PT2216202E - Degrau retráctil para veículos a motor - Google Patents

Degrau retráctil para veículos a motor Download PDF

Info

Publication number
PT2216202E
PT2216202E PT10152866T PT10152866T PT2216202E PT 2216202 E PT2216202 E PT 2216202E PT 10152866 T PT10152866 T PT 10152866T PT 10152866 T PT10152866 T PT 10152866T PT 2216202 E PT2216202 E PT 2216202E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
hook
floor
fully
lever
retracted position
Prior art date
Application number
PT10152866T
Other languages
English (en)
Inventor
Ezio Menna
Original Assignee
Stem Srl
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Stem Srl filed Critical Stem Srl
Publication of PT2216202E publication Critical patent/PT2216202E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60RVEHICLES, VEHICLE FITTINGS, OR VEHICLE PARTS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B60R3/00Arrangements of steps or ladders facilitating access to or on the vehicle, e.g. running-boards
    • B60R3/02Retractable steps or ladders, e.g. movable under shock

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Vehicle Step Arrangements And Article Storage (AREA)
  • Fittings On The Vehicle Exterior For Carrying Loads, And Devices For Holding Or Mounting Articles (AREA)
  • Lock And Its Accessories (AREA)
  • Seats For Vehicles (AREA)
  • Automotive Seat Belt Assembly (AREA)

Description

ΕΡ 2 216 202/ΡΤ DESCRIÇÃO "Degrau retráctil para veículos a motor" 0 invento refere-se a um degrau retráctil para veículos a motor, em particular ambulâncias, ou outros veículos, tais como autocarros, carrinhas de campismo etc., isto é veículos onde um piso dos mesmos está localizado a uma distância relativamente grande do solo sobre o qual o veículo está estacionado. Um tal degrau retráctil é descrito no documento US 3 494 634. A arte anterior inclui degraus retrácteis motorizados compreendendo uma estrutura de suporte que está montada de um modo sólido sobre o veículo e pelo menos um piso, fixo à armação por um sistema de ligação, de modo a ser móvel por oscilação entre uma posição completamente extraída e uma posição completamente retraída em relação ao volume do veículo, compreendendo meios para trazer o piso para a posição completamente extraída (tipicamente quando a porta do veículo é aberta) e para a posição completamente retraída (quando a porta do veículo é fechada).
Estes degraus são fixos aos veículos por meio de um sistema de ligação de quatro barras activado por actuadores.
Um problema técnico relacionado com estes degraus refere-se à necessidade de bloquear o piso com estabilidade numa posição completamente extraída, a fim de impedi-lo de se deslocar, se esbarrarem objectos ou pessoas, para a posição retraída, mesmo que parcialmente, com o risco de poder provocar uma queda ou em todo o caso um ferimento para os indivíduos que utilizam o degrau naquele momento em particular.
Este e outros problemas relacionados são resolvidos pelo presente invento, como é caracterizado nas reivindicações. 0 invento é descrito em detalhe a seguir, com o auxílio das figuras dos desenhos em anexo, as quais ilustram uma concretização não exclusiva do mesmo, e nos quais: 2 ΕΡ 2 216 202/ΡΤ a figura 1 é uma vista em perspectiva só do degrau (separado do veículo); a figura 2 é uma vista de cima do degrau, na qual o piso está numa posição completamente extraída, projectando-se para fora do veículo; a figura 3 é a mesma vista da figura 2, onde o piso está numa posição parcialmente retraída; a figura 4 é a vista da figura 2 na qual o piso está numa posição completamente retraída; a figura 2A é um detalhe ampliado da figura 2; a figura 3A é um detalhe ampliado da figura 3; a figura 5 é um detalhe mais ampliado da figura 3, enquanto o piso se move para a posição completamente extraída. 0 degrau do invento, indicado na sua totalidade por 10, compreende pelo menos um piso 11, fixo a uma armação 14 que por sua vez está fixa ao veículo (indicado por B e ilustrado só parcialmente) ; o piso 11 está fixo à armação 14 por intermédio de um sistema de ligação por barras de modo a ser móvel por oscilação entre uma posição completamente extraída (ilustrada na figura 2) além do volume do veículo B e uma posição completamente retraída (ilustrada na figura 4) interna ao volume do veículo B.
Em particular, o piso 11 está fixo a dois braços oscilantes 12 e 13, os quais são paralelos um ao outro e articulados à armação 14 de modo a definir uma ligação de quatro barras, na qual a oscilação dos braços 12, 13 provoca o movimento do piso entre as posições completamente extraída e completamente retraída.
Em detalhe, na concretização ilustrada nas figuras, os dois braços 12 e 13 estão articulados em extremidades distais dos mesmos com a armação de suporte 14 por meio de articulações 15 tendo eixos mais ou menos verticais. 3
ΕΡ 2 216 202/PT A armação 14 está fixa de um modo sólido a uma superfície inferior B2, localizada na parte inferior do veículo B, voltada para baixo, de modo que quando o piso 11 está na posição completamente retraída não se projecte horizontalmente a partir do lado BI do veículo B. 0 piso 11 por sua vez está articulado com a extremidade distai dos braços 12, 13 por meio das articulações 16 tendo eixos mais ou menos verticais. Quando o piso 11 está na posição completamente extraída, os braços 12, 13 têm uma orientação quase perpendicular com a superfície vertical BI do veículo, formando um ângulo relativamente pequeno com a perpendicular, enquanto quando o piso 11 está na posição completamente retraída os braços 12, 13 estão quase paralelos com a superfície do lado BI. A fim de se mover de uma posição para a outra, os braços 12, 13 deslocam-se através de um ângulo de quase 90°. São proporcionados primeiros meios para mover o piso para a posição completamente extraída.
Por exemplo, os primeiros meios podem ser meios de mola 17 proporcionando um impulso contínuo, aplicado entre um dos braços 12, 13 e a armação de suporte 14. Os meios de mola 17 são de preferência uma mola a gás ou algo semelhante, compreendendo um gás pressurizado e tendo uma extremidade articulada com a armação 14 e outra extremidade articulada com um braço (nas figuras ao braço 13), perto da extremidade proximal do mesmo. 0 eixo longitudinal da mola 17 forma um ângulo relativamente pequeno com o braço 13; quando o piso 1 é levado para a posição completamente retraída a mola 17 comprime, enquanto quando o piso é levado para a posição completamente extraída, a mola 17 estende-se; deste modo a acção de mola do gás no interior do cilindro tende a empurrar os braços 12, 13 de um modo contínuo para a posição completamente extraída. A configuração geométrica do mecanismo definindo pelo degrau e a mola 17 é de modo a que na primeira parte da rotação dos braços 12, 13, para a posição completamente extraída, se o piso encontrar um obstáculo, a reacção produzida pelo obstáculo que é necessária para vencer a acção de impulso da mola 17 é relativamente pequena; pelo 4 ΕΡ 2 216 202/ΡΤ contrário, quando ο piso está na posição completamente ou quase completamente extraída, é necessária uma força relativamente muito maior perpendicular à superfície vertical BI para vencer a acção da mola 17; no segundo caso, os braços 12, 13 estão quase perpendiculares à superfície BI e a força produziria um momento de rotação tendo um braço relativamente muito pequeno. Graças à configuração geométrica descrita, quando o piso é levado para a posição completamente extraída, não produz um impacto prejudicial contra um obstáculo e por conseguinte não irá provocar danos em pessoas ou objectos. Quando está na posição completamente extraída, por outro lado, é necessário um empurrão relativamente violento, se direccionado perpendicular ao veículo, para mover o piso 11. Deste modo o piso possui um bom grau de estabilidade na eventualidade de deslocamentos indesejados produzidos por pessoas a subir ou descer do degrau.
Também estão incluídos meios 40 (em particular motorizados) para puxar o piso 11 para a posição retraída contra a acção dos meios de mola 17 e para libertar os meios de mola 17 a fim de que o piso 11 possa ser levado para a posição completamente extraída.
Numa concretização preferida (embora não exclusiva), os meios de tracção 40 (ver figura 2) compreendem uma corrente de tracção 41 (ou outro elemento flexível) tendo uma extremidade fixa ao braço 12 e a outra extremidade que se enrola em volta de um bordo periférico de um meio rotativo, em particular um excêntrico rotativo 42 colocado em rotação por um actuador eléctrico, um eixo de rotação do qual está fixo em relação ao veículo e paralelo aos eixos das articulações 15.
Quando o excêntrico 42 roda na direcção de enrolamento (nas figuras no sentido dos ponteiros do relógio) a corrente 41 enrola sobre o mesmo e o piso 11 é puxado para a posição completamente retraída.
Quando o excêntrico 42 roda na direcção de desenrolamento (nas figuras no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio), a corrente 41 desenrola do mesmo até que a corrente deixe (mais ou menos completamente) de 5 ΕΡ 2 216 202/ΡΤ contactar com ο excêntrico e o piso 11 fique na posição completamente extraída. 0 invento compreende uma alavanca de gancho 20 fixa a uma parte oscilante da ligação por barras (em particular a ligação por quatro barras constituída pelo piso 11, os braços 12 e 13 e a armação de suporte 14) destinada a ser enganchada num elemento de engate fixo 30 (em particular fixo à armação 14), de modo a bloquear o piso 11 numa posição completamente extraída, o acção de enganchamento sendo libertada a seguir à acção dos meios de tracção 40 na qual os meios de tracção 40 são activados para puxar o piso 11 para a posição completamente retraída.
Numa concretização preferida (embora não exclusiva) o sistema de ligação exibe pelo menos um braço oscilante 12 cuja oscilação determina a posição completamente extraída e a posição completamente retraída do piso 11 e a alavanca de gancho 20 está fixa ao braço oscilante 12.
Numa concretização preferida, a alavanca de gancho 20 compreende uma extremidade distai 20' na qual está proporcionado um gancho 21 para enganchar no elemento de engate 30. Além disso, a alavanca 20 pode oscilar em relação à parte móvel à qual está fixa (isto é o braço 12) entre uma primeira posição PI (ilustrada com uma linha contínua na figura 2A) e uma segunda posição P2 (ilustrada na figura 3A e numa linha interrompida na figura 2A) na qual o gancho 21 é libertado do engate com o elemento de engate 30. Em particular, embora não exclusivamente, a oscilação da alavanca 20 ocorre com o eixo de rotação paralelo ou quase paralelo aos eixos de rotação da parte oscilante do sistema de ligação (isto é o braço 12).
Em particular, embora não exclusivamente, a alavanca 20 é plana e em forma de gancho e é articulada por uma articulação 29 tendo um eixo mais ou menos vertical com o braço 12: o braço 12 exibe uma parede lateral na qual está proporcionada uma fenda 22 tendo uma extremidade distai 22' e uma extremidade proximal 22'' . A alavanca 20 está localizada através da fenda 22. A articulação 29 está localizada numa 6 ΕΡ 2 216 202/ΡΤ porção intermédia do braço 12 a uma distância da articulação 15 e da articulação 16.
Passando da primeira posição PI para a segunda posição P2, o ângulo definido pelo eixo longitudinal do braço 12 e a linha recta que une a articulação 29 e a extremidade distai 20' da alavanca 20 aumenta; além disso, a porção distai 20a da alavanca 20 aproxima-se da extremidade proximal 22'' da fenda 22; pelo contrário, ao passar da segunda P2 para a primeira posição Pl, o ângulo reduz e a porção distai 20a da alavanca 20 aproxima-se da extremidade distai 22' da fenda 22 .
Um meio de tracção por mola 23 fixa a alavanca 20 e o braço 12 um ao outro e puxa constantemente a alavanca 20 para a primeira posição Pl. A posição enganchada é alcançada quando o piso 11 atinge a posição completamente extraída (ver figura 2 e figura 2A) : o gancho 21 atinge a primeira posição Pl e encaixa, com a ponta do mesmo além da extremidade do elemento de engate 30, que, por exemplo, é definida por um elemento fixo curto unido à armação 14 e que se projecta mais ou menos paralelo ao lado BI do veiculo. A configuração geométrica do degrau é de modo a que quando o gancho 21 está na posição engatada, de um lado o braço 12 não pode passar além da posição completamente extraída, isto é não se pode distanciar mais da posição retraída na medida em que embate contra um batente fim de curso comum 18 (ver figura 2A); ao mesmo tempo o braço 12 não pode rodar para a posição retraída na medida que a articulação 29 do mesmo está engatada, pela alavanca 20, ao elemento 30 e este enganchamento constitui uma restrição tendo um componente que se opõe (e impede) a rotação do braço 12 em torno da articulação 16 do mesmo. O elemento de engate 30 está conformado de modo a receber num engate à pressão o gancho 21 da alavanca 20, a seguir ao deslocamento do braço oscilante 12 para a posição completamente extraída.
Em detalhe, numa concretização preferida embora não exclusiva, a montante do elemento de engate 30 e em 7 ΕΡ 2 216 202/ΡΤ continuidade com ο mesmo existe uma superfície deslizante 31, que funciona como uma rampa para convidar à inserção do gancho 21 num acoplamento com o elemento de engate 30.
Quando o braço 12 roda para a posição completamente extraída do degrau (isto é nas figuras no sentido dos ponteiros do relógio), antes de alcançar a posição enganchada da figura 2A a extremidade distai 20' da alavanca 20 fica disposta de um modo deslizante apoiando-se contra a superfície deslizante 31 (ver figura 5) ; a extremidade 20' desliza ao longo desta superfície até que alcance e passe além da extremidade do elemento 30, com a qual o gancho 21 obtém um engate à pressão (a posição ilustrada com a linha interrompida), definindo a primeira posição Pl, na qual o gancho 21 é forçado para o elemento de engate 30. A alavanca de gancho 20 compreende ainda uma extremidade proximal 20'', distante da extremidade distai 20' e posicionada além da articulação 29, que está ligada aos meios de tracção 40, em particular na extremidade livre da corrente 41. A acção da corrente 41 ao puxar o braço 12 no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio e o piso 11 para a posição retraída, é tal que traz a alavanca de gancho 20 para a segunda posição P2, vencendo a acção da mola 23. Em particular, a direcção da força de tracção T produzida pela corrente 41, tem um componente que é perpendicular à linha ideal que passa através da articulação 29 e através do ponto de aplicação da própria força T.
Na concretização ilustrada nas figuras, quando a força T é aplicada à alavanca 20, a porção distai 20a da alavanca 20 é levada para a segunda posição P2 na qual fica em contacto com a extremidade proximal 22'' da fenda 22. Graças a este contacto, a alavanca 20, se sujeita à acção da força T, é obrigada a rodar com o braço 12, na direcção da força T, cujo braço 12 em seguida é obrigado a oscilar para a posição completamente retraída pela força T, até alcançar a dita posição retraída. Se não actuar nenhuma força T sobre a alavanca 20, a alavanca 20 tende a retornar para a primeira posição Pl pela acção da mola 23. 8 ΕΡ 2 216 202/ΡΤ
Em utilização, a fim de levar o degrau 10 para a posição completamente extraída, o excêntrico 42 é rodado no sentido da libertação da acção de tracção da corrente 41; consequentemente a acção dos meios de mola 17 produz a rotação dos braços 12, 13 num sentido dos ponteiros do relógio até à posição totalmente extraída. Ao alcançar esta posição, o gancho 21 chega à posição do elemento de engate 30, onde a acção de tracção T cessa e a alavanca 20 é levada para a primeira posição PI na qual engancha no elemento de engate 30. Ao chegar a esta posição, o gancho 21 desliza ao longo da superfície deslizante que se apresenta 31, se a acção da mola 23 vencer a acção da força T (conforme descrito neste documento acima), ou permanece a uma distância da superfície 31 se a acção da força T vencer a acção da mola 23.
Graças à posição engatada descrita do gancho 21, a posição completamente extraída do degrau é estabilizada, impedindo que os braços 12, 13 oscilem, mesmo que o degrau seja sujeito a impactos ou empurrões transversais. Esta posição também é alcançada num caso de não funcionamento dos meios de mola 17, ao empurrar manualmente o degrau: o enganchamento pelo gancho 21 é obtido automaticamente devido à acção da mola 23 que trás a alavanca 20 para a primeira posição Pl. O desbloqueio do gancho 21 da primeira posição (para retornar o degrau para uma posição completamente retraída) é obtido assim que a acção de tracção T seja aplicada sobre a extremidade proximal da alavanca 20. A acção de desbloqueio também pode ser realizada manualmente (por exemplo num caso de não funcionamento dos meios de tracção 40) , ao actuar manualmente sobre a extremidade 20'' .
Lisboa, 2012-02-06

Claims (5)

  1. ΕΡ 2 216 202/ΡΤ 1/2 REIVINDICAÇÕES 1. Degrau retráctil mecanizado para veículos a motor, compreendendo: uma armação de suporte fixa de um modo sólido ao veículo, pelo menos um piso (11) fixo à armação por meio de um sistema de ligação, de modo a ser móvel para oscilar entre uma posição completamente extraída do piso (11) e uma posição completamente retraída do mesmo em relação a um volume do veículo, meios (40) para puxar o piso (11) para a posição completamente retraída, caracterizado por compreender uma alavanca de gancho (20) fixa a uma parte oscilante (12) do sistema de ligação e destinada a enganchar num elemento de engate (30) o qual está fixo em relação à armação, de modo a bloquear o piso (11) numa posição completamente extraída do mesmo, a acção de enganchar sendo libertada a seguir à acção dos meios de tracção (40) numa direcção de tracção do piso (11) para a posição completamente retraída.
  2. 2. Degrau de acordo com a reivindicação 1, tendo pelo menos um braço oscilante (12) cuja oscilação determina a posição completamente extraída e a posição completamente retraída do piso (11), a alavanca de gancho (20) estando fixa ao braço oscilante (12).
  3. 3. Degrau de acordo com a reivindicação 1, em que a alavanca de gancho (20) compreende uma extremidade distai que tem um gancho (21) para enganchar no elemento de engate (30), a alavanca de gancho (20) podendo oscilar entre uma primeira posição (Pl) na qual o gancho (21) fica preso no elemento de engate (30) e uma segunda posição (P2) na qual o gancho (21) é libertado do engate com o elemento de engate (30).
  4. 4. Degrau de acordo com a reivindicação 3, em que a alavanca de gancho (20) é puxada pelos meios de tracção (23) para a primeira posição e o elemento de engate (30) está conformado de modo a receber o gancho (21) num encaixe à ΕΡ 2 216 202/ΡΤ 2/2 pressão, após ο deslocamento do braço oscilante (12) para a posição completamente extraída.
  5. 5. Degrau de acordo com a reivindicação 3, em que a alavanca de gancho (20) compreende uma extremidade proximal (20'') numa posição distante da extremidade distai, cuja extremidade proximal (20'') está ligada aos meios de tracção (40), a alavanca de gancho (20) podendo oscilar de um modo limitado entre a primeira e a segunda posições, a acção dos meios de tracção na direcção de tracção do piso (11) para a posição completamente retraída trazendo a alavanca de gancho (20) para a segunda posição (P2). Lisboa, 2012-02-06
PT10152866T 2009-02-09 2010-02-08 Degrau retráctil para veículos a motor PT2216202E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ITRE2009A000010A IT1394999B1 (it) 2009-02-09 2009-02-09 '' gradino retrattile per autoveicoli ''

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2216202E true PT2216202E (pt) 2012-02-13

Family

ID=41061104

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT10152866T PT2216202E (pt) 2009-02-09 2010-02-08 Degrau retráctil para veículos a motor

Country Status (7)

Country Link
EP (1) EP2216202B1 (pt)
AT (1) ATE538973T1 (pt)
ES (1) ES2378872T3 (pt)
IT (1) IT1394999B1 (pt)
PL (1) PL2216202T3 (pt)
PT (1) PT2216202E (pt)
SI (1) SI2216202T1 (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US10343610B2 (en) 2014-07-23 2019-07-09 Magna International Inc. Compact power running board
CN106043137B (zh) * 2016-05-30 2018-03-20 上海汽车集团股份有限公司 大中型车辆电动踏步杠杆回位结构
CN109819651B (zh) * 2017-09-18 2023-03-24 麦格纳国际公司 紧凑式动力踏板
KR20190120089A (ko) 2018-04-13 2019-10-23 마그나 익스테리어즈 인크. 파워 박스 사이드 스텝
EP3911539A4 (en) 2019-04-09 2022-03-09 Magna Exteriors Inc. RETRACTABLE POWER REMOTE DRIVE
US11458900B2 (en) 2019-04-29 2022-10-04 Magna Exteriors Inc. Multi position automated running board
DE102019213244B4 (de) * 2019-09-02 2024-05-08 Volkswagen Aktiengesellschaft Ausfahrbare Plattform und Kraftfahrzeug mit einer ausfahrbaren Plattform
DE202019107144U1 (de) * 2019-12-20 2021-03-23 Ga Actuation Systems Gmbh Ausfahrbare Trittstufe

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB745918A (en) * 1953-02-27 1956-03-07 Harold Edgar Chadwick An adjustable and retractable step
US3494634A (en) * 1969-04-24 1970-02-10 Em Roc Inc Retractable step assembly
JP3615598B2 (ja) * 1995-10-02 2005-02-02 極東開発工業株式会社 車両の乗降ステップ装置
US7976042B2 (en) * 2006-08-18 2011-07-12 Watson Bradley E Retractable step

Also Published As

Publication number Publication date
PL2216202T3 (pl) 2012-05-31
EP2216202A1 (en) 2010-08-11
SI2216202T1 (sl) 2012-04-30
ATE538973T1 (de) 2012-01-15
EP2216202B1 (en) 2011-12-28
IT1394999B1 (it) 2012-08-07
ES2378872T3 (es) 2012-04-18
ITRE20090010A1 (it) 2010-08-10

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT2216202E (pt) Degrau retráctil para veículos a motor
ES2639851T5 (es) Dispositivo de retracción para elementos corredizos
PT2109701E (pt) Dispositivo para uma câmara de visita, com uma armação de suporte para fechar um painel montado articulado sobre a armação, utilizando meios de articulação permanentes
PT1403452E (pt) Montagem de trinco para portas seccionadas
BR112014018846B1 (pt) Mecanismo de trancamento para prender um painel de fechamento em uma abertura definida por um quadro, conjunto de para-choque e método de fixação de um painel de fechamento em uma abertura definida por um quadro
JP2004132118A (ja) ステー
EP2085265B1 (en) A retractable step for motor vehicles
PT864025E (pt) Dispositivo de seguranca para porta
ES2876349T3 (es) Mecanismo de accionamiento para piezas de muebles
PT1607261E (pt) Tampa de fecho para a carroçaria de um veículo automóvel e veículo autúmóvel possuíndo tal tampa
JP4366665B1 (ja) ドア開閉機構
GB2535991A (en) A device for protecting the side of a vehicle
JP4067881B2 (ja) 門扉の掛金装置
WO2008071954A1 (en) Vehicle tyre deflating device
JP4673052B2 (ja) プラットホーム用可動ステップ装置
ES2265009T3 (es) Dispositivo para apertura y cierre de una puerta de roto-traslacion para automoviles.
JP6444834B2 (ja) 車両用ドア開閉装置
ES2324644T3 (es) Elemento de bloqueo para puertas de ascensor.
CN214481642U (zh) 翻转定位机构及机柜
JP7237743B2 (ja) シート状部材の展開巻取装置
JP3132610U (ja) 扉等開度調整器
JP5707616B2 (ja) 車両の折戸ドア装置
ES2348483T3 (es) Puerta corrediza para un vehículo.
JP4145574B2 (ja) 車両用手動格納式補助ステップ
ES2689267T3 (es) Accionamiento para una hoja de una ventana o semejante