PT2091804E - Dispositivo de suporte do rodado posterior, parte posterior de um veculo automëvel, e veculo automëvel compreendendo esta parte posterior - Google Patents

Dispositivo de suporte do rodado posterior, parte posterior de um veculo automëvel, e veculo automëvel compreendendo esta parte posterior Download PDF

Info

Publication number
PT2091804E
PT2091804E PT07858672T PT07858672T PT2091804E PT 2091804 E PT2091804 E PT 2091804E PT 07858672 T PT07858672 T PT 07858672T PT 07858672 T PT07858672 T PT 07858672T PT 2091804 E PT2091804 E PT 2091804E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
rear wheel
bodywork
support device
hinge
motor vehicle
Prior art date
Application number
PT07858672T
Other languages
English (en)
Inventor
Stephane Cadet
Original Assignee
Peugeot Citrovn Automobiles S
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Peugeot Citrovn Automobiles S filed Critical Peugeot Citrovn Automobiles S
Publication of PT2091804E publication Critical patent/PT2091804E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62DMOTOR VEHICLES; TRAILERS
    • B62D21/00Understructures, i.e. chassis frame on which a vehicle body may be mounted
    • B62D21/11Understructures, i.e. chassis frame on which a vehicle body may be mounted with resilient means for suspension, e.g. of wheels or engine; sub-frames for mounting engine or suspensions

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Transportation (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Body Structure For Vehicles (AREA)
  • Automatic Cycles, And Cycles In General (AREA)

Description

1
DESCRIÇÃO
"DISPOSITIVO DE SUPORTE DO RODADO POSTERIOR, PARTE POSTERIOR DE UM VEÍCULO AUTOMÓVEL, E VEÍCULO AUTOMÓVEL COMPREENDENDO ESTA PARTE POSTERIOR" A presente invenção refere-se a um dispositivo de suporte do rodado posterior de um veiculo automóvel. A invenção aplica-se muito particularmente no caso de rodados posteriores de travessa deformável. É conhecido do estado da técnica um dispositivo de suporte do rodado posterior de um veiculo automóvel, do tipo que compreende: - um fundo de carroçaria longitudinal, dotado de uma extremidade posterior, - uma longarina, compreendendo: - uma secção longitudinal que se estende à frente do fundo de carroçaria e deslocada transversalmente em relação a este fundo de carroçaria, e - uma secção de ligação com o fundo de carroçaria, fixada sobre um lado do fundo de carroçaria, e - uma articulação destinada a ser ligada ao rodado posterior, compreendendo primeiros e segundos pontos de ligação, estando o primeiro ponto de ligação fixado a uma primeira superfície definida sobre a longarina.
Neste dispositivo conhecido, a longarina tem uma secção rectangular, e a sua secção de ligação apresenta um alargamento em direcção ao fundo de carroçaria, a fim de delimitar uma superfície interior de tamanho suficiente para permitir a colocação de uma chapa de fixação dos dois pontos de ligação da articulação. 2
Ora, a requerente deu-se conta de que este alargamento da longarina provocava uma ruptura de inércia desta última e, portanto, um amortecimento não constante em caso de choque do veículo.
Um outro exemplo típico de realização do dispositivo de suporte do rodado posterior de um veículo automóvel de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1 é conhecido do documento DE 3525251 Al. A invenção tem por objectivo propor um dispositivo de suporte do rodado posterior que permita evitar este inconveniente.
Para este efeito, a invenção tem por objectivo um dispositivo de suporte do rodado posterior de um veículo automóvel, do tipo acima citado, caracterizado por: - a secção de ligação ser fixada no lado do fundo de carroçaria desviada para a frente em relação à extremidade posterior do fundo de carroçaria, de maneira a criar um espaço intercalar delimitado transversalmente entre o fundo de carroçaria e a longarina e, - o segundo ponto de ligação da articulação ser fixado a uma segunda superfície solidária ao fundo de carroçaria, de maneira que a articulação se sobreponha ao espaço intercalar.
Graças à invenção, já não é necessária uma grande superfície de fixação da articulação e pode-se utilizar, portanto, uma longarina que apresente um alargamento reduzido, quer dizer, em que a secção transversal permaneça sensivelmente constante.
De acordo com outras características da invenção: - a articulação estende-se, pelo menos em parte, para o espaço intercalar; 3 - a articulação é uma ligação articulada, compreendendo uma haste que forma o estator, solidária pelos dois pontos de ligação, respectivamente, com a longarina e com o fundo de carroçaria, e um cilindro que forma o rotor, que se estende em parte para o espaço intercalar, - a primeira superfície, definida na longarina, e a segunda superfície, solidária com o fundo de carroçaria, estão orientadas para baixo; - a longarina é tubular, de secção transversal rectangular, sendo a primeira superfície definida pela parede interior da longarina; - a primeira superfície é definida na parte de ligação da longarina. A invenção refere-se igualmente a uma parte posterior de um veículo automóvel, compreendendo um dispositivo de suporte do rodado posterior, tal como foi definido anteriormente, e uma passagem de roda posterior correspondente ao rodado posterior, situada atrás da extremidade posterior do fundo de carroçaria, tal que a longarina contorna a passagem da roda.
De acordo com uma outra característica da invenção, a parte posterior compreende, além disso, um rodado posterior dotado de uma haste de suspensão de um eixo, estando a haste de suspensão ligada à articulação. A invenção refere-se igualmente a um veículo automóvel, que compreende uma parte posterior, tal como foi definida anteriormente. A invenção será melhor compreendida com o auxílio da descrição que vai seguir-se, dada unicamente a titulo de exemplo, e feita com referência aos desenhos anexos, entre os quais: - a figura 1 é uma vista em perspectiva, vista de baixo, de uma parte posterior esquerda de um veículo automóvel, 4 - a figura 2 é uma vista em planta, por baixo, da parte posterior, segundo a direcção II indicada na figura 1, e - a figura 3 é uma vista em corte transversal da parte posterior, segundo o plano de corte III indicado na figura 2.
De maneira geral, a orientação das peças será dada com referência à orientação habitual do veículo.
Com referência às figuras 1 e 2, representou-se uma parte posterior esquerda de um veículo automóvel, designada pela referência geral 10.
Esta parte posterior 10 compreende um fundo de carroçaria longitudinal 12, da qual se eleva um montante de porta 14 e uma parte de cercadura 16 da roda posterior esquerda (não representada). O fundo de carroçaria 12 forma uma estreita banda de chapa soldada sobre o lado do piso (não representado) , para aumentar a sua resistência. O fundo de carroçaria 12 está dotado de uma extremidade posterior 12A, destinada a ficar em frente da roda posterior esquerda quando esta última está montada.
Está montada uma passagem de roda posterior 18 no fundo de carroçaria 12 e na cercadura da roda 16. A passagem da roda 18 tem a forma de uma meia bacia dotada de um fundo 19, disposto transversalmente no lado oposto ao fundo de carroçaria 12.
Além disso, a parte posterior 10 compreende uma longarina posterior 20 de prolongamento do fundo de carroçaria 12 para trás, contornando a passagem da roda 18. Esta longarina posterior 20 compreende uma secção longitudinal 22 que se estende para trás do fundo de carroçaria 12 e está desviada transversalmente em relação ao fundo de carroçaria 12. A longarina 20 compreende, além disso, uma secção 24 de ligação com o fundo de carroçaria 12, fixada num lado interno, quer 5 dizer, um lado dirigido para o interior do veiculo. A longarina posterior 20 termina na parte de trás por uma chapa com uma ponta 26, destinada a suportar o pára-choques do veiculo. A longarina posterior 20 suporta, além disso, um piso de carga 28, quer dizer, o piso da bagageira do veiculo, e em parte um piso posterior 30. Uma travessa do piso posterior 32 estende-se transversalmente entre o piso de carga 28 e o piso posterior 30, a partir da longarina posterior 20. O piso posterior 30 e a travessa do piso posterior 32 são destinados, nomeadamente, a suportar os bancos posteriores do veiculo automóvel. A secção de ligação 24 é fixada sobre o lado do fundo de carroçaria 12, a uma distância d para a frente em relação à extremidade posterior 12A do fundo de carroçaria 12. Assim, é delimitado transversalmente um espaço intercalar e entre o fundo de carroçaria 12 e a longarina 20. Este espaço intercalar e diminui transversalmente à medida que a secção de ligação 24 se aproxima do fundo de carroçaria 12. A longarina posterior 20 possui uma secção transversal rectangular que forma, no exterior, uma superfície horizontal 33 orientada para baixo.
Na sua extremidade 12A, o fundo de carroçaria 12 compreende uma saliência transversal 34 na direcção da longarina posterior 20. Esta saliência transversal 34 define uma superfície 36 sensivelmente horizontal, orientada para baixo. A parte posterior 10 compreende, além disso, uma articulação dianteira 38 de um rodado posterior, destinada a ser ligada a uma haste de suspensão de um eixo (não representado). A articulação 38 é uma ligação articulada, que compreende um estator sob a forma de uma haste 40, sobre a qual está colocado um cilindro 42, que forma o rotor da articulação 38. 6 A haste 40 apresenta em cada extremidade um ponto de ligação 40A, 40B. Um primeiro ponto de ligação 40A é fixado na superfície 33 da longarina 20, enquanto um segundo ponto de ligação 40B é fixado na superfície 36, solidário com o fundo de carroçaria 12. Assim, a articulação 38 sobrepõe-se ao espaço intercalar e.
No exemplo ilustrado, cada ponto de ligação 40A, 40B é constituído por uma chapa perfurada, na qual um sistema de parafuso/porca 41A, 41B vertical assegura a fixação com a superfície de fixação respectiva.
Com referência à figura 3, vai ser dada uma descrição pormenorizada da longarina posterior 20, do fundo de carroçaria 12 e da articulação 38. A longarina posterior 20 compreende uma primeira folha de chapa 46, dobrada em U em corte transversal e colocada por baixo de uma segunda folha 48, sensivelmente horizontal. A segunda folha de chapa 48 prolonga-se transversalmente até ao fundo de carroçaria 12, ao qual está fixada. A parede inferior 46A da primeira folha de chapa 46 define a primeira superfície 33 . A saliência 34 é formada por uma folha de chapa 50, dobrada em L em corte transversal. Uma primeira aba horizontal 52 é fixada ao fundo de carroçaria 12 e uma segunda aba 54 sobe verticalmente, afastada do fundo de carroçaria 12, em direcção á folha de chapa 48 da longarina 20. A superfície 36 é definida na aba 54. Uma folha de chapa suplementar 55 é colocada sobre a saliência 34 e na longarina 20. Esta folha de chapa 55 cobre a parte de baixo das superfícies 36 e 33 e molda-se ao cavado formado pelo espaço intercalar e, estendendo-se até à folha da chapa 48.
Assim, a articulação 38 é fixada às superfícies 36 e 33 por intermédio da folha de chapa suplementar 55. É de notar que as duas superfícies de fixação 36 e 33 estão a um nível horizontal sensivelmente idêntico, de maneira 7 que a haste 40 estende-se sensivelmente na horizontal, o mais perto das superfícies 36 e 33.
Por este facto, o estator estende-se em parte, quase metade, no espaço intercalar e.
Assim, a articulação 38 encontra-se a um nível vertical superior ao da longarina posterior 20, quer dizer, pelo menos uma parte da articulação 38 encontra-se acima do plano definido pela superfície 33. Este posicionamento erguido da articulação 38 permite obter um melhor comportamento do rodado posterior durante o andamento do veículo.
Como o mostra a descrição anterior, a invenção permite mesmo obter uma longarina posterior 20 que apresenta uma secção transversal praticamente constante em todo o seu comprimento.
Lisboa, 9 de Julho de 2010

Claims (9)

1 REIVINDICAÇÕES 1. Dispositivo de suporte do rodado posterior de um veiculo automóvel, do tipo que compreende: - um fundo de carroçaria (12) longitudinal, dotado de uma extremidade posterior (12A), - uma longarina (20), que compreende: - uma secção longitudinal (22), que se estende para trás do fundo de carroçaria (12) e desviada transversalmente em relação a este fundo de carroçaria (12), e - uma secção de ligação (24) com o fundo de carroçaria (12), fixada sobre um lado do fundo de carroçaria (12), e - uma articulação (38), destinada a ser ligada ao rodado posterior, compreendendo primeiro e segundos pontos de ligação (40A, 40B), sendo o primeiro ponto de ligação (4 0 A) fixado a uma primeira superfície (33) definida sobre a longarina (20), sendo o dispositivo caracterizado por: - a secção de ligação (24) ser fixada sobre o lado do fundo de carroçaria (12), à distância (d) à frente em relação à extremidade posterior (12A) do fundo de carroçaria (12), de maneira a criar um espaço intercalar (e) delimitado transversalmente entre o fundo de carroçaria (12) e a longarina (20), e - o segundo ponto de ligação (40B) da articulação (38) ser fixado a uma segunda superfície (36) solidária com o fundo de carroçaria (12), de maneira que a articulação (38) se sobreponha ao espaço intercalar (e). 2
2. Dispositivo de suporte do rodado posterior de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a articulação (38) se estender, pelo menos em parte, no espaço intercalar (e).
3. Dispositivo de suporte do rodado posterior, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por a articulação (38) ser uma ligação articulada, compreendendo uma haste (40) que forma o estator, solidário por dois pontos de ligação (40A, 40B) , respectivamente, com a longarina (20) e com o fundo de carroçaria (12), e um cilindro (42) que forma o rotor, que se estende em parte no espaço intercalar (e).
4. Dispositivo de suporte do rodado posterior, de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 3, caracterizado por a primeira superfície (33), definida na longarina (20), e a segunda superfície (36), solidária com o fundo de carroçaria (12), serem orientadas para baixo.
5. Dispositivo de suporte do rodado posterior, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por a longarina (20) ser tubular, de secção transversal rectangular, sendo a primeira superfície (33) definida pela parede (46A) inferior da longarina (20).
6. Dispositivo de suporte do rodado posterior, de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 5, caracterisado por a primeira superfície (33) ser definida na parte de ligação (24) da longarina (20).
7. Parte posterior de um veículo automóvel, compreendendo: - um dispositivo de suporte do rodado posterior, de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 6, e 3 - uma passagem de roda posterior (18) correspondente ao rodado posterior, situada atrás da extremidade posterior (12A) do fundo de carroçaria (12), em que a longarina (20) contorna a passagem de roda (18).
8. Parte posterior de um veiculo automóvel, de acordo com a reivindicação 7, caracterizada por compreender ainda um rodado posterior dotado de uma haste de suspensão de um eixo, estando a haste de suspensão ligada à articulação (38) .
9. Veiculo automóvel compreendendo uma parte posterior de acordo com as reivindicações 7 ou 8. Lisboa, 9 de Julho de 2010 1/3
uá iwiíííb»
11« 2/3
3/3
FIG.3
PT07858672T 2006-11-23 2007-11-07 Dispositivo de suporte do rodado posterior, parte posterior de um veculo automëvel, e veculo automëvel compreendendo esta parte posterior PT2091804E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0655077A FR2909066B1 (fr) 2006-11-23 2006-11-23 Dispositif de support de train arriere d'un vehicule automobile, et vehicule automobile comprenant cette partie arriere

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2091804E true PT2091804E (pt) 2010-07-15

Family

ID=38179600

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT07858672T PT2091804E (pt) 2006-11-23 2007-11-07 Dispositivo de suporte do rodado posterior, parte posterior de um veculo automëvel, e veculo automëvel compreendendo esta parte posterior

Country Status (7)

Country Link
EP (1) EP2091804B1 (pt)
AT (1) ATE469810T1 (pt)
DE (1) DE602007006983D1 (pt)
ES (1) ES2346716T3 (pt)
FR (1) FR2909066B1 (pt)
PT (1) PT2091804E (pt)
WO (1) WO2008062126A1 (pt)

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR37482E (pt) * 1930-09-08 1930-12-13
DE3525251A1 (de) * 1985-07-15 1987-03-12 Ingbuero Andreas Treugut Selbsttragende fahrgestellplattform fuer kraftfahrzeuge
JPS63247174A (ja) * 1987-03-31 1988-10-13 Mazda Motor Corp 自動車の前部車体構造

Also Published As

Publication number Publication date
EP2091804A1 (fr) 2009-08-26
ES2346716T3 (es) 2010-10-19
WO2008062126A1 (fr) 2008-05-29
DE602007006983D1 (de) 2010-07-15
FR2909066B1 (fr) 2009-02-20
EP2091804B1 (fr) 2010-06-02
ATE469810T1 (de) 2010-06-15
FR2909066A1 (fr) 2008-05-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US7841652B2 (en) Wheelhouse inner bracket for automotive vehicles
US5954390A (en) Vehicle dynamic side impact system
CN109863076B (zh) 汽车用车身构造
US10870403B2 (en) Bumper cross member system for a motor vehicle, modular system, and motor vehicle having such a bumper cross member system
US9132861B2 (en) Vehicle body reinforcing structure
JP4548608B2 (ja) 車体後部構造
BRPI0815691A2 (pt) Estrutura traseira de chassi de veículo automotivo.
KR20140135699A (ko) 자동차용 서브프레임
PT2181899E (pt) Dispositivo de fixação de um cinto de segurança e piso de veículo automóvel equipado com esse dispositivo
BR112016009320B1 (pt) Braço de suspensão para veículo automotivo, e, veículo
US11964696B2 (en) Structural frame for the body of a motor vehicle
JP4069605B2 (ja) 車両の下部車体構造
PT2091804E (pt) Dispositivo de suporte do rodado posterior, parte posterior de um veculo automëvel, e veculo automëvel compreendendo esta parte posterior
US20050134088A1 (en) Deformation element for a motor vehicle
ES2309931T3 (es) Disposicion de tablero para vehiculo automovil.
JP2007001347A (ja) バンパ支持部材の取付け構造
JP6891845B2 (ja) 車両の前部車体構造
JP4038902B2 (ja) スタビライザー取り付けブラケット構造
JP3644317B2 (ja) スタビライザ支持構造
BRPI0620094A2 (pt) estrutura de suporte para montagem sobre um chassi de um veìculo
JPH1199837A (ja) 車両の車体構造
JP3861312B2 (ja) 自動車の前部構造
JP2764733B2 (ja) 自動車のフロントボディ構造
JP2003220981A (ja) 車両の後部荷室構造
JP3736222B2 (ja) サスペンションアーム支持装置