PT2022332E - Agente desinfectante aquoso para a redução do número de germes no ar - Google Patents

Agente desinfectante aquoso para a redução do número de germes no ar Download PDF

Info

Publication number
PT2022332E
PT2022332E PT08009091T PT08009091T PT2022332E PT 2022332 E PT2022332 E PT 2022332E PT 08009091 T PT08009091 T PT 08009091T PT 08009091 T PT08009091 T PT 08009091T PT 2022332 E PT2022332 E PT 2022332E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
disinfecting agent
aqueous
air
weight
concentration
Prior art date
Application number
PT08009091T
Other languages
English (en)
Inventor
Stefan Kimmel
Original Assignee
Wesso Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=39544946&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT2022332(E) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Wesso Ag filed Critical Wesso Ag
Publication of PT2022332E publication Critical patent/PT2022332E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B41PRINTING; LINING MACHINES; TYPEWRITERS; STAMPS
    • B41NPRINTING PLATES OR FOILS; MATERIALS FOR SURFACES USED IN PRINTING MACHINES FOR PRINTING, INKING, DAMPING, OR THE LIKE; PREPARING SUCH SURFACES FOR USE AND CONSERVING THEM
    • B41N3/00Preparing for use and conserving printing surfaces
    • B41N3/08Damping; Neutralising or similar differentiation treatments for lithographic printing formes; Gumming or finishing solutions, fountain solutions, correction or deletion fluids, or on-press development
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01NPRESERVATION OF BODIES OF HUMANS OR ANIMALS OR PLANTS OR PARTS THEREOF; BIOCIDES, e.g. AS DISINFECTANTS, AS PESTICIDES OR AS HERBICIDES; PEST REPELLANTS OR ATTRACTANTS; PLANT GROWTH REGULATORS
    • A01N59/00Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing elements or inorganic compounds

Description

DESCRIÇÃO
"AGENTE DESINFECTANTE AQUOSO PARA A REDUÇÃO DO NÚMERO DE GERMES NO AR" A invenção refere-se à utilização de um agente desinfectante aquoso para a desinfecção do ar e/ou a redução de germes no ar. A redução de germes no ar e a desinfecção do ar com agentes desinfectantes na forma de aerossóis desempenha um papel em várias áreas da produção industrial, como no caso do processamento de géneros alimentícios, na indústria farmacêutica e/ou cosmética. Além disso, também são empregues agentes desinfectantes na protecção de plantas, por exemplo em estufas. A redução de germes no ar e a desinfecção do ar com aerossóis de substâncias activas efectua-se, além disso, com finalidades medicinais ou no âmbito de um saneamento de edifícios, sobretudo em relação ao aparecimento de fungos. 0 documento DE 202006016535 UI descreve uma solução de peróxido de hidrogénio altamente concentrada de, pelo menos, 50% de peróxido de hidrogénio para a desinfecção de ares condicionados, na forma de aerossóis. No entanto, alcança-se um efeito suficiente apenas através da concentração elevada e doseamento do peróxido. No entanto, devido às propriedades oxidantes do aerossol, este apenas pode ser utilizado em sistemas fechados ou têm que ser tomadas medidas de protecção substanciais para pessoas expostas. Isto é, em geral, necessário no caso de agentes desinfectantes, quando as soluções 1 nebulizadas apresentam um valor de pH na gama fortemente ácida, actuando oxidativamente e/ou corrosivamente, p. ex., face ao material de aparelhos e/ou produtos produzidos.
Para reduzir estes efeitos indesejáveis, são empregues combinações de peróxidos com outras substâncias antimicrobianas, que favorecem sinergisticamente o efeito antimicrobiano dos peróxidos, por exemplo, pela redução da tensão superficial de líquidos.
No documento DE 102004022392 AI está descrita uma solução de ácidos percarbónicos e tensioactivos não iónicos que são nebulizados para a desinfecção do ar. No entanto, os tensioactivos podem deixar resíduos indesejáveis em alimentos. O polietilenoglicol é empregue, p. ex., como meio para a manutenção da humidade no tabaco e para a protecção contra o aparecimento de fungos. À semelhança da utilização de etanol para finalidades de desinfecção, são aqui frequentes concentrações muito elevadas do solvente. Em preparados de combinação antimicrobianos não são utilizadas concentrações numa ordem de grandeza de cinco por cento e inferiores.
No estado da técnica é divulgada a aplicação de aerossóis de soluções aquosas - alcoólicas com peróxidos e ácidos fracos, para prevenir ou inactivar o desenvolvimento de microrganismos indesejáveis. Devido à elevada concentração de peróxidos, acima de 10% em peso (documento US 6 106 854) em relação ao peso total do agente desinfectante, os aerossóis deste tipo não são adequados para a utilização duradoura para a desinfecção do ar em espaços em que trabalhem pessoas ou em que se encontrem produtos sensíveis. O documento WO 2004/035718 A2 refere-se a um 2 concentrado de um detergente para a eliminação de bioincrustação. 0 documento WO 03/045144 AI refere-se a um meio para a diminuição do número de germes e estabilização de água e soluções aquosas. O documento US 2003/0035754 Al refere-se a um dispositivo para a descontaminação. É objectivo da presente invenção disponibilizar um agente desinfectante para a diminuição do número de germes no ar e/ou para a desinfecção do ar que seja utilizável na forma de um aerossol, apresente um efeito forte e de longo prazo, não actue de modo tóxico e/ou corrosivo. O objectivo é solucionado pela utilização de um agente desinfectante aquoso de acordo com a reivindicação 1, compreendendo: a) pelo menos um composto de peróxido, b) pelo menos um solvente orgânico seleccionado de um álcool alifático e/ou éter alifático, e c) ácido acético, em que estão contidos o composto de peróxido numa concentração de menos do que 10% em peso, tensioactivos numa concentração de menos do que 0,1% em peso e agentes quelantes numa concentração de menos do que 0,1% em peso, em relação ao peso total do agente desinfectante aquoso.
Numa forma de realização, o agente desinfectante aquoso a utilizar de acordo com a invenção consiste em 3 a) pelo menos um composto de peróxido, b) pelo menos um solvente orgânico seleccionado de um álcool alifático e/ou éter alifático, e c) ácido acético, em que estão contidos o composto de peróxido numa concentração de menos do que 10% em peso, tensioactivos numa concentração de menos do que 0,1% em peso e agentes quelantes numa concentração de menos do que 0,1% em peso, em relação ao peso total do agente desinfectante aquoso.
Numa forma de realização do agente desinfectante aquoso a utilizar de acordo com a invenção, este compreende adicionalmente um ácido orgânico fraco seleccionado do grupo composto por ácido pirúvico, ácido láctico, ácido sórbico, sais destes, derivados destes e suas misturas. São particularmente preferidos o ácido pirúvico e/ou ácido láctico. Em particular é empregue ácido L-(+)-láctico como ácido orgânico fraco. O ácido acético demonstrou-se como particularmente adequado devido à sua boa solubilidade. De um modo preferido, os ácidos orgânicos fracos apresentam 2 a 6 átomos de carbono. De um modo preferido, o ácido orgânico fraco apresenta um valor de pKs na gama de 2 a 7, de um modo preferido de 2 a 5,5. De um modo preferido, trata-se de um ácido saturado.
Numa forma de realização preferida do agente desinfectante aquoso a utilizar de acordo com a invenção, este compreende menos do que 1% em peso, de um modo preferido, menos do que 0,1% em peso, de um modo mais preferido, não compreende qualquer ácido forte, em relação ao peso total do agente desinfectante 4 aquoso. Por ácidos fortes devem entender-se, de um modo preferido, ácidos com um valor de pKs menor do que 1,9. Ácidos fortes são, por exemplo, ácido sulfúrico e/ou ácido clorídrico.
De um modo preferido, o agente desinfectante aquoso a utilizar de acordo com a invenção contém menos do que 1% em peso, de um modo preferido, menos do que 0,01% em peso de ácido fosfórico, ácido fosforoso, ácido fosfónico, ácido fosfinico, ácido peroxofosfórico, ácido hipodifosfónico, ácido difosfónico, ácido hipodifosfónico, ácido difosfórico, ácido peroxodifosfórico, derivados destes, sais e suas misturas, em relação ao peso total do agente desinfectante aquoso. De um modo muito preferido, o agente desinfectante aquoso a utilizar de acordo com a invenção contém menos do que 1% em peso, de um modo preferido, menos do que 0,01% em peso de ácido inorgânico, em relação ao peso total do agente desinfectante aquoso. 0 agente desinfectante aquoso a utilizar de acordo com a invenção compreende menos do que 0,1% em peso, de um modo mais preferido, não compreende quaisquer tensioactivos, em relação ao peso total do agente desinfectante aquoso.
Por tensioactivos devem entender-se, de um modo preferido, compostos orgânicos anfifilicos com reacções activas nas interfaces, que são utilizados, de um modo preferido, como detergentes em agentes de limpeza, desengordurantes, agentes de lavagem, agentes de enxaguamento e/ou champôs. No caso dos tensioactivos podem tratar-se de tensioactivos aniónicos, anfotéricos, não iónicos, catiónicos e/ou suas misturas. Os tensioactivos possuem, de um modo preferido, propriedades anfifilicas. Os tensioactivos apresentam, por exemplo, grupos 5 alquilo de cadeia mais longa como resíduos apoiares. Também podem tratar-se de polialquilenoglicóis.
Numa forma de realização do agente desinfectante aquoso a utilizar de acordo com a invenção, este compreende menos do que 1% em peso, de um modo preferido, menos do que 0,1% em peso, de um modo mais preferido, não compreende quaisquer substâncias seleccionadas do grupo composto por cloreto de benzalcónio, cloreto de didecildimetilamónio, metilssulfato de mecetrónio, octenidina, biguanida de poli-hexametileno, gluconato de cloro-hexidina, acetato de cloro-hexidina, cetrimida, cloreto de cetilpiridínio, hexetidina, compostos de alquiltiurónio, álcool benzílico, fenoxietanol, fenoxipropanol, etil-hexilglicerina, ácido undecílico, 2-bifenol, triclosan, p-cloro-m-xilenol, timol, ureia, ácido benzóico, ozono, derivados destes e suas misturas, em relação ao peso total do agente desinfectante aquoso. O agente desinfectante aquoso a utilizar de acordo com a invenção compreende menos do que 0,1% em peso, de um modo mais preferido, não compreende quaisquer agentes quelantes, em relação ao peso total do agente desinfectante aquoso.
No caso dos agentes quelantes, de um modo preferido, com ligandos de uma até mais unidades, tratam-se, por exemplo, de ácido cítrico, glicina, ácido salicílico, ácido asparagínico, ácido glutâmico, ácido malónico, ácido oxálico, ácido succínico, ácido picolínico, ácido ftálico, ácido dipicolínico, aminofosfato, EDTA ou suas misturas.
Numa forma de realização, o composto de peróxido é seleccionado do grupo composto por peróxido alcalino, peróxido 6 alcalino terroso, peróxido de hidrogénio, ácidos peroxidicos, perboratos, perfosfatos, percarbonatos, persilicatos, persulfatos, derivados e misturas destes. São adequadas, por exemplo, peroximonossulfato de potássio, peroxidissulfato de potássio, peroxoborato de potássio, peroxoborato de sódio, peróxido de carbamida ou suas misturas. Numa forma de realização é empregue peróxido de hidrogénio. De um modo preferido, o peróxido de hidrogénio é apenas estabilizado num grau diminuto. De um modo preferido, o peróxido de hidrogénio contém menos do que 1% em peso de ácido fosfórico e/ou outros estabilizadores, em relação ao peso total do peróxido de hidrogénio ou da solução de peróxido de hidrogénio. De um modo muito preferido, o peróxido de hidrogénio ou a solução de peróxido de hidrogénio contém menos do que 0,01% em peso e/ou outros estabilizadores, em relação ao peso total do peróxido de hidrogénio ou da solução de peróxido de hidrogénio. 0 composto de peróxido e o ácido orgânico fraco podem reagir entre si para dar compostos de peróxido do ácido orgânico fraco (peroxiácidos) no agente desinfectante aquoso. Alternativamente podem também ser empregues directamente compostos de peróxido do ácido orgânico fraco no agente desinfectante aquoso de acordo com a invenção. Em particular, o agente desinfectante aquoso de acordo com a invenção pode conter ácido peroxiacético, ácido peroxipirúvico, ácido peroxiláctico, ácido peroxisórbico. De um modo preferido, os ácidos orgânicos fracos apresentam 2 até 6 átomos de carbono. A concentração dos peroxiácidos orgânicos fracos pode perfazer de 0, 000001 até 0,1% em peso, de um modo preferido, de 0,005 até 0,03% em peso, em relação ao peso total do agente desinfectante aquoso. 7
Numa forma de realização, o agente desinfectante aquoso compreende um solvente orgânico seleccionado do grupo composto por glicerina, etilenoglicol, propilenoglicol, dietilenoglicol, monometiléter do dipropilenoglicol, metanol, etanol, 1-propanol, isopropanol, éter glicólico e suas misturas. Como propilenoglicol é adequado 1,2-propilenoglicol e/ou 1,3-propilenoglicol.
Demonstraram-se como solventes orgânicos particularmente adequados álcoois alifáticos, lineares ou ramificados, de um modo preferido, com 1 até 4 átomos de carbono, de um modo mais preferido, com 2 ou 3 átomos de carbono, como em particular etanol, 1-propanol e/ou isopropanol. por exemplo éter 2-propoxietanol, -etoxietoxi)etanol, dietoxietano,
Como éter ou glicoéter são adequados dietilico, 2-metoxietanol, 2-etoxietanol, 2-isopropoxietanol, 2-butoxietanol, 2-(2 2-(2-butoxietoxi)etanol, dimetoxietano, dibutoxietano ou suas misturas.
De um modo preferido, o valor de pH do agente desinfectante aquoso a utilizar de acordo com a invenção encontra-se na gama de 5,5 e 6,8. 0 valor de pH também pode ser estabilizado através de um tampão, p. ex., por combinação de ácidos orgânicos fracos com os seus sais.
Numa forma de realização do agente desinfectante aquoso a utilizar de acordo com a invenção, este compreende o composto de peróxido num excesso molar, em relação à quantidade do ácido orgânico fraco. 0 excesso molar encontra-se neste caso, de um modo preferido, na gama de 10:1 até 1000:1, de um modo mais preferido, de 50:1 até 500:1, em relaçao à razão de composto de peróxido para o ácido orgânico fraco.
Numa forma de realização do agente desinfectante aquoso a utilizar de acordo com a invenção, este contém o composto de peróxido numa concentração de 0,001 até 10% em peso, de um modo preferido, de 0,5 até 5% em peso, de um modo mais preferido, de 1 até 3% em peso, em relação ao peso total do agente desinfectante aquoso.
Numa forma de realização do agente desinfectante aquoso a utilizar de acordo com a invenção, este contém o solvente orgânico numa concentração de 0,01% até 10% em peso, de um modo preferido, de 0,1 até 5% em peso, de um modo mais preferido, de 0,1 até 2% em peso, em relação ao peso total do agente desinfectante aquoso.
Numa forma de realização do agente desinfectante aquoso a utilizar de acordo com a invenção, este contém o ácido orgânico fraco numa concentração de 0, 00001% até 5% em peso, de um modo preferido, de 0,001 até 1% em peso, de um modo mais preferido, de 0,01 até 0,1% em peso, em relação ao peso total do agente desinfectante aquoso. O agente desinfectante aquoso a utilizar de acordo com a invenção apresenta de um modo surpreendente, a par de uma toxicidade baixa, uma eficácia bastante boa contra bactérias, esporos de fungos e/ou leveduras. Devido à toxicidade diminuta, o agente desinfectante aquoso a utilizar de acordo com a invenção pode também ser empregue para o processamento de géneros alimentícios. Além disso é também adequado para a desinfecção no caso da preparação de medicamentos, cosméticos 9 e/ou na área da medicina, em particular em hospitais. A desinfecção pode efectuar-se, de um modo preferido, mesmo na presença de pessoas. A combinação especial de, pelo menos, um composto de peróxido, pelo menos, um solvente orgânico e, pelo menos, ácido acético disponibiliza um agente desinfectante aquoso que é adequado, de um modo excelente, para a desinfecção do ar e/ou a redução de germes no ar. Sem estar associado a uma teoria, parte-se do princípio que o efeito microbiocida de peróxidos baseia-se sobretudo na oxidação da parede celular e membrana celular, que é reforçada sinergisticamente pela adição de éteres e/ou álcoois alifáticos, bem como um ácido orgânico fraco. Presume-se que os éteres e/ou álcoois alifáticos provoquem um relaxamento estrutural e a desintegração das membranas lipidicas, cápsulas de esporos e parede celular, e o ácido orgânico fraco estabiliza o composto de peróxido. Isto provoca presumivelmente uma actividade prolongada do agente desinfectante aquoso após a libertação como aerossol. Com isso, num aerossol antimicrobiano de acordo com a invenção que desenvolve o efeito na totalidade durante horas até várias semanas, estas substâncias podem assegurar um efeito de desinfecção suficiente em concentrações surpreendentemente baixas. Em particular, as combinações especiais indicadas neste pedido de um composto de peróxido, um éter e/ou álcool especial e um ácido orgânico fraco apresentam uma estabilização de longo prazo e actividade de longo prazo excelentes.
Por razões até à data não compreendidas, os seguintes agentes desinfectantes aquosos a utilizar de acordo com a invenção são particularmente eficazes e compreendem as substâncias seguintes: 10 peróxido de hidrogénio, ácido acético e etanol, ou • peróxido de hidrogénio, ácido acético e propilenoglicol. 0 agente desinfectante aquoso a utilizar de acordo com a invenção é empregue para a desinfecção do ar e/ou a redução de germes no ar. No caso de microrganismos, podem tratar-se, por exemplo, de bactérias, arqueas, microalgas, virus, protozoários, leveduras, clamidias e/ou fungos. Isto compreende, de um modo preferido, as formas de esporos respectivas.
As bactérias podem ser gram positivas e/ou gram negativas. 0 agente desinfectante a utilizar de acordo com a invenção, em particular como aerossol, é eficaz contra germes problemáticos de importância médica. Em particular, o agente desinfectante de acordo com a invenção, de um modo preferido como aerossol, actua contra bactérias como Staphylococcus aureus, em particular formas resistentes à meticilina (MRSA) , Streptococcus pneumoniae, Haemophilus influenzae, Mycoplasma pneumoniae,
Legionella pneumophila, Pseudomonas aeruginosa, Klebsiella pneumoniae, Proteus mirabilis, Mycobacterium tuberculosis e/ou Chlamydia pneumoniae.
De um modo preferido, o agente desinfectante a utilizar de acordo com a invenção, em particular como aerossol, actua contra leveduras como Candida albicans.
De um modo preferido, o agente desinfectante a utilizar de acordo com a invenção, em particular como aerossol, actua também 11 contra vírus, como Influenza A e/ou B, vírus de parainfluenza, adenovírus, vírus sincicial respiratório, adenovírus, vírus da estomatite vesicular, coronavírus SARS e/ou vírus lassa.
Ao espectro dos germes sensíveis face ao agente desinfectante a utilizar de acordo com a invenção pertencem também patogénicos típicos de infecções e intoxicações alimentares, como. p. ex., Campylobacter jejuni, Clostridium perfringens, Escherichia coli 0157:H7, Listería monocytogenes, espécies de Salmonella, Toxoplasma gondii, Clostridium botulinum, espécies de Staphylococcus, Bacillus cereus e/ou fungos, como Aspergillus flavus, Aspergillus niger e/ou espécies de Penicillium.
Por desinfecção do ar deve entender-se de um modo preferido uma redução dos microrganismos em, pelo menos, o factor de 104 até 105. Por redução de germes no ar deve entender-se, de um modo preferido, uma redução de microrganismos numa gama do factor de 101/2 até 103, de um modo particularmente preferido de 101/2 até 102. 0 agente desinfectante aquoso pode ser empregue, por exemplo, para a desinfecção do ar e/ou a redução de germes no ar na produção de géneros alimentícios, no embalamento de géneros alimentícios, no armazenamento de géneros alimentícios, em espaços de arrefecimento e de maturação, na comercialização de géneros alimentícios, na preparação e/ou embalamento de medicamentos, em processo biotecnológicos, em agregados domésticos privados, em instalações desportivas, em piscinas, em áreas médicas e/ou em instalações de arejamento e ar condicionado. 12
Com o agente desinfectante aquoso a utilizar de acordo com a invenção podem ser desinfectados ou pode fazer-se reduzir o número de germes em instalações para a produção industrial, edifícios e espaços para a produção industrial, incluindo a preparação e/ou o processamento de géneros alimentícios. Além disso, com o agente desinfectante aquoso a utilizar de acordo com a invenção pode preparar-se um material de embalagem previamente esterilizado e/ou efectuar-se o saneamento de instalações de ar condicionado e arejamento. 0 objectivo é adicionalmente solucionado através da utilização do agente desinfectante aquoso num processo para a desinfecção do ar e/ou a redução do número de germes no ar, em que o agente desinfectante aquoso a utilizar de acordo com a invenção na forma de um aerossol é libertado no ar. 0 aerossol pode ser preparado por pulverização, atomização, vaporização e/ou nebulização a frio. De um modo preferido o aerossol é preparado por nebulização de ultrassons a frio. Por exemplo, o aerossol pode ser preparado ou libertado através de um nebulizador de ultrassons a frio regulado electronicamente relativamente ao volume e ao tempo.
Numa forma de realização da utilização de acordo com a invenção, o agente desinfectante aquoso é fornecido no ar numa concentração de 0,01 até 50 mL de agente desinfectante aquoso por m3 de ar por h, de um modo preferido 0,02 até 10 mL de agente desinfectante aquoso por m3 de ar por h, de um modo mais preferido 0,04 até 1 mL de agente desinfectante aquoso por m3 de ar por h, na forma de um aerossol. De um modo preferido, as gotículas de líquido do aerossol apresentam um tamanho médio de gota numa gama de 20 nm até 50 pm, de um modo preferido, numa gama de 25 nm até 5 pm. 13
Numa forma de realização da utilização de acordo com a invenção, a concentração dos peróxidos no aerossol encontra-se na gama entre 0,00005 e 1,5 g por m3 de volume de espaço por hora, a concentração do solvente orgânico encontra-se entre 0,0000015 e 2,5 g por m3 de volume de espaço por hora e/ou a concentração do ácido orgânico fraco encontra-se entre 0,000000001 e 0,15 g por m3 de volume de espaço por hora. De um modo preferido, a concentração dos peróxidos no aerossol encontra-se na gama entre 0,0001 e 0,3 g por m3 de volume de espaço por hora, a concentração do solvente encontra-se entre 0,000003 e 0,5 g por m3 de volume de espaço por hora e/ou a concentração do ácido encontra-se entre 0,000000002 e 0,03 g por m3 de volume de espaço por hora.
Na utilização de acordo com a invenção, o aerossol é libertado continuamente ou em intervalos no ar a desinfectar. Neste caso a duração de tratamento dos intervalos ou do tratamento continuo perfaz de 2 minutos até 7 dias, de um modo preferido 1 h até 1 dia. A duração total do tratamento pode durar 2 semanas até 5 anos. O tratamento pode efectuar-se na totalidade do ar do espaço ou em compartimentos de ar do espaço, que são parcialmente ou totalmente delimitados do ambiente.
As figuras e exemplos seguintes devem elucidar a presente invenção, mas não devem de modo algum limitá-la. A figura 1 (não cai sob o domínio da invenção) mostra um diagrama de barras com a redução percentual do número de germes totais das bactérias em água de um curso de água, em relação ao número total de germes das bactérias de uma amostra de água do curso de água tratada apenas com água canalizada. Como agente 14 desinfectante foram empregues diferentes combinações de H2O2, ácido acético e propilenoglicol. A figura 2 (não cai sob o domínio da invenção) mostra um diagrama de barras com a redução percentual do número de germes totais das bactérias na água de um curso de água, em relação ao número total de germes das bactérias de uma amostra de água do curso de água tratada apenas com água canalizada. Como agente desinfectante aquoso foram empregues diferentes combinações de H2O2, ácido acético e etanol. A figura 3 mostra um diagrama de barras com a redução percentual do número de germes totais das bactérias (figura 3a) ou a redução percentual de esporos de fungos e leveduras (figura 3b) no ar de um espaço que foi tratado 24 h com um aerossol de agente desinfectante aquoso, em relação à quantidade de bactérias ou esporos de fungos e leveduras no ar do espaço não tratado. Como agente desinfectante aquoso foram empregues diferentes combinações de H2O2, ácido acético e propilenoglicol. A figura 4 mostra um diagrama de barras com a redução percentual do número de germes totais das bactérias (figura 4a) ou a redução percentual de esporos de fungos e leveduras (figura 4b) no ar de um espaço que foi tratado 24 h com um aerossol de agente desinfectante aquoso, em relação à quantidade de bactérias ou esporos de fungos e leveduras no ar do espaço não tratado. Como agente desinfectante aquoso foram empregues diferentes combinações de H2O2, ácido acético e etanol. 15
Exemplos
Exemplo 1 0 agente desinfectante aquoso foi preparado com uma concentração 1,5% em peso de peróxido de hidrogénio, 0,1% em peso de 1,2-propilenoglicol, 0,1% em peso de ácido acético, 0,025% em peso de ácido peroxiacético, em relação ao peso total do agente desinfectante aquoso.
Exemplo 2
Uma forma de realização preferida adicional do agente desinfectante aquoso a utilizar de acordo com a invenção para a redução de germes no ar e a desinfecção do ar, com um espectro de actividade dirigido contra bactérias gram positivas e gram negativas e esporos de fungos, continha os componentes: 1,5% em peso de peróxido de hidrogénio, 0,1% em peso de propilenoglicol, 0,025 até 0,1% em peso de ácido acético, 0,001 até 0,025% em peso de ácido peroacético, em relação ao peso total do agente desinfectante aquoso. 16
Exemplo 3
Uma forma de realização preferida do agente desinfectante aquoso a utilizar de acordo com a invenção para a desinfecção de espaços, com eficácia em particular contra esporos de fungos, continha os componentes: 1,5% em peso de peróxido de hidrogénio, 0,1% em peso de propilenoglicol, 0,1 até 0,2% em peso de ácido acético, 0,025 até 0,05% em peso de ácido peroacético, em relação ao peso total do agente desinfectante aquoso.
Exemplo 4 (exemplo de comparação; nao cai sob o domínio da invenção) A temperatura ambiente, à água de um curso de água (diluição 1:5 até 1:10, número de germes totais 103 até 104/mL após a diluição) adicionaram-se 0,002% em peso de peróxido de hidrogénio, 0,1% em peso de ácido acético, 0,15% em peso de propilenoglicol ou 0,15% em peso de etanol, em relação ao peso total da água do curso de água, respectivamente individualmente ou em combinações diferentes. Após 24 horas de tempo de actuação à temperatura ambiente foi colocado 1 mL da água do curso de água em placas de cultura Compact Dry TC da firma HyServe, Uffing b. Múnchen. As placas de cultura foram incubadas 48 horas a 35 °C. Foi calculada a média dos resultados de, respectivamente, 3 pesquisas. A redução percentual do número de germes totais das bactérias na água do curso de água tratada foi 17 determinada face a uma amostra tratada de água canalizada com o mesmo volume.
As figuras 1 e 2 mostram a redução percentual do número de germes face à amostra de água do curso de água apenas tratada com água canalizada. As amostras tratadas apenas com etanol ou propilenoglicol ou ácido acético mostram apenas uma pequena redução do número de germes totais das bactérias. Foi alcançada uma eficácia melhorada em combinação com peróxido de hidrogénio. De um modo surpreendente, no caso do tratamento com uma combinação tripla, de H2O2, ácido acético e etanol ou propilenoglicol, foi alcançada uma redução das bactérias de acima de 90%.
Exemplo 5
Num espaço de teste com uma superfície de base de 12 metros quadrados com 2,5 metros de altura do espaço (volume do espaço de 30 metros cúbicos) foi introduzido como aerossol um agente desinfectante aquoso com um nebulizador de ultrassons a frio da firma BOGA com um doseamento regulado electronicamente de 10 mL/hora. Em relação ao volume do espaço, 0 doseamento da solução empregue perfez com isso 0,33 mL por m3 de volume de espaço por hora. 0 tamanho médio de gota do aerossol encontrou-se na gama entre um e 8 μπι.
Os valores de partida no número de germes totais (predominantemente bactérias, entre estes espécies de Bacillus, Staphylococcus epidermidis, espécies de Mikrococcus) e no caso do número dos esporos de fungos e leveduras (entre estes espécies de Aspergillus) encontravam-se respectivamente na gama 18 entre 200 e 1000 unidades formadoras de colónias/metro cúbico de volume do espaço. O agente desinfectante aquoso compreendia uma solução aquosa com 1,5% em peso de peróxido de hidrogénio, 0,1% em peso de ácido acético, 0,2% em peso de propilenoglicol ou 0,5% em peso de etanol, em relação ao peso total do agente desinfectante aquoso. Cerca de 36 horas após a preparação da solução com 1,5% de peróxido de hidrogénio, 0,1% de ácido acético, 0,2% de propilenoglicol ou 0,5% de etanol, foi medida, neste agente desinfectante aquoso, com tiras de teste semi quantitativas, uma concentração de 0,25% em peso de ácido peracético, em relação ao peso total do agente desinfectante aquoso. 0 número de germes totais (predominantemente bactérias) como também o número de leveduras e esporos de fungos foi determinado antes e 24 horas depois da libertação duradoura de água ou agente desinfectante aquoso no ar. Foram determinados respectivamente os valores médios de três pesquisas diferentes com determinações em duplicado em cada pesquisa individual. Neste caso foi conduzido um volume de amostra de 100 L de ar do espaço com o colector de germes do ar RCS Plus da firma Biotest HYCON através dos indicadores de germes no ar TC e SDX.
As figuras 3 e 4 mostram a redução percentual do número de germes face ao ar não tratado. As amostras tratadas apenas com peróxido de hidrogénio, ácido acético, etanol ou propilenoglicol mostraram apenas uma pequena redução do número de germes totais das bactérias ou dos fungos e leveduras. Foi alcançada uma eficácia melhorada no caso da combinação dupla com peróxido de hidrogénio. De um modo surpreendente, no caso do tratamento com uma combinação tripla de H2O2, ácido acético e etanol ou 19 propilenoglicol, foi alcançada uma redução das bactérias, fungos e leveduras de acima de 80% já após 24 horas. Esta pesquisa mostra que, de um modo surpreendente, o agente desinfectante aquoso de acordo com a invenção também é adequado para a desinfecção do ar.
Lisboa, 20 de Março de 2012 20

Claims (11)

  1. REIVINDICAÇÕES para a 1. Utilização de um agente desinfectante aquoso desinfecção do ar e/ou a redução de germes no ar, compreendendo: a) pelo menos um composto de peróxido, b) pelo menos um solvente orgânico seleccionado de um álcool alifático e/ou éter alifático, e c) ácido acético, em que estão contidos no agente desinfectante aquoso o composto de peróxido numa concentração de menos do que 10% em peso, tensioactivos numa concentração de menos do que 0,1% em peso e agentes quelantes numa concentração de menos do que 0,1% em peso, em relação ao peso total do agente desinfectante aquoso.
  2. 2. Utilização de um agente desinfectante aquoso de acordo com a reivindicação 1, compreendendo adicionalmente um ácido orgânico fraco seleccionado do grupo composto por ácido pirúvico, ácido láctico, ácido sórbico, sais destes, derivados destes e suas misturas.
  3. 3. Utilização de um agente desinfectante aquoso de acordo com a reivindicação 1, em que o composto de peróxido é seleccionado do grupo composto por peróxido alcalino, peróxido alcalino terroso, peróxido de hidrogénio, ácidos peroxidicos, perboratos, perfosfatos, percarbonatos, persilicatos, persulfatos, derivados e suas misturas.
  4. 4. Utilização de um agente desinfectante aquoso de acordo com uma das reivindicações anteriores, em que o solvente orgânico é seleccionado do grupo composto por glicerina, etilenoglicol, propilenoglicol, dietilenoglicol, monometiléter do dipropilenoglicol, metanol, etanol, 1-propanol, isopropanol, éter glicólico e suas misturas.
  5. 5. Utilização de um agente desinfectante aquoso de acordo com uma das reivindicações anteriores, em que o composto de peróxido está contido no agente desinfectante aquoso numa concentração de 0,001 até 10% em peso, em relação ao peso total do agente desinfectante aquoso.
  6. 6. Utilização de um agente desinfectante aquoso de acordo com uma das reivindicações anteriores, em que o solvente orgânico está contido no agente desinfectante aquoso numa concentração de 0,01 até 10% em peso, em relação ao peso total do agente desinfectante aquoso.
  7. 7. Utilização de um agente desinfectante aquoso de acordo com uma das reivindicações anteriores, em que o ácido orgânico fraco está contido no agente desinfectante aquoso numa concentração de 0,00001% até 5% em peso, em relação ao peso total do agente desinfectante aquoso.
  8. 8. Utilização do agente desinfectante aquoso de acordo com uma das reivindicações anteriores para a desinfecção do ar e/ou a redução de germes no ar na produção de géneros alimentícios, no embalamento de géneros alimentícios, no armazenamento de géneros alimentícios, em espaços de arrefecimento e de maturação, na comercialização de géneros alimentícios, na preparação e/ou embalamento de 2 medicamentos, em processo biotecnológicos, em agregados domésticos privados, em instalações desportivas, em piscinas, em áreas médicas e/ou em instalações de arejamento e ar condicionado.
  9. 9. Utilização do agente desinfectante de acordo com uma das reivindicações anteriores para a desinfecção de ar, em que o agente desinfectante aquoso de acordo com uma das reivindicações 1 a 8 é libertado no ar na forma de um aerossol, numa concentração de 0,01 até 50 mL de agente desinfectante aquoso por m3 de ar por h.
  10. 10. Utilização de acordo com a reivindicação 9, em que o aerossol apresenta goticulas de liquido com um tamanho médio de gota numa gama de 20 nm até 50 μπι.
  11. 11. Utilização de acordo com a reivindicação 9 ou 10, em que a concentração dos peróxidos encontra-se na gama entre 0,00005 e 1,5 g por m3 de volume de espaço por hora, a concentração do solvente orgânico encontra-se entre 0,0000015 e 2,5 g por m3 de volume de espaço por hora e/ou a concentração do ácido orgânico fraco encontra-se entre 0,000000001 e 0,15 g por m3 de volume de espaço por hora. Lisboa, 20 de Março de 2012 3
PT08009091T 2007-08-02 2008-05-16 Agente desinfectante aquoso para a redução do número de germes no ar PT2022332E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP07015174A EP2022331A1 (de) 2007-08-02 2007-08-02 Desinfektionsmittel zur Herabsetzung der Keimzahl und Verringerung von Biofilmen

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2022332E true PT2022332E (pt) 2012-03-30

Family

ID=39544946

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT08009091T PT2022332E (pt) 2007-08-02 2008-05-16 Agente desinfectante aquoso para a redução do número de germes no ar

Country Status (9)

Country Link
EP (3) EP2022331A1 (pt)
AT (1) ATE539613T1 (pt)
DE (1) DE202008017594U1 (pt)
DK (1) DK2022332T3 (pt)
ES (1) ES2380598T3 (pt)
HR (1) HRP20120292T1 (pt)
PL (1) PL2022332T3 (pt)
PT (1) PT2022332E (pt)
SI (1) SI2022332T1 (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP5730306B2 (ja) * 2009-07-27 2015-06-10 イー・アイ・デュポン・ドウ・ヌムール・アンド・カンパニーE.I.Du Pont De Nemours And Company 過酸ベースの除去可能な抗菌性コーティング組成物の酵素的その場調製および使用方法
US20110177145A1 (en) * 2009-07-27 2011-07-21 E.I. Du Pont De Nemours And Company In situ preparation of peracid-based removable antimicrobial coating compositions and methods of use
TWI652074B (zh) * 2016-08-09 2019-03-01 大日本除蟲菊股份有限公司 防霉劑組成物、防霉用噴霧製品及防霉方法
GB2572364B (en) 2018-03-27 2023-04-12 Selden Res Ltd Improved Bleaching Compositions
CN108902145A (zh) * 2018-08-16 2018-11-30 中粮华夏长城葡萄酒有限公司 一种杀菌组合物及其制剂和应用
JP2020186374A (ja) * 2019-05-10 2020-11-19 花王株式会社 水系システム用バイオフィルム除去用組成物
DE102019117861A1 (de) * 2019-07-02 2021-01-07 Dantor Biotech Ag Anwendungsfertiges Desinfektionsmittel
DE202020105154U1 (de) 2020-09-07 2021-09-08 Steffen Berger Vollständig biologisch abbaubares Biozid
CN113925986B (zh) * 2021-10-13 2023-04-07 深圳市沃尔德外科医疗器械技术有限公司 一种医疗器械灭菌和抗菌协同处理方法及智能型医疗器械

Family Cites Families (29)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4604952A (en) * 1984-05-16 1986-08-12 Inmont Corporation Quick drying fountain solutions
DE3702983A1 (de) * 1986-06-09 1987-12-10 Henkel Kgaa Desinfektionsmittel und ihre verwendung zur haut- und schleimhautdesinfektion
SU1567395A1 (ru) * 1988-05-18 1990-05-30 Всесоюзный Научно-Исследовательский Институт Комплексных Проблем Полиграфии Увлажн ющий раствор дл офсетных печатных форм
JPH0624118A (ja) * 1992-07-08 1994-02-01 Dainippon Ink & Chem Inc オフセット印刷方法及びオフセット印刷機
WO1995004001A1 (de) * 1993-07-28 1995-02-09 Heimo Wessollek Mittel zur herabsetzung der keimzahl und stabilisierung von trink- und brauchwasser
GB2292888A (en) * 1994-09-02 1996-03-13 Bruce Philip Green Wide spectrum water soluble biocide for medical instruments based on potassium monoperoxysulphate, malic & sulphamic acids, EDTA sodium salt & a glycol ether
GB2319179A (en) * 1996-11-12 1998-05-20 Reckitt & Colman Inc Cleaning and disinfecting compositions
BE1011452A6 (nl) * 1997-09-12 1999-09-07 Os Jan Van Middel voor het bestrijden of het voorkomen van micro-organismen en bereidingswijze hiervoor.
US6106854A (en) 1998-03-25 2000-08-22 Belfer; William A. Disinfectant composition for infectious water and surface contaminations
CA2343772A1 (en) * 1998-10-01 2000-04-06 Bradley K. Onstad Multi-part anti-microbial sterilization compositions and methods
KR100426937B1 (ko) * 1998-10-19 2004-04-13 사라야 컴퍼니 리미티드 살균·소독용 과초산 조성물
DE29903415U1 (de) * 1999-02-25 2000-07-06 Wessollek Heimo Desodorierendes und stark keimreduzierendes Mittel für Abwässer u.dgl. zu entsorgende Stoffe
AU5122000A (en) * 1999-05-06 2000-11-21 Intecon Systems, Inc. Cleaning particulate matter and chemical contaminants from hands and elastomericarticles
DE19925425A1 (de) * 1999-06-02 2000-12-07 Wessollek Heimo Mittel zur Entkeimung bzw. keimreduzierenden Gestaltung von Reinigungs-, Sanitär- und Toilettenartikeln sowie kosmetischen Artikeln, Körperpflegeartikeln und dergleichen verkeimungsgefährdeten Gegenständen
DE19932808A1 (de) * 1999-07-14 2001-01-18 Wessollek Heimo Tierhaarprodukt und Verfahren zur Bearbeitung, insbesondere Reinigung von Tierhaarpodukten
FR2823978B1 (fr) * 2001-04-27 2004-03-05 Bioxal Nouvelle composition desinfectante pour les dispositifs ophtalmologiques, son utilisation et le procede de desinfection
FR2825634B1 (fr) * 2001-06-07 2005-03-18 Anios Lab Sarl Composition desinfectante et solution additive pour la preparation d'une telle composition
WO2003003832A1 (en) * 2001-07-06 2003-01-16 Rnl Life Science Ltd. Acid disinfectant composition comprising an anion surfactant
WO2003045144A1 (de) * 2001-11-15 2003-06-05 Wessollek Heimo Joerg Mittel zur herabsetzung der keimzahl von wasser in lebensmittelqualität
EP1374679A3 (en) * 2002-06-21 2004-01-21 Nippon Peroxide Co., Ltd. Sterilizing composition and method for sterilizing using the same
CN100387662C (zh) * 2002-09-05 2008-05-14 沃克弗里公司 快干涂料
DE10393374D2 (de) * 2002-10-14 2005-09-01 Arconia Gmbh Malans Zusammensetzung
JP4813059B2 (ja) * 2002-11-15 2011-11-09 ヴィロックス テクノロジーズ インコーポレーテッド 環状カルボン酸および/または芳香族アルコールを含む過酸化水素殺菌剤
BE1016047A3 (nl) * 2004-02-04 2006-02-07 Geetruy Philip Adolf Van Waterstofperoxide-oplossing.
DE102004022392B4 (de) 2004-05-06 2009-04-02 Gerhard Ruff Gmbh Desinfektionsmittel-Zusammensetzung enthaltend zumindest eine Persäure-Verbindung und deren Verwendung zur Raum- und Luftdesinfektion
AU2005244462B2 (en) * 2004-05-14 2010-12-16 Virox Technologies Inc. Hydrogen peroxide-based skin disinfectant
NL1026799C2 (nl) * 2004-08-06 2006-02-07 Lotec Bv Desinfectans en waterbehandelingsinstallatie voor badwater.
DE102005024001A1 (de) * 2005-05-25 2006-11-30 Schneiders, Josef Desinfektions- und Entkeimungsmittel
DE202006016535U1 (de) 2006-10-19 2007-03-01 Schablitzki, Jürgen Desinfektionsmittel für Klimaanlagen

Also Published As

Publication number Publication date
DE202008017594U1 (de) 2010-09-02
EP2020180A1 (de) 2009-02-04
ES2380598T3 (es) 2012-05-16
HRP20120292T1 (hr) 2012-04-30
ATE539613T1 (de) 2012-01-15
EP2022332B1 (de) 2012-01-04
EP2022332A1 (de) 2009-02-11
PL2022332T3 (pl) 2012-06-29
SI2022332T1 (sl) 2012-04-30
DK2022332T3 (da) 2012-04-10
EP2022331A1 (de) 2009-02-11

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT2022332E (pt) Agente desinfectante aquoso para a redução do número de germes no ar
US8883074B2 (en) Method for broad spectrum, low residue disinfection with a small droplet hydrogen peroxide-based aerosol
CA2564763C (en) Hydrogen peroxide-based skin disinfectant
US4986990A (en) Disinfection method and composition therefor
US5185161A (en) Disinfection method and composition therefor
EP3102661B1 (en) Compositions and methods with efficacy against spores and other organisms
JP5185925B2 (ja) 低発泡性の、強化された殺生物性過酸化水素組成物
CA1228297A (en) Composition with high bactericidal power containing a biguanide and a pyrimidine
KR20090045326A (ko) 과산소 화합물 함량이 낮은 수성 살균제, 소독제, 멸균제
JP2015537049A (ja) 消毒剤
US20170215415A1 (en) Oxidizing disinfectant formulation and methods of use
BRPI0707131A2 (pt) composição de peróxido de hidrogênio de atividade biocida melhorada
JP2018521134A (ja) 内生胞子に対する効能を有する抗菌性組成物
SA515370197B1 (ar) مواد تطهير رغوية بمحتوى كحول منخفض
ES2377933B1 (es) Composición para el control de la contaminación fúngica y método de uso.
US20040180015A1 (en) Long-acting disinfecting nitrous acid compositions and related processes
US11134677B2 (en) Disinfecting composition
JP2540777B2 (ja) 液状消毒剤
JP2019531324A5 (pt)
JPH0352802A (ja) 二酸化塩素含有アルコール製剤
IT202100025955A1 (it) Formulazione igienizzante e disinfettante
WO2001020988A2 (en) Disinfectant composition
SK110695A3 (en) Self-sterilizing wide-spectral disinfection and antiseptic agent
BRPI1102606A2 (pt) composiÇço spray para higienizaÇço superficial de ambientes