PT2113476E - Equipamento de segurança para cais de carga ou descarga de mercadorias - Google Patents

Equipamento de segurança para cais de carga ou descarga de mercadorias Download PDF

Info

Publication number
PT2113476E
PT2113476E PT09005609T PT09005609T PT2113476E PT 2113476 E PT2113476 E PT 2113476E PT 09005609 T PT09005609 T PT 09005609T PT 09005609 T PT09005609 T PT 09005609T PT 2113476 E PT2113476 E PT 2113476E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
analysis system
information
vehicle
shim
quay
Prior art date
Application number
PT09005609T
Other languages
English (en)
Inventor
Etienne Penot
Original Assignee
Glomot Penot Systemes
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Glomot Penot Systemes filed Critical Glomot Penot Systemes
Publication of PT2113476E publication Critical patent/PT2113476E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65GTRANSPORT OR STORAGE DEVICES, e.g. CONVEYORS FOR LOADING OR TIPPING, SHOP CONVEYOR SYSTEMS OR PNEUMATIC TUBE CONVEYORS
    • B65G69/00Auxiliary measures taken, or devices used, in connection with loading or unloading
    • B65G69/003Restraining movement of a vehicle at a loading station using means not being part of the vehicle
    • B65G69/005Restraining movement of a vehicle at a loading station using means not being part of the vehicle the means engaging at least one wheel of the vehicle

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Traffic Control Systems (AREA)
  • Radar Systems Or Details Thereof (AREA)
  • Load-Engaging Elements For Cranes (AREA)
  • Control And Safety Of Cranes (AREA)
  • Jib Cranes (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)
  • Preliminary Treatment Of Fibers (AREA)
  • Ship Loading And Unloading (AREA)

Description

ΕΡ 2 113 476/ΡΤ
DESCRIÇÃO "Equipamento de segurança para cais de carga ou descarga de mercadorias" 0 presente invento refere-se aos cais de carga ou de descarga de mercadorias do tipo daqueles nos quais se efectua o transbordo de volumes entre um entreposto e os veículos de transporte, quer se trate de conduzir os volumes no entreposto ou de os conduzir de lá para os despachar para outro local, refere-se a um equipamento de segurança para cais de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1 e a uma utilização de um equipamento de acordo com o preâmbulo da reivindicação 8. 0 mesmo visa essencialmente equipar tais cais com meios automáticos de informação que tendam a melhorar as condições de trabalho na sua abordagem, nomeadamente do ponto de vista da segurança, as condições do pessoal da assistência em terra e outros operadores assim como as condições das mercadorias transportadas.
Nestes modos de realização preferidos o invento implica calços que o pessoal dos cais está habituado a utilizar para bloquear as rodas dos veículos e imobilizar assim estes últimos numa posição apropriada em relação ao cais. Apesar de outras ferramentas poderem ser utilizadas para os mesmos fins, na medida em que se considera que o mais importante é que os mesmos venham a ser colocados numa posição determinada para sinalizar que as operações de carga ou de descarga possam ser empreendidas. 0 equipamento de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1 está descrito no documento "A safer loading bay", MATERIALS HANDLING NEWS, NEXUS MEDIA COMMUNICATIONS, SWANLEY, KENT, GB, no.558, 1 Junho 2004.
Em conformidade com o invento, é proposto equipar um caminho de acesso de veículos ao cais com uma série de etiquetas de identificação por rádio que se sucedem ao longo deste caminho, e em verificar, graças a meios apropriados associados ao dito cais, se um dispositivo de localização portador de leitores destas etiquetas está disposto ou não numa posição determinada respeitante a um sentido pré-definido em relação à sucessão de etiquetas ao longo do caminho de acesso ao cais. A informação resultante desta 2 ΕΡ 2 113 476/ΡΤ verificação é utilizada nomeadamente para alertar o pessoal da assistência em terra de que um veiculo que chegou ao cais está em situação de autorizar as operações de carga ou descarga. 0 dispositivo de localização é vantajosamente realizado sob a forma de um calço de bloqueio das rodas do veiculo ou de qualquer outro meio para imobilizar este último no cais.
Num tal contexto, o invento exprime-se nomeadamente sob a forma de um equipamento para cais de carga ou de descarga de mercadorias, que se caracteriza por, em cada cais, o mesmo estar associado: - por um lado, a etiquetas de identificação por rádio dispostas em série ao longo de um caminho de acesso ao cais para os veículos de transporte de mercadorias a carregar ou descarregar; - por outro lado, a um dispositivo de localização de presença ou não de um tal veículo no cais que comporta dois sensores distantes um do outro que estão aptos a cooperar com as ditas etiquetas na leitura e na retransmissão das suas informações de identificação; - assim como meios de análise para determinar, a partir das informações de identificação das etiquetas e de um atributo próprio a cada leitor, em que ordem se colocam os leitores por comparação com a ordem de sucessão das etiquetas na série. 0 presente invento tem por objecto um equipamento de segurança de acordo com a reivindicação 1.
De acordo com os seus modos de realização preferidos, o invento tem portanto a vantagem de recorrer às técnicas de telecomunicações sem fio para transmitir as informações necessárias à verificação de uma posição correcta do dispositivo de localização, assim como para emitir eventualmente um sinal que se destina ao pessoal da assistência em terra no sentido de autoriza-los a proceder às operações de carga ou de descarga dos veículos conduzidos ao cais. Estas técnicas passam vantajosamente pelo emprego de marcas RFID (para "radio-frequency identification" em Inglês), daí nomeadamente uma grande comodidade de colocação 3 ΕΡ 2 113 476/ΡΤ do equipamento de acordo com o invento em cais ou grupos de cais existentes. Por exemplo, as diferentes etiquetas podem ser individualmente integradas numa simples vala realizada no solo, estando os leitores fixos com base em ferramentas convencionais que confirmam a imobilização dos camiões de transporte de mercadorias. De acordo com outros modos de realização, as etiquetas podem ser integradas em bandas de sinalização que são depois coladas ao solo. A titulo de exemplo não limitador neste caso, as mesmas podem ser coladas sobre a face inferior, destinada a ser colada no solo, de uma tal banda de sinalização.
De maneira preferencial, cada cais de um entreposto ou de qualquer outro conjunto de carga e de descarga de mercadorias para e a partir de veículos conduzidos ao cais comporta assim, de acordo com o invento, etiquetas de identificação por rádio dispostas em série ao longo de um caminho de acesso ao cais para os veículos de transporte de mercadorias a carregar ou descarregar, sendo as ditas etiquetas, por um lado, portadoras e emissoras de uma informação de identificação característica da ordem de sucessão das etiquetas na série, e, por outro lado, quando o conjunto de carga e de descarga comporta vários cais, portadores e emissores de uma informação de identificação característica do cais ao longo do caminho de acesso ao qual as etiquetas são colocadas na série de cais.
Em associação com estas etiquetas prevê-se utilizar, para cada veículo estacionado no cais, um dispositivo móvel de localização a colocar numa posição determinada em relação a este veículo, posição na qual dois leitores transmissores de ondas de rádio colocados sobre este dispositivo de localização captam os sinais emitidos por pelo menos duas etiquetas diferentes da série, para reenviar com destino a um sistema de análise associado ao cais ou ao conjunto de cais relacionados os sinais portadores das informações de identificação próprios a cada uma das etiquetas lidas e uma informação de atributo de leitor que distingue os dois leitores um do outro.
Ao nível do sistema de análise, são programados meios de tratamento informáticos para verificar, em função do conjunto 4 ΕΡ 2 113 476/ΡΤ de informações de etiqueta e de informações de leitura, se o dispositivo de localização foi colocado correctamente na sua posição determinada relativamente ao cais, respeitando um sentido pré-definido entre os dois leitores do mais próximo ao mais longínquo relativamente ao cais na ordem de sucessão das etiquetas na série.
Para maior clarificação, o invento será descrito com mais precisão no que se segue de acordo com o seu modo de realização preferido, no qual o dispositivo de localização é um calço destinado a ser colocado contra uma roda de um veículo estacionado no cais para completar a imobilização deste. Um tal calço, de forma geral prismática, comporta portanto de modo vantajoso, mais perto da sua face destinada a assentar sobre o solo, dois leitores de radiofrequência distintos também afastados tanto quanto possível um do outro quanto lhe permite a geometria e a dimensão do calço, estando os dois leitores de radiofrequência vantajosamente distribuídos num alinhamento de modo paralelo à orientação das etiquetas de identificação por rádio dispostas em série ao longo de um caminho de acesso ao cais. 0 invento prevê que estes dois leitores estejam aptos a receber as informações que provêm de todas as etiquetas que estão colocadas na sua vizinhança, e que o sistema de análise realize algoritmos de discriminação de tipo, aliás conhecidos em si nos dispositivos RFID, para que o sistema de análise não retenha, para cada um dos leitores, mais do que a informação emitida por uma e uma só etiqueta. A título de exemplo não limitativo, o sistema de analise irá reter de modo vantajoso a informação emitida pela etiqueta que está mais próxima de cada leitor, ou, se o leitor estiver situado a igual distância de duas etiquetas consecutivas, não irá reter tipicamente mais do que a informação que provém da etiqueta mais próxima do cais.
De acordo com uma outra das suas características, o invento prevê, desde que nenhum veículo esteja estacionado no cais, que o calço fique colocado num suporte apropriado disposto sobre o cais, e que este suporte esteja equipado com um detector ligado por meios de telecomunicação, que podem ser os meios de telecomunicação sem fio, ao sistema de 5 ΕΡ 2 113 476/ΡΤ análise para enviar àquele uma informação de presença ou de ausência do dito calço. De modo vantajoso, este suporte está ligado a um dispositivo de alimentação eléctrica que permite recarregar em energia nomeadamente o emissor de radiofrequência de cada um dos leitores colocados sobre o calço, a fim que estes possam de maneira fiável, por um lado, emitir um sinal de radiofrequência de activação e de interrogação das etiquetas de identificação por rádio colocadas ao longo do caminho de acesso ao cais, e, por outro lado, transmitir ao sistema de análise as informações emitidas em retorno por essas etiquetas de radiofrequência. 0 invento prevê igualmente, de acordo com uma outra das suas características, que o calço comporte de modo vantajoso meios de detecção da presença de um pneu de um veiculo na sua vizinhança, assim como meios de emissão, para o sistema de análise, de uma informação de presença de um tal pneu. A titulo de exemplo não limitativo, os meios de detecção da presença de um pneu de um veiculo na proximidade do calço podem compreender um circuito indutivo fechado, quando o calço está disposto contra o dito pneu e aberto no caso contrário, e associado a um contacto electrónico cuja informação de abertura ou de fecho é transmitida por meios de telecomunicação sem fios ao sistema de análise. 0 funcionamento do equipamento de segurança de acordo com o invento é então o que se segue.
Na ausência do veiculo estacionado no cais, o calço fica disposto sobre o seu suporte, que reenvia então ao sistema de análise uma informação de presença deste calço.
Mais precisamente, o sistema de análise realiza um emparelhamento do calço com o suporte de calço. Para isto, o invento prevê que o calço seja portador de uma informação de identificação própria, por exemplo, mas de maneira não exclusiva, pela influência de uma etiqueta de identificação por rádio, e que esta informação de identificação possa ser lida por meios apropriados que equipam o suporte de calço (a titulo de exemplo não limitador um leitor de identificação por rádio), assim como pelo sistema de análise. 0 emparelhamento é então realizado pela associação, pelo 6 ΕΡ 2 113 476/ΡΤ sistema de análise, da informação de identificação suportada pelo calço a uma informação de identificação do suporte de calço (por exemplo, um número de ordem num conjunto de cais) . Deverá notar-se que um tal emparelhamento é de modo vantajoso realizado cada vez que um calço é colocado sobre um suporte de calço nas condições que serão precisadas mais à frente. Assim, cada um dos calços pode ser utilizado de modo indiferente com cada um dos suportes de calço quando o invento é realizado por um conjunto de cais.
Quando um veiculo está estacionado no cais para uma operação de carga e/ou de descarga, o calço é retirado do seu suporte para ser colocado contra uma roda deste veiculo e assegurar uma imobilização total deste, a fim de que as operações de carga e/ou de descarga possam ser realizadas pelos operadores do cais sem risco de o veiculo se deslocar em relação ao cais quando destas operações, o que comprometeria então a segurança das pessoas e das mercadorias.
Para que estas operações possam desenrolar-se em condições óptimas de segurança, tanto para o pessoal do cais como para as mercadorias, o invento prevê, a partir do momento em que o calço seja retirado do seu suporte, que o detector de presença de calço de que este está munido envie uma informação de ausência do calço ao sistema de análise associado ao cais. 0 invento prevê a seguir que os diferentes leitores e detectores colocados sobre o calço reenviem ao sistema de análise associado ao cais, por um lado, as informações recebidas das etiquetas de identificação de radiofrequência colocadas na vizinhança do calço e, por outro lado, uma informação de detecção ou não da presença de um pneu de um veiculo na vizinhança do dito calço.
De acordo com uma outra das suas caracteristicas, o invento prevê que o cais esteja igualmente equipado de meios de sinalização que indicam, ao fim de um lapso de tempo pré-definido, por exemplo representativo do tempo médio necessário à colocação do calço contra uma roda do veiculo, se, por um lado, o sistema de análise recebeu efectivamente 7 ΕΡ 2 113 476/ΡΤ as diferentes informações transmitidas pelos leitores de radiofrequência e o detector de presença de pneu, e se, por outro lado, estas informações indicam efectivamente que o calço está correctamente posicionado simultaneamente na vizinhança de um pneu do veiculo e no sentido predeterminado precedentemente indicado em relação à sucessão das etiquetas ao longo do caminho de acesso ao cais. A titulo de exemplo não limitativo, estes meios de sinalização podem consistir num mostrador luminoso de cor diferente de acordo com as informações recebidas pelo sistema de análise, indicando ou não que o calço foi disposto no sentido predeterminado e na vizinhança do pneu de um veiculo, por exemplo um indicador luminoso verde quando o calço tiver sido correctamente disposto, e um indicador luminoso vermelho no caso contrário, eventualmente associado a um sinal sonoro de alerta neste último caso.
Num dos seus modos de realização particulares, o invento prevê que, uma vez as informações de posicionamento do calço recebidas e validadas pelo sistema de análise (detecção da presença de um pneu do veiculo na proximidade imediata do calço, sem predeterminação de colocação do calço em relação à sucessão de etiquetas de identificação por rádio ao longo do caminho de acesso), a validação empreendida por este último pare. Por outras palavras, uma vez o posicionamento do calço validado na vizinhança do veiculo, o sistema de análise deixa de tratar as informações recebidas dos leitores de radiofrequência e detector de presença de pneu, isto até que o calço seja de novo deslocado.
Todavia, de acordo com um modo de realização particularmente vantajoso, o invento prevê que o calço transmita em intervalos de tempo regulares (a titulo de exemplo não limitativo em intervalos de alguns segundos) toda ou parte das suas informações de posicionamento ao sistema de análise, por exemplo, as informações que recebe das etiquetas de radiofrequência dispostas ao longo do caminho de acesso ao cais.
Em qualquer dos casos, o invento prevê que a informação de validação da posição do calço relativamente ao veiculo, 8 ΕΡ 2 113 476/ΡΤ assim como, se for caso disso, qualquer informação de deslocamento intempestivo deste calço no decorrer das operações de movimentação, possa ser comunicada ao pessoal que trabalha no cais.
Para tal, de acordo com uma outra das caracteristicas do invento, o calço está igualmente de modo vantajoso munido de um detector, por exemplo do tipo acelerómetro, apto a enviar ao sistema de análise uma informação de movimento do dito calço. 0 invento prevê ainda que, desde que o sinal tenha sido recebido e que o movimento registado apresente uma amplitude superior a um limite previamente fixo, o sistema de análise verifique a informação de detecção de presença do pneu. Se, depois de uma duração previamente definida, uma informação de presença de um pneu de um veiculo não foi recebida pelo sistema de análise, o invento prevê então que o sistema de análise comande, ao fim de uma duração previamente definida, a sinalização, no cais, de uma informação representativa de retorno ou não do calço no suporte, com base na informação de presença ou não do calço transmitida ao dito sistema de análise pelo detector colocado sobre o suporte daquele.
Isto permite, por um lado, garantir que o calço assente correctamente posicionado relativamente ao veiculo ao longo da operação de carga e/ou de descarga, e que o mesmo não seja deslocado, mesmo ligeiramente, por inadvertência, o que poderia colocar em perigo a segurança das operações de movimentação. Aliás, isto permite igualmente, no caso em que o calço é ligeiramente deslocado no decorrer das operações de manutenção, evitar qualquer desencadear intempestivo de um sinal de alerta ao nivel do cais que indique que o calço foi deslocado mas não foi substituído no seu suporte. Isto permite, além disso, suprimir qualquer risco de perda de um calço, e permite enfim assegurar que cada calço, no momento da sua utilização, esteja num estado de carga suficiente para que os leitores e detectores que comporta possam funcionar de maneira óptima e durante a duração necessária às operações de movimentação das mercadorias.
Uma vez terminadas as operações de carga e/ou de descarga, o calço é retirado para ser entregue no suporte com 9 ΕΡ 2 113 476/ΡΤ ο qual foi previamente emparelhado. De maneira análoga ao caso em que o calço foi acidentalmente deslocado durante as operações de movimentação, o invento prevê que o sistema de análise comande, depois de um lapso de tempo previamente definido, a visualização, no cais, de uma informação representativa do retorno ou não do dito calço sobre o suporte com o qual o mesmo foi previamente emparelhado. 0 invento prevê igualmente que o sistema de análise comande os meios de visualização para sinalizar um erro no caso em que o calço será indevidamente substituído, depois da utilização, num suporte diferente daquele com o qual foi emparelhado enquanto que, ao mesmo tempo, o calço emparelhado com este suporte está a ser utilizado. Concomitantemente, o invento prevê igualmente impedir, neste caso, qualquer novo emparelhamento do calço substituído com o suporte cujo calço está a ser utilizado.
No caso em que o equipamento de segurança de acordo com o invento é realizado para um conjunto de cais, o invento prevê, de acordo com diferentes modos de realização, que um sistema de análise seja associado a cada cais, ou que um sistema central de análise e de supervisão assegure a gestão do conjunto das informações emitidas e recebidas pelo conjunto das etiquetas de identificação colocadas ao longo dos diferentes caminhos de acesso aos diferentes cais, assim como pelo conjunto de leitores de radiofrequência e detectores de presença de pneu dispostos sobre os diferentes calços.
De acordo com uma das suas características, no caso em que um sistema de análise está associado a cada um dos cais do conjunto de cais, o invento prevê que um calço retirado do suporte com o qual o mesmo é emparelhado sobre um dado cais para ser disposto contra um pneu de um veículo estacionado em frente a este cais reenvie à totalidade dos sistemas de análise de todos os cais situados na proximidade as informações que recebe das etiquetas de radiofrequência que estão situadas na sua vizinhança, assim como a informação de detecção ou não da presença de um pneu na sua vizinhança imediata. Neste caso, só o sistema de análise que tenha previamente recebido do suporte com o qual o calço foi 10 ΕΡ 2 113 476/ΡΤ emparelhado uma informação de ausência deste calço reterá as informações transmitidas por este calço e indicará, pelos meios de sinalização evocados mais acima, se as operações de carga ou de descarga do veiculo podem ser ou não começadas. Do mesmo modo, se o calço está colocado num veiculo em estacionamento sobre um cais diferente daquele no qual o mesmo foi associado pela influência do seu emparelhamento no suporte de calço, o invento prevê que o sistema de análise do cais com o qual o calço está emparelhado comande, com base nas informações de etiqueta transmitidas por este calço, os meios de visualização para sinalizar um erro de colocação deste último. O emparelhamento de cada calço permite então aqui evitar qualquer falha do sistema consecutivamente a uma eventual colocação do calço em frente a um cais para além daquele que corresponde ao suporte com o qual o mesmo foi emparelhado, nomeadamente no caso em que vários cais situados lado a lado estão na situação de acolher cada um deles um veiculo que deverá ser carregado e/ou descarregado de mercadorias. O mesmo permite além disso utilizar um sistema de análise idêntico para cada um dos cais, o que permite preservar, com custo reduzido, a modularidade do equipamento de acordo com o invento ao permitir a adição ou a remoção de um ou vários equipamentos sem repercussão sobre os cais já equipados. Esta modularidade é além disso reforçada pelo facto de ser possível, assim como foi indicado mais acima, utilizar de modo indiferente qualquer calço com qualquer um dos suportes mediante emparelhamento prévio.
No caso em que um sistema central de análise e de supervisão assegura a gestão do conjunto das informações emitidas e recebidas pelo conjunto das etiquetas de identificação por rádio colocadas ao longo dos diferentes caminhos de acesso aos diferentes cais, cada calço reenviará àquele as informações que o mesmo recebe das etiquetas colocadas ao longo do caminho de acesso ao cais munido do suporte de calço com o qual o mesmo foi emparelhado (caminho de acesso sobre o qual está estacionado o veículo contra o qual o mesmo está colocado para o imobilizar), assim como a informação de detecção ou não da presença de um pneu na sua vizinhança imediata. O invento prevê então, de acordo com os 11 ΕΡ 2 113 476/ΡΤ diferentes modos de realização, que o sistema central de análise e de supervisão comande os meios de sinalização dispostos sobre cada um dos cais, ou dos meios de sinalização centralizados que marcam cada um dos diferentes cais, e que indicam se as operações de carga e/ou descarga podem ser empreendidas em condições de segurança satisfatórias no que se refere à imobilização do veiculo a carregar e/ou descarregar.
Sobressai do que precede que o invento permite, em qualquer momento, num dado cais, conhecer de maneira simples, rápida e pouco dispendiosa, o estado de colocação de um calço destinado a ser disposto contra uma roda de um veiculo para que as operações de carga e/ou descarga de mercadorias a partir ou para este veiculo possam ser empreendidas nas condições de imobilização deste último, satisfatórias no que diz respeito à segurança dos operadores do cais e das mercadorias. Parece igualmente que o invento pode ser realizado de maneira muito simples e modular para um conjunto de cais, sem complicação do sistema de análise e de tratamento das informações transmitidas pelo elemento de localização móvel - aqui um calço dentro do que vem a ser descrito
Outras caracteristicas e vantagens do invento ressurgirão com a leitura da descrição que se segue, ilustrada pelas figuras que se seguem, nas quais: - a FIG. 1 representa uma vista esquemática do conjunto de ajustamento de etiquetas de radiofrequência num conjunto de cais; - a FIG. 2 é uma vista esquemática aproximada de um cais munido de um equipamento de segurança de acordo com o invento numa configuração na qual o elemento móvel de localização é um calço destinado a ser colocado contra uma roda de um veiculo, e no qual esse calço está mal posicionado em frente ao veiculo e ao cais; e - e a FIG. 3 que é uma vista esquemática aproximada de um cais munido de um equipamento de segurança de acordo com o invento, numa configuração na qual o elemento móvel de 12 ΕΡ 2 113 476/ΡΤ localização é um calço destinado a ser colocado contra uma roda de um veículo, e na qual este calço está correctamente posicionado em frente ao veículo e ao cais.
Com referência a estas diferentes figuras, o equipamento de segurança de acordo o invento comporta um dispositivo móvel de localização 1 destinado a ser colocado numa posição predeterminada relativamente a um veículo V estacionado nas áreas adjacentes de um cais Q. De acordo com o modo de realização preferido do invento representado pelas figuras, este dispositivo móvel de localização é um calço destinado a ser colocado contra uma das rodas do veículo V para completar a imobilização deste último e impedir que aquele não se desloque quando das operações de carga e/ou descarga de mercadorias, deslocamento que poderia ter como efeito tornar incertas as operações de movimentação, ou seja levar à queda de pessoas ou de engenhos entre o cais e o espaço de carga do veículo. 0 calço 1, de forma geral prismática, comporta pelo menos dois leitores de identificação por rádio LI e L2 aptos a recolher e a transmitir, a um sistema de análise (não representado nas figuras) associado ao cais Q, as informações de que um conjunto de etiquetas de identificação por rádio E, distribuídas ao longo de um caminho de acesso C do veículo ao cais Q, são portadoras. Estes leitores estão de modo vantajoso colocados o mais próximo da face do calço 1 destinado a estar em contacto com o solo quando o dito calço está disposto contra uma das rodas do veículo, e os mesmos estão de modo vantajoso também afastados um do outro quanto permitem as dimensões e a geometria do calço. De acordo com o modo de realização representado pelas figuras, no qual o calço 1 apresenta, na vista de lado, a forma de um triângulo rectângulo em que a hipotenusa se destina a estar em contacto com uma das rodas do veículo, os leitores LI e L2 estão de modo vantajoso dispostos, um na vizinhança do ângulo recto que forma a face de apoio do calço sobre o solo e uma das faces do dito calço, e o outro na vizinhança do ângulo oposto sobre a face de apoio do calço 1 sobre o solo.
Deve notar-se que, de acordo com diferentes modos de realização não limitativos do invento, as etiquetas de 13 ΕΡ 2 113 476/ΡΤ identificação por rádio E podem estar equidistantes ao longo do caminho de acesso ao cais, ou as mesmas podem estar dispostas de maneira a estarem mais próximas umas das outras na vizinhança do cais do que à distância deste. Em qualquer dos casos, a distância entre duas etiquetas consecutivas é de preferência reduzida em comparação à distância que separa os dois leitores LI e L2. 0 calço 1 está igualmente equipado com um detector (não representado nas figuras) de proximidade de um pneu de um veiculo tal como o veiculo V. A titulo de exemplo não limitativo, este detector pode compreender um circuito indutivo, aberto ou fechado de acordo com o facto de o calço estar colocado ou não na proximidade de um pneu. De acordo com o invento, o detector de proximidade emite na direcção do sistema de análise um sinal de presença ou não de um pneu na proximidade do calço 1, sinal representativo da realidade do posicionamento do calço 1 contra uma das rodas do veiculo V. De modo vantajoso, este sinal é transmitido por meios de telecomunicação sem fio. 0 calço 1 está além disso equipado com um detector de movimento (não representado nas figuras), por exemplo do tipo acelerómetro, cujo sinal, transmitido ao sistema de análise, é representativo de um movimento do dito calço. De modo vantajoso, um limite de amplitude mínimo de um tal movimento é aplicado a este sinal de tal maneira que só os deslocamentos significativos deste calço serão tomados em conta pelo sistema de análise.
Além disso, o calço 1 é portador de uma informação de identificação, a título de exemplo não limitativo, sob a forma de uma etiqueta de identificação por rádio (não representada nas figuras).
Um suporte 2 do calço 1 está, aliás, colocado sobre o cais Q. 0 suporte de calço 2 destina-se a acolher o calço 1 desde que não esteja estacionado nenhum veículo em frente ao cais Q. De modo vantajoso, o suporte de calço 2 está ligado a meios de alimentação eléctrica que permitem fornecer ao dispositivo de radiofrequência dos leitores LI e L2 a energia graças à qual os ditos leitores podem, por um lado, activar a 14 ΕΡ 2 113 476/ΡΤ emissão, pelas etiquetas de identificação por rádio E, das informações de que as mesmas são portadoras, e graças à qual, por outro lado, os ditos leitores podem transmitir estas informações ao sistema de análise. 0 suporte de calço 2 comporta igualmente um detector (não representado nas figuras) apto a transmitir ao sistema de análise, de preferência pelos meios de telecomunicação sem fio, uma informação representativa da presença ou não do calço 1 sobre o suporte de calço 2. 0 suporte de calço 2 está, além disso, munido de um dispositivo de leitura da informação de identificação de que o calço 1 é portador, por exemplo e de maneira não limitadora, um leitor de identificação por rádio no caso em que a informação de identificação do calço está inscrita sobre uma etiqueta de identificação por rádio. 0 invento prevê que o sistema de análise realize o emparelhamento do calço 1 no suporte 2 (e, através disso, no cais no qual está colocado este suporte de calço) ao associar a informação de identificação suportada pelo dito calço a uma informação de identificação atribuída ao suporte de calço, por exemplo, um número de ordem do cais sobre o qual está colocado este suporte numa série de cais. Deve notar-se que, para aumentar a flexibilidade e a modularidade da instalação de acordo com o invento, este emparelhamento é realizado de cada vez que um calço qualquer está colocado sobre um suporte de calço qualquer. 0 invento prevê todavia meios que permitem evitar qualquer emparelhamento intempestivo de um calço num suporte de calço, por exemplo, no caso em que um calço utilizado seria, por inadvertência, substituído num suporte de calço diferente daquele com o qual foi previamente emparelhado e em que o calço estaria no decorrer da utilização num veículo imobilizado para as operações de carga e/ou descarga de mercadorias.
De acordo com uma das características do invento, cada uma das etiquetas de identificação por rádio E é portadora de uma informação representativa da sua posição na sucessão de etiquetas de identificação por rádio colocadas sobre o mesmo caminho de acesso C que a mesma. Do mesmo modo, se o conjunto 15 ΕΡ 2 113 476/ΡΤ logístico comportar vários cais, o invento prevê que cada uma das etiquetas de identificação por rádio E seja igualmente portadora de uma informação representativa do cais sobre o caminho de acesso no qual está colocada na série de cais do conjunto logístico.
Mais precisamente, se N etiquetas de identificação por rádio E, numeradas de 1 a N, estão colocadas no caminho de acesso a um dos P cais numerados de 1 a P de um conjunto logístico, cada uma das etiquetas colocadas sobre cada um dos caminhos de acesso C em cada um dos cais Q será portadora de uma informação da forma Ej,i com l<j<P e l<i<N. 0 invento prevê então que cada um dos leitores Ll, L2 emita com destino às etiquetas E que estão colocadas na sua vizinhança um sinal de interrogação e transmita, no retorno, ao sistema de análise, as informações da forma Ej,i evocada acima cujas etiquetas são portadoras, assim como uma informação representativa de cada um dos ditos leitores. De acordo com uma outra das características do invento, o sistema de análise compreende algoritmos, aliás conhecidos em si, que realizam, a partir destas informações, para cada um dos leitores Ll, L2, a selecção de uma e uma só destas informações, representativa de uma e uma só das etiquetas E. A título de exemplo não limitativo, o sistema de análise poderá assim reter apenas a informação da forma Ej, i que provém da etiqueta mais próxima do leitor relacionado, ou ainda, o sistema de análise poderá reter apenas a informação da forma Ej, i que provem da etiqueta simultaneamente mais próxima do leitor relacionado e mais próxima do cais relacionado.
De acordo com uma outra das características do invento, o sistema de análise compreende igualmente meios de discriminação dos leitores Ll e L2 entre si, a fim de poder atribuir a cada um destes leitores a informação da forma Ej,i pertinente retida para o mesmo.
De acordo com o invento, o sistema de análise compreende igualmente meios de comparação das informações da forma Ej,i retidas para cada um dos leitores, a fim de determinar se o calço 1 foi ou não colocado num sentido predefinido em frente 16 ΕΡ 2 113 476/ΡΤ à sucessão das etiquetas E ao longo do caminho de acesso ao cais considerado. 0 funcionamento do equipamento de segurança de acordo o invento é então o que se segue.
Quando um veiculo V está estacionado em frente a um cais Q para ai ser carregado e/ou descarregado de mercadorias, o calço 1 é retirado do seu suporte 2 para ser colocado contra uma roda deste veiculo a fim de completar a imobilização deste.
Os detectores de movimento e de presença do calço 1 no seu suporte transmitem então ao sistema de análise respectivamente uma informação de movimento do calço 1 e uma informação de recuo deste do seu suporte 2.
Uma vez o calço 1 colocado na vizinhança de uma das rodas do veiculo V, os leitores LI e L2 transmitem ao sistema de análise as informações que recebem das etiquetas de identificação por rádio situadas na sua vizinhança, e o sistema de análise realiza então a comparação destas informações para deduzir uma informação representativa do posicionamento correcto ou não do calço 1 relativamente à sucessão de etiquetas E ao longo do caminho de acesso ao cais.
As FIGS. 2 e 3 ilustram mais precisamente a realização desta comparação, representando a FIG. 2 um caso no qual o calço 1 não foi colocado correctamente contra uma roda do veiculo V e representando a FIG. 3 um caso no qual o calço 1 foi correctamente posicionado contra esta roda. De acordo com o modo de realização ilustrado por estas figuras, as etiquetas E são numeradas de 1 a N a partir do cais Q, e o sistema de análise retém, para cada um dos leitores LI e L2, a informação da forma Ej, i representativa da etiqueta E, simultaneamente a mais próxima deste leitor e a mais próxima do cais Q, quer dizer, por outros termos, a informação da forma Ej, i que provém do conjunto das etiquetas colocadas na vizinhança de cada um dos leitores para a qual o índice i é o mais reduzido. 17 ΕΡ 2 113 476/ΡΤ
Parece então que, no caso em que o calço 1 não foi colocado correctamente (ver a FIG. 2), o sistema de análise reterá para o leitor L2 uma informação da forma Ej, i e reterá, para o leitor Ll, uma informação da forma Ej,i+a com a>0. Inversamente, no caso em que o calço 1 foi colocado correctamente (ver a FIG. 3) , o sistema de análise reterá para o leitor Ll uma informação da forma Ej,i e reterá, para o leitor L2, uma informação da forma Ej, i+a com a>0. Apto, assim como foi evocado acima, a diferenciar os leitores Ll e L2 entre si, o sistema de análise poderá assim deduzir das informações da forma E j, i e Ej,i+a retidas para cada um de entre eles uma informação representativa do sentido de colocação do calço 1 relativamente à sucessão de etiquetas E ao lonqo do caminho de acesso ao cais Q.
Assim como foi previamente evocado, o sistema de análise recolhe igualmente do detector de proximidade uma informação representativa da proximidade do calço 1 com a roda do veiculo V contra a qual deverá ser colocado.
De acordo com uma outra das suas caracteristicas, o invento prevê que o sistema de análise comande os meios de visualização e de sinalização 3 de modo vantajoso, preferencialmente dispostos ao nível do cais Q para indicar ao pessoal deste cais se as operações de carga e/ou descarga do veículo V podem ou não ser empreendidas.
Mais precisamente, o invento prevê que, no caso em que o resultado da comparação das informações recebidas das etiquetas de identificação por rádio e retidas para cada um dos leitores indique que o calço 1 não foi colocado correctamente face ao sentido de sucessão das etiquetas E ao longo do caminho de acesso ao cais Q, ou no caso em que a informação recolhida do detector de proximidade indique que o calço não foi colocado suficientemente perto da roda do veículo V, o sistema de análise comande os meios de visualização e de sinalização 3 para indicar ao pessoal do cais que as operações de carga e/ou descarga do veículo V não podem ser empreendidas. Uma tal visualização pode, por exemplo, tomar a forma de iluminação de um indicador luminoso de cor vermelha ao nível do cais, eventualmente em associação com o arranque de um sinal sonoro de alerta. 18 ΕΡ 2 113 476/ΡΤ
Inversamente, no caso em que o conjunto das informações recebidas simultaneamente do detector de proximidade e dos leitores LI e L2 indique que o calço 1 está, por um lado, colocado mais próximo de uma das rodas do veiculo V, e, por outro lado, disposto num sentido correcto relativamente ao sentido de sucessão das etiquetas de identificação por rádio E ao lonqo do caminho de acesso ao cais, o invento prevê que o sistema de análise comande os meios de visualização e de sinalização para indicar ao pessoal do cais que as operações de carga e/ou descarga do veiculo podem ser empreendidas. A titulo de exemplo não exclusivo, uma tal visualização pode tomar a forma de iluminação de um indicador luminoso de cor verde ao nivel do cais.
Uma vez a operação de movimentação terminada no veiculo V, o calço 1 é retirado da roda contra a qual o mesmo foi colocado. 0 detector de movimento que comporta transmite então uma informação de movimento ao sistema de análise. Quando o calço 1 é metido no lugar sobre o suporte de calço 2 com o qual foi emparelhado, o detector de presença do calço transmite por sua vez ao sistema de análise uma informação de retorno do calço sobre o seu suporte. 0 invento propõe assim meios e um equipamento simples para que as operações de manutenção (carga, descarga de mercadorias) sobre um veiculo estacionado em frente a um cais de um conjunto logístico possam ser empreendidas em condições satisfatórias no que se refere à imobilização deste veículo em frente deste cais.
Deve ser notado que, numa preocupação de melhoramento do funcionamento e da fiabilidade do funcionamento de um tal equipamento, o invento apresenta um conjunto de características complementares às características que acabam de ser evocadas.
De acordo com uma destas características complementares, o invento prevê que o sistema de análise comande os meios de visualização 3 para indicar que a operação de carga e/ou descarga não pode ser empreendida se as informações que provêem do detector de proximidade e que provêem dos leitores 19 ΕΡ 2 113 476/ΡΤ LI e L2 não tenham sido recebidas pelo sistema de análise num lapso de tempo previamente fixo a partir do instante em que os detectores de movimento e de presença do calço no seu suporte de calço 2 lhe transmitiram a informação mencionada mais acima de movimento do calço 1 e de recuo deste do seu suporte. A titulo de exemplo não limitativo, o lapso de tempo previamente fixo citado acima, análogo a uma temporização dos meios do sistema de análise, pode ser fixo com base num tempo médio necessário à instalação do calço contra uma roda de um veiculo no cais.
Aliás, qualquer que seja o modo de realização previsto para o invento, em particular que o calço cesse de transmitir as suas informações de colocação uma vez que a sua posição tenha sido validada ou pelo contrário, que o mesmo continue a transmitir, em intervalos regulares (a titulo de exemplo não limitativo em intervalos de alguns segundos, tipicamente de 3 a 20), as suas informações de posição ao sistema de análise, o invento prevê meios automáticos de aviso dos operadores do estado de imobilização do veiculo ao longo das operações de carga e/ou descarga das mercadorias.
Para se fazer isto, o invento prevê, desde que um sinal seja transmitido ao sistema de análise pelo detector de movimento, sinal representativo de um deslocamento significativo (quer dizer representativo de um deslocamento em que a amplitude é superior a um limite previamente definido) , que uma nova validação da presença de um pneu na vizinhança imediata do calço 1 seja realizada. Se, num lapso de tempo previamente definido a partir do instante no qual o sistema de análise recebeu uma informação de movimento significativo por parte do detector de movimento, este mesmo sistema de análise não recebeu, do detector de proximidade, uma informação de vizinhança imediata de um pneu do veiculo, o mesmo comanda então uma validação do retorno do calço 1 sobre o suporte com o qual o mesmo foi emparelhado, e comanda os meios de visualização 3 para sinalizar um erro (por exemplo, por iluminação de um indicador luminoso de cor laranja ou vermelha) na ausência de recepção, num dado lapso de tempo, que provém do detector de presença, de um sinal representativo do retorno do calço sobre o suporte 2 com o qual o mesmo foi emparelhado. Por outras palavras, desde que 20 ΕΡ 2 113 476/ΡΤ um sinal de movimento significativo seja emitido pelo calço, uma temporização é desencadeada ao nível do sistema de análise, com o resultado da qual, se nenhuma informação de proximidade imediata de um pneu (representativa da proximidade imediata do veículo) tiver sido recebida, uma nova temporização é desencadeada ao nível do sistema de análise. Se, com o resultado desta segunda temporização, nenhum sinal de presença do calço sobre o suporte com o qual o mesmo foi emparelhado foi recebido pelo sistema de análise, aquele comanda então os meios de visualização 3 para sinalizar um erro.
Isto permite nomeadamente evitar a visualização indevida de sinais de erro dos meios de visualização 3, por exemplo, se o veículo se deslocar ligeiramente quando das operações de manutenção e que este deslocamento, suficientemente ligeiro para não meter em perigo os operadores, seja todavia suficiente para que o dito detector de proximidade não transmita mais informação de acordo com a qual o calço 1 é colocado contra um pneu do veículo. Em alternativa, a sensibilidade do dito detector de proximidade pode igualmente ser ajustada para que sejam apenas transmitidas por aquele as informações relativas a um afastamento do calço em relação ao pneu superior num afastamento limite previamente definido. Segue-se igualmente que isto permite garantir a imobilização do veículo em condições satisfatórias para a segurança das operações e das mercadorias na totalidade da duração das operações de movimentação.
Isto evita igualmente qualquer perda de calço e permite assegurar que o calço esteja, fora dos seus períodos de utilização, bem em situação de carga pelo dispositivo de alimentação eléctrica associado ao suporte de calço 2, garantindo assim um funcionamento estável e reprodutível do equipamento de acordo com o invento em qualquer dos casos.
Aliás, o invento prevê que o emparelhamento de um calço com um suporte de calço apenas possa ser realizado na condição em que nenhum calço previamente emparelhado com o seu suporte esteja a ser utilizado. Isto permite evitar nomeadamente qualquer erro que possa resultar da recolocação, por inadvertência, de um calço sobre um suporte para além 21 ΕΡ 2 113 476/ΡΤ daquele com ο qual ο mesmo foi emparelhado na medida em que o calço que corresponde a este suporte está a ser utilizado. Com este fim, o sistema de análise comanda os meios de visualização 3 para indicar um erro em caso de tentativa de recolocação de um calço num suporte de calço 2 diferente daquele com o qual o mesmo foi emparelhado enquanto que o calço previamente emparelhado com este suporte de calço está a ser utilizado. Isto é particularmente simples de realizar no caso em que o calço transmite, em intervalos regulares, ao sistema de análise, toda ou parte das suas informações de colocação (informações recebidas das etiquetas de identificação por rádio dispostas ao longo do caminho de acesso ao cais e/ou informação de proximidade de um pneu de um veiculo).
Assim como foi evocado mais acima, deve ser notado que, no caso em que o conjunto logístico comporta vários cais, o invento pode indiferentemente prever que cada um dos cais esteja equipado com um sistema de análise, ou que um sistema central de análise e de supervisão vá gerir o conjunto de cais. Do mesmo modo, o invento pode indiferentemente prever que os meios de visualização 3 estejam dispostos sobre cada um dos cais, ou que a visualização esteja centralizada para o conjunto de cais, com um dispositivo de identificação de cada cais, ou que os dois sistemas de visualização sejam concomitantemente utilizados (visualização ao nível de cada um dos cais e visualização centralizada).
Qualquer que seja a configuração para os meios de visualização, no caso em que cada um dos cais está equipado com um sistema de análise, os detectores e leitores colocados sobre um calço qualquer retirado do seu suporte para ser disposto contra uma roda de um veículo estacionado em frente a qualquer um dos cais transmitirão as informações que recebem ao conjunto dos sistemas de análise de todos os cais. 0 invento prevê, de acordo com uma outra das suas características, que só o sistema de análise correspondente ao cais equipado com o suporte com o qual o calço considerado foi previamente emparelhado comandará os meios de tratamento que comporta para analisar as suas informações. Segue-se que só os meios de visualização 3 controlados por este sistema de análise serão comandados por aquele. 22 ΕΡ 2 113 476/ΡΤ
Este ponto particular apresenta uma dupla vantagem. Em primeiro lugar, o mesmo permite simplificar a instalação e, por consequência, reduzir os custos. Com efeito, o mesmo permite que o mesmo material possa ser utilizado para todos os cais, tanto no que diz respeito ao calço como no que diz respeito aos leitores, detectores, sistemas de análise e meios de visualização, sem necessidade de discriminação de qualquer um dos materiais relativamente aos outros. Isto é nomeadamente verdade no que se refere aos calços, que podem assim ser indiferentemente utilizados sobre um ou outro dos cais de conjunto logístico, fazendo-se a sua identificação relativamente ao cais ao longo do caminho de acesso em que os mesmos serão colocados pela influência do seu emparelhamento no suporte de calço associado a este cais. Aliás, o mesmo assegura a modularidade da instalação de acordo com o invento e, assim, a sua aplicação potencial em reduzidos custos a conjuntos logísticos em que a capacidade em termos de cais pode ser chamada a variar. 0 invento, tal como acaba de ser descrito, não se limitará todavia aos modos de realização e meios que foram evocados acima, mas o mesmo estende-se a todos os meios equivalentes e a qualquer combinação tecnicamente operante de tais meios. Em particular, a título de exemplo não limitativo, o dispositivo móvel de localização 1, aqui um calço destinado a ser colocado contra uma roda de um veículo estacionado em frente a um cais, pode ser de qualquer outro tipo para além de um tal calço, na medida em que o mesmo seja representativo, pela sua posição e seu sentido de colocação face à sucessão de etiquetas de identificação por rádio ao longo do caminho de acesso ao cais, das condições de imobilização do veículo considerado.
Do mesmo modo, a título de exemplo não exclusivo, o número de leitores de etiquetas de identificação por rádio que comporta um tal dispositivo móvel de localização não está limitado a dois, sendo este algarismo o número mínimo necessário ao funcionamento do equipamento de acordo com o invento tal como foi descrito acima.
Lisboa, 2012-01-09

Claims (9)

  1. ΕΡ 2 113 476/ΡΤ 1/3 REIVINDICAÇÕES 1 - Equipamento de segurança para cais de carga e descarga de mercadorias para e a partir de veículos conduzidos ao cais, no qual a cada cais está associado: - um dispositivo móvel de localização (1) a colocar numa posição determinada em relação a um veículo conduzido ao cais, caracterizado por o mesmo comportar: - etiquetas de identificação por rádio (E) dispostas em série ao longo de um caminho de acesso ao cais para os veículos de transporte de mercadorias a carregar ou descarregar, sendo as ditas etiquetas emissoras de sinais portadores de uma informação de identificação de etiqueta característica da ordem de sucessão de cada etiqueta na série; - sendo o dito dispositivo móvel de localização portador de pelo menos dois leitores transmissores de ondas de rádio (Ll, L2) aptos a captar os sinais emitidos por duas etiquetas diferentes da dita série para reenviar, com destino a um sistema de análise, sinais portadores de informações de identificação de etiqueta próprios a cada uma das mesmas e informações de atributo de leitor que distinguem os dois leitores um do outro; - assim como meios de tratamento, ao nível do dito sistema de análise, para deduzir do conjunto das ditas informações de identificação de etiqueta e de atributo de leitor uma validação da colocação do dito dispositivo de localização na dita posição determinada, respeitando um sentido pré-definido entre os dois leitores relativamente à ordem de sucessão das etiquetas na série.
  2. 2 - Equipamento de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o dispositivo móvel de localização (1) comportar um detector de proximidade apto a transmitir ao dito sistema de análise uma informação representativa da proximidade do dito dispositivo de localização e do veículo em relação ao qual este último deve ser colocado.
  3. 3 - Equipamento de acordo com uma ou outra das reivindicações 1 ou 2, caracterizado por o dispositivo móvel de localização (1) comportar um detector de movimento apto a ΕΡ 2 113 476/ΡΤ 2/3 transmitir ao dito sistema de análise uma informação representativa do movimento do dito dispositivo de localização.
  4. 4 - Equipamento de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado por estar igualmente associado, a cada cais, um suporte de dispositivo de localização (2) ligado a um dispositivo de alimentação e de recarga eléctrica do dito dispositivo de localização.
  5. 5 - Equipamento de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por o dito dispositivo de suporte (2) comportar um detector de presença apto a transmitir ao dito sistema de análise uma informação representativa da presença ou da ausência do dispositivo móvel de localização no dito suporte.
  6. 6 - Equipamento de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado por o dito dispositivo de suporte (2) estar equipado de meios de leitura de uma informação de identificação suportada pelo dito dispositivo móvel (1) assim como meios de transmissão desta informação ao dito sistema de análise para que aquele realize o emparelhamento do dito dispositivo móvel ao dito dispositivo de suporte.
  7. 7 - Equipamento de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado por o dispositivo móvel de localização (1) ser um calço destinado a ser colocado contra uma roda de um veiculo estacionado no cais para completar a sua imobilização.
  8. 8 - Utilização de um equipamento de acordo com uma ou outra das reivindicações 6 ou 7 para validar a realização de operações de movimentação de mercadorias para ou a partir de um veiculo estacionado em frente a um cais, caracterizado por, desde que o dito detector de presença transmita ao dito sistema de análise uma informação de ausência do dispositivo de localização (1), o dito sistema de análise comandar meios de visualização (3) para indicar que as ditas operações de movimentação possam ser empreendidas se as condições que se seguem forem cumulativamente preenchidas: ΕΡ 2 113 476/ΡΤ 3/3 - recepção, num lapso de tempo previamente definido, pelo sistema de análise, de uma informação transmitida pelo dito detector de proximidade representativa da proximidade do dito dispositivo de localização e do dito veículo; - validação, pelos meios de tratamento do dito sistema de análise, da colocação do dito dispositivo de localização na dita posição determinada, respeitando um sentido pré-definido entre os dois leitores relativamente à ordem de sucessão das etiquetas na série.
  9. 9 - Utilização de um equipamento de acordo com uma ou outra das reivindicações 6 ou 7 para validar a realização de operações de movimentação de mercadorias para ou a partir de um veículo estacionado em frente a um cais, caracterizada por, desde que os ditos meios de visualização (3) tenham sido comandados pelo dito sistema de análise em conformidade com a reivindicação 8 e que as ditas operações de movimentação tenham sido alcançadas, o dito sistema de análise comandar os ditos meios de visualização (3) para indicar que o dispositivo móvel de localização pode de novo ser utilizado para um outro veículo se as condições que se seguem forem cumulativamente preenchidas: recepção, pelo dito sistema de análise, de uma informação de movimento do dispositivo móvel de localização transmitido pelo dito detector de movimento; - ausência de informação de proximidade do dispositivo móvel de localização (1) e do veículo; - recepção, pelo dito sistema de análise, num lapso de tempo previamente definido calculado a partir do instante de recepção do dito sinal de movimento, de uma informação de presença do dispositivo móvel de localização no seu suporte (2) . Lisboa, 2012-01-09
PT09005609T 2008-04-28 2009-04-22 Equipamento de segurança para cais de carga ou descarga de mercadorias PT2113476E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0802414A FR2930533B1 (fr) 2008-04-28 2008-04-28 Equipement de securite pour quais de chargement ou dechargement de marchandises

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2113476E true PT2113476E (pt) 2012-01-17

Family

ID=39967621

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT09005609T PT2113476E (pt) 2008-04-28 2009-04-22 Equipamento de segurança para cais de carga ou descarga de mercadorias

Country Status (8)

Country Link
US (1) US7999680B2 (pt)
EP (1) EP2113476B1 (pt)
AT (1) ATE530480T1 (pt)
DK (1) DK2113476T3 (pt)
ES (1) ES2373883T3 (pt)
FR (1) FR2930533B1 (pt)
PL (1) PL2113476T3 (pt)
PT (1) PT2113476E (pt)

Families Citing this family (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20080157947A1 (en) * 2006-12-28 2008-07-03 Neil Hutton System and method for guiding an aircraft to a stopping position
ES2642835T3 (es) 2013-11-29 2017-11-20 9172-9863 Québec Inc. Calzo de rueda
PL3303073T3 (pl) 2015-06-03 2020-04-30 9172-9863 Québec Inc. System unieruchamiania pojazdów za pomocą dwukierunkowych klinów pod koła
US11285932B2 (en) * 2017-06-05 2022-03-29 Rite-Hite Holding Corporation Wheel chock alarm systems and related methods
CA3075768A1 (en) 2017-09-14 2019-03-21 9172-9863 Quebec Inc. Wheel chock with locking mechanism
US10494205B1 (en) * 2018-12-06 2019-12-03 Assa Abloy Entrance Systems Ab Remote loading dock authorization systems and methods
US10676295B1 (en) * 2019-02-15 2020-06-09 Rite-Hite Holding Corporation Monitoring and alerting systems for detecting hazardous conditions at loading docks
CN110728407A (zh) * 2019-10-15 2020-01-24 秒针信息技术有限公司 货物的装配方法及装置
US11702304B2 (en) 2020-05-14 2023-07-18 Blue Giant Equipment Corporation Loading-dock signaling system incorporating a wheel chock having an illuminated signal
USD987542S1 (en) 2021-03-22 2023-05-30 9172-9863 Québec Inc. Wheel chock
USD995394S1 (en) 2021-03-22 2023-08-15 9172-9863 Québec Inc. Wheel chock

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5260694A (en) * 1992-01-10 1993-11-09 Ndc Automation, Inc. Automatic article tracking system for manually operated delivery system
US8497761B2 (en) * 2005-01-13 2013-07-30 Rite-Hite Holding Corporation System and method for remotely controlling docking station components
WO2007097766A2 (en) * 2006-02-21 2007-08-30 United States Postal Service Systems and methods for managing powered industrial vehicles
US7907052B2 (en) * 2007-09-17 2011-03-15 Delaney Jr John B Enhanced firefighter door chock

Also Published As

Publication number Publication date
EP2113476B1 (fr) 2011-10-26
ATE530480T1 (de) 2011-11-15
FR2930533B1 (fr) 2010-04-23
US7999680B2 (en) 2011-08-16
US20090267744A1 (en) 2009-10-29
FR2930533A1 (fr) 2009-10-30
ES2373883T3 (es) 2012-02-09
EP2113476A1 (fr) 2009-11-04
DK2113476T3 (da) 2012-01-02
PL2113476T3 (pl) 2012-02-29

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT2113476E (pt) Equipamento de segurança para cais de carga ou descarga de mercadorias
EP0793838B1 (en) A traffic supervision system for vehicles
ES2946036T3 (es) Sistema de producción con VGA para la entrega automática de contenedores a estanterías de retirada
EP1964806A1 (en) Positioning system for container handling equipment
US20100007500A1 (en) Detector system for detecting cargo items falling during transport and method for retrieval thereof
US20110313563A1 (en) Loading System and Method for Loading a Cargo Hold of an Aircraft
US9714042B1 (en) System and method for train position sensing
EP2178051A2 (en) Integrated read station for a wheel-mounted vehicle
JPS60139570A (ja) 車両制御システム
US20100102963A1 (en) Device for detecting the passage of objects with a rfid label, method and system using such device
CN105321057A (zh) 物品运输管理方法和系统
EP1396412A1 (en) Vehicle detection system, in particular for trains
MX2011000903A (es) Dispositivo para reducir la probabilidad de daño a un cable en punta.
EP1047586B1 (en) Freight container and method of transporting a load
EP1873682A2 (en) System and method for obtaining information from objects provided with bar codes and RFID tags
CN111344235A (zh) 具有无线电系统的输送设备
US7117798B2 (en) Goods transport system and method for operating a goods transport system
CN113313218B (zh) 一种轨道列车的货物管理系统
JP6491948B2 (ja) 電気車位置検知システム
JP2005320126A (ja) トラックの積荷の検品装置及び検品方法
WO2003022683A1 (en) Method for identifying packages in transit
ES2236543T3 (es) Disposicion y metodo para informar de las condiciones de los revestimientos de freno de friccion.
CN210824185U (zh) 一种高风险行李拦截系统
JP2000162314A (ja) 移動体検出装置
JP4845925B2 (ja) 情報伝送装置