PT2069136E - Procedimento e instalação para associação de camadas constituindo uma folha absorvente - Google Patents

Procedimento e instalação para associação de camadas constituindo uma folha absorvente Download PDF

Info

Publication number
PT2069136E
PT2069136E PT07848268T PT07848268T PT2069136E PT 2069136 E PT2069136 E PT 2069136E PT 07848268 T PT07848268 T PT 07848268T PT 07848268 T PT07848268 T PT 07848268T PT 2069136 E PT2069136 E PT 2069136E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
cylinder
association
layers
cylinders
engraved
Prior art date
Application number
PT07848268T
Other languages
English (en)
Inventor
Benoit Hoeft
Sebastien Jeannot
Pierre Probst
Original Assignee
Georgia Pacific France
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Georgia Pacific France filed Critical Georgia Pacific France
Publication of PT2069136E publication Critical patent/PT2069136E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B31MAKING ARTICLES OF PAPER, CARDBOARD OR MATERIAL WORKED IN A MANNER ANALOGOUS TO PAPER; WORKING PAPER, CARDBOARD OR MATERIAL WORKED IN A MANNER ANALOGOUS TO PAPER
    • B31FMECHANICAL WORKING OR DEFORMATION OF PAPER, CARDBOARD OR MATERIAL WORKED IN A MANNER ANALOGOUS TO PAPER
    • B31F1/00Mechanical deformation without removing material, e.g. in combination with laminating
    • B31F1/07Embossing, i.e. producing impressions formed by locally deep-drawing, e.g. using rolls provided with complementary profiles
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B31MAKING ARTICLES OF PAPER, CARDBOARD OR MATERIAL WORKED IN A MANNER ANALOGOUS TO PAPER; WORKING PAPER, CARDBOARD OR MATERIAL WORKED IN A MANNER ANALOGOUS TO PAPER
    • B31FMECHANICAL WORKING OR DEFORMATION OF PAPER, CARDBOARD OR MATERIAL WORKED IN A MANNER ANALOGOUS TO PAPER
    • B31F2201/00Mechanical deformation of paper or cardboard without removing material
    • B31F2201/07Embossing
    • B31F2201/0707Embossing by tools working continuously
    • B31F2201/0715The tools being rollers
    • B31F2201/0723Characteristics of the rollers
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B31MAKING ARTICLES OF PAPER, CARDBOARD OR MATERIAL WORKED IN A MANNER ANALOGOUS TO PAPER; WORKING PAPER, CARDBOARD OR MATERIAL WORKED IN A MANNER ANALOGOUS TO PAPER
    • B31FMECHANICAL WORKING OR DEFORMATION OF PAPER, CARDBOARD OR MATERIAL WORKED IN A MANNER ANALOGOUS TO PAPER
    • B31F2201/00Mechanical deformation of paper or cardboard without removing material
    • B31F2201/07Embossing
    • B31F2201/0784Auxiliary operations
    • B31F2201/0789Joining plies without adhesive

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Machines For Manufacturing Corrugated Board In Mechanical Paper-Making Processes (AREA)
  • Paper (AREA)
  • Laminated Bodies (AREA)
  • Solid-Sorbent Or Filter-Aiding Compositions (AREA)
  • Lining Or Joining Of Plastics Or The Like (AREA)
  • Auxiliary Devices For And Details Of Packaging Control (AREA)

Description

ΡΕ2069136 - 1 - DESCRIÇÃO "PROCEDIMENTO E INSTALAÇÃO PARA ASSOCIAÇÃO DE CAMADAS CONSTITUINDO UMA FOLHA ABSORVENTE" A presente invenção diz respeito ao domínio dos papéis absorventes feitos à base de pasta de celulose para usos sanitários ou domésticos, tais como o papel higiénico, o papel de cozinha, ou qualquer outro tipo de papel absorvente como os guardanapos de papel, etc.
Para a fabricação de tais produtos é geralmente utilizada a pasta de celulose, também conhecida como papel-tecido. Trata-se de um tipo de papel absorvente de baixa gramagem, compreendida entre 10 e 45 g/m2, obtido por via húmida a partir de fibras de papel. Ele inclui, eventualmente, aditivos químicos em reduzidas proporções, de acordo com os fins a que se destina. Ele pode ser obtido por prensagem da folha ainda húmida num cilindro de grande diâmetro que se encontra aquecido, sob o qual a folha é desidratada sendo dele posteriormente separada utilizando uma lâmina de metal aplicada contra o mesmo, segundo uma direcção transversal ao seu sentido de rotação. Esta operação destina-se a frisar a folha que irá consequentemente apresentar algumas ondulações numa direcção transversal ao sentido segundo o qual se desloca. A frisagem confere uma certa elasticidade à folha, ao mesmo - 2 - ΡΕ2069136 tempo que lhe aumenta a espessura e lhe transmite propriedades tácteis.
Um outro processo de fabricação já conhecido integra uma primeira etapa de secagem da folha, pelo menos parcial, por intermédio de uma passagem de ar quente através da mesma. A folha pode depois ser frisada ou não.
Em termos genéricos, a folha assim produzida será depois transformada, numa outra fase distinta da fabricação designada por transformação ou conversão, e associada com outras folhas - que se passam a chamar camadas - para formar o produto final em papel absorvente.
Na verdade, sempre que se deseja conferir propriedades especificas a uma folha - tais como espessura, macieza, intumescência - pode-se optar por associar entre si diversas camadas. A associação tanto pode ser de natureza química, com a colagem por exemplo, como de natureza mecânica.
No que diz respeito à colagem, os processos já conhecidos consistem em aplicar uma película de cola sobre a totalidade, ou sobre apenas uma parte, da superfície de uma das camadas, sendo esta superfície com cola posta seguidamente em contacto com a superfície de, pelo menos, uma outra camada. - 3 - ΡΕ2069136
Esse tipo de associação requer um equipamento especifico, adicional à linha de produção, o que representa um custo suplementar e um aumento das dificuldades técnicas. Por outro lado, a cola é só por si dispendiosa, suja os cilindros da unidade de gofragem e pode induzir uma certa rigidez adicional, não desejável, sobre o produto final cuja macieza será também negativamente afectada pela presença da cola. Estas desvantagens levaram alguns fabricantes a optar pelas associações do tipo mecânico.
Neste caso, a associação das camadas pode ser realizada por gravação em relevo ("moletage") ou compressão durante a fase de transformação ou de conversão. A gravação em relevo consiste normalmente na compressão das camadas que se pretendem associar, entre uma roda de gravação ("molette") (ou cilindro gravado dispondo de elementos em relevo) e um cilindro liso.
Cada banda de gravação irá portanto corresponder à largura de uma roda de gravação. As bandas podem formar faixas decorativas sobre a folha. A titulo ilustrativo, a Patente norte-americana 3 377 224 descreve um "papel-tecido" realizado por um destes procedimentos. Dado que apenas uma largura muito limitada de papel fica gravado, uma desvantagem significativa consiste na delaminação das áreas que não ficaram gravadas. - 4 - ΡΕ2069136
Além disso, a associação por gravação em relevo é de uso limitado sempre que se pretendam aplicar motivos decorativos ao longo de toda a largura de uma bobina. De facto, mesmo que seja colocado um grande número de rodas de gravação lado a lado (criando assim um grande número de bandas), poder-se-ão manter zonas que não ficaram gravadas. 0 documento EP 1 362 953 ilustra um exemplo particular de instalação e de procedimento utilizando a gravação em relevo. A principal diferença, em comparação com o procedimento básico que foi atrás descrito, reside em que a associação de camadas apenas ocorre ao longo de largas faixas paralelas (no sentido de avanço da máquina) definidas sobre a folha, e também no facto de ser aplicada uma película de material aditivo, um tipo de óleo, sobre pelo menos uma das faces da folha, a fim de se obter uma filigrana em simultâneo com a associação.
Além disso, a gravação em relevo cria genericamente problemas de visibilidade para o padrão gofrado, no caso de ele existir, dado que a gravação em relevo irá esmagar, de uma forma que é já conhecida, os padrões que já tivessem sido formados por gofragem sobre a folha.
Por outro lado, quando se utiliza um número significativo de rodas de gravação, o ajustamento e/ou escalonamento destas rodas de gravação torna a produção difícil e complexa. - 5 - ΡΕ2069136 São também já conhecidos os documentos EP 1 533 112 ou EP 0 672 402 que descrevem os procedimentos e as instalações para associação de diversas camadas feitas em pasta de celulose, segundo os quais a associação é realizada por gravação em relevo das camadas que, submetidas a uma determinada pressão, passam entre, pelo menos, uma série de rodas gravadas com diferentes motivos decorativos e um contra-cilindro de pressão ou cilindro de acasalamento.
Embora interessantes, estas soluções trazem problemas, nomeadamente ao nível das faixas (bandas) entre as rodas de gravação porque, uma vez que a folha não foi aí comprimida, as camadas que as constituem não se encontram associadas nestas faixas. As folhas irão portanto apresentar bandas mais ou menos largas que não estão associados e onde não existem motivos decorativos.
Além disso, estas soluções da tecnologia antecedente provocam constrangimentos ao nível dos motivos decorativos a ser gravados por intermédio das rodas de gravação, sempre que se pretenda reproduzir um motivo decorativo uniforme ao longo de toda a largura do cilindro.
Com efeito, na sequência de uma tal associação, ao cortar os rolos (ou "logs") obtidos que irão constituir os rolos finais (de papel de cozinha, papel higiénico, ou com outra utilização), se estiverem presentes descontinuidades (ou ausências) nos motivos decorativos, o - 6 - ΡΕ2069136 corte deverá necessariamente ser realizado nessas descontinuidades, o que implica ajustamentos e tolerâncias muito apertadas para a ferramenta de corte. É portanto sentida uma certa necessidade para uma produção industrial fácil e rápida de folhas com múltiplas camadas feitas em pasta de celulose, associadas por gravação em relevo e sem colagem. A presente invenção tem como objectivo a realização de um procedimento para associação sem cola, por gravação em relevo sob pressão, de pelo menos duas camadas feitas à base de pasta de celulose, caracterizado por ser constituído pelas seguintes etapas: gofragem, segundo um determinado padrão de gofragem, de pelo menos uma primeira camada através da sua passagem entre um primeiro cilindro e um cilindro exteriormente recoberto com borracha; associação de pelo menos uma segunda camada com aquela primeira camada, fazendo passar ambas estas camadas entre um primeiro cilindro gravado em aço com eixo CC' e pelo menos um primeiro conjunto de pequenos cilindros coaxiais externamente lisos e com eixo XX' e, em seguida, entre o mesmo primeiro cilindro e um segundo conjunto de pequenos cilindros coaxiais externamente lisos com eixo YY', estando os eixos CC', XX' e YY' em posição horizontal e sendo paralelos.
Obtém-se assim uma associação de diversas camadas, com boa qualidade, de uma maneira simples e - 7 - ΡΕ2069136 fiável, e com uma interessante velocidade de produção. A associação é realizada ao longo de todo - ou de apenas uma parte - o padrão de gofragem e/ou do motivo decorativo de gravação do cilindro gravado, de uma maneira uniforme ao longo de toda a largura das camadas a associar.
De acordo com a invenção, os pequenos cilindros de cada conjunto encontram-se axialmente afastados entre si por uma distância que é praticamente igual à sua largura, e estão dispostos de forma escalonada, quando se passa de um conjunto para outro, de maneira a ser produzida uma certa largura de sobreposição, segundo a direcção transversal, que irá variar entre 0,1 mm e aproximadamente 10 mm, situando-se de preferência em 1 mm.
Esta característica permite obter uma associação regularmente distribuída, de forma muito uniforme, ao longo de toda a largura de um rolo de papel, mesmo que esta seja relativamente significativa.
Ao longo da largura produzida não será perceptivel qualquer dobra nem qualquer delaminação. Tornar-se-á por isso mais fácil o corte dos rolos, porque ele irá exigir uma menor precisão. Nestas circunstâncias, poderá ser realizada uma produção com uma maior velocidade do que na tecnologia antecedente.
Em conformidade com um modelo de realização - 8 - ΡΕ2069136 particular para a invenção, pelo menos uma camada será individualmente gofrada, antecipadamente à sua associação.
Sem sair do âmbito de aplicação da invenção, poderá não ser feita a gofragem de pelo menos uma camada antes da associação.
Por outro lado, os eixos XX' e YY' encontram-se angularmente separados segundo um ângulo a, que é medido fazendo centro no eixo CC' e está compreendido entre 10° e 180° .
Haverá vantagem em que as camadas passem debaixo de um terceiro conjunto de pequenos cilindros lisos trabalhando em cooperação com o mencionado cilindro gravado.
Deve-se referir que, todos os pequenos cilindros ou uma parte dos mesmos - serão individualmente reguláveis em termos da pressão exercida contra o cilindro gravado, e/ou em termos do seu posicionamento axial e/ou "pseudo-axial", como será adiante explicado.
Esta caracteristica modular e esta regulação individual das rodas de gravação (ou pequenos cilindros) possibilita a distribuição uniforme das cargas ao longo da largura, qualquer que seja a dimensão da bobina, e em particular quando o cilindro gravado apresentar uma certa flecha na região central. - 9 - ΡΕ2069136
Haverá vantagem em que as camadas a serem associadas fiquem encostadas contra o cilindro gravado durante todas as etapas da associação, e entre cada uma delas.
Além disso, o cilindro de borracha, o primeiro cilindro e os pequenos cilindros serão respectivamente posicionados e ajustados, de tal forma que o contacto entre o primeiro cilindro gravado e cada um dos pequenos cilindros lisos seja feito sob uma pressão especifica compreendida entre cerca de 4 0 N/mm2 e cerca de 250 N/mm2.
Numa outra vertente, a invenção diz respeito a uma instalação destinada à concretização do procedimento, a qual fica protegida pelas reivindicações 11 a 14 adiante definidas.
Outras características, detalhes e vantagens da invenção tornar-se-ão mais facilmente perceptiveis através da leitura da descrição que se segue, a qual é apresentada a titulo ilustrativo mas não limitativo, fazendo referência aos desenhos anexos, para os quais: - a Figura 1 representa um diagrama esquemático mostrando os elementos-chave necessários para implementar o procedimento em conformidade com a invenção; a Figura 2 é um desenho em perspectiva, mostrando as posições relativas do cilindro gravado, das rodas de gravação lisas e do contra-cilindro, de acordo com um modelo de realização para a invenção. - 10- ΡΕ2069136
Nestas circunstâncias, e de acordo com o esquema apresentado na Figura 1, a associação das camadas feitas à base de pasta de celulose é essencialmente realizada graças à sua sucessiva passagem entre um primeiro conjunto de rodas de gravação ou pequenos cilindros lisos 1 e um cilindro gravado 2, ao nivel de um primeiro "estreitamento", e depois entre um segundo conjunto de rodas de gravação ou pequenos cilindros lisos 3 e aquele cilindro gravado 2. 0 cilindro gravado 2 poderá ser externamente feito em aço e apresentar um diâmetro com, por exemplo, 60 0 mm, e um comprimento que pode ir de 2700 mm a 3400 mm.
Sem sair do âmbito de aplicação da invenção, o cilindro gravado 2 poderá ser externamente endurecido.
Por outro lado, está também prevista a existência de mais um cilindro 4 externamente revestido com borracha. Utiliza-se borracha com uma dureza que esteja, por exemplo, compreendida entre 40 ShA e 80 ShA (dureza Shore A) .
Todos os cilindros 1, 2, 3, 4 apresentam eixos de rotação horizontais, paralelos entre si.
Por outro lado, os pequenos cilindros (ou rodas de gravação) 1, 3 podem ser fabricados em aço temperado.
Haverá vantagem em que os cilindros e conjuntos - 11 - ΡΕ2069136 de cilindros fiquem dispostos como se ilustra na Figura 1, em que os eixos do cilindro gravado 2 e do cilindro em borracha 4 (respectivamente CC' e AA' ) se situam praticamente num mesmo plano horizontal, enquanto os eixos rotação XX' e YY' associados aos pequenos cilindros 1, 3 ficam angularmente afastados entre si por um ângulo α que é medido fazendo centro no eixo CC' do cilindro gravado. 0 ângulo α pode estar compreendido entre 10° e 180°, situando-se de preferência entre 90° e 150°.
Os conjuntos de pequenos cilindros 1, 3 ficam dispostos num sector que se encontra no lado oposto àquele a que pertence o cilindro de borracha 4, de modo a ser facilmente alcançado um equilíbrio global das forças aplicadas sobre o cilindro gravado.
De acordo com o modelo de realização ilustrado na Figura 1, uma primeira camada (ou grupo de camadas) 5 é gofrado entre o cilindro de borracha 4 e o cilindro gravado 2.
Como será claramente explicado mais adiante, os padrões de gofragem poderão vantajosamente ser quaisquer uns - contínuos e uniformes, ou não - ao longo da largura. Dito de outra maneira, os padrões de gofragem poderão ser seleccionados sem restrições pelo fabricante.
Uma segunda camada ou grupo de camadas 6 poderá - 12- ΡΕ2069136 de seguida ser conduzida (por qualquer meio já sobejamente conhecido, que não é apresentado) em direcção ao estreitamento entre o cilindro gravado 2 e o primeiro conjunto de rodas de gravação 1, onde ela irá ser associado com a primeira camada (ou grupo de camadas) 5.
Uma associação é assim realizada ao nivel das protuberâncias do cilindro gravado, sobre uma parte da superfície das camadas, ao longo de faixas paralelas e no sentido de deslocamento das folhas.
Esta associação irá ser concluída assim que as duas camadas assim posicionadas e associadas passem seguidamente no estreitamento entre o segundo conjunto de pequenos cilindros lisos 3 e o cilindro gravado 2.
Estando os pequenos cilindros lisos 3 transversalmente escalonados relativamente aos pequenos cilindros 1, como é perceptível nas Figuras 2 e 3, é assim concretizada uma associação ao longo de toda a superfície da largura.
Está vantajosamente prevista uma zona axial de sobreposição (e) entre as superfícies que são cobertas pelas rodas de gravação, tal como está ilustrado no esquema da Figura 3. De uma maneira mais expressamente preconizada, uma largura de sobreposição (e) irá consistir em pelo menos 0,1 mm e ocupará, de preferência, cerca de 1 mm. Ela poderá ficar razoavelmente compreendida entre 0,1 mm e 10 mm. - 13- ΡΕ2069136
Este escalonamento particular garante que a associação seja efectiva ao longo de toda a largura da bobina, não havendo qualquer zona sem estar associada, e apresentando uma certa tolerância para o posicionamento de cada um dos pequenos cilindros.
Como vantajosamente é observável, e em conformidade com a invenção, haverá uma melhor visibilidade do padrão de gofragem ao nível das zonas em associação, uma vez que a pressão exercida entre o cilindro gravado 2 e os pequenos cilindros 1, 3 vai criar uma filigrana do papel no momento de associação.
Os constrangimentos inerentes aos procedimentos já conhecidos (nomeadamente no que diz respeito ao motivo decorativo da associação) serão portanto inexistentes, de acordo com a invenção. 0 padrão de gofragem poderá ser o mesmo ao longo de toda a largura, num ou mais níveis, ou ser pelo contrário diferente consoante as faixas paralelas.
Além disso, a segunda camada (ou grupo de camadas) 6 poderá estar ou não gofrada, ou frisada, aquando da sua junção com a primeira camada 5 ao nível do estreitamento entre o cilindro gravado 2 e o primeiro conjunto de pequenos cilindros 1.
Por outro lado, os defeitos de geometria do - 14- ΡΕ2069136 cilindro gravado 2 e/ou das rodas de gravação 1 e 3 serão compensados pela utilização individual de rodas de gravação que sejam individualmente ajustáveis; mais especificamente, a força de apoio de cada roda de gravação 1, 3 contra o cilindro gravado 2 poderá ser regulada, o mesmo se passando com a sua posição ao longo de cada um dos eixos XX' e YY'.
Esta capacidade de modularização no ajustamento das rodas de gravação tem um impacto directo sobre a qualidade do produto a obter.
Cada roda de gravação pode ser deslocada ao longo do seu eixo de rotação (XX', YY' ) a fim de ajustar a largura de sobreposição (e) atrás mencionada.
Também poderá ser regulado o paralelismo, ou ajustamento "pseudo-axial" em cada roda de gravação. Trata-se aqui de ajustar angularmente o eixo de rotação de cada roda de gravação em relação ao eixo de rotação do cilindro gravado 2.
Sem sair do âmbito de aplicação da invenção e sem alterar o posicionamento relativo de cada um dos cilindros ou conjunto de cilindros 1, 2, 3, 4, a orientação deste conjunto poderá ser diferente da que foi atrás mostrada e explicada.
Em particular, os eixos AA' e CC' dos cilindros 4 e 2 podem localizar-se não num plano horizontal, mas sim - 15- ΡΕ2069136 num plano vertical ou quase vertical.
Em todas estas situações, procurar-se-á sempre distribuir de forma optimizada as forças aplicadas sobre o cilindro gravado 2. A disposição dos elementos-chave indispensáveis para a invenção irá vantajosamente permitir a utilização de um único cilindro gravado 2, que serve simultaneamente para a gofragem de pelo menos uma camada e para a associação por gravação em relevo de diversas camadas.
Por outro lado, de acordo com um modelo de realização alternativo para a invenção, as rodas de gravação podem ser distribuídas por mais de dois eixos de rotação, ficando estes eixos dispostos em torno do cilindro gravado 2, de modo a equilibrar as forças que se exercem sobre o cilindro 2. A título de exemplo ilustrativo, foram produzidas folhas de papel higiénico, em conformidade com a invenção, constituídas por duas camadas de pasta de celulose do tipo CWP (Conventional Wet Press) com uma gramagem total igual a 42g/m2. Uma das camadas foi gofrada antecipadamente à associação, por intermédio de uma micro-gofragem compreendendo mais de 30 protuberâncias/cm2; a outra camada foi gofrada entre os cilindros 4 e 2 com um padrão de gofragem consistindo numa matriz regular com grandes e pequenas protuberâncias: as grandes protuberâncias estavam - 16- ΡΕ2069136 alinhadas para constituírem losangos, dentro dos quais as pequenas protuberâncias ficavam dispostas de maneira a apresentar uma alta densidade.
As duas camadas foram associadas por intermédio de dois conjuntos de rodas de gravação 1, 3, onde cada uma das rodas de gravação de cada conjunto apresentava uma largura de 8 0 mm; as rodas de gravação 1 ficaram escalonadas em relação às rodas 3 de modo a haver uma sobreposição (e) com cerca de 1 mm.
Além disso, o cilindro gravado 2 foi externamente endurecido e apresentava uma dureza exterior de 57 HRC (dureza Rockwell já conhecida pelas pessoas especializadas nesta tecnologia). As rodas de gravação lisas foram externamente endurecidas e apresentavam uma dureza que tinha entre menos 2 HRC e 2 0 HRC, em comparação com a dureza do cilindro gravado 2. A título ilustrativo, as rodas de gravação lisas 1, 3 poderão apresentar uma dureza exterior de 47 HRC.
As velocidades de deslocamento das camadas, ao nível da associação, poderão ser da ordem dos 450 m/min ou até mais, em função do tipo de fabricação.
Lisboa, 6 de Abril de 2010

Claims (14)

  1. ΡΕ2069136 - 1 - REIVINDICAÇÕES 1. Procedimento para associação, sem cola e por gravação em relevo sob pressão, de pelo menos duas camadas (5, 6) feitas à base de pasta de celulose, caracterizado por ser constituído pelas seguintes etapas: gofragem de pelo menos uma primeira camada (5), segundo um determinado padrão de gofragem, através da sua passagem entre um primeiro cilindro (2) e um cilindro (4) exteriormente recoberto com borracha; associação de pelo menos uma segunda camada (6) com aquela primeira camada (5), fazendo passar ambas estas camadas (5, 6) entre o referido primeiro cilindro (2) gravado em aço com eixo CC' e pelo menos um primeiro conjunto de pequenos cilindros (1) coaxiais externamente lisos e com eixo XX' e, em seguida, entre o mesmo primeiro cilindro (2) e um segundo conjunto de pequenos cilindros (3) coaxiais externamente lisos com eixos YY', estando os eixos CC', XX' e YY' em posição horizontal e sendo paralelos.
  2. 2. Procedimento de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a associação ser realizada ao longo de todo o dito padrão de gofragem, ou de uma parte do mesmo.
  3. 3. Procedimento para associação de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado por os pequenos cilindros (1, 3) de cada conjunto ficarem axialmente afastados entre si por uma distância que é praticamente - 2 - ΡΕ2069136 igual à sua largura, e por ficarem dispostos de forma escalonada, ao passar de um conjunto para outro, de maneira a obter-se uma certa largura de sobreposição (e) segundo a direcção transversal que irá variar entre cerca de 0,1 mm e aproximadamente 10 mm, situando-se de preferência à volta de 1 mm.
  4. 4. Procedimento para associação de acordo com qualquer uma das antecedentes reivindicações, caracterizado por a segunda camada (6) ser individualmente gofrada antecipadamente à associação.
  5. 5. Procedimento para associação de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado por a segunda camada (6) não ser individualmente gofrada antes da associação.
  6. 6. Procedimento para associação de acordo com qualquer uma das antecedentes reivindicações, caracterizado por todos os pequenos cilindros (1, 3) , ou uma parte dos mesmos, serem individualmente reguláveis em termos da pressão que exercem contra o cilindro gravado (2), e/ou em termos do seu posicionamento axial e/ou pseudo-axial.
  7. 7. Procedimento para associação de acordo com qualquer uma das antecedentes reivindicações, caracterizado por as camadas (5, 6) a ser associadas ficarem encostadas contra o cilindro gravado (2) durante todas as etapas da associação, e entre cada uma delas. - 3 - ΡΕ2069136
  8. 8. Procedimento para associação de acordo com qualquer uma das antecedentes reivindicações, caracterizado por os eixos XX' e YY' se encontrarem angularmente separados segundo um ângulo oí, que é medido fazendo centro no eixo CC' do primeiro cilindro em aço gravado (2) e que está compreendido entre 10° e 180°.
  9. 9. Procedimento para associação de acordo com qualquer uma das antecedentes reivindicações, caracterizado por as camadas (5, 6) passarem debaixo de um terceiro conjunto de pequenos cilindros lisos coaxiais, que trabalham em cooperação com o mencionado cilindro gravado (2) .
  10. 10. Procedimento para associação de acordo com qualquer uma das antecedentes reivindicações, caracterizado por o cilindro de borracha (4), o primeiro cilindro (2) e os pequenos cilindros (1, 3) serem respectivamente posicionados e ajustados de tal forma que o contacto entre o primeiro cilindro gravado (2) e cada um dos pequenos cilindros lisos (1, 3) seja realizado sob uma pressão especifica situada entre cerca de 40N/mm2 e cerca de 250 N/mm2.
  11. 11. Instalação para associação, sem cola, de pelo menos duas camadas (5, 6) feitas à base de pasta de celulose, constituída por um primeiro cilindro gravado (2) com eixo CC' , um cilindro (4) externamente recoberto com borracha que trabalha em cooperação com o primeiro cilindro - 4 - ΡΕ2069136 com o objectivo de gofrar pelo menos uma primeira camada (5) ; a instalação é caracterizada por ainda integrar pelo menos um primeiro conjunto de pequenos cilindros (1) coaxiais externamente lisos com eixo XX', e um segundo conjunto de pequenos cilindros (3) coaxiais externamente lisos com eixo YY' , estando os eixos CC' , XX' e YY' em posição horizontal e sendo paralelos; e caracterizada por os pequenos cilindros trabalharem em cooperação com o dito primeiro cilindro gravado (2) com o objectivo de associar as referidas camadas (5, 6) .
  12. 12. Instalação de acordo com a reivindicação 11, caracterizado por os eixos XX' e YY' se encontrarem angularmente separados segundo um ângulo a, que é medido fazendo centro no eixo CC' do primeiro cilindro (2) e que está compreendido entre 10° e 80°.
  13. 13. Instalação de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 ou 12, caracterizada por os pequenos cilindros (1, 3) de cada conjunto ficarem axialmente afastados entre si por uma distância que é praticamente igual à sua largura, e por ficarem dispostos de forma escalonada, quando se passa de um conjunto para outro, de maneira a obter-se uma certa largura de sobreposição (e) segundo a direcção transversal, que irá variar entre cerca de 0,1 mm e aproximadamente 10 mm, situando-se de preferência à volta de 1 mm. - 5 - ΡΕ2069136
  14. 14. Instalação de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 ou 12, caracterizada por inteqrar ainda um terceiro conjunto de pequenos cilindros coaxiais que trabalham em cooperação com o dito cilindro gravado (2) com o objectivo de associar as mencionadas camadas, ficando os correspondentes eixos de rotação do primeiro, segundo e terceiro conjuntos de pequenos cilindros dispostos em redor do cilindro gravado (2), de maneira a equilibrar as forças que se exercem sobre esse mesmo cilindro (2). Lisboa, 6 de Abril de 2010
PT07848268T 2006-09-27 2007-09-21 Procedimento e instalação para associação de camadas constituindo uma folha absorvente PT2069136E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0608490A FR2906184B1 (fr) 2006-09-27 2006-09-27 Procede d'association de plis formant une feuille absorbante

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2069136E true PT2069136E (pt) 2010-04-14

Family

ID=37964300

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT07848268T PT2069136E (pt) 2006-09-27 2007-09-21 Procedimento e instalação para associação de camadas constituindo uma folha absorvente

Country Status (12)

Country Link
US (2) US8114250B2 (pt)
EP (1) EP2069136B1 (pt)
AT (1) ATE455642T1 (pt)
CA (1) CA2663073C (pt)
DE (1) DE602007004512D1 (pt)
DK (1) DK2069136T3 (pt)
EA (1) EA015225B1 (pt)
ES (1) ES2339509T3 (pt)
FR (1) FR2906184B1 (pt)
MX (1) MX2009002839A (pt)
PT (1) PT2069136E (pt)
WO (1) WO2008037878A2 (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP2682258A1 (de) 2012-07-06 2014-01-08 UniMa Tec Prägesysteme GmbH Verfahren und Vorrichtung zum Prägen von mehrlagigen Tissue-Bahnen
EP2692948B2 (en) * 2012-08-03 2023-04-19 Sca Tissue France Multi-ply tissue paper product and method for manufacturing the same
ITUB20169873A1 (it) * 2016-01-08 2017-07-08 Ind Cartarie Tronchetti Spa Apparecchiatura per la fabbricazione di prodotti in carta a più veli
IT201800009090A1 (it) 2018-10-02 2020-04-02 Perini Fabio Spa Organo di mollettatura, gruppo di mollettatura per unire veli di materiale cellulosico, e metodo
CN111805981A (zh) * 2020-07-28 2020-10-23 马鞍山市富源机械制造有限公司 一种单双线压花轮交替压花机构及其压花工艺

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3377224A (en) 1966-03-11 1968-04-09 Kimberly Clark Co Method of embossing differentially creped tissue paper
US5543202A (en) 1994-03-14 1996-08-06 Kimberly-Clark Corporation Process for producing a crimp-bonded fibrous cellulosic laminate
ATE295448T1 (de) 2002-05-14 2005-05-15 Georgia Pacific France Verfahren zum markieren einer papierbahn, papierbahn mit einem wasserzeichenmuster
ITMI20032279A1 (it) * 2003-11-24 2005-05-25 Ind Cartarie Tronchetti Spa Apparecchiatura per la fabbricazione di prodotti in carta a piu'veli mediante godronatura

Also Published As

Publication number Publication date
WO2008037878A2 (fr) 2008-04-03
CA2663073C (en) 2015-01-20
FR2906184B1 (fr) 2008-11-07
EP2069136A2 (fr) 2009-06-17
US20120103553A1 (en) 2012-05-03
US8114250B2 (en) 2012-02-14
EA200900460A1 (ru) 2009-10-30
WO2008037878A3 (fr) 2008-06-05
EA015225B1 (ru) 2011-06-30
MX2009002839A (es) 2009-03-30
ATE455642T1 (de) 2010-02-15
EP2069136B1 (fr) 2010-01-20
DK2069136T3 (da) 2010-05-03
FR2906184A1 (fr) 2008-03-28
CA2663073A1 (en) 2008-04-03
DE602007004512D1 (de) 2010-03-11
US8323453B2 (en) 2012-12-04
US20100006247A1 (en) 2010-01-14
ES2339509T3 (es) 2010-05-20

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US3377224A (en) Method of embossing differentially creped tissue paper
EP2121322B1 (en) High bulk laminated board using embossed plies and the method of manufacture
US6261666B1 (en) Two-ply paper products with either nested or foot-to-foot embossments and method of making
ES2287087T3 (es) Hoja de papel con pequeños cojines.
PT2069136E (pt) Procedimento e instalação para associação de camadas constituindo uma folha absorvente
EP2664451B1 (en) Hybrid multi-ply tissue paper product and method for manufacturing the same
AU2012394470B2 (en) Method for embossing a multi-ply paper product and an embossed multi-ply paper product
GB1436067A (en) Paper sheets and processes for their manufacture
JP5325737B2 (ja) コルゲート中芯とエンボス中芯とを有する段ボール紙、その製造方法および製造装置
JP6383139B2 (ja) トイレットペーパーの製造方法及びトイレットロールの製造方法
US7029546B2 (en) Method for making a multiply absorbent paper sheet and resulting product
CN102744918A (zh) 压辊、加工设备、加工方法、生活用纸及面纸单元
CZ81698A3 (cs) Vícevrstvý výrobek ze savého materiálu ve tvaru pásu, způsob jeho výroby a zařízení na jeho výrobu
US20140251530A1 (en) Apparatus and process for the production of paper web material
US3673052A (en) Method of manufacturing a disposable product
EP2252455B1 (en) Embossed multi-ply paper material and embossing unit for the production thereof
US6306482B1 (en) Method for making an absorbent structure
US20140322488A1 (en) Creped paperboard
JP2014198092A (ja) トイレットペーパーの製造方法、トイレットロールの製造方法及びトイレットロール
ITFI20100186A1 (it) "gruppo di mollettatura e prodotto cellulosico multivelo ottenuto con detto gruppo"
ES2223070T3 (es) Aparato de estampado en relieve, particularmente para el papel en forma de rollo.
WO2019227182A1 (pt) Aperfeiçoamento em conjunto gofrador para processamento de papel
ES2342301T3 (es) Procedimiento de fabricacion de un producto celulosico fibroso de multiples capas.
GB2380977A (en) Embossing tissue paper