PT2106377E - Dispositivo para separar objectos em forma de placa - Google Patents

Dispositivo para separar objectos em forma de placa Download PDF

Info

Publication number
PT2106377E
PT2106377E PT07845280T PT07845280T PT2106377E PT 2106377 E PT2106377 E PT 2106377E PT 07845280 T PT07845280 T PT 07845280T PT 07845280 T PT07845280 T PT 07845280T PT 2106377 E PT2106377 E PT 2106377E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
plate
conveyor
stack
tray
conveyor belt
Prior art date
Application number
PT07845280T
Other languages
English (en)
Inventor
Anton Schwetz
Original Assignee
Rosendahl Masch Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=39227421&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT2106377(E) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Rosendahl Masch Gmbh filed Critical Rosendahl Masch Gmbh
Publication of PT2106377E publication Critical patent/PT2106377E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65GTRANSPORT OR STORAGE DEVICES, e.g. CONVEYORS FOR LOADING OR TIPPING, SHOP CONVEYOR SYSTEMS OR PNEUMATIC TUBE CONVEYORS
    • B65G59/00De-stacking of articles
    • B65G59/02De-stacking from the top of the stack
    • B65G59/04De-stacking from the top of the stack by suction or magnetic devices
    • B65G59/045De-stacking from the top of the stack by suction or magnetic devices with a stepwise upward movement of the stack
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65GTRANSPORT OR STORAGE DEVICES, e.g. CONVEYORS FOR LOADING OR TIPPING, SHOP CONVEYOR SYSTEMS OR PNEUMATIC TUBE CONVEYORS
    • B65G2201/00Indexing codes relating to handling devices, e.g. conveyors, characterised by the type of product or load being conveyed or handled
    • B65G2201/02Articles
    • B65G2201/0214Articles of special size, shape or weigh
    • B65G2201/022Flat

Landscapes

  • Sheets, Magazines, And Separation Thereof (AREA)
  • Mechanical Treatment Of Semiconductor (AREA)
  • Stacking Of Articles And Auxiliary Devices (AREA)
  • Secondary Cells (AREA)
  • Processing And Handling Of Plastics And Other Materials For Molding In General (AREA)
  • Automobile Manufacture Line, Endless Track Vehicle, Trailer (AREA)
  • De-Stacking Of Articles (AREA)
  • Intermediate Stations On Conveyors (AREA)

Description

DESCRIÇÃO "DISPOSITIVO PARA SEPARAR OBJECTOS EM FORMA DE PLACA" A invenção refere-se a um dispositivo, com as caracteristicas da parte introdutória da reivindicação 1 (cf. o documento DE 3202087 A). São conhecidos dispositivos para separar objectos em forma de placa, em particular, placas de bateria ou de acumulador, a partir de pilhas de objectos em forma de placa.
Em propostas mais antigas referentes a dispositivos destinados a remover placas de bateria a partir de pilhas de placas de bateria, (cf. os documentos AT 241565 B, AT 329124 B e AT 352198 B) as placas de bateria estão dispostas em pilhas essencialmente verticais nas quais as placas estão alinhadas, essencialmente, na horizontal, sendo retiradas da pilha, a partir de baixo. Isto é problemático devido ao peso da pilha exercido respectivamente sobre a placa situada mais abaixo, uma vez que pode suceder que as placas de bateria adiram umas às outras, não podendo ser facilmente retiradas, uma a uma.
Por essa razão, também já foram propostos dispositivos nos quais as placas de bateria, assentes essencialmente na vertical, em pilhas alinhadas na horizontal, são aduzidas a uma zona de remoção.
A título de exemplo, remete-se para os documentos EP 0141806 B, EP 0608678 A e AT 405824 B. No caso destes 1 dispositivos conhecidos, as placas a serem separadas, assentes essencialmente na vertical, em pilhas alinhadas na horizontal, são aduzidas a um dispositivo de separação, mediante uma garra que remove as placas individualmente, a partir da pilha. Isto requer uma cinemática pesada da garra que remove individualmente as placas a partir da pilha e que as deposita sobre uma correia transportadora.
No caso destes dispositivos conhecidos, afigura-se desvantajoso o facto de, no que se refere à sua capacidade de operacional, eles estarem limitados devido aos movimentos complicados que as garras de remoção têm de executar para retirar as placas, individualmente, a partir de pilhas horizontais. São também conhecidos dispositivos para separar objectos em forma de placa, em particular, placas de bateria ou de acumulador, nos quais os objectos em forma de placa estão alinhados horizontalmente e nos quais os objectos são removidos da pilha, a partir de cima.
Os dispositivos com este tipo de construção são conhecidos a partir dos documentos DE 3202087 A, EP 0445496 A ou WO 2006/005089 A.
Neste caso, os dispositivos conhecidos a partir dos documentos DE 3202087 A e EP 0445496 A, funcionam com correias transportadoras guarnecidas de ventosas e que, a partir de uma pilha de objectos em forma de placa, apreendem respectivamente o objecto situado mais acima, quer directamente a partir da pilha (documento DE 3202087 A), quer através de um deslocamento horizontal de objectos aduzidos (documento EP 0445496 A) , 2 transportando-os para uma correia transportadora disposta a jusante.
No documento WO 2006/005089 A está descrito um dispositivo em que para levantar o objecto em forma de placa, respectivamente situado mais acima, está previsto um dispositivo que remove os objectos individuais, a partir de uma pilha, e que deposita os objectos em forma de placa, levantados da pilha, sobre uma correia transportadora de palhetas que lhe está associada. A partir desta correia transportadora de palhetas, as placas são encaminhadas para um outro transportador que conduz os objectos em forma de placa para tratamento posterior em estações, acopladas a jusante, por exemplo, em disposições destinadas a escovar as etiquetas, quando se trata de placas de bateria ou de acumulador.
Com o dispositivo descrito no documento DE 3202087 A, uma pilha vertical é processada, a partir de cima, sendo que, ao levantar as placas da pilha, é realizado um movimento orientado em sentido ascendente. Para o processamento está prevista uma correia transportadora contínua, com ventosas ali fixadas e providas de pressão reduzida. Esta correia transportadora transporta placas removidas (individualmente) para um outro transportador com o qual placas separadas são transportadas para fora. Uma das polias de desvio da correia transportadora, com as ventosas, designadamente, a polia de desvio disposta na zona da pilha, está acomodada numa corrediça deslocável para cima e para baixo. Assim, ao levantar o objecto situado mais acima, é realizado um movimento orientado em sentido ascendente. No caso do dispositivo conhecido a partir do documento DE 3202087 A, uma outra correia transportadora está associada, do lado da descarga, ao dispositivo de transporte que serve de tabuleiro 3 para placas, sendo que o dispositivo de transporte e a correia transportadora estão dispostos sobrepondo-se um ao outro. A invenção parte deste estado da técnica.
Todos os dispositivos conhecidos, em particular, os do documento EP 0445496 A ou do documento WO 2006/005089 A, funcionam, em principio, satisfatoriamente, muito embora não correspondam, na sua inteira extensão, aos requisitos crescentes relativamente às cadências de ciclo, cada vez mais reduzidas, e a uma construção segura e simplificada. O objectivo subjacente à invenção consiste em indicar um dispositivo da espécie enunciada inicialmente, com o qual sejam possíveis cadências de ciclo mais reduzidas, aquando da remoção de objectos em forma de placa, em particular, de placas (de chumbo) para baterias ou acumuladores, a partir de pilhas.
Este objectivo é solucionado, de acordo com a invenção, com um dispositivo que apresenta as características da reivindicação 1.
As configurações preferidas e vantajosas da invenção constituem objecto das reivindicações dependentes.
Uma vez que, no caso do dispositivo, de acordo com a invenção, o respectivo objecto em forma de placa situado mais acima é removido a partir de uma pilha de objectos em forma de placa que se situam essencialmente na horizontal, pilha essa que está alinhada essencialmente na vertical, torna-se possível deslocar facilmente a garra de remoção ("tabuleiro para placas"). Por este meio, podem ser conseguidas cadências de ciclo reduzidas, durante a separação de objectos em forma de 4 placa, a partir de pilhas de tais objectos em forma de placa, e durante a transferência dos objectos em forma de placa separados, para dispositivos de transporte.
Numa forma de realização preferida, o tabuleiro para placas previsto como garra de remoção está configurado como correia transportadora na qual estão previstos dois ou mais grupos de ventosas, providas de pressão reduzida, destinadas a apreender objectos em forma de placa, e que mantêm a pressão reduzida até que os objectos em forma de placa sejam depositados num transportador acoplado a jusante. 0 dispositivo, de acordo com a invenção, adequa-se, especialmente, à separação de placas de bateria ou de acumulador transportadas em pilhas, sendo que as placas separadas podem ser conduzidas, posteriormente, para um outro tratamento, por exemplo, para a escovagem das etiquetas de contacto e para dispositivos destinados a revestir, num invólucro, placas de bateria ou de acumulador.
Os demais pormenores, caracteristicas e vantagens do dispositivo, de acordo com a invenção, resultam da descrição que se segue, referente a um exemplo de realização preferido, com base nos desenhos. Mostra:
Fig.l um dispositivo, de acordo com a invenção, em esquema, com pilhas ou rimas de placas (de bateria) representadas de forma simbólica, numa perspectiva inclinada,
Fig.2 o dispositivo da figura 1, numa outra posição de funcionamento, 5
Fig . 3 o dispositivo das figuras 1 e 2, visto a partir do outro lado,
Fig. 4 um pormenor do dispositivo, na zona do tabuleiro para placas,
Fig. 5 o pormenor do dispositivo da figura 4, visto a partir do outro lado, e
Fig.6 o pormenor do dispositivo da figura 4, numa outra perspectiva lateral.
As pilhas 10 de placas (altura entre 4" e 6") são posicionadas, manual ou automaticamente, sobre um transportador 20 horizontal (de um modo preferido, um dispositivo transportador de corrente). Sobre o transportador 20 horizontal estão posicionadas, na repartição das distâncias de pilhas, por exemplo, unidades 21 elevatórias accionadas pneumaticamente capazes de levantar pilhas 10 de placas a partir do transportador 20 horizontal. Por este meio fica assegurado que em cada local de repartição existe uma pilha 10 de placas e que a respectiva pilha 10 de placas é transportada o mais rápido possível para a mesa 30 elevatória (em baixo) de um dispositivo de elevação. A mesa 30 elevatória transporta (levanta) a pilha 10 de placas, na vertical e no sentido ascendente, até um sensor reconhecer a aresta superior da pilha 10 de placas e comandar o movimento da mesa 30 elevatória. As placas são agora removidas individualmente, a partir da pilha 10 de placas, através de um tabuleiro 40 para placas, por exemplo, através de um tabuleiro 6 para placas de correia de aspiração por vácuo (ver descrição de funcionamento, mais adiante). Neste caso, a mesa 30 elevatória acarreta a pilha 10 de placas remanescente, para que a aresta superior da pilha 10 de placas continue a apresentar a mesma posição na qual o tabuleiro 40 para placas pode remover, a partir de uma pilha 10 de placas, a placa situada respectivamente mais acima.
Quando uma pilha 10 de placas já foi processada ao ponto de a sua aresta inferior ter atingido uma determinada posição, decorrente do levantamento gradual da pilha 10 de placas, as duas abas 51 de retenção, comandadas por mola, situadas opostas, uma em relação à outra, e pertencentes a uma outra mesa 50 elevatória (em cima), dobram, num movimento basculante para o interior. Os sensores, que interceptam a posição de rotação das abas 51 de retenção, accionam então a mesa 50 elevatória superior que assume, por essa razão, a reposição da aresta superior da pilha de placas através da elevação gradual continua da pilha 10 de placas. Entretanto, a mesa 30 elevatória inferior pode executar o trajecto descendente, apreendendo a pilha 10 de placas seguinte a partir do transportador 20 horizontal e transportá-la para cima.
Quando a aresta superior, da pilha 10 de placas transportada, a jusante, pela mesa 30 elevatória inferior, se aproxima das abas 51 de retenção, junto à mesa 50 elevatória superior, a pilha 10 de placas pressiona as abas 51 de retenção para o exterior, com a sua placa situada mais acima e a pilha 10 de placas superior assenta sobre a pilha 10 de placas transportada a jusante. Os sensores, que interceptam a posição das abas 51 de retenção, accionam então a mesa 30 elevatória que, por essa razão, assume a reposição da aresta superior da 7 pilha de placas mediante a elevação da pilha 10 de placas. A mesa 50 elevatória desce para a sua posição de espera. Reinicia-se então, esta sequência de movimentos.
De modo a assegurar a remoção exacta de cada uma das placas, a partir da pilha 10 de placas, é introduzido um separador 60 de placas. Este será descrito mais adiante.
O tabuleiro 40 para placas ("garra de remoção") está equipado com uma correia 41 (transportadora) contínua, provida de grupos 42 (ventosas) em que cada um apresenta, de um modo preferido, quatro ventosas 43. O movimento e o deslocamento rotativo da correia 41 são provocados, de um modo preferido, respectivamente com um servo accionamento (motores 44, 45). Através do accionamento 45, o tabuleiro 40 para placas pode deslocar-se num movimento de vaivém, entre uma posição na qual ele, com as suas extremidades situadas acima das mesas 30 e 50 elevatórias, se aproxima da extremidade superior da pilha 10 de placas, que está precisamente a ser processada, e uma posição na qual ele está distanciado da extremidade superior da pilha 10 de placas. Em primeiro lugar, o tabuleiro 40 para placas (a sua correia 41) roda para baixo (aproximadamente 15 mm, na zona da pilha 10 de placas), apreende uma placa, por meio de um grupo 42 de ventosas 43 providas de vácuo, rodando depois para cima. Durante a rotação em sentido ascendente, a engrenagem de avanço (accionamento 44) entra em funcionamento e a correia 41 do tabuleiro 40 para placas transporta a placa, avançando-a para a repartição seguinte do tabuleiro 40 para placas. Em seguida, a correia 41, do tabuleiro 40 para placas, pára novamente. Agora, a placa encontra-se quase diante da extremidade, do lado da admissão, pertencente à correia 70 transportadora ("correia de aperto") de um dispositivo de transporte disposto a jusante. A extremidade, do lado da admissão, pertencente à correia 70 transportadora, encontra-se abaixo da extremidade, do lado da descarga, pertencente à correia 41 do tabuleiro 40 para placas. O tabuleiro 40 para placas roda novamente para baixo, apreende a placa seguinte, a partir da pilha 10 de placas, roda para cima e inicia, novamente, o avanço. A primeira placa apreendida é agora transferida para a correia 70 transportadora, sendo que os movimentos de avanço da correia 41, do tabuleiro 40 para placas, e o da correia 70 transportadora, aquando da transferência da placa, decorrem em síncrono, um em relação ao outro, no que se refere ao tempo e à extensão. Somente, quando as ventosas 43, do grupo 42, largaram completamente a placa transferida para a correia 70 transportadora, é que a correia 41, do tabuleiro 40 para placas, pára, rodando para baixo, com a sua extremidade, do lado da admissão, em direcção à pilha 10 de placas, de modo a apreender a placa seguinte, a partir da pilha 10 de placas. A correia 70 transportadora acompanha, em síncrono, a cadência da máquina e transporta placas para, ou seja, através de outras estações de tratamento (reconhecimento de placas duplas, escovagem de etiquetas, e semelhantes). Os movimentos de rotação e o avanço do tabuleiro 40 para placas podem sobrepor-se, visando uma economia de tempo. A forma de realização enunciada, em termos gerais, anteriormente, referindo-se a um dispositivo, de acordo com a invenção, será enunciada, em seguida, nos seus outros pormenores:
Um dispositivo, de acordo com a invenção, tal como mostrado, a título de exemplo, nas figuras 1 a 3, possui o transportador 20 (transportador horizontal) para puxar pilhas 10 9 de placas, em particular, placas (de chumbo), positivas e/ou negativas, para baterias ou acumuladores, e um dispositivo 30 (mesa elevatória inferior) disposto a seguir a esta correia 20 transportadora (correia transportadora de pilhas) para elevar as pilhas 10 até uma estação de separação, com o tabuleiro 40 para placas e o dispositivo 60 para separar as placas. A seguir à estação de separação, está prevista a correia 70 transportadora do outro dispositivo de transporte com a qual as placas separadas, na estação de separação, podem ser conduzidas para outras secções da instalação (não mostradas).
Em seguida, serão descritos, os grupos construtivos individuais do dispositivo: 0 transportador 20 horizontal (correia transportadora de pilhas) é, por exemplo, um transportador de accionamento por correias ou por correntes, com, no exemplo de realização, três elementos 22 de transporte (correias ou correntes), sobre os quais são depositadas, por um dispositivo 23 qualquer, as pilhas 10 de placas, na zona da extremidade situada à esquerda, na figura 1, e pertencente ao compartimento superior dos elementos 22 de transporte que, na figura 1, se deslocam para a direita. Aos compartimentos superiores dos elementos 22 de transporte, do transportador 20 horizontal, estão associados dois dispositivos 21 de elevação, sendo que as pilhas 10 dispostas sobre o transportador 20 horizontal podem ser levantadas pelos elementos 22 de transporte, visando parar as pilhas 10, de modo a que estas possam ser transportadas, ordenadas e afastadas entre si, para o dispositivo 30 de elevação (mesa elevatória, em baixo) que está disposto na extremidade, do lado da descarga, pertencente ao transportador 20 horizontal. 10 0 dispositivo de elevação possui uma mesa 30 elevatória inferior que está disposta na sua posição inferior de saída, na zona inferior, por conseguinte, essencialmente à altura do compartimento superior dos elementos 22 de transporte pertencentes ao transportador 20 horizontal. No exemplo de realização, esta mesa 30 elevatória inferior possui cinco elementos 33 de elevação que podem ser levantados, em sentido ascendente, entre, ou seja, lateralmente, ao lado dos elementos 22 de transporte (correntes, cintas ou correias) do transportador 20 horizontal. A segunda mesa 50 elevatória superior, pertencente ao dispositivo 50 de elevação, está disposta na zona superior do dispositivo de elevação. A segunda mesa 50 elevatória compreende abas 51 de retenção basculantes, montadas em braços 52, abas essas que, tal como indicado na figura 1, rodam para o interior, comandadas por mola, logo que uma rima 10 de placas tenha sido levantada da mesa 30 elevatória o suficiente para que a placa situada mais abaixo liberte as abas 51 de retenção. Logo que esta situação se verifique, a pilha 10 de placas é levantada, gradualmente, da mesa 50 elevatória superior, à semelhança do que será ainda descrito em seguida. Entretanto, a mesa 30 elevatória inferior pode voltar a ser movida para baixo, sendo que ela pode apreender e levantar uma outra rima 10 de placas até que esta, decorrente do facto de as abas 51 de retenção, pertencentes à segunda disposição 50 de elevação, se afastarem rodando, encoste à pilha 10 de placas suportada pela mesa 50 elevatória superior levantada anteriormente, a partir de baixo. O comando dos movimentos da mesa 30 elevatória inferior e da mesa 50 elevatória superior processa-se com o auxílio de 11 sensores que registam o estado de rotação das abas 51 de retenção.
Deste modo, as pilhas 10, no dispositivo de elevação, podem ser levantadas da mesa 30 elevatória inferior até que a placa situada mais acima esteja disposta na posição de remoção. Quando uma parte das placas foi removida da pilha 10, por conseguinte, havendo sido parcialmente processada, as abas 51 de retenção da mesa 50 elevatória superior rodam para dentro e seguram a pilha 10 parcialmente processada, de modo a que a mesa 30 elevatória inferior possa ser descida e a que a pilha 10, entretanto mais pequena, seja admitida pela mesa 50 elevatória superior e possa continuar a ser levantada por esta, gradualmente, em direcção ao tabuleiro 40 para placas pertencente à estação de separação.
Através da cooperação da mesa 30 elevatória inferior com as abas 51 de retenção basculantes que executam um movimento de vaivém na linha elevatória e que pertencem à mesa 50 elevatória, igualmente susceptível de ser levantada, em sentido ascendente, torna-se possível um transporte contínuo de placas para a posição de remoção da estação de separação.
Na extremidade superior da pilha 10 de placas levantada, está disposta a correia 41 contínua e guarnecida de ventosas 43, configurando-se como tabuleiro 40 para placas. A correia 41 contínua, guarnecida de ventosas 43, está guiada num componente que pode rodar em torno de um eixo, disposto afastado da pilha 10. De modo a rodar a correia 41, guarnecida de ventosas 43, e que serve de tabuleiro 40 para placas, está previsto um accionamento 45 excêntrico que, com o auxílio de uma biela 46, está acoplado à extremidade do transportador, destinado à correia 41 transportadora. 12
No exemplo de realização mostrado, na correia 41 do tabuleiro 40 para placas, estão previstos vários grupos 42 afastados entre si e, de um modo preferido, comportando respectivamente quatro ventosas 43 que são providas de pressão reduzida através de um invólucro 47, quando se movimentam na zona entre a extremidade superior da pilha 10 e o início da outra correia 70 transportadora.
Tal como a figura 6 mostra, em particular, a associação recíproca da correia 41, guarnecida das ventosas 43, pertencente ao tabuleiro 40 para placas, por um lado, e da correia 70 transportadora, por outro, é seleccionada de modo a que uma placa seja apertada, a curto termo, pelas ventosas 43 e pela extremidade do lado da admissão da correia 70 transportadora -ambas movendo-se a uma velocidade idêntica - de modo que uma placa ao assentar sobre a extremidade, do lado da admissão, da correia 70 transportador, em vez de ser solta, é antes transferida definidamente. Assim, por um lado, a placa a ser transferida é apertada, brevemente, entre as ventosas 43 da correia 41 do tabuleiro 40 para placas e, por outro, a extremidade do lado da admissão, pertencente à correia 70 transportadora. Deste modo é assegurado que as placas não sejam transferidas, enviesadas ou incontroladas, para a correia 70 transportadora.
De modo a accionar a mesa 30 elevatória inferior está previsto um mecanismo de accionamento de fuso elevatório, accionado por um servomotor. No que se refere à mesa 50 elevatória com as abas 51 de retenção está também previsto um mecanismo 53 de accionamento de fuso elevatório. 13
No que se refere aos movimentos das mesas 30 e 50 elevatórias do dispositivo de elevação, também podem estar previstos accionamentos com articulações contínuas (correntes, correias, correias dentadas, cabos e semelhantes), sendo que as mesas 30 e 50 elevatórias estão acopladas às articulações contínuas que lhes estão agregadas respectivamente. De modo a mover as articulações contínuas, de ambos os mecanismos de accionamento, podem estar previstos motores, por exemplo, servomotores. A fim de assegurar que, através do tabuleiro 40 para placas, a partir da pilha 10, apenas é levantada respectivamente uma placa, está agregado, à estação de separação, um dispositivo destinado à separação 60 das placas. Este separador 60 de placas possui um ponteiro deslocável para a frente e para trás e um disco disposto por debaixo do ponteiro, com um afastamento semelhante ao da espessura da placa, disco esse que também pode ser deslocado para a frente e para trás.
Uma pilha 10 é levantada quer pela mesa 30 elevatória inferior, quer pela mesa 50 elevatória superior, com as abas 51 de retenção, até ao ponto de a placa situada mais acima encostar, a partir de baixo, ao ponteiro, do separador 60 de placas, deslocado para a frente Logo que esta situação se verifica, o disco é deslocado para a frente e penetra na fenda, entre a placa situada mais acima e a placa inferior seguinte, de modo que a placa superior é seguramente separada da placa que se encontra por baixo, podendo ser levantada pelo tabuleiro 40 para placas, com o auxílio das suas ventosas 43, e, tal como descrito, depositada sobre a correia 70 transportadora. 14
Resumindo, um exemplo de realização poderá ser descrito do seguinte modo:
Um dispositivo para separar placas de bateria ou de acumulador, possui um transportador 20 de alimentação para pilhas 10 de placas, um dispositivo de elevação com duas mesas 30 e 50 elevatórias, accionáveis independentemente uma da outra, de modo a levantar uma pilha 10 de placas , na zona de uma posição de remoção. Na posição de remoção, está previsto um tabuleiro 40 para placas, provido de uma correia 41 transportadora contínua, guarnecida de ventosas 43. À extremidade do lado da descarga, da correia 41 transportadora, pertencente ao tabuleiro 40 para placas, está associada uma outra correia 70 transportadora, sendo que a extremidade do lado da admissão, da correia 70 transportadora, se sobrepõe à extremidade do lado da descarga, da correia 41 transportadora pertencente ao tabuleiro 40 para placas. A correia 41 transportadora pertencente ao tabuleiro 40 para placas, pode ser rodada em torno de um eixo disposto na zona da extremidade, do lado da alimentação, da outra correia 70 transportadora, de modo a que a sua extremidade do lado da admissão possa ser levantada da pilha 10 de placas e possa ser aproximada desta. Neste caso, durante a transferência a partir do tabuleiro 40 para placas para a outra correia 70 transportadora, uma placa é apertada entre a outra correia 70 transportadora e as ventosas 43, na correia 41 do tabuleiro 40 para placas, tornando-se possível uma descarga controlada. À extremidade superior de uma pilha 10 que se processa mediante a remoção de placas, está associado um outro dispositivo 60 de separação de placas que assegura respectivamente, que apenas a placa situada mais acima seja levantada.
Lisboa, 6 de Agosto de 2010 15

Claims (18)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Dispositivo para separar objectos em forma de placa, em particular, placas de bateria ou de acumulador, sendo que o objecto em forma de placa, respectivamente situado mais acima, é retirado e depositado num outro local, a partir de uma pilha (10) de objectos, em forma de placa, alinhada essencialmente na vertical e em que os objectos estão assentes essencialmente na horizontal, com um tabuleiro (40) para placas que está configurado como um transportador (41) oblongo e que na sua extremidade, do lado da descarga, está acomodado de modo a poder rodar em torno de um eixo horizontal e que na sua extremidade de admissão, associada à pilha (10), pode deslocar-se num movimento de vaivém, entre uma posição de transporte superior e uma posição de remoção inferior e com um dispositivo (30, 50) de elevação deslocável na vertical, mediante o qual as pilhas (10) podem ser levantadas em direcção à extremidade de admissão do tabuleiro (40) para placas, durante a remoção gradual, dos objectos em forma de placa, a partir da pilha (10), sendo que a extremidade do lado da descarga, do transportador (41) pertencente ao tabuleiro (40) para placas, está disposta sobreposta a um outro dispositivo (70) de transporte, destinado a acarretar cada um dos objectos em forma de placa, caracterizado por o dispositivo de elevação apresentar duas mesas (30, 50) elevatórias dispostas, uma por cima da outra, e por a mesa (50) elevatória superior apresentar abas (51) basculantes comandadas por mola que podem ser encostadas, a partir de baixo, a dois rebordos opostos entre si e pertencentes a um objecto inferior, em forma de placa, de uma pilha (10). 1
  2. 2. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o outro dispositivo (70) de transporte ser uma correia transportadora que apresenta, pelo menos, um elemento de transporte rotativo contínuo.
  3. 3. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado por um objecto em forma de placa estar apertado entre o transportador (41) do tabuleiro (40) para placas e o outro transportador (70), deslocando-se em síncrono, no momento da sua transferência a partir do transportador (41) para o outro transportador (70).
  4. 4. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado por o primeiro transportador (41) que remove individualmente os objectos em forma de placa, a partir da pilha (10), apresentar uma correia (41) transportadora guarnecida de ventosas (43) dispostas em grupos (42) .
  5. 5. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado por estar previsto um accionamento (45, 46) excêntrico destinado a rodar a extremidade, do lado da admissão, pertencente ao transportador (41).
  6. 6. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por o accionamento excêntrico ser accionado por um servomotor (45) que está acoplado à extremidade livre do transportador (41), por meio de uma biela (46).
  7. 7. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado por o accionamento (44) do 2 transportador (41) estar instalado, visando o accionamento intermitente do transportador (41), em particular, da sua correia transportadora.
  8. 8. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado por o transportador (41), depois de ter baixado a sua extremidade, do lado da admissão, poder ser colocado em repouso sobre a placa situada mais acima, de uma pilha (10).
  9. 9. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado por a mesa (30) elevatória inferior poder ser levantada, essencialmente, na vertical.
  10. 10. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado por a mesa (50) elevatória superior poder ser levantada, essencialmente, na vertical.
  11. 11. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado por a mesa (30) elevatória inferior apresentar, a partir de baixo, na placa situada mais abaixo e pertencente a uma pilha (10), braços (33) elevatórios que podem ser levantados.
  12. 12. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado por os braços (33) elevatórios, da mesa (30) elevatória inferior, estarem dispostos em relação ao dispositivo (30, 50) de elevação, entre, ou seja, junto aos elementos (22) de transporte de um transportador (20) de alimentação para pilhas (10) de placas. 3
  13. 13. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 12, caracterizado por as abas (51) basculantes estarem comandadas por mola, quando engatam, por baixo, numa pilha (10), na zona do objecto em forma de placa, situado mais abaixo.
  14. 14. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 13, caracterizado por estarem previstos sensores que registam a posição de rotação das abas (51) basculantes e que emitem sinais correspondentes, visando o accionamento das mesas (30 e 50) elevatórias.
  15. 15. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 14, caracterizado por a mesa (50) elevatória superior ser comandada, no sentido de levantar uma pilha (10), quando as abas (51) basculantes engatam, por baixo, numa pilha (10), inclinando-se para a frente.
  16. 16. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 15, caracterizado por o transportador (41), do tabuleiro (40) para placas, poder ser accionado intermitentemente.
  17. 17. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 16, caracterizado por a correia (41) transportadora, do transportador pertencente ao tabuleiro (40) para placas, e a correia transportadora do segundo transportador (70) poderem ser accionadas em síncrono.
  18. 18. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 17, caracterizado por o transportador (41), do tabuleiro (40) para placas, e o outro transportador (70) 4 estarem aproximados, um do outro, na zona das suas extremidades que se sobrepõem, aquando da transferência de uma placa, na medida em que a correia transportadora do transportador (41) se encontra rodada no sentido descendente, com a sua extremidade livre. Lisboa, 6 de Agosto de 2010 5 1/6
    Μ 2/6
    3/6
    4/6
    5/6
    6/6
PT07845280T 2007-01-04 2007-12-06 Dispositivo para separar objectos em forma de placa PT2106377E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
AT202007 2007-01-04

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2106377E true PT2106377E (pt) 2010-08-17

Family

ID=39227421

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT07845280T PT2106377E (pt) 2007-01-04 2007-12-06 Dispositivo para separar objectos em forma de placa

Country Status (13)

Country Link
US (1) US20100017014A1 (pt)
EP (1) EP2106377B8 (pt)
CN (1) CN101522546A (pt)
AT (1) ATE476387T1 (pt)
DE (1) DE502007004682D1 (pt)
ES (1) ES2347921T3 (pt)
HR (1) HRP20100491T1 (pt)
PL (1) PL2106377T3 (pt)
PT (1) PT2106377E (pt)
RU (1) RU2009129695A (pt)
SI (1) SI2106377T1 (pt)
WO (1) WO2008080179A1 (pt)
ZA (1) ZA200901621B (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ITPD20110314A1 (it) * 2011-10-04 2013-04-05 Sovema Spa Apparecchiatura per il sollevamento di pile di piastre, in particolare per accumulatori elettrici
CN103144797B (zh) * 2013-03-04 2014-09-17 江苏迅捷装具科技有限公司 用于发篮机的分取装置
DE102013102454A1 (de) 2013-03-12 2014-09-18 Krones Aktiengesellschaft Verfahren und Vorrichtung zur Vereinzelung von auf einem Stapel bereitgestellten Zwischenlagen
GB2545180B (en) * 2015-12-07 2018-08-29 Tbs Eng Ltd Apparatus for the manufacture of battery components
JP7220116B2 (ja) * 2019-04-09 2023-02-09 川崎重工業株式会社 ロボットハンド、ロボット及びロボットシステム
CN111731808A (zh) * 2020-06-28 2020-10-02 嘉兴卓尔精密机械有限公司 一种用于金属板件加工的输送装置
CN112456144B (zh) * 2021-01-27 2021-06-08 苏州维嘉科技股份有限公司 一种自动上下料装置
CN117645121A (zh) * 2021-07-16 2024-03-05 厦门良一食品有限公司 一种海苔自动供给机的供给方法

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3591018A (en) * 1968-06-01 1971-07-06 Colgate Palmolive Co Carton lowering machine
US3998448A (en) * 1974-10-31 1976-12-21 C. I. Industries, Inc. Continuous stack advancer for blank destacking
US4024963A (en) * 1975-05-07 1977-05-24 Hautau Charles F Apparatus for transferring articles
DE3202087A1 (de) * 1981-02-04 1982-09-09 MAC Engineering & Equipment Co. Inc., 49022 Benton Harbor, Mich. Vorrichtung zum einzelnen abnehmen der jeweils obersten platte von einem stapel batterieplatten
AT392858B (de) 1989-03-01 1991-06-25 Elbak Batteriewerke Gmbh Vorrichtung zum vereinzeln von plattenfoermigen gegenstaenden, insbesondere akkumulatorplatten
US5232213A (en) * 1992-08-05 1993-08-03 Eastman Kodak Company Vacuum belt sheet feeder device
TW438708B (en) * 1997-10-08 2001-06-07 Asahi Seiko Co Ltd Card element delivering device
US6062807A (en) * 1998-04-08 2000-05-16 Tekmax, Inc. Battery plate feeder having oscillating pick-up head
WO2001066446A1 (de) * 2000-03-09 2001-09-13 Siemens Aktiengesellschaft Fördereinrichtung zum transport und ausschleusen von fördergut
JP3862973B2 (ja) * 2001-06-28 2006-12-27 古河電池株式会社 極板積層体の極板分離供給装置
AT500466A2 (de) * 2004-07-12 2006-01-15 Bm Battery Machines Gmbh Vorrichtung zum vereinzeln von plattenförmigen gegenständen, insbesondere batterieplatten

Also Published As

Publication number Publication date
ZA200901621B (en) 2010-07-28
RU2009129695A (ru) 2011-02-10
WO2008080179A1 (de) 2008-07-10
EP2106377A1 (de) 2009-10-07
EP2106377B8 (de) 2010-09-15
CN101522546A (zh) 2009-09-02
DE502007004682D1 (de) 2010-09-16
ES2347921T3 (es) 2010-11-25
HRP20100491T1 (hr) 2010-10-31
US20100017014A1 (en) 2010-01-21
SI2106377T1 (sl) 2010-12-31
PL2106377T3 (pl) 2011-05-31
EP2106377B1 (de) 2010-08-04
ATE476387T1 (de) 2010-08-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT2106377E (pt) Dispositivo para separar objectos em forma de placa
ES2330456T3 (es) Dispositivo para la separacion de objetos en forma de placa, especialmente de placas de bateria.
US20150251790A1 (en) Bag supply method and bag supply device
CN113933681B (zh) 一种芯片测试设备
CN212862064U (zh) 一种中药颗粒全自动调剂设备
CN113371468A (zh) 塑料瓶隔板码垛及隔板拆垛全自动多功能一体机
EA013584B1 (ru) Устройство для размещения аккумуляторных пластин
CN113859646A (zh) 一种自动分拣装袋设备
ES2780397T3 (es) Dispositivo y procedimiento para el paletizado de pilas
CN220364043U (zh) 上料装置
CN117219550B (zh) 一种插片机自动上料机械手
WO2006006339A1 (ja) 容器供給装置
CN113371470A (zh) 高速全自动双工位塑料瓶拆垛机
CN218344652U (zh) 镜片模具制模输送机
CN108928525B (zh) 用于手电筒的包装设备及包装工艺
CN114852426A (zh) 一种用于翻盖包装盒的加工设备及其加工方法
CN115108093A (zh) 一种自动上袋机及其工作方法
KR200438203Y1 (ko) 파우치 연속 공급장치
CN208439445U (zh) 一种绵糖和砂糖两用自动称量包装装置
CN220363960U (zh) 转料装置
CN216762364U (zh) 一种具备盒盖打开功能的纸盒输送装置
CN220536070U (zh) 一种容器自动码垛包装机
CN111453076B (zh) 血液净化制品包装袋上袋系统及方法
SU706299A1 (ru) Устройство дл перекладки листов из тары
CN217624313U (zh) 一种自动上蛋机