combinação com um seu activador;b) de cerca de 0,1 a cerca de 5% em peso, de um polímero contendo unidades monoméricas com a fórmulaem que R^ e R£ representam independentemente hidrogénio ou um grupo alquilo contendo de 1 a 3 átomos de carbono, e M representa hidrogénio, ou um metal alcalino, um metal alcalino-ter-roso, ou catião amónio;c) de cerca de 3 a 5θ%, em peso, de pelo menos um agente detergente tensio-activo seleccionado a partir de um grupo que consiste em detergentes aniónicos, catiónicos, não-ãónicos, anf díticos e zwiteriónicos;d) de cerca de 1 a cerca de 60%, em peso, de um sal de formação para detergentes;e) de cerca de 0 a cerca de 10% em peso, de um agente sequestrante não-polimérico;f) a parte restante formada por água e, facultativamente, por sais de enchimento.
- 15â· - Processo de acordo com a reivindicação 14, caracterizado por o referido agente de 'branqueamento consistir num perborato de metal alcalino em combinação com TAED.
- 16^. - Processo de acordo com a reivindicação14, caracterizado por a referida TAED estar contido em grânulos em combinação com uma mistura de trifosfato de sódio e de_ potássio.
- 17â- - Processo de acordo com a reivindicação15, caracterizado por a referida TAED ter a seguinte distribuição de tamanho de partículas: 0-20% maiores do que 150 pm, 10-100% maiores do que 100 pm mas menores do que 150 pm; 0-50% menores do que 75 pm ; e 0-20% menores do que 50pm.
- 18&. - Processo de acordo com a reivindicação 15, remÇãocaracterizado por cerca de 50% das partículas de TAED teum tamanho maior do que 160 pm.
- 19-· - Processo de acordo com a reivindica14, caracterizado por o referido agente sequestrante coni<···sistir em ácido etilenodiaminotetraacético.
- 20ã. - Processo para branquear, caracterizado por se fazer contactar um material manchado e/ou sujo a ser branqueado com uma solução aquosa de uma composição detergente que consiste em:a) um agente de branqueamento que consiste num composto peroxigénio inorgânico em combinação com um seu activador;b) de cerca de 0,1 a cerca de 5%,em peso, com base no peso da referida composição detergente, de um polímero contendo unidades monoméricas com a fórmulaΪ.4cICOOMem que R^ e R2 representam independentemente hidrogénio ou um alquilo contendo de 1 a 3 átomos de carbono, e M representa hidrogénio ou um metal alcalino , um metal alcalino-terroso ou catião amónio; ec) pelo menos um agente tensio-activo seleccionado a partir do grupo que consiste em detergentes aniónicos, catiónicos, não-iónicos, anfolíticos e zwiteriónicos.2lã. - Processo de acordo com a reivindicação 20 , caracterizado por 0 referido agente de branqueamento estar presente na referida composição numa quantidade de desde cer-37ca de 2 até cerca de 50%, em peso; o referido agente detergente tensio-activo estar presente na referida composição numa quantidade de desde cerca de 3 ate cerca de 50%, em peso; e a referida composição conter adicionalmente um sal de formação numa quantidade de desde cerca de 1 até cerca de 60%, em peso.
- 22ã. - Processo de acordo com a reivindicação 21, caracterizado por a referida composição conter adicionalmente um agente sequestrante não-polimérico.
- 23a. - Processo de acordo com a reivindicação 22, caracterizado por 0 referido agente sequestrante ser EDTA.
- 24a. - Processo de acordo com a reivindicação 21, caracterizado por 0 referido agente de branqueamento consistir em perborato de metal alcalino em combinação com TAED.
- 25a. - Processo de acordo com a reivindicação 24, caracterizado por a referida TAED estar contida em grânulos em combinação com uma mistura de trifosfato de sódio e de potássio.
- 26ã. - Processo de acordo com a reivindica- . ção 24, caracterizado por cerca de 50% das particulas de TAED terem um tamanho maior do que 160 micrometros.
- 27â- - Processo de acordo com a reivindicação 21, caracterizado por 0 referido polimero ser um poli-alfa-hidroxiacrilato de metal alcalino.
- 28ã. - Processo de acordo com a reivindicação 21, caracterizado por a concentração do polímero na referida composição ser de cerca de 0,5 a cerca de 3% em peso.
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
US06/435,829 US4450089A (en) | 1982-10-21 | 1982-10-21 | Stabilized bleaching and laundering composition |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT77511A PT77511A (en) | 1983-11-01 |
PT77511B true PT77511B (en) | 1986-03-25 |
Family
ID=23729993
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT77511A PT77511B (en) | 1982-10-21 | 1983-10-17 | Process for preparing a stabilized bleaching and laundering composition containing a peroxygenated compound |
Country Status (17)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US4450089A (pt) |
AU (1) | AU565445B2 (pt) |
BE (1) | BE898056A (pt) |
CA (1) | CA1217402A (pt) |
CH (1) | CH656144A5 (pt) |
DE (1) | DE3337719A1 (pt) |
DK (1) | DK159209C (pt) |
FR (1) | FR2534928B1 (pt) |
GB (1) | GB2129456B (pt) |
GR (1) | GR79411B (pt) |
HK (1) | HK28291A (pt) |
IT (1) | IT1169332B (pt) |
MX (1) | MX161291A (pt) |
NL (1) | NL8303639A (pt) |
NO (1) | NO162668C (pt) |
PT (1) | PT77511B (pt) |
SE (1) | SE461658B (pt) |
Families Citing this family (22)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US4529534A (en) * | 1982-08-19 | 1985-07-16 | The Procter & Gamble Company | Peroxyacid bleach compositions |
FR2545854B1 (fr) * | 1983-05-10 | 1985-07-26 | Ugine Kuhlmann | Procede de blanchiment des textiles en presence de particules de fer ou de metaux ferreux |
DE3423452A1 (de) * | 1984-06-26 | 1986-01-02 | Sandoz-Patent-GmbH, 7850 Lörrach | Stabilisierende mischung zur peroxidbleiche zellulosehaltiger materialien |
US5254287A (en) * | 1985-08-21 | 1993-10-19 | The Clorox Company | Encapsulated enzyme in dry bleach composition |
US5093021A (en) * | 1985-08-21 | 1992-03-03 | The Clorox Company | Encapsulated enzyme in dry bleach composition |
US4863626A (en) * | 1985-08-21 | 1989-09-05 | The Clorox Company | Encapsulated enzyme in dry bleach composition |
US5167854A (en) * | 1985-08-21 | 1992-12-01 | The Clorox Company | Encapsulated enzyme in dry bleach composition |
JPS62253697A (ja) * | 1986-04-02 | 1987-11-05 | 花王株式会社 | 漂白剤組成物 |
US5112514A (en) * | 1986-11-06 | 1992-05-12 | The Clorox Company | Oxidant detergent containing stable bleach activator granules |
US5002691A (en) * | 1986-11-06 | 1991-03-26 | The Clorox Company | Oxidant detergent containing stable bleach activator granules |
US4963157A (en) * | 1987-04-17 | 1990-10-16 | Nippon Peroxide Co., Ltd. | Method for bleaching cellulosic fiber material with hydrogen peroxide |
US4824592A (en) * | 1988-03-25 | 1989-04-25 | Lever Brothers Company | Suspending system for insoluble peroxy acid bleach |
US4828747A (en) * | 1988-03-25 | 1989-05-09 | Lever Brothers Company | Suspending system for insoluble peroxy acid bleach |
US5269962A (en) * | 1988-10-14 | 1993-12-14 | The Clorox Company | Oxidant composition containing stable bleach activator granules |
US4988451A (en) * | 1989-06-14 | 1991-01-29 | Lever Brothers Company, Division Of Conopco, Inc. | Stabilization of particles containing quaternary ammonium bleach precursors |
SE468014B (sv) * | 1991-08-16 | 1992-10-19 | Kommentus Ecogreen Ab | Foerfarande foer stabilisering av perkarbonat i pulverformiga tvaettmedel |
WO1994003395A1 (en) * | 1992-08-01 | 1994-02-17 | The Procter & Gamble Company | Peroxyacid bleach precursor compositions |
DE69327797T2 (de) * | 1992-12-22 | 2000-08-31 | The Procter & Gamble Company, Cincinnati | Zusammensetzungen aus bleichmittelvorläufern enthaltend eine beschichtete peroxysäure |
US5968881A (en) * | 1995-02-02 | 1999-10-19 | The Procter & Gamble Company | Phosphate built automatic dishwashing compositions comprising catalysts |
US5703034A (en) * | 1995-10-30 | 1997-12-30 | The Procter & Gamble Company | Bleach catalyst particles |
US5699902A (en) * | 1996-04-03 | 1997-12-23 | Sperry; Laurence Burst | Foam in bag packaging system |
US8034759B2 (en) * | 2008-10-31 | 2011-10-11 | Ecolab Usa Inc. | Enhanced stability peracid compositions |
Family Cites Families (10)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US3920570A (en) * | 1970-12-17 | 1975-11-18 | Solvay | Sequestration of metal ions by the use of poly-alpha-hydroxyacrylates |
DE2136672B2 (de) * | 1971-07-22 | 1979-10-18 | Henkel Kgaa, 4000 Duesseldorf | Wasch- und Reinigungsmittel |
DE2336108A1 (de) * | 1972-07-21 | 1974-01-31 | Interox | Oxydationsmittel mit komplexierenden eigenschaften und diese verbindungen enthaltende waschmittelzusammensetzungen |
LU70411A1 (pt) * | 1974-06-25 | 1976-04-13 | ||
LU71985A1 (pt) * | 1975-03-06 | 1977-01-28 | ||
GB1573406A (en) * | 1975-12-18 | 1980-08-20 | Unilever Ltd | Bleaching detergent compositions |
LU74434A1 (pt) * | 1976-02-25 | 1977-09-12 | ||
FR2424298A1 (fr) * | 1978-04-24 | 1979-11-23 | Solvay | Particules a base de polylactones derivees d'acides polyhydroxycarboxyliques et compositions pulverulentes contenant ces particules |
FR2459203A1 (fr) * | 1979-06-21 | 1981-01-09 | Interox | Particules de composes peroxygenes stabilises, procede pour leur fabrication et composition en contenant |
IE49996B1 (en) * | 1979-07-06 | 1986-01-22 | Unilever Ltd | Particulate bleach compositions |
-
1982
- 1982-10-21 US US06/435,829 patent/US4450089A/en not_active Expired - Fee Related
-
1983
- 1983-10-14 GR GR72707A patent/GR79411B/el unknown
- 1983-10-14 DK DK475983A patent/DK159209C/da not_active IP Right Cessation
- 1983-10-17 MX MX199133A patent/MX161291A/es unknown
- 1983-10-17 PT PT77511A patent/PT77511B/pt not_active IP Right Cessation
- 1983-10-18 AU AU20266/83A patent/AU565445B2/en not_active Ceased
- 1983-10-18 DE DE19833337719 patent/DE3337719A1/de not_active Ceased
- 1983-10-18 GB GB08327831A patent/GB2129456B/en not_active Expired
- 1983-10-20 NO NO833823A patent/NO162668C/no unknown
- 1983-10-20 IT IT49188/83A patent/IT1169332B/it active
- 1983-10-20 SE SE8305765A patent/SE461658B/sv not_active IP Right Cessation
- 1983-10-20 FR FR8316720A patent/FR2534928B1/fr not_active Expired
- 1983-10-20 CA CA000439354A patent/CA1217402A/en not_active Expired
- 1983-10-21 NL NL8303639A patent/NL8303639A/nl not_active Application Discontinuation
- 1983-10-21 BE BE0/211753A patent/BE898056A/fr not_active IP Right Cessation
- 1983-10-21 CH CH5737/83A patent/CH656144A5/de not_active IP Right Cessation
-
1991
- 1991-04-11 HK HK282/91A patent/HK28291A/xx unknown
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
SE8305765L (sv) | 1984-04-22 |
DK159209B (da) | 1990-09-17 |
DK475983D0 (da) | 1983-10-14 |
PT77511A (en) | 1983-11-01 |
MX161291A (es) | 1990-08-28 |
DE3337719A1 (de) | 1984-04-26 |
IT8349188A0 (it) | 1983-10-20 |
SE8305765D0 (sv) | 1983-10-20 |
GR79411B (pt) | 1984-10-22 |
GB8327831D0 (en) | 1983-11-16 |
NL8303639A (nl) | 1984-05-16 |
NO162668B (no) | 1989-10-23 |
US4450089A (en) | 1984-05-22 |
AU2026683A (en) | 1984-05-03 |
AU565445B2 (en) | 1987-09-17 |
BE898056A (fr) | 1984-04-24 |
CH656144A5 (de) | 1986-06-13 |
NO162668C (no) | 1990-01-31 |
FR2534928B1 (fr) | 1986-11-14 |
CA1217402A (en) | 1987-02-03 |
DK159209C (da) | 1991-02-25 |
DK475983A (da) | 1984-04-22 |
GB2129456A (en) | 1984-05-16 |
HK28291A (en) | 1991-04-19 |
GB2129456B (en) | 1986-04-03 |
FR2534928A1 (fr) | 1984-04-27 |
SE461658B (sv) | 1990-03-12 |
IT1169332B (it) | 1987-05-27 |
NO833823L (no) | 1984-04-24 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
PT77511B (en) | Process for preparing a stabilized bleaching and laundering composition containing a peroxygenated compound | |
EP0070067B1 (en) | Controlled release laundry bleach product | |
US4086175A (en) | Activated bleaching process and compositions therefor | |
JPS61111400A (ja) | 漂白剤組成物 | |
JPH0317197A (ja) | 漂白活性化及び漂白組成物 | |
EP0079674B1 (en) | Controlled release laundry bleach product | |
JP2635288B2 (ja) | 漂白剤組成物及び漂白洗浄剤組成物 | |
EP0079129A1 (en) | Controlled release laundry bleach product | |
JPS59120699A (ja) | 洗剤組成物 | |
US4194987A (en) | Peroxygen bleaching and compositions therefor | |
US4448705A (en) | Monoperoxyphthalic acid bleaching composition containing DTPMP | |
CA1105658A (en) | Activated bleaching process and compositions therefor | |
US4443352A (en) | Silicate-free bleaching and laundering composition | |
US4430244A (en) | Silicate-free bleaching and laundering composition | |
SE459500B (sv) | Partikelformig tvaettmedelskomposition vilken innehaaller en peroxisyrafoerening som blekmedel och en hydroxikarboxylpolymer som blekmedelsstabilisator och kompositionens anvaendning vid blekning | |
US3824189A (en) | Detergent compositions and methods for making same | |
CA1207956A (en) | Peroxyacid bleaching and laundering composition | |
US4164395A (en) | Peroxygen bleaching and compositions therefor | |
US4664837A (en) | Bleaching and laundering composition containing magnesium monoperoxyphthalate a chelating agent, a peroxygen compound and phthalic anhydride | |
JPH0811800B2 (ja) | 過硼酸ナトリウム一水塩を含有する粉末洗剤組成物 | |
CA1111610A (en) | Peroxygen bleaching and compositions therefor | |
PT77435B (en) | Process for preparing a peroxiacid bleaching and laundering composition | |
JP2523817B2 (ja) | 漂白剤及び漂白洗浄剤組成物 | |
CA1111615A (en) | Peroxygen bleaching and compositions therefor | |
PT78253B (en) | Process for preparing a bleaching and laundering composition free of water-soluble silicates |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
MM3A | Annulment or lapse |
Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES Effective date: 19940930 |