PT2397411E - Módulo de acoplamento enquanto interface entre uma manga de embarque e um avião - Google Patents

Módulo de acoplamento enquanto interface entre uma manga de embarque e um avião Download PDF

Info

Publication number
PT2397411E
PT2397411E PT10006314T PT10006314T PT2397411E PT 2397411 E PT2397411 E PT 2397411E PT 10006314 T PT10006314 T PT 10006314T PT 10006314 T PT10006314 T PT 10006314T PT 2397411 E PT2397411 E PT 2397411E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
coupling module
module according
car
floor
rollers
Prior art date
Application number
PT10006314T
Other languages
English (en)
Inventor
Lothar Scharf
Detlef Gutkuhn
Original Assignee
Huebner Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Huebner Gmbh filed Critical Huebner Gmbh
Publication of PT2397411E publication Critical patent/PT2397411E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B64AIRCRAFT; AVIATION; COSMONAUTICS
    • B64FGROUND OR AIRCRAFT-CARRIER-DECK INSTALLATIONS SPECIALLY ADAPTED FOR USE IN CONNECTION WITH AIRCRAFT; DESIGNING, MANUFACTURING, ASSEMBLING, CLEANING, MAINTAINING OR REPAIRING AIRCRAFT, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; HANDLING, TRANSPORTING, TESTING OR INSPECTING AIRCRAFT COMPONENTS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B64F1/00Ground or aircraft-carrier-deck installations
    • B64F1/30Ground or aircraft-carrier-deck installations for embarking or disembarking passengers
    • B64F1/305Bridges extending between terminal building and aircraft, e.g. telescopic, vertically adjustable
    • B64F1/3055Bridges extending between terminal building and aircraft, e.g. telescopic, vertically adjustable with hinged head interface between aircraft and passenger bridge

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Architecture (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Aviation & Aerospace Engineering (AREA)
  • Body Structure For Vehicles (AREA)
  • Ladders (AREA)
  • Vehicle Step Arrangements And Article Storage (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
"MÓDULO DE ACOPLAMENTO ENQUANTO INTERFACE ENTRE UMA MANGA DE EMBARQUE E UM AVIÃO" A invenção refere-se a um módulo de acoplamento enquanto interface entre uma manga de embarque e um avião, sendo que o módulo de acoplamento apresenta uma cobertura avançada e um pavimento sobre o qual se estende a cobertura avançada.
Mangas de embarque são bastante conhecidas a partir do estado da técnica. As mangas de embarque servem para a transição de pessoas desde o avião directamente para o edifício de aeroporto. Visto que o edifício de aeroporto é com frequência mais alto do que a abertura de porta do avião, as pontes de passageiros aéreos, que são retidas na extremidade dianteira através de um chassis, desenvolvem-se com frequência de forma oblíqua para baixo, na direcção da abertura de porta do avião. Na extremidade inferior da manga de embarque, a manga de embarque apresenta uma cabina que pode ser girada de até 90° relativamente ao eixo longitudinal da manga de embarque em volta de um eixo vertical, sendo que na extremidade dianteira se encontra disposto um módulo de acoplamento para a transição da cabina para o avião (documento WO 00/76847 A2). Uma configuração semelhante de uma manga de embarque mostram o documento US 2002/0116771 AI bem como o documento DE 10046010 AI. O documento US 4559660 mostra de igual modo uma cabina que pode ser girada em volta de um eixo vertical. Foi já feita referência para a circunstância de que a manga de embarque se prolonga desde o 1 edifício para o avião desenvolvendo-se de forma oblíqua para baixo. A consequência disto é que o módulo de acoplamento disposto na cabina e que apresenta um pavimento sobre o qual se estende em forma de U uma cobertura avançada que pode ser aberta, se encosta ao revestimento do avião encontrando-se inclinado relativamente ao avião, com o seu batente disposto no lado frontal da cobertura avançada. São de igual modo conhecidos módulos de acoplamento com uma cobertura avançada e um pavimento, sendo que o pavimento se encontra disposto no módulo de acoplamento de forma móvel em volta do eixo longitudinal central. A solução com movimento giratório do pavimento no módulo de acoplamento é dispendiosa. No caso de o pavimento não ser móvel em rotação, então isto seria desvantajoso segundo os seguintes aspectos:
No caso da maior parte dos aviões as portas abrem para fora. Se o pavimento do módulo de acoplamento se desenvolver de forma inclinada relativamente ao pavimento do avião, então isto significa, em relação à abertura da porta, que o módulo de acoplamento tem que ser colocado mais baixo, de modo a assegurar que a porta não colide aquando da abertura com o pavimento do módulo de acoplamento. A consequência disto é que a inclinação da manga de embarque aumenta adicionalmente no seu conjunto. Isto exige um maior dispêndio de força, por exemplo para o empurrar de cadeiras de rodas. É para além disso desvantajoso que, por causa do facto de que o módulo de acoplamento tem de ser colocado mais baixo, de modo a assegurar a abertura da porta de avião, resulta um degrau relativamente alto entre o avião por um lado e o pavimento do módulo de acoplamento por outro lado. Isto iria aumentar o perigo de tropeçar dos passageiros aquando da saída ou entrada no avião. A tendência para tropeçar iria ser 2 ainda aumentada por via do facto de que os passageiros saem do pavimento de avião horizontal para o pavimento que se encontra inclinado do módulo de acoplamento.
Uma série de aviões apresenta uma calha de chuva sobre a entrada da porta. Por causa da manga de embarque que se encontra inclinada e, de forma correspondente, por causa da posição inclinada do módulo de acoplamento, aquando de um encosto do fole com o amortecedor disposto do lado frontal acontece que o amortecedor, quando visto em planta sobre a porta de avião, se encosta do lado direito à calha de chuva, e se projecta do lado esquerdo por cima, para além do contorno do avião. Este é o caso em particular em aviões pequenos cujo contorno na zona da porta dianteira é demasiado inclinado imediatamente depois da porta para o coquepite. A consequência disto é que o amortecedor se desgasta de forma relativamente rápida do lado direito da porta de abertura, com a qual ele assenta na calha de chuva, e é formada uma abertura do lado esquerdo, através da qual pode entrar a chuva, neve, e por aí adiante. 0 objectivo subjacente da invenção consiste agora em, por um lado minimizar o desgaste no amortecedor e, por outro lado, assegurar que o amortecedor se encosta de forma estanque a toda a volta ao revestimento do avião na zona da abertura de porta do avião.
Para a solução deste objectivo é proposto de acordo com a invenção que o módulo de acoplamento é retido de forma que pode ser girado através da cabina da manga de embarque em volta de um eixo central que se desenvolve horizontalmente. Por eixo central entende-se doravante um eixo imaginário no centro do módulo de acoplamento, em volta do qual o módulo de acoplamento pode ser 3 recolhido de forma que se pode girar pela cabina da manga de embarque. Através da disposição de meios para a articulação giratória, do módulo de acoplamento à cabina da manga de embarque, ao longo de um arco de circunferência, é conseguido que o módulo de acoplamento pode ser sempre orientado com a aresta superior do amortecedor de forma exactamente paralela relativamente à porta de avião. Ou seja, que a aresta superior da abertura de porta serve enquanto linha de referencia para a orientação do módulo de acoplamento. 0 pavimento pode ser neste caso configurado de forma fixa no módulo de acoplamento, o que se reflecte de forma positiva sobre os custos.
Características vantajosas da invenção e outras configurações da invenção resultam das reivindicações dependentes. É assim em particular previsto que os meios para a articulação giratória do módulo de acoplamento à cabina da manga de embarque, compreendam pelo menos uma secção de carril em forma de arco de circunferência bem como diversos rolos, sendo que os rolos se encontram na direcção do módulo de acoplamento em ligação em união positiva com a secção de carril. Através da disposição dos rolos do lado frontal do módulo de acoplamento virado para a manga de embarque, e de forma correspondente a esta, da disposição das secções de carris na parede frontal da cabina da manga de embarque, é conseguido que o módulo de acoplamento possa ser girado em volta de uma secção de arco de circunferência ao longo dos carris dispostos sobre um arco de circunferência, relativamente à cabina. Através da ligação em união positiva dos rolos com a, pelos menos uma, secção de carril na direcção do módulo de acoplamento, é conseguido que o módulo de acoplamento é retido não apenas de forma paralela 4 relativamente ao lado frontal, mas antes também de forma perpendicular relativamente a este, ou seja ao longo do já referido eixo longitudinal central imaginário. Neste contexto, é previsto de forma vantajosa que os rolos na, pelo menos uma, secção de carril, sejam montados no módulo de acoplamento de modo que abraçam em união positiva a secção de carril de ambos os lados. Relativamente à ligação em particular em união positiva entre os rolos e a secção de carril, de acordo com uma outra característica da invenção, a superfície de rolamento dos rolos encontra-se arqueada para dentro e de forma correspondente a esta, o lado superior e/ou inferior da, pelo menos uma, secção de carril, apresenta um abaulamento dirigido para fora.
Por via do facto de que os rolos abraçam a secção de carril de ambos os lados e através do abaulamento dos rolos e de forma correspondente a este, do carril de ambos os lados do carril, a ligação entre o módulo de acoplamento por um lado e a cabina por outro lado, decorre em união positiva de forma perpendicular relativamente ao lado frontal do módulo de acoplamento, ou da cabina.
De acordo com uma característica particularmente vantajosa da invenção, o módulo de acoplamento apresenta uma estrutura em particular em forma de caixa, que segue aproximadamente o contorno da cobertura avançada em forma de U, sendo que os meios para a articulação giratória do módulo de acoplamento à cabina da manga de embarque, ou seja, por exemplo os rolos anteriormente referidos são dispostos na estrutura do módulo de acoplamento e as secções de carris no lado frontal da cabina. Neste contexto, pode ser de igual modo previsto que a manga de embarque apresente, de forma correspondente à estrutura no módulo de acoplamento, uma estrutura de adaptação enquanto peça 5 contrária, sendo que nesta estrutura de adaptação, que na vista em planta em particular é de igual modo configurada em forma de caixa a toda a volta, tal como a estrutura no módulo de acoplamento, as secções de carris são montadas em ambos os lados e na travessa da estrutura de adaptação em forma de caixa. A disposição das secções de carris na estrutura de adaptação decorre neste caso em forma de arco de circunferência, de modo que o módulo de acoplamento, tal como isto foi já referido no inicio, é retido através da manga de embarque de forma que pode ser girado ao longo de um arco de circunferência relativamente à cabina da manga de embarque. A utilização de uma estrutura de adaptação que pode ser unida de forma removível com a cabina tem a vantagem de que através de substituição da estrutura de adaptação, um e o mesmo módulo de acoplamento pode ser montado a manga de embarque de diferentes fabricantes, no lado frontal da cabina da respectiva manga de embarque.
Uma configuração particularmente vantajosa da ligação entre o módulo de acoplamento por um lado, e a cabina da manga de embarque por outro lado, caracteriza-se por no lado frontal da cabina, ou da estrutura de adaptação, serem fixadas três secções de carris dispostas ao longo de uma secção de arco de circunferência, as quais são de igual modo configuradas em forma de arco de circunferência, sendo que para este efeito, na estrutura do módulo de acoplamento que se encontra virado para a cabina da manga de embarque, são proporcionados respectivos rolos ou pares de rolos de forma correspondente à disposição das secções de carris na manga de embarque. A secção de carril central das duas secções é neste caso abraçada pelos rolos de ambos os lados da secção de carril, sendo que decorre deste modo já uma articulação em união positiva do módulo de acoplamento à 6 cabina da manga de embarque segundo a direcção perpendicular ao lado frontal da cabina. Ambas as outras secções de carris, que se encontram dispostas de forma que se desenvolvem no essencial segundo a vertical no lado frontal da cabina ou na estrutura de adaptação, e que se encontram opostas entre si, são em cada caso abraçadas exteriormente pelos rolos dispostos no lado frontal do módulo de acoplamento. Neste contexto deverá ser feita uma referência para que também é fundamentalmente suficiente quando, por causa da configuração arqueada dos lados superior e inferior do carril e do respectivo abaulamento correspondente do rolos, é já possível uma articulação em união positiva do modulo de acoplamento à cabina da manga de embarque, que no entanto, por via do facto de que na secção de carril central, que se desenvolve aproximadamente segundo a horizontal, no lado frontal da manga de embarque, e que é abraçada de ambos os lados por rolos, é conseguida uma maior segurança contra levantamento do módulo de acoplamento. Também é evidentemente abrangida pela invenção uma forma de realização em que os rolos são dispostos na cabina da manga de embarque e os carris no módulo de acoplamento. Ambos são equivalentes quando uma estrutura é disposta no módulo de acoplamento e a estrutura de adaptação é disposta na cabina do lado frontal. A partir das explicações acima resulta que o módulo de acoplamento se encontra disposto na cabina, de forma que pode ser girado em volta de um eixo central imaginário relativamente à cabina da manga de embarque. Ou seja, que o pavimento da cabina se encontra inclinado na zona da transição para o módulo de acoplamento. Pelo contrário, o pavimento no módulo de acoplamento desenvolve-se no essencial segundo a horizontal. A partir daqui resulta que de ambos os lados da linha central do pavimento, que representa o eixo neutral, resulta um pequeno 7 degrau. Para a transposição do degrau é previsto que o pavimento do módulo de acoplamento seja configurado de forma deflectivel elástica, sendo que é chamada a atenção para que o giro do módulo de acoplamento relativamente à manga de embarque tem um valor de apenas poucos graus. Ou, então, o pavimento do módulo de acoplamento apresenta, na transição para o pavimento da manga de embarque, placas de transição que se encontram unidas em cada caso através de uma dobradiça com o pavimento do módulo de acoplamento. Estas placas de transição são configuradas em forma de triângulo, sendo que as placas de transição na direcção do centro do pavimento, ou seja na direcção da linha central, aliás do eixo neutral do pavimento, são configuradas de forma convergente, ou seja apresentam um aspecto aproximadamente de forma triangular em vista em planta. Através de tais placas de transição, podem ser transpostas as distâncias em forma de degrau que se formam de ambos os lados da linha central, aliás do eixo neutral.
Entre o lado frontal do módulo de acoplamento virado para a manga de embarque e o lado frontal da cabina da manga de embarque existe um espaço estreito. 0 espaço estreito tem aproximadamente a largura da espessura das secções de carris que se encontram dispostas no lado frontal da manga de embarque, se for caso disso acrescida da espessura da estrutura de adaptação. Para a cobertura do espaço estreito é previsto, de acordo com uma outra caracteristica da invenção, uma tela que cobre o espaço estreito do lado superior e na zona dos lados. A tela é neste caso configurada em particular de forma elástica ou alongável. A fixação da tela pode decorrer por meio de fitas de velcro. A cobertura avançada do módulo de acoplamento, que é configurada em particular em jeito de um fole, apresenta do seu lado frontal virado para o dorso de avião, uma estrutura que recolhe o amortecedor. De modo a colocar agora a cobertura avançada no dorso do avião, após condução de aproximação da manga de embarque ao dorso de avião, é previsto um dispositivo de abertura para a cobertura avançada tal como é conhecido a partir do estado da técnica. 0 dispositivo de abertura compreende neste caso em cada caso um braço articulado disposto de ambos os lados da cobertura avançada do módulo de acoplamento. A invenção será em seguida descrita em maior detalhe a titulo de exemplo, com base nos desenhos.
Figura 1 mostra em representação em perspectiva, a manga de embarque com um módulo de acoplamento articulado na extremidade dianteira, em estado girado do módulo de acoplamento relativamente à cabina da manga de embarque; Figura 2 mostra uma vista sobre o lado frontal da cabina da manga de embarque, sendo que podem ser reconhecidas secções de carris em forma de arco de circunferência, bem como os rolos que abraçam as secções de carris em forma de arco de circunferência, sendo que os rolos se encontram dispostos no módulo de acoplamento; Figura 3 mostra um corte a partir da Figura 2 em representação ampliada; Figura 3a mostra a ligação dos rolos à secção de carril; Figura 4 mostra uma vista lateral sobre a transição da cabina 9 da manga de embarque ao módulo de acoplamento;
Figura 5 mostra a particularidade V da Figura 4 em representação ampliada;
Figura 6 mostra esquematicamente a configuração do pavimento do módulo de acoplamento com as placas de transição dispostas neste através de dobradiças. A partir da representação de acordo com a Figura 1, pode ser reconhecida a manga de embarque referenciada com 1, que apresenta na sua extremidade dianteira uma cabina 2 angulada em ângulo de 90° relativamente à manga 1 de embarque que é, no entanto, parte integrante da manga 1 de embarque. O módulo de acoplamento referenciado no seu conjunto com 20, encontra-se articulado na cabina 2 de forma que pode ser girado em volta de um eixo 3 horizontal imaginário. O módulo 20 de acoplamento apresenta do seu lado frontal livre, uma estrutura 22 disposta na cobertura 21 avançada, sendo que o amortecedor referenciado com 23 se encontra disposto na estrutura. No interior do módulo de acoplamento são proporcionados de ambos os lados, em cada caso um braço 25 articulado que serve para o movimento de abertura da cobertura 21 avançada do módulo 20 de acoplamento, de modo a poder juntar por fim o amortecedor 23 ao revestimento do dorso de avião. O módulo 20 de acoplamento apresenta para além disso o pavimento 26, sobre o qual os passageiros caminham imediatamente após deixar o avião.
Objecto da invenção é agora a articulação giratória do módulo 20 de acoplamento à cabina 2 da ponte 1 de passageiros aéreos. Nesta medida, a Figura 2 mostra uma vista sobre o lado frontal da cabina 2 da ponte 1 de passageiros aéreos, sendo que 10 a cabina 2 apresenta uma estrutura 5 de adaptação que pode ser aparafusada ao lado frontal da cabina, sendo que a estrutura 5 de adaptação circunda o pavimento 9 em forma de caixa e apresenta uma travessa 5a e dois lados 5b. Tanto de ambos os lados 5b como também sobre a travessa 5a, encontram-se fixadas secções 6a e 6b de carris em forma de arco de circunferência. A disposição das secções 6a, 6b de carris em forma de arco de circunferência decorre sobre uma secção circular, tal como isto pode ser reconhecido de forma muito clara a partir da Figura 2.
Em aeroportos encontram-se em utilização mangas de embarque de diferentes fabricantes. Até aqui tem sido de tal modo que a cada manga de embarque de um fabricante se encontra associado um determinado módulo de acoplamento. Uma estrutura de adaptação substituível abre agora a possibilidade de ligar um e o mesmo módulo de acoplamento a mangas de embarque de diferentes fabricantes. É apenas necessário substituir a estrutura 5 de adaptação. As estruturas 5 de adaptação podem divergir na sua dimensão em relação à cabina 2 da manga de embarque que as recolhe; do lado frontal virado para o módulo 20 de acoplamento, elas apresentam contudo sempre as secções 6a, 6b de carris em igual disposição de forma correspondente à disposição dos rolos 30 na estrutura 29 do módulo 20 de acoplamento. O módulo 20 de acoplamento apresenta, como isto resulta a partir da Figura 4, do seu lado frontal virado para a cabina 2 da manga de embarque, a estrutura 29, sendo que podem ser reconhecidos na estrutura 29 os rolos 30 representados na Figura 2. A configuração dos rolos por um lado, e das secções 6a, 6b de carris em forma de arco de circunferência, por outro lado, resulta individualmente da representação esquemática ampliada de acordo com a Figura 3a, sendo que pode ser reconhecido a partir 11 daqui que os rolos 30 apresentam um abaulamento 31 orientado para dentro, e de forma correspondente a este, as secções 6, 6b de carris apresentam um abaulamento 6c orientado para fora. Pode ser reconhecido que a secção 6a de carris em forma de arco de circunferência disposta sobre a travessa 5a que se desenvolve horizontalmente da estrutura 5 da cabina 2 da ponte 1 de passageiros aéreos, é abraçada de ambos os lados por rolos 30. Ambas as secções 6b de carris em forma de arco de circunferência que se encontram dispostas sobre os lados 5b da estrutura 5 da cabina 2 da manga de embarque, encontram-se de igual modo em ligação com rolos 30, sendo que os rolos 30 apenas se encontram no entanto dispostos de um lado da secção de carril em forma de arco de circunferência. Os rolos 30 dispostos de ambos os lados da secção 6a de carris, impedem em particular um levantamento do módulo de acoplamento da manga de embarque na direcção da seta 40, quando é realizada a configuração dos rolos 30 por um lado, e a correspondente configuração das secções 6a, 6b de carris com os respectivos abaulamentos 30a, 6c.
Como pode ser reconhecido em particular a partir da Figura 4, uma tela 35 em particular alongável encontra-se disposto no fole 21, sendo que a tela 35 cobre o espaço 36 estreito entre o módulo 20 de acoplamento e a cabina 2. A fixação da tela, que é fixado em particular a toda a volta ao módulo de acoplamento e cobre por conseguinte o espaço 36 estreito na zona dos lados 5b e da travessa 5a, é fixado de forma vantajosa por meio de fechos de fita adesiva tanto ao módulo de acoplamento como também à parte 2 de cabeça, sem que isto seja mostrado em maior detalhe.
Pode ser reconhecido em particular a partir da Figura 1 que o pavimento 9 da cabina 2 da ponte 1 de passageiros aéreos se desenvolve de forma inclinada relativamente ao pavimento 26 do 12 módulo de acoplamento. 0 ângulo entre o pavimento 26 do módulo de acoplamento e o pavimento 9 da cabina encontra-se aproximadamente entre 5o e 6o. Apesar de o ângulo ser relativamente reduzido, resulta um degrau entre o pavimento 26 do módulo de acoplamento e o pavimento 9 da cabina de ambos os lados da linha central do pavimento 26 do módulo de acoplamento, sendo que para a transposição do degrau é proporcionada uma placa 27 de transposição de ambos os lados da linha central 26a do pavimento 26, que é fixada ao pavimento 26 do módulo de acoplamento por meio de uma dobradiça 28.
Lisboa, 24 de Agosto de 2012 13

Claims (20)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Módulo (20) de acoplamento enquanto interface entre a cabina (2) de uma ponte (1) de passageiros aéreos e um avião, sendo que o módulo (20) de acoplamento apresenta uma cobertura (21) avançada e um pavimento (26) sobre o qual se estende a cobertura avançada, caracterizado por o módulo (20) de acoplamento ser retido pela cabina (2) da ponte (1) de passageiros aéreos de forma que pode ser girado em volta de um eixo (3) longitudinal central que se desenvolve segundo a horizontal.
  2. 2. Módulo de acoplamento de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por entre o módulo (20) de acoplamento e a cabina (2) da ponte (1) de passageiros aéreos serem proporcionados meios (6a, 6b, 30) ao longo de um arco de circunferência, para a articulação giratória do módulo (20) de acoplamento à cabina (2).
  3. 3. Módulo de acoplamento de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por os meios para a articulação giratória do módulo (20) de acoplamento à cabina (2), compreenderem pelo menos uma secção (6a, 6b) de carris em forma de arco de circunferência bem como diversos rolos (30), sendo que os rolos (30) com a, pelo menos uma, secção (6a, 6b) de carris se encontram em ligação em união positiva com a, pelo menos uma, secção (6a, 6b) de carris segundo a direcção do módulo (20) de acoplamento. 1
  4. 4. Módulo de acoplamento de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por os rolos (30) abraçarem a, pelo menos uma, secção (6a, 6b) de carris de ambos os lados.
  5. 5. Módulo de acoplamento de acordo com qualquer uma das reivindicações 3 ou 4, caracterizado por a superfície (30a) de circulação dos rolos (30) ser abaulada para dentro, e, de forma correspondente a esta, o lado (6c) superior e/ou inferior da, pelo menos uma, secção (6a, 6b) de carris apresentar um abaulamento orientado para fora.
  6. Módulo de acoplamento de acordo com qualquer uma das reivindicações 2 a 5, caracterizado por o módulo (20) de acoplamento apresentar uma estrutura (29), sendo que os meios para a articulação giratória do módulo (20) de acoplamento à cabina (2] 1 da ponte (1) de passageiros aéreos, são dispostos na estrutura (29) e no lado frontal da cabina (2) .
  7. 7. Módulo de acoplamento de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por a cabina (2) da ponte (1) de passageiros aéreos apresentar uma estrutura (5) de adaptação para a recolha dos meios (6a, 6b) para a articulação giratória do módulo (20) de acoplamento à cabina (2), a qual é configurada de forma correspondente à estrutura (29) do módulo (20) de acoplamento.
  8. 8. Módulo de acoplamento de acordo com qualquer uma das reivindicações 3 a 7, caracterizado por do lado frontal da cabina (2) da ponte (1) de passageiros aéreos, ao longo de uma secção circular, serem dispostas três secções (6, 6b) de carris em forma de arco de circunferência, sendo que na 2 estrutura (29) do módulo (20) de acoplamento são dispostos os respectivos rolos (30) de forma correspondente àquelas.
  9. 9. Módulo de acoplamento de acordo com qualquer uma das reivindicações 6 a 8, caracterizado por a estrutura (29) do módulo (20) de acoplamento ser configurada aproximadamente em forma de caixa a toda a volta na vista do lado frontal, sendo que os rolos (30) são montados nos lados (5b) e na travessa (5a) da estrutura (29).
  10. 10. Módulo de acoplamento de acordo com a reivindicação 7 ou com qualquer uma das reivindicações 8 a 9 quando dependentes da reivindicação 7, caracterizado por a secção (6a) de carris em forma de arco de circunferência que se encontra disposta do lado superior do lado frontal da cabina (2) ou da estrutura (5) de adaptação, ser abraçada de ambos os lados através de rolos (30).
  11. 11. Módulo de acoplamento de acordo com a reivindicação 7 e simultaneamente com a 8, ou com qualquer uma das reivindicações 9 a 10 quando dependentes da 7 e 8, caracterizado por as secções (6b) de carris em forma de arco de circunferência que se encontram dispostas lateralmente, no lado frontal da cabina (2) ou da estrutura (5) de adaptação, apenas serem abraçadas de um lado por rolos (30) .
  12. 12. Módulo de acoplamento de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por o pavimento (26) do módulo (20) de acoplamento ser configurado flexível de forma elástica na zona da transição para o pavimento (9) da cabina (2). 3
  13. 13. Módulo de acoplamento de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por o módulo de acoplamento apresentar a cabina (2) do lado de extremidade que em posição que pode ser angulada relativamente à ponte (1) de passageiros aéreos se encontra fixada à manga de embarque, sendo que a cabina recolhe o módulo (20) de acoplamento de forma que pode ser girado em volta do eixo (3) longitudinal central.
  14. 14. Módulo de acoplamento de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por o pavimento (26) do módulo (20) de acoplamento apresentar placas (27) de transição na transição para o pavimento (9) da cabina (2) da ponte (1) de passageiros aéreos, que se encontram em cada caso unidas através de uma dobradiça (28) com o pavimento (9) do módulo (20) de acoplamento.
  15. 15. Módulo de acoplamento de acordo com a reivindicação 14, caracterizado por as placas (27) de transição serem configuradas em forma triangular, sendo que as placas (27) de transição convergem numa ponta aguda segundo a direcção do centro do pavimento (26) do módulo (20) de acoplamento.
  16. 16. Módulo de acoplamento de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por a cobertura (21) avançada ser configurada em forma de U.
  17. 17. Módulo de acoplamento de acordo com qualquer uma das reivindicações 7 a 16, caracterizado por tanto a estrutura (29) do módulo (20) de acoplamento, como também a estrutura (5) de adaptação da manga (1) de embarque serem configurados em forma de caixa a toda a volta. 4
  18. 18. Módulo de acoplamento de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por o espaço (36) estreito entre o módulo (20) de acoplamento e a cabina (2) da manga (1) de embarque, poder ser coberto por uma tela (35) revestida a material sintético, em particular passível de ser alongada.
  19. 19. Módulo de acoplamento de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por a cobertura (21) avançada do módulo (20) de acoplamento poder ser aberta.
  20. 20. Módulo de acoplamento de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por a cobertura (21) avançada apresentar um amortecedor (23) no seu lado frontal. Lisboa, 24 de Agosto de 2012 5
PT10006314T 2010-06-18 2010-06-18 Módulo de acoplamento enquanto interface entre uma manga de embarque e um avião PT2397411E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP10006314A EP2397411B1 (de) 2010-06-18 2010-06-18 Kuppelmodul als Schnittstelle zwischen einer Fluggastbrücke und einem Flugzeug

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2397411E true PT2397411E (pt) 2012-08-31

Family

ID=43270492

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT10006314T PT2397411E (pt) 2010-06-18 2010-06-18 Módulo de acoplamento enquanto interface entre uma manga de embarque e um avião

Country Status (8)

Country Link
US (1) US8429780B2 (pt)
EP (1) EP2397411B1 (pt)
KR (1) KR101233876B1 (pt)
CN (1) CN102285459B (pt)
DK (1) DK2397411T3 (pt)
ES (1) ES2391882T3 (pt)
PL (1) PL2397411T3 (pt)
PT (1) PT2397411E (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN103924504B (zh) * 2013-01-10 2015-12-09 深圳中集天达空港设备有限公司 登船桥遮篷装置及其驱动方法
EP2851301B1 (de) * 2013-09-24 2020-09-02 Hübner GmbH & Co. KG Fluggastbrücke oder -treppe
TR201819373T4 (tr) 2014-08-16 2019-01-21 Huebner Gmbh & Co Kg Uçak Yolcusu Biniş-İniş Köprüsü İçin Ara Bağlantı Modülü
ES2710022T3 (es) * 2015-04-27 2019-04-22 Huebner Gmbh & Co Kg Procedimiento para posicionar un dispositivo de acceso y carga en el fuselaje de un avión
US10908580B2 (en) * 2016-09-09 2021-02-02 Accenture Global Solutions Limited Devices, systems, and methods for automated loading bridge positioning using shapes associated with a vehicle
ES2800171T3 (es) 2016-10-28 2020-12-28 Huebner Gmbh & Co Kg Módulo de acoplamiento para formar una interfaz entre la cabina de un puente de embarque de pasajeros y un avión
DE202016106543U1 (de) 2016-11-23 2017-01-12 HÜBNER GmbH & Co. KG Kuppelmodul mit Lagesensor
ES2921073T3 (es) * 2019-04-23 2022-08-17 Huebner Gmbh & Co Kg Pasarela de acceso a aeronaves con una cabina y un módulo de acoplamiento

Family Cites Families (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
NL6807580A (pt) * 1968-05-29 1969-12-02
US3561030A (en) * 1969-07-28 1971-02-09 Wollard Aircraft Equipment Inc Conveyance loader
US3693204A (en) * 1970-09-24 1972-09-26 Boothe Airside Services Closure apparatus
US4110859A (en) * 1977-11-07 1978-09-05 Lichti Robert D Passenger loading ramp
US4333195A (en) * 1980-11-24 1982-06-08 Lichti Robert D Fire protective walkway apparatus
DE8309614U1 (de) * 1983-03-31 1984-01-12 Thyssen Industrie Ag, 4300 Essen Uebergangseinrichtung fuer eine fluggastbruecke
US4559660A (en) * 1983-11-14 1985-12-24 Yusaf Tarkan Aircraft loading ramp
US4590634A (en) * 1984-12-20 1986-05-27 The Boeing Company Marine transfer device
US5253381A (en) * 1991-01-31 1993-10-19 Mcdonnell Douglas Corporation Hinged cargo ramp
DE4408069C1 (de) * 1994-03-10 1995-04-13 Alten K Überfahrbrücke für Rampen
US6487742B1 (en) * 1999-06-10 2002-12-03 Fmc Technologies, Inc. Side pivot cab for loading or unloading an airplane
DE10046010A1 (de) * 2000-09-16 2002-03-28 Klaus Kubatzki Fluggastbrücke
US20020116771A1 (en) * 2000-10-24 2002-08-29 Coles John C. Passenger loading bridge bumper pads
CN100564161C (zh) * 2006-06-14 2009-12-02 许布奈有限公司 飞机登机桥或飞机乘客舷梯

Also Published As

Publication number Publication date
US8429780B2 (en) 2013-04-30
EP2397411A1 (de) 2011-12-21
CN102285459B (zh) 2014-11-26
EP2397411B1 (de) 2012-08-22
ES2391882T3 (es) 2012-11-30
KR101233876B1 (ko) 2013-02-15
US20110309198A1 (en) 2011-12-22
PL2397411T3 (pl) 2013-01-31
KR20110138130A (ko) 2011-12-26
CN102285459A (zh) 2011-12-21
DK2397411T3 (da) 2012-09-10

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT2397411E (pt) Módulo de acoplamento enquanto interface entre uma manga de embarque e um avião
US7269871B2 (en) Seal for aircraft boarding bridge including an extension mechanism
US4120067A (en) Articulated closure for a passenger loading bridge
US7699372B2 (en) Integrated car top carrier
US20120145831A1 (en) Floor of a dome module as an interface between an air passenger bridge or air passenger stairs and an airplane
US6496996B1 (en) Telescopic gangway
JP6250796B2 (ja) ボーディングブリッジと敷居の低い飛行機をインタフェースする装置
BR112012020916B1 (pt) dispositivo de acesso
CA2692869C (en) An open and close apparatus for a shelter of a boarding bridge
CN105905273A (zh) 用于交通工具的滑动闭合元件结构的滑动闭合元件
US20150246792A1 (en) Elevator car with a maintenance window
US8745799B1 (en) Fall protection cage with adjustable outboard upright
CA2360813C (en) Cabin for telescopic gangway
EP1694547A1 (en) Escape device for a rail vehicle
US20160122159A1 (en) Retractable toe guard assembly for an elevator system
CN112441491A (zh) 低顶层补偿措施
US20190009927A1 (en) Aerobridge providing multiple access points to aircraft vehicle
US20150191258A1 (en) Access tunnel to an aircraft
US9403473B2 (en) Scooter lift canopy
EP3492334A1 (en) Device adapted to at least partially cover a coupler-head
US9586698B2 (en) Air passenger stair or bridge with an approximately U-shaped portal frame disposed at the front of the air passenger stair or bridge for receiving a canopy roof
EP2554508A1 (en) Improvements in or relating to an access platform device
ES2708802T3 (es) Módulo de acoplamiento para pasarela de pasajeros de avión
US20160016656A1 (en) Door abutment
CN105270647B (zh) 适于经由人孔进入飞行器舱的桥