PT2572933E - Sistema de suporte de taxímetro de tipo espelho retrovisor - Google Patents

Sistema de suporte de taxímetro de tipo espelho retrovisor Download PDF

Info

Publication number
PT2572933E
PT2572933E PT11386015T PT11386015T PT2572933E PT 2572933 E PT2572933 E PT 2572933E PT 11386015 T PT11386015 T PT 11386015T PT 11386015 T PT11386015 T PT 11386015T PT 2572933 E PT2572933 E PT 2572933E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
view mirror
mirror
section
adapter
taximeter
Prior art date
Application number
PT11386015T
Other languages
English (en)
Inventor
Evangelia Vamvatira
Dimitrios Vamvatiras
Original Assignee
Semitron S A Electronic Electrical Construction Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Semitron S A Electronic Electrical Construction Sa filed Critical Semitron S A Electronic Electrical Construction Sa
Publication of PT2572933E publication Critical patent/PT2572933E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60RVEHICLES, VEHICLE FITTINGS, OR VEHICLE PARTS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B60R1/00Optical viewing arrangements; Real-time viewing arrangements for drivers or passengers using optical image capturing systems, e.g. cameras or video systems specially adapted for use in or on vehicles
    • B60R1/02Rear-view mirror arrangements
    • B60R1/04Rear-view mirror arrangements mounted inside vehicle
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60RVEHICLES, VEHICLE FITTINGS, OR VEHICLE PARTS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B60R1/00Optical viewing arrangements; Real-time viewing arrangements for drivers or passengers using optical image capturing systems, e.g. cameras or video systems specially adapted for use in or on vehicles
    • B60R1/12Mirror assemblies combined with other articles, e.g. clocks

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Multimedia (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Rear-View Mirror Devices That Are Mounted On The Exterior Of The Vehicle (AREA)

Description

DESCRIÇÃO "SISTEMA DE SUPORTE DE TAXÍMETRO DE TIPO ESPELHO RETROVISOR" A invenção está classificada como uma invenção mecânica e refere-se a um sistema de suporte de taxímetro digital que também serve como um espelho retrovisor.
De acordo com o estado actual da técnica, existem taxímetros electrónicos que não funcionam como dispositivos autónomos, mas são incorporados no espelho retrovisor montado no lado interno do pára-brisas ou no tejadilho de um carro. Estes taxímetros, que são habitualmente denominados "taxímetros de tipo espelho retrovisor", enfrentam o desafio técnico de serem presos de forma segura à base de espelho retrovisor de fábrica existente apresentada nos veículos, no lado interno do pára-brisas ou no lado interno do tejadilho do veículo.
Um lado desta base de suporte de espelho retrovisor de fábrica está montado no lado interno do veículo, no pára-brisas ou no tejadilho e, por outro lado, apresenta uma extremidade esférica que é inserida na abertura esférica correspondente disponível na parte posterior de um espelho retrovisor simples, criando, assim, uma articulação. Normalmente, esta extremidade esférica na base de suporte de espelho retrovisor de fábrica possui um orifício de passagem utilizado para a passagem de fios eléctricos para alimentar qualquer função de iluminação do espelho retrovisor. 1 A forma como o taxímetro-espelho retrovisor é, actualmente, montado no veículo utilizando a base de suporte de espelho retrovisor de fábrica acima mencionada, com um orifício de passagem, é realizada, de um modo geral, utilizando braçadeiras (grampos), com grampos-pinça, sobre o simples espelho retrovisor existente. A desvantagem deste método de suporte é que conduz a uma solução sem sentido de colocar sobre o espelho retrovisor existente, que não é um taxímetro, um segundo espelho retrovisor, que também é um taxímetro. Além disso, os grampos- pinça podem desapertar-se devido a solavancos e deixar cair o espelho retrovisor-taxímetro do lugar. Há também a montagem do taxímetro-espelho retrovisor descrito no documento DE 20217197 Ul, mas isto refere-se a um novo tipo de base. Isso significa que não pode ser utilizado no sistema de suporte de fábrica do espelho retrovisor que todos os veículos apresentam agora, mas requer a substituição da base montada pelo fabricante de um veículo, no pára-brisas ou no tejadilho interno do veiculo. O documento US2005/0270620 divulga um sistema de suporte de espelho retrovisor-ecrã compreendendo uma secção dianteira com um ecrã integrado, uma secção traseira ligada à dianteira e um adaptador com uma reentrância esférica, em que o adaptador é fixo entre a secção dianteira e traseira, criando, assim, e com o ecrã, um sistema abrangente. O problema técnico que esta invenção resolve é que substitui o espelho retrovisor simples existente por um taxímetro de tipo espelho retrovisor, sem a necessidade de mudar a base de suporte 2 existente do espelho retrovisor simples que todos os veículos já possuem de fábrica, mas prende o taxímetro-espelho retrovisor a esta base de uma forma segura e apelativa. 0 problema acima mencionado é resolvido pelas características da reivindicação 1.
Especificamente, esta invenção é um sistema de suporte de espelho retrovisor-taxímetro, possuindo, por um lado, um encaixe de bola esférica para a ligação à base de fábrica que os veículos têm actualmente para suportar um espelho retrovisor simples e, por outro lado, possuindo um componente de ligação ao espelho retrovisor-taxímetro.
Isto é, a invenção é inserida entre o espelho retrovisor-taxímetro e a base de fábrica existente montada no veículo e ligando estes dois componentes. A sua vantagem é que, para a instalar, utiliza-se o sistema de suporte já existente do espelho retrovisor, no pára-brisas ou no lado interno do tejadilho do carro. Por esta razão, pode ser instalada em quase todos os tipos de veículos.
Uma outra vantagem desta invenção, é que pode ser montada e desmontada facilmente e, por conseguinte, o utilizador pode retirar o espelho retrovisor-taxímetro e montar novamente o espelho retrovisor de fábrica interno na base de suporte existente, no caso de o carro se destinar a uma utilização privada ou se o taxímetro tiver que ser retirado para reparação.
Os cinco Desenhos anexos a esta descrição mostram o seguinte: 3 0 Desenho 1 ilustra o sistema de suporte de espelho retrovisor-taxímetro desmontado, na sua versão completa, antes de se decidir instalar o espelho retrovisor-taxímetro numa base de fábrica montada pelo fabricante do veículo no lado interno do pára-brisas do veículo ou numa base de fábrica montada pelo fabricante do veículo no lado interno do tejadilho do veículo, ou em qualquer um dos locais acima mencionados formando um ângulo de 45 graus. Depois de se seleccionar a inclinação da instalação, todas as partes destacáveis do sistema devem também ser removidas. 0 Desenho 2 ilustra o sistema de suporte de espelho retrovisor-taxímetro desmontado, com as suas respectivas partes removíveis do sistema retiradas, de modo a que o espelho retrovisor-taxímetro possa ser instalado numa base de fábrica montada pelo fabricante do veículo no lado interno do pára-brisas do veículo. 0 Desenho 3 ilustra o sistema de suporte de espelho retrovisor-taxímetro desmontado, com as suas respectivas partes removíveis do sistema retiradas, de modo a que o espelho retrovisor-taxímetro possa ser instalado numa base de fábrica montada pelo fabricante do veículo no lado interno do tejadilho do veículo. 0 Desenho 4 ilustra o sistema de suporte de espelho retrovisor-taxímetro desmontado, com as suas respectivas partes removíveis do sistema retiradas, de modo a que o espelho retrovisor-taxímetro possa ser instalado numa base de fábrica montada pelo fabricante do veículo, no lado interno do pára-brisas do veículo ou no lado interno do tejadilho do veículo, mas, com um ângulo de 45 graus em ambos os casos. 4 0 Desenho 5 ilustra o adaptador que o sistema de suporte de espelho retrovisor-taxímetro possui numa vista frontal (figura 1) e lateral (figura 2) e o interior da secção traseira do sistema de suporte de taxímetro-espelho retrovisor (figura 3).
Além disso, como ilustrado nos Desenhos 1-5, o sistema de suporte de espelho retrovisor-taxímetro prende o espelho retrovisor-taxímetro à base de suporte de fábrica do espelho retrovisor simples inserida na zona central.
Consiste em três componentes: a secção (1) dianteira, a secção (3) traseira e o adaptador (2). A secção dianteira (1) possui, no topo, uma parte que pode ser removida, criando, assim, uma reentrância (8) semicircular. No seu interior, possui um par de fendas (9) (desenhos 1-4). No fundo, possui uma ranhura (12) utilizada como uma saída de cabos. 0 adaptador (2) possui uma cavidade esférica no seu interior, de tamanho igual à extremidade esférica fixa na base de suporte de espelho retrovisor de fábrica que os fabricantes dos veículos põem à disposição. 0 adaptador (2) tem saliências (10) poliédricas horizontais no lado externo, em pontos diametralmente opostos na sua periferia (desenhos 1-4, desenho 5, figuras 1 & 2) . Na sua secção superior, na extremidade da cavidade esférica, tem entalhes (11). Em torno dos entalhes (11), é montada uma tampa (4) de orifício. A secção (3) traseira possui, na zona central, uma reentrância (7) com uma forma adequada e um item (6), que pode 5 ser removido se desejado, dependendo se o sistema vai ser instalado na base de suporte de fábrica localizada no lado interno do pára-brisas do veiculo, caso em que se remove o item (6) removível (desenho 2), ou no lado interno do tejadilho do veículo, caso que se remove apenas o item (8) removível da secção dianteira (1) (desenho 3), ou - no lado interno do pára-brisas ou no tejadilho, mas com uma inclinação de 45 graus, caso em que se removem ambos os itens (6 e 8) removíveis (desenho 4). A secção (3) traseira também possui, no interior, reentrâncias (9) com uma forma adequada, idênticas às reentrâncias (9) correspondentes que possui na secção dianteira (1) (desenho 5, figura 3).
Na secção de fundo, possui uma ranhura (12) utilizada como uma saída de cabos, semelhante à ranhura (12) que possui na secção dianteira (1).
Em particular, quando se quer montar o espelho retrovisor-taxímetro numa base de fábrica colocada pelo fabricante do veículo dentro do tejadilho do veículo (desenho 3), para montar o sistema de suporte, o item (8) removível é removido da secção (1) dianteira localizada no mesmo. Posteriormente, o adaptador (2), por meio da cavidade esférica interna que possui e utilizando os respectivos entalhes (11), é inserido e preso na respectiva extremidade esférica na borda da base de suporte de fábrica do espelho 6 retrovisor, criando, assim, uma articulação. A tampa (4) removível de orifício aperta os entalhes (11), impedindo a separação do adaptador (2) da base de suporte de fábrica do espelho retrovisor, assegurando, assim, um funcionamento ideal da articulação formada pelos dois componentes.
As duas secções (1 e 3) possuem pares de reentrâncias (9) de forma adequada, na sua parte interna, onde saliências (10) poliédricas horizontais do adaptador (2) estão inseridas e bloqueadas (desenhos 1-5). Em seguida, a secção (3) traseira é ligada à secção dianteira (1), tendo o adaptador (2) entre elas, com as suas saliências (10) posicionadas como um conector macho-fêmea nas correspondentes reentrâncias (9) das duas secções (1 e 3) . A reentrância formada pela remoção do item (8) removível da secção (1) dianteira e a reentrância (7) na secção (3) traseira a secção são unidas formando uma abertura (desenho 3) . O adaptador é montado verticalmente, i. e., com o anel (11) de entalhe virado para a abertura (8 e 7, desenho 3).
Em seguida, as duas secções (1 e 3) são aparafusadas e fixas uma acima da outra e, deste modo, o adaptador (2) também fica bloqueado no seu interior. Assim, as três secções do sistema, i. e., a secção (1) dianteira, a secção (3) traseira e o adaptador (2) são unidos de forma íntima e formam um único sistema compacto. Além disso, a reentrância (7) na secção (3) traseira está ligada à reentrância correspondente formada pela remoção do item (8) removível da secção (1) dianteira, formando uma abertura, que permite que todo o sistema de suporte se movimente em torno da extremidade esférica da base de suporte de fábrica do espelho retrovisor. Desta forma, o sistema é montado em torno da extremidade esférica apresentada na base de suporte de fábrica do espelho retrovisor do veículo e, em seguida, a 7 espelho secção (1) dianteira é presa ao espelho (5) retrovisor-taximetro, formando, assim, um único componente. A ligação articulada formada pelo adaptador (2) com a extremidade esférica da base de suporte de fábrica acoplada ao veiculo permite que o espelho (5) retrovisor-taximetro se movimente e seja ajustada na direcção desejada pelo utilizador. A secção dianteira (1), pela remoção do item (8) removível, fica, no seu topo, com uma formação de reentrância (desenho 1, figura 1), que se prevê ser semicircular como mostrado (desenhos 3 e 4) , mas que também pode ter qualquer outra forma, tal como uma reentrância quadrangular, rectangular, etc., desde que fique colocada em frente da reentrância (7) na secção (3) traseira.
Em alternativa, quando se quer montar o espelho retrovisor-taximetro numa base de suporte de fábrica montada pelo fabricante do veículo no pára-brisas interno do veículo (desenho 2), o sistema não é suportado pela sua secção de topo no ponto onde as duas secções (1 e 3) se encontram, mas na abertura formada na parte posterior da secção (3) traseira (desenho 2) .
Especificamente, para instalar o sistema de suporte no pára-brisas, o item (6) removível é retirado da secção (3) traseira, criando, deste modo, uma abertura na parte posterior da secção (3) traseira.
Nesta opção de montagem, o item (8) removível situado no topo da secção (1) dianteira não precisa de ser retirado. Mais uma vez, para instalar o sistema, o adaptador (2) com a sua cavidade esférica interna e com a ajuda das reentrâncias (11) é inserido e preso na extremidade esférica correspondente existente na borda da base de suporte de fábrica do espelho retrovisor, criando, assim, uma articulação. A tampa (4) de orifício aperta os entalhes (11), assegurando um funcionamento ideal da articulação formada pela base de suporte de fábrica do espelho retrovisor com o adaptador (2).
Em seguida, as duas secções, a secção (D dianteira e traseira (3), são posicionadas em torno do adaptador (2) e ligadas uma à outra, tendo o adaptador (2) entre elas, penetrando as suas saliências (10) poliédricas, como um conector macho-fêmea, dentro das reentrâncias (9) correspondentes das duas secções (1 e 3). O adaptador (2) fica, agora, posicionado na horizontal, i. e., com os seus entalhes (11) voltados para a abertura (6 e 7) da secção (3) traseira. As duas secções (1 e 3) são aparafusadas e fixas uma acima da outra e, deste modo, o adaptador (2) também fica bloqueado no seu interior. Desta forma, as três secções do sistema, i. e., a secção (1) dianteira, a secção (3) traseira e o adaptador (2) são, novamente, unidas de forma íntima e formam um único sistema compacto, movimentando-se inteiramente em torno da articulação formada pela extremidade esférica existente na base de suporte de fábrica do espelho retrovisor do veículo na parte interna do pára-brisas do veículo. Em seguida, a secção dianteira (1) é presa no espelho (5) retrovisor-taxímetro, formando um único componente com o mesmo. As articulações de ligação permitem que o espelho (5) retrovisor-taxímetro seja regulado segundo a direcção desejada pelo utilizador.
Finalmente, o sistema pode ser montado no lado interno do pára-brisas ou no lado interno do tejadilho, tendo uma inclinação de 45 graus (desenho 4) . Para este tipo de montagem, o modo de montagem do sistema no lado interno do pára-brisas do 9 veículo que se acabou de descrever é estritamente seguido, excepto no facto de o adaptador (2) ser encaixado com as suas saliências (10) poliédricas, como um conector macho-fêmea, nas reentrâncias (9) correspondentes de ambas as secções (1 e 3), numa tal posição que as reentrâncias (11) formam uma inclinação de 45 graus em relação ao tejadilho do veículo. Neste modo de instalação, o item (8) removível situado no topo da secção (1) dianteira também é recortado. O sistema de suporte para o espelho retrovisor-taxímetro pode ser instalado em todos os veículos utilizando um espelho retrovisor com taxímetros embutidos, na base de suporte de fábrica existente para um simples espelho retrovisor montado pelo seu fabricante, localizado no lado interno do pára-brisas (desenho 1) ou localizado no lado interno do tejadilho do veículo (desenho 2).
Lisboa, 4 de Novembro de 2013 10

Claims (4)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Sistema de suporte de espelho retrovisor-taxímetro, compreendendo: i) uma secção (1) dianteira, compreendendo um espelho (5 ) retrovisor -taxímetro ii) uma secção (3) traseira ligada à secção (D dianteira, em que a secção (3) traseira possui uma reentrância (7) formada na zona central e um item (6) removível, em que as referidas secções (1,3) compreendem reentrâncias (9) de forma adequada para suportar saliências (10) poliédricas de um adaptador (2) e iii) um adaptador (2) com uma cavidade esférica a montar na extremidade esférica de uma base de suporte de espelho retrovisor, em que o adaptador (2) é fixo entre a secção dianteira (1) e traseira (3), criando, assim, e com o espelho retrovisor-taxímetro, um sistema abrangente, e enquanto a cavidade esférica do adaptador possui, no seu exterior, referidas saliências (10) poliédricas horizontais em pontos diametralmente opostos na sua periferia, enquanto, na sua secção superior, na extremidade da cavidade esférica, o adaptador (2) tem entalhes (11), que são apertados por uma tampa (4) de orifício colocada à sua volta.
  2. 2. Sistema de suporte, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a secção (1) dianteira possuir, na zona central, um item (8) removível. 1
  3. 3. Sistema de suporte, de acordo com as reivindicações 1 caracterizado por a secção dianteira (1) e a traseir possuírem reentrâncias (9) para suportar as saliências poliédricas do adaptador (2).
  4. 4. Sistema de suporte, de acordo com as reivindicações 1 caracterizado por a secção dianteira (1) e a traseir possuírem uma reentrância (12) semelhante no fundo, saída de cabos. Lisboa, 04 de Novembro de 2013 a 2, a (3) (10) a 3, a (3) como 2
PT11386015T 2011-09-21 2011-09-21 Sistema de suporte de taxímetro de tipo espelho retrovisor PT2572933E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP11386015.9A EP2572933B1 (en) 2011-09-21 2011-09-21 Mirror-type taximeter support system

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2572933E true PT2572933E (pt) 2013-11-11

Family

ID=45002864

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT11386015T PT2572933E (pt) 2011-09-21 2011-09-21 Sistema de suporte de taxímetro de tipo espelho retrovisor

Country Status (3)

Country Link
EP (1) EP2572933B1 (pt)
ES (1) ES2437446T3 (pt)
PT (1) PT2572933E (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN105564318B (zh) * 2016-03-11 2018-06-26 深圳市歌美迪电子技术发展有限公司 一种多功能互换后视镜支架系统
DE102016121027A1 (de) * 2016-11-03 2018-05-03 HALE electronic GmbH Spiegelanordnung mit integriertem Taxameter

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
AU2003225513A1 (en) * 2002-04-26 2003-11-11 Magna Donnelly Electronics Naas Limited Rearview mirror assemblies
DE20217197U1 (de) 2002-11-07 2003-03-13 Intax Innovative Fahrzeugloesu Spiegelanordnung
US7706046B2 (en) * 2004-06-08 2010-04-27 Gentex Corporation Rearview mirror element having a circuit mounted to the rear surface of the element
US8210695B2 (en) * 2009-04-30 2012-07-03 Gentex Corporation Channeled mirror mount

Also Published As

Publication number Publication date
EP2572933A1 (en) 2013-03-27
EP2572933B1 (en) 2013-08-28
ES2437446T3 (es) 2014-01-10

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2581382T5 (es) Conexión de enchufe con un dispositivo de codificación
ES2304831A1 (es) Acarato de conexion de cable para dispositivo de contacto magnetico.
ES2666145T3 (es) Unidad de desconexión de batería
PT2572933E (pt) Sistema de suporte de taxímetro de tipo espelho retrovisor
CN109094334A (zh) 车辆遮阳板
ES2297647T3 (es) Soporte de aparellaje electrico de multiples posiciones para montaje horizontal y vertical.
BR102014003749A2 (pt) dispositivo de retenção para fixação em um veículo motorizado, preferencialmente na extremidade frontal de um veículo motorizado, e veículo motorizado, preferencialmente um veículo comercial
WO2012011849A1 (ru) Осветительная установка и способ ее использования
ES2218299T3 (es) Disposicion de fijacion.
WO2002037916A1 (es) Dispositivo perfeccionado para fijacion de cajas de distribucion
ES2298686T3 (es) Sistema de soporte conmordaza para dispositivos y componentes electricos, electronicos, opticos y mecanicos.
JP3215399U (ja) 一体型自動車用ledランプ
KR200466604Y1 (ko) 오토바이용 네비게이션 및 휴대전화기 장치대
US11454379B2 (en) Stand and lighting device
JP4550121B2 (ja) 配電機器を収納した外箱におけるケーブルブラケットの取り付け構造
BR102013029458A2 (pt) Cabeçote de espelho, especialmente para um espelho externo de veículo, com um alojamento de espelho
ES1066184U (es) Soporte universal para montaje de navegadores gps en automoviles.
ES2515719T3 (es) Carcasa con miembro de tope y anti-contacto
BR102018016862A2 (pt) Dispositivo para a fixação de um componente e veículo com tal dispositivo
US5965239A (en) Plastics housing
US9939722B2 (en) Projection screens and related systems and methods
CN216994111U (zh) 车辆后视镜便捷式装拆结构
CN216887061U (zh) 一种车牌架及车辆
ES2254013B1 (es) Dispositivo de fijacion para mecanismos de regulacion posicional para retrovisores exteriores de vehiculos automoviles.
CN207535822U (zh) 一种环车影像前摄像头的安装结构和前格栅板总成