PT2112733E - Calha para condutores eléctricos e acoplador aplicável à referida calha - Google Patents

Calha para condutores eléctricos e acoplador aplicável à referida calha Download PDF

Info

Publication number
PT2112733E
PT2112733E PT09380081T PT09380081T PT2112733E PT 2112733 E PT2112733 E PT 2112733E PT 09380081 T PT09380081 T PT 09380081T PT 09380081 T PT09380081 T PT 09380081T PT 2112733 E PT2112733 E PT 2112733E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
quot
wall
coupler
raceway
margin
Prior art date
Application number
PT09380081T
Other languages
English (en)
Inventor
Eloi Salcedo Sunol
Original Assignee
Unex Aparellaje Electrico Sl
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from ES200800861U external-priority patent/ES1067771Y/es
Priority claimed from ES200800877U external-priority patent/ES1067781Y/es
Application filed by Unex Aparellaje Electrico Sl filed Critical Unex Aparellaje Electrico Sl
Publication of PT2112733E publication Critical patent/PT2112733E/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02GINSTALLATION OF ELECTRIC CABLES OR LINES, OR OF COMBINED OPTICAL AND ELECTRIC CABLES OR LINES
    • H02G3/00Installations of electric cables or lines or protective tubing therefor in or on buildings, equivalent structures or vehicles
    • H02G3/02Details
    • H02G3/06Joints for connecting lengths of protective tubing or channels, to each other or to casings, e.g. to distribution boxes; Ensuring electrical continuity in the joint
    • H02G3/0608Joints for connecting non cylindrical conduits, e.g. channels

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Architecture (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Extrusion Moulding Of Plastics Or The Like (AREA)
  • Joining Of Building Structures In Genera (AREA)
  • Near-Field Transmission Systems (AREA)
  • Bearings For Parts Moving Linearly (AREA)

Description

DESCRIÇÃO "CALHA PARA CONDUTORES ELÉCTRICOS E ACOPLADOR APLICÁVEL À REFERIDA CALHA"
Campo da invenção
Esta invenção refere-se a uma calha para condutores eléctricos, em particular, uma do tipo que é fabricado por extrusão de material plástico sintético e configurado como uma secção configurada em canal constituída por uma tira de fundo que é flanqueada ortogonalmente por duas paredes simétricas opostas, em relação a um plano médio perpendicular à tira de fundo, que forma, na extremidade livre da mesma, uma margem configurada em canal para a colocação de uma secção de cobertura. A largura do fundo e a altura das paredes pode ser variável, sem que as referidas paredes percam a sua simetria, de modo a obter uma ampla gama de calhas.
As calhas deste tipo, às quais se refere a invenção, estão organizadas de modo a estarem dotadas com meios para permitirem a fixação firme de, por um lado, elementos transversais separáveis destinados a reterem os cabos instalados na calha e, por outro lado, a extremidade de uma secção de calha com a extremidade de uma outra secção de calha que é contígua axialmente com a mesma. A invenção refere-se, igualmente, a um acoplador aplicável para fixar longitudinalmente duas calhas contíguas de acordo com 1 a invenção.
Estado da técnica 0 documento ES2126202T3 divulga um sistema de acoplamento entre calhas contíguas, em que o acoplador consiste num elemento alongado achatado que se ajusta à calha por meio da adaptação elástica de duas flanges longitudinais, uma inferior e uma superior, que são flexíveis elasticamente na direcção transversal, possuindo o referido acoplador uma lingueta elástica central proporcionada na sua extremidade livre com uma unha biselada que realiza uma função de batente de extremidade entre duas calhas, duas cavilhas que flanqueiam a abertura através da qual sobressai a lingueta elástica, e que actuam como elementos de travagem por atrito contra a parede da calha, e flanges de extremidade que funcionam como meios de manobra. 0 documento ES2188445T3 divulga um sistema de acoplamento entre calhas contíguas, em que o acoplador consiste numa parte que é elástica numa direcção vertical e se fixa às paredes da calha por deslizamento e ajustamento elástico através de uma área de fundo central definida por incisões configuradas como sinuosidades, estando um tacão de retenção disposto na referida área de fundo central, que coopera com uma tira proporcionada na calha, estando a referida calha dotada, igualmente, com um entalhe de instalação, que possui uma rampa que sobe em direcção da extremidade de acoplamento mais próxima da calha, e um entalhe de trabalho, formando os referidos entalhes alojamentos consecutivos apara o tacão de retenção. 2
Estes sistemas de acoplamento conhecidos sao desvantajosos, dado utilizarem elementos de acoplamento que são complicados de fabricar. No caso do acoplamento divulgado no documento ES2188445T3 , existe uma desvantagem adicional devido a ser necessário maquinar as extremidades das tiras de calha para conformar o entalhe de instalação e o entalhe de trabalho.
Divulgação da invenção
De forma a evitar as desvantagens descritas anteriormente, e proporcionar um elemento de acoplamento de calha longitudinal, que seja fácil de fabricar e utilizar, adoptou-se a solução de dotar o elemento de acoplamento com uma secção recta que permite encaixá-lo em alguns relevos na calha, obtido na mesma operação de extrusão da referida calha.
De acordo com a solução anterior, desenvolveu-se a calha de acordo com a invenção, que consiste numa calha do tipo indicado no inicio, caracterizada por a extremidade superior de cada uma das paredes opostas possuir uma área marginal inclinada que está virada para cima em direcção do interior da referida calha e, nas extremidades laterais da tira de fundo, próximo da intersecção entre a referida tira de fundo e a secção inferior de cada uma das referidas paredes opostas, se dispor uma projecção configurada em cunha possuindo o seu lado inclinado virado em direcção do plano médio da referida tira de fundo e o seu lado curto paralelo à porção inferior da referida parede e coplanar com uma pequena divisória que emerge, paralela à referida parede, da face interior da referida área marginal inclinada. 3
De um modo preferido, a referida divisória pequena está dotada, na sua face que está dirigida para a face interior da parede, com uma forma denteada cujos vértices apontam em direcção da referida face interior.
Igualmente, de acordo com a solução anterior, desenvolveu-se o acoplador de acordo com a invenção, adequado para acoplar longitudinalmente duas das referidas calhas contíguas de acordo com a invenção, caracterizado por ser constituído por uma parte alongada com uma secção configurada em "L" e que possui, na margem superior da porção maior da referida secção configurada em "L", flanges elásticas configuradas pela forma propriamente dita do material que constitui a referida parte alongada, intersectando a margem inferior da referida porção maior a porção menor da referida secção configurada em "L", cuja porção menor é constituída por uma porção inclinada, que se une à referida porção maior, por cima da margem inferior da última, de modo a formar um tacão e uma porção de apoio plana.
De um modo preferido, numa altura média da referida porção maior da secção configurada em "L", está formada uma janela que se estende horizontalmente, dotada com duas folhas que se projectam elasticamente a partir do plano da referida porção maior.
Breve descrição dos desenhos
Para facilitar o entendimento das ideias anteriores, descrevem-se, abaixo, algumas formas de realização preferidas da invenção, que consistem numa calha para condutores eléctricos e 4 num acoplador aplicável para acoplar longitudinalmente duas das referidas calhas contíguas, recorrendo aos desenhos anexos gue, dado o seu carácter meramente ilustrativo, não afectam o âmbito da invenção, em cujos desenhos: A Fig. 1 é uma secção transversal rectilinea de uma calha para condutores eléctricos, fabricada de acordo com as caracteristicas do objectivo da invenção. A Fig. 2 é uma vista em perspectiva de um acoplador de acordo com a invenção, observado a partir da sua face dirigida para o interior da calha. A Fig. 3 é uma vista em perspectiva do acoplador de acordo com o objectivo da invenção, observado a partir da sua face que deve ficar encostada à parede da calha. A Fig. 4 é uma vista de margem de uma extremidade do acoplador das figuras anteriores. A Fig. 5 é uma vista lateral de uma calha como a da Fig. 1, em que, numa das suas paredes laterais, está a ser instalado um acoplador de acordo com a invenção, enquanto, na outra parede, o acoplador já foi instalado. A Fig. 6 é uma vista longitudinal do acoplamento de duas calhas, que mostra a posição do acoplador instalado numa das calhas e um que já está pronto para ser instalado na outra calha. 5
Descrição pormenorizada de algumas formas de realização da invenção A Fig. 1 mostra uma calha 1 para colocar condutores eléctricos que é uma do tipo conhecido, particularmente uma do tipo que é fabricado por extrusão de material plástico sintético e configurado como uma secção configurada em canal constituída por uma tira 2 de fundo que é flanqueada ortogonalmente por duas paredes 3 opostas iguais que formam, na sua extremidade livre, uma margem 4 configurada em canal para a colocação de uma secção de cobertura (não mostrada) , em que a largura do fundo L e a altura H das paredes pode ser variável, sem que as referidas paredes percam a sua simetria especular em relação a um plano que é central e perpendicular à tira 2 de fundo, tudo com o propósito de obter uma ampla gama de dimensões para a calha.
Na face superior de uma área 5 marginal inclinada, na extremidade superior de cada parede 3 da calha 1, que está virada para o interior e para cima, com uma simetria especular relativa em relação a um plano P médio perpendicular à tira 2 de fundo, está disposta uma aba 6 de apoio que é paralela à referida tira 2 de fundo e que forma, com uma extensão 7 da referida área 5 marginal inclinada e com a margem 4 configurada em canal, uma secção 8 tubular numa disposição em consola a partir de cuja extremidade 9 livre emerge uma asa 10 de fixação que é perpendicular à referida tira 2 de fundo. A porção superior da margem livre das paredes 3 compreende uma área 5 marginal inclinada em direcção do interior da calha 1, com a finalidade de estabelecer um espaço 11 para posicionar a margem 4 configurada em canal, que é formada por uma porção 12 recta seguida de uma porção 13 arqueada em direcção do exterior, 6 que, como é aberta em direcção da referida área 5 marginal inclinada e se projecta sobre a referida área 5 marginal inclinada sem se projectar para fora da mesma, é complementar à margem de uma cobertura de fecho para a calha (não mostrada) , enquanto a referida porção 12 recta da margem 4 configurada em canal, que emerge da referida área 5 marginal inclinada, se estende numa aba 6 de apoio horizontal plana que emerge ortogonalmente da parte de trás da referida porção 12 recta, de modo a que a sua margem em consola coincida, em conjunto com a extremidade de consola da área 5 marginal inclinada, numa ripa 14 vertical estreita que se estende numa asa 10 de fixação curta
numa disposição em consola em direcção da tira 2 de fundo. A área 5 marginal inclinada da extremidade livre das paredes 3, a secção 12 recta da margem 4 configurada em canal e a aba 6 de apoio definem um espaço 20 oco com uma secção triangular.
Essencialmente, o objectivo da invenção reside no facto de, numa parte da margem da tira 2 de fundo, que está próxima da intersecção da mesma com a porção inferior da parede 3, se proporcionar uma projecção 15 configurada em cunha possuindo o seu lado 16 inclinado virado em direcção do centro da tira 2 de fundo e o seu lado 17 curto, que é paralelo à porção inferior da parede 3, permanecendo num plano Q que, embora seja igualmente paralelo à referida parede 3, coincide com uma divisória 18 pequena que emerge da face interior da área 5 marginal inclinada na extremidade livre da referida parede 3 da calha 1 e é paralela à referida parede 3.
Como pode observar-se na Fig. 1, a divisória 18 pequena, que é paralela à face interior da parede contígua da calha, possui, na sua face que está dirigida para a referida face interior da parede 3, uma forma 19 denteada cujos vértices 7 apontam em direcçao da referida face. 0 acoplador de acordo com a invenção, destinado a acoplar longitudinalmente duas calhas 1 contíguas, como as da Fig. 1, está mostrado por si só nas Figs. 2 a 4. As Figs. 5 e 6 mostram a fixação entre duas calhas 1 por meio do referido acoplador. 0 acoplador 19 de acordo com a invenção é constituído por uma parte 20 alongada que possui uma secção recta configurada em "L" e, na margem superior da porção 21 maior da referida secção configurada em "L", possui flanges 22 elásticas configuradas pela forma propriamente dita do material que constitui a parte 20 alongada, enquanto a margem inferior da referida porção 21 maior intersecta a porção 23 menor da referida secção configurada em "L", cuja porção 23 menor é constituída por uma porção 24 inclinada, que coincide dimensionalmente com o lado inclinado da projecção 15 configurada em cunha assente na tira 2 de fundo da calha 1 e que se une à referida porção 21 maior por cima da margem inferior da última, de modo a formar um tacão 25 que coincide dimensionalmente com o rasgo 26 formado entre o lado 17 curto da referida projecção 15 configurada em cunha e a parede 3 mais próxima da calha 1 e uma porção 2 7 de apoio plana que se apoia na tira 2 de fundo da calha 1, enquanto, numa altura média da referida porção 21 maior, está formada uma janela 28 que se estende horizontalmente, dotada com duas folhas 29 que se projectam elasticamente do plano da referida porção 21 maior. A Fig. 5 mostra a fase de instalação do acoplador 19 numa das paredes 3 da calha 1, enquanto, na outra parede, já está instalado o acoplador 19. As flanges 22 elásticas encaixam-se entre a divisória 18 pequena e a face interior da parede 3, enquanto o tacao 25 se enxaixa no rasgo 26 formado entre o lado 17 curto da projecção 15 e a parede 3. A Fig. 6 mostra a posição do acoplador 19 instalado numa das calhas 1 e pronto para ser instalado na outra calha 1, contígua à primeira. Na referida Fig. 6, mostra-se a posição de contacto adoptada por uma das folhas 29 da janela 28, de modo a que a parte 20 alongada esteja posicionada centralmente, impedindo-a, assim, de se mover, quando é instalada a segunda calha.
Lisboa, 23 de Agosto de 2010 9

Claims (4)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Calha para condutores eléctricos, sendo a referida calha (1) fabricada por extrusão de um material plástico sintético e estando configurada como uma secção configurada em canal constituída por uma tira (2) de fundo flanqueada ortogonalmente por duas paredes (3) opostas, que são simétricas em relação a um plano médio que é perpendicular à referida tira (2) de fundo, formando as referidas paredes (3) opostas, na sua extremidade livre, uma margem (4) configurada em canal para a colocação de uma secção de cobertura, caracterizada por a extremidade superior de cada uma das referidas paredes (3) opostas possuir uma área (5) marginal inclinada, que está inclinada para cima e em direcção do interior da referida calha (1) e, nas extremidades laterais da referida tira (2) de fundo, próximo da intersecção da referida tira (2) de fundo com a porção inferior de cada uma das referidas paredes (3) inferiores, estar disposta uma projecção (15) configurada em cunha possuindo o seu lado (16) inclinado virado em direcção do plano médio da referida tira (2) de fundo e o seu lado (17) curto paralelo à porção inferior da referida parede (3) e coplanar com uma divisória (18) pequena que emerge da face interior da referida área (5) marginal inclinada paralela à referida parede (3).
  2. 2. Calha para condutores eléctricos, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por a referida divisória (18) pequena possuir, na sua face que está dirigida para a face interior da referida parede (3), uma forma (19) denteada cujos vértices apontam em direcção da referida 1 face interior.
  3. 3. Acoplador adequado para acoplar longitudinalmente duas calhas (1) contíguas, de acordo com as reivindicações 1 ou 2, caracterizado por ser constituído por uma parte (20) alongada que possui uma secção recta configurada em "L" e, na margem superior da porção (21) maior da referida secção configurada em "L", possuir flanges (22) elásticas configuradas pela forma propriamente dita do material que constitui a referida parte (20) alongada, intersectando a margem inferior da referida porção (21) maior a porção (23) menor da referida secção configurada em "L", cuja porção (23) menor é constituída por uma porção (24) inclinada que se une à referida porção (21) maior por cima da margem inferior da última, de modo a formar um tacão (25) e uma porção (27) de apoio plana.
  4. 4. Acoplador, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por, numa altura média da referida porção (21) maior da secção configurada em "L", estar formada uma janela (28) que se estende horizontalmente, dotada com duas folhas (29) que se projectam elasticamente do plano da referida porção (21) maior. Lisboa, 23 de Agosto de 2010 2 1/3
    FIG. 1 2/3
    3/3
    FÍG.6
    U 13 Ud | I 1 1 1 i
PT09380081T 2008-04-25 2009-04-17 Calha para condutores eléctricos e acoplador aplicável à referida calha PT2112733E (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ES200800861U ES1067771Y (es) 2008-04-25 2008-04-25 Canal para conductores electricos
ES200800877U ES1067781Y (es) 2008-04-29 2008-04-29 Acoplador de canales portadoras de conductores electricos

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2112733E true PT2112733E (pt) 2010-08-30

Family

ID=40811958

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT09380081T PT2112733E (pt) 2008-04-25 2009-04-17 Calha para condutores eléctricos e acoplador aplicável à referida calha

Country Status (5)

Country Link
EP (1) EP2112733B1 (pt)
AT (1) ATE475213T1 (pt)
DE (1) DE602009000068D1 (pt)
ES (1) ES2347944T3 (pt)
PT (1) PT2112733E (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
NL2004158C2 (en) * 2010-01-27 2011-07-28 Stago Bv Coupling plate for cable ducts.
ES2695452A1 (es) * 2017-06-29 2019-01-04 Unex Aparellaje Electrico Sl Procedimiento de fabricación de una bandeja portacables de rejilla, y bandeja portacables de rejilla correspondiente
ES2695474A1 (es) * 2017-06-29 2019-01-04 Unex Aparellaje Electrico Sl Procedimiento de fabricación de una bandeja portacables de rejilla, y bandeja portacables de rejilla correspondiente
ES1203811Y (es) * 2017-12-22 2018-12-04 Unex Aparellaje Electrico Sl Conjunto de bandeja portacables

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE3370725D1 (en) * 1982-05-11 1987-05-07 Aparellaje Electrico Sa Installation apparatus for conduits to contain electrical cables
DE29500130U1 (de) 1995-01-05 1995-02-23 Tehalit GmbH, 67716 Heltersberg Leitungsführungskanal
DE69800919T2 (de) * 1998-01-27 2002-04-04 Placo S R L Modularer Kabelkanal
DE29910683U1 (de) 1999-06-18 2000-11-23 Tehalit Gmbh Leitungsführungskanal

Also Published As

Publication number Publication date
ATE475213T1 (de) 2010-08-15
ES2347944T3 (es) 2010-11-26
DE602009000068D1 (de) 2010-09-02
EP2112733B1 (en) 2010-07-21
EP2112733A1 (en) 2009-10-28

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT2112733E (pt) Calha para condutores eléctricos e acoplador aplicável à referida calha
KR101164720B1 (ko) 케이블 가이드 장치용 측벽 세그먼트 및 측벽 세그먼트를 갖는 케이블 가이드 장치, 그리고 측벽 세그먼트의 제조방법
BR112016025214B1 (pt) Conjunto de painéis de construção com um sistema de travamento mecânico
KR101962549B1 (ko) 안내 장치
BR112012011428B1 (pt) Processo para a produção de um elemento de cofragem
JP2017512929A5 (pt)
US3984951A (en) Roof
PT1026802E (pt) Dispositivo de ligação para secções de calha condutora de cabos eléctricos
BR112015015889B1 (pt) Estrutura de metal de suporte de um teto falso
JP5399473B2 (ja) カーテン装置用キャリッジ
AU2007321752B2 (en) A sideform system
US7073299B1 (en) Circle wall track
JP2013215355A (ja) レールのジョイント
KR101405896B1 (ko) 공동주택용 배수로 덮개
WO2019122488A1 (es) Conjunto de bandeja portacables
US3331095A (en) Curtain rail, preferably of synthetic plastic material, having curved end sections
DE602004005662D1 (de) Bandraster-System
JP4778366B2 (ja) 合成樹脂製の通風ルーバー
BRPI0815001B1 (pt) Fixador de rodapé e, mais particularmente, fixador de local de proteção
CN214368228U (zh) 管夹引导件
IT201800020011A1 (it) “sistema e metodo di bloccaggio per ripiani”
ES2779025T3 (es) Sistema de conductos para cables
GB1582862A (en) Window blinds
CN217590040U (zh) 一种便于维护安装的线缆夹持装置
US1165747A (en) Coupling for conduit-rods.