PT748727E - Sistema de seguranca para veiculos - Google Patents

Sistema de seguranca para veiculos Download PDF

Info

Publication number
PT748727E
PT748727E PT96500078T PT96500078T PT748727E PT 748727 E PT748727 E PT 748727E PT 96500078 T PT96500078 T PT 96500078T PT 96500078 T PT96500078 T PT 96500078T PT 748727 E PT748727 E PT 748727E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
vehicle
information
module
control center
vehicles
Prior art date
Application number
PT96500078T
Other languages
English (en)
Inventor
Tomas Agrelo Ferrer
Jose Antonio Rodriguez Resco
Original Assignee
Sist S De Seguridad Mantenimie
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=8290754&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT748727(E) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Sist S De Seguridad Mantenimie filed Critical Sist S De Seguridad Mantenimie
Publication of PT748727E publication Critical patent/PT748727E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60RVEHICLES, VEHICLE FITTINGS, OR VEHICLE PARTS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B60R25/00Fittings or systems for preventing or indicating unauthorised use or theft of vehicles
    • B60R25/10Fittings or systems for preventing or indicating unauthorised use or theft of vehicles actuating a signalling device
    • B60R25/102Fittings or systems for preventing or indicating unauthorised use or theft of vehicles actuating a signalling device a signal being sent to a remote location, e.g. a radio signal being transmitted to a police station, a security company or the owner
    • GPHYSICS
    • G08SIGNALLING
    • G08GTRAFFIC CONTROL SYSTEMS
    • G08G1/00Traffic control systems for road vehicles
    • G08G1/123Traffic control systems for road vehicles indicating the position of vehicles, e.g. scheduled vehicles; Managing passenger vehicles circulating according to a fixed timetable, e.g. buses, trains, trams
    • G08G1/127Traffic control systems for road vehicles indicating the position of vehicles, e.g. scheduled vehicles; Managing passenger vehicles circulating according to a fixed timetable, e.g. buses, trains, trams to a central station ; Indicators in a central station

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Radar, Positioning & Navigation (AREA)
  • Remote Sensing (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)
  • Traffic Control Systems (AREA)
  • Burglar Alarm Systems (AREA)
  • Circuits Of Receivers In General (AREA)
  • Vehicle Body Suspensions (AREA)
  • Position Fixing By Use Of Radio Waves (AREA)

Description

DESCRIÇÃO "SISTEMA. DE SEGURANÇA PARA VEÍCULOS" A presente invenção relaciona-se com sistemas de segurança e, mais especificamente com sistemas para transmitir informação a partir de um veiculo confrontado com condições de emergência para um centro de controlo que lhe permita localizar a posição do veiculo com a finalidade de tomar as decisões apropriadas conforme o preâmbulo da reivindicação 1. 0 sistema pode ser activado a partir do próprio veículo ou senão a partir do centro de controlo. São já conhecidos vários sistemas deste tipo, que tornam possível localizar a posição de um veículo, por exemplo um veículo roubado ou acidentado, utilizando-se sistemas de rastreio de pistas que aproveitam a vantagem dos dados recebidos partir de receptores GPS (GPS acrónimo derivado da expressão "Global Positioning System" ou seja "Sistema de Posicionamento Global") através de satélites -, graças aos quais se torna possível obter dados extremamente precisos quanto à posição e velocidade de movimento de um móvel motorizado, os quais podem ser transmitidos através de um dispositivo de rádio transmissor a uma estação de trabalho na qual a informação recebida é processada segundo uma forma apropriada.
Está descrito um tal sistema no documento DE-U-9 406 605, de acordo com o qual um veículo roubado é localizado utilizando, de modo combinado, o dispositivo de alarme do veículo, uma unidade de controlo do sistema de localização instalado no veículo, um receptor do Sistema de Posicionamento Global GPS também instalado no veículo, um canal de comunicações pertencente à rede de telefones celulares (telemóveis) do GSM, e uma estaçãu central para processar 03 dados de alarme.
Está descrito outro sistema deste tipo no documento WO-A-93 16452, em que um sistema de segurança pessoal completamente automático compreende uma unidade móvel, tal como um veiculo, que comunica os dados de emergência, incluindo as coordenadas da posição fornecidas por um receptor GPS, para uma estação de despacho central, que recebe esses dados e apresenta de modo preciso toda a informação de emergência necessária sobreposta sobre um mapa digitalizado em uma posição correspondente à localização da unidade móvel. A comunicação entre a unidade móvel e a estação central é efectuada com a ajuda de um telemóvel ou comunicação através de satélite.
Está descrito além disso um sistema deste tipo no documento EP-A-0 652 542, onde um sistema de segurança para equipamento móvel valioso, tal como barcos, aviões, automóveis, etc., compreende uma ou mais estações a serem alertadas, que são providas com um equipamento telefónico, e uma quantidade de dispositivos de segurança móveis dispostos no equipamento a ser protegido, os quais são providos com um equipamento telefónico móvel, meios de controlo para o mesmo, um sensor de roubo, um receptor GPS para informação da posição e uma memória para armazenagem da informação a ser transmitida por meio do equipamento telefónico móvel. A comunicação telefónica entre cada estação e o equipamento é efectuada através da rede GSM.
De modo suplementar, o documento EP-A-0 242 099 descreve um sistema anti-roubo e de localização para objectos móveis, por exemplo veículos, no qual um microprocessador monitoriza a posição do veículo por meio das coordenadas obtidas a partir do GPS. Após activação, através da detecção da manipulação não autorizada de um veiculo, o microprocessador alerta uma estação central através de um sistema de telefones móveis celulares (telemóveis) de tal modo que podem ser tomadas r i ij 5 .
medidas apropriadas para enfrentar com êxito a perturbação UelecLada no veiculo.
Também, os requerimentos de patentes Europeias seguintes são citados como representativos da técnica anterior: nos documentos EP 0 512 789, EP 0 350 554, EP 0 559 074 e no documento PCT WO 93/05490.
Nestes documentos estão descritos vários sistemas geradores de sinais de alarme para veículos, os quais são planeados, a partir do sistema GPS, para obter dados relativos à posição e velocidade de um veículo, assim como dados relativos à hora e data, e para transmitir os referidos dados para uma estação de controlo central, geralmente por meio de uma ligação por rádio.
Os sistemas descritos, têm a característica comum de utilizar sistemas GPS para localizar a posição de um veículo, variam de acordo com os objectivos específicos do sistema e de acordo com as técnicas de comunicações utilizadas para trocar informação entre o veículo e o centro de controlo.
Ao contrário do que está descrito na técnica anterior, o sistema que é assunto da presente invenção utiliza o sistema de comunicações GSM como meio de transmissão. entre o móvel e o centro de controlo, e é configurado de tal modo que o respectivo custo o torna viável para uma instalação em larga escala como um sistema de segurança para veículos motorizados, o que é um objectivo que é difícil de conseguir com os sistemas conhecidos. Mais detalhadamente, na presente invenção, é utilizado o recurso SMS (acrónimo de "Short Message Service" ou "Serviço de Mensagens Curtas") cujo sistema de comunicações GSM oferece e permite a transmissão de dados dê baixa velocidade sem a necessidade de utilizar os recursos da rede (não sendo necessário o canal do terminal do assinante), utilizando unicamente o sistema de aviso o qual tem um cusLu reduzido. 3
J
Em consequência, o tema da invenção é a produção de um sistema que tenha as caracteristicas da parte caracterizante da Reivindicação 1 e da Reivindicação 2 dependente dela, o que implica custos de instalação e operação que são muito menores do que aqueles dos sistemas da técnica anterior.
No que se segue, será descrita uma forma preferida de realização da invenção, fazendo-se referência para esse objectivo aos desenhos anexos, nos quais : A Fig. 1 é uma representação diagramática da arquitectura do sistema de acordo com a invenção; A Fig. 2 é um diagrama que representa apenas a arquitectura da unidade que é montada num veiculo que incorpora o objecto da invenção; A Fig. 3 é um diagrama do módulo de comunicações; e A fIG. 4 representa diagramaticamente a estrutura básica da rede GSM utilizada no sistema da Fig. 1.
Recorrendo agora aos desenhos, e em especial à Fig.l respectiva, a unidade a ser instalada em cada veiculo (a partir de agora designada por VTU ou seja "Vehicle Terminal Unit" traduzida em Português por "Unidade Terminal do Veiculo") é neles designado em toda a parte com 1; relativamente à Fig. 2 será dada mais tarde uma descrição detalhada da unidade. A rede de comunicações móveis GSM é designada diagramaticamente com 2, oferecendo esta rede o serviço de mensagens curtas, o qual, como foi dito, permite a comunicação de dados em baixa velocidade bidireccional entre o centro 4 de controlo e a Unidade Terminal do Veiculo VTU através do centro 3, o qual é responsável por receber e enviar mensagens curtas, a partir da Unidade Terminal do Veiculo VTU para o centro de controlo ou do centro de controlo para a origem, Unidade Terminal do Veiculo VTU. 4
Λ, s
Os satélites SA enviam sinais digitais codificados que sâo recebidos pela antena 5a do receptor do sistema GPS. Estes mesmos satélites são utilizados no centro 4 de controlo de serviço, para gerar sinais de referência que são recebidos no receptor 4a e enviados para o gerente 4b de comunicações do referido centro para funções de ajustamento e correcção dos sinais recebidos a partir das Unidades Terminais dos Veículos com a finalidade de se obter a posição mais precisa do móvel do sistema de GPS. A partir do centro 4 de controlo, que incorpora os serviços de localização do veiculo, podem além disso ser estabelecidas comunicações com vários serviços SE tais como policia, assistência médica e ou assistência técnica.
Referindo agora à Fig. 2 dos desenhos, o VTU é ai representado instalado num veiculo que incorpora o sistema da invenção, e consiste de: a) um receptor 5 GPS, que compreende uma antena 5a de recepção e um microcontrolador de controlo e recepção (não ilustrado), que fornece as coordenadas de posicionamento. Este receptor pode ser de qualquer tipo disponível comercialmente, estando ligado com o módulo 6 de processamento e controlo através de um canal série RS; b) um módulo (MCP) 6, de processamento e controlo, planeado para controlar o elemento de determinação da posição (receptor GPS) 5, assim como os meios 7 de comunicações (módulo GSM em modo de mensagens curtas) que são utilizados para troca de informação com o Centro de Controlo do Serviço de Localização de Veículos ("Vehicle Location Service Control Centre", designado abreviadamente por "CCS"). Além disso, este módulo 6 faz uso de portas digitais para a leitura e activação de sinais, assim como expansão adicional do "bus" correspondente aos periféricos, aos quais podem ser ligados uma impressora 8, um painel 9 de apresentação (equipado com um 5 pequeno ecrã e com teclas de função), um computador portátil e alarmes 10 de qualquer tipo/ c c) um módulo 7 de comunicações, baseado num transmissor receptor (Tx/Rx) , que realiza a função de interligação com o sistema 2 de comunicações GSM, ao mesmo tempo que gere a transmissão e recepção de ordens no formato de mensagens curtas; este módulo 7 de comunicações, equipado com uma antena 7a, consiste de uma unidade 11 de rádio frequência, que realiza as funções de filtro de antena, receptor, transmissor, receptor e sintonizador (RX, TX, SI), e de uma unidade 12 controladora da banda que realiza a função de codificador e descodificador do canal e que incorpora as comunicações e o "software" de protocolo que apoia a capacidade operacional do serviço de mensagens curtas. Este controlador da banda está ligado, por via de um canal CA assíncrono, com o módulo 6 de processamento e controlo.
Além disso, está revelada na Fig. 4 a estrutura básica da rede de comunicações móvel GSM. Os acrónimos incluídos na referida figura, (em inglês) têm os seguintes significados
MS
SMS
SME
SC
MSC PLMN
Estação móvel terminal da rede Serviço de transmissão de mensagens curtas SM Entidade com a capacidade para enviar e receber mensagens curtas. Esta pode ser localizada na rede fixa, num móvel ou num centro de serviço de mensagens curtas Sistema responsável de armazenagem e distribuição de mensagens curtas entre uma SME e uma MS Centro de comutação de serviços de móveis Rede pública de telefones móveis
Além disso, são proporcionados meios dos (SMS-GMSC) para inlerligar com o centro (SC) de serviço, os quais são planeados para apoiar o serviço de mensagens curtas que terminam no móvel, e são planeados outros meios (SMS-IWMSC) para realizar a função de interligação com o centro (SC) de serviço de mensagens com o objectivo de apoiar o serviço de mensagens curtas para mensagens que tenham origem no móvel. A fim de se transmitir dados em baixa velocidade, é estabelecida uma ligação entre o Centro de Controlo e a Unidade Terminal do Veiculo VTU, através do serviço SMS (Serviço de Mensagens Curtas) e a referida rede, a qual permite a transmissão bidireccional de informação relacionada com o posicionamento e os alarmes gerados na referida unidade móvel a partir da mais recente para o referido Centro de Controlo na forma de mensagens de dimensão limitada; com o objectivo de apoiar este serviço, é utiliza-se um Centro de Serviço de Mensagens Curtas, designado por 3 na Fig. 1, o qual actua como um meio de armazenagem e envio das referidas mensagens curtas.
Consequentemente, a rede do Sistema de Posicionamento Global GSM opera como um sistema de transporte de informação entre o Centro de Serviços e as Unidades Terminais dos Veículos, VTUs.
Finalmente, o Centro 4 de Controlo consiste, ao nível de operação, de um chefe 4b de comunicações, um receptor GPS para sinais 4a de referência e uma rede local à qual os computadores estão ligados (preferencialmente computadores pessoais com um processador de elevada produtividade operacional) que apoia os ecrãs gráficos das estações do operador, o servidor da rede que contém todas as bases de dados de informação, assim como o próprio gestor de comunicações. A rede local utiliza "WINDOWS" NT (marca registada da "Microsoft Corp.") como sistema de operações.
Ao nível de funções de trabalho, o centro de controlo consiste das seguintes unidades : 7
- gestor de comunicações, - unidade de apresentação, - unidade de administração. 0 gestor de comunicações é responsável da tarefa de gerir a recepção e envio de dados de e para as unidades móveis através do Centro de Serviço de Mensagens Curtas, que contém a unidade de administração e as bases de dados de informação nas unidades móveis que estão incorporadas no sistema.
Pela sua parte, a unidade de apresentação contém dados geográficos digitalizados e cobre uma inteira área operacional, desde o nivel de uma rua numa cidade ao nivel de fronteiras nacionais. O sistema de apresentação é projectado com uma arquitectura de "Windows", de tal modo que o operador pode ver uma área geográfica em uma área do ecrã e, ao mesmo tempo, seguir o movimento detalhado do veiculo noutro mapa representado noutra área do mesmo ecrã de apresentação visual.
Serão agora descritas as funções e a arquitectura do módulo (MCP) de controlo e processamento, representado por um 6 na Fig. 2.
As funções efectuadas pelo módulo MCP de controlo e processamento estão agrupadas em conjunto da seguinte forma : - funções de inicialização - verificação de elementos aquisição e resposta a mensagens do Centro de controlo, - processamento principal, e - atender às comunicações. A inicialização de submódulos, módulos e registadores compreende as necessárias operações para inicializar o submódulo de posicionamento e o módulo de comunicações correspondente, assim como os registadores internos, tornando 8
íf~
H possível estabelecer um estado definido cada vez que o módulo MCP 6 de controlo e processamento é ligado. As funções referidas são activadas cada vez que o módulo é desligado da fonte de alimentação de energia e religado a esta, com o objectivo de estabelecer a referida situação no que diz respeito ao Centro de Controlo do Serviço; A primeira vez que uma comunicação é estabelecida com o Centro anteriormente mencionado, da mudança para a fonte de energia activa, é enviado um código que sinaliza a referida situação.
As funções de ensaio e verificação do estado dos elementos torna possível obter-se indicações quanto ao estado operacional dos elementos do posicionamento e comunicação, assim como estabelecer a situação inicial correspondente a possíveis incidentes que os referidos elementos têm (em especial o sub-módulo de posicionamento, já que, dadas as características do sistema de Posicionamento Global GPS, têm de ser tomados parâmetros em conta tal como a quantidade de satélites visíveis, horas de reaquisição, etc.). Estas funções podem ser activadas automaticamente, depois de se ligar o módulo, numa forma de realização concreta preferida desta invenção.
As funções de aquisição de e resposta às mensagens do Centro de Controlo tornam possível verificar a validade das mensagens recebidas e de lhes dar uma resposta. Desta maneira, as mensagens recebidas a partir do Centro de Controlo de Serviços são autenticados, e a informação de resposta é fornecida correspondente a isso (fundamentalmente que diz respeito à situação e à posição do Módulo de Controlo e Processamento numa forma de realização concreta da invenção). Pela sua parte, a informação de resposta fornecida inclui a identificação do Módulo de Controlo e Processamento.
As funções de processamento principais tornam possível, com o conjunto de retardamento do tempo e debaixo das condições programadas (acLivação do sinal dc ligação) , obter 9 os dados relativos à posição e hora do UTC, assim também como armazenar a referida informação na memória.
Finalmente, a gerência do Módulo de Comunicações (detecção de chamadas e estabelecimento e supervisão respectiva) cobre as funções de manuseamento das comunicações, por meio da porta serial (uma porta que sincroniza e torna mais fácil a comunicação assíncrona entre o computador e dispositivos como impressoras seriais, modems e outros computadores) correspondente.
Com o objectivo de obter custos de produção reduzidos e, ao mesmo tempo, ter a flexibilidade necessária disponível para adaptar o Módulo de Controlo e Processamento às necessidades de vários clientes, foi seleccionado para ele uma arquitectura baseada no microprocessador, que inclui uma memória de programas e memória de dados no mesmo circuito integrado, sendo o acesso ao mundo exterior garantido por meio da provisão de duas portas de comunicações serial, assim como pela linha (barramento) de transmissão de uso geral para expansão, à qual os periféricos do tipo usual podem ser ligados (conversores de analógico para digital, multiplexadores de sinal analógico ou digital, sensores, etc.). Um submódulo do Sistema de Posicionamento Global GPS, que torna possível obter informação de elevada precisão de cronometragem da velocidade e do posicionamento, está incorporado na mesma linha, no módulo 6.
As necessidades que a arquitectura seleccionada deve satisfazer são : capacidade de reprogramar as funções por meio de "software"; baixo custo de produção; gama de temperaturas de operação industrial; identificação do módulo por meio de suporte lógico inalterável não copiável, com o objectivo de evitar piratearia dos módulos; canais padrão de comunicação externa (2 canais RS-232) ; meios para interligação com módulos de posicionamento, com duas capacidades para interligação , quer dlrecLamente no cartão, ou por meio de uma ligação RS- 10
I 1
L 232; e, finalmente, deve ser possível utilizar diferentes elementos de comunicação atravé3 da porta serial por virtude da incorporação do módulo de "software" correspondente.
Entre as aplicações do sistema, de acordo com a invenção, está a localização de veículos roubados. A activação do sistema neste caso pode ser efectuada automaticamente, gerando o sistema de segurança electrónico do veículo um sinal de alarme que é enviado imediatamente para o Centro de Controlo em conjunto com a informação relativa à posição do veículo. Obviamente, existe a possibilidade de cancelar o sinal de alarme gerido a partir do próprio veículo, em cujo caso a chave do veículo é verificada a partir do referido Centro de Controlo.
Neste caso, o alarme 10 automático (Fig. 2) detecta o incidente (operação não autorizada de qualquer dos elementos sensores do sistema de alarme). Como uma consequência da referida detecção, o módulo 10 (Fig. 2) envia, através da linha serial, o código do alarme gerado para o módulo de controlo e processamento (MCP) 6, que produz uma mensagem curta (de 160 bits de informação) a partir do código de alarme recebido, adicionando a informação de posicionamento (coordenadas) neste preciso instante (informação recebida do módulo 5 do receptor do Sistema de Posicionamento Global GPS) e a informação de cronometragem instantânea da velocidade. O módulo 6 inclui sempre, em cada mensagem curta, informação fixa que consiste do código da Unidade Terminal do Veículo VTU, o número da mensagem curta do Centro de serviço e o número do Centro de Controlo, e a direcção final da referida mensagem curta. A seguir, o módulo 6 envia a curta mensagem produzida, através do canal CA assíncrono, para o módulo 7 (Fig. 2) (transmissor e receptor do Sistema GSM). O referido módulo 7 tem a tarefa de transmitir a mensagem curta, fazendo uso da unidade de rádio, através da infra-cotrutura da rede de rádio 11
GSM para o Centro de Serviço de Mensagens Curtas (módulo 3 na Fig. 1) da referida rede CSM, a qual, por seu turno, envia a referida mensagem para o Centro 4 de Controlo (Fig. 1). A aplicação da gerência do Centro de Controlo envia uma mensagem à Unidade Terminal do Veiculo VTU pedindo informação continua sobre o posicionamento do veiculo, de tal modo que a sequência que foi correctamente descrita é repetida automaticamente em intervalos de poucos segundos (por um período fixado pelo operador), até o próprio operador determinar o incidente estar terminado.
Da recepção da mensagem que informa o roubo do veículo, o operador estabelece em sucessão uma série de acções tais como chamar os serviços de emergência mais próximos do ponto em que o incidente tomou lugar, chamando o proprietário do veículo, etc.
Por exemplo, o centro de controlo, ao receber o sinal de alarme, encaminha-o para a primeira estação de trabalho livre, e ao mesmo tempo dando um alarme audível e visual até que o operador responda. 0 operador pode então ver a situação do veículo no ecrã, e continuar a observá-la, enquanto, noutra região do ecrã, aparecem os dados relativos à identificação do cliente, incluindo, por exemplo uma fotografia do veículo.
Além disso, no mesmo ecrã, o operador pode ter informação adicional disponível, relativa, por exemplo aos endereços da residência do cliente próximo ao alarme, um registo histórico da acção tomada ou a localização de estações na proximidade dos serviços de emergência. A mensagem de alarme gerada pode também ser levada acabo remotamente. Por exemplo, pode ser gerada por uma chamada telefónica do proprietário do veículo. 12 y
Ui t
Neste caso, quando é o proprietário quem detectou o roubo do veiculo, ele estabelece contacto com o Centro de Controlo, informando-o do incidente. 0 operador antes de mais nada verifica o código de identificação da pessoa que está a chamar (com o objectivo de garantir a validade do incidente), enviando uma mensagem à Unidade Terminal do Veiculo VTU correspondente, se a verificação prova ser positiva, pedindo informação continua sobre o posicionamento do veiculo. A partir deste momento, a sequência descrita anteriormente é repetida, enviando à Unidade Terminal do Veiculo VTU uma curta mensagem com a informação de posicionamento a uma velocidade fixada pelo operador.
Uma variação deste modo é o pedido, na parte do utilizador ou de uma pessoa autorizada, da posição do veiculo.
Em outra aplicação do sistema da invenção, o alarme pode ser produzido manualmente pelo motorista do veiculo por meio de um dispositivo que não é visível. Neste caso, o motorista empurra um botão (de alarme de roubo, ou de emergência médica, ou de avaria, etc. conforme for o caso) sobre o painel 9 da (Fig. 2).
Como consequência do referido botão ser empurrado, o módulo 9 (Fig. 2) envia o código do alarme produzido, através da linha serial, para o módulo (MCP) 6 de controlo e processamento, que produz uma mensagem curta (de 160 bits de informação) a partir do código do alarme recebido, adicionando a informação de posicionamento (coordenadas) neste preciso instante (informação recebida a partir do módulo 5 do receptor do Sistema de Posicionamento Global GPS) e a informação instantânea de cronometragem da velocidade. O módulo 6 inclui sempre, em cada mensagem curta, informação fixa consistindo do código da Unidade Terminal do Veículo VTU, o número do Centro de serviço de mensagens curtas e o número do Centro de Controlo, a direcção final da referida mensagem curta. 13
A seguir o módulo 6 envia a mensagem curta produzida, através do canal CA aaaincrono, para o módulo 7 (Fig. 2) (do receptor e transmissor GSM). 0 referido módulo 7 tem a tarefa de transmitir a mensagem curta, fazendo uso da unidade de rádio, através da infra-estrutura da rede de rádio GSM para o Centro do Serviço de Mensagens Curtas (módulo 3 na Fig. 1) da referida rede GSM, a qual por sua vez envia a referida mensagem para o Centro 4 de Controlo (Fig. 1) . A aplicação da gerência do Centro de Controlo envia uma mensagem para a Unidade Terminal do Veiculo VTU pedindo informações continuas sobre o posicionamento do veiculo, de tal modo que a sequência que foi correctamente descrita é repetida automaticamente em intervalos de poucos segundos (um período fixado pelo operador) , até o próprio operador ordenar o incidente estar terminado.
Qualquer que seja a origem da mensagem de alarme , o operador do Centro de Controlo efectua uma série de acções que dependerão do tipo de alarme recebido, por exemplo, comunicação com os serviços de emergência mais próximos ao local do incidente, se o alarme recebido corresponde à tentativa de roubo ou de assalto; ligação com centros de ambulâncias ou médicos mais próximos ao incidente se o alarme recebido corresponde à emergência médica, ou a uma chamada para o centro de assistência técnica mais próximo se o alarme corresponde a assistência técnica. Em cada caso, o operador envia uma mensagem ao motorista, com a acção tomada, uma mensagem que será apresentada no ecrã do módulo 9 (Fig. 2) .
Finalmente, a acção tomada pode ser permanentemente arquivada, permanecendo possivelmente a aplicação facultativamente a aguardar até ser recebida uma chamada suplementar.
Outras aplicações incluem, por exemplo, uma chamada para assistência técnica ou módica, no caso de uma avaria ou um 14 acidente, sendo depois a mensagem de alarme enviada para o centro de conLrolo por meio de se empurrar um botão na unidade montada no veículo, e incluindo a resposta a partir do referido centro de controlo a localização mais próxima respectivamente, dos serviços técnicos ou dos centros médicos, e/ou conselhos de assistência ou veículos de emergência, etc.
Pela parte respectiva, as bases de dados geridas no centro de controlo podem conter dados relativos a características e dados do veículo e do utilizador do sistema, dados relativos a pessoas autorizadas pelo utilizador, endereços, números de telefone de serviços de emergência, dados históricos da acção tomada, veículos de assistência, serviços técnicos, etc.
Embora com a forma de realização descrita a utilidade fundamental da invenção diga respeito à segurança, sendo o termo compreendido no sentido lato, a invenção é também aplicável para objectivos tais como optimização de trajecto, gestão de frotas de veículos, tornando possível seguir a pista de qualquer deles continuamente ou em intervalos. Foi já dito, neste contexto, que o Módulo de Controlo e de Processamento está planeado para interagir com vários tipos de periféricos dando ao sistema grande versatilidade em adaptar-se a várias utilizações.
Lisboa, 20 de Novembro de 2001
O AGENTE OFICIAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL
15

Claims (2)

  1. REIVINDICAÇÕES Sistema de segurança para veículos que utilizam um módulo receptor do Sistema de Posicionamento Global GPS para localizar a posição do veículo, compreendendo : 1) um dispositivo (1) situado no veiculo que envia/recebe mensagens digitais para o/do centro 4 de controlo através do sistema (2) de comunicações GSM, incluindo o referido dispositivo (1) : a) um módulo (5) receptor GPS, e b) um módulo (7) de comunicações para transmitir a posição do veículo para o referido centro (4) de controlo conforme obtida do referido módulo (5) receptor GPS, quer em resposta a uma mensagem a partir do referido centro (4) de controlo ou pela activação de meios (10) de alarme situados no dispositivo (1); e 2) meios (4a, 4b) situados no centro (4) de controlo o qual torna possível obter-se informação relevante dos veículos e da área geográfica coberta pelo sistema, e respectivo processamento em conjunto com a informação recebida/transmitida de/para cada veículo, caracterizado em que o referido dispositivo (1) compreende além disso : c) um módulo (6) de controlo e processamento para controlar a operação do referido módulo (5) receptor GPS, processando a informação posicionai sobre o veículo fornecida pelo referido módulo (5) do receptor GPS numa forma apropriada para a respectiva transmissão digital, recebendo/transmitindo informação de/para dispositivos para processamento
    automático de informação e a partir de dispositivos sensores ligados ao sistema, e gerando breves mensagens de dados em resposta às possíveis condições de alarme no veículo, sendo ligado o respectivo módulo (6) de controlo e processamento ao referido módulo (7) de comunicações segundo um modo (CA) assíncrono de tal modo que o último transmite/recebe informação para o/do respectivo centro (4) de controlo, na forma de breves mensagens de dados geradas pelo módulo (6) de controlo e processamento, através do serviço (SME) de mensagens curtas da rede GSM, utilizando o apoio de um centro (SC) de serviço de mensagens curtas da rede GSM para armazenar e distribuir as referidas mensagens curtas.
  2. 2. Sistema de segurança para veículos, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado em que os meios (4a, 4b) situados no centro (4) de controlo compreendem um sistema de computador que processa a informação
    recebida/transmitida de e para os veículos e recuperados a partir das bases de dados com informação sobre a série de veículos incluídos no sistema e sobre a área geográfica coberta pelo sistema, e o qual inclui uma interligação que permite o operador do centro (4) de controlo efectuar as acções (serviços SE) planeados para cada função de segurança proporcionada pelo sistema. Lisboa, 20 de Novembro de 2001 O AGENTE OFICIAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAI.
    2
PT96500078T 1995-06-15 1996-06-14 Sistema de seguranca para veiculos PT748727E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ES09501205A ES2110360B1 (es) 1995-06-15 1995-06-15 Sistema de seguridad para vehiculos.

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT748727E true PT748727E (pt) 2002-02-28

Family

ID=8290754

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT96500078T PT748727E (pt) 1995-06-15 1996-06-14 Sistema de seguranca para veiculos

Country Status (6)

Country Link
EP (1) EP0748727B1 (pt)
AT (1) ATE208304T1 (pt)
DE (1) DE69616657T2 (pt)
DK (1) DK0748727T3 (pt)
ES (1) ES2110360B1 (pt)
PT (1) PT748727E (pt)

Families Citing this family (66)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8352400B2 (en) 1991-12-23 2013-01-08 Hoffberg Steven M Adaptive pattern recognition based controller apparatus and method and human-factored interface therefore
US10361802B1 (en) 1999-02-01 2019-07-23 Blanding Hovenweep, Llc Adaptive pattern recognition based control system and method
US6236365B1 (en) 1996-09-09 2001-05-22 Tracbeam, Llc Location of a mobile station using a plurality of commercial wireless infrastructures
ES2115547B1 (es) * 1996-09-17 1999-01-01 Garcia Antonio Salvador Sistema receptor emisor automatico, con modulo de posicionamiento y control.
FR2758403B1 (fr) * 1997-01-14 1999-02-12 Michel Humbert Systeme de surveillance et de securite d'objet mobile terrestre aerien et marin
ES2119715B1 (es) * 1997-01-15 1999-05-16 Gros Jose Maria Munoz Procedimiento de localizacion de un vehiculo.
DE19702895C1 (de) * 1997-01-20 1998-07-02 Mannesmann Ag Zusatzgerät für ein Mobilfunktelefon
FR2762168B1 (fr) 1997-04-10 1999-05-07 Alsthom Cge Alcatel Station mobile integrant des fonctions de radiocommunication et de localisation, et procede correspondant de reception de signaux de localisation par une station mobile
US6128481A (en) * 1997-10-22 2000-10-03 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) System and method of routing emergency services calls in a radio telecommunications network
WO1999024952A1 (de) * 1997-11-05 1999-05-20 Swisscom Ag Verfahren, system und vorrichtungen zur sammlung von verkehrsdaten
FI108771B (fi) 1997-11-05 2002-03-15 Nokia Corp Menetelmä viestin lähettämiseksi matkaviestimelle
DE19748992A1 (de) * 1997-11-06 1999-05-20 Grundig Ag Vorrichtung zur Aussendung von Notrufsignalen aus einem Kraftfahrzeug
WO1999030301A1 (de) * 1997-12-11 1999-06-17 Siemens Aktiengesellschaft Kommunikationsendgerät und verfahren zur übermittlung von meldungen
DE19816435C1 (de) * 1998-04-15 1999-06-17 Deutsche Bahn Ag Satellitenortungsvorrichtung
DE19818911A1 (de) * 1998-04-23 1999-11-04 Mannesmann Ag Verfahren zur Identifikation eines Waren von einem Warenanbieter entgegennehmenden Warenabnehmers mit einem Endgerät und zur Identifikation des Warenanbieters, Endgerät und Zentrale
GB2339114B (en) * 1998-06-30 2003-03-05 Ericsson Telefon Ab L M Secure messaging in mobile telephones
US7769620B1 (en) 1998-09-01 2010-08-03 Dennis Fernandez Adaptive direct transaction for networked client group
KR100319294B1 (ko) * 1998-09-14 2002-04-22 윤종용 쌍방향정보송/수신시스템및그서비스방법
WO2000017021A1 (en) * 1998-09-23 2000-03-30 Johannes Cornelis Van Bergen Alarm and immobiliser with gsm cellular phone
EP0992409A1 (de) * 1998-10-08 2000-04-12 Andreas Peiker Montagebausatz sowie dessen Anordnung und Verwendung in einem Fahrzeug
FR2784775B1 (fr) * 1998-10-16 2001-01-05 Veronique Roulleaux Robin Systeme pour la protection des marchandises transportees par un vehicule
FI108391B (fi) 1998-10-27 2002-01-15 Nokia Corp Sijaintipalvelut pakettiradioverkossa
FR2786963B1 (fr) * 1998-12-02 2007-04-06 Sagem Systeme d'aide a la navigation terrestre et terminal d'un tel systeme
AU2355200A (en) 1998-12-07 2000-06-26 Global Trak, Inc. Apparatus and method for triggerable location reporting
FR2787227B1 (fr) * 1998-12-14 2001-01-19 Renault Systeme d'envoi de la localisation d'un vehicule vers un serveur distant
US7904187B2 (en) 1999-02-01 2011-03-08 Hoffberg Steven M Internet appliance system and method
US8364136B2 (en) 1999-02-01 2013-01-29 Steven M Hoffberg Mobile system, a method of operating mobile system and a non-transitory computer readable medium for a programmable control of a mobile system
ATE273523T1 (de) * 1999-02-24 2004-08-15 Dantrack Aps Alarmsystem für bewegliche gegenstände
US6297768B1 (en) 1999-02-25 2001-10-02 Lunareye, Inc. Triggerable remote controller
CZ129799A3 (cs) * 1999-04-14 2000-08-16 Karel Ambrož Způsob zabezpečení vozidla proti zcizení, nedovolenému použití a zapojení pro provádění způsobu
WO2000074340A1 (en) * 1999-05-31 2000-12-07 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson Arrangement for distributing device management information and device management system
EP1074441A1 (fr) * 1999-08-02 2001-02-07 Omega Conception et Systéme, S.A.R.L. Procédé de commande à distance d'un processus
FR2797364B1 (fr) * 1999-08-03 2006-06-16 Sagem Reseau de radiotelephonie comportant un centre de gestion des communications entre terminaux et centre de gestion et terminal pour un tel reseau
ES2163358B1 (es) * 1999-08-27 2003-04-01 Rosello Alfredo Sallen Sistema personalizado de arranque de vehiculos automoviles.
EP1094429A3 (en) * 1999-10-18 2002-08-07 Joo-Hyoung Lee System for transmitting self-checking information of a vehicle to an accident service providing system
SE515439C2 (sv) * 1999-11-03 2001-08-06 Satsafe Mls Ab Stöldförebyggande system och metod för objekt
CA2390202A1 (en) * 1999-11-05 2001-05-10 Cellstop International Limited A vehicle anti-theft device
DE19953640A1 (de) * 1999-11-09 2001-05-10 Deutsche Telekom Ag Verfahren zum telekommunikationsgestützten Schutz und Auffinden von Lebewesen
DE19954758A1 (de) 1999-11-15 2001-05-23 Becker Gmbh Verfahren zum Datenaustausch für eine Multimediaanlage sowie Multimediaanlage für ein Fahrzeug
IT1314811B1 (it) * 2000-05-24 2003-01-16 Microtek Srl Terminale di bordo per automobili, in particolare per taxi o simili
US10684350B2 (en) 2000-06-02 2020-06-16 Tracbeam Llc Services and applications for a communications network
US10641861B2 (en) 2000-06-02 2020-05-05 Dennis J. Dupray Services and applications for a communications network
ES2168975B1 (es) * 2000-07-20 2003-11-01 Luengo Juan Jose Anaya Transmisor de señales de aviso por la red gsm.
DE10060168A1 (de) 2000-12-04 2002-06-13 Harman Becker Automotive Sys Verfahren zur Datenübertragung
ES2180441B1 (es) * 2001-06-21 2003-10-16 Costa Automocio S L Sistemas de control y comunicacion a bordo de un vehiculo.
ATE250799T1 (de) * 2001-07-27 2003-10-15 Riviera Trasporti S P A Vorrichtung und verfahren zur notfalls- lokalisierung und warnung für ein verkehrsmittel
FR2830112B1 (fr) * 2001-09-21 2007-02-23 France Telecom Procede et systeme de detection de vol ou de manipulation non autorsee d'un bien
DE10301793B4 (de) 2003-01-20 2018-08-16 Bayerische Motoren Werke Aktiengesellschaft Sicherheitssystem und Überwachungsverfahren
ES2221553B1 (es) * 2003-03-06 2006-03-16 Aquilino Gomez Belsol Dispositivo anti-atraco para vehiculos.
FR2857457A1 (fr) * 2003-07-07 2005-01-14 Irisio Dispositif de localisation d'un objet ou individu
JP4507166B2 (ja) 2003-11-26 2010-07-21 日本電気株式会社 携帯端末、及びそれによるセキュリティ遠隔制御システム・セキュリティ遠隔制御方法
EP1538060B1 (de) * 2003-12-02 2006-03-08 Philipp Dipl.-Ing. Tarter Verfahren zum ortsabhängigen Adressieren von Schienenfahrzeugen
ES2255387B1 (es) * 2004-05-21 2007-07-01 Alberto General Cofisa, S.L. Sistema y dispositivo de bloqueo y localizacion de vehiculos por gsm o tecnologia similar.
TWI246973B (en) * 2004-06-30 2006-01-11 Sin Etke Technology Co Ltd Vehicle anti-thief system by making the vehicle unable to operate normally
ES2264344B1 (es) * 2004-09-24 2007-09-16 Jose Manuel Esteban Calvo Perfeccionamientos introducidos en los equipos de pretratamiento ciclico del combustible electronicamente comandados, de especial aplicacion a motores de combustion interna.
DE102008036171B4 (de) * 2008-08-02 2010-08-26 Dr.Ing.H.C.F.Porsche Aktiengesellschaft Verfahren zum Betreiben einer Alarmzentrale eines VTS-Systems
ITRM20090105A1 (it) * 2009-03-10 2010-09-11 Bartolomeo Arrabito Sistema di rilevamento di impatti su veicoli
CN101734226B (zh) * 2009-12-01 2011-12-28 华南理工大学 一种低功耗无线车用防盗报警系统
DE102010036628B4 (de) * 2010-07-26 2013-08-22 Enaikoon Gmbh Ortungsmodul
US9538493B2 (en) 2010-08-23 2017-01-03 Finetrak, Llc Locating a mobile station and applications therefor
CN102975688B (zh) * 2012-11-13 2015-01-14 杭州电子科技大学 一种无线车载网络智能防盗系统
CN103332168A (zh) * 2013-06-14 2013-10-02 成都锐奕信息技术有限公司 车载用防盗基站
CN106325143A (zh) * 2015-07-07 2017-01-11 仪征市满芯电子科技有限公司 一种基于北斗卫星中文短报功能的汽车远程报警系统
WO2017043999A1 (ru) * 2015-09-07 2017-03-16 Роман Владимирович ГЛАГОЗИН Устройство спутникового позиционирования (варианты)
CN106600931A (zh) * 2016-12-14 2017-04-26 芜湖纯元光电设备技术有限公司 一种物流车辆用分站式紧急控制系统
RU2655782C1 (ru) * 2017-01-27 2018-05-29 Юрий Александрович Пыльнев Многоуровневая система оповещения о местонахождении транспортного средства

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CA1277400C (en) * 1986-04-09 1990-12-04 Uri Rapoport Anti-theft and locating system
FI894370A (fi) * 1989-09-15 1991-03-16 Nokia Mobile Phones Ltd Foerfarande foer att meddela inbrott i fordon med mobiltelefon och efter foeljning av fordon i plmn-system samt mobiltelefon foer anvaendning i foerfarandet.
US5043736B1 (en) * 1990-07-27 1994-09-06 Cae Link Corp Cellular position location system
FI94581C (fi) * 1991-02-12 1995-09-25 Nokia Telecommunications Oy Järjestelmä yhteystietojen välittämiseksi automaattisesti matkapuhelinverkossa tai vastaavassa
US5334974A (en) * 1992-02-06 1994-08-02 Simms James R Personal security system
GB2279478A (en) * 1993-06-26 1995-01-04 Ian Paul Downing Hunter Vehicle security
NL9301947A (nl) * 1993-11-10 1995-06-01 Nedap Nv Anti-diefstalsysteem voor kostbaar materieel.
US5557254A (en) * 1993-11-16 1996-09-17 Mobile Security Communications, Inc. Programmable vehicle monitoring and security system having multiple access verification devices
DE9406605U1 (de) * 1994-04-20 1994-09-22 Vhb Funktechnik Gmbh System zur Ortung von gestohlenen Fahrzeugen

Also Published As

Publication number Publication date
ES2110360A1 (es) 1998-02-01
ES2110360B1 (es) 1998-10-01
ATE208304T1 (de) 2001-11-15
DK0748727T3 (da) 2001-12-27
EP0748727A1 (en) 1996-12-18
DE69616657D1 (de) 2001-12-13
DE69616657T2 (de) 2002-08-01
EP0748727B1 (en) 2001-11-07

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT748727E (pt) Sistema de seguranca para veiculos
US6591094B1 (en) Automated user notification system
US7489921B2 (en) Software and protocol structure for an automated user notification system
US5223844A (en) Vehicle tracking and security system
US5731785A (en) System and method for locating objects including an inhibiting feature
US6392565B1 (en) Automobile tracking and anti-theft system
CA1277400C (en) Anti-theft and locating system
US7061897B2 (en) Mobile telephone for internet-applications
US9420402B2 (en) Mobile telephone for internet applications
US7468659B2 (en) Method of configuring a tracking device
US20070135088A1 (en) On demand/emergency telematics & communication system
WO1999012363A1 (en) A system for remotely accessing data stored in a radiotelephone
US20080177447A1 (en) Automobile protection system with road information indication
US20030104822A1 (en) Location reporting system utilizing a voice interface
US20050025289A1 (en) Supervision of mobile units
JPH06251292A (ja) 車両現在位置通報システム
EP1480856A1 (en) A method and system for identifying an unauthorized use of a telematic device
JPH11321565A (ja) 移動体安全確保システム、移動体側装置、監視装置および移動体
US6810244B2 (en) Method for synthesizing mobile identification numbers
JP2004094696A (ja) 車両警報装置およびシステム
EP1740423A1 (en) Alarm system for a mobile vehicle and method for triggering an alarm
EP1515155B1 (en) Two-way tracking system and method using an existing wireless network
JPH11170981A (ja) 車両盗難発見・通報方法及びその装置
RU37445U1 (ru) Терминал
WO2005057516A2 (en) Gsm-based security system