PT2503976E - Elemento de suporte deformável e sistema de cama - Google Patents

Elemento de suporte deformável e sistema de cama Download PDF

Info

Publication number
PT2503976E
PT2503976E PT107815029T PT10781502T PT2503976E PT 2503976 E PT2503976 E PT 2503976E PT 107815029 T PT107815029 T PT 107815029T PT 10781502 T PT10781502 T PT 10781502T PT 2503976 E PT2503976 E PT 2503976E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
support
edge
deformable
support surface
elements
Prior art date
Application number
PT107815029T
Other languages
English (en)
Inventor
Campanile Flavio
Sauter Michael
Original Assignee
Empa Eidgenossische Mat Forschungsanstalt
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Empa Eidgenossische Mat Forschungsanstalt filed Critical Empa Eidgenossische Mat Forschungsanstalt
Publication of PT2503976E publication Critical patent/PT2503976E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61GTRANSPORT, PERSONAL CONVEYANCES, OR ACCOMMODATION SPECIALLY ADAPTED FOR PATIENTS OR DISABLED PERSONS; OPERATING TABLES OR CHAIRS; CHAIRS FOR DENTISTRY; FUNERAL DEVICES
    • A61G7/00Beds specially adapted for nursing; Devices for lifting patients or disabled persons
    • A61G7/05Parts, details or accessories of beds
    • A61G7/057Arrangements for preventing bed-sores or for supporting patients with burns, e.g. mattresses specially adapted therefor
    • A61G7/0573Arrangements for preventing bed-sores or for supporting patients with burns, e.g. mattresses specially adapted therefor with mattress frames having alternately movable parts
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47CCHAIRS; SOFAS; BEDS
    • A47C23/00Spring mattresses with rigid frame or forming part of the bedstead, e.g. box springs; Divan bases; Slatted bed bases
    • A47C23/06Spring mattresses with rigid frame or forming part of the bedstead, e.g. box springs; Divan bases; Slatted bed bases using wooden springs, e.g. of slat type ; Slatted bed bases
    • A47C23/061Slat structures

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Nursing (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Invalid Beds And Related Equipment (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
ELEMENTO DE SUPORTE DEFORMÁVEL E SISTEMA DE CAMA
Campo técnico A invenção refere-se a um elemento de suporte deformável e a um sistema de cama que compreendem os elementos de suporte da invenção que correspondem às reivindicações independentes. 0 sistema de cama é particularmente adequado para utilização na prevenção da formação de úlceras de decúbito em doentes deitados.
Estado da técnica
As camas anti-escaras para a prevenção de úlceras de pressão são já conhecidas no estado da técnica anterior. Pelo fluxo de sangue reduzido da superfície de apoio do corpo do doente sobre o colchão, necrose e feridas abertas ("úlceras de decúbito") ocorrerão nestes locais. Por esta razão, o documento DE19632611, por exemplo, propõe mudar a distribuição de pressão numa cama através de uma pluralidade de pistões, integrados de forma móvel na superfície de repouso e ligados uns aos outros através de um recipiente de equilíbrio, de modo que possa se adaptar à morfologia do doente. Com a mesma finalidade, o documento DE10307916 divulga um suporte micro-integrado para doente, dinamicamente adaptável e o documento de patente de utilidade AT000168U1 divulga uma montagem de sub-colchão com tampão hidráulico integrado. 0 documento EP0788786 descreve uma forma de realização com um eixo central, ao qual são fixadas uma pluralidade de ripas de uma grade de ripas. Quando o eixo central é girado, a forma e a posição dessas ripas alteram-se. Estas ripas são enganchadas numa extremidade e fixadas na outra extremidade, de tal maneira que só é possível um movimento no interior do plano da ripa. 0 documento W00066061 divulga, por outro lado, uma cama anti-escaras em que meios de apoio longitudinais podem ser verticalmente estendidos. Os meios de apoio são ligados a uma superfície de suporte. A forma de uma superfície de suporte, fixada centralmente, pode ser modificada dessa maneira simples e a posição do doente pode ser influenciada.
No entanto, a maioria dos sistemas que se tornaram conhecidos só podem ser utilizados quando as escaras já ocorreram num doente. Estes são insuficientes ou nada adequados para a prevenção de escaras. No entanto, a fim de reduzir os elevados custos de cuidados suportados pelos doentes que sofrem de escaras, é necessário um sistema que possa ser utilizado já num estágio antecipado.
Uma desvantagem adicional das formas de realização que se tornaram conhecidas no estado da técnica é o facto de que colchões de espuma convencionais não podem ser utilizados.
Representação da Invenção É um objecto da invenção produzir um sistema de cama que possa ser utilizado para a prevenção e terapêutica de escaras de decúbito. É um outro objecto da invenção proporcionar um sistema de cama em que um colchão de espuma possa ser usado. É um outro objecto da invenção propor um elemento de suporte que seja fácil de fabricar, sobre o qual um sistema de cama para a prevenção e terapêutica de escaras de decúbito possa ser produzido. É um outro objecto da invenção propor um elemento de suporte que seja fácil de fabricar e que atinja a sua deformabilidade essencialmente com base na combinação de elementos rígidos em flexão e flexíveis. É um outro objecto da invenção propor um elemento de suporte que seja fácil de fabricar, o qual é caracterizado por um número reduzido de componentes.
De acordo com a invenção este objectivo é atingido com um elemento de suporte deformável para utilização num sistema de cama e com um sistema de cama com as características das respectivas reivindicações independentes.
De acordo com a invenção, este objectivo é conseguido, em particular, com um elemento de suporte deformável para uso num sistema de cama que inclui: • uma placa de suporte alongada com uma parte central rígida em flexão e duas partes flexíveis localizadas a cada lado da parte central rígida em flexão, em que a placa de suporte tem uma face superior e uma face inferior, duas faces laterais e duas extremidades; • dois suportes de borda; • elementos de borda flexíveis, dos quais respectivamente um elemento de borda é conectado com uma extremidade da placa de suporte, os referidos elementos de borda flexíveis permitindo um movimento direccionado das partes flexíveis da placa de suporte de uma configuração sem carga, em que os elementos de borda, cada um deles, repousam sobre o suporte de borda, quando carregados para cima e para dentro para a parte central da placa de suporte; e • um ou mais dispositivos de accionamento que, com a finalidade de deformar a placa de suporte, são agrupados entre os elementos de borda e por baixo da placa de suporte.
Quando os accionadores são activados, a placa de suporte do elemento de suporte pode, com vantagem, adoptar uma forma recta ou ser deformada numa forma ondulada ou num movimento dirigido para cima ou para baixo. É, desse modo, adequado para mover doentes deitados de uma maneira direccionada e evitando a formação de escaras.
Um elemento de guia colocado sob a placa de suporte pode, com vantagem, adoptar formas e configurações diferentes. É, desse modo, concebível utilizar um triângulo que tem dois ramos com um ponto de conexão na placa de suporte. É também possível produzir uma construção com mola com dois pontos de conexão com a placa de suporte. Isto permite um movimento dirigido da parte rígida em flexão para cima e para baixo. Numa outra forma de realização, são utilizadas tiras lateralmente fixas à placa de suporte ou ao lado inferior da placa de suporte.
De um modo vantajoso, uma junta pode ser colocada respectivamente entre os elementos de borda flexíveis e os suportes de borda. A parte rígida em flexão da placa de suporte é 5 a 70 vezes, e de preferência 20 a 50 vezes mais rígida em flexão do que a parte flexível da placa de suporte, compreende 10 a 50% do comprimento da placa de suporte, e é centrada à volta do centro da placa de suporte. A parte flexível da placa de suporte é mais fina do que a parte central rígida em flexão da placa de suporte ou tem entalhes de material ou é feita de outro material com menor rigidez. 0 objectivo é que a parte rígida em flexão deforme-se pouco ou nada quando forças são aplicadas e serve como guia para as partes flexíveis. As partes flexíveis, com vantagem, curvam-se quando uma força é aplicada e, desse modo, fazem com que a construção adopte a deformação desejada. Dependendo do accionadores, o elemento de suporte pode, desse modo, adoptar uma forma recta ou pode ser deformado numa forma de onda (sinusoidal) ou num movimento dirigido para cima ou para baixo.
Para uma deformação ideal, os accionadores engatam-se na zona de transição entre a parte central rígida em flexão e a parte rígida a fim de induzir uma força.
Geralmente, o membro de suporte pode ser feito numa peça por moldagem por injecção ou em várias peças, em que a placa de suporte pode ser colada com os elementos de borda flexíveis e os elementos de guia. Todas as partes do elemento de suporte podem ser feitas de material sintético não-reforçado ou reforçado com fibra de vidro.
Abaixo dos dispositivos de accionamento e do elemento de guia, deve haver uma parte inferior do elemento de suporte que absorva a força dos accionadores.
Os elementos de borda podem ter um perfil e um dispositivo de bloqueio a fim de conectar com um trilho de guia lateral do sistema de cama.
Este objectivo é também alcançado por um sistema de cama que compreende uma série de elementos de suporte deformáveis de acordo com uma das reivindicações anteriores, em que os elementos de suporte estão dispostos ao lado uns dos outros e formam a grade de ripas do sistema de cama. Neste sentido, o elemento de guia pode ser diferente de vários elementos de suporte do sistema de cama. É, desse modo, possível conseguir que partes diferentes do corpo humano possam mover-se de forma diferente, por exemplo, os braços, o torso e as pernas da forma ondulada mostrada e as ancas e parte posterior no movimento dirigido para cima e para baixo mostrado.
Outras formas de realização vantajosas são indicados nas reivindicações dependentes.
Breve Descrição das Figuras A invenção é descrita com o auxílio das figuras anexas, em que a Fig. 1 mostra uma vista geral de um elemento de suporte da invenção a Fig. 2 mostra uma vista geral de um elemento de suporte da invenção com accionadores pneumáticos, em que as Figs. 2a-c ilustram os detalhes I, II, III da Fig. 2, as Fig. 3a-d mostram formas diferentes que podem ser geradas pelo elemento de suporte da invenção, as Figs. 4a-c mostram diferentes formas de realização dos elementos de guia flexíveis a Fig. 5 mostra uma outra forma de realização da invenção, no estado sem carga; a Fig. 6 mostra uma outra forma de realização da invenção, em condição sem carga; e a Fig. 7 mostra vários elementos de suporte com um trilho de guia lateral do sistema de cama numa posição ou configuração sem carga.
Modos de executar a invenção
Uma vista geral de um elemento de suporte deformável 1 de acordo com a presente invenção é mostrado na Fig. 1. É constituído por uma placa de suporte alongada 2, que consiste em duas partes: uma parte central rígida em flexão 2a e duas partes flexíveis 2b, em que uma parte flexível 2b cada uma é colocada ao lado da parte central rígida em flexão. A placa de suporta alongada 2 tem como limite externo duas extremidades mais curtas e duas faces laterias mais longas. A presente invenção faz uso do facto de que a parte flexível 2 pode ser encurvada ou é geralmente deformável através da aplicação de uma força, enquanto a parte rígida em flexão 2a não muda ou quase não muda a forma e pode, desse modo, guiar ambas as partes conectadas 2b à forma desejada. Para esta finalidade da invenção, a parte central rígida em flexão 2a da placa de suporte 2 é 5 a 70 vezes mais rígida em flexão do que a parte central 2b da placa de suporte alongada 2. Numa forma de realização preferida, a parte é 20 a 50 vezes mais rígida em flexão do que a parte flexível 2b. Do ponto de vista da construção, a parte flexível 2b da placa de suporte 2 pode ser mais fina do que a parte central rígida em flexão 2a da placa de suporte 2 (como mostrado na figura 1) . É também concebível que a parte flexível 2b da placa de suporte 2 tenha entalhes de material na borda ou no centro (não ilustrado) ou é constituída por um material diferente, com uma menor rigidez. 0 elemento de suporte 1, que serve como ripa numa grade de ripas de uma cama, tem um comprimento correspondente à largura de uma cama com uma largura entre 300 mm e, no máximo, 150 mm. Estas medidas permitem uma boa deformidade do elemento de suporte 1. A parte central rígida em flexão 2a compreenderá então 10 a 50% do comprimento da placa de suporte 2 e pode ser centrada no sentido do comprimento à volta do centro da placa de suporte 2 . O comprimento refere-se ao comprimento entre os elementos de borda 3, isto é, a largura da cama (sem os possíveis trilhos laterias da cama).
Um elemento de borda flexível 3 é cada um colocado numa extremidade curta da placa de suporte alongada 2 e é conectado à placa de suporte 2 de modo que o elemento de borda 3 e a extremidade fundem-se um com o outro. Por baixo do elemento de borda 3 há um suporte da borda 4, com o qual cada um dos elementos de borda 3 podem ser conectados. O elemento de borda 3 também poderia ser conectado naquele ponto com o fundo 6. Os suportes de borda 4 têm, como ilustrado, um perfil e um dispositivo de bloqueio com a finalidade de conectar com dois trilhos de guia laterais 8 do sistema de cama, como ilustrado na figura 5. Os suportes de borda 4 são, cada um, adaptados para agarrar o trilho de guia 8. O trilho de guia 8 é concebido como um perfil oco. A figura 5 mostra, a título de exemplo, com a finalidade de simplificação apenas um elemento de suporte seleccionado 1. Na prática, no entanto, haverá uma pluralidade de elementos de suporte 1 próximos uns dos outros no trilho de guia 8. A placa de suporte 2 tem uma superfície (lado superior) orientada para o doente e sobre a qual é colocado um colchão, que pode ser um colchão de espuma, etc., bem como uma superfície (lado inferior) orientada para distante do doente. Nesta superfície voltada para baixo, pelo menos um elemento de guia 5 pode ser preso à parte rígida em flexão 2a. Este elemento de guia 5 guia o movimento da parte central rígida em flexão 2a quando o elemento de suporte 1 é deformado. A Figura 2 mostra uma vista geral de um elemento de suporte da invenção, em que são mostrados adicionalmente dois accionadores 7. Os accionadores, de preferência, funcionam com ar. 0 número de accionadores 7 pode variar dependendo da forma de realização e modificação de formato desejada. Os accionadores 7 são localizados, com vantagem, em cada lado dos elementos de guia 5 entre os elementos de borda 3 abaixo da placa de suporte 2. Com vantagem, os accionadores 7 aplicam sua força na zona de transição entre a parte central rígida em flexão 2a da placa de suporte 2 e a parte flexível 2b da placa de suporte 2. Os mesmos proporcionam uma deformação dirigida do elemento de suporte da invenção 1 pela aplicação de força sobre a placa de suporte 2.
Abaixo dos accionadores 7 e o elemento de guia 5 pode haver uma parte inferior 6 que absorve a força dos accionadores 7. Como a parte inferior 6, uma construção em sanduíche, por exemplo, pode ser utilizada. Como pode-se ver na figura 2, a parte inferior 6 estende-se entre os dois suportes de borda 4. A figura 2a mostra o detalhe I da figura 2 e uma forma de realização do elemento de borda flexível 3. 0 elemento de borda é construído de tal maneira que um movimento dirigido da parte flexível 2b da placa de suporte 2 para cima e para dentro em direcção à parte central 2a da placa de suporte 2 para fora da posição sem carga cuja configuração é possível. Um movimento dirigido para baixo é, no entanto, evitado uma vez que o elemento de borda 3 repousa sobre o suporte de borda 4 quando a força é aplicada. Isto evita, por exemplo, que a peça se parta ou uma pessoa que está sentada na beirada da cama caia. A construção proposta também evita um movimento dirigido para fora. 0 elemento de borda flexível 3, na forma de realização ilustrada, é feito de um meandro que percorre com os seus dois lados paralelos os elementos de borda 4. 0 lado externo do meandro é guiado para mais além do elemento de borda 4 e aí é conectado com a parte flexível 2b da placa de suporte 2. São concebíveis outras construções deste elemento de borda 3, na medida em que a função é preservada e que a guia necessária é conseguida. 0 tamanho do meandro, em particular, pode variar. A figura 2b mostra o detalhe II da figura 2 e a conexão entre a placa de suporte 2 e o elemento de guia 5. A figura 2c mostra o detalhe III da figura 2. Mostra, em particular, que os accionadores 7 aplicam sua força na zona de transição entre a parte central rígida em flexão 2a da placa de suporte 2 e a parte flexível 2b da placa de suporte 2.
Numa forma de realização, o elemento de suporte 1 pode ser feito de uma peça por moldagem por injecção. É também concebível fazer as peças individualmente e, desse modo colar a placa de suporte 2 com os elementos de borda flexíveis 3 e o elemento de guia 5. Por exemplo, colagem com película grossa é adequado. 0 elemento de suporte 1 é, com vantagem, feito de material sintético não-reforçado ou reforçado com fibra de vidro.
As figuras 3a-d mostram, a título de exemplo, formas diferentes que podem ser geradas pelo elemento de suporte da invenção 1. Isto pode ser conseguido pela aplicação de força nos accionadores 7 e a utilização de elementos de guia 5 diferentes. Como já mostrado na figura 2, a placa de suporte 2 do elemento de suporte 1 pode adoptar uma forma recta pela activação simultânea dos accionadores 7 .
De acordo com as figuras 3a, b, a placa de suporte 2 pode ser movida numa forma de onda sinusoidal. Isto ocorre pela activação de um dos dois accionadores 7 enquanto o outro é respectivamente desencaixado. 0 elemento de guia triangular 5 mantém a parte central rígida em flexão 2a da placa de suporte 2 em posição e guia o movimento. Ambas as ramificações são então giradas. 0 movimento dirigido para cima e para dentro do elemento de borda 3 é mostrado na figura 3a do lado esquerdo, a título de exemplo. Como resultado de ambos os movimento, a extremidade da placa de suporte move-se numa curva para dentro.
Nas figuras 3c, d, um elemento de mola é utilizado como elemento de guia 5, em que o elemento é conectado em dois pontos à parte rígida em flexão 2a da placa de suporte 2. Um movimento dirigido para cima ou para baixo é então possível pela activação simultânea ou desencaixe dos accionadores 7.
As figuras 4a-c mostram formas de realização diferentes dos elementos de guia flexíveis 5. Estes podem ser um triângulo com um ponto de conexão à placa de suporte 2 (figura 4a) ou uma construção de mola com dois pontos de conexão à placa de suporte 2. A figura 5 mostra uma outra forma de realização da invenção numa situação sem carga. Nessa forma de realização, tiras laterais são utilizadas como elementos de guia 5. As tiras, chamadas de cintos podem ser utilizadas tal como são também utilizadas em mochilas. Estas são feitas de polipropileno e são pouco extensíveis. A largura é variável, mas não devem, no entanto, exceder a largura da placa de suporte alongada. A espessura é também variável, pode ser, por exemplo, de 1,4 mm. Os elementos de borda 3 nesta forma de realização são fornecidos com uma junta 9, de modo a permitir um movimento dirigido das partes flexíveis 2b da placa de suporte 2 foram de uma configuração sem carga, em que os elementos de borda 3 repousam sobre os suportes de borda 4, quando carregados para cima e para dentro da parte central 2a da placa de suporte. A Fig. 6 mostra uma outra forma de realização da invenção, num estado sem carga. Nesta forma de realização, também são utilizadas tiras como elementos de guia 5. Estas tiras são presas à parte inferior 6 e à parte rígida em flexão 2a da placa de suporte 2. Os referidos cintos são usados de novo. Em cada lado, duas tiras cada são estiradas entre os referidos elementos, em que um espaço foi deixado entre as tiras. Os elementos de borda 3, suportes de borda 4 e a transição entre as partes flexíveis 2a e os elementos de borda 3 são executadas como na forma de realização da figura 1. A presente invenção também se refere a um sistema de cama que consiste em vários elementos de suporte deformáveis 1, em que os elementos de suporte estão dispostos um ao lado do outro e formam a grade de ripas do sistema de cama, como ilustrado na figura 7. Nesse sentido, o elemento de guia 5 de diferentes elementos de suporte 1 do sistema de cama pode ser diferente. É assim possível conseguir que partes diferentes do corpo humano possam mover-se de forma diferente, por exemplo os braços, o torso e as pernas na forma ondulada mostrada e as ancas e a parte posterior no movimento mostrado dirigido para cima e para baixo. Os accionadores 7 de cada elemento de suporte 1 no sistema de cama podem ser controlados individualmente, de modo que só partes individuais das ripas da grade de ripas possam mover-se. 0 sistema de cama, com vantagem, tem dois trilhos de guia laterias 8 sobre os quais um suporte de borda 4 do elemento de suporte 1, por exemplo, pode cada um ser fixado por trava. 0 sistema de cama proposto pode, com vantagem, ser utilizado para a prevenção do desenvolvimento e para a terapêutica de decúbito. 0 movimento da placa de suporte (amplitude das ondulações, altura, etc.) pode ser ajustado de acordo com a necessidade do doente pela activação dos accionadores. 0 sistema é vantajosamente composto de poucos componentes e, desse modo, pode ser menos dispendioso para produzir, mais económico de manter e mais fácil de reparar. Em particular, é facilmente possível substituir elementos de suporte individuais 2 se parecer necessário. 0 sistema pode também ser vantajosamente utilizado com um colchão de espuma.
Lista de numeros de referência 1 elemento de suporte 2 superfície de suporte 2a parte rígida em flexão da superfície de suporte 2 2b parte flexível da superfície de suporte 2 3 elemento de borda 4 superfície do suporte de borda 5 elemento 5 guia 6 elemento de guia 7 accionador pneumático 8 elemento de guia 9 junta
Lisboa, 14 de março de 2016

Claims (17)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Elemento de suporte deformável (1) para utilização num sistema de cama, que inclui: • uma placa de suporte alongada (2) com uma parte central rígida em flexão (2a) e duas partes flexíveis (2b) localizadas a cada lado da parte central rígida em flexão (2a) , em que a superfície de suporte tem uma face superior e uma face inferior, duas faces laterais e duas extremidades; • dois suportes de borda (4); • elementos de borda flexíveis (3), dos quais respectivamente um elemento de borda (3) é conectado com uma extremidade da placa de suporte (2), os referidos elementos de borda flexíveis (3) permitindo um movimento direccionado das partes flexíveis (2b) da placa de suporte de uma configuração sem carga, em que os elementos de borda (3) , cada um deles, repousam sobre o suporte de borda (4), quando carregados para cima e para dentro para a parte central (2a) da placa de suporte (2); e • um ou mais dispositivos de accionamento (7) que, com a finalidade de deformar a placa de suporte (2), são agrupados entre os elementos de borda (3) e por baixo da placa de suporte (2).
  2. 2. Elemento de suporte deformável (1) de acordo com a reivindicação 1, com pelo menos um elemento de guia (5) colocado sob a porção central rígida em flexão (2a) da superfície de suporte e que guia um movimento da porção central rígida em flexão (2a) durante a deformação do elemento de suporte (1).
  3. 3. Elemento de suporte deformável (1) de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por o elemento de guia (5) ser um triângulo que tem um ponto de conexão com a superfície de suporte (2) ou uma construção de mola com dois pontos de conexão com a superfície de suporte (2).
  4. 4. Elemento de suporte deformável (1) de acordo com a reivindicação 2, com tiras como elementos de guia (5), que são, cada uma, fixas lateralmente à superfície de suporte (2) ou ao lado inferior da superfície de suporte (2).
  5. 5. Elemento de suporte deformável (1) de acordo com uma das reivindicações 2 a 4, caracterizado por para a finalidade da deformação da superfície de suporte (2) pelo menos um accionador (7) cada é agrupado entre o elemento de borda e o elemento de guia (5) e sob a superfície de suporte (2).
  6. 6. Elemento de suporte deformável (1) de acordo com uma das reivindicações 2 a 5, caracterizado por o elemento de suporte (1) ter um fundo (6) que se estende entre os dois suportes de borda (4) e localizado sob o accionador ou accionadores (7) e o elemento de guia (5).
  7. 7. Elemento de suporte deformável (1) de acordo com uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado por uma junta 89) ser fornecida cada entre os elementos de borda flexíveis (3) e os suportes de borda (4).
  8. 8. Elemento de suporte deformável (1) de acordo com uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado por os accionadores (7) aplicarem sua força na zona de transição entre a porção central rígida em flexão (2a) da superfície de suporte (2) e a porção flexível (2b) da superfície de suporte (2).
  9. 9. Elemento de suporte deformável (1) de acordo com uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado por a porção central rígida em flexão (2a) da superfície de suporte (2) ser 5 a 70 vezes, e de preferência 20 a 50 vezes, mais rígida em flexão do que a porção flexível da superfície de suporte (2).
  10. 10. Elemento de suporte deformável (1) de acordo com uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado por a porção flexível da superfície de suporte (2) ser mais fina do que a porção central rígida em flexão (2a) da superfície de suporte (2) ou por a porção flexível (2b) da superfície de suporte (2) ter entalhes de material ou por a porção flexível (2b) ser feita de outro material com menor rigidez.
  11. 11. Elemento de suporte deformável (1) de acordo com uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado por a porção central rígida em flexão (2a) compreender 10 a 50% do comprimentos da superfície de suporte (2) entre os elementos de borda (2), e ser centrada à volta da meio da superfície de suporte (2).
  12. 12. Elemento de suporte deformável (1) de acordo com uma das reivindicações 1 a 11, caracterizado por o elemento de suporte (1) ser feito em uma peça por moldagem por injecção ou a superfície de suporte (2) ser colada com os elementos de borda flexíveis (3) e um elemento de guia (5) .
  13. 13. Elemento de suporte deformável (1) de acordo com uma das reivindicações 1 a 12, caracterizado por o elemento de suporte (1) ser feito de material sintético não-reforçado ou reforçado com fibra de vidro.
  14. 14. Elemento de suporte deformável (1) de acordo com uma das reivindicações 1 a 13, caracterizado por os suportes de borda (4) terem um perfil e um dispositivo de bloqueio a fim de serem conectados com um trilho de guia lateral (8) do sistema de cama.
  15. 15. Elemento de suporte deformável (1) de acordo com uma das reivindicações 1 a 14, caracterizado por a superfície de suporte (2) do elemento de suporte (1) poder ser deformada numa forma ondulada ou num movimento dirigido para cima ou para baixo pela activação do accionador ou accionadores (7).
  16. 16. Sistema de cama que compreende vários elementos de suporte deformáveis (1) de acordo com uma das reivindicações anteriores, em que os elementos de suporte (1) são dispostos um ao lodo do outro e formam a grade de ripas do sistema de cama e em que há dois trilhos de guia laterias (8) sobre os quais um suporte de borda (4) do elemento de suporte (1) pode cada um ser fixado.
  17. 17. Sistema de cama de acordo com a reivindicação 16, caracterizado por um elemento de guia (5) ser fornecido em cada elemento de suporte (1) e por o elemento de guia (5) de elementos de suporte diferentes (1) do sistema de cama ser diferente.
PT107815029T 2009-11-23 2010-11-22 Elemento de suporte deformável e sistema de cama PT2503976E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
CH01797/09A CH702268A1 (de) 2009-11-23 2009-11-23 Verformbares Stützelement und Liegesystem.

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2503976E true PT2503976E (pt) 2016-03-31

Family

ID=42072929

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT107815029T PT2503976E (pt) 2009-11-23 2010-11-22 Elemento de suporte deformável e sistema de cama

Country Status (11)

Country Link
US (1) US8407833B2 (pt)
EP (1) EP2503976B1 (pt)
JP (1) JP5800825B2 (pt)
CA (1) CA2781217C (pt)
CH (1) CH702268A1 (pt)
DK (1) DK2503976T3 (pt)
ES (1) ES2569652T3 (pt)
HU (1) HUE028470T2 (pt)
PL (1) PL2503976T3 (pt)
PT (1) PT2503976E (pt)
WO (1) WO2011061317A1 (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8959678B2 (en) * 2011-07-01 2015-02-24 Rock Island Industries All truss foundation unit, method of making the same and foundation unit kit
CH705224A1 (de) * 2011-07-01 2013-01-15 Compliant Concept Ag Vorrichtung zum Verändern von Eigenschaften einer Tragfläche zur Gesundheitsprophylaxe und entsprechendes Verfahren.
JP5727357B2 (ja) * 2011-12-02 2015-06-03 パラマウントベッド株式会社 ベッド装置
US20140283302A1 (en) * 2013-03-23 2014-09-25 Uwe Horstmann Device for the insertion in bedsteads, bedding boxes or bed frames for use as a lying surface with a mattress on top of it for primarily a single person
US10531996B2 (en) 2015-11-06 2020-01-14 Andrei Cernasov Supporting surface with programmable supports and method to reduce pressure on selected areas of a body
DE102018009934A1 (de) * 2018-12-20 2020-06-25 Dathera Consumer Health Gmbh Bewegungs-Liege

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5640729A (en) * 1994-03-03 1997-06-24 Marino; Mario Hector Silvio Ergonomic mechanism for use in hospitals
AT168U1 (de) 1994-08-18 1995-04-25 Johann Ing Lachinger Lachinger Bettunterteilkonstruktion mit integriertem, hydraulischen puffer
US5531658A (en) * 1995-10-18 1996-07-02 L. S. C.; Liao Exercise device for building and rehabilitating waist
AU713407B2 (en) * 1996-02-08 1999-12-02 Adolfo Cosani Apparatus for use in preventing decubitis ulcers and in relaxation therapy
NO302509B1 (no) * 1996-02-26 1998-03-16 Audun Haugs Fremgangsmåte og anordning for håndtering av en person i en vuggende bevegelse i forhold til et underlag
DE19632611A1 (de) 1996-08-13 1998-02-19 Beda Krieter Antidekubitusbett zur Prophylaxe des Druckgeschwürs (Dekubitus)
AUPQ013799A0 (en) * 1999-05-04 1999-05-27 Donjac Pty. Ltd. Support assembly means
DE10307916A1 (de) 2003-02-25 2004-09-02 SIMONS, Hans-Jürgen Mikrointegrierte dynamisch-adaptive Krankenunterlage
JP4232482B2 (ja) * 2003-03-03 2009-03-04 沖電気工業株式会社 介護ベッド

Also Published As

Publication number Publication date
CA2781217A1 (en) 2011-05-26
ES2569652T3 (es) 2016-05-12
DK2503976T3 (en) 2016-04-25
JP2013511310A (ja) 2013-04-04
PL2503976T3 (pl) 2016-08-31
JP5800825B2 (ja) 2015-10-28
EP2503976A1 (de) 2012-10-03
CA2781217C (en) 2018-01-09
CH702268A1 (de) 2011-05-31
EP2503976B1 (de) 2016-01-27
HUE028470T2 (en) 2016-12-28
WO2011061317A1 (de) 2011-05-26
US8407833B2 (en) 2013-04-02
US20120240335A1 (en) 2012-09-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT2503976E (pt) Elemento de suporte deformável e sistema de cama
US7509698B2 (en) Therapeutic mattress
US8104125B2 (en) Self-contained gatching, rotating and adjustable foot section mattress
US10383452B2 (en) Bottom for bed apparatus
EP2874519B1 (en) Articulating bed with flexible mattress support
US20050028289A1 (en) Mattress
CN102309175A (zh) 具有狗骨形手井的可充气身体支撑件
US20160095776A1 (en) Leg Support Device
EP1874252A1 (en) Device for preventing decubitus
CN103006408A (zh) 一种宽度可调俯卧位体位垫
CN104334144A (zh) 用于可调床的床垫保持件系统
CN209220775U (zh) 一种用于骨科临床腿部支撑装置
CN209951665U (zh) 压疮护理装置
US20090119845A1 (en) Inflatable extremity elevation device
US20190083345A1 (en) Accessory Pad for Medical Examination Device
US20120255565A1 (en) Medical backboard
CN209916444U (zh) 压疮病患的辅助床具
CN203001357U (zh) 一种宽度可调俯卧位体位垫
US20210186230A1 (en) Fastening device for fastening a mattress
US20150121624A1 (en) Articulating bed with flexible mattress support
CN211187877U (zh) 新型护理床
CN207520299U (zh) 一种骨科护理换药装置
FI125738B (en) Spjälhållararrangemang
WO2009042647A2 (en) Bolster system for low air loss mattress
ITPE20070028U1 (it) Materasso, con combinazione statica e dinamica con microcessione di aria.