PT2245129E - Composições de detergente para máquinas de lavar loiça - Google Patents

Composições de detergente para máquinas de lavar loiça Download PDF

Info

Publication number
PT2245129E
PT2245129E PT09704804T PT09704804T PT2245129E PT 2245129 E PT2245129 E PT 2245129E PT 09704804 T PT09704804 T PT 09704804T PT 09704804 T PT09704804 T PT 09704804T PT 2245129 E PT2245129 E PT 2245129E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
weight
composition
composition according
percarbonate
amount
Prior art date
Application number
PT09704804T
Other languages
English (en)
Inventor
Huig Euser
Jean-Paul Janssens
Robert Jan Moll
Sachindew Manodjkoemar Ramcharan
Original Assignee
Unilever Nv
Unilever Plc No 41424
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=39529429&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT2245129(E) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Unilever Nv, Unilever Plc No 41424 filed Critical Unilever Nv
Publication of PT2245129E publication Critical patent/PT2245129E/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C11ANIMAL OR VEGETABLE OILS, FATS, FATTY SUBSTANCES OR WAXES; FATTY ACIDS THEREFROM; DETERGENTS; CANDLES
    • C11DDETERGENT COMPOSITIONS; USE OF SINGLE SUBSTANCES AS DETERGENTS; SOAP OR SOAP-MAKING; RESIN SOAPS; RECOVERY OF GLYCEROL
    • C11D3/00Other compounding ingredients of detergent compositions covered in group C11D1/00
    • C11D3/16Organic compounds
    • C11D3/26Organic compounds containing nitrogen
    • C11D3/33Amino carboxylic acids
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C11ANIMAL OR VEGETABLE OILS, FATS, FATTY SUBSTANCES OR WAXES; FATTY ACIDS THEREFROM; DETERGENTS; CANDLES
    • C11DDETERGENT COMPOSITIONS; USE OF SINGLE SUBSTANCES AS DETERGENTS; SOAP OR SOAP-MAKING; RESIN SOAPS; RECOVERY OF GLYCEROL
    • C11D3/00Other compounding ingredients of detergent compositions covered in group C11D1/00
    • C11D3/39Organic or inorganic per-compounds
    • C11D3/3942Inorganic per-compounds

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Oil, Petroleum & Natural Gas (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Inorganic Chemistry (AREA)
  • Detergent Compositions (AREA)

Description

DESCRIÇÃO "COMPOSIÇÕES DE DETERGENTE PARA MÁQUINAS DE LAVAR LOIÇA"
Campo Técnico da Invenção A presente invenção está no campo da lavagem automática de loiça. Mais especificamente, a invenção compreende detergentes de lavagem automática de loiça e a sua utilização no processo de lavagem de loiça.
Antecedentes da Invenção
De um modo tradicional, um consumidor utilizaria três produtos para lavar loiça, numa máquina de lavar loiça automática. Seria adicionado sal ao compartimento de sal para amaciar a água. Uma composição de detergente serviria para limpar os artigos e um auxiliar de enxaguamento seria utilizado nas etapas finais do processo de lavagem, para evitar riscos ou manchas nos artigos.
Nos últimos anos, estes produtos tradicionais foram pelo menos, parcialmente substituídos por produtos que são referidos como produtos "2 em 1" e produtos "3 em 1".
Os produtos "2 em 1" compreendem já a função de sal embutida no produto e portanto, durante a utilização, não existe a necessidade de adição de sal ao compartimento de sal da máquina 1 de lavar. 0 auxiliar de enxaguamento ainda é adicionado separadamente.
Os produtos "3 em 1" evitam a necessidade de adição de sal e auxiliar de enxaguamento. As três funções desejadas de lavagem, enxaguamento e amaciamento estão incluídas num único produto.
Outros produtos multifuncionais foram desenvolvidos nos últimos anos, tais como produtos detergentes "4 em 1" e “5 em 1", i. e., com funcionalidade de protecção de vidros e/ou invólucros solúveis em água.
Todos estes produtos são ainda referidos como composições multifuncionais.
Esta mudança de produtos tem melhorado muito a facilidade de manuseamento para os consumidores.
Actualmente a maioria dos produtos multifuncionais comerciais compreende um estruturante. Um estruturante serve, de um modo geral, para melhorar e estender a acção de um tensioactivo. Um estruturante pode proporcionar esta contribuição de várias formas, e. g. pela ligação de iões de cálcio e magnésio, pela ligação de iões de metais de transição, peptização e suspensão de sujidades na solução, fornecimento de alcalinidade e pó estruturante/solubilizante. Pode também contribuir para a prevenção de funcionamento não ideal de tensioactivos. A ligação de cálcio e magnésio é a função mais relevante, entre estas. 0 sistema estruturante é, de um modo preferido, solúvel em água. 2 0 estruturante mais conhecido é o tripolifosfato de sódio. Uma desvantagem conhecida deste estruturante é que este contém fósforo. Muitas tentativas foram efectuadas para substituir (parcialmente) este estruturante por um que seja mais amigo do ambiente e que apresente ainda a funcionalidade desejada.
Exemplos de substitutos adequados que foram já sugeridos incluem carbonato, citrato, zeólito, silicato e compostos aminopolicarboxílicos, tais como ácido metilglicinodiacético (MGDA) e as suas variantes, e. g. NTA (ácido nitrilotriacético), GOA (ácido glutâmicodiacético) , DPA (ácidodipicolínico) e IDS (ácido iminodissuccínico) . Apesar de serem adequados em geral numa variedade de produtos para substituir (parcialmente) o fostato, alguns deles possuem desvantagens quando utilizados em composições multifuncionais. A utilização de compostos aminopolicarboxilados, tal como ácido metilglicinodiacético em composições de detergente é conhecida da técnica anterior, e. g. US N° 6162259, US N° 6172036, US N° 6376449, US N°6159922, US N°6770616.
No documento EP 1721962, uma composição para lavagem de loiça, livre de fosfato, é divulgada, compreendendo até 10% em peso de um tensioactivo, 5 a 70% em peso de um composto aminocarboxilico, 5 a 40% em peso de citrato, 0,05 a 3% em peso de um sal de bismuto solúvel em água e 0-5% em peso de silicato.
Apesar da substituição do estruturante de fosfato por compostos policarboxílicos proporcionar vantagens ambientais, esta substituição ainda não é comummente aplicada, já que os compostos policarboxílicos, tais como ácido 3 metilglicinodiacético (MGDA) e IDS são conhecidos por apresentarem várias desvantagens. MGA e, também, IDS são conhecidos por serem um agente quelante, que, no entanto, apresenta desvantagens relacionadas com a sua higroscopia inerente, razão pela qual este produto está, de um modo geral, disponível na forma liquida. Este é um sério inconveniente para a produção de produtos multifuncionais, que, na maioria dos casos, estão, pelo menos parcialmente, na forma de pó ou pastilha. Este facto reduz de forma significativa a aplicabilidade deste produto.
Além disso, um efeito negativo de corrosão de metais foi observado quando MGDA foi aplicado em composições de lavagem de loiça. A utilização de um ou mais agentes de branqueamento em detergentes para máquinas de lavar loiça é comummente conhecida. Estes componentes são em particular aplicados devido ao seu desempenho na lavagem. Os exemplos de agentes de branqueamento comummente aplicados incluem monopersulfato, perborato mono-hidratado, perborato tetra-hidratado e percarbonato. Hoje em dia, a legislação em torno da utilização de perborato levou à aplicação geral de percarbonato como agente de branqueamento principal em composições de lavagem de loiça. Para se obter o desempenho de limpeza desejado, o percarbonato é, de um modo geral, aplicado em quantidades de 15 a 20% em peso. A utilização de quantidades menores é comummente conhecida por resultar num indesejável reduzido desempenho de limpeza.
Porém, a utilização de MGDA ou IDS como estruturante de capacidade detergente numa composição de lavagem de loiça que 4 contém percarbonato demonstrou ser capaz de originar uma maior dissociação do percarbonato. Como resultado, foi observada uma reduzida estabilidade do produto detergente, levando a um desempenho reduzido, quando tal produto é utilizado para lavar loiças. Além disso, o aumento de temperatura observado é associado a uma maior dissociação do percarbonato, o que proporciona sérias desvantagens à produção, armazenamento e transporte da composição de lavagem de loiça. É um objectivo da invenção proporcionar uma composição de lavagem de loiça, na qual substancialmente nenhum fosfato é utilizado, na qual, pelo menos, um composto aminopolicarboxilado, de um modo preferido, MGDA, é utilizado e que não apresenta efeitos negativos associados à utilização de tal composto.
Um objectivo da presente invenção é proporcionar uma composição de detergente para máquina de lavar loiça compreendendo compostos aminopolicarboxilados selecionados de MGDA e IDS, e de um modo preferido, MGDA, como estruturante de capacidade detergente e percarbonato, apresentando a composição uma boa estabilidade na produção e no armazenamento, e apresentando um bom desempenho de limpeza.
Outro objectivo da presente invenção é proporcionar uma composição de detergente para máquina de lavar loiça, que é substancialmente livre de fosfato e compreende compostos aminopolicarboxilados selecionados de MGDA e IDS e, de um modo preferido, MGDA e percarbonato, que demonstra uma maior estabilidade da referida composição e que proporciona alguma protecção contra corrosão de metal. 5 É um objectivo adicional da presente invenção proporcionar uma composição de detergente para máquina de lavar loiça, que é substancialmente livre de fosfato e compreende compostos aminopolicarboxilados selecionados de MGDA e IDS e, de um modo preferido, MGDA e percarbonato, demonstrando tal composição boas propriedades de escoamento de uma mistura em pó da composição durante o processo de fabrico e também desempenho melhorado da eficiência de enxaguamento.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Num primeiro aspecto a invenção proporciona uma composição de detergente para máquina de lavar loiça que está substancialmente livre de fosfato e compreende um composto aminopolicarboxilado selecionado de ácido metilglicinodiacético (MGDA) e IDS, numa quantidade de, pelo menos, 25% em peso, de um modo preferido, entre 25% e 70% em peso e um agente de branqueamento compreendendo percarbonato, estando a quantidade de percarbonato na faixa entre 3 a 12% em peso, baseado no peso total da composição. De um modo preferido, o composto aminopolicarboxilico compreende ácido metilglicinodiacético e/ou os seus sais correspondentes.
Num segundo aspecto da invenção, é proporcionado um método para limpeza de loiças numa máquina de lavar loiça, compreendendo o tratamento das loiças com um liquido de lavagem compreendendo uma composição de lavagem de loiças da composição.
Num terceiro aspecto, a invenção refere-se à utilização de uma composição de lavagem de loiça de acordo com a invenção para utilização numa máquina de lavar loiça, de modo que não seja 6 necessário nenhum sal para o rejuvenescimento de material de permuta de iões dentro da máquina.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
Definições
As percentagens em peso (indicadas como "% em peso") são aqui calculadas com base no peso total da composição, salvo indicação em contrário.
No contexto desta invenção, "substancialmente livre de" significa uma concentração máxima do composto em questão de 1% em peso, baseado no peso da composição de detergente.
Nos exemplos desta descrição, onde é feita referência para ácidos aminopolicarboxílicos, é entendido que os sais correspondentes estão também incluídos.
As quantidades mencionadas nesta descrição são baseadas na quantidade recomendada de composição de detergente utilizada para o ciclo de lavagem principal. As composições de detergente para máquina de lavar loiça, de acordo com a invenção podem ser adequadamente administradas no líquido de lavagem a níveis de 2 g/L a 10 g/L. A invenção é particularmente adequada para composições multifuncionais para máquina de lavar loiça. Porém benefícios podem também ser alcançados aplicando a invenção a uma composição de detergente, em que um auxiliar de enxaguamento separado é utilizado nas etapas finais do processo de lavagem de 7 loiça. Numa forma de realização preferida, a composição de detergente é uma composição multifuncional para máquinas de lavar loiça. A invenção, em todas as suas formas de realização, é particularmente benéfica para composições de detergente que estão na forma particulada. A composição de detergente particulada pode apresentar-se na forma de pó ou pastilha, ou uma sua combinação.
Estruturante
As composições da invenção conterão um ou mais compostos aminopolicarboxílicos. Estes compostos actuam como estruturantes e ligam iões como magnésio e cálcio. Devido às propriedades de limpeza e bom desempenho em pH reduzido, o composto aminopolicarboxilico é selecionado de ácido metilglicinodiacético (MGDA) e IDS. 0 tipo de composto aminopolicarboxilico, mais preferido, é MGDA.
Opcionalmente, a composição compreende um estruturante adicional que pode ser selecionado, por exemplo, do grupo compreendendo carbonatos, bicarbonatos, boratos de metais alcalinos e zeólitos.
Em composições da presente invenção, a quantidade de composto aminopolicarboxilico, de um modo preferido, MGDA é pelo menos, 25% em peso e é, de um modo preferido, entre 25 e 70% em peso do total da composição, de um modo mais preferido, entre 25% e 60% e de um modo muito preferido, entre 30 e 45% em peso. Uma quantidade de cerca de 30, 35 ou 40% em peso de MGDA demonstrou bons resultados em todos os aspectos na composição de detergente da presente invenção. A forma na qual o MGDA e/ou IDS e/ou os seus sais podem ser aplicados nas composições pode ser qualquer uma, e para esta invenção é, de um modo preferido, a forma de um pó ou granulado. substancialmente Os exemplos de tripolifosfatos sais metálicos
As composições da presente invenção são livres de estruturantes que contêm fosfato, estruturantes que contêm fosfato incluem hexametanofosfato, ortofosfato e os seus alcalinos.
Componente de branqueamento Inorgânico
Na composição de presente invenção, a quantidade de percarbonato presente está na gama de 3 a 12% em peso. Verificou-se que, apesar das baixas quantidades de percarbonato presente, é obtido um desempenho de limpeza muito bom. Tão bons resultados são verificados quando a quantidade de percarbonato é de, pelo menos, 5% e, de um modo preferido, entre 5 e 11% em peso Ainda de modo mais preferido, a quantidade está entre 7 e 11% em peso, de modo muito preferido, entre 8 e 11% em peso e, de modo altamente preferido, de cerca de 9 ou 10% em peso, baseado na composição total. É altamente preferido que o material percarbonato utilizado seja revestido. O revestimento do material pode ser realizado através de, por exemplo, cristalização ou granulação de pulverização. Os materiais de percarbonato revestido adequados são descritos, por exemplo, nos documentos EP 891417, EP 136580 9 e EP 863842. A utilização de percarbonato revestido granulado por pulverização é mais preferida.
Numa forma de realização preferida da invenção, a composição para máquina de lavar loiça compreende 30 a 45% em peso de MGDA e entre 8 e 11% em peso de um percarbonato revestido granulado por pulverização.
As composições da invenção apresentam uma boa estabilidade, na produção e no armazenamento. Em particular um bom desempenho de limpeza é obtido, enquanto a degradação do produto é reduzida comparada com os produtos de percarbonato, actualmente no mercado. A estabilidade pode ser adequadamente medida através de um Monitor de Actividade Térmica (TAM), um microcalorímetro multicanal como, por exemplo, o fornecido Thermometric. O objectivo da medição TAM é quantificar a actividade térmica de um produto. Quanto maior a actividade térmica, que tem origem na reacção dos ingredientes, maior o risco de degradação do produto sob condições de armazenamento.
Para medição da geração de calor em pastilhas ou pós, uma amostra é mantida em temperatura constante.
Antes da medição, o aparelho TAM é equilibrado à temperatura de medição desejada, que é tipicamente 40 ou 50 °C. A pastilha é partida ao meio e colocada num frasco de 25 mL no aparelho Para medição da geração de calor num pó, 10 g do pó são colocados no frasco. O fluxo de calor é registado durante, pelo menos, 48 h. O valor após exactamente 48 h é lido e dividido pelo peso da amostra. O valor TAM resultante é expresso em pW/g (microWatt por grama). 10
Verificou-se que composições estáveis para máquina de lavar loiça podem ser preparadas utilizando um composto aminopolicarboxilico selecionado de ácido metilglicinodiacético (MGDA) e IDS, como estruturante de capacidade detergente, e percarbonato como agente de branqueamento que apresenta um valor TAM menor que 80 pW/g a 50 °C e que apresenta excelente desempenho de limpeza. No presente documento, a quantidade de composto aminopolicarboxilico selecionado de MGDA e IDS é de, pelo menos, 25% em peso, e a quantidade de percarbonato utilizada é significativamente menor que a comummente aplicada, estando na gama de 3 a 12% em peso com base no produto total.
De um modo preferido, as composições de acordo com a invenção são preparadas para apresentar um valor TAM menor que 70 pW/g a 50 °C e um modo ainda mais preferido um valor TAM menor que 60 pW/g a 50 °C.
Silicatos
Em formulações detergentes comummente utilizadas, não de acordo com a presente invenção, o silicato está presente em quantidades até 30% em peso, ou superiores, em torno de 50% em peso. O objectivo do silicato nestas composições conhecidas é ,de um modo geral, prevenir o desgaste de cores em esmalte de porcelana e vidros decorados por corrosão, bem como na corrosão de esmalte e metais.
Verificou-se agora que, através da incorporação de uma pequena quantidade de silicato, estando esta quantidade na gama de 2 a 7% em peso, não só se verifica uma boa redução de corrosão de aluminio mas também uma melhoria adicional na 11 estabilidade das composições de lavagem de loiça. Verificou-se que valores TAM foram ainda mais reduzidos quando 2 a 7% em peso de silicatos, estão presentes numa composição compreendendo, pelo menos, 25% em peso de MGDA, de um modo preferido, entre 25 e 70% em peso, e 3 a 12% em peso de percarbonato.
Quando são utilizadas quantidades menores que 2% em peso, os benefícios de estabilidade e corrosão são dificilmente detectáveis, enquanto se verifica que uma quantidade superior a 7% em peso leva a desvantagens na composição.
De um modo preferido, a quantidade de silicato utilizado é selecionada na gama de 3 a 6% em peso. Uma melhoria adicional compreende uma composição para lavagem de loiça contendo, pelo menos, 25% em peso de MGDA, de um modo preferido, entre 25 e 70% em peso, 3 a 12% em peso de percarbonato e 3 a 6% em peso de silicatos.
Os níveis de silicatos indicados na descrição são calculados como SiC>2. É preferido que o silicato seja escolhido do grupo de silicatos de metais alcalinos. O silicato pode proporcionar capacidade de ajuste de pH e protecção contra corrosão de metais e contra desgaste na decoração das loiças, incluindo benefícios com porcelana fina e artigos de vidro. A proporção de Si02 para óxido de metal alcalino (M20 onde M = metal alcalino) é tipicamente de 1 a 3,5, de um modo preferido, entre 1,6 a 3, de um modo mais preferido, entre 2 e 2,8. 12
De um modo preferido, o silicato de metal alcalino é hidratado, apresentando entre 15 a 25% de água, de um modo mais preferido, entre 17 e 20%.
Os metassilicatos altamente alcalinos podem em princípio, ser utilizados mas, em geral, geram um pH muito alto para serem adequados para aplicação nas composições da presente invenção. Portanto, os silicatos hidratados de metal alcalino menos alcalinos que apresentam uma proporção de Si02:M20 desde 2,0 a 2,4 são muito preferidos. As formas anidras dos silicatos de metal alcalino com uma proporção Si02:M20 de 2,0 ou superior, são menos preferidas, pois tendem a ser significativamente menos solúveis do que os silicatos de metal alcalino hidratados com proporção menor que 2.
Dos silicatos de metal alcalino, os silicatos de sódio e potássio, especialmente sódio, são os preferidos. Um silicato de metal alcalino particularmente preferido é um silicato de sódio hidratado granular com uma proporção de SiC>2:Na20 entre 2,0 e 2,4. Mais preferido é um silicato de sódio hidratado granular com uma proporção de Si02:Na20 de 2,0 em particular, para aplicação em composições de detergente para máquinas de lavar loiça aplicadas na forma de pó ou pastilha. Enquanto as formas típicas, i. e., em pó e granulado, de partículas de silicato hidratado são adequadas, partículas de silicato preferidas com um tamanho médio de partícula entre 300 e 900 pm e 40% menor que 150 pm e menos que 5% maior que 1700 pm. Particularmente preferida é uma partícula de silicato com tamanho médio de partícula entre 400 e 700 pm com menos de 20% menor que 150 pm e com menos que 1% maior que 1700 pm. 13 Não-iónicos
Opcionalmente, um ou mais tensioactivos nao-iónicos podem estar presentes nas composições da invenção.
As composições da invenção podem conter uma quantidade total de tensioactivos não-iónicos nas composições, até 10% em peso, de um modo mais preferido, até 7% em peso, de um modo muito preferido, até 5% em peso de um não-iónico quando o tensioactivo está presente. De um modo preferido, a quantidade total de tensioactivos não-iónicos presentes nas composições é de, pelo menos, 0,5% em peso, de um modo mais preferido, pelo menos, 0,8% em peso Adequadamente, a quantidade total de tensioactivos não-iónicos nas composições está na gama de 1 a 5% em peso da composição total.
Estes tensioactivos não-iónicos podem incluir qualquer agente não-iónico alcoxilado, activo na superfície, em que a metade alcoxilada é seleccionada do grupo consistindo de óxido de etileno, óxido de propileno, óxido de butileno e as suas misturas. Os tensioactivos não-iónicos são, de um modo preferido, utilizados para melhorar a capacidade detergente e suprimir a formação excessiva de espumas provocada, devido a sujidade de proteína. Exemplos de tensioactivos não iónicos adequados incluem álcoois gordos de cadeia linear etoxilados e/ou propoxilados, com baixa ou nenhuma formação de espuma. A desvantagem de formulações contendo compostos aminopolicarboxilados como ácido metilglicinodiacético como estruturante e tensioactivos não-iónicos convencionais (significando tensioactivos não-iónicos, que são líquidos a temperaturas abaixo de 35 °C) , é que devido à sua higroscopia, 14 os compostos policarboxilados irão formar aglomerados. Por exemplo, aquando da elaboração de uma pré-mistura de pós e outros ingredientes da composição para máquinas de lavar loiça, o fluxo de pó pelos tubos até as máquinas de embalamento é dificultado pela pegajosidade do pó. Este facto é especialmente relevante quando a composição para máquina de lavar loiça está comprimida em pastilhas Como as pastilhas multifuncionais contêm quantidades bastante elevadas de não-iónicos comparado com pastilhas detergentes não-multifuncionais, este problema no fabrico é ainda mais presente.
Uma melhoria adicional de composições para máquinas de lavar loiça livres de fosfato contendo compostos aminopolicarboxilados, tais como MGDA e percarbonato foi verificada quando menos de 2% em peso de tensioactivos não-iónicos com ponto de fusão menor que 35 °C estão presentes na composição.
Surpreendentemente verificou-se que, com a utilização de mais um tensioativo não-iónico com ponto de fusão acima de 35 °C nas composições de lavagem de loiça da invenção, o desempenho da eficiência de enxaguamento é melhorado comparado com uma pastilha com não-iónicos, que são liquidas a temperaturas abaixo de 35 0 C.
Composições para máquina de lavar loiça compreendendo um ou mais tensioactivos não-iónicos com ponto de fusão acima de 35°C são preferidas.
Uma outra forma de realização preferida contém menos de 2% em peso de tensioactivos não-iónicos, com um ponto de fusão 15 menor que 35 °C e contém um ou mais tensioactivos não-iónicos com ponto de fusão acima de 35 °C.
Numa outra forma de realização preferida, pelo menos um tensioativo não—iónico apresenta um ponto de fusão acima de 40 °C. A quantidade de tensioativo não-iónico com um ponto de fusão maior que 35 °C na composição é, de um modo preferido, pelo menos, 0,5% em peso. De um modo mais preferido, a quantidade é, pelo menos, 0,8% em peso e, de um modo muito preferido, pelo menos, 1,5% em peso, baseado no peso total da composição
Adequadamente, a composição de lavagem de loiça compreende, pelo menos, 25% em peso de MGDA, de um modo preferido, entre 25 e 70% em peso, 3 a 12% em peso de percarbonato, menos de 2% em peso de tensioactivos não-iónicos com um ponto de fusão menor que 35 °C. Uma melhoria adicional compreende uma composição para lavagem de loiça compreende, pelo menos, 25% em peso de MGDA, de um modo preferido, entre 25 e 70% em peso, 3 a 12% em peso de percarbonato, menos de 2% em peso de tensioactivos não-iónicos com um ponto de fusão menor que 35 °C e, pelo menos, 0,5% em peso, de um modo preferido pelo menos 0,8% em peso de um tensioativo não-iónico com um ponto de fusão maior que 35 °C. Pela presença adicional de 2 a 7% em peso de silicatos em qualquer uma dessas composições, os benefícios na produção, no desempenho de limpeza com reduzida corrosão de metais e estabilidade do produto detergente são ainda mais melhorados.
Uma melhoria adicional desta forma de realização envolve a utilização de um tensioativo não-iónico com ponto de fusão superior a 35 °C, que é um tensioativo não-iónico com baixa 16 formação de espuma. Um tensioativo não-iónico preferido com um ponto de fusão superior a 35 °C é selecionado de tensioactivos hidroxialquilo glicoléter com um ponto de fusão acima de 35 °C, de um modo preferido, acima de 40 °C. Uma classe preferida de tais materiais apresenta entre 6 a 20, de um modo preferido, 8 a 18, de um modo muito preferido 10 a 18 átomos de carbono na sua cadeia alquílica e entre 15 a 50, de um modo preferido, de 20 a 40 unidades de éter glicol. Um exemplo de compostos deste grupo é a classe de poliglicoléteres de álcoois gordos modificados. Outros tensioactivos não-iónicos preferidos deste grupo são álcoois polialcoxilados de alto ponto de fusão, opcionalmente com o grupo —OH terminado com um grupo alquilo e, tipicamente, apresentando uma média de 10 a 20 grupos alquilo e mais que 30 grupos de óxidos alquilenos, e. g., grupos de óxido de etileno e/ou óxido de propileno.
De um modo preferido, pelo menos, 50% em peso, da quantidade total de tensioactivos não-iónicos é um tensoativo não-iónico que possui um ponto de fusão superior a 35 °C, de um modo mais preferido, pelo menos, 60% em peso e, de um modo muito preferido, pelo menos, 65% em peso. Opcionalmente até 90% ou até 100% em peso do total de tensioactivos não-iónicos são selecionados de tensioactivos não-iónicos que possuem um ponto de fusão superior a 35 °C.
Os não-iónicos de elevado ponto de fusão podem ser adicionados à composição de diferentes formas. Eles podem ser adicionados, por exemplo, através de co-extrusão com o composto aminopolicarboxilico, através de co-granulação ou semelhantes. Verificou-se que as vantagens descritas nesta descrição são também obtidas, por simples adição de granulados dos não-iónicos 17 de elevado ponto de fusão, para todos ou parte dos ingredientes na preparação da composição.
Além dos tensioactivos não-iónicos, as composições podem compreender tensioactivos aniónicos. Se presentes, a sua quantidade total deve estar a níveis ou ser menor que 5% em peso e, de um modo preferido, em níveis de 2% em peso ou menos. Além disso, se qualquer tensioativo aniónico está presente é preferido que um agente anti-espuma, para suprimir a formação de espumas esteja presente.
Numa forma de realização particular, a invenção proporciona uma composição para máquinas de lavar loiça, que é substancialmente livre de fosfato, e compreende 25 a 70% em peso de MGDA, 3 a 12% em peso de percarbonato, 2 a 7% em peso de silicato, menos de 2% em peso de tensioactivos não-iónicos com um ponto de fusão menor que 35 °C e, pelo menos, 0,5% em peso de um ou mais tensioactivos não-iónicos com um ponto de fusão acima de 35°C.
Outros ingredientes das composições
Material de branqueamento
Além do material de branqueamento de percarbonato, outros componentes de branqueamentos podem estar presentes na composição.
Como agentes de branqueamentos inorgânicos, os agentes de branqueamento de peróxido e os agentes que libertam cloro ou 18 bromo sao adequados para inclusão nas composições para máquinas de lavar loiça.
Por exemplo, 1 a 5% em peso de um agente de branqueamento de cloro pode ser utilizado. Porém, materiais de branqueamento baseados em peróxido são preferidos. 0 material de branqueamento pode estar completa ou parcialmente encapsulado.
Os compostos inorgânicos que geram peróxido são também tipicamente utilizados como material de branqueamento da presente invenção Exemplos destes materiais incluem ácidos e sais correspondentes de monopersulfato, perborato mono-hidrato, e perborato tetra-hidrato.
Os ácidos monoperóxido úteis na presente invenção incluem peroxiácidos de alquilo e peroxiácidos de arilo, tais como ácido peroxibenzóico e ácidos peroxibenzóicos de anel substituído (e. g., exemplo ácido peróxi-alfa-naftóico) , ácidos alifáticos e monoperóxidos alifáticos substituídos (e. g., ácido peroxiláurico e ácido peroxiesteárico) e ácido ftaloil-amido-peroxicapróico (PAP). Os ácidos diperóxido típicos, úteis na presente invenção incluem ácidos alquildiperóxido e ácidos arildiperóxido, tais como ácido 1,12-di-peróxi-dodecanediódico (DPDA), ácido 1-9-diperóxiazelaico, ácido diperoxibrassilico ácido diperoxissebaico e ácido diperoxi-isoftálico e ácido 2-decildiperóxibutano-l,4-dióico.
Os precursores de branqueamento peroxiácidos são bem conhecidos na técnica. Como exemplos não-limitativos, podem citar-se N,N,N,N',N'-tetra-acetil-etilenodiamina (TAED), nonanoiloxibenzeno sulfonato de sódio (SNQBS), benzoiloxibenzeno 19 sulfonato de sódio (SNOBS) e o precursor peroxiácido catiónico (SPCC) conforme descrito no documento US N°4751051.
Se desejado, um catalisador de branqueamento, como o complexo manganês, e. g., Mn-Me TACN, como descrito no documento EP 458397 A, ou as sulfoniminas dos documentos US N°5041232 e 5047163 podem ser incorporados. Este pode apresentar-se na forma de um encapsulado, separadamente do granulado de branqueamento de percarbonato. Os catalisadores de cobalto podem também ser utilizados.
Para agentes de branqueamento de peróxido, uma gama adequada é de 0,5% a 3% de avO (Oxigénio disponível) De um modo preferido, a quantidade de material de branqueamento no líquido de lavagem é de, pelo menos, 0,00125% em peso e no máximo 0,03% em peso avO, por peso do líquido.
Sal de Bismuto A composição da invenção pode compreender um sal de bismuto solúvel em água. Onde o bismuto é mencionado, deve considerar-se um sal solúvel de bismuto, salvo indicação em contrário.
Com o objetivo de prevenir a corrosão visível de vidros e desgaste das decorações, o nível de sal de bismuto solúvel em água na composição de detergente para máquinas de lavar loiça da invenção é, de um modo preferido, menor ou igual a 3% em peso, baseado na composição total. Apesar de já ter sido observado que com níveis muito baixos de bismuto, um efeito pode ser já obtido, a composição da invenção contém efectivamente, pelo menos, 0,05% em peso. Consequentemente numa forma de realização 20 preferida, a composição da invenção compreende desde 0,05 a 3% em peso, baseado na composição total de bismuto. Numa forma de realização preferida adicional, a composição contém 0,1 a 2% em peso do sal de bismuto solúvel em água.
Os sais de bismuto solúveis em água, adequados para utilização nas composições de detergente da invenção são, em particular, selecionados do grupo de acetato de bismuto, acetato di-hidratado, brometo, butirato, citrato, citrato di-hidratado cloreto, iodeto, iodeto di-hidratado, caproato, formato, formato di-hidratado, fumarato, gluconato, glicinato, lactato, malato, maleato, nitrato, nitrato tri-hidratado, nitrato hexa-hidratado, fenolsulfonato, sulfato mono-hidratado, sulfato hepta-hidratado, sulfato hexa-hidratado, salicilato, succinato tartarato, valerato, sacarinato e carboximetiloxissuccinato. É preferido utilizar uma composição de sal de bismuto solúvel em água, escolhida do grupo de acetato, formato e sulfato. As misturas de quaisquer dos sais mencionados podem também ser utilizadas.
Polímero Anti-incrustrante
Numa forma de realização preferida da presente invenção, a composição de detergente para máquinas de lavar loiça compreende, pelo menos, um polímero dispersante. Os polímeros dispersantes, como referidos nesta invenção, são escolhidos do grupo de agentes anti-manchas e/ou agentes anti-incrustantes.
Exemplos de agentes poliméricos anti-manchas adequados são poliacrilatos hidrofobicamente modificados, e também argilas sintéticas e, de um modo preferido, as argilas sintéticas que possuem uma elevada área superficial são muito úteis para 21 prevenir manchas, principalmente aquelas formadas onde a sujidade e restos dispersos estão presentes em locais onde a água se acumula no vidro, e manchas que se formam quando a água subsequentemente evapora. Os sistemas anti-manchas, tais como poliacrilatos hidrofobicamente modificados são vantajosos nos designados sistemas multifuncionais.
Exemplos de agentes anti-incrustantes adequados incluem fosfonatos orgânicos, amino carboxilatos, compostos substituídos em poli-funcionalidades e as suas misturas.
Os agentes anti-incrustantes particularmente preferidos incluem fosfonatos orgânicos, tais como, a-hidroxi-2-fenilo etilo difosfonato, difosfonato de etileno, hidroxi-1,1-hexilideno, vinilideno, 1,1-difosfonato, 1,2-di-hidroxietano-1,1-difosfonato e hidroxi-etileno-1,1—difosfonato. Os mais preferidos são hidroxi-etileno-1,1-difosfonato (EDHP) e ácido 2-fosfono-butano-1,2,4-tricarboxílico. São especialmente preferidos os polímeros dispersantes solúveis em água preparados a partir de um monómero de ácido aliloxibenzenossulfónico, um monómero de ácido metalilosulfónico, um monómero não-iónico copolimerizável e um monómero de ácido carboxílico copolimerizável com insaturação de olefina conforme descrito no documento US N°5547612 ou conhecidos como polímeros sulfonados acrílicos conforme descrito no documento EP 851022. Os polímeros deste tipo incluem poliacrilato com metacrilato de metilo, sulfonato de metalilo de sódio e éter de metalilo sulfofenol. São também adequados um terpolimero contendo poliacrilato com ácido 2-acrilamido-2-metilpropano sulfónico, assim como poliacrilatos fosfonados e policarboxilatos etoxilados. 22
Como alternativa, os polímeros e copolímeros de ácido acrílico que apresentam um peso molecular entre 500 e 20000 podem também ser utilizados, tais como compostos ácidos policarboxílicos homopolímericos com ácido acrílico como unidade monoméricca. O peso médio de tais homopolímeros na forma ácida varia, de um modo preferido, entre 1000 a 100000, particularmente de 3000 a 10000. São também adequados os copolímeros policarboxilados derivados de monómeros de ácido acrílico e ácido maleico. O peso molecular médio destes polímeros na forma ácida, varia, de um modo preferido, entre 4000 a 70000.
As misturas de agentes anti-incrustantes podem também ser utilizadas, sendo particularmente útil uma mistura de fosfonatos orgânicos e polímeros de ácido acrílico com metacrilato de metilo, sulfonato de sódio metalilo. É preferido que o nível de agente anti-incrustante seja de 0,2 a 15% em peso da composição total, de um modo preferido, de 0,5 a 10% em peso, e de um modo ainda mais preferido, 1 a 8% em peso.
Enzimas
As enzimas podem estar presentes nas composições da invenção. Exemplos de enzimas adequadas para utilização nas composições de limpeza desta invenção incluem lipases, peptidases, amílases (enzimas amilolíticas) e outras que degradam, alteram ou facilitam a degradação ou alteração de sujidades bioquímicas e manchas encontradas em situações de 23 limpeza, assim como para mais facilmente remover as sujidades ou manchas do objecto a ser lavado para tornar a sujidade ou mancha mais removíveis numa etapa de lavagem subsequente. Tanto a degradação como a alteração podem melhorar a remoção de sujidade. De um modo preferido, a composição da invenção contém também uma enzima proteolítica. As enzimas podem estar presentes numa quantidade percentual de peso desde 0,2 a 7% por peso.
Agentes anti-embaciamento
Agentes anti-embaciamento, tais como benzotriazol e os descritos no documento EP 723577 podem também ser incluídos.
Ingredientes opcionais
Os ingredientes opcionais são, por exemplo, agentes tampao, agentes redutores e. g., boratos, hidróxido de metal alcalino e os conhecidos estabilizadores de enzimas, tais como, os poliálcoois, e. g., glicerol e bórax, inibidores de crescimento de cristais, agentes de limiar, perfumes, corantes e semelhantes. Em pastilhas, podem ser utilizados agentes de ligaçao, e. g., amidos modificados.
Os agentes redutores podem ser utilizados, e. g., para evitar o aparecimento de uma concentração que desactive as enzimas de compostos de branqueamento oxidantes. Os agentes adequados incluem ácidos sulfóxidos redutores e os seus sais. Os mais preferidos por razões de disponibilidade, baixo custo e elevado desempenho são os sais de amónio e de metal alcalino de ácidos sulfóxidos, incluindo sulfito de amónio ((NH4)S203) 24 sulfito de sódio (Na2S03) bissulfito de sódio (NaHSC>3), metabissulf ito de sódio (Na2S03) metabissulf ito de potássio (K2S2O5) , hidrossulfito de litio (Li2S204) etc., sendo o sulfito de sódio particularmente preferido. Outro agente redutor útil, porém não tão preferido, por motivos de custos é o ácido ascórbico. A quantidade de agentes redutores a ser utilizada pode variar em cada caso, dependendo do tipo de branqueamento e da forma em que se encontra, mas normalmente, uma gama de cerca de 0,01% em peso a 1,0% em peso, de um modo preferido, de cerca de 0,02% em peso a cerca de 0,5% em peso, será o suficiente.
Numa forma de realização preferida, a composição de acordo com a invenção compreende uma composição/ingrediente auxiliar de enxaguamento. Os ingredientes auxiliares de enxaguamento são ingredientes que afectam a aparência final da loiça que é lavada. Métodos de eficiência de enxaguamento
Num aspecto adicional da presente invenção é proporcionado um método para limpeza de loiça numa máquina mecânica de lavar loiça, compreendendo o tratamento das loiças com um liquido de lavagem que compreende uma composição para lavagem de loiça de acordo com a invenção, como descrito acima. Numa forma de realização preferida é necessário um rejuvenescimento mínimo do material de permuta de iões dentro da máquina. Nesta forma de realização não existe necessidade do consumidor adicionar sal ao compartimento de sal da máquina. As composições especialmente adequadas para esta utilização são composições multifuncionais. 25
Num aspecto ainda mais adicional, a invenção refere-se à utilização de uma composição para lavagem de loiça de acordo com a invenção para utilização numa máquina de lavar loiça automática, tal que não seja requerido sal para o rejuvenescimento de material de permuta de iões dentro da máquina.
Formas de composições de detergente
As formas adequadas para a composição de detergente para máquina de lavar loiça são pós e pastilhas e as suas misturas. De um modo preferido, as composições são composições de dose unitária, tais como pastilhas. As composições de dose unitária, tal como as pastilhas podem ser embrulhadas num invólucro solúvel em água para fácil manuseamento. No contexto desta descrição, uma pastilha refere-se a uma composição particulada comprimida que pode ser considerada como sendo um corpo de forma sólida.
Numa forma de realização preferida, as pastilhas detergentes da presente invenção podem ser pastilhas monofásicas e também pastilhas multifásicas. Estas fases podem apresentar uma cor diferente, e cada fase pode compreender diferentes ingredientes, os quais podem ser activados nas etapas sequenciais de lavagem. As fases da pastilha detergente multifásica são, de um modo preferido, camadas separadas na pastilha. Porém uma região discreta de uma pastilha pode apresentar também qualquer outra forma, por exemplo, um ou mais núcleos, ou inserções, na forma de uma esfera. 26
Numa forma de realização, a pastilha detergente da presente invenção é uma pastilha de três camadas, na qual a camada superior e inferior possuem substancialmente a mesma composição enquanto a camada do meio possui uma composição diferente.
As pastilhas podem apresentar qualquer forma. Porém, para facilitar o embalamento, elas são, de um modo preferido, blocos de secções substancialmente uniformes, tais como cilindros ou cubóides. Em geral, a camada superior e inferior da pastilha são substancialmente planas. A densidade geral de uma pastilha, de um modo preferido, está em torno de 1000 a 1700 g/L.
De um modo preferido, as fases da pastilha preferida, possuem juntas um peso de 5 a 70 g, de um modo mais preferido, de 10 a 40 g. 0 peso das pastilhas depende das condições de utilização, e se ele representa uma dose para uma carga média numa máquina de lavar ou uma fração de tal dose. Conforme indicado anteriormente nesta descrição, as composições de detergente para máquinas de lavar loiça de acordo com a invenção podem adequadamente ser administradas no liquido de lavagem em níveis de 2 g/L a 10 g/L.
EXEMPLOS
Os seguintes exemplos, não-limitativos, ilustram a presente invenção. Os ingredientes são indicados como percentagens em peso da composição total, salvo indicação em contrário. 27
Exemplo 1
As pastilhas detergentes para máquinas de lavar loiça foram preparadas utilizando as formulações indicadas na Tabela I.
Tabela I
Ingrediente Pastilha A Pastilha B Comparação I Pó branco % (em peso) % (em peso) % (em peso) ácido metilglicinodiacético (Trilon M ex BASF) 34 34 34 sulfato de sódio 16,277 17,777 15,777 carbonato de sódio 5,3 5,3 5,3 silicato de sódio 5, 0 2,5 2,5 tensioativo não-iónico* 4,57 4,57 4, 57 percarbonato de sódio (revestido) 10, 0 11,0 13,0 catalisador de manganês 1,4 1,4 1, 4 poliacrilato 3, 7 3, 7 3, 7 citrato de bismuto 0,31 0,31 0,31 hidróxi-etileno 1,1-difosfonato de sódio 0,99 0,99 0, 99 benzotriazol 0,033 0,033 0, 033 enzimas 1,65 1,65 1, 65 menores, perfume 0,10 0,10 0, 10 Pó verde carbonato de sódio 13,63 13,63 13,63 tensioativo não-iónico 0,50 0,50 0,50 28 (continuação)
Ingrediente Pastilha A Pastilha B Comparação I Pó branco % (em % (em % (em peso) peso) peso) solução de corante 0,50 0,50 0,50 potietilenoglicol 1,67 1,67 1,67 polímero sulfonado 0,37 0,37 0,37 *alquil-hidroxiéter, ponto de fusão entre 45 e 49 °C,
Preparação do pó
Foram preparados 50 kg de cada uma das composições em pó indicadas na Tabela, num misturador de relha de alto cisalhamento de 130 L. Para a preparação do pó branco, os materiais a granel, ácido metilglicinodiacético, sulfato de sódio e bicarbonato de sódio são adicionados ao misturador, em primeiro lugar, seguido da pulverização dos líquidos sobre o pó, em aproximadamente 30 segundos. Após a pulverização, os componentes menores são adicionados ao misturador e o pó é misturado durante 1,5 minutos antes de descarga em tambores.
Preparação da pastilha de camada tripla
As pastilhas de camada tripla, neste exemplo, são produzidas numa prensa rotativa de pastilhas com 3 estações de dosagem. O pó branco foi utilizado para as composições das camadas superior e inferior, e o pó verde foi utilizado para as composições da camada do meio. A torre da máquina é equipada com 37 estações de perfuração com um comprimento de 36 mm e largura de 26 mm. Nas estações de dosagem 1 e 3, as composições particuladas das 29 camadas superior e inferior são administradas e na estação de dosagem 2, as composições particuladas da camada do meio são administradas. A velocidade da torre é definida nas 5 rpm. As pastilhas são comprimidas através de uma primeira dosagem (estação 1) de 8 g das composições particuladas das camadas superior e inferior seguido de (estação 2) 3 g da composição particulada da camada do meio e novamente (estação 3) 7 g das composições particuladas das camadas superior e inferior. Este resultado são pastilhas retangulares com peso total de 18 g, largura de 26 mm e comprimento de 36 mm. A estabilidade de todas as pastilhas foi medida utilizando o Monitor de Actividade Térmica (TAM) como apresentado na descrição, pelo que o aparelho TAM é equilibrado a 50 °C.
Os valores TAM encontrados são indicados na Tabela II.
Tabela II
Pastilha A Pastilha B Comparação I 73 68 90
Isto demonstra claramente uma maior estabilidade para as pastilhas da invenção. Todas as pastilhas revelaram um desempenho de limpeza igual. 30
Exemplo 2
Uma outra série de pastilhas detergentes para máquinas de lavar loiça foi preparada, utilizando agora as formulações indicadas na Tabela III.
Tabela III
Pastilha C Comparação Ex. II Comparação Ex. III Pó branco [% peso] [% peso] [% peso] ácido metilglicinodiacético (Trilon M ex BASF) 34 34 34 sulfato de sódio 18,777 10,620 15,620 carbonato de sódio 5,3 5,3 5,3 silicato de sódio 1,5 5, 0 0 tensoativo não-iónico 4,57 4,57 4,57 percarbonato de sódio (revestido) 11, 0 15,657 15,657 catalisador de manganês 1,4 1,4 1,4 poliacrilato 3, 7 3, 7 3, 7 citrato de bismuto 0,31 0,31 0,31 Hidróxi-etileno 1,1-difosfonato de sódio 0,99 0,99 0,99 benzotriazole 0,033 0,033 0,033 enzimas 1,65 1,65 1,65 Menores, perfume 0,10 0,10 0,10 Pó verde 31 (continuação)
Pastilha C Comparação Ex. II Comparação Ex. III Pó branco [% peso] [% peso] [% peso] carbonato de sódio 13,63 13,63 13,63 tensoativo não-iónico 0,50 0,50 0,50 solução de corante 0,50 0,50 0,50 potietilenoglicol 1,67 1,67 1,67 polímero sulfonado 0,37 0,37 0,37 *alquil-hidroxiéter, ponto de fusão entre 45 e 49 °C, A preparaçao do pó foi conforme descrito no exemplo 1. Do pó foram elaboradas pastilhas conforme descrito no exemplo 1. A estabilidade de todas as pastilhas foi medida utilizando o Monitor de Actividade Térmica (TAM) como descrito nesta descrição de patente, pelo que o aparelho TAM é equilibrado a 50 °C. Os valores TAM medidos foram.
Tabela IV
Pastilha C Comparação II Comparação III 43 90 104
Os dados demonstram claramente uma maior estabilidade para as pastilhas da invenção. 32
Teste de Limpeza
Os comportamentos de eficiência de limpeza das pastilhas C, e exemplos comparativos II e III foram testados numa máquina de lavar loiça. A máquina de lavar utilizada foi uma Miele G651SC plus, que foi limpa antes do inicio do teste. 0 programa foi 50 °C, normal. O produto de lavagem de loiças é administrado através do distribuidor e a dureza da água era 27/9°FH. A máquina foi carregada com pratos manchados, copos e talheres. 0 programa de lavagem de loiças é iniciado. Após o programa de lavagem, as loiças (limpas) são avaliadas por manchas residuais e contra loiças completamente limpas. A sujidade (depósitos localizados) foi avaliada num gabinete de visualização com uma escala de pontuação de 1 a 10, onde quanto mais alto melhor.
Nesta avaliação, o exemplo C obteve uma pontuação de 6,7 e os exemplos comparativos I e III obtiveram pontuações 6,8 e 6,6, respectivamente. Com uma precisão de dados de +/-0,3, significa que apesar da quantidade reduzida de percarbonato, os produtos da presente invenção possuem um desempenho de limpeza igual, ao contrário do que seria esperado. Consequentemente, um produto melhorado é obtido com uma melhor estabilidade e sem redução de desempenho.
Lisboa, 23 de Julho de 2012 33

Claims (13)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Composição de detergente para máquinas de lavar loiça que está substancialmente livre de fosfato e compreende um composto aminopolicarboxilico seleccionado de ácido metilglicinodiacético (MGDA) e IDS, numa quantidade de, pelo menos, 25% em peso, de um modo preferido, entre 25 e 70% em peso e um agente de branqueamento que compreende percarbonato, estando a quantidade de percarbonato na gama de 3 a 12% em peso, baseado no peso total da composição.
  2. 2. Composição de acordo com a reivindicação 1, em que o composto aminopolicarboxilico compreende ácido metilglicinodiacético e/ou os seus sais correspondentes.
  3. 3. Composição, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, em que a quantidade de composto aminopolicarboxilico está entre 25 e 60% em peso, de um modo preferido, entre 30 e 45% em peso.
  4. 4. Composição de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, em que o percarbonato está presente numa quantidade entre 5 e 11% em peso, de um modo preferido, entre 8 e 11% em peso.
  5. 5 Composição de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, em que o percarbonato é um percarbonato revestido.
  6. 6 Composição de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que o silicato está presente numa quantidade entre 2 e 7% em peso, de um modo preferido, entre 3 e 6% em peso. 1
  7. 7. Composição de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que a composição contém menos que 2% em peso de um tensioactivo não-iónico, que apresenta um ponto de fusão inferior a 35 °C.
  8. 8. Composição de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que a composição contém, pelo menos. 0,5% em peso, de um modo preferido, pelo menos, 0,8% em peso de um tensioactivo não-iónico com um ponto de fusão superior a 35 °C.
  9. 9. Composição de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores que compreende adicionalmente um sal de bismuto solúvel em água , numa quantidade entre 0, 05 e 3% em peso.
  10. 10 . Composição de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que a composição está na forma de um pó ou de uma pastilha
  11. • 11. Composição de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que a composição é uma composição multifuncional para máquinas de lavar loiça.
  12. 12. Método para limpeza de loiças numa máquina de lavar loiça mecânica que compreende a etapa de tratamento da loiça com um liquido de lavagem, que compreende uma composição de lavagem de loiça, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores.
  13. 13. Utilização de uma composição para lavagem de loiça de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 11 numa máquina de lavar loiça automática, de modo que não seja 2 necessário permuta de sal para rejuvenescimento iões dentro da máquina. de material para Lisboa, 23 de Julho de 2012 3
PT09704804T 2008-01-24 2009-01-20 Composições de detergente para máquinas de lavar loiça PT2245129E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP08150614 2008-01-24

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2245129E true PT2245129E (pt) 2012-07-30

Family

ID=39529429

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT09704804T PT2245129E (pt) 2008-01-24 2009-01-20 Composições de detergente para máquinas de lavar loiça

Country Status (8)

Country Link
EP (1) EP2245129B1 (pt)
AT (1) ATE557079T1 (pt)
BR (1) BRPI0906743A2 (pt)
EA (1) EA201001199A1 (pt)
PL (1) PL2245129T3 (pt)
PT (1) PT2245129E (pt)
UA (1) UA103760C2 (pt)
WO (1) WO2009092699A1 (pt)

Families Citing this family (106)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8951956B2 (en) 2008-01-04 2015-02-10 Ecolab USA, Inc. Solid tablet unit dose oven cleaner
AU2010299953B2 (en) * 2009-09-25 2015-02-12 Novozymes A/S Detergent composition
CN102574083B (zh) 2009-10-12 2015-01-28 巴斯夫欧洲公司 制备包含一种或多种络合剂盐的粉末的方法
ES2401126T3 (es) * 2010-02-25 2013-04-17 The Procter & Gamble Company Composición detergente
ES2579217T3 (es) 2010-04-23 2016-08-08 The Procter & Gamble Company Partícula
EP2383329A1 (en) 2010-04-23 2011-11-02 The Procter & Gamble Company Particle
TR201810936T4 (tr) 2010-04-23 2018-08-27 Industrial Chemicals Group Ltd Deterjan bileşimi.
BR112012024674B1 (pt) 2010-04-26 2019-07-02 Novozymes A/S Grânulo, e, composição de detergente granular
GB201014328D0 (en) * 2010-08-27 2010-10-13 Reckitt Benckiser Nv Detergent composition comprising manganese-oxalate
WO2012101149A1 (en) 2011-01-26 2012-08-02 Novozymes A/S Storage-stable enzyme granules
WO2012175401A2 (en) 2011-06-20 2012-12-27 Novozymes A/S Particulate composition
US20140206594A1 (en) 2011-06-24 2014-07-24 Martin Simon Borchert Polypeptides Having Protease Activity and Polynucleotides Encoding Same
BR112013033524A2 (pt) 2011-06-30 2017-02-07 Novozymes As método para rastrear alfa-amilases, método para selecionar variantes de uma alfa-amilase genitora, polipeptídeo e alfa-amilase variantes, variante, composição detergente, e, utilização de uma alfa-amilase variante
EP2732018B1 (en) 2011-07-12 2017-01-04 Novozymes A/S Storage-stable enzyme granules
US9000138B2 (en) 2011-08-15 2015-04-07 Novozymes A/S Expression constructs comprising a Terebella lapidaria nucleic acid encoding a cellulase, host cells, and methods of making the cellulase
ES2628190T3 (es) 2011-09-22 2017-08-02 Novozymes A/S Polipéptidos con actividad de proteasa y polinucleótidos que codifican los mismos
ES2626819T3 (es) * 2011-10-19 2017-07-26 Basf Se Formulaciones, su uso como o para la fabricación de detergentes para vajillas y su fabricación
PL2584028T3 (pl) 2011-10-19 2017-10-31 Procter & Gamble Cząstka
US20140342433A1 (en) 2011-11-25 2014-11-20 Novozymes A/S Subtilase Variants and Polynucleotides Encoding Same
WO2013092635A1 (en) 2011-12-20 2013-06-27 Novozymes A/S Subtilase variants and polynucleotides encoding same
CN104350149A (zh) 2012-01-26 2015-02-11 诺维信公司 具有蛋白酶活性的多肽在动物饲料和洗涤剂中的用途
CN104114698A (zh) 2012-02-17 2014-10-22 诺维信公司 枯草杆菌蛋白酶变体以及编码它们的多核苷酸
CN104704102A (zh) 2012-03-07 2015-06-10 诺维信公司 洗涤剂组合物和洗涤剂组合物中光增亮剂的取代
WO2013160301A1 (de) * 2012-04-25 2013-10-31 Basf Se Formulierungen, ihre verwendung als oder zur herstellung von geschirrspülmitteln und ihre herstellung
US9732309B2 (en) 2012-04-25 2017-08-15 Basf Se Formulations, their use as or for producing dishwashing detergents and their production
KR20150013590A (ko) * 2012-04-25 2015-02-05 바스프 에스이 제형, 식기세척 세제로서 또는 이의 제조를 위한 이들의 용도 및 이들의 제조
US8846593B2 (en) 2012-04-25 2014-09-30 Basf Se Dishwashing composition comprising a covalently modified alkyleneimine polymer
AR090971A1 (es) 2012-05-07 2014-12-17 Novozymes As Polipeptidos que tienen actividad de degradacion de xantano y polinucleotidos que los codifican
WO2013175659A1 (ja) * 2012-05-25 2013-11-28 花王株式会社 自動食器洗浄機用洗浄剤組成物
AU2013279440B2 (en) 2012-06-20 2016-10-06 Novozymes A/S Use of polypeptides having protease activity in animal feed and detergents
GB201214558D0 (en) * 2012-08-15 2012-09-26 Reckitt Benckiser Nv Detergent granule
US9394508B2 (en) 2012-10-26 2016-07-19 Ecolab Usa Inc. Phosphorus free low temperature ware wash detergent for reducing scale build-up
US9574163B2 (en) 2012-10-26 2017-02-21 Ecolab Usa Inc. Caustic free low temperature ware wash detergent for reducing scale build-up
US9605236B2 (en) 2012-10-26 2017-03-28 Ecolab Usa Inc. Low alkaline low temperature ware wash detergent for protein removal and reducing scale build-up
US9551042B2 (en) 2012-12-21 2017-01-24 Novozymes A/S Polypeptides having protease activity and polynucleotides encoding same
WO2014106593A1 (en) 2013-01-03 2014-07-10 Novozymes A/S Alpha-amylase variants and polynucleotides encoding same
US10301576B2 (en) * 2013-02-28 2019-05-28 Basf Se Formulations, their use as or for producing dishwashing detergents and their production
PL2989192T3 (pl) * 2013-04-23 2019-01-31 Basf Se Preparaty, ich zastosowanie jako środków do zmywania naczyń lub do wytwarzania środków do zmywania naczyń i ich wytwarzanie
CN105209613A (zh) 2013-05-17 2015-12-30 诺维信公司 具有α淀粉酶活性的多肽
EP3004315A2 (en) 2013-06-06 2016-04-13 Novozymes A/S Alpha-amylase variants and polynucleotides encoding same
EP3013955A1 (en) 2013-06-27 2016-05-04 Novozymes A/S Subtilase variants and polynucleotides encoding same
CN105874067A (zh) 2013-06-27 2016-08-17 诺维信公司 枯草杆菌酶变体以及编码它们的多核苷酸
US20160152925A1 (en) 2013-07-04 2016-06-02 Novozymes A/S Polypeptides Having Anti-Redeposition Effect and Polynucleotides Encoding Same
WO2015014790A2 (en) 2013-07-29 2015-02-05 Novozymes A/S Protease variants and polynucleotides encoding same
WO2015014803A1 (en) 2013-07-29 2015-02-05 Novozymes A/S Protease variants and polynucleotides encoding same
EP2832853A1 (en) 2013-07-29 2015-02-04 Henkel AG&Co. KGAA Detergent composition comprising protease variants
WO2015049370A1 (en) 2013-10-03 2015-04-09 Novozymes A/S Detergent composition and use of detergent composition
US9267096B2 (en) 2013-10-29 2016-02-23 Ecolab USA, Inc. Use of amino carboxylate for enhancing metal protection in alkaline detergents
US10030239B2 (en) 2013-12-20 2018-07-24 Novozymes A/S Polypeptides having protease activity and polynucleotides encoding same
EP3107987B1 (en) 2014-02-20 2018-10-03 Unilever N.V. Machine dishwash composition
WO2015134737A1 (en) 2014-03-05 2015-09-11 Novozymes A/S Compositions and methods for improving properties of cellulosic textile materials with xyloglucan endotransglycosylase
WO2015134729A1 (en) 2014-03-05 2015-09-11 Novozymes A/S Compositions and methods for improving properties of non-cellulosic textile materials with xyloglucan endotransglycosylase
EP3126479A1 (en) 2014-04-01 2017-02-08 Novozymes A/S Polypeptides having alpha amylase activity
EP3155097A1 (en) 2014-06-12 2017-04-19 Novozymes A/S Alpha-amylase variants and polynucleotides encoding same
WO2016001450A2 (en) 2014-07-04 2016-01-07 Novozymes A/S Subtilase variants and polynucleotides encoding same
BR112017000102B1 (pt) 2014-07-04 2023-11-07 Novozymes A/S Variantes de subtilase de uma subtilase progenitora, composição detergente, uso da mesma e método para a produção de uma variante de subtilase que tem atividade de protease
US10287562B2 (en) 2014-11-20 2019-05-14 Novoszymes A/S Alicyclobacillus variants and polynucleotides encoding same
CN107075493B (zh) 2014-12-04 2020-09-01 诺维信公司 枯草杆菌酶变体以及编码它们的多核苷酸
US10760036B2 (en) 2014-12-15 2020-09-01 Henkel Ag & Co. Kgaa Detergent composition comprising subtilase variants
US9765286B2 (en) 2014-12-22 2017-09-19 Ecolab Usa Inc. Warewashing composition containing alkanol amine phosphonate and methods of use
EP3050955B2 (en) * 2015-02-02 2023-11-08 The Procter & Gamble Company Detergent pack
PL3050953T3 (pl) * 2015-02-02 2019-07-31 The Procter And Gamble Company Kompozycja detergentu
EP3050947A1 (en) * 2015-02-02 2016-08-03 The Procter and Gamble Company Detergent pack
EP3106508B1 (en) 2015-06-18 2019-11-20 Henkel AG & Co. KGaA Detergent composition comprising subtilase variants
WO2016202839A2 (en) 2015-06-18 2016-12-22 Novozymes A/S Subtilase variants and polynucleotides encoding same
DE102015213942A1 (de) 2015-07-23 2017-01-26 Henkel Ag & Co. Kgaa Maschinelles Geschirrspülmittel enthaltend Bleichmittel und Polymere
EP3124586A1 (en) * 2015-07-29 2017-02-01 The Procter and Gamble Company Process for reducing malodour in a pack
ES2728108T3 (es) 2015-07-29 2019-10-22 Procter & Gamble Producto de limpieza multifásico en dosis unitaria
US20180171318A1 (en) 2015-10-14 2018-06-21 Novozymes A/S Polypeptides Having Protease Activity and Polynucleotides Encoding Same
WO2017064269A1 (en) 2015-10-14 2017-04-20 Novozymes A/S Polypeptide variants
EP3228686B1 (en) * 2016-04-08 2021-10-27 The Procter & Gamble Company Automatic dishwashing
WO2017207762A1 (en) 2016-06-03 2017-12-07 Novozymes A/S Subtilase variants and polynucleotides encoding same
WO2018011276A1 (en) 2016-07-13 2018-01-18 The Procter & Gamble Company Bacillus cibi dnase variants and uses thereof
US10781408B2 (en) 2017-10-27 2020-09-22 The Procter & Gamble Company Detergent compositions comprising polypeptide variants
US11441136B2 (en) 2017-10-27 2022-09-13 Novozymes A/S DNase variants
WO2019162139A1 (en) * 2018-02-23 2019-08-29 Unilever N.V. Unit dose detergent product with a glossy solid part
EP3768835A1 (en) 2018-03-23 2021-01-27 Novozymes A/S Subtilase variants and compositions comprising same
CN112262207B (zh) 2018-04-17 2024-01-23 诺维信公司 洗涤剂组合物中包含碳水化合物结合活性的多肽及其在减少纺织品或织物中的褶皱的用途
WO2020002255A1 (en) 2018-06-29 2020-01-02 Novozymes A/S Subtilase variants and compositions comprising same
US20220017844A1 (en) 2018-12-03 2022-01-20 Novozymes A/S Low pH Powder Detergent Composition
US20220056379A1 (en) 2018-12-03 2022-02-24 Novozymes A/S Powder Detergent Compositions
EP3702452A1 (en) 2019-03-01 2020-09-02 Novozymes A/S Detergent compositions comprising two proteases
US20220235341A1 (en) 2019-03-21 2022-07-28 Novozymes A/S Alpha-amylase variants and polynucleotides encoding same
EP3953462A1 (en) 2019-04-10 2022-02-16 Novozymes A/S Polypeptide variants
EP4017953B1 (en) * 2019-08-21 2023-04-12 Unilever IP Holdings B.V. Detergent solid composition
US20220325204A1 (en) 2019-08-27 2022-10-13 Novozymes A/S Detergent composition
WO2021053127A1 (en) 2019-09-19 2021-03-25 Novozymes A/S Detergent composition
WO2021064068A1 (en) 2019-10-03 2021-04-08 Novozymes A/S Polypeptides comprising at least two carbohydrate binding domains
US20230106979A1 (en) * 2020-02-28 2023-04-06 Conopco Inc., D/B/A Unilever Dishwash detergent product
EP3892708A1 (en) 2020-04-06 2021-10-13 Henkel AG & Co. KGaA Cleaning compositions comprising dispersin variants
US20230212548A1 (en) 2020-05-26 2023-07-06 Novozymes A/S Subtilase variants and compositions comprising same
JP2023538773A (ja) 2020-08-28 2023-09-11 ノボザイムス アクティーゼルスカブ 改善された溶解性を有するプロテアーゼバリアント
EP4225905A2 (en) 2020-10-07 2023-08-16 Novozymes A/S Alpha-amylase variants
US20220251485A1 (en) * 2021-02-09 2022-08-11 Urnex Brands, Llc Dual function milk, milkstone cleaning tablet
WO2022171780A2 (en) 2021-02-12 2022-08-18 Novozymes A/S Alpha-amylase variants
EP4305146A1 (en) 2021-03-12 2024-01-17 Novozymes A/S Polypeptide variants
US20240060061A1 (en) 2021-03-15 2024-02-22 Novozymes A/S Dnase variants
EP4060036A1 (en) 2021-03-15 2022-09-21 Novozymes A/S Polypeptide variants
EP4359518A1 (en) 2021-06-23 2024-05-01 Novozymes A/S Alpha-amylase polypeptides
WO2023161182A1 (en) 2022-02-24 2023-08-31 Evonik Operations Gmbh Bio based composition
EP4234664A1 (en) 2022-02-24 2023-08-30 Evonik Operations GmbH Composition comprising glucolipids and enzymes
WO2023165950A1 (en) 2022-03-04 2023-09-07 Novozymes A/S Dnase variants and compositions
WO2023194204A1 (en) 2022-04-08 2023-10-12 Novozymes A/S Hexosaminidase variants and compositions
WO2024002738A1 (en) 2022-06-28 2024-01-04 Evonik Operations Gmbh Composition comprising biosurfactant and persicomycin
WO2024121070A1 (en) 2022-12-05 2024-06-13 Novozymes A/S Protease variants and polynucleotides encoding same
WO2024126154A1 (en) 2022-12-15 2024-06-20 Evonik Operations Gmbh Composition comprising sophorolipids and rhamnolipids and/or glucolipids

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6376449B2 (en) 1993-03-27 2002-04-23 Novozymes A/S Acidic cleaning composition comprising an acidic protease I
US6159922A (en) 1996-03-29 2000-12-12 The Procter & Gamble Company Bleaching composition
US6172036B1 (en) 1996-03-29 2001-01-09 The Procter & Gamble Company Rinsing compositions containing an amino tricarboxylic acid and an organic polymer
US6162259A (en) 1997-03-25 2000-12-19 The Procter & Gamble Company Machine dishwashing and laundry compositions
US6770616B1 (en) 1999-03-04 2004-08-03 The Procter & Gamble Company Detergent tablet
EP1721962B1 (en) * 2005-05-11 2008-08-13 Unilever N.V. Dishwashing composition and process for washing dishes

Also Published As

Publication number Publication date
PL2245129T3 (pl) 2012-10-31
ATE557079T1 (de) 2012-05-15
UA103760C2 (ru) 2013-11-25
BRPI0906743A2 (pt) 2015-07-07
WO2009092699A1 (en) 2009-07-30
EA201001199A1 (ru) 2011-02-28
EP2245129A1 (en) 2010-11-03
EP2245129B1 (en) 2012-05-09

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT2245129E (pt) Composições de detergente para máquinas de lavar loiça
US20210355253A1 (en) Itaconic acid polymers
EP1721962B1 (en) Dishwashing composition and process for washing dishes
AU613872B2 (en) Nonaqueous liquid automatic dishwashing detergent composition with improved rinse properties and method of use
US6462006B1 (en) Solid machine dishwashing detergent with phosphate and crystalline lamellar silicates
US6962898B2 (en) Machine dishwasher rinsing agent
US20090197787A1 (en) Multilayer Detergent Tablet
EA026023B1 (ru) Композиция моющего средства, содержащая глутамин-n,n-диацетат, воду и отбеливатель
BR112016021154A2 (pt) Polímeros e copolímeros de ácido itacônico
ES2662525T3 (es) Mezcla de un tensioactivo con un compuesto sólido para mejorar el rendimiento de enjuagado de detergentes para lavavajillas automáticos
JP2013503932A5 (ja) 洗剤組成物
EP3755780B1 (en) Process of preparing a solid composition comprising aminopolycarboxylate
US20230295534A1 (en) Galactarate based metal sequestration composition
US20090082245A1 (en) Method for formulating a branded cleaning product
BR112015027512B1 (pt) Composição de detergente concentrado, e, uso de uma composição de detergente concentrado
ES2954295T3 (es) Composición detergente libre de fosfatos para lavavajillas automático
US10316277B2 (en) High performance laundry powder unit dose and methods of making the same
JP7362791B2 (ja) 自動食器洗浄洗剤組成物
US20090099054A1 (en) Method for formulating a reduced phosphorus branded cleaning product or cleaning system
EP3619288B1 (en) Detergent composition
WO2010061239A1 (en) Method for formulating a branded cleaning product
WO2016012080A1 (de) Wasch- und reinigungsmittel enthaltend manganoxalat, geschirrsp?lverfahren und deren verwendung
JPH11509570A (ja) ペースト状食器洗浄用洗剤およびその製法
JP3822330B2 (ja) 漂白洗浄剤組成物
CN104822816B (zh) 洗涤剂组合物