PT2072452E - Dispositivo e método para apoio de um componente de veículo - Google Patents

Dispositivo e método para apoio de um componente de veículo Download PDF

Info

Publication number
PT2072452E
PT2072452E PT08172036T PT08172036T PT2072452E PT 2072452 E PT2072452 E PT 2072452E PT 08172036 T PT08172036 T PT 08172036T PT 08172036 T PT08172036 T PT 08172036T PT 2072452 E PT2072452 E PT 2072452E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
pin
vehicle
aperture
component
support
Prior art date
Application number
PT08172036T
Other languages
English (en)
Inventor
Creasi Di Frignani Alberto
Original Assignee
Creasi Di Frignani Alberto
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Creasi Di Frignani Alberto filed Critical Creasi Di Frignani Alberto
Publication of PT2072452E publication Critical patent/PT2072452E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B66HOISTING; LIFTING; HAULING
    • B66FHOISTING, LIFTING, HAULING OR PUSHING, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR, e.g. DEVICES WHICH APPLY A LIFTING OR PUSHING FORCE DIRECTLY TO THE SURFACE OF A LOAD
    • B66F7/00Lifting frames, e.g. for lifting vehicles; Platform lifts
    • B66F7/26Lifting frames, e.g. for lifting vehicles; Platform lifts for selective lifting of parts of vehicles
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B66HOISTING; LIFTING; HAULING
    • B66FHOISTING, LIFTING, HAULING OR PUSHING, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR, e.g. DEVICES WHICH APPLY A LIFTING OR PUSHING FORCE DIRECTLY TO THE SURFACE OF A LOAD
    • B66F3/00Devices, e.g. jacks, adapted for uninterrupted lifting of loads

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Geology (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Automobile Manufacture Line, Endless Track Vehicle, Trailer (AREA)
  • Vehicle Cleaning, Maintenance, Repair, Refitting, And Outriggers (AREA)
  • Pivots And Pivotal Connections (AREA)
  • Harvester Elements (AREA)

Description

DESCRIÇÃO "DISPOSITIVO E MÉTODO PARA APOIO DE UM COMPONENTE DE VEÍCULO" A presente invenção refere-se a um dispositivo e a um método para apoio de um componente de veiculo. Em particular, o dispositivo é utilizado para apoiar peças da unidade de motor ou da transmissão, durante operações de manutenção ou reparação de um veiculo motorizado.
Um exemplo de um dispositivo deste tipo pode ser visto no documento US 3365026.
Por exemplo, a substituição da correia de distribuição ou outros componentes auxiliares tem que ser executada periodicamente (aproximadamente, de 100000 em 100000 km) e exige a intervenção de operadores especializados, aptos a trabalhar em posições apertadas entre o lado do motor e a carroçaria.
De modo a aceder à unidade de motor, o operador tem que desmontar o seu apoio, que está aparafusado ao lado do motor e fixo à carroçaria. Durante este passo, o operador tem que apoiar o motor manualmente e colocar a parte inferior do cárter num elevador (e. g., empilhador). Deste modo, a unidade de motor só permanece fixa aos lados da transmissão e pode ser movimentada por meio do elevador, dando ao operador o espaço necessário para trabalhar.
No entanto, a solução descrita acima não é prática e é desconfortável para o operador. Dado que o motor está apoiado no 1 elevador, o elevador automóvel no qual o veículo está posicionado não pode ser elevado. Por conseguinte, o operador é forçado a ajoelhar-se. Além disso, a complexidade crescente dos componentes da unidade de motor reduz, cada vez mais, o espaço disponível para manutenção, quase que impossibilitando a intervenção do operador.
Alguns fabricantes de automóveis produzem dispositivos de apoio para a unidade de motor que são diferenciados de acordo com os modelos individuais de veículos motorizados. Os referidos dispositivos são utilizados para apoiar o motor de modo a poder elevar o veículo motorizado para a posição mais confortável para trabalhar. A desvantagem principal dos referidos dispositivos está ligada ao facto de cada modelo individual de veículo motorizado exigir um apoio personalizado. Por exemplo, as flanges de suporte são diferentes para se poderem adaptar às plataformas inferiores dos veículos e demoram mais tempo a serem fixas.
Outra desvantagem dos referidos dispositivos reside na dificuldade de utilização devido à adopção de um pino roscado para fazer subir ou descer o motor. Se o veículo estiver posicionado perto do solo, o operador é forçado a deitar-se de modo a accionar o referido pino.
Neste contexto, a tarefa técnica na base da presente invenção é propor um dispositivo para apoio de um componente de veículo, em particular, para o motor, que supere os inconvenientes supracitados da técnica anterior. Em particular, um objectivo da presente invenção é propor um dispositivo de apoio universal utilizável com qualquer modelo de veículo. 2
Um objectivo adicional da presente invenção é disponibilizar um dispositivo que seja estruturalmente simples e prático de utilizar.
Outro objectivo da presente invenção é apresentar um dispositivo de apoio estabilizado e seguro.
Outro objectivo da presente invenção é disponibilizar um dispositivo de apoio que seja leve e compacto. A tarefa técnica e os objectivos especificados acima são substancialmente conseguidos pelo dispositivo de apoio e método compreendendo as caracteristicas técnicas expostas numa ou mais das reivindicações apensas.
Outras caracteristicas e vantagens da presente invenção tornar-se-ão mais facilmente evidentes a partir da descrição indicativa e, portanto, não limitativa, de uma forma de realização preferida de um dispositivo e de um método para apoio de um veiculo, como ilustrada nos desenhos em anexo, nos quais: a figura 1 mostra uma vista, em perspectiva, de um dispositivo de apoio para um componente de veiculo, de acordo com a presente invenção; a figura IA mostra uma vista, em perspectiva, de um pormenor do dispositivo da figura 1, fixo sob um veículo; a figura 2 mostra uma vista, em perspectiva, do dispositivo da figura 1, numa configuração funcional. 3
No que se refere às figuras, o número 1 indica um dispositivo de apoio para um componente 16 de um veiculo 21 mostrado apenas parcialmente. Em particular, o dispositivo 1 pode ser aplicado à unidade de motor de um veículo motorizado durante operações de manutenção ou reparação. 0 dispositivo 1 compreende uma estrutura la resistente. De um modo preferido, a estrutura la resistente é uma travessa estendida segundo uma direcção 22 predeterminada.
Inicialmente, a estrutura la resistente está dotada com uma abertura 3. De um modo preferido, a referida abertura 3 é alongada na direcção 22 predeterminada. Em particular, a abertura 3 é obtida de modo a atravessar a estrutura la resistente desde uma superfície 27a inferior até uma superfície 27b superior. De um modo preferido, a abertura 3 é obtida no centro da estrutura la resistente e o seu comprimento está compreendido entre 35% e 65% do comprimento da estrutura la resistente. De um modo mais preferido, o comprimento da abertura 3 é igual a cerca de metade do comprimento da estrutura la resistente. 0 dispositivo 1 pode ser fixo ao veículo 21 por um meio 17 de fixação. Inicialmente, o meio 17 de fixação compreende um primeiro pino 4 que pode ser fixo ao veículo 21 e um elemento 23 de bloqueio. De um modo vantajoso, o primeiro pino 4 atravessa a abertura 3. Em particular, quando o dispositivo 1 está numa configuração de instalação, o primeiro pino 4 pode deslizar livremente no interior da abertura 3 segundo uma direcção 22 predeterminada. Quando o dispositivo 1 está numa configuração funcional, o primeiro pino 4 é fixo ao interior da abertura 3 por meio do elemento 23 de bloqueio. 4
De um modo vantajoso, o primeiro pino 4 apresenta uma primeira extremidade 4a curva que pode ser engatada no veiculo 21. De um modo preferido, a referida primeira extremidade 4a curva pode ser engatada directamente no veiculo 21.
Numa forma de realização alternativa (não mostrada), o primeiro pino 4 está ligado a uma cinta esticada que pode ser engatada no veiculo 21. Nesse caso, a cinta apresenta um olhai no qual a primeira extremidade 4a curva do primeiro pino 4 é inserida e um gancho que pode ser engatado no veiculo 21. De um modo preferido, a referida cinta é em aço ou tecido e o seu comprimento máximo é, aproximadamente, 50 cm.
Na forma de realização aqui descrita e ilustrada, o elemento 23 de bloqueio é constituído por uma porca 12a que pode ser enroscada numa segunda extremidade 4b roscada do primeiro pino 4 por um manipulo 12 manual. Noutra forma de realização (não mostrada), o primeiro pino 4 apresenta, pelo menos, um entalhe e o elemento 23 de bloqueio é constituído por um pino de freio fendido que pode ser inserido no referido entalhe.
Numa primeira extremidade 25a da estrutura la resistente está ligado um macaco elevador 2 que pode ser posicionado sob o componente 16 para o apoiar. Em particular, o macaco elevador 2 está dotado com um suporte 10 para o componente 16. De um modo preferido, o macaco elevador 2 é do tipo pantógrafo. Além disso, o macaco elevador 2 pantógrafo está dotado com um parafuso 11 e com uma maçaneta 18 de regulação para regular a sua extensão para a posição desejada. 5
Numa outra forma de realização (não mostrada), o macaco elevador 2 é um cilindro telescópico pneumático. Em alternativa, o macaco elevador 2 é eléctrico ou hidráulico e pode ser accionado manual ou automaticamente.
Inicialmente, numa segunda extremidade 25b da estrutura la resistente, há uma unidade 20 estabilizadora. De um modo vantajoso, a referida unidade 20 estabilizadora está ligada de modo articulado à estrutura la resistente de modo a que o dispositivo 1 seja estável na configuração funcional.
De um modo preferido, a unidade 20 estabilizadora compreende um segundo pino 5 rotativo no interior de um furo 13 perfurado na segunda extremidade 25b da estrutura la resistente. Em particular, o furo 13 é perfurado de modo a atravessar a estrutura la resistente desde a superfície 27a inferior até à superfície 27b superior Deste modo, o segundo pino 5 é substancialmente paralelo ao primeiro pino 4. A unidade 20 estabilizadora compreende, ainda, uma manga 6 integrada no segundo pino 5 e uma barra 7 passivel de deslizamento no interior da manga 6. Em particular, em extremidades opostas da barra 7, são enroscadas duas colunas 8 e 8a de suporte aptas a serem posicionadas sob o veiculo 21. As referidas colunas 8 e 8a de suporte são substancialmente paralelas ao primeiro pino 4 e ao segundo pino 5. Por exemplo, uma primeira coluna 8a de suporte, dotada com uma primeira base 9a de apoio, encontra-se numa primeira extremidade 7a da barra 7. Uma segunda coluna 8 de suporte, dotada com uma segunda base 9 de apoio, encontra-se numa segunda extremidade 7b da barra 7. De um modo preferido, a secção da manga 6 e da barra 7 é 6 rectangular ou quadrada ou, em qualquer caso, nao circular para impedir que a barra 7 rode no interior da manga 6. 0 funcionamento do dispositivo para apoio de um componente de veiculo, de acordo com a presente invenção, é descrito em seguida. 0 dispositivo 1 é posicionado sob o veículo 21. 0 primeiro pino 4 é fixo ao veículo 21 pelo engate da primeira extremidade 4a curva à barra 15 transversal do motor ou, de um modo geral, à carroçaria inferior do veículo 21. Em particular, a primeira extremidade 4a curva é directamente inserida num furo 14 (ou numa reentrância) da barra 15 transversal do motor. No caso em que o dispositivo 1 é fixo ao veículo 21 numa posição da carroçaria a que não se pode aceder facilmente, ou seja, longe do componente 16, a primeira extremidade 4a curva é inserida no olhai da cinta esticada e o gancho da cinta esticada é engatado no veículo 21. A segunda extremidade 4b roscada é inserida na abertura 3 desde a superfície 27b superior até à superfície 27a inferior da estrutura la resistente. Faz-se deslizar o primeiro pino 4 no interior da abertura 3, ao longo da direcção 22 predeterminada, até que o macaco elevador 2 fique situado sob o componente 16 (e. g., a parte inferior do cárter). 0 primeiro pino 4 é fixo no interior da abertura 3 ao enroscar a porca 12a na segunda extremidade 4b roscada por meio do manipulo 12 manual. A porca 12a é enroscada até ficar encostada à superfície 27a inferior da estrutura la resistente. 7
Na forma de realização aqui descrita e ilustrada, o macaco elevador 2 de pantógrafo é estendido e bloqueado na posição desejada, na qual o suporte 10 fica colocado em contacto com o componente 16 para o apoiar, movimentando-se a maçaneta 18 para regular o parafuso 11.
Ao rodar a barra 7 em torno do segundo pino 5 e fazendo-a deslizar no interior da manga 6, é possível posicionar a base 9 e 9a de apoio em contacto com a carroçaria inferior do veículo 21 de acordo com os requisitos de estabilidade preferidos. Em particular, as colunas 8 e 8a de suporte são reguláveis em altura por enroscamento nas extremidades 7a e 7b da barra 7. A partir da descrição acima, as características do dispositivo de apoio para um componente de veículo, de acordo com a presente invenção, bem como as suas vantagens, são óbvias.
Em particular, o dispositivo é estruturalmente simples porque, para o fixar ao veículo, utiliza-se o primeiro pino (também no caso em que está equipado com a cinta esticada) inserido na abertura e fixo à mesma. O dispositivo é, por conseguinte, leve, compacto e fácil de utilizar, mesmo por um único operador.
Além disso, o dispositivo aqui descrito é universal, i. e., pode ser empregue em qualquer modelo de veículo. De facto, a adaptação à plataforma inferior específica do veículo é assegurada, em primeiro lugar, pela abertura alongada, que permite que o primeiro pino deslize até que o macaco elevador fique apropriadamente posicionado sob o componente.
Além disso, a primeira extremidade curva do pino permite que o dispositivo seja fixo a qualquer área da carroçaria inferior do veiculo ou a tirantes do próprio veiculo (nesse caso, por meio da cinta esticada), evitando a utilização de flanges personalizadas como acontece no dispositivo actualmente conhecido.
Além disso, o dispositivo é estabilizado devido à utilização da unidade estabilizadora, ligada de modo articulado à estrutura resistente. Isto permite a ausência de rolamento e torna o dispositivo estável e seguro numa configuração funcional. Além disso, a unidade estabilizadora é adaptável a qualquer modelo de veiculo porque as bases de apoio podem ser apropriadamente posicionadas sob a plataforma do veiculo, ao rodar o segundo pino e fazendo deslizar a barra no interior da manga. A conformação particular da unidade estabilizadora permite obter uma excelente estabilidade do dispositivo, mesmo na presença de plataformas de veiculos muito irregulares e onduladas (e. g., com passagens de tubos de escape, de combustível ou de travão). 0 dispositivo também permite que o operador trabalhe confortavelmente (mesmo quando o veiculo está posicionado perto do solo) porque o macaco elevador pode ser accionado por meio da maçaneta de regulação através de uma chave com extensão.
Lisboa, 30 de Julho de 2010 9

Claims (6)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Dispositivo (1) para apoio de um componente (16) de um veiculo (21), compreendendo: uma estrutura (la) resistente; um macaco elevador (2) ligado à referida estrutura (la) resistente e apto a ser posicionado sob o referido componente (16) para o apoiar; um meio (17) para fixar o dispositivo (1) ao veiculo (21) , caracterizado por a estrutura (la) resistente estar dotada com uma abertura (3), compreendendo o referido meio (17) de fixação um primeiro pino (4) que atravessa a referida abertura (3) e apto a ser ligado ao veiculo (21) e um elemento (23) de bloqueio que, numa configuração funcional do dispositivo (1), fixa o primeiro pino (4) no interior da abertura (3).
  2. 2. Dispositivo (1) como reivindicado na reivindicação 1, em que o referido primeiro pino (4) apresenta uma primeira extremidade (4a) curva passível de ser engatada no veículo (21) .
  3. 3. Dispositivo (1) como reivindicado na reivindicação 1, em que o referido primeiro pino (4) está ligado a uma cinta esticada passível de ser engatada no veículo (21). 1 Dispositivo (1) como reivindicado em qualquer das reivindicações anteriores, em que a abertura (3) é alongada segundo uma direcção (22) predeterminada de modo a que, numa configuração de instalação do dispositivo (1), o referido primeiro pino (4) possa deslizar livremente no interior da abertura (3) ao longo da referida direcção (22) predeterminada. Dispositivo (1) como reivindicado em qualquer das reivindicações anteriores, em que o referido primeiro pino (4) apresenta uma segunda extremidade (4b) roscada, sendo o referido elemento (23) de bloqueio constituído por uma porca (12a) que pode ser enroscada na referida segunda extremidade (4b). Dispositivo (1) como reivindicado nas reivindicações 1 a 4, em que o referido primeiro pino (4) apresenta, pelo menos, um entalhe, sendo o referido elemento (23) de bloqueio constituído por um pino de freio fendido que pode ser inserido no referido, pelo menos um, entalhe. Dispositivo (1) como reivindicado em qualquer das reivindicações anteriores, em que o macaco elevador (2) é do tipo pantógrafo. Dispositivo (1), como reivindicado em qualquer das reivindicações anteriores, compreendendo ainda uma unidade (20) estabilizadora ligada de modo articulado à estrutura (la) resistente para dar estabilidade ao dispositivo (1) na configuração funcional. Dispositivo (1) como reivindicado na reivindicação 8, em que a referida unidade (20) estabilizadora compreende um 2 segundo pino (5) rotativo no interior de um furo (13) da estrutura (la) resistente, uma manga (6) integrada no segundo pino (5) e uma barra (7) que pode deslizar no interior da referida manga (6).
  4. 10. Dispositivo (1) como reivindicado na reivindicação 9, em que a unidade (20) estabilizadora compreende ainda duas colunas (8, 8a) de suporte enroscadas em extremidades (7a, 7b) opostas da referida barra (7) e aptas a serem posicionadas sob o veiculo (21).
  5. 11. Método para apoio de um componente (16) de um veiculo (21), compreendendo os seguintes passos: colocar um dispositivo (1) de apoio sob o veiculo (21); fixar o dispositivo (1) ao veiculo (21); posicionar um macaco elevador (2) do dispositivo (1) sob o referido componente (16); accionar o referido macaco elevador (2) de modo a apoiar o referido componente (16), caracterizado por o passo de fixação ser realizado pela fixação de um primeiro pino (4) ao veiculo (21), inserção do referido primeiro pino (4) numa abertura (3) obtida no interior de uma estrutura (la) resistente do dispositivo (1) e 3 fixaçao do primeiro pino (4) no interior da referida abertura (3) por meio de um elemento (23) de bloqueio.
  6. 12. Método, como reivindicado na reivindicação 11, compreendendo, ainda, o passo de estabilizar o dispositivo (1) numa configuração funcional por meio da unidade (20) estabilizadora engatada, de modo a poder rodar, na referida estrutura (la) resistente. Lisboa, 30 de Julho de 2010 4
PT08172036T 2007-12-18 2008-12-17 Dispositivo e método para apoio de um componente de veículo PT2072452E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IT000045A ITMN20070045A1 (it) 2007-12-18 2007-12-18 Dispositivo universale per sostenere motori sotto ai veicoli

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2072452E true PT2072452E (pt) 2010-09-03

Family

ID=40315678

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT08172036T PT2072452E (pt) 2007-12-18 2008-12-17 Dispositivo e método para apoio de um componente de veículo

Country Status (7)

Country Link
EP (1) EP2072452B1 (pt)
AT (1) ATE466810T1 (pt)
DE (1) DE602008001151D1 (pt)
DK (1) DK2072452T3 (pt)
ES (1) ES2345958T3 (pt)
IT (1) ITMN20070045A1 (pt)
PT (1) PT2072452E (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ITMO20150081A1 (it) * 2015-04-16 2016-10-16 Govoni S R L Attrezzo per il sostegno del motore di un veicolo a flessibilita' incrementata.
DE102015109504B4 (de) * 2015-06-15 2017-02-02 Poul Chang Metal Industry Co., Ltd. Vorrichtung zur Demontage eines Achsschenkels

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3365026A (en) * 1966-08-10 1968-01-23 Joseph S. Mancini Transmission jack for auto lift
EP0749936B1 (de) * 1995-06-20 2004-08-11 ThyssenKrupp Bilstein GmbH Wagenheber
FR2769909B1 (fr) * 1997-10-16 2000-03-17 Christian Tortellier Chariot de remorquage et/ou de manutention pour le depannage d'un vehicule monte sur roues

Also Published As

Publication number Publication date
DE602008001151D1 (de) 2010-06-17
EP2072452B1 (en) 2010-05-05
ES2345958T3 (es) 2010-10-06
EP2072452A1 (en) 2009-06-24
DK2072452T3 (da) 2010-08-23
ATE466810T1 (de) 2010-05-15
ITMN20070045A1 (it) 2009-06-19

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4313335A (en) Vehicle work rack structure
US6601430B2 (en) Jack with elevatable platform
CA2642720A1 (en) Adjustable work platform for pipe and casing stabbing operations
US2057811A (en) Bed attachment for invalids
ES2847207T3 (es) Aparato para la reparación de vehículos posterior a una colisión, dañados o en mantenimiento
PT2072452E (pt) Dispositivo e método para apoio de um componente de veículo
US5456371A (en) Lifting bridge for installing and removing of motor vehicle parts
US5782459A (en) Support frame for a lifting bridge with a support plate
US6122811A (en) Drive train support tool
US2830303A (en) Bed elevating device
FI110080B (fi) Nostolaite ja kiinnitin moottoripyörää varten
EP2878884A1 (de) Leuchtenvorrichtung für eine Fahrzeug-Hebebühne
US1767470A (en) Device for stabilizing cranes
CN208313201U (zh) 一种桥梁施工用垂直度测量装置
US20040169167A1 (en) Mobile engine lift apparatus
CN208229084U (zh) 一种泌尿外科手术防护装置
CN211491496U (zh) 一种汽车底盘维修装置
US3433447A (en) Stabilizing assembly for hoist
JP2006336296A (ja) 作業台着脱式昇降板及び作業台
DK2784019T3 (en) A device for reinforcing the underside of a car engine
CN107421703A (zh) 一种用于汽车散热器的冷热冲击及耐振动试验装置
CN205818049U (zh) 新斜断锯支架
ITMO20150081A1 (it) Attrezzo per il sostegno del motore di un veicolo a flessibilita' incrementata.
JP4895508B2 (ja) 柱上組立式作業台
US6189853B1 (en) Transmission stand