PT627534E - Perfil para a proteccao do bordo de degraus - Google Patents

Perfil para a proteccao do bordo de degraus Download PDF

Info

Publication number
PT627534E
PT627534E PT94106370T PT94106370T PT627534E PT 627534 E PT627534 E PT 627534E PT 94106370 T PT94106370 T PT 94106370T PT 94106370 T PT94106370 T PT 94106370T PT 627534 E PT627534 E PT 627534E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
edge protection
leg
nose
profile according
piece
Prior art date
Application number
PT94106370T
Other languages
English (en)
Inventor
Helmut Wedi
Original Assignee
Wedi Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Wedi Gmbh filed Critical Wedi Gmbh
Publication of PT627534E publication Critical patent/PT627534E/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E04BUILDING
    • E04FFINISHING WORK ON BUILDINGS, e.g. STAIRS, FLOORS
    • E04F11/00Stairways, ramps, or like structures; Balustrades; Handrails
    • E04F11/02Stairways; Layouts thereof
    • E04F11/104Treads
    • E04F11/16Surfaces thereof; Protecting means for edges or corners thereof

Landscapes

  • Architecture (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Magnetic Heads (AREA)
  • Ladders (AREA)
  • Steps, Ramps, And Handrails (AREA)
  • Materials For Medical Uses (AREA)
  • Prostheses (AREA)
  • Fittings On The Vehicle Exterior For Carrying Loads, And Devices For Holding Or Mounting Articles (AREA)
  • Rear-View Mirror Devices That Are Mounted On The Exterior Of The Vehicle (AREA)
  • Bending Of Plates, Rods, And Pipes (AREA)
  • Train Traffic Observation, Control, And Security (AREA)
  • Machines For Laying And Maintaining Railways (AREA)
  • Seats For Vehicles (AREA)
  • Stringed Musical Instruments (AREA)
  • Professional, Industrial, Or Sporting Protective Garments (AREA)
  • Footwear And Its Accessory, Manufacturing Method And Apparatuses (AREA)
  • Electrical Discharge Machining, Electrochemical Machining, And Combined Machining (AREA)
  • Orthopedics, Nursing, And Contraception (AREA)
  • Platform Screen Doors And Railroad Systems (AREA)

Description

ι
Descrição “Perfil para a protecçâo do bordo de degraus” A invenção refere-se a um perfil de protecçâo do bordo de degraus, com pelo menos duas pernas dispostas mutuamente em forma de L, uma das quais é uma perna de fixação e a outra uma perna de protecçâo do bordo, que, na posição de montagem, tem um lado de topo voltado para o lado oposto ao degrau, tendo a pema de protecçâo do bordo, na sua extremidade livre superior, uma protuberância que sobressai acima da face de topo e, prolongando-se a partir da protuberância, uma nervura em forma de nariz, com uma extremidade livre e dispondo-se substancialmente paralela à pema de fixação. É conhecido um perfil de protecçâo do bordo do tipo citado na introdução, da patente DE-U-8 605 216. Esse perfil é constituído por um segmento de um perfil com secção transversal em forma de U, com duas pernas colocadas a uma certa distância uma da outra, que estão ligadas a uma secção de parede do perfil, em forma de culatra. A secção de parede prolonga-se, num dos lados do perfil, por uma placa. A placa está provada de cavidades em forma de ranhuras. A secção de parede está provida, na face oposta às pernas, de uma saliência convexa do género de uma protuberância. Na pema superior estão colocadas elevações que impedem o escorregamento.
Da patente DE-U-9 211 120 é conhecido um dispositivo para a reparação de degraus de escada desgastados, que apresenta dois perfis paralelos um ao outro, ligados entre si por uma placa frontal côncava. Por baixo do perfil inferior mais comprido, é colocada uma pema vertical.
Na patente US-A-4 151 320 publica-se uma régua flexível que impede o 2 2
escorregíimento, para degraus de escada, constituída por uma perna superior, que sobressai acima de um corpo em forma de protuberância, numa perna de protecção do bordo perpendicular ao dito corpo. A perna superior é formada, pelo menos parcialmente, em forma de cunha e está provida, na sua face superior, com elevações triangulares.
Nestes três perfis de protecção do bordo conhecidos é inconveniente o facto de a perna superior, para degraus que devem ser dotados com um material de revestimento, ser demasiado estreita e não proteger o material do revestimento contra a sua danificação. Além disso, o perfil do degrau não :é mantido com segurança no degrau ou no material compósito de fibras. E conhecido um perfil de protecção do bordo de degraus do AT-Prospekt “Die unentbehrlichen Helfer bei jeder Teppich-, PVC und Fliesenerlegung” KIJGELE KG 1982, Auszug Bl. 1 bis 4. O perfil de protecção do bordo é feito com a forma de umLeé constituído por uma perna de fixação e uma perna de protecção do bordo. A pema de protecção do bordo é constituída por uma perna parcial, segundo um ângulo de 90° em relação à pema de fixação rectilínea, uma segunda pema parcial, com uma inclinação de 135°, e uma terceira com uma inclinação de 180°. A pema parcial média está então coberta e ligada com a pema de fixação. É inconveniente o facto de, devido às pernas parciais, existir o perigo de os utilizadores escorregarem, quando o perfil de protecção do bordo está assente. Além disso, devido à posição inclinada da pema parcial média, encurta-se a zona do degrau. É.' além disso conhecido, da patente DE-A-3 636 874, um perfil de protecção do bordo, constituído por uma parte horizontal do degrau e uma parte de topo do 3 degrau. A face inferior da parte horizontal apresenta um perfil dentado. É inconveniente o facto de, apesar do perfil, haver a possibilidade do seu arranque. No caso de cargas elevadas, a ligação, feita por colagem entre o perfil de protecção do bordo e a superfície subjacente não resiste às forças elevadas aplicadas, de modo que isso pode conduzir a danificações dos bordos dos degraus e a acidentei.. Põe-se portanto o problema de desenvolver um perfil de protecção do bordo, do tipo mencionado na introdução, de modo que proteja o material de revestimento de danos e seja retido com segurança. ;
De acordo com a invenção, este problema é resolvido por meio das características da reivindicação 1.
Devido ao perfil de protecção do bordo podem utilizar-se, em vez de pavimentos atapetados muito caros, resistentes ao desgaste e em vez de madeiras rijas (madeiras tropicais), madeiras mais macias, por exemplo madeira de pinho ou similares.
Pode além disso utilizar-se o perfil de protecção do bordo como protecção do bordo da aresta vertical do revestimento de fibras.
Quando o perfil de protecção do bordo estiver assente, as suas partes estão perifericamente envolvidas, ou em contacto, com toda a superfície, com um produto de fixação, por exemplo argamassa, cola ou similar. Além disso, o produto de fixação penetra na zona formada pela nervura em forma de nanz e a pema de fixação, bem como na cobertura da escada ou a guarnição de fibras. Deste modo, o perfil de protecção do bordo é mantido com segurança no material compósito da escada ou do revestimento de fibras. Fica portanto excluído o seu arranque. Além 4 disso, o perfil de protecção do bordo reduz a espessura das pedras naturais, por exemplo mármore, entre 40 e 70%, de preferência 60%, visto que para isso se faz um revestimento com argamassa.
Por meio do prolongamento em forma de nariz dobrado em ângulo, melhora--se a retenção do perfil de protecção do bordo. Além disso, protege-se o material de revestimento da escada contra danificações. A fim de poder adaptar-se melhor a certas circunstâncias, a nervura em forma de nariz estende-se até cerca de metade da perna de fixação. E naturalmente também possível que a nervura em forma de nariz e a perna de fixação tenham mais ou menos o mesmo comprimento. A fim de garantir a segurança da protuberância para a passagem, ela apresenta vantajosamente um arredondamento que se estende por 90°, tendo a saliência cerca de 0,3 a 1 cm. E vantajoso que a perna de protecção do bordo se prolongue pela zona de ligação entre a perna de protecção do bordo e a perna de fixação, com a formação de uma configuração em T, formada pela pema de protecção do bordo, a perna de fixação e o prolongamento. Deste modo, o perfil de protecção do bordo adquire outras cíiracterísticas de fixação e de protecção. Por um lado, deste modo o perfil de protecção do bordo é mantido com segurança na escada e, por outro lado, o bordo do degrau da escada é protegido com segurança. E evidentemente também possível a conhecida configuração em L. A fim de aumentar a retenção do perfil de protecção do bordo na zona do bordo, os lados planos do perfil de fixação são seguidos por entalhes numa face plana da pema de protecção do bordo. Por meio desta transição, o produto de 3 fixação adere muito bem. E vantajoso que se prevejam, em pelo menos uma das faces planas das pemas, estruturas que aumentem a aderência. Estas estruturas que aumentam a aderência podem neste caso ser formadas de preferência como caneluras e/ou como uma saliência formada na direcçâo da perna de fixação. A face oposta é neste caso formada vantajosamente direita ou ondulada, vantajosamente com uma superfície exterior lisa. Com estas estruturas para aumentar a aderência, proporciona-se uma ligação ainda mais sólida com o produto de fixação. Uma rotura violenta do perfil de protecção do bordo só pode verificar-se pela separação do produto de fixação solidificado. Portanto, aumenta-se ainda mais a aderência.
Além disso contribuem para um outro aumento da aderência, vantajosamente, interrupções na perna de fixação. Tais interrupções podem também ser colocadas nas pemas de protecção dos bordos. E vantajoso que a protuberância que começa na perna de protecção dos bordos seja seguida pela nervura em forma de nariz. A protuberância pode então ter a configuração esférica, elíptica ou similar. E além disso possível também que a protuberância assim formada seja dotada de estruturas adicionais para aumentar a aderência, por exemplo elevações trapezoidais ou em dente de serra. Garante-se desse modo uma retenção segura, quando se transita pela escada. É vantajoso que a perna de fixação, a perna de protecção do bordo, a protuberância, a nervura em forma de nariz, o prolongamento em forma de nariz e as estruturas que melhoram a aderência sejam construídos numa só peça, de um material metálico susceptível de ser modelado, por exemplo de latão ou similar, por um processo de extrusão contínua ou por prensagem. E desse modo possível uma 6 fabricação dos perfis de protecção do bordo muito uniforme e com uma técnica de fabrico favorável. A superfície exterior com este realizado pode então ser finamente “escovada” e “polida”. Outros materiais podem ser materiais plásticos, materiais compósitos ou outros metais (alumínio, aço).
Descreve-se a seguir com mais pormenor a invenção, com referência aos desenhos anexos, cujas figuras representam: A fig. 1, um perfil de protecção dos bordos para degraus, numa representação em corte transversal, numa primeira forma de realização; A fig. 2, uma outra forma de realização de um perfil de protècção dos bordos numa representação esquemática em corte transversal; A fig. 3, uma outra forma de realização de um perfil de protecção dos bordos numa representação em corte transversal; e A fig. 4, uma variante de construção de um perfil de protecção dos bordos de acordo com a fig. 2, numa representação esquemática em corte transversal.
Um perfil de protecção dos bordos de acordo com a fig. 1 é essencialmente constituído por: - uma perna de fixação (1.1) e - uma pema de protecção do bordo (2.1), aqui, por exemplo, de material plástico (PVC) ou de latão. A pema de fixação (1.1) tem uma configuração em forma de cunha, apontada para a sua ponta livre. Na sua face inferior apresenta caneluras (9.1), que aumentam a aderência, sendo a face lisa no lado oposto. A pema de fixação (l.l) segue-se, através, respectivamente de recortes em meia-cana (7.1) e (11.1), a pema de protecção do bordo (2.1) formando em baixo um ângulo recto. O perfil de protecção 7 7
do bordo apresenta uma configuração substancialmente em forma de T, visto que a extremidade inferior (3’) da perna de protecção do bordo forma um prolongamento saliente para baixo. A perna de protecção do bordo (2.1) é formada lisa no lado (3”) oposto à perna de fixação (1.1). No lado (3’”), voltado para a pema de fixação (1.1) estão dispostas caneluras (8.1), que aumentam a aderência. As caneluras que aumentam a aderência, são formadas de modo que, na superfície lisa se encontram elevações trapezoidais. Entre as elevações trapezoidais, há uma saliência (10.1) essencialmente paralela à pema de fixação. A face dianteira da saliência (10.1) é arredondada. No seu lado de topo, está disposta uma nervura em forma de nariz (4.1), dobrada em ângulo, no sentido da pema de fixação (1.1). O ângulo entre a pema de protecção do bordo (2.1) e a nervura em forma de nariz (4.1) tem um valor de aproximadamente 90°. A frente, na nervura em forma de nariz (4.1), está formado um prolongamento em forma de nariz (5.1), também segundo um ângulo de 90°.
Todas as arestas interiores e exteriores que se encontram nesta zona sao arredondadas. Na zona angular entre a pema de protecção do bordo (2.1) e a nervura em forma de nariz (4.1), está formada uma protuberância cilíndrica (3.3), voltada para fora, que fica saliente cerca de 3 mm acima da face superior da nervura em forma de nariz. Esta protuberância (3.1) em forma de nariz contribui substancialmente para a segurança oferecida ao andar pelo perfil de protecção do bordo. É evidentemente também possível utilizar arredondamentos com outra configuração, por exemplo com secções transversais em forma elíptica ou parabólica. Além disso, proporciona-se, como na zona de ligação (6.1), uma ligação segura e resistente à flexão, entre a pema de fixação (1.1), a pema de protecção do 8 bordo (2.1) e a nervura em forma de nariz (4.1). É praticamente impossível uma rotura destas peças, em consequência deste reforço do material.
Na fíg. 2, está representada uma forma de realização de um perfil de protecção do bordo. Este perfil é igualmente constituído por uma perna de fixação (1.2) , que está ligada com uma perna de protecção do bordo (2.2), através de uma zona de ligação (6.2). A perna de fixação é formada com secção decrescente no sentido da sua extremidade livre e apresenta na sua face inferior caneluras, para aumentar a aderência (9.1) e na sua face oposta uma superfície lisa. Na zona de ligação (6.2), estão dispostos, entre a superfície interior da perna de fixação (1.2) e as duas superfícies da perna de fixação, recortes 7.2 e 11.2.
Enquanto que a perna de protecção do bordo (2.2) é formada lisa no seu lado exterior (lado de topo), o seu lado interior apresenta uma saliência (10.2), arredondada à frente. Por cima da saliência (10.2), está colocada uma nervura em forma de nariz (4.2), substancialmente perpendicular à pema de fixação (1.2). Essa nervura leva, na sua face inferior, um prolongamento em forma de nariz (5.2). Na zona do ângulo entre a pema de protecção do bordo (2.2) e a nervura em forma de nariz (4. 2) há também aqui uma protuberância (3.2) voltada para fora, formada como já se descreveu.
Uma outra forma de realização de um perfil de protecção do bordo está representada na fig. 3. Também esta forma é constituída por uma pema de fixação (1.3) , alongada e que estreita no sentido da extremidade livre, na qual está formada, através de uma zona de ligação (6.3), uma pema de protecção do bordo (2.3). Na zona (6. 3) da aresta estão formados recortes (7.3) e (11.3). No seu lado de topo, a pema de protecção do bordo (2.3) apresenta uma nervura em forma de nariz (4.3), 9 9
dobrada em ângulo, de cerca de 90°, voltada para a pema de fixação (1.3), e na qual se dispõe um prolongamento (5.3) em forma de nariz. Na zona do ângulo entre a pema de protecção do bordo (2.3) e a nervura em forma de nariz (4.3) está, também aqui, formada uma protuberância arqueada para fora (3.3). E formada como já foi descrito em pormenor. Na face interior voltada para a pema de fixação (1.3), a pema de protecção do bordo (2.3) apresenta caneluras (8.3), para aumento da aderência. E essencial que a pema de protecção do bordo (2.3) apresente a configuração de um Γ. Tal como também a pema de protecção do bordo (2.3) pode ter a configuração de um F das pernas (2.1) e (2.3), podem estas ter a configuração também de um Γ e levar, na face inferior, caneluras para aumentar a aderência. O número de caneluras e a sua configuração são então determinadas pela altura da pema de protecção do bordo e da sua utilização.
Como se ilustra nas fig. 1 a 3, dispõe-se interiormente numa pema de fixação (1.1, 1.2, 1.3), com um comprimento substancialmente igual, uma pema de protecção do bordo (2.1, 2.2, 2.3), com altura e configuração diferentes, que está voltada para a pema de fixação (1.1, 1.2, 1.3). Essas pernas podem então formar uma configuração em T ou uma configuração em L. A protuberância (3.1, 3.2, 3.3) tem a mesma configuração em todas as variantes. O comprimento da nervura em forma de nariz (4.1, 4.2, 4.3) tem uma certa relação com a altura da pema de protecção do bordo (2.1, 2.2, 2.3). O prolongamento (3') da pema de protecção do bordo que se estende na direcção da superfície da pema de fixação provida das caneluras (9.1, 9.2, 9.3) para aumentar a aderência tem, em todas as variantes, mais ou menos o mesmo comprimento. É deste modo possível a adaptação ao material de cobertura da escada.
Por meio da configuração substancialmente idêntica das partes do perfil de protecção do bordo, garante-se, para todas as três variantes de configuração, uma retenção segura no produto de fixação. Além disso, por meio da protuberância (3.1, 3.2, 3.3) com a mesma configuração, tem-se em conta a mesma segurança de trânsito e a mesma aparência exterior. As resistências das pernas de fixação (1.1, 1.2, 1.3) podem então fazer-se iguais, ou reforçá-las ou aligeirá-las de acordo com as condições de utilização. O mesmo se aplica também às pernas de protecção do bordo (2.1, 2.2, 2.3). É naturalmente vantajoso configurar as pernas de fixação e de protecção do bordo, nas três variantes, mais ou menos com a mesma:grossura, como é necessário e conhecido por exemplo para o assentamento de leitos lisos em argamassa O perfil de protecção do bordo de acordo com as fig. 1 a 3 é, vantajosamente, feito numa só peça, de um material moldável pelo processo de extrusão contínua. Para esta utilização consideram-se, convenientemente, os materiais de latão ou outros metais inoxidáveis, materiais plásticos, em especial PVC duro, que podem ser coloridos de maneira apropriada, ou materiais sintéticos e outros que imitam o mármore ou a pedra. Mediante a escolha do material, influencia-se a resistência e a aparência do bordo da escada. A superfície supenor pode ter finamente “escovada” ou polida.
Todos os perfis de protecção do bordo podem estar providos de interrupções. Estas interrupções dispõem-se na perna de fixação (1.2). É também possível colocar tais interrupções na pema de protecção do bordo. Essas interrupções servem para receber, durante o assentamento, as quantidades de argamassa em excesso.
Se se assentar, como mostra a fig. 4, um perfil de protecção do bordo de 11 acordo com a fig. 2, coloca-se sobre um degrau de betão (13), uma camada de argamassa na face exterior. Numa face exterior do degrau de betão assentam-se placas de mármore (15) e, na outra face exterior da pema de fixação do perfil de protecção do bordo, como está representado. Depois disso, com o auxilio de uma outra camada de argamassa (14), placas de mármore (12) na face superior (13) de betão. Devido à configuração especial da pema de fixação (1.2), ela é depois envolvida, por todos os lados, solidamente, e embebida na argamassa (14), o que é ainda melhorado pela interrupções (6.2).
As placas de mármore (12) necessitam de ter uma largura tal que liberte o prolongamento em forma de nariz (4.2). Pode deste modo poupar-se até 60% de mármore. Determinante para a altura da pema de protecção do bordo (2.2), medida como sendo a distância da superfície superior da pema de fixação (1.2) até à superfície superior da nervura em forma de nariz (4.2), é a espessura total de uma placa de mármore (12) ou a espessura da placa de mármore (12) mais o forro de argamassa. A argamassa que se encontra no espaço oco entre a placa de mármore (15) e a zona do recorte (11.1) e na zona de enchimento entre a placa de mármore (12) e através da zona interior da saliência (10.2) e da nervura em forma de nariz (4.2) com o seu prolongamento em forma de nariz (5.2), garante uma ligação sólida do perfil de protecção do bordo e das placas de mármore (12) e (15). O perfil de protecção do bordo é seguramente mantido ligado totalmente entre o betão (13) e as placas de mármore (12) e (15). Além disso, garante-se que as placas de mármore (12) e (15) não sejam praticamente danificadas e, além disso, têm uma outra ligação com o betão (13). Quando se transitar na escada, por um lado fica protegida a zona do bordo pela pema de protecção (2.2) e, por outro lado, a pessoa que se desloca na 12 escada está protegida contra as escorregadas na escada, pelas protuberâncias (3.2). É então também possível dotar os degraus de mármore com uma cavidade, bem como também o prolongamento (4.2) pode ser arredondado. A utilização do perfil de protecção do bordo, como protecção vertical do bordo no caso do revestimento de azulejos, como atrás se descreveu em pormenor, é de preferência aplicável em grandes cozinhas, talhos, padarias, elevadores, colunas e intradorsos de janelas.
Quando do assentamento do perfil de protecção do bordo, ao introduzir a argamassa ou, em alternativa, ao aplicar a cola, não é necessária qualquer ancoragem de fixação. O perfil de protecção do bordo tem uma estrutura tal, que pode manter-se por si próprio.
Por meio da protuberância arqueada saliente (3.1, ..., 2.3), as acções de choques e pancadas são transmitidas umformemente a todo o corpo do perfil de protecção do bordo. Devido à distribuição uniforme das forças, estas são também transmitidas uniformemente à superfície subjacente, isto é às placas de mármore, aos tijolos ou similares. Sobretudo todas as placas de mármore de pequena espessura e os azulejos da parede fina podem portanto receber as forças de choque de modo que não se verifiquem quaisquer rachas, roturas ou similares.
Finalmente, note-se que os perfis de protecção dos bordos de acordo com as fig. 1-3 podem ser fabricados, além de com os metais indicados e os materiais plásticos indicados, de qualquer material orgânico ou inorgânico que possam ser moldados ou enformados de qualquer modo.

Claims (12)

1 f Reivindicações 1. Perfil para a protecção do bordo de degraus, com pelo menos duas pernas, dispostas uma em relação à outra em forma de L, uma das quais é uma perna de fixação (1.1; 1.2; 1.3) e a outra uma perna de protecção do bordo (2.1; 2.2; 2.3), que possui, no estado de colocada, um lado de topo (3”) voltada para o lado oposto ao degrau, tendo a pema de protecção do bordo (2.1; 2.2; 2.3), na sua extremidade superior, uma protuberância (3.1; 3.2; 3.3) saliente, prolongando-se a partir da protuberância (3.1; 3.2; 3.3) uma nervura em forma de nariz (4.1; 4.2; 4.3) que termina numa extremidade livre e que se situa substancialmente paralela à pema de fixação (1.1; 1.2; 1.3), caracterizado por a nervura em forma de nariz (4.1; 4.2; 4.3) levar um prolongamento em forma de nariz (5.1; 5.2; 5.3), dobrado em ângulo recto e que aponta na direcção da pema de fixação (1.1; 1.2; 1.3).
2. Perfil de protecção do bordo de degraus de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a nervura em forma de nariz (4.1; 4.2; 4.3) se estender até cerca de metade da largura da pema de fixação (1.1; 1.2; 1.3).
3. Perfil de protecção do bordo de degraus de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a nervura em forma de nariz (4.1; 4.2; 4.3) e a pema de fixação (1.1; 1.2; l .3) terem aproximadamente o mesmo comprimento.
4. Perfil de protecção do bordo de degraus de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 3, caracterizado por a protuberância (3.1; 3.2; 3.3) apresentar um arredondamento que se estende por pelo menos 90°.
5. Perfil de protecção do bordo de degraus de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 4, caracterizado por a pema de protecção do bordo (2.1; 2.2; 2.3) se prolongar sobre a zona de ligação da pema de protecção do bordo (2.1; 2.2, 2.3) e 2 *7c .9 da perna de fixação (1.1; 1.2; 1.3), formando-se uma configuração em T (extremidade 3’).
6. Perfil para escadas de acordo com as reivindicações 1 ou 5, caracterizado por o lado liso da perna de fixação (1.1; 1.2; 1.3) ser seguido, através de recortes (7.1, 7.2; 7.3; 11.1; 11.2; 11.3), por um lado liso da perna de protecção do bordo (2.1; 2.2; 2.3).
7. Perfil de protecção do bordo de degraus de acordo com as reivindicações 1 a 6, caracterizado por se preverem, em pelo menos um dos lados lisos das pernas (1.1; 1.2; 1.3; 2.1; 2.2; 2.3), estruturas (8.1; 8.3, 9.1; 9.2; 10.1; 10.2) que aumentam a aderência.
8. Perfil de protecção do bordo de degraus de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por a perna de protecção do bordo (2.1; 2.3) levar, como estruturas para aumentar a aderência, na sua face voltada para a perna de fixação (1.1; 1.3), caneluras para aumentar a aderência (8.1; 8.3), enquanto que o lado oposto é liso.
9. Perfil de protecção do bordo de degraus de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 8, caracterizado por o lado da perna de fixação (1.1; 1.2; 1.3) voltado para a nervura em forma de nariz (4.1; 4.2; 4.3) ser formado substancialmente liso, enquanto o lado oposto leva caneluras (9.1; 9.2; 9.3) para aumentar a aderência.
10. Perfil de protecção do bordo de degraus de acordo com qualquer das reivindicações 6 a 9, caracterizado por as caneluras (8.1; 8.3; 9.1; 9.2; 9.3) terem, em secção transversal, a forma de trapézio ou de dentes de serra voltados para fora. 1 L Perfil de protecção do bordo de degraus de acordo com qualquer das 3 reivindicações 1 a 10, caracterizado por a perna de fixação (1.1; 1.2; 1.3) estar provida de interrupções (16.2).
12. Perfil de protecção do bordo de degraus de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 11, caracterizado por a protuberância (3.1; 3.2; 3.3), a partir da perna de protecção do bordo (2.1; 2.2; 2.3) ser seguida por um arredondamento, até à nervura em forma de nariz (4.1; 4.2; 4.3).
13. Perfil de protecção do bordo de degraus de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 12, caracterizado por a pema de fixação (1.1, 1.2; 1.3), a perna de protecção do bordo (2.1, 2.2; 2.3), a protuberância (3.1; 3.2; 3.3), a nervura em forma de nariz (4.1; 4.2; 4.3), o prolongamento em forma de nariz (5.1; 5.2; 5.3) e as estruturas (8.1; 8.3; 10.1; 10.2) serem fabricados numa só peça, de materiais metálicos susceptíveis de ser moldados, por exemplo latão, por processos de moldação por extrusão contínua ou por prensagem. Lisboa, 6 de Abril de 2000
PT94106370T 1993-04-30 1994-04-23 Perfil para a proteccao do bordo de degraus PT627534E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE9306562U DE9306562U1 (de) 1993-04-30 1993-04-30 Treppenschiene

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT627534E true PT627534E (pt) 2000-06-30

Family

ID=6892698

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT94106370T PT627534E (pt) 1993-04-30 1994-04-23 Perfil para a proteccao do bordo de degraus

Country Status (8)

Country Link
EP (1) EP0627534B1 (pt)
AT (1) ATE189027T1 (pt)
DE (2) DE9306562U1 (pt)
DK (1) DK0627534T3 (pt)
ES (1) ES2144016T3 (pt)
HU (1) HU218559B (pt)
PL (1) PL176794B1 (pt)
PT (1) PT627534E (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE202010000626U1 (de) * 2010-01-05 2010-04-15 Wedi, Stephan Kantenabschlussprofil
CN105064705A (zh) * 2015-09-01 2015-11-18 江苏大西洋焊接材料有限责任公司 一种建筑用楼梯曲型护角
DE202017102994U1 (de) * 2017-05-18 2018-08-21 Werner Schlüter Fliesenabschlussprofil

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE729364C (de) * 1938-06-03 1942-12-14 Olga Marie Pfeifer Geb Krassel Verfahren zur Herstellung von Treppenvorstossschienen aus Winkelblechen
CH335844A (de) * 1955-11-04 1959-01-31 Ceresola Medardo Winkelförmiges Kantenschutzeisen für Treppenstufen und Türschwellen aus Beton
US3287867A (en) * 1964-01-03 1966-11-29 Loyd P Aton Stair nosing
US4151320A (en) * 1973-07-06 1979-04-24 Hiromitsu Naka Flexible non-skid strip with upwardly projecting portion for stair edge
DE8605216U1 (de) * 1986-02-27 1986-09-04 Apton Technology Ltd Niederlassung Bundesrepublik Deutschland, 8596 Mitterteich Bauelement zur Sanierung abgenutzter Treppenstufen
DE3636874A1 (de) * 1986-10-30 1988-05-11 Nobis Martin Kantenschutzprofil, insbesondere treppenvorstossschiene und verfahren zu dessen befestigung an einer trittstufe
DE9211120U1 (pt) * 1992-08-19 1992-10-29 Merkt, Heidemarie, 7890 Waldshut-Tiengen, De

Also Published As

Publication number Publication date
HU9401218D0 (en) 1994-08-29
DE9306562U1 (de) 1993-08-19
PL176794B1 (pl) 1999-07-30
EP0627534B1 (de) 2000-01-19
EP0627534A3 (en) 1995-11-22
DE59409082D1 (de) 2000-02-24
HU218559B (hu) 2000-10-28
DK0627534T3 (da) 2000-07-10
ATE189027T1 (de) 2000-02-15
PL303308A1 (en) 1995-01-09
HUT68101A (en) 1995-05-29
ES2144016T3 (es) 2000-06-01
EP0627534A2 (de) 1994-12-07

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US3871787A (en) Joint structure for concrete materials and the like
US5103608A (en) Non-slip luminescent device for surfaces such as stair treads
US3411260A (en) Control seal and fracturing member
PT627534E (pt) Perfil para a proteccao do bordo de degraus
GB2216168A (en) Ladder stabiliser
RU2153553C2 (ru) Брусчатка из бетона
US4717162A (en) Sealing strip for bridging an expansion joint
US3708930A (en) Swimming pool seal structure
US3605357A (en) Seal structure with tear strip
US3145503A (en) Joint water stop
KR101127487B1 (ko) 미끄럼 방지용 합성목재 보강블럭
GB2339437A (en) Wooden decking element
KR20140093418A (ko) 토목건축용 조립식 친환경 목재
JP3987216B2 (ja) プールの底部の緩衝装置
KR200417895Y1 (ko) 계단용논슬립구조
JPH0246586Y2 (pt)
KR100352038B1 (ko) 계단의 조립식 물방지턱
KR20000006866A (ko) 계단난간 및 그 계단난간 시공방법
EP0074731A1 (en) Sealing method and device
JPS63803Y2 (pt)
JPH0735018Y2 (ja) 構築用階段養生材
JP3201960B2 (ja) 床化粧材の敷設構造
KR200304962Y1 (ko) 교량슬래브 난간 콘크리트타설 이음부 누수방지구조
KR200294920Y1 (ko) 콘크리트슬라브 구조의 크랙방지 줄눈용 코킹부재
JPH07481Y2 (ja) 橋梁用継手