PT667320E - Processo e dispositivo de tempera por contacto de uma folha de vidro - Google Patents

Processo e dispositivo de tempera por contacto de uma folha de vidro Download PDF

Info

Publication number
PT667320E
PT667320E PT95400255T PT95400255T PT667320E PT 667320 E PT667320 E PT 667320E PT 95400255 T PT95400255 T PT 95400255T PT 95400255 T PT95400255 T PT 95400255T PT 667320 E PT667320 E PT 667320E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
glass sheet
clamping plates
holes
hole
cooling
Prior art date
Application number
PT95400255T
Other languages
English (en)
Inventor
Carsten Bremer
Hans-Werner Kuster
Original Assignee
Saint Gobain
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Saint Gobain filed Critical Saint Gobain
Publication of PT667320E publication Critical patent/PT667320E/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C03GLASS; MINERAL OR SLAG WOOL
    • C03BMANUFACTURE, SHAPING, OR SUPPLEMENTARY PROCESSES
    • C03B27/00Tempering or quenching glass products
    • C03B27/004Tempering or quenching glass products by bringing the hot glass product in contact with a solid cooling surface, e.g. sand grains

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Thermal Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Materials Engineering (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Re-Forming, After-Treatment, Cutting And Transporting Of Glass Products (AREA)
  • Joining Of Glass To Other Materials (AREA)

Description

( Uí 32ο
DESCRIÇÃO EPÍGRAFE : “PROCESSO E DISPOSITIVO DE TÊMPERA POR CONTACTO DE UMA FOLHA DE VIDRO” A invenção diz respeito a um processo e dispositivos de têmpera ou pré-esforço por contacto de folhas de vidro e em particular de vidros de automóveis nos quais pratos de aperto arrefecidos actuam sobre as superfícies das folhas de vidro aquecidas à temperatura de têmpera.
Conhece-se por exemplo um processo deste género segundo a patente europeia EP-B1-0 404 677 B1. Este processo consiste em conduzir a folha de vidro aquecida à temperatura de têmpera numa espécie de prensa na qual a folha de vidro é bruscamente arrefecida e portanto temperada, ao mesmo tempo que as superfícies periféricas da folha de vidro são arrefecidas por raios de ar arrefecedores perpendiculares às superfícies e são portanto igualmente expostas ao pré-esforço por pressão.
Os vidros de viaturas comportam sempre um ou vários buracos que o atravessam. É o caso por exemplo dos vidros laterais amovíveis quando um mecanismo de elevação e/ou escovas-guias devem ser fixadas à folha de vidro. Os óculos traseiros 1
apresentam também por vezes uma perfuração pela qual é conduzido o pivot de um varão de limpa-pára-brisas.
Como se sabe, os buracos da folha de vidro devem ser realizados antes da têmpera da folha de vidro porque uma folha temperada será quebrada pela perfuração. Verificou-se que quando se tempera as folhas de vidro temperando-as com ar frio, mesmo as folhas providas de perfurações apresentam uma grande resistência à flexão enquanto as folhas perfuradas temperadas por contacto apresentam menos resistência à flexão. A invenção é fundada sobre a necessidade de aperfeiçoar o processo de têmpera por contacto, conhecido, de uma folha de vidro para poder temperar também as folhas perfuradas de maneira a que elas apresentem uma resistência à flexão correspondente àquela das folhas perfuradas temperadas com as caixinhas de bolhas de ar habituais. A invenção tem também por objectivo criar dispositivos apropriados para realizar este processo.
Nas folhas de vidro que apresentam um ou vários buracos que as atravessam, a presente invenção consiste em resolver este problema projectando um gás arrefecedor sobre as superfícies interiores que delimitam as perfurações das folhas de vidro durante a acção das placas de aperto. O processo da invenção consiste pois em aplicar o processo de têmpera por contacto conhecido para as folhas de vidro com um ou vários buracos que as atravessam sob 2 reserva de submeter também as paredes dos buracos a um arrefecimento de superfície selectivo por convecção. Deste modo, produz-se também na superfície dos buracos um pré-esforço por pressão que provoca o aumento desejado da resistência na flexão. Uma folha de vidro temperada de acordo com a invenção apresenta pois uma homogeneidade das tensões superficiais resultando de uma têmpera por contacto e a imagem em luz polarizada, da dita folha, apresenta uma linha neutra concêntrica na periferia do buraco característica das tensões de compressão obtidas no bordo do buraco.
Um primeiro modo de realização de um dispositivo de têmpera por contacto conveniente para aplicar o processo de acordo com o a invenção com duas placas de aperto distingue-se pelo facto de no local das placas de aperto que recobrem uma perfuração da folha de vidro uma das placas de aperto comportar uma ou várias aberturas de afluxo ou tubos para um gás arrefecedor enquanto a outra placa de aperto apresenta uma ou várias aberturas de refluxo no local correspondente. Este modo de realização convém particularmente para as prensas de têmpera por contacto pois as duas placas de aperto são placas de metal maciço percorridas pelas condutas de água de arrefecimento.
Um outro modo de realização de um dispositivo conforme a invenção distingue-se pelo facto de apenas uma das placas de aperto ser provida de uma ou várias aberturas de afluxo de um gás arrefecedor assim como uma ou várias aberturas de refluxo tanto as aberturas de afluxo como de refluxo sendo próximas no interior do local da placa que recobre uma perfuração da folha de vidro. Este modo de realização 3
convém particularmente para as prensas de têmpera por contacto em que uma das placas de aperto é em metal maciço, a outra comportando um espaço oco enchido de água tendo pelo menos o tamanho da folha de vidro, este espaço sendo obturado por uma membrana impermeável do lado em contacto com a folha de vidro.
Outras vantagens, disposições funcionais e aperfeiçoamentos do dispositivo de acordo com a invenção ressaltarão das subreivindicações e da descrição seguinte dos modos de realização preferidos com apoio dos desenhos. Os desenhos representam : na figura 1 um primeiro modo de realização de um dispositivo de têmpera de acordo com a invenção ; na figura 2 um segundo modo de realização de um dispositivo de têmpera de acordo com a invenção ; na figura 3 uma outra disposição das condutas de afluxo e de refluxo do dispositivo de acordo com a figura 2, e na figura 4 um detalhe da figura 3. O dispositivo de têmpera por contacto representado na figura 1 compreende uma placa de aperto inferior 1, e uma placa de aperto superior 2. Entre estas placas de aperto encontra-se uma folha de vidro 3. A placa de aperto inferior é provida de duas 4 camadas elásticas 4 e 5 de forte conductividade térmica, a camada 4 consistindo por exemplo em uma placa de grafite lamelar e a camada sobreposta sendo em tecido de fibras metálicas. As fibras elementares que formam o tecido metálico apresentam de preferência um diâmetro inferior a 50 micrómetros. Do mesmo modo, a placa de aperto superior é provida de camadas elásticas 6 e 7. As duas placas de aperto 1 e 2 são providas de condutas 8 e 9 em que passa a água arrefecedora. A alimentação de água arrefecedora efectua-se pelas condutas 10 e 11. A água fria é evacuada pelas condutas não representadas. A placa de aperto inferior 1, compreendendo a camada 4, é provida de uma perfuração 13 na qual se liga um tubo 14, ligado a uma conduta de ar comprimido. Do mesmo modo, a placa de aperto superior 2, compreendendo a camada 6 apresenta um buraco que a atravessa 15 pelo qual se escapa o ar insuflado.
Os tecidos em fibras metálicas 5 e 7 não se interrompem no local das perfurações 13 e 15 mas estendem-se por cima dos seus orifícios. Para garantir uma permeabilidade ao ar suficiente para este local, é necessário utilizar aqui tecidos ou malhas de porosidade de pelo menos 60 % e, de preferência, superior a 80 %. Os tecidos e as malhas empregues para isto são descritos por exemplo nas patentes europeias 0 312 439 B1 e 0 387 111 B1.
Os orifícios das perfurações 13 e15 encontram-se os dois no interior do local de cada uma das placas correspondente ao buraco da folha de vidro 3. No caso representado aqui, as perfurações 13 e 15 são as duas perpendiculares à superfície da folha de 5
vidro. Nesta disposição, o gás arrefecedor saindo da perfuração 13 escoa-se primeiro da perfuração 12 da folha de vidro 3, arrefecendo assim as superfícies inferiores delimitando a perfuração 12 e alcançado de seguida a atmosfera pela perfuração 15.
Este dispositivo permite realizar como segue a processo da invenção : A placa de aperto superior é sobelevada. A folha de vidro levada à temperatura de têmpera é conduzida entre as placas de aperto 1 e 2 arrefecidas por líquido e a placa de aperto 2 é comprimida sobre a folha de vidro 3. Durante a acção das placas arrefecedoras 1 e 2 sobre a folha de vidro 3 uma válvula disposta no tubo 14 é aberta e o gás arrefecedor é insuflado por ela na perfuração 12. O gás arrefecedor escoa-se de seguida para fora pela perfuração 15. O dispositivo de pré-esforço que representa a figura 2 compreende igualmente uma outra placa de aperto inferior 18 e uma placa superior 19 entre as quais se encontra uma folha de vidro 3. Como no exemplo precedente, a placa de aperto inferior 18 é provida de duas camadas 4 e 5 de elástico de forte conductividade térmica. A placa de aperto superior constituí-se de uma caixa metálica 20 obturada por baixo por uma membrana flexível 21 e cheia de água arrefecedora. A água arrefecedora é conduzida por um tubo 22 e escoa-se por um outro tubo, não representado. A regulação da condução de água e/ou da sua evacuação permite regular a pressão e a velocidade de escoamento da água no interior da caixa metálica 20.
No local da perfuração 12 da folha de vidro, o molde de flexão inferior 18 é provido de um buraco que o atravessa 23 no interior do qual um tubo de injector 24 é disposto 6 coaxialmente à perfuração 23 e termina pouco abaixo da camada de tecido 5. Entre a parede exterior do tubo de injector 24 e a parede da perfuração 23 fica um espaço oco de secção anular que serve de conduta de evacuação 26 para o ar arrefecedor conduzido pelo tubo de injector 24. O tubo de injector 24 é ligado a uma fonte de ar comprimido apropriada.
Para realizar o processo de acordo com a invenção, coloca-se a folha de vidro entre as placas de aperto como no exemplo precedente e fecha-se a prensa. Durante a acção das placas arrefecedoras 18 e 19 sobre a folha de vidro 3, a parede do buraco 12 da folha de vidro admite de novo um gás arrefecedor. Para obter um débito de gás arrefecedor suficiente e uma grande taxa de arrefecimento, utiliza-se de preferência ar a uma sobrepressão de 100 a 500 Pa como agente de arrefecimento. Após ter arrefecido a parede da perfuração 12 e ser assim reaquecido, o gás arrefecedor desce pela conduta de escoamento 26. Se é desejável por uma qualquer razão, pode-se acrescentar o escoamento do gás arrefecedor aumentando a sua sobrepressão e/ou aspirando selectivamente por meio de um sistema de bombagem não representado. A disposição tanto da conduta de afluxo como de refluxo do molde de flexão 18 permite não modificar o molde de flexão superior. Este facto é bastante útil quando o molde de flexão superior é provido de uma membrana flexível porque permite conservar integralmente a flexibilidade deste molde e pois a sua capacidade de se aplicar regularmente sobre a folha de vidro. 7
O dispositivo que representa a figura 2 é também muito vantajoso porque ele permite não efectuar as modificações necessárias à realização da invenção senão sobre uma só das duas placas de aperto. As modificações a empregar, quer dizer a prática das perfurações na placa de aperto inferior podem mesmo não se efectuar senão quando os dispositivos de têmpera por contacto existem já. Em consequência, quando se pratica só um ou vários buracos suplementares nas folhas de vidro sem modificar a forma ou quando se dispõe de um buraco noutro local que antes não era necessário no total da confecção do novo molde.
Como já dito, a bombagem selectiva do gás que se escapa pela conduta de evacuação pode ser vantajosa no caso presente. Um modo de construção que convém particularmente para isto é representado sob a forma de corte no sector III da figura 2. Para o resto, a construção das duas placas de aperto 18 e 19, compreendida da camada elástica 4 e da camada de tecido 5 colocada por cima na placa de aperto 18 assim como a membrana 21 e da camada de tecido 8 da placa de aperto superior 19 correspondente ao dispositivo descrito com a ajuda da figura 2.
Neste caso, um buraco tapado 29 é disposto no corpo metálico 28 da placa de aperto 18. Coaxialmente a este buraco tapado 29, liga-se por um lado uma perfuração 30 de médio diâmetro que desemboca na perfuração perpendicular 31, a qual serve por outro de canal de afluxo de ar arrefecedor. Por outro lado, uma perfuração 32 é disposta perpendicularmente ao buraco tapado 29, aí desemboca e serve de canal de escoamento de ar arrefecedor. No buraco tapado 29 é inserida concêntricamente àquele uma peça essencialmente tubular 34 cuja altura apresenta nervuras de 8 saliências radiais 35 que a sustentam contra a parede da perfuração 29. A parte tubular inferior 36 desta peça inserida 34 constitui a ligação com a perfuração 30, enquanto as condutas ficando entre as nervuras 35 se ligam à conduta de escoamento 32.
Mesmo neste caso, é importante por um lado que o tecido ou as malhas 5 não seja interrompido no bocal da perfuração 29 e por outro que apresente uma porosidade suficiente para que o ar arrefecedor possa atravessar o tecido ou as malhas em quantidade suficiente.
Nos exemplos precedentes, o ar de arrefecimento foi conduzido de cada vez ao meio da perfuração do centro da folha de vidro e evacuado perto da parede do buraco depois turbilhar no interior daquele. Todavia, pode-se também proceder no sentido inverso, quer dizer inverter as condutas de afluxo e de refluxo e fazer penetrar assim o ar arrefecedor no buraco perto da parede daquele aspirando-o por um tubo central. Pode-se igualmente conformar de outra forma as aberturas de refluxo se isto se verificar útil.
Todos estes modos de realização têm por ponto comum que, contráriamente aos métodos de têmpera conhecidos, o ar arrefecedor não é orientado perpendicularmente às superfícies de pré-esforço mas no sentido axial do buraco, quer dizer paralelamente às paredes a arrefececer bruscamente. Facto surpreendente, é verificar-se que se obtem desta maneira uma velocidade de arrefecimento das paredes dos buracos perfeitamente suficiente, tudo pelo menos no sítio dos buracos. A vantagem particular deste processo é que se pode obter assim o pré-esforço da parede dos buracos com meios relativamente simples.
Lisboa,
O AGENTE OFICIAL
10

Claims (1)

  1. REIVINDICAÇÕES 1a - Processo de têmpera por contacto de folhas de vidro (3) comportando um ou vários buracos (12), no qual as placas de aperto arrefecedoras (1, 2) actuam sobre as superfícies de folhas de vidro (3) aquecidas à temperatura de têmpera, caracterizado pelo facto de as superfícies interiores delimitando um buraco (12) serem batidas por um jacto de gás arrefecedor durante a acção das placas de aperto (1, 2) sobre estas folhas de vidro (3). 2a - Dispositivo de têmpera por contacto de uma folha de vidro (3) comportando um ou vários buracos (12) o dispositivo comportando duas placas de aperto arrefecedoras (1, 2), caracterizado pelo facto de nas partes das placas de aperto (1 e 2) recobrindo um dos buracos da folha de vidro (3) comportar pelo menos uma abertura de afluxo ou uma abertura (13) para um gás arrefecedor e que a outra placa de aperto (2) apresente pelo menos um buraco de refluxo (15). 3a - Dispositivo de têmpera por contacto de uma folha de vidro (3), apresentando um ou vários buracos (12), o dispositivo comportando duas placas de aperto arrefecedoras (1, 2), caracterizado pelo facto de uma placa de aperto (18) apresentar, sobre o seu lado voltado para a folha de vidro (3), uma abertura de afluxo ou uma abertura para um gás arrefecedor e pelo menos uma abertura de refluxo, a abertura de afluxo como a abertura de refluxo encontrando-se perto uma da outra no 1
    interior do sítio da placa de aperto (18) recobrindo um buraco (12) da folha de vidro (3). 4a - Dispositivo de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo facto de um tubo injector (24) orientado para a folha de vidro e constituindo a abertura de afluxo encontrar-se no interior de uma das perfurações formando a conduta de refluxo. 5a - Dispositivo de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo facto de um tubo injector (24) e a perfuração (23) formando a conduta de refluxo serem dispostos de maneira coaxial e concêntrica um com o outro. 6a - Dispositivo de acordo com a reivindicação 4 ou 5, caracterizado pelo facto de um tubo pulverizador (24) ser orientado no sentido do eixo do buraco. 7a - Dispositivo de acordo com uma das reivindicações 2 a 6, caracterizado pelo facto de as placas de aperto (1 e 2) (18 e 19) serem recobertas do lado vindo ao contacto da folha de vidro (3) por um tecido ou malhas permeáveis ao ar (5 ou 7) constituído de fibras resistentes ao calor e de forte conductividade térmica, o tecido ou as malhas (5 ou 7) recobrindo sem interrupção os orifícios de afluxo ou de refluxo das placas de aperto. 8a - Dispositivo de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo facto de o tecido ou as malhas (5 ou 7) recobrindo as placas de aperto serem em fibras 2 metálicas e apresentarem uma porosidade de pelo menos 60 % e de preferência no máximo de 80 %. Lisboa, 3 0 ÂGO.. 2000 O AGENTE OFICIAL
    3
PT95400255T 1994-02-10 1995-02-08 Processo e dispositivo de tempera por contacto de uma folha de vidro PT667320E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE4404165A DE4404165C1 (de) 1994-02-10 1994-02-10 Verfahren und Vorrichtungen zum Kontaktvorspannen einer Glasscheibe

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT667320E true PT667320E (pt) 2000-11-30

Family

ID=6509911

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT95400255T PT667320E (pt) 1994-02-10 1995-02-08 Processo e dispositivo de tempera por contacto de uma folha de vidro

Country Status (13)

Country Link
US (1) US5779755A (pt)
EP (1) EP0667320B1 (pt)
JP (1) JPH07267665A (pt)
CN (1) CN1076327C (pt)
AT (1) ATE193511T1 (pt)
BR (1) BR9500481A (pt)
CZ (1) CZ286726B6 (pt)
DE (2) DE4404165C1 (pt)
ES (1) ES2149328T3 (pt)
PL (1) PL176180B1 (pt)
PT (1) PT667320E (pt)
SI (1) SI0667320T1 (pt)
TR (1) TR28563A (pt)

Families Citing this family (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE19547935C1 (de) * 1995-12-22 1997-03-20 Sekurit Saint Gobain Deutsch Verfahren zum Biegen und/oder Vorspannen von Glasscheiben und Formring zur Durchführung des Verfahrens
US5857358A (en) * 1996-10-23 1999-01-12 Donnelly Corporation Method and apparatus for bending glass
US5938810A (en) * 1996-10-23 1999-08-17 Donnelly Corporation Apparatus for tempering and bending glass
DE19643935C2 (de) * 1996-10-31 1998-10-08 Sekurit Saint Gobain Deutsch Verfahren und Vorrichtung zum schrittweisen Biegen von Glasscheiben
JP2004051393A (ja) * 2002-07-17 2004-02-19 Nippon Sheet Glass Co Ltd 強化ガラスの製造方法、及びこれに用いるガラス板の強制冷却設備
DE102006056501B4 (de) * 2006-11-30 2012-05-03 Saint-Gobain Sekurit Deutschland Gmbh & Co. Kg Verbundglasscheibe mit einer in ein Durchgangsloch eingesetzten Befestigungseinrichtung für eine Antenne
FR2981295B1 (fr) 2011-10-14 2020-02-21 Saint-Gobain Glass France Fabrication d'un vitrage feuillete
FR2996803B1 (fr) * 2012-10-12 2014-11-21 Saint Gobain Fabrication d'un vitrage feuillete muni d'un conducteur electrique
CN103880275A (zh) * 2014-02-27 2014-06-25 徐林波 用精确间接的高强度冷却来生产钢化玻璃板的方法及装置
FR3056206B1 (fr) 2016-09-19 2023-08-25 Saint Gobain Substrat verrier trempe a iridescence reduite
FR3103808B1 (fr) * 2019-12-03 2022-05-27 Saint Gobain Outil de refroidissement local
CA3143926A1 (en) 2021-08-19 2023-02-19 James William Masten Thermophysical process for the heat treatment of glass

Family Cites Families (25)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE631041C (de) * 1936-06-11 Pilkington Brothers Ltd Verfahren zum Haerten von mit Loechern versehenen Glasgegenstaenden
US2042610A (en) * 1933-06-17 1936-06-02 Corning Glass Works Method and apparatus for tempering glass
US2178520A (en) * 1936-07-01 1939-10-31 Hartford Empire Co Method of tempering glass
FR826690A (fr) * 1936-12-21 1938-04-06 Andre Citroe N Procédé et dispositif pour la fabrication du verre trempé
GB1127591A (en) * 1964-12-09 1968-09-18 Pilkington Brothers Ltd Improvements in or relating to methods of toughening glass
GB1190372A (en) * 1966-04-25 1970-05-06 Pilkington Brothers Ltd Improvements in or relating to the Treatment of Glass Sheets
US3455670A (en) * 1966-05-09 1969-07-15 Permaglass Heat exchange apparatus for treating glass
FR1540411A (fr) * 1967-07-13 1968-09-27 Saint Gobain Perfectionnement aux dispositifs pour la trempe des feuilles de verre par contact
US3595636A (en) * 1968-05-03 1971-07-27 Ppg Industries Inc Apparatus for shaping and cooling glass sheets
US3694182A (en) * 1971-04-20 1972-09-26 Ford Motor Co Glass tempering die construction
US3819351A (en) * 1973-02-06 1974-06-25 Ppg Industries Inc Apparatus for press bending an apertured glass sheet
US3960535A (en) * 1974-09-13 1976-06-01 Libbey-Owens-Ford Company Method of and apparatus for bending glass sheets
US4023945A (en) * 1976-08-13 1977-05-17 Ford Motor Company Method of tempering glass having openings therethrough
IE47093B1 (en) * 1977-06-23 1983-12-14 Triplex Safety Glass Co Improvements in or relating to toughened glass sheets and method for their production
US4319907A (en) * 1980-09-15 1982-03-16 Ppg Industries, Inc. Method for bending and tempering an apertured glass sheet
US4714489A (en) * 1987-01-05 1987-12-22 Ppg Industries, Inc. Vacuum press construction
FR2610316B1 (fr) * 1987-01-29 1992-11-13 Saint Gobain Vitrage Volumes de verre trempes par contact avec contraintes de bord renforcees
US5183491A (en) * 1987-10-14 1993-02-02 Saint-Gobain Recherche Material for the tempering of glass
FR2621906B1 (fr) * 1987-10-14 1990-01-26 Saint Gobain Vitrage Amelioration de la trempe du verre
DE3800567A1 (de) * 1988-01-12 1989-07-20 Wilhelm Koenig Presswerkzeug zum pressen von hartdisketten aus glas
FR2648807B1 (pt) * 1989-06-22 1991-11-22 Saint Gobain Vitrage
EP0431895A3 (en) * 1989-12-05 1991-08-21 Nippon Sheet Glass Co. Ltd. Method of and apparatus for bending and tempering sheet glass
DE4203751C2 (de) * 1992-02-10 1993-11-18 Ver Glaswerke Gmbh Vorrichtung zum Biegen von Glasscheiben
DE4208219C1 (pt) * 1992-03-14 1993-05-06 Vegla Vereinigte Glaswerke Gmbh, 5100 Aachen, De
DE4215285C1 (pt) * 1992-05-09 1993-08-19 Vegla Vereinigte Glaswerke Gmbh, 5100 Aachen, De

Also Published As

Publication number Publication date
ES2149328T3 (es) 2000-11-01
PL307158A1 (en) 1995-08-21
BR9500481A (pt) 1995-09-26
TR28563A (tr) 1996-10-11
CZ35795A3 (en) 1996-01-17
EP0667320A2 (fr) 1995-08-16
CZ286726B6 (en) 2000-06-14
SI0667320T1 (en) 2000-12-31
DE4404165C1 (de) 1995-11-02
EP0667320A3 (fr) 1996-01-17
EP0667320B1 (fr) 2000-05-31
JPH07267665A (ja) 1995-10-17
ATE193511T1 (de) 2000-06-15
DE69517213T2 (de) 2001-03-01
PL176180B1 (pl) 1999-04-30
DE69517213D1 (de) 2000-07-06
US5779755A (en) 1998-07-14
CN1076327C (zh) 2001-12-19
CN1112525A (zh) 1995-11-29

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT667320E (pt) Processo e dispositivo de tempera por contacto de uma folha de vidro
BR9811394A (pt) Trocador de calor, e, processo para produzir o mesmo
JPS61114093A (ja) 熱交換器
PT86646B (pt) Processo e dispositivo para temperar e eventualmente arquear volumes de vidro por contacto com tensoes de bordo reforcadas
BRPI0714493B1 (pt) dispositivo de conexão para tubos de drenagem e condicionador de ar que o contém
CN108663188B (zh) 一种具有隔振隔热及吸收变形功能的挠性支撑机构
JP2820778B2 (ja) ガラス板の接触焼入れのための装置
ES2166827T3 (es) Evaporador de liquido a baja temperatura.
CN216112587U (zh) 一种铁皮夹布织物风管
CN214331906U (zh) 一种建筑给排水用管道防护装置
FI84807B (fi) Foerfarande och formanordning foer att i en glasskiva boeja svaora boejningsformer, saosom s-form.
US3429370A (en) Heat exchanger
CN220038814U (zh) 一种高强度冷凝器管板
JP2740633B2 (ja) 低温環境試験装置用エアーシリンダの構造
CN218998635U (zh) 一种耐低温液晶显示模块
CN219757045U (zh) 一种高气密性散热器芯体
CN217025769U (zh) 一种便于拆装的钢化炉冷却装置
CN214582775U (zh) 换热管强化换热清洗装置
CN221781335U (zh) 一种高效换热的不锈钢波纹管
CN221022320U (zh) 一种扩口机热风循环装置
CN114321514B (zh) 一种超高温高分子聚乙烯内衬管
KR200190513Y1 (ko) 시설하우스의 난방 배관장치
KR930002758Y1 (ko) 합성수지제 나선관 제조장치
CN113898800A (zh) 一种铁皮夹布织物风管
JPS5698123A (en) Manufacture of thermoshrinking tube